jornal dos bairros - 23 julho 2015

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 24 DE JULHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 751 Página 3 Zé Ferreira Vereador não consegue ir para o Batalhão da PM, mas ganha cela especial Reformulada, direção busca retomar credibilidade da unidade de saúde e concluir projetos Hospital Marieta busca certificação conquistada por apenas 4% dos hospitais no país Jornal dos Bairros Divulgação Página 5

Upload: editora-bittencourt

Post on 22-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 24 DE JULHO DE 2015 | ANO XVI | Nº 751

Página 3

Zé Ferreira

Vereador não consegue ir para o Batalhão da PM, mas ganha cela especial

Reformulada, direção busca retomar credibilidade da unidade de saúde e concluir projetos

Hospital Marieta busca certificação conquistada por

apenas 4% dos hospitais no país

Jornal dos Bairros

Divulgação

Página 5

Page 2: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide Uriarte e Alexandre BalbinoJornalista assistente: Marjorie Basso [email protected]

Diagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 2

ALEXANDRE BALBINO

Balbino&você

ARTIGO

ASSUNTO DA SEMANA: UMA NOVA DIREÇÃO PARA

MUITAS VIDAS

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Para dar início a este trabalho, nada melhor do que falar de amor

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Palavra curta e simples, mas com significado tão precioso e tão ex-tenso, capaz de mudar a direção

da vida e fazer entender o verdadeiro sentido da nossa existência.

Ao descobrir o câncer, meu ser foi invadido por uma avalanche de triste-za, não sabia o que fazer, dominada pela insegurança e o medo, parecia que a minha vida estava chegando ao fim. Mas o amor do meu marido fez mudar meus pensamentos, dando rumo à minha vida.

Ele sugeriu que eu criasse um blog para relatar as minhas experiências e aprender com outras pessoas, pois na verdade ele não aguentava mais me ver apática pelos cantos da casa. Sem-pre fui uma pessoa alegre e sorridente, uma marca registrada reconhecida por familiares e amigos. Certo dia ele rela-tou “dói em mim te ver com os olhos inchados, fico desesperado com essa cara de ‘chororô’, não consigo ficar bem te vendo assim, casei com uma mulher forte e determinada e nesse momento não a reconheço mais; por favor reaja, o problema já existe, e te-mos que enfrentá-lo, preciso de você, o mundo precisa de você ”.

As palavras dele me fizeram refle-tir, e enxergar o quão tola eu estava sendo, e mais uma vez o amor falou mais alto, decidi ouvi-lo. No dia se-guinte com sorriso no rosto, nasceu a fanpage Câncer com Alegria, lá, assu-mi a doença, mostrei a minha cara e encarei os desafios, dei adeus ao baixo astral, achei uma forma de encarar o problema com mais leveza e harmo-nia. Comecei pela própria aparência _ de triste e feia, por estar careca, sem cílios e com olheiras _ a criar formas de me sentir bonita e feliz.

Dia a dia, esse encontro virtu-al com os seguidores, me trazia mais motivação e vontade de lutar pela vida sendo útil na vida das outras pessoas. Aprendi que a força do amor nos faz dar a volta por cima, nos ensina fazer de um momento de dor, algo maior, que transforma a agonia em tranquili-dade para nossa alma e nos devolve o contentamento divino, nos gera a pa-ciência e a resignação nos momentos mais difíceis possíveis. Posso definir como um sentimento nobre que nos leva a vencer nossas próprias limita-ções.

E para desenvolver os propósitos da vida é necessário que valorizemos este sentimento, pois o nosso Pai Eterno já nos ensinou o verdadeiro significado da vida, que nada mais é do que amar ao próximo como a nós mesmos.

Para que vocês, amigos de Itajaí, possam receber o meu amor, a minha atenção e as minhas dicas de como vencer uma doença com alegria, be-leza, autoestima e bem-estar, coloco à disposição, o meu primeiro projeto solidário, a fanpage Câncer com Ale-gria, é só entrar em facebook.com/can-cercomalegria, curtir a página e falar comigo. Com certeza você será mui-to bem recebido com muito respeito, amor e carinho.•

Inicialmente quero cumprimentar você que já tem acompanhado nossa coluna e você que talvez a lê pela pri-meira vez. Nas últimas semanas estamos tratando do assunto violência no trânsi-to. Por isso, faço uma pergunta, como você tem reagido no trânsito? Lembre-se o trânsito é feito de pessoas, e somos nós as pessoas que podem fazer este trânsito cada vez mais seguro.

Como prometido, vamos aproveitar este espaço para também conhecer al-gumas histórias de luta e de superação. De pessoas que sofreram direta ou indi-retamente, ou estão passando por difi-culdades, devido à violência no trânsito.Nesta semana temos a oportunidade de conhecer a história da família Mattos, quem nos relata é nossa grande amiga Raquel Flores, para quem agradeço a confiança:

“No dia 24 de maio de 1987 minha família sofreu um acidente na rodovia Jorge Lacerda, quando retornava para Ita-jaí. Um veículo que trafegava no sentido Itajaí-Gaspar forçou uma ultrapassagem. Na colisão, o carro onde estavam meus pais e irmãos capotou. Todos tiveram le-sões como fratura de bacia, clavícula e queimaduras no rosto, já que caíram do carro durante a capotagem.

O caso mais grave foi do meu pai que teve traumatismo craniano e outras lesões que o levaram à UTI por uma semana, tendo seu quadro se agravado por infecção hospitalar. Em coma, con-tinuou na ala de isolamento por mais de um mês, onde permaneci com ele. De-morou cerca de seis meses para recobrar a memória, pois no início não reconhe-cia nem os filhos.

Hoje, 28 anos depois, as seque-las são ainda evidentes. Um acidente de trânsito transforma a vida não só do acidentado, mas também de toda a fa-mília. O sofrimento de quem se machu-ca e a impotência dos familiares. Muda rumos”.

Publicamos essas histórias por duas razões: a primeira delas é no sentido de fortalecer as pessoas que estão passando pelas mesmas condições e dizer que há esperança, Deus pode mudar todas as si-tuações. E segundo, por outro lado, fazer com que eu e você venhamos a pensar seriamente antes de cometer qualquer infração, ou ainda manobras de risco quando estamos dirigindo nossos veícu-los. Tome cuidado!

Gostaria de conhecer também a sua história para que venha a ser divul-gada na próxima semana. Compartilhe conosco um pedacinho da sua trajetória. Aguardo seu contato pelo e-mail [email protected] .

Page 3: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 3

O vereador José Alvercino Fer-reira (PP), preso no Comple-xo Prisional da Canhanduba

desde o dia 7, ganhou a regalia de uma cela especial. Inicialmente, seu advogado pediu que o cliente fosse transferido para o 1º Batalhão da Po-lícia Militar de Itajaí. Mas a Justiça não deferiu a liminar, dando ao par-lamentar o direito a uma cela especial para que ele não sofra retaliações.

O advogado do vereador, Mar-lon Bertol, encaminhou o pedido liminar destacando que Zé Ferreira “era merecedor do benefício do reco-lhimento em Batalhão da Polícia Mi-litar, previsto no art. 295, inc. II, do Código de Processo Penal”. Mesmo assim, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina acatou o pedido em parte.

Zé Ferreira foi preso na opera-ção Parada Obrigatória I e II, do Gru-po de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ber-tol disse que seu cliente está contri-buindo com a investigação, inclusive

tendo prestado depoimento por três horas na semana em que foi preso.

O advogado deve entrar com um habeas corpus pedindo a soltura do cliente. Segundo o advogado, a Câ-mara Criminal do Tribunal de Justiça se reúne todas as terças-feiras e ele está confiante de que Zé seja solto no dia 28.

O Gaeco não deu mais detalhes sobre a operação que desencadeou a prisão do vereador. No entanto, acre-dita-se que ele permanecerá detido até o fim da investigação. Zé Ferreira está preso preventivamente, sem pra-zo pré-estipulado para sua liberação.

Entenda o casoO vereador foi preso preven-

tivamente no dia 7 deste mês. Fo-ram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua casa e também em seu gabinete na Câmara de Itajaí. Além dele, outra pessoa foi presa em Itajaí, mas acabou liberada no mes-mo dia. Houve tambpem uma prisão

em Lages e outra em Brusque. A operação Parada Obrigatória I

foi fruto de investigações realizadas desde o ano de 2013. As operações receberam o nome de "Parada Obri-gatória I e II” em razão de pessoas investigadas trabalharem na época na área de trânsito nos municípios de Itajaí, Brusque, Lages e Florianópolis e eram as responsáveis pelas práticas criminosas investigadas.

A operação Parada Obrigatória II, cujos fatos investigados decorre-ram da primeira investigação e ini-ciaram no final do ano de 2014, foi desenvolvida diretamente pelo Gae-co Itajaí e apura crimes de corrupção passiva e ativa, peculato, advocacia administrativa, formação quadrilha, dentre outros. Neste procedimento foram investigadas mais de onze pes-soas, dentre agentes públicos e em-presários, além de quatro empresas, todos envolvidos em tese nos crimes investigados.•

Vereador José Ferreira tem pedido de transferência negado, mas ganha cela especial

Defesa do parlamentar espera que ele seja solto

na próxima terça-feira, quando será analisado um

novo pedido

©D

avi Sp

ulda

ro

Suplente assumeno lugar de

vereador presoCom a prisão do vereador José

Ferreira, algumas mudanças foram necessárias para que os trabalhos na Câmara de Itajaí não parem, apesar do recesso. O suplente de vereador Vanderley Dalmolin (PP), assumiu a vaga do parlamentar, preso na sema-na passada durante investigações da operação “Parada Obrigatória I e II”. Já a vaga que Zé Ferreira ocupava na Comissão de Ética do Legislativo ficou com o vereador Fabrício Mari-nho (PPS).

José Ferreira pediu afastamento da Câmara de Vereadores de Itajaí no dia 17. A licença tem validade de 15 dias e pode ser prorrogada por até 121 dias de afastamento. Na Co-missão de Ética, o vereador Fabrício Marinho assumiu a o lugar pelo mes-mo período.

A comissão, contudo, segue sem presidente já que era Zé Ferrei-ra quem presidia a pasta. A votação para escolha de um novo presidente da Comissão de Ética será após o recesso parlamentar, que segue até o dia 1º de agosto. •

Page 4: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, juntamente com o presidente da Associa-ção Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva, encontrou-se com o governa-dor Raimundo Colombo para discutir a renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Itajaí. Colombo agendou uma audiência com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams, para o dia 29 ou 30 desse mês, em Brasí-lia, para tratar do assunto.

Além disso, Raimundo Colombo garantiu que irá solicitar a prorrogação do arrendamento ao Ministro dos Portos, Edi-nho Araújo, que estará em Santa Catarina no dia 04 de agosto.

_ Foi extremamente positiva a au-diência com o governador Raimundo Colombo. Ele está bastante empenhado e irá acompanhar passo a passo as ques-tões relativas ao Porto de Itajaí, tanto na renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres quanto nas obras da Bacia de Evolução _ disse Jandir

Bellini.No início de julho, Jandir Bellini

esteve em Brasília onde solicitou a reno-vação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres durante Audiên-cia do Fórum Parlamentar Catarinense. O contrato atual prevê a renovação do ar-rendamento por apenas três anos. A em-presa atual teria concessão até 2022, em contrato de 22 anos mais três anos. Como a intenção é investir R$ 165 milhões para mantê-lo viável economicamente, não haveria tempo de recuperar o valor neste curto período. Sendo assim, o pedido será para aplicação da nova Lei dos Portos, que prevê renovação por mais 25 anos.

Cerca de 70% dos exportadores e importadores que operam em Santa Ca-tarina utilizam o Porto de Itajaí. Também é por ele que circulam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O Porto de Itajaí é um dos 120 maiores do planeta – segundo o World Top Containers Ports 2014, e movimenta mais de 80% da cor-rente de comércio de Santa Catarina.•

O presidente da Câmara de Ita-jaí, vereador Luiz Carlos Pis-setti (DEM), vai propor que se

reduza de 21 para 15 ou até 12 o nú-mero de vereadores na cidade. A medi-da, segundo o parlamentar visa reduzir os gastos do legislativo itajaiense.

Pissetti calcula que cada gabinete gaste em média R$ 30 mil com salário de assessores, energia elétrica, material de expediente, entre outros itens. Se-gundo ele, a decisão de ingressar com a proposta surgiu da experiência adqui-rida durante nos quase 16 anos como vereador, que mostraram não ser ne-cessário para uma cidade como Itajaí ter tantos representantes na câmara.

_ Muitas prefeituras estão fazen-do isso, partindo para o conceito de mais eficiência com menos gastos. Nós também precisamos fazer e tentar criar um canal para recuperar a imagem des-gastada do político _ diz.

Pissetti disse, no entanto, que ou-tras medidas podem ser propostas para

reduzir custos na casa. A redução do número de vereadores foi a solução pensada por ele. A proposta será apre-sentada assim que os vereadores retor-narem do recesso.

O vereador anunciou que faria um projeto durante a semana e rapi-damente ganhou apoiadores no Face-book. Outros, contudo, entenderam que a medida é politiqueira e talvez não resolva o problema com os gastos públicos.

Confira alguns comentários, pu-blicados na página do vereador:

“Ao invés de reduzir o número de vereadores não seria mais correto dimi-nuir o salário dos vereadores em 50%? E cada vereador ter direito a um asses-sor”¸ Jose Ribeiro.

“Mas não foi ele que votou a fa-vor para passar para 21”, Hermes Pa-trianova.

“Ótimo porém deve haver um equilíbrio entre os partidos”, Jeferson Soares.•

Presidente da Câmara de Itajaí vai propor redução do número de vereadores

Proposta será apresentada logo após o recesso

Painéis de cerâmica são instalados na Beira Rio

Divulgação

Em três colunas, estão sendo ins-talados painéis de cerâmicas produ-zidas pelo artista itajaiense Edmundo Campos na avenida Beira-Rio. Com aproximadamente três centímetros de espessura, os painéis são cobertos de vidro (esmalte cerâmico), produzidos a partir de minerais básicos. Este proce-dimento cria textura, cor e contrastes únicos.

Quatro obras vão embelezar a avenida.Edmundo Campos é natural de Itajaí. Artista renomado no Brasil e no exterior, suas obras contemplam a paisagem da Beira-Rio.

_ Como nasci em Itajaí, sempre

tive como inspiração esse cenário lindo da cidade, então minhas obras sempre foram relacionadas ao mar e à cultura marítima _ conta o artista.

Os quatro primeiros painéis foram feitos durante um mês e meio e, segun-do o artista, a previsão é de que até o final da primavera os doze painéis já estejam instalados no local.

As peças são queimadas a 1150 graus em monoqueima, ou seja, a queima do corpo cerâmico e do vidro em uma mesma operação. Sendo uma técnica não usual, torna-se uma assina-tura do ateliê, além de conferir durabi-lidade à obra. •

Doze peças vão adornar a avenida até a primavera

Prefeito discute com governador renovação de contrato do Porto de Itajaí

Divulgação

©D

avi Sp

ulda

ro

Page 5: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 5

Lutar por uma certificação e manter reconhecimento na área hospitalar. Essas são algumas

das metas da nova direção do Hos-pital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. Atualmente, 4% dos hospitais do Brasil possuem a acreditação, semelhante à certifica-ção do ISO 9000. Uma meta ousada a ser alcançada.

O reconhecimento hospitalar é aprovado pela Internacional Society For Quality in Health Care (ISQA) e controlará os processos de saúde e gestão no Marieta. O instituto será avaliado, voluntariamente, pela Or-ganização Nacional de Acreditação, com base nas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

Paralelamente, a nova diretoria tem ainda outros planos como a fi-nalização da obra do Complexo Ma-dre Teresa, que está apenas cerca de 33% concluída. Esses e outros pro-jetos foram apresentados durante a semana em uma entrevista coletiva. O diretor administrativo do hospital, Nivaldo Cunha, e a diretora geral, irmã Mércia Lemes, participaram do evento no auditório do Instituto do Coração de Itajaí.

Formado em administração de empresas e pós-graduado em ad-

Nova direção do Hospital Marieta quer garantir certificação hospitalar e melhorias no atendimento à população

ministração hospitalar, Nivaldo Cunha soma 15 anos de experiên-cia na área da saúde. É membro executivo do Grupo de Gestores do Instituto das Pequenas Missio-nárias há cinco anos e assumir a

gestão da unidade é, sem dúvida, um desafio.

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen aten-de mais de 300 mil pacientes por ano. São 20 mil internações, qua-

tro mil partos, 80 mil atendimen-tos de urgência e emergência e 20 mil cirurgias. A unidade atende a população de Itajaí além de Balne-ário Piçarras, Ilhota, Bombinhas, Luís Alves, Penha e Porto Belo.•

Itajaí sedia neste sábado o I Fórum Ca-tarinense de Liberdade Religiosa e Cidada-nia, às 19h30, no auditório da prefeitura. Com a participação de autoridades legisla-tivas, executivas, civis, eclesiásticas e aca-dêmicas, o fórum visa buscar fortalecer a li-berdade religiosa junto à sociedade, igrejas e autoridades, tanto das igrejas quanto do cidadão, de poder adorar o Deus que serve onde e como ele entende que isso deve ser feito.

O evento busca também, garantir que a constituição possibilite as igrejas a pregarem

o que acreditam que é correto, onde eles quiserem, seja na rua ou em seus templos, sem que seja considerado insulto a alguma classe da sociedade. O evento será minis-trado pelo presidente da Ablirc, Samuel Go-mes de Lima e contará com a participação de discursos e corais de igrejas da região.

O tema abordado será “Liberdade Re-ligiosa no Estado Democrático de Direito” e é aberto à comunidade, sem necessidade de realizar inscrição. O evento é coordenado pela Associação Brasileira de Liberdade Re-ligiosa e Cidadania (Ablirc).•

Liberdade Religiosa é tema de Fórum neste sábado

Jornal dos Bairros

Nivaldo Cunha, diretor administrativo do hospital

Page 6: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 6

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeAniversário de Camila Cristina

Pasold Brasil PizzattoDedico especialmente a coluna desta semana

para minha sobrinha e afilhada de batismo Camila Cristina Pasold Brasil Pizzatto, que comemorou ani-versário no dia 18 de julho. A data foi comemora-da em família, junto de sua mãe, Rozi Pasold, seu esposo, Richart Pizzatto, e seus filhos, Raíssa Pasold Brasil Pizzatto e João Carlos Pizzatto Neto. Parabéns, Camila! Que Deus sempre lhe proteja e a faça feliz! O nosso abraço cheio de amor e carinho.

Aniversário de Adriana LamimA produtora do programa Melhor da Tarde da

TVBE, Adriana Lamim, comemorou aniversário no dia 15 de julho. Ela recebeu uma homenagem especial, da amiga e apresentadora do programa, Iris Souza Gomes, que também teve a participação surpresa, dos convida-dos do dia. Todos cantaram os parabéns ali mesmo no estúdio durante o programa e depois provaram o bolo de aniversário. Parabéns, Adriana! Você é uma amiga querida por todos, por isso merece nossa homenagem.

Confraternização da escolinha de futebol do Itamirim Clube de Campo

No último sábado, dia 18 de julho, o pro-fessor Palhão e equipe técnica da escolinha de fu-tebol do Itamirim Clube de Campo, com a ajuda dos pais, preparou uma festa de confraternização para as crianças que participam dos campeona-tos. Que bonito trabalho, a dedicação de todos, o espírito esportivo e a participação da família dos atletas. Parabéns a equipe de campeões.

Concerto de aniversário do grupo vocal Licor de Pitanga

O grupo vocal Licor de Pitanga, de Itajaí, realizou um concerto de aniver-sário de 23 anos na noite do dia 18 de julho, na Igreja Luterana. Foi uma noite especial que encantou a todos que tive-ram o privilégio de ouvir belíssimas can-ções. O momento mais emocionante e marcante da noite foi a participação dos antigos "licoreiros” que, mesmo não mais participando do grupo, fizeram questão de cantar juntos a música Gratidão.

Aniversário do DJ China Comemorou aniversário no último domingo, dia 19 de

julho, o amigo Osnildo Adriano, o popular DJ China, famoso por tocar nas melhores festas de aniversário, casamentos, bailes,

desfiles, etc... É um ser humano exemplar, sempre ajudando no que for preciso. Quando do falecimento do amigo DJ

Martins, China assumiu todos os compromissos que haviam sido agendados por seu parceiro musical, sem cobrar nenhum cachê, apenas para honrar o trabalho honesto que o DJ Martins também realizava. Ele merece nosso carinho, admiração e respeito! Que

Deus derrame muitas bênçãos para o amigo China e toda sua amada família! Abraços dos amigos do Jornal dos Bairros.

Page 7: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015
Page 8: Jornal dos Bairros - 23 Julho 2015

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 751 - 24 DE JULHO de 2015 | Ano XVI | Página 8

Os motoristas de Itajaí devem ficar atentos às alterações de trânsi-to durante o fim de semana. A

Secretaria de Segurança definiu mudan-ças em sentidos de vias na área rural do município durante a Festa Nacional do Colono. O evento teve início na quinta-feira, 23, e segue até este domingo. O trânsito volta ao normal na próxima se-gunda-feira.

Em média, 30 agentes de trânsito estarão nos principais pontos de acesso ao Parque do Agricultor Gilmar Graf, onde acontece a 33ª Festa Nacional do Colono. Eles trabalharão em regime de escala para orientar os motoristas e evi-tar filas e congestionamento na entrada e saída do parque. No sábado e domingo, a rua Mansueto Felizardo Vieira, via de acesso à festa, terá sentido único. Após o cruzamento, os motoristas seguem pela rua Marcos Albino.

A Secretaria de Segurança listou ruas opcionais para os motoristas que sa-írem do parque. Os veículos podem se-guir na rua Marcos Albino e virar à direi-ta, para o acesso à rodovia Antônio Heil; à esquerda, o motorista pode seguir pela Estrada Geral do Rio do Meio.

As alterações são as mesmas utili-zadas pela Coordenadoria de Trânsito (Codetran) de Itajaí em edições anteriores da festa. Ano passado, a Codetran não registrou incidentes no trânsito durante a

Festa do Colono. Além da Codetran, as Polícias Militar e Civil estarão com dele-gacia móvel.

Confira a programação deste fim de semana da festa do ColonoDia 25/07 (sábado)7h: 3ª Ordenha do 20º Torneio de Gado Leiteiro9h às 13h: Competições esportivas entre as comunidades rurais9h às 13h: Jogos entre as comunidades rurais: Canastra, Dominó e Bocha9h: Julgamento de animais da raça Limousin9h: Julgamento de animais da raça Holandesa – Adultos9h: 19º Festival de Música Sertaneja12h: Apresentação Grupo Folclórico Cantores da Paz12h: Apresentação musical com Trio Braseiro14h: Julgamento de animais da raça Jersey15h: 22º Concurso de Pratos Típicos15h: Apresentação do Grupo Cultural Divina Inspiração16h: Apresentação de dança com Grupo de Capoeira Mar de Itajaí16h: Apresentação de Moto Show Wheeling

Três atletas de Itajaí represen-tarão o Brasil no XXVI Campeonato Pan-Americano de Karatê 2015 em agosto. Thawanna Schopchaki, na categoria kata individual feminino 16-17 anos, Thainan Schopchaki, na mesma categoria sub21, e o estreante Gabriel Kruger Galarça, pela sub14, garantiram vaga na se-letiva nacional que aconteceu em Rondonópolis (MT). Neste ano, o

Pan da modalidade será disputado na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra entre os dias 24 e 30 do mês que vem.

Ao todo, oito atletas de Itajaí participaram da seletiva: Eloiza Helena Leu, Natalia Toyama, Mar-lon David Lamin, Maria Fernanda Zorzo de Castro, Stephanny Wer-ner, Gabriel Kruger Galarça, Tha-wanna e Thainan Schopchaki. •

Trânsito na área rural de Itajaí tem alterações para a Festa do ColonoMedida foi tomada para evitar filas e congestionamento durante os últimos dois dias de evento

Atletas de Itajaí representam o Brasil no Pan de Karatê

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

18h: Apresentação musical dos vencedores do 2º Concurso da Semana do Meio Ambiente19h: 4ª Ordenha do 20º Torneio de Gado Leiteiro19h: Apresentação musical com Alessandrah19h: Bingo do Colono – Realização Lions Clube19h: Apresentação musical com Thiago Fonseca21h: Show nacional com João Lucas e Marcelo23h30: Baile tradicionalista com Grupo Sorriso Lindo Dia 26/07 (domingo)9h30: Missa em ação de graças aos agricultores11h: Desfile dos animais vencedores e premiação com banho de leite

11h: Apresentação musical com Amauri Zoli e banda11h: Apresentação musical com Paulo Guedes11h: Apresentação musical com Grupo Vocal Regresso13h: Apresentação musical com Charles Siri13h: Apresentação cultural Grupo Charruas14h: Apresentação musical com Banda GT 8016h: Apresentação musical com Banda Vintage Cult17h: Liberação dos animais da Exposição Agropecuária19h: Show nacional com Luan Santana21h: Encerramento da 33ª Festa Nacional do Colono com show pirotécnico.•