jornal dos bairros - 3 julho 2015

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE JULHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 748 Atrasos constantes Aprovação de projeto pode melhorar a qualidade do transporte público em Itajaí Impasse Apesar da ordem para que camelôs desocupem a praça Arno Bauer, procedimento é vagaroso Páginas 4 e 5 Página 3 Página 3 ENTREVISTA: Níkolas Reis (PDT) fala sobre como as principais lideranças de Itajaí contribuíram para a cidade perder representatividade no legislativo estadual

Upload: editora-bittencourt

Post on 22-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 3 Julho 2015

TRANSCRIPT

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE JULHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 748

Atrasos constantesAprovação de projeto

pode melhorar a qualidade do transporte público

em Itajaí

ImpasseApesar da ordem para

que camelôs desocupem a praça Arno Bauer,

procedimento é vagaroso

Páginas 4 e 5

Página 3 Página 3

ENTREVISTA: Níkolas Reis (PDT)

fala sobre como as principais lideranças de Itajaí contribuíram para a cidade perder

representatividade no legislativo estadual

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide UriarteJornalista assistente: Marjorie Basso

Diagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 2

ALEXANDRE BALBINO

Balbino&você

ARTIGO

ASSUNTO DA SEMANA: Não existe sinto muito!

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Comprar à vista dói, mas protege o seu futuro

Por Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais é também coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos"

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Itajaí / 1ª Vara CívelRua Uruguai, 222, Centro - CEP 88302-901, Fone: (47) 3341-9480, Itajaí-SC E-mail: [email protected] Juíza de Direito: Vera Regina BedinChefe de Cartório: Gizelani Berti Kluwe Pereira

EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS Monitória nº 0013366-81.2011.8.24.0033Requerente: DB S.A Comércio de Móveis e Eletrodomésticos/ Requerido: Siumar Edson Caldarte/Citando(a)(s): Siumar Edson Caldarte, Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 2489,

Centro - CEP 88375-000, Itajaí-SC, CPF 960.816.789-20, nascido em 10/03/1968, Sol-teiro, brasileiro(a), natural de Lacerdópolis-SC, Pedreiro, pai Antonio Caldarte, mãe San-tina Sousa Lopes. Valor do Débito / Descrição do(s) Bem(ns): R$ 4.908,35. Por intermé-dio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do paga-mento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.

Itajaí (SC), 25 de maio de 2015.

Pesquisas recentes têm apon-tado que o brasileiro gosta de usar o crediário, cartão de

crédito e financiamento quando vai fazer compras no comércio. É ver-dade que quando tudo dá certo isso não gera grandes problemas.

O caso é que na vida nem tudo dá certo em 100% das vezes. Pode-mos ficar desempregados, doentes ou acidentados, o que para muitos acarreta perda de renda imediata. Também é possível que aconteçam imprevistos como, por exemplo, recebermos uma ou duas multas de trânsito pelo correio, sermos notifi-cados pela Receita Federal por con-ta de um tributo calculado errado e recolhido a menos, termos um pa-rente próximo precisando de uma ajuda financeira urgente, etc.

De um ano para o outro, o setor econômico pode sofrer uma virada. Cabe a nós termos matu-ridade para entender isso e olhar para esses problemas, não como uma visão excessivamente otimista ou com pânico, mas com uma vi-são realista de que os problemas da economia são cíclicos e que todos

nós, uns mais outros menos, temos que nos precaver para os momen-tos de dificuldade econômica.

Comprar sempre à vista dói. Diminui nossa capacidade de ad-quirir produtos e consumir serviços, mas a adoção e a manutenção des-sa boa prática financeira tem tudo a ver com o que é ser realista num mundo de viradas econômicas tão abruptas como o que vivemos.

Quem compra sempre à vista leva vantagem em todos os senti-dos. Ele entra numa negociação numa situação claramente mais vantajosa que a outra parte. Tem poder para dizer que não compra se não houver um bom desconto. Quem tem liquidez, pode dizer se compra ou não compra. Não fica dependendo de taxas de juros obs-curas, como as praticadas por al-guns grandes magazines, e não se endivida.

Compre sempre à vista, e exi-ja descontos, sob pena de procurar outro estabelecimento. É, sem dú-vida nenhuma, um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu futuro.

Nesta semana gostaria de apoiar e divulgar a campa-nha da Traumatran sobre a

conscientização do uso do cinto de segurança no banco traseiro. Sou pai de três lindos filhos e fico abismado quando vejo pais levando seus filhos no banco de trás, totalmente soltos, não utilizando inclusive as cadeiri-nhas de apoio conforme a idade da criança e conforme exigido por lei.

Além de estar fora da lei e nor-mas de trânsito, uma freada um pou-co mais brusca pode causar sérios problemas a nossos pequenos, como constantemente acompanhamos nas simulações em programas televisivos. É interessante refletir que em todo o momento se buscam meios para que as pessoas cumpram regras, como, por exemplo, as faixas de pedestres, que passaram a ser, em muitos luga-res, travessias elevadas. A alternati-va existe em muitas vias da cidade, obrigando o motorista a passar mais devagar pela então faixa de pedestre.

“Leis” este país tem bastante, o que precisamos mesmo é de cidadãos que, indiferente de estarem ou não sendo cobrados, procurem sempre fazer o que é melhor, não só para si, mas para a sociedade ou meio de convivência.

Fiquem todos em paz!Convido você a conhecer a

Traumatran, uma associação com a MISSÃO de promover a conscienti-zação dos envolvidos no trânsito, in-centivando ações que visem a redu-ção da violência, o respeito mútuo, a valorização da vida e dos direitos do cidadão e a VISÃO de ser reco-nhecida como organização não go-vernamental atuante, acessível à po-pulação, independente e dedicada à transformação da realidade social.

Seja você também um voluntá-rio neste projeto, envie seu nome, endereço e telefone para [email protected] e cadastre-se.

Aproveitando esta oportunida-de, em sua opinião qual ação é ne-cessária para reduzir os números de acidentes de trânsito em nossa cida-de? Mande seu e-mail com resposta para [email protected]

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 3

Até as 6h50, Tainara Maria Garbin, 17, deve estar no ponto de ônibus do bairro Itaipava, em Itajaí. A partir desse horário, a estudante aguarda o ônibus da empresa

Coletivo para ir até a Escola Estadual Victor Meirelles, no Cen-tro da cidade. São cerca de 30 minutos até chegar ao destino. A rotina de Tainara é programada e ela depende do transporte público para se locomover, mas os atrasos diários da linha 904, e de outros ônibus da empresa privada, são os motivos para as chegadas tarde de Tainara no colégio.

Estudante do terceiro ano do ensino médio, a jovem co-leciona bilhetes da direção da escola notificando os atrasos. É sempre algo incerto. Tainara aguarda o ônibus, no máximo, até às 7h15.

_ Se ele não passar até esse horário no ponto, eu já sei que ele não passa mais_ diz.

Quando o ônibus não chega até esse horário a estudante corre para casa e suplica uma carona ao pai. Com o mesmo problema sofre a estudante Adriane da Silva, 14, moradora do bairro Campeche, área rural de Itajaí. De segunda a sexta-feira, Adriane pega a linha 907 às 6h30, isso quando o motorista chega no ponto dentro do horário.

_ Tenho que chegar na escola até 7h30, quando a aula começa, mas é raro quando o ônibus passa no horário certo. Eu não posso recuperar a aula ou justificar o atraso porque a escola não aceita. Nós assinamos um bilhete [no colégio], mas perdemos a primeira aula _ diz.

As estudantes não são as únicas que dependem do trans-porte público em Itajaí. O desrespeito com os horários é um dilema para a maioria dos passageiros. É só caminhar até um dos pontos de ônibus pela cidade para escutar as queixas dos moradores. E se engana quem pensa que o culpado é o trânsito,

pois muitos passageiros dizem que os horários são desrespeita-dos já nas saídas dos terminais.

Itajaí pode ter segunda empresa de transportePara tentar fazer com que o sistema seja mais eficiente, a

Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, em segunda votação, o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal 1/2014, permi-tindo duas empresas de transporte público no município. Para entrar em vigor, a proposta de emenda deve ser sancionada pelo prefeito Jandir Bellini (PP). O projeto de emenda foi uma iniciativa da vereadora Anna Carolina Martins (PRB).

Caso sancionado por Bellini, o documento altera de 220 mil para 200 mil o número de habitantes necessários para que o município tenha duas empresas de transporte público operan-do. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), o município atingiu o número de 201.557 ainda em 2014. Agora, o número é suficiente para implantação de uma segunda empresa de transporte urbano.

_ Seria uma concorrência indireta e saudável _ disse a vereadora.

A proposta de emenda foi protocolada ano passado. A publicação do edital permitirá que o município decida se a nova empresa atuará com ônibus, micro-ônibus ou vans. O projeto de emenda à lei orgânica ganhou por unanimidade nas duas votações.

Procurada pela reportagem, a Coletivo Itajaí não se mani-festou sobre as queixas dos usuários e a possibilidade de uma empresa concorrente até o fechamento desta edição. O espaço permanece aberto e havendo esclarecimentos o Jornal dos Bair-ros os trará na próxima edição. •

Atrasos são a principal queixa dos usuários de transporte público em Itajaí

Vereadores aprovaram um projeto que torna a cidade apta a ter duas empresas de ônibus operando, o que poderá gerar concorrência e favorecer o cidadão

Jornal dos Bairros

Estudantes chegam a perder aulas em função dos atrasos

Apesar da ordem de desocupação, camelôs

continuam instalados na praça Arno Bauer

A semana chegou ao fim e permanece o impasse envol-vendo os comerciantes que

ocupam o camelódromo da praça Arno Bauer, no Centro de Itajaí. A Justiça determinou que os camelôs desocupassem o local até a noite de terça-feira, mas na quinta a maioria dos boxes continuavam montados. O município, por sua vez, também estava postergando entrar com o pe-dido de reintegração de posse.

Inicialmente, o procurador-ge-ral de Itajaí, Rogério Ribas, informou que o pedido de reintegração seria encaminhado já na quarta-feira. Na quinta, Ribas disse que aguardava o aval do prefeito e também um relató-rio da Secretaria de Urbanismo infor-mando quantos comerciantes ainda permaneciam no local. Isso porque alguns deixaram a área a partir de quarta-feira.

A Secretaria de Urbanismo in-formou que esse relatório seria en-caminhado para a procuradoria na quinta-feira. O fiscal que esteve no local também seria o responsável por aplicar a multa diária, confor-me previsto, para quem continuasse ocupando a praça irregularmente. No entanto, até o fechamento desta edição nada estava definido.

O camelódromo de Itajaí está situado em área de patrimônio histó-rico, entre o Palácio Marcos Konder e a Casa de Cultura Dide Brandão. Os comerciantes ocupam a área há quase 30 anos. A polêmica para desocuparem a praça Arno Bauer começou em 2012, quando o Mi-nistério Público abriu um inquérito civil para investigar a concessão do camelódromo.

Para colocar fim ao problema, uma determinação judicial estipu-lou um prazo para que os comer-ciantes deixassem o local. O prazo expirou na última terça-feira e, de acordo com Rogério Ribas, a Justiça descartou qualquer possibilidade de prorrogação para desocupação do camelódromo. Os comerciantes fo-ram notificados em abril e outubro do ano passado, mas permaneceram na praça.

Caso seja necessária a reinte-gração de posse, quem insistir em permanecer na praça será retirado à força. O advogado dos comer-ciantes, Pedro de Queiroz, não foi localizado durante esta semana para comentar se prepara alguma medida judicial. •

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Deixar Itajaí em evidência, introduzir e debater pautas locais para garantir recursos

em longo prazo. Esses são alguns dos objetivos do deputado estadual Níko-las Reis (PDT) para os próximos dois meses. Nesta semana, o parlamentar itajaiense assumiu cadeira na Assem-bleia Legislativa de Santa Catarina e movimentou o cenário político em virtude de a cidade estar sem repre-sentante na Alesc.

Consciente de que não poderá levar projetos adiante em um período tão curto, o deputado levantará ban-deiras para que o titular da cadeira, deputado Rodrigo Minoto (PDT), e outros parlamentares adotem. Algu-mas das pautas prioritárias na visão de Níkolas Reis são as que envolvem infraestrutura viária além do apoio ao Porto de Itajaí, para que ele não per-ca competitividade.

Tendo sido por duas vezes ve-reador em Itajaí, é claro que o parla-mentar não descarta a possibilidade e pode aproveitar a visibilidade do momento para se candidatar a prefei-to. Contudo, diz que o PDT tem ou-tros nomes para apoiar e se manterá a disposição. Cauteloso, acredita que o momento ainda é prematuro também para indicar quem teria chances no próximo pleito municipal, mas suge-riu nomes de possíveis candidatos.

Em entrevista ao Jornal dos Bairros, Níkolas comentou ainda so-bre como ocorreu a recente filiação ao Partido Democrático Trabalhis-ta (PDT), o adeus ao Partido Repu-blicano da Ordem Social (Pros) e os impasses políticos envolvendo seu tempo no PT e a relação com o, en-tão companheiro de sigla, deputado estadual Volnei Morastoni (PT).

Quais serão suas prioridades durante o período em que passará na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina?

Níkolas Reis - Nós vamos levar para a Assembleia o discurso que le-vamos para a campanha e não pode-ria ser diferente. Itajaí precisa ter mais protagonismo nesses ambientes polí-ticos, especialmente na Assembleia Legislativa, que é um espaço impor-tante. Devemos ter mais participação nas decisões do governo do Estado e governo federal. Temos pautas prio-ritárias na cidade, especialmente nas áreas de infraestrutura e ainda com relação ao Porto de Itajaí, via por-tuária e bacia de evolução. Alguma mediação nessa questão da igualda-de de competição entre os terminais portuários na área pública e na área privada. A rótula da rua Estefano José Vanolli [bairro São Vicente], as nos-sas entradas e saídas dos nossos tre-vos, as avenidas Antônio Heil e Jorge Lacerda. Ou seja, temos uma pauta extensa na área da infraestrutura e em outras áreas: na educação, na saúde e na segurança pública. Tudo isso toca diretamente no governo do Estado. Então, todo esse mapeamen-to mais ou menos a gente tem porque são assuntos comuns hoje entre os ci-dadãos de Itajaí. E nós vamos estar, certamente, pautando durante esse período em que estaremos sentados na cadeira da Alesc.

O senhor ficará apenas dois meses como deputado estadual, acredita que será possível cumprir suas metas?

Níkolas Reis - Não. Não é do

Itajaí ganha visibilidade na Assembleia Legislativa por dois meses

Níkolas Reis (PDT) assume uma cadeira temporariamente e prepara o terreno para seu partido nas eleições municipais

ponto de vista de realizá-las, mas é no sentido de nós colocarmos Itajaí em evidência, esse é o grande desa-fio que eu tenho nesses dois meses: deixar Itajaí em evidência para que possamos ganhar a um longo prazo mais recursos e respeito por parte dessas autoridades.

Eu tenho um compromisso com o deputado Rodrigo Minoto (PDT), que, gentilmente, fez esse gesto para Itajaí e pediu licença de 60 dias. Meu compromisso é que ele dará conti-nuidade às ações que nós desenvol-vermos lá [na Alesc] nesses 60 dias. Por exemplo, se eu fizer uma indi-cação em relação aos trevos e entra-

das do município, ele tem o compro-misso de acompanhar isso até que, eventualmente, se execute. Mas nós esperamos, inclusive de outros depu-tados, criar um relacionamento que nos possibilite esse acompanhamen-to das demandas apontadas durante esse período.

Como se deu a sua ida ao PDT? O senhor estava sendo sondado por outras siglas?

Níkolas Reis - O meu ingresso no PDT aconteceu de maneira natu-ral. Quando eu saí do PT, em 2013, a minha ideia era ir para o PDT. Eu já tinha uma conversa bem adianta-

Esse é o grande

desafio que eu

tenho nesses dois

meses: deixar

Itajaí em evidência

para que possamos

ganhar a um

longo prazo mais

recursos e respeito

por parte dessas

autoridades.

"

"

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 5

da com o grupo. É um partido que combina comigo e eu combino com eles. Ideologicamente falando, há uma afinidade. Na época, o PROS estava surgindo e eu fui o fundador do partido. Fui o primeiro presidente estadual e só por essa razão eu não ti-nha me filiado ao PDT. Aconteceram coisas durante a campanha que me fizeram perder a esperança no parti-do. Eu tinha a ideia de que o PROS pudesse ser um partido diferente. Não é, é mais um partido. Então, de-cidi que era hora de sair depois da eleição. Fui procurado sim por outras siglas e agradeço. Posso citar PCdoB e PSDB, foram partidos que eu tive um diálogo mais próximo, mas optei pelo PDT por uma série de fatores. Hoje, eu estou feliz e espero que te-nha sido a decisão certa.

Essa movimentação para que o senhor assuma uma a cadeira cau-sou um certo furor porque Itajaí é o maior PIB de Santa Catarina, mas estava sem um representante na Alesc. A que o senhor atribui essa falta de representatividade? Muitos políticos na disputa, siglas e campa-nhas fracas?

Níkolas Reis - Eu acho que é um conjunto de fatores. Há uma culpa da classe empresarial que não inves-te, há uma culpa da população que parece ter uma baixa estima e prefe-re, às vezes, o voto em outros candi-datos. Mas a culpa principal, a maior de todas, é da classe política, espe-cialmente das lideranças e de quem já foi prefeito. Podemos citar desde a época do Amilcar Gazaniga, passan-do pelo Arnaldo Schmitt Júnior, João Omar Macagnan, Jandir Bellini, Vol-nei Morastoni e Jandir de novo.

Essas lideranças principais não permitiram que outras pudessem ocupar os seus espaços. Isso vem prejudicando Itajaí ao longo de pelo menos três décadas, período em que tivemos uma representação pequena ou nenhuma, como é o caso. É um conjunto de fatores, mas, principal-mente, é culpa das principais lideran-ças políticas da cidade. Por exemplo: se o Jandir assume a campanha do Osvaldo Gern na eleição passada, ele não só beneficiaria o Osvaldo

Gern como nos beneficiaria enquan-to oposição porque criaria na cidade um clima de competição. De repen-te, nós teríamos hoje na Assembleia dois ou três deputados.

Qual o seu objetivo a partir do momento em que deixar a Assem-bleia? Podemos esperá-lo como can-didato a prefeito? O senhor acredita que suas chances aumentam com a mudança de partido?

Níkolas Reis - Esse período de 60 dias vai me dar alguma evidência e isso tem uma importância quando se fala em eleições municipais de 2016. Eu já disputei cinco eleições e perdi três, venci duas e, certamente, aprendi mais com as derrotas do que com as vitórias. Mas não tenho pro-blemas em perder eleições. Sei que em algum momento vai chegar a mi-nha hora. Se será em 2016 ou não, eu não sei.

Eu estou à disposição do PDT e o PDT tem outras lideranças impor-tantes, que também têm condições para disputar a eleição. A construção da candidatura a prefeito demanda conversas e, às vezes, abrir mão de certas vaidades em nome do proje-to, que é muito maior do que nós, porque é um projeto pra Itajaí. Mas, certamente, estarei à disposição, se assim entender o partido. Eu encaro o desafio sem o menor problema e com muita honra, como sempre foi.

Quem o senhor acredita que concorrerá à prefeitura de Itajaí?

Níkolas Reis - As coisas estão tão estranhas. Tem uma candidatura colocada, aparentemente, que é do senador Paulo Bornhausen, mas tem outras candidaturas dentro do pró-prio governo. Eu ouço falar no Os-valdo Gern, Osvaldo Mafra, no pró-prio Tarcízio Zanelato [secretário de Obras de Itajaí], ouço falar no Deo-dato Casas pela oposição. Em algum momento, isso vai afunilar e teremos menos candidatos.

Agora, o que eu espero é que, quem for candidato, de um lado ou do outro, consiga agregar o maior número de pessoas e de ideias para que a disputa seja de alto nível. Ita-jaí precisa ganhar. Tomara que nós,

classe política, tenhamos bastante responsabilidade de construir uma candidatura sólida e que possamos elevar, socialmente, o status que Ita-jaí já tem economicamente. Acho que esse é o grande desafio da ci-dade. [O senhor se arrisca a dizer quem tem mais chances de vencer a eleição?] Não, é muito cedo para que possamos fazer qualquer tipo de previsão.

O senhor acredita que o Pauli-nho e o Décio Lima podem concor-rer em Itajaí?

Níkolas Reis - Acho que sim. Hoje, entre os dois, aquele que pode ou vai participar do processo eleito-ral parece que é o Paulo Bornhausen. Ele [Paulo] está muito presente na ci-dade, já está fazendo conversas, arti-culando. Parece que isso é uma coisa muito palpável, muito sólida. Com relação ao deputado Décio Lima, eu não sei. Mais ouvimos do que vimos, exatamente, uma movimentação.

É cedo, é possível que ele possa observar que há um espaço e, even-tualmente, vir disputar a eleição em Itajaí. São duas figuras que tem rela-ção com a cidade, não os vejo como forasteiros, mas também acho que há muita gente dentro do cenário políti-co local que merece ser valorizado. É nesse sentido que eu penso que a construção das candidaturas a pre-feito, seja no governo, seja na opo-sição, têm que dialogar e conversar com quem está hoje fazendo política na cidade.

Muito se fala que o senhor se apagou ao deixar o PT em função da pressão do Volnei Morastoni para que o Thiago Moratoni viesse a ser o principal representante jovem do partido na cidade. Como hoje o senhor avalia sua ida para o PROS, de fato houve perdas?

Níkolas Reis - Sem dúvidas. O candidato a prefeito de Itajaí do PT, em 2012, tinha que ser o deputado Volnei. Até porque ele era deputado, tinha mandato, pontuava muito me-lhor que eu nas pesquisas e, pelo fato de ele não ser candidato, se negar a ser candidato, eu acabei indo para um sacrifício que foi muito difícil.

Não tenho

problemas em

perder eleições.

Sei que em algum

momento vai

chegar a minha

hora. Se será em

2016 ou não, eu

não sei.

"

"

Levei uma candidatura a prefei-to contra uma estrutura grande, que era capitaneada pelo prefeito Jandir Bellini. Mas fiz, fiz porque faria de qualquer forma. Fiz porque sou po-lítico de grupo. Acho que a gente tem que antes pensar no grupo e na cidade, depois na gente. Fui preju-dicado durante e após a eleição por essas circunstâncias. É logico que a minha migração para o PROS teve a ver, sim, com o rompimento político dentro do PT.

Há algum tipo de ressentimen-to entre o senhor e a família Moras-toni em função disso?

Níkolas Reis - Com o Thiago [Morastoni] não. Ele já me pediu des-culpas, nós conversamos sobre isso e achamos, nós dois, que não faz sen-tido. Mas do deputado Volnei, sim. Fui mal tratado por ele, inclusive ver-balmente, e jamais obtive um pedido de desculpas. Isso não significa que há uma mágoa ou sentimento de re-vanche. Eu sou político e sei compre-ender que, em determinados momen-tos, você faz acordos em benefícios de circunstâncias que são melhores para a cidade. Hoje, não tenho nem porque conversar com o Volnei sobre nada, nossos projetos são totalmente diferentes e andam paralelamente para lados distintos. Mas não vai ha-ver revanchismo se precisarmos sen-tar em uma mesa e conversarmos, de maneira nenhuma.•

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Aniversário de Bruna AraújoA coluna deste final de semana dedico com todo carinho à querida amiga e aniversariante Bruna Araújo. Ela trabalha há muitos anos na secretaria do Itamirim Clube de Campo, sempre atenciosa, gentil e competente. Parabéns, Bruna! Feliz Aniversário! Seu aniversário foi na última quarta-feira, dia 1º de julho. A homenagem de todos os amigos do Jornal dos Bairros, que muito lhe estimam.

Aniversário da princesa Manu Pinheiro

No dia 25 de junho, a linda e meiga princesa Manu Pinheiro comemorou 8 anos de vida. Ela é filha dos amigos Chris Pinheiro e China e é irmã do Patrick. A data foi come-morada com a família e amigas, numa linda e divertida festa das princesas. Parabéns, Manu! Feliz aniversário! Que o anjinho da guarda sempre lhe abençoe e proteja! Continue sendo esta menina alegre, estudiosa, caprichosa e in-teligente. Uma beijoca especial da tia Neide, que a ama muito.

Sacolão Direto do Campo comemora aniversário

No dia 04 de julho o sacolão direto do Campo, do Bairro São Vicente em Itajaí, estará comemorando aniversário. Uma programação especial já está aconte-cendo durante toda a semana. No sábado ao meio-dia será apresentado direto do sacolão o programa TVBE no ar, com Denísio Dolásio Baixo e toda equipe da TV Brasil Esperança, canal 21. Durante a apresentação do programa haverá apresentação do mágico Rafael, do grupo de danças Milenium e o sorteio de duas motos para os clientes que preencheram os cupons durante todo o mês de junho e início de julho. Parabéns a esta grande família que tão bem atende as famílias de Itajaí e região, sempre mantendo os produtos fresquinhos e dentro da validade. Atendimento maravilhoso de todos os funcionários! Muito sucesso e prosperidade!

Apresentação de TCC no curso de Jornalismo na Univali

A jovem repórter da TVBE Elaíse Cidral apresen-tou o seu Trabalho de Conclusão de Curso na última terça-feira, dia 30 de junho. Ela se formou no curso de jornalismo da Univali. Seu trabalho se baseou na emocionante história de Lori Oliveira, telefonista da prefeitura de Itajaí, que perdeu três filhas num acidente automobilístico e sempre foi uma guerreira, apesar de todo o sofrimento. Existe em Itajaí uma praça que leva o nome de Três Rosas, em homenagem as filhas da amiga Lori. Elaíse fez uma excelente explanação do seu TCC, ganhando nota máxima e recebendo muitos elogios da banca avaliadora. Parabéns! Você se esforçou e chegou onde sempre almejou, na conclusão do seu curso supe-rior em Jornalismo. Elaíse Cidral é produtora do quadro Sociedade no ar, que apresento todas as sextas-feiras, durante o programa TVBE no ar.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 7

O Itajaí Sailing Team, equipe de vela que represen-ta a cidade em eventos náuticos, se prepara para mais uma disputa. Os 11 tripulantes participam

de deste sábado até o dia 11 de julho, da maior semana de vela da América Latina, em Ilhabela (SP). A competição, que reúne as principais equipes de vela sul-americanas, deve atrair mais de mil velejadores em mais de 130 bar-cos. As equipes que somarem o menor número de pontos perdidos levantam o troféu de campeã de cada classe.

Essa não é a primeira vez que um barco de Itajaí participa do evento, mas é a estreia do Itajaí Sailing Team no circuito paulista. A tripulação chegará à Ilhabela nesta sexta para, no dia seguinte, participar da Regata da Ilha de Alcatrazes, primeira prova da Ilhabela Sailing Week.

Mas, a participação da equipe vai além da compe-tição. Após a disputa do fim de semana, os velejadores farão uma pausa na segunda e terça-feira para participar de uma ação social. A equipe visitará a escola municipal Professora Ophélia Reali Montanhase, indicada pela Se-cretaria de Educação de Ilhabela, e entregar 240 kits com materiais escolares e protetores solares para crianças de seis a 11 anos. Eles também farão um bate-papo sobre a experiência a bordo.

Essa será a primeira de uma série de ações sociais que o time de vela pretende promover associadas à cam-panha de divulgação de Itajaí como o novo polo náutico do Brasil nos locais onde compete. •

Itajaí Sailing Team participa da maior Semana de Vela da América LatinaDurante os dias de evento, realizado em Ilhabela, os atletas participarão de uma ação social

Divulgação

Equipe divulga o nome de Itajaí como polo náutico do Brasil por onde passa

Novo abraço ao Canto do Morcego será neste sábado

Um novo abraço ao Canto do Morcego, na Praia Brava, em Itajaí, está programado este sábado, às 14h. O ato é uma forma de protesto para impedir constru-

ções no local e uma luta pela preservação ambiental. Para a organização da manifestação, o Canto do Morcego sofre com o abuso de obras irregulares e desmatamento em áreas de preservação.

A concentração dos manifestantes será em frente ao Galera’s Bar, ao norte da Praia Brava. O abraço simbólico será uma forma de sensibilizar a população quanto ao des-

matamento em áreas de preservação do Canto do Morcego e uma forma de impedir a execução de obras irregulares.

A organização lembra que o abraço ao Canto do Morce-go é um protesto de todos. Frequentadores ou não, qualquer cidadão pode se juntar à causa e participar do ato. Na oca-sião, serão oferecidas atividades para os participantes, como aulas de muay thai para as crianças, aulas de surfe, espaço para slackline e som ao vivo. Além de protestarem, os orga-nizadores querem criar um ambiente familiar e descontraído para os participantes.•

Famai alerta para falso fiscal

A Fundação do Meio Am-biente de Itajaí esclarece que não existe nenhuma

cobrança relacionada à preserva-ção da restinga da Praia Brava. Nesta semana a Famai recebeu uma denúncia de que um falso fis-cal está entrando em contato com estabelecimentos do bairro para solicitar uma colaboração de R$ 180 para os trabalhos de preserva-ção da restinga.

Além de não existir este tipo de cobrança, a Famai destaca que sempre realiza as vistorias e fisca-lizações legalmente, com devida apresentação de documentos. Os fiscais utilizam um colete e crachá de identificação. Em caso de dú-vidas, consulte a Famai ou ligue para a Polícia Militar no 190.•

DIVULGUE SUA EMPRESANO JORNAL DOS BAIRROS

3344-8600

Em edições anteriores, evento reuniu dezenas de pessoas de várias idades

Gabriel Camillo / Reprodução Facebook

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 748 - 3 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 8

Começa nesta sexta-feira a Festa de São Critóvão e Motoristas, no bairro Cordei-ros, em Itajaí. O evento é um dos mais

tradicionais do calendário religioso de Itajaí e é amplamente aguardado no mês de julho, espe-cialmente pelos motoristas que participam da pro-cissão motorizada.

Para iniciar a programação festiva, a paró-quia promove a Noite do Pastel nesta sexta. A programação da festa é intercalada com as nove-nas na igreja. Neste ano, o tema dos encontros é “Celebrar a vida com São Cristóvão”, com o lema “Somos chamados por Deus para ter vida em abundância”.

As novenas têm início também nesta sexta e acontecem durante todo o período da festa na Paróquia São Cristóvão. Haverá uma bênção aos trabalhadores no final. A cada novena, a bênção

final será destinada a um grupo de pessoas, como motociclistas, jovens, educadores ou profissionais da saúde.

Uma das atividades mais aguardadas da Fes-ta de São Cristóvão é a procissão motorizada. A carreata religiosa acontece no domingo, dia 12 de julho, às 9h. O comboio percorrerá os bairros Cordeiros e São Vicente. Os fiéis cruzam os bair-ros na companhia do Santo São Cristóvão, patro-no dos motoristas. O momento é de fé e louvor a Deus.

_ São Cristóvão é o padroeiro dos que se lo-comovem, dos motoristas. Ele atravessou o meni-no Jesus em suas costas, dentro da água_ explica o padre da Paróquia São Cristóvão, Hélio Feuser.

Conheça a história do padroeiroSão Cristóvão é conhecido religiosamente

por ser um santo de muita força. Dedicou-se à caridade e ajudou viajantes na travessia de um rio onde não havia pontes, transportando pessoas de um lado para outro. Foi convertido ao cristianis-mo após carregar Jesus em suas costas, durante a travessia no rio.

_ No início, ele era o santo dos que tran-sitam, mas foi introduzido como padroeiro dos motoristas _ lembra o padre.

O peso histórico é um marco na Festa de São Cristóvão. Para o pároco, a característica religiosa ainda é presente no evento. A paróquia aposta em um resgate dos conceitos religiosos e não apenas uma festa voltada aos motoristas.

As atividades da Festa de São Cristóvão acon-tecem na rua Odílio Garcia, no bairro Cordeiros.

A programação completa pode ser vista no site paroquiasaocristovao.com.•

Festa de São Cristóvão começa neste fim de semanaProgramação conta com novenas em honra ao padroeiro,

jantares especiais e procissão motorizada

Uma vida dedicada à caridade com os jovens mais necessitados. Esse foi Dom Bosco, sacerdote católi-

co italiano, fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales e proclamado santo em 1934. Na sexta-feira, às 9h30, a prefeitu-ra de Itajaí recebe a imagem de São João Bosco, conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.

A imagem será recepcionada no átrio municipal, onde o administrador do Parque Dom Bosco, padre Edivaldo Nogueira da Silva, transmitirá uma mensagem motiva-cional seguida de bênção. Toda a comuni-dade está convidada para a cerimônia.

A imagem está em peregrinação pelo sul do Brasil em comemoração ao bicen-tenário donascimento de Dom Bosco, ce-

lebrado no dia 16 de agosto. Ela chegou a Itajaí no último domingo (28) em uma carreata e ficará no Parque Dom Bosco até o dia 10 de julho. A imagem fica exposta para visitação, exceto nesta sexta, sábado e no dia 7, quando estará visitando a co-munidade.

Para complementar as comemorações, algumas paróquias estarão promovendo celebrações especiais como missa do dia, hora santa, terço meditado, etc. Na pró-xima quinta-feira, dia 09, a celebração na Paróquia São Pedro Apóstolo, depois a pro-gramação segue com a Paróquia Nossa Se-nhora de Lourdes, no dia 13, paróquia São Vicente de Paulo, no dia 21, Paróquia São Cristóvão, no dia 28, e Paróquia Santíssimo Sacramento, no dia 05 de agosto. •

Prefeitura recebe imagem de São João Bosco