ga175 82a85 sebrae 19/1/06 6:11 page 2 -...

4
INFORME Aulas para abrir o BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR fevereiro 2 Os irmãos Ismael e Eliseu sonham em montar uma lan house em Curitiba E m 2006, o Servi- ço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empre- sas (Sebrae) irá oferecer em 19 Estados um leque de capacitações para quem decidiu mon- tar o próprio negócio. Aliás, “Próprio” é a si- gla do Programa de Orientação ao Candidato a Empresário, que surgiu há dez anos no Paraná, onde já capacitou 100 mil candidatos a empre- sários. A experiência já foi implantada com su- cesso também em Mato Grosso e no Tocantins. Essa é uma das expe- riências bem-sucedidas que municiam a chama- da Revolução no Aten- dimento no Sebrae, cuja principal meta é redu- zir a mortalidade das empresas. JOVENS Boa parte da clientela do Próprio é formada por jovens que querem empreender. Dos parti- cipantes do Próprio, 41% têm até o nível mé- dio e 43% possuem cur- so superior. Para os irmãos Eliseu e Ismael Stack, de Curi- tiba, o Próprio foi uma boa surpresa. Logo na segunda semana deste ano, eles participaram do primeiro módulo da capacitação. “O programa é muito interessante e nos deu Gisele Koprowski/Sebrae-PR Este ano 19 Estados vão oferecer programa do Sebrae para c GA175_82a85_Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2

Upload: others

Post on 26-Jun-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GA175 82a85 Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2 - Galileurevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,6… · SE, DF, GO, AC, PB, MA, RS, RO, RR e BA Estados em fase de adesão:

INFORME

Aulas para abrir oBOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR fevereiro 2

Os irmãos Ismael eEliseu sonham emmontar uma lanhouse em Curitiba

Em 2006, o Servi-ço Brasileiro deApoio às Micro ePequenas Empre-sas (Sebrae) irá

oferecer em 19 Estadosum leque de capacitaçõespara quem decidiu mon-tar o próprio negócio.

Aliás, “Próprio” é a si-gla do Programa deOrientação ao Candidato

a Empresário, que surgiuhá dez anos no Paraná,onde já capacitou 100mil candidatos a empre-sários. A experiência jáfoi implantada com su-cesso também em MatoGrosso e no Tocantins.

Essa é uma das expe-riências bem-sucedidasque municiam a chama-da Revolução no Aten-

dimento no Sebrae, cujaprincipal meta é redu-zir a mortalidade dasempresas.

JOVENSBoa parte da clientela

do Próprio é formadapor jovens que queremempreender. Dos parti-cipantes do Próprio,41% têm até o nível mé-

dio e 43% possuem cur-so superior.

Para os irmãos Eliseue Ismael Stack, de Curi-tiba, o Próprio foi umaboa surpresa. Logo nasegunda semana desteano, eles participaramdo primeiro módulo dacapacitação.

“O programa é muitointeressante e nos deu

Gis

ele

Ko

pro

wsk

i/Seb

rae-

PR

Este ano 19 Estados vão oferecer programa do Sebrae para c

GA175_82a85_Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2

Page 2: GA175 82a85 Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2 - Galileurevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,6… · SE, DF, GO, AC, PB, MA, RS, RO, RR e BA Estados em fase de adesão:

PUBLICITÁRIO

o próprio negóciowww.sebrae.com.bro 2006

noção sobre como reali-zar sonhos”, afirma Eli-seu, 23 anos, técnico eminformática, que querabrir uma lan house, lojade jogos eletrônicos.

SIMBÓLICOUma das vantagens do

Próprio é oferecer treina-mento presencial, com75 horas de duração, por

preço simbólico. Inteira-mente gratuita é a pri-meira palestra, denomi-nada “Portas Abertas”. Osquatro seguintes custamapenas R$ 10,00 cada.Em um deles, o candida-to passa por uma consul-toria individual e daí éencaminhado para aabertura e formalizaçãodo empreendimento.

50%22%

Mortalidade empresarialem dois anosBrasilPróprio noParaná

Próprio – Programa deOrientação ao Candidatoa EmpresárioEstados pioneiros: MT, PR, TOEstados em fase de implantação: SE, DF, GO, AC, PB, MA, RS, RO, RR e BAEstados em fase de adesão: AL, AM, MS, PA, PE e RJ

Perfil do EmpreendedorPróprio – Escolaridade

12%

43%Superior

41%2º grau

1º grau

2%Sem

formação

Nãoresponderam

2%

MAIS INFORMAÇÕES:www.sebraepr.com.br

[email protected]

candidatos a empresários

Foto

: O G

lob

o

GA175_82a85_Sebrae 19/1/06 6:12 Page 3

Page 3: GA175 82a85 Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2 - Galileurevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,6… · SE, DF, GO, AC, PB, MA, RS, RO, RR e BA Estados em fase de adesão:

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR fevereiro

INFORME PUBLICITÁRIO

Universitários de todo o País já podemse preparar para a próxima olimpía-

da de negócios — o Desafio Sebrae,con-siderado o maior jogo de empresas domundo. Já está disponível no sitewww.desafio.sebrae.com.br um linkpara quem deseja reservar sua vaga.

A criação do pré-cadastro foi adotadapela coordenação do jogo para assegu-rar o atendimento de todos os estudan-tes inscritos.Em 2005,56 mil alunos seinscreveram no jogo, mas 6 mil não fo-ram absorvidos pelas vagas disponíveis.

“Não queremos deixar ninguém defora. É bom que os alunos comecem apensar no Desafio Sebrae desde já”,afir-ma Ricardo Garcia,coordenador nacio-nal do jogo.

Em 2006, os participantes deverãoadministrar uma empresa relacionadaao ramo de madeira e móveis.O perío-do oficial de inscrições será de 19 deabril a 5 de junho também pelo site doDesafio.

Ainda em 2006, o jogo será segmen-tado para dois novos públicos: os pro-fessores universitários e os funcionáriosdo Sebrae. Eles seguirão o mesmo cro-nograma dos alunos, mas vão disputarapenas entre si.

Desafio Sebrae já pode cadastrar ao maior jogo de empresas do mundo

Faça sua pré-inscrição

Desafio Sebrae2006 já deu inícioaos preparativospara a disputa

Quem participa do Desafio Sebraefica turbinado para encarar

games utilizados por empresas paraselecionar candidatos a emprego.Empresas como a Unilever, a Telemig Celular, L’Oréal, Ediouro e AmBev, por exemplo, utilizam os chamados business games em seleção de estagiários, treinamento de funcionários e descoberta de talentos.

Para o diretor da ExpansãoConsultoria, Marcelo Ofieri, o uso debusiness games é uma nova opçãopara o ensino a distância, inclusiveem capacitação dos funcionários. Na opinião dele, a utilização de jogoseducativos com apelo empresarialaumenta a motivação e o interesse do funcionário pelo curso.

A aplicação dos jogos nasempresas brasileiras começou hápouco mais de 20 anos, mas somentea partir de 2000 passou a fazer parteefetivamente do programa dasgrandes empresas. Nos EstadosUnidos, a metodologia é conhecidadesde a década de 50, quando as empresas da área financeiracomeçaram a treinar seus executivos por meio dos jogos.

Empresas adotamgames business

Desafio Sebrae 2005simulou uma floricultura

MAIS INFORMAÇÕESwww.desafio.sebrae.com.br

GA175_82a85_Sebrae 19/1/06 6:12 Page 4

Page 4: GA175 82a85 Sebrae 19/1/06 6:11 Page 2 - Galileurevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,6… · SE, DF, GO, AC, PB, MA, RS, RO, RR e BA Estados em fase de adesão:

SEREMPREENDEDOR

Como oempreendedoridentifica asoportunidades denegócios e conquistao cliente?

o 2006 www.sebrae.com.br

Consultores da instituição respondem às suas perguntas sobre pequenos negócios?? ??RESPONDESEBRAESEBRAERESPONDE

Lições de empresáriosVoluntários ensinam noções de negócios nas escolas

Diferentemente do que muita gente pensa,uma idéia de negócio não significa uma opor-tunidade de negócio. Uma idéia somente setransforma em oportunidade quando seu pro-pósito vai ao encontro de uma necessidade demercado, ou seja, dos consumidores.

Uma oportunidade também tem seu tem-po,isto é,seu momento correto.Por exemplo,um produto que num primeiro momento tra-duz o aproveitamento de uma grande oportu-nidade,um ano depois pode estar ultrapassa-do e não ser mais lembrado pelos consumido-res.Assim, uma empresa somente pode per-manecer no mercado se ela está aproveitan-do as oportunidades que se apresentam.E fa-

zer isso exige inicialmente uma postura doempreendedor de sempre estar atento ao queestá acontecendo ao redor do seu negócio.

O empreendedor deve procurar com-preender as tendências de mercado, situa-ções econômicas, políticas, sociais etc. Estehábito se constrói com o tempo e ajuda o em-preendedor a ter muitas idéias.Quando umadessas idéias resulta na constatação de umaoportunidade, a empresa tem um momentoespecial para transformar todo o seu poten-cial em “ouro”.

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

Fonte: Sebrae-SP

Estudantes de 1ª série até oensino médio vão ter este ano

novas aulas de negócios lecionadaspor empresários ligados aassociações da Junior Achievement,a maior e mais antiga organizaçãointernacional de educação práticade economia, criada em 1919. Hojeestá em 112 países e prepara por

ano 6,5 milhões de jovens.Por meio de parceria com o

Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas(Sebrae), a entidade vai atuar emtodos os Estados e noDistrito Federal. Em BeloJardim, a 185 km doRecife, a voluntária

Maria da Conceição Moura, daBaterias Moura, disse ao neto queele não precisa mais ir aos EUApara fazer curso da Junior. “Agoraaqui já tem.”

Alunos de Macapá (AP) montaram miniempresade doces; Conceição (ao lado, em pé) participada Junior Achievement em Belo Jardim (PE)

Div

ulg

ação

/Aja

pe

Div

ulg

ação

/Seb

rae-

AP

MAIS INFORMAÇÕESwww.jabrasil.org.br

GA175_82a85_Sebrae 19/1/06 6:12 Page 5