jornal educa#40

16

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#40
Page 2: Jornal eDUCA#40
Page 3: Jornal eDUCA#40

/jornalmundu

eDUCAeDUCAuniversitáriomundo

#40DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA” - SETEMBRO 2014 - SEMANA 1

Recicle essa edição. Compartilhe com a sua galera. O Jornal eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein!?

REDAÇÃOREDAÇÃO págs. 6 e 7

QuizTESTE SEUSCONHECIMENTOSDE MATEMÁTICA PARA O ENEM>> pág. 4

>> pág. 5

Startupi3 GAMES PARA APRENDER A PROGRAMAR

>> pág. 8

TrampoESCOLHA OUESCOLHERÃO POR VOCÊ

>> pág. 10

Galileu6 COISAS QUE VOCÊNÃO SABIA SOBREA IDADE MÉDIA

, CAIR E ERROS PARA EVITAR

Page 4: Jornal eDUCA#40

2por

Posts

Compartilhado por Marcelo Hessel do www.omelete.com.br

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira ecomportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])Edição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])FFacebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.Tiragem: 100.000 exemplares dirigida ao público ppré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xp

ed

ien

te

Dois novos mangás estão chegando às bancas brasileiras depois de fazer sucesso no Japão: Pokémon Black & White, pela Panini Comics, e Magi - O Labirinto da Magia, pela JBC. Originalmente publicado no Japão na revista Pokémon Especial #48, Black & White serve como uma boa porta de entrada para os leitores que querem conhecer os mangás de Pokémon. A história em quadrinhos de Hidenori Kusawa, desenhada por Satoshi Yamamoto, apresenta Black, um aspirante a treinador Pokémon. Tão determinado quanto Ash, mas muito mais avoado, o protagonista sonha tanto com seu espaço na Liga Pokémon que frequente-menmente se perde em davaneios - situação que serve de premissa para a nova série.Já Magi, da autora Shinobu Ohtaka, que já virou anime e tem até série derivada no Japão, segue à risca a fórmula de sucesso de aventuras como Dragon Ball e One Piece. O herói ingênuo da vez é Aladdin, que acompanhado de um gênio parte aatrás de tesouros num cenário inspirado no folclo-re indiano, persa e árabe, de compilações como As Mil e uma Noites. Tanto Pokémon Black & White quanto Magi sairão em volumes mensais no Brasil.

Dois mangás de sucesso no Japãocomeçam a sair no Brasil

Visto com desconfiança no início,Chavez faz 30 anos no Brasil

Em 24 de agosto de 1984, dentro do pro-grama do palhaço Bozo, foi exibido no SBT o primeiro episódio de Chaves no Brasil, "O Matador de Lagartixas", produ-zido originalmente em 1976. Diz a lenda que Sílvio Santos e outros executivos do canal ecanal eram contra a veiculação, pela pre-cariedade da produção mexicana, mas o "Patrão" teria sido convencido por José Salathiel Lage, então diretor do núcleo de dublagem, a colocar Chaves no ar. Trinta anos depois, o SBT ainda colhe au-diência com as reprises do programa, quemamarcou uma geração no Brasil e ainda hoje forma fãs.Durante a Comic Con Experience, entre 4 e 7 de dezembro, em São Paulo, o ator Édgar Vivar, o Senhor Barriga, virá ao pa-ís para celebrar essas três décadas. Ele, que recentemente esteve no país para ppromover um jogo de kart do Chaves, fa-rá uma palestra em nome do aniversário da exibição.

Page 5: Jornal eDUCA#40

Baixe o aplicativo e confira todasas edições do Jornal eDUCAno seu celular ou tablet

eDUCA

Page 6: Jornal eDUCA#40

4. Um prisma pentagonal tem altura igual a 10 cm e as arestas das bases medem 5 cm cada. Qual a área late- ral, em cm², do prisma?

A. 50.B. 75.C. 200.D. 250. E. 270.E. 270.

5. Carlinhos foi a uma loja de brinquedos com seu pai. Lá ele ficou encantado com os 13 modelos de bonecos de ação e com os 11 quebra-cabeças que estavam na vitrine. Seu pai disse que, infelizmente, Carlinhos só poderia escolher um brinquedo dentre todos.

Quantas possibilidades Carlinhos tem de escolher um Quantas possibilidades Carlinhos tem de escolher um brinquedo?

A. 20.B. 24. C. 48.D. 56. E. 62.

1. Quantos quadrados com lado igual a 1 m cabem em um retângulo com 4 m de comprimento por 3 m de lar-gura?

A. 3.B. 4.C. 7.D. 12. E. 16.

2. O baralho tradicional contém 52 cartas, sendo 13 cartas de cada naipe. Seu amigo resolve embaralhar todas as 52 cartas viradas na mesa e pede para você escolher uma. Qual a chance de a carta que você esco- lher ser uma carta de copas?

A. 3 em 52.B. 4 em 52.B. 4 em 52.C. 1 em 4. D. 1 em 3.E. 1 em 2.

3. O número de maneiras de dispor as letras da palavra EDUCAR de modo que a terceira letra seja sempre a letra U é

A. 4.A. 4.B. 15.C. 60.D. 120. E. 720.

gabarito: 1: D; 2:C; 3:D; 4:D; 5: B.

Você sabia que o Enem é a principal forma de entrada nas universidades pelo Sisu? Mas não é só isso, o exame também dá acesso a programas de bolsas universitárias

do governo como o Prouni e o Ciências Sem Fronteiras - programa de bolsas de estudo no exterior.

AQUECEU? PREPARE-SE, DE GRAÇA,COM QUESTÕES NO FORMATO DO ENEM.

WWW.GEEKIEGAMES.COM.BR!Compartilhado por GEEKIE GAMES | www.geekiegames.com.br | www.facebook.com/GeekieBrasil

4por

Quiz

Page 7: Jornal eDUCA#40

Startupipor

Unindo o útil ao agradável alguns educadores e programadores desenvolveram jogos para ajudar as pessoas aprenderem a programar. Se você está procurando uma boa ou nova oportunidade para saber como começar suas primeiras linhas de código, vale dar uma olhada nos serviços abaixo:

CheckIO - www.checkio.orgtJáJá falamos dos ucranianos aqui no Startupi e foi um dos que mais achei interessante. Atualmente ele é focado apenas na linguagem Python, mas a plataforma é muito completa e oferece uma experiência um tanto rica. Alguns dos códigos ainda podem ser analisados por Guido van Rossum, criador da linguagem, e conselheiro da empresa. Eles já têm 40 mil usuários, uma boa parte japoneses.

Silent Teacher - silentteacher.toxicode.frUmUm game um tanto mais simples, logo um tanto mais direto também – mas vale ressaltar que está em fase alfa e ainda não foi lançado oficialmente. Sem tutoriais, dicas ou algo do tipo, o jogo vai colocando na sua frente uma série de ideias lógicas. Conforme você pega a lógica e acerta o resultado, ele vai propondo desafios mais complexos e quando você vai ver… pronto, já está conhecendo a lógica de programação. Particularmente, gostei da dinâmica, mas achei muito pouco explicativo. Como leigo, travei logo no nível 6. Mas se o produto for melhorado, ele pode pode render bastante.

Blockly Games - blockly-games.appspot.com“Games para os programadores de amanhã”, diz o slogan do site. E de fato o serviço pode dar um excelente empurrãozinho ao mundo da programação. Com vários divertidos e inteligentes jogos em diferentes modalidades, o usuário vai treinando a lógica por trás da programação. Além da lógica, a ação que ele fez em cada fase é traduzida mais tarde em forma de linhas de código, para que ele consiga entender como seus pensamentos são traduzidos no mundo da programação.

Saudávelpor

Page 8: Jornal eDUCA#40

1- Leia bastante. Sites, jornais, revistas e, claro, livros são boas opções.2- Mantenha-se atualizado: Assista aos noticiários e aproveite para formar sua opinião sobre os assuntos.3- Pratique: Busque os temais atuais mais importantes e faça, pelo menos, uma redação por semana.4-4- Treine a sua escrita: Reescreva textos de jornais ou revistas com suas próprias palavras. 5- Verifique na proposta da redação se o título é exigido ou não. 6- Sua tese deve encabeçar o texto, portanto, vá direto ao assunto.7- Seja claro e objetivo em seus argumentos.8-8- O contraponto também é importante. Mostra que você entende o outro lado da “história”.9- Utilize linguagem impessoal.10- Defina os argumentos antes de começar seu texto.11- Dê exemplos concretos para sustentar seus argumentos.12- Mudou de assunto? Mude de parágrafo!13-13- "Embora", "além disso", "outra preocupação", "mesmo assim", ainda que" são alternativas para abrir um novo parágrafo. 14- Não repita muito uma palavra. Utilize sinônimos.15- Evite verbos no gerúndio e termos coloquiais.16- Cuidado com os sinais de pontuação.17- Respeite o formato da redação exigida.18-18- Leia o último parágrafo escrito antes de continuar seu texto.19- Depois de apresentados os argumentos, exponha sua conclusão sobre o tema para o leitor.20- Mantenha a calma do início ao fim da redação. Sua cabeça com certeza trabalhará melhor com menos pressão.

1- Papel da mulher no século XXI 2- Os 50 anos do Golpe Militar de 64

3- Justiceiros e a justiça com as próprias mãos

4- Limites do humor nas redes sociais

5- 30 anos de Diretas Já

6-6- Escassez de água

7- 20 anos de Plano Real

8- Racismo 9- Campanhas de Vacinação 10- A Copa do Mundo e os seguintes temas:

a. O Brasil diante dos estrangeirosb. Manifestações durante o Mundialc. O legado da Copa d. Cobertura do Mundial pela mídiae. Patriotismo “verde e amarelo”

Vilã para a maioria dos vestibulandos, infelizmente não existe fórmula mágica para se dar bem em uma redação. Portanto, estude, leia, treine, atualize-se e confira nas próximas páginas do Jornal eDUCA algumas orientações para chegar mais tranquilo e confiante na hora da prova:

Capa

Compartilhado por Jornal eDUCA

Page 9: Jornal eDUCA#40

REDAÇÃO

5 – NÃO ARGUMENTE EM UM ÚNICO PARÁGRAFOCada informação ou argumentação diferente deve ser desenvolvida em parágrafos distintos.

6 – NÃO USE GÍRIAS E ABREVIAÇÕESUmUm bom texto dissertativo requer o uso da norma culta da língua portuguesa. Não há espaço para “tipo assim”, “vc”, etc...

7 – NÃO USE CLICHÊS Lembre-se que o examinador quer ver a sua análise pessoal do tema e não encontrar no seu texto o que ele já ouve diariamente por aí.

8- 8- NÃO USE JARGÕES OU DITADOS POPULARESNada de escrever frases do tipo “mais vale um pássaro na mão do que dois voando", ok?

9- NÃO USE DEFESAS APAIXONADASExclamações como "isso é um absurdo!" estão proibidas - afinal de contas, a argumentação deve ser racional e não emocional.

10- 10- NÃO USE GARRANCHOO examinador deve entender tudo o que você escreveu, certo? Por isso, capriche na letra.

www.facebook.com/jornalmundu

Compartilhado por Jornal eDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#40

por

Tram po

É verdade que a maré não está pra peixe, mas também não é por isso que vale atirar para todos os lados. Em condi-ções adversas existem aqueles que irão se agarrar a qualquer tronco e enquanto alguns estão preocupados em se salvar, outros têm certeza que a maré voltará ao seu normal e fazem as suas escolhas pensando no futuro, sem ime-diatismo. O que possibilita a um profissional fazer melhores escolhas é o quanto investiu na sua preparação. Investir em sua for-mação, por exemplo, não garante que você seja efetivado na vaga dos seus sonhos, mas permite que você concorra às melhores oportunidades. Se você não fala Inglês você pode ter sucesso em sua vida profissional. Mas pode ser também que um dia apareça uma boa oportunidade em uma empresa que exige o inglês. Se você preferir ficar onde está, tudo bem. Mas e se for uma oportunidade incrível e você não puder aceitar porque não fala inglês? Você não terá chance de escolher... a sua escolha – a de não investir no inglês mesmo sabendo o quanto isso é importante - es-colherá por você!É possível escolher quando se tem opções. Se você não tem outra opção a não ser permanecer onde está, é possível que se sinta insatisfeito sem nem saber o motivo. Alguns jovens seguem o seguinte raciocínio: vou jogar todas as possibilidades e a que der certo eu vou. Por exemplo: prestar vários cursos em diferentes instituições (administração em uma faculdade e dança em outra) e ir para onde for aprovado. Alguns jovens candidatam-se em todos os Programas de Estágio e Trainee que estão abertos para não

perder nenhuma oportunidade e ir para o que “der certo”. Estes com-portamentos fazem com que os profissionais não se responsabilizem por suas escolhas, afinal, n.ão escolheram. Se der certo e a pessoa se sentir feliz, ótimo. Mas e se qualquer dia desses bater uma insa-tisfação? Quem fez uma escolha consciente vai fazer um desvio de rota. Quem jogou para o alto para ser escolhido tende a se vitimizar: “não era o que eu queria na verdade!” E qual é a sua história? Escolher ou ser escolhido? Saber o que quer não é fácil, mas ficar ou se conformar com o que se tem nunca será o melhor, o seu melhor!Ah! Um dinheirinho guardado também ajuda a fazer melhores esco-lhas. Afinal, aturar aquele trabalho chato ou aquele chefe que você não se dá bem pode depender do seu fôlego financeiro para investir em um curso de formação, um período sabático ou em uma mudança maior.Busque todas as informações, prepare-se e mire certo no que VOCÊ quer. Prepare-se para que a escolha seja sempre sua. E de mais nin-guém.

Escolhaou escolherãopor você. Escolher é difícil. Não ter escolhas é mais. Acompanho muitos jovens no início de sua vida profissional e é comum o comporta-mento de alguns se colocarem à disposição no mercado como se fossem um produto em uma prateleira aguardando que alguém leve.

Compartilhado por Bruna Tokunaga Dias, Gerente de Orientação de Carreira da Cia de Talentos. Facebook.com/ciadetalentos – www.carreirapoc.com.br

Page 11: Jornal eDUCA#40
Page 12: Jornal eDUCA#40

10 Galileupor

Page 13: Jornal eDUCA#40
Page 14: Jornal eDUCA#40

CulturaW eb

Recrutadores e empresas são enfáticas em afirmar que pra ser alguém no mundo profissional, você precisa ser alguém na internet. Você pode pensar que não ter informações suas na internet é melhor pra evitar que descubram coisas sobre você que é melhor esconder. Mas a real é que pros recrutadores, é mais bizarro quando algum candidato não tem nenhuma informação na ininternet. Eles ficam se perguntando porque motivos você não está lá, quando todos estão. As empresas logo pensam que tem alguma coisa errada com você!

Sabe porque as empresas preferem pessoas com perfis em redes sociais? Por que conseguem construir melhor o perfil do candidato. Além daquele famoso “sou dinâmico, organizado e multitarefa”, geralmente o seu currículo traz informações mais técnicas e relacionadas à sua formação. Mas o que interessa mesmo hoje em dia é também o fator comportamental, o que não é fácil de escrever ou captar emem um currículo. O que você compartilha nas redes sociais diz muito sobre você.

Falando em redes sociais, as empresas também compartilharam com a gente que se estão em dúvida sobre dois candidatos, provavelmente irão escolher por aquele que tem perfis em redes e, principalmente, no Linkedin, já que terão acesso à mais informações sobre a pessoa. Aliás, o Linkedin foi citado como requisito mínimo por todos. Se não tem Linkedin, não tem jogo. Ou seja, corre lá pra fazer o seu.

E pra fechar, uma coisa mega importante também é a reputação que você anda construindo nas redes sociais. E não estamos falando aqui de popularidade, número de seguidores ou de pessoas que curtem suas fotos de por do sol no Instagram. Estamos falando de algo bem mais importante que é consistência. As coisas que você comenta, as coisas que compartilha, o que escreve, que tipo de fotos posta, tudo isso serve pra construir sua reputação. Se você passa o dia fazendo piada de humor negro nas redes sociais, provavelmente o candidato que publica links e notícias sobre a área de atuação vai levar a melhor na vaga.

AS REDES SOCIAIS SÃOO NOVO CURRÍCULO???

por

Page 15: Jornal eDUCA#40
Page 16: Jornal eDUCA#40