jornal educa#32

12

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#32
Page 2: Jornal eDUCA#32

2 Postspor

Ex

pe

die

nte

Tiragem de 100.000 exemplares dirigida ao público pré universitário. Acreditamos no poder dos jovens de mudar o mundo transformando os valores da sociedade. Nossos parceiros e anunciantes compartilham essa ideia.Saiba mais da gente:Facebook: www.facebook.com.br/jornalmunduTwiter: @agenciaFale e colabore conosco:[email protected]: (11) 3151-5671(Dado e Valter)

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre educação, carreira e comportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Diretor Comercial: Dado Lima ([email protected])Edição de Arte: Luti Menezes ([email protected])Conteúdo compartilhado por: Catraca Livre, Cia de Talentos, ObaOba, Radio 89FM, Universia Brasil, Update or Die, VEVO e youPIX. Distribuído semanalmente nos principais metrôs, terminais de ônibus e cursinho de São Paulo.

Compartilhado por Gustavo Giglio, Wagner Brenner e Marcos Teixeira, do site updateordie.com

Com gente talentosa é assim: você dá um pouquinho de tédio pra elas e a mágica acontece. Provavelmente foi assim que Rob Draper, designer, ilustrador e letrista deve ter começado essa série em copos de café.

LETRAS FEITAS À MÃO EM COPOS DE CAFÉ

Faltam poucos dias para uma das maiores competições de futebol do planeta e a Vevo organizou uma playlist especial. Uma seleção de músicas que têm o Gol! como tema. Tem Skank, Ellen Oléria e Carlinhos Brown, Ricky Martin, Shakira e tem, claro, a música oficial da Copa do Mundo 2014 - “We Are One”, com Pitbull, Jennifer Lopez & Cláudia Leitte. Assista à playlist “Gol” em http://vevo.ly/e04yDm.

O Pikachu está na camisa da seleção do Japão para a Copa do Mundo! A ideia partiu da Adidas, que trouxe a Nintendo como parceira, e tem o objetivo de incentivar mais pessoas a torcerem pelo time e, claro, conquistar as crianças e vender mais produtos. Infelizmente, o modelo não será usado durante os jogos da seleção, por regras da FIFA, mas já está a venda em lojas no Japão (por algo em torno de R$160). O Pokémon vai estampado em duas cores, azul e branco, logo abaixo do logo do patrocinador, Adidas. Baita ideia por uma busca maior de identificação.

PLAYLIST PRA GRITAR GOL!

PIKACHU NA CAMISA DA SELEÇÃO DO JAPÃO

Depois do perfume de engolir: o protetor solar de beber. A Osmosis Skincare, fundada na Nova Zelândia, garante proteção fator 30 durante 4 horas. Bastam 2ml do produto misturado a 60ml de água e pronto... é só mandar pra dentro! É o fim daquele ritual desagradável de besuntar o corpo antes de oferecer sua linda pele ao astro rei. Quem já usou garante que é um sucesso. Nos EUA o FDA ainda não deu a aprovação final, mas o produto já está à venda na internet.

BEBA SEU PROTETOR SOLAR

Page 3: Jornal eDUCA#32
Page 4: Jornal eDUCA#32

Cultura Webpor

415 COISAS QUE FAZÍAMOS NO MSN

O MSN Messenger não existe mais, mas com certeza está nos corações de quem cresceu no final dos anos 90 e no começo dos anos 2000. Conversas, histórias e paixões adolescentes no MSN serão sempre lembradas com muito carinho pela nossa geração, que já tinha a necessidade de estar conectada. Lembra de mais alguma coisa que a gente fazia no

MSN? Acesse youPIX.com.br pra deixar sua contribuição!

Quando o computador não tinha MSN e você usava o

E-Buddy

Colocar uma indireta (bem tosca) no nick e, é claro, no

SUBNICK

Ficar entrando e saindo do MSN pra chamar a atenção

de alguém

Ficar MUITO put* quando você estava no maior bate papo com alguém e a

internet caía

”Olha essa música aqui” *enviando arquivo* 5 horas depois: transferência

completa

Mandar WINKS e achar muito legal, como se fossem algo de outro

mundo

Dar um migué quando alguém falava: “Põe a webcam aí!” “Tá quebrada”

:(

Falar alguma coisa e depois dar a desculpa que “foi o seu amigo” quem digitou

Ficar usando a irritante função “chamar a atenção” pra trollar os amiguinhos

Sua vida se baseava em: ESCOLA, entrar no MSN,

ESCOLA, entrar no MSN

Conversar apenas pelos emotions :)

Ficar offline e só falar com as pessoas mais legais

Ter um emoticon pra CADA LETRA no alfabeto. Ou pra

cada expressão…

Surtar quando você PRECISAVA entrar no MSN e aparecia alguma

mensagem de erro

“Vou sair!” “Tá, beijo!” *Bloquear*

Compartilhado por: YOUPIX.COM.BR, o maior site de cultura de internet do Brasil. Acompanhe o youPIX no twitter @youPIX ou facebook.com/youPIX

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

De 22/5 a 11/6 ao comprar um ingresso você ganha um cupom que, durante o período dos jogos vale outro ingresso.*

É bola no pé eingresso na mão.

*O cupom deve ser apresentado na bilheteria da Cinemark durante o período dos jogos (12/6 a 13/7) e, na compra de um ingresso, o outro é gratuito.

Promoção não válida para as salas Prime e válida até o fi m dos estoques.

Page 5: Jornal eDUCA#32

5StartupiNa vida e no trabalho, inspire-se no pinball, não no boliche

Compartilhado por: www.startupi.com.br

Antigamente, planejar e executar os planos lembrava bastante um jogo de boliche. Bastava equilibrar a bola, mirar no final da reta da pista e torcer para acertar o maior número possível de pinos (que simbolizam as oportunidades e os objetivos). Acontece que, se a bola rolava pela margem da pista, era impossível de corrigir a rota – e a jogada era perdida, sem chance de alteração.

Atualmente, fala-se tanto em mudança, em dinamismo, até em complexidade e caos, que uma outra metáfora parece mais adequada. Um jogo de pinball apresenta mais oportunidades do que o boliche. A bola é lançada e o jogador pode tentar

Esporte é vida e saúde, mas algumas modalidades tem uma dinâmica mais inspiradora para nossos dias atuais. inúmeras vezes acertá-la em diferentes alvos (objetivos), podendo conquistar vários pontos (objetivos), alterando suas jogadas (a intensidade da “batida”) conforme o jogo se desdobra e toma seus rumos aleatórios.

O pebolim também permite trajetórias menos limitadas. Ainda, se você reinventar as regras e botar duas bolas em jogo, multiplica as chances de conseguir o que quer. Só que isto também aumentaria o risco.

E aí fica o recado: as oportunidades de estabilidade, segurança e garantia estão ficando mais escassas, portanto acostume-se a inovar, criar novas regras!

Inovação. tecnologia. negócios

por

Page 6: Jornal eDUCA#32

JOHN NASH (1928)O premiado filme “Uma Mente Brilhante” (“A Beautiful Mind”, 2001) popularizou a história de John Nash. Nash é um matemático e economista m u n d i a l m e n t e renomado que lutou com sua esquizofrenia paranoide depois de surgir com contribuições significativas para o

conceito da teoria dos jogos. A ideia do “Equilíbrio Nash”, que discute se os jogadores em um jogo podem beneficiar-se da mudança de estratégia de um deles, pode ser aplicada a vários campos, inclusive à economia. As forças armadas americanas até adotaram táticas baseadas em suas ideias para usar na Guerra Fria. Embora o filme (baseado na biografia de mesmo nome de Silvia Nasar) toma liberdades com a história verdadeira da vida de Nash, ele de fato experimentou alucinações e delírios. Suas alucinações incluíram ouvir vozes, mas sem ver pessoas ou coisas que não estavam lá. Ele começou a ter delírios de grandeza, e acreditava que as maiores figuras do mundo o perseguiam. Depois de 30 anos lutando contra o distúrbio e de passar muito tempo entrando e saindo de hospitais, Nash conseguiu se recuperar de forma significativa no final dos anos 1980. Em 1994, John Nash recebeu o Prêmio Nobel em Ciências Econômicas por seu primeiro trabalho com a teoria dos jogos.

VINCENT VAN GOGH (1853 – 1890)Pinturas de Vincent Van Gogh como “A Noite Estrelada” (1889) e “Terraço do Café à Noite (1888)” são facilmente reconhecidas por suas pinceladas únicas e pela expressividade. Contudo, van Gogh ganhou popularidade somente após a sua morte. Hoje ele é considerado um dos

maiores pintores de todos os tempos. A vida de van Gogh foi uma vida torturada. Quase todo mundo sabe que o pintor cortou parte de sua própria orelha (e ele até fez questão de registrar-se após a automutilação no quadro “Autorretrato com orelha a cortada” - 1889). Ele também supostamente bebeu terebentina (aguarrás) e tentou comer tinta. Tragicamente, cometeu suicídio em 1890. Os autores D. Jablow Hershman e Julian Lieb propõem em seu livro “Manic Depression and Creativity” que van Gogh tinha transtorno bipolar. No livro “Touched with Fire”, Kay Redfield Jamison chega à mesma conclusão. Ela também discute a arte de van Gogh em relação à sua doença mental. Por exemplo, ela nota que os padrões sazonais típicos de humor e psicose estão alinhados com a produtividade de van Gogh, que também variava de tempos em tempos. Quando em crise, van Gogh tinha alucinações, tornava-se violento e não conseguia pintar. Outros acham que o pintor sofria de esquizofrenia, como os irmãos Willemina e Cornellius. E há ainda uma tese que diz que van Gogh tinha epilepsia do lobo temporal, agravada pelo uso de absinto. Seja qual for o diagnóstico

Capa65 GÊNIOS E SUAS LOUCURASA insanidade é a companheira secreta dos gênios? Embora não possamos realizar exames psicológicos naqueles que já estão mortos há tanto tempo, isso não impediu que historiadores especulassem sobre o estado mental de gênios mortos interpretando suas cartas pessoais, seus trabalhos e as declarações de outras pessoas. Aconteceu de alguns dos grandes gênios do mundo serem um tanto malucos. Na verdade, alguns cientistas alegam que uma porcentagem ainda maior de tipos criativos (poetas, pintores, músicos) foi afligida por transtorno bipolar do que a população geral. A seguir, os 5 maiores gênios loucos que conhecemos.

Page 7: Jornal eDUCA#32

teve uma vida dura. Criado por um pai alcoólico e violento, Beethoven era responsável pelo bem-estar de sua família batalhadora aos 18 anos. Um dos aspectos mais trágicos de sua vida foi sua surdez gradativa, que ocorreu entre seus 30 e 49 anos e pode ter sido resultado das surras dadas pelo pai. Extraordinariamente, ele foi capaz de compor alguns de seus trabalhos mais estimados depois da perda da audição. Seu esforço interno está documentado nas cartas que escreveu para seus irmãos, em que ele discutia seu namoro com o suicídio. Os autores Hershman e Lieb propõem em seu livro que Beethoven provavelmente lutava com o transtorno bipolar. Além disso, François Martin Mai chama a atenção para a possibilidade de ele sofrer especificamente de depressão bipolar no livro “Diagnosing Genius”. Mai afirma que, apesar de suas tendências depressivas, Beethoven tinha períodos de intensidade e vigor consistentes com o transtorno bipolar. Exames e testes do cabelo de Beethoven revelaram uma grande quantidade de chumbo. Isso pode ter desencadeado não só sua doença mental, mas também as dores advindas de problemas digestivos das quais ele reclamava com frequência.

ISAAC NEWTON (1642 – 1727)Com numerosas e extensas contribuições para a física e a mecânica, Isaac Newton é universalmente conhecido como um pensador brilhante. De fato, pesquisas com cientistas das duas áreas e com o público mostram uma concordância de que Newton até ultrapassa Einstein em influência. Algumas de suas notáveis contribuições incluem a invenção do cálculo, a explicação da “gravitação universal”, o desenvolvimento de leis do movimento e a construção do primeiro telescópio refletivo. Apesar de seus feitos, Newton sofria de tendências psicóticas e alterações de humor (incluindo períodos de empolgação desenfreada), e com frequência tinha dificuldades de lidar com isso. Hershman e Lieb também teorizam em seu livro que Newton provavelmente sofria de transtorno bipolar. Além disso, suas cartas delirantes serviram para dar credibilidade à teoria de que ele era esquizofrênico. O pai de Newton morreu antes dele nascer, e ele ficou separado da mãe entre os 2 e os 11 anos de idade. Seu distúrbio mental pode ter sido resultado dessa prolongada experiência traumática na infância.

correto, o fato é que a doença parece ter contribuído para a genialidade de van Gogh. Em muitos dos seus quadros é possível perceber o estado de humor de seu autor.

EDGAR ALLAN POE (1809 – 1849)Mais conhecido por seu poema “The Raven” (O Corvo), o escritor Edgar Allan Poe escrevia compulsivamente histórias de detetives e de horror. Em seus contos tensos, ele dava bastante ênfase à forma e à estrutura. Seu conto “Os Assassinatos da Rua Morgue”, publicado em 1841, é chamado com frequência de primeira história moderna de detetives. Apesar da habilidade como escritor, Poe tinha problemas com bebida, e cartas revelam que ele lutava contra pensamentos suicidas. As causas e as circunstâncias em torno de sua morte, aos 40 anos, são desconhecidas, mas talvez tenham a ver com insuficiência cardíaca ou com o alcoolismo. Baseada em sua interpretação das cartas de Poe, Kay Redfield Jamison especula que o escritor era maníaco-depressivo, um estado clínico conhecido hoje como transtorno bipolar. Em seu livro, ela argumenta que uma criatividade como a de Poe pode emergir de estados de loucura. Da mente doentia emerge uma perspectiva “cósmica” que deixa a essência criativa fluir, escreve Jamison. O próprio Edgar Allan Poe parece ter visto a conexão entre criatividade e doença mental. Ele escreveu: “Homens me chamaram de louco; mas a questão ainda não está definida, se loucura é ou não é a sublime inteligência -- se muito disso é glorioso -- se tudo isso é profundo -- não emerge da doença ou do pensamento

-- dos humores da mente exaltada a expensas do intelecto geral”.

LUDVIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)As contribuições de Beethoven para a música foram fundamentais. Sua intensidade apaixonada e criação brilhante levaram a música instrumental a um novo nível. Contudo, o famoso compositor

7www.facebook.com/jornalmundu

Compartilhado por: Jornal eDUCA

Page 8: Jornal eDUCA#32

8

Page 9: Jornal eDUCA#32
Page 10: Jornal eDUCA#32

10 ObaOba

COMPARTILHADO POR:Saiba mais sobre balada, bares, shows e comportamento na noite no obaobcom.br

7 TIPOS DE PESSOAS PARA VOCÊ BLOQUEAR NO FACEBOOKÉ difícil - e incrível - encontrar uma pessoa que tenha tomado a iniciativa de se desapegar das redes sociais e que não tenha um perfil no Facebook. Afinal, vivemos na era da internet e está cada vez mais impossível se desconectar do mundo virtual por um dia sequer. Já que estamos online praticamente o tempo todo, nada mais justo do que deletar/deixar de seguir/bloquear do seu Facebook pessoas chatas, que sujam a sua timeline & que compartilham demais. Confira então pessoas que você precisa deletar do seu Facebook:

1. OversharingPessoas que parecem nunca ter aprendido a diferença entre Facebook e Twitter, e insistem em narrar sua jornada diária na timeline - com direito a mínimos detalhes que ninguém dá importância ZzZZzZ...

2. #xingamuitonotwitterQue o Facebook está cheio de haters, todos já sabemos, mas ninguém merece esse bando de gente desocupada e cheia de opiniões em nosso círculo de amigos. Por uma timeline sem pessoas recalcadas e prontas para fazer um comentário maldoso a qualquer instante.

3. Pessoas que você não conhece & não faz ideia de onde surgiramPessoas que parecem nunca ter aprendido a diferença entre Facebook e Twitter, e insistem em narrar sua jornada diária na timeline - com direito a mínimos detalhes que ninguém dá importância ZzZZzZ...

4. Stalkers (?)Sabe aquela pessoa que do nada curte mil fotos suas de 2007? Ela assinou o atestado de stalker. Ou pior ainda: te encontra no rolê e fala “amei as fotos da sua viagem para o Chile” - sendo que você nem sabia que tinha aquela bendita alma no Facebook. #medo

5. Promoter C-H-A-T-O de baladaPior do que ser convidado para mil eventos todos os dias e ver esse bando de promoter se humilhando para divulgar festinhas que são todas iguais e só tem o nome diferente, é você ser marcado em fotos e posts pelos mesmos. ARGH!

6. Wannabe formador de opiniãoJá reparou que no Facebook todo mundo se acha formador de opinião? Não é um pé no saco ver mil pessoas que não manjam de porcaria nenhuma postando textos e argumentando em comentários como se não houvesse amanhã? Meldels, GET A LIFE!

7. Selfies mil e outras besteirinhas de InstagramO problema não é postar uma selfie de vez em quando, e sim encher a timeline de fotinhos fazendo duckface ou juntando os braços para dar mais volume no peito - hehe.

Page 11: Jornal eDUCA#32

11

Page 12: Jornal eDUCA#32

Danielle Mello,aluna Anhanguera

Mensais

R$199*cursos a partir De

Voce faz.a transforMação acontece.

20

20anos

anoswww.vestibulares.br Prova 15/Jun

A Anhanguera já transformou a vida de mais de 1 milhão de alunos e, há 20 anos, está ajudando a mudar o futuro do nosso País.Essa transformação também é para você.

e construa sua carreira.Conquis e seu diploma

Currículo atualizado com o mercado.

Livros com até 80% de desconto.

Apoio para você conseguir o fies.

*O valor corresponde à mensalidade praticada para alunos ingressantes no 2º semestre de 2014 que tenham sido agraciados com bolsa incentivo, de acordo com o termo de Concessão de Bolsa de Estudos disponível no site, e efetuem os pagamentos das mensalidades até o 5º dia útil de cada mês. Os valores podem variar de acordo com curso, modalidade e unidade de ensino. Essas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Consulte mais informações no site www.vestibulares.br. L8.