01 fev 2013

20
XXI 20 01/02/2013 Superintendência de Comunicação Integrada CLIPPING Nesta edição: Clipping Geral Patrimônio Cultural Saúde Destaques: Despesa da Assembleia com pessoal sobe 42% em dez anos - p. 03 Cinco ano depois, lei do silêncio é ignorada - p. 05 Juiz de Fora debate a precariedade na assistência psiquiátrica - p. 17

Upload: clipping-ministerio-publico-de-minas-gerais

Post on 25-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Clipping Geral e Espec. Eletrônico

TRANSCRIPT

Page 1: 01 Fev 2013

XXI

20

01/02/2013

Superintendência de Comunicação Integrada

CLIPPINGNesta edição:

Clipping GeralPatrimônio Cultural

Saúde

Destaques:

Despesa da Assembleia com pessoal sobe 42% em dez anos - p. 03

Cinco ano depois, lei do silêncio é ignorada - p. 05

Juiz de Fora debate a precariedade na assistência psiquiátrica - p. 17

Page 2: 01 Fev 2013

Repórteres do Estado de Minas recebem Prêmio de

Jornalismo Chico Lins

Repórteres do Estado de Minas recebem nesta sexta-feira o Prêmio de Jornalismo Chi-co Lins, de caráter nacional e concedido pela primeira vez pelo Ministério Público de Minas Gerais. Em primeiro lugar no concurso, ficou a série de reportagens “Arte sacra na mira dos la-drões”, dos repórteres Gustavo Werneck, Luiz Ribeiro, Mateus Parreira, Flávia Ayer e Paola Carvalho, do caderno Gerais, que tratou da in-segurança do patrimônio cultural mineiro.

estado de minas - mG - on Line - 25.01.2013

(Edesio Ferreira/EM DA Press)

01

Page 3: 01 Fev 2013

Por Fabíola Costa

Unimed e Monte Sinai devem fechar acordo nesta quinta-feira (31) para res-tabelecer o atendimento aos clientes da operadora no hospital, suspenso desde 22 de dezembro. Nesta quarta (30) foi realizada mais uma rodada de negociação, com a presença de representan-tes de hospital, operadora, Procon e Ministério Público Estadual (MPE). Apesar de o resultado ser mantido sob sigilo por todos os envolvi-dos, a expectativa é por um consenso, especialmente so-bre a forma de atendimento destes consumidores.

As reuniões fazem parte de procedimento de investi-gação preliminar instaurado pelo Procon. O objetivo é verificar, junto com o MPE, se há desrespeito aos direi-tos do consumidor em fun-ção do descredenciamento.

Primeiro, operadora e hos-pital foram notificados a prestar esclarecimentos. Na semana passada, represen-tantes da Unimed e do Mon-te Sinai encontraram-se, em separado, com o superin-tendente do Procon, Nilson Ferreira Neto. Esta semana, diretores da cooperativa e do hospital sentaram à mes-ma mesa, pela primeira vez desde dezembro, com a in-termediação do MPE.

O promotor de Ordem Econômica e Tributária, Plí-nio Lacerda, comenta que a preocupação é defender o consumidor. Conflitos de interesse à parte, no enten-dimento dele, o atendimen-to aos clientes da Unimed pelo Monte Sinai deveria ser retomado, para não ha-ver prejuízo aos consumi-dores. Conforme estimativa do hospital, os clientes da cooperativa respondiam por 52% da demanda na unida-

de. No Procon, há apenas uma reclamação formaliza-da neste sentido. Na Agên-cia Nacional de Saúde Su-plementar (ANS) há cinco queixas até o momento.

Plínio não participou do encontro desta quarta-feira (30), que estaria sendo in-termediado pela promotora Ana Léia Salomão. O MPE, por meio de sua assessoria, explica que o papel do ór-gão é de mediação, “um in-termediário na tentativa de acordo”.

A informação, no início da tarde, era a de que o MPE não havia acionado a Justiça sobre o caso. A Tribuna pro-curou a promotora Ana Léia Salomão, o superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, o Hospital Monte Si-nai e a Unimed, por meio de suas assessorias, mas nin-guém se posicionou sobre o assunto.

HoJe em dia - mG - p. 04 - 01.02.2013

tribuna de minas - on Line - 30 de Janeiro de 2013

Unimed e Monte Sinai devem fechar acordo nesta quinta

02

Page 4: 01 Fev 2013

Após 40 dias de recesso, os de-putados estaduais retomam hoje o tra-balho na Assembleia Legislativa com a posse da nova Mesa Diretora e de três parlamentares. O único novato é o radialista Mário Henrique Caixa (PCdoB).

Além dele, Leonídio Bouças (PMDB), que já foi deputado por dois mandatos consecutivos, e Juarez Tá-vora (PV), que ocupou uma cadeira durante pouco mais de um ano, assu-mem vagas deixadas por deputados

que foram eleitos em 2012. Outros dois parlamentares - Cabo Júlio e Ju-ninho Araújo (PTB) - já assumiram em dezembro.

A primeira reunião ordinária está marcada para terça-feira. Devem ser lidos os três vetos do governador An-tonio Anastasia (PSDB) que estão na pauta. Duas matérias foram veta-das parcialmente: a que regulamenta a oferta de serviço de “couvert” em lanchonetes, bares e restaurantes e outra que altera a legislação tributária

no Estado.O veto total, que também che-

ga hoje à Casa, é relativo ao Projeto 302/11, cujo texto prevê que alunos da rede estadual de ensino tenham o direito de não realizarem “exame de avaliação curricular por motivo de crença ou convicção religiosa, às sextas-feiras após as 18 h e aos sába-dos”.

Segundo o governador, a matéria é inconstitucional. (Lucas Pavanelli)

posses

Trabalho será retomado hoje

o tempo - mG - p. 03 - 01.02.2013

03

Page 5: 01 Fev 2013

cont.... o tempo - mG - p. 03 - 01.02.2013

04

Page 6: 01 Fev 2013

metro - bH - mG - p. 03 - 01.02.2013

05

Page 7: 01 Fev 2013

cont.... metro - bH - mG - p. 03 - 01.02.2013

06

Page 8: 01 Fev 2013

o tempo - mG - p. 22 - 01.02.2013

07

Page 9: 01 Fev 2013

cont.... o tempo - mG - p. 22 - 01.02.2013

08

Page 10: 01 Fev 2013

SÃO PAULO e BRASÍLIA Só 11% das 5.568 cidades brasileiras possuíam ao me-

nos uma unidade do Corpo de Bombeiros em 2009, segun-do estudo encomendado pelo governo federal e coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O número de bombeiros na ativa é menor do que padrões internacionais recomendam. De acordo com da-dos do Ministério da Justiça e de governos estaduais, havia cerca de 63 mil bombeiros no país em 2011 (o número não inclui o Rio Grande do Sul, que não informou o dado). O número ideal seria de 190 mil profissionais.

Para o coordenador do estudo “Brasil sem chamas” e pesquisador do IPT, José Carlos Tomina, o percentual de ci-dades onde os bombeiros estão presentes é muito pequeno, o que prejudica a realização de vistorias e avaliação de segu-rança em redes comerciais.

- No nosso país, não se trata a segurança contra incêndio da forma rigorosa como se devia. As pessoas não têm conhe-cimento da gravidade que é a área de segurança. Acontecem, em média, 200 mil incêndios por ano no Brasil, de média e alta proporções - diz Tomina.

Segundo ele, padrões internacionais recomendam que o adequado é haver um bombeiro para cada mil habitantes. O pesquisador, porém, diz que poucos países conseguem al-

cançar essa meta. Para ele, é fundamental criar um Código Nacional de Segurança Contra Incêndio.

Cerca de 1.200 pessoas morrem em incêndios no Brasil por ano em média. O número considera apenas as vítimas que foram retiradas mortas pelos bombeiros e não inclui a quantidade de pessoas que morreram em hospitais.

CNJ pede rigor em períciaEm Brasília, o promotor Gilberto Martins, integrante do

Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pediu ontem ao procu-rador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo Veiga, que, se o número de vítimas do incêndio em Santa Maria crescer, as necrópsias sejam feitas com o máximo rigor. O objetivo, explicou, é detalhar as razões que provocaram o óbito para subsidiar as ações futuras, criminais ou cíveis, contra os responsáveis pela tragédia. Os exames cadavéri-cos das vítimas levadas para o Centro Desportivo de Santa Maria foram sumários, com a coleta de amostras de sangue e pele, dado o número elevado de mortos e o estado emocional de seus parentes.

- Percebi a frustração das famílias que, passados muitos anos (em outros casos), ainda não viram a Justiça punir com rigor - afirmou Martins.

Autor(es): Sérgio RoxoSANTA MARIA A empresa Hidramix, que fez o Pla-

no de Combate e Prevenção a Incêndio da boate Kiss, é investigada pelo Ministério Público (MP) desde 2011 por ter entre os seus sócios um bombeiro da ativa e outro da reserva. Os promotores suspeitam que há favorecimento às empresas cujos proprietários são membros da corpo-ração.

O jornal “Zero Hora” mostrou ontem que a empresa tem no quadro societário o sargento Roberto Flavio da Sil-veira e Souza, que trabalhou no resgate das vítimas no dia da tragédia. O Plano de Prevenção a Incêndios da boate ainda não foi encontrado pelos investigadores do incên-dio.O inquérito civil do Ministério Público apura suspeita de favorecimento da Hidramix e de outras empresas que possuem bombeiros como sócios na aprovação dos planos pela corporação. A investigação teve início depois da de-núncia de uma empresa concorrente, em 2011.

O Ministério Público notificou a Brigada Militar, que abriu uma investigação interna. De acordo com a assesso-ria de imprensa do Ministério Público, os militares do Rio Grande do Sul decidiram pelo arquivamento da apuração

porque concluíram que não havia irregularidade no fato do sargento ser sócio minoritário da Hidramix.

A apuração do Ministério Público, entretanto, prosse-gue para constatar se há realmente favorecimento dessas empresas. O Plano de Combate e Prevenção a Incêndio da Hidramix estava vencido desde agosto. Em outubro, a casa fez o pagamento da taxa para que o Corpo de Bombeiros realizasse a vistoria no local, mas até o dia da tragédia isso não havia acontecido.

A suspeita principal é que a instalação de espuma in-flamável, considerada irregular, no teto da casa tenha cau-sado o incêndio.

A mulher que atendeu o telefone na sede da Hidramix na tarde de ontem informou que a direção da empresa não iria se pronunciar sobre o inquérito. Com sede em Santa Maria, a Hidramix permaneceu fechada durante todo o dia de ontem.Um outro inquérito civil aberto depois da tra-gédia pelo Ministério Público vai apurar eventual impro-bidade administrativa de agentes públicos, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura de Santa Maria, por suposta fa-lha ou omissão na fiscalização do funcionamento da boate Kiss. Até agora, ainda não foram tomados depoimentos.

o GLobo - rJ - on Line - 01/02/2013

No Brasil, só 11% das cidades têm bombeirosNúmero de soldados na ativa está abaixo da recomendação internacional

o GLobo - rJ - on Line - 01/02/2013

MP gaúcho investiga desde 2011 favorecimento a empresa de bombeiro

09

Page 11: 01 Fev 2013

HoJe em dia - mG - p. 19 - 01.02.2013

10

Page 12: 01 Fev 2013

o tempo - mG - p. 25 - 01.02.2013

notícia da Hora - conamp - brasíLia, 31 de Janeiro de 2013

Ampeb realiza o XI Congresso do Ministério Público da Bahia

A Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) realiza, entre os dias 14 e 17 de março, o XI Congresso do Ministério Público da Bahia. O evento contará com a presença de líderes do Ministério Público de todo país, de personalidades do mundo jurídico e representantes da classe polí-tica.

Entre os nomes confirmados estão o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Nedens Ulisses Freire Vieira, e o procura-dor-geral de Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho. Nedens e Marcelo apresentarão o painel intitulado Subsídio e verbas de caráter in-denizatório x autonomia orçamentária do Ministério Público. O objetivo é discutir temas institucionais relevantes e de interesse da classe.

O evento será realizado no Tivoli Eco Resort Praia do Forte, no municí-pio de Mata de São João (BA). As reservas e inscrições já podem ser feitas através do site da Ampeb. Também é possível se inscrever diretamente com a empresa Interlink (Rua Teixeira Leal, n° 107/A - Graça- Salvador/Bahia, telefone 71- 3011-9797) e na sede da associação.

notícia da Hora conamp brasíLia, 31 de Janeiro de 2013

CONAMP presente na abertura do Ano

Judiciário A Associação Nacional dos Membros

do Ministério Público (CONAMP) partici-pará, amanhã (01), da abertura do Ano Ju-diciário 2013. A solenidade será realizada em Brasília, no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 10h.

A solenidade marca o início dos jul-gamentos em 2013 e será conduzida pelo presidente do STF, Ministro Joaquim Bar-bosa. Realizada desde 2004, a sessão espe-cial reúne representantes dos Três Poderes da República, que discursarão no plenário do STF, e de outras autoridades.

11

Page 13: 01 Fev 2013

HoJe em dia - mG - p. 19 - 01.02.2013

12

Page 14: 01 Fev 2013

JOHNATAN CASTRO

OURO PRETO A Universidade Federal de Ouro Preto

(Ufop) anunciou ontem os resultados da sin-dicância que apurou a morte de um estudante, no fim do ano passado, e divulgou as ações que pretende tomar para coibir o consumo ex-cessivo de álcool e de drogas por parte dos universitários. O reitor João Luiz Martins afir-mou que uma das dez propostas de mudanças na resolução que determina os deveres e os di-reitos de todas as repúblicas federais da cidade pede a proibição das ações de propaganda e de marketing que fabricantes de bebidas fazem dentro das residências estudantis.

Atualmente, para promover as festas de Carnaval, as repúblicas fecham acordos com cervejarias. Além de disponibilizarem toda a bebida, as empresas fornecem geladeiras e freezers. Neste ano, o patrocínio de uma in-dústria de bebidas para o Carnaval de Ouro Preto foi ampliado em 40%.

“Isso é uma luta desleal. Nas repúblicas, muitas vezes, os estudantes não têm estrutura e quando chega uma empresa oferecendo uma oportunidade como essa eles não querem per-der”, disse o reitor.

Para o presidente da Associação de Mora-dores das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop), Luiz Philippe Albuquerque, 22, as medidas são positivas. “Acredito que a tradi-ção do álcool é falsa. As verdadeiras tradições das repúblicas são a amizade e a irmandade”, disse.

Rendimento. A Ufop também quer condi-cionar o rendimento escolar dos universitários à permanência nas repúblicas federais. Com isso, de acordo com o reitor Martins, os alu-nos que não cumprirem as determinações da universidade podem ser impedidos de usar be-nefícios como moradia, auxílio-alimentação e transporte.

“Atrelar o rendimento poderia criar ín-dices até mesmo para as próprias repúblicas, que teriam classificações de acordo com as notas dos estudantes. Isso deixaria os pais mais tranquilos”, afirmou. Ainda não há data para o Conselho Universitário da Ufop (Cuni) avaliar as mudanças.

Já a sindicância feita pela comissão na re-pública Saudade da Mamãe, onde o estudante Pedro Silva Vieira morreu no dia 30 de novem-bro, não encontrou indícios de que ele tenha sido obrigado a consumir bebidas alcoólicas. “Ele bebeu voluntariamente, mas em função dos grandes estímulos daquele ambiente”.

estratégia

Ufop usa publicidade para evitar novos abusos

De imediato, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) vai recorrer à publicida-de para tentar conter os abusos dos universi-tários. A partir da próxima semana, cartazes, folders e propagandas para rádio e televisão com mensagens educativas começam a circu-lar na cidade. É a campanha “Avalie seu Con-sumo”.

“Criamos estratégias socioeducativas para garantir que os alunos consigam terminar seus cursos. Diante dos fatos que aconteceram no ano passado, não podemos mais permitir que esses sonhos sejam interrompidos”, afirmou o reitor João Luiz Martins.

Reuniões - Também a partir da próxima semana, representantes da universidade pre-tendem se reunir com todas as 58 repúblicas federais da cidade, além dos representantes das 260 particulares, para orientar e conscien-tizar os estudantes sobre os excessos que po-dem acontecer durante o Carnaval.

“Assim como todos os anos, vamos fazer fiscalizações nas repúblicas e verificar, junto com o Ministério Público, se eles estão cum-prindo as normas de capacidade. As casas também devem prestar contas de toda a festa de Carnaval”, garantiu o reitor. (JHC)

o tempo - mG - on Line - 01.02.2013 ouro preto

Repúblicas serão proibidas de associar pacotes a bebidasCarnaval é o período que mais preocupa, e fiscalização será intensificada

13

Page 15: 01 Fev 2013

o tempo - mG - p. 25 - 01.02.2013

14

Page 16: 01 Fev 2013

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

MINAS GERAIS SEXTA 1º 7JUSTIÇA

PÁGINA PREPARADA PELO CENTRO DE IMPRENSA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

-

-

-

--

-

Dudinha e a Galinha Pintadi-nha -

Gali-nha Pintadinha Turma da Galinha Pintadinha

--

-

-

-

-

--

--

--

-

-

--

-

-

--

--

---

RECURSO - -

---

-

-

-

--

Empresa é condenada a indenizar passageiroJustiça proíbe apresentaçãode peça teatral

O desembargador Valdez Leite Machado vai supervisionar e orientar a implantação do processo eletrônico

Tribunal implanta julgamentos virtuaisObjetivo é modernizar a administração por meio da tecnologia da informação

---

-

-

-

VOTO - -

-

-

--

-

--

--

15

Page 17: 01 Fev 2013

JOHNATAN CASTRO

OURO PRETO - Um Carnaval com menos impactos para o patrimônio histórico. Esse é o objetivo da prefeitura de Ouro Pre-to, na região Central de Minas, que, este ano, faz uma festa volta-da para os símbolos culturais do município. Ontem, a Secretaria de Cultura divulgou a programação do Carnaval, que também terá eventos em bairros e distritos da cidade.

De acordo com o secretário Jarbas Vasconcelos, para garantir a proteção dos prédios históricos, um Termo de Conduta foi assi-nado entre a prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPMG). O documento, que foi feito em acordo com os organizadores dos blocos caricatos, determina, entre outras coisas, que os grupos não desfilem com mais de 400 pessoas. Outra ação envolve a descen-tralização da festa, e a promoção de atividades em bairros como o Antônio Dias, que receberá um carnaval infantil. A festa uni-versitária, este ano, ficará concentrada na praça da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

“O prefeito nos recomendou que não fizéssemos economia, mas que o Carnaval fosse sem bagunça”, disse Vasconcelos.

Com os acréscimos feitos pelos patrocinadores, o investimen-to da prefeitura deve superar R$ 1,5 milhão.

Fiscalização. A prefeitura garantiu que fará vistorias em todas as repúblicas da cidade para verificar se a capacidade máxima está sendo respeitada. Os planos de incêndios das residências também serão fiscalizados com ajuda dos Bombeiros e da Polícia Militar.

o tempo - mG - on Line - 01.02.2013

ouro preto

Prefeitura quer Carnaval sem danos ao patrimônio históricoBlocos não poderão desfilar com mais de 400 pessoas para evitar problemas

16

Page 18: 01 Fev 2013

HoJe em dia - mG - p. 19 - 01.02.2013

17

Page 19: 01 Fev 2013

BERNARDO MIRANDA espe-cial para o tempo

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou que vai decretar, nos próxi-mos dias, situação de emergência no Hospital Regional por causa do surto da superbactéria KPC. O objetivo é facilitar a liberação de recursos para implantar as medidas de contingência apontadas no relatório elaborado pela Vigilância Sanitária Estadual. Com o decreto, será possível também contra-tar serviços e até obras em regime de urgência, sem licitação.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Silva Reis, disse que vai elabo-rar um planejamento para a remodela-gem física da unidade. Entre as obras, estão a unificação dos três Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) em um único bloco, no segundo andar, a re-forma do laboratório e o cercamento do hospital.

Uma empresa especializada em desinfecção hospitalar também vai avaliar a situação da unidade e verifi-car se será preciso ou não fazer a de-sinfecção.

A verba necessária para as inter-venções ainda está sendo contabiliza-da. O secretário já foi a Brasília, no entanto, na última quinta-feira, para pleitear recursos junto ao governo fe-deral.mudanças

Ontem, o diretor do Regional, Mário Xavier, se reuniu com os ser-vidores para explicar as mudanças de procedimentos. “Já foram todos con-tactos e formamos uma força-tarefa para que todas as determinações da Vigilância Sanitária sejam seguidas”, afirmou.

A primeira medida depois do rela-tório da Vigilância Sanitária começou a vigorar ontem. Novas internações foram suspensas no hospital, e os pa-cientes em estado grave serão transfe-ridos para outras unidades de saúde da região metropolitana, já que eles cor-rem maior risco de contaminação.

Na próxima segunda-feira, have-

o tempo - mG - on Line - 01.02.2013 betim

Hospital decretará emergênciaRecurso deverá vir do governo federal; desinfecção da unidade é estudada

rá uma reunião entre a prefeitura e a Diretoria de Regulação do Estado para tratar dos pacientes que precisarão ser removidos e definir como essas provi-dências serão implementadas. “Vamos esvaziar ao máximo o Regional. O lau-do revela que a situação é crítica e que os problemas vão além das bactérias e da superlotação”, destacou o secretá-rio.

Vigilância

Relatório denuncia precariedade

O relatório da Vigilância Sanitária Estadual aponta uma série de irregula-ridades no Hospital Regional de Betim, principalmente falhas em processos de controle de infecções. Na lavanderia da unidade, por exemplo, não havia

sinalização de onde deveria ficar o ma-terial limpo e onde seria armazenado o sujo o que facilitaria confusões, pos-sibilitando, por exemplo, que lençóis sem a devida lavagem fossem usados novamente.

Problemas também foram encon-trados na central de esterilização. Não havia processo de controle da origem dos materiais nem da identificação cor-reta de cada um. Nos laboratórios, não havia controle de qualidade.

“A situação do hospital deveria ter sido tratada com seriedade desde o ano passado. Mas, infelizmente, as exigên-cias mínimas de segurança não esta-vam sendo cumpridas”, disse o secre-tário municipal de Saúde, Mauro Reis.

O surto de KPC começou a ser de-nunciado por O TEMPO em setembro de 2012, mas as medidas só começa-ram a ser tomadas agora. (BM)

18

Page 20: 01 Fev 2013

HoJe em dia - mG - p. 17 - 01.02.2013

19