jornal educa#43

12

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#43

>> pág. 4

TESTE SEUSCONHECIMENTOSDE HISTÓRIAPARA O ENEM

Quiz

>> pág. 5

SER VALORIZADOPELOS OUTROS REQUERDAR VALOR AOS OUTROS

Startupi

>> pág. 8

A CONVERSACOM SEUCHEFE ESTÁDIFÍCIL?

Trampo

>> pág. 10

8 DOCUMENTÁRIOSPRA ENTENDERO MOMENTOTECNOLÓGICO ATUAL

Cultura Web

>> págs. 6 e 7

ENTENDA A PSICOLOGIA DOATRASO E SEJA MAIS PONTUAL

VOCÊ É O ATRASADINHODA TURMA???

/jornalmundu

eDUCAuniversitáriomundo

#43DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA” - OUTUBRO 2014 - SEMANA 3

Recicle essa edição. Compartilhe com a sua galera. O Jornal eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein!?

Page 2: Jornal eDUCA#43

TEMPORADA ABERTADE CINEFILIA

O Festival do Rio e a Mostra de Cinema de São Paulo tomam a agenda cultural das duas capitais

SeSetembro e outubro são dois meses críticos para os cinéfilos no Brasil. Com uma semana de diferença, são realizados o Festival do Rio e a Mostra de Cinema de São Paulo - cada um com 300 a 400 filmes de dezenas de países em programações espalhadas, respectivamente, pelas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

NeNeste ano, o Festival do Rio, realizado entre 24 de setembro e 8 de outubro, consagrou Sangue Azul, de Lírio Ferreira, como o melhor filme de ficção na Première Brasil, a competição de longas-metragens nacionais. O júri escolheu também À Queima Roupa, de Theresa Jessouroun, o melhor documentário. Já o público preferiu Casa Grande, de Fellipe Gamarano Barbosa, como a melhor ficção, e Favela Gay, de Rodrigo Rodrigo Felha, na categoria documentário.

Por sua vez, a Mostra vai para a sua edição 38, entre os dias 16 e 29 de outubro, com uma retrospectiva da obra de Pedro Almodóvar e, como extensão, uma seleção de cinema espanhol, com destaque para três longas realizados pelo diretor Víctor Erice. Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre a Existência, de Roy Andersson, vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, e Winter Sleep, de NuriNuri Bilge Ceylan, Palma de Ouro em Cannes, são outros que devem ter sessões concorridas.

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira ecomportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])Edição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])FFacebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.Tiragem: 100.000 exemplares dirigida ao público ppré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xp

ed

ien

te

2por

Posts

Compartilhado por Marcelo Hessel www.omelete.com.br

Page 3: Jornal eDUCA#43
Page 4: Jornal eDUCA#43

1. A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:

A. Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.B. Uma das consequências políticas do fortalecimento B. Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.C. As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controles de fluxos.D.D. A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.E. O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX inten-sificou o processo de globalização.

2. Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se:

A. a militarização do poder político e a universalização da ci-dadania.B. a descentralização do poder político e um regime presi-dencialista forte. C. um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais.D. a aproximação entre o Brasil e os EUA e a instrução do voto secreto.E. a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poder político.

3. De acordo com as análises de Karl Marx, a divisão social do trabalho revela duas classes que se con-trapõem. Na produção capitalista, as duas classes an-tagônicas são indicadas em

A. senhor escravo.B. clero e burguesia.C. servos e senhores.D. nobreza e burguesia.E. burguesia e proletariado.

4.4. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhão de pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se por ser:

A. democrático com tendências capitalistas.B. democrático com tendências socialistas.B. democrático com tendências socialistas.C. populista de esquerda.D. totalitário de direita.E. totalitário de esquerda.

Gabarito: 1: E; 2:B; D; 3: E; 4:D

ESSA SEMANA VAMOS AVALIAR SEUS CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA! ;)

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O EXAME?

Você sabia que o Enem é a principal forma de entrada nas universidades pelo Sisu? Mas não é só isso, o exame também dá acesso a programas de bolsas universitárias

do governo como o Prouni e o Ciências Sem Fronteiras - programa de bolsas de estudo no exterior.

TESTE SEUS CONHECIMENTOS

PARA O ENEM! :D

AQUECEU? PREPARE-SE, DE GRAÇA,COM QUESTÕES NO FORMATO DO ENEM.

WWW.GEEKIEGAMES.COM.BR/MUNDO!Compartilhado por: GEEKIE GAMES | www.geekiegames.com.br/mundo | www.facebook.com/GeekieBrasil

4por

QUIZ

Page 5: Jornal eDUCA#43

Startupipor

Page 6: Jornal eDUCA#43

CapaENTENDA A PSICOLOGIA DO ATRASO E VEJA DICAS CIENTÍFICAS PARA SE

TORNAR UMA PESSOAMAIS PONTUAL

ENTENDA A PSICOLOGIA DO ATRASO E VEJA DICAS CIENTÍFICAS PARA SE

TORNAR UMA PESSOAMAIS PONTUAL

Seu corpo quer se atrasarNa realidade, pessoas que têm o costume de “viver em cima da hora” estão correndo atrás de adrenalina. Da mesma forma que existem os alucinados por montanhas russas, também existe quem adore chegar cinco minutinhos atrasado.

PPés no chão?OsOs atrasados costumam fazer planos impraticáveis acreditando piamente que conseguirão realizá-los. Em um estudo realizado por Diana DeLonzor, quando escrevia a obra Never Be Late Again: 7 Cures for the Punctually Challenged, descobriu-se que a percepção de tempo é completamente diferente para pessoas pontuais e para os atrasados.

FFácil distraçãoEm 2008, um trabalho da World Health Organization mostrou que pessoas que sofrem de Desvio de Déficit de Atenção e Hiperatividade conseguem perder, em média, a produtividade durante 143 dias em um ano. Para psicólogos, assim como os atrasados, eles são considerados “insensíveis ao tempo”.

InseguInsegurança puraAlguns indivíduos simplesmente gostam de fazer as pessoas esperarem por ele. Traz confiança, poder e na maioria das vezes são homens; conta a pesquisa de DeLonzo.

E quais são reais consequências?Ser um pouquinho atrasado, não pagar aquela conta no dia correto e esquecer-se de entregar o relatório podem até parecer coisas inofensivas; mas os efeitos em longo prazo são piores do que se imagina.

Atraso = PrejuízoSeSe você ganha cerca de 50 mil reais por ano e costuma se atrasar dez minutos por dia; seu prejuízo para a empresa é de 400 reais. Pesquisadores acreditam que esse problema custa mais de três bilhões de dólares por ano, nos Estados Unidos. Então cuidado para não dar essa margem ao seu chefe...

Falta de pontualidade faz mal à saúdeDeDe acordo com o autor Alex Lickerman, muitas pessoas sofrem de ansiedade e excesso de apreensão por não saber se conseguirão chegar no horário para os seus compromissos. E por mais que adrenalina possa gerar uma boa sensação, seus efeitos nas pessoas que vivem nesse estado podem ser muito nocivos: problemas no coração, diabetes, insônia e imunidade baixa são alguns deles.

Page 7: Jornal eDUCA#43

Galileu

Sim, quaisquer que sejam as razões para os seus atrasos, existem possibilidades para melhorar esse problema “crônico”:

HA COMO MELHORAR?Aprenda a usar seu tempoUma boa maneira de começar é colocar no papel quanto tempo você leva para realizar seus compromissos – e seja realista. Existem sites como o RescueTime que nos ajudam a mapear e definir objetivos para aproveitarmos melhor o nosso tempo.

ManMantenha listasPapel e caneta para anotar tudo que você vai fazer durante o dia. Marque tudo que precisa fazer ao longo de curtos períodos, e vá riscando tudo que já tiver conquistado. Isso trará sensações de plenitude muito agradáveis.

Deixa a vida te levar (vida leva eu)Agende pagamentos, coloque o alarme mais cedo, use calendários e crie uma estrutura para a sua vida. Segundo DeLonzor, passamos 45% da nossa vida em rotina; então é melhor aproveitar seu tempo para fazer as coisas do que para ficar planejando.

PPara finalizar, descansePermitir-se um tempo extra de sono e ser mais generoso com a sua agenda de vez em quando pode ajudar a diminuir a ansiedade. Isso pode colocar um rumo menos atrasado para a sua vida.

Page 8: Jornal eDUCA#43

Compartilhado por Bruna Dias, Gerente de Desenvolvimento e Carreira da Cia de Talentos. Facebook.com/ciadetalentos – www.carreirapoc.com.br

por

Tram poA CONVERSA COM SEU CHEFE TÁ DIFÍCIL?

Page 9: Jornal eDUCA#43
Page 10: Jornal eDUCA#43

CulturaW ebpor

8DOCUMENTÁRIOSPRA ENTENDERA TRETA

TECNOLÓGICAEM QUE NOSENCONTRAMOSÉ difícil explicar o momento tecnológico em que estamos. Compartilhamento de informações, uso de redes sociais, Google Glass, privacidade, internet como direito humano, Internet das Coisas…Tudo isso está acontecendo ao mesmo tempotempo em que estamos vivendo, tentando entender e mascar chiclete. Por isso, separamos aqui 10 documentários essenciais pra quem quer entender um pouco melhor o impacto que a tecnologia e a conectividade tem na nossa vida hoje e pe pra onde isso tudo vai levar a gente.

Print The LegendAindaAinda engatinhamos quando o assunto é impressão 3D, mas já temos alguns exemplos de como isso pode mudar a nossa vida e o funcionamento de diversas indústrias. O filme Print The Legend, lançado exclusivamente para o Netflix, conta a história da impressora 3D, um capítulo da tecnologia que ainda está por vir. Disponível no Netflix. Veja o trailer em http://bit.ly/print-trailer InInternet das CoisasA Internet das Coisas já existe. Mas como ela vai revolucionar as nossas vidas? Como será o futuro próximo? O vídeo, de 8 minutos, traz entrevistas com Rot Van Kranenburg, diretor do Internet of Things Council da União Européia, Michael Rogers, futurologista do The New York Times, Bruno Tozzini, criador do primeiro wearable brasileiro, entre outras pessoas. Veja em http://bit.ly/doc-internet-coisas Google, The Thinking Factory EmEm que momento o Google deixou de ser apenas um buscador pra se tornar uma das empresas mais poderosas deste século e a maior empresa de mídia do mundo? Nesse documentário de 2007, o francês Gilles Cayatte penetrou no famoso Googleplex para ir atrás de entrevistas que mostram quais são as verdadeiras intenções dos donos do site mais famoso do mundo. Veja na íntegra em http://bit.ly/doc-google-thinking WWe Are LegionAnonimato, privacidade e hackivistas são os principais temas do documentário “We Are Legion”. Focado no grupo “Anonymous”, o filme relata diversos ataques e fala sobre alguns participantes do grupo. Acesse http://bit.ly/doc-anonymous e veja.

TPB AFK: The Pirate Bay Away From KeyboardUmUm grande capítulo da internet pode ser contado através dos torrents e o filme TBK AFK foca no maior site especializado nesse tipo de arquivo — o Pirate Bay. O documentário foca na vida de Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm, os três fundadores do site. O filme, que contou com uma campanha do Kickstarter para ser realizado, está disponível em http://bit.ly/doc-tpb-afk A A Revolução VirtualProduzido pela BBC, “A Revolução Virtual” foi uma série de 4 episódios que foi transmitida em 2010. Ela fala sobre o impacto da World Wide Web na nossa vida, desde que ela foi criada, mais de 20 anos atrás. Os episódios contam com entrevistas com pessoas como Tim Berners-Lee (inventor da web), Bill Gates, Steve Wozniak e outros personagens importantes da internet. Veja o primeiro em http://bit.ly/doc-revolucao-virtual

WWe Steal Secrets – The Story of WikileaksÉ claro que pra entender o momento tecnológico pelo qual estamos passando é necessário entender mais sobre o Wikileaks. Afinal, é o compartilhamento de segredos de Estado através da internet. O documentário “We Steal Secrets – The Story of Wikileaks” fala sobre o colaborativismo da plataforma, entrevistando Julian Assange e Bradley Manning. Disponível em http://bit.ly/doc-wikileaks-story

WWe Live in PublicNão podemos falar sobre o momento em que estamos sem falar sobre privacidade — ou a falta dela. O documentário “We Live in Public”, de Onde Timoner, traz o assunto e acompanha um dos pioneiros da internet, Josh Harris. Assista em http://bit.ly/doc-public

Page 11: Jornal eDUCA#43

11

Page 12: Jornal eDUCA#43