jornal dos bairros - 07 julho 2015

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 7 DE AGOSTO DE 2015 | ANO XVI | Nº 753 Esportistas de Itajaí deslancham em competições internacionais Cidade, que foi referência no atletismo, hoje tem representantes em quase todas as modalidades olímpicas. Páginas 4 e 5 Vereador se desfilia e almeja concorrer na majoritária Fora do PP Itajaí terá festival de cultura japonesa no fim deste mês Cultura 8 7

Upload: editora-bittencourt

Post on 23-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 7 DE AGOSTO DE 2015 | ANO XVI | Nº 753

Esportistas de Itajaí deslancham em competições internacionais

Cidade, que foi referência no atletismo, hoje tem representantes em quase todas as modalidades olímpicas. Páginas 4 e 5

Vereador se desfilia e almeja concorrer na majoritária Fora do PP

Itajaí terá festival de cultura japonesa no fim deste mêsCultura 8

7

Page 2: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide Uriarte e Alexandre BalbinoJornalista assistente: Marjorie Basso [email protected]

Diagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 2

ALEXANDRE BALBINO

Balbino&você

Viver com alegria

UMA NOVA DIREÇÃO PARA MUITAS VIDAS!

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

A importância da autoestima

Acesse: www.jornaldosbairros.tv

Mariana [email protected]á amigos, nesta semana conhe-

ceremos a história da colega Kathyuscia Boaventura, casada,

mãe de uma linda menina e aguardando um abençoado neném. Infelizmente sua mãe também foi vítima da violência no trânsito, devido a um acidente envolven-do condutor alcoolizado. Conheça sua história e compartilhe conscientização no trânsito.

“Sábado 1º de novembro de 2008, para mim uma manhã como muitas ou-tras. Acordamos cedo para viajar a Ibira-ma. Minha mãe estava diferente, ela bri-lhava e não havia em seu rosto as marcas dos longos anos de trabalho.

Saímos de nossa casa no bairro Cordeiros às 6h30. Nesse dia, entre um assunto e outro ela me deu um conse-lho ‘minha filha nunca tenha medo de arriscar algo com um medo de ganhar um não, pois ele você já tem mas nesse meio podes ganhar um sim que mudará para sempre sua vida’. Quem diria que essa seria uma das últimas palavras que eu trocaria com a minha mãe.

Por volta das 6h40, já na rodovia Jorge Lacerda, olhei novamente minha mãe pelo retrovisor do lado dela e acre-ditem essa foi a última imagem que te-nho dela, pois o caixão dela foi lacrado, ao olhar para a frente avistei um carro invadindo nossa pista. Descontrolado, o carro veio e rapidamente nos atingiu, eu fiquei presa no banco traseiro machuca-

da e com dor, vi meu pai desesperado saindo do carro gritando por socorro, pediu para que eu não fechasse os olhos e clamava a Deus que não levasse a es-posa dele depois de mais de 30 anos de união e quatro filhos juntos, mas foi tudo em vão, ela já não estava mais viva, es-cutava as pessoas em volta falando do motorista que nos atingiu, que ele estava alcoolizado.

O socorro chegou e começaram a me retirar do carro, eu pedia que ti-rassem a minha mãe primeiro já que eu gritava e ela não respondia, mas não aconteceu e me levaram ao hospital, eu sabia que minha mãe havia partido mas a confirmação veio cinco horas após o acidente. Desespero, dor, sofrimento, alma doendo são sentimentos daquele dia, o dia em que meu mundo desabou, que a coluna que me suportava não es-tava mais comigo e que tudo se tornou doces lembranças, o abraço, o toque, a doce voz e o cheiro dela.

É muito difícil saber que a irrespon-sabilidade misturada com álcool ceifou a vida de uma mãe. Dia 02 de novembro de 2008 enterrei metade de mim, achei que minha vida não teria mais sentido. Chegar em casa e abrir a porta junto com meu pai e ver tudo da forma que ela dei-xou, mas sem vida, sem cor, com uma dor tremenda.

Minha mãe não foi um caso isola-do, isso se repete todos os dias e nada acontece, nenhuma punição, por isso dia após dia morrem muitas mães, pais e filhos. Há quase sete anos foi a minha mãe e fica a dúvida: qual será o próximo bêbado inconsequente e mãe inocente?”

Incrível acreditar que histórias como esta continuam, ainda existem pessoas que tem a coragem de ingerir bebidas alcóolicas e conduzir algum tipo de veículo. O álcool ainda é responsável por graves acidentes e todos precisam se conscientizar de que não existe combi-nação (álcool e direção). Seja você um multiplicador deste conhecimento. Não permita que pessoas ao seu redor aca-bem fazendo esta combinação e quem sabe acabem com vidas que cruzarão seu caminho. Já estamos lutando por um trânsito seguro. E você? •

Encaminhe sua história pelo e-mail [email protected]

A autoestima é a avaliação que uma pessoa faz de si mesma em qualquer fase da vida, sendo de

extrema importância no equilíbrio emo-cional do ser humano. A autoestima está muito próxima da autoconfiança, é ser você, a sua própria referência. Quando falta autoestima, pode faltar também a auto aceitação. Aceitar a si mesmo em qualquer situação que a vida lhe coloca, é ter consciência do que você é. Aceitar-se, é vivenciar sem negação, é aprender a valorizar nossas qualidades, deixando de criticar e superestimar os nossos de-feitos, é saber desenvolver por si mesmo o amor, o carinho e o cuidado.

Você consegue imaginar o que acontece com a autoestima de uma pes-soa, que por uma ocasião de uma doen-ça como o câncer, perde os cabelos se tornando “careca”?

Posso afirmar que não é fácil enca-rar esse momento de dor, desconforto e tristeza. É um momento que precisamos de aceitação e força para alcançar o en-tendimento e assumir um novo visual. E foi passando por esta experiência que tive a oportunidade de criar um banco

de lenços, com o objetivo de fazer as mulheres se sentirem mais bonitas e com a autoestima mais elevada.

O banco de lenços iniciou a par-tir dos meus próprios lenços, funcionava apenas no modo virtual, onde eu co-nhecia pessoas na internet que também estavam enfrentando o câncer e logo mandava um lenço como uma forma de agradecimento pelo carinho e atenção recebida.

Mas com o sucesso da fanpage Câncer com Alegria, senti a necessidade de criar um banco de lenços e perucas aqui em Itajaí, para embelezar as care-quinhas da nossa região e fazê-las mais elegantes e mais felizes e assim, nasceu o Banco de Lenços e Coisas da Cabeça, que atende todos os pacientes oncológi-cos que são atendidos na Unacon, (de-partamento oncológico do Hospital Ma-rieta Konder Bornhausen). Esse serviço é oferecido gratuitamente e fica localizado na sala da Associação Madre Teresa, anexo ao hospital Marieta.

E atualmente, para fazer a alegria de todas as nossas pacientes, foram fun-dados mais dois banco de lenços e peru-cas, sendo um, no centro de oncologia do hospital da Unimed Litoral em Balne-ário Camboriú e o outro que será inaugu-rado na Neoplasias Litoral em Itajaí.

Aprendi que temos que encontrar formas de manter a autoestima e o mais importante é se amar. Para ter uma apa-rência física bem cuidada, para que te-nhamos prazer de se olhar no espelho e poder desfrutar dos prazeres mais sim-ples da vida. Sendo assim, o indivíduo se sentirá mais atraente, menos ansioso, mais bem humorado, sua autoconfiança aumentará, bem como o amor próprio e isso proporciona uma melhor aceitação das suas condições o que facilita as re-lações interpessoais e acima de tudo se sentirá mais forte, para lutar e enfrentar os desafios da vida, conseguindo alcan-çar uma intensa paz interior e um resul-tado terapêutico melhor. •

Page 3: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 3

Começa nesta sexta-feira, 7, o IV Festival de Teatro Brasileiro Toni Cunha, com

apresentações de artistas de todo o país. O ator Cacá Carvalho abre a programação do festival com o es-petáculo “2x2=5 – O Homem do Subsolo”, inspirado em um conto do escritor Fiódor Dostoiévski.

Cacá Carvalho é o primeiro ator a subir ao palco durante o festival. A peça “2x2=5 – O Ho-mem do Subsolo” é inspirada no conto “Memórias do Subsolo”, de Dostoiévski. O ator interpreta um homem que se aprofundou no sub-solo de si mesmo. A peça é um espetáculo-confissão com um per-sonagem neutro.

O espetáculo está marcado para 20h30, com classificação etá-ria de 14 anos. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 60. Estudantes, pesso-as com mais de 60 anos ou defi-cientes têm direito à meia-entrada em todos os espetáculos do Teatro Municipal de Itajaí. Pessoas que doarem um litro de leite em caixi-nha também terão direito a meia-entrada para todos os espetáculos pagos.

O festival recebeu 368 inscri-ções para esta edição, sendo oito espetáculos nacionais seleciona-dos e seis espetáculos locais. Al-guns espetáculos serão realizados também no Teatro de Bolso da Casa da Cultura Dide Brandão e

Prevenção ao câncer de próstataNo mês em que se comemora o Dia dos Pais a

atenção é para a saúde masculina. A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí e o Projeto Mãos de Vida, da Univali, estão unindo forças para promover a campa-nha Agosto Azul, que incentiva a prevenção do câncer de próstata. Exames gratuitos de PSA, que permitem a detecção da doença por meio de uma pequena coleta de sangue, estão sendo feitos até o final do mês.

Os exames são disponibilizados para homens com mais de 45 anos. A coleta ocorre na sede da Rede Femi-nina, situada no bairro São Vicente, na rua Saul Schead dos Santos, nº 379, sem qualquer custo, no período da manhã, das 8h às 11h. É necessário apenas apresentar documento com foto.

Alguns cuidados são recomendados para uma veri-ficação mais precisa. A orientação é de que, pelo menos 48 horas antes do exame, o homem não tenha relações sexuais; não faça esforço físico, exercícios ou caminhada; e não ande de bicicleta, moto ou cavalo. Os atendimen-tos são feitos por ordem de chegada. •

Artistas invadem o palco do Teatro Municipal de Itajaí no IV Festival de Teatro Brasileiro Toni Cunha

Ator Cacá Carvalho abre programação teatral com peça inspirada em conto de Fiódor Dostoiévski

em espaços públicos. Este ano, IV Festival de

Teatro Brasileiro Toni Cunha comemora os 30 anos de car-reira do artista Valentim Sch-moeler.

Confira a programação do IV Festival de Teatro BrasileiroToni Cunha para o fim de semana:Sábado – 08 de agostoEspetáculo: “A vida dele” – Grupo In.co.mo.do.te – Porto Alegre/RSLocal: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 20h30Ingresso: R$ 20Classificação etária: 12 anos

Domingo – 09 de agostoEspetáculo: “Trueque” – Cia Animèe – Recife/PE

Local: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 16hIngresso: R$ 20Classificação etária: Livre

Espetáculo: “A Bolha Luminosa” – Cia Teatro Lumbra – Porto Alegre/RSLocal: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 19h30Ingresso: Gratuito Classificação etária: Livre

Espetáculo: “Cem Dias” – Grupo Risco de Teatro – Itajaí/SCLocal: Teatro Municipal de ItajaíHorário: 20h30Ingresso: R$ 10Classificação etária: 12 anos•

Page 4: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Futuro do esporte

Conheça os atletas de Itajaí que fazem bonito e são apostas para competições internacionais

Recentemente esportistas conquistaram medalhas de ouro no Pan e outros se preparam para as Olimpíadas em 2016

Praticar esportes é um hábito re-comendado por qualquer espe-cialista no assunto. Na brinca-

deira, vale de tudo, até usar os sapatos como trave de futebol. Mas há quem leve a prática esportiva muito a sério. Atualmente, Itajaí tem representantes na maioria dos esportes olímpicos. São cerca de 450 atletas efetivos na Fundação Municipal de Esporte e La-zer (FMEL), que carregam o nome do município em campeonatos estaduais, nacionais e mundiais.

O cenário esportivo é diversifica-do em Itajaí. O município tem atletas em todos os esportes olímpicos, com exceção de duas modalidades de tiro (armas longas e armas curtas). Com tanta gente disposta a carregar o bra-são da cidade mundo afora, será co-mum escutarmos nomes como Natália Brozulatto e Valéria Kumizaki, referên-cias do caratê. As duas atletas da FMEL foram ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho des-te ano.

No handebol, o trio André Amo-rim, Arthur Patrianova e Gabriel Mon-teiro do Nascimento são apostas para

futuras medalhas no esporte. Hoje, to-dos disputam competições mundiais. André está treinamento no continente europeu para o Campeonato Mundial de Handebol, na Rússia. Gabriel dis-putou o Pan-Americano de Toronto com a Seleção Brasileira Júnior. Já Ar-thur é atleta da Seleção Brasileira de Handebol, na categoria adulto.

Nesta semana, Itajaí também es-teve estampada no quimono do judoca João Paulo Gonçalves. O garoto par-ticipa do Campeonato Mundial Sub-18, na categoria peso-pesado. Ele é o único representante do município na competição, que acontece na Bósnia e Herzegovina. João é atleta da FMEL e Academia Zamboneti de Judô.

Itajaí depois da era do atletismoO atletismo já foi o esporte que

mais lucrou com medalhas e premia-ções para o município. Nos últimos anos, outras modalidades abriram espaço para novos atletas se destaca-rem. Para o diretor de rendimento da FMEL, José Hiran Lamim, o atletismo

não ficou de lado, mas esportes como handebol, judô, ginástica artística e caratê, atualmente, apresentam os me-lhores resultados.

_ Itajaí mudou, tem aspectos diferentes. O atletismo ainda faz um bom trabalho e temos atletas em com-petições nacionais e internacionais, mas esse não é mais o esporte que é a cara do município _ diz.

Segundo Lamin, a natação e o ta-ekwondo são outros pontos fortes na cidade. O objetivo da FMEL, em todas as modalidades, é ter atletas entre os três melhores do país. O que parece dar certo em Itajaí. Nas Olimpíadas Rio 2016, o município terá Arthur Pa-trianova na seleção de handebol.

Só neste ano o município inves-tiu cerca de R$ 12 milhões no esporte. O dinheiro é usado para pagamento da bolsa atleta, organização de eventos esportivos na cidade (tanto para a co-munidade quanto para campeonatos profissionais), manutenções diversas na estrutura administrativa da FMEL e transporte e hospedagem de atletas e funcionários em competições.

Como funciona o

bolsa atleta?Em média, a FMEL investe R$ 5 mi-

lhões para o bolsa atleta, benefício ofere-cido em todas as modalidades da funda-ção. O valor é para bolsas na categoria infantil e adulto. Infantil são atletas que disputam a Olimpíada Estudantil Catari-nense (Olesc). Ganha a bolsa atleta adul-to quem disputa os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Cada modalidade tem um valor má-ximo de recursos oferecidos. Os valores diferem para cada esporte. Segundo José, o atleta só recebe a bolsa auxílio se obti-ver resultados referentes aos campeonatos estaduais, nacionais e mundiais.

_ Ganha a bolsa quem representa o município em competições _ explica.

Cada modalidade define a graduação de resultados para a obtenção do auxílio. Cerca de 450 atletas da FMEL são benefi-ciados com a bolsa atleta atualmente.

Natália Brozulatto

Page 5: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 5

Itajaí nas quadras de vôleiAntony Gabriel Gonçalves é uma das

apostas dos técnicos do voleibol masculino da FMEL. Em abril, o atleta foi convocado para a Seleção Catarinense da modalida-de, junto de outros três jogadores. Além da fundação, Antony é atleta da equipe itajeiense Pró-Vôlei, desde 2010.

O atleta, que recém completou 18 anos, foi eleito como melhor atacante no 17º Festival Mercosul de Voleibol, na ca-tegoria masculino infanto, no ano passa-do. Na mesma competição, a equipe con-quistou a série prata.

Orgulho do judôSe você buscar pelo nome João Paulo Gonçalves no site Google, vai encontrar

uma lista de notícias sobre premiações e campeonatos de judô. Isso porque João é atleta efetivo da FMEL e Academia Zamboneti de Judô e já tem bagagem profissional. O garoto foi revelado em escolinhas da cidade e se destacou nos tatames em 2014.

Em março, o judoca foi vice-campeão do Torneio de Bremen, válido pela pri-meira fase do Circuito Mundial da categoria Sub-18, que aconteceu na Alemanha. A colocação garantiu a vaga de João no Mundial Sub-18, disputando a categoria peso-pesado. No Pan-Americano de Toronto, o garoto foi campeão na categoria. O sonho é conquistar a primeira colocação na Copa do Mundo do judô.

O Mundial Sub-18 acontece na Bósnia e Herzegovina e é a segunda competição internacional de João em menos de um mês. Hoje, o garoto integra a equipe de 20 judocas que representam o município.

Futuro do handebol de ItajaíO técnico da FMEL, Sílvio Rodrigues, viu os

primeiros lances de André Amorim, de apenas 18 anos, no handebol. O atleta começou a praticar o esporte em escolinhas da FMEL, espalhadas pelos bairros de Itajaí. Com o handebol, André conse-guiu uma bolsa atleta e uma vaga para estudar em um colégio particular da cidade. Agora, o garoto é representante do município, da escola e do Brasil nos campeonatos que disputa.

_ O André é um menino que veio dos po-los [escolinhas da FMEL] e conseguiu bolsa atleta. Hoje, o André consegue ajudar financeiramente a família e se ajudar, ele tem estrutura para isso e tudo é fruto do esporte _ comenta o treinador.

A meta atual de André é treinar para faturar o ouro no Campeonato Mundial, na Rússia. Para o técnico, o atleta é peça fundamental no time da seleção itajeiense:

_ Ele recebeu inúmeras propostas para jogar em São Paulo e no Rio de Janeiro, até mesmo em Portugal. Daqui para frente, eu gostaria de vê-lo jogando na Alemanha, França ou Espanha, lugares que paguem mais e que tenham boas estruturas.

Page 6: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

Meninas do vôlei A contabilidade Tupã, uma das patroci-

nadoras do vôlei feminino de Itajaí, que ficou com um honroso terceiro lugar nos Joguinhos Abertos, parabeniza as meninas por toda a luta durante a competição. As palavras de uma das atletas representa o sentimento de todas. "Para muitos, a derrota representa tristeza, mas na verdade significa aprendizado. O sorriso não nega nossa felicidade... Eu quero sempre esse gostinho de dever cumprido e sorriso estam-pado... Só a gente sabe o quanto esse bronze valeu pra gente", comentou a Duda.

Apresentação de Diogo Portugal em Itajaí

Na última quinta-feira, dia 30 de julho, a diretoria e voluntários da Associação Madre Teresa do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bor-nhausen promoveram um show bene-ficente com o humorista Diogo Portu-gal. Apresentação realizada no Teatro Municipal de Itajaí, que esteve lotado de convidados. Antes do show todos participaram de um happy hour, com música ao vivo. Uma noite realmente especial, com todos reunidos em prol de uma causa tão nobre, quanto é o trabalho da Associação Madre Teresa, presidida pelo empresário Marcos Au-rélio Seára Júnior.

Lançamento do documentário de Rubens Angioletti: Cicloturismo

O comunicador Rubens Angioletti promoveu um encontro na sexta-feira, 31 de julho, na pizza-ria Vovó Zena, no bairro São Vicente em Itajaí. Na ocasião ele lançou oficialmente o documentário que preparou com muito carinho e dedicação sobre Ci-cloturismo. Rubens Angioletti é apaixonado por bike e participa de diversos passeios ciclísticos, junto com os amigos da Tribo das Bikes. Excelente documentá-rio, que prende a atenção do início ao fim. O tema foi bem explorado e as imagens são encantadoras!

Encontro dos Quarta-Feirinos de Futsal do Itamirim

Clube de CampoNo sábado, 1º de agosto, o grupo dos Quarta-Feirinos de Futsal do Itamirim

Clube de Campo promoveu um encontro festivo no sítio de Gilberto Sandri, no

Rio do Meio, zona rural de Itajaí. Teve churrasco de carne de porco, preparada

de diversas maneiras, uma delas foi o delicioso torresminho. O amigo Lindomar

de Oliveira fez uma feijoada deliciosa, que fechou com chave de ouro o almoço. A

festa contou com animação do Neguinho da Gaita e amigo. Agradecemos a gentileza do convite, para estarmos juntos de amigos

tão queridos e especiais.

Page 7: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 7

O vereador Márcio José Gonçalves (PP), o Dedé, anunciou a desfiliação do

Partido Progressista na última quinta-feira, durante a sessão na Câmara de Vereadores de Itajaí. A desvincula-ção foi protocolada Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, no dia seguinte.

Em nota, o parlamentar apontou seu descontentamento com a falta de consideração do partido com os pro-jetos da cidade e afirma que o PP não possui projetos para o futuro e reno-vação de Itajaí. Para ele o partido também inviabilizou suas demandas, criando incerteza do futuro político do parlamentar. Dedé era afiliado ao partido desde setembro de 2007.

A desfiliação de Dedé também envolve uma polêmica na eleição do diretório do partido. Em abril, o parlamentar diz ter sido impedido de votar e ser votado na eleição. No site no TRE, o nome do vereador consta-va como sem partido. Já na lista do PP no site, o parlamentar também era inexistente.

_ Não há nada contra o prefeito

Jandir Bellini (PP). O PP me deixou à margem das decisões políticas _ diz.

Com a desfiliação, Dedé atua independente na Câmara de Verea-dores e afirma não ter nada decidido para vinculação a uma nova sigla:

_ O PSDB e o PRB me procura-ram, mas vou deixar a poeira baixar e analisar qual sigla será melhor e condizente aos meus projetos.

O parlamentar havia se colo-cado à disposição para uma dispu-ta majoritária nas próximas eleições municipais, em 2016. As decisões, segundo o vereador, dependem da articulação política dos futuros par-tidos.

_ Pretendo concorrer à prefei-tura. Se não tiver oportunidade, vou optar pela reeleição a vereador. O PSDB me convidou para um projeto na majoritária, mas não posso garan-tir nada _ adiantou.

O vice-presidente do PP em Itajaí, Tarcísio Zanelato, disse que a notícia da desfiliação foi uma sur-presa para o partido. Segundo ele, as alegações de que o vereador não

estava relacionado como filiado ao PP ocorreram porque na eleição do diretório foi consultada a situação de Dedé junto ao TRE e o vereador aparecia como sendo filiado a dois partidos, PP e PSDB.

Para não correr o risco de pro-blemas com a justiça eleitoral e até uma anulação do processo, a dire-ção do PP municipal resolveu não relacionar o vereador. No entanto, segundo Zanelato, todos sempre consideram o vereador um compa-nheiro partidário muito presente.

O partido aguarda receber a no-tificação oficial sobre a desfiliação para se reunir e decidir como proce-der juridicamente.

Para Dedé, a dupla filiação no site do TRE pode ser uma falha no sistema. Em todo caso, o parlamen-tar acredita que a filiação partidária é interna e não depende da Justiça Eleitoral:

_ O partido tem minha ficha de filiação. Se eles quisessem me colocar na eleição do diretório, me colocariam porque é essa ficha que importa .•

O concurso fotográfico “Itajaí, meu lar, porto hospitaleiro, bom lugar para ancorar”, pro-

movido pela Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), foi lançado oficialmen-te nesta semana. Os fotógrafos podem participar na modalidade profissional ou amador. A premiação será em di-nheiro e o fotógrafo terá suas fotogra-fias expostas na sede do Legislativo Municipal. O objetivo é valorizar a produção fotográfica local.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro. O edital comple-to do concurso está disponível no site da CVI (cvi.sc.gov.br) na aba Licita-ções. Antes, é necessário realizar um cadastro no site da CVI.

Na modalidade profissional, o fotógrafo pode escolher até duas ca-tegorias, entre Água e Esportes Náu-ticos; Patrimônio Histórico e Pontos Turísticos; Edificações Institucionais, e Tradições Culturais e Cotidiano. Se-rão quatro prêmios de R$ 5 mil.

Já na modalidade amador, o candidato pode apresentar até três imagens variadas, mas que tenham re-lação com o tema principal. A premia-ção nesta modalidade é de R$ 200, para 25 ganhadores. Nas duas moda-lidades, os vencedores terão suas foto-grafias utilizadas na produção de pai-néis fotográficos. Em caso de dúvidas, o setor de licitações da CVI atende no telefone (47) 3344-7100. •

Vereador se desfilia do PP e pode concorrer à prefeitura pelo PSDB

Dedé diz que seu futuro no partido não estava claro e ficou chateado por não ter sido relacionado na lista do diretório progressista

“O PSDB me convidou para um projeto na majoritária, mas não posso garantir”, adiantou o vereador

Divulgação

A Câmara de Vereadores de Ita-jaí começou o 2º Período Le-gislativo de 2015. O retorno

do recesso parlamentar foi marcado pelo lançamento oficial do Programa de Capacitação e Incentivo à Quali-ficação Funcional. O programa será oferecido aos servidores do legisla-tivo até a segunda quinzena de no-vembro deste ano.

As aulas acontecem no Plená-rio da Câmara e são realizadas via convênio com a Univali e a Funda-ção de Educação Profissional e Ad-ministração Pública de Itajaí (Feapi). A superintendente da Feapi, Sônia Machado, participou da cerimônia e destacou a parceria firmada com a Câmara de Vereadores de Itajaí:

_ Tudo o que se faz em con-junto, se faz melhor e com grandio-sidade.•

Câmara de Itajaí retoma atividades lançando

programa de capacitação

Câmara abre concurso fotográfico para

profissionais e amadores

Page 8: Jornal dos Bairros - 07 julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 753 - 7 DE AGOSTO de 2015 | Ano XVI | Página 8

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca – Itajaí / 4ª Vara Cível

Rua Uruguai, 222, Centro – CEP 88302-90, Fone: (47) 3341-9321, Itajaí – SC – E-mail: [email protected]

Juiz de Direito: Ricardo Rafael dos SantosCargo do Escrivão do Cartório <<Nenhuma informação disponível>>.

Nome do Escrivão: << Nenhuma informação disponível>>

EDITAL DE CITAÇÃO – RITO ORDINÁRIO – COM PRAZO DE 20 DIAS.Procedimento Ordinário n° 0014298-98.2013.8.24.0033Requerente: Agenmar S.L/Requerido: Chantal Serra Emidio/

Citando(a)(s): Chantal Serra Emidio, Rua Augusto de Lima, 1646, sala 1201, Barro Preto – CEP 30190-003, Belo Horizonte-MG, CPF 018.044.756-45, brasileiro(a)

Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, que-rendo, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será fixado no local de costume e publicado na forma da lei. Itajaí (SC), 29 de julho de 2015.

O referido é verdade, do que dou fé. Edson Luiz de Souza – Chefe de Cartório. Ricardo Rafael dos Santos – Juiz de Direito.

A base do surf catarinense volta à Praia da Atalaia neste sábado para a abertura da temporada 2015 do Sur-futuro Groms. As baterias começam a partir das 8h e contam com a participa-ção de jovens promessas da modalida-de de 12 a 16 anos.

Os competidores vão participar de cinco categorias em disputa: Espumei-ro (Sub-10), Infantil (Sub-12), Iniciantes (Sub-14), Mirim e Feminino (sub 16).

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (47) 9602-8378.

_ Esta será a abertura do tradicio-nal circuito que trabalha a base do surf catarinense, e a novidade nesta tempo-rada é a presença da marca Mormaii que vem pra somar e muito com o Sur-futuro. Neste ano serão três etapas sem descarte para definir os campeões _ destaca o coordenador Cristian Ferro.•

Festival resgata tradição japonesa em Itajaí

DIVULGUE SUA EMPRESA

NO JORNAL DOS BAIRROS

3344-8600

Surfuturo Groms 2015 começaneste sábado na Atalaia

Voluntários para dar alegriaO Terapeutas da Alegria, projeto de extensão da Univali, está com

inscrições abertas para acadêmicos, profissionais, professores e funcio-nários voluntários. O projeto integra acadêmicos de diversos cursos para a intensificação da humanização e sensibilização do ambiente hospita-lar oferecendo bem-estar aos pacientes hospitalizados nas unidades da região.

Para participar é necessário ter disponibilidade de horários nas ter-ças-feiras das 18h às 19h, pra as reuniões semanais. Os interessados em fazer parte do grupo devem acessar terapeutasdaalegria.com.br e se inscrever até o dia 17 de agosto. Outras informações: (47) 3341-7680/9645-2662, com Fabricio Beirão.•

O Brasil e o Japão possuem 47 cidades coirmãs. Den-tre elas, estão Itajaí e So-

degaura. Prova desta parceria, é o Torii (portal japonês) construído na avenida Beira Rio, na década de 80, no local batizado de “Caminhos de Sodegaura”. A imigração japonesa chegou à cidade na década de 70, com cerca de 10 famílias que for-maram a Colônia Agrícola Japonesa. Hoje, os descendentes tentam pre-servar a tradição trazida pelos imi-grantes, dentre elas a culinária. Por isso, há 16 anos, no mês de agosto, a ANBI – Associação Nipo-Brasileira de Itajaí realiza a Festa do Sukiyaki.

Neste ano a festa será no dia 29 de agosto, a partir das 19h, no Clube Almirante Barroso. O Sukiyaki é um cozido tipicamente japonês que leva carnes fatiadas bem finas, verduras

como acelga, couve-flor, brócolis e cenoura; folhas de sabor marcan-te como agrião e rúcula; alho poró, tofu e molho de soja.

_ As festas do Sukiyaki são uma oportunidade divertida para provar o prato a um custo menor que os dos restaurantes e conhecer comunida-des locais de descendentes de japo-neses _ conta o presidente da ANBI, Marcos Minoru Okada.

Além de boa gastronomia, o festival também terá apresentação do grupo Wakaba Taiko, de Curiti-ba, um dos mais conhecidos do país. O Taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês e engloba uma variedade de instrumentos japone-ses de percussão. Sua função variou durante a história, tendo funções de comunicação, ação militar, acom-panhamento teatral, cerimônia reli-

16ª Festa do Sukiyaki ocorre no dia 29 de agosto no Clube Almirante Barroso

giosa e apresentações em festivais. As apresentações de taiko consis-tem de muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, muitos grupos usam as vozes e instrumentos de

corda ou de sopro como acompa-nhamento.

Os ingressos para a 16ª Festa do Sukiyaki custam R$ 40,00 com con-sumação livre. Crianças a partir de 12 anos pagam. Mais informações pelo telefone (47) 9973-8005.•