jornal dos bairros 18 julho 2013

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 19 DE JULHO DE 2013 | ANO XII | Nº 659 Prefeitura entrega 40 casas no Loteamento Dona Mariquinha PÁGINA 4 Colunista faz despedida e agradece leitores PÁGINA 8 Começa a construção da Marina de Itajaí Contrato coloca cidade entre os principais lugares para o turismo náutico mundial. PÁGINA 8 Associação Amor Animal realiza pedágio neste sábado PÁGINA 5 Arquivo Pessoal/Divulgação Divulgação Divulgação/PMI

Upload: editora-bittencourt

Post on 19-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 19 DE JULHO DE 2013 | ANO XII | Nº 659

Prefeitura entrega 40 casas no Loteamento Dona Mariquinha

PÁGINA 4

Colunista faz despedida e agradece leitores PÁGINA 8

Começa a construção da Marina de Itajaí

Contrato coloca cidade entre os principais lugares para o turismo náutico mundial. PÁGINA 8

Associação Amor Animal

realiza pedágio

neste sábadoPÁGINA 5

Arquivo Pessoal/Divulgação

Divulgação

Divulgação/PMI

Page 2: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 2013 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 2013 | Ano XII | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

&Política

CaféCom

LeiteHélio [email protected]

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

A TRANSPARÊNCIA QUE QUEREMOS

Decorridos doze anos da sanção da Lei de Responsa-bilidade Fiscal - LRF, a administração pública brasileira está mais transparente. Os instrumentos previstos naquela Lei: Pla-no Plurianual Anual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, Lei Orçamentária Anual - LOA, Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREO, Relatório de Gestão Fis-cal - RGF e as prestações de contas vêm sendo de fato ela-borados por aí afora, e em nosso Município, de acordo com as prescrições da legislação, bem como têm sido divulgados regularmente.

É claro, porém, que entre a transparência, tal como a temos hoje, e a efetiva participação popular, ainda existe um grande hiato a ser preenchido.

Um passo importante na direção da transparência das contas públicas foi a definição de critérios mais claros para a escrituração e consolidação dessas contas. A padronização de demonstrativos, por exemplo, e de relatórios contábeis con-tribuiu muito para a transparência das informações geradas pelo Município. Da mesma forma, a legitimação do sistema de controle interno da Prefeitura Municipal de Itajaí, somado ao papel de controle externo tradicionalmente exercido pela Câmara de Vereadores e pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, como responsáveis pela fiscalização da gestão pública contribuem para o controle da conduta dos adminis-tradores públicos de nosso Município. A previsão legal de sanções institucionais e pessoais para os infratores também coíbe os atos corruptos, a fraude e a eventual evasão do re-curso público.

Há, porém, muitos aspectos importantes que precisam ainda ser aprimorados. Em primeiro lugar, a simples publica-ção dos valores referentes às receitas e despesas do Município de Itajaí não significa uma gestão administrativa mais parti-cipativa. De um modo geral, o baixo nível de politização do cidadão itajaiense e a natureza eminentemente técnica das informações fiscais, orçamentárias e financeiras dificultam o entendimento popular. Em segundo lugar, até o presente mo-mento, a participação de entidades técnicas representativas da sociedade e de associações não-governamentais no pro-cesso de formulação das políticas públicas de nosso Municí-pio é ainda incipiente e insuficiente.

A dificuldade de compreensão da linguagem dos assun-tos fiscais e orçamentários torna as informações produzidas e divulgadas pouco acessíveis às pessoas. Soma-se a isto o analfabetismo digital de grande parte da população, que fun-ciona como elemento fortemente restritivo à ampla participa-ção social.

O índice de percepção da corrupção no Brasil ainda co-loca o país numa posição bastante incômoda, demonstrando que, apesar dos avanços trazidos pela LRF, ainda precisamos continuar aprimorando nossos mecanismos de transparência. Enquanto o que é público permanecer em segredo, o cidadão continuará sem os instrumentos necessários para exercer sua plena cidadania.

O objetivo maior da transparência só pode ser alcan-çado pela conversão da informação em instrumento de ação do cidadão; o papel educativo, portanto, de entidades como o Observatório social de Itajaí não pode ser menosprezado. É claro que essa tarefa não é simples, nem rápida, pois implica reverter um quadro histórico de distanciamento das pessoas das questões públicas.

Aos olhos atentos fica claro que a LRF cumpre, ainda hoje, uma função muito importante ao romper com a tradição formalista que sempre caracterizou a administração pública. É sabido que a burocracia nacional, historicamente, sempre teve um caráter paternalista, confundindo aspectos públicos e privados e, mantendo o foco em si mesma, sem se preocupar com a sociedade.

Em diversos sentidos, essa realidade parece estar mu-dando, porém, apesar de a tendência rumo à flexibilização, à agilidade e à transparência ser inequívoca, os entraves ainda são grandes e poderosos.

Jonas Tadeu NunesCoordenador do Observatório Social de Itajaí

TURISMO EM ITAJAÍ: VISITEITAJAI.COM. BRA Secretaria de Turismo de Itajaí começou a distribuir

dez mil exemplares do Guia Turístico de Itajaí 2013. O guia impresso traz as mesmas informações do site visiteitajai.com.br com atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, com-pras e serviços. Ainda conta com o mapa do Centro de Itajaí, que concentra alguns dos patrimônios históricos da cidade, também conhecido como o Roteiro do Caminhante.

O novo instrumento será distribuído inicialmente pelos hotéis, postos de informações turísticas e restaurantes. Há pla-nos para que os principais patrimônios históricos de grande circulação também recebam alguns exemplares para ajudar a quem precisar. Porém, não foi informado se as principais agências de turismo do Brasil e exterior irão receber estes exemplares. Quanto ao site, está de bom tamanho, com in-formações em Português e Inglês, porém, sugerimos que tam-bém seja disponibilizado em Espanhol, afinal nossos amigos portenhos tem nos visitado mais e mais a cada temporada.

BAIRROS DE ITAJAÍOs membros da Comissão Parlamentar Especial (CPE) da

Câmara de Vereadores de Itajaí que participam do projeto de Legislação e Delimitação de Bairros se reuniram terça-feira. O grupo será responsável por redefinir e oficializar os limites dos bairros de Itajaí, A comissão será presidida pelo vereador Márcio José Gonçalves - Dedé (PP), terá como vice Rafael Dezideiro (PRP) e como relator Thiago Morastoni (PT). A reu-nião também contou com a participação da vereadora Neusa Girardi (PMDB) e Jucelmar Ferreira (DEM). São membros da comissão ainda os vereadores José Ferreira (PP) e Giovani Fe-lix (PT). O presidente da Comissão explicou que será chama-do um engenheiro representante da Secretaria de Urbanismo; um representante da Procuradoria Geral; um historiador com notório conhecimento da cidade; um pesquisador sobre os bairros de Itajaí; o presidente da União das Associações de Moradores de Itajaí (Unami) e um representante da Universi-dade do Vale do Itajaí (Univali).

FINANCIAMENTO PRÓ-TRANSPORTEA Câmara de Vereadores de Itajaí autorizou que a pre-

feitura contraia empréstimo de R$ 3,3 milhões com a Caixa Econômica Federal para trabalhos de pavimentação e revita-lização de ruas por toda a cidade, que integram o programa Pró-Transporte.

CALADO RIO ITAJAÍ AÇÚApós um período inicial de operações da draga Catari-

na, foi anunciada as primeiras alterações operacionais refe-rentes o calado do Porto de Itajaí. Estas alterações, bastante esperadas pela comunidade portuária: Armadores, Terminais, Clientes.

As melhorias no calado do Complexo Portuário refor-çam a posição do Porto de Itajaí de grande competitividade, especialmente no momento que a profundidade de 14 metros for re-estabelecida em todo canal interno e externo e esta sen-do mantida através de dragagem de manutenção. Para aten-der este anseio, está em andamento o projeto da nova bacia de evolução.

CÂMARA DE ITAJAÍ É A TERCEIRA MAIS CARAUm levantamento do Observatório Social de São José

aponta o custo da Câmara de Vereadores de Itajaí como o ter-ceiro mais alto do Estado em 2012. Os gastos da casa somam mais de R$ 15 milhões, ficando atrás apenas de Florianópo-lis e Joinville. Apesar de uma diferença pequena, os valores superam os de municípios como Blumenau e São José - que são mais populosos e tinham mais legisladores do que Itajaí no ano passado.

Atual presidente da Câmara e também vereador no úl-timo mandato, Osvaldo Gern (PP) reconhece que os números são elevados, mas afirma que a pesquisa apresenta distorções por ter sido feita em apenas um ano da legislatura.

O estudo do Observatório Social de São José também coloca a Câmara de Itajaí como a de segundo maior custo por habitante, com R$ 85,57, perdendo somente para Flo-rianópolis.

Questionado se a eficiência da Casa faz justiça a esse índice, o presidente da Câmara, Osvaldo Gern destacou que a taxa é alta, mas ressaltou a participação do Legislativo mu-nicipal em discussões importantes para a cidade. Ele cita, por exemplo, o envolvimento da Câmara nas questões da nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário. Esta matéria foi vinculada pelo Diário Catarinense, conforme o link abaixo:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2013/07/camara-de-itajai-e-a-terceira-mais-cara-en-tre-as-maiores-cidades-de-sc-4196258.html

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS 33 caminhões carregados de entulho já foram retirados

da galeria pluvial do Bairro Nossa Senhora das Graças desde junho. A tubulação, que tem 1,3 metro de diâmetro, chegava a estar com 1,1 metro de assoreamento, imaginem o que isso ajuda para acontecer o transbordamento da via e as águas invadirem teremos e casas em qualquer enxurrada. Jogar lixo e entulhos nestas galerias ou em qualquer lugar que não seja o lixo adequado é passível de multa? Se não é, deveria ser.

MP JÁ FECHOU 10 EMPRESASEm audiência pública em Itajaí, a Secretaria de Estado

da Agricultura e da Pesca oficializou a proposta para que as empresas de salga do Litoral Norte ganhem tempo para se regularizarem. As salgas são pequenos estabelecimentos, a maioria atuando na informalidade, que recebem peixes di-retamente dos barcos de pesca, para a limpeza e preparo de filés.

Parte deste produto é entregue aos restaurantes e parte é encaminhada para estabelecimentos maiores que embalam e comercializam. Existem no Litoral catarinense cerca de 190 salgas, com 6 mil pessoas trabalhando nessas empresas. Uma operação do Ministério da Agricultura e do Ministério Públi-co, realizada entre junho e julho, resultou no fechamento de 10 salgas sem licença ou sem condições de higiene em Na-vegantes.

ESPERIDIÃO AMIN É LEMBRADOAécio Neves está convencido de que seu vice tem que

sair do Sul. Na eventualidade de o PP se coligar com o PSDB na disputa presidencial, dois nomes saltam aos olhos do tu-cano: a senadora Ana Amélia Lemos e o deputado Esperidião Amin. Como ela é muito mais candidata ao governo gaúcho do que ele ao catarinense, Amin poderia formar dobradinha com o mineiro.

Page 4: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 20133| Ano XII | Página 4

A Prefeitura de Itajaí concluiu a construção de mais 40 casas do Loteamento Dona Mariqui-nha, no bairro Cidade Nova. As casas gemina-

das foram entregues na manhã da última quarta-feira (17) e possuem 32 m² divididos entre dois quartos, sala e cozinha conjugadas e banheiro.

Rua José Domingos Mafra, nº 465, lote 18, Cida-de Nova. Este é o novo endereço de Anita das Neves Machado Pinto, uma das beneficiadas.

A dona de casa de 48 anos morava com o ma-rido e seis filhos em uma área de invasão. Agora ela pode dizer que tem um lar. “Vou poder montar meus móveis novos que estou guardando há dois anos na caixa, e arrumar minha casinha do jeito que sempre sonhei. Nem acredito que este momento chegou. Vai ser vida nova” comemora.

O Loteamento Dona Mariquinha é um convênio entre o Município e o Programa Habitar Brasil BID – HBB do Governo Federal. O contrato começou a vi-gorar em 2002 e prevê a construção de 148 unidades

habitacionais divididas em três etapas. A primeira etapa foi concluída em 2007 com

a entrega de 59 casas, um Centro Comunitário, um Centro de Educação Infantil e uma Quadra de Espor-te. E agora em 2013 ocorreu a segunda etapa com a entrega de 40 moradias, restando a construção de 49 casas.

“A obra demorou muito tempo para ser concluí-da devido à burocracia e atraso no repasse de recursos pelo Governo Federal e quem sofreu e continua so-frendo é a população que aguarda por essas moradias. Inclusive, em janeiro deste ano, o local foi invadido pelos beneficiários que não queriam mais aguardar pela conclusão das casas”, relata o Secretário de Ha-bitação, Laudelino Lamin.

De acordo com o secretário, há dificuldades na continuidade da terceira etapa. Em virtude do atraso do repasse por parte do Governo Federal, nenhuma empresa tem interesse em participar do processo lici-tatório para a próxima etapa.

A Caixa Econômica Federal inaugurou na última terça-feira (16) o posto de atendimento bancário (PAB) da Câmara de Vereadores de Itajaí. O atendimento à população iniciou nesta quarta-feira (17) e será reali-zado das 11h às 16h.

Durante a inauguração, o presidente da Câma-ra, vereador Osvaldo Gern (PP), afirmou que é uma satisfação para o Legislativo estabelecer esta parceria com a Caixa em prol do desenvolvimento da cidade. “Com a conclusão do sistema integrado de transporte coletivo os moradores das comunidades mais distantes não precisarão se deslocar até o centro para realizar pagamentos e outros serviços bancários”, comentou.

Já o superintendente regional da Caixa para a re-gião do Vale do Itajaí, Renato Scalabrin, destacou que a abertura do PAB na Câmara contribuirá para o de-senvolvimento da região e para que a Caixa mantenha e amplie sua participação de mercado em Itajaí.

A implantação do posto também visa comple-mentar os serviços voltados à comunidade oferecidos pela Câmara através do Balcão da Cidadania – pro-grama que oferece a emissão de documentos como Carteira de Trabalho e certidões, consultoria jurídica e atendimento com um assistente social.

O posto instalado na Câmara de Vereadores de Itajaí vai oferecer o acesso rápido e fácil à habitação e linha completa de produtos e serviços bancários.

A 18ª Feijoada em prol da Apae de Itajaí reuniu mais de 500 pessoas no Maria’s Itajaí Con-vention. O evento foi promovido pela Neo.G

Construções e pelo Lions Clube Itajaí Centro. A programação que animou a tarde incluiu o

som da banda Família Oliveira, a escola de sam-ba grupo Maravilha do Atlântico, a apresentação de dança do grupo da terceira idade, Fios de Prata, a bela voz de Brandina Souza, além da recreação para as crianças. Também houve o sorteio de uma tela doada pelo artista Fernando Pauler.

“É um orgulho poder fazer parte de um even-to que tem como proposta uma causa tão nobre. A Neo.G Construções está iniciando seus traba-lhos em Itajaí e deseja contribuir com a cidade não apenas no desenvolvimento urbano e econômico, mas também com ações sociais. Este é o início de uma grande parceria que pretendemos firmar com o

Lions Clube Itajaí Centro e com a Apae de Itajaí”, destacou o diretor comercial do grupo FG, Toninho Roncaglio.

AgradecimentosEm breve discurso, a presidente da Apae, Vera

Lucia Figueredo, e a diretora, Lucélia dos Reis agra-deceram a todos os presentes pelo apoio e pela re-alização do evento. O presidente do Lions Clube Itajaí Centro, Aparecido Martins, também fez o uso da palavra para agradecer e ressaltar a importância da iniciativa que é realizada há 18 anos pelo clube e que, nesta edição, contou com o patrocínio da Neo.G para incrementar ainda mais a festa.

O valor arrecadado será destinada em 60% para a Apae de Itajaí e em 40% para o Lions Clube Itajaí Centro, que realiza diversas outras ações be-neficentes na cidade.

Vereadores de cinco municípios debateram na sede do Parlamento da Macro Região da Foz do Rio Itajaí (Par-laamfri) com o empresário Marco Aurélio Seára Júnior, da Viação Praiana, a possibilidade da redução da tarifa intermunicipal de transporte coletivo. Estiveram presentes no encontro os vereadores Vânio Vieira (Itapema), Josué Pereira e Alexander Canídia (Camboriú), Roberto Souza Júnior e Nilson Probst (B.Camboriú), Fredolino Bento (Na-vegantes) e Osvaldo Gern (Itajaí).

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Bal-neário Camboriú, Vereador Nilson Probst, o alto custo das passagens vem afastando o usuário do transporte coletivo. “À medida que o usuário gasta R$ 7,50 diariamente para ir e voltar do trabalho, ele acaba optando por comprar uma moto por ser mais barato. Já vimos que os municípios e as empresas de transporte coletivo estão fazendo a sua parte. Queremos que o Estado faça a sua”.

O vereador Alexander Canídia informou que a partir de agosto será aplicada a isenção do PIS, e do COFINS, além de uma contrapartida da empresa de R$ 00,5 a tari-fa chegará a R$ 3,10. “Vamos pleitear junto ao Governo Estadual que esta tarifa intermunicipal chegue a R$ 3,00. Desta forma poderemos também ter uma tarifa municipal de R$ 3,00”, disse o vereador.

Ao final do encontro ficou acertado que será marca-do um encontro com o Governador Raimundo Colombo e com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Valdir Cobal-chini, para reivindicar a participação do Governo do Esta-do na redução dos preços das passagens intermunicipais.

Loteamento Dona Mariquinha: Município entrega mais 40 casas

18ª Feijoada em prol da Apae de Itajaí reúne mais de 500 pessoas

ANUNCIE NO JORNAL DOS BAIRROS - 3348.3040 | 3344.8600

Caixa inaugura posto de atendimento da Câmara

de Vereadores

Vereadores debatem tarifas de transporte intermunicipal

Divulgação/PMI Divulgação/PMI

Divulgação

Page 5: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 2013 | Ano XII | Página 5

Durante uma hora, arquitetos da Prefeitura de Itajaí participaram da reunião com o grupo de tra-balho criado em 2011 para viabilizar o projeto de “Revitalização dos espaços comerciais da cidade”. O encontro aconteceu na noite de terça-feira, 16, na sede da Intersindical Patronal de Itajaí.

Os técnicos são representantes da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Urbanismo de Itajaí. Eles ouviram nesta noite pela primeira vez as reinvindicações do grupo, que realizou uma pes-quisa com mais de 400 clientes e comerciantes no início do projeto. Temas como a circulação de ve-ículos, sentido do trânsito, horário de carga e des-carga, sinalização e as alterações na arquitetura da rua Hercílio Luz foram discutidas.

Agora, os arquitetos vão avaliar os pedidos e analisar a possibilidade de tirar do papel as ideias apresentadas. Segundo os profissionais, a melhor alternativa e a forma mais rápida de viabilizar algu-mas das reivindicações é tentar adequar o projeto do grupo ao que já existe na rua Hercílio Luz.

Uma posição definitiva dos arquitetos depen-de de um estudo e de um levantamento que será feito durante as próximas semanas. Uma nova reu-nião foi agendada para o dia 30 de julho. Os profis-sionais já confirmaram a participação no encontro marcado para o final deste mês.

A Associação Amor Animal realizará neste sábado (20) um pedágio em quatro pontos: na Avenida Marcos Konder esquina com rua Silva; Marcos

Konder esquina com rua Heitor Liberato, sentido porto-centro; na intersecção das ruas Heitor Liberato com a rua Silva e na rua Estefano José Vanolli, esquina com a rua Manoel Francisco Coelho. A mobilização será a partir das 8h.

O objetivo é arrecadar dinheiro para custear ra-ções, produtos de higiene, medicamentos e outros itens necessários para os cuidados dos animais que são co-locados para adoção na ONG. Além do pedágio, será realizado em 10 de agosto um bazar no salão paroquial da Igreja Santa Maria, que fica na rua Francisca Macha-do, no bairro Cordeiros.

De acordo com a fundadora da associação, Suraia Pereira, os itens do bazar foram doados por amigos e pessoas da comunidade que conhecem o trabalho de-senvolvido pela entidade. “Nesse bazar vai ter roupas, brinquedos, sapatos e eletrodomésticos. O dinheiro que for arrecadado vai ser destinado ao pagamento das clí-nicas veterinárias que ajudam a cuidar da saúde dos animais e também com itens necessários como ração e

produtos de higiene”, completa.A Associação Amor Animal é um centro que recu-

pera animais abandonados, os disponibiliza para ado-ção e faz orientações educativas de conscientização. Cerca de 100 animais são abrigados e, nos finais de semana, entre 10 e 20 são doados a pessoas que se comprometem a cuidar bem dos bichos de estimação.

Suraia faz esse trabalho há sete anos, mas foi em março que a associação foi registrada e não possui ne-nhum convênio com órgãos públicos.

“Desde o começo tivemos muita ajuda de vizinhos e pessoas voluntárias que conhecem o nosso trabalho”, comenta.

Interessados em fazer doações podem ligar para o número (47) 9955.9529 e falar com Suraia ou doar qualquer quantia em dinheiro para os dados abaixo:

Associação Amor Animal realiza pedágio neste sábado

Dinheiro arrecado será usado para comprar rações, produtos

de higiene e outros itens

Cerca de 100 animais estão no Abrigo a espera de adoção

Arquivo Pessoal/DivulgaçãoArquivo Pessoal/Divulgação

Caixa Econômica FederalAgência 0416 | Conta Corrente nº 4786-0

Titular: Associação Amor AnimalCNPJ:17.823.524/0001-85

Operação: 003

Técnicos da prefeitura farão estudo para colocar em prática

mudanças na rua Hercílio Luz

Nos últimos dois dias prefeito, vice-prefeita e todos os secretários municipais atenderam a comunidade no Sa-lão Paroquial da Igreja São Judas Tadeu. Somente na últi-ma quarta-feira (17) foram registrados 54 atendimentos, a maioria direcionada para o Gabinete do Prefeito, seguido pelas Secretarias de Saúde, da Habitação e de Obras.

A última edição do programa havia sido realizada no mês de junho, no bairro Cordeiros, quando foram registra-dos 214 atendimentos. Durante o Prefeitura nos Bairros, a Secretaria de Obras promove serviços de roça e capina-ção, limpeza de terrenos baldios e boca de lobo, tapa-bu-raco, recolhimento de entulhos entre outras atividades.

Carros de boi, carroças, tobatas, charretes e trato-res são alguns dos itens que vão tomar a principal Rua do Centro da cidade neste sábado (20), a partir das 10 horas, quando a Hercílio Luz sedia a quarta edição do Desfile Rural, evento que abre as atividades da 31ª Fes-ta Nacional do Colono. Organizado pela Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural em conjunto com as 18 comunidades rurais, o evento tem a intenção de mostrar a grandiosidade e a importância do homem do campo à população urbana. Aproximadamente 350 pessoas devem participar do desfile.

Etapa São Judas do Programa Prefeitura nos Bairros encerra com 137 atendimentosDivulgação/PMI

Desfile Rural da 31ª Festa Nacional do Colono movimenta a Rua

Hercílio Luz neste sábado

Divulgação/PMI

Page 6: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 2013| Ano XII | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

No dia 17 de julho, o presidente do Itamirim Clube de Campo, Gelcir Bellini - “Pirão”, comemorou aniver-sário. Ele é casado com Suzete Macedo Bellini, pai da Monique e do Marlon e sogro do Carlos e da Michelle. Avô super coruja da Lara, que logo terá a companhia da irmã Cecília. Nossos cumprimentos ao Pirão, desejan-do muito amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade! O abraço dos amigos do Jornal dos Bairros.

Aniversário de Gelcir Bellini - “Pirão”

Os cumprimentos ao jovem casal Roberta de Oli-veira Araújo e Paulo Roberto Araújo, pela comemo-ração das Bodas de Águas Marinhas - 19 anos de casa-mento, no dia 16 de julho. Desta feliz união, nasceu a linda e meiga filha Bruna de Oliveira Araújo, que além de ser uma excelente aluna, tem como hobby, a prática do Surf, onde é grande destaque nas ondas.

Bodas de Águas Marinhas

Aniversário deMarcelo Nunes

O colunista esportista do Jornal dos Bairros e apresentador do Programa Itamirim na Rede da RIC RE-CORD comemorou idade nova, no último dia 15 de julho, abrindo a semana com chave de ouro. Parabéns, Marcelo! Feliz aniversário! Abraços de todos os amigos do Jornal dos Bairros e também dos associados do Ita-mirim Clube de Campo.

Feijoada do Rotary Club Porta do Vale

Neste sábado, 20 de julho, a partir das 11 horas, será realizada mais uma feijoada do Rotary Club Itajaí Porta do Vale; em sua sede própria na Rua Antero Cha-ves. Bairro Dom Bosco. Próximo ao Itamirim Clube de Campo. A renda obtida com venda dos cartões desta feijoada será destinada às obras sociais deste importan-te clube de serviço de Itajaí.

Aniversário de Cleusa Cassaniga

A querida amiga Cleusa Cassaniga comemorou aniversário, no dia 9 de julho, recepcionando familiares e amigos com um delcioso jantar de confraternização. Parabéns, Cleusa! Você é uma pessoa maravilhosa, que cativou muitos amigos e é uma profissional exemplar, dedicando-se ao máximo no seu trabalho no CEMESPI em Itajaí! Ao lado do esposo Nildo Cassaniga, vocês construíram uma família linda e muito amada! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Prestigiei no último final de semana, a Exponoi-vas Litoral 2013, que foi realizada no Centreventos de Itajaí. A feira especializada em casamentos foi um grande sucesso de público. Muitos stands bonitos, apre-sentando seus trabalhos com organização de eventos, fotos, filmagens, decorações, doces, vestidos de noi-vas, músicas, bandas, Djs, locais de eventos, aluguel de limousines e muito mais. Estão todos de Parabéns pelo belíssimo evento, que presenteou um casal, com o “Casamento dos Sonhos”, através da escolha da me-lhor frase sobre o tema! Um abraço à querida amiga e organizadora da “Exponoivas Litoral 2013”, Josi Moura; que foi incansável no preparo e execução de toda Feira. Mesmo grávida esteve presente em todo o evento.

Exponoivas Litoral 2013

Page 7: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013
Page 8: Jornal dos Bairros 18 Julho 2013

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Ediçăo Nº 659 - 19 de JULHO de 2013| Ano XII | Página 8

Marcelo NunesFALANDO DE

[email protected]

APITO FINALVocê que acompanha a coluna aqui no Jornal dos

Bairros deve ter sentido falta dela nas últimas edições. E hoje, aproveito esse espaço que adotamos desde 2011 como ponto de encontro para nossas discussões sobre esporte, principalmente, o futebol para me despedir aqui da coluna “Falando de Esportes”.

Minhas funções na RICTV Record com os progra-mas: Meio-Dia Esporte, Itamirim na Rede e Esporte Ge-ral, além da coluna no portal de notícias ND Vale, con-somem meu tempo e minhas energias. Seria egoísmo da minha parte, tentar manter esse espaço que me abriu as portas no colunismo esportivo, de uma maneira sem a qual eu possa dar o devido respeito e atenção necessária para a Coluna.

Por isso, agradeço ao Sr. Carlos Bittencourt e a Edi-tora Bittencourt pela oportunidade, além de toda equipe do Jornal dos Bairros: jornalistas, colunistas e diagrama-dores, por toda compreensão e dedicação e apoio que sempre deram ao meu trabalho.

E agradeço principalmente a você leitor, pelo cari-nho, pelas sugestões e pelas críticas em todo esse tempo. Você foi o personagem principal para que a coluna tives-se tanto crescimento. Começamos com duas notas e hoje chegamos a uma página falando é claro de Esportes

Continuo na reportagem e produção do Esporte da RICTV Record e com meus comentários na Coluna do Portal ND Vale. Convido o leitor para continuar acom-panhando meu trabalho.

De coração, agradeço. Sucesso.Muito Obrigado.Marcelo Nunes

Depois de meses de espera, na manhã de quinta-feira (18), foi assinado o contrato para o início da construção da Marina do

Saco da Fazenda, em Itajaí. O prefeito Jandir Belli-ni e o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, junto com os demais represen-tantes do Porto Esportivo Itajaí Ltda, formalizaram o acordo que deve alçar a cidade definitivamente ao rol dos lugares vocacionados para o turismo náutico mundial.

O porto esportivo é uma sociedade de propó-sito específico decorrente do consórcio vencedor da licitação, o KL Viseu, de Joinville, formado pe-las empresas Karlos Gabriel Lemos ME. e a Cons-trutora Viseu Ltda.

No total serão investidos R$ 38,5 milhões na Baía Afonso Wippel, em uma área disponível de 10,33 mil m² em terra e 120,9 mil m² de espelho d´água. São ainda mais 12,39 mil m² para aterro hidráulico. Os valores investidos serão emprega-dos em obras de construção, implantação, con-servação, reforma e ampliação das instalações da marina, que terá até o final do contrato 700 vagas secas e 117 molhadas.

O prazo estipulado para início da operação da marina é de 18 meses a partir da assinatura do

contrato. Para a Regata Transatlântica Jacques Va-bre, que aportará em Itajaí em novembro deste ano, a expectativa, segundo Antônio Ayres dos Santos, é de que o Complexo Náutico já conte com pelo menos 40 vagas, que seriam fundamentais para o evento que terá mais de 50 embarcações.

Ayres também ressaltou o fato de que Itajaí conta com um porto de cargas competente e reco-nhecido no Brasil inteiro, possui um terminal de passageiros que é referência nacional e, em breve, terá um porto de lazer moderno que vai incentivar ainda mais as atividades náuticas na região. “Itajaí será a única cidade do Brasil a ter um comple-xo náutico integrado. E a partir de agora chegou a hora de colocar o sonho de pé”, comemorou Ayres.

O prefeito Jandir Bellini (PP) lembrou que Itajaí é o berço da Fibrafort, maior fabricante de barcos de lazer do Brasil. Para ele, quando todas as vagas da marina estiverem preenchidas, a cida-de dará um salto de competitividade em diferentes aspectos da economia. “Desde os prestadores de serviço até os estaleiros, todos vão ganhar com a marina”, avaliou Bellini.

O prazo de concessão da marina é de 25 anos, prorrogável por igual período.

Contrato de construção da Marina do Saco da Fazenda é assinado

Leonardo Thomé/Jornal dos Bairros