jornal epe fev 2013

40

Click here to load reader

Upload: luis-costa

Post on 06-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Mensal - Escola Profissional de Esposende

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal EPE fev 2013

ALUNOSDE APOIOÀ INFÂNCIADEMONSTRAM COMPETÊNCIAS

JORNALwww.zendensino.pt | fevereiro 2013

nº77

S. VALENTIMDISTRIBUI ABRAÇOS E DOCINHOS

Página 13

Página 19

SIMULACRO PELOS TÉCNICOS DEPROTEÇÃO CIVIL Página 36

MENSAL

PROJETO COMENIUS BEST:“NEWS FROM POLAND”

ww

w.f

aceb

ook.

com

/EPE

SPO

SEN

DE

ESCOLA PROFISSIONAL DE ESPOSENDE

ESSÊNCIA DOVINHO: QUATRO DIASINESQUECÍVEIS

Páginas 2 a 6

9 - 17 - 23 - 24 - 33Páginas

Page 2: Jornal EPE fev 2013

2 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No dia 4 de fevereiro a equipa BEST – 8 alunos e 3 professores – arran-cou rumo à Polónia. Este encontro tem como objetivo partilhar infor-mações acerca do trabalho desen-volvido em cada país, até à data, fazer um intercâmbio entre os alunos e preparar futuras viagens e diretrizes para desenvolver o projeto.O Projeto Comenius Best visa a coope-ração internacional entre as escolas participantes (Portugal, Chi-pre, Eslové-nia, Turquia e Polónia), o aprofunda-mento da consciência europeia e a promoção e prática do diálogo intercultural. Bom trabalho!

Sandra AmorimDiretora Pedagógica

VIAGEM BEST: RUMO À POLÓNIA

Page 3: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 3

PROJETO BEST:NEWS FROM POLAND

O 1.º dia de trabalhos – 5 fevereiro - foi dedicado à apresentação dos alunos e professores representantes de cada escola. Foram dinamizadas atividades lúdicas para promover o convívio e a aproximação entre os vários participantes. O Projeto BEST pretende tratar de temas comuns (origem dos nomes locais e lendas), criando-se uma oportunidade para os alunos destas diferentes escolas aprenderem sobre as diferenças e semelhanças dos países geograficamente distantes e culturalmente diferentes. Além disto, a ideia base do Projeto BEST é a cooperação internacional entre os países, de forma a descobrirem a lenda que está por detrás de cada nome e investigar e aprender sobre as tradições e lendas da área de residência.

Sandra Amorim | Diretora Pedagógica

info:

Page 4: Jornal EPE fev 2013

4 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No 2.º dia na Polónia – 6 fevereiro – alunos e professores deslocaram-se a Varsóvia, capital do país, para conhecerem os riquíssimos tesouros culturais e artísticos desta cidade. Ao final da tarde, no regresso a Ko-lusky, já era notório algum cansaço, pois foi mais um dia repleto de no-vos conhecimentos e aprendizagens! Sandra Amorim | Diretora Pedagógica

NEWS FROM POLAND Warszawa (Varsóvia)

Page 5: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 5

A equipa BEST EPE despediu-se dos colegas de outras escolas parceiras no projeto, e do frio da Polónia, e regressou a Portugal!A viagem correu muito bem e os alunos estão ansiosos por partilhar com a família, amigos e colegas as aventuras vividas ao longo destes intensos cinco dias preenchidos por muitas emoções e novas aprendiza-gens!Quem por cá ficou também está curioso por saber as novidades… Sandra Amorim | Diretora Pedagógica

DE REGRESSOA CASA!

info:

Page 6: Jornal EPE fev 2013

6 | EPE jornal | Fevereiro 2013

BALANÇO MUITO POSITIVO!Entre os dias 4 e 8 do mês de fe-vereiro, vários alunos e professores da nossa escola seguiram viagem até à Polónia, no âmbito do Projecto Comenius, com o nome BEST- Be European Saviour of Treasures.Este projeto, de carácter europeu, visa a cooperação internacional, o aprofundamento da consciência europeia e a promoção e prática do diálogo intercultural, com a partici-pação de vários alunos e professores das escolas encolvidas dos mais diversos países, sendo eles Portugal, Chipre, Eslovénia, Turquia e Polónia.Nesta primeira viagem, em que tudo era ainda muito prematuro, foram trocadas as primeiras impressões entre os vários participantes, sendo o inglês a língua que mais se ouvia. Ocorreram inúmeras atividades que promoveram a interação e coopera-ção social e cultural, desde workshops de dança, arte, informática, música

à realização de atividades físicas. A cultura é um dos principais objeti-vos deste intercâmbio, que promo-veu a visita e a descoberta de novas cidades, como Varsóvia e Lódz, monumentos e as respetivas rique-zas naturais. Em forma de despedida, naquela que iria ser a última reunião deste encontro intercultural, apresen-taram-se as danças tradicionais polacas representadas pelos alunos dos países envolvidos e cada país deu a conhecer um pouco mais de si desde o seu património, cultura e tradições.O Projecto Comenius Best está a crescer e esta foi a primeira de mui-tas viagens que se irão realizar, com o intuito de promover a aproximação de povos e culturas e continuar o trabalho até então desenvolvido.

Andreia Lopes | Aluna TR6

Page 7: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 7

No dia 5 de fevereiro a Escola Profis-sional de Esposende teve o privilégio de receber a presidente da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho de Esposende – Eng.ª Raquel Vale, para uma pequena sessão de esclarecimento sobre o trabalho destes organismos na defe-sa e proteção das crianças e jovens em risco.Esta iniciativa partiu da disciplina de Sociologia, lecionada pela professora Fátima Domingues, e destinou-se às turmas TRC1 e TM1, enquadrando-se

nas matérias abordadas no módulo 3 da referida disciplina.Nesta atividade os nossos alunos tive-ram a oportunidade de, por um lado, ficar a conhecer o trabalho desenvol-vido por estas comissões, em particu-lar no concelho de Esposende, e, por outro lado, puderam fazer algumas perguntas e ficarem mais esclarecidos sobre as questões relacionadas com jovens em perigo. Esta foi, sem dúvida, uma aula dife-rente e muito proveitosa para todos os presentes!

Fátima Domingues | Professora

CPCJ DE ESPOSENDE: proteger é preciso!

info:

A Diretora Pedagógica, Dr. Sandra Amorim, com a Presidente da CPCJ, Eng. Raquel Vale

Page 8: Jornal EPE fev 2013

8 | EPE jornal | Fevereiro 2013

Os alunos de Turismo Ambiental e Rural deslocaram-se a Braga, no dia 6 de fevereiro, para visitar o Museu dos Biscainhos, acompanhados pelos professores Sandra Amorim e João Jaques. Construído no século XVI e modi-ficado ao longo dos séculos, este palácio aristocrático, de grandes salões com tetos luxuosos e riquís-simos painéis de azulejos, permite o conhecimento contextualizado de peças de mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidro, têxteis, instrumen-tos musicais e meios de transporte, da época compreendida entre os séculos XVII e XIX.Os alunos ficaram encantados com o palácio e os jardins barrocos que tão bem revelam o quotidiano da nobreza setecentista. Esta foi mais uma visita bastante enriquecedora, que permitiu a aquisição de novos conhecimentos e a consolidação de alguns conteúdos já trabalhados em contexto de sala de aula.

Sandra Amorim | Professora

VIAGEM AO TEMPO DOS PALÁCIOS…

info:

Page 9: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 9

As alunas Marta e Celeste da turma Técnico de Apoio à infância realiza-ram, no dia 6 de fevereiro, mais uma atividade integrada na Prova de Apti-dão Profissional.Este projeto, vocacionado para a área da expressão plástica, designa-se Magicolour e integrou nesta data, um ateliê de máscaras de carnaval para as crianças de uma salinha do pré-es-colar do Centro Escolar de Fão.O ateliê começou com uma história intitulada “O palhaço infeliz”, que os meninos ouviram com muita atenção, ao que se seguiu a construção de uma máscara que cada um pode perso-nalizar a seu gosto. Esta atividade foi bem conseguida, com o grande envolvimento de todos os participan-

O CARNAVAL ESTÁA CHEGAR!

tes e incondicional apoio das educado-ras deste estabelecimento de ensino, bem como da coordenadora de curso que acompanha estes projetos. No final, todos receberam um simbólico diploma de participação que premeia o empenho e interesse demonstra-do por todos os participantes nesta atividade.As alunas promotoras deste ateliê estão de parabéns pela autonomia, iniciativa, organização e capacidade de trabalho, demonstrados ao longo deste processo tão importante para a conclusão do curso.

Fátima Domingues | Coordenadora de curso

info:

Page 10: Jornal EPE fev 2013

10 | EPE jornal | Fevereiro 2013

EPE PRESENTE EM SEMINÁRIO

Decorreu no dia 07 de fevereiro, no Porto, o 1.º seminário integrado no 3.º Ciclo de Seminários de Apro-fundamento em Administração e Organização Escolar, iniciativa orga-nizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto e pelo SAME, Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas. A EPE fez-se representar pela dire-tora pedagógica, Sandra Amorim, e pelo coordenador de curso João Jaques.

O tema Escolas, Professores, Iden-tidades – Transições paradigmáticas foi amplamente debatido por reco-nhecidos especialistas nestas temá-ticas: Joaquim Azevedo (Católica Porto), António Nóvoa (Universidade de Lisboa), Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho), Maria do Céu Roldão (Universidade do Minho) e José Matias Alves (Católica Porto).

Sandra Amorim | Diretora Pedagógica

info:

Page 11: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 11

Nesta época de Carnaval, o curso Técnico de Apoio à Infância está a realizar nas aulas de Expressão Cor-poral, com o professor Jorge Sousa, um conjunto de atividades que irão resultar numa fotonovela.Com este objetivo, os alunos têm trabalhado bem e o improviso e a criatividade estão presentes na sua verdadeira dimensão, colocando os mesmos à prova. Tem sido evidente o empenho e a dedicação impressos na criação de uma história com per-sonagens distintas que, em intera-ção, irão resultar num trabalho final do módulo.Aguarda-se com expetativa o resul-tado final!

Mariana Saleiro | Aluna

ALUNOS PREPARAM FOTONOVELA

info:

Page 12: Jornal EPE fev 2013

12 | EPE jornal | Fevereiro 2013

DESAFIOAMBIENTALNa disciplina de Área de Integração foi lançado aos alunos do curso Técnico de Receção o desafio de, integrado na unidade temática que versa as questões ambientais, construírem um objeto a partir de resíduos domésticos, em que fosse evidente a possibilidade de reutiliza-ção desses mesmos resíduos.Os alunos, de uma maneira geral, estiveram empenhados e mostraram recetividade à tarefa, a qual exigia alguma responsabilidade e gestão do tempo. Assim, a cortiça, o cartão, o papel e o plástico foram alguns desses resíduos utilizados neste trabalho. Carteirinhas, bases para tachos e brinquedos são exemplos dos resul-tados conseguidos neste desafio.Importante agora é que a mensa-gem passe e que as boas práticas ao nível da redução e reutilização de materiais não fique por aqui, mas que se mantenha integrada na roti-na diária de todos nós. Fátima Domingues | Professora

Nas aulas de Área de Integração, no módulo que aborda as questões am-bientais, os alunos da turma Técnico de Comunicação-Marketing expe-rimentaram uma atividade sobre a reutilização de resíduos domésticos.Os alunos organizaram-se em gru-pos de dois elementos e realizaram alguns trabalhos, utilizando diversos matérias de desperdício, tais como plásticos, cartão, papel, etc. Dessa atividade resultaram alguns objetos interessantes, como se po-derão ver nas imagens.Os alunos gostaram de desenvolver esta atividade e esperam ansiosos pela visita ao centro de Educação Ambiental de Marinhas, onde irão adquirir mais conhecimentos sobre esta matéria.

Tânia Macedo e Rita Miranda | Alunas

REUTILIZAR É PRECISO!

Page 13: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 13

Entre 07 a 10 de Fevereiro, o Curso Técnico de Restauração, represen-tado por um grupo de 28 alunos, a sua coordenadora Alexandra Vilar e professor Luís Rocha, esteve pre-sente a 10ª Edição da ESSÊNCIA DO VINHO, que decorreu no edifício do Palácio da Bolsa no Porto, na qual os alunos, a semelhança dos anos anteriores, tiveram um papel muito ativo e importante. Os alunos de TR6, TR5, e um ex aluno, José Gomes,( que nos quis acompanhar) deram apoio nas várias atividades. Nestas atividades estiveram mais de 3.000 vinhos em prova, 350 pro-dutores representados, nacionais e estrangeiros. Entre os vários destaques possí-veis, salientamos a prova “Vinhos do Porto de Sonho”, que reuniu seis vinhos do Porto absolutamen-te raros e a preços que chegam a atingir os 3.000€ por garrafa, esta foi uma prova única e nunca antes realizada em Portuga,l dos vinhos Andresen 1910, Niepoort VV, Wine & Soul 5G, Scion, Tributa e Wiese & Krohn 1863, que os nossos alunos tiveram a honra e privilegio de servir e de provar. Decorreram também provas verticais de várias colheitas de vinhos emblemáticos, tais como, Alvarinho Soalheiro, Mouchão, Mos-catéis da José Maria da Fonseca e da Bacalhôa,, vinhos estes que são

ESSÊNCIA DO VINHO:QUATRO DIAS INESQUECÍVEIS

tema de PAP de 2 alunos.Conceituados chefes de cozinha fo-ram também desafiados a preparar criações gastronómicas, e contaram com o apoio dos nossos alunos, para harmonizar com vinhos: Yayo Daporta (Galiza, restaurante Yayo Daporta, 1* Michelin), Benôit Shin-ton (Funchal, Il Gallo d’Oro, 1* Mi-chelin), Ricardo Costa (V.N. de Gaia, The Yeatman, 1* Michelin), e Dalila e Renato Cunha (Famalicão, restau-rante Ferrugem), sendo que este último é professor na nossa escola.Este foi um momento único de aprendizagem para todos nós, pois contactamos diretamente com es-pecialistas de referência do mundo da restauração, hotelaria e Vinhos, adquirindo assim, conhecimentos mais facilitados com a experiencia “in loco”, bem como, apercebemo-nos do tipo de comportamento e postura mais adequados em provas vínicas e demonstrações de cozinha. Tendo-se assim, incrementado o espírito de grupo e representado a escola e o curso num evento de pro-jeção internacional. Uma experiencia a repetir sem duvida, pois muito de orgulho do profissionalismo demons-trado pelo nossos alunos nestes 4 dias de experiencias inesquecíveis mas também trabalho árduo.

Alexandra Vilar | Coordenadora de Curso

Page 14: Jornal EPE fev 2013

14 | EPE jornal | Fevereiro 2013

“Professor Manuel Ribeiro – O An-debol como filosofia de vida” foi o tema que deu o mote à tertúlia que decorreu na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. Aberta à participação do público em geral, esta tertúlia abordou o percurso desportivo e a personalidade de um dos impulsionadores do andebol feminino no concelho de Esposende, falecido em 2006. A moderar esta conversa esteve o Presidente da Câ-mara Municipal de Esposende, João Cepa, sendo convidados Nogueira Afonso, ex-Vereador do Desporto da Câmara Municipal, a docente e ex

COLABORAÇÃO NA HOMENAGEM AOPROF. MANUEL RIBEIRO

-atleta Amélia Martins, José Ribeiro, irmão do homenageado e o antigo dirigente Manuel Rocha. A EPE colaborou nesta iniciativa através dos alunos Catherine Maiei-ro, Hélder Ribeiro e João Rente, do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural. Os alunos apoiaram a orga-nização ao nível logístico. Em ano de realização de estágio esta foi mais uma oportunidade para os alunos colocarem em prática conhecimentos e competências que adquirem na componente técnica do curso.

João Jaques | Coordenador de Curso

Page 15: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 15

CLUBE AR LIVRE EPE NO

TRILHO DOS MOINHOS

PAREDES DE COURA

O Clube Ar Livre EPE realizou o per-curso pedestre “Trilho dos Moinhos”, no concelho de Paredes de Coura, no dia 9 de fevereiro (sábado). Este trilho circular e de pequena rota, integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do concelho de Paredes de Coura e encontra-se sinalizado ao longo dos seus 8 km de extensão. Este percurso constitui um itinerário interpretativo do território da Pai-sagem Protegida do Corno de Bico e envolve as freguesias de Parada e Vascões dando a conhecer o pa-trimónio arqueológico, etnográfico e natural deste território.

João Jaques | Coordenador de Curso

Page 16: Jornal EPE fev 2013

16 | EPE jornal | Fevereiro 2013

Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, alguns alunos das turmas de Técnico de Proteção Civil – Patrícia Ribeiro, Tânia Almeida e Francisco Marafona, e Técnico de Turismo Ambiental e Rural - Paulo Venda, Patrícia Fer-reira e Cátia Fonte, colaboraram no X Torneio de Carnaval de Andebol Feminino Professor Manuel Ribeiro. Este evento, organizado conjunta-mente pela Câmara Municipal de Esposende, Centro Social Juventude de Mar e Associação de Andebol de Braga, contou com a participação de cerca de 650 atletas, num total de 26 equipas, dos escalões de Minis, Infantis, Iniciados e Juvenis, e as seleções regionais de Aveiro, Braga e Lisboa. Os vários jogos decorre-

ram nos Pavilhões Desportivos da Escola Secundária Henrique Medina, EB 2-3 António Correia de Oliveira e do Centro Social Juventude Mar. O papel dos alunos da Escola Pro-fissional de Esposende foi prestar apoio logístico ao torneio, nomeada-mente análises e registo de resulta-dos no dossier e acompanhamento das equipas. Em ano de realização de estágio esta foi mais uma oportu-nidade para os alunos colocarem em prática conhecimentos e competências que adquirem na componente técnica do curso.

João Jaques | Coordenador de Curso

info:

Page 17: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 17

Dia 11 de fevereiro foi o dia esco-lhido pelas alunas Sónia Sencadas e Maria João para realizarem uma atividade prática da sua Prova de Aptidão Profissional, designada “ Brincar e jogar e o ambiente res-peitar”. Esta atividade consistiu na dinamização de um ateliê de más-caras de carnaval, realizadas com material de desperdício como base de trabalho. O local escolhido foi o Centro Cultural Social de Gandra, e o grupo alvo, os meninos do ATL do 1.º ciclo que frequentam esta instituição e que também festejava nesse mesmo dia o Carnaval.No final todos os meninos partici-pantes tiveram direito a um diploma e um cupcake para terminar a tarde com sabor a chocolate. O empenho e a responsabilidade das alunas promotoras foi muito positivo tanto na preparação e orga-nização, como na dinamização da mesma atividade, por isso espe-ramos já pela próxima!

Fátima Domingues| Coordenadora de Curso

AO CARNAVAL BRINCAR EO MEIO AMBIENTE RESPEITAR

info:

Page 18: Jornal EPE fev 2013

18 | EPE jornal | Fevereiro 2013

TEATRO DE FANTOCHES

Foi num ambiente acolhedor e alegre que os formandos da ação modular de Técnicas de Animação – Comunicação Verbal e Expressão Não-Verbal e a formadora Sara Cepa receberam os seus filhos e restantes crianças convidadas para assistir à apresentação final de trabalhos desenvolvidos ao longo da forma-ção. Assim, no dia 13 de fevereiro estiveram presentes cerca de 30 crianças que assistiram a quatro pe-ças de teatro de fantoches em que a luz, cor, música e movimento não faltaram para encanto de todos os presentes. No final, todas as crian-ças foram presenteados com uma sessão de modelagem de balões, explorando desta forma mais um conteúdo ministrado ao longo da formação. No final todos saborearam um delicioso lanche e que contribuiu para que os formandos demonstras-sem satisfação e um sentimento de missão cumprida.A todos os formandos parabéns pelo excelente percurso formativo e com-petências adquiridas!

Sara Cepa | Professora

Page 19: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 19

Para celebrar a preceito o dia de S. Valentim, o curso Técnico de Comu-nicação – Marketing, Relações Públi-cas e Publicidade proporcionou uma manhã de boas emoções a todos os alunos e colaboradores da EPE. Os alunos distribuíram abraços, mensagens e doces como forma de promover a partilha de afetos e o companheirismo, porque no dia de S. Valentim também se celebra a amizade!

Joana Fernandes | Coordenadora de Curso

S. VALENTIMdistribuiu abraçose docinhos

Page 20: Jornal EPE fev 2013

20 | EPE jornal | Fevereiro 2013

Os alunos do curso Técnico de Turis-mo Ambiental e Rural, acompanha-dos pelos professores João Jaques e Sandra Amorim, deslocaram-se ao Porto, no dia 15 de fevereiro. A atividade iniciou-se com a realização de um circuito guiado da Ribeira à Sé. O percurso partiu da praça do Infante e seguiu pelas ruelas es-treitas e ingremes até à catedral. A entrada na Sé e na igreja de S. Lourenço permitiu aos alunos viven-ciarem a espacialidade tão diferente das duas igrejas e apreciarem os be-líssimos retábulos de talha dourada, o altar de prata da Sé, os estuques, as pinturas e os azulejos que deco-ram esses interiores. Todo o circuito é repleto de pontos de interesse que muito cativaram os alunos. De seguida, a turma visitou o Palácio da Bolsa, tendo ficado rendida à im-ponência do Pátio das Nações e aos encantos do Salão Árabe.

UM DIA BEM PASSADO NO PORTO…

No início da tarde, depois do almoço no McDonald´s instalado no mag-nífico Café Imperial, houve tempo para apreciar o movimento carate-rístico da zona ribeirinha. Depois, um passeio de barco completou este dia bem passado num centro histó-rico classificado pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Esta visita ao centro histórico foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem a cidade do pon-to de vista da oferta turística. Serviu também para reforçar a importância da preservação e revitalização do património cultural e a relevância dos centros históricos como fatores de dinamização turística. A viagem de regresso até à Póvoa proporcio-nou ainda a alguns alunos uma nova experiência: andar de metro!

Sandra Amorim | Professora

info:

Page 21: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 21

AÇÃO DESENSIBILIZAÇÃOSOBRE A DIABETES A turma Técnico de Proteção Civil realizou, no passado dia 15, uma ação de sensibilização sobre a Dia-betes, tendo como atividade princi-pal a avaliação dos níveis de açúcar no sangue.A atividade realizada superou as ex-pectativas, uma vez que foram rea-lizados cerca de 90 testes, devendo-se à grande adesão das restantes turmas da EPE.No final desta atividade os alunos perceberam a importância deste tipo de iniciativas de sensibilização e a interpretação a reter para a diferen-ça de valor dos vários testes reali-zados.

Pedro Dias | Professor

Page 22: Jornal EPE fev 2013

22 | EPE jornal | Fevereiro 2013

VISITA AO HOTEL SUAVE MAR

No dia 20 de fevereiro, os alunos do curso Técnico de Receção visitaram o Hotel Suave Mar, em Esposende. Os alunos foram recebidos pelo sub-diretor deste estabelecimento hote-leiro e seguidamente apreciaram um delicioso pequeno-almoço. Mais uma vez, foi possível o contacto com os diferentes serviços de restauração de um hotel e os alunos realizaram comparações de acordo com a clas-sificação hoteleira. O hotel Suave Mar é um dos estabelecimentos hoteleiros mais antigos do concelho de Esposende, possui a classificação de três estrelas e direciona os seus serviços fundamentalmente para o segmento famílias. Ao longo de toda a visita o técnico que acompanhou o grupo esclareceu dúvidas e partilhou experiências sempre direcionadas ao perfil profissional do técnico de receção. Ainda contactaram com

três tipos de quartos, o restaurante, as zonas de lazer, a receção e o bar, que completam a oferta disponível para o cliente que procura este hotel para ficar alojado na cidade. Os alu-nos consolidaram os conhecimentos adquiridos em contexto de sala e in-teragiram ativamente, tendo eficaz-mente identificado o público-alvo, compreenderam as tarifas aplicadas e constataram a problemática da sazonalidade na realidade hoteleira nacional. Foi uma experiência enri-quecedora e cumpriu com os obje-tivos das disciplinas da área técnica do curso, pois os alunos ampliaram os seus conhecimentos ao nível da hotelaria da região e demonstraram mais disponibilidade e recetividade para o curso que frequentam.

Mariana Capitão | Coordenadora de Curso

info:

Page 23: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 23

No dia 20 de fevereiro três alunas do curso Técnico de Apoio à Infância - Rita, Mariana e Flávia – realizaram, no Jardim de Infância de St.ª Bárba-ra, em Fão, a primeira parte prática da sua Prova de Aptidão Profissional, intitulada “Vamos ler, vamos?”A atividade foi organizada em dois momentos: o primeiro com a dinamização de “O livro “, onde os meninos da sala dos 3 - 4 anos participaram de forma muito ativa; o objetivo era trabalhar a forma circular, algumas cores, tamanhos e também a lateralidade.

Num segundo momento, foi dinami-zada uma sessão plástica relaciona-da com as cores e formas presentes na história.Esta foi a primeira de três atividades programadas nesta PAP e que de-monstrou as competências adquiri-das ao longo do curso pelas alunas envolvidas.Já esperamos pelas próximas!

Fátima Domingues | Coordenadora de Curso

COM UM PONTO SE FAZ UMA HISTÓRIA…

info:

Page 24: Jornal EPE fev 2013

24 | EPE jornal | Fevereiro 2013

Em resposta à solicitação da As-sociação de Pais do Centro Escolar de Fão, o curso Técnico de Apoio à Infância, no dia 20 de fevereiro, diri-giu-se a este centro para dinamiza-dar uma atividade com os meninos do pré-escolar e 1° ciclo. Uma vez que o pedido tinha o objetivo espe-cifico de trabalhar o livro e a leitura, foram apresentadas as histórias trabalhadas na disciplina de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa, com as diferentes técnicas: fan-toches, cineminhas, flanelógrafos, entre outros. Aproveitando a oportunidade foi também apresentada uma parte prática da Prova de Aptidão Profis-sional da aluna Ana Coentrão, que consistia num teatro de fantoches designado ´´A menina e a árvore``.Com esta atividade conseguimos perceber que o objetivo foi atingido, os meninos demonstraram gostar muito, devido ao entusiamo que evidenciarm durante o desenrolar das histórias.Tendo em conta o sucesso junto destes meninos esta pode ser uma experiência a repetir oportunamen-te.

Ana Coentrão | Aluna

UMA MANHÃ CHEIA DE HISTÓRIAS…

Page 25: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 25

À DESCOBERTA DOS EX-LIBRIS DO PORTO A turma de Técnico de Turismo Ambiental e Rural desfrutou de mais um dia bem passado na Cidade In-victa, na companhia dos professores João Jaques e Sandra Amorim. Da parte da manhã, ficámos en-cantados com o exuberante interior dourado da igreja de S. Francisco, verdadeira joia da cidade, onde se destaca o retábulo da Árvore de Jessé. Visitámos também o pequeno museu de arte sacra instalado na Casa do Despacho (edifício desenha-do por Nicolau Nasoni), o cemitério subterrâneo dos irmãos terceiros e ainda a igreja da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, primei-ro edifício de estilo neoclássico da cidade.Seguimos através da quinhentis-

ta rua das Flores para a igreja dos Clérigos, magnífico exemplar no barroco portuense, da autoria de Ni-colau Nasoni. Visitámos a igreja, de planta elítica, onde se destacam os mármores polícromos e os retábu-los, púlpitos e sanefas de talha dou-rada. Ponto alto do dia, foi a subida à torre dos Clérigos que, com os seus 76 metros de altura, se impõe sobranceira ao casario da cidade, ou não fosse a torre mais alta de Portu-gal! Subimos todos (mesmo os mais resistentes a esse tipo de aventuras) pelas íngremes e apertadas esca-das; vencidos os 225 degraus, lá de cima a vista é deslumbrante e o vento que se fazia sentir também…O almoço, no “Andor Violeta”, foi aproveitado para um reencontro com a diretora pedagógica da Escola Profissional e Artística Árvore, Rita Martins, enquanto os alunos opta-ram pelo habitual McDonald’s e pelo emblemático Café Guarani. Após o almoço, já na margem esquerda do rio Douro, visitámos as Caves da Graham´s e ficámos a conhecer o modo de produção e os diferentes tipos de vinho do Porto.

Sandra Amorim | Professora

info:

Page 26: Jornal EPE fev 2013

26 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No dia 22 de fevereiro, a turma EM6 – Empregado de Mesa, acom-panhada pelos professores da disci-plina de Serviços Especiais, visitou a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, em Santo Tirso. A visita foi fabulosa em todos os aspetos! Os alunos e professores foram recebidos de forma grandiosa, iniciando com um serviço de peque-no almoço e continuando com almo-ço e coffee-break. Através destes momentos os alunos tiveram opor-tunidade de interagir com os alunos da escola, dos cursos de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Restauração, o que permitiu uma troca de experiências muito enri-quecedora. Além disso, as iguarias servidas estavam deliciosas, algu-mas das quais confecionadas pelos alunos da escola.

Além destes momentos, realizaram-se também as oficinas de queijos que permitiram aos nossos alunos colocar a “mão na massa” e final-mente compreender os processos de fabrico dos queijos que a professora tanto tentou explicar em sala de aula (sem sucesso...). Foi possível também visitar a adega e vinha, o que foi também muito bom, pois veio reforçar os conhecimentos dos alunos relativamente aos processos de fabrico de vinho e aguardentes (fermentação e destilação).Apesar da chuva e lama, o resultado final foi excelente, tendo os nossos alunos agradecido a hospitalidade através de um convite às outras turmas para visitarem a EPE.

Rosaline Monteiro | Coordenadora de Curso

VISITA À ESCOLA AGRÍCOLA CONDE DE S. BENTO

Page 27: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 27

A turma Técnico de Proteção Civil teve a oportunidade de ver repre-sentada a peça Felizmente Há Luar! de Luís de Sttau Monteiro, pelo Tea-tro Experimental do Porto, no dia 26 de fevereiro, mas a visita de estudo não se ficou por aqui, pois houve, ainda, tempo para conhecer a histó-ria do Automóvel, numa exposição apresentada pelo Museu dos Trans-portes e Comunicações, situado na Alfândega do Porto.O grupo, mais habituado a partici-par em atividades de índole téc-nica, gostou desta iniciativa, pois, para além de perceber melhor os conteúdos do módulo da disciplina de Português, foi ao teatro para assistir a uma encenação muito intensa que apresentou algumas novidades, aproximando o público escolar da mensagem que o drama-turgo pretende transmitir: quantos idealistas continuam a aparecer e são incómodos ao poder instituído? A reação da turma ao trabalho dos atores foi surpreendente e alguns alunos no final afirmaram “Estamos

DO TEATRO ÉPICO AOAPOGEU DA ERA MECÂNICA

preparados para realizar a ficha de avaliação!”. No segundo momento da atividade, a turma participou ativamente na visita guiada pela história do auto-móvel desde 1885 até à atualidade. Esta exposição proporcionou alguma interação, pois dois alunos foram requisitados para mostrar os seus conhecimentos de mecânica auto-móvel, quando tiveram que mudar um pneu e rever as regras do códi-go. O “teste” até correu bem, nota positiva para todos!

Luzia Silva | Professora

info:

Page 28: Jornal EPE fev 2013

28 | EPE jornal | Fevereiro 2013

RETRATOSSOCIAIS

A turma Técnico de Apoio à Infân-cia realizou uma visita de estudo ao Centro Cultural e Social do Olival e ao Centro Português de Fotogra-fia, no dia 26 de fevereiro, com o intuito de assistir à peça de teatro ´´Felizmente Há Luar!`` de Luís de Sttau Monteiro, representada pelo TEP (Teatro Experimental do Porto), e visualizar a exposição intitulada ´´Català-Roca-Obras- Primas``, respetivamente.Esta visita de cariz cultural permitiu ao grupo a consolidação das maté-rias lecionadas e enquadrou-se nos conteúdos dados na disciplina de Português, uma vez que a obra de Sttau Monteiro está a ser objeto de estudo e, por conseguinte, o visio-namento da peça foi fundamental para compreender a mensagem implícita neste texto.Quanto às disciplinas da Área de Integração e Psicologia, a exposição patente na antiga Cadeia da Relação do Porto deu a conhecer a fotografia como um instrumento de denúncia social e as várias realidades hu-manas que ela comporta, nomea-damente situações bem evidentes ainda de estratificação social.

Turma TAI1

info:

Page 29: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 29

UM DIA REPLETODE CULTURA

A turma do 3ºano, do curso Técnico de Restauração, teve a oportunidade de realizar uma visita ao Olival, no dia 26 de fevereiro, para assistir à peça de teatro Felizmente Há Luar! de Luís de Sttau Monteiro, encenada pelo Teatro Experimental do Porto. No final, todos foram unânimes ao referir que a peça foi muito interes-sante e envolvente.Da parte da tarde o grupo rumou para o centro do Porto, com o ob-jetivo de visitar o Centro Português de Fotografia, instalado na antiga Cadeia da Relação do Porto. Aqui, puderam contemplar três exposições aí patentes, nomeadamente - O Poe-ta da Reportagem - Ryszard Kapus-cinski, 12.12.12 e Catalá-Roca. Além disso, ainda puderam visualizar a Coleção de Câmaras Fotográficas António Pedro Vicente, viajando entre o século XIX e XX.No final da visita, os alunos reco-nheceram que as mais-valias cultu-rais adquiridas complementam as valências técnicas do curso.

Ana Soares | Professora

info:

Page 30: Jornal EPE fev 2013

30 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No dia 26 de fevereiro, a turma EM6 - Empregado de Mesa, acompanha-da pelas Professoras Rosaline Monteiro e Cristina Azevedo, des-locou-se até Viana do Castelo para visitar o Hotel Flôr de Sal. Após uma divertida viagem nas carrinhas da escola, onde os alunos apreciaram e “comentaram” as qualidades de condução das duas professoras,

chegaram a Viana do Castelo. No Hotel foram recebidos pelo diretor da unidade, o Sr. António Matos, que muito amavelmente os guiou na vi-sita ao hotel. Assim, com esta visita deu-se continuidade ao programa iniciado no 1º ano de visitas ao par-que hoteleiro, alargando os conhe-cimentos das unidades hoteleiras e respetivos serviços. Os alunos fica-ram encantados com o hotel, com a vista panorâmica sobre o mar e com a simpatia do Sr. António Matos. No final ainda houve tempo para o Sr. António Matos conversar com os alunos, contando algumas histórias da sua vida profissional e alertando-os para a importância de se dedi-car aos estudos, referindo que esta unidade aposta nos jovens saídos de escolas profissionais, tendo obtidos excelentes resultados até à data. Assim acabou mais uma visita, da qual todos saíram muito satisfeitos.

Rosaline Monteiro | Coordenadora de Curso

VISITA AO HOTEL FLOR DE SAL

info:

Page 31: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 31

No dia 26 de fevereiro os alunos Hé-lder Araújo e Liliana Martins, da tur-ma TR6 – Técnico de Restauração, foram os deputados representantes da Escola Profissional de Esposende na sessão distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu em Braga. Na parte da manha puderam fazer perguntas a uma deputada do PCP sobre o funcionamento da Assem-bleia da República e sobre temas da atualidade. Seguiu-se a apresenta-ção das medidas levadas por cada escola e o debate destas mesmas. Já da parte da tarde os alunos fize-ram a votação da medida escolhida para levar à sessão nacional e deba-teram as alterações da mesma. Para os alunos foi um dia diferen-te pois puderam debater temas da atualidade e comunicar com alunos de outras escolas e assim aumentar as suas competências. Para a aluna Liliana Martins foi “um dia bastante enriquecedor” e para o Hélder Araú-jo ”foi extremamente enriquecedor e agradável”.

Liliana e Hélder | Alunos TR6

UM DIA DEDEPUTADO

info:

Page 32: Jornal EPE fev 2013

32 | EPE jornal | Fevereiro 2013

VISITA À V FEIRA DA PROTEÇÃO CIVIL DE

MATOSINHOSA turma Técnico de Proteção Civil realizou uma visita à “V Feira da Proteção Civil de Matosinhos”, que está a decorrer no Norte Shopping de 22 de fevereiro até 3 de março.A visita realizada foi bastante inte-ressante, pois os alunos tiveram a oportunidade de contatar com os equipamentos que as várias enti-dades da Proteção Civil utilizam e experimentar um simulador sobre condução de veículos.No final da visita os alunos percebe-ram a importância deste tipo de ini-ciativas, nomeadamente as ações de sensibilização sobre as várias áreas e o contato que o cidadão comum pode ter com os equipamentos de Proteção Civil.

Pedro Dias | Professor

Page 33: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 33

OS SABORES DA LUANo dia 27 de fevereiro, da parte da tarde, as alunas Mariana, Flávia e Rita Portela, do curso Técnico de Apoio à Infância, realizaram mais uma atividade da sua Prova de Apti-dão Profissional no jardim de Infân-cia da St.ª Casa da Misericórdia, em Fão. Esta prova designa-se ”Vamos ler, vamos?” e trabalha leitura de histó-rias para a população do Jardim de Infância.Desta vez a contadora de histórias foi a Flávia que dinamizou a história “A que sabe a lua?”, onde os animais da selva nos mostram que as coisas partilhadas sabem sempre muito melhor. As crianças foram mais uma vez participantes atentos e ativos no decorrer da história, bem como estiveram muito empenhadas na ati-vidade plástica associada à mesma.Outras iniciativas estão para che-gar…

Fátima DominguesCoordenadora de Curso

info:

Page 34: Jornal EPE fev 2013

34 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No dia 27 de fevereiro, realizou-se o Torneio de Badminton da EPE, no pavilhão gimnodesportivo de Fão. O torneio foi realizado por elimina-tórias, sendo cada jogo disputado à melhor de 3 set’s. Assim, dois campos foram destinados ao tor-neio masculino e o terceiro ficou reservado para o feminino. Após os inúmeros jogos realizados, saíram vencedores os alunos Eduardo Dias, no torneio masculino e Dulce Ca-

pelo, no torneio feminino. No final do evento foram distribuídos certi-ficados de participação a todos os intervenientes.A música ambiente concorreu para o espírito saudável e descontraído que sempre esteve presente na ativi-dade, contribuindo para o fortaleci-mento de relações entre os vários elementos da comunidade escolar. Jorge Costa | Professor

TORNEIO DE BADMINTON

Page 35: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 35

quim Azevedo (Católica Porto) que, perante uma sala repleta, deu início aos trabalhos com a conferência “Organizar a Escola para 12 anos de escolaridade obrigatória”. Seguiu-se o debate, moderado por António Fonseca (Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia). No painel da tarde debateu-se o tema “Os novos públicos do ensino secundário - Práticas de construção de sucesso educativo”, a partir de intervenções de diretores de escolas.

Sandra Amorim | Diretora Pedagógica

Decorreu no dia 27 de fevereiro, no Porto, o 2.º seminário integrado no 3.º Ciclo de Seminários de Apro-fundamento em Administração e Organização Escolar, iniciativa orga-nizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto e pelo SAME, Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas. A EPE fez-se representar pela dire-tora pedagógica, Sandra Amorim, e pelo coordenador de curso João Jaques. O tema Escolas, Professores, Iden-tidades – Transições paradigmáticas foi desta vez abordado por Joa-

Católica Porto | Campus FozFaculdade de Educação e Psicologia

3º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização EscolarCentro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH) e Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME)

Escolas, Professores, Identidades - Transições paradigmáticas*4 seminários | 25 horas de formação

7 de fevereiro 2013 | 27 de fevereiro 2013 | 13 de março 2013 | 17 de abril 2013Auditório Ilídio Pinho* Foi solicitada a acreditação deste ciclo de seminários ao CCPFC, prevendo-se a atribuição de um crédito aos participantes que cumpram os requisitos estipulados ao nível da assiduidade e avaliação

Comissão CientíficaJoaquim Azevedo (Presidente Católica Porto), Joaquim Machado (Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto), José Matias Alves (Diretor-adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto), Cristina Palmeirão (Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto), Luísa Orvalho (Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto), Ilídia Vieira (Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto)

Secretariado ExecutivoIlídia Vieira, Filipa Vilaverde, Francisco Martins

ObjetivosAnalisar os grandes temas da agenda educativa nacionalCapacitar lideranças para intervir na renovação dos projetos educativosContribuir para a melhoria das políticas e das práticas educativasCriar comunidades de prática que construam novas oportunidades de aprendizagem

Destinatários preferenciaisDiretores e Subdiretores, presidentes de CAP de escolas e AgrupamentosProfessores e EducadoresGestores e líderes intermédiosTécnicos da educação

Conferencistas / oradoresAntónio Nóvoa (Reitor da Universidade de Lisboa)Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)Fernando Elias (Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria)João Barroso (Universidade de Lisboa)João Paulo Mineiro (Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã)Joaquim Azevedo (Católica Porto)Luísa Pereira (Escola Secundária de Rio Tinto, Gondomar)Luísa Tavares Moreira (Coordenadora nacional do Programa Mais Sucesso e Projeto Fénix)Maria do Céu Roldão (Faculdade da Educação e Psicologia da Católica Porto)Maria Manuela Calheiros (CIS-IUL/ISCTE/IUL)Teodolinda Magro (Coordenadora projeto Turma Mais, Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz)Rosa Maria Carvalho (Diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, Tondela)

Consulte programa detalhado aquiConsulte o regulamento de avaliação e creditação aqui

InscriçõesA inscrição deverá ser instruída mediante:- O preenchimento de formulário eletrónico disponível aqui ou em: www.porto.ucp.pt/fep/same/- Pagamento da taxa de inscrição.As inscrições deverão ser efetuadas até uma semana antes da data da realização de cada seminário e serão consideradas pela ordem de entrada, até ao limite da capacidade das instalações.

Taxas de inscriçãoInscrição no ciclo de seminários: 35€Inscrição por seminário: 10€

InformaçõesUniversidade Católica Portuguesa | Centro Regional do Porto | Campus FozServiços Académicos - Estudos Avançados e FormaçãoRua Diogo Botelho, n.º 1327 - 4169-005 PortoTel.| 226 196 243 / 02 | Email | [email protected]

Foto

- JM

A

EPE PRESENTE EM SEMINÁRIONA CATÓLICA PORTO

info:

Page 36: Jornal EPE fev 2013

36 | EPE jornal | Fevereiro 2013

SIMULACRO LEVA FUTUROS TÉCNICOS DE PROTEÇÃO CIVILÀ AÇÃOTrês alunos finalistas do curso de Proteção Civil deram início à apre-sentação das partes práticas da Prova de Aptidão Profissional, com um Simulacro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fão, no dia 28 de fevereiro, com o apoio e colaboração do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Espo-sende, dos Bombeiros Voluntários de Fão, Guarda Nacional Republicana de Esposende e da Santa Casa da Misericórdia de Fão.Este exercício consistiu em colo-car os intervenientes em situações simuladas, tendo como objetivo principal as alterações que even-tualmente tenham que ser feitas nos planos e no desempenho dos participantes, bem como testar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de formação. Durante, sensivelmente, uma hora, os alunos promotores orientaram este simulacro, onde se resgataram algumas vítimas (alunos da escola) com diferentes graus de gravidade e efetuados os devidos tratamentos, aplicando técnicas específicas para cada caso. O resultado foi plena-mente conseguido, pois, com este tipo de ação, equacionou-se a eficá-cia, quer dos procedimentos, quer dos decisores, quer ainda do pessoal de intervenção em operações da proteção civil.No final, toda a equipa se reuniu

para realizar o balanço e tirar as ilações necessárias, sendo que o vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arquiteto Benjamin Pereira, marcou presença nesta iniciativa, onde teve a oportuni-dade de felicitar os intervenientes pelo sucesso da operação e incitou os alunos a continuarem a apostar nesta área, através, por exemplo, do voluntariado.

Luzia Silva | Professora

Page 37: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 37

CONHECER OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO IPVC

Acompanhados pelos professores Pedro Carneiro e Vasco Miranda, os alunos de Informática (TGP1) visi-taram os Sistemas de Informação do Instituto Superior Politécnico de Viana do Castelo. A visita decorreu no dia 28 de fevereiro, da parte da tarde, tendo como objetivo dar a conhecer a importância da seguran-ça da informação e da sua gestão em processos centralizados numa instituição de ensino superior.No decorrer da visita, o responsável dos Sistemas de Informação come-çou por falar um pouco do próprio Instituto, levando-nos ao mesmo tempo para o Datacenter. Quan-do chegamos, mostrou-nos toda a tecnologia que essa sala dispõe para que seja possível “alimentar” a Escola Superior de Tecnologia e Ges-tão a nível de redes informáticas e comunicações. Vimos switchs, UPS, firewalls, equipamentos de fibra ótica, etc. De seguida, percorremos alguns Laboratórios de Informática e de Eletrónica onde surgiram infor-

mações sobre como se trabalhava na devida disciplina, pois estavam em aulas reais e tiveram a amabili-dade de interromper a mesma para nos receber e explicar o que lá se aprendia.Foi-nos ainda dado a conhecer com uma explicação detalhada, as prin-cipais técnicas de gestão de avarias bem como os processamentos au-tomáticos associados na inclusão de máquinas ou utilizadores no Active Directory principal e secundário. Percebemos a utilização do uso de máquinas com virtualização que ti-nham espantosamente 17 máquinas dentro, e ficamos estupefactos com equipamentos no valor de milhares de euros por exemplo, no laborató-rio de fibra ótica. Ao longo da visita, os alunos ma-nifestaram interesse pelos temas abordados e sentiram-se sensibiliza-dos com o que lhes foi mostrado.

Marco Torre | Aluno

info:

Page 38: Jornal EPE fev 2013

38 | EPE jornal | Fevereiro 2013

No dia 28 de fevereiro, alguns ele-mentos da turma Técnico de Restau-ração – TR5 colaboraram num jantar de degustação, que se realizou na Quinta d´El Rei, em Vizela.O jantar foi confecionado por dois chefes de renome, chefe João e chefe Hélder, que contaram com a ajuda dos alunos Alexandre, Hélder e Célia. O menu era composto por 8 pratos harmonizados com quatro diferentes tipos de vinhos, escolhi-dos pelo chefe Rui Martins: um rosé, dois brancos, um tinto e um licor. Todo o serviço de sala teve a colabo-ração dos alunos Inácio e Raúl.No final desta colaboração, e apesar do cansaço, os alunos estavam sa-tisfeitos pois puderam adquirir novos conhecimentos e experiências.

Alunos

COLABORAÇÃO COM QUINTA D’EL REI

Page 39: Jornal EPE fev 2013

EPE jornal | Fevereiro 2013 | 39

A turma Técnico de Restauração do 3.º ano – TR5 realizou o segundo estágio curricular do curso, que de-correu de 12 de dezembro de 2012 a 2 de janeiro de 2013, abrangendo as épocas festivas de Natal e Passa-gem de Ano. Estes estágios decorreram do norte ao centro do país, em unidades de referência no setor. Para carateri-zar de forma sucinta esses locais, os alunos, após estágio, criaram uma frase que acham que descre-ve a unidade e o seu serviço. Eis o resultado:Hotéis Bom Jesus – Braga “Tradição do Minho na cozinha e na sala” - alunos Paulo Ferreira, Hélder Gon-çalves e Joel Saleiro; Meliã Braga Hotel & Spa “Uma visão moderna da tradição” - alunas Marisa Rodrigues, Diana Quinta, Sofia Ferreira e Ana Barroso; Restaurante Papa Amo-ras – Fão, Esposende “O reflexo da natureza envolvente” - aluno João Arantes; Casino da Póvoa de Varzim “Jogo de sabores” - aluno Nuno Cur-val; Hotel Teatro – Porto “Sabores em palco” - aluna Ana Torres; Res-taurante Mesa - Porto “A simplicida-

de dos sabores, associada à tradição gastronómica” - alunos Célia Soares e Alexandre Saraiva; D.O.P – Chef Rui Paula - Porto “A arte da Restau-ração, no Palácio das Artes” - aluno Raul Real; D.O.C – Chef Rui Paula – Armamar, Douro “Charme à beira rio” - alunos Andreia Costa e Ruben Sousa; Restaurante Assinatura- Chef Henrique Mouro - Lisboa “Tradição com assinatura” - alunos José Silva e Pedro Seixas.Deste estágio trouxemos imen-sas aprendizagens, que vão desde conhecer novas pessoas, novas cidades, novos métodos de trabalho, novos produtos, novas formas de trabalhar, colocar à prova a nossa capacidade de trabalho em equi-pa, resistência física e psicológica perante vários tipos de solicitações, aprofundar a parte técnica, aprender novas técnicas, servir vários géne-ros de clientes e, acima de tudo, ver que realmente somos apaixonados pela restauração e gastronomia. De início estávamos algo nervosos e ansiosos pois íamos para locais que não conhecíamos enquanto “unidade empregadoras” e havia a adaptação às novas regras e formas de serviço, tal como, para muitos de nós, era a primeira vez que íamos passar a passagem de ano longe da família. Mas, no final, achamos que o tempo passou muito depressa e quando es-távamos ambientados e afeiçoados às pessoas e ao local de trabalho já estávamos de partida.Numa opinião global, a turma achou muito importante esta oportunida-de que a Escola deu de realizar um estágio nesta época do ano, pois esta é uma das época altas do setor e quem quer trabalhar nele deve passar por esta experiência de vida.

Marisa Rodrigues | Aluna TR5

ALUNOS DO CURSOTÉCNICO DERESTAURAÇÃO DO 3ºANOINICIAM OS ESTÁGIOS

Page 40: Jornal EPE fev 2013

Ficha TécnicaDireção: Sandra Araújo de Amorim | Coordenação: Luzia de Sousa Silva, Catarina PessanhaRedação: Comunidade Educativa EPE | Impressão: Escola Profissional de EsposendePropriedade: Zendensino - Cooperativa de Ensino IPRLContactos: Rua Amorim Campos, 4740-335 Fão, Telf. 253 982 779 - E-Mail: [email protected]

> Elevados Níveis de Sucesso e Empregabilidade> Visitas de Estudo Nacionais e Internacionais> Subsídios: Alimentação, Transporte, Bolsas> Excelente Ambiente Escolar> Acesso ao Ensino Superior 

9ºano | Nível 2EMPREGADO DE MESACABELEIREIRO 

CURSOS12ºano | Nível 4COZINHA/PASTELARIA + RESTAURANTE/BARTÉCNICO DE INFORMÁTICATÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIATÉCNICO DE PROTEÇÃO CIVILTURISMO AMBIENTAL E RURAL

INSCRIÇÕES ABERTAS ANO LETIVO 2013/2014 

A C E S S O L I M I T A D O A O N Ú M E R O D E V A G A S

WWW.EPE.PT  |  [email protected] AMORIM CAMPOS 4740-335 FÃO-ESPOSENDE

T. 253 982 779   |  F. 253 983 619  |  M. 964 701 368

www.facebook.com/EPEsposende  

INSCREVE-TE J

Á

em www.epe.p

t