seminário mgme ciências - leste 5

1
MGME de Ciências Diretoria de Ensino Leste 5 E. E. Prof a Branca de Castro Canto e Mello THIAGO LISBOA PEREIRA 1 ; DONATELLA ROSANA CAPITTANIO ROSSATTO 2 1 E. E. Prof a Branca de Castro Canto e Mello, Docente de Ciências, São Paulo, SP, Brasil - ([email protected]) 2 E. E. Prof a Branca de Castro Canto e Mello, Coordenadora Pedagógica, São Paulo, SP, Brasil – ([email protected]) Descobrindo e Modelando o Bicho Resumo: “Um processo ensino-aprendizagem, centrado na interdisciplinaridade, pode ser uma possibilidade de rompimento da linearidade desse processo, dentro de uma concepção construída nas inter-relações e no diálogo, à medida que todos os envolvidos assumam o processo com todas as responsabilidades que ele implica inclusive os alunos como sujeitos construtores de seus conhecimentos, incidindo no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental.” (MARQUES et al., 2013) Baseado no trecho extraído do artigo “INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA”, por MARQUES et al., 2013, este trabalho visou desenvolver a competência leitora e escritora, levando-se em conta a interdisciplinaridade. Para isso, a turma do sétimo ano foi escolhida e o conteúdo a ser desenvolvido no quarto bimestre foi o reino dos metazoários, também conhecido como reino animal que são organismos eucariontes, ou seja, seres formados por células com núcleo diferenciado, envolvido por uma carioteca, e com organóides membranosos no citoplasma. Os animais são seres pluricelulares, com células morfologicamente diferenciadas, formando tecidos, órgãos e sistemas. Resultados: Os alunos assimilaram o conteúdo de forma plena, sendo que foram trabalhadas as disciplinas de Artes, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. As competências leitora e escritora foram trabalhadas o tempo todo fazendo com que a interdisciplinaridade imperasse durante o processo. Foram trabalhados diversos conceitos investigativos em que cada aluno construiu seu próprio caderno através de textos, revistas e imagens, sendo que, ao fim do conteúdo, o aluno escolheu um animal e modelou-o utilizando-se de materiais diversos para o mesmo, trabalhando a parte interdisciplinar e levando em consideração os detalhes sobre as estruturas do animal escolhido. O desenvolvimento dessas competências gerou trabalhos e pesquisas que corroboraram o aprendizado e a eficiência da ferramenta. Fotos dos trabalhos desenvolvidos: A - Caderno desenvolvido pelo aluno B – Libélula (Artrópode) C – Abelha (Artrópode) D – Lesma do Mar (Platelminto) E – Aranha (Artrópode) A B C D E

Upload: centro-de-estudos-e-tecnologias-educacionais

Post on 25-Jul-2015

34 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Seminário MGME Ciências - LESTE 5

MGME de CiênciasDiretoria de Ensino Leste 5

E. E. Profa Branca de Castro Canto e Mello

•THIAGO LISBOA PEREIRA1; DONATELLA ROSANA CAPITTANIO ROSSATTO2

1E. E. Profa Branca de Castro Canto e Mello, Docente de Ciências, São Paulo, SP, Brasil - ([email protected])2E. E. Profa Branca de Castro Canto e Mello, Coordenadora Pedagógica, São Paulo, SP, Brasil – ([email protected])

Descobrindo e Modelando o Bicho

Resumo:“Um processo ensino-aprendizagem, centrado na interdisciplinaridade, pode ser uma

possibilidade de rompimento da linearidade desse processo, dentro de uma concepção construída nas inter-relações e no diálogo, à medida que todos os envolvidos assumam o processo com todas as responsabilidades que ele implica inclusive os alunos como sujeitos construtores de seus conhecimentos, incidindo no desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do Ensino Fundamental.” (MARQUES et al., 2013)

Baseado no trecho extraído do artigo “INTERDISCIPLINARIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA: UMA EXPERIÊNCIA NO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA EDUCAÇÃO/CAPES/UEA”, por MARQUES et al., 2013, este trabalho visou desenvolver a competência leitora e escritora, levando-se em conta a interdisciplinaridade.

Para isso, a turma do sétimo ano foi escolhida e o conteúdo a ser desenvolvido no quarto bimestre foi o reino dos metazoários, também conhecido como reino animal que são organismos eucariontes, ou seja, seres formados por células com núcleo diferenciado, envolvido por uma carioteca, e com organóides membranosos no citoplasma. Os animais são seres pluricelulares, com células morfologicamente diferenciadas, formando tecidos, órgãos e sistemas.

Resultados:Os alunos assimilaram o conteúdo de forma plena, sendo que foram trabalhadas as

disciplinas de Artes, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.As competências leitora e escritora foram trabalhadas o tempo todo fazendo com que a

interdisciplinaridade imperasse durante o processo.Foram trabalhados diversos conceitos investigativos em que cada aluno construiu seu próprio

caderno através de textos, revistas e imagens, sendo que, ao fim do conteúdo, o aluno escolheu um animal e modelou-o utilizando-se de materiais diversos para o mesmo, trabalhando a parte interdisciplinar e levando em consideração os detalhes sobre as estruturas do animal escolhido.

O desenvolvimento dessas competências gerou trabalhos e pesquisas que corroboraram o aprendizado e a eficiência da ferramenta.

Fotos dos trabalhos desenvolvidos:A - Caderno desenvolvido pelo aluno

B – Libélula (Artrópode)

C – Abelha (Artrópode)

D – Lesma do Mar (Platelminto)

E – Aranha (Artrópode)

AB

C DE