jornal educa#45

12

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#45
Page 2: Jornal eDUCA#45

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira e comportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])EEdição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])Facebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.TTiragem: 100.000 exemplares dirigida ao público pré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xp

ed

ien

te

Page 3: Jornal eDUCA#45
Page 4: Jornal eDUCA#45

4

Page 5: Jornal eDUCA#45

5Galileupor

Page 6: Jornal eDUCA#45

Capa

ESCOLHA DA CARREIRAÉÉ um motivo de orgulho para os pais que seus filhos escolham profissões de destaque, que sejam bem sucedidos profissionalmente e que tenham reconhecimento. Muitos sonham que os filhos sigam as suas profissões, outros querem vê-los nos mais importantes cargos do país, como juiz, médico, advogado, embaixador, etc, e há aqueles que gostariam de ter seguido certa carreira e não conseguiram, por isso querem ver o seu sonho realizadorealizado através de seus filhos. Mas a escolha da carreira é exclusivamente sua, e não deles. O que acontece muitas vezes é que o vestibulando opta por uma profissão não muito conhecida e nem sempre os pais aceitam essa decisão. Como resolver este problema?

Procure ouvir as orientações dos seus pais e entender os motivos que os levam a não aceitar a sua escolha. Mas lembre-se que sua opinião e sua vontade contam mais. Imagine escolher a carreira dos sonhos dos seus pais e fazer uma coisa que você não gosta todos os dias, será que você será bem sucedido se não tiver prazer no que faz? Por isso, além de ouvi-los, converse com eles para que entendam os seus motivos também. Prove que aquilo que você querquer fazer é o que te deixa mais feliz. Não importa se a carreira que você escolheu tenha maior ou menor prestígio. O importante é que você exerça bem o seu papel para ser um profissional de sucesso.

CHANTAGENSAlgunsAlguns pais, insatisfeitos com a escolha profissional dos filhos ou com medo que não passem no vestibular, optam pela chantagem. Parece mentira, mas isso acontece muito. Os pais prometem presentes e recompensas (como carros, viagens, roupas) para o caso de o filho passar no vestibular ou reservam castigos para aqueles que não passarem.

CuidadoCuidado para não cair nessa. O único prêmio para quem passa no vestibular é uma vaga em uma universidade. Você pode até ganhar uma recompensa dos seus pais, mas jamais deve concentrar seus estudos nisso. Você está estudando para se preparar para a vida e para garantir um futuro de sucesso, não para ganhar um presente. E se por acaso seus pais pretendem castigá-lo, lembre-os de que essa pressão só fará mal para você. Além disso, você não é mais umauma criança. Estamos no século XXI e ajoelhar no milho é uma prática que foi descartada há anos.

ESTUDOSVocê já sabe: ano de vestibular é ano de estudar. Claro que seus pais querem que você estude em uma boa universidade e por isso vão ficar de olho na sua preparação. A cobrança desta vez será na quantidade de horas que você destina aos estudos e na sua postura em relação à escola, ao cursinho e aos exercícios.

PPara evitar problemas e cobranças, converse com seus pais, apresentando seu programa de estudos. E, é óbvio, para não escutar muitas reclamações você deve fazer a sua parte e estudar com afinco, além de não faltar nas aulas. Mas lembre-os que é importante também separar algumas horas do dia para o seu lazer e descanso (ver televisão, namorar, praticar esportes, dormir, e até para ir para a balada...).

VESTIBULAR

FAMILIARO vestibular não é um momento só do estudante, mas também de todos que estão ao seu redor, principalmente os pais. Todos têm uma dica, uma opinião, um conselho. Mas até que ponto essa influência faz bem para o vestibulando? O Jornal eDUCA separou algumas situações de conflito comuns na relação dos vestibulandos com seus pais e algumas soluções. Confira:

Page 7: Jornal eDUCA#45

RESULTADOSVVestibulares = Hora da verdade! Se você se preparou bem, deve estar confiante para obter sua vaga. Tome cuidado para que sua confiança não deixe seus pais eufóricos demais. Essa euforia pode se transformar em pressão a partir do momento que seus pais começam a contar como certa sua vaga. Isso pode trazer problemas enormes no caso de você não conseguir passar no vestibular de primeiprimeira.

Para evitar futuras frustrações, lembre sempre os seus pais de que você pode acertar ou errar e se você não conseguir passar no vestibular dessa vez, o mundo não vai acabar. Isso vale também para aqueles que já entraram na universidade, mas descobriram que não era exatamente aquela carreira que gostaria de seguir. Você é jovem e ainda tem muito que aprender. Basta se preparar mais papara obter sucesso na próxima vez ou estudar de novo e tentar um novo vestibular. No caso de dúvidas, existem ótimos orientadores profissionais para te ajudar. E para que tudo flua bem, a compreensão dos seus pais é imprescindível.

www.facebook.com/jornalmunduFique ligado:

Page 8: Jornal eDUCA#45

Compartilhado por Bruna Tokunaga Dias, Gerente da área de Carreira da Cia de Talentos. Facebook.com/ciadetalentos – www.carreirapoc.com.br

por

Tram poAUTOCONHECIMENTOAO SEU FAVORÀs vezes podemos pensar que conhecemos muito bem as pessoas da nossa família e dos nossos círculos de amizade. Mas mais desafiador do que saber como cada pessoa é de verdade, como lidam Tcom os mais diversos tipos de situações ou de conflitos, é saber como nós somos, agimos ou vamos agir. A noção de si mesmo muitas vezes não é levada em consideração porpor ter a impressão de ser algo irrelevante e que não traz nada de produtivo, o que não é verdadeiro.

MAS AFINAL, O QUE SEI DE MIM NÃO É SUFICIENTE?

Não que não seja suficiente, mas se aprofundar em você mesmo pode deixar tudo mais fácil e simples, seja a relação entre você e a família, com os amigos, na escola ou faculdade, e principalmente em uma entre-vista de emprego e no trabalho. Para começar, você pode tentar responder algumas perguntas sobre você mesmo:

Page 9: Jornal eDUCA#45

World Wide Web, weblog, blog, blogar. A gente manja disso. Já os economistas, governantes e empresários manjam de globo, global, globalizar, globalização, termo que surgiu há poucas décadas, junto com a web, e costuma ser explicado como a conexão mundial entre os mercados e culturas.

OO que pouca gente comenta é que a globalização é um movimento que espalha produtos, serviços, a economia e o desenvolvimento dos países mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos. É uma força importante para difundir a inovação. Também, a globalização faz uma coisa chamada de inovação reversa, que acontece quando a inovação é gerada em países economicamente menos desenvolvidos e levada para o mundo, inclusive para os países mais desenvolvidos.

PPois bem: como seria possível que o mundo soubesse de novos produtos, serviços, tendências e fatos sem um meio ágil e eficiente? Estou falando de meio de comunicação, de mídia. E nenhum “meio ambiente de ideias” é mais eficiente do que a web para espalhar conteúdo através do tempo e do espaço. Afinal, tudo fica disponível de forma fácil em qualquer lugar (bem, nem sempre na China, que tem suas burocracias tecnológicas e políticas mais restritas) e a qualquer momento.

TTemos então os geradores de conteúdo da web como um verdadeiro motor de conhecimento (tanto no sentido mais raso do termo quanto no mais profundo). Nós todos que blogamos e compartilhamos somos o braço direito dos motores de busca, somos as pessoas-chave para as palavras-chave. Somos uma força ativadora e enriquecedora da globalização: nós fazemos a blogalização!

Startupipor

Page 10: Jornal eDUCA#45
Page 11: Jornal eDUCA#45
Page 12: Jornal eDUCA#45