fortaleza batista fundamentalista massada · “o deus dos céus é o que nos fará prosperar”...

4
cristoevida.com EDIÇÃO ESPECIAL • Ano XXII - Nº 804 Fortaleza, 5 de setembro de 2010 IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida Rendemos louvores e ações de graça ao SENHOR Deus pela bênção da construção da FORTALEZA BATISTA FUNDAMENTALISTA MASSADA “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar” Neemias 2:20 Culto de Lançamento da Pedra Fundamental 12 de julho de 2009 Culto de Inauguração 31 de julho de 2010

Upload: hahuong

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

cristoevida.com

EDIÇÃO ESPECIAL • Ano XXII - Nº 804 • Fortaleza, 5 de setembro de 2010

I G R E J A B A T I S T A F U N D A M E N T A L I S T A C R I S T O É V I D A

Igre ja Bat is ta Fundamental is ta Cr is to é VidaRendemos louvores e ações de graça ao Senhor Deus

pela bênção da construção da

FORTALEZA BATISTA FUNDAMENTALISTAMASSADA

“O Deus dos céus é o que nos fará prosperar”Neemias 2:20

Culto de Lançamento da Pedra Fundamental12 de ju lho de 2009

Culto de Inauguração31 de ju lho de 2010

IBF CRISTO É VIDA I N F O R M I S S Õ E S E S P E C I A L

cristoevida.com02 •

“Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.”

Salmo 126:2 e 3

AO REBANHO DE DEUS

– Pr. José Nogueira –

Tudo começou com um sonho de fazer a vontade de Deus. No segundo semestre de 2008, lançamos o

PROJETO “DISPÕE-TE – ISAÍAS 60:1-2”.

E fomos desafiados com as seguintes palavras:“Por ocasião da celebração dos 24 anos de fundação de

nossa igreja, lançamos o Projeto “Dispõe-te – Isaías 60:1-2”. Trata-se de um plano estratégico para chegar aos nossos alvos em 2009, quando celebraremos as Bodas de Prata de nossa igreja (25 anos).

Três eventos marcarão as celebrações de nosso 25º aniversário no próximo ano. O primeiro evento será a nossa XXII Conferência Missio-nária (6 a 8 de fevereiro). O segundo consistirá das Celebrações das Bodas de Prata da IBF Cristo é Vida (1º e 2 de agosto). E o terceiro, que será no final do ano, será a primeira formatura do CTBPL – Curso de Treinamento Bíblico para Pastores e Líderes (6 de dezembro). Nesta oca-sião, se Deus quiser, faremos o envio de evangelistas para novos campos missionários e contabilizaremos nossos alvos propostos para 2009.

Temos três grandes alvos diante do SENHOR para Sua honra ao completarmos 25 anos de existência:

1 - O Envio de uma família missionária para Israel.Estamos orando e trabalhando por esse alvo. A Família Kedoshim

está em São Paulo se preparando para esse tremendo desafio. Sabe-mos das dificuldades. Conhecemos as lutas. Mas cremos que em Deus faremos proezas. Devemos perseverar e confiar que, se estamos debai-xo da autoridade de Cristo (que nos enviou para pregar aos judeus e gentios), então Ele Mesmo nos dará o Seu poder para que realizemos a Sua vontade.

Precisamos nos dispor em oração.”

» Para a glória de Deus este alvo foi atingidoEm fevereiro de 2010 realizamos o Culto de Envio da Família Kedoshim, juntamente com a missionária Janeide (Santa Quitéria), Pr. Joaquim Vieira (Parque Genibaú), Pr. Luiz Lindolfo (Araturi), Pr. Evaristo (Morada Nova) e o Evangelista Luciano (Tapera).

2 - A Construção da Massada – Fortaleza Batista Fundamentalista.Precisamos construir um local maior para as nossas reuniões, cul-

tos e celebrações. No ano passado planejamos e fizemos um projeto de engenharia. Mas, agora é notório que é urgente que lancemos mãos à obra. Cremos que é melhor fazer em duas etapas uma obra de tal en-vergadura (que comporte mil pessoas em seu auditório). Construirmos a partir de setembro os alicerces e as colunas. E no próximo ano fazer-mos a cobertura, a infra-estrutura interna e os acabamentos. Nossa in-tenção é concluí-la integralmente por ocasião da formatura do CTBPL e do envio dos missionários, em dezembro.

Precisamos nos dispor em dependência ao SENHOR Jesus Cristo e investirmos a partir de agora.

» Graças ao SENHOR, nosso amado Deus, a Massada foi construída de uma forma bem melhor que nós tínhamos planejado. Naquele mo-mento pensávamos em construí-la em várias etapas, e ir aos poucos avançando nas obras, parando algumas vezes. Nossa idéia era cons-truir de forma muito comum nas construções de templos, fazendo

por partes e demorando muito até chegar num ponto de real-mente inaugurar. Mas, Deus tinha planos diferentes, que se-quer nós imaginávamos. Atrasamos o início uns seis meses, mas a obra principal foi toda feita em um ano. Brincava com o Dr. Sidney (da SGS Projetos e Construções) que estávamos fazendo um milagre de fazer uma obra de Cinco anos em Um ano.

3 - 25 Trabalhos Iniciados pela IBF Cristo é Vida.Oferecer ao SENHOR, nosso Deus, vinte e cinco trabalhos iniciados

por nossa igreja, como fruto das bênçãos do SENHOR que, ao longo desses vinte e cinco anos, Ele tem derramado sobre nós!

Precisamos nos dispor para confiar em Deus, trabalharmos no treina-mento dos novos evangelistas e sermos continuamente desafiados para colocar em prática o que a Bíblia Sagrada nos ensina acerca de Missões.

Você, então, meu irmão, se disponha a orar e trabalhar para “esperar grandes coisas de Deus e para empreender grandes coisas para Deus”.

Este era um desafio tremendo. Esta semana fiz a nossa contabilidade de trabalhos que estão em andamento a partir de nossa igreja

Vejamos: (04) Somos quatro igrejas independentes e autônomas: Barra do Ce-

ará, Henrique Jorge, Sítio São João e Jurema.(03) Essas igrejas-filhas têm três congregações.(12) Temos doze trabalhos que podem ser contados como Congrega-

ções nossas e que têm missionários de nossa igreja na liderança: Pecém, São Gonçalo, Araturi, Taíba, Tapera, Patacas, Genibaú, Morada Nova, Perímetro Irrigado, Assentamento Raposa, Barroso e Atalaia do Norte - AM.

(01) Um missionário em Israel, à frente de um projeto de iniciar uma igreja transcultural.

(05) Cinco trabalhos em fase de implantação através de nossos evan-gelistas: Euzébio, Pindoretama, Lagoa de Cima, Cajueiro do Ministro e Fagundes.

Aleluia! Hoje temos, como fruto desta obra que o SENHOR iniciou aqui, 25 trabalhos. São 25 frentes de evangelismo, de edificação de vidas, de missões, e de proclamação e defesa da Sã Doutrina.

Portanto, amados irmãos, demos glória ao nosso Deus. Ele é tremendo!E partimos com fé e esperança de que muito mais Ele fará em nosso meio.

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando,

voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”Salmo 126:5 e 6

E x p E D i E N t EINFORMISSÕES – Edição Especial alusiva ao nº 800, é um informativo interno, semanal e gratuito da Igreja Batista Fundamentalista Cristo é Vida. Tem o objetivo de exaltar a Cristo, edificar a Sua igreja e colaborar na formação de Missões. O Informissões presta um excelente serviço como instrumento de comunicação do povo de Deus, é um eficiente elo entre a igreja

e as congregações, além de ser também muito útil no evangelismo.

Avenida K, 911 - Planalto da Barra (por trás do hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará)Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Secretaria da Igreja: (85) 3286-3330

Pastor-sênior: (85) 8841-3710 – Pr. José Nogueira

Direção Editorial: Jornalista Responsável:Pr. José Nogueira Mariana CadeteDesign e Diagramação: (MTB-CE 01820-JP)Diácono Alexandre Aquino Tiragem: 600 exemplares

www.cristoevida.com

IBF CRISTO É VIDAI N F O R M I S S Õ E S E S P E C I A L

cristoevida.com • 03

tEOLOGiA

A Cruz como Satisfação– J. Montgomery Boice –

Começo com satisfação porque satisfação tem a ver com o caráter de Deus o qual temos ofendi-

do. Tem a ver com pecado. Satisfazer significa fazer uma reparação pelo dano feito, fazer emendas, ou providenciar compensação. Neste caso o dano é à lei e honra de Deus. Não podemos entender a cruz até que levemos a sério a honra de Deus.

Anselmo de Canterbury era um italiano que se estabeleceu na França, mas foi apontado arcebispo da Inglaterra em 1093, vinte e sete anos depois da con-quista normanda. Sua maior contribuição à teologia foi à doutrina da Expiação num trabalho intitulado Cur Deus Homo? Que significa “Por que o Deus-Homem?” ou, para colocar em linguagem mais coloquial, “Por que Deus se tornou homem?” O livro explica a Encar-nação pela Cruz, argumentando que Deus se tornou homem para fazer uma expiação pelo pecado como o único fundamento possível para nossa salvação.

Anselmo começou com uma definição de pecado, a qual explicou como uma ofensa infinita do homem contra a honra de Deus. E “não atribuir a Deus o que lhe é devido” (i, xi). Sendo uma desobediência indes-culpável da conhecida vontade de Deus, o pecado o insulta. “Nada é menos tolerável, na ordem das coi-sas, do que a criatura tirar a honra devida ao Criador e não retribuir o que tirou” (i, xiii). Deus deve agir jus-tamente e, “se não cabe a Deus fazer qualquer coisa injustamente ou fora de ordem, não pertence à sua li-berdade ou amor ou vontade perdoar sem punição ao pecador que não retribui a Deus o que tomou” (i, xii); “Deus não mantém nada mais justo do que a honra de sua dignidade” (i, xiii), escreveu Anselmo.

Mais tarde escritores chamaram a atenção para os perigos em tal linguagem — imaginar um padrão fora de Deus que deva ser satisfeito ou restringir o significado da Cruz a uma simples transação de dé-bito. Mas Anselmo não era tão simplista assim. Ele sabia que o padrão que precisava ser satisfeito é o próprio caráter de Deus, o que ele é em si mesmo mas expressa externamente em sua lei. Ele também sabia que a linguagem a respeito de pagar um débito é somente metafórica. O que é importante é que no iní-cio de seu trabalho Anselmo chamava a atenção para um ponto absolutamente indispensável — que para entender a Cruz devemos começar considerando a se-riedade do pecado. Se não entendemos a seriedade do pecado, consideraremos que tudo o que Deus precisa fazer é nos perdoar e, na verdade, que ele nos deve o perdão. “Nós perdoamos outras pessoas,” pensamos. “Por que Deus não deveria apenas nos perdoar?”

Isto é o que está por trás das bem conhecidas pa-lavras do filósofo francês Voltaire, que expressou a vi-são superficial de Deus que a maioria dos modernos têm, quando gracejou: “Dieu pardonnera, c’est son

métier!” (“Deus perdoará; este é o trabalho dele!”). Mas Deus não pode “apenas perdoar”, e só pensar assim já é uma ofensa. Emil Brunner compreendeu bem quando disse a respeito da observação de Voltai-re que nunca houve “um comentário tão ímpio”. Por quê? Porque “não existem condições humanas nas quais tenhamos o direito de querer que Deus nos perdoe como era de se esperar”. Anselmo disse que se qualquer um imagina que Deus pode simples-mente nos perdoar, aquela pessoa “não tem ainda considerado que peso pesado o pecado é” (nondum considerasti quanti ponderis sit peccatum, i, xxi).

O que pode ser feito? Obviamente Deus deve nos salvar. Não podemos conseguir salvação por nós mes-mos, porque nós mesmos fomos quem procuramos o problema em primeiro lugar. E nós o fizemos por cau-sa de nossa rebelião contra os decretos de Deus. Além do mais, sofremos pelas conseqüências do pecado em tal nível que até nossa vontade é limitada; portanto, não podemos nem querer agradar a Deus, muito me-nos agradá-lo. Por outro lado, disse Anselmo — apa-rentemente contradizendo-se neste primeiro ponto —, a salvação deve ser conseguida pelo homem, pois o homem é o que tem errado com Deus e quem então deve fazer o errado certo. Dada esta situação, a sal-vação pode somente ser alcançada por aquele que é ambos: Deus e homem, isto é, por Jesus Cristo:

Não seria correto para a restauração da nature-za humana ser deixada arruinada e... isto não po-deria ter sido feito a menos que o homem pagasse o que devia a Deus pelo pecado. Mas o débito era tão grande que, enquanto o homem sozinho o devia, somente Deus poderia pagá-lo, de forma que a mes-ma pessoa devia ser homem e Deus. Assim era ne-cessário a Deus assumir a humanidade na unidade de sua pessoa, de forma que quem em sua própria natureza tinha que pagar e não era capaz, pôde estar em uma pessoa que era... A vida deste homem foi tão sublime, tão preciosa, que foi suficiente para pagar o que era devido pelos pecados do mundo todo, e infinitamente mais.

A doutrina de Anselmo não deve ser mal enten-dida, como muitos teólogos a tem mal interpretado, em alguns casos intencionalmente. Se pudermos manter em nossas mentes a questão da satisfação, devemos nos lembrar de que é Deus quem inicia e leva a cabo esta ação. Se esquecermos disto, po-demos nos achar pensando em Deus de alguma forma remota com relação à Expiação e então so-mente requerendo-a de alguma pobre vítima como um preço arbitrário pago para satisfazer sua honra ferida ou um conceito abstrato de justiça. Deus não é rígido, severo e cruel. Pelo contrário, é pelo imenso mas inexplicável amor de Deus que ele projetou e então executou a Expiação. Entretanto, a doutrina de

uma satisfação feita por Deus Filho para Deus Pai em favor dos pecadores é o ponto inicial essencial para o entendimento do significado da cruz, porque é somente o conceito de satisfação que leva o pecado a sério. Pecado é uma ofensa infinita contra o cará-ter absolutamente justo de Deus, e qualquer plano adequado de salvação deve satisfazer a Deus antes de tudo. Os melhores teólogos sempre viram isto.

Martinho Lutero expressou isto quando escre-veu: “Desde que todos nós, nascidos em pecado e inimigos de Deus, nada merecemos a não ser a ira eterna e o inferno de tal forma que tudo o que so-mos e podemos fazer é detestável, e não há maneira de sair deste apuro... portanto outro homem teve de entrar em nosso lugar, a saber Jesus Cristo, Deus e homem, e teve de satisfazer e fazer pagamento pelo pecado através de seu sofrimento e morte.”

Este é o significado essencial de textos tais como:

...o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em

resgate por muitos (Marcos 10:45).

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar

(Gálatas 3:13).

...sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes

resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como

de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pedro 1:18 e 19).

Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque

foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que

procedem de toda

tribo, língua, povo e nação e para

o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes;

e reinarão sobre a terra (Apocalipse 5:9 e 10).

Cada um destes versos fala de pagar um preço necessário,

satisfazendo uma exigência apro-priada, ou fazendo uma compra. Assim, cada um tem a ver com providenciar satisfação a Deus pelo débito que temos com Ele.

A Cruz como Satisfação

IBF CRISTO É VIDAI N F O R M I S S Õ E S E S P E C I A L

cristoevida.com

CENTRO BÍBLICO DISCIPULARDisciplinas e horários (aulas todas as sextas-feiras):• Escatologia - CBD

15h00 às 18h00 - Gabinete Pastoral• Introdução ao Grego do N.T. - CBD

18h30 às 19h20 - Sala 2 Ed. Educação Teológica• História da Igreja - CTBPL

19h30 às 21h00 - Sala 2 Ed. Educação TeológicaOs interessados devem procurar a irmã Elsa Mita para o preenchimento da ficha de matrícula e pagamento da taxa única de R$ 10,00.

PROGRAMAÇÃO SEMANALDOMINGO09h00 • EBD (Escola Bíblica Dominical):

Classes de Estudos Bíblicos.16h00 • Ensaio do Coral Cristo é Vida18h00 • Culto de Adoração e Pregação da Palavra de Deus

TERçA-FEIRA19h00 • Koinonia e TOM (Tempo de Oração por Missões)

QuARTA-FEIRA19h00 • Grupo Grão de Mostarda (Reunião e Treinamento)20h00 • CBD (Centro Bíblico Discipular): Hebraico Bíblico

SExTA-FEIRA17h00 • CBD (Centro Bíblico Discipular): Escatologia18h30 • CBD (Centro Bíblico Discipular):

Introdução ao Grego do N.T.19h00 • CTBPL (Curso de Treinamento Bíblico para

Pastores e Líderes): História da Igreja

SáBADO15h00 • EBEC (Escola Bíblica de Evang. de Crianças)16h00 • Grupos de Evangelismo19h00 • Programação da Mocidade Cristo é Vida

PROGRAMAÇÃO SEMESTRALSETEMBRO05 (domingo) • 09h: Celebração da Ceia do SENHOR07 (terça-feira) feriado • Encontro de Varões25 (sábado) • Reunião Pastoral com os Noivos

OuTuBRO02 • Aconselhamento Bíblico: IUPI03 (domingo) • 09h: Batismo e Ceia do SENHOR09 (sábado) • 17h30: Reunião Pastoral com Namorados

- Aconselhamento Bíblico: CEU10 (domingo) • Homenagem às Crianças15 a 17 • Pr. José Nogueira pregará no 48º Aniversário

da Igreja Batista de Cáceres - MT16 (sábado) • 19h: Palestra sobre Aconselhamento de

Casais: IUPI17 (domingo) • EBD: Devocional (Giuvan), Classe de

Adultos (Rômulo); Culto: Mensagem (Eduardo Tabosa)23 e 24 • Retiro do Ministério Dorcas

NOVEMBRO31/10 e 1º • Programação Evangelística DIA dos VIVOS06 (sábado) • 19h: Aconselhamento Bíblico: CEU07 (domingo) • 09h: Celebração da Ceia do SENHOR12 a 16 • Retiro de Jovens: Transforme-se (Romanos 12)18 e 19 • Encerramento do semestre Letivo CBD/CTBPL20 (sábado) • Reunião Pastoral com os Noivos25 (quinta-feira) • 19h: Jantar de Ações de Graça26 a 28 • Retiro de Casais: Hotel Parque das Fontes -

Tema: Aliados & Íntimos

DEzEMBRO11 (sábado) • Eleição da Mocidade18 (sábado) • Reunião do Conselho da Igreja19 (domingo) • 09h: Assembléia Geral25 e 26 (sábado e domingo) • Cantata de Natal31 (sexta) • 21h: Vigília de Fim de Ano - Posses,

Batismo e Celebração da Ceia do SENHOR

Culto de Envio dos Missionários20/02/2010

Culto de Ações de Graça pela inauguração da Massada31/07/2010

Culto de Ações de Graça pelos 26 anos da IBF Cristo é Vida01/08/2010

Casamento da Florinda & CiroPrimeiro Casamento na Massada07/08/2010

Aniversário de 15 anos da Rebeca, filha do casal Bruno e Rose14/08/2010

MOMENTOS MARCANTES