jornal dos bairros 4 a 11 de julho de 2014

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 4 A 11 DE JULHO DE 2014 | ANO XV | Nº 703 Itajaí contará com mais de 40 quilômetros de Ciclovias e Ciclofaixas Operadores da Rádio Costeira de Itajaí recebem treinamento Tribunal Superior Eleitoral confirma 580 pedidos de candidaturas em Santa Catarina Atletas do Taekwondo de Itajaí estão entre os melhores do Brasil Começa a contagem regressiva para a 32ª Festa Nacional do Colono Município precisa de recursos para o restauro do Palácio Marcos Konder Feira de Orgânicos agora também está no São Vicente PÁGINA 4 PÁGINA 3 PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 3 PÁGINA 5

Upload: editora-bittencourt

Post on 01-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | DE 4 A 11 DE JULHO DE 2014 | ANO XV | Nº 703

Itajaí contará com mais de 40 quilômetros de Ciclovias e Ciclofaixas Operadores da Rádio Costeira de Itajaí recebem treinamento

Tribunal Superior Eleitoral confirma 580 pedidos de candidaturas em Santa Catarina

Atletas do Taekwondo de Itajaí estão entre os melhores do Brasil

Começa a contagem regressiva para a 32ª Festa Nacional do Colono

Município precisa de recursos para o restauro do Palácio Marcos Konder

Feira de Orgânicos agora também está no São Vicente

PÁGINA 4

PÁGINA 3

PÁGINA 5 PÁGINA 5

PÁGINA 4

PÁGINA 3

PÁGINA 5

Page 2: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 3

TRIBUNAL DE CONTAS, ILUSTRE E DESCONHECIDO

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina nas-ceu com o fim da ditadura Vargas, com a promulgação da Constituição Estadual de 1947. Apesar de estar previsto na Carta Magna do Estado, somente nove anos depois saiu a Lei Estadual nº 1366/55 que concretizou tal previsão. O projeto desta Lei começou a tramitar em 1950 e foi engavetado por diversas vezes.

Mesmo já existindo a Lei, somente um ano depois, ela foi regulamentada por Decreto do então Governador Irineu Bornhausen. Isto aconteceu no finalzinho de seu mandato, em 1956, sob fortes pressões da sociedade civil.

A dureza do parto que trouxe à luz o TCE/SC já é um bom demonstrativo da importância e do incômodo que repre-sentava para os governos do estado e dos municipais a pre-sença constante e institucional de um órgão de fiscalização da sua transparência e probidade.

No início de suas atividades o Tribunal analisava so-mente as contas do Executivo, somente as contas do Gover-no do Estado, restringindo-se aos aspectos contábeis. Com o tempo essas atribuições foram se expandindo, e atingem hoje todo o universo público estadual e municipal.

O Tribunal de Contas do Estado é um órgão público de controle externo, dotado de autonomia, que tem como função principal a fiscalização contábil, financeira, orçamen-tária e patrimonial dos órgãos e entidades da administração pública do Estado (art. 59 da CE) e dos municípios catarinen-ses (art. 113 da CE), em auxílio à Assembleia Legislativa e às Câmaras Municipais.

O objetivo do controle exercido pelo TCE é comprovar a probidade da administração e a regularidade da guarda e da utilização dos recursos públicos, além da fidelidade na exe-cução dos orçamentos. Esta presença serve para coibir a ação de maus administradores, as fraudes, os desvios de recursos e os atos de corrupção.

O Tribunal de Contas é um órgão autônomo e, ao con-trário do que muitos imaginam, não pertence, ou está subor-dinado a nenhum dos três poderes, nem ao executivo, nem ao legislativo, nem ao judiciário. Presta simples auxílio, sem qualquer hierarquia, a esses poderes. É órgão técnico, espe-cializado e independente. A Constituição não o coloca como ‘órgão auxiliar’, mas como parte de um sistema integrado de fiscalização da administração pública.

Hoje, há forte resistência da sociedade catarinense quanto à forma pela qual são escolhidos e nomeados os Con-selheiros do Tribunal de Contas. De 1999 para cá são estes os critérios:

• Naprimeira,segunda,quartaequintavagas,aesco-lha é de competência da Assembleia Legislativa;

• Naterceira,sextaesétimavagas,aescolhacabeaoGovernador do Estado, recaindo as duas últimas, alternada-mente, em auditor e membro do Ministério Público junto ao Tribunal.

Determina a Constituição do Estado de Santa Catarina que os conselheiros do TCE sejam nomeados dentre brasilei-ros que satisfaçam aos seguintes requisitos:

• Maisde35emenosde65anosdeidade;• Idoneidademoralereputaçãoilibada;• Notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, eco-

nômicos e financeiros ou de administração pública;• Maisde10anosdeexercíciodefunçãoouefetiva

atividade profissional que exija os conhecimentos menciona-dos. (CE, art. 61, § 1º).

É por causa desta base constitucional que aceitei a in-dicação do meu nome para a ocupação da vaga deixada com a saída do Conselheiro Salomão Ribas Jr. Qualquer cidadão brasileiro pode se candidatar a ela.

O que pretendemos com esta candidatura é participar do movimento “Conselheiro Cidadão”, deflagrado por mais de uma centena de entidades da sociedade civil organizada. Queremos mais transparência e espírito republicano nessa es-colha.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Itajaí ganhou mais um ponto fixo de economia soli-dária, a nova feira está localizada no pátio da igreja cató-lica São Vicente de Paulo, no São Vicente. A procura por produtos orgânicos é que resultou no novo ponto, além do já existente na Hercílio Luz.

A feira acontece todas as quartas–feiras das 7h às 13h no São Vicente e das 7h às 14h na Hercílio Luz. O trabalho com Economia Solidária (ES) tem seu foco no di-reito coletivo de produzir permitindo a geração de renda coletiva, vem nos últimos anos trabalhando em parceira com a agricultura familiar no foco de oferecer os produtos da área rural (alimentos orgânicos), para os moradores da cidade, lhes trazendo qualidade de vida e saúde e levar produtos e divulgação da Economia Solidária para todas as áreas de nosso estado.

O trabalho na região é com base no Centro Público de Itajaí que tem como base a divulgação, mobilização, articulação, expansão, implementação de Política Públi-ca na região e comercialização da Economia Solidária em parceria com governo municipal, Univali e Governo Fede-ral, visando proporcionar a grupos de pessoas que tenham uma fonte de renda e trabalho coletivo.

Neste sentido o Centro de Direitos Humanos enti-dade de mobilização dos direitos na região há mais de 30 anos, Centro Público de Economia Solidária e a Univali tem um projeto de trabalhar a expansão deste foco de co-

Feira de Orgânicos agora também está no São Vicente

Sindicato patronal de Itajaí ainda tenta negociação com os metalúrgicos

mercialização: direto do produtor para o consumidor de produtos orgânicos. “No final deixamos limpo e organi-zado o espaço para a cidade, além de trabalharmos com apoio a entidades e a importância com a saúde e quali-dade de vida da população e focamos a educação com meio ambiente como: troca de vidros e embalagens, uso de sacolas retornáveis e parceria com lanchonetes” desta-ca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Onézio GonçalvesFilho.•

O Sindicato patronal dos metalúrgicos de Itajaí aguar-da desde o mês passado, os representantes dos tra-balhadores para voltarem a discutir a Convenção

Coletiva de Trabalho, onde serão estabelecidas normas para a categoria. O prazo de vigência da última CCT venceu em 1º de abril. E depois da paralisação, que iniciou no final de maio e durou mais de 10 dias, não houve mais nego-ciações.

A greve terminou depois que foi realizado um Acordo

Coletivo entre as empresas em que esses funcionários tra-balham. Mas para atender todos os profissionais da área da metalurgia é importante, como feito todos os anos, estabe-lecer uma Convenção coletiva de Trabalho. “Independente das ações violentas a que fomos submetidos, continuamos abertos para receber, a qualquer tempo, a diretoria do Sindi-cato dos Trabalhadores para juntos estabelecermos critérios e discutir a nova Convenção da classe”, lembrou o presiden-tedosindicatopatronal,MauricioCesarPereira.•

Tribunal Superior Eleitoral confirma 580 pedidos de candidaturas em Santa Catarina

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na últi-ma semana, o número total de pedidos para candidaturas em Santa Catarina, totalizando 580 registros de candidatos às eleições de 2014 no Estado. O número já havia sido divulgado parcialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) anteriormente.

De acordo com o TSE, foram oito pedidos para o cargo de governador e oito de vice-governador, sete para os cargos de senador, 1º suplente e 2º suplente de se-

Porém, para se transformarem em registros definitivos, os pedidos ainda precisam ser julgados pelo TRE-SC, que vai confirmar se todos os pré-requisitos para a candidatura foram preenchidos.

nador, 120 para deputado federal e 423 para deputado estadual. Os dados foram coletados até as 20h30, horário de encerramento do registro do TRE. Partidos e coligações retiraram senhas de atendimento até às 19h.

Porém, para se transformarem em registros definiti-vos, os pedidos ainda precisam ser julgados pelo TRE-SC, que vai confirmar se todos os pré-requisitos para a candi-datura foram preenchidos. Os magistrados têm até o dia 21 de agosto para julgar os pedidos.

Os partidos foram notificados por um juiz de plantão do TRE, designado para receber os pedidos de registro, sobre falhas ou omissões de documentação para inscri-ção das candidaturas. Os notificados tiveram três dias para complementar a documentação.

Além disso, desde o último domingo (6), a propagan-da eleitoral é permitida, desde que siga as normas previs-tas pela Legislação Eleitoral. O site do TSE traz a lista com-pleta com os pedidos de candidaturas em Santa Catarina e outrosestados.•

Page 4: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 4

Os rádio-operadores da Rádio Costeira de Itajaí receberam ao longo dessa se-mana um curso de curta duração com

o professor e meteorologista Sergey Alex Araújo e pelo professor Jairo Romeu Ferracioli, respon-sável pela Rádio Costeira. O objetivo do curso é padronizar os procedimentos da estação e en-sinar noções básicas de previsão do tempo aos operadores.

Outro aspecto importante é a preparação para novos procedimentos na transmissão de pre-visão de tempo direcionada para as embarcações de lazer. “O número de embarcações de lazer não para de crescer e precisamos atendê-los de uma forma diferenciada, com uma previsão de curto e longo alcance, para que não sejam pe-gos de surpresa com uma virada no tempo. Estes procedimentos visam auxiliar também os futuros usuários da Marina que está sendo construída no Saco da Fazenda” explica o Coordenador da Rá-dio Costeira, Jairo Ferracioli.

A Rádio Costeira de Itajaí está instalada na Praia da Atalaia, na entrada dos Molhes, e aten-de a comunidade pesqueira e demais embarca-ções em trânsito na costa sudeste-sul brasileira há mais de uma década. Atualmente mantida em Convênio com a UNIVALI, atende 24 horas com rádio-operadores em sistema de rodízio, apresentando em intervalos regulares ao longo do dia uma previsão meteorológica voltada para a pesca marítima, elaborada no Laboratório de MeteorologiaClimatologiadaUniversidade.•

Município precisa de recursos para o restauro do Palácio Marcos Konder

As obras para restauração do Palácio Marcos Konder, onde funciona o Museu Histórico de Itajaí, começaram no dia 09 de junho. Orçado

em R$ 1.813.975,86 o projeto já recebeu o repasse de R$ 1 milhão do Governo do Estado e mais R$ 250 mil da empresa WEG através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora, a Fundação Genésio Miranda Lins está captando recursos para totalizar o valor do res-tauro através da Lei Federal de Incentivo à Cultura ou com patrocínios diretos. As empresas interessadas em apoiar a obra devem entrar em contato com a FGML através do e-mail [email protected] ou do tele-fone 3349-7573.

O restauro iniciou com a avaliação e a prepara-ção da estrutura, que há muito tempo não passava por um grande reparo, apenas por obras de manutenção, explica a fiscal da obra, Rossana Ferrari Scolaro. Na estrutura de ferro do forro, por exemplo, alguns pon-

tos estão enferrujados e serão tratados e recuperados. As telhas e os ladrilhos estão sendo retirados a fim de encontrarem peças iguais ou semelhantes para serem repostas. Também será feita a reposição das calhas, já que muitas estão entupidas por folhas e galhos devido às árvores ao redor do edifício. A drenagem está sen-do feita em função da umidade, encontrada principal-mente no subsolo. A preparação para a instalação do elevador também já começou. A obra busca recuperar a estrutura do palácio como era no início, em 1925, quando foi inaugurado.

Além da avaliação e preparação da estrutura, o prédio receberá melhorias na climatização de todos os ambientes, instalação de nova rede elétrica, lumino-técnica e hidrossanitária e instalação de elevadores e rampas para acessibilidade aos idosos e portadores de necessidades. Além disso, vai ter Sistema de Detecção contraIncêndioeregistronoCorpodeBombeiros.•

Quem passa pela Rua Carolina Vailatti, no São João, já deve ter reparado que o local recebeu um ponto de ônibus ecológico. O equipamento ainda está em fase de teste, e a meta é instalar 14 pontos de ônibus seme-lhantes na Avenida Reinaldo Schmitausen, em Cordei-ros. O ponto de ônibus ecológico é fabricado com ma-terial 100% reciclado e possui iluminação alimentada por energia solar. “Itajaí vai ser a primeira prefeitura do país a utilizar esse tipo de ponto de ônibus ecológico. Na praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, instala-mos um ponto ecológico, porém foi uma iniciativa do Ministério Público da cidade” garante o proprietário da empresa Lanci Madeira Plástica, Daniel Censi, vence-dora do processo licitatório.

O ponto de ônibus tem 3 metros de comprimento, 1,5 metro de profundidade e 2,20 metros de altura. De longe ele se assemelha à madeira, mas sua composição é de garrafas PET, sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. “O lixo reciclável é moído e colocado em uma máquina de alta pressão junto com a casca de arroz, que dá a liga e também a aparência de madeira” explica Daniel. A iluminação do ponto é 100% autônoma, e gerada através de energia solar com autonomia para quatro dias sem sol. As lâm-padas de LED são acesas através de fotocélula – sensor que percebe a diferença entre o dia e a noite, fazendo com que as lâmpadas se acendam e se apaguem.

Além da iluminação, que é uma das reclamações

Itajaí terá pontos de ônibus ecológicos

Operadores da Rádio Costeira de Itajaí recebem treinamento

dos pontos de ônibus atuais, as vantagens dos abrigos ecológicos são inúmeras, fala o Secretário de Obras, Tarcízio Zanelato. “Esses pontos tem 50 anos de garan-tia, não apodrecem nem enferrujam, não criam cupins, não soltam lascas e não precisam de pintura. Como a manutenção deles é praticamente zero, o custo bene-fício é bem melhor com relação aos pontos de ônibus atuais”, esclarece o secretário.

Na última quarta-feira (09) foram instaladas as pla-cas de energia solar no ponto de ônibus, e será corri-gida a grafia do nome da rua. “Agora faremos um teste para ver se não haverá vandalismo no ponto de ôni-bus ecológico, principalmente com relação às placas de energia solar” fala o secretário de obras. Os outros 14 pontos de ônibus serão instalados durante a revita-lização da Avenida Reinaldo Schmitausen. Os pontos existentes no local serão remanejados, e instalados em ruas onde faltam pontos de ônibus ou onde estão dani-ficados.•

Fotos: Victor Schneider

Fotos: Victor Schneider

Page 5: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 5

Em Itajaí, o mês de julho é sinônimo de festa. Faltam apenas uma semana para o início da 32ª Festa Nacional do Colono, que ocorre de 24 a 27 de julho, no Parque do Agricultor Gilmar Graf. E este ano o evento promete! São 48

atrações que reúnem shows nacionais e regionais, feiras, exposições, apresentações culturais e gastronomia. Em 2013, a festa reuniu um público de 67 mil pessoas. Para esta edição, são aguardados 80 mil visitantes. A entrada na festa é gratuita, inclusive para os shows nacionais. O estacionamento é pago e custa R$ 10,00 para automó-veis e R$ 5,00 para motos. Já os ingressos para os bailes tradicionalistas custam R$ 25,00 (antecipados).

Na programação musical, o destaque é para a dupla Vitor & Léo que se apre-senta no domingo (27), às 19h, no encerramento da festa. Também integram a pro-gramação nacional, shows com as duplas sertanejas Téo e Edu, na sexta-feira (25) às 21h, e Dani e Rafa no sábado (26), às 21h, além da gravação do programa Galpão Crioulo, na sexta-feira às 19h.

A Mostra de Gado Geral e a Expofeira de gado Leiteiro são as principais atra-ções da festa. E neste ano tem novidades. Os animais serão abrigados em um novo Pavilhão de Bovinos com cerca de 3 mil m². A expectativa é reunir cerca de 350 animais das raças Holandesa, Brahma, Nelore, Jersey e Limosin. Os expositores que quiserem participar da Expofeira de Gado Leiteiro, Exposição de Gado de Corte e

Mostra de Ovinos, Caprinos, Aves e Pequenos Animais precisam se inscrever até esta quinta-feira (10). As inscrições dos bovinos de corte, ovinos, caprinos, aves e pequenos animais deverão ser enviadas para os e-mails: [email protected] ou [email protected]. Já as inscrições da Expofeira de Gado Leiteiro devem ser feitas diretamente no site da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (accb.com.br).

Outra novidade desta edição é a Semana da Agricultura Familiar, que agora faz parte do Calendário de Eventos do Município. Através da Lei n° 6478, de dezembro de 2013, ficou estabelecido que 25 de julho é o Dia Municipal da Agricultura Fami-liar, e a Semana Municipal da Agricultura Familiar deve ser comemorada anualmen-te. Por isso, neste ano, a data será celebrada no dia 21 de julho (segunda-feira), a partir das 09h, na Epagri. Na programação, está palestra sobre Perspectivas e Desa-fios da Agricultura Familiar e atividades recreativas, além de almoço e coffe break.

Já neste sábado (12) começa a programação esportiva do evento, com competi-ções de Bocha, Dominó, Canastra e Sinuca. As disputas, que envolvem os morado-res das comunidades rurais itajaienses, ocorrem a partir das 09h30, na nova Cancha de Bocha do Município, instalada no Parque do Agricultor Gilmar Graf. Confira, a seguir, a programação completa, também disponível no site www.festadocolono.com.br.•

Uma nova realidade para quem utiliza bicicleta como meio de transporte ou lazer poderá ser vivenciada em breve pelos itajaieneses. O mu-

nicípio contará com mais de 40 quilômetros de Ciclo-faixas e Ciclovias que estão sendo readaptados e cons-truídos. As obras irão interligar vários bairros da cidade. Os trabalhos são executados durante a noite, quando o movimento nas ruas é menor, e já começou pelo Centro da cidade.

Hoje Itajaí possui 27,3 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Boa parte delas apresentam problemas como falta de sinalização e interligação. E foi por aí que os trabalhos começaram. Neste primeiro momento, a ação consiste na recuperação da malha cicloviária existente com nova pintura, colocação de taxões e si-nalização vertical e horizontal, além da interligação das ciclofaixas já existentes e instalação de semáforos para os ciclistas e pedestres.

O processo para que haja essa interligação dos bairros nem sempre é simples, em alguns locais será preciso rebaixar a via e até mudar o semáforo de pedes-tre. Além disso, o município já elaborou projetos para a construção de mais 24,8 quilômetros de ciclovias,

Começa a contagem regressiva para a 32ª Festa Nacional do Colono

Itajaí contará com mais de 40 quilômetros de Ciclovias e Ciclofaixas

ciclofaixas e ciclovia compartilhada que serão executa-dos em três etapas, beneficiando os bairros Cordeiros, Canhanduba, São Vicente, Ressacada, Centro, Fazen-da, Cabeçudas e Cidade Nova. Destes, alguns ainda necessitam de captação de recursos.

“O pedido feito pelo prefeito é que as pessoas possam percorrer toda a cidade de bicicleta e com se-

gurança utilizando ciclovias e ciclofaixas”, salienta a Secretária de Segurança, Susi Bellini.

Diferença entre Ciclovias, Ciclofaixas e Ciclovias compartilhadas: Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinali-

zando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via.

Ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, se-paradas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança.

Ciclovias compartilhadas são vias onde o pedes-tre e os ciclistas utilizam o mesmo espaço, respeitando a sinalização horizontal que demarca o espaço de cada um.

Fotos: Arquivo Secom - Nelson Robledo e Victor Schneider

Page 6: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 6

Cantinho da Saudade

Recebemos com profunda tristeza, o co-municado do falecimen-to de Alessandro Maciel, vítima de um acidente de moto. Ele era um dos proprietários do Recanto Riograndense, uma loja especializada em artigos gauchescos, localizada na rua João Bauer, no cen-tro de Itajaí. Jovem ainda, Alessandro deixou esposa e filho. Ele sempre esta-va nos Fandangos, muito bem pilchado e junto de sua esposa davam show

de dança, apresentando todos os rítmos gaúchos. É uma grande perda para a família e amigos, pois sua partida foi muito precoce, ainda tinha muito por viver ao lado de sua esposa e acompanhando o crescimento de seu filho ainda tão pequeno. Que Deus lhe tenha recebido em seus braços e conforte o coração de todos!

Aniversário de Gilda Reiser A amiga e vizinha Gilda Maria Reiser, comemorou aniversário no dia 27 de junho, mas reuniu

familiares e amigas, para um gostoso café colonial, realizado no dia 26, no salão de festas da ASPMI. Estiveram presentes os padrinhos de Batismo da Gilda, amigas da Gilda da ASPAMI, Grupo dos anos 60 do Facebook e ex-companheiras de trabalho: Educadoras já aposentadas. Seu esposo Winettou, seus filhos Júnior, Ricardo e Gisela, noras, genro e netas. Todos foram levar o abraço especial, para a aniver-sariante. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Abraços dos amigos do Jornal dos Bairros.

Festa do 1º aniversário de Ernesto Bellini Cervo

No dia 25 de junho, o pequeno Ernesto Belli-ni Cervo comemorou seu 1º aniversário. Ele é filho dos amigos e meus ex-alunos Giselle Bellini e Rafael Arlindo Cervo. Fiquei muito feliz e emocionada, em participar da linda festa, que foi realizada no sábado, dia 28 de junho, na Sociedade Guarani, em Itajaí. O Clube estava com uma decoração belíssima, tudo com motivos da Disney World. Buffet muito elogia-

do, preparado com capricho pelo Chef Gilmar. A presença da Minie e do Mickey foi a sensação da tarde festiva. Houve também um grande show de mágicas, que concentrou a galerinha para assistir de pertinho. Parabéns ao Ernesto e seus pais, pela festa inesquecível! Que Papai do Céu olhe sempre com carinho, para este menino lindo, esperto e muito sau-dável. Beijinhos especiais da amiga Tia Neide.

Page 7: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014
Page 8: Jornal dos Bairros 4 a 11 de julho de 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 703 - DE 4 A 11 de JULHO de 2014 | Ano XV | Página 8

As meninas do Handebol de Itajaí acabam de consagrar-se campeãs estaduais da modalidade de forma invicta. Em Fraiburgo, no Meio Oes-

te, a equipe da categoria Cadete (de 13 a 16 anos) da AHI/APM Terminals/FME não tomou conhecimento dos adversários e garantiu o titulo. Além do troféu, duas

A equipe de Taekwondo de Itajaí/Academia Oliveira de Taekwondo Clube/FMEL tem oito nomes no ranking nacional. De acordo com o

técnico, o mestre Lenoir de Oliveira, um motivo de orgulho porque são atletas formados nas escolinhas da modalidade no município.

Estão entre os melhores do Brasil, os taekwon-distas Leonardo Teixeira (2º lugar na categoria até 54 quilos), Guilherme Albino (6º até 63 quilos juvenil), João Victor Diniz (2º até 45 quilos cadete), Arthur Pereira Alves (11º até 41 quilos cadete), Pedro An-tônio Xavier (18º até 55 quilos junior), Inca Almeida (9º até 53 Sub-21), Cláudia Caroline Silva (2º no peso

pesado) e Fernando Manresa (23 no peso pesado).Além disso, o técnico itajaiense Lenoir de Oli-

veira foi nomeado pela Federação Catarinense de Ta-ekwondo para ser o coordenador desta arte marcial na etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que vai ser disputado no fim do mês em Caçador.

O treinador lembra ainda que as escolinhas es-tão funcionando nos bairros Fazenda, São João, Cor-deiros e, nesta semana, abriu mais uma escolinha no Instituto Poli, na localidade da Murta. Neste pólo, as inscrições estão abertas e funciona todas as quartas-feirasdas17hàs18h.•

Após percorrer 1.300 quilômetros, os ciclistas de Itajaí chegaram a Rio das Ostras para a disputa da Taça Brasil de Mountain Bike Cross. Na disputa, o técnico Magno Ciceri, que também disputou a com-petição, foi vice-campeão da categoria Master C1, Felipe Cellarius em quarto com seu companheiro de equipe William Ciceri em sétimo na fortíssima cate-goria Sub-23 e Rafael Rossi 17º na categoria Junior.

Em uma pista de 5 Km com trilhas, de acordo com o técnico Magno, que exigiu muito fisicamente e tecnicamente dos competidores da equipe Peda-lando pela Vida/FMEL. Ainda de acordo com ele, esta é uma das provas mais importantes do cenário nacional e válida pelo ranking brasileiro.

“Foi um dia de problemas mecânicos com o pneu furado na minha bike e também problemas me-cânicos na bike do Felipe, mas, felizmente acontece-ram na última volta não comprometendo muito nos resultados”,destacouotreinador.•

Itajaí é a cidade de Santa Catarina que teve mais pa-ratletas contemplados pela Bolsa Atleta do Governo Fede-ral. Com 12 nomes na lista, o Ministério do Esporte levou em consideração as participações dos itajaienses em eta-pas nacionais e internacionais no ano de 2013.

De acordo com a coordenadora do Paradesporto da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Aline Bar-ros, isto só é possível graças ao suporte dado a eles na preparação e documentação. Destacam-se paratletas da Bocha Paralímpica, Paraciclismo, Tênis de Mesa, Para-triatlo e Atletismo, sendo eles: Elisa Greice Alves, Silvino Allan Vargas, Luciano da Rosa, Valcir Paulo da Silva, Ma-ria do Socorro, Eduardo Sanches, Walmor Junior, Silvana Aparecida, Gilberto Onofre, Fernanda Kethleline, Gévelyn Almeida e Flávio Reitz. A Bolsa Atleta tem o valor de R$ 925mensaiseaduraçãodeumano(12parcelas).•

Handebol Feminino de Itajaí é campeão estadual invicto da categoria CadeteEquipe patrocinada pela APM Terminals fez bonito no Meio Oeste

e garantiu o troféu em uma final disputada contra Balneário Camboriú

jogadoras da equipe entraram na lista dos melhores do estadual: a goleira Leonora Xavier e a ponta direita Ma-ria Eduarda Pereira, a Duda. A técnica da equipe, Aline Pará, foi escolhida como revelação da competição.

As jogadoras venceram a final por 17 x 14 a equi-pe de Balneário Camboriú. No primeiro jogo, as ita-jaienses venceram por 22 x 16 a equipe de Palma Sola. Contra Criciúma empataram de 15 x15. Golearam por 16 x 8 a equipe de São José e nas semifinais venceram Jaraguá por 12 a 11, em um jogo muito disputado.

Segundo a treinadora, foi uma competição difícil, “mas as meninas foram perfeitas e mostraram muita gar-ra em todas as partidas”. De acordo com o coordenador da equipe de handebol de Itajaí, professor Norton Cor-dini, o título é resultado de um trabalho que começa nas escolinhas e passa pelo treinamento das categorias de base. “O handebol feminino de Itajaí é formador de atletas, não temos nenhuma menina de fora, isto nos orgulha muito” afirma o professor. O time volta à quadra agora em busca do título do campeonato Leste-Norte e dos regionais dos Jogos da Juventude Catarinen-se(Olesc).•

Atletas do Taekwondo de Itajaí estão entre os melhores do Brasil

Ciclistas de Itajaí no Troféu Brasil de Mountain Bike Cross

Itajaí é a cidade de SC com mais paratletas contemplados pela Bolsa Atleta