jornal educa#39

12

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#39

Recicle essa edição. Compartilhe com a sua galera. O Jornal eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein!?

ESPECIALTRAINEE

QUAL A MELHORPORTA DE ENTRADA

PARA VOCÊ?>> págs. 6 e 7

JOVEM PROFISSIONAL x JOVEM TRAINEE

>> pág.8

/jornalmundu

eDUCAeDUCAuniversitáriomundo

#39DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA” - AGOSTO 2014 - SEMANA 4

QuizTESTE SEUS CONHECIMENTOSDE HISTÓRIA E GEOGRAFIAPARA O ENEM>> pág. 4

>> pág. 5

StartupiINOVAÇÃO:UM VÍRUS DO BEM

>> pág. 9

Galileu7 PASSOS PARA SERMAIS FELIZNO TRABALHO

Page 2: Jornal eDUCA#39

2por

Posts

Compartilhado por Marcelo Hessel do www.omelete.com.br

Os anos 80 continuam voltando com tudo no cinema

Quando ser novato é ser herói

Desde que Transformers deixou de ser um desenho e uma linha de brinquedos para se tornar uma das franquias mais milionárias do cine-ma americano, as séries de TV, os quadrinhos e vários outros produtos de público infantil consagrados nos anos 1980 têm, pela via da nos-talgia, ganhado cada vez mais espaço no cinema no século 21.O mais recente, As Tartarugas Ninja, renovou o visual do quarteto saído das HQs e ganhou mais agilidade e força na forma de computação gráfica. Já os Comandos em Ação - cujo criador, Donald Levine, ex-executivo da Hasbro, faleceu em maio deste ano - migraram para as te-lonas lonas com um tom bem humorado, quase cartunesco, em meio a tiros e explosões. O terceiro filme deve ter Dwayne Johnson como ator principal e pode ser filmado no início de 2015.Ainda entre os robôs gigantes, o Megazord dos Power Rangers tem data para ser avistado no cinema: 22 de julho de 2016. A série de TV criada em 1993 aproveitava o espírito dos seriados japoneses exibidos no Brasil nos anos 70 e 80 e agora tentará a sorte mais uma vez nas telonas, depois de um primeiro longa-metragem lançado em 1995. Já os Cavaleiros do Zodíaco vão ter seu mais recente filme, em compu-tação gráfica, lançado no Brasil em setembro, enquanto a comédia de ação Pixels, que sai ano que vem, mostra uma invasão de fliperamas dos anos 1980 no mundo real de hoje. E a liE a lista de projetos na fila de Hollywood inclui Automan, Os Caça-Fantasmas 3, um novo Blade Runner, talvez outro Goonies, outro Conan, um quinto O Exterminador do Futuro... É para todo tipo de espectador matar a saudade dos "bons tempos".

Segundo Hollywood, trainees não são necessariamente novatos que desconhecem tudo que envolve sua vaga, sua empresa, sua profissão. O cinema americano tende a pintar mais uma imagem romântica: os trainees são a última esperança do otimismo e da boa vontade em um mundo de corporações que esvaziam os corações das pessoas.A ingenuidade dos heróis versus a falta de escrúpulos das grandes corporações está em diversos filmes, desde o escritório sépia e absolutamente uniforme de Matrix até o aprendiz de jedi que derruba um Im-pério inpério inteiro em Star Wars. Em filmes como Legalmente Loira, cabe à iniciante e sonhadora advogada pensar fora da caixa. Em O Diabo Veste Prada, a secretária novata aprende tudo o que deve só para poder abrir mão, com propriedade, de tudo aquilo que agora domina.Em séries de TV como Plantão Médico e Grey's Anatomy os estudantes de medicina, em seu primeiro teste de residência, cometem muitos erros mas conservam a crença em uma profissão mais humana e menos automatizada. Essa ideia de que o olhar puro do trainee não foi ainda contagiado pela rotina mecânica do servimecânica do serviço - em outras palavras, que acreditar em sonhos pode ser uma forma de sobreviver no mundo - é mais uma das muitas lições edificantes que os filmes nos passam.

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira ecomportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])Edição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])FFacebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.Tiragem: 100.000 exemplares dirigida ao público ppré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xpediente

Page 3: Jornal eDUCA#39
Page 4: Jornal eDUCA#39

3. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, milha- res de índios morreram por doenças virais trazidas por esses europeus. Isso ocorreu porque

A. os índios nunca haviam tido contato com esses vírus e, por isso, seus sistemas imunes desconheciam os invaso-res. B. os portugueses criaram vírus superpotentes a fim de dizimar a população nativa do Brasil.C. os vírus que vieram com os portugueses se adaptaram rapidamente ao clima brasileiro.D. os portugueses forçaram a vacinação dos índios.E. ao longo da viagem, os vírus se reproduziram, de modo que, ao chegarem ao Brasil, eram muitos.

4.4. A identificação dos governos da República Velha com os interesses da economia cafeeira pode ser ex-pressa pelo(a)

A. financiamento, através do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras no Encilhamento.B. estatização das exportações, com o objetivo de garantir preços durante a Primeira Guerra Mundial.C. adoção de uma política de valorização, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convênio de Taubaté. D. controle da mão de obra camponesa e apoio à imigração com a Lei Adolfo Gordo.E. isenção de tributos assegurada no programa de estabili-zação de Campos Sales.

1. A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

A. A água do planeta está sendo comprometida pela po- luição doméstica, industrial e agrícola, e pelos dese-quilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.B. Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.C. A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando sempre a sustentabilidade do meio ambiente local.D. O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e D. O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.E. A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior proble-ma ligado à falta de água para abastecer as cidades.

2. Em vastas áreas agrícolas do Brasil ocorre erosão acelerada dos solos. Quais são os aspectos associa-dos a esse fenômeno?

A. Ausência de estudos que delimitem as culturas de acordo com as determinações do meio físico.B. Utilização de práticas econômicas inadequadas às condições físicas locais, por parte dos produtores agrícolas. C. Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que de-sagrega os minerais da camada superficial dos solos.D. Complexa e frágil constituição biológica dos solos, tor-nando-os naturalmente sensíveis à erosão.E. Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.

gabarito: 1: A; 2: B; 3:A; 4:C

Compartilhado por GEEKIE GAMES | www.geekiegames.com.br | www.facebook.com/GeekieBrasil

4por

Quiz

Page 5: Jornal eDUCA#39

Startupipor

Muito já se debateu sobre o que é inovação, do que é composta, como é feita, como se apresenta. Tem gente que usa o conceito para parecer mais moderno, como em um esforço de marketing. Tem gente que usa para fazer as mesmas coisas, só que de forma diferente. Tem gente que usa para fazer coisas realmente novas e “mudar o jogo” no mercado e na sociedade. Tem um brasileiro que diz que a inovação é emitir notas fiscais que antes não existiam (de um tipo novo, por motivos novos). E tem gente que usa como atitude, como comportamento contínuo, para viver melhor e trtrabalhar melhor.

Aqui no Startupi, acordamos diariamente, desde 2008, pensando em encontrar e auxiliar jovens brasileiros de todas as idades que estejam trilhando um caminho inovador. Obviamente, é muito mais fácil identificarmos a inovação quando ela já dá resultados financeiros ou conta com sucesso de público (usuários, no caso de aplicativos e outros sistemas). Aprendemos em uma série de entrevistas, palestras, leituras e mentorias que a inovação é sim uma onda de comportamento, de hábitos proativos e progressistas, mas também pode ser entendida como uma partícula, até mesmomesmo um pequeno ser vivo que prolifera melhor em ambientes criativos e positivos – quando as pessoas tem motivações pessoais e sociais bem definidas e conseguem trabalhar bem, em sintonia, para alcançar objetivos.

A inovação, se entendida como um vírus, vai contagiando a vida da pessoa, agindo em todas as esferas (pessoal, social, profissional). Também vai contagiando as outras pessoas ao redor. Cada pequena coisa que você puder fazer de forma mais inovadora, facilita para que as próximas coisas já contenham em si o “DNA” da inovação. A inovação é um vetor para um futuro melhor! Um vetor com efeito às vezes incremental, às vezes exponencial, com efeito sistêmico, causando uma reação em cadeia. Abra sua mente, alimente-se de inovação e aplique-a em tudo que faz, poispois ela é como um anticorpo de limpeza que não deixa você criar teia de aranha ou mofo nas suas motivações, ambições e comportamentos. É uma verdadeira corrente do bem!

Saudávelpor

Page 6: Jornal eDUCA#39

Programa de Estágio, Programa de Trainee, vaga CLT como Analista Jr, Pro-grama de Jovens Prossionais ... São tantas as possibilidades de entrada no mercado de trabalho que, em alguns momentos, ca difícil escolher. Seguem as dúvidas mais comuns que sempre ouvimos dos jovens que nos procuram para darmos orientação de carreira.

Qual a melhor porta de entrada para você ?

Efetivo ou Estágio?

O estágio é um vínculo entre a escola e a empresa. O contrato tem um tempo O estágio é um vínculo entre a escola e a empresa. O contrato tem um tempo de validade e uma lei especíca. Para ser um estagiário a pessoa precisa estar matriculada no ensino médio, faculdade ou universidade. O principal objetivo do estágio é o aprendizado e desenvolvimento prossional. É uma fase de “ex-perimentação”, para aprender e conhecer como é o trabalho em mais de uma área de atuação – o que ajuda a escolher melhor qual tem mais a ver com o seu jeito de ser.Para ser trainee, o jovem precisa já ter acabado a faculdade. É um funcionário Para ser trainee, o jovem precisa já ter acabado a faculdade. É um funcionário CLT e tem um vínculo direto com a empresa. A diferença dele para os outros funcionários é que durante o programa passará por alguns treinamentos espe-cícos.

Qual é a diferença entre estagiário e trainee?

Estou em uma empresa como efetivo, mas não atuo na área que desejo. Devo procurar um está-gio para tentar mudar de área?

Oportunidades de estágio e Programas de Trainee geralmente não exigem ex-periência prossional anterior. Mas se já tiver feito algo como trabalho voluntá-rio, monitoria, organização estudantil, vendas e ans pode ser um diferencial no processo seletivo (desde que tenha agregado algo à sua história).

Pra quem não tem experiência profissional qual é a melhor porta de entrada?

Estágio ou Trainee?

Isso depende muito do desempenho durante o programa. Para as empresas, um programa de trainee é um alto investimento, então o retorno em resultados é muito cobrado! A proposta de alguns deles é formar líderes, mas não são todos os programas que propõem este “aceleramento de cargo”. Um trainee terá boas oportunidades de aprendizado e exposição com executivos e outras áreas, porém, seu crescimento dependerá de suas entregas.

Um Programa de Trainee ajuda mesmo a assumir um cargo de liderança mais cedo?

A escolha de sair de um emprego e começar um estágio pode envolver diminuição salarial e perda de benefícios, mas pode ser uma grande oportunidade para proporcionar desenvolvimento e aprendizados. É preciso colocar todos os pontos na balança, inclusive o risco de não ser efetivado. Por outro lado, é uma chance de sair de uma estagnação e crescer prossionalmente. É uma forma de entrar em uma área que não conhece, pois não exige experiência anterior.

Compartilhado por Bruna Tukunaga Dias, Gerente de Orientação de Carreira da Cia de Talentos - www.carreirapoc.com.br

6 Especial Trainee

Page 7: Jornal eDUCA#39
Page 8: Jornal eDUCA#39
Page 9: Jornal eDUCA#39

Pesquisas mostram que bastam algumas mudanças para encontrar maior qualidade de vida

Pode até parecer que a rotina já o engoliu e que todos os seus sonhos de universitário foram atropelados pela vida, mas sempre há como mudar a forma com que você encara o serviço. Pesquisas, estudos e livros mostram que somente alguns passos são necessários para uma vida mais tranquila no trabalho. Então veja a lista de dicas que a The Week separou para ser mais feliz com a sua profissão:

1 – DINHEIRO N1 – DINHEIRO NÃO IMPORTA TANTO ASSIMPor mais que pareça um pouco utópico e até mesmo inacreditável para a realidade em que nos encontramos, dinheiro não é sinônimo de felicidade. Segundo pesquisas recentes, dos fatores que fazem as pessoas felizes no trabalho, bom salário está entre os últimos. Para uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, China, Japão e Índia pela Mercer, “base salarial” se encontra em sétimo dos 12 principais fatores para ser feliz no emprego. Segundo a Harvard Business Review, “aceitar um trabalho pelo salário” é um arrependimento número um na pesquisa de carreiras. Surpreendente?

2 – 2 – STATUS VALE MENOS DO QUE RESPEITOPPor mais que profissões antigas, que carreguem respaldo da sociedade, possam parecer mais prestigiosas, saiba que mais vale um emprego em que se é respeitado do aquele que impõe respeito. Segundo essa pesquisa, ser um chefe confiável – ou confiar no seu chefe – vale mais do que um aumento de 30% no salário. Para essa equipe, fazer parte de um grupo de colegas que gosta significa maiores chances de promoção. Para o sociólogo Richard Sennett, escritor do livro ‘How to Findi Fulfilling Work’, respeito faz com que as pessoas se sintam “seres humanos completos, cuja presença realmente significa alguma coisa”.

3 – 3 – FAZER A DIFERENÇA FAZ DIFERENÇAUma lista com os “trabalhos mais felizes” foi divulgada e nas primeiras colocações pudemos encontrar: bombeiros, professores, fisioterapeutas, psicólogos e muito mais. Em breve conclusão, trabalhos que trazem benefícios sociais tendem a trazer satisfação pessoal. Para os cientistas Howard Gardner, Mihaly Csikszentmihalyi, e William Damon, pessoas que trabalham para o bem dos outros exibem altas taxas de felicidade no emprego.

4 – USE O QUE VOCÊ TEM DE MELHORPProcure usar o seu talento! Segundo esta pesquisa, trabalhar com o que gosta é responsável por grande parte das “emoções felizes” que sentimos. Quando incentivadas a fazerem o que sabem – e amam –, as pessoas são mais produtivas.

5 – CORRA ATRÁS DO QUE AMAOO clichê ataca novamente: fazer o que ama traz benefícios muito positivos. Para essa pesquisa, os indivíduos entrevistados que trabalhavam com o que amavam se mostraram muito mais satisfeitos, animados e felizes com suas vidas. Em contraponto, demonstraram baixíssimos níveis de ansiedade e depressão.

6 – SEJA AUTÔNOMOAAutonomia é um dos passos mais importantes para um bom emprego. Sentir-se capaz de controlar o seu tempo e suas ações, sem que sejam necessárias ordens, é ideal, como diz o livro ‘How to Find Fulfilling Work’. Viva a liberdade!

7 – PARE DE PROCURAR O TRABALHO PERFEITOOO trabalho perfeito não existe! Pelo menos não aquele que você sonha antes de dormir... Para o autor de ‘Mindset: The New Psychology of Success’, “o que uma pessoa pode aprender, praticamente todas as pessoas podem aprender”. Com isso, ele defende que a evolução dos nossos talentos seja constante, gerando a abertura de portas novas o tempo inteiro. Assim aumentando as chances de fazer o que gosta e, consequentemente, de ser feliz no que faz.

9Galileupor

Page 10: Jornal eDUCA#39

CulturaW eb

E se você pudesse ajudar o mundo enquanto dorme? Pois saiba que isso é possível! Com o app Power Sleep, você “empresta” o poder de processamento do seu smartphone para pesquisas científicas. Para fazer, você deve baixar o app e conectar o celular no Wi-Fi. Na verdade, o aplicativo funciona como um alarme. Assim que o alarmealarme toca e você acorda, o processo se encerra. Legal, né? É só pra Android e é de graça.

Este app, desenvolvido pela “America for Animals”, tem por objetivo mostrar restaurantes veganos, vegetarianos e outros onde animais não são tratados com crueldade. O aplicativo tem uma base de mais de 20 mil restaurantes, mas só dos Estados Unidos. Fica a dica pra quem quiser criar algo parecido aqui no Bno Brasil!

O Kindly App é um aplicativo bem interessante: ele permite com que você converse com desconhecidos sobre qualquer assunto. Tá na bad e quer falar sobre um problema familiar? Ou quer falar sobre fé e espiritualidade? É possível escolher entre os temas na hora de trocar uma ideia. De graça, só pra iOS.

O Internet.org é um projeto que visa levar a web para locais que não tem acesso. E o aplicativo deles dá acesso grátis a sites como Facebook, Google e outros. Inicialmente, o app só está disponível para a Zâmbia, um dos países onde grande parte da população não tem acesso à internet.

O aplicativo “Whale Song Project” toca com o som das baleias ao vivo! Rola um streaming de baleias direto do Havaí! Quando você

compra o app, você está contribuindo para um projeto que protege os animais. É só pra

iPhone e custa US$ 1.99.

Já falamos aqui sobre o Khan Academy, um site que traz cursos e aulas sobre os mais diversos temas, como matemática e biologia, tudo de

graça. Eles também têm um aplicativo que traz todas as aulas que eles mostram na web. De

graça, pra Android e iOS.

O app de caronas é gringo, mas pode ser usado no Brasil numa boa. Você coloca o lugar para onde vai e o app sugere pessoas que vão para

lugares próximos. Uma boa pra diminuir o trânsito e ajudar o meio ambiente. O app é de

graça e pra iOS.

7APPS PRA RESTAURARSUA FÉ NA HUMANIDADE

EM VOCÊ

FÉ EU TENHO

Às vezes a gente perde a esperança no mundo e precisamos de uma lista, como a que veremos a seguir, pra restaurar nossa fé na humanidade. Listamos aqui 7 apps que promovem ações legais, dão educação ou internet de graça, entre outras coisas. Olha só:

por

Page 11: Jornal eDUCA#39
Page 12: Jornal eDUCA#39