ed 104 jornal de bairros

4
Nº 104 • SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2012 O posto de saúde na Tifa Schubert está aberto desde o final do ano passado mesmo sem ter médicos para atender a população e com as obras por con- cluir. Conforme a Diretoria de Atenção Básica, Maria Eunice Araújo Ramos An- dreatta, o processo de contratação do médico e dentista está em andamento. Por questões legais, após a chamada o profissional tem um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresen- tar a documentação. “A gente espera que em 30 dias os médicos sejam con- tratados”, afirma. A ordem de serviço para a constru- ção do posto foi assinada no dia 25 de maio de 2010 pela prefeita Cecília Ko- nell. A área de 185 m² tem um investi- mento total de R$ 213 mil com recursos provenientes do governo estadual e federal. Segundo, a secretaria o local foi escolhido depois que um estudo da equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde apontou a necessidade do Mesmo em condições precárias, posto de saúde da Tifa Schubert está atendendo a comunidade posto devido ao crescimento popula- cional da região. A primeira previsão de entrega divul - gada pela administração foi para o inicio de 2011. Posteriormente, em novembro do ano passado, o prazo da entrega foi estendido para o inicio deste ano. Agora a secretaria não tem data definida para a inauguração da obra. O posto irá oferecer atendimento na atenção básica, consultas médicas, aten- dimento de enfermagem, odontologia e espera durante todo este período a cons- trução do posto. “Hoje temos de ir ao Czerniewicz ou Santo Antonio”. Para ela, quando o posto estiver funcionando ficará melhor para a comunidade. Conforme Elaine, os Agentes Comuni- tários de Saúde (ACS) estão visitando as casas e os moradores estão procurando a unidade de saúde para fazer curativos e medir a pressão. “Com o atendimento médico será melhor”, conclui a moradora. A equipe dos agentes é composta de quatro funcionários que visitam os domicí- lios e fazem o cadastro das famílias. Com o tempo a previsão é de que a equipe seja ampliada para seis funcionários. Endereço: Rua Anieta Martins Enke, s/n – ao lado do 492. Fone: 3376 6233 Está atendendo Está atendendo Elaine: posto de saúde é bem vindo FOTOS BANCO DE IMAGENS/JB serviço de agentes co- munitários, para atender a população da região próxima ao posto. A es- trutura projetada contem- pla: consultório médico, gabinete odontológico, sala de vacina, sala de nebulização e dispensário de medicamentos, sala de enfermagem, sala de curativos, sala dos agentes comunitários e banheiros. O posto terá clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista, além da equipe especializada do ESF. Moradora a cinco anos do bairro, Elaine Zapella, 33, autônoma, diz que “Com o atendimento médico será melhor”

Upload: flavio-brugnago

Post on 18-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição número 104 de 24 de fevereiro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Ed 104 Jornal de Bairros

Nº 104 • SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2012

O posto de saúde na Tifa Schubert está aberto desde o final do ano passado mesmo sem ter médicos para atender a população e com as obras por con-cluir. Conforme a Diretoria de Atenção Básica, Maria Eunice Araújo Ramos An-dreatta, o processo de contratação do médico e dentista está em andamento. Por questões legais, após a chamada o profissional tem um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresen-tar a documentação. “A gente espera que em 30 dias os médicos sejam con-tratados”, afirma.

A ordem de serviço para a constru-ção do posto foi assinada no dia 25 de maio de 2010 pela prefeita Cecília Ko-nell. A área de 185 m² tem um investi-mento total de R$ 213 mil com recursos provenientes do governo estadual e federal. Segundo, a secretaria o local foi escolhido depois que um estudo da equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde apontou a necessidade do

Mesmo em condições

precárias, posto de saúde

da Tifa Schubert está

atendendo a comunidade

posto devido ao crescimento popula-cional da região.

A primeira previsão de entrega divul-gada pela administração foi para o inicio de 2011. Posteriormente, em novembro do ano passado, o prazo da entrega foi estendido para o inicio deste ano. Agora a secretaria não tem data definida para a inauguração da obra.

O posto irá oferecer atendimento na atenção básica, consultas médicas, aten-dimento de enfermagem, odontologia e

espera durante todo este período a cons-trução do posto. “Hoje temos de ir ao Czerniewicz ou Santo Antonio”. Para ela, quando o posto estiver funcionando ficará melhor para a comunidade.

Conforme Elaine, os Agentes Comuni-tários de Saúde (ACS) estão visitando as casas e os moradores estão procurando a unidade de saúde para fazer curativos e medir a pressão. “Com o atendimento médico será melhor”, conclui a moradora.

A equipe dos agentes é composta de quatro funcionários que visitam os domicí-lios e fazem o cadastro das famílias. Com o tempo a previsão é de que a equipe seja ampliada para seis funcionários.

Endereço: Rua Anieta Martins Enke, s/n – ao lado do 492. Fone: 3376 6233

Está atendendoEstá atendendo

Elaine: posto de saúde é bem vindo

FOTO

S B

AN

CO

DE

IMA

GEN

S/JB

serviço de agentes co-munitários, para atender a população da região próxima ao posto. A es-trutura projetada contem-pla: consultório médico, gabinete odontológico, sala de vacina, sala de nebulização e dispensário de medicamentos, sala de enfermagem, sala de curativos, sala dos agentes comunitários e banheiros. O posto terá clínico geral, pediatra, ginecologista e dentista, além da equipe especializada do ESF.

Moradora a cinco anos do bairro, Elaine Zapella, 33, autônoma, diz que

“Com o atendimento médico será

melhor”

Page 2: Ed 104 Jornal de Bairros

2 SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2012

Diagramação:Jeferson Klahold

[email protected]

Tiragem: 5.000 exemplares

Circulação: Jaraguá do Sul e Guaramirim

O Jornal de Bairros é uma publicação semanal da Editora Pavanello Ltda.CNPJ 08.782.045.0001-77 I.E.: 255.391.323

Administração:Rua 25 de Julho, 1936, • Sala 1Vila Nova • Jaraguá do Sul (SC)

CEP 89259-000Fone/Fax: (47) 3371-5588

Comercial:Fone/Fax:

(47) 3371-5588 • (47) 3275-0633E-mail: [email protected]

Redação:[email protected]

Editor Chefe: Osmar Pinheiro (DRT 17764)Direção:

Odila Pavanello Brugnago

Mesmo tendo o nome e o status de bairro, os moradores do Águas Claras reclamam da falta de serviços essenciais, tais como, escolas, cre-ches, postos de saúde e transporte coletivo que atenda as necessidades da comunidade. O bairro, conforme informações preliminares do Censo 2010/IBGE, tem 756 moradores. Na contagem da população em 2007 possuía 653. O aumento representa em média 15%.

Uma das reivindicações da comunidade refere-se ao transporte coletivo. Conforme o morador Albino Lemes, falta ônibus nos fins de semana e nos horários ao final da tarde. “Já fize-mos abaixo-assinado e até agora nada”, reclama Lemes. Segundo os moradores durante a semana o último horário é às 18h30.

Moradores reclamam:falta de estrutura no Águas ClarasO bairro foi criado em 2004, deixan-

do de fazer parte do Ilha da Figueira

Horário de ônibusO site da empresa Canarinho confirma a recla-mação dos moradores. O usuário ao pesquisar o horário da linha Águas Claras encontra o último horário às 16h20. Nos sábados, domingos e feriados não existem linhas que atendam a região. A empresa foi procurada através da ouvidoria ([email protected]) para manifestar-se sobre a possibilidade de ampliação de horários e até o momento não respondeu.

Águas Claras: bairro com pou-ca estrutura

BA

NC

O D

E IM

AG

ENS/

JB

IMAGENS REPRODUÇÃO/SITE CANARINHO

ILUSTRATIVA

Page 3: Ed 104 Jornal de Bairros

3SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2012

Moradores se reuniram e estão buscando

recursos para construir a Igreja na Tifa Schubert

Guaramirim está entre os 200 municípios do Brasil aprovados para o projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, do Governo Fe-deral. O objetivo do projeto é formar agentes no município para a dinamização da alimentação escolar no espaço educativo.

As hortas escolares irão promover a me-lhoria dos hábitos alimentares nas escolas com a integração dos alunos, promovendo a abordagem pedagógica de temas como ali-mentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável. Este projeto será realizado em parceria

Está quase pronto o salão da “São José Operário”

A construção do salão multiuso da comunidade São José Operário, na Tifa Schubert, deve estar concluída até o mês de maio na festa do padroeiro e fará par-te da programação do 100º da Paróquia São Sebastião. A área vai servir para igreja, secretaria, catequese e reuniões. A diretoria busca o apoio da comunidade e das empresas para concluir a obra.

Conforme o coordenador da comu-nidade Mauro Pappen, a construção do salão foi conseguida graças as doações e festas. “Com o apoio financeiro da comunidade conseguiremos concluir a obra, se não será impossível”, afirma Pappen. Atualmente está sendo construído os banheiros e, posteriormente, a sala de catequese, cozinha, sacris-tia, secretaria e colocadas as portas e janelas. “O acabamento é a parte mais cara”, conclui.

A comunidade vai aten-der em torno 600 famílias da região que são moradores dos bairros Três Rios do Norte e parte do Amizade. As missas acon-tecem todos os domin-g o s à s 10h no salão.

A igreja está localizada na R. Clube dos Viajantes, s/n, Bairro Três Rios do Norte. Quem quizer fazer doações para a construção pode entrar em contato pelo fone: 47 9114 5967 ou pelo e-mail: jurí[email protected] com Mauro Pappen.

Pappen: apoio da comunidade

é necessário para concluir

a obra

BANCO DE IMAGENS/JB

GuaramirimA capacitação com os 17 integrantes do Núcleo de Defesa Civil Comunitária

foi encerrada no último sábado (18). Moradores de dez bairros do município receberam as primeiras instruções para auxiliar o trabalho da Defesa Civil de Guaramirim em casos de emergência.

Os principais temas abordados foram noções de estudos geológicos e geotéc-nicos, constituição da Defesa Civil, primeiros socorros e atuação do Nudec dentro da comunidade. A capacitação teve uma carga horária de 20 horas, realizado em dois finais de semana. “Os integrantes do núcleo, todos voluntários, ficam a dispo-sição da coordenação municipal de Defesa Civil para auxiliar em ações, tanto de caráter preventivo como também de caráter emergencial”, disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Edvar Pereira de Mello Filho.

Os encontros continuarão acontecendo mensalmente, o objetivo é que no mês de abril seja realizada uma nova capacitação. O Nudec foi formado no início deste ano e a intenção é que grupo tenha cerca de 60 participantes até o próximo ano.

“Ressaltamos aos participantes a importância de propagar a ideia para que mais pessoas da comunidade participem do Nudec, pois os moradores conhecem a vulnerabilidade do bairro em que mora o que facilita a atuação da Defesa Civil, principalmente em ações emergenciais”, destacou Filho.

Participantes do Nudec recebem capacitação

Governo de Guaramirim é aprovado em projeto do Governo Federal

com as secretarias de Agricultura e Educação, que ce- deram cinco profissionais para capacitação. Os profissionais ca- dastrados foram: uma nutricionista, um coordenador de alimentação escolar, um coordenador pedagógico, um representante do conselho de alimentação escolar e um coordenador local da área de agricultura e/ou meio ambiente. Estes profissionais irão participar de um processo formativo continuado com duração de 80 horas presenciais e 32 horas à distância. Após isso, deverão promover no município um curso de 48 horas de duração para diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, merendeiras e professores.

ILU

STR

ATIV

A

Um resumo da história

Com o apoio do Pe. Carlos Alberto Rodrigues, Pe. Beto, foi criada a comis-são pró-fundação que tinha o objetivo de divulgar a nova comunidade, orga-

nizar as pastorais, equipes de litur-gia, catequistas e conseguir um terreno para a construção do salão e da igreja. No primeiro momento as celebrações fo-ram acontecendo nas casas dos moradores do bairro e no clube dos Viajantes. Atu-almente, existem 93 famílias que contribuem mensalmen-

te e são sócias da comunidade, que são dizimistas.

Page 4: Ed 104 Jornal de Bairros

4 SEXTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2012

Obras com recursos própriosWaldemar Rau – bairro RauExtensão 248,18 metros

Cesare Valentini – bairro Três Rios do SulExtensão: 460,06 metrosInvestimento: R$ 630.697,15

Domingos Rosa – bairro Boa VistaExtensão: 1060,58 metrosInvestimento: R$ 684.795,54

Rua1192 – bairro Águas ClarasExtensão: 258,79 metrosInvestimento: R$ 145.702,89

José Martins – bairro Três Rios do NorteExtensão: 3416,22 metrosInvestimento: R$ 3.147.308,27

Extensão total: 5.443,83 metrosInvestimento total: R$ 4.608.503,85

Pavimentação de onze ruasPrefeita assina a ordem de

serviços, mas início das

obras não tem data prevista

Na manhã da quinta-feira, 16, a pre-feita Cecília Konell assinou as ordens de serviço para a pavimentação de onze ruas na cidade. As vias Waldemar Rau (Rau), Cesare Valentini e José Martins (Três Rios do Norte), Domingos Rosa (Boa Vista) e a Rua 1192 (Águas Claras) receberão um investimento de R$ 4,6 mi-lhões da prefeitura para a pavimentação de aproximadamente 5,195 quilômetros. As ruas Domingos Rosa e a 1192 recebe-rão piso de concreto, as demais asfalto.

Foi assinado também as ordens de serviços para outras seis ruas através

do Programa Nosso Asfalto. Neste programa a prefeitura paga 66% da pavimentação e os demais 34% serão pago pelos moradores. No ato das as-sinaturas, a prefeita Cecília disse que faltam mais de 200 ruas para serem pavimentadas e que estas obras são deveres do município. “Não estamos fazendo favor a ninguém, por que todos pagam impostos” afirmou a prefeita e conclui dizendo que “são reivindicações do povo”.

A pavimentação da Rua 1192, Boa Vista, é uma reivindicação antiga dos moradores. Os moradores João Cilpa e Albino Lemes comemoram o anuncio da obra. Conforme os moradores há um consenso entre a comunidade de que em todas as casas serão feitas calçadas para ajudar manter a pavimentação.

Nesta segunda-feira, 20, a empresa responsável pela pavimentação na Rua 1192 começou a trabalhar para montar a estrutura da via que vai receber uma camada de concreto em aproximada-mente 250 metros. A pavimentação será paga com recursos públicos e vai custar aproximadamente 685 mil.

O operador de produção Valmir Schvepper, 51, reside a 20 anos no bairro e diz que “a pavimentação é a realização de um sonho”. Schve-

pper tem a casa no inicio da rua que receberá a obra. Para ele, o maior problema enfrentado é a poeira. “A casa tem de ficar o dia todo fechada e as áreas abertas vivem cheias de poeira”, afirma.

Outra reclamação dos moradores é a falta de estrutura e investimento no bairro. O morador lembra que a via há muito tempo não recebe uma obra. “A última obra foi a construção do asfalto e a abertura da rua”, conclui Schvepper.

Obras já iniciaram no Águas ClarasJoão Agustinho Fabiano – bairro Tifa MartinsExtensão: 385 metrosInvestimento: R$ 211.750,00

Madalena Pereira Filho – bairros Tifa Martins e Chico de PauloExtensão: 305 metrosInvestimento: R$ 167.750,00

Assis Chateaubriand – bairro Ilha da FigueiraExtensão: 161 metrosInvestimento: R$ 61.985,00

Roberto José Juncks – bairro Ilha da FigueiraExtensão: 123 metrosInvestimento: R$ 47.355,00

Antonio Frerich – bairro RauExtensão: 419 metrosInvestimento: R$ 230.450,00

Henrique Reichow – bairro Barra do Rio CerroExtensão: 100 metrosInvestimento: R$ 55.000,00

Extensão total: 1.493 metrosInvestimento total: R$ 774.290,00

Prefeita Cecília assina ordem de serviços

Ruas em que serão executadas através do Programa Nosso Asfalto

Representantes da associação de moradores receberam da prefeita cópia da ordem de serviços

FOTOS BANCO DE IMAGENS/JB

Valmir: “a pavi-

mentação é a realiza-ção de um

sonho”