jornal educa#47

32

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#47

eDUCA

Page 2: Jornal eDUCA#47
Page 3: Jornal eDUCA#47

>> pág. 6

7 MOTIVOS PARAVOCÊ NÃO USAR OCELULAR NO QUARTO

Galileu

>> pág. 22

TUDO CONSPIRA ASEU FAVOR QUANDOVOCÊ INSPIRA E TRANSPIRA

Startupi

>> pág. 24

12 MANEIRASREALMENTE BACANASDE COMPARTILHAR SUAVIDA NA INTERNET

youPIX

>> PÁGINAS 14 à 20

O QUE FAZER COM A NOTA DO ENEMCONHEÇA O MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO EXAME

FOI MAL NO ENEM? NÃO SE DESESPERE!

TESTE SEUS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIAFÉRIAS À VISTA

ESPECIALPÓS ENEM

/jornalmundu

eDUCAuniversitáriomundo

#47DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA” - NOVEMBRO 2014 - SEMANA 2

Recicle essa edição. Compartilhe com a sua galera. O Jornal eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein!?

Page 4: Jornal eDUCA#47

O ano promete no cinema, com a volta de franquias consagradas.O ano que 2015 no cinema não terá apenas novas adaptações de quadrinhos e retornos de franquias consagradas. Algumas obras originais podem surpreender, ao longo do calendário, em meio aos blockbusters de marca. A seguir, uma lista com alguns destaques:

CHEGA LOGO, 2015!.

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira ecomportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])Edição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])FFacebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.Tiragem: 200.000 exemplares dirigida ao público ppré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xp

ed

ien

te

2por

Posts

Compartilhado por www.omelete.com.br

Page 5: Jornal eDUCA#47
Page 6: Jornal eDUCA#47

4por

Posts

Compartilhado por www.omelete.com.br

Page 7: Jornal eDUCA#47
Page 8: Jornal eDUCA#47

Não é fácil ficar longe dos smartphones. O Whats bombando, o feed do Facebook subindo e o Instagram fervendo. Mas o que poucas pessoas sabem – ou não se preocupam – é que estudos mostram como isso pode ser nocivo à saúde.UmaUma pesquisa realizada pelo YouGov e o Huffington Post mostrou que 63% dos jovens de 18 a 29 anos dormem com seus aparelhos embaixo do travesseiro. Nos últimos anos, cientistas descobriram que isso pode influenciar fortemente na privação de sono. Um estudo mostrou que as luzes de computadores e celulares são capazes de ativar neurônios “despertáveis”, o que pode causar insônia. Além disso, outra pesquisa mostrou que manter aparelhos nos ambientes de sono pode prejudicar na qualidade do mesmo. Pensando exatamente nisso, separamos aqui sete bons motivos para deixar o smartphone longe do seu quarto.

Deixe o smartphone na sala e tenha uma boa noite de sono

6 Galileupor

Page 9: Jornal eDUCA#47
Page 10: Jornal eDUCA#47

8

Page 11: Jornal eDUCA#47

9Mercado

Page 12: Jornal eDUCA#47

Mercado10

Page 13: Jornal eDUCA#47

11Mercado

Page 14: Jornal eDUCA#47
Page 15: Jornal eDUCA#47
Page 16: Jornal eDUCA#47

Após muito empenho e dedicação aos estudos, milhares de estudantes poderão respirar aliviados por terem concluído mais uma etapa na vida: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). AlémAlém de servir como instrumento de auto avaliação e ser considerado uma prévia do vestibular, em que é possível fazer um balanço sobre quais conhecimentos foram assimilados no Ensino Médio, o resultado do exame pode ser utilizado como critério de seleção para o ingresso em diversas universidades. “Na“Na UNINOVE, os alunos que obtiveram acima de 300 pontos na redação do Enem e apresentarem a documentação exigida, podem efetuar matrícula sem precisar realizar o processo seletivo. Dessa forma, pretendemos oferecer aos jovens ainda mais oportunidades de crescimento e qualificação profissional, garantindo amplo acesso ao ensino superior”, afirma o reitor da UNINOVE Prof. Eduardo Storópoli. EEstudantes de baixa renda também podem aproveitar um benefício a mais: de acordo com a pontuação obtida, é possível participar de programas de financiamento e bolsas de estudo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

SegundoSegundo o Prof. Eduardo Storópoli, a utilização da nota do Enem para ingresso nesses programas auxilia os jovens que não têm condições de arcar com os custos de sua formação. “Acreditamos na educação como um transformador social e, por isso, investimos fortemente na infraestrutura, no corpo docente altamente qualificado, no projeto pedagógico diferenciado e inovador, com a missão de oferecer formação de qualidade, atendendo às necessidades do mercado de trtrabalho. Oferecemos diversos programas de bolsas e financiamentos para potencializar a inclusão de jovens no mercado de trabalho, preparando-os profissionalmente para que possam garantir boas oportunidades para si e suas famílias”, conta. Como se não bastasse tudo isso, obter uma boa nota no exame pode servir como diferencial na disputa por uma vaga de trabalho. A tendência é que empresas que consideram a redação um importante diferencial dos candidatos levem em conta o resultado da prova.

TECNOLOGIA Proporciona formação em áreas específicas, possibilitando empregabilidade rápida e mais oportunidades profissionais para quem já atua no mercado.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA CCom duração média de dois a três anos, esses cursos são ideais para quem busca qualificação profissional em pouco tempo.

LICENCIATURA Habilita o aluno formado a dar aulas nos Ensinos Fundamental e Médio. Conta com disciplinas de cunho pedagógico, horas dedicadas à pratica de ensino e estágio na área pretendida.

BACHARELADO CCom duração de três a cinco anos, oferece uma ampla base teórica e permite que o estudante receba o diploma com grau de bacharel. Atenção: em universidades privadas, como a UNINOVE, a nota do Enem não é utilizada para ingressar no curso de Medicina.

DEPOISO QUE FAZER COMA NOTA DO EXAME?

DO ENEM...

Capa

QUAIS MODALIDADES DE CURSO SUPERIOR ÉPOSSÍVEL INGRESSAR COM A NOTA DO ENEM?

Page 17: Jornal eDUCA#47

www.facebook.com/jornalmunduFique ligado:

Agora que você já terminou a prova, deve estar se perguntando se aquele famoso ‘chute’ que você deu em algumas questões está certo. Com o método utilizado para avaliação do ENEM ele pode não ser a melhor saída para pontuar “a mais” na prova. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é capaz de analisar as questões que o estudante respondeu e dar um peso específico para cada resposta correta.

OO sistema funciona de uma forma bem simples, as perguntas são divididas 3 grupos: fáceis, médias e difíceis, e são dispostas ao longo da prova em ordem aleatória, ou seja, o aluno não sabe quais pertencem a cada grupo. Com base em estatísticas, o TRI analisa as respostas. Se o estudante errou muitas perguntas ‘fáceis’ e acertou muitas na categoria ‘difícil’, o sistema deduz que o aluno chutou, pois estatisticamente isto é improvável. Portanto, a média do estudante que chutou cai, fazendo com que a nota não dependa apenas do valor absoluto de acertos, mas também da dificuldade das questões em que acertou e errou.

AA ideia é evitar que o candidato se beneficie do fator sorte, fazendo com que o candidato realmente se prepare para a prova e leia as questões com calma e concentração na hora de respondê-las.

A TRI ajuda a evitar os empates, principalmente nas disputas por carreiras muito disputadas, onde cada detalhe faz a diferença na avaliação. Após a divulgação da nota individual dos candidatos, o INEP também publica as notas mínimas e máximas de cada área. Assim os candidatos podem usa-las como parâmetro para saber se foram bem ou mal no exame.

NÃO VALE CHUTAR! CONHEÇA OMÉTODO DE AVALIAÇÃO DO ENEM

FOI MAL NO EXAME? NÃO SE DESESPERE!

Page 18: Jornal eDUCA#47
Page 19: Jornal eDUCA#47
Page 20: Jornal eDUCA#47

3. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, milha- res de índios morreram por doenças virais trazidas por esses europeus. Isso ocorreu porque

A. os índios nunca haviam tido contato com esses vírus e, por isso, seus sistemas imunes desconheciam os invaso-res. B. os portugueses criaram vírus superpotentes a fim de dizimar a população nativa do Brasil.C. os vírus que vieram com os portugueses se adaptaram rapidamente ao clima brasileiro.D. os portugueses forçaram a vacinação dos índios.E. ao longo da viagem, os vírus se reproduziram, de modo que, ao chegarem ao Brasil, eram muitos.

4.4. A identificação dos governos da República Velha com os interesses da economia cafeeira pode ser ex-pressa pelo(a)

A. financiamento, através do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras no Encilhamento.B. estatização das exportações, com o objetivo de garantir preços durante a Primeira Guerra Mundial.C. adoção de uma política de valorização, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convênio de Taubaté. D. controle da mão de obra camponesa e apoio à imigração com a Lei Adolfo Gordo.E. isenção de tributos assegurada no programa de estabili-zação de Campos Sales.

1. A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

A. A água do planeta está sendo comprometida pela po- luição doméstica, industrial e agrícola, e pelos dese-quilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.B. Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.C. A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando sempre a sustentabilidade do meio ambiente local.D. O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e D. O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.E. A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior proble-ma ligado à falta de água para abastecer as cidades.

2. Em vastas áreas agrícolas do Brasil ocorre erosão acelerada dos solos. Quais são os aspectos associa-dos a esse fenômeno?

A. Ausência de estudos que delimitem as culturas de acordo com as determinações do meio físico.B. Utilização de práticas econômicas inadequadas às condições físicas locais, por parte dos produtores agrícolas. C. Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que de-sagrega os minerais da camada superficial dos solos.D. Complexa e frágil constituição biológica dos solos, tor-nando-os naturalmente sensíveis à erosão.E. Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.

gabarito: 1: A; 2: B; 3:A; 4:C

AVALIE SEUS CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

O Enem já foi, mas ainda ocorrerão outros vestibulares. Por isso, não desanime! Continue revisando os conteúdos para essa reta final.

SEM PARAR!

AINDA TEM OUTROS VESTIBULARES! ;)

AQUECEU? PREPARE-SE, DE GRAÇA,EM UMA PLATAFORMA ADAPTATIVA.

WWW.GEEKIEGAMES.COM.BR!Compartilhado por: GEEKIE GAMES | www.geekiegames.com.br | www.facebook.com/GeekieBrasil

18por

QUIZ

Page 21: Jornal eDUCA#47
Page 22: Jornal eDUCA#47

por

Tram poFÉRIAS À VISTA

Page 23: Jornal eDUCA#47
Page 24: Jornal eDUCA#47

Pensando sobre a importância do ENEM e da entrada na faculdade, acabei me lembrando de como eu me sentia na minha época. Entrei na faculdade de Jornalismo, em 1999, depois de ter pensado em outras carreiras. Lembro-me do cabelo descolorido, dos trotes, do coleguismo, da sensação de novidade e de seriedade. De descoberta e construção. De querer saber se tinha escolhido o “curso certo” e se a carreira ia dar certo. Se eu seria feliz.

A coisa mais importante que aprendi na universidade foi a fazer perguntas. Uma das perguntas mais importantes que fiz foi: por que muitas pessoas não conseguem trabalhar na área em que estudaram (por não haver vagas) se as faculdades desenham os cursos para que as pessoas tenham os melhores trabalhos nas melhores empresas que querem oferecer para o mundo os melhores produtos e serviços? Por que o mundo continuava cheio de problemas que as pessoas não conseguiam resolver? Eu não fazia ideia...UmUm dia, li em um livro que o futuro seria marcado pela parceria entre pessoas que tem ideias e pessoas que tem dinheiro. Para minha surpresa, depois de alguns anos trabalhando como jornalista, acabei sendo empreendedor de um site de notícias e artigos sobre brasileiros que estavam conseguindo criar inovações no mercado, muitas vezes com ajuda de investidores. Hoje também comemoro o fato de nossa empresa ter lançado um negócio de educação, que oferece cursos presenciais e online sobre competências que as faculdades ainda não ensinam. Já trabalho há 20 anos, em outras áreas, com outras funções, mas não vem ao caso citar.

CCreio que a mensagem que tenho para compartilhar com vocês seja: pouco do que consegui fazer, do que acabou acontecendo, foi realmente planejado. Alguns movimentos profissionais deram errado, mas tive a boa sorte de aproveitar algumas oportunidades. Em todos os momentos, bons e ruins, acabei concluindo que as coisas não conspiram contra a gente, nem a favor: elas inspiram e transpiram. É necessário se dedicar de verdade e se manter verdadeiramente atento a si mesmo e ao mundo (seja o mundo ao redor ou o mundo lá longe). As chances favorecem os bem preparados, mas as surpresas e mudanças estarão sempre por perto!

Startupipor

Page 25: Jornal eDUCA#47
Page 26: Jornal eDUCA#47

12 MANEIRAS REALMENTE BACANASDE COMPARTILHAR SUA VIDA NA INTERNET

youPIXpor

Page 27: Jornal eDUCA#47
Page 28: Jornal eDUCA#47

26

Page 29: Jornal eDUCA#47
Page 30: Jornal eDUCA#47
Page 31: Jornal eDUCA#47
Page 32: Jornal eDUCA#47