atps

15
ATPS – Planejamento e Controle de Produção Tutor: NOME: CIDADE: MÊS /ANO:

Upload: helvio-silva

Post on 03-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATPS

ATPS – Planejamento e Controle de Produção

Tutor:

NOME:

CIDADE: MÊS /ANO:

Page 2: ATPS

SUMÁRIOETAPA 1 Passo 1Planejamento e controle de Produção.......................................................................4ETAPA 1 Passo 2Informações dados e sobre PCP................................................................................5Importância Sobre planejamento e controle da produção.........................................6Objetivo de Planejamento e controle da Produção....................................................7Como e quando utilizar PCP......................................................................................7ETAPA 1 Passo 4.......................................................................................................10ETAPA 2 Passo 3.......................................................................................................12ETAPA 3 Passo1.......................................................................................................12ETAPA 3 Passo 3Conclusão final...........................................................................................................14Referências bibliográficas.............................................................................................15

Page 3: ATPS

Introdução

Planejamento e Controle da Produção.O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases, para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação, que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.

Passo 1.

O Planejamento e Controle da Produção:

O Planejamento e Controle da Produção, é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. Pode-se dizer, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes .O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento, Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos

Page 4: ATPS

vamos produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requerido, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.

Passo 2 (Equipe)

2. Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração do relatório final desta etapa.Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor empregando recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequada. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP,Just in Time, de projetos e finalmente, planejamento e controle de qualidade. Entre os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção, estão altos índices de produtividade e qualidade, menor índices defalhas, menor custo de produção, entre outros. Assim, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição, rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.PALAVRAS-CHAVE: controle, eficiência, planejamento, produção, produtividade.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futura são estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.(MOREIRA, 1999, p. 7)Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com

Page 5: ATPS

isso que se preocupam o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (SLACK et al., 1997,p. 318) Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é uma declaração de intenção de que aconteça”. (SLACK et al., 1997, p. 320) Os autores atentam para isso, porque, segundo eles, um plano não garante que aquilo vá acontecer como o esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua realização. É aí que entra o controle que segundo Slack et al. (1997, p. 321) “é o processo delidar com essas variáveis”.Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.

3. IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Esse lidar com as variáveis significa que o controle.

4. Objetivos do planejamento e controle da produção 

Quanto ao propósito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que “é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”. Moreira (1999, p. 7) comenta que “o controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e da própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário”. Em resumo, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. 

Page 6: ATPS

5. Quando e como utilizar o PCP :

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque toda a etapa do processo produtivo demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade. “Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACK et al., 1997, p. 347) Capacidade aqui pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. O planejamento e controle, implicam em medir a demanda e a capacidade da empresa, identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as políticas mais adequadas para que isso aconteça. O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Assim, o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção. Slack et al. (1997) explicam que existe uma diferença de ritmo entre fornecimento e demanda. “Se o fornecimento de qualquer item ocorresse exatamente quando fosse demandado, o item nunca seria estocado”. (SLACK et al.,1997, p. 383) Cadeia de suprimentos é definida por Slack et al (1997, p. 411) como sendo “todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização”. Isso precisa ser planejado e controlado, pois o planejamento e controle da cadeia de suprimentos trazem benefícios estratégicos para a empresa como velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. Assim, como afirmam Slack et al. (1997) o planejamento e controle da cadeia de suprimentos envolve a “coordenação do fluxo de materiais e informações entre unidades produtivas da cadeia de suprimentos”. Este planejamento e controle envolvem desde o fornecimento de matérias-primas, compras, gestão da distribuição física, logística até a gestão de materiais. O MRP (Material Requerimentos Plannings) permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo e em que momento será necessário ao processo produtivo. Para fazer isso, ele utiliza os pedidos em carteira, prevendo outros que a empresa possa receber e então, verifica os materiais necessários para completar esses pedidos. Em outras palavras, o MRP permite conhecer a quantidade de cada item necessário ao processo produtivo. Assim, está ligado estritamente ao planejamento e controle da produção e estoques. “O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de volume e tempo similares a esses, mas numa escola e grau de complexidade maior”. Durante os anos 80 e 90 houve uma expansão do conceito do planejamento das necessidades de materiais e surgiu o MRP II ou Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacuring Resouce Planning) que por ser um programa computadorizado, como afirmam Slack et al. (1997) “permite que as empresas avaliem as implicações quanto à necessidade

Page 7: ATPS

de materiais”. Como complementam os autores, o MRP II é “um plano global para o planejamento e monitoramento de todos os recursos de uma empresa de manufatura: manufatura, marketing, finanças e engenharia”. E apresenta outras vantagens como o fato de conter uma base dos dados que é acessada e utilizada por todos os setores da empresa. 

Passo 3 (Equipe):Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados no passo anterior, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e redigir um resumo geral contendo suas análises, que servirá de base para a elaboração do Passo 4.

Passo 4: (Equipe):Elaborar, com base no resultado das análises encontradas pelo grupo, um relatório e reservá-lo para compor o relatório final.Qualqueroperação produtiva requer planos e requer controle, embora o grau de formalidade e os detalhes possam variar .Planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro. Um plano não garante que um evento vá realmente acontecer; é uma declaração de intenção de que aconteça.Os planos são baseados em expectativas, durante sua implementação as coisas nem sempre acontecem como esperado, pois os consumidores mudam de idéia sobre o que querem e quando querem os fornecedores nem sempre cumprem a pontualidade de entrega, as maquinas podem quebrar, funcionários podem faltar, e assim pode acontecer diversos problemas que interfere no planejamento, é ai que entra o controle de Produção, que é um processo que lida com essas variações, esse processo cuida da reformulação do planejamento em curto prazo. O Planejamento da Produção tem como propósito, fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores. [ ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO . Nigel Slack, stuart chambers , Robert Johnston. Pg.283] O Planejamento pode ser feito a longo ,médio e curto prazo. Os aspectos de planejamento variam conforme a importância e a proximidade da data do evento. Os principais pontos abordados de acordo com a forma de planejamento são no planejamento de curto prazo usa previsões de demanda totalmente desagregada ou real; faz intervenções nos recursos para corrigir desvios dos planos , leva em consideração os objetivos operacionais e os custos de suas operações. O planejamento de médio prazo usa previsões de demanda desagregada, determina recursos e contingência e tem objetivos tantos em termos financeiros como operacionais já os de longo prazo usam previsões de demanda agregada, determina recurso de forma agregada e os objetivos estabelecidos são em grande parte em termos financeiros.Um bom planejamento é essencial, pois caso não haja esse planejamento, o fracasso é quase certo, não só no negocio devemos planejar, mas em nossa vida também. Em tudo é necessário planejamento. Na Produção quando não há um planejamento bom, há falta de materiais, eficiência baixa, pouca produtividade, podendo até entrar nesse campo a falta de motivação de um funcionário, já que se a qualidade de desempenhar seu trabalho é escassa , ele perde a vontade de fazer um trabalho adequado, pois não se sabe até quando dará para realizá-lo sem problemas.

Page 8: ATPS

ETAPA 2 Passo 1:Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), e anotar os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção ,para serem utilizados no relatório desta etapa e na elaboração do relatório final.Para que sejam obtidos melhores resultados e aumento da competitividade de mercado, as indústrias metalúrgicas em geral possuem como metas atingir a máxima produtividade, minimizar todos os custos e aumentar constantemente a qualidade final dos seus produtos, atendendo as demandas e cumprindo com os prazos de entrega estabelecidos. Neste encadeamento de idéias e objetivos a serem atingidos, o planejamento e controle da produçãoP.C.P.: é a técnica ou processo utilizado para fins de gerenciamento da produção e dos processos de fabricação metalúrgicos. Porém, para um bom P.C.P. funcionar, deverá ter como fonte, um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um bom projeto, organizado e correto, as chances de um bom planejamento, vêem-se reduzidas. Observa-se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado.Erros de previsões e simulações, qualidade, gargalos em processos de fabricação e quebras de máquinas podem acontecer fazendo com que a produção perca em produtividade. Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, possuem particularidades. Assim sendo, as empresas planejam e controlam sua produção de maneira totalmente ajustada e adaptada para sua realidade de trabalho. De acordo com o tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de P.C.P., totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades. Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação.

Page 9: ATPS

ETAPA 2 Passo 3

A decisão sobre a implantação de um sistema de programação da produção com capacidade finita, considerando as implicações decorrentes, a dificuldade de reverter e o nível de investimento demandado, é uma decisão, por natureza, estratégica. Sendo fundamental a adequação do sistema às necessidades estratégicas - atuais e futuras - da empresa, a consideração dos níveis de investimento e esforços organizacionais exigidos, bem como uma análise criteriosa dos sistemas disponíveis.Este artigo analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados "sistemas de programação da produção com capacidade finita". Para tanto, o artigo conceitua estes sistemas, bem como discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas. Os autores propõem uma classificação destes sistemas e apresentam brevemente, aqueles comercialmente disponíveis no BrasilMas é importante ressaltar que:1°) Nem todos os sistemas produtivos demandam uma solução desta natureza para a gestão da sua capacidade; 2°) O escopo das decisões apoiadas por estes sistemas varia - desta forma, cabe verificar se estas estão alinhadas às decisões fundamentais à gestão do sistema de PPCP da empresa no que se refere à geração do plano mestre de produção, à programação da produção, à gestão dos materiais integrada à capacidade eao controle da produção. E para finalizar é primordial verificar se o sistema escolhido comporta as características particulares da empresa que são relevantes à decisão apoiada.

ETAPA 3 Passo 2:

Neste vídeo reconceitua a produção, definindo a como um fluxo de material ou informação a partir da matéria–prima até o produto final. Tendo um fluxo onde o material é processado (convertido), inspecionado está em movimento ou espera.Tais atividades são inerente e diferentes. O processamento representa o aspecto de conversão da produção. A inspeção, movimentação e esperas representam o aspecto do fluxo da produção.Também cabe a empresa:Enxergar suas próprias formas sistêmicas;Dividir sua produção em processos gerenciáveis;

Page 10: ATPS

Definir a estratégia de produção;Planejar o prazo ótimo de execução de cada sub processo,Criar mecanismos objetivos de chegarem ao logo do ciclo de produção eTer critério previamente, estabelecidos para aceitação do produto durante a produção e no final de seu cicloTambém pode implementar a melhoria de processo construtivos de empreendimento com aplicação do conceito de produção enxuta, que busca melhorar a eficiência de cada sub processo construtivo. Como pro exemplo momento da execução, aspectos logísticos aspectos de qualidade e segurança etc.

ETAPA 3 Passo 3:

Conclusões Finais:

As empresas cada vez mais, atuam em planejar e controlar a produção, mais que uma necessidade, será uma imposição. Sendo desta forma o planejamento razoável, quanto a aplicação dos métodos para uma produção eficaz, uma vez que é extremamente útil à empresa não somente traçar metas e objetivos, incrementar o processo de produção, mas podendo levar a um maior e melhor conhecimento de sua estrutura. O controle da produção utilizado na empresa permite identificar carências e falhas que ocorram, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo. Planejamento e Controle são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência. E principalmente, tanto o planejamento quanto o controle, estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e uma das principais fontes de diferenciação da empresa. O PCP são, instrumentos gerenciais de grande importância para as empresas, pois os planos orientarão a produção e o controle permitirá, que os mesmos sejam implementados de forma eficiente, na prática pelas empresas e para tanto bastante valorizado pela empresa.

Page 11: ATPS

Referências Bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.PLT 596.http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART269.pdfMOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e operações. 4 ed. São Paulo: Pioneira, 1999. SLACK, Nigel et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.[ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO. Nigel Slack, stuart chambers , Robert Johnston. Pg.283]