mba em relaÇÕes internacionais - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/mba paulista...

18
MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Upload: vankhuong

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Page 2: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

2MBA EM MARKETING

Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da formação de administradores qualificados, nas áreas pública e privada. Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação para outras áreas do conhecimento, como Ciências Sociais, Direito, Economia, História e, mais recentemente, Matemática Aplicada, sendo sempre reconhecida pela qualidade e excelência ao produzir e difundir conhecimento.

Com atuação também em áreas de Informação e Pesquisa – acadêmica e aplicada –, contribuindo para os alicerces de uma economia bem fundamentada, a FGV assumiu o posto de maior centro de conhecimento (Think Tank) da América Latina e um dos melhores do mundo, segundo o Global Go To Think Tanks Rankings 2015.

A FGV está presente em mais de 100 cidades do Brasil, além do Rio de Janeiro, São Paulo e de Brasília, por meio de uma rede de instituições conveniadas, parceiras do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).

POR QUE ESCOLHER A FGV?

Page 3: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

3MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

• Oferecer treinamento especializado em Relações Internacionais. O objetivo é qualificar o aluno paralidar criticamente com a conjuntura internacional, bem como capacitá-lo a atuar em ambientesinternacionais com destreza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ao final do curso, espera-se que os alunos consigam fazer diagnósticos do ambiente internacional sob

o ponto de vista da Ciência Política, da Economia e do Direito, as três grandes áreas que compõem asRelações Internacionais. Deverão ter os conhecimentos necessários para atuar na área internacional degrandes empresas, bem como o terceiro setor e governos. Os alunos devem não apenas estar cientesdos grandes temas que norteiam as Relações Internacionais hodiernamente, mas também produzirrelatórios, policy papers e policy memos adequados às matérias em questão.

SOBRE O MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

• Cada Módulo contempla um conjunto de 6 disciplinas de 24h/a cada. Cada módulo é autocontido, ou seja,ao seu término os alunos deverão realizar um trabalho em grupo que aborde um dos temas tratados nas 6disciplinas.• São 3 Módulos no total do MBA, perfazendo uma carga horária de 444h/a.

MODULARIZAÇÃO NO MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Certificado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP) e pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC), o MBA em Relações Internacionais da FGV associa o conhecimento teórico à prática do profissional que atua no cenário global. O aluno adquire um instrumental analítico importante e sofisticado para lidar com questões de extrema relevância no mundo globalizado. O perfil das turmas é bastante diversificado e reúne profissionais das mais diversas áreas, permitindo a realização de aulas com debates de alto nível, nos quais as contribuições dos participantes têm importância fundamental.

OBJETIVOS GERAIS

PARA QUEM É?. Profissionais que tenham concluído a graduação e que tenham, no mínimo, três anos de experiência profissional;. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem;. Profissionais expostos ao meio internacional que precisem desenvolver seu instrumental analítico; . Profissionais que desejem trabalhar em uma nova área ou reinserir-se no mercado de trabalho, para atuar no poder público, em empresas privadas, consultorias especializadas, firmas de advocacia, sistema financeiro, no jornalismo e em organizações e grupos internacionais.

Page 4: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

4MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMO ACONTECE?Com uma metodologia atual e diferenciada, o curso é composto por um núcleo básico de aulas expositivas estruturadas em leituras obrigatórias previamente indicadas. O programa também inclui sessões práticas de análise da conjuntura internacional; palestras com convidados especialistas em diplomacia, negociação e política internacional; e debates sobre tópicos da agenda internacional. O curso também terá textos disponibilizados em inglês, o que reforça a necessidade de boa compreensão da língua por parte do aluno.

COODENAÇÃOCoordenador do MBA em Relações Internacionais, Oliver Stuenkel possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha. É graduado pela Universidade de Valência na Espanha, com mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School da Harvard University, onde foi McCloy Scholar. Oliver Stuenkel é Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais.

Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim e membro do Carnegie Rising Democracies Network. Sua pesquisa lida com potências emergentes, especificamente Brasil, Índia e China, analisando seus impactos sobre a governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014, Routledge), The BRICS and the Future of Global Order (2015, Lexington) e Post-Western World (2016, Polity). Entre suas outras publicações, pode-se citar: Rising Powers and the Future of Democracy Promotion (Third World Quarterly), The BRICS and the Future of R2P: Was Syria or Libya the Exception? (Global R2P), Emerging Powers and Status: The Case of the First BRICs Summit (Asian Perspective) e The Financial Crisis, Contested Legitimacy and the Genesis of intra-BRICS Cooperation (Global Governance).

Ele também é autor de Institutionalizing South – South Cooperation: Towards a New Paradigm?, apresentado para o High-Level Panel on the Post-2015 Development Agenda, das Nações Unidas. Além de sua pesquisa acadêmica, escreveu artigos de opinião para jornais como o New York Times, Global Times (China), Today’s Zaman (Turquia), Mail & Guardian (África do Sul), Times of India, The Asian Age, The Hindu (Índia), Folha de São Paulo, Valor Econômico, O Globo e O Estado de São Paulo. Foi professor visitante na Universidade de São Paulo e na Escola de Estudos Internacionais da Universidade Jawaharlal Nehru (JNU), em Nova Deli. Fez parte da delegação brasileira nos encontros “track II” em Nova Deli, Chongqing e Moscou em preparação para a quarta, a quinta e a sétima cúpula do grupo BRICS.

Suas pesquisas já receberam o apoio de instituições como Fundação Konrad Adenauer, Fundação Robert Bosch, Fundação Volkswagen, a Embaixada da Índia no Brasil, Riksbankens Jubileumsfond e Compagnia di San Paolo..

Page 5: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

5MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PROGRAMA E CARGA HORÁRIA

PROGRAMA CARGA HORÁRIA

MÓDULO I – Teoria e Prática das Relações Internacionais

1. Habilidades e desenvolvimento profissional em Relações Internacionais 24 h/a

2. Teoria e Prática das Relações Internacionais I 24 h/a

3. Direito Internacional 24 h/a

4. Governança Global 24 h/a

5. Economia Internacional 24 h/a

6. Teoria e Prática das Relações Internacionais II 24 h/a

Carga Horária Total do módulo I (horas/aula) 144 h/a

MÓDULO II – Análise Multidimensional das Relações Internacionais

1. Análise de Política Externa 24 h/a

2. Mídia e Comunicação nas Relações Internacionais 24 h/a

3. O Brasil no Mundo 24 h/a

4. Gestão de Projetos Internacionais 24 h/a

5. Movimentos Sociais e Terceiro Setor 24 h/a

6. Análise de Risco Político 24 h/a

Carga Horária Total do módulo II (horas/aula) 144 h/a

MÓDULO III – Temas Contemporâneos das Relações Internacionais

1. Questões Internacionais Contemporâneas I: Cultura e Liderança 24 h/a

2. Questões Internacionais Contemporâneas II: Tecnologia e Inovação 24 h/a

3. Finanças Internacionais 24 h/a

4. Desenvolvimento Internacional 24 h/a

5. Internacionalização de Empresas 24 h/a

6. Estudos Avançados de Relações Internacionais 24 h/a

Carga Horária Total do módulo III (horas/aula) 144 h/a

Elaboração do TCC 12 h/a

Carga Horária Total (horas/aula) 444 h/a

Page 6: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

6MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

» Habilidades e desenvolvimento profissionalQuais são os campos de atuação para um especialista em Relações Internacionais? Esta disciplina busca apresentar aos alunos as possibilidades profissionais de um internacionalista, em suas múltiplas áreas, além dos fatores a serem levados em consideração ao se estabelecer objetivos profissionais e estratégias para alcançá-los.

» Teoria e Prática das Relações Internacionais IA disciplina tem como objetivo elucidar as teorias clássicas de Relações Internacionais por meio de casos práticos, introduzindo os alunos a alguns conceitos políticos fundamentais, tais como sociedade internacional, realismo, liberalismo e construtivismo.

» Direito Internacional

O aluno será introduzido aos princípios jurídicos que fundamentam as relações entre os países, delineando a área própria do Direito Internacional Público dentro da Ciência Jurídica. Por meio de casos práticos, serão discutidas as principais fontes do Direito Internacional Público, como costumes e tratados, além do impacto das mesmas sobre as Relações Internacionais contemporâneas.

» Governança GlobalComo são resolvidas as controvérsias internacionais? De que modo as organizações internacionais atuam para facilitar a convivência entre Estados? A disciplina discute o papel de instituições internacionais — como normas, regimes ou organizações — na coordenação dos interesses dos Estados.

» Economia InternacionalOs alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais da Economia e ao modo como influenciam o cenário internacional. Para isso, serão abordados desde os princípios de oferta e demanda até as principais teorias de comércio internacional e de competição, bem como instrumentos de política comercial e de Economia Política.

GRADE CURRICULAR

Page 7: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

7MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GRADE CURRICULAR

» Teoria e Prática das Relações Internacionais IIA disciplina aplica os conceitos teóricos aprendidos no módulo aos grandes temas da política internacional contemporânea, tais como a nova configuração do poder mundial, a ascensão dos países emergentes, direitos humanos e proliferação nuclear.

» Análise de Política ExternaComo os Estados conseguem maximizar seus benefícios dentro do ambiente internacional? A disciplina analisa as diferentes estratégias de inserção dos países no ambiente internacional, sejam eles grandes, médias ou pequenas potências. Analisa, também, a atuação de atores não-estatais, como ONGs e empresas, no meio internacional.

» Mídia e Comunicação nas Relações InternacionaisA comunicação tem cada vez mais se tornado um fator decisivo para o sucesso de políticas no âmbito internacional e exerce influência sobre diversos atores. O aluno será introduzido, nesta disciplina, a importantes conceitos que analisam a comunicação na ordem contemporânea, além do papel político que a mídia pode exercer sobre a opinião pública.

» O Brasil no MundoQual o papel do Brasil no mundo contemporâneo? Nesta disciplina, serão discutidas as estratégias de inserção externa do Brasil como potência média emergente. Tendo como base a análise da estrutura e da tradição da política externa brasileira, serão analisados os principais empreendimentos internacionais do Brasil nos dias de hoje.

» Gestão de Projetos Internacionais

Serão discutidos os principais conceitos de projeto e como gerenciá-los em larga escala no âmbito internacional: a importância do planejamento, a definição do escopo e do controle, ciclo de vida, gestão de tempo, gestão de qualidade e de equipes, além da prevenção ao risco e crises no ambiente internacional.

Page 8: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

8MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GRADE CURRICULAR

» Movimentos Sociais e Terceiro SetorNo início do século XXI, eclodiram protestos por todo o mundo, com impacto determinante sobre as Relações Internacionais. Serão estudadas as novas formas de associativismo internacional, bem como o caráter descentralizado dos novos movimentos sociais.

» Análise de Risco PolíticoDe que modo os agentes econômicos podem utilizar o estudo das Relações Internacionais para orientar seus investimentos? O curso familiariza os alunos com os meios pelos quais as teorias de Ciência Política, complementadas sobretudo pela Economia e pela Economia Política, podem servir de base para estudar a influência da política sobre atores econômicos.

» Questões Internacionais Contemporâneas: Cultura e LiderançaA disciplina discute a interação entre os atores internacionais clássicos e os novos atores (estados, governos subnacionais, organizações internacionais, ONGs, empresas multinacionais, pessoas) de modo a convergir para a tomada de decisões no âmbito internacionais. Discute-se também o papel da cultura democrática e da identidade nacional na formulação das políticas externas.

» Questões Internacionais Contemporâneas: Tecnologia e InformaçãoDe que modo o mercado financeiro interage com a economia real e o bem estar das pessoas? Como o aprimoramento tecnológico informacional tem gerado inovação e também imposto novos desafios em escala global? O aluno será introduzido aos principais temas relacionados à inovação tecnológica e ao impacto da inovação nas relações internacionais.

Page 9: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

9MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

» Finanças InternacionaisSerão discutidos os principais elementos que caracterizam os países macroeconomicamente: sistemas de contas nacionais, mercados financeiros e de bens, balanço de pagamentos etc., além da relação entre as economias internas e internacionais.

» Desenvolvimento Internacional

Será analisado o conceito de desenvolvimento sob diversos ângulos, desde a relação com o crescimento econômico até a eficiência de diferentes arranjos institucionais. A disciplina também versará sobre as organizações internacionais que promovem o desenvolvimento e sobre a economia política que é estabelecida a partir da ajuda internacional.

» Internacionalização de EmpresasComo as empresas se internacionalizam e qual é o melhor método para uma internacionalização bem sucedida? A disciplina discute os processos pelos quais as empresas se internacionalizam e a consequente evolução das cadeias de produção transnacionais, em uma constante relação entre comércio internacional e política doméstica.

» Estudos Avançados de Relações InternacionaisA disciplina busca sintetizar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, transportando-os para importantes temas da atualidade, como governança global, Internet, conflitos contemporâneos e meio ambiente.

GRADE CURRICULAR

Page 10: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

10MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMO É PROCESSO DE SELEÇÃO?

Confira o passo a passo do processo seletivo:

As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo serão mantidos em caráter confidencial e divulgados apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

ETAPA

1

ETAPA

2

ETAPA

6

ETAPA

3

ETAPA

4

Inscrição Preenchimento do formulário online de inscrição pelo site fgv.br/mba-sp

Análise curricularEnvio do currículo atualizado, através de upload, e em português

Aprovação e/ou redirecionamento para outro curso

Entrevista

Aprovação

MatrículaDivulgação do resultado do processo e realização da matrícula

ETAPA

5

Page 11: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

11MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

ONDE ESTUDAR, DATA DE INÍCIO E HORÁRIO DAS AULAS

Local Endereço Data de Início Horário de Aulas

Paulista Av. Paulista, 548 – andar intermediário 08/04/2017

Para as turmas de sábado (quinzenais), as provas serão realizadas às sextas-feiras no período noturno. As aulas inaugurais e eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

Aos sábados (quinzenalmente)das 8h30 às 18h

Page 12: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

12MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INVESTIMENTO

Formas de pagamento

Valor com desconto para matrículas até

23/12/16

Valor com desconto para matrículas até

30/01/17

Valor a partir de 31/01/17

À Vista R$ 34.749,00 R$ 35.791,47 R$ 36.865,21

5 Parcelas R$ 7.088,79 R$ 7.301,45 R$ 7.520,50

10 Parcelas R$ 3.632,55 R$ 3.741,52 R$ 3.853,77

18 Parcelas R$ 2.098,08 R$ 2.161,03 R$ 2.225,86

20 Parcelas R$ 1.906,56 R$ 1.963,76 R$ 2.022,67

25 Parcelas R$ 1.562,22 R$ 1.609,08 R$ 1.657,36

• Pagamento via boleto bancário: o primeiro pagamento deverá ser realizado em três dias corridosapós a entrega da documentação, com a emissão do boleto pela FGV. A emissão de uma segunda via, por atraso, implicará em acréscimo de 2%, a título de cláusula penal não compensatória e juros de 1% ao mês sobre o valor na data de sua quitação. Os próximos vencimentos serão todo dia 10, a partir do mês seguinte ao da matrícula ou somente no mês anterior ao início do curso, de acordo com a opção do aluno.

• Pagamento por empresas (pessoa jurídica): neste caso, o candidato deverá trazer uma carta deautorização da mesma para tal procedimento.

• Pagamento via cartão de crédito: a modalidade de cartão de crédito disponibilizada é a de comprarecorrente (Visa e Mastercard), o valor da parcela é descontado mensalmente, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

Page 13: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

13MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ainda que o candidato seja aprovado no processo seletivo, a matrícula somente é efetivada após a entrega de toda documentação exigida, pagamento do boleto e assinatura do contrato. Ela poderá ser efetuada por procurador habilitado, por instrumento público ou particular de procuração, com firma reconhecida, em que deverão ser outorgados poderes para matrícula e para assinatura do contrato.

Fique ligado! No caso de documentos originais em língua estrangeira, será obrigatória a apresentação de tradução juramentada na entrega da documentação.

Aproveite! Matrículas simultâneas de funcionários da mesma empresa têm desconto de 5%, com apresentação do contracheque ou crachá.

• Documentação obrigatória:

» Diploma de nível superior ou, na falta deste, certificado de conclusão do curso de graduação ou acarteira de identidade profissional, emitida por órgão de classe de profissões regulamentadas (*);

» Histórico escolar do curso de graduação com a carga horária total do curso (mínima de 1.600horas-aula); (*)

» Cédula de identidade e CPF; (**)» Comprovante de residência; (**)» Certificado de conclusão de curso realizado na FGV no caso de ex-alunos. (***)» Alunos estrangeiros: é necessário também apresentar os seguintes documentos (não se aplicam

aos estrangeiros que já têm visto de permanência ou de trabalho);- Passaporte ou documento equivalente; (**)- Visto temporário de estudante concedido pela autoridade consular brasileira situada no respectivo país deorigem;- Cópia de apólice de seguro com vigência para o período do curso a ser realizado;- Prova de meios de subsistência no país durante o curso, no caso de ser bolsista;- O diploma e o histórico deverão ser apresentados com tradução juramentada;

(*) declaração de conclusão emitida há no máximo 12 meses pela Instituição de Ensino Superior onde o curso foi realizado. Somente cópias autenticadas ou cópias simples junto com documentos originais para autenticação no ato da matrícula. Sendo que o certificado é válido apenas para a matrícula, o diploma deverá ser entregue até o final do curso. O candidato deverá impreterivelmente ter colado grau para efetivar a matrícula. No certificado de conclusão do curso e no histórico escolar, deve constar a data de colação de grau já realizada.(**) cópia simples e documentos originais.(***) ex-alunos da FGV têm direito a um percentual de desconto sobre o valor total do curso, que será informado no ato da matrícula mediante

apresentação da documentação exigida. Os descontos não são cumulativos.

MATRÍCULA

Page 14: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

14MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

• Interrupções de matrícula:

Na falta de quórum na turma escolhida, o candidato poderá participar do processo de seleção para outros cursos disponíveis de seu interesse que tenham vaga ou optar pela restituição integral do valor pago, que será feita no prazo de 15 dias úteis, sem correção.

Para cancelamentos antes do início do curso, serão adotados os seguintes critérios:

» Até 30 dias: devolução de 100% do valor pago;» Até 15 dias: será descontado 50% do valor de uma parcela do plano máximo oferecido pela FGV;» Inferior a 14 dias: será descontada uma parcela do plano máximo oferecido pela FGV.

• Parcerias:

A FGV oferece desconto para funcionários de organizações parceiras. Para isso, basta que, no ato da matrícula, o candidato informe a sua empresa e apresente o documento de identidade funcional que comprove o vínculo empregatício.

O benefício é válido também para funcionários e colaboradores da empresa parceira, extensível aos seus dependentes (cônjuges, filhos e enteados), sendo necessário apenas a apresentação de comprovantes para efetivação.

Atenção! O desconto não é retroativo, não sendo, portanto, aplicável às matrículas firmadas antes da data de assinatura da parceria e/ou da entrega do convênio assinado à FGV. Caso o interessado no curso não solicite o desconto no ato da inscrição, ele não poderá obter o benefício previsto neste acordo de parceria.

Para mais informações sobre como sua empresa pode se tornar parceira da FGV, envie um e-mail para: [email protected]

Page 15: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

15MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

• Desconto para ex-alunos FGV:Se você é ex-aluno da FGV, a instituição oferece desconto para os concluintes dos cursos abaixo:

(*) Formados em cursos de graduação da FGV e/ou conveniadas ; Pós-graduados lato sensu ou stricto sensu na FGV(**) Concluintes de cursos de curta-duração (PEC, EESP, Direito SP e Rio e Online) da FGV

Atenção! O desconto não é retroativo nem cumulativo com outros descontos ou bolsas e não será concedidoaos ex-alunos de cursos gratuitos.

IMPORTANTE: Conforme cláusula Primeira do Contrato de Prestação de Serviço Educacional, a FGV se reserva o direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o(a) aluno (a) ou na redução da carga horária total.

Curso de Origem Curso de Destino Condição Especial

Pós-graduação/MBA (*) Pós-graduação/MBA ou Pós-MBA (*) 30%

Graduação(*) ou Curta e Média-duração(**) 15%

Curta e Média-duração (**) 10%

Pós-graduação/MBA(*)

Graduação, Pós-graduação/MBA(*) ou Curta e Média-duração(**)

Page 16: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

16MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Os programas internacionais oferecidos como extensão aos cursos de MBA Executivo são realizados em parceria com as principais instituições internacionais da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Os principais objetivos desses cursos são:

» Ganho de visão internacionalizada de negócios;» Networking com alunos da FGV e representantes de empresas nacionais e multinacionais de todo o Brasil;» Troca de informações com os docentes, executivos americanos ou europeus;» Formação acadêmica internacional;» Aculturamento pessoal.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

Page 17: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

17MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

TIRE SUAS DÚVIDAS

Núcleo de Admissão e Matrículas Atendimento: de 2ª a 6ª feira das 8h às 21h30

FGV BerriniAv. das Nações Unidas, 12.495Anexo 1 - 2º [email protected] 772 2778

FGV Faria LimaAv. Brigadeiro Faria Lima, 1.188 2º andar [email protected] 0800 772 2778

FGV PaulistaAv. Paulista, 548 andar intermediário [email protected] 0800 772 2778

FGV 9 de JulhoRua Itapeva, 432 2º [email protected] 0800 772 2778

Page 18: MBA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ri.fgv.brri.fgv.br/sites/default/files/MBA Paulista Programa_2016.pdf · Ao longo do tempo, a FGV ampliou sua atuação ... o MBA em Relações

fgv.br/mba-sp

0800 772 2778

• UNIDADE 9 DE JULHO