jornal dos bairros - 03 maio

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE MAIO DE 2013 | ANO XII | Nº 648 Aprovação da Lei da Fila Única pode gerar polêmica Projeto de Lei acrescenta critérios para distribuição das vagas nas creches de Itajaí. Página 7 Balcão de Empregos Móvel estará no CRAS N. Sra. das Graças nesta sexta Secretaria de Educação convoca profissionais Promotor alerta sobre a PEC 37 PÁGINA 4 Divulgação/PMI PÁGINA 7 PÁGINA 4 PÁGINA 5 Estreia em Itajaí o espetáculo teatral Exílio(s) Divulgação/CVI

Upload: editora-bittencourt

Post on 23-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 03 Maio

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE MAIO DE 2013 | ANO XII | Nº 648

Aprovação da Lei da Fila Únicapode gerar polêmica

Projeto de Lei acrescenta critérios para distribuição das vagas nas creches de Itajaí. Página 7

Balcão de Empregos Móvel estará no CRAS N. Sra.

das Graças nesta sexta

Secretaria de Educação convoca

profissionais

Promotor alerta sobre a PEC 37

PÁGINA 4

Divulgação/PMI

PÁGINA 7 PÁGINA 4

PÁGINA 5

Estreia em Itajaí o espetáculo teatral Exílio(s)

Divulgação/CVI

Page 2: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

&Política

CaféCom

LeiteHélio [email protected]

FORUM Um fórum nacional organizado pela revista

“Exame” para debater alternativas de desenvol-vimento reuniu 30 prefeitos e 30 executivos das maiores empresas brasileiras e multinacionais que atuam no País. Jandir Bellini, de Itajaí, foi o único prefeito catarinense presente no evento.

Faz sentido. A cidade portuária hoje responde pelo 2º PIB de SC e 35º do Brasil. Além da natural vocação para atividade que envolve as exporta-ções via porto, Itajaí também vem se destacando no setor náutico. Em 2012, recebeu etapa da Vol-vo Ocean Race e neste ano a regata transoceânica francesa Jacques Vabre

BARULHO DOS TUCANOS Os ânimos esquentaram no PSDB catarinen-

se na tarde da quarta-feira, 24, depois que a exe-cutiva nacional, na tentativa de evitar um racha, decidiu cancelar a convenção do partido, prevista para o último domingo. A nova data da convenção será decidida ainda em maio, depois da conven-ção nacional, no dia 18, que deverá formalizar a presidência do diretório nacional a Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República.

Nesta esteira, o candidato a vice-prefeito de Balneário Camboriú na ultima eleição, Fabrício de Oliveira, deixou ontem o PSDB e por enquanto não se filiará a outro partido.

Assim, o PSDB, incompetente na oposição e com falta de sintonia nacional, larga para 2014 também rachado em Santa Catarina.

INCONSTITUCIONAL, SERÁ?A lei que proíbe que radares eletrônicos mul-

tem os motoristas que ultrapassarem o sinal verme-lho ainda não tem data para entrar em vigor. Mas já vem causando muita polêmica.

Os parlamentares não feriram o Código Nacio-nal de Trânsito. É a opinião de alguns especialistas em Direito Penal. O projeto de lei foi apresentado

pelo vereador Paulinho Amândio (PDT) e aprova-do por 17 dos 18 vereadores presentes na sessão realizada no início da semana. Alguns semáforos apresentam algumas inconsistências, como falta de visibilidade ou dificuldade na hora de se convergir à esquerda. Já quem defende o contrário, diz que o correto é fazer as adequações necessárias nestes pontos, não deixar de multar é um erro.

O DESENHO VAI SE FORMANDOO governador Raimundo Colombo (PSD) e

o senador Luiz Henrique (PMDB) querem o PP na nova aliança. Décio Lima (PT) disse que uma aliança do PT com o PP é a mais natural para 2014. Depois de conversas com Esperidião Amin, o deputado estadual Joares Ponticelli (PP) calibrou o discurso para 2014. Coloca-se como opção para concorrer ao governo, ao lado de Jandir Bellini e Angela Amin.

BAITA LIVROO livro A história do Legislativo: Câmara de

Vereadores de Itajaí 1860-2012 está disponível para download no site www.cvi.sc.gov.br.

FERROVIA: 2016Classificada como prioridade pelo governo

do Estado, a Ferrovia do Frango, que ligará o oeste catarinense ao litoral, corre o risco de virar reali-dade somente em 2016. No entanto, o governador Raimundo Colombo articula em Brasília maneiras de driblar a burocracia e fazer com que a implan-tação ocorra antes. No dia 6 de maio será lançado o edital para a elaboração do Estudo de Viabilida-de Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do empreendimento. A data foi acertada em Brasília, durante reunião entre Colombo e o presidente da Valec, Josias Cavalcante.

PIRIQUITO/DALVESCO O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de

Santa Catarina reformou a sentença proferida pelo juízo da 56ª Zona Eleitoral quanto à forma de apli-cação da multa imposta ao prefeito de Balneário Camboriú, Édson Renato Dias (PMDB) e ao seu vice Cláudio Fernando Dalvesco (PR). Conforme a Corte, a multa individual de R$ 2 mil por propa-ganda irregular deve ser suportada de forma soli-dária pelos recorrentes, em razão do disposto no artigo 241 do Código Eleitoral. Da decisão, que pode ser vista em inteiro teor no Acórdão 28.171, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

MOMENTO TUTY VASQUES Joel Santana já se ofereceu a Lula: “Conte co-

migo, se precisar traduzir para o inglês as colunas do ‘New York Times’!”

O ex-presidente, como se sabe, foi contrata-do pela agência do jornal americano.

Divulgação/CVI

O DESAFIO DA PROBIDADE

Os temas relacionados com a Educação para a Cida-dania são, quase sempre, complicados e misteriosos, para maioria das pessoas. São sempre temas de grande profun-didade e abrangência. Não é fácil conceituar, ou explicar para uma criança, por exemplo, o que seja contrabando, sonegação, corrupção, transparência e outros assuntos dos quais se ocupa esse tão importante ramo da Educação.

Como falar, por exemplo, de probidade, de morali-dade ou de improbidade administrativa? Como esmiuçar esse tipo de conteúdo? Como tornar interessante a apren-dizagem da Lei da Improbidade Administrativa para pesso-as que não a usam como instrumento de trabalho no seu dia-a-dia?

Falando especificamente sobre a Lei de Improbidade Administrativa, percebe-se o quão relevante é o seu con-teúdo para todos os cidadãos, pois é ela que dispõe sobre as sanções e se refere ás condutas de agentes públicos que enriquecem ilicitamente, que causam danos ao patrimônio público, ou que violam os deveres básicos de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade, próprios de quem é servidor público.

O trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Itajaí é um incentivo a que todo cidadão exercite sua cidadania, e procura contribuir para a formação de uma sociedade civil mais consciente e mais engajada em co-brar do administrador, do agente público e dos políticos a adequada qualidade na aplicação do dinheiro arrecadado pelos impostos.

A improbidade, contudo, não é um defeito que ocor-re, única e exclusivamente, no meio público. O compor-tamento ético é próprio de todo ser humano, e está dire-tamente ligado à natureza e à dignidade das pessoas. O ser humano não se diferencia dos demais animais somente pela racionalidade, mas, principalmente, por característi-cas como a integridade, a honradez, o senso do bem. São essas virtudes, dentre outras, que transformam um indiví-duo numa pessoa, num ser mais humano.

A ética, portanto, é intrínseca ao ser humano, tanto em seu comportamento individual, quanto em sua conduta social e pública. Na família, por exemplo, é de fundamen-tal importância o exemplo dos pais no cumprimento exa-to de seus deveres. Mais do que tentar ensinar aos filhos certas condutas, é importante dar-lhes o exemplo, mostrar em toda a sua amplitude a dignidade do ser humano, que não se atém somente aos direitos, mas, também, ao cum-primento dos deveres de cidadão, que passam, necessaria-mente, pela probidade. É velho, e sempre válido, o dito de que educação é algo que se traz de casa, do berço.

O mesmo ocorre nas instituições e entidades da so-ciedade civil organizada, no comércio, nas fundações, nas empresas, nos clubes, nos partidos políticos, ou nas esco-las. Em qualquer lugar a ética e a probidade devem ser a regra. Fora disso, todo comportamento é marginal e repro-vável. O que dizer das empresas que, em nome da com-petição e dos negócios empregam meios absolutamente incompatíveis com a conduta ética? O que dizer daqueles que se esquecem, ou que deixam em segundo plano a dig-nidade, a vergonha, a probidade, colocando na frente de tudo, os interesses mesquinhos da ganância?

O que pensar daqueles que, guindados à honra do serviço público, se entregam ao favoritismo político, aos negócios incompatíveis com a dignidade da função públi-ca, às maracutaias e atos escusos e paralelos, ao tráfico de influência, ao clientelismo, ao conluio e ao desvio do dinheiro que não lhes pertence?

Probidade e ética andam juntas, de mãos dadas com a transparência e a honestidade. Os desafios dessas con-quistas nos atingem a todos.

Jonas Tadeu NunesCoordenador do Observatório Social de Itajaí

Page 4: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 4

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Nos dias 3 e 4 de maio, às 20 horas, estreia na Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí, o espetá-culo Exílio(s), nova produção teatral da Companhia Mútua, grupo itajaiense conhecido por atuar no te-atro de animação, mas que desta vez experimenta outro caminho.

Em Exílio(s), a companhia aposta numa lingua-gem que parte do trabalho corporal e vocal do ator, sem bonecos. Com direção de Sandra Knoll, drama-turgia de Gregory Haertel e atuação de Laura Correa e Mônica Longo, o espetáculo foi construído a partir de processo colaborativo, criando um universo fic-cional a partir das histórias pessoais das atrizes.

O projeto tem o patrocínio da APM Terminals por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Fundação Cultural de Itajaí. Os ingressos estão à venda no local ao preço popular de R$20,00, valen-do a meia entrada para estudantes, idosos e classe artística.

SINOPSERevirando o pó das mobílias e da memória, Ce-

cília permanece coberta pela culpa e pela saudade. Lembranças de onde veio e de tudo o que deixou

Divulgação

Estreia em Itajaí o espetáculo teatral Exílio(s)

estão escritas nas letras miúdas de uma carta de inti-mação. Exílio não é um país para onde se vai. Exílio é um canto escondido do qual Cecília não consegue sair.

FICHA TÉCNICADireção: Sandra KnollAtuação: Laura Correa e Mônica LongoDramaturgia: Gregory HaertelFigurino: Lenita Novaes

Secretaria de Educação convoca profissionais

Interessados em atuar como professor na Rede Municipal de Ensino de Itajaí devem ficar atentos. A Secretaria Municipal de Educação está convocando profissionais para o Ensino Fundamental. Algumas vagas são para os aprovados no Processo Seletivo, no entanto, para outras não é requisito aprovação, apenas a habilitação para exercer a função.

As convocações ocorrem por meio de Chama-das Públicas, que podem ser visualizadas no Portal da Secretaria de Educação (educacao.itajai.sc.gov.br), diretamente no banner DGP DIGITAL, no menu de Publicações. Interessados devem comparece na Secretaria de Educação nesta sexta-feira (03), a partir das 14h30.

17ª Chamada Pública do processo SeletivoOs profissionais convocados na 17ª Chamada

Pública para ACT’s (Admitidos em Caráter Temporá-

rio) devem comparecer nesta sexta-feira (03), a partir das 14h30, no Auditório da Secretaria de Educação para a escolha da seguinte vaga: Professor - Ensino Fundamental (1º ao 3º ano).

9ª Chamada Pública Nível EscolaridadeA Secretaria Municipal de Educação também

está convocando profissionais ACT’s para 9ª Chama-da por Nível de Escolaridade. Para esta chamada não é necessária aprovação no processo Seletivo, apenas a habilitação para exercer a função. Interessados em atuar na Rede Municipal de Educação como Pro-fessor de Matemática - Ensino Fundamental devem comparecer na Sede da Secretaria da Educação nesta sexta-feira (03), a partir das15 horas.

A Secretaria Municipal de Educação está locali-zada à Av. Vereador Abrahão João Francisco, 3.855, bairro Ressacada.

Interessados devem comparecer nesta sexta-feira.

O documentário Restrito, da Tac Filmes, de Ita-jaí, será lançado na noite desta sexta-feira, durante a programação do Festival Internacional CineramaBC, em Balneário Camboriú. O filme faz parte da mostra Catarina, e será exibido a partir das 21h15, no Cine Itália.

Além da exibição do filme, a noite conta tam-bém com uma festa especial de lançamento, onde duas das bandas que estão na trilha sonora do filme irão se apresentar: Skrotes e El Noventón y su Orques-tra Típica, ambas de Florianópolis. A festa ocorre no Señor Hostel, na rua Albatroz, 27, na Praia Brava, a partir das 23 horas. Quem tiver o ingresso da sessão do filme paga apenas R$ 10,00. Os demais pagam R$ 15,00 na portaria.

DocumentárioRestrito resgata o localismo da praia da Atalaia,

famosa por sua onda point break de esquerda, forma-da junto ao molhe. A fama do local percorre o mun-do pela qualidade da onda e pelo difícil acesso dos surfistas de fora da cidade, devido ao protecionismo que nasceu nos anos 70, e que ainda persiste de certa forma entre os surfistas locais.

Para contar essa história, atletas de todas as ge-rações foram convocados para darem seus depoimen-tos, desde os primeiros a “conquistar” a praia, até as novas revelações da Atalaia. A direção do documen-tário é de Diego Lara e mais de dez atletas são entre-vistados.

O mito da praia da Atalaia e seu acesso restrito aos surfistas surgiu com a primeira geração do surf de Itajaí, que nos anos 70 iniciou o esporte nas ondas da Atalaia, com equipamentos precários e muita força de vontade. Dominada anteriormente por paulistas e cariocas, a praia teve sua retomada pelos locais nesta época, e desde então é defendida com unhas e den-tes, literalmente.

ImagensAlém de restagar as histórias dos surfistas, Res-

trito também utiliza fotos antigas e raros filmes em Super-8 dos anos 70, encontrados com alguns atletas, em imagens vistas por poucas pessoas até então e que dão a visão do que eram as ondas da Atalaia naquela época.

Confira o trailer do documentário em www.you-tube.com/tacproducoes

Documentário Restrito sobre as ondas da Atalaia é lançado

nesta sexta-feira

Divulgação/PMI

Page 5: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 5

O promotor de Justiça Fernando da Silva Comim fez uso da tribuna na 24ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de

Itajaí para defender o posicionamento contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37, cha-mada pelo Ministério Público de PEC da Impuni-dade. A PEC tiraria do Ministério Público o poder de investigação criminal.

O promotor destacou os avanços conquista-dos pelo MP nos últimos anos em função das in-vestigações próprias. “A PEC altera a Constituição para estabelecer que a apuração das infrações cri-minais seja privativa das polícias Federal e Civil. Portanto, se a PEC 37 for aprovada vai impedir absolutamente qualquer investigação criminal por parte do Ministério Público e casos como os de corrupção e tráfico de pessoas”, disse Comim.

Por fim, o promotor informou que na última semana, durante ato nacional de mobilização con-

Promotor usa tribuna da Câmara para falar da PEC 37Divulgação/CVI

Segundo Comin, proposta vai impedir investigações criminais

por parte do Ministério Público e casos como os de

corrupção e tráfico de pessoas.

tra a PEC 37 realizado em Brasília (DF), cerca de mil promotores e procuradores da república se reu-niram com o presidente da Câmara dos Deputados. No ato eles entregaram ao presidente, deputado Henrique Eduardo Alves, o resumo dos atos e audi-

ências públicas realizados em todos país e as mais de 200 mil assinaturas recolhidas contra a aprova-ção da PEC. Segundo Comim, foi formada uma co-missão que em 30 dias deverá apresentar uma nova proposta de redação alternativa para a PEC.

Page 6: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Aniversário do Músico PeninhaDedico a coluna desta semana, ao amigo e aniver-

sariante Osmar Schulze - o “Peninha”. Ele que é músico e casado com a grande cantora Louise Lucena Schulze. Ele comemorou idade nova no dia 25 de abril. Quem não conhece o “Peninha”, não conhece a história da música em Itajaí, pois o mesmo é um grande baterista, foi um dos fundadores do “Quarta Redenção” e atu-almente está com a “Banda Açú”. Ele também foi o criador do “Itajazz”, que sempre foi um evento musical, reunindo músicos de muita qualidade, Um abraço ao amigo e aniversariante Peninha, desejando muita saú-de, paz, amor, alegrias e prosperidade!

Viagem internacional do casal Dr. Wilson Busato Júnior e SoraiaO renomado médico Dr. Wilson Busato Júnior

viajou para a Califórnia, onde participará do Congresso

Americano de Urolo-gia. Para orgulho da região, o Dr. Wilson Busato Júnior, médico urologista que atende no Centro Empresarial em Itajaí foi convida-do, para presidir uma mesa no Congresso com o Tema: “Câncer Urológico”. Foi convi-dado devido ao seu re-conhecimento e com-petência na área. Dr. Wilson Busato Júnior é presidente da Sociedade de Urologia no Estado de Santa Catarina e Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento de Residência em Urologia do Brasil. Ele, acompanhado de sua linda esposa: Soraia Busato apro-veitaram a viagem para comemorar o aniversário dela, que foi no dia 29 de abril, em Las Vegas.

Lanche Beneficente da COMBEMINo dia 8 de maio, a COMBEMI realizará seu tra-

dicional lanche beneficente, a partir das 14 horas, na Sede Social do Itamirim Clube de Campo. Os convites estão sendo vendidos, pelas suas voluntárias e custam R$ 30,00. Muitas surpresas e um café da tarde saboro-síssimo, realmente farão este lanche beneficente, um evento imperdível. A “OMBEMI é presidida pela 1ª Dama do Município de Itajaí, Lourdes Bellini e reali-za um trabalho maravilhoso com os jovens, através de cursos profissionalizantes. Eles estudam o Ensino Médio nas escolas de Itajaí num período e frequentam a COM-BEMI no contra turno. Contamos com a presença de todas nossas amigas!

Festa de São José OperárioEstá acontecendo esta semana e segue até o do-

mingo, a tradicional festa de São José Operário na igreja Nossa Senhora da Paz, na Vila Operária em Itajaí. No dia 1º de maio foi realizado o hasteamento das bandei-ras, na Praça Getúlio Vargas, pelo Prefeito Municipal de Itajaí, Jandir Bellini, o Pároco da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Padre Sérgio de Souza e pelo vereador residente na Vila Operária, Maurílio Moraes. O Coral Villa Lobos regido pelo maestro Paulo Sezerino entoou o Hino Nacional, durante o hasteamento das bandeiras. Em seguida foi realizada a santa missa do padroeiro São José Operário. No local da festa, existem barracas de pescaria, pinhão, quentão e completo ser-viço de churrasco.

Aniversário de Valdori SchveperNo dia 1º de maio comemorou idade nova o Pro-

fessor Valdori Schveper. Para-benizamos o amigo, dese-jando muitas felicidades! Ele é casado com a professora Ivana Petter, com quem tem um casal de filhos muito lin-dos, estudiosos e queridos Bruna e Víctor Hugo. Val-dori também possui filhos do seu primeiro casamento. Nas horas vagas, ele costu-ma jogar um futebol com os amigos no Itamirim Clube de Campo.

Page 7: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013 | Ano XII | Página 7

A Câmara de Vere-adores de Itajaí aprovou na última terça-feira (30), em segunda votação, o Projeto de Lei Ordiná-ria (PLO) nº 13/2013, de autoria do vereador Douglas Cristino da Sil-va (PSD), que altera a re-dação do artigo 6º da Lei da Fila única. A matéria modifica e acrescenta critérios socioeconômi-cos para distribuição das vagas nas creches. O tra-balho dos pais em tempo integral será determinan-te para se fazer a ordem da fila.

Entretanto, a verea-dora Anna Carolina Mar-tins (PRB) questionou a possível inconstitucio-nalidade do projeto, já que, segundo ela, pode-ria ferir um direito que é de todos os cidadãos, independente da condi-ção financeira. Ainda as-sim, dos 17 votantes, 15 votaram a favor e dois vereadores foram con-trários a matéria.

Na justificativa do projeto, o vereador Douglas Cristino alega que, dois anos após a entrada em vigor da Lei da Fila Única, foi cons-tatado que o sistema é falho. “Se verificou que inúmeras crianças vin-das de pai e mãe traba-lhadores estão sem vaga em creches. Estes pais precisam trabalhar para assegurar uma existência e um futuro mais digno aos seus filhos”, explica o legislador. Na opinião de Cristino, as alterações incluem na lei “as neces-sidades verificadas pelo povo”, acrescenta.

ContraditórioMesmo não ten-

do acompanhado a dis-cussão, o presidente do Observatório Social de Itajaí, Jonas Tadeu, en-tendeu como contradi-tória a aprovação. “Tudo que limita a participação de todos é, no mínimo,

Reiniciam nesta se-mana as ações do Balcão de Empregos Móvel, que estará no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Nossa Senhora das Graças atendendo a comunidade residente nos bairros da re-gião. O atendimento ocorre nesta sexta- feira (03), das 08h30 às 12 horas, bastan-do levar CPF e identidade.

A descentralização das ações visa ampliar a oferta do serviço exatamen-te nas localidades que apre-sentam maiores índices de vulnerabilidade social em decorrência da ausência ou insuficiência de renda.

Empresas de Itajaí e re-gião interessadas no serviço oferecido de intermediação das vagas existentes e enca-minhamento dos candidatos para recrutamento, também podem entrar em contato para fazer o cadastro e a di-vulgação das vagas, que são atualizadas em tempo real e

podem ser consultadas no mural do Balcão de Empre-gos ou no site da Prefeitura de Itajaí, junto ao menu de Serviços, no link “Empre-gos”, na lateral esquerda da página.

Balanço do Balcão de EmpregosA Secretaria Municipal

de Desenvolvimento Eco-nômico, Emprego e Renda (Sedeer) registrou em abril, um crescimento de 84% no número de atendimentos do Balcão de Empregos. Cerca de 4.900 encaminhamen-tos foram gerados para que os candidatos em busca de trabalho concorressem às centenas de vagas ofereci-das por empresas de Itajaí e região.

Atualmente, cinco servidores realizam o aten-dimento, de segunda à sex-ta feira, no horário das 08 às 18 horas, sem fechar para almoço.

Aprovadas alterações no projeto da Lei da Fila Única

contraditória. Os crité-rios precisariam ser mais bem pensados antes de aprovar”, opina.

SeleçãoAinda não ficou

decidido quem fará a seleção dos contempla-dos seguindo os critérios sugeridos no PLO. O ve-reador Thiago Morastoni (PT) sugeriu que se crie uma comissão ou até mesmo que se utilize o Conselho Municipal de Educação para que faça esta escolha. A vereado-ra Neusa Girardi (PMDB) parabenizou o autor,

mas sugeriu que se apri-morasse ainda mais estes critérios e sugeriu uma comissão interssetorial

para a seleção. O projeto será en-

caminhado ao prefeito para ser sancionado.

O autor do projeto, Douglas Cristino, afirma que necessidades das famílias precisavam de atenção

Divulgação/CVI

Balcão de Empregos Móvel estará no CRAS N. Sra. das Graças nesta sexta

Page 8: Jornal dos Bairros  - 03 Maio

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 648 - 3 de MAIO de 2013| Ano XII | Página 8

Marcelo NunesFALANDO DE

[email protected]

UM NOVO CICLO?1º de maio de 2013. Além do dia do traba-

lhador e do décimo nono, aniversário de morte do maior herói do Esporte brasileiro, Ayrton Senna da Silva, o mundo do esporte, principalmente o do futebol assistiu quem sabe, uma troca de bastão no topo do futebol mundial.

A vitória acachapante do Bayern de Muni-que para cima do Barcelona em pleno Camp Nou foi algo impensável, inimaginável, que beirava o surrealismo, quando se pensava que os donos da casa, até então imperavam como soberanos do mundo da bola nos últimos quatro, cinco anos. Sete gols sofridos em dois jogos, com seus ma-estros cansados, e notoriamente sem saber o que fazer ainda cedo para a gente decretar o fim dessa geração do Barcelona.

Outros já fizeram em momentos de oscilação do clube catalão e tiveram que aguentar o time “re-nascendo”. O que vi de diferente dessa eliminação é que aquele futebol de toques, de posse da bola, refinado e de categoria foi amassado por um jogo mais pragmático, mais “alemão” e nem por isso,

feio desenvolvido pelo Bayern e que pode ser sim, o melhor futebol do mundo. Mais ainda é cedo para a gente “lascar” isso. No dia 25, a decisão da Liga dos Campeões contra o Borussia e o recome-ço da temporada europeia no segundo semestre, além da nova era com Guardiola no comando do time vão dizer que se além de ter escrito a história contra o Barcelona no Camp Nou, o Bayern de Munique vai subir sem questionamentos, ao topo do pódio.

Humilhar o Barça já foi mais de 80% para que comece o período de domínio bávaro. Vamos esperar pra ver.

BOA INICIATIVAA diretoria do Marcílio Dias teve uma boa sa-

cada, o presidente Marlon Bendini com mais al-guns diretores do clube entregaram pessoalmente os primeiros kits do programa de sócio do clube. Pela primeira vez em sua história, o Marinheiro tem um programa de associação bacana com pla-nos a partir de 30 reais mensais. Vale a pena con-ferir no site do clube: marciliodias.com.br

AINDA O MARCÍLIO...O Gigantão das Avenidas segue em obras.

Nunca vi a casa do Marinheiro tão bonita. Agora é torcer para que os polêmicos laudos, não sirvam de problemas. No dia 6 (segunda-feira), o clube deve apresentar seu elenco e no dia 23, inaugura sua loja na Avenida Sete de Setembro, mesma data em que o torcedor vai conhecer a nova camisa rubro-anil, fabricada pela empresa gáucha Mega Sports.

HUMILHAÇÃO – Sem Messi, Barça foi goleado pelo Bayern

AFP

MISTER SC JÁ JOGOU NO MARCÍLIONo último sábado, o itajaiense Diogo

Bernardes,19 anos faturou o título de “Mister Santa Catarina”, no Centreventos da cidade. Só para se ter uma ideia, a vitória na etapa catarinense, garantiu Diogo no Mister Brasil 2014, a competição de bele-za, mais respeitada do país.

Aí você me pergunta, o que o Marcílio Dias tem a ver com isso? É que o Diogo passou pelo Gi-gantão das Avenidas. Antes da carreira como mode-lo, o garoto jogou nos times de base do rubro-anil e inclusive faturou o estadual juvenil da Divisão Es-pecial 2010. Com poucas oportunidades (uma ex-pressão que a gente ouve aos montes, em casos de ex- Marinheiro), Diogo passou também pelo Oeste Catarinense, onde defendeu o Porto. As experiências no mundo da bola, não deram certo e as passarelas ganharam um modelo. O Marinheiro perdeu um za-gueiro e Itajaí ganhou o Mister Santa Catarina.

DIOGO – Zagueirão da base virou modelo e agora, Mister SC.

ACESSE: www.jornaldosbairros.tv e fique por dentro das últimas notícias