jornal educa#50

24

Upload: jornal-educa

Post on 08-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#50

eDUCAuniversitáriomundo

Page 2: Jornal eDUCA#50
Page 3: Jornal eDUCA#50

>> pág. 4

VIDA COMPLEXA SÓPODE EXISTIR EM10% DAS GALÁXIAS

Galileu

>> pág. 6

COMO PARAR DEPERDER TEMPONA INTERNET

youPix

>> pág. 14

DE ESTUDANTEA PROFISSIONAL

Trampo

>> pág. 16

BRASIL: TALENTOOU TÁ LENTO?

Startupi

POR DENTRO DA USP E DA FUVEST [ pág. 8 ] MITOS E VERDADES DA FUVEST [ pág. 10 ]

CURIOSIDADES SOBRE O “UNIVERSO USP” [ pág. 12 ]

ESPECIAL FUVEST

/jornalmundu

eDUCAuniversitáriomundo

#50DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA” - DEZEMBRO 2014 - SEMANA 1

Recicle essa edição. Compartilhe com a sua galera. O Jornal eDUCA é do bem. Vê se não joga ele na rua, hein!?

Page 4: Jornal eDUCA#50

UM ANÃO DATERRA-MÉDIANO BRASIL!Richard Armitage vem prestigiar a primeira pré-estreia do último O Hobbit

AA CCXP - Comic Con Experience fará no dia 7 de dezembro a primeira pré-estreia no Brasil de O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos, o último filme da trilogia, com a presença de Richard Armitage, que interpreta Thorin Escudo-de-Carvalho na saga.

AA première ocorre na convenção às 10h30, para 1.000 pessoas, seguida de um painel para 2.000 pessoas em que Armitage falará de O Hobbit. A exibição é aberta a todos que compraram ingresso para o evento, mas está sujeita à lotação da sala.

ArmitageArmitage se une a nomes como Jason Momoa e Sean Astin entre os confirmados na CCXP, que acontece no Expo Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de dezembro. Mais informações sobre ingressos estão disponíveis no site ccxp.com.br.

O JORNAL eDUCA é uma publicação sobre Educação, Carreira ecomportamento jovem, idealizado, editado e produzido pela EDITORA MUNDO UNIVERSITÁRIO.Publisher: Caio Romano ([email protected])Gerente Comercial: Valter Pedrozo ([email protected])Edição de Arte: Tábs Sáez ([email protected])FFacebook: www.facebook.com/jornalmunduFale conosco: [email protected]

Conteúdo Compartilhado por: Omelete, Catraca Livre, Cia. de Talentos, Startupi, youPIX, Revista Galileu e 89 A Rádio Rock. Distribuído semanalmente nas princi-pais estações do metrô, cursinhos e colégios de São Paulo.Tiragem: 200.000 exemplares dirigida ao público ppré-universitário. Anuncie: (11) 3151-5671E

xp

ed

ien

te

2por

Posts

Compartilhado por Marcelo Hessel do www.omelete.com.br

Page 5: Jornal eDUCA#50
Page 6: Jornal eDUCA#50

Remover todas as galáxias?

Você tem certeza que quer removertodas as galáxias do universo?

Não Sim

Explosões podem ter acabado com 80% da vida na Terra 450 milhões de anos atrásPara os astrofísicos teóricos Tsvi Piran, da Universidade de Jerusalém, e Raul Jimenez, da Universidade de Barcelona, o universo é um lugar muito mais solitário do que se imagina. Segundo a pesquisa, apenas 10% das 100 bilhões de galáxias do universo é capaz de habitar formas complexas de vida.

Baseando-se na teoria das explosões estelares de raios gama, os astrofísicos acreditam que esse é o principal fator para que seres mais complexos que os micróbios não consigam se desenvolver. Esses eventos também sustentam a tese de que, durante bilhões de anos após o Big Bang, o universo foi um lugar completamente sem vida.

PPara o físico Brian Thomas, “é surpreendente pensar que apenas 10% das galáxias podem ter vida complexa depois de cinco bilhões de anos, mas minha impressão é a de que eles provavelmente estão certos”.

Descoberta em 1967, a explosão de raios gama é um tema recorrente no mundo da astrofísica. As explosões podem acontecer em dois tipos: as menores, quando duas estrelas neutras se fundem com buracos negros; e as maiores, quando grandes estrelas entram em colapso e explodem – muito mais raras, mas carregam 100 vezes mais energia que as “pequenas”. Ambos os fenômenos são capazes de destruir a camada de ozônio e, consequentemente, acabar com a vida na Terra.

OsOs pesquisadores Piran e Jimenez acreditam que as chances da Terra ter sido exposta à explosões como essa foi de 50% nos últimos bilhões de anos. Alguns astrofísicos sugerem que um evento em particular foi responsável pela “extinção do Ordoviciano” – cataclisma global ocorrido 450 milhões de anos atrás que acabou com 80% das espécies do planeta.

SegundoSegundo o trabalho, planetas que estão a 6500 anos-luz de distância das estrelas mais densas (do centro de suas galáxias) possuem 95% de chances de terem sofrido um raio gama letal nos últimos anos. Como exemplo, o sistema solar está a 27 mil anos-luz de distância do seu centro. O resultado desses cálculos mostrou que 90% dessas galáxias provavelmente já sofreram as consequências das explosões, assim gerando um possível fim da vida inteligente.

PPara Piran, isso não significa que esses planetas estão sem vida nenhuma: “É quase certo que bactérias e outras formas de vida menos complexas conseguiriam sobreviver a um evento desse tipo. Mas para a vida complexa, a explosão é como um botão ‘reset’. Todo o processo teria que ser recuperado”.

4 Galileupor

Page 7: Jornal eDUCA#50
Page 8: Jornal eDUCA#50

Quanto tempo útil você gastou fazendo coisas inúteis na internet hoje? Não precisa responder pra gente! Dá um pause aí no vídeo da pegadinha do Silvio Santos, coloque a mão no coração e responda pra você mesmo.NãoNão conseguimos viver sem internet e as redes sociais fazem parte da nossa  vida. Mas é verdade também que em vários momentos ela rouba nossa atenção e nos prende em um vórtice eterno de links maneiros, vídeos doidos que tocam sozinhos no Facebook, discussões que não podemos perder no Twitter e emails que não te acrescentam em nada. Quando você viu… pá! Lá se foram 45 minutos que você perdeu fazendo nem lembra o quê. Esse inclusive é o Dilema de Tostines dos tempos modernos: não conseguimos sair da web e não conseguimos ser produtivos com a web… como resolver isso? A internet é o queque a gente faz dela, se você usar a sua de um jeito mais inteligente, não vai ter aquela sensação chata no final do dia de “meu deus, pra onde foi minha vida?”. Nós vamos te contar aqui como usar a web pra agilizar a sua vida e não o contrário.

youPIXCOMO PARAR

DE PERDER TEMPONA INTERNET

por

Page 9: Jornal eDUCA#50
Page 10: Jornal eDUCA#50

Cursar uma graduação na Universidade de São Paulo é o sonho de muita gente desde a sua fundação em 1934. No ano em que completa seu 80º aniversário a USP continua despertando o interesse dos estudantes, garantindo à universidade o posto de maior instituição de ensino público do Brasil, terceira maior da América Latina e uma das maiores do mundo.

AA USP é formada por 249 cursos de graduação distribuídos em 42 unidades e mais de 58 mil alunos. Além disso, possui 239 programas de pós-graduação dos quais fazem parte 332 cursos de mestrado e 309 de doutorado com mais de 28 mil matriculados. A USP é responsável por 22% da produção científica do Brasil.

OsOs campi da universidade estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de Unidades de Ensino, Museus e Centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

CriadaCriada em 1976, a Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), é a responsável por organizar e realizar o vestibular da Universidade de São Paulo. Ao longo dos anos este trabalho foi ampliado e melhorado através de constantes avaliações dos processos seletivos já organizados.

OO que muita gente não sabe, é que a preparação para a FUVEST começa com bastante antecedência não só para o aluno, mas também para a Fundação que inicia os preparativos com um ano de antecedência. As matérias que serão cobradas durante as fases do exame, os critérios de desempate, os cursos e a quantidade de vagas que serão oferecidas, dentre outros pontos importantes, são decididos e divulgados aos estudantes com grgrande antecedência.

Este ano a FUVEST seleciona candidatos para 11.057 vagas da Universidade de São Paulo (USP) e para as 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

CapaPOR DENTRODA USP EDA FUVEST

Page 11: Jornal eDUCA#50
Page 12: Jornal eDUCA#50

CapaCURIOSIDADES SOBRE O ‘UNIVERSO USP’

º A USP possui 5 museus que já receberam mais de 1,5 milhão de visitantes, 2 centros de difusão científica, 1 centro de preservação cultural, além de atender a comunidade em 5 hospitais e dezenas de acervos museológicos.

º A USP conta com mais de 6 mil profissionais em seu corpo docente. 99% tem no mínimo doutorado e 85% dedicam-se à instituição em tempo integral.

ºº A Universidade já formou 12 presidentes brasileiros e 54 ministros do Supremo Tribunal Federal. Os presidentes são eles: Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Washington Luís, Júlio Prestes, José Linhares, Nereu Ramos, Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso.

º º Destes ex-presidentes, 11 deles foram alunos da Faculdade de Direito. Apenas Fernando Henrique Cardoso se graduou em Sociologia, e hoje é professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Page 13: Jornal eDUCA#50
Page 14: Jornal eDUCA#50

MITOS X VERDADES DA FUVESTMuito se fala sobre a FUVEST, sua aplicação, correção e o que influencia em sua nota final. O Jornal eDUCA desvendou alguns mitos e verdades sobre a prova. Confira:

Marcar a mesma alternativa em todas as questões garante a nota mínimaMITO. Se o candidato não acertar 30% da prova na primeira fase, ele está automaticamente eliminado.

PPreciso usar todas as linhas destinadas à redação para mostrar que conheço o assuntoMITO. Algumas das melhores redações já selecionadas pela FUVEST não usaram todo o espaço destinado ao texto. Você pode explorar bem o tema em um número reduzido de linhas.

Nas perguntas dissertativas é melhor escrever bastante, afinal alguma coisa deve estar certaMIMITO. Escrever muito não significa que sua resposta está correta. O processo de correção desse tipo de questão é bem complexo, e a prova passa pelo crivo de dois corretores e se houver uma grande diferença entre as notas atribuídas, a prova passa por um 3º corretor.

Se eu não pontuar na prova da 2ª fase serei desclassificado VERDADE. Se o candidato tiver nota zero em qualquer momento da 2ª fase (1º dia, 2º dia, 3º dia ou habilidades específicas) será excluído do vestibular.

Marquei a mesma alternativa em uma sequência de perguntas, algo está erradoMIMITO. A sequência em que as perguntas são dispostas na prova não influencia na alternativa correta.

Sempre que houver números no enunciado tenho que fazer contas MITO. Cada enunciado é diferente. É preciso reler com calma, pois a questão pode ser de pura lógica.

Tenho como escolher outro curso se não conseguir a nota para o que me inscrevi VERVERDADE. O candidato pode mudar de carreira no processo de reescolha.

O meu local de prova pode mudar na segunda faseVERDADE. Os locais podem ser alterados, mas geralmente são em uma mesma região.

www.facebook.com/jornalmunduFique ligado:

Page 15: Jornal eDUCA#50
Page 16: Jornal eDUCA#50

Compartilhado por Equipe Carreira – Cia de Talentos - Facebook.com/ciadetalentos – www.carreirapoc.com.br

por

Tram po

DE ESTUDANTE A PROFISSIONAL

Page 17: Jornal eDUCA#50
Page 18: Jornal eDUCA#50

Startupipor

Page 19: Jornal eDUCA#50
Page 20: Jornal eDUCA#50

Baixe o aplicativo e confira todasas edições do Jornal eDUCAno seu celular ou tablet

eDUCA

Page 21: Jornal eDUCA#50

19

Page 22: Jornal eDUCA#50
Page 23: Jornal eDUCA#50
Page 24: Jornal eDUCA#50