jornal educa #17

16

Upload: mundo-universitario

Post on 19-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Curta nossa fanpage e acompanhe todas as novidades: www.facebook.com/jornalmundu

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA #17
Page 2: Jornal eDUCA #17

2 Postspor

Ex

pe

die

nte Tiragem de 100.000 exemplares dirigida ao público

pré universitário. Acreditamos no poder dos jovens de mudar o mundo transformando os valores da sociedade. Nossos parceiros e anunciantes compartilham essa ideia.Saiba mais da gente:Facebook: www.facebook.com.br/jornalmunduTwiter: @agenciaFale e colabore conosco:[email protected]: 11-3078 2958 (Dado e Valter)

JORNAL MUNDO UNIVERSITÁRIO - eDUCA é uma publicação sobre educação, carreira e comportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Diretor Comercial: Dado Lima ([email protected])Edição de Arte: Luti Menezes ([email protected])Conteúdo compartilhado por: Catraca Livre, Cia de Talentos, ObaOba, Radio 89FM, Universia Brasil, Update or Die, VEVO e youPIX. Distribuído semanalmente nos principais metrôs, terminais de ônibus e cursinho de São Paulo.

GAGADOLL, A REAL DOLL DA LADY GAGA

BRAZUCA

Lana Del Rey é Eva! Pelo menos em TROPICO, curta de 30 minutos de Del Rey, artista que se apresentou pela primeira vez no Brasil este ano. TROPICO traz três músicas de Paradise Edition - “Body Eletric”, “Gods and Monsters” e “Bel Air” e se baseia na clássica história bíblica de pecado e redenção. Começa no Jardim do Éden e viaja pelo tempo até os dias atuais, em Los Angeles.Você assiste à TROPICO na VEVO.com: http://vevo.ly/rWCPxc

Gagadoll. Quem é mais plástica? Quem é mais bizarra? A real ou a de silicone? Ou a galera do marketing? Ninguém sabe, mas o que é certo é que Lady Gaga virou uma daquelas Real Dolls, bonecas de silicone hiper realistas feitas por e para japoneses carentes (“deixe sua Real Doll na banheira por 20 minutos para obter o toque e a temperatura do corpo humano”). E com o diferencial de cantar quando alguém encosta a cabeça em seu peito. Eita...

A Adidas apresentou um dos seus maiores astros para a Copa do Mundo de 2014: a Brazuca. Segundo a marca, “as cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.” Apresentaram, também, uma ação específica para o ‘nascimento’ da bola: “Eu sou Brazuca“. Todos os bebês nascidos no dia 3 de dezembro terão direito a uma bola oficial da Copa. A distribuição será feita em 12 postos de troca espalhados pelo Brasil (um em cada cidade-sede da Copa do Mundo) nos dias 6 e 7 de dezembro. Para retirar, basta apresentar a certidão de nascimento do bebê (e uma cópia). Segundo a Adidas, não haverá limite de contemplados: todos que requererem a bola, dentro da mecânica, serão premiados. Além disso, a bola também será um personagem no Twitter, que contará suas histórias da Copa: twitter.com/brazuca.

A Confeitaria é uma revista independente sobre literatura, comportamento, artes e cultura, formada por um coletivo de autores de lugares, formações e interesses diversos, mas com um denominador em comum: o amor pela linguagem e pela comunicação, especialmente a escrita. O Update or Die indica a leitura: www.confeitariamag.com.

TROPICO

CONFEITARIA DAS PALAVRAS

TOYMAIL: MENSAGENS PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DE UM BRINQUEDO

Compartilhado por: Gustavo Giglio, Wagner Brenner, Fabrício Teixeira, Renato Pezzotti e Tatiana Giglio dos sites updateordie.com e danger.updateordie.com

Um brinquedo conectado à internet que recebe as mensagens que você envia pelo seu smartphone e as reproduz com uma voz engraçadinha. Uma forma simples de se comunicar com seus filhos, sem a chatice de eles terem que usar o celular. As crianças podem responder às mensagens diretamente no MailMen – o boneco porta-voz dos seus recados. Vale conhecer.

Page 3: Jornal eDUCA #17
Page 4: Jornal eDUCA #17

4 Universia

Algumas pessoas acreditam que a melhor maneira de estudar é lendo várias vezes o mesmo texto, até decorar todas as palavras. Entretanto, segundo a Universia Brasil (www.universia.com.br) esse tipo de estratégia faz com que o seu cérebro decore, de forma temporária, aquele conteúdo. Ao decorar uma frase inteira, você não a está absorvendo para o seu conhecimento diário. É isso que acontece quando você consegue memorizar uma fórmula de matemática e, duas semanas depois, já esqueceu.

O verdadeiro aprendizado é importante porque ele é o segredo para ser mais inteligente. Ao realmente entendermos um assunto, estamos associando-o com algum outro conhecimento antigo e, dessa forma, incorporando-o para a nossa memória. Esse tipo de informação é aquela que você usa no dia-a-dia para resolver pequenos problemas e contornar obstáculos. Mesmo que você não saiba, o conhecimento está lá, escondido, e pronto para ser usado quando necessário.

A inteligência, porém, não é fácil de adquirir. Cientistas descobriram que para uma informação ser verdadeiramente processada pelo cérebro, você precisa entendê-la da mesma forma que você pensaria nela caso pre-cisasse. Por exemplo: para incorporar uma fórmula em seu cérebro, você teria que “fingir” que está em uma situação real em que seria necessário utilizar essa fórmula. Ou seja, você precisaria prever como seria o funcionamento do seu cérebro nesses momentos.

Existem outros métodos que podem ajudá-lo a adquirir inteligência ao invés de simplesmente decorar. Um deles é retomar o conteúdo que você estudou usando somente a sua própria mente como fon-te. Sem livros e sem anotações, tente relembrar tudo o que você estudou. No início isso será difícil e irá demorar um tempo até que você consiga lembrar tudo, mas não desista rápido.

Outra forma é conectar o que você está estudando com coisas do seu cotidiano. Se você está querendo aprender química orgânica, por exemplo, veja onde as fórmulas podem se encaixar nos alimentos que você consome. Além disso, conversar com os amigos sobre o conteúdo estudado é uma excelente maneira para memorizar o que foi abordado.

Dependendo da matéria, cada técnica irá funcionar melhor. Mesmo que você ache que não está obtendo resultados, não desista e continue aprendendo ao invés de memorizar. Afinal, conhecimento nunca é demais.

por

UNIVERSIA BRASIL APONTA A DIFERENÇA ENTRE APRENDER E DECORAR

Page 5: Jornal eDUCA #17

Universia 5por

Compartilhado por: www.universia.com.br - Twitter @UniversiaBrasil - Facebook.com/brasil.universia

4 ALIMENTOS QUE MELHORAM A SUA CONCENTRAÇÃO NO TRABALHO

Quem nunca se sentiu sonolento e desconcertado no trabalho? Inevitavelmente, todos nós já passamos e com certeza ainda passaremos por essa situação muitas vezes. Porém, existem certos alimentos que podemos ingerir para melhorar o nosso desempenho – e, o melhor: eles não são artificiais, como energéticos. É claro que eles não são milagrosos, mas que podem fazer uma boa diferença... Ah, isso podem! Veja, a seguir, quatro alimentos para consumir quando você precisar de uma “ajudinha” pra ficar acordado.

CHOCOLATE AMARGOAlguns compostos presentes no cacau, chamados flavonóides, conseguem aumentar o

fluxo de sangue que vai para o cérebro, fazendo com que você se sinta mais acordado e, assim, melhorando a sua concentração. Uma ótima desculpa para deixar uns chocolatinhos

em cima da mesa do escritório sem culpa, hein?!

FRUTAS CÍTRICASLaranja, limão... Essas são frutas que nos despertam. Quando você se sentir sonolento, procure tomar um suco de frutas cítricas. Isso pode ajudar muito!

ÁGUAEstudos mostram que sem água, não só o corpo, mas também

o cérebro, ficam desidratados, diminuindo sua capacidade de concentração e afetando negativamente a memória recente.

Portanto, procure deixar uma garrafa d’água sempre a mão, na sua mesa.

CAFÉ E CHÁA cafeína ajuda, e muito, a aumentar a nossa capacidade de concentração e foco, melhorando, então, a nossa produtividade. Quando o sono estiver muito forte, compre um café puro, bem forte, ou um chá preto. Quem sabe isso não te ajuda a espantar a preguiça?

Page 6: Jornal eDUCA #17

6 Startupipor

Livre: combina com livro#999999#000000 #FEE600

Compartilhado por: www.startupi.com.br

Na coluna anterior, recomendamos alguns cursos online. Desta vez, vão alguns livros. Eu sei, pode soar chato, vocês são universitários e pré-universitários e já devem estar imaginando quantos livros terão de ler. Mas o fato é: especialmente na área de inovação e empreendedorismo, os exemplos e dicas não são tão comumente vividos e compartilhados no dia-a-dia, nem mesmo na universidade, então é importantíssimo ler um pouco sobre o tema – ainda mais porque a temporada está forte, com cada vez mais livros interessantes.

Livros são bons porque libertam a imaginação e o pensamento, facilitando em muito a atitude de criação de valor. Prometemos que na próxima coluna falaremos de vídeo, para vocês pegarem mais leve no final do ano. Ok?

Vamos às recomendações:

- A Garota do Vale - escrito por Bel Pesce, brasileira que, contra todos os limites, conseguiu estudar no lugar onde sonhava: o MIT. Depois, trabalhou em grandes empresas como Google e Microsoft, depois em algumas startups. Chegou a ser co-fundadora de uma promissora equipe focada na área de finanças e pagamentos, depois retornou ao Brasil

e fundou a escola Faz Inova.- Procuram-se Super Heróis - segundo livro de Bel Pesce, também cheio de histórias e dicas de atitude inovadora para quem está “louco” para realizar seus sonhos.- (Quero ser) Dono – Marcelo Toledo, tecnologista fundador de diversas empresas inovadoras no Brasil, atual diretor em uma empresa de telecomunicações e telefonia, escreveu este livro de caráter um pouco mais em direção ao técnico, nem tanto motivacional. Também cheio de histórias e dicas. - O empreendedor viável – o jornalista Carlos Matos e o publicitário André Teles escreveram este livro porque acreditam que o segredo do sucesso das empresas está nas pessoas. O livro aborda diversas variáveis, coisas que podem afetar o desempenho nos negócios.- Novos negócios inovadores de crescimento inovador no Brasil – este livro é leitura essencial tanto para empreendedores quanto para quem quer ajudar empreendedores e inovadores. Cheio de histórias, sim, bastante informal, mas com uma riqueza muito grande de orientações. Livro ímpar!

Saiba mais sobre livros em bit.ly/JovensLideram!

Credito: Thomas Haw

k (Flickr/Creative Comm

ons)

Page 7: Jornal eDUCA #17
Page 8: Jornal eDUCA #17

8 CapaQuem curte esse cara mal sabe que ele não escolheu a música. A música o escolheu. Ontem ele era caçado por letras que faziam apologia à maconha, hoje ele é reverenciado pela Academia Brasileira de Letras. O mundo realmente dá voltas meu amigo, mas, não pra esse nosso brother. Pra ele O MUNDO DÁ ROLÊ! Com vocês: Marcelo D2!!!eDUCA: Você vem de uma família carioca da gema. Como foi a sua infância no subúrbio do Rio? O Marcelinho já mandava um som naquela época?Eu sempre fui muito ligado à música, desde moleque. A minha família é muito musical. Na época não existia som mecânico. A gente fazia peixada, feijoada, todos esses caldos, e meu pai e os amigos dele sempre estavam tocando instrumentos. Comecei ouvindo rock e heavy metal (Black Sabbath e Led Zeppelin) por influência dos meus primos mais velhos que andavam de skate e pegavam onda.

eDUCA: Você já teve várias profissões, desde entregador de jornal à vendedor de móveis. Muitos talentos do nosso Brasilzão tem medo de correr atrás de um sonho e acabam trabalhando com qualquer coisa que coloque o pão na mesa de casa. Em que momento o D2 falou: “é música ou nada!”?Bom... eu tive uma experiência muito sinistra que foi o encontro com o Skunk. Eu trabalhava como camelô, já tinha meio que desistido do meu sonho que era ser skatista profissional porque não tinha talento mesmo, mas. amava o skate e... quando eu conheci o Skunk a minha vida mudou. Ser músico era o sonho dele. Não era um sonho meu. Eu acho que vivo o sonho dele até hoje. Acho que bateu em mim a vontade de ser músico no primeiro show do Planet Hemp. Quando eu desci do palco na primeira vez que a gente tocou eu

falei: “Vou fazer música e vai ser isso”. É muito difícil você conciliar o sonho com a vida real. A vida real tem contas, tem pressão da família, então nunca foi fácil... Pra mim foi muito difícil, mas ainda bem que eu escolhi a música.

eDUCA: Na época do Planet Hemp você chegou a ser preso. Alguma vez algum policial confessou ser seu fã?Eu já tomei dura da polícia várias vezes. Aí o cara fala: “Pô... desculpa aí eu sou teu fã, mas esse é meu trabalho e lararará...”. Na verdade eles querem é arrumar um dinheiro, né cara?... Hoje em dia muito mais policiais vem falar comigo dizendo que são meus fãs e que gostam do meu trabalho.

eDUCA: Em 2004, no cd acústico MTV, seu filho Stephan surge na cena e manda o maior som contigo (Loadeando). Hoje, quase 10 anos depois, ele tá na área novamente cantando a música que vocês compuseram em parceria ‘Nada pode me parar’. E aí Paizão, como é “se desenvolver e evoluir” em família?Cara... eu tenho muito orgulho de ter o meu moleque na música, mas é lógico que ele é muito mais do que um parceiro de trabalho. Mas eu me desenvolvo e evoluo realmente com ele como homem e ser humano. Ele já tá com 22 anos e mandando muito bem com a banda dele, a ‘Start’. Além disso, as coisas que tem acontecido, o jeito que ele tem rimado, o jeito que ele vê o mundo, é legal demais. Acho

que ele tá num bom caminho e essa coisa de se desenvolver e evoluir com meu filho caí muito bem. eDUCA: Na sua infância, seu pai alimentou sua paixão pelo Flamengo, te levava aos jogos e tal. Você conseguiu passar o legado do Mengão em casa? Continua acompanhando o time nos estádios? Eu continuo acompanhando o Flamengo, lógico. Tenho o Flamengo tatuado na pele. Meus filhos são quase todos Flamenguistas. A minha caçulinha foi pro lado da mãe e virou Tricolor, mas lá em casa o Flamengo manda. Não só lá em casa, no mundo inteiro, né?! Normal... Hahaha!

eDUCA: Uma de suas paixões, o skate, já te fez quebrar a cabeça 14 vezes. Em algum momento você pensou “é melhor eu jogar xadrez” ou o skate é tão viciante assim? Hahaha... O skate me ensinou um lifestyle. É a maneira de se vestir, a maneira de andar, etc... O meu gosto pelo cinema vem do skate. O meu gosto pela música vem do skate. O skate não é um esporte igual aos outros, o skate é um modo de vida mesmo. O skate abre a cabeça prum mundo gigante. Um mundo de arte, um mundo de música... Muito melhor que xadrez, tá louco!? Hahaha!

eDUCA: Você teve sua fase de pixador e ficou conhecido no bairro como ZIC. Qual é o significado desse apelido? Qual foi o maior perrengue que você passou pixando?Eu sempre fui o maior fã do Zico. Aí tirei o ‘O’, fiz um Z I C e comecei a pixar. Acabou virando meu apelido alí no Andaraí, Grajaú e Tijuca. Uma vez subi no terceiro andar de um prédio pra pixar um lance, com meu parceiro falecido Peixe, e a polícia chegou. Eu pulei de um prédio pro outro pra tentar fugir e acabou que os caras me pegaram e pintaram meu pé com o spray. Não foi nada interessante... pixaram meu pé todo! eDUCA: Você declarou, no programa da jornalista Marília Gabriela, que não vota há muito tempo. Na sua opinião, existe político honesto?Político honesto tem poucos. Eu segui a carreira do Gabeira, enquanto ele tava na política. Era um cara que eu me espelhava

Page 9: Jornal eDUCA #17

www.facebook.com/jornalmundu 9

Compartilhado por: Jornal Mundo Universitário eDuca

muito. Um cara muito correto. Enfim... político honesto é difícil de achar. Por mim tinha que botar a maioria em praça pública e linchar!

eDUCA: Qual a sua opinião sobre as UPPs no Rio? Você acha que está dando certo e pode servir como modelo para outras cidades, ou é só mais um jeito dos corruptos arrecadarem dinheiro?Tem algumas coisas que eu não concordo. Primeiro é essa coisa do Governo estar lá só com a polícia. Não adianta botar só a UPP... cadê os professores? Tão pagando bem o policial, não né? Cadê saúde, cadê educação? Eu acho que o Governo tem que dar muito mais do que só policia nas favelas. E outra: polícia e pacificação são palavras que não existem na mesma frase. São incompatíveis.

eDUCA: E essa galera que parece ter acordado e foi pra rua? Será que os colarinhos brancos deram uma tremida? Você acha que mudou alguma coisa?Eu acho que os caras não tremeram nada. Mas acho que agora o povo tem noção de que há possibilidade de mudança na sua mão. As pessoas normalmente são muito burras... muito ovelhas! Precisam de um líder! E essas manifestações mostraram que não precisamos de um líder. A gente pode ir lá, cada um representando o seu, e mudar alguma coisa. Eu achava que ia morrer e não veria o povo brasileiro na rua. Foi interessante e espero que não pare por aqui.

eDUCA: Você já deve ter respondido essa um monte de vezes... mas vamos lá: Qual a “solução” do D2 para as drogas no Brasil? Você ainda grita Legalize já? Acho que a solução do Brasil, e do mundo inteiro, pras drogas é tornar isso um problema de saúde e não um problema de policia. Eu acho que droga, e isso é bem claro na minha cabeça, é um problema. Porém, o vício das drogas é um problema de saúde e não de polícia. Tem que tirar isso do tráfico, botar em farmácia e se preocupar mais com os viciados do que com os usuários. Acho que esse é o caminho...

eDUCA: Você disse que se a Dilma fosse presidente do Brasil, você fugiria daqui. Mas e aí, está sendo melhor do que você

imaginava ou você já está de malas prontas? É... realmente eu acho que está sendo melhor do que eu esperava. Mas eu tenho uma grande decepção com o PT. Isso porque é o partido dos trabalhadores, mas, na verdade trabalhou em causa própria. Deixou o filho do ex-presidente Lula milionário... a gangue do PT milionária... ficou todo mundo bilionário e, enquanto isso, o povo tá morrendo nas filas dos hospitais e de fome. O PT chegou lá e meteu pão e circo no povo. Mas beleza... não vou sair daqui não! Eu amo esse país! Já até tentei, mas não consigo morar fora do Rio de Janeiro.

eDUCA: Em 2004 vc ganhou o prêmio de melhor letrista pela Academia Brasileira de Letras. Caramba... Para pra pensar: Um dia você foi censurado e preso, noutro dia é reverenciado pela academia... Como é o seu processo criativo? Qual o famoso ritual que Marcelo D2 tem pra compor?Bom, eu não acredito muito nesses prêmios. Mas realmente o da Academia Brasileira de Letras foi o que eu mais gostei. Eu sempre fui um péssimo aluno em português... hahaha... e ganhar um prêmio da Academia Brasileira de Letras foi incrível. O meu processo criativo? “Relaxo”, sento no meu estúdio e crio!

Quem curte esse cara mal sabe que ele não escolheu a música. A música o escolheu. Ontem ele era caçado por letras que faziam apologia à maconha, hoje ele é reverenciado pela Academia Brasileira de Letras. O mundo realmente dá voltas meu amigo, mas, não pra esse nosso brother. Pra ele O MUNDO DÁ ROLÊ! Com vocês: Marcelo D2!!!

Page 10: Jornal eDUCA #17

10por

Compartilhado por: Bruna Tokunaga Dias, Gerente de Orientação de Carreira da Cia de Talentos. Facebook.com/ciadetalentos - www.carreirapoc.com.br

mês de dezembro se caracteriza pela chegada das férias e finalização de mais um ciclo. É comum durante o ano ouvir aquela frase: “Queria dormir e só acordar em dezembro”. Pois é, dezembro chegou! E agora?

No mundo profissional, os marcos não são tão claros como quando somos estudantes. Na escola, cursinho ou faculdade fim de ano mostra o resultado muito claro do seu desempenho – se você irá para o próximo ano ou não, se será aprovado no curso e na faculdade que sonhou etc. Se o seu desempenho foi mediano, o seu resultado será mediano - seja pelas notas, seja pelos resultados. No mundo profissional os ciclos de desenvolvimento não são anuais. Fechar um ano com um desempenho incrível não garante uma promoção ou ida para um próximo passo. É obrigação e o reconhecimento não é tão imediato. Falaremos sobre isso em outra oportunidade.Tendo ou não o resultado claro do que foi realizado durante o ano, o balanço e a reflexão pessoal são muito importantes para identificar se você está ou não está indo pelo caminho certo. Caminho certo existe? Sim, é aquele que você imaginou pra você. É identificar se você está fazendo o melhor que você pode fazer para alcançar seus sonhos e objetivos. Esta é a lição de casa de dezembro: procure tirar um dia, tarde ou noite para ficar

O sozinho, passear em um lugar que goste e ao invés de postar nas redes sociais, entre em contato com aquilo que de fato foi marcante e importante ao longo deste ano. Anote o que foi legal, o que não foi nos diferentes papéis que exerce: estudante, profissional, filho (a), irmão (irmã), namorado (a), como cuidou da sua saúde, etc. Dos seus hábitos e comportamentos anote o que você quer continuar, cessar ou começar no próximo ano. Sempre é tempo de rever algo. Se não foi aprovado na faculdade que queria, se ainda não tem certeza se está no curso certo, se não teve coragem de se declarar pra pessoa que gosta, se precisa conversar com seus pais sobre algo importante... tome fôlego, aproveite as festas e... coragem! 2014 esta aí... já parou pra pensar quais são os seus planos? Como pretende estar em dezembro do ano que vem? Igual, melhor? Terão alguns feriados no primeiro semestre, que tal conhecer aquele lugar que você sempre teve vontade ou juntar os amigos para uma viagem inesquecível? Ano de copa, eleições e o Carnaval será em março. O ano começa depois do Carnaval? Não! É melhor se planejar e começar com as resoluções de ano novo definidas para colocá-las em prática! Boas reflexões!

TrampoHORA DE FAZER O BALANÇO E FECHAR O ANO!

Page 11: Jornal eDUCA #17
Page 12: Jornal eDUCA #17

12 ObaOba

COMPARTILHADO POR:Saiba mais sobre balada, bares, shows e comportamento na noite no obaoba.com.br

TÁ DIFÍCIL FAZER AMIZADE? VEJA 6 DICAS PARA CONHECER PESSOAS NOVAS Você é o tipo de pessoa que está sempre reclamando que nunca conhece pessoas novas? Realmente, fazer amizade não é a coisa mais difícil do mundo, mas também é o tipo de situação que não cai do céu, né? Ficar sentado no sofá se lamentando não vai fazer amigos novos baterem a porta. Ao invés de ficar se lamentado que todos os seus amigos estão namorando e não saem mais com você, confira algumas dicas para você conhecer pessoas novas e se divertir pra valer:

1) TRABALHONão subestime a galera do seu trampo, eles podem ser super legais e acabar te surpreendendo. Compareça aos happy hours e pare com essa de almoçar sozinho. Faça amizade com o pessoal do trabalho, afinal nada melhor do que conviver com pessoas que você tem certa intimidade.

2) ESTUDEVocê já pensou em começar a fazer um curso? Seja ele de idiomas ou interesse específico, você com certeza conhecerá gente nova e com os mesmos gostos que você. Além de aprimorar seus conhecimentos, você ainda pode conhecer muita gente legal.

3) VÁ SOZINHOTá muito afim de ir a um show ou festa e ninguém quer te acompanhar? DANE-SE! Capriche no look e vá sozinho, afinal, quando não se está acompanhado, as pessoas costumam se permitir a conhecer gente nova. Faça o teste e surpreenda-se.

4) INTERNETUé, por que não? A internet serve para mil coisas, e uma delas é conhecer gente nova. Use as redes sociais como aliada para fazer novos amigos no Facebook, por exemplo. Não tenha medo de ser o primeiro a puxar assunto : ) 5) VÁ DE PENETRA Ué, qual o problema nisso? Vá de penetra a uma festa, quem sabe no final você não fez amizade com todos? Ou, no mínimo, não negue convites só porque você não conhece mais ninguém do rolê - por favor né.

6) ESPORTES MIL A maioria dos esportes depende do trabalho em equipe, mas até aqueles que são individuais, tipo spinning, rola fazer em grupo. Veja quais são os seus favoritos e matricule-se na academia, se inscreva em algum time ou comece a fazer uma aula. O importante é estar saudável e conhecer gente nova \o/

Page 13: Jornal eDUCA #17

13Web Educação

Compartilhado por: www.catracalivre.com.br

por

INTEL LANÇA PLATAFORMA DE CAPACITAÇÃO EM CIÊNCIAS E ENGENHARIA PARA ESTUDANTES E PROFESSORES

SITE OFERECE AULAS DE DESENHO GRATUITAMENTE

A Intel e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia lançaram recentemente a plataforma Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (Apice), de capacitação gratuita para professores e estudantes da Educação Básica. O site disponibiliza os cursos online ”Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica” e “Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia”. O objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento para desenvolver projetos científicos na escola, e também ensinar os professores a coordenarem estas iniciativas. Os cursos apresentam fotos, vídeos e atividades interativas, com situações reais com que professores e estudantes se deparam no desenvolvimento de projetos científicos. Confira mais informações no site da plataforma Apice: http://apice.febrace.org.br/.

Com uma ampla biblioteca de lições para download gratuito, o Drawspace é mais do que um site de arte, é uma comunidade virtual internacional voltada para desenhistas, educadores e interessados em geral, com mais de 320 mil participantes. O site tem um espaço voltado para educadores, que conta com centenas de profissionais, aulas de desenho livre que podem ser baixadas pelos alunos, entre outros recursos. Pessoas que querem aprender a desenhar encontram inúmeras aulas para todos os níveis, iniciante, intermediário e avançado. Todo o conteúdo é em inglês e para ter acesso é preciso fazer um cadastro gratuitamente. Conheça o Drawspace em www.drawspace.com.

PORTAL DISPONIBILIZA CURTAS METRAGENS E MATERIAL PEDAGÓGICO GRATUITAMENTE PARA PROFESSORES

Criado em 2006, o portal Curta na Escola (www.curtanaescola.org.br) oferece amplo material para professores de diferentes níveis. São mais de 350 curtas metragens, além de indicações pedagógicas para usar o conteúdo em sala de aula. Docentes devem se cadastrar gratuitamente para acessar o material. Os filmes são divididos por gênero, nível de ensino, faixa etária, disciplinas e temas, e podem ser assistidos online. Se esse trabalho funcionar, a escola pode usar o conteúdo em toda a instituição. Para isso, também é preciso fazer um cadastro gratuitamente, que permite receber um kit com planos impressos e DVDs.

Page 14: Jornal eDUCA #17

Cultura Webpor

14

Compartilhado por: YOUPIX.COM.BR, o maior site de cultura de internet do Brasil. Acompanhe o youPIX no twitter @youPIX ou facebook.com/youPIX

JOGUE ESTE GAME NATALINO DO GOOGLEO Google Santra Tracker funciona no Chrome e é um joguinho onde você tenta encontrar o Papai Noel. Nele, você encontra uma contagem regressiva e, a cada dia, é disponibilizado um joguinho diferente. Já estão disponíveis games divertidos, como um que você joga presentes dentro de um bote e outro onde desliza com um trenó coletando presentes.  http://bit.ly/statracker

COMPARTILHA TUDO NO “FEICE”? CUIDADO COM O PROCESSO!

É do tipo que vê um post de uma suposta injustiça ou algum absurdo no Facebook e compartilha pra ajudar a pessoa? Melhor tomar cuidado: um veterinário foi acusado injustamente de negligência com uma cadela que ia ser castrada em uma publicação no Facebook feita por uma mulher. Outras duas mulheres curtiram e compartilharam o post, mesmo sem qualquer prova. Deu processo para as três e R$ 20 mil de indenização pra cada uma (!). http://bit.ly/processofb

TATUAGENS NA VIDA REAL

Olha que meme legal: pegar tatuagens podres, que tentavam imitar algum animal ou homenagear alguém, e colocá-las em fotos de pessoas ou animais como se fossem de verdade. Resultado: imagens hilárias que mostram que a obra de arte de alguns artistas da pele precisa ser revista. http://bit.ly/tattooreal

“GENTE, QUAL A NECESSIDADE DISSO?”: A ORIGEM DO MEME

Você provavelmente já viu alguém postar a imagem de um cachorrinho dizendo “Qual a necessidade disso” em algum comentário do Facebook. Mas, de onde isso surgiu? Os responsáveis por isto ter se tornado pop são os caras dos Sites dos Menes (www.facebook.com/SitedosMenes), que criam “memes” de coisas absurdas, os chamados “menes”. http://bit.ly/menes

Page 15: Jornal eDUCA #17

Compartilhado por: Aline Cavalcanti, Larissa Negreiros, Tiago Marinho e Willian Maier | facebook/radiorockoficial | www.radiorock.com.br

15por:

Let s ROCK O U2 é uma banda engajada em causas huma-nitárias e essa nobre característica sempre acom-panhou Bono Vox e Cia. O mais recente som dos caras é uma canção que faz parte da trilha sonora de “Long Walk To Freedom”, cinebiografia que vai mostrar as memórias de Nelson Mandela, grande líder sul-africano, que morreu no começo do mês aos 95 anos. Com a perda de Mandela, a canção do U2 tende a se tornar um novo hino de liberda-de ao lembrar as causas defendidas por Mandela.

Em outras ocasiões, a banda de Bono Vox já havia marcado presença na história, como no lançamento da canção “One”. Terceiro single do álbum “Achtung Baby”, de 1991, esse som tem uma letra que leva a reflexão sobre as desigualdades, o que a fez dela um símbolo na queda do muro de Berlim. “One” é comumente utilizada em campanhas de causas sociais e apontada como uma das maiores canções pacifistas de todos os tempos.

Esse engajamento do U2, teve início em 1983 com o lançamento do disco que leva o nome de “War”. Uma das faixas, “Sunday Bloody Sunday”, surgiu falando abertamente de fatos políticos e produzida em compassos militares. Além disso, a canção possui um vocal agressivo de Bono Vox criticando as tropas britânicas no incidente do “Domingo Sangrento” em Derry, na Irlanda do Norte, onde os militares atiraram e mataram mani-festantes que marchavam contra a política de prender, sem julgamento, qualquer suspeito de fazer parte do IRA (Exército Republicano Irlandês).

www.rad iorock .com.br

2014 é o anodo Rock!

V iva o Rock !

Page 16: Jornal eDUCA #17

@universidadeumc

vestibular 2014. agende a sua prova eletrônica.

superaçãoé a palavra.umc é o lugar.

• Mais de 50 anos de tradição em ensino • Cursos bem avaliados pelo MEC, Guia do Estudante e RUF • FIES, financiamento estudantil ilimitado • Medicina: um dos cursos mais tradicionais do País • Total apoio à pesquisa científica • Mais de 110 mil alunos formados.