jornal educa#2

16
DISTRIBUIÇÃO "NA FAIXA" - SEGUNDA QUINZENA - AGOSTO 2013. Recicle esta edição... Compartilhe com a sua galera!!! O Jornal Mundo Universitário eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein?!

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#2

DISTRIBUIÇÃO "NA FAIXA" - SEGUNDA QUINZENA - AGOSTO 2013.

Rec

icle

esta

edi

ção.

.. C

ompa

rtilh

e co

m a

sua

gal

era!

!! O

Jor

nal M

undo

Uni

vers

itário

eD

UC

A é

do b

em. V

ê se

não

joga

ele

na

rua,

hei

n?!

Page 2: Jornal eDUCA#2

2 Postspor

Ex

pe

die

nte

Tiragem de 100.000 exemplares dirigida ao público pré universitário. Acreditamos no poder dos jovens de mudar o mundo transformando os valores de nossa sociedade. Nossos parceiros e anunciantes compartilham essa ideia.Saiba mais da gente:Facebook: www.facebook.com.br/jornalmunduTwiter: @agenciaFale, reclame e colabore conosco:[email protected]: 11-3078 2958 ou 3258 1958 (Dado e Valter)

JUKEBOX

Lu & Robertinho se tornaram um dos grandes nomes da música na internet. Unindo o pop com o sertanejo universitário, a dupla atrai um novo público e chama atenção dos curiosos, já que eles lançam um vídeo novo por semana. Já são mais de 15 milhões de views na VEVO/YouTube. Os covers vão de “Rolling In The Deep” da Adele, até “Titanium” do DJ francês David Guetta. Não perca, acesse:www.vevo.com e confira!

O primeiro roteiro de Guerra Nas Estrelas, ou The Star Wars, lá de 1974 era um pouquinho diferente do que conhecemos tão bem. O R2D2 falava, Luke era um veterano de guerra, Han Solo um alien, Darth Vader humanizado era o general do Império Galáctico e Anninkin Starkiller um prodígio e promissor Jedi. Essa versão original, bastante conhecida até, ganhou uma adaptação para os quadrinhos. Uma minisérie em oito edições que será lançada em setembro.

DUPLA DINÂMICAZOOTOPIA

QUE DOIDERA!

LARICA MOBILE

TELONA

HQ

RAPIDINHAS

LITERATURA

Zootopia é a próxima comédia da Disney, para 2016. Na cidade ani-mal de Zootopia, uma raposa faladeira que tenta se tornar famosa acaba fugindo quando é acusada de um crime que não cometeu. O principal policial de Zootopia, um coelho moralista, está no encalço dela, mas quando ambos se tornam alvos de uma conspiração, eles são forçados a se unir e descobrir que mesmo inimigos naturais po-dem se tornar grandes amigos. Veremos animais falantes, vestidos como humanos, mas em cidades construídas por eles, seguindo lógicas dos animais (seja lá o que isso quer dizer...).

POSTERS DE PROPAGANDA “ANTI-MARIO”

Uma série de cartazes, criadas pelo artista gráfico de Los Angeles Fernando Reza, mostra uma propaganda de Guerra anti-Mario, feita pelo reino dos cogumelos, inspirada nos famosos posters da Segunda Guerra Mundial. Expressão artística que tem rendido lucro desde que subiu por duas vezes à página inicial do Reddit e virou hit entre os gamers fanáticos pelo encanador. Os cartazes estão à venda por 30 dólares em versão digital e 40 na versão impressa. A série completa você confere no site:http://frodesignco.com/mario-prop

Tudo começa com uma boa ideia, não é mesmo? Veja a simplicidade, e genialidade, deste outdoor na Nova Zelândia para promover um site de previsão do tempo em real-time.

Projeto desenvolvido pela MSTF Partners de Lisboa, a empresa de design transformou uma Renault Estafette antiguinha no “Tell a Story”, uma livraria itinerante que anda por Lisboa vendendo livros de autores portugueses traduzidos para outros idiomas (inglês, francês, espanhol e alemão). A proposta é fazer com que os turistas possam conhecer os grandes autores portugueses e, ao mesmo tempo, incentivá-los a contar uma história sobre Portugal.

STAR WARS ADAPTADO AOS QUADRINHOS

OUTDOOR REAL TIME

LIVRARIA ITINERANTE E PROJETO COLABORATIVO

Compartilhado por: Gustavo Giglio, Wagner Brenner,Fabrício Teixeira e Paula Rizzo.

dos sites updateordie.com e danger.updateordie.com

Uma das maiores invenções da indústria alimentícia: a pipoca de microondas.Um dos maiores fracassos da indústria dos eletrodomésticos: o “modo pipoca” dos microondas modernos. Uma das maiores fraquezas da natureza humana: a desatenção. Com o “Perfect Popcorn”, você coloca o seu smartphone perto do microondas

e o aplicativo ouve o barulho da pipoca estou-rando. Ele então analisa os “pipocos”, compara com umgrande banco de dados de sons de várias marcas e pacotes de pipoca estourando e diz qual é o momento certo dedesligar o microondas.

JORNAL MUNDO UNIVERSITÁRIO – eDUCA é uma publicação sobre educação, carreira e comportamento jovem idealizado editado e produzido pela Editora Mundo Universitário.Publisher: Caio Romano ([email protected])Diretor Comercial: Dado Lima ([email protected])Edição de Arte: Gabriel Visoli ([email protected])Conteúdo compartilhado por: Catraca Livre, Cia de Talentos, ObaOba, Rádio 89FM, Universia Brasil, Update or Die, VEVO e youPIX. Distribuído quinzenalmente nos principais metrôs, terminais de ônibus e cursinhos de São Paulo.

APLICATIVO PARA NÃO DEIXAR A PIPOCA QUEIMAR

é ó é

Page 3: Jornal eDUCA#2
Page 4: Jornal eDUCA#2

3 HABILIDADES4 Universia Brasil

de gerenciamento de tempo para estudantesV o c ê s a b e q u a i s s ã o a s h a b i l i d a d e s n e c e s s á r i a s p a r a g e r e n c i a r o s e u t e m p o ? C o n f i r a e a p r e n d a a d i v i d i r o s e u d i a e n t r e a s a t i v i -

d a d e s q u e p r e c i s a r e a l i z a r

1. Habilidade ded i z e r “ N ÃO ” 2. Não procrastinar 3. Priorizar

Vai ter uma festa durante a semana ou uma viagem antes do período de férias? Aprender a dizer “não” para eventos que podem atrapa-lhar a sua rotina estudantil é uma das habilidades que você precisa desenvolver. Marque de sair com os seus amigos durante o fim de semana, dessa forma você não vai atrapalhar os seus estudos.

Não procrastinar é essencial para organizar o seu tempo. Termine as atividades a se-rem entregues alguns dias antes do prazo final, assim você terá tempo para modi-ficar coisas caso necessário.

Saber priorizar ativida-des ajuda você a organi-zar o que precisa ser fei-to durante o dia, e qual a ordem certa para que cada coisa seja realizada.

Gerenciar o tempo é essencial para se tornar um estudante bem-sucedido. As 3 habilidades abaixo podem ser as melhores que você vai desenvolver durante os seus anos de aprendizado. Veja quais são e aprenda a dividir o seu dia de acordo com suas prioridades:

pestudos.

Page 5: Jornal eDUCA#2

www.universia.com.br 5Mais de 1.000 livrosp a r a b a i x a r g r át i s

Universia Brasil publica inclusive oito das nove obras exigidas pelos vestibu-lares da Fuvest e da Unicamp. A lista inclui clássicos da literatura mundial e

livros acadêmicos

Mais de 1.000 obras literárias estão disponí-veis para download gratuito no portal Uni-versia Brasil (www.universia.com.br), entre elas, oito dos nove livros cobrados pelas ban-cas da Fuvest e da Unicamp no vestibular. As obras são dos mais variados estilos: há desde biografias de cineastas até tex-tos científicos sobre comunicação, passan-do, claro, por grandes clássicos da litera-tura. O formato é simples: basta baixar e ler no seu computador, celular ou tablet. O objetivo da iniciativa é incentivar a leitura e democratizar o acesso ao conhecimento. As obras de Aluísio de Azevedo são destaque entre o material. São 17 livros do romancis-ta, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista nascido no Maranhão. Além dis-so, pode ser feito o download de 27 livros de José de Alencar, 18 de Eça de Queirós, 13 de Fernando Pessoa, 8 de Lima Barreto. Quem quiser treinar o inglês poderá baixar 15 livros do poeta inglês William Shakespeare.O portal também oferece uma série com 20 livros sobre cinema nacional, como biografias de cineastas e roteiros de filmes de destaque. Ainda há outras 30 obras sobre comunicação, entre as quais Jornalismo e Convergência: En-sino e Práticas Profissionais, de Cláudia Qua-dros, Kati Caetano e Álvaro Laranjeira, e Co-municação e Política, de João Carlos Correia.

Page 6: Jornal eDUCA#2

6por

Universia Brasil

C o mp a r t i l h a d o p o r : w w w. u n ive r s i a . c o m . b r - Tw it te r @ U n ive r s i a B ra s i l - Fa c e b o o k . c o m / b ra s i l . u n ive r s i a

Estudantes prestes a passar pela experiência do vestibular e da escolha profissional podem se sentir pressionados. Para ajudá-los, a Universia Brasil oferece simulados preparatórios e feiras virtuais

de orientação de carreira.

E N E M e outros vestibulares

Prepare-se para o

Com a proximidade do fim do ano, muitos estudantes se sen-tem pressionados pelas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, bem como pela escolha de uma profissão. Para ajudá-los, a Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colabora-ção universitária, oferece uma série de ações visando o me-lhor desempenho dos estu-dantes tanto sob o ponto de vista da formação acadêmica quanto sob a ótica profissio-nal. Todas as iniciativas são gratuitas.Para os estudantes que vão prestar o Enem 2013 nos dias 26 e 27 de outubro, a Univer-sia criou um simulado com 80 questões exclusivas disponí-

veis no www.universia.com.br. Todos os exercícios foram desenvolvidos com base nos eixos cognitivos, seguindo o padrão do exame, e são ava-liados sob o mesmo sistema: a TRI (Teoria de Resposta ao Item). O objetivo do simulado é fa-zer com que o candidato teste seus conhecimentos, uma vez que esse tipo de treinamento é o mais eficiente para garan-tir bons resultados na prova. Com testes prévios o partici-pante poderá entender o estilo da prova e mapear conteúdos recorrentes. Além disso, a ex-periência permite que o can-didato vivencie a situação do teste e desenvolva resistência emocional e física para um

período tão longo de concen-tração como o exigido pelo Enem.Já para os jovens preocupa-dos com o futuro profissional, a feira virtual Orienta (http://orienta.universia.com.br) pode ajudar na escolha da carreira e da universidade. Na platafor-ma online os usuários poderão entrar em contato direto com as instituições e tirar dúvidas a respeito dos cursos, discipli-nas, atividades práticas e mer-cado de trabalho. O site fica no ar 24 horas por dia até o dia 11 de dezembro, de modo que o estudante possa tomar uma decisão consciente an-tes de realizar suas inscrições para o vestibular.

Page 7: Jornal eDUCA#2
Page 8: Jornal eDUCA#2

E S P E C I A8 Capa

Entenda o que é um conteúdo relevante para o Enem.

Saiba por que temas atuais não caem no Exame 2013

Você está se preparando para o Enem 2013 e não sabe como os conteúdos são classi-ficados como relevantes para a prova? Entenda como funciona a classificação e pre-pare-se para o exame.

Você sabia que temas atuais, como as manifestações que aconteceram pelo país, não caem nas questões do Enem 2013? Saiba por que e prepare-se para as provas.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame que prioriza a avaliação de habilidades, mas não deixa de excluir o conteúdo. Se você está se preparando para o Enem 2013, é importante saber o que faz de um conteúdo rele-vante para o exame. Por isso, a Universia Brasil (www.universiabrasil.com.br) conversou com um profissional que elabora questões para simulados e vai ajudar você a se preparar para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.Segundo o estatístico Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, um conteúdo relevante é aquele que consegue ser aplicado em um contexto próximo do cotidiano do aluno. Conteúdos muito específicos e que são necessários apenas para os profissionais das áreas referentes são excluídos da prova, preferindo os assuntos que podem, de fato, ser relacionados ao dia-a-dia do estudante. Um bom exemplo de conteúdos específicos que acabam se tornando triviais para o exame são os temidos números complexos. Ainda segundo o estatístico, “é difícil arranjar um contexto no qual números complexos sejam aplicados para o Ensino Médio. É muito improvável, portanto, que esse conteúdo entre em uma prova como o Enem.” Outro exemplo de conteúdo trivial é aquele factual, que segue a linha de “em que ano aconteceu? Qual o nome dele?”. Tadeu da Ponte diz que “a sociedade em que vivemos dá acesso a esse tipo de informação imediatamente, então ela não é importante para um exame de avaliação em larga escala.” Portanto, na hora de estudar, escolha conteúdos que possam ser aproximados com o seu cotidiano. Quais são os fe-nômenos químicos e físicos que você observa ao cozinhar, tomar banho ou voltar para casa de carro? A ladeira da sua rua pode ser utilizada para estudar matemática? Aquela tarde chuvosa faz você pensar nos impactos da chuva ácida nas grandes metrópoles? Perguntas como essa vão ajudar você a se preparar para o exame.

As atualidades são um tema muito discutido para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas você sabia que esses temas não caem nas questões da edição 2013 do exame? Para entender por que, a Universia Brasil (www.universiabrasil.com.br) conversou novamente com o estatístico Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, que ajuda a elaborar questões para simulados. Na verdade, a resposta é muito simples. As questões que serão utilizadas no exame passam por um processo que é o pré-teste, onde as perguntas são aplicadas em alunos do segundo ano do Ensino Médio ou do primeiro ano do Ensino Superior para serem validadas e testar o seu poder avaliativo. Assim sendo, temas atuais, como as manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público ou os protestos que aconteceram na Turquia, não podem ser elaboradas para serem testadas e utilizadas ainda esse ano. Porém, esses temas podem ser utilizados nas próximas edições do exame, já que causaram grande impacto nas socie-dades atuais. Ainda é importante lembrar que esses assuntos são importantes para a redação. Segundo o estatístico, “a banca quer avaliar a capacidade de escrita, então tenta evitar redações prontas e propor temas que surpreendam e façam o candidato pensar na hora.”

Page 9: Jornal eDUCA#2

A L E N E M :

www.facebook.com/jornalmundu 9

S a i b a p o r q u e o e x a m e n ã o f a z p e g a d i n h a

E n t e n d a p o r q u e é i m p o r t a n t e l e r o s e n u n c i a d o s d a s q u e s t õ e s d o e x a m e

Para Enem, pegadinha é recurso que não deve ser utilizado no exame. Saiba por que e prepare-se para as provas.Nenhum estudante gosta das famosas pegadinhas. A boa notícia é que o Enem considera uma falha de avaliação utilizar esse recurso. Evitar a pegadinha já é uma premissa da equipe antiga do Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do Enem, antes desse novo modelo de exame do Enem. Pegadinha é uma falha de avaliação. O problema desse recurso é que ele confunde o estudante e o leva ao erro, quando o esperado da prova é que ela seja justa na avaliação dos candidatos. Segundo o portal Universia Brasil (www.universia.com.br) o Enem costuma avaliar habilidades, e nem sempre o con-teúdo em si. Assim sendo, a famosa pegadinha seria um item no qual o aluno é levado ao erro por algum detalhe não relacionado à habilidade predominante do item, algo que o confunda e que dificulte a questão desnecessariamente.Para evitar essa falha, os especialistas de conteúdo (professores que vão ajudar a elaborar as questões do exame) são treinados e formados especialmente para o Enem. Cada questão da prova avalia uma determinada habilidade, e essa habilidade deve estar clara para o professor, evitando que a pegadinha aconteça. A outra etapa que ajuda a evitar esse problema é o pré-teste, onde as questões são testadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio ou primeiro ano do Ensino Superior. Nessa etapa, é possível identificar grande parte dos proble-mas antes que as questões sejam utilizadas no exame propriamente dito. Portanto, se você vai prestar o Enem 2013 você não precisa se preocupar tanto com cair nas famosas pegadinhas.

A pressa é a inimiga da perfeição. Pode parecer um ditado popular simples, mas que faz todo o sentido quando o as-sunto é “enunciados das questões do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem”, cuja prova acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.Segundo a Universia Brasil (www.universia.com.br), alguns estudantes afirmam que é possível resolver as questões do Enem sem ler os enunciados que são muito longos. Mas, conforme informações da rede, o exame apresenta a avaliação de uma habilidade dentro de um contexto proposto com uma situação-problema bastante clara. Logo, o enunciado da questão é o que vai ajudar o aluno a definir o problema a ser resolvido.Por isso, a leitura minuciosa dos enunciados é de extrema relevância para o resultado final, alguns segundos ou até minutos a mais podem ser decisivos no sucesso do aluno na prova. A Universia Brasil produz periodicamente dicas e orientações em um guia completo para quem vai fazer o Enem. Basta conferir em http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2013/.

Compartilhado por Universia Brasil (www.universia.com.br) e editado por: Jornal Mundo Universitário eDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#2

10 Trampopor

Compartilhado por: Bruna Tokunaga Dias, Gerente de Orientação de Carreira da Cia de Talentos. Facebook.com/ciadetalentos - @ciadetalentoswww.youtube.com/canalciadetalentos

CURRÍCULO OCULTOConstruir uma pipa, montar uma fogueira, ver uma peça de teatro, ler um bom livro, viajar, mergulhar,visitar um museu, preparar um bolo, organizar o próprio armário, escalar uma montanha, ir ao cinema,decidir o que comprar com a mesada, promover uma festa a fantasia, tocar um instrumento musical.

Quase nada do que listei aqui – e a lista poderia se esten-der ao infinito – se aprende necessariamente na escola, seja no ensino infantil, fundamental, médio ou superior. Mas todas essas atividades, sem exceção, fazem muita diferença no futuro profissional de qualquer pessoa. Pen-semos na questão da fogueira, por exemplo. A pessoa que faz uma fogueira está treinando a capacidade de ter paciência e disciplina, ao separar as madeiras e orga-nizá-las. Quando intercala os gravetos de forma que os pequenos ajudem o fogo a pegar nas madeiras maiores, pode perceber que tanto as partes meno-res como o todo são importantes para o resultado de qualquer processo. Descobre ainda que, quando se ateia fogo às madeiras (bem como a uma discus-são, por exemplo), há um tempo em que é necessá-rio ficar distante, se proteger, até que a temperatura baixe um pouco. Esses aprendizados fazem parte do que alguns especialistas chamam de currículo ocul-to. São saberes que adquirimos sem apostilas nem avaliações, mas nos passam noções de comportamento, ética, física, química, história, geografia, artes, línguas, ló-gica, finanças etc. A preparação para a faculdade, para o trabalho, para a vida evolui à medida que a pessoa se capacita a aprendercoisas novas, pequenas e gran-des experiências do dia-a-dia. Experiências que supõem etapas, escalas, demoras, derrotas, empenho, disciplina,

atenção, equilíbrio, sociabilidade – saberes tão valiosos em qualquer atividade profissional. Perfeito seria se asfaculdades pudessem incluir no currículo disciplinas que focassem “técnicas comportamentais”, onde se apren-desse uma fórmula para adquirir essas “competências”, como o mocinho do filme Matrix, que instala um progra-ma no cérebro e aprende em segundos um conteúdodo que seria necessária uma vida toda para adquirir. Épreciso lembrar constantemente que essas característi-cas comportamentais se constroem com o tempo, nasatitudes diárias, na interação com o mundo. Não é à toaque nas dinâmi cas de grupo para processos seleti-vos seja comum simular situações do cotidiano para, a partir do comportamento dos candidatos, poderavaliá-los. Preparar-se para exercer bem um trabalho pressupõe a necessidade de estudar, mas há manei-ras e maneiras de estudar. Algumas delas começamlá na infância, se estendem pela adolescência, avan-çam pela vida adulta. É preciso ampliar o currículooculto! Permita-se aprender, sempre, nas atividadesmais corriqueiras, é a melhor forma de se preparar para a universidade, para o mercado de trabalho,para a vida.

Page 11: Jornal eDUCA#2
Page 12: Jornal eDUCA#2

12Web Educação

Compartilhado por:www.catracalivre.com.br

Unesco disponibiliza coleção “História Geral da África” em português

Estude a Era dos Dinossauros pela internet e de graça

Rede social oferece cursos gratuitos de 38 idiomas

Vídeoaulas gratuitas ensinam a fazer de TCC a tese

A coleção “História Geral da África”, que faz parte de um projeto editorial da Unesco, está disponível também em português.Publicada em oito volumes, a coleção pode ser encon-trada em árabe, inglês e francês e conta ainda com uma versão condensada em inglês, francês, entre ou-tros idiomas. O material foi produzido por mais de 350 especialistas de diversas áreas, sob direção de um Co-mitê Científico Internacional formado por 39 intelec-tuais, dos quais dois terços são africanos. A coleção é considerada um dos projetos editoriais mais importan-tes da Unesco nos últimos trinta anos.Curtiu? Confira:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-offi-ce/single-view/news/general_history_of_africa_collec-tion_in_portuguese-1/#.UhY-qBtvN4d

A Universidade de Alberta, nos Estados Unidos, acaba de inaugurar o Dino - 101, curso que vai estudar estes animais ao longo de doze semanas, com data marcada para iniciar em 4 de setembro. O curso, que está disponível na plataforma do Coursera (www.coursera.org/) e já conta com mais de 7.500 inscritos, vaioferecer aos alunos, além das tradicionais vídeoaulas e testes, mé-todos interativos de aprendizado desenvolvidos pelas indústrias de games, um manipulador tridimensional de tomografia de fós-seis, um quebra-cabeça de dinossauro em que os usuários terão de juntar os ossos de uma espécie em uma escala de tempo geoló-gico que permite, por meio do zoom, voltar no tempo e entender como eles viveram e como o planeta foi evoluindo. O Dino - 101 é gratuito e aberto para qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo.

Atentos a uma das principais dificuldades que alu-nos de graduação e pesquisadores de pós-gradu-ação têm no decorrer dos cursos: a elaboração do trabalho de pesquisa de conclusão, professo-res de algumas instituições como a FGV, Unifesp e UniSantos resolveram disponibilizar uma série de videoaulas abertas sobre o assunto na internet.Ofertadas gratuitamente, as aulas ajudam os aca-dêmicos na elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias, dissertações e até teses de doutorado. Nos vídeos sobre a confecção de monografias, por exemplo, o professor Fábio Maiomone, da UniSantos, oferece todo o conteúdo quase em um formato de curso modular. Ele explica, passo a passo, cada uma das partes que compõem uma monografia (título, justificativa, objetivos, referências, etc). Todas as vi-deoaulas foram produzidas pelos próprios professores e foram disponibilizadas no YouTube. Mais informações:http://porvir.org/porcriar/videoaulas-gratuitas-ensinam-fazer-de-tcc-tese/20130813

O site Livemocha oferece gratuitamente cur-sos online de 38 idiomas em nível básico. São ensinadas desde línguas mais “comuns”, como inglês, francês e italiano, até aquelas não tão populares, como búlgaro, croata, urdu e híndi.O Livemocha, no entanto, não é apenas um site de aulas virtuais, mas uma rede social dos idiomas. Com um registro gratuito, é possível conversar com pessoas de outros lugares do mundo, ensinando sua língua e aprendendo outras. Outro recurso é o de gravação de áu-dio, no qual o usuário grava sua voz pronun-ciando uma frase em outra língua, e os falantes deste idioma respondem, dizendo se a pronúncia está correta ou precisa melhorar.As aulas para idiomas em níveis avançados, no entanto, são pagas. Confira todos os cursos disponíveis em: http://livemocha.com/pages/topico-de-ajuda-aprendizagem-de-idiomas/?lang=pt-br

por

ó Á

ica passo a passo cada uma das partes

onúncia está correta ou precisa melhorar

Page 13: Jornal eDUCA#2

13ObaOba

COMPARTILHADO POR:

Saiba mais sobre balada, bares, shows e comportamento na noite no obaoba.com.br

1 Previsão de tempoPiquenique não combina com chuva, então antes de marcar a data, tenha certeza que a previsão de tempo estará a seu favor.

2 HorárioPiqueniques geralmente rolam aos fins de semana, então não seja mala, e marque em um horário razoável para que até os baladeiros possam comparecer. Além disso, nada pior do que o sol do meio dia - dê preferência para o período a partir das 15 horas.

3 Escolha um lugar acessívelBoas opções são o Parque Ibirapuera ou Villa Lobos. Por estarem localizados em regiões de fácil acesso, tem bastante área verde para seu piquenique ser incrível. E claro, não subestime as praças de bairros, por serem pequenas, são super acolhedoras.

4 Faça um evento no FacebookFormalize o encontro e não deixe de fazer um evento no Facebook. Além de facilitar a sua vida e de seus convidados, também é um bom local para vocês discutirem o que levar e outros ajustes essenciais.

6 AtividadesO que fazer no piquenique? Além de bater papo e dar risada com os amigos, aproveite o dia para tirar fotos, jogar queimada ou futebol, jogos de tabuleiro ou cartas e jogos de bebidas.

7 Leve o lixo emboraO mais importante para o seu piquenique ser incrível: não deixe lixo no local. Leve tudo embora e não deixe vestígios.

5 O que levar?Dê preferência objetos descartáveis, como talheres, pratos e copos. Não se esqueça de uma toalha ou canga grande para não ter o perigo de ir grama na sua comida. Protetor solar, caixinha de som, iPod, repelente de insetos, bolsa térmica, abridor de garrafas ou saca-rolhas, bola, sacos de lixo e um casaco também são importantes.Água, refrigerante, suco e drinks de sua preferência. Comidas leves e práticas como frutas, sanduíches prontos, salgadinhos e bolachas.

7DICASessenciais para fazerum piquenique incrívelVocê está sempre reclamando da falta de programas para se fazer à luz do sol? Aproveite que a temporada de frio já está acabando, reúna os amigos, largue os livros e estudos e vá relaxar um pouco. Uma boa dica é armar um piquenique na praça mais próxima. Confira dicas essenciais para arrasar no seu piquenique:

Page 14: Jornal eDUCA#2

14 CulturaWeb porr

Compartilhado por YOUPIX.COM.BR, o maior site de cultura de internet do Brasil.

Acompanhe o youPIX no Twitter @youPIX ou Facebook.com/youPIX.

1 GENERAL GAME PLAYINGOnde? Universidade de StanfordO que é? Um curso de design de programas de inteligência artificial para jogos para deixá-los mais “jogáveis”.Quando começa? dia 30 de setembroSe inscreva: bit.ly/ggp_online

2

OUVINDO MÚSICAOnde? Universidade de YaleO que é? O curso te ensina a ouvir música (SIM, ISSO EXISTE!) apreciando ao máximo tudo o que ela tem, com estilos que vão desde à música clásica ao blues.Quando começa? A qualquer hora, é só colar no site!Mais informações: bit.ly/music_yale

3 INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOOnde? Universidade de HarvardO que é? Algorítimos, desenvolvimento de software e engenharia da computação estão entre os temas abordados no curso.Quando começa? A qualquer hora, basta entrar no site!Vai lá: bit.ly/comp_ha

4“SHAKESPEARE, FILME E MÍDIA”Onde? MITO que é? Lista de filmes e leituras destinados a fornecer um guia de referências sobre as publicações mais importantes de Shakespeare.Quando começa? Quando você quiser, é só entrar no site!Saiba mais: bit.ly/mit_shake

5MECANISMOS DE BUSCA NA INTERNETOnde? Universidade de BerkeleyO que é? Ensina como funcionam os mecanismos de busca como o Google e como podemos usá-los para transformar nossa vida e a sociedade. Quando começa? quando você quiser, é só entrar no site!Acesse: bit.ly/busc_berk

CINCO cursos das melhores faculdades do mundo pra fazer online e DE GRAÇA!

Já pensou poder falar “estudei em Harvard” sem precisar sair de casa, nem gastar um real? Pois é, atualmente isso é possível por meio da educação à distância. Você pode fazer cursos e até uma pós-graduação não só em Harvard, como em outras universidades e institutos famosos como MIT, Stanford e Yale.

Apesar de muita gente ter preconceito, as melhores faculdades do mundo pesquisam muito pra que o ensino pela web realmente funcione. A maioria dos cursos não tem carga horária puxada, exigindo de você apenas uma ou duas horas do dia. O curso é em inglês, mas taí uma ótima oportunidade de praticar a língua mais falada do mundo! o/

Page 15: Jornal eDUCA#2

Compartilhado por: Aline Cavalcanti, Larissa Negreiros e Tiago Marinho | facebook/radiorockoficial | www.radiorock.com.br

15por:

Let s ROCKM Ú S I C A S Q U E N O S T R A Z E M H I S T Ó R I A

É uma canção-protesto gravada em meados dos

anos 80, com um instrumental composto por

Slash, a letra relata casos de guerras que os

Estados Unidos promoveram e participaram,

“civis” enterram os

pobres enquanto

alimentam os ricos".

a l é m d e

r e t r a t a r a

l i d e r a n ç a

que o mesmo

exerce sobre o

mundo. Afirma

q u e g u e r r a s

| “ C I V I L W A R ” | G U N S ’ N ’ R O S E S

Protesto contra o racismo nos serviços de segurança, a música é amplamente reconhecida como o

símbolo da banda, e consagrada por seus riffs de guitarra distintos e uso pesado de uma linguagem forte

de protesto. A primeira frase da canção faz uma comparação entre os membros da Força Armada Estaduni-

dense e os integrantes da Ku Klux Klan (“Some of those who wear forces are the same that burn crosses”).

Na verdade ao longo da faixa apenas seis frases diferentes são entoadas pelo vocalista Zack de la Rocha,

(só a palavra “Fuck” é repetida 17 vezes). Na época de seu lançamento, o site da BBC definiu a canção como

um “protesto ao complexo militar-industrial que justifica mortes em benefício dos brancos escolhidos”.

| “KILLING IN THE NAME” | RAGE AGAINST THE MACHINE

A canção foi

c o m p o s t a

e s p e c i a l m e n t e

para um Concerto

realizado na Ingla-

terra em Homena-

gem à Libertação de Nelson Mandela. Ele

que foi o maior ativista contra o Apar-

theid (regime de 1948 a 1994 de segrega-

ção racial), símbolo da luta pela igualda-

de, ex-presidente da África do Sul e

ganhador de um prêmio Nobel da Paz.

“MANDELA DAY”

SIMPLE MINDS

A canção foi escr i ta pelo

guitarr ista da banda, Tony

Bel lotto, logo após ter

s ido preso com o vocal is -

ta Arnaldo Antunes por

por te de heroína. Os

versos "Dizem que ela

existe pra a judar, d izem

que ela existe pra prote-

ger" mostram o teor de

cr í t ica que a canção

possui . A música faz par te

da t r i lha sonora do filme

Tropa de E l i te, de 2007.

| “ P O L Í C I A” | T I TÃ S

Apesar de os americanos terem sido famosos em sua luta pela liberdade e pela democracia, eles não mediram

esforços para se apossarem das terras indígenas e praticar um genocídio no processo. O pensamento de tomar

à força o que lhes interessa não é exclusividade dos americanos, a canção traz reflexão para qualquer povo.

A letra é super politizada e fala de um tema mais do que histórico:

a colonização e as guerras que os colonos americanos travaram com

os nativos dos EUA, pelos pontos de vista dos índios e soldados.

Mostra o lado norte-americano da conquista e exprime muito bem o

horror que os “homens brancos” podem causar quando acham necessário.

| “RUN TO THE HILLS” | IRON MAIDEN

dos

por

os

m,

am os

quanto

os ricos".

a

a

mo

e o

rma

r a s

S E S

mo nos serviços de segurança, a música é amplamen

A can

guita

Bel lot

s ido p

ta Ar

por te

versos

existe

que e

ger" m

cr í t ica

possui

da t r i l

Tro

| “

não mediram

mento de tomar

quer povo.

órico:

am com

os.

o bem o

m necessário.

“SUNDAY

BLODDY SUNDAY”

U2

Gravada originalmente em 1983, a

música teve sua composição

inspirada no Domingo Sangrento,

onde tropas britânicas atiraram e

mataram manifestantes de

direitos civis durante um

protesto de cunho religioso em

Derry, na Irlanda do Norte, em

1972. Recentemente a banda

regravou a música a convite da

ONG One, criada por

Bono Vox.

Page 16: Jornal eDUCA#2