jornal dos bairros

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 10 A 17 OUTUBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 713 DOS Enquanto esperamos, os velejadores da Volvo Ocean Race vivem aventura extrema no mar Comunidade de Itajaí é desafiada a combater mosquito da dengue PÁGINA 3 Rick Tomlinson/VOR/Divulgação

Upload: editora-bittencourt

Post on 05-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal dos bairros 10 a 17 de outubro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos bairros

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 10 A 17 OUTUBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 713

DOS

Enquanto esperamos, os velejadores da Volvo Ocean Race vivem

aventura extrema no mar

Comunidade de Itajaí é desafiada a combater

mosquito da denguePÁGINA 3

Rick Tom

linson/VO

R/D

ivulgação

Page 2: Jornal dos bairros
Page 3: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 3

ITAJAÍ: MAIS UMA VEZ...

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

As eleições vieram, e passaram e, mais uma vez, Itajaí não elegeu sequer um representante, tanto em ní-vel estadual, quanto em nível federal. O que significa isto?

A decepção se abateu, claramente, sobre os eleito-res, que fizeram a sua parte, compareceram, e votaram. Este esforço, porém, foi inútil. Nossos votos caíram no vazio, não elegeram ninguém. A procuração que que-ríamos passar a um, pelo menos, de nossos candidatos, ficou estéril, sem função.

Passada essa lamentável situação, é hora de al-gumas considerações. E vou direto ao assunto. Atribuo a responsabilidade pelo fracasso eleitoral de nossos candidatos aos partidos políticos de onde eles provêm. Infelizmente, os partidos políticos são hoje estruturas sociologicamente mortas, não representam a ninguém, nem a nada, a não ser o pequeno grupo que deles faz parte, e que busca através dessas instituições mori-bundas, a satisfação de algum desejo escuso, privado e individual. Este é o quadro, que todos lamentamos, decepcionados, como torcedores em dia de derrota de seu time.

Assistimos à decadência dos partidos, vendo a inutilidade coletiva de seus objetivos, o distanciamen-to cada vez maior dos interesses da sociedade, o fra-casso de suas lideranças. Por falar em liderança, salta a pergunta: liderança de quem? Liderança para onde? As respostas são simples e óbvias. Partidos não lideram mais, não têm propostas válidas, nem bandeiras que mereçam o nosso sacrifício de segui-las. São fantasmas, zumbis sem rumo.

A sociedade, a massa, precisa de líderes, precisa de bandeiras, precisa de propostas, precisa de organi-zação. Este foi o papel atribuído, durante décadas, em todo o mundo, aos partidos políticos. O que têm feito eles? Sequer tentam organizar a sociedade em torno de bandeiras válidas e importantes.

Como Itajaí, com certeza, muitas outras cidades lamentam, frustradas, as derrotas de seus candidatos. Aqui nós deploramos a falta de responsabilidade das agremiações partidárias, que achacaram nossos votos, e que deveriam ter organizado nossa sociedade numa direção coletiva, orientando nossos votos para a vitória de, pelo menos, um, dos tantos candidatos indicados para o pleito. Mas, não. Ao invés disso, se voltaram para seus minúsculos interesses pessoais. Não pensa-ram no coletivo. Obviamente, isto seria exigir-lhes de-mais, já que este exercício lhes é muito penoso, senão impossível.

Os partidos políticos, que poluíram nossos ouvi-dos com tanto barulho, são instituições sem pés, nem cabeça. Possuem somente umbigos, para os quais vi-vem inclinados. Somente umbigos, grandes umbigos, nada mais.

O que uma Cidade inteira esperava, o que milha-res de cidadãos/contribuintes/eleitores esperavam, era muito mais. Esperávamos que pessoas, que se aventu-ram a ocupar cargos públicos tão altos, tivessem um mínimo de sensibilidade moral, social e coletiva, que abandonassem, por um pequeno tempo, que fosse, suas pretensões pessoais, e que se unissem em torno dos interesses coletivos, esquecendo as malditas ma-nipulações partidárias. Mais uma vez amargamos uma derrota coletiva. Mais uma vez a burrice imperou sobre a inteligência. Quem sabe, na próxima...

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí.

À zero hora do dia 19 de outubro, começa o Horá-rio de Verão (HV). Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem adiantar o relógio em uma hora. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), esse horário proporcionará economia de energia de 195MW médios e de 55MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e no subsistema Sul, o que repre-

senta 0,5% da energia consumida nesses subsistemas.O Operador assinala que esses ganhos são rele-

vantes, uma vez que os armazenamentos adicionais contribuem para a garantia do atendimento energético ao longo de 2015 e para eventual redução do despacho futuro de geração térmica, que tem reflexos nas tarifas para o consumidor final. •

Itajaí é desafiada a combater o mosquito da dengue Itajaí vive um momento preocupante. Em menos de

um ano, o número de focos do mosquito aedes aegyp-ti, transmissor da dengue saltou de 03 para 170. Além disso, em julho, a cidade registrou o primeiro caso de dengue autóctone, quando a doença é contraída dentro do próprio município. Com a proximidade do verão a situação deve se agravar. Por isso, o município lançou o desafio Itajaí x Dengue, uma campanha que incentiva a população a combater a reprodução do mosquito viran-do a água de baldes, garrafas, vasos e pneus.

A ideia é engajar a população nessa luta contra a dengue, já que a maioria dos focos dos mosquitos é encontrada nos quintais de residências. Para isso, foram criadas peças publicitárias para rádio e TV, orientado a população sobre o que deve ser feito em suas casas. Além disso, a bailarina Mery Rosa desafiou o dançarino

Thurbo Braga a virar a água de baldes e tudo o que pos-sa contribuir com a reprodução do mosquito. Será que ele vai topar? (Assista Aqui). E, agora ficou o convite para que os itajaienses se desafiem, gravando um vídeo convidando seus amigos e postando no facebook com a hashtag #itajaixdengue.

Além disso, no dia 18 de outubro (sábado), um grande mutirão de orientação será realizado em Cor-deiros, local onde há maior concentração dos focos. Cerca de 200 pessoas, entre escoteiros e acadêmicos da Univali, já confirmaram presença. Eles irão orien-tar os moradores e entregar um check-list para que eles confiram periodicamente os principais locais onde há água acumulada. E, a partir da segunda quinzena deste mês, haverá blitz em borracharias e ferros-velhos com a FAMAI, SMU e Vigilância Sanitária.

Presidente da Associação do Câncer Amor Próprio divulga Outubro RosaA presidente da Associação do Câncer Amor

Próprio, Nilza Maria Martins, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), na última terça-feira, para divulgar as ações realizadas no Outubro Rosa. Nilza agradeceu o engajamento do Legislativo e afirmou: “Se caminharmos juntos na mesma dire-

ção podemos mudar a vida da população, visando a realização do diagnóstico precoce”.

Entre os assuntos comentados está a realização da 2ª Carreata Outubro Rosa, que acontece no dia 18 de outubro (sábado), com concentração em frente ao Centreventos, a partir das 9h. •

Horário de verão começa no próximo domingo, dia 19

Page 4: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 4

Quem esteve na cidade de Alicante e teve oportunidade de conhecer outras cidades nos arredores, bem como cida-des de outros países da Europa à beira mar, sabe a importância que os europeus dão aos oceanos, mas principalmente aos barcos à vela. Também pudera, não poderia ser diferente, pois são países mi-lenares, cujas poluções conviveram por anos com conquistas e invasões pelos mares, através das caravelas que cruza-vam os oceanos atrás de ouro, especia-rias e novas terras.

Na realidade, o que estou queren-do dizer é que, a maioria das cidades à beira mar que se visita na Europa, tem uma ou mais Marinas, grandes ou pe-quenas, mas tem. E muitas dessas Ma-rinas construídas há anos ou recentes, mantém uma convivência harmoniosa com os pescadores locais, que fazem o seu trabalho, na busca do peixe, como também com a natureza, onde os peixes nadam ao redor dos barcos ancorados, sem nenhum problema.

No Brasil, todos nós sabemos, as coisas são difíceis de acontecer por uma série de problemas. Falta de investidores particulares, falta de interesse do poder público, atuação de ONGs em favor do meio ambiente, entre outros.

Todos sabem o trabalho que foi para a Prefeitura de Itajaí, através do Por-to, abrir licitação para a construção da nossa Marina no Saco da Fazenda. Fo-ram muitas audiências públicas, projetos ambientais complicados, interferência de ONGs e Ministério Público, discus-são na comunidade sobre a importância de uma obra dessa para o município e seus moradores...

A importância das Marinas

Com muito custo estamos vendo a Marina ser construída. Muitos ainda se perguntam se vai ficar bonita, se vai se integrar à cidade. Sim, o projeto é bonito e afirmo sem medo de errar que a Marina será um divisor de águas, e como diz o engenheiro Amílcar Gazaniga, a quebra de um paradigma, colocando Itajaí no patamar de cidades com visão de futuro, que sabem que uma cidade aberta para o mar é uma cidade aberta para o mundo.

Marina A marina de Alicante, cuja constru-

ção iniciou nos anos 90 e que mudou a paisagem urbana da cidade, foi constru-ída nos mesmos moldes da marina que está em construção em Itajaí. É uma área do Porto Organizado que foi concedida à iniciativa privada e os resultados foram excelentes. “Recuperamos uma área que não era utilizada no centro da cidade e hoje temos uma marina totalmente sus-

tentável, que gera empregos, alavanca o turismo e ainda colabora na preservação ambiental”, acrescentou o diretor ge-ral da Autoridad Portuaria de Alicante, Juan Ferrer Marsal. Assim como o Centro Comercial Portuário, onde é realizada a Volvo Ocean Race em Itajaí, a área da sede da Volvo Ocean Race em Alicante, também pertence a Autoridade Portuá-ria.

Por Carlos Bittencourt

Marina de Alicante

Marina de Campello

Page 5: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 5

Estreitar laços comerciais e ampliar o tráfego de cargas entre os portos de Itajaí e Alicante. Esse foi o objetivo da reunião que os superintendentes do Porto de Itajaí e Portonave Terminais Portuários Navegantes, Antonio Ayres dos Santos Júnior e Osmari de Castilho Ribas, mais o presi-dente da Itajaí Práticos, Paulo Ferraz, fizeram aos dirigentes do Puerto de Alicante. Da Autoridad Portuaria de Alicante participaram o presidente, Joaquín Ripoll Serrano, o diretor geral Juan Ferrer Marsal e a diretora geral da Fundación Puerto Alicante, Maria Carmen Jiménez Egea. O Puerto de Alicante é o 10º porto da Espanha na movimentação de cargas conteinerizadas. Para o superin-tendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, o encontro entre os gestores dos dois portos foi bastante proveitoso e pode render frutos futuros.

Pela segunda vez estive na saída da Volvo Ocean Race, na cidade de Alicante, na Espanha, acompanhando a Comitiva itajaiense que foi prestigiar o evento e promover a cidade e

Itajaí.Da primeira vez que fui em 2011 fiquei impressionado com a

grandeza da festa feita pelos espanhóis com o início de uma regata que tinha apenas seis veleiros competindo. Mas compreendi e senti já naquela época a importância que o mundo inteiro dava à compe-tição, principalmente porque ela é diferente, ultrapassa a fronteira da resistência humana e coloca simples homens diante de perigos inimagináveis, ondas gigantescas, frio e calor extremo, onde a ca-pacidade de resistir física e mentalmente é o que conta no final.

Ao compreender a importância desta corrida, voltei para Itajaí com o firme propósito de, através das revistas e jornais produzidos pela Editora Bittencourt, convencer o maior número de pessoas possíveis a esperar mais alguns meses porque Itajaí iria receber um grande evento. Acreditei no evento que vi lá fora, mas princi-palmente que os homens que aqui estavam organizando a parada da Volvo Ocean Race seriam capazes, como realmente foram, de fazer uma festa tão bonita quanto, ou melhor ainda daquela que eu tinha visto em Alicante.

A nossa Editora foi a única a acreditar que o sonho sonhado por alguns abnegados itajaienses poderia se concretizar. E baseado nessa confiança a nossa empresa conseguiu colocar antes e durante a parada na Vila da Regata daquele ano de 2012 quase 300 mil im-pressos, entre revistas, jornais, folders, mapas, para todos os tipos de público.

Agora estamos novamente trilhando o mesmo caminho. Ali-cante provou que se renova a cada largada da competição, bem como a organização da Volvo Ocean Race, que este ano definiu por barcos com a mesma característica, para que nenhuma equipe leve vantagem sobre a outra. Todos foram construídos em estalei-ros diferentes, mas com o mesmo projeto. Também se renovou ao tornar a aventura mais extrema ainda, ao reduzir o número de tri-pulantes, que antes eram 12, agora são 8, mais o repórter cinema-tográfico. Tanto que o slogam estampado nos impressos da Regata era: “Life at the extreme”, ou em português, “Vida ao Extremo”.

Itajaí mais uma vez está organizando a sua Stopover. Que será ainda melhor do que em 2012, quando a cidade já tinha recebi-do elogios e prêmios como uma das melhores paradas do mundo. Tivemos nota máxima em responsabilidade ambiental, mas princi-palmente em envolvimento humano, as demonstrações de carinho do povo de toda a nossa região, que acompanhou os velejadores desde a sua chegada até a partida. Todos eles dizem que nunca esquecerão o carinho que receberam em nossa cidade.

A Editora Bittencourt mais uma vez realizará o seu trabalho jornalístico de promoção do evento, como o fez das vezes anterio-res. Mas, como da outra vez, vamos mais além, pois acreditamos primeiramente nos homens que estão na organização do evento, porque eles têm capacidade de ir além do que fomos, de surpreen-der, de fazer desta uma das melhores da Volvo Ocean Race – Edi-ção 2014/2015. • Por Carlos Bittencourt

Volvo Ocean Race: uma competição que se renova a cada edição

Laços com Porto espanhol

Juan Ferrer Marsal, Maria Carmen Jiménez Egea, Joaquín Ripoll Serrano, Antonio Ayres dos Santos Júnior, Osmari Castilho Ribas e Paulo Ferraz.

Page 6: Jornal dos bairros

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 6

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Festa do Dia das Crianças no Itamirim Clube de Campo

No último final de semana, o Itamirim Clube de Campo proporcionou aos filhos dos associados, uma maravilhosa e divertida Festa do Dia das Crianças. A festa já iniciou no sábado, quando as crianças puderam usufruir do parque de diversões, brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, etc.... No domingo, o dia foi todo de muitas atrações para a criançada, que aproveitou ao máximo, junto de seus familiares. Parabéns ao presidente Gelcir Bellini, vice-presidente José Agenor de Aragão e toda diretoria, pelo sucesso da festa!

Entrega de presentes para as crianças no Hospital Pequeno Anjo

Um grupo de amigas se reuniu, para confecciona-rem bonecas de pano e adquirirem livros de histórias in-fantis. Na sexta-feira, dia 10 de outubro, estiveram no Hospital Infantil Pequeno Anjo, para fazer a entrega des-ses presentes para todas as crianças ali internadas. Foram recepcionadas por Átella Jenichen Provesi e Marilda Reis dos Santos da AVISA - entidade beneficente que auxilia no trabalho do Hospital e pelo seu Diretor Técnico.

Page 7: Jornal dos bairros

Museu

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 7

Uma comitiva oficial composta por representantes da região da Asso-ciação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI esteve na cidade de Alicante, na Espanha, acompanhando a largada da Volvo Ocean Race. Os prefeitos Jandir Bellini (Itajaí), Leonel José Martins (Baln. Piçarras), Daniel Bosi (Ilhota), Rodrigo Costa (Itapema), a prefeita de Bombinhas e presidente da AMFRI, Ana Paula da Silva fizeram parte da Comitiva.

A Comitiva aproveitou para levar material impresso e em DVD para divulgar naquela cidade a Costa Verde Esmeralda. “O material promocional da Costa Verde & Mar foi disponibilizado aos jornalistas no media center e também entregue nas audiências oficiais que a Comitiva participou”, disse Célio Bernardino, secretário executivo da Amfri.

Comitiva da AmfriO nosso amigo Wisdom, o albatroz que é o mascote da Volvo Ocean

Race foi mais uma vez atração da criançada na Vila da Regata de Alicante. Ele prometeu estar na parada de Itajaí para animar todo mundo. Aliás, quando esteve em Itajaí, o mascote chegou a fazer uma visita ao Hospital Pequeno Anjo para as crianças que não puderam estar presentes no evento.

O Mascote

Uma nova atração na Vila da Regata em Alicante provocou uma pro-cura muito grande por parte do público. Um guindaste içava as pessoas numa espécie de bola circular a dezenas de metros. As pessoas ficavam penduradas, com toda a segurança, e tinham uma visão total da Vila e ar-redores. Esperamos que venha para Itajaí também!

Nova atração

A Vila da Regata em Alicante tem um Museu que conta a história da competição desde o início até os dias atuais. Guias que falam es-panhol e inglês acompanham os visitantes, mostrando os objetivos da Regata, o seu início, a evolução, os perigos que os velejadores correm ao fazer a travessia pelos oceanos, como os ventos influenciam a na-vegação, o que eles comem, como dormem, etc. Como as boas ideias se copiam, a Prefeitura de Itajaí ou o Porto poderiam também fazer um Museu na Vila da Regata, mantendo assim para sempre preservada a história da competição, com atualização a cada etapa.

Page 8: Jornal dos bairros

Calçadões

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 713 - 10 A 17 DE OUTUBRO de 2014 | Ano XV | Página 8

O único veleiro brasileiro que participou de uma competição da Volvo Ocean Race, o Brasil 1, que teve no comando Torbem Grael e entre outros velejadores André Fonseca, o Bochecha, que nesta corrida faz parte da equi-pe da Mapfri, poderá vir para Itajaí em breve. O Prefeito Jandir Bellini está encerrando tratativas com a Comissão Organizadora da Volvo para que o barco fique exposto definitivamente na Vila da Regata, ao lado do Planetário e Fundação Ket Schurman, que também vai ser construído no local, formando o memorial da Volvo Ocean Race. Para Itajaí seria ótimo ter o Brasil 1 defini-tivamente em Itajaí, dando mais beleza ainda à Vila da Regata.

Brasil 1

Toda a orla da praia de Alicante tem um calçadão enorme, como se pode ver nas fotos, onde as pessoas caminham, andam de bicicleta, passeiam com os cães. Além disso, se você observar numa das fotos mais de perto, existe uma parede com estrutura em alumínio, cheio de cadeiras. Na realidade são barzinhos no próprio calçadão, com um diferencial: quem não quiser ficar no sol é só puxar um toldo que tem enrolado na estrutura e curtir uma sombra. Quem gosta de ficar ao sol, deixa o toldo enrolado. Uma sugestão para a praia de Cabeçudas, que há muito tempo está precisando de uma bela reforma no seu calçadão.

O velejador catarinen-se Bochecha, que participa da Regata no barco da Mar-pfri, foi homenageado num jantar oferecido pela Prefei-tura e Amfri, onde recebeu e aceitou o convite para ser o Padrinho da Stopover em Itajaí. O secretário exe-cutivo da Organização da Regata em Itajaí, João Luiz Demantova, fez as honras da casa e falou sobre os pre-parativos da competição em Itajaí, além de fazer o con-vite ao velejador. Mais um ponto para a Organização, que vai ter um “padrinho” catarinense na maior com-petição de vela do mundo!

Padrinho

Imprensa A Comitiva Itajaiense que foi à Alicante teve tam-bém a participação da imprensa, repre-sentada por repór-teres de televisão e jornal. Na liderança da equipe estavam os jornalistas Mu-rilo José, Secretá-rio de Imprensa da Prefeitura de Itajaí e Joca Baggio, do Porto de Itajaí. Pa-rabéns a todos pela competência!