jornal educa#56

12

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

249 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#56

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#56Fevereiro 2015

Semana 4eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> págs. 6 e 7

+ O QUE OS TESTES DE QI PODEM TESTAR?+ É POSSÍVEL AUMENTAR O QI?

O QUE CONSTITUI O QI DE UMA PESSOA?

>> pág. 4

5 COISAS QUEVOCÊ NÃO SABIASOBRE SONHOS

LÚCIDOS

Galileu

>> pág. 10

MAIS SELF,MENOS SELFIE

YouPix

>> pág. 5

51 CURSOSONLINE

E GRATUITOS

CatracaLivre

Page 2: Jornal eDUCA#56

BATMAN ETERNO -HQ SEMANAL COMEÇAA SAIR NO BRASIL

Omelete conversou com Adam Howard,que entre outros trabalhosfoi supervisor de efeitosvisuais em Birdman.Howard conta que foi contratadoprincipalmenprincipalmente para costurar osplanos-sequências, e dar aimpressão de que o longa deAlejandro González Iñárritu defato acontece em um plano só. Elespreferiram fazer a união dos cortesenquanto filmavam ao invés dettentar resolver na pós-produção.

"Eu segurava um monitor ondepassava o plano anterior e outrapessoa segurava a câmera,e mexíamos os corpos comoum só", diz Howard.

Panini está começando a publicar no Brasil a série Batman Eterno, criada pela DC Comics em 2014 como parte das comemorações dos 75 anos do Homem-Morcego. A revista sairá semanalmente no Brasil, seguindo o mesmo esquema de publicação nos EUA.

AA HQ tem formato americano (17x26 cm), com preço de capa inicial de R$ 3,50. A edição zero já está nas bancas e estreia com preço promocional de R$ 2,90. Roteirista titular da série principal do Batman nos Novos 52, Scott Snyder escreve também Batman Eterno, cuja trama está dentro da cronologia oficial, mas tem história independente de outros títulos da linha Batman.

AA ideia de Batman Eterno é trazer escritores e desenhistas diversos para seus arcos. A HQ tem estrutura de maxissérie; seu primeiro ano se encerrará em abril deste ano nos EUA e deve começar sua "segunda temporada" meses depois.

Pelo trabalho, a equipe ganhou um prêmio da Visual Effects Society entre longas em live-action, no começo de fevereiro. Apesar de não ter participado da pós-produção de Birdman, Howard explica como foi feita a cena em que Riggan caminha ao lado de Birdman, ambos interpretados pelo ator Michael Keaton. "Havia um dublê vestido como Birdman em cena.

ElesEles filmaram o Michael com várias câmeras e projetaram em um mapa 3D para depois colocarem no rosto do dublê." Já os efeitos de objetos voando, bastante usados no filme, podem

ser feitos de várias formas; Howard conta que a cena do vaso foi feita com um cabo puxando-o. Já em uma cena mais complicada, em que mais coisas voam, o efeito é adicionado na pós produção.

A

eDUCA /jornaleDUCA

2 Posts

Page 3: Jornal eDUCA#56
Page 4: Jornal eDUCA#56

Você já teve consciência de que estava sonhando? premissa de um sonho lúcido é ..... simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. A maioria de nós acorda ou tem o sonho imediatamente interrompido quando descobre, no meiomeio dele, que está sonhando. O susto parece trazer nossa consciência de volta do mundo onírico. Mas o que talvez você não saiba é que tem gente que consegue ter sonhos lúcidos com bastante frequência e inclusive permanecer neles, mas alerta. E isso significasignifica ser capaz de fazer tudo o que você faz acordado, mas em sonho.O melhor é que qualquer um pode treinar pra adquirir essa habilidade. Já publicamos, aqui na GALILEU, uma matéria que explica a ciência por trás dos sonhos lúcidos, e hoje vamos falar mais um pouco sobre detalhes que você não sabia sobre esse aspecto mimisterioso do sono humano: a capacidade de sonhar consciente do sonho.

Os primeiros registros de sonhos lúcidos na história são egípciosAlgunsAlguns pesquisadores acreditam que Ba, a representação egípcia para a alma, era o 'eu' presente em sonhos lúcidos e projeções astrais, por exemplo. Ba era comumente demonstrado como um pássaro com cabeça de humano que flutuava acima dodo corpo humano. Robert Waggoner, autor de Lucid Dreaming: Gateway to the Inner Self, fala no mesmo livro que Ba pode ser o primeiro registro histórico de uma consciência itinerante, que sai do corpo mas conserva as características docorpo e da mente comuns, ouseja, nós mesmos quandoestamos dentro de um sonho lúcido.

Sonhos lúcidos podem ser identificados como um outro estado de consciênciaDeDe acordo com a autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, Susan Blackmore, sonhos lúcidos podem ser um estado de consciência distinto daqueles que já conhecemos e alguns cientistas até acreditam que possamos, eventualmente, identificá-lo desse maneimaneira. Ela iguala o estado de 'sonho lúcido' a alteração de consciência de experiências com algumas drogas como maconha e LSD, paralisia do sono, meditação e experiências de projeção astral.Uma em cada 5 pessoas tem pelo menos um sonho lúcido por mêsUmUm estudo de 1988 descobriu que 20% das pessoas afirmam ter sonhos lúcidos todo mês, enquanto outros 50% disse já ter tido um sonho assim pelo menos uma vez. O estudo também mostrou que a lucidez em sonhos é ainda mais comum para criançascrianças - desconfia-se que seja porque crianças têm mais pesadelos e são mais vulneráveis a eles, e pesadelos frequentemente despertam a parte do cérebro responsável pela lucidez no sonho, para que o sonhador possa se dar conta que está em uma narnarrativa irreal e possa então transformá-la em algo diferente e menos assustador.

Alguns alimentos podem aumentar suas chances de ter sonhos lúcidosAnotaAnota aí: um estudo de 2006 identificou que participantes que tomaram, diariamente, 250mg de vitamina B6, disseram ter sonhos mais vivos, emocionantes, com cores mais vivas e histórias mais mirabolantes. O problema é que a quantidade diária rerecomendada pela OMS de vitamina B6 é 100mg. O que acontece se você tomar vitamina B6 demais? Bom, registros científicos anteriores dão conta de gente que tomou de 500mg a 1000mg por dia durante meses e teve neuropatia sensorial, que é dormência ee perda de sensibilidade na extremidade. Ou seja, não é uma boa ideia.Mas você pode garantir que seu consumo diária de vitamina B6 fique dentro do recomendado e isso já vai ajudar: você a encontra em alimentos como batata, banana, pães e arroz integral, alho, abacate, gema de ovo, limão, leite e aveia, por exemplo.Há um gadget que, supostamente, induz sonhos lúcidosAA Aurora é uma máscara facial que pisca cores em um padrão específico que, de acordo com o fabricante, induz sonhos lúcidos mais facilmente. O projeto foi financiado no Kickstarter e a Aurora já está em pré-venda por 200 dólares.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

A

Page 5: Jornal eDUCA#56

Conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos aplicados na criação, aperfeiçoamento de utilidades. De uma forma ampla, pode-se definir assim a Engenharia. Com cadeiras disputadas em todas as grandes universidades, ela está conectada a diferentes áreas da vida humana.

AAos interessados em Engenharia, o Veduca, plataforma que oferece gratuitamente videoaulas de grandes centros de estudo, possui 51 cursos relacionados ao tema. Os conteúdos - que vão desde Robótica a Circuitos Eletrônicos - são ministrados por docentes da Universidade Yale, USP, MIT, Universidade da Califórnia em Berkeley, entre outras.

alvez você seja louco, vidrado, apaixonado pela fotografia e esteja pensando em fazer dela sua profissão? Ou talvez seja um entusiasta que tem uma câmera e quer aprender a usá-la para criar imagens incríveis?

AA eduK(eduk.com.br) junto com o expert Flávio Demarchi te ajudarão a alcançar esses objetivos com o curso gratuito de Fundamentos da Fotografia 1: o essencial. Nesse curso você vai aprender tudo para começar a dominar seu equipamento fotográfico e produzir imagens com qualidade profissional.FlFlávio Demarchi vai falar sobre obturador e velocidade, diafragma e abertura, iso, além dos efeitos visuais relacionados a cada um deles. Você vai aprender a controlar o foco, para que serve cada objetiva, especificidades da fotografia digital, formatos de arquivo, WB, etc.

OO curso é online, ao vivo e gratuitamente nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, a partir das 14h (reprise gratuita às 19h), tudo o que precisa para começar a carreira de fotógrafo ou mesmo aprimorar técnicas e fundamentos para tirar fotos profissionais. Reserve o seu lugar!

eDUCA /jornaleDUCA

5CatracaLivre

Page 6: Jornal eDUCA#56

Resolver problemas matemáticos, arrematar uma partida de xadrez, compor peças musicais ou fazer uma descoberta científica. Não são tarefas impossíveis, mas para realizá-las a pessoa deve demonstrar ter uma inteligência em nível superior. Mas como medir algo tão subjetivo? O termo QI, ou quociente de inteligência, geralmente descreve uma pontuação em um teste comparativo que classifica a habilidade habilidade cognitiva de uma pessoa. Na maioria dos testes, um resultado entre 90 e 110, ou a média com mais ou menos 10, indica a inteligência média. Um resultado acima de 130 indica uma inteligência excepcional; abaixo de 70, retardamento mental. Como seus predecessores, os testes modernos levam em consideração a idade de uma criança, ao determinar uma pontuação de QI. Crianças são classificadas de acordo com a população em seu níseu nível de desenvolvimento. Que capacidade cognitiva está sendo medida? Em poucas palavras, testes de QI são desenvolvidos para medir suas habilidades gerais de resolver problemas e entender conceitos. Isso inclui habilidades de raciocínio, de solução de problemas, de relacionar assuntos e de armazenar e resgatar informações.

habilidade intelectual, que determina outras habilidades cognitivas específicas. Em condições ideais, um teste de QI mede este fator geral de inteligência, abreviado como g. No entanto, os melhores testes apresentam questões de diversas categorias da habilidade intelectual para não sobrecarregar uma única habilidade específica.

OsOs testes medem sua habilidade de entender ideias, e não sua quantidade de conhecimento. Aprender novas coisas, portanto, não aumenta seu QI. Por outro lado, aprender pode exercitar sua mente, o que pode ajudá-lo a desenvolver habilidades cognitivas, embora os cientistas não entendam esta relação completamente. A ligação entre o aprendizado e a habilidade mental ainda é desconhecida, asassim como o funcionamento do cérebro. A habilidade intelectual parece não depender mais de fatores genéticos do que de fatores ambientais, mas a maioria dos especialistas concordam que o ambiente tem papel importante em seu desenvolvimento. >>

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 7: Jornal eDUCA#56

Existem evidências de que crianças desenvolvem uma maior habilidade intelectual se receberem melhor alimentação e dietas mais balanceadas quando ainda são bebês. Além disso, um grau mais elevado de estímulos intelectuais na pré-escola tende a melhorar as pontuações de QI por alguns anos da escola primária, mas não permanentemente. Em adultos, o QI dificilmente aumenta com o tempo. Existem evidências de que manter uma atmosfera inintelectualmente estimulante (aprendendo novas habilidades ou resolvendo quebra-cabeças, por exemplo) aumenta um pouco a habilidade cognitiva, da mesma forma que manter um regime de exercícios aumenta a habilidade física, mas estas mudanças não são permanentes e não influenciam na pontuação do QI.

Portanto, sua pontuação de QI é relativamente estável, não importa o conhecimento adquirido. Isso não significa que você não possa aumentar sua inteligência. Testes de QI são apenas um método imperfeito de medir certos aspectos da habilidade intelectual. Muitos críticos dizem que eles não medem criatividade, habilidades sociais, sabedoria, habilidades adquiridas ou muitas outras coisas que consideramos como sendo aspectos da ininteligência. O valor dos testes de QI está em medir a habilidade cognitiva geral, o que foi provado como sendo um indicador bastante preciso do potencial intelectual. Existe uma alta correlação positiva entre o QI e o sucesso na escola e no trabalho, mas há muitos e muitos casos onde QI e sucesso não coincidem.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Jornal eDUCA#56

eDUCA /jornaleDUCA

8

ue tal se juntar ao time das grandes programado- ras da história? O Technovation Programaê! vai te ajudar a chegar lá. Você só precisa formar um time de até cinco meninas que tenham entre 10 e 18 anos e vontade de ajudar as pessoas criando um aplicativo que solucione algum problema social. Lembrando que não é necessário experiência em programação.

AAo final da experiência, os quatro melhores projetos serão apresentados no Vale do Silício, Califórnia, e o aplicativo vencedor receberá 10 mil dólares para seu desenvolvimento! O desafio é a maior competição do mundo para meninas em tecnologia e dura 12 semanas a partir do dia 1º de março.

O Technovation Programaê! é um programa da ONG norte-americana Iridescent, que em apenas 7 anos desde sua criação já treinou mais de 500 mentores e impactou mais de 16.000 famílias em Los Angeles, São Francisco, Boston, Chicago e Nova Iorque. Em 2013, a competição foi aberta globalmente pela primeira vez e contou com a participação de mais de 600600 meninas de vários países, como Índia, China, Indonésia, Inglaterra, Ucrânia, Gana e Nigéria. No Brasil, o desafio é lançado oficialmente este ano, graças às parceria com o Programaê!

Para se inspirar e criar coragem para montar o seu time, conheça um pouco da história das mulheres no mundo da programação:

Q

Jornal eDUCA

Page 9: Jornal eDUCA#56

eDUCA /jornaleDUCA

9Startupi

, eu poderia até assustar vocês .........escrevendo que a faculdade é bastante marcial, com suas idiossincrasias disciplinares e simbólicas. Mas isso vocês mesmos merecem o direito de descobrir por conta se é verdade ou não! A ideia por trtrás deste artigo veio quando comecei a pensar sobre um seriado que ando assistindo.

Em um dos capítulos de Marco Polo (filme de ficção em série baseada na história do navegador italiano famoso por integrar rotas comerciais), o personagem principal, que se chama... adivinhem... Marco Polo... está recebendo aulas de kung fu de um memestre cego. O mestre o pergunta: “quando você voltar ao Ocidente, o que dirá sobre o kung fu? Que significa lutar? Convocar o espírito do tigre? Significa habilidade suprema pelo trabalho duro”.

O mestre segue exemplificando: “um grande poeta alcançou o kung fu; o pintor, o calígrafo, também se pode dizer que alcançaram kung fu. Também um cozinheiro ou faxineiro alcançam o seu kung fu. Prática, preparação, repetição interminável, até que sua menmente esteja cansada e seus ossos doam. Até que esteja acabado demais até mesmo para suar ou respirar. Este é o caminho, o único caminho de ter kung fu. Infelizmente, rapaz, você não tem kung fu”.

É Este é um artigo de encorajamento. Você pode alcançar a excelência, a maestria, em qualquer profissão ou caminho que escolher. Não adianta escolher uma área bastante nobre ou valorizada mas não ser bom; você pode ser muito bom, ser o melhor em outoutras coisas, e isso tem o seu valor. Saiba que vai encontrar dificuldades relacionadas à área (profissão, curso, assunto) que escolheu, mas provavelmente serão mais dificuldades não-relacionadas diretamente. Não é culpa, por exemplo, da matemática, se vvocê tem que acordar às 5h toda manhã e voltar para casa apenas à meia-noite.

Acima de tudo, o encorajamento deste artigo, com relação ao diálogo sobre o kung fu no seriado Marco Polo, é que talvez você não vá se formar. Talvez, se forme sem ser o melhor. Talvez se forme como o melhor aluno mas não tenha o melhor futuro. Talvez desempenhedesempenhe seu trabalho sem kung fu, sem a habilidade suprema. Uma coisa é certa: a faculdade é só começo e dificilmente, talvez raramente, uma pessoa alcança o nível de kung fu na Medicina ou na Pedagogia ou em Biologia só por ter estudado cinco anos. anos.

Quem vai realmente te deixar afiado, preparado, sabendo das coisas, manjando de tudo, o verdadeiro ninja da sua profissão? Um curso de Mestrado? Doutorado? Não! É a vida e o exercício das suas habilidades. Então, para que serve uma faculdade? Para fafazer você se destacar como “formado em tal curso em tal faculdade?” Pode ser que exista este efeito, mas a faculdade serve é para te dar disciplina, a disciplina de se interessar pelas coisas de uma forma estruturada, organizada (em um nível que o Ensino Médio não alcança). Médio não alcança).

Ser profissional, ser bem sucedido e ser feliz são resultados! São buscas constantes por aprimoramento, por experiência de verdade, conhecimento cada vez mais obstinado e uma sabedoria reflexiva que não se obtem em curto prazo - e que certamente seserão temperados com decepções e dificuldades. Se a faculdade servir para te botar neste caminho, então sim, terá valido.

Page 10: Jornal eDUCA#56

A lógica das redes sociais de quantificar nosso sucesso através de likes eRTs nos faz perder a noção de quem realmente somos. Vivemos em função

daquilo que outros atribuem a nós.

eDUCA /jornaleDUCA

10 YouPix

os Estados Unidos existe uma ...........expressão que não tem correspondente em português: o me time. Temos aqui o tal do “tempo para mim”, mas não acho que seja a tradução correta. Esse “tempo do eu” (em tradução mais do que livre) não temtem tanto a ver com as horas do dia que sobram para fazer coisas pessoais (ler aquele livro que estava parado no criado-mudo ou fazer o tratamento estético de que provavelmente você não precisa), mas sim com as horas do dia em que ficamos a sós conosco. Um ttempo para curtir a solidão.

Hoje temos muito pouco “tempo do eu”. O mundo digital e suas demandas sociais fazem que nunca estejamos sozinhos. A lógica das redes sociais de quantificar nosso sucesso através de likes e RTs nos faz perder a noção de quem realmente somos. Vivemos em funçãofunção daquilo que outros atribuem a nós. Se posto uma selfie no Instagram e recebo dez likes, isso constrói meu caráter e minha persona. Se ninguém curte o que posto, acho que tenho algum problema, que minha vida não é tão interessante ou que meus amigos nãonão ligam para mim. A construção do que sou é muito mais coletiva do que pessoal.

A geração que nasceu nos anos 1980 talvez seja a última que sabe como é ter momentos de verdadeira solidão. Aqueles em que é possível decidirmos sozinhos o que achamos de nós mesmos, que são tão importantes e que tanta gente busca hoje em dia. O famoso famoso “tempo do eu”.

A internet nos deu o mundo e ao mesmo tempo nos tirou do nosso mundinho próprio. Ele era muito mais restrito, verdade, mas nos permitia ter momentos solitários em que podíamos nos dedicar mais ao nosso self do que à selfie perfeita.

AA vida lá fora é maravilhosa, mas tirar um tempo para ficar só de vez em quando pode ser melhor ainda.Tente! :)

Será que antes da internet a vida era melhor porque tínhamos mais “tempo do eu”? Não! Nem melhor, nem pior, ela simplesmente era. Mas era num ritmo bem mais lento, menos exigente e menos frenético. As redes sociais nos exigem, mas é extremamente ininteressante e encantador ter acesso a toda a informação do mundo, à cultura que corre livre pelas redes, ao conhecimento, consumo, relações.

N

Page 11: Jornal eDUCA#56

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Jornal eDUCA#56