aviônicos fev 2013

5
Pag. 3 Revista Ano 2 - Nº 4 - Fevereiro de 2013 - Edições Marco Aurélio - Versões impressa e digital

Upload: marco-mendes

Post on 17-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

TRANSCRIPT

Page 1: Aviônicos FEV 2013

Pag. 3

Revista

Ano 2 - Nº 4 - Fevereiro de 2013 - Edições Marco Aurélio - Versões impressa e digital

Page 2: Aviônicos FEV 2013

A Revista Aviônicos tem o prazer de lhes conceber uma nova edição, cheia de novidades. Nesta edição vocês vão ver uma matéria sobre a Academia da Força Aérea, as instituições-sede e os cursos. Aproveite o melhor que nós temos a oferecer.

BOM VOO

Novidades

CAPA: Academia da Força Aérea

Notícias e curiosidades

NOVIDADE!!! A Revista Aviônicos está agora na Internet! Acesse: www.issuu.com/marcomb e veja as ediçõesna íntegra.

ASSINATURAS: Você pode assinar a Revista Aviônicos GRATUITAMENTE e receber mensalmente as edições de nossa revista em seu e-mail. Mande-nos uma mensagem eletrônica para [email protected] com seus dados

Revista Aviônicos - Ano 2, Nº 4 - Fevereiro de 2013

Page 3: Aviônicos FEV 2013

Revista Aviônicos - Ano 2, Nº 4 - Fevereiro de 2013

“O Ninho das Águias”Por Marco Aurélio:

A Academia da Força Aérea fica no interior de São Paulo, nacidade de Pirassununga. É conhecido como “o ninho das águias”,por ser geralmente o berço dos futuros pilotos da Força AéreaBrasileira. Na AFA são ministrados cursos de graduação em níveltécnico e militar. Lá, os cadetes aprendem os rigores dadisciplina militar, além de se especializarem nos ramos deIntendência, Infantaria e Aviação Militar. A AFA também é oberço que abriga a EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea,conhecida por todos como Esquadrilha da Fumaça. Nestamatéria vamos contar mais sobre os cursos ministrados nainstituição e sobre as atividades da AFA.

CURSOS:Aviação Militar:O cadete formado pelo CFOAV recebe os Títulos de Bacharel emCiências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar e deBacharel em Administração, com ênfase em

Administração Pública. A formação qualificapara a pilotagem militar e para o gerenciamentoe a execução de operações aéreas. O OficialAviador atua como 1 e 2° piloto executandomissões em aeronaves da Força AéreaBrasileira, progredindo operacionalmente, emuma das Aviações existentes: Caça, Transporte,Reconhecimento, Patrulha ou Asas Rotativas.Executará missões a bordo de aeronaves da FABtanto em tempo de paz como em tempo deguerra; em atividades de busca e salvamento;em operações especiais; no transporte deautoridades e demais cidadãos. Ao concluir oCFOAV, o cadete é nomeado Aspirante-a-Oficiale pode chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro-do-Ar.

Page 4: Aviônicos FEV 2013

Revista Aviônicos - Ano 2, Nº 4 - Fevereiro de 2013

Intendência:O cadete formado em Intendência recebe os Títulos de Bacharelem Ciências da Logística com habilitação em Intendência daAeronáutica e de Bacharel em Administração, com enfase emAdministração Pública, com ênfase em Administração Pública. Aformação qualifica para o domínio dos processos logísticos,preparando para cumprir missões destinadas a identificar,prever, obter, estocar, conservar e distribuir materiais,prestando os serviços necessários a sustentação física do pessoale das unidades militares da Aeronáutica. O Oficial Intendenteatua nos setores de licitação, finanças, material, subsistencia,patrimônio e controle das unidades gestoras da FAB; gerênciacentros de distribuição logística e desempenha atividades deplanejamento, execução, coordenação, controle e fiscalizaçãodas atividades relacionadas a Intendência. Ao concluir o CFOINT,o cadete é nomeado Aspirante-a-Oficial e pode chegar ao posto

Major-Brigadeiro-Intendente.

Intantaria:O cadete formado em Infantaria recebe os Títulos de Bacharel em Ciências Militares com habilitação emInfantaria da Aeronáutica e de Bacharel em Administração,com ênfase em Administração Pública, comênfase em Administração Pública. A formação qualifica para o gerenciamento dos sistemas de segurançae defesa das instalações sob responsabilidade da Aeronáutica. O profissional atuará em Batalhões e/ouCompanhias de Infantaria da Aeronáutica sediadas nas diversas Organizações Militar da FAB. O Oficial deInfantaria realizará atividades de planejamento e execução de planos de segurança e defesa e de planosde proteção de contra-incêndio de aeródromos; atuará na formação de soldados e na instrução militarem geral; na gestão do serviço militar; nas atividades de busca e salvamento e nas operações especiais.Ao concluir o CFOINT, o cadete é nomeado Aspirante-a-Oficial e pode chegar ao posto de Brigadeiro-Infante.

Esquadrão de Demonstração Aérea(Esquadrilha da Fumaça)A AFA também sedia a base de operações etreinamentos da Esquadrilha da Fumaça. Ospilotos treinados na AFA ingressam noesquadrão por meio de uma fila de espera epermanecem no máximo 4 anos, fazendoapresentações e treinamentos. AEsquadrilha da Fumaça operava até o fim de2012 com as aeronaves T-27 “Tucano”. Em2013 ela fará apresentações usando aaeronave A-29 “Super Tucano”, mais veloz emanobrável que a anterior.

Page 5: Aviônicos FEV 2013

Revista Aviônicos - Ano 2, Nº 4 - Fevereiro de 2013

O interesse do empresário paulista FranciscoPignatari pela aviação data do final da década de1930, quando ajudou o projetista italiano L. Brescianina construção de dois protótipos. Em fins de 1940, aLaminação Nacional de Metais, uma das empresas doGrupo Pignatari, criou uma divisão de aviação epassou a produzir planadores. A boa recepção dosplanadores no meio aeronáutico encorajou Pignataria criar uma empresa de construção de aviões. Assim,em agosto de 1942, surgiu a Companhia AeronáuticaPaulista – CAP (2).Além de toda a estrutura industrial herdada doGrupo Pignatari a CAP associou-se ao IPT (Institutode Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo e passou atrabalhar no projeto do avião IPT-4, renomeado CAP-1 “Planalto” e nos seus derivados, o CAP-2, o CAP-3 eo CAP-3A (3). Mas o projeto de maior sucesso comercial foi o CAP-4 “Paulistinha”.

Emirates anuncia parceria global com a Fórmula1A companhia aérea Emirates anunciou umcontrato com a Fórmula 1 válido por cinco anos,começando a partir deste ano. Dessa forma, aempresa terá forte presença de marca em 15Grandes Prêmios da temporada. Começando como GP da Malásia, o distintivo Fly Emirates serávisto em circuitos históricos como o deSilverstone, na Inglaterra, de Monza, na Itália, ede Interlagos, em São Paulo. Como parte doacordo global da Formula 1, a marca dacompanhia será exibida ao longo dos circuitos etambém no famoso Formula One Paddock Club.

TAM recebe o prêmio internacional "Cellars in the Sky"

A TAM conquistou uma das principais categorias do prestigiado prêmio "Cellars in the Sky", da revista inglesa Business Traveller, que reconhece as companhias aéreas pela qualidade dos vinhos servidos a bordo de suas aeronaves. A empresa recebeu o prêmio de melhor vinho tinto servido na classe executiva com o Château Bel-Air-Ouÿ (2007), um vinho Saint-Emilion Grand Cru produzido na região de Bordeaux por um dos enólogos mais importantes da França, Jean-Luc Thunevin, especialmente para a TAM. Em 2009, recebeu o prêmio por servir o melhor vinho branco na primeira classe, o Michel PicardPuligny-Montrachet 1er Cru "Les Chalumeaux" (2006).