jornal educa#53

10

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#53

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#53Janeiro 2015Semana 3eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> págs. 5,6 e 7

10 DICAS PARA ESCOLHER SUA CARREIRAE SAIBA COMO FUNCIONA UM TESTE VOCACIONAL.

COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO

>> pág. 4

ESTE ANOTERÁ UMSEGUNDOEXTRA.

Galileu

>> pág. 8

2015: MÁQUINADO TEMPOPARA SUAQUALIDADEDE VIDA

Startupi

>> pág. 9

10 CURSOSONLINE

GRATUITOS

CatracaLivre

Page 2: Jornal eDUCA#53

CCom o lançamento do primeiro trailer de Homem-Formiga nos últimos dias, o próximo filme solo do Marvel Studios começa a mostrar sua cara - e detalhes da trama estão saindo. No filme, o cientista Hank Pym, o Homem-Formiga original, vivido por Michael Douglas, escolhe o ladrão Scott Lang (Paul Rudd) para executar uma missão: recuperecuperar num assalto impossível a tecnologia de encolhimento que o industrial Darren Cross (Corey Stoll), ex-protegido de Pym, tomou do seu mentor. Evangeline Lilly, a Kate do seriado Lost, interpreta a filha de Pym, Hope, que se alia a Scott no golpe. Segundo o diretor Peyton Reed, em entrevista à revista Entertainment Weekly, Scott Lang é como GeoGeorge Clooney em Onze Homens e Um Segredo. "Ele não está acostumado a ser o herói. Ele é um cara que tenta criar uma nova vida e buscar redenção", diz. Homem-Formiga chega aos cinemas em 17 de julho.

No interesse principal é mesmo Peggy Carter, que brilha como a primeira protagonista a ganhar produção própria pela Marvel nas telas. A personagem é inteligente, cheia de recursos, divertida e tem excelentes diálogos, que a atriz Hayley Atwell dispara com estilo e com seu delicioso sotaque inglês. Seu proto-feminismo e a maneira como trafega no mundo masculinomasculino da espionagem são trabalhados com humor ácido e sua força valorizada nas boas cenas de ação. Com uma atmosfera aventuresca-retrô caprichada que expande o universo de O Primeiro Vingador, Agent Carter distingue-se assim como um segmento único do Universo Cinematográfico Marvel. Um que, pelo distanciamento temporal do cinema ou de Agents of SHIELSHIELD, deve manter-se bem por conta própria, sem a necessidade de amarras em outras produções. A minissérie em oito partes ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Os Estados Unidos, na última terça-feira, o Omelete pôde assistir aos dois primeiros episódios de Agent Carter, a série de TV derivada de Capitão América - O Primeiro Vingador que é estrelada pela agente Peggy Carter.

eDUCA /jornaleDUCA

2 Posts

Page 3: Jornal eDUCA#53

Ajuste que coloca empresas de tecnologia em alerta ocorrerá no dia 30 de junho para manter os relógios atômicos em sincronia com a rotação da Terra

TTodos amamos a internet e queremos que ela continue funcionando direito – isso pode significar ter de resistir ao ataque de tubarões ou então a bizarrices como os mais de dois bilhões de views de Gangnam Style. Mas 2015 chegou com uma nova ameaça a serviços e sites que adoramos como o Mozilla, Reddit, LinkedIn e Foursquare: todos eles relataram falhas em 2012, quando cientistas determinaram a adição de um segundo extra ao horário mundial. O ajuste deste ano foi agendado para as 23:59:59 do dia 30 de junho, e serve para atualizar os absurdamente precisos relógios atômicos com o movimento de rotação da Terra, que desacelera dois milésimos de segundo por dia.

MasMas por que raios um mero segundo a mais pode desestabilizar gigantes da internet? O motivo é que o sistema que coordena os relógios dos computadores, chamado de Network Time Protocol, é baseado na medida de tempo atômica. E quando este protocolo nota a repetição de um mesmo segundo, interpreta que algo deu errado, dando origem a uma série de problemas técnicos em serviços bancários e de comunicação. Algumas empresas como o Google já pensaram em formas de remediar esta dor de cabeça: o gigante de Mountain View elaborou uma técnica que “dilui” o acréscimo em vários milissegundos antes da data oficial.

OO chamado “segundo bissexto” não é particularmente uma novidade: 26 deles foram adicionados ao Tempo Universal Coordenado (UTC na sigla em inglês, o fuso horário referencial para todas as zonas horárias) desde 1972, sendo que o último foi incluído em 2012. A decisão parte dos cientistas do International Earth Rotation and Reference Systems Service, instituição sediada em Paris que monitora a pontualidade do nosso planeta. A maior preocupação dos especialistas é que estes segundinhos a mais acabem arruinando de vez o UTC, que não suportaria, por exemplo, um minuto ou uma hora adicionais.

Mas o mais importante é: já pensou no que vai fazer com seu segundo extra em 2015?

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 4: Jornal eDUCA#53

SONHOS

VOCACÃO

DINHEIRO

CARREIRA

Vestibular, carreira, profissão, sonho, vocação, metas... Estas palavras costumam pipocar na mente de todo vestibulando, alguns já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão irão seguir. Outros, no entanto, não têm a mesma facilidade em entender que profissões querem exercer durante sua vida. Se você faz parte do segundo grupo mantenha a calma, nós vamos te ajudar.

ÉÉ comum aos estudantes escolherem uma profissão e só depois do curso iniciado, percebem que aquela carreira não é bem aquilo que imaginavam e não satisfeitos acabam trocando de profissão. São advogados que querem ser médicos, arquitetos que viram administradores e até jornalistas que pretendem trabalhar com informática.

PPara evitar escolhas erradas e uma futura desistência do curso iniciado, é essencial fazer uma avaliação de todas as possibilidades com calma e se possível contando com orientação profissional. O primeiro passo e mais importante é se conhecer, para isso faça uma lista das suas principais habilidades e principalmente daquilo que você gosta de fazer. Segundo os especialistas em orientação profissional esta é a forma de entender suas vocações e expectativas quanto à carreira.

NeNesta fase é fundamental que as expectativas estejam alinhadas com a realidade. O estudante deve se perguntar: ‘Quero ganhar bem?’, ‘Quero viajar?’, ‘Quero fazer isso mesmo não ganhando tão bem?’. É um processo demorado, porém deixará claro ao menos o que o estudante não quer para si.

Outro passo importante é avaliar o mercado para a profissão que escolher, se ele estiver saturado, ou seja, com muitos profissionais e poucas vagas disponíveis, não quer dizer que você não conseguirá um bom emprego. Neste caso o importante é se diferenciar, fazendo cursos de aperfeiçoamento.

AlémAlém da orientação profissional, o auxilio dos pais na hora da escolha da profissão é muito importante. Uma boa conversa e a busca de informação conjunta ajuda o estudante a esclarecer suas dúvidas, mas é preciso ter cuidado, pois alguns pais podem querer influenciar os filhos para escolher determinado curso que em sua maioria é a profissão exercida por eles.

É preciso ter em mente que a escolha da profissão é uma decisão do estudante, e apesar de contar com a ajuda de pais, professores, e orientadores, a decisão de levar em conta acima de tudo o perfil do vestibulando, suas vocações e habilidades.

eDUCA /jornaleDUCA

5Jornal eDUCA

Page 5: Jornal eDUCA#53

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 6: Jornal eDUCA#53

Se você ainda não decidiu que profissão seguir, provavelmente já ouviu falar nos testes vocacionais. Este recurso ficou bem popular com os testes divulgados na maioria dos sites de orientação profissional, mas não é bom confiar tão cegamente nesses testes. Um teste vocacional eficiente é realizado apenas por profissionais de psicologia e tem a função de avaliar a personalidade, identificar e quantificar a presença de determinadas características de personalidade de uma pessoa e com base nicom base nisso definem qual profissão o candidato tem mais afinidade.

Não se iluda! Os testes não dirão especificamente qual profissão o estudante deve seguir, eles apenas irão mostrar quais as possibilidades se encaixam na personalidade do indivíduo. A decisão final ainda é do estudante.

Os testes podem ser aplicados individualmente ou em grupo, porém não podem ser usados como técnica exclusiva de orientação profissional. O indicado pelos profissionais é que o psicólogo realize alguns contatos com o candidato, como entrevistas e dinâmicas, para agregar aos resultados dos testes e assim chegar á uma conclusão.

Engana-seEngana-se quem pensa que os testes vocacionais são exclusividade dos vestibulandos, ele também é indicado para pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho, mas estão insatisfeitas com a sua profissão. Neste caso os testes o ajudarão a se recolocar no mercado de trabalho.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 7: Jornal eDUCA#53

Feliz 2015 pessoal, com muito do melhor para todos vocês! Além do curso universitário, alguém definiu mais alguma resolução para ano novo? Tipo, aprender inglês, fazer exercícios, arrumar um trabalho, economizar?

Sei que, por costume, entende-se que universitário está sempre “quebrado”, “duro”, sem dinheiro. Mas está no pico de saúde e está se empenhando para aprender uma profissão que vai ajudar a trazer realização pessoal, uma função na vida – e também dinheiro para ter condições de conseguir mais facilmente aquilo que precisa ou deseja.

HáHá alguns dias, ouvi uma frase muito interessante: “a vida que você leva aos 30 vai ditar a vida que você vai ter aos 60, tanto na saúde como no dinheiro; o tempo é o melhor recurso”. Imagino que você esteja ainda chegando nos 20 anos de idade, talvez ache que seja cedo demais para ter uma preocupação tão longínqua. Eu já tenho 33, mas já trabalho desde os 13. Nesses 20 anos, deixei de fazer muitas coisas por estar trabalhando bastante, mas certamente o dinheiro me permitiu muita diversão, estudar e outras formas de qualidade de vida. Mas eu não economizei muito e, nos últimos anos, relaxei com a saúde.

SeSe pensar que as pessoas costumam se aposentar um pouco depois dos 60 anos de idade, digamos que ainda tenho tempo. Se pensar que se aposentam depois de 30 e poucos anos de trabalho, então já não tenho tanto tempo. Vejam como é relativo. Mas tem uma coisa que é absoluta: tem coisas que não se consegue na hora, que a gente só se preocupa quando não tem mais tempo de contornar (ou pouco tempo). Já comecei o ano indo pra academia (já fui várias vezes) e cortando uma série de gastos que não são prioridade.

AA mensagem aqui não é para vocês se transformarem numa máquina obsessiva por objetividade, aproveitando cada segundo livre para fortalecer o corpo e o bolso. Acredito que a saúde tem três dimensões: biológica, psicológica e social; portanto devemos ter tempo para subjetividade, para lazer, para prazer e para fazer nada. Não acho que chegar rico aos 65 anos de idade, me aposentar e daí sim aproveitar a vida seja uma coisa muito inteligente. Não me arrependo do que fiz (do que gastei, do chocolate a mais, da gordurinha saborosa, de ficar criando pança e histórias engraçadas de vida). Me arrependo do que não fiz: é bem difícil tirar “a pochetinha” da barriga e engordar na conta bancária.

QueQue o ano novo renove nossas energias sem perdermos o foco no fundamental: o melhor investimento que podemos fazer, e apenas nós podemos, é em nossa saúde e em nossa tranquilidade. O dinheiro e a saúde são bons na hora que a gente quer e precisa, mas não digam que não sabiam: o resultado de ambos é mais visível a longo prazo. O dinheiro aplicado fica rendendo, crescendo, silenciosamente, mensalmente, anualmente. A saúde bem cuidada não estraga tão fácil. A mesma coisa vale pra amizade, pro amor, pra cultura. Forte abraço do Diego Remus!

eDUCA /jornaleDUCA

8 Startupi

Page 8: Jornal eDUCA#53

eDUCA /jornaleDUCA

9CatracaLivre

Page 9: Jornal eDUCA#53

Desobediência

eDUCA /jornaleDUCA

10 YouPix

Page 10: Jornal eDUCA#53

eDUCA /jornaleDUCA

11LetsRock