document management 19

68
DOCUMENT management LATIN AMERICAN Novas tecnologias, processos e soluções para gestão de conteúdo corporativo Ano 4 - Número 19 - Agosto de 2010- R$ 18,00 Guia de Impressoras: nesta edição, guia de especificação de equipamentos. www.docmanagement.com.br media partner ferramenta da Microsoft ganha espaço no mercado SharePoint Começa o maior evento de ECM da América Latina 28 e 29 de setembro de 2010 | Sheraton - WTC | São Paulo | Brasil

Upload: editora-guia

Post on 14-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edicao 19 da Revista Document Management

TRANSCRIPT

Page 1: Document Management 19

DOCUMENTmanagement

L A T I N A M E R I C A N

Novas tecnologias, processos e soluções para gestão de conteúdo corporativo

Ano

4 - N

úmer

o 19

- A

gost

o de

201

0- R

$ 18

,00

Guia de Impressoras: nesta edição, guia de especificação de equipamentos.

www.docmanagement.com.br media partner

ferramenta da Microsoft ganha espaço no mercadoSharePoint

Começa o maior evento de ECM da América Latina

28 e 29 de setembro de 2010 | Sheraton - WTC | São Paulo | Brasil

19_Capa_1.indd 1 17.08.10 16:05:27

Page 2: Document Management 19
Page 3: Document Management 19

Julho / Agosto 10 | Document management 3 www.docmanagement.com.br

nesta edição

6 Entrevista

O EIM - Enterprise Information Management é mais que uma disciplina, é um conjunto de normas que pode auxiliar as corporações a obter de seus conteúdos as principais fontes de decisão. Veja mais na entrevista com Mike Jennings espeiclista na área.

10 UP Front Veja aqui as principais notícias do mercado fornecedor e comprador do setor de ECM

28 ECM Show 2010

Saiba tudo sobre o maior evento sobre gestão de conteúdo corporativo da América Latina desde as principais palestras até o que você poderá ver na exposição do evento.

38 Guia de Impressoras Nesta edição você está recebendo o Guia de iImpressora laser, conheça os principais produtos dos disponibilizados pelos maiores fabricnates do mercado nacional.

46 Case Conheça os projetos implantados pela Simpress e pela Winsdata, cujos principais desafios foram solucionados com a implantação de ferramentas, produtos e tecnologia voltados para organização e mudança de processos nos respectivos segmentos do mercado.

54 Sustentabilidade Conheça as principais diretrizes e projetos da Lexmark na busca pelo crescimento sustetável, principalmente no desenvolvimento de novos produtos e no repasse dessa experiência aos consumidores finais.

44 Canal executivo

Conheça um pouco mais de missão e das estratégias de mercado de duas importantes empresas do segmento: Epson a fornecedora de outsourcing e gestão de documentos Iddéia, instalada no Sul do País.

nesta ediçãoJulho/Agosto de 2010 | eDição 19 | www.docmanagement.com.br

20O SharePoint

é popO denominado “canivete suíço” da Microsoft ganha mais recursos com a edição 2010 e promete democratizar a gestão de conteúdo corporativo.

19_Nesta_Edicao.indd 3 18.08.10 18:45:48

Page 4: Document Management 19

4 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

Diante de um mercado ávido por novidades, em franco crescimento e focado na

mudança de paradigmas para atender às exigências do comércio global está entrando em cena o primeiro evento latino-americano de gestão da informação - o ECMShow

2010. Serão cerca de 50 palestras, dois talk-shows, mais de 18 horas de relacionamentos, 31 horas de conteúdo, cerca de 800 participantes estimados e mais de 30 empresas patrocinadoras e apoiadoras. Esses são os números que demonstram um pouco do que é esperado para este ano durante o maior evento sobre ECM da América Latina, o primeiro a ser realizado no Brasil sobre o tema. Nas páginas dessa edição, os leitores poderão acompanhar uma prévia das principais palestras do auditório principal do Sheraton WTC que sediará o encontro, entre os dias 28 e 29 de setembro. Além disso, para que você possa ter uma visão completa do que os principais players do mercado estarão expondo, preparamos o Must See - aquilo que os participantes não

podem deixar de ver na exposição. Tudo isso, em primeiríssima mão para que todos possam antecipar o que se aguarda, nesse Show de ECM. Veja também na edição uma matéria especial sobre um dos maiores destaques entre as tecnologias do momento: o SharePoint, além das demais seções tradiconais da sua revista Document Management.

A todos uma boa leitura e nos vemos no ECMShow.

Susana BatimarchiEDITORA

carta ao leitor

Começa o Show

PUBLISHEREduardo [email protected]

DIRETORArnaldo [email protected]

EDITORASusana [email protected]

DIRETORA COMERCIALSandra [email protected]

EXECUTIVOS DE NEGÓCIOSEdson Tirador [email protected]

Jonatas Vasconcelos [email protected]

ASSISTENTE COMERCIALKatia [email protected]

ARTE E DIAGRAMAÇÃOFlávio Della Torrefl [email protected]

GERENTE ADMINISTRATIVOJose Carlos [email protected]

ADMINISTRAÇÃOLúcia Fernandes [email protected]

ASSINATURASKarina [email protected]

IMPRESSÃOCopy Press

GUIA BUSINESS MEDIARua Anhanguera, 627 - 01135-000 - São Paulo/SP - BrasilTel/Fax: 5511 3392-4111 - www.editoraguia.com.br

CONSELHO EDITORIALJosé Guilherme Junqueira Dias de Souza , Wilton Tamane , Walter Koch , Luis Augusto Bellucci , Eduardo Lopes , Rosália Paraíso, Tadeu Cruz , Luiz Alfredo Santoyo , José Roberto de Lazari , Ricardo Monteiro, Roberto Brant, Roberto Prado, Mauricio Alfonso, Paulo Sérgio Carneiro, , Ângelo Volpi, Monica Mancini, Nelson Yassuo Osanai, Daniel Dias Filho, Jose Antonio Galves Jr, Paulo Roberto Oliver, Oerton Fernandes, Sandra Cylke, Cássio Vaquero,Walter Freitas, Cesar Andrade, Bob Larrivee, Alan Pelz-Sharp e Fábio Fischer

DOCUMENT MANAGEMENT é uma publicação da Editora Guia de Fornecedores Ltda, editada em português e espanhol e dirigida a executivos dos departamentos de Administração e Finanças, Tecnologia da Informação,Centros de Documentação, Projetos, Marketing e Comercial das 8.000 médias e grandes empresas nos setores: Governo; Bancos e Seguradoras; Saúde; Educação ; Jurídico; Transporte; Engenharia e Construção, Indústria, Serviço, entre outros, no Brasil e mais: Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Colombia, Venezuela e México.Seu editorial aborda as Novas Tecnologias, Processos e Soluções na Gestão de Documentos e Conteúdos Corporativos, sempre numa visão empresarial, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento do Mercado, dos Negócios e dos Pro-fi ssionais.DOCUMENT MANAGEMENT não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios publicados. Os conceitos dos artigos assinados refl etem a opinião de seus autores, não necessariamente a da Revista.Todo o conteúdo da DOCUMENT MANAGEMENT é de livre reprodução desde que citada a fonte. Todos os direitos reservados.Assinatura Anual (seis edições). Brasil R$108,00. Outros paises: U$ 140,00. Informações: [email protected] ou Tel: 55-11-3392.4111

www.docmanagement.com.br

19_Editorial1.indd 4 18.08.10 19:00:13

Page 5: Document Management 19

Guia business media, 21 anos contribuindo para odesenvolvimento dos negócios no mundo corporativo.

www.guiabusinessmedia.com.br

Anuncio 21 anos.indd 1 18.08.10 18:48:53

Page 6: Document Management 19

6 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

entrevista Mike Jennings

A revista Document Mangement entrevistou

Mike Jennings, reconhecido especialista do mercado

americano no setor de gestão de informação empresarial.

Com mais de vinte anos de experiência em tecnologia

da informação fala pela primeira vez ao Brasil sobre o EIM – Enterprise Information

Management como um conjunto de ações que ajudam

as corporações a integrarem suas políticas de informação

para tirar melhor proveito delas nos negócios.

Divulgação

A maturidade no gerenciamento da Informação

19_Entrevista.indd 6 16.08.10 19:39:56

Page 7: Document Management 19

Julho / Agosto 10 | Document management 7 www.docmanagement.com.br

Document Management - Como o senhor pode definir EIM - Enterprise Information Management para aqueles que nunca ouviram falar dele?

Mike Jennings – Podemos dizer que Enterprise Information Management (EIM) é um conjunto de processos, políticas, padrões, diretrizes e estruturas utilizadas para gerenciar as informações de uma organização, como um ativo da empresa. EIM inclui vários elementos que permitem garantir que as informações de alta qualidade estejam disponíveis, protegidas, controladas e efetivamente aproveitadas para satisfazer todas as necessidades de conhecimento dos interessados, sejam eles da área comercial, do mercado interno/externo, dos consumidores ou da TI de uma empresa. É fundamental notar que EIM não é uma única tecnologia ou elemento, mas um quadro de disciplinas de gerenciamento de informações de toda a empresa. Este quadro fornece um guia para o desenvolvimento e a implementação de um programa de EIM. O escopo, a extensão e a amplitude pode variar, devido aos vários requisitos, tamanho, forma e expertise das empresas.

DM – Quando falamos então de EIM estamos falando de uma nova disciplina ou de algo que está sendo usado por muito tempo entre as empresas ao redor do mundo?MJ – O EIM não é novo. O EIM é composto de muitas iniciativas de informação interdependentes de gestão ou de elementos de EIM que as organizações têm realizado durante anos. A diferença que o EIM traz é que ao colocar esses elementos juntos, muitas vezes, pela primeira vez, isso aumenta a maturidade de uma organização no gerenciamento

de informações, por meio da plena exploração e utilização desses elementos interdependentes para melhorar o seu desempenho nos negócios. Projetos com elementos independentes normalmente falham se tratados como silos independentes. A governança de dados, o modelo de gestão da informação/classificação, gerenciamento de dados e de metadados devem ser focados em primeiro lugar, mantendo uma perspectiva estratégica com vista ao Enterprise Information Management.

DM – Quais são os principais conceitos do EIM?MJ – Há vários conceitos que compõem EIM. A governança de dados, o modelo de informação/gestão, a classificação e o gerenciamento de metadados são conceitos fundamentais para cada programa de EIM. A governança de dados estabelece as políticas, procedimentos, normas, estrutura organizacional e de gestão da informação. Os administradores de dados, com o apoio de especialistas no assunto, executam a direção estabelecida pela governança de dados, fornecendo orientações para os programas de informação e de gestão, além dos projetos, na organização, levantando assim questões e gabaritos. A meta do gerenciamento de dados fornece o contexto para as informações da empresa para os negócios e TI para possam tomar decisões acertadas. O modelo de gestão da informação/classificação fornece ao negócio e a TI o quadro de alinhamento para entender claramente as informações, seu conteúdo e estrutura.

DM – O EIM utiliza elementos de uso do ECM como base de trabalho. O senhor pode explicar como as duas coisas estão ligadas ou integradas?MJ – Da minha perspectiva, ECM é uma categoria de tecnologia que permite a captura, gerenciamento, armazenamento, distribuição, descoberta e disposição de conteúdos não estruturados (e-mail, arquivos eletrônicos/documentos, imagens, áudio, vídeo, eletrônica de registros estruturados, conteúdo web, metadados de registros em papel, etc) por meio dos quais uma empresa apenas dispõe de um dos muitos facilitadores da tecnologia de informação para gerenciamento de conteúdo. O Information Content Management, um dos elementos de EIM, cria e gere as políticas, procedimentos, normas, diretrizes, taxonomias, metadados, regras de negócio/horários, supervisão da organização e gestão da mudança, conteúdo e tecnologia para organização da informação não estruturada. Ele integra as informações de gerenciamento de conteúdo e alinha os componentes fundamentais do EIM, ã Governança de Dados, gerenciamento de Metadados e aos modelos de gerenciamento da informação e sua classificação para fornecer gerenciamento de informações completas de toda a empresa.

DM – Podemos dizer que o EIM é uma evolução do ECM, uma espécie de up grade?MJ – O EIM não é uma evolução, mas

“EIM inclui vários elementos que permitem garantir que as informações de alta qualidade estão disponíveis, protegidas, controladas e efetivamente aproveitadas”

19_Entrevista.indd 7 16.08.10 19:39:58

Page 8: Document Management 19

8 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

um patamar a ser atingido. EIM indica a maturidade e o entendimento de que as disciplinas de gestão de várias informações são interdependentes umas das outras, a fim de fornecer um projeto de gerenciamento de informações bem sucedido, com total valor agregado aos negócios. O EIM oferece ao ECM ou Content Management Information uma completa estrutura de apoio à gestão de informação para permitir que os projetos de gestão sejam bem sucedidos e sustentáveis.

DM – A maioria das empresas no mercado global ainda não sabem exatamente como lidar com o ECM. Como o senhor analisa enquanto expert a maturidade para colocar EIM no seu processo de negócio das corporações?MJ – Muitas empresas começaram a perceber que os dados e informações que criam a cada dia em todo o mundo é um activo valioso da empresa. É difícil imaginar como qualquer empresa possa atingir seus objetivos sem a informação pertinente. Aqueles com informações acessíveis e de alta qualidade estará mais informado e será mais eficaz nas decisões empresariais, resultando em um maior sucesso no mercado global. Isto é verdade para todas as organizações, uma vez que todas as empresas necessitam de informações de qualidade para orientar suas decisões e prestar melhor serviço aos seus clientes ao redor do mundo. Para as organizações, cujo principal trunfo é a informação, esta necessidade é ainda mais crítica. A disciplina de EIM ainda não é percebida como vital como outras disciplinas que se desenvolveram ao longo do tempo. A gestão da informação deve ser um esforço da empresa, e não pode ser deixada a cada departamento ou unidade de negócio, sem afetar a eficácia geral e dos negócios,dado o valor que EIM pode proporcionar.

entrevista

Madurez en la Gestión de la Información

Document Management - ¿Cómo se puede definir EIM para aquellos que nunca han oído hablar de él?Mike Jennings - Se podría decir que EIM es un conjunto de procesos, políticas, normas, directrices y estructuras utilizadas para gestionar la información en una organización como activo de la empresa. Gestión de Información Empresarial incluye varios elementos para asegurar que las informaciones de calidad están disponibles, protegidas, controladas y se usan eficazmente para satisfacer las necesidades de conocimientos de los interesados, sean comerciales, mercados interno|externo de los consumidores o el sector de TI en una empresa. Es importante señalar que la EIM no es una única tecnología o elemento, sino un cuadro de disciplinas de gestión de información en toda la compañía. DM - Muchas empresas en el mercado mundial todavía no saben exactamente como tratar con el ECM. ¿Cuál será la madurez de este mercado de EIM?MJ - Muchas empresas comenzaron a darse cuenta que los datos e informaciones creados diariamente por ellos en todo el mundo son un activo valioso de la empresa. Es difícil imaginar que cualquier empresa pueda alcanzar sus objetivos sin la información pertinente. Las personas con información accesible y de alta calidad estarán mejor preparadas y podrán actuar con mayor eficacia en las decisiones empresariales, dando como resultado un mayor éxito en los mercados mundiales. El EIM no está tan avanzado como otras disciplinas de gestionar los activos de la empresa. Gestión de la información es una actividad que requiere esfuerzo y no se puede dejar a cada departamento o unidad de negocio, sin afectar la eficiencia y el valor del negocio como el EIM puede proporcionar.

La revista Document Management entrevistó a Mike Jennigs, especialista del mercado nortemareicano en la gestión de la información comercial de EIM (acrónimo en inglés de Gestión de Información Empresarial)

Mike Jennings

19_Entrevista.indd 8 16.08.10 19:39:58

Page 9: Document Management 19

Untitled-1 1 17.08.10 17:25:40

Page 10: Document Management 19

upfront

10 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

INDICADORES

A Maquibell está trazendo com exclusividade para o mercado brasileiro o software DocFinity, desenvolvido pela Optical Image Technology (OIT). Premiado no mercado americano, o DocFinity vai além de uma solução de plataforma web e conta também com uma ampla equipe de profissionais, com especialistas dos mais diversos segmentos de aplicação.Como uma das atividades de estruturação dos negócios no Brasil, conforme informa Alexandre Geraldi, diretor de negócios da Maquibell, está o desenvolvimento da rede de revendas credenciadas e a multiplicação de seus especialistas, capacitados para execução dos serviços profissionais de consultoria, treinamento, implantação, integração e desenvolvimento de soluções. “O DocFinity deve ser entendido não como uma solução pré-

moldada sobre a qual as empresas devem adaptar-se, mas sim como uma plataforma abrangente de desenvolvimento de soluções e de integração entre os diversos sistemas legados, bancos de dados, departamentos e processos pré-existentes nas empresas”, diz Geraldi

Soluções Docfinity chegam ao Brasil

Divulgação

A InfoPrint Solutions, uma joint venture entre IBM e Ricoh, recentemente anunciou uma nova identidade com a aproximação do final desta parceria. Desde junho, a InfoPrint Solutions passou a ser integralmente uma subsidiária do grupo Ricoh. A campanha lançada para fixação da marca reflete esta nova posição. A nova marca está estampada em todos os produtos da companhia, enquanto os produtos correntemente instalados em seus clientes manterão o antigo logo.

“O novo logo ilustra a evolução estratégica da nossa marca”, diz Luis Giovanni Faria, Gerente Geral da InfoPrint Brasil. “É uma progressão natural daquele antigo logo, oriundo da joint venture entre a IBM e a Ricoh, para esta nossa nova marca, que reforça a nossa identidade como uma empresa do grupo Ricoh”.Em adição à estréia de sua nova identidade, a InfoPrint Solutions apresentou uma série de novas soluções e lançamentos.

Serviços em nuvem alcançarão uma receita de

US$ 68,3 bi em 2010.Fonte: gartner

Os serviços de cloud apresentaram um crescimento de

16,6%

sobre os US$ 58,6 bilhões gastos em 2009.Fonte: gartner

O Gartner estima que

90% das implementações de SaaS não são pay-per-use.Fonte: gartner

Nos próximos 5 anos, organizações gastarão

US$ 112 bi com software as a service (SaaS), platform as a service (PaaS) e infrastructure as a service (IaaS). Fonte: gartner

Os serviços de TI no Brasil somarão investimentos de

US$ 22,1 bi em 2013.Fonte: gartner

36%das organizações não têm a propriedade, em nível executivo, sobre a gestão de seus documentos e registros.Fonte: aIIm

12% das organizações americanas concluíram projetos em escala empresarial em ECM, 28% estão em processo de execução, e 15% estão integrando alguns projetos entre os departamentos, 21% ainda pretendem começar um projeto, e 16% planejam para os próximos 12 meses. Fonte: aIIm

O Brasil é o

7º maior consumidor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do mundo,

Fonte: IDc

17%das organizações americanas estão implementando algum tipo de sistema de ECM, pela primeira vez, 17% estão em processo de substituição de um sistema legado.

Fonte: aIIm

O orçamento para gastos com serviços de TI na AL subirá

6,6%em 2010.

Fonte: gartner

Em 2009 foram investidos

US$ 504 mi em BI na AL, somente no Brasil o valor foi de US$ 251 milhões.

Fonte: IDc

Infoprint apresenta novidades

Alexandre Geraldi, da Maquibell

19_UpFront.indd 10 16.08.10 18:38:50

Page 11: Document Management 19

Julho / Agosto 10 | Document management 11 www.docmanagement.com.br

A Lexmark International, adquiriu a empresa americana Perceptive Software no valor de US$ 280 milhões. A Perceptive Software é um dos principais fornecedores de software e soluções ECM, com grande experiência nos setores de educação superior, saúde e governo. Sua plataforma de software ImageNow viabiliza uma ampla variedade de soluções para fluxos de trabalho gerais e para indústrias específicas. “Com a aquisição da Perceptive Software a Lexmark completa seu portfólio de ofertas e com isso podemos desenvolver e melhorar nossas atuais soluções especializadas para fluxo de trabalho, inclusive os clientes de serviços de gestão de impressão.”, afirmou Ronaldo Foresti, Vice-presidente da Ásia Pacífico e América Latina que esteve no Brasil para anunciar a nova empresa do GrupoCom essa aquisição, a Lexmark agrega

um segmento complementar e de rápido crescimento para as soluções de software ECM. A aquisição também pode gerar maior fluxo de receita em serviços de manutenção de software e serviços profissionais, que não dependem do manuseio de documentos físicos.

doc2.0 Você também pode colaborarwww.docmanagement.com.br

CARREIRAS

Fábio Santos acaba de ingressar na Sonda Procwork na nova diretoria, Desenvolvimento de Negócios SAP e tem a missão de coordenar todos os esforços para alavancar negócios no mundo SAP. Ele será responsável por liderar iniciativas de vendas através de profissionais multidiciplinares das áreas de delivery, solution center e vendas para a geração de propostas voltadas às empresas que estão enquadradas nas camadas upper middle e large enterprise.

José guilherme Junqueira D. de Souza passou a ocupar o cargo de diretor de

Pré-Vendas, Produtos e Processos da Metrofile, uma das maiores empresas em gestão da informação em nosso país. Na empresa a pouco mais de um ano, José Guilherme tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento e à melhoria contínua das soluções BPM/ECM/BPO oferecidas pela empresa na gestão de processos, documentos e arquivos.

cristiane tarricone é nova gerente de Relacionamento dos programas executivos do Gartner para

a América Latina. Com 25 anos de experiência na área de TI, ela atuará como consultora de negócios na assessoria pessoal de CIOs de empresas do Brasil e da América Latina, gerenciando o acesso preferencial desses executivos ao conteúdo do Gartner.

Silvio almeida foi contratado para a área de Segmentos de Mercado da Zip Code, empresa de marketing direto especializada em Tecnologia da Informação, seu desafio é explorar os segmentos financeiro, telecom, varejo, seguros e editorial.

al (abelino) ochoa assumiu como diretor de Vendas ao Consumidor da América Latina da Kaspersky Lab, empresa de soluções de administração contra ameaças na internet. Além de aumentar a presença da empresa na América Latina, tem como desafio buscar novas oportunidades no varejo para ampliar a distribuição e gerar conhecimento da marca por meio dos canais de consumo.

celso Sato é o novo presidente da AccesStage, empresa do Grupo Mitsubishi pioneira na utilização

de recursos da internet para a integração de parceiros de negócios. Celso Sato ocupava o cargo de diretor-comercial desde a fundação da companhia. Já na vice-presidência assume o posto Fernando Takano, ex-diretor de TI.

Fernando alperowitch foi nomeado pela HP para a Diretoria do Negócio de Indigo para a América Latina. Em seu novo cargo, Alperowitch tem como uma das principais metas manter o crescimento do negócio na região, tanto em vendas de hardware como em volume de páginas impressas e coordenar centros de treinamento no Brasil e no México, dirigidos a operadores e técnicos.

Para ampliar sua participação no setor de processamento de documentos por imagem, a Cast firmou uma parceria com a Aperta, empresa especializada na oferta de soluções para os setores comercial público, bancário e mercado financeiro. Com sede na Escócia, a multinacional atua nos continentes americano, europeu e africano.O Active Image Document Processing System (AiDPS) é uma ferramenta de fácil implementação, que reúne várias funcionalidades: processamento automático de cheques, pagamento de boletos e arrecadação; reconhecimento automático de caracteres, marcas e imagens; batimento inteligente; confronto eletrônico; captura de imagens no caixa ou remotamente; e depósito de cheques via Internet. A solução agrega a captura de imagens

aos processos de varejo, tais como: abertura de conta corrente, CDC, crédito consignado e cartões. Possibilita a truncagem (troca de documentos de papel por arquivos digitais) na origem, detecção de fraudes e integração com processos de workflow. “A parceria é importante porque amplia as nossas soluções direcionadas para a automação de processos que incluam imagens. A ferramenta oferece certa autonomia aos clientes, já que suporta uma grande variedade de equipamentos especializados em processamento de documentos. A solução AiDPS se integra facilmente a qualquer solução, o que protege o investimento já realizado pelo usuário”, destaca Rui Rosado, diretor de Negócios – Finanças da Cast.

Documentos por imagem

Divulgação

Lexmark passa atuar em ECM

Ronaldo Foresti VP da Lexmark

Divu

lgaç

ãoDi

vulg

ação

Divu

lgaç

ão

19_UpFront.indd 11 16.08.10 18:38:52

Page 12: Document Management 19

upfront

12 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

A Recall do Brasil, empresa líder em gestão da informação, acaba de receber a Certificação ISO 9001:2008, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), representante exclusiva no Brasil da ISO (International Organization for Standardization). A titulação é resultado do projeto Qualidade Recall, que nasceu como uma decisão estratégica visando à padronização e melhoria contínua dos processos organizacionais. A Recall é a única empresa do seu segmento a ostentar a certificação em sua versão mais moderna, de 2008. A certificação engloba todas as unidades no Brasil – exceto a do Espírito Santo, que entrou em operação em março – e

abrange os serviços mais significativos da Recall no Brasil. “Ao final do processo de certificação, os auditores elogiaram nosso excelente desempenho em comparação à média geral de mercado”, explica João Carmona, presidente da Recall do Brasil. Para ele, o selo atesta que a empresa possui um sistema de gestão da qualidade compatível com o crescimento expressivo projetado para a Recall do Brasil nos próximos anos.“O certificado é uma conquista importante, junto ao mercado e aos nossos clientes, pois significa que temos uma sistemática eficaz de tratamento de não conformidades relacionadas aos serviços que prestamos”, finaliza Carmona.

Recall recebe ISO 9001 de Sustentabilidade

Ao completar 20 anos, a Keepers Brasil, empresa de guarda e gerenciamento de documentos, anunciou novos investimentos para consolidar sua posição no mercado de Business Process Outsourcing (BPO). O plano de expansão prevê abertura de filiais com recursos próprios e um novo modelo de negócios, com a captura de dados corporativos diretamente no cliente, para facilitar o gerenciamento das informações. Além das melhorias operacionais, a empresa decidiu modernizar sua marca. “A nova marca reforça os pontos positivos conquistados ao longo dos anos,”, afirma Eduardo Copolla Gutierrez, diretor da Keepers“A nova marca representa a grande virada ocorrida em nosso posicionamento de mercado. Agora, a Keepers presta uma cesta de serviços de gestão de documentos e BPO para empresas de todos os segmentos”,

salienta Rodrigo Gutierrez, diretor da empresa. “O investimento na construção e desenvolvimento da marca representa um divisor de águas na Keepers, com a introdução do novo modelo de negócios baseado na tecnologia de ponta”, disse Eduardo.

Mudança de logomarca aos 20 anos

Divulgação

Irmãos Gutierrez à frente da keepers

A Terremark Worldwide, provedora global em serviços gerenciados para infraestrutura de TI, anunciou o lançamento do seu serviço Enterprise Cloud na América Latina. A solução fully compliant de cloud computing irá oferecer aos clientes uma infraestrutura confiável, ágil e escalável, baseada em recursos disponíveis na nuvem, a partir do seu Network Access Point (NAP) massivamente conectado em São Paulo, maior ponto de troca de tráfego da América Latina. . O Enterprise Cloud da Terremark é

uma plataforma gerenciada de Cloud Computing para aplicações de missão crítica e infraestrutura de TI. “O Enterprise Cloud proporciona aos clientes a habilidade de provisionar, configurar, ativar e gerenciar recursos computacionais para aplicações de missão crítica em minutos, proporcionando o controle deste pool de recursos de forma flexível, através de console via Web, desenvolvido para disponibilizar capacidade de servidores sob demanda”, explica Hugo Zanon.

Terremark lança o serviço Cloud na AL

Divulgação

A VMware, empresa global em soluções de virtualização do ambiente de trabalho por meio de data Center em nuvem, em parceria com a HP, apresenta novas soluções para acelerar ainda mais a implantação de data centers em nuvem, com alta disponibilidade e baixo custo.A parceria com a HP permite que a computação em nuvem seja otimizada, ajudando clientes a implementar soluções de virtualização em infraestrutura convergida, melhorando o

desempenho dos datacenters.Para dar suporte organizacional à infraestrutura de virtualização, a HP e a VMware combinaram a eficiência do VMware vSphere Essential Plus com o HP P4000 Virtual SAN Appliance (VSA). O software HP4000 é o único SAN certificado, bem como o VMware ReadyTM.O novo produto integrado complementa o “always-on” da VMware para pequenas e médias empresas, com alta capacidade de armazenamento da HP.

Pacote integrado de soluções

Hugo Zanon, da Terremark

19_UpFront.indd 12 16.08.10 18:38:55

Page 13: Document Management 19

Untitled-1 1 18.08.10 09:40:53

Page 14: Document Management 19

upfront

14 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Como parte de sua estratégia de crescimento, a Sonda anunciou a aquisição de 100% da empresa brasileira Kaizen companhia de integração de soluções de ECM no Brasil.A compra do Kaizen representou um investimento de R$ 12 milhões, que mantém parcerias de negócios estratégicas com os principais fornecedores globais da indústria, como EMC, VMware e SAP. Na América Latina, a Kaizen é a principal parceira da EMC.Para a Sonda IT, que controla as operações da Sonda Procwork, Sonda Software e Sonda Telsinc no Brasil, esta aquisição transforma a companhia de

origem chilena em um grande player no mercado de soluções de infraestrutura para data centers, virtualização, imagem, telecomunicações e segurança. “A entrada da Kaizen na nossa organização complementará as ofertas das recém-adquiridas Telsinc”, comenta Luiz Carlos U. Felippe (Luca), líder do Conselho de Administração da Sonda IT no Brasil.A Kaizen será a partir de agora uma unidade de negócios da Sonda Telsinc, sob o comando de Jorge Assem e a coordenação da business unity de Márcio Kennedy Yatsuda. Segundo Luca, a idéia é manter todo o staff técnico da Kaizen, que continuará

atualndo com o mesmo nome, até a fusão das duas empresas a aprtir de janeiro de 2011.Além de ampliar a capacidade de atendimento da atual fábrica de software da Sonda Procwork, a vinda da Kaizen também representa um upgrade no portfólio de soluções que envolvem o universo da SAP, no qual a Sonda Procwork é tida como parceira líder na América Latina. Na prática, a soma da expertise da Kaizen nos aplicativos da EMC junto à bagagem da Sonda Procwork em projetos SAP ampliará a atuação no mercado, que seguirá a tendência da expansão da aliança global anunciada recentemente entre a SAP e a EMC.

Sonda adquire Kaizen

Luiz Carlos Felippe, líder do Conselho da Sonda IT no Brasil

Divulgação

19_UpFront.indd 14 16.08.10 18:38:56

Page 15: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 14:21:30

Page 16: Document Management 19

upfront

16 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

O crescimento do mercado nacional tanto no número de empresas fornecedoras de aplicativos de ECM quanto o crescente interesse de profi ssionais na capacitação e em treinamentos específi cos para esse segmento, aliados ao interesse e a necessidade da indústria nacional estar alinhada com as mais recentes tecnologias globais de gestão empresarial levou a realização de uma antiga aspiração dos membros desse mercado: a abertura no Brasil de um Capítulo da AIIM – Association for Information and Image Management , entidade fundada em 1943 e com cerca de 65000 membros em todos o mundo.De acordo com um dos idealizadores desse projeto, Luiz Alfredo Santoyo, a dinâmica do mercado e a evolução das novas soluções que surgem

constantemente, fazia-se necessário atender à demanda dos profi ssionais da informação em ter um ponto focal onde se balizar e ter como fonte contínua de recursos de capacitação, atualização e discussão para o pleno desenvolvimento das potencialidades desse mesmo mercado.O Chapter AIIM Brasil estará

preliminarmente desenvolvendo suas atividades nas áreas de treinamento incluindo as certifi cações já existentes e ministradas pelo professor Walter Koch, em parceria com a Guia Training, empresa da Guia Business Media; em eventos como o ECMShow e outros eventos regionais além da visitação à conferencia

da própria AIIM no exterior; na distribuição de conteúdo por meio de livros e material didático e pesquisas de mercado e também no apoio ao associados.O lançamento ofi cial do Chapter AIIm Brasil será ofi cialimente aberto durante o ECMShow 2010, que se realizará entre os dias 28 e 29 de setembro, no SheratonWTC , em São Paulo. Na oportunidade ,os interessados poderão obter mais detalhes sobre os processos de fi liação à nova entidade no Brasil, bem como a todos os benefícios que esta afi liação poderá trazer. Para a apresentação ofi cial do Chapter AIIM Brasil, o vice-presidente internacional da entidade, Atle Skjekkeland estará disponível para tirar as dúvidas dos novos afi liados.

Brasil abre Capítulo da AIIM na América Latina

Solução completa para gestãode conteúdos e processos

Folder 245A família Folder245 é um conjunto de ferramentas para aplicações corporativas para Capture, Document Imaging, Document Management, Business Intelligence, Workfl ow e Business Process Management.

Por ter capacidade de processamento de milhões de documentos de vários acervos em um único servidor atendendo a milhares de usuários simultâneos, Folder245 é a suite de GED e Workfl ow mais respeitada do Brasil.

As aplicações verticais são contruídas sobre as ferramentas Lab245 permitindo uma implantação em tempo e custo muito inferiores aos praticados por outras software houses. Isso tudo com a vasta experiência da equipe Lab245.

{{Solução completa para gestão{Solução completa para gestãode conteúdos e processos{de conteúdos e processos

Acervo de Arquitetura e Design Compras Corporativas Contratos Gerenciamento de Projetos de Engenharia Gestão de Acervo Físico Gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Inteligência Competitiva Material de Criação e Base de Fotografi as Organização de Eventos Pipeline de Vendas Registro de Tratamento de Anomalia Sistemas de Atendimento ao Cliente e Ouvidoria

Entre em contato e encontraremosa melhor forma de atendê-lo:SP (11) 3285-1386 - RJ (21) [email protected] - www.lab245.com.br

19_UpFront.indd 16 16.08.10 18:39:01

Page 17: Document Management 19

Untitled-2 1 25.09.09 22:04:48

Page 18: Document Management 19

www.docmanagement.com.br

agenda

ECM

Divulgue

seueventona principal agendado mercado de

LIGUE3392-4111

Agosto31/08 a 02/10

Treinamento CDIA + Formação de Gestores de Documentação, informação e conhecimento.Único ministrado no Brasil aprovado pela CompTIA, tem o objetivo de apresentar metodologias para o desenvolvimento de projetos para a gestão de documentos, informações não estruturadas e conhecimento.

Informações:Guia Training � Tel: 011 3392-3898 com Karina Rodrigues (www.guiatraining.com.br )

Setembro21 a 22/09

AIIM ECM PractitionerTotalmente em português, tem o objetivo de fornecer uma sólida formação sobre estratégias, métodos e ferramentas para a gestão de conteúdo.

Informações:Guia Training � Tel: 011 3392-3898 com Karina Rodrigues (www.guiatraining.com.br)

28 a 29/09

ECMSHOW 2010 Expo+ConferenceEvento sobre Gestão da Informação pela primeira vez na América Latina. Serão de 50 Palestras, Talk-Shows, Espaço Hands-On e exposição de produtos, serviços e novas tecnologias para o mercado de ECM

Informações:Guia Training � Tel: 011 3392-3898 com Karina Rodrigues (www.guiatraining.com.br )

Outubro05 a 06/10

AIIM ECM SpecialistAprenda as melhores práticas globais para implementação de ECM. O treinamento aborda como desenvolver uma estratégia de ECM, como identifi car e priorizar os requisitos de negócios, como desenvolver e defi nir os requisitos de tecnologia.

Informações:Guia Training � Tel: 011 3392-3898 com Karina Rodrigues (www.guiatraining.com.br )

26 a 27/10

AIIM ECM PractitionerTotalmente em português, tem o objetivo de fornecer uma sólida formação sobre estratégias, métodos e ferramentas para a gestão de conteúdo.

Informações:Guia Training � Tel: 011 3392-3898 com Karina Rodrigues (www.guiatraining.com.br )

19_Agenda.indd 18 17.08.10 16:37:06

Page 19: Document Management 19

Melhor Projeto ECM do Brasil

www.stoque.com.br • [email protected]

São Paulo Belo Horizonte • Porto Velho • Brasília • • Vitória • Belém • Manaus

Page 20: Document Management 19

20 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

SharePoint Ana Lúcia Moura Fé

20 Document management | Julho/ Agosto 10 www.docmanagement.com.br

19_CAPA_Sharepoint.indd 20 17.08.10 16:35:27

Page 21: Document Management 19

Julho / Agosto 09 | Document management 21 www.docmanagement.com.br

Espinha dorsal da plataforma de co-laboração da Microsoft, o Share-Point tem gerado bilhões de dólares em receita para a multinacional de

software, ao mesmo tempo que fortalece sua musculatura no cenário de gestão de conteúdo corporativo (ECM). Pesquisa do Gartner jun-to a mais de 300 empresas de vários portes e setores dá ideia da receptividade da solução no mundo corporativo. De acordo com o institu-to, 40% das companhias que planejam imple-mentar soluções de gestão de conteúdo dentro de 12 a 18 meses consideram a fornecedora americana a mais bem posicionada para aten-der as suas necessidades básicas. Com a re-cente chegada da versão 2010, que aperfeiçoa e incorpora novos recursos, a expectativa de muitos analistas é de que o SharePoint torne mais factível a implementação do conceito de ECM em sua plenitude, ou seja, total integra-ção de métodos e ferramentas de captura, ges-tão e distribuição de informações estruturadas e não estruturadas nas organizações - um ce-nário atualmente mais futurista do que real, na opinião de muitos.

O que não falta é terreno para que o Sha-rePoint dispare e mantenha o ritmo agressivo de massificação (a solução cresce acima de dois

dígitos anualmente, segundo a Microsoft). De acordo com Karen Shegda, vice-presidente de pesquisas do Gartner Research, levantamentos feitos nas conferências do instituto de pesqui-sa, desde 2007, revelam que 50% ou mais das empresas já usam SharePoint de alguma for-ma. “Os usuários já percebem o valor obtido com as capacidades do produto”, diz a analista. Ela acredita que as promessas da edição 2010, que incluem melhorias em escalabilidade, em gestão de conteúdo e em governança, poderão motivar uma onda de upgrades, tanto entre usuários do Windows SharePoint Services (ou WSS, versão oferecida gratuitamente a quem adquire licença do Windows Server) quanto do Microsoft Office SharePoint Server 2007 (ou MOSS, obtido mediante compra de licen-ça). “O prazo de upgrade vai variar de acordo com as necessidades e a versão ao risco de cada negócio”, assinala.

A cautela, entretanto, permanece como palavra-chave nestes tempos de evolução tecnológica acelerada, em que executivos de TI sofrem mais pressão para adoção de novi-dades, que são objeto de grande repercussão mercadológica. A analista do Gartner ressalta que o surgimento do SharePoint e de outras ferramentas similares para colaboração e ges-

tão de conteúdo ad hoc acelerou a adoção de tecnologias de gerenciamento de conteúdo (CM). “Ocorre que essa adoção antecipou-se às essenciais análises prévias de necessidade e de mudanças de processo”, alerta Shegda. Para ela, as empresas precisam ter um forte business case, priorizar as capacidades funcionais e fo-car a qualidade da informação e a governança do SharePoint. “A menos que haja necessida-des urgentes, o Gartner recomenda esperar até o lançamento do primeiro service pack para o SharePoint 2010”, recomenda.

evolução sem rupturaNa Microsoft Brasil, a orientação da porta-voz do Gartner é contestada com vigor pelo gerente Marketing e Negócios da Microsoft Brasil, Eduardo Campos. “Trata-se de visão do passado, quando a engenharia de produtos era menos evoluída. Além disso, o SharePoint está no mercado há algum tempo, a versão on pre-mise ficou em processo beta por longo período e as mudanças propostas na nova versão não implicam ruptura, e sim evolução de funciona-lidades”, diz o gerente. Ele lembra ainda que a versão on-line 2007, para intranet, está dispo-nível em mais de 40 países há quase dois anos.

De acordo com Campos, a expectativa

Julho / Agosto 10 | Document management 21 www.docmanagement.com.br

O SharePoint

é popO canivete suíço da Microsoft ganha mais recursos com a edição 2010 e promete democratizar a gestão de conteúdo corporativo. Mas analistas alertam para a necessidade de planejamento e governança.

19_CAPA_Sharepoint.indd 21 17.08.10 16:35:28

Page 22: Document Management 19

22 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

de adoção da ferramenta é altamente positiva, considerando que os sistemas de produtividade da Microsoft formam no País uma base insta-lada imensa e apta a migrar para a versão 2010. Os aperfeiçoamentos incorporados à tecnologia também configuram um forte apelo, com poten-cial de impulsionar o conceito de ECM nas em-presas, acredita ele. “Acima de tudo, o SharePoint 2010 democratiza o acesso à gestão de conteúdo e colaboração, da mesma forma que a versão 2007 democratizou o Business Intelligence”, conclui.

Descrito como “canivete suíço” pelos profis-sionais da multinacional, o SharePoint propõe-se à criação de websites para compartilhar infor-mações, gerenciar documentos da origem ao fim e publicar relatórios que auxiliem a tomada de decisão. Suas capacidades estão divididas em seis grupos (veja box) que combinam recur-sos diversos, como gerenciamento tradicional de conteúdo, tecnologia avançada de pesquisa e ferramentas sociais. De acordo com a forne-cedora, essa combinação facilita muito o ECM, permitindo rápida configuração de políticas de compliance, interface similar à do Microsoft Office e, como consequência, facilidade para encontrar, compartilhar e usar as informações. Campos reconhece que há grandes desafios por trás do ECM de uma forma geral, mas conside-ra que o SharePoint colabora para a resolução dos principais. “Uma barreira importante para ECM é a resistência do usuário final em utili-zar ferramentas de gerenciamento de conteúdo. Nesse caso, a integração do SharePoint com o Office, sendo este último amplamente conheci-do, simplifica o uso e reduz amplamente a curva de adoção”. Outra barreira, segundo o executivo, é a limitada cobertura e escopo de conteúdo de muitas ferramentas do mercado. “O SharePoint cobre de planilhas a documentos, passando por e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais e outros dados, estruturados ou não. E a pesquisa desses dados ganhou valor adicional com o uso da tecnologia FAST”, afirma.

Outro percalço no caminho do ECM é a di-ficuldade de integração de múltiplas soluções. “O SharePoint consegue se integrar com uma série de soluções de mercado, como ERPs e CRMs, trazendo dados estruturados e, no caso da edição 2010, se integrando com redes sociais. A plata-forma única elimina o desafio de múltiplas solu-ções pontuais com utilidades limitadas”,observa Campos.

O gerente da Microsoft destaca, ainda, como vantagem, o custo de aquisição do SharePoint,

que considera altamente competitivo. Para ilus-trar, cita a versão de nuvem, por meio da qual empresas de qualquer porte podem obter, em 48 horas, portal de intranet, colaboração, gestão de conteúdo, correio eletrônico e comunicação unificada a um custo a partir de 5 dólares men-sais por usuário. “A partir daí, o céu é o limite. Clientes maiores, com necessidades de portal SharePoint voltado para a internet precisam fa-zer planejamento e adquirir solução mais sofis-ticada”, argumenta, comparando o SharePoint a um brinquedo lego, cujas peças são adquiridas conforme a demanda do negócio.

InvestImentos tarDIosAnderson Sabino, gerente-geral de infraestrutu-ra e information worker da InfoServer, que atua com SharePoint desde 2001, observa no seu dia a dia um crescente interesse da clientela corporati-va pela solução da Microsoft. “Até pouco tempo, nós levávamos a solução ao cliente. Agora, somos procurados, inclusive por pequenos negócios que buscam ajuda no primeiro passo, ou seja, implantar, customizar e parametrizar a versão WSS, passando a usufruir de recursos básicos como versionamento de documentos, repositó-rio e portal”, informa.

Entre os clientes da InfoServer, dois já expe-rimentam a edição 2010 – um banco e uma em-presa de varejo. O setor financeiro, a propósito, está entre os que puxam a tendência, usufruindo da boa evolução da ferramenta na área. “A edi-ção 2010 oferece inúmeros templates para o setor bancário, como repositório de imagem com con-trole de versão, trabalho colaborativo, templates para realização de enquetes, fóruns, blogs e wikis, formulários, listas e calendários, além de meca-nismos de busca por palavra-chave dentro ou fora da família Office”, relaciona o executivo. Ele destaca ainda a facilidade de customização e de criação de ciclos de aprovação (workflow) como um dos pontos altos do sistema.

Mesmo otimista com o aquecimento da de-manda, o gerente-geral considera que há uma percepção tardia das empresas quanto à necessi-dade de investimentos em gestão de documen-tos. “O SharePoint contribui muito para mudar esse quadro, por se tratar de tecnologia fácil de ser usada, tanto do ponto de vista do usuário fi-nal quanto do profissional de TI.” Mas restringir a adoção aos recursos da versão free, como guar-da de histórico e versionamento, é insuficiente sob o ponto de vista de gestão de conteúdo em-presarial. “Quem precisa ir além, acrescentando,

www.docmanagement.com.br

SharePoint

19_CAPA_Sharepoint.indd 22 17.08.10 16:35:29

Page 23: Document Management 19

(Até formato A3) (Até formato A4)

Distribuidor Exclusivo no Brasil:

Gerenciamento da Informação

Rua Manuel da Nóbrega, 111 TérreoSão Paulo – SPTel. 11 3285 5199 email: [email protected]

Visite Nosso Show Room:

Principais Características: - Velocidade de 1 seg. por página;- Alimentação via USB do PC / Notebook;- Iluminação por LED's;- Diversos Formatos de Saída das Imagens, JPEG, PDF, TIFF, etc.;- Software de OCR fornecido com o scanner.

Algumas Aplicações: - Livros;- Processos jurídicos;- Objetos tridimensionais;- Documentos Encadernados.

SUCESSO ABSOLUTO DE VENDAS !

Contacte-nos ainda hoje, você também vai se impressionar com a qualidade e preço deste scanner !

Um mês depois do seu lançamento, os scanners portáteis CAM Scanner X 500 e X 500-3, superaram todas as expectativas tanto de vendas, como de satisfação dos clientes, pelo seu preço e qualidade.

Page 24: Document Management 19

24 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

SiteS – infraestrutura única para prover capacidades de portal e colaboração por meio de sites de internet, intranet e extranet.

PeSquiSa - habilidade de encontrar conteúdo, informações e pessoas combinando plataforma integrada e de fácil gerenciamento com tecnologia sofisticada de busca corporativa.

ComunidadeS - colaboração em grupos, gerando compartilhamento de conhecimentos e ideias.

inSightS - acesso e interação com informações oriundas de fontes estruturadas e não estruturadas de dados.

Conteúdo - usuários podem participar de um ciclo de vida de gerenciamento de conteúdo regulado e em conformidade. Equilíbrio na experiência do usuário com a política e os processos da empresa.

ComPoSiteS - usuários podem criar suas próprias soluções sem código, on premises ou na nuvem, por meio de conjunto de blocos de construção, ferramentas e recursos de auto-serviço. Profissionais de TI contam com infraestrutura escalável unificada e opções flexíveis de desenvolvimento, e desenvolvedores dispõem de plataforma de desenvolvimento que agiliza a construção de soluções e a resposta às neces-sidades do negócio.

por exemplo, fluxo de aprovação automatizado, precisa adquirir licenças”, exemplifica Sabino.

Afora isso, o executivo admite que, embora com preços competitivos, a solução da Micro-soft enfrenta forte concorrência de ferramentas que já haviam estabelecido em muitas empresas a cultura de processos colaborativos, versiona-mento, blog, wiki, workflow, etc.

projeto pIoneIroCom o conhecimento de quem implementou no Brasil o primeiro case com SharePoint 2010 e testou o produto por cerca de um ano antes do lançamento oficial, a Conectt, fornecedora de serviços focada na plataforma Microsoft, res-salta, entre as principais melhorias da solução, a fácil customização para adaptar a ferramenta às demandas de cada negócio. “Tudo pode ser feito de forma nativa, no âmbito da ferramenta Sha-rePoint Designer, sem necessidade de escrever código”, declara o diretor de tecnologia da Co-nectt, Sérgio Larentis. Ele também destaca como característica relevante da nova edição a interface gráfica baseada na barra de ferramenta Ribbon, a mesma usada na linha Office da Microsoft. “As melhorias são perceptíveis para quem já usava a versão 2007. Com o Ribbon, por exemplo, posso editar um documento word on-line dentro do SharePoint, ou seja, não preciso mais abrir o pro-cessador de texto. Além disso, a ferramenta de busca ficou ainda melhor do que já era”, ilustra.

Na base de clientes da Conectt já há interesse de migração, em especial entre companhias cujo contrato de licença da versão 2007 prevê o direi-to automático de evoluir para 2010. Esse passo adiante, entretanto, depende muito do uso que essas empresas já fazem da solução. “Ainda há quem use SharePoint apenas como repositório de documentos e considera que a versão 2007 atende perfeitamente às suas necessidades. Mas muitos já enxergam a migração como oportu-nidade de incorporar benefícios que incluem agilidade de desenvolvimentos e de lançamentos, além de economia de custos”, diz.

Criticamente, Larentis reconhece que a ve-locidade de adoção tanto do SharePoint quanto do próprio conceito de ECM poderia ser maior, não fossem os traumas que algumas empresas experimentaram na implementação da edição de 2003. “Isso exigiu muito trabalho de consultorias e da própria Microsoft para demonstrar que a versão 2007 havia evoluído”, resume. Ele admite que pode ter havido um pouco de hype (exage-ro) no lançamento da versão 2007, que teria sido apresentada como um grande ECM. “Mas hoje há casos de sucesso, sim, com empresas usando a ferramenta como ECM, com fluxo de aprovação para conteúdo, catalogação por meio de alguma taxonomia, subdivisão de sites por área, gover-nança, tudo funcionando com sucesso”, declara.

Mas projetos bem-sucedidos pressupõem análise prévia sobre maturidade e eventuais gaps

www.docmanagement.com.br

SharePoint

as promessas Do sharepoInt server 2010(grupos de capacidades)

Fonte: Forrester/Microsoft (The Total Economic Impact Of Microsoft SharePoint Server 2010 - Mar/2010)

19_CAPA_Sharepoint.indd 24 17.08.10 16:35:29

Page 25: Document Management 19
Page 26: Document Management 19

26 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

da empresa usuária. “Primeiro, a organização tem de conhecer bem suas necessidades e ver se é o SharePoint que vai atendê-las. Para quem já tem o direito de migração, pesa o fato de que a economia de TCO (custo total de propriedade) vai ser muito grande”, esclarece Larentis. Cum-pridas as etapas prévias, o sucesso do projeto é garantido, assegura. Conforme Larentis, um bom sinal de que a adoção do SharePoint ama-dureceu muito no País nos últimos anos é a di-minuição de empresas que contratam a Conectt para “consertar” implementações malsucedidas. A relação de confiança entre fornecedor e cliente também faz a diferença para o resultado de um projeto, conforme Larentis. “De nada adianta instalar uma plataforma tão completa e às vezes complexa, como o SharePoint, e depois deixar o cliente à própria sorte”, alerta.

aDaptação a processos colaboratIvosTodo o aprimoramento das funcionalidades de gestão incorporadas a tecnologias como o Sha-rePoint não muda o fato de que, até aqui, a ideia de gerenciar e controlar todo o conteúdo da em-presa, inclusive vídeo e áudio, ainda não se con-cretizou nas empresas. Ronei Silva, sócio-diretor da TGT Consult, é um dos que têm essa visão crítica em relação ao ECM, avaliando que os aprimoramentos têm sido insuficientes. “As em-

presas devem rever seus processos, e as soluções de gestão de documentos devem acompanhar o novo conceito de colaboração. As companhias terão de se adaptar para possuírem processos colaborativos, e não somente processos basea-dos em fluxo de documentos”, diz. Na avaliação de Silva, são poucas no Brasil as empresas que têm um processo estruturado e sistematizado de gestão de documentos. “As iniciativas muitas vezes são isoladas e as soluções são mais utili-zadas como repositório de documentos do que propriamente gestão de documentos.”

David Kato, sócio da consultoria TerraFo-rum, parceira da Microsoft que presta serviços de TI e gestão, concorda que o conceito de ECM ainda não se efetivou da forma como foi lançado, mas acrescenta que tecnologias como o Share-Point já contribuem fortemente para a mudan-ça desse quadro, embora o seu uso efetivo ainda precise ser mais amadurecido. “Falta também, nas empresas, um foco nas pessoas, item mais importante na implementação de qualquer pro-jeto”, avalia. Em seu dia a dia, Kato testemunha que as empresas têm adotado muito o SharePoint nos últimos dois anos, na esteira da populariza-ção da Web 2.0. “A plataforma consolida-se forte-mente para suportar a produtividade das pessoas e o relacionamento entre os diversos públicos das empresas”, afirma.

www.docmanagement.com.br

SharePointAprenda como o

pode ajudarsua empresa

INFORMACÕES E INSCRIÇÕES :Te l : ( 11 ) 33 9 2 - 4111

www.gu i a t ra i n i ng . com .b r

SharePoint tem se consolidado como uma das principais ferramentas para criação de portais, sendo utilizado

por empresas de todos os portes para gestão documental, publicação web, colaboração e gestão de processos.

SHAREPOINT 2010Este treinamento apresenta os conceitos básicos, funcionalidades, benefícios e casos de utilização desta poderosa plataforma.

SHAREPOINT 2010DESIGNEREste curso tem por objetivo ensinar a utilização do Microsoft Offi ce SharePoint Designer 2010 para a personalização de ambiente de SharePoint, incluindo sites, templates, web parts e workfl ow.

SHAREPOINT 2010DESENVOLVIMENTOEste treinamento tem por objetivo ensinar o desenvolvimento de aplicações completas usando o Microsoft SharePoint 2010.

IMPLEMENTANDO OSHAREPOINT 2010Este treinamento fornece ao aluno as habilidades e conhecimentos necessários para implementar o Microsoft Offi ce SharePoint Server 2010 com sucesso em sua organização.

Treinamentos

Anuncio Sharepoint 1/3.indd 1 16.08.10 19:47:58

lPlaneje a implementação do SharePoint considerando que, mesmo que comece pequeno, ele provavelmente se tornará um projeto de toda a empresa.

lForme um comitê gestor com representantes de TI, de gerenciamento de registros, de com-pliance e de departamentos de linhas de negócios.

lSe não há na empresa expertise em gerenciamento de informações, considere ajuda de consul-torias independentes.

lCrie uma estratégia que defina onde o SharePoint será ou não será usado, particularmente em relação a outros sistemas de ECM. Tenha essa estratégia aprovada no mais alto nível da companhia e comunique o pessoal sobre a mesma.

lCrie estrutura de governança antes da entrada em operação

lConte com o auxílio de fornecedores parceiros para avaliar possíveis deficiências, especial-mente nas áreas de BPM, gerenciamento de registros, taxonomia, captura, segurança, Enter-prise 2.0 e armazenamento. Entenda como a versão 2010 afetará tudo isso

lNão tente colocar em operação todos os recursos ao mesmo tempo

lMantenha registro cuidadoso de personalizações feitas no sistema de 2007 e avalie cada uma antes do upgrade para o 2010. Tenha em mente a nova funcionalidade de gerenciamento de metadados e taxonomia e tente acordo de padronização em toda a empresa.

lComo em todo projeto, engaje o pessoal e gerencie a mudança. Não assuma que a interface é interativa. Providencie treinamento específico.

Fonte: AIIM (SharePoint - strategies and experiences - jun/2010).

trIlha para o sucesso

19_CAPA_Sharepoint.indd 26 17.08.10 16:35:29

Page 27: Document Management 19

w w w . g r u p o s t o r e . c o m . b r

DNAPaper é a peça que completa a Solucão STORE para a gestão dos documentos de sua empresa. Tecnologia de ponta aplicada aos documentos, garantindo níveis de segurança e rastreabilidade sem precedentes.

Participe do lançamento dessa nova era para a gestão Documental.

Veja a demonstração completa dessa nova tecnologiana prática no ECMSHOW 2010 no Stand do GrupoStore

Tecnologia de ponta aplicada aos seus documentos

STORE DATASAFE BIOSAFE STORETECH CERTDOX

DNA Paper

Conheça todas as Soluções STORE

Empresa Certificada ISO 9001

SOluçõES pORáREA DE NEgóCIO:Seguros, Saúde, RH, Recuperação de Crédito, Jurídico, Bancos, Formalistica, Contabilidade, Qualidade entre outros.

SOluçõES pOR TIpO DE DOCumENTO:Contratos, Notas Fiscais, Prontuários, Guias, Certidões, Documentos Históricos, Processos, Relatórios, etc

SOluçõES pARA REgISTROS VITAIS:Salas-Cofre DataSafe para guarda segura e controlada de mídias, fitas, microfilmes e registros biológicos.

SOluçõES INOVADORAS:DNAPaper tecnologia de ponta aplicada aos documentos, garantindo níveis de segurançae rastreabilidade sem precedentes.

19_Store_21x28cm.indd 1 16.08.10 18:45:39

Page 28: Document Management 19

28 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

ECMSHOW 2010

O mercado de gestão de infor-mações está diante de uma mudança de patamar. Há anos o mercado brasileiro e latino-

americano tem acompanhado as mudanças que a Tecnologia da Informação tem trazido a reboque de outras inovações tecnológicas no dia-a-dia das corporações.

Visando atender as necessidades da nova classe de trabalhadores que se formou nas companhias nacionais e multinacionais a Guia Business Media, empresa responsá-vel pela primeira revista sobre o tema para o Brasil, Document Management, está promo-vendo o primeiro encontro entre os princi-pais players do mercado mundial e os profis-sionais da informação - o ECMShow 2010.

O evento terá lugar em São Paulo, maior centro econômico do país, no Sheraton WTC, durante os dias 28 e 29 de setembro.Serão 50 seções técnicas e estratégicas dis-tribuídas nos dois dias do encontro em três auditórios. O evento conta com 26 patroci-nadores, entre as mais renomadas empresas do mercado de TI e estima-se uma média de 2 mil participantes entre visitantes e congres-sistas, durante os dias do encontro.

No auditório principal espera-se mais de 400 executivos C Level (CEO, CIO, CDO, CFO, COO etc) das principais e mais rele-vantes empresas nacionais e latino america-nas e dos mais distintos segmentos de atua-ção da economia, para uma discussão ampla e estratégica com vistas as várias interfaces do ECM nos negócios.

Entre os keynotes convidados estão

Atle Skjekkeland, vice-presidente da AIIM; Alan Pelz-Sharpe - analista internacional do mercado de ECM do The Real Story Group; Pamela Doyle diretora e porta-voz da Fujitsu Computer Products of America e membro do board da AIIM; Eugene Roman - Chief of Technology Officer da Open Text: Donald Feinberg vice-presidente de pesquisas do Gartner entre outros

Ainda faz parte da agenda do auditório principal os Talk Shows com moderação de Walter Koch, especialista e consultor do mercado de ECM que debaterá com convi-dados os Fatores críticos para implantação de projetos de ECM; Professor Francisco Paletta Diretor da Faculdade de Computa-ção e Informática da FAAP que conduzirá o debate sobre a Legalidade dos Documentos Digitais e o encerramento do evento que contará com a moderação de Heródoto Bar-beiro e convidados que falarão sobre o tema Sustentabilidade no Mundo Corporativo.

Nas salas de Show Case, os participantes terão a oportunidade de vivenciar na prática os mais diferentes estudos de caso, implanta-ção de projetos e desenvolvimento de ferra-mentas de ECM.

Além disso, o evento também terá uma exposição simultânea com a presença das mais relevantes empresas do setor com seus mais recentes lançamentos.

O evento traz uma agenda estruturada e diferenciada que permite aos participantes interagirem e oferece os benefícios mais ade-quados aos negócios, por meio dessa mescla de conteúdo e oportunidade de network.

Pela primeira vez, reunidos no Brasil, espe-cialistas de várias partes do mundo discuti-rão com um público altamente selecionado sobre o Estado da Arte do Enterprise Con-tent Management, na América Latina.

o estaDo Da InDústrIa Do ecm Abrindo o primeiro dia das apresentações está Atle Skjekkeland, vice-presidente da AIIM (Association for Information and Image Management).

Em sua apresentação ele mostra como isso impacta as organizações, e também ex-plicará como “oito forças destrutivas” estão atualmente transformando a indústria de Gestão de Conteúdo. Também com o intuito de mostrar o trabalho da AIIM. De acordo com Skjekkeland, as informações são um ca-pital, um bem, “conhecimento é poder, o que significa aumentar o foco do trabalhador da informação em um mundo eletrônico. Mídias sociais já começaram a influenciar como os empregados estão conectados uns aos outros, e soluções como iPhone, Face-book e Twitter mudaram as perspectivas dos negócios quanto à funcionalidade e usabili-dade. Os trabalhadores da informação pre-cisam de soluções simples e avançadas como na série Star Trek, e mais, nos próximos anos veremos um novo modelo de trabalhadores para os negócios da informação e seus usuá-rios”, argumenta o vice-presidente da AIIM.

a ImportâncIa Do ecmOutro grande nome da área da pesquisa e análise do mercado global do ECM, Alan

28 Document management | Julho/ Agosto 10 www.docmanagement.com.br

O maior evento sobre Enterprise Content Management (ECM) na América Latina acontecerá em São Paulo, nos dias 28 e 29 de Setembro, no Sheraton WTC e reunirá os maiores nomes da área nesse encontro histórico.

O Show do ECM

19_CAPA_ECMSHOW.indd 28 16.08.10 19:53:02

Page 29: Document Management 19

Julho / Agosto 09 | Document management 29 www.docmanagement.com.br Julho / Agosto 10 | Document management 29 www.docmanagement.com.br

O Show do ECMno Brasil

Pelz-Sharpe é o convidado internacional que fará a abertura do segundo dia do evento.

“Para os profissionais do ECM no mundo, o Brasil e a América Latina têm um fascínio especial. Não só por se tra-tar de mercados importantes no mundo, mas como importante fonte de tantas boas práticas. Estar no ECMShow 2010 em São Paulo representa minha terceira visita ao Brasil, e desde as fases iniciais do planeja-mento deste evento, até agora às vésperas de sua realização, estou animado sobre o que vou encontrar. A variedade e a quali-dade dos oradores da conferência, significa que será um dos eventos mais importantes dentro do seu gênero em nível mundial”, comemora Sharpe.

“Eu tenho falado e visitado conferên-cias ECM, por muitos anos, e durante esse tempo meu foco manteve-se relativamente constante no que é meu interesse pessoal, que é a dinâmica do mercado e suas mu-danças, a fim de garantir que os compra-dores de tecnologia de ECM comprem a tecnologia certa, pelo preço certo, o tempo todo. Por isso, estou muito feliz de falar e poder compartilhar com vocês minha ex-periência em São Paulo”, ressalta o analista , “Na quarta-feira 29 de setembro, terei o privilégio de fazer a palestra de abertura sobre o tema “Tendências e Evolução do Mercado de ECM. Minha esperança é fa-zer com que esta sessão seja acessível e in-teressante, que ofereça uma visão profunda sobre o que pode ser uma área complexa e confusa de tecnologias e práticas de negó-

cios. Vamos explorar as grandes empresas como Oracle, Open Text, EMC e IBM e com seus produtos diferenciados, contras-tando-os com o vasto leque de pequenos e competentes fornecedores especializados. Vamos ter tempo para explorar os fenôme-nos do Microsoft SharePoint e como essa tecnologia está afetando as decisões, tanto na compra quanto na prática de gestão de informação. Na conclusão você deverá ter um aprofundamento e uma compreensão crítica e independente de como o ECM está sendo usado e jogado em fora todo o mundo”, reforça Sharpe.

Além disso, o analista também fará uma apresentação sobre o ROI (Return on Investment) dentro das possibilidades do ECM. “Sei que a nossa empresa tem mui-tos leitores e clientes na América Latina, e eu apreciarei profundamente minha estada aqui, como em minhas visitas anteriores. Gostaria de pedir ao leitores, para compare-cerem a qualquer uma das palestras ou para ver este show. Espero encontrar todos vocês e trocar ideias para que todos nós possamos progredir com o ECM”, finaliza.o papel Do ecmPamela Doyle, diretora e porta-voz da Fujitsu Computer Products of America e membro do board da AIIM, fará uma das principais apresentações desse encontro. Segundo a especialista, em ECM é extre-mamente importante por causa do papel que desempenha nesta época de mudan-ças. A necessidade de mudanças em todo o mundo está criando uma maior neces-

sidade de gerenciamento de conteúdo, incluindo imagens de documentos e o componente crítico da captura dessas in-formações.

“Existem muitos tipos de reforma. Não me refiro à reforma de saúde para reduzir os custos dos cuidados de saúde e melhorar a qualidade da assistência ao paciente. Não é a reforma dos governos para reduzir os custos de acesso à informação crítica e para agili-zar o processo legislativo. Não é a reforma ambiental para reduzir os custos da nossa dependência do papel e assegurar a susten-tabilidade social”, reforça.

Nesta sessão a executiva compartilhará as últimas tendências para que as organiza-ções venham a abraçar o ECM e resolver essas demandas imperativas para a estraté-gia, com ênfase na sua aplicação para reduzir custos nos processos de negócio.

“O Retorno do Investimento (ROI) já influenciou vários estudos de caso que serão explorados para justificar o papel e do ECM nos processos em geral”, assegura Pamela Doyle.

mobIlIDaDe e ecm“Participar de um evento como ECMShow é sempre uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo um grande prazer, pois a tec-nologia é um grande bem de uma empresa, para seus negócios, para a sociedade”, asse-gura Eugene Roman, Chief of Technology Officer da Open Text, um dos keynotes do evento. Segundo ele, ser um dos keynotes do evento implica em ser responsável para

19_CAPA_ECMSHOW.indd 29 16.08.10 19:53:05

Page 30: Document Management 19

30 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

auxiliar o mundo a dar um passo adiante. “Cada vez que há uma mudança no patamar de informação com público é uma oportuni-dade para colaborar e ter novas idéias, novos pensamentos e isso acontece de ambos os la-dos, assim todos ganham nesta troca”, diz.

o que você não poDe DeIxar De ver l A Fujitsu, levará ao ECMShow sua linha de scanners de documentos, e sua tecnologia que se destaca como: o dispositivo de alimen-tação de documentos; a detecção Inteligente de Multialimentação; o recurso de Proteção do Documento em caso de atolamento e o recurso de realinhamento de imagem de documentos digitalizados.l A KodaK convida para apresentação dos últimos lançamentos em scanners. Serão des-taques os scanners de rede, departamentais e de produção. Filmes e químicos utilizados nos equipamentos de microfilmagem também es-tarão em exposição. Além disso, mostrará as tecnologias para preservar, armazenar dados e documentos a longo prazo. l A sML apresenta no evento o ECM/GED e BPM em SaaS, como sua principal novidade. A plataforma de negócios SML e-Content, focada em SaaS (software como serviço) é direcionada a clientes que precisam de solução de ECM e BPM. Baseada no conceito SaaS, a solução é in-dicada para organizar todo o conteúdo de infor-mações baseadas em documentos, circular do-cumentos em processos, integrar filiais, clientes e fornecedores bastando estarem conectados à

internet. Sua participação no ECMShow 2010 também marca o aniversário da empresa, fun-dada em 1995.l A ats tecnoLogia está pronta para de-monstrar o processo de racionalização de arquivos físicos, procedimentos de controle e temporalidade, além de projetos de digitali-zação de acervo, com exposição de cases reais de sucesso.l A PRodiMage vai mostrar como utilizar a captura descentralizada, com transmissão de dados via web. Para quem busca legalizar seus documentos digitais, a empresa tem um portfó-lio completo de ferramentas que visam auxiliar em todo tipo de perfil de produção. l A linha de produtos BookDrive atiz é com-posta de ferramentas inovadoras para digitali-zar livros encadernados e jornais. Além disso, a solução pode criar e-Books em uma variedade de formatos de arquivos diferentes, incluindo PDF, TIFF ou JPEG.l Nesta primeira edição do ECMShow, a Lab245 demonstrará o poder e a flexibili-dade do Folder245Flow no desenvolvimento de aplicações para web. Aplicações de ECM e BPM também serão mostradas com todas as novas funcionalidades da família de pro-dutos Folder245.l A tecnoset com um portfólio abrangen-te, que compreende desde Outsourcing de Impressão, Document Imaging, GED, ECM, Storage, DLP, NF-e, Impressão Térmica, Cole-tores até Outsourcing de PC´s e Infraestrutura de Redes, os participantes teráo a oportunida-

de de conhecer e interagir com as soluções da empresa, bem como conhecer aplicações espe-cíficas para várias verticais. l Uma das apoiadoras do evento é a Associa-ção Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (abgd) Como representante e divulgadora de tecnologias em seu estande no ECMShow os participantes poderão conhecer as mais novas e inovadoras práticas do mercado de Gestão Documental. l A MontReaL Informática mostrará du-rante o evento os principais produtos e cases de seu portfólio. Destaque para os sistemas de automação do processo de captura, pro-cessamento e armazenamento de notas fis-cais, alem de velocidade ao processamento de dados eletrônicos extraídos automaticamente de documentos físicos, em uma plataforma amplamente integrada com os sistemas de ERP em uso por seus clientes.l A P3iMage participará do evento, trazendo o que há de melhor para guarda, preservação e distribuição de suas informações. Como par-te integrante de nossos serviços, a P3Image disponibiliza digitalização, guarda simples e guarda gerenciada de documentos, formaliza-ção de contratos, organização arquivista, guar-da na Web e guarda de mídias em sala cofre, além do softwares. O Information Intelligence Group (unidade de inteligência da informação) da EMC oferece so-luções de gerenciamento de conteúdo corpora-tivo, arquivamento, conformidade e descoberta eletrônica que permitem aos seus clientes usu-fruir ao máximo a sua informação que os usuá-rios precisam para expandir os negócios. .l A aLFResco e a inFused soLutions vão apresentar no ECMShow 2010 a suíte ECM Open Source. Será mostrado na expo-sição como se pode utilizar o Alfresco para sites internet, extranet e intranet. Utilizando funcionalidades nativas como a biblioteca de documentos, blog, wiki, fórum, lista de dados que podem fazer a gestão de conhecimento, ter colaboração, gerenciar projetos e ter bases de conhecimento. O módulo de Gestão Arqui-vística permite o gerenciamento de registros eletrônicos e físicos conforme o Conarq. Além disso a versão 3.3 do Alfresco mostra novas funcionalidades e interface do Sharepoint, in-tegração com IBM Lotus, CMIS.l No evento a MetRoFiLe, empresa de BPO na Gestão da Informação, estará apresentan-do suas soluções para Gestão de Processos,

www.docmanagement.com.br

ECMSHOW 2010

OiTO rAzõES quE SuA EMPrESA ESTrATEgiCAMEnTE PrECiSA PArA gESTãO dA infOrMAçãO – AnTES quE SEJA TArdE

1 A onda de informação - estamos vivendo a era da sobrecarga de informações.

2 Computação onipresente - computadores e celulares inteligentes estão em toda parte.

3 Socialização - Se não está, quando sua empresa vai implementar um software social?

4 Colaboração sem governança é um desastre - o que podemos aprender com nossos discos compartilhados?

5 A era da simplicidade - o pessoal não quer somente soluções inteligentes.

6 O tempo de sutentabilidade está por vir - a importância da responsabilidade social corporativa.

7 Você não pode fazer isso manualmente - você precisa de soluções inteligentes para sobreviver.

8 A falta de gerenciamento de riscos está crescendo - você precisa mudar!(fonte: AiiM)

19_CAPA_ECMSHOW.indd 30 16.08.10 19:53:05

Page 31: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 12:32:33

Page 32: Document Management 19

32 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

Documentos e Arquivos. Com foco em for-malização de propostas e contratos, análise e processamento de documentos e informações, guarda e gestão de documentos ativos e inati-vos. e modelagem de processos de negócios e aplicação de tecnologia de BPM/ECM em pro-cessos de BPO.l A iddeia oferece soluções flexíveis para a melhora dos processos das empresas de qual-quer tamanho ou segmento, nas tecnologias de impressão, digitalização, armazenamen-to de dados e backup, provendo um fluxo completo no Gerenciamento Eletrônico de Documentos, excelente taxa de retorno de investimento e melhoria da produtividade nos negócios. l O gRuPo stoRE estará apresentando no evento além de todo o seu portfólio de guarda e gestão documental duas novas ferramentas o DnaTape que utiliza a tecnologia de Rfid´D – para o controle de documentos em papel em qualquer tecnologia de impressão, enca-dernamento ou armazenamento, permitindo que 20 mil documentos em uma única caixa sejam lido em segundos sem erros ou neces-sidade de se abrir a caixa. l A ePson estará presente à exposição do ECMShow com toda a sua linha de scan-ners profissionais, com destaque para a linha Workforce com os modelos GT-1500, GT-S80 e GT-S50. Todos os equipamentos foram idealizados para a utilização em empresas que procuram descentralizar a função de digitali-zação nas respectivas organizações. Oferecem alta velocidade de digitalização e funcionali-dades de imagem avançadas para digitalizar todo o trabalho administrativo da maneira mais eficiente, sem comprometer a facilidade de utilização.l A tecMach, empresa especializada em outsourcing de impressão e gestão de do-cumentos estará mostrando no evento um novo software para integração no processo de WorkFlow. Além do benefício de redução de impressão, o software permite que esses rela-tórios sejam convertidos em dados e se inte-grem com o sistema de RP das empresas. Essa solução evita etapas separadas, conversões para acesso aos diversos programas utilizados para se efetuar cada etapa do processo. Esse tipo de integração reduz, também, a incidên-cia de erros ou perdas por conflitos entre os diversos programas utilizados no processo, anteriormente padrão.

l A oPen text do bRasiL participará do ECM SHOW 2010 apresentando o Open Text ECM Suite, que é capaz de gerenciar todos os tipos de conteúdo corporativo, incluindo docu-mentos de negócios, registros vitais, conteúdo Web, ativos digitais (imagens, áudio e vídeo), e-mail, formulários, relatórios entre outros arqui-vos. A suíte promove também a colaboração e serão também demonstradas a integração com SAP e com sistema Right Fax.l A RecaLL expõe seu portfólio de soluções de guarda e gerenciamento de documentos no ECMShow 2010. Atestada pela Certifica-ção ISO 9001:2008, pioneira no lançamento das mais modernas tecnologias globais no mercado brasileiro, a empresa atua em todo o ciclo de vida da informação. A Recall integra o grupo australiano Brambles, que tem apro-ximadamente 300 centros de operações, nos cinco continentes, operando em mais de 20 países e atendendo a cerca de 80 mil clientes no mundo todo.l A accentuRe é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com mais de 190 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência, conhecimento so-bre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, levará aà mostra como pode colaborar com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance.l A intRaLinKs fornece soluções sob deman-da a empresas para colaboração, comunicação e intercâmbio de informações críticas dentro e fora da organização. O IntraLinks Exchanges, sua solução personalizada para a área de tra-balho, facilita a troca de informações críticas, a cooperação e a gestão do fluxo de trabalho dentro e fora da empresa. A plataforma da In-traLinks apresenta capacitações avançadas que elevam a produtividade e a eficiência. l A xeRox atua no mercado mundial compro-metida com inovações.No evento ECM Show 2010, vai demonstrar soluções importantes soluções como o SmartDocument Travel ( di-gitalização para multifuncionais); o DocuSha-re (plataforma de gestão de conteúdo) e o EIP – Extensible Interface Platform (solução que permite o acesso das MFP diretamente a um banco de dados). Além das soluções a compa-nhia levará seus equipamentos utilizados para demonstrar vários tipos de aplicações.

www.docmanagement.com.br

ECMSHOW 2010

19_CAPA_ECMSHOW.indd 32 18.08.10 18:51:33

Page 33: Document Management 19

Uma nova Revistapara um novo tempopara um novo tempo

A Guia Business Media, editora da revista DOCUMENT MANAGEMENT, irá lançar em novembro próximo uma nova publicação.

Trata-se da Revista SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA, uma publicação especializada em divulgar, valorizar e incentivar as iniciativas das empresas, instituições e governos, na criação e implementação de projetos e programas de Sustentabilidade, alem de promover as novas tecnologias, os novos produtos e soluções que estão otimizando os processos de produção e trabalho, contribuindo assim para tornar as empresas sustentáveis.

Quali� que-se através do site www.greencorporate.com.br/cadastro para receber gratuitamente as próximas edições da revista.

MAIS INFORMAÇÕESTel: + 5511 3392-4111www.guiabusinessmedia.com.br

Anuncio Revista SC.indd 1 16.08.10 22:32:35

Page 34: Document Management 19

34 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

A evolução das tecnologias de gestão da in-formação tem dado grandes saltos nas úl-timas décadas. Quem atua em TI há cerca

de 30 anos, ainda lembra do cartão perfurado, dos disquetes de 8”, dos sistemas mono processados, das “redes” de comunicação com 9.600 bps, de in-terfaces do usuário baseado em TTY, entre outras.

Especificamente no mercado da gestão de infor-mações não estruturadas (ou seja, aquelas não pro-cessáveis por tradicionais sistemas de processamento de dados, como imagens, vídeos, áudios, arquivos MS-Office, etc.) assistimos avanços semelhantes.

Até a década de 60, a única alternativa além do papel, eram os sistemas micrográficos, como o microfilme, sistemas COM (Computer Output to Microfiche), jaquetas e cartões-janela, que ainda encontramos hoje em dia.

Na década de 70 começam as primeiras ini-ciativas de digitalização de documentos, surgindo comercialmente o document imaging – apresen-tado aqui no Brasil como “processamento ele-trônico de imagens” (já existia o processamento eletrônico de dados).

Na década de 80 outras tecnologias começam a ajudar no processo de gestão de documentos – explicitamente o document management (ver-sionamento de documentos eletrônicos), COLD (Computer Output to Laser Disk) – saída do com-putador em discos ópticos como alternativa para o COM, e workflow – para a gestão do fluxo de do-cumentos em processos de negócio. Esse mercado foi batizado no exterior como mercado de EDMS – Electronic Document Management Systems, traduzido como GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Brasil.

Com o advento da internet uma série de novos conteúdos surge e traz consigo o desafio da ges-tão destes. Citamos as páginas web compostas de “templates” e conteúdo que precisa ser versionado, aprovado e publicado de forma sincronizada; ges-tão de e-mails (com anexos); URLs entre outros. Para tanto a disciplina de Web Content Manage-ment passa a ser somada e a indústria troca a sua denominação para ECM – Enterprise Content Management em cerca de 2000.

Mas a evolução não para. Diversos autores, associações e fornecedores começam a se utilizar

da expressão EIM – Enterprise Information Mana-gement para designar a nova abrangência de nossa indústria. A linha entre informações estruturadas e informações não estruturadas passa a ser cada vez mais tênue e isso faz com que fique cada vez mais integrada a gestão da informação.

Por exemplo, ao se “fatiar” uma imagem de um “press release” em uma logomarca, dados de contato, um título, primeiro parágrafo, o que se tem? Uma sequência de informações estrutura-das formando algo não estruturado? A grande vantagem aqui é o reúso dessas informações em outras aplicações.

Ou então, quando um sistema de gestão empresarial (ERP) apresenta os dados de um funcionário juntamente com as imagens de seus documentos em uma única interface para o usuá-rio, o que é isso?

Outro exemplo é o uso de ferramentas de BI – Business Intelligence extraindo dados a partir de informações não estruturadas.

Com esses exemplos procuramos demonstrar que fica cada vez mais difícil separar o mundo estruturado do mundo não estruturado. Com a expressão EIM procura-se trazer para baixo de um único guarda-chuva todos os tipos de informação de uma organização.

Obviamente as estruturas organizacionais de-verão ser adaptadas para fazer frente a esta nova movimentação. O CIO – Chief Information Offi-cer - deverá fazer juz à expressão: “Information” passando a entender áreas que até agora não lhe diziam respeito como o arquivo, as iniciativas de digitalização e até as políticas de gestão documen-tal sob o risco de ser atropelado, já que segundo diversas estimativas a quantidade de informações não estruturadas é bem superior.

EIM Walter W. Koch

Depois do DI, EDMS (GED), ECM, o EIM

WAltEr W. KoChé diretor da ImageWare.

consultor internacional em gestão Documental e tI.

Professor dos cursos de pós-gradução da Fesp e unip. Implementou alguns dos maiores projetos do País.

ministra cursos em diversos países da europa, África e

oriente médio. autor do livro Electronic Document

Management - Concepts and Technologies publicado em

Dubai em 2001.Responsável pelo treinamento

da aIIm no [email protected]

Discuta esse assunto em www.ecmconnection.com.br

Josetti Capusso

19_Artigo_Walter.indd 34 13.08.10 17:54:48

Page 35: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 15:19:10

Page 36: Document Management 19

36 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

Logo de início um número impressiona: o mercado de impressoras no Brasil crescerá 8,9% em 2010. Sen-

do 18,4% para os produtos Laser e 6,9% para os produtos Jato de Tinta segundo dados recentemente divulgados pela IDC. Os números são positivos visto que outros mercados pesquisados pelo instituto mostram-se tímidos e ainda sofrendo os efeitos da recessão econômi-ca de 2009.

Para se ter uma visão mais global, o mercado de periféricos como as impressas (HCP) para a EMEA - Europe, Middle East, Africa, por exemplo, continua a se estabilizar e recuperar, na esteira do cresci-mento generalizado e principalmente após os resultados negativos experimentados ao longo de 2009, conseqüência direta da primeira recessão do mundo verdadeiramente global.

Ainda segundo a IDC a previsão é de que o volume alcançados na EMEA não atingirão aqueles obtidos em 2008, mas até 2011, é esperado a comercialização de 46,8 milhões de unidades. “O ambiente econômico excepcionalmente fraco da Europa Ocidental que persistiu ao longo de 2009, dirigiu as despesas de impressão na região, embora a IDC possa prever uma recuperação gradual ao longo de 2010, desde que o retorno das economias-chave para o crescimento positivo do PIB desses países realmente aconteça”, disse Julio Vial, gerente de pesqui-sas da IDC. “O mercado da Europa Ocidental HCP está amadurecendo e algumas tecnologias vão diminuir durante o período de análise, tais como

a canibalização de impressoras multifuncionais, especialmente no segmen-to de jato de tinta” , diz o analista. Referindo-se especificamente ao mercado de impressoras de função única, Vial também disse que uma área de crescimento chave seria o segmento de impressão laser a cores e impressoras laser monocromáticas que conti-nuará a ser dominante para o segmento de impressoras de escritório.

Quanto a este último modelo a análise é apoiada por dados que prevêem que os embarques de impressora laser monocromática totalizarão 8,4 milhões de unidades na região EMEA, em 2014, em comparação com 2,9 milhões de embarques para impressoras a laser coloridas.

Com referência específica aos mercados emergentes na Europa Central, Oriente Médio e África (CEMA), Mitri Roufka, diretor regional de pesquisas da IDC, revelou áreas de crescimento na região. Ele disse que, apesar desse declínio dos dois maiores mercados do CEMA - Rússia e Turquia - experimentaram forte crescimento tanto no quarto trimestre de 2009, a taxa de crescimento para a região como um todo será de 12,2% até 2014.

A seguir, o leitor poderá ver um guia completo de especificações de impressoras a laser, formato A4, seus principais fornecedores no mercado nacional, bem como de suas principais características que auxiliarão na hora de determinar o equipamento correto para as tare-fas corporativas.

case

Mercado emCrescimento

Números no Brasil e outros países do mundo mostram que a procura corporativa por impressoras a laser continua crescente e as ofertas destes produtos continuam a ser atraentes.

Pesquisa de dispositivos page 2008-2014

Brasil Ano

2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014

Soma total de transferências* 869,560 684,449 780,074 883,582 985,818 1,056,562 1,106,778

Soma das receitas dos revendedores (US$) 799,511,905 629,717,229 712,974,191 787,404,040 851,600,739 876,232,005 887,882,753

Segundo o gartner, a classificação deste mercado ocorre por pages entendendo-se por page, um dispositivo de saída ( impresso-ra) que imprime uma página de cada vez. Isto inclui os seguintes tipos de tecnologia: laser, por tecnologia LeD , LeP, tinta sólida e feixe de elétrons.

*entendendo por transferências os volumes de produtos produzidos e embarcados para o país

19_Tabela_impressora_Paginas.indd 36 16.08.10 18:16:30

Page 37: Document Management 19
Page 38: Document Management 19

38 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

Konica

Modelobiz

hub C

20

FS-2

020D

FS-3

920D

N

FS-4

020D

N

FS-C

5100

DN

FS-C

5200

DN

FS-C

5300

DN

FS-C

5350

DN

FS-C

5400

DN

FS-1

120D

FS-1

320D

FS-1

370

SP 42

10N

SP 51

00N

SP 82

00DN

SP 91

00DN

SP 33

00DN

SP C8

20DN

SP C8

21DN

Tecnologia Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida

Conectividade USB 1.1 Host Port USB 2.0 Gigabit Ethernet

Porta Paralela IEEE1284 padrão, USB2.0 de Alta Velocidade, Interface HostUSB, KUIO LV Conector deAprimo-ramento (1), Interface de Rede10/100 Base TX Opcional (IB-31)

Interface de Rede Padrão 10/100 Base TX, Porta Paralela IEEE1284 padrão, USB 2.0 deAlta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Interface de Rede Padrão 10/100 Base TX, Porta Paralela IEEE1284 padrão, USB 2.0 deAlta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUiO LV Conector de Aquecimento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUiO LV Conector de Aquecimento (1)

USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface de Rede IB-23 opcional

USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface de Rede IB-23 opcional

10/100 BaseTX Padrão, USB 2.0 de Alta Velocidade, Impressão Host USB

10/100Base-TX Ethernet, USB 2.0, USB 2.0 Host

USB 2.0, 100BASE-TX/10BASE-T Ethernet, IEEE1284

USB 2.0, Ethernet 10/100Base-TX,

USB 2.0, Ethernet 100Base-TX/10Base-T

USB 2.0, 10/100Base-TX Ethernet

Ethernet 10/100Base-TX (RJ-45), USB 2.0, Interface USB Host

Ethernet 10/100Base-TX (RJ-45), USB 2.0, Interface USB Host

Sistema Operacional Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac , Linux

Windows,Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows,Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS , Linux

Windows, Mac OS, Novell NetWare ; UNIX; Citrix MetaFrame; SAP R/3

Protocolos de Rede TCP/IP, AppleTalk

Windows, Unix, Mac OS

Windows, Linux, Mac OS

Windows, Mac OS

Windows; Novell NetWare; UNIX : Sun Solaris, HP-UX, SCO OpenServer, RedHat Linux e IBM AIX; Citrix Meta-frame, Mac OS ; SAP R/3

Windows, Novell Net-Ware, UNIX, Sun Solaris, HP-UX, SCO OpenServer, RedHat Linux e IBM AIX; Citrix Meta-frame, Mac OS; SAP R/3

Resolução de Impressora Até 9600 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 X 600 Até 600 X 600 Até 1800 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 600 Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200 dpi

Até 1.200 x 1.200

Até 1.200 x 1.200

Memória Mínima DDR SDRAM 512 MB on board

128MB 128MB 128MB 256MB 256MB 256MB 256MB 256MB 32MB 128MB 128MB 256 MB 128MB 128MB 256 MB 32 MB 512 MB 512 MB

Memória de Impressora Expansível até 768 MB

expansível a 1.1520MB

expansível a 1.1520MB

expansível a 1.1520MB

expansível a 1280 MB

expansível a 1280 MB

expansível a 1280 MB

expansível a 1280MB

expansível a 1280MB

expansível a 544MB

expansível a 1152MB

expansível a 1152MB

512 MB RAM máxima/Unidade de Disco Rígido de 80 GB (opcional)

Máximo 512MB

Máximo 512MB

160 MB de RAM máxima

1 GB de RAM Máximos

1 GB de RAM Máximos

Escaninhos de saída/MAIL BOX não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Sim Sim

HD 40GB HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)

HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)

HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)HD-5A (40GB)

40GB 40GB 40GB 40 GB 40 GB Não possui HD, somente dis-positivo de ar-mazenamento compact FLEX e impressão direta pelo pen drive.

Não possui HD, somente dis-positivo de ar-mazenamento compact FLEX e impressão direta pelo pen drive.

Não possui HD, somente dis-positivo de ar-mazenamento compact FLEX e impressão direta pelo pen drive.

40 GB 80 GB 80 GB

Processador 500 MHz 440F5 / 533 MHz

440 / 600 MHz 440/ 677MHz PC 440 / 667 MHz

PC 440 / 667 MHz

PC 440 / 667 MHz

PC750 / 600MHz

PC750 / 733MHz

PC 405F5 / 360 MHz

PC 405F5 / 360 MHz

PC 440F5 / 500 MHz

RM7035C a 466 MHz

500 MHz RM7035C-533L @ 533 MHz

866 MHz ARM1020E a 400 MHz

Intel Celeron M @ 600MHz

Intel Celeron M @ 600MHz

Emulação XPS v1.0, PostScript 3, PCL 6

PCL6 (XL,5,PJL), KPDL3, PRESCRIBE, XPS

PCL6 (XL,5,PJL), KPDL3, PRESCRIBE, XPS

PCL6 (XL,5,PJL), KPDL3, PRESCRIBE, XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

RPCS, PCL5e, PCL6, PostScript3 emulação/PDF Direct Print, IPDS

PCL6, PostScript 3 emulado, PDF Direct

PCL5e, PCL6, PostScript3, PDF, RPCS, IPDS

PCL 5e/6, Adobe PostScript3, PDF, RPCS

PCL6 Pdr., PostScript 3 Emulado

Adobe PostScript 3, impressão direta do PDF

Adobe PostScript 3, impressão direta do PDF

Senhas não 100 100 100 100 100 100 100 100 0 0 0 200 500 500 500 500

Alimentação de Papel Gaveta para 250 folhas (padrão) Gaveta para 500 folhas (opcional)

01 Gaveta para até 500 Folhas

01 Gaveta para até 500 Folhas

01 Gaveta para até 500 Folhas

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 500 folhas

01 Gaveta para até 250 folhas

01 Gaveta para até 250 folhas

01 Gaveta para até 250 folhas

Bandeja de Papel de 500 folhas, Bandeja de Alim. Manual de 100 folhas

Bandeja Padrão - 500 folhas Bandeja de Alimenta-ção Manual - 100 folhas Unidade de Alimentação de Papel Opcional -500 folhas x 3 Máx: 2.100 folhas

2 x Bandejas de papel de 550 folhas, Bandeja de Alimentação Manual de 100 folhas

Bandeja de Papel de 250 folhas

SP C820DN (Base): 2 x 550 folhas + Bandeja de Alimentação Manual de 100 folhas/ SP

SP C820DN (Base): 2 x 550 folhas + Bandeja de Alimentação Manual de 100 folhas/ SP

Bypass Bandeja multipropósito de 100 folhas (padrão)

01 Bandeja Manual para até 100 Folhas

01 Bandeja Manual para até 100 Folhas

01 Bandeja Manual para até 100 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 folhas

01 Bandeja Manual para até 150 folhas

01 Bandeja para até 150 folhas

01 Bandeja para até 150 folhas

01 Bandeja para até 150 folhas

2 Unidades de Alimentação de Papel de 500 folhas

Bandeja de Alim. Manual de 1 folha

Formato de Papel A6 até A4 A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A5/Oficio Carta/A3 Opcional A5

A5/A3 A4/A5/Carta A3/Carta A5 a A3 A5/Oficio

Impressão/Mês 120.000 150.000 200.000 250.000 Até 60.000 Até 100.000 Até 130.000 Até 140.000 Até 150.000 25.000 50.000 50.000 1.600 folhas 20.000 300.000 300.000 50.000 4000 200 000

Velocidade da Impressora 25/25ppm Carta: 37ppm, Ofício: 28ppm, A4: 35ppm

Carta: 42ppm, Ofício: 33ppm, A4: 40ppm

Carta: 47ppm, Ofício: 38ppm, A4: 45ppm

PB:23ppm carta/21ppm A4 Color:23ppm carta/21ppm A4

PB:23ppm carta/21ppm A4 Color:23ppm carta/21ppm A4

PB:28ppm carta/21ppm A4 Color:26ppm carta/21ppm A4

PB:32ppm carta/30 A4 Color: 28ppm carta/30 A4

PB:32ppm carta/30 A4 Color: 28ppm carta/30 A4

Carta: 32ppm Ofício: 30ppm

Carta: 37ppm Oficio: 30ppm A4: 35ppm

Carta: 37ppm Oficio: 30ppm A4: 35ppm

37ppm 45 ppm 50 PPM 75 PPM 30 ppm 40 ppm 50 ppm

CMYK l l l l l l l lRGB l l l l l l l l l l l Duplex l l l l l l l l l l l l l l l l l l lMUlti Up l l l l l l l l l l l l l l l l l l lGrampeamento Display l l l l l l l l l l l l l l l l l l lTouch Screen

19_Tabela_impressora_Paginas.indd 38 16.08.10 18:16:31

Page 39: Document Management 19

Julho / Agosto 09 | Document management 39 www.docmanagement.com.br

BrotherSP

C311

N

SP C3

12DN

SP C2

31N

SP C2

32DN

SP C4

30DN

SP C4

31DN

HL-2

140

HL-2

170W

HL-3

040C

N

HL-4

040C

DN

HL-5

340D

HL-5

350D

N

HL-5

370D

WT

CM23

20

CP12

15

P301

5dn

FS-C

5100

DN

FS-C

5200

DN

FS-C

5300

DN

FS-C

5350

DN

FS-C

5400

DN

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Monocrotica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida

USB 2.0, Ethernet 10/100Base-TX

USB 2.0, Ethernet 10/100Base-TX, PictBridge

Padrão: Ethernet 10 base-T/100 base-TX USB 2.0

Padrão: Ethernet 10 base-T/100 base-TX USB 2.0 PictBridge

10/100Base-TX Ethernet, USB 2.0, I/F USB Host

10/100Base-TX Ethernet, USB 2.0, I/F USB Host

USB 2.0 USB 2.0, Ethernet, Wireless

USB 2.0, Ethernet

USB 2.0, Ethernet

USB 2.0, Paralela

USB 2.0, Ethernet, Paralela

USB 2.0, Ethernet, Paralela

USB 2.0, conectividade em rede Ethernet/Fast Ethernet embutida

Porta USB 2.0 de alta velocidade; Impressão baseada em host

USB 2.0 Ethernet, USB 2.0, Rede 10/100/1000 integrada

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUIO LV Conector de Aprimora-mento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUiO LV Conector de Aquecimento (1)

Padrão 10/100 Base TX, USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface Host USB, KUiO LV Conector de Aquecimento (1)

Windows; Mac OS; Novell NetWare; Citrix MetaFrame; UNIX

Windows, Mac OS; Novell NetWare, Citrix MetaFrame; UNIX

Windows, Mac OS. Novell Netware

Windows, Mac OS Novell Netware

Windows; Mac OS, UNIX , Sun Solaris, HP-UX, Red Hat Linux, SCO Open Server, IBM AIX; SAP R/3

Windows; Mac OS; UNIX; Sun Solaris, HP-UX, Red Hat Linux, SCO Open Server, IBM AIX; SAP R/3

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows, Mac OS, Linux

Windows; Mac OS

Windows Windows Windows; Novel 6.5, Mac OS , Linux, UNIX

Windows; Novel 6.5, Mac OS, Linux, UNIX

Windows; Novel 6.5, Mac OS, Linux, UNIX

Windows ; Novel 6.5, Mac OS, Linux, UNIX

Windows; Novel 6.5, Mac OS , Linux, UNIX

Até 1200 x 600

Até 2400 x 600

Até 2400 x 600 Até 2400 x 600 Até 600 dpi (1 bit)/600 dpi (2 bits)/1 200 dpi

Até 600 dpi (1 bit)/600 dpi (2 bits)/1 200 dpi

Até 2400 x 600 dpi

Até 2400 x 600 Até 600 x 2400 Até 2400 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1201 x 1200

Até 1201 x 1200

Até 19.200 x 19.200

Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 x 600 Até 600 X 600 Até 600 X 600

128 MB 128 MB 128 MB 128 MB 384 768 MB 8 MB 32 MB 32 MB 64 MB 16 MB 32 MB 32 MB 160 MB 16 MB 32 MB RAM 256MB 256MB 256MB 256MB 256MB

640 MB 640 MB 640 MB 640 MB 768 MB 8 MB 32 MB 544 MB 576 MB 528 MB 544 MB 544 MB expansível até 416 MB

16MB 32 MB RAM expansível a 1280 MB

expansível a 1280 MB

expansível a 1280 MB

expansível a 1280MB

expansível a 1280MB

Não Não Não Não Não mod-elo CM2320nf dispõe de mail box

Não escaninho de saída traseiro

Não Não Não Não Não

Não Não Não Não Não Não Não HD 160GB HD externo 160GB

160 GB 40GB 40GB 40GB 40 GB 40 GB

400 MHz. 400 MHz. 300 MHz 300 MHz 600MHz 600MHz 181 MHz 181 MHz 300 MHz 300 MHz 300 MHz 300 MHz 300 MHz 450 MHz 264 MHz 540 MHz PC 440 / 667 MHz

PC 440 / 667 MHz

PC 440 / 667 MHz

PC750 / 600MHz

PC750 / 733MHz

PostScript 3 PostScript 3 PCL5c, PCL6, PostScript® 3™¹

PCL5c, PCL6, PostScript

Adobe PostScript3, PCL 5c, PCL 6, Ricoh RPCS

Adobe PostScript3, PCL 5c, PCL 6, Ricoh RPCS

GDI GDI, PCL6 GDI GDI, PCL6 GDI, PCL6, BrScript 3, IBM, Epson

GDI, PCL6, BrScript 3, IBM, Epson

GDI, PCL6, BrScript 3, IBM, Epson

emulação HP PCL5c

Emulação PCL 6.

emulação HP postscript nível 3

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3), XPS

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3), XPS

500 500 Não Não Não Não Não Não Não Senha embutida

Senha embutida

senha embutida

100 100 100 100 100

500 folhas 500 folhas Padrão: 1 x bandeja de papel para 250 folhas Bandeja de alimentação manual de 1 folha Máximo: 751 folhas

Padrão: 1 x bandeja de papel para 250 folhas Bandeja de alimentação manual de 1 folha Máximo: 751 folhas

Padrão: 550 Máxima: 2300

Padrão: 550 Máxima: 2300

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

2 gavetas para até 500 folhas

1 multipropósito para 50 folhas e bandeja 2 de entrada para 250 folhas.

Capacidade de en-trada máxima (bandeja 1) Folhas:150, transpar-ências: 50, cartões: 50, envelopes:10

Bandeja mul-tiuso para 100 folhas 1, uma bandeja de entrada para 500 folhas 2, unidade frente e verso automática

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 250 Folhas

01 Gaveta para até 500 folhas

100 100 1 folha 1 folha 1 folha 50 folhas 50 folhas 50 folhas 50 folhas Bandeja 3 de entrada para 250 folhas

Capacidade de bandeja para papel, máxima: 1 bandeja

Bandeja de saída para 250 folhas; Bandeja posterior de saída para 100 folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 Folhas

01 Bandeja Manual para até 150 folhas

01 Bandeja Manual para até 150 folhas

Carta/Ofi cio - Opcional A5

A6/A4 A6/A4 A5/ Ofi cio A5/Ofi cio Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

Carta até Ofício 1

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

50.000 50.000 30.000 30.000 150.000 150.000 10.000 10.000 25.000 35.000 30.000 30.000 30.000 Até 40.000 Até 25.000 Até 100.000 Até 60.000 Até 100.000 Até 130.000 Até 140.000 Até 150.000

26 PPM 26 PPM 20 ppm 20 ppm Cores/PB: 35 Cores/PB: 40 23ppm 23ppm 17 ppm / 17 ppm

21 ppm / 21 ppm

32 ppm 32 ppm 32 ppm (Carta): preto-e-branco: até 17,8 s;até 17,9 s em cores

Preto e branco: até 12 ppm; cores: até 8 ppm

Até 40 ppm PB:23ppm carta/21ppm A4 Color:23ppm carta/21ppm A4

PB:23ppm carta/21ppm A4 Color:23ppm carta/21ppm A4

PB:28ppm carta/21ppm A4 Color:26ppm carta/21ppm A4

PB:32ppm carta/30 A4 Color: 28ppm carta/30 A4

PB:32ppm carta/30 A4 Color: 28ppm carta/30 A4

l l l l l l l l l l l l ll l l l l l l l

l l l l l l l l l l l l l l ll l l l l l l l l l l l l l l l l l

l l l

l l l l l l l l l l l l l l l ll

19_Tabela_impressora_Paginas.indd 39 16.08.10 18:16:32

Page 40: Document Management 19

40 Document management | Julho / Agosto 09 www.docmanagement.com.br

Okidata SAMSUNG Canon

ModeloFS

-112

0D

FS-1

320D

FS-1

370

B410

d

B430

dn

B650

0dn

B930

dn

C110

C340

0n

C710

dn

C830

dn

C985

0hdn

SCX-

4828

FN

SCX-

5635

FN

SCX-

5835

FN

SCX-

6545

N

SCX-

6555

N

CLX-

8385

N

LBP 5

9070

/ 597

5

Tecnologia Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida

Conectividade USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface de Rede IB-23 opcional

USB 2.0 de Alta Velocidade, Interface de Rede IB-23 opcional

10/100 BaseTX Padrão, USB 2.0 de Alta Velocidade, Impressão Host USB

USB 2.0, Porta Paralela IEEE 1284

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234, serial RS-232C

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234

USB 2.0 USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno)

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234

USB 2.0, RJ 45 (servidor de impressão Eth-ernet 10/100 Base-TX interno), Porta Paralela IEEE 1234

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100BaseTX

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100BaseTX

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100BaseTX

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100/1000 BaseTX

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100/1000 BaseTX

Hi-Speed USB 2.0, Ethernet 10/100/1000 BaseTX

10 / 100 Base-Tx (RJ-45), Porta Paralela (compatível IEEE 802.11), USB 2.0 / USB1.0

Sistema Operacional Windows; Novel , Mac OS, Linux e UNIX

Windows; Novel, Mac OS, Linux e UNIX

Windows; Novel, Mac OS, Linux e UNIX

Windows, Mac OS, Linux,

Windows, Mac OS, Linux,

Windows, Mac OS, Linux, Unix, Novell

Windows, Mac OS, Linux, Unix

Windows Windows, Mac OS

Windows, Mac OS, Linux, Unix

Windows, Mac OS, Linux, Unix,Sun Solaris 8.0

Windows, Mac OS, Linux, Unix,Novell, Citrix® MetaFrame®

Windows , Linux, Mac OS

Windows, Mac OS, Linux, Netware, Unix

Windows, Mac OS, Linux, Netware, Unix

Windows, Mac OS, Linux, Netware, Unix

Windows, Mac OS, Linux, Netware, Unix

Windows, Mac OS, Linux, Netware, Unix

Windows, Mac OS, Citrix

Resolução de Impressora Até 1800 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 2400x600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 600 Até 1200 x 600 dpi

Até 1200 x 600 Até 1200 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 600 x 600 dpi

Até 1200 x 1200

Memória Mínima 32MB 128MB 128MB 32 MB 64 MB 128 MB 256 MB 16 MB 32 MB 256 MB 256 MB 1.024 MB e 4 MB de Flash

128 MB 128 MB 256 MB 256 MB 256 MB 1 GB 256 MB padrão

Memória de Impressora expansível a 544MB

expansível a 1152MB

expansível a 1152MB

expansível a 288 MB

expansível a 320 MB

expansível a 640 MB

expansível a 768 MB

16 MB expansível a 288 MB

expansível a 768 MB

expansível a 768 MB

1.024 MB Expansível até 384 MB

Expansível até 384 MB

Expansível até 512 MB

Expansível até 512 MB

Expansível até 512 MB

Expansível até 2 GB

768 MB máx.

Escaninhos de saída/MAIL BOX Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não Não sim sim sim sim

HD Não Não Não Não Não opcional de 60GB

opcional de 40GB

Não Não opcional de 40GB

opcional de 40GB

40 GB Não Não 80 GB 80 GB 80 GB 160 GB 30GB opcional

Processador PC 405F5 / 360 MHz

PC 405F5 / 360 MHz

PC 440F5 / 500 MHz

297 MHz 297 MHz 533MHz 600MHz 80MHz 200 MHz 700 MHz 700 MHz 1 GHz 360MHz 360MHz 360MHz 500MHz 500MHz 800 MHz MIPS64 Series (533 MHz)

Emulação PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

PRESCRIBE, PCL6 (PCL5c, PCLXL), KPDL (PS3)

PCL 6; IBM® ProPrinter® III XL; Epson® FX

PCL 6; IBM® ProPrinter® III XL; Epson® FX

PCL 6; PCL 5; opt PS3; Epson® F; PDF (1.3), TIFF; HP-GL/2

PCL5e, PCL 6; PostScript® 3™; Epson® FX; PDF v1.3

Enhanced Windows Printing (GDI)

Enhanced Windows Printing (GDI)

PCL 5c; PostScript® 3™;PDF 1.5

PCL5c, PostScript® 3™, IBM® ProPrinter® e Epson® FX;PDF 1.5

PCL® 5c, PostScript® 3™, IBM® ProPrinter® e Epson® FX;PDF 1.5

PCL5e, PCL6, PostScript 3

PCL5e, PCL6, PostScript Level3, PDF 1.4, TIFF

PCL5e, PCL6, PostScript Level3, PDF 1.4, TIFF

PCL5e, PCL6, PostScript Level3, PDF 1.4, TIFF

PCL5e, PCL6, PostScript Level3, PDF 1.4, TIFF

PCL5C, PCL6, PostScript Level3, PDF 1.4

PCL5c/6c, PS3 opcional

Senhas 0 0 0 não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável Não Sim Sim Sim Sim Sim 99 senhas (com HD)

Alimentação de Papel 01 Gaveta para até 250 folhas

01 Gaveta para até 250 folhas

01 Gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta superior para 150 páginas; gaveta inferior para 550 páginas

2 gavetas para até 500 folhas

1 gaveta para até 200 folhas

1 gaveta para até 250 folhas

1 gaveta para até 530 folhas

1 gaveta para até 300 folhas

1 gaveta para até 530 folhas

1 gaveta pata até 250 folhas + bandeja opcional

1 gaveta pata até 250 folhas + bandeja opcional

1 gaveta pata até 500 folhas + bandeja opcional

1 gaveta pata até 520 folhas + bandejas opcionais

1 gaveta pata até 520 folhas + bandejas opcionais

1 gaveta pata até 520 folhas + bandejas opcionais

1 gaveta para 230 folhas e mais uma gaveta opcional para 500 folhas

Bypass 01 Bandeja para até 150 folhas

01 Bandeja para até 150 folhas

01 Bandeja para até 150 folhas

1 folha 50 folhas não aplicável 100 folhas 1 folha 1 folha 100 folhas 100 folhas 230 folhas 1 folha 50 folhas 50 folhas 100 folhas 100 folhas 100 folhas 90 folhas

Formato de Papel A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A4/Carta/Ofício

A5/A6/Oficio A5/A6/Oficio A5/A6/Oficio C5/A3 A5/A6/Oficio A5/A6/Oficio- Banners até 1,20m

A5/A6/Oficio- Banners até 1,20m

A5/A3 - Banners até 1,20m

C5/A3 - Banners até 1,20m

A6 até oficio 1 A5 até oficio 1 A5 até oficio 1 A6 até oficio 1 A6 até oficio 1 A6 até oficio 1 Até A3

Impressão/Mês 25.000 50.000 50.000 50.000 70.000 200.000 300.000 35.000 35.000 100.000 75.000 150.000 50.000 Até 80.000 Até 80.000 Até 200.000 Até 250.000 Até 100.000 Até 120.000

Velocidade da Impressora Carta: 32ppm Ofício: 30ppm

Carta: 37ppm Oficio: 30ppm A4: 35ppm

Carta: 37ppm Oficio: 30ppm A4: 35ppm

30 ppm 30ppm 45 ppm 50 ppm 20 ppm em preto e 5 ppm em cores

20 ppm em preto e 16 ppm em cores

32 ppm em preto e 30 ppm em cores

32 ppm em preto e 30 ppm em cores

40 ppm em preto e 36 ppm em cores

30 ppm 35 ppm 35 ppm 45 ppm 55 ppm 40 ppm 31ppm

CMYK l l l l l l lRGB l l lDuplex l l l l l l l l l l l l l l l l lMUlti Up l l l l l l l l l l l l l l lGrampeamento l l l l l lDisplay l l l l l l l l l l l l l l l l lTouch Screen l l l

19_Tabela_impressora_Paginas.indd 40 16.08.10 18:16:32

Page 41: Document Management 19

Julho / Agosto 09 | Document management 41 www.docmanagement.com.br

LexmarkLP

B 546

0

LBP 3

460

Lexm

ark X

264d

n

Lexm

ark X

364d

n

Lexm

ark X

464d

e

Lexm

ark X

656d

e

Lexm

ark X

658

Lexm

ark X

860d

e

Lexm

ark X

864d

e

Lexm

ark X

738d

e

Lexm

ark X

945d

e

Lexm

ark X

544d

n

PHAS

ER 34

35

PHAS

ER 36

00DN

PHAS

ER 45

10DN

PHAS

ER 55

50DN

PHAS

ER 62

80DN

PHAS

ER 88

60DN

PHAS

ER 63

60DN

PHAS

ER 75

00DN

PHAS

ER 77

60DN

Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Mono-cromatica

Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida Laser Colorida

10 / 100 Base-Tx (RJ-45), Porta Paralela (compatível IEEE 802.11), USB 2.0 / USB1.0

10 / 100 Base-Tx (RJ-45), Porta Paralela (compatível IEEE 802.11), USB 2.0 / USB1.0

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

USB 2.0, RJ45 (rede)

Paralela, USB 2.0, 10/100Base-TX Ethernet

10/100Base-TX Ethernet, Paralela, USB 2.0

Ethernet 10/100 BaseTX, Paralela, USB 2.0

Ethernet 10/100/1000 Base-T, Paralela, USB 2.0

USB 2.0, 10/100Base-TX Ethernet

10/100Base-TX Ethernet, USB 2.0

Ethernet 10/100Base-TX , USB 2.0

USB 2.0 de alta veloci-dade; Gigabit Ethernet

10/100/1000-BaseTX Ethernet, USB 2.0

Windows, Mac OS, Citrix

Windows, Mac OS, Citrix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, MacOS, Unix

Windows, Mac OS®, diversos SOs Linux®

Windows, Mac OS, Novell Netware, Li-nux, Mandrake 9.2–10.1, cose 8.2–9.2, Unix HP-UX, Sun Colares, SCO,

Windows, Mac OS, Novell Netware, Li-nux, Fedora™ Core 5, SUSE 10.0, Unix: Microsystems Sun Solaris™ 9/10, IBM AIX® 5.1, HP-UX 11.0/11i, drivers de im-pressora Xerox Walk-Up® com Windows

Windows, Mac OS, Novell Netware , Linux, Fedora™ Core 5, SUSE 10.0, Unix: Sun Microsystems Solaris™ 9/10, IBM AIX® 5.1, HP-UX 11.0/11i, Xerox Walk-Up

Windows, Xerox Global Print Driver, Xerox Mobile Express Driver, Mac OS® versão 10.3 e superior, Linux: SUSE™, Red Hat®, TurboLinux 10 Desktop

Windows, Mac OS, Novell NetWare, UNIX/Linux

Windows, Mac OS, Novell NetWare,Linux Red Hat®, Fedora™ Core 5, SUSE™ Linux, UNIX: Sun Solaris™ 9/10, IBM AIX® 5.1, HP/UX® 11.0/11

Windows, Mac OS, Sun Solaris 8/9/10, SUSE® 10.0 e 11.x, Red Hat® 4, Fedora Core 1-5, IBM AIX 5I v5.3, HP-UX 11.0/11iv2, Xerox Global Print Driver™, Xerox Mobile Express Driver™

Windows, , MacOS, Novell NetWare 4.x/5.x/6.x, UNIX (Linux 5.2+, Sun OS 4.x, Sun Solaris 2.4+, DEC, HP/UX 11.x, IBM AIX 4.2+, SGI, SCO), drivers de impressão Walk-up Xerox com Windows

Até 1200 x 1200

Até 600 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200ppp

Até 1200 x 1200ppp

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

Até 600 x 600 Até 2400 FinePoint™

Até 2400 x 600 Até 1200 x 1200

Até 1200 x 1200

256 MB padrão

64MB 64Mb 128Mb 128Mb 256Mb 256Mb 256Mb 256Mb 512Mb 512Mb 128Mb 64 MB 128 MB 128 MB 256 MB 256 MB 256 MB 256 MB 512 MB (DDR2)

512 MB

768 MB máx. 320MB Até 266Mb Até 266Mb Até 640Mb até 1.280Mb até 1.280Mb até 1.280Mb até 1.280Mb até 1.536Mb até 1024Mb até 640Mb Expansível a 320 MB

Expansível a 512MB

Expansível a 512MB

Expansível a 1GB

Expansível a 1.280 MB

Expansível a 1GB

Expansível a 1GB

Expansível a 2GB

Expansível a 1GB

sim não não não não sim não não não não não não não não não não não não não não

60GB opcional Não não não Opcional 80Gb HD 80Gb HD 80Gb HD 80Gb HD 80Gb HD 80Gb HD 80Gb não não não Mínimo de 40 GB (Opcional)

Mínimo de 40 GB

Mínimo de 40 GB (Opcional)

Mínimo de 40 GB (Opcional)

Mínimo de 40 GB (Opcional)

Mínimo de 40 GB (Opcional)

Mínimo de 40 GB

MIPS64 Series (533 MHz)

R4000-333-MHz

266 Mhz 266Mhz 500 Mhz 600 Mhz 600 Mhz 800 Mhz 800 Mhz 900 Mhz 1,2 Ghz 500 Mhz 400 MHz 400 MHz 533 MHz 500 MHz 400 MHz 750 MHz 1 GHz 1 GHz 800 MHz

PCL5c/6c, PS3 padrão

PCL5e/PCL6 GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

GDI, PCL5e/6, Post Script 3

opt PS3; PCL® 5e e 6, IBM ProPrinter e emulações Epson

opt PS3, emulações PCL®6 e 5

opt PS3, emu-lação PCL® 5e, emulação PCL 6

opt PS3, PCL® 6 / PCL® 5e emulation, Direct PDF

PCL® 6, PCL® 5e, Adobe® PostScript® 3™, IPv6

True Adobe® PostScript® 3™, Emulação PCL® 5c

opt PS3, emulaçãode PCL 5c®

opt PS3, PCL® 5c

opt PS3, PCL5c, Adobe PDF-Direct

99 senhas (com HD)

Não não não sim sim sim sim sim sim sim não não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável não aplicável

1 gaveta para 250 folhas e mais uma gaveta opcional para 500 folhas

1 gaveta para 250 folhas e mais uma gaveta opcional para 500 folhas

1 gaveta de 250 folhas

1 gaveta de 250 folhas

1 gaveta de 250 folhas

1 gaveta de 550 folhas

2 gavetas de 550 folhas

2 gavetas de 500 folhas

2 gavetas de 500 folhas + 2 gavetas de 1000 folhas

1 gaveta de 550 folhas

2 gavetas de 500 folhas + 2 gavetas de 1000 folhas

1 gaveta de 250 folhas

1 bandeja para até 250 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 bandeja para até 500 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 bandeja para até 550 folhas, 1 bandeja multifun-cional

2 bandejas para até 500 folhas, 1 bandeja multi-funcional

1 bandeja para até 250 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 Bandeja para até 525 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 Bandeja para até 550 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 Bandeja para até 500 folhas, 1 bandeja multifun-cional

1 Bandeja para até 500 folhas, 1 bandeja multifun-cional

100 folhas 100 folhas Folha avulsa 50 folhas 50 folhas 100 folhas 100 folhas 100 folhas 100 folhas 100 folhas 100 folhas Folha avulsa Bandeja multifuncional de 50 folhas

Bandeja multifuncional de 100 folhas

Bandeja multifuncional de 150 folhas

Bandeja multifuncional de 100 folhas

Bandeja multifuncional de 150 folhas

Bandeja multifuncional de 100 folhas

Bandeja multifuncional de 150 folhas

Bandeja multifuncional de 100 folhas

Bandeja multifuncional de 150 folhas

Até Ofício Até Ofício A5 até ofi cio A5 até ofi cio A5 até ofi cio A5 até ofi cio A5 até ofi cio A5 até A3 A5 até A3 A5 até ofi cio A5 até A3 A5 até ofi cio A5/Ofi cio A4/A6 Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio Carta/Ofi cio

120.000 150.000 50000 80000 80000 275000 275.000 150.000 300.000 100.000 200.000 35.000 Até 80.000 Até 200.000 Até 200.000 Até 300.000 Até 70.000 Até 120.000 Até 100.000 Até 150.000 Até 150.000

31ppm 35ppm 30ppm 35ppm 40ppm 55ppm 55ppm 35ppm 55ppm 35/35ppm (mono/cor)

45/40ppm (mono/cor)

25/25ppm (mono/cor)

35ppm 40ppm 45ppm Até 50 ppm uma face, 50 ppm dupla face

Até 26 ppm em cores/31 ppm em PB

Até 30 ppm em cores/30 ppm em PB

Até 42 ppm em cores / 42 ppm em PB

Até 35 ppm coloridas/35 ppm PB

Até 35 ppm em cores/45 ppm em PB

l l l l l l l l l ll l l

l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l ll l l l l l l l l l l l l l l l l l l

l l l l l

l l l l l l l l l l l l l ll l l l l l l l

19_Tabela_impressora_Paginas.indd 41 16.08.10 18:16:33

Page 42: Document Management 19

42 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Muito se tem falado e há muito tempo sobre gestão documental e vários termos e ter-minologias têm sido criados ou adaptados

para descrever tecnologias e metodologias, visando dar um mínimo de ordem ao acervo documental.

Há cerca de 20 anos, aparece um termo cunhado a partir da tradução de EDMS – Eletronic Docu-ment Management System deu origem ao GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Começa então o uso de Tecnologia da Informação como fer-ramenta para o gerenciamento de documentos.

Durante muito tempo, adotar uma solução de GED era traduzido como iniciar um processo de digitalização de documentos, que, por sua vez, era considerado uma evolução do microfilme, que por sua vez foi uma das principais ferramentas na ges-tão documental, tendo sua importância refletida na criação em 1968 de uma lei específica sobre seu uso e complementada por decreto lei em 1996.

Digitalização de documentos teve início nos primórdios dos anos 90 de forma muito tímida em razão do estágio da computação e seus limites, como poder de processamento, memória disponível, custo do MByte em disco, velocidade de rede, entre outros.As soluções de GED disponíveis na época eram pro-prietárias e voltadas para digitalização de documen-tos e com módulos de pesquisa e acesso às imagens incluídas na solução. Terminologias como Document Imaging e Capture começavam a fazer parte do dia a dia dos profissionais envolvidos na implantação de GED. Fabricantes e distribuidores de scanners eram considerados os principais fornecedores, pois por uma percepção errada do mercado, todo o processo de digitalização tinha início na compra de scanners específicos de documentos.

A partir do fim dos anos 90, a importância no foco em scanner começa a dar espaço para a questão da gestão documental. O mercado começava a per-ceber que digitalizar todo o acervo documental sem antes haver um processo de avaliação e organização tinha como resultado o insucesso, não gerando os benefícios esperados.No início do novo milênio, o ambiente computacional já estava bastante evoluído, seguindo a lei de Moore, com o custo por megabyte caindo ano após ano e com o acesso facilitado à ban-da larga por parte de empresas de pequeno e médio porte, a internet começava a fazer sua parte ao se

tornar a principal via de tráfego das informações.Com toda a evolução nas ferramentas da Tecno-

logia da Informação, as tecnologias envolvidas em soluções de GED também evoluíram na medida em que também se tornaram mais volumosas e comple-xas as informações e conteúdos trafegados dentro das organizações, assim como pela web. Começa então a ser cunhado o termo ECM, agregando muito das tecnologias de GED e acrescentando outras va-liosas ferramentas como WCM, BPM, Colaboração, IM, entre outras.

Tecnologia sempre foi e sempre será da mais alta importância e vital para termos um gerenciamento adequado de documentos e conteúdos, mas não po-demos deixar de lembrar que tecnologia sempre será uma ferramenta.

Aliás, hoje em dia muitas empresas quando ma-peiam processos, podem fazê-lo de forma simples, lançando mão apenas de editores de texto e planilhas. Gestão documental também pode ser possível com essas mesmas ferramentas, uma vez que o principal está na metodologia adequada e no envolvimento de profissionais especializados nestas questões. Ocorre que o dimensionamento e uso correto de Tecnologias da Informação adequada e aderente, potencializa os resultados e benefícios, principalmente no cenário atual de altíssimo volume de informações e na com-plexidade no uso dessas informações, como falei no artigo anterior.O cenário acima mostra a importância da evolução e aplicação adequada das Tecnologias sincronizada e sintonizada com as metodologias e com os profissionais da informação.

E mais importante e acima de tudo, em como ECM afeta diretamente a estratégia corporativa, qualquer que seja o porte ou segmento da organiza-ção, pois vai ao encontro da questão de melhoria dos processos de negócios bem como viabiliza a tomada de decisões, corretas, em razão do uso correto das informações e conteúdos corporativos. Além disso, não podemos nos esquecer de um profissional nem sempre lembrado, quando da implantação de ECM: o gerente de Projetos e de todas as melhores práticas que um profissional PMP pode enriquecer e viabili-zar o sucesso do projeto.

E ainda nessa direção, vale um lembrete de extre-ma importância: a capacitação profissional de todos os envolvidos, desde usuários até fornecedores!

ECM Wilton Tamane

A importância do ECM

Wilton tAMAnE é administrador de empresas especializado em sistemas

e técnico em eletrônica Industrial. consultor na área

de scanners e gerenciamento de documentos

[email protected]

Discuta esse assunto em www.ecmconnection.com.br

Josetti Capusso

19_Artigo_Wilton.indd 42 13.08.10 17:55:40

Page 43: Document Management 19
Page 44: Document Management 19

ECM PRACTITIONERTreinamento presencial de 2 dias. Tem o objetivo de fornecer uma sólida formação sobre estratégias, métodos e ferramentas para a gestão de informação.

Datas: 26 á 27/10 e30/11 á 01/12

São Paulo - SP

ECM SPECIALISTTreinamento presencial de 2 dias. Cobre as melhores práticas globais para implementação de projetos de ECM

Data: 05 á 06/10 e09 á 10/11

São Paulo - SP

ECM MASTERTreinamento presencial de 2 dias. Consolida a formação em ECM, unindo os fundamentos do ECM Practitioner e ECM Specialist e a sua implementação, a um estudo de caso.

Consulte Próximas Turmas

AIIM ECM CERTIFICATION é a certifi cação mais importante do mundo na área de Gestão da Informação criada pela AIIM em três niveis:

T U R M A S I N C O M PA N Y S O B M E D I D A P A R A E M P R E S A S E M T O D O O B R A S I L

INFORMACÕES E INSCRIÇÕES :Te l : ( 11 ) 3392 -3898ww w. gu i a t ra i n i ng . com .b r

VOCÊ ESTÁPREPARADO

PARA O FUTURO?Aprenda a gerenciar as informações de sua empresa com os programas de capacitação da Guia Training.

Realização em parceria com:

COMPTIA CDIA+Único Treinamento ofi cial no Brasil. Apresenta as melhores práticas para a implantação de projetos de gestão de documentos

Data: 18/10 á 21/10São Paulo - SP

FUNDAMENTOS DO E-DISCOVERYApresenta os conceitos de E-Discovery, identifi cando os dire-cionadores-chave de utilização, principais metodologias e passos necessários ao longo do processo de e-Discovery.

Turma emFormação

COMPTIA CDIA+Único Treinamento ofi cial no

Novos

Treinamentos

FUNDAMENTOS DA DIGITALIZAÇÃOTreinamento presencial de 1 dia com o objetivo de fornecer uma sólida formação sobre os fundamentos da digitalização, suas aplicações, benefí-cios, oportunidades e tendências de mercado. Aprenda a dimensionar um ambiente de digitalização, preparar documentos, escolher equipamentos e softwares necessários.

DE R$640,00 POR R$480,00

FORMAÇÃO EM ANÁLISEDE PROCESSOS

Aprenda a analisar, mapear e modelar processos de negócios. Formação completa com módulo conceitual e prático.

TURMAS EM FORMAÇÃO

Inscreva-se antecipadamente em uma das turmas em formação e ganhe até 25% de

desconto no valor do treinamento.

SharePoint tem sido utilizado por empresas de todos os portes para gestão documen-tal, publicação web, colabora-ção e gestão de processos.

Turma emFormação

Outros treinamentos em ECM, Document Management, Capture, Records Management, Segurança da Informação, BPM, E-Discovery, Enterprise 2.0, Certifi cação Digital, Knowledge Management entre outros

Disponivel

também ON LINE✕Aprenda a analisar, mapear e modelar

Turma em

Formação

19_Guia Training_21x28_OK.indd 1 17.08.10 16:58:15

Page 45: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 14:50:39

Page 46: Document Management 19

46 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

A Galvão engenharia é uma construtora que faz

parte do Grupo Galvão que atua na prestação de serviços de engenharia e construção para setores da infraestrutura no Brasil e no exterior, tais como óleo e gás, energia elétrica, infraes-trutura rodoviária, aeroviária, portuária, ferro-viária e urbana, além de saneamento básico e construção industrial.

Parceiras desde 2006, quando iniciou a instalação dos primeiros equipamentos de im-pressão na matriz da construtora, em São Paulo, a Construtora e Simpress, empresa provedora de outsourcing de impressão e responsável pela distribuição da marca Ricoh no Brasil, iniciaram um projeto especial de outsourcing.

Com o tempo, o serviço que inicalmente era restrito à matriz , tornou-se mais especializado e estendeu-se aos demais escritórios, as filiais e tam-bém para os escritórios montados em canteiros de obras da construtora, espalhados por todo o Brasil.

Havia uma necessidade especial na construtora visto que além das atividades próprias da empresa com relação as demandas de impressão havia também uma grande demanda nas filiais e escritórios remotos.

O projeto já engloba cerca de 90% das obras realizadas pela cons-trutora e inclui equipamentos de alta tecnologia, especializados para impressão de grande formato (ploters), de acordo com a necessidade da área de engenharia. Além de softwares de controle e bilhetagem, que realizam todo o gerenciamento dos parques de impressão, por meio da fiscalização da emissão de papéis, do controle de insumos e da manuten-ção preventiva por parte da Simpress.

A solução inclui impressoras de alta e baixa produção para as áreas contábeis, financeiras, administrativas e de marketing da construtora, com a possibilidade de imprimir em alta qualidade no caso de propagandas ou folhetos informativos. Além disso, a tecnologia funciona de maneira sustentável, já que a Simpress realiza processos de coleta e descarte de toners de maneira responsável e promove campanhas de conscientização interna para os profissionais da empresa sobre a otimização dos recursos e a impressão inteligente no ambiente de trabalho.

“A solução da Simpress interfere diretamente no cotidiano de nossos profissionais, que passaram a observar uma maior qualidade nas impres-sões e aprenderam a utilizar os recursos de maneira sustentável”, ressalta Márcio Nasser, CIO da Galvão Engenharia e gestor do contrato.

Hoje a construtora já observa os resultados do projeto, que permite impressão de documen-tos, propostas e editais com alta velocidade e segurança departamental, além de plantas em largo formato e uma melhor qualidade de visu-alização e de cópias, além de desonerar os en-genheiros, que não precisam mais se preocupar com o gerenciamento do parque de impressão

De acordo com CIO da Galvão, o maior bene-fício do outsourcing de impressão realizado pela Simpress é a desoneração dos profissionais da em-presa, que não precisam mais se preocupar com a manutenção das impressoras. “Deixamos a área de impressão nas mãos de profissionais especializados nessa atividade e assim, nossa equipe interna teve um ganho considerável de tempo pra se concentrar em ações relacionadas ao nosso próprio negócio”, afirma.

Segundo Vittorio Danesi, diretor-presidente da Simpress, foi realizada uma análise completa dos negócios da construtora e com esses resul-

tados o projeto foi delineado de acordo com as necessidades de cada ponto de atividade da empresa. “Percebemos que os profissionais da área de construção não podem perder tempo com a configuração e manutenção da área de impressão, pois o ritmo de trabalho é muito acelerado nesse segmento. Além disso, os prazos são indefinidos, devido a diversos imprevistos recorrentes nos ambientes de obras e relacionados aos projetos de engenharia. Por isso, ficamos responsá-veis por toda a gestão de impressão, inclusive preparamos ambientes seguros para o manuseio de documentos confidenciais, no caso de projetos ou licitações sigilosos e também propomos contratos flexíveis, que começam e terminam de acordo com o andamento de cada obra, sem a aplicação de multas”.

A fim de dar continuidade ao projeto de gestão de documentos a empresa optou pela instalação da plataforma Sharepoint que além para facilitar a localização de arquivos permite o compartilha-mento de informações e tem na colaboração seu maior apelo para os negócios da empresa.

“Estamos continuamente estudando as necessidades futuras da companhia no tocante ao sistema de impressão dos documentos deverá facilitar o manuseio e a organização de papéis dentro dos escritórios e das obras, trazendo ainda mais produtividade à compa-nhia”, finaliza Danesi.

case

Outsourcing chega à indústria de forma sustentável

Galvão Engenharia adota outsourcing de impressão da Simpress e obtém ganhos de tempo e de manutenção

Márcio Nasser, CIO da Galvão Engenharia

19_Case_Simpress.indd 46 16.08.10 18:40:44

Page 47: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 14:51:36

Page 48: Document Management 19

48 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

O Instituto Fernando Henrique Cardoso nasceu em 2004 da idéia do então presi-

dente Fernando Henrique de ter um centro de memória histórica, mas também de proporcionar um ambiente para debates sobre democracia e o desenvolvimento. Como uma instituição sem fins lucrativos e sem vinculação com partidos, ela foi criada com dois objetivos: primeiro, organizar, conservar e dar acesso público a um acervo de documentos e outros materiais relativos à carreira do presidente como intelectual e como político (Presidente da Repú-blica, Ministro da Fazenda e das Relações Exteriores e Senador). E em segundo, promover o debate e a reflexão sobre os desafios que o Brasil e a América Latina enfrentam na busca do crescimento sustentado e do desenvolvimento humano..

Para dar acesso público à esses debates, promover encontros e também dar visibilidade aos documentos da história política recente do país, o instituo criou um uma interface via web. Para tanto, a Winsdata, integradora de sistemas, utilizou-se de ferramentas da IBM, principalmente um aplicativo para web com dois módulos, sen-do que um disponibiliza as informações somente para uso interno e o outro módulo que permite o acesso para o público em geral. O aplicativo web para o público em geral, permite a busca e visuali-zação de documentos, fotos, áudios e vídeos do instituto.

A ferramenta baseada no IBM DB2 Enterprise Content Manager, possibilita total controle e segurança dos acervos, por meio de crité-rios de logon e poderes de acesso hierarquizados.

”Para este cliente, o maior benefício foi o aumento da produti-vidade do processo de registro, além de um maior desempenho na busca de informações e na possibilidade de fornecer estas informa-ções, para consulta do público via web”, descreve Sylvio Emygdio da Sylva Junior, diretor executivo da Winsdata. “Por não ter um valor comercial, mas um importante valor institucional este projeto nos permitiu aplicar a ferramenta e ao mesmo tempo contribuir para a ampliar o acesso a informações e a história do nosso país”, reiterou. Conforme explicou o diretor da Winsdata, ao escolha pelo produto da IBM foi feita, a fim de criar a infraestrutura necessária para aten-der a essas necessidades, o que gerou uma solução adequada que poderá ser personalizada para outros clientes.

”A solução é inovadora a partir do momento que aceita diversos formatos, além disso, permitiu aos responsáveis pela divulgação do instituto, gerenciarem melhor seu conteúdo, aumentando a seguran-

ça no processo e permitindo escalabilidade abrangendo outras áreas da empresa.”, disse Emygdio.

O principal objetivo desse projeto, como aponta a curadora do Instituto e assessora do Presidente, Danielle Ardaillon, é o forneci-mento de informações de maneira rápida e segura. “É importante ressaltar que FHC foi o primeiro presidente brasileiro a disponibili-zar a sua coleção pessoal de documentos e acervo para consulta pública, isso só foi possível graças a flexibilidade que a ferramenta proporciona neste tipo de aplicação”, disse, “Vale ressaltar que há também todo um aspecto de preservação dessa documentação e da memória da cultura brasileira envolvida nesse projeto, visto que o Presidente tem importantes trabalhos como sociólogo que é”.

O acervo documental do Instituto está à disposição para acesso e pesquisas não só virtuais, como também para visitação pública, cujo agendamento também pode ser feito pelo site: www.ifhc.org.br.

A Winsdata que atuou nesse projeto possui um time de profissionais que colabora desde a concepção da solução ao suporte das soluções oferecidas sejam elas de parceiros ou de desenvolvimento próprio.

case

Informações na redeA missão do Instituto Fernando Henrique Cardoso é reunir informações e disseminá-las, por meio de um portal. Para isso, a Winsdata, fornecedor da IBM, realizou um projeto de encontro às necessidade do cliente, ao compartilhar informações de maneira ágil e costumizada.

19_Case_Winsdata.indd 48 17.08.10 16:52:24

Page 49: Document Management 19

Umarelação de confi ança

PA.orgProjeto e implantaçãode organização de arquivoFluxo documental, defi nição dos conjuntos documentais, tabela de temporalidade, normas e procedimentos, implantação e treinamento.

PA.logTransporte, Guarda egerenciamento do acervoSegurança no transporte e armazenagem dos documentos originais, arquivados por sistema de rastreamento e localização do documento, operando com SLA de 24 horas para atendimento as solicitações.

PA.digDigitalização de documentos,microfi chas e microfi lmesDigitalização visando uma melhor condição do resgate da informação. Indexado de forma efi ciente possibilitando imediata visualização do documento via Portal DM

PA.sigSoftware de gerenciamento da solução integradaSistema de gerenciamento eletrônico de documentos desenvolvido pela PA, com módulos de aplicação customizados para cada tipo de cliente.

PA.micProcessamento emicrofi lmagem de documentosA microfi lmagem garante a vida e a integridade física do documento por um longo período. Ficando também preservada sua validade legal.

PA.tpgTerceirização doProcesso de GestãoA PA oferece uma equipe completa de profi ssionais treinados nas áreas de arquivologia e biblioteconomia, capazes de assumir a gestão plena do acervo documental, em ambiente próprio ou nas instalações do cliente.

ARQUIVOS

BAHIA (71) 3311-4050

GOIÁS (62) 3271-7878

ALAGOAS (82) 3359-4024

SÃO PAULO (11) 4025-0287

PERNAMBUCO (81) 3339-5032

CEARÁ (85) 3274-3077

BRASÍLIA (61) 3361-3381

www.paarquivos.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO [email protected]

COM CERTIFICAÇÃO

DIGITAL

www.paarquivos.com.br

PA_ARQUIVOS_21x28_IPHONE.indd 1 03.04.09 10:44:00

Page 50: Document Management 19

50 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Um mundo sem informática e sem internet pertence a um passado cada vez mais distante. São indiscutíveis os avanços na

ciência e consequentemente na qualidade de vida proporcionados pelos computadores. Longevidade, tratamento de doenças outrora incuráveis, melhor qualidade dos alimentos, transportes, comércio e serviços. Enfim, a informática definitivamente veio para melhorar nossa vida.

Mas – e sempre tem o tal – algumas coisas decididamente não andam bem, e a mais significativa delas, ironicamente, é justamente o excesso de informação atrelado à perda de privacidade. Arriscaria afirmar inclusive, que essa é a maior “contraindicação” destes tempos. Ela atinge a todos nós, desde aqueles que nunca puseram seus dedos num teclado, até os envolvidos nos negócios mais promissores e rentáveis do momento, como por exemplo, o Google e o Facebook.

A overdose de informações trouxe efeitos colaterais nefastos, porque além de nos atingir em nosso sagrado e constitucional direito à intimidade, pode afetar também nossa vida profissional.

Alguns acontecimentos recentes indicam que a luz amarela já acendeu. O Google teve de se retratar publicamente por captar informações de redes privadas na Alemanha. Seu serviço, como sabemos, é tão eficiente que nada escapa. Já chegamos à conclusão de que o banco de dados deles sobre nós, é maior do que o nosso próprio! Coisas que nem lembramos aparecem quando digitamos nosso nome, isso sem falar nas quais nem sabíamos.

Já temos notícias de listas de clientes de bancos afetos a questionar seus juros, taxas e contratos. Isso sem falar das listas de maus pagadores, esta já oficializada, e a dos “bons” ainda em fase de criação. Temos também a dos trabalhadores frequentemente envolvidos em reclamações trabalhistas e a dos carros batidos na mão de lojistas. Todas sendo devidamente usadas por qualquer um munido de um pouco de disposição e um PC.

Causa arrepios saber que o banco de dados da Receita Federal já vazou, que as operadoras de cartões sabem todos os nossos hábitos de consumo, viagens, etc. Que o cruzamento e tratamento desses dados já estão sendo usados para analisar nosso perfil e oferecer produtos que nos interessam.

Temos um caso enigmático nos EUA onde uma pessoa quebrou o anonimato de um doador de banco de sêmen, fazendo busca e dados de DNA, conseguiu descobrir seu pai biológico. Esse episódio desencadeou uma onda de protesto de doadores que imaginavam estar livres de ser identificados. Podemos imaginar as implicações jurídicas dessa descoberta.

Como não poderia deixar de ser, as informações em processos judiciais, notariais e registrais, também começam a aparecer e incomodar. O Conselho Nacional de Justiça acaba de convocar mais uma audiência pública, pois o princípio da publicidade processual, pela primeira vez na história passa a ser questionado.

Tabeliães e registradores, com seus atos públicos também hesitam. Será que a publicidade de escrituras e registros, a toque de teclados, não vai conspirar seriamente contra a privacidade e principalmente a segurança de nossos usuários?

Nos registros públicos a publicidade é ontológica, pois constitui o direito pela publicidade, sendo portanto essencial ao ato. Atualmente, qualquer um pode ir ao balcão e saber quantos imóveis determinada pessoa possui, sem mesmo se identificar. Com a disponibilização deste fabuloso banco de dados pela internet - que já é uma realidade no estado de São Paulo – e brevemente será no País inteiro, a consulta ficará simples e barata.

Na Espanha, a polêmica já está instalada há mais tempo, propôs-se que somente aqueles que se identificarem e provarem ter “legítimo interesse” poderão ter acesso ao arquivo imobiliário e societário.

Por essas e outras, queremos crer que há de se repensar todo o sistema, sob o novo horizonte desbravado pela internet. É preciso estabelecer limites para a exposição pública de dados pessoais, coletados desde portarias de prédios até hospitais.

Como diz aquele personagem famoso... Nunca antes na história se viu algo assim... Dizem que bits são indóceis e não se pode aprisioná-los, o que até o presente momento nos parece a mais pura realidade.

legalidade dos documentos Angelo Volpi e Cinthia Freitas

Privacidade na era da informação

Angelo VolPi é tabelião em Curitiba,

escritor, articulistae consultor.

[email protected]

CinthiA FreitAs. é doutora em Informática com ênfase em Análise e

Reconhecimento de Documentos Manuscritos

[email protected]

Discuta esse assunto em www.ecmconnection.com.br

Divulgação

19_Artigo_Volpi.indd 50 13.08.10 18:01:32

Page 51: Document Management 19

Untitled-1 1 13.08.10 12:27:46

Page 52: Document Management 19

52 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Gestão documental e mapeamento de processos são ou não a mesma coisa? Fazer um ou outro produz resultados diferentes ou a ordem dos fatores não

altera o resultado que se espera alcançar quando organi-zamos, melhoramos e gerenciamos processos de negócio? São questionamentos aos quais sou frequentemente submetido por profissionais das áreas de biblioteconomia, arquivologia e processos, com cada qual tentando dar mais importância para a dimensão na qual sua especialização está inserida. Eu entendo que tanto gestão documental quanto mapeamento de processos visam um mesmo objetivo: o de melhorar a qualidade do processo e do pro-duto, entre outras preocupações, analisando e controlando mídias, isto é: documentos, dentro do ciclo de operação de um processo de negócio, mas os resultados obtidos por um, gestão documental, e por outro, mapeamento de pro-cessos, são diferentes na extensão e na profundidade. Para fazer gestão documental é necessário analisar cada mídia (documento) sob os seguintes aspectos: fidedignidade, autenticidade, integridade, acessibilidade, visando criar as estruturas de índice, a ontologia, o thesaurus e a taxiono-mia, com as quais o documento será gerenciado a partir de implantada a gestão documental. Com essa implantação a organização terá suas mídias (documentos) gerenciadas de forma correta. Em síntese, a gestão documental pode ter como escopo todos os documentos da organização ou somente os relacionados a determinados processos, escolhidos segundo os mais variados critérios. Entretanto, vale ressaltar que a implantação da gestão documental não permite que a organização seja gerenciada por processos, mas cria as bases para que o faça.

Para fazer o mapeamento de qualquer processo o analista levanta todos os elementos existentes nele e, fazen-do isso, documenta cada mídia utilizada pelo processo. Ao se mapear processos cada mídia deve ser documentada quanto à fidedignidade, autenticidade, integridade, acessi-bilidade, visando criar as estruturas de índice, a ontologia, o thesaurus e a taxionomia, com as quais o documento será utilizado pelo processo de negócio. O mapeamento de qualquer processo leva à gestão documental, só que docu-mentando cada processo apenas uma vez. Diferentemente da gestão documental, o mapeamento, a modelagem e implantação de processos de negócio possibilita que a organização seja gerenciada por processos.

Mas, então gestão documental e mapeamento de processos são a mesma coisa? Sim, são, mas gestão do-cumental fará o trabalho documentando uma a uma as

mídias (documentos) encontradas em cada processo e se o processo tratar ou utilizar dez mídias (documentos) diferentes o trabalho de contextualizar, analisar e entender cada uma das mídias dentro do processo será feito dez vezes. Isso significa que será necessário mapear e analisar o processo deste exemplo dez vezes, uma para cada mídia usada por ele.

Já o mapeamento documentará o processo uma única vez, pois a documentação será feita por atividade, abran-gendo todos os elementos existentes em cada uma. Com isso o processo será documentado uma única vez. Às vezes será preciso fazer gestão documental e outras mapeamento de processo. Tudo depende de como seja necessário “ven-der” o projeto de melhoria de produtividade e qualidade nos processos de negócio de uma organização.

Os empresários, pequenos, médios, grandes, são majoritariamente míopes, não conseguem pensar de forma abstrata, salvo raríssimas exceções. Eles preferem comprar cadeiras, mesas, máquinas, computadores, do que comprar mapeamento e modelagem de processos. Mapeamento e modelagem de processos? O que é isso? Não, não. Prefiro comprar coisas concretas! Quer saber? Os empresários não estão de todo errados, pois muita picaretagem tem sido perpetrada sob o título genérico de mapeamento e modelagem de processos de negócio. Daí porque tanto gestão documental quanto mapeamento de processos são importantes, dependendo da ocasião e para quem estivermos vendendo o projeto. Daí porque a ordem dos fatores não altera os resultados!

Com a gestão documental os resultados aparecerão mais rapidamente permitindo que os empresários enxer-guem os benefícios do trabalho em curto espaço de tempo. Embora tenhamos de reiniciar o trabalho de mapear cada processo tantas vezes quantas forem os documentos que tenham de ser documentados e analisados.Projetos de mapeamento e modelagem de processos têm ciclo de vida mais longo, os resultados demoram mais a aparecer e isso, para quem só pensa de forma concreta, pode ser motivo para decretar a morte prematura do projeto ou, o que na maioria das vezes ocorre, abortá-lo.

Por tudo acima é que tanto gestão documental quanto mapeamento de processos podem ser extremante úteis em diversas circunstâncias. Ambos nos permitem atingir os mesmos objetivos. Um, com resultados a curto prazo, a gestão documental; outro, com resultados a médio e longo prazo, o mapeamento de processo. Usar um ou outro vai depender do que e para quando o projeto quer atingir.

KM Tadeu Cruz

A Ordem Dos Fatores Altera Alguma Coisa?

TADeu Cruzprofessor M.Sc., formado em Administração de Empresas;

especialização em Engenharia de Sistemas e em Análise &

Modelagem de Processos de Negócio. Mestre em Engenharia

de Produção. Membro-pesquisador do GEACTE-FEA-USP e do

SAGE-COPPE-UFRJ e da Escola de Engenharia Universidade

Mackenzie

Discuta esse assunto em www.ecmconnection.com.br

Josetti Capusso

19_Artigo_Tadeu.indd 52 13.08.10 18:03:11

Page 53: Document Management 19
Page 54: Document Management 19

54 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Comprometida com a redução do impacto ambiental em todas as fases do ciclo de vida de seus pro-

dutos que vai desde a fabricação, passando pela distribuição e até o seu respectivo descarte, a Lexmark tem investido milhões de dólares, anualmente com o objetivo de encontrar soluções inovadoras em design para melhorar, não só a funcionalidade e o valor dos produtos, mas seus atributos ambientais. A Lexmark está comprometida com o aspecto da sustentabilidade que uma das mensagens que divulga no mer-cado “Print less, Save more”, que denota a sua preocupação com o meio ambiente, com uma solução de impressão mais ra-cional e com os aspectos de reciclagem de seus produtos.

“Quando falamos com as empresas sobre as suas prioridades ambientais, ve-rificamos que muitas delas têm objetivos comuns: conservação da energia, redução das emissões de gases estufa e dos resídu-os. Eles também expressam um forte desejo para tornar suas instalações mais eficientes e fazer negócios com fornecedores que têm a mesma preocupação”, reitera o CEO da empresa Paul Curlander.

Segundo o CEO, o conceito “Imprimir Menos, Economizar Mais” - que tem sido insistentemente divulgado pela Lexmark - tem o objetivo de preservar o meio ambiente e melhorar simultaneamente a eficiência das empresas. “Embora pareça ter objetivos conflitantes, esse conceito pode ser alcançado, com a tecnologia ade-quada e anos de experiência e dedicação ao assunto. A Lexmark tem provado que isto é possível, otimizando o ambiente de impressão e implementando soluções inovadoras que ajudam a imprimir menos e economizar mais”, reafirma Curlander.

Para ele, o melhor momento para abor-dar o fi m da vida útil de um produto está no início, quando ele está para ser concebido, na seleção de materiais recicláveis, reduzin-do o número de partes, limitando a varie-dade de materiais utilizados, e concebendo produtos com facilidade de desmontagem.

Para isso, a empresa disponibiliza o Programa Lexmark Design for Environment uma parte importante do processo de de-senvolvimento de um novo produto. Para isso a companhia construiu checkpoints específicos para garantir que cada novo produto possa atender às Especificações Ambientais.

Este programa foca as seguintes áreas-chaves:

• Diminuição da utilização de Papel e Suprimentos

• Durabilidade e Escalabilidade do Produto

• Seleção e substituição de matérias-primas

• Eficiência energética • Acústica • Embalagens

Além disso, a Lexmark realiza a coleta de suprimentos vazios, que segundo o

fabricante é mais do que uma obriga-ção, com uma atitude ambientalmente responsável que trará benefícios a todos, a empresa criou um programa de recolhi-mento de cartuchos de toners para clientes corporativos, com a finalidade de conscien-tizar sobre os impactos ambientais que um cartucho pode causar no planeta, caso seja simplesmente descartado no lixo.

Ao inscrever-se no programa, a Lexma-rk irá retirar os suprimentos vazios em todo o Brasil sem nenhum custo de transporte e dará a eles a correta aplicação sem agredir o meio ambiente.

“A correta destinação final dos resí-duos dos cartuchos Lexmark representa a tranqüilidade de nossos clientes em relação à sua responsabilidade ambiental e por isso desenvolve parcerias nos paises onde está instalada para que tal pratica possa ser implantada”, afirma Curlander. No Brasil a subsidiaria brasileira mantém acor-do com a Oxil, empresa especializada em manufatura reversa. Assim, os equipamen-tos e suprimentos descartados são des-membrados, o resultado gerado é separado e preparado para reciclagem e ao invés de serem despejados no meio ambiente, voltam a ser matérias-primas para um novo ciclo de produção, mais sustentável.

sustentabilidade

PreocupaçãoAmbientalUma das maiores fabricantes de produtos para impressão e getão de documentos a Lexmark está atenta ao futuro como empresa e como provedora sustentável.

NÚMEROS MUNDIAISA Lexmark recicla mundialmente entre 40% e 50% de toners. Mais de 90% do peso de cada cartucho de toner é efetivamente reciclado e transformados em novas matéria primas: plástico (37%), alumínio (4%), metal ferroso (33%) e papel corrugado para embalagem (26%).

54 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

19_Sustentabilidade.indd 54 13.08.10 18:08:18

Page 55: Document Management 19

Untitled-1 1 16.08.10 22:24:12

Page 56: Document Management 19

56 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

five minutes

Os superheróis da vida real

Quando você descobriu as HQs como um hobby?Logo que aprendi a ler, um dos meus tios me deu alguns exemplares de re-vistas em quadrinhos, as HQs. A partir daí, descobri esse fantástico mundo e não parei mais.

De que forma você estrutura seu dia para ter tempo para manter o contato com seu hobby?Eu sou um “rato” de bancas, livrarias e revistarias. Não me vejo passando perto de uma e não entrar para ver as novidades. Nos locais que vou com mais frequência, o atendente já até abre um sorriso, pois sabe que vou comprar al-guma coisa. Todo dia, antes de dormir, ou entre uma parada e outra, dou uma lida, entro em sites especializados e coi-sas do gênero.

Você participa de encontros, faz trocas ou compra quadrinhos raros?Hoje em dia não mais, por falta de tem-po mesmo. Já fui a muitas convenções, tenho muita raridade, muitos exem-plares raros além de muita coisa boa para aqueles que gostam de quadrinhos como eu.

Como você analisa a sua experiência como colecionador e a influência que esta expe-riência tem sobre a sua vida profissional?A influência é total. Já escrevi artigos sobre o assunto (vilões e heróis do mundo corporativo (http://pensemarke-ting.blogspot.com/2009/07/os-viloes-do-mundo-corporativo.html) Muito da minha cultura geral vem dessa leitura, mas acredito que o ponto mais forte sejam os valores éticos. Você aprende

com essa leitura sobre muitos valores e, mesmo que intuitivamente, acaba agin-do de forma mais ética. Para a formação

do meu caráter foi fundamental. Diversos estudos são feitos mundo afora (o Brasil é fraquíssimo nesse ponto) para avaliar esses fatores e como a me-talinguagem das HQs mexe com certos aspectos na vida dos leitores.

Você recomenda que outros executivos como você tenham hobbies , seja ele quais forem, por quê?Hobbies são fundamentais para o equi-líbrio. Quadrinhos é só um deles. Eu luto, faço musculação, adoro videoga-mes e mais ainda sair com os amigos para tomar aquela cervejinha. Tudo precisa de moderação e o tom certo para ser algo benéfico. A vida precisa é árdua por si só, então os hobbies são as válvulas de escape para a melhoria na qualidade de vida e, por que não, são motivadores fundamentais do ser humano.

Bruno Coelho

Divu

lgaç

ão

Bruno Coelho, gerente de Marketing da AGIS, uma das principais distribuidoras de TI e Telecom do País, tem a seu favor a juventude e a imaginação. O executivo conta do seu amor pelo mundo dos quadrinhos como colecionador e das analogias que faz deste mundo imaginário com o mundo de verdade.

Bruno coelho, da agis, fez dos quadrinhos mais que uma hobby, uma lição de vida.

Divu

lgaç

ão

19_five_min.indd 56 16.08.10 18:29:57

Page 57: Document Management 19

Untitled-3 1 26.05.10 18:22:28

Page 58: Document Management 19

58 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

a Iddéia já atua no outsourcing de impressão há muitos anos. Quais as principais novidades para este ano de 2010?A Iddéia nasceu em 2002, com foco desde seu início na prestação de serviços de outsourcing de impres-são para o mercado corporativo, atuando com produtos Lexmark e Oki. Observando as tendências de mercado, a empresa adiantou-se e integrou ao seu portfólio de produ-tos a linha de armazenamento de dados em 2005 ao firmar parceria com a Tandberg Data. Em 2010, a Iddéia está disponibi-lizando uma infinidade de novas soluções para o Gerenciamento eletrônico de documentos que vão desde a digitalização com inde-xação dos dados, workflow para os mais diferentes processos cor-porativos, até o processo final do armazenamento eletrônico destes documentos com garantia de sua disponibilidade e acessibilidade a qualquer tempo. Desta forma, o processo de GED/ECM fica com-pleto, sem pontos de riscos, já que garante a disponibilidade e segu-rança das informações.

Que outras implantações a com-panhia está fazendo e quais são os planos de investimentos?Os planos da empresa para o ano de 2010 vão de encontro à boa de-senvoltura do mercado Brasileiro. A Iddéia tem a meta de alcançar um crescimento do seu fatura-mento na casa dos 30%, sendo que grande parte deste faturamento, será proveniente da integração de soluções de GED, principalmente na digitalização e indexação de do-cumentos, área de grande expertise da empresa. Para alcançar estes objetivos, a em-presa já vem tomando uma série de

ações para aumento da capilaridade de atendimento e aumento da linha de produtos para complemento das soluções. As instalações de Santa Catarina foram ampliadas. Além disso, a Iddéia inaugurou os escritó-rios de Belo Horizonte e Fortaleza, este com estrutura de atendimento para todo o nordeste.Uma nova gerência foi criada na empresa exclusivamente para perso-nalizar soluções de software, a fim de alcançar um alto nível de integração entre as soluções, tornando possível adequar a tecnologia às necessidades específicas de cada cliente.Temos implantado serviços de Out-sourcing de Impressão em diversas áreas, dentre elas podemos destacar Universidades, Hospitais, indústrias de alimentação e em uma das maio-res redes de varejo do país, com instalações em praticamente todos os estados. O Plano de investimentos prevê o início da construção da sede pró-pria durante este semestre.

o modelo de outsourcing ainda é um bom negócio no mercado de impressão?O modelo de outsourcing tornou se popular nas grandes empresas no início desta década. Pelo sucesso do modelo de negócio e adequação dos fabricantes, foi possível também alcançar empresas de médio por-te. Com isso a oferta dos serviços também foi ampliada, tornando o mercado mais competitivo. Por con-seqüência, quando enxergamos um aumento da oferta, buscamos novi-dades que possam agregar valor na solução alinhadas com as atividades fins da empresa.O outsourcing é muito mais que im-primir. Hoje já podemos considerar que o serviço está em seu segundo estágio, quando o foco principal

está muito mais ligado à melhoria dos processos corporativos, ges-tão de informação e soluções em software especialmente na área de GED/ECM.

na sua opinião, a prestação de serviços é realmente uma realidade e não mais uma ten-dência?As empresas para tornarem-se cada vez mais competitivas precisam ter foco em seus negócios e bons parceiros para que possam as apoiar nas suas atividades acessórias. A prestação de serviços já é realidade em diversos setores do negócio, a nível mundial. A prestação de serviços é uma realidade. Na maioria das situa-ções o cliente consegue redução de custos com a terceirização além de se manter atualizado tecnologica-mente e poder se focar totalmente em seu negócio, sem dispender recursos e energia na gestão dos serviços de TI.

Bons Serviços

CarloS SantoS – Diretor de Vendas da Iddeia

canal executivo Carlos Santos

19_Canal_executivo.indd 58 13.08.10 16:22:58

Page 59: Document Management 19

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 60: Document Management 19

60 Document management | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

a epson faz parte da cadeia de suprimentos do ecm. como ela se posiciona na área de enterprise content manage-ment no mundo? A Epson posiciona-se como fabri-cante de scanners profissionais e pessoais com alta qualidade e con-fiabilidade no processo de digitali-zação de documentos. A Epson está presente no mundo inteiro como uma companhia inovadora, e tem um compromisso para a satisfação de seus clientes, na conservação ambiental e no trabalho em equipe. De acordo com o seu princípio cor-porativo de criatividade e desafio, a Epson tem como objetivo criar pro-dutos e serviços revolucionários que estabeleçam sinergias entre imagens fixas e em movimento. como o Senhor. analisa o po-tencial para seus produtos no mercado brasileiro e latino americano? O mercado latino americano en-contra-se em fase inicial de desen-volvimento e implementação desse novo conceito de gerenciamento. As informações sobre o tema têm atin-gido a cada ano um número maior de empresas, despertando interesse para os benefícios envolvidos nesse importante processo. O potencial desse mercado é imenso e as opor-tunidades muito grandes. Quais os diferenciais em tec-nologia que a empresa pode oferecer nesse segmento? a empresa está investindo novos portfólios de produtos para ampliar seu market share? O foco principal da Epson está nos segmentos de mercado de scanners para grupos de trabalho (work-group) para empresas de pequeno e médio porte e também scanners

departamentais, geralmente utiliza-dos por prestadores de serviços. A Epson acredita que nesses dois seg-mentos encontra-se a maior parte das oportunidades. Futuramente a empresa pensa em expandir seus negócios para ou-tros segmentos mais profissionais. Quanto ao market share, ainda somos muito pequenos nesse negó-cio, mas a expectativa é ter alguma representatividade no mercado nos próximos três anos. em sua opinião como pode ser vista a maturidade dos merca-dos latino-americano e brasi-leiro para produtos na área de printing, comparativamente à perspectiva global? A Epson acredita que existe muita oportunidade para o mercado brasi-leiro de printing e, por isso, continua apostando muito no desenvolvimento de novos produtos sempre visando a satisfação e necessidade dos clientes. É um mercado maduro, mas ainda está em crescimento. A Epson tem como objetivo atingir novos níveis de crescimento mediante a impressão por solicitação e em pe-quenos lotes, voltada tanto para o mer-cado doméstico quanto comercial.Com os rápidos aprimoramentos nos sistemas de impressão por demanda, a Epson revolucionará os mercados de fotografia, cópia, impressão e publicação, oferecendo a seus clientes uma grande flexi-bilidade em termos de momento e local, além de maior satisfação e eficiência de custo.A Epson criará plataformas que permitam conexões uniformes para intercâmbio de imagens digitais que proporcionam interfaces entre equi-pes com conexão à Internet e im-pressoras. Graças a esses esforços, a empresa contribuirá para a disponi-

bilidade de imagens digitais e uma maior comodidade dos clientes.A Epson promoverá uma mudança nos formatos em cores e eletrônicos para documentos de escritório, e apresentará novas idéias para me-lhorar o fluxo de trabalho de negó-cios e as soluções de impressão. como Senhor. analisa hoje a competitividade e o mercado nacional para produtos com tantas ofertas diferentes? A competitividade é de alto nível. Fabricantes tradicionais estão sem-pre lançando novidades para aten-der às necessidades dos clientes. A Epson é uma empresa que tem por excelência desenvolver tecnologias inovadoras e de alta qualidade para o mercado. Esse é um dos seus prin-cipais pontos fortes para se diferen-ciar das concorrentes.

Sinergia com o mercado

Divu

lgaç

ão

GaBriel GonçalveS, especialista de projetores da epson

canal executivo Gabriel Gonçalves

19_Canal_executivo.indd 60 13.08.10 16:23:01

Page 61: Document Management 19

Untitled-2 1 17.08.10 17:27:47

Page 62: Document Management 19

14 - 16 de Setembro de 2010Sheraton São Paulo WTC Hotel - Brasil

www.gartner.com/br/symposium

Inscrições: [email protected].: (11) 3074-9724 / 3073-0625 - Informe o código: BRA-DOCPatrocínio: Vânia Moralez, tel.: (11) 3043-7522 - [email protected]

Patrocinadores Silver

Patrocinadores Platinum

Patrocinadores Gold

Patrocinadores de Mídia

A Conferência de Tecnologia mais

estratégica para executivos seniores

de tecnologia e negócios.

O Gartner trará para você as principais

autoridades do mundo em tecnologia.

Uma equipe de 21 Analistas

Internacionais do Gartner e convidados

especiais incluindo:

- Donald Feinberg

- Peter Sondergaard

- Joelmir Beting

Vertentes organizadas de acordocom as Áreas de TecnologiaSuas Prioridades. Seu Simpósio.

Cada vertente foi criada para lidar com as prioridades e desafios que você enfrenta.

A organização do conteúdo por áreas de tecnologia durante o Gartner SYMPOSIUM ITXPO no Brasil incluirá sessões objetivas e as oportunidades de networking que você necessita para transformar as estratégias de TI de sua empresa.

Aplicativos

Gestão da informação e inteligência de negócios

Gestão dos processos de negócios

Arquitetura empresarial

Infraestrutura e operações

Gestão dos riscos e segurança

Sourcing e relacionamento com fornecedores

E mais: CIO Program

Apoio AcadêmicoExpositor

A Maior e Mais Importante Concentração deCIOs e Executivos Seniores de TI do Brasil

Inscreva-se até 27/08 e aproveiteo desconto especial de R$ 500,00

Page 63: Document Management 19

Julho / Agosto 10 | DOCUMENT MANAGEMENT 63 www.docmanagement.com.br

ARMÁRIOS/ARQUIVOS CNC P.67 e 68• P3 IMAGE P.55•

BACKUP ON LINEARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• METROFILE P.2• WINSDATA P.64•

BMPALFRESCO P.22• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• METROFILE P.2• P3 IMAGE P.55• SIMPRESS P.43• SML P.35• WINSDATA P.64•

BPOCNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• MACTRON P.31• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• SIMPRESS P.43• STORE P.27• WINSDATA P.64•

CHECAGEM DE IMAGENS ARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• P3 IMAGE P.55• SIMPRESS P.43• STORE P.27• WINSDATA P.64•

CONSULTORIAALFRESCO P.22• ARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• MACTRON P.31• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• REIS OFFICE P.15• SIMPRESS P.43• SML P.35• STOQUE P.19• STORE P.27• WINSDATA P.64•

COPIADORASCINCOM P.24• CNC P.67 e 68• REIS OFFICE P.15• STOQUE P.19•

DATACENTERARCHIVUM P.57•

DESTRUÇÃO DE DOCUMENTOSARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• KODAK P.53 e 65• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• STORE P.27•

DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

ARCHIVUM P.57• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• FUJITSU P.17• HPRINT P.32• KEEPERS P.9• KODAK P.53 e 65• MACROSOLUTION P.51•

METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• RECALL P.14• REIS OFFICE P.15• SIMPRESS P.43• STOQUE P.19• STORE P.27• WINSDATA P.64•

DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENSARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• REIS OFFICE P.15• SIMPRESS P.43• STOQUE P.19• STORE P.27• WINSDATA P.64•

ENCADERNADORASCNC P.67 e 68• STOQUE P.19•

ENVELOPADORASCNC P.67 e 68•

ETIQUETADORASMACTRON P.31• REIS OFFICE P.15•

ETIQUETASREIS OFFICE P.15•

FABRICA DE SOFTWARECNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• P.A ARQUIVOS P.49• PRODIMAGE P.61• SML P.35• STOQUE P.19•

FITASREIS OFFICE P.15•

FORMALIZAÇÃO DE CONTRATOSCINCOM P.24• KEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• SIMPRESS P.43• STORE P.27•

FRAGMENTADORES DE PA ARQUIVOS

REIS OFFICE P.15•

GESTÃO DE DOCUMENTOSARCHIVUM P.57• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• KEEPERS P.9• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• SIMPRESS P.43• STOQUE P.19• STORE P.27• TECMACH P.13•

GUARDA FÍSICA DE DOCUMENTOS

ARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• RECALL P.14• STORE P.27•

IMPRESSORASCNC P.67 e 68• COGRA P.47• EPSON P.25•

FUJITSU P.17. • MACTRON P.31• REIS OFFICE P.15• SAMSUNG P.37• STOQUE P.19•

INDEXAÇÃOARCHIVUM P.57• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• LAB 245 P.16• P.A ARQUIVOS P.49• SIMPRESS P.43• STORE P.27• WINSDATA P.64•

INTEGRAÇÃO DE SISTEMASALFRESCO P.22• ARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• SML P.35• CINCOM P.24• STOQUE P.19•

INTERNET/EXTRANETALFRESCO P.22• LAB 245 P.16• WINSDATA P.64•

MIDIAS ÓPTICASCNC P.67 e 68• REIS OFFICE P.15•

MÍDIAS MAGNETICASCNC P.67 e 68•

MICROFILMAGEMKODAK P.53 e 65• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• SCANSYSTEM P.23• STORE P.27• STOQUE P.19•

MICROFILMECNC P.67 e 68• KODAK P.53 e 65• SCANSYSTEM P.23• STOQUE P.19•

MULTIFUNCIONAISCNC P.67 e 68• COGRA P.47• REIS OFFICE P.15• SIMPRESS P.43• STOQUE P.19•

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOSARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• STORE P.27• STOQUE P.19• WINSDATA P.64•

OUTSOURCING DE IMPRESSÃOHPRINT P.32• MACTRON P.31• REIS OFFICE P.15• SIMPRESS P.43• STOQUE P.19•

PAPELCNC P.67 e 68• TECMACH P.13•

PROCESSAMENTO DE FORMULARIOS

KODAK P.53 e 65• P3 IMAGE P.• SML P.35• STORE P.27• WINSDATA P.64•

RECONHECIMENTO - ICRCNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• STORE P.27• WINSDATA P.64•

RECONHECIMENTO - OCRARCHIVUM P.57• CNC P.67 e 68• KEEPERS P.9• LAB 245 P.16• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• P3 IMAGE P.55• STORE P.27• WINSDATA P.64•

SALA COFREARCHIVUM P.57• KEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• STORE P.27•

SCANNER MICROGRAFICOSCNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• KODAK P.53 e 65• REIS OFFICE P.15• SCANSYSTEM P.23• STOQUE P.19•

SCANNERS - PAPELCNC P.67 e 68• EPSON P.25• FAST SCAN P.65• FUJITSU P.17 • P.17KODAK P.53 e 65• MACTRON P.31• MACROSOLUTION P.51• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• REIS OFFICE P.15• SCANSYSTEM P.23• STOQUE P.19• WINSDATA P.64•

SOFTWARE - BPM/ WORKFLOWALFRESCO P.22• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• SML P.35• STOQUE P.19• WINSDATA P.64•

SOFTWARE- DIGITALIZAÇÃOCINCOM P.24• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• MACROSOLUTION P.51• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• SML P.35• STOQUE P.19• WINSDATA P.64•

SOFTWARE- ECM SUITEALFRESCO P.22• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• MACROSOLUTION P.51• SML P.35• STOQUE P.19•

SOFTWARE - GER.CONTEUDO NA WEB

ALFRESCO P.22• CINCOM P.24•

A seguir veja a classifi cação das empresas presentes nesta edição por área de atuação. Este é um serviço da revista Document Management aos leitores a fi m de facilitar a busca por produtos e soluções que são bimestralmente oferta-dos por uma gama selecionada de fornecedores que encontram-se entre os mais conceituados no mercado.

guia ECM

CNC P.67 e 68• P3 IMAGE P.55•

SOFTWARE - GESTÃO ATIVOSPRODIMAGE P.61•

SOFTWARE - GESTÃO DE DOCUMENTOS

ALFRESCO P.22• CNC P.67 e 68• FAST SCAN P.65• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• SCANSYSTEM P.23• SML P.35• STOQUE P.19• WINSDATA P.64•

SOFTWARE GESTÃO IMAGENS (DI)CNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• MACROSOLUTION P.51• P3 IMAGE P.55• PRODIMAGE P.61• SML P.35•

SOFTWARE - GESTÃO DO CONHECIMENTO (KM)

ALFRESCO P.22• CINCOM P.24• LAB 245 P.16• SML P.35• STOQUE P.19•

SOFTWARE - GESTÃO DOCUMENTAL (RM)

ALFRESCO P.22• CINCOM P.24• CNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• SCANSYSTEM P.23• STOQUE P.19•

SOFTWARE - ICRCNC P.67 e 68• MACROSOLUTION P.51• PRODIMAGE P.61• SML P.35• WINSDATA P.64•

SOFTWARE - OCRCNC P.67 e 68• LAB 245 P.16• MACTRON P.31• MACROSOLUTION P.51• P.A ARQUIVOS P.49• PRODIMAGE P.61• WINSDATA P.64•

SOFTWARE OMRMACROSOLUTION P.51• SML P.35• WINSDATA P.64•

SOFTWARE PROCESS FORMULÁRIOS

LAB 245 P.16• MACROSOLUTION P.51• SML P.35• WINSDATA P.64•

SOFTWARE - RECONHECIMENTO DE VOZ

MACROSOLUTION P.51•

TAXONOMIAKEEPERS P.9• METROFILE P.2• P.A ARQUIVOS P.49• STORE P.27•

WEBSITES/ PORTAISALFRESCO P.22• ARCHIVUM P.57• CINCOM P.24• LAB 245 P.16• P.A ARQUIVOS P.49• WINSDATA P.64•

19_Guia ECM.indd 63 18.08.10 18:57:39

Page 64: Document Management 19

64 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

19_Guia ECM.indd 64 17.08.10 17:01:14

Page 65: Document Management 19

Julho / Agosto 10 | DOCUMENT MANAGEMENT 65 www.docmanagement.com.br

Procurando Scanners?Procurando Scanners?

Av.Paulista 807 18º Andar - SP11 3254-4910

w w w . d o m o r e . c o m . b r

A DoMore! é uma consultoria focada no desenvolvimentode soluções em tecnologia SharePoint.

Seu portal corporativo, rápido e fácilDoMore! Portal Lite e Enterprise

Gerencie seus documentos físicos eeletrônicos de forma simples e segura

DDMS - DoMore! Document Management SystemAlgumas das nossas soluções:

19_Guia ECM.indd 65 18.08.10 23:00:48

Page 66: Document Management 19

66 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

La mano de Dios

O tênis foi um esporte que me deu muito prazer e me ensinou muitas coisas. É um esporte onde o “esperto” não tem vez,

todos no clube acabam fugindo de jogar com aque-les cuja honestidade é duvidosa. Entre amadores é jogado sem árbitro, vale sempre o que o oponente diz sobre as bolas duvidosas em seu lado da quadra. No profi ssional, é comum ver um jogador passar o pé em cima de uma marca da bola, onde o juiz errou a marcação a seu favor e assim, este reconhece um erro que lhe benefi ciaria.Já no futebol, vale a Lei de Gerson, Luiz Fabiano, Maradona, Thierry Henry e outros, que viraram heróis depois de usar la mano de Dios para marcar um gol. O bandeirinha que não viu a bola no braço de Luiz Fabiano no gol contra a Costa do Marfi m, confessou que não dormiu depois que viu as imagens na TV. Já Luiz Fabiano deve ter dormido o “sono dos justos”...Quem assistiu à Copa fi cou perplexo pela quantida-de de erros de arbitragem – e com raiva – daqueles que supostamente prejudicaram nossa “Seleção Canarinho”... ou seria “selecinha canalhinha”... bom deixa pra lá...isso é outro assunto...Só pudemos saber dos erros dos juízes, porque o replay das imagens está cada vez mais perfeito, pelo uso do software que muda o ângulo de visão da câmera. Esse verdadeiro bedel digital vem desmorali-zando árbitros e bandeirinhas pelo mundo todo.No tênis com saques e jogadas com aquela pequena bola em velocidade cada vez mais estonteante, o software hawk-eye vem salvando o espetáculo. Para não haver abuso por parte dos jogadores, cada um

tem o direito de pedir dois desafi os por game. Se o jogador estava certo, não perde o direito das duas chamadas pelo “olho do falcão”.A cartolagem do futebol reluta em admitir o uso de qualquer recurso eletrônico, chegando inclusive ao absurdo de proibir o replay de jogadas polêmicas no telão do campo. Pesquisa da Nielsen indicam que na América do Sul 79% dos entrevistados é a favor do uso de recursos eletrônicos para ajudar o juiz. Na Irlanda - que foi eliminada da Copa com o gol de mão de Thierry – não à toa que, 84% achem impor-tante o auxílio tecnológico.A tecnologia digital eleva a qualidade de tudo a que é aplicada, ninguém é tolo o sufi ciente para deixar de usá-la. As explicações do presidente da Fifa Joseph Blatter, apoiadas em coro por outros cartolas do futebol, são entre outras, a de que a “graça” do futebol está justamente na polêmica. Tenho certeza, que nenhum de nós, caros leitores, sequer podemos pensar ou insinuar que seus moti-vos sejam também outros... A propósito, o símbolo da Copa no Brasil em 2014 é cheio de mãos! Seria a maldição da mano de Dios? Ou a de se “meter a mão” em tudo que tenha a ver com futebol... Cruzes, que logomarca infeliz!

“Conhecimento é poder, o que signi� ca aumentar o foco do trabalhador da

informação em um mundo eletrônico.”

Atle Skjekkeland,Vice presidente da AIIM

”Para os pro� ssionais do ECM no mundo, o Brasil e a América Latina têm um fascínio especial. Não só por se tratar de mercados importantes no mundo, mas como importante fonte de tantas boas práticas.”

Alan Pelz-Sharpe, diretor do the Real Story Group

“A necessidade de mudanças em todo o mundo está criando uma maior necessidade de gerenciamento de

conteúdo”

Pamela Doyle, Diretora e porta-voz da Fujitsu Computer Products of America e

membro do board da AIIM

“O EIM não é uma evolução, mas um patamar a ser atingido. EIM indica a maturidade e o entendimento de que as disciplinas de gestão de várias informações são interdependentes umas das outras, a � m de fornecer um projeto de gerenciamento de informações bem sucedido, ”.

Mike Jennings,especialista internacional sobre EIM

crônicarefl exões

66 DOCUMENT MANAGEMENT | Julho / Agosto 10 www.docmanagement.com.br

Em 2011 o mundo do ECM estará ainda mais perto de você

Setembro de 2011 - São Paulo - SP Julho de 2011 - Brasília - DF Maio de 2011 - Rio de Janeiro - RJ

19_Cronica.indd 66 17.08.10 17:32:10

Page 67: Document Management 19

Distribuidor AutorizadoEntre em contato com a CNCAl. Arapoema, 251 - Barueri - SP | Tel: 11 4191 7433cnc@cncsoluti ons.com.br | www.cncsoluti ons.com.br

De bem com o meio-ambienteDe bem com o meio-ambiente

Captação doConteúdo

Gerenciamento do Conteúdo

Utilização do ConteúdoIntegração dos processos

de digitalização com os processos de negócios

Captação doCaptação doConteúdo

Gerenciamento Gerenciamento do Conteúdodo Conteúdo

Integração dos processos

CCAAPPTT

UURREE

do Conteúdo

Utilização do ConteúdoIntegração dos processos

Captação doCaptação doConteúdoConteúdo

do Conteúdo

Utilização do Utilização do Integração dos processos

BBPPMM((WW

OORRKKFFLLOOWW))

SOLUÇÕES CNC:Fábrica de Soft wares / Document Imaging / ECM

Digitalização em alto volumeOutsourcing de impressão e digitalizaçãoVenda e locação de scanners Panasonic

Venda e Locação de multi funcionaisGuarda fí sica de documentos

Guarda DigitalTreinamento e capacitação de recursos humanos

Suprimentos de peças e consumíveisRemanufatura de equipamentos multi funcionais

Soluções completas e integradas aplicáveis nos diferentes segmentos dos setores privado e governamental

CNC SOLUTIONSTecnologia GED / ECM

à sua disposição

16CNC21x28_1.indd 1 16.08.10 20:03:44

Page 68: Document Management 19

Distribuidor AutorizadoEntre em contato com a CNCAl. Arapoema, 251 - Barueri - SP | Tel: 11 4191 7433cnc@cncsoluti ons.com.br | www.cncsoluti ons.com.br

De bem com o meio-ambiente

SOLUÇÕES CNC:Fábrica de Soft wares / Document Imaging / ECM

Digitalização em alto volumeOutsourcing de impressão e digitalizaçãoVenda e locação de scanners Panasonic

Venda e Locação de multi funcionaisGuarda fí sica de documentos

Guarda DigitalTreinamento e capacitação de recursos humanos

Suprimentos de peças e consumíveisRemanufatura de equipamentos multi funcionais

Soft wares para os mais diferentes negócios

Soluções completas e integradas aplicáveis nos diferentes segmentos dos setores privado e governamental

Remanufatura de equipamentos multi funcionais

De bem com o meio-ambiente

Remanufatura de equipamentos multi funcionais

CNC SOLUTIONS

SOLUÇÕES CNC:

16CNC21x28_2.indd 1 16.08.10 20:01:48