jornal dos bairros 23 janeiro 2014

8
Sábado tem música ao meio-dia no Mercado Público Caminhão do Peixe volta a circular pelos bairros de Itajaí ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 24 DE JANEIRO DE 2014 | ANO XII | Nº 682 4 Entrega dos carnês do IPTU 2014 começa no dia 30 de janeiro Inscrições para a residência médica do Hospital Marieta seguem até a próxima sexta Segunda etapa do Circuito de Frescobol será neste fim de semana Secretaria de Saúde divulga trabalhos de inspeção contra a dengue 3 5 8 5 3 4 Nova diretoria da ACII toma posse nesta sexta-feira

Upload: editora-bittencourt

Post on 17-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

Sábado tem música ao

meio-dia no Mercado Público

Caminhão do Peixe

volta a circular pelos bairros

de Itajaí

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 24 DE JANEIRO DE 2014 | ANO XII | Nº 682

4

Entrega dos carnês do IPTU 2014 começa no dia 30 de janeiro

Inscrições para a residência médica do Hospital Marieta seguem até a próxima sexta

Segunda etapa do Circuito de

Frescobol será neste fim de

semana

Secretaria de Saúde divulga trabalhos de

inspeção contra a dengue

3 5 8

5

3

4

Nova diretoria da ACII toma posse nesta sexta-feira

Page 2: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 2

Page 3: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

[email protected] | [email protected] Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 - e-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 3

Após as festividades de fim de ano, nada me-lhor que equilibrar a ali-mentação mais saudável. E uma boa opção é degus-tar um peixe fresquinho na hora do almoço. Ficou com água na boca? Então não deixe de conferir as espécies que estão dispo-níveis no Caminhão do Peixe. Após o período de férias, a “peixaria móvel” voltou com tudo com va-riadas espécies de pescado e preços acessíveis ao con-sumidor.

Confira a agenda semanal:

• 24/01 - Sexta-Feira – Bairro: Cordeiros(Jardim Esperança)Rua: Sebastião Romeu Soares. Em frente à Escola Básica Melvin Jones e à Unidade de Saúde• 25/01 - Sábado – Bairro: São Judas Rua: Indaial – no pátio da Igreja São Judas Tadeu.O horário de funcionamento segue das 08h ao

meio dia, ou enquanto houver pescados disponíveis para comercialização.

Sobre o Programa “Peixe nos Bairros”Existente desde 2006, o programa Peixe nos Bair-

ros circula por 40 pontos da cidade, incluindo as co-munidades rurais, disponibilizando as mais variadas es-pécies, facilitando o acesso da pupulação para garantir o alimento. A capacidade de armazenamento diário de pescado no caminhão é de três toneladas. O trabalho é realizado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indús-trias de Itajaí e Região (Sindipi).

Caminhão do Peixe volta a circular pelos bairros de Itajaí

A nova diretoria da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), eleita no dia 18 de novembro, toma posse para o biênio 2014/2015 nesta sexta-feira, dia 24. A

troca de comando da entidade empresarial da cidade acon-tece durante uma cerimônia programada para às 20h30min na Sociedade Guarani.

O executivo da Multilog, Eclésio da Silva, assumirá a cadeira de presidente no lugar de Maria Izabel Pinheiro Sandri que encerra sua quarta gestão. Comprometimento com as bandeiras levantadas por Maria Izabel Pinheiro San-dri durante sua última gestão à frente da Associação Empre-sarial de Itajaí (ACII) é a proposta de Eclésio da Silva, diretor de Relações Institucionais da Multilog.

O novo presidente também diz que os associados po-

dem esperar bastante dinamismo por parte da equipe que estará assumindo a entidade. “Envidaremos esforços para cada vez mais elevar o nome da entidade no contexto eco-nômico e social de Itajaí e região”, ressalta Eclésio da Sil-va.

Eclésio da Silva é natural de Camboriú e tem 58 anos. Formado em Direito, ele também é professor universitário no Curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Desenvolveu toda a sua carreira em Itajaí na área de comércio exterior e logística, iniciando sua ativida-de profissional na empresa de Navegação Antonio Ramos em 1977.

Além da nova diretoria também tomam posse os inte-grantes dos conselhos Fiscal e Deliberativo.

Nova diretoria da ACII toma posse nesta sexta-feira

Uma reunião entre a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural e representantes das entidades ligadas aos agricultores do município

foi realizada na última quarta-feira (22). Na oportunida-de, foram discutidos assuntos referentes ao setor agro-pecuário, com o objetivo maior de unir forças e buscar apoio para todos os agricultores da região, além de fir-marem alguns encaminhamentos para o ano de 2014.

A reunião contou com a presença dos represen-tantes de cada entidade, sendo eles: Antonio José Lira, presidente do Sindicato Rural de Itajaí, José Carlos Lana, presidente da Cooperativa Rural e Artesanal de Itajaí (Cooperar) e Rute Gardini, presidente da Associa-ção dos Produtores Rurais e Artesanais de Itajaí (Aprai). Além disso, o encontro também teve a função de apro-ximar as entidades da Secretaria da Agricultura, para que neste ano os trabalhos possam ser desenvolvidos em conjunto.

A Secretaria da Agricultura colocou-se à disposi-ção para auxiliar em qualquer necessidade das entida-des, onde uma das demandas já apresentada foi a de que cada associação possa ter seu próprio stand durante a Festa Nacional do Colono para divulgar o seu traba-lho, o que já ficou acertado.

Outro assunto tratado durante a reunião foi o con-vênio entre o Município e as entidades voltadas ao setor agrícola para o ano de 2014. Uma das sugestões foi a de realizar um rodízio entre as entidades interessadas, vis-to que em 2013 o convênio foi firmado com a Associa-ção dos Produtores Rurais e Artesanais de Itajaí (Aprai) e neste ano ele pode ser firmado com outra entidade,

Entidades do setor agropecuário se reúnemdesde que esta esteja devi-damente em dia e preencha todos os requisitos necessá-rios para o convênio.

A expectativa é que o trabalho em conjunto traga aos agricultores mais opor-tunidade de representação através das associações e entidades.

Page 4: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 4

O verão chegou e, com ele, as atrações e pon-tos turísticos de Itajaí tornam-se ainda mais irresistíveis. O Mercado Público, localizado na Av. Ministro Victor Konder (Beira-Rio) é o lugar ideal para encontrar arte-sanato da região, petiscos e pratos típicos, que podem ser saboreados ao ar livre, no pátio interno do Mercado. Além disso, também são realizados no local, encontros culturais e shows musicais.

Neste sábado (25), ocorre apresentação gratuita com o músico Tadj Mahhal. O show inicia ao meio-dia e segue até às 14h. Está é a terceira apresentação do músico, dentro de seu projeto, contemplado pelo edital de compra de espetáculo de 2013 da Fundação Cultural de Itajaí. Tadj Mahhal conta que é muito bom tocar no Mercado Público, já que a presença de público é boa e o clima é muito agradável. “Creio que qualquer incen-tivo à cultura é bem-vindo não só para o artista como também para a sociedade”, explica o músico.

Um pouco mais sobre Tadj MahhalMahhal é natural de Ribeirão Preto, São Paulo e

começou a cantar com sete anos de idade. Aos 13 já cantava e tocava violão na igreja que frequentava, e aos 16 iniciou sua carreira de apresentações solo.

Sua música é sempre voltada à valorização da cul-tura brasileira, desde bossa nova, a MPB e interpreta-

Os candidatos interessados em participar do processo de seleção para Residência Médica 2014 do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen têm até a próxima sexta-feira, dia 24, para fazer a ins-crição.

Estão sendo oferecidas vagas nas áreas de Anes-tesiologia (3 vagas), Cirurgia Geral (3 vagas), Ortope-dia/Traumatologia (5 vagas), Obstetrícia/Ginecologia (4 vagas), Clínica Médica (3 vagas) e Neonatologia (2 vagas).

As provas serão realizadas no dia 30 de janeiro e a divulgação do resultado final do concurso está pro-gramada para o dia 03 de fevereiro.

A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281 de 5 de setembro de 1977 e, segun-do o Ministério da Educação, é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação destinada a médicos.

No Hospital e Maternidade Marieta Konder Bor-nhausen o concurso está sob a responsabilidade da Comissão de Residência Médica, COREME.

O espetáculo Prometheus – A Tragédia do Fogo, que estava inicialmente programado para ser apresen-tado na Casa da Cultura Dide Brandão às 17h nesta sexta-feira (24), sofreu alteração de horário, e será apre-sentado às 18h30. A peça recebeu o prêmio Shell de Teatro, nas categorias Música e Figurino e foi selecio-

Itajaí já conta os dias para cair na folia e festejar o Carnaval 2014. E a contagem regressiva para a maior festa popular do país começou a ser feita no painel lu-minoso instalado pela Secretaria de Turismo na Vila da Regata, local que vai receber, pelo segundo ano con-secutivo, os desfiles das escolas e blocos carnavalescos da cidade.

A programação abre no dia 1º de fevereiro, no Mercado Público, com a eleição da Rainha e Princesas do Carnaval 2014 durante roda de samba a partir do meio dia.

Depois, na sexta-feira carnavalesca, 28 de feverei-ro, está previsto o tradicional festejo dos blocos de sujo, também no Mercado Público.

Já os desfiles das agremiações vão ocorrer na Vila da Regata, junto ao Centreventos, a partir das 21h30. No sábado (1º de março), se apresentam as Escolas de Samba. E no domingo (02), é a vez dos blocos carnava-lescos tomarem conta da passarela do samba.

Inscrições para Rainha até dia 24Até o dia 24 de janeiro, interessadas em disputar

o título de Rainha do Carnaval de Itajaí 2014 podem se inscrever junto à Secretaria de Turismo. Samba no pé, graciosidade, beleza e simpatia são atributos desejáveis às garotas com idade entre 16 e 26 anos que pretendem disputar o cetro, a faixa e a coroa da realeza momesca. As concorrentes também devem ser solteiras, não terem filhos e precisam residir em Itajaí há pelo menos um ano.

As vencedoras do concurso receberão prêmios em dinheiro nos valores de R$ 1.000,00 para a Rainha e R$ 500,00 para cada princesa.

A eleição das três majestades do Carnaval 2014 de Itajaí ocorrerá durante uma Roda de Samba no Mercado Público no dia 1º de fevereiro, a partir das 12 horas.

Outras informações podem ser obtidas no telefone (47) 3348-1080 ou diretamente na Secretaria de Turis-mo, situada à Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio), número 370, no Centro.

Sábado tem música ao meio-dia no Mercado Público

ções dos ritmos folclóricos. Como a cultura brasileira é uma miscelânea de misturas e tradições do mundo todo, Mahhal utiliza-se também de ritmos estrangeiros em suas interpretações.

Dentro de seu repertório, se ouve Jorge Ben Jor, Ed Motta, Lenine, Zeca Baleiro, Djavan, Jorge Vercílo, Legião Urbana, Cazuza, Capital Inicial, Barão Verme-lho, Engenheiros do Hawaii, Ana Carolina, Cássia Eller, Toquinho, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, João Bosco, entre tantos outros nomes da música brasileira.

Além disso, Mahhal vem aprimorando seu reper-tório, investindo nas interpretações de músicas do rock clássico internacional.

Inscrições para a residência médica do Hospital Marieta seguem até a próxima sexta-feira

Espetáculo Prometheus tem horário alteradonada para representar o Brasil nos festivais de Avignon e Edimburgo.

Na mitologia grega, é o titã Prometeu quem mo-dela o homem a partir do barro e quem lhe dá o fogo, depois de o ter roubado dos deuses. A peça Prometheus - A Tragédia do Fogo, uma produção da Cia Teatro Ba-lagan, será apresentada na Casa da Cultura Dide Bran-dão, localizada na Rua Hercílio Luz, Centro. A lotação é de 100 lugares e a entrada é franca, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência do início da sessão. A faixa etária é livre, porém crianças com até 12 anos devem ser acompanhadas pelos pais.

Há quatro anos em cartaz, o espetáculo Prome-theus – A Tragédia do Fogo, contemplado no programa de circulação da Petrobrás Distribuidora S.A. 2012, re-aliza em janeiro de 2014, pela primeira vez, turnê nos estados de Santa Catarina (em Itajaí, Joinville e Blume-nau) e do Paraná (Londrina e Paranaguá).

Painel eletrônico faz a contagem regressiva para o Carnaval 2014

Page 5: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 5

Desde a última quarta-feira (22), o contribuinte já pode baixar o IPTU 2014 no site do Município de Itajaí. Basta aces-sar o www.itajai.sc.gov.br e clicar no link “Cidadão” localizado no lado direito da tela, e em seguida em IPTU. Depois, é só digitar na área indicada o número do cadastro do imóvel, uma senha de segu-rança, e escolher a forma de pagamento para que o boleto seja gerado.

O primeiro vencimento será no dia 15 de fevereiro, com pagamento à vis-ta e desconto de 15%. O segundo ven-cimento será no dia 15 de março, com pagamento à vista e desconto de 10%. Também no dia 15 de março começa o parcelamento em 10 vezes. O contri-buinte que pagou em dia o IPTU 2013 ganhou automaticamente desconto de 10% no IPTU de 2014. E quem pagar em

dia o imposto deste ano, ganha 10% de desconto no imposto de 2015.

A entrega dos carnês nos pontos de distribuição começa no dia 30 de janei-ro. Serão três pontos de entrega: Salão Paroquial da Igreja São Cristovão para os moradores de Cordeiros, Murta e Sal-seiros; Centro de Arte e Lazer Zelinda Lunardeli Coelho (antigo Centro Social Urbano) para os moradores do São Vi-cente e Cidade Nova e Salão Paroquial da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramen-to para os demais bairros e do Centro. A entrega será das 08h às 18h sem parar ao meio dia.

Neste ano, o reajuste foi de 5,83%, de acordo com a variação do IPCA (Ín-dice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de novembro de 2012 a outubro de 2013.

Para evitar o aumento da ocorrência de dengue em Itajaí, a Secretaria Munici-pal de Saúde promoveu várias inspeções em áreas propensas ao aparecimento do mosquito transmissor da doença, durante todo o ano de 2013. Ao todo, foram rea-lizadas 47.297 inspeções, sendo 30.440 em equipamentos destinados à coleta de amostras, denominados “armadilhas”, instaladas a cada 300 metros; 3.585 em pontos estratégicos como ferros-velhos, borracharias e cemitérios; 12.237 inspe-ções em residências, comércios e terre-nos baldios, além de 1.035 visitas a lo-cais com suspeita da doença em pessoas provenientes de locais onde foi registra-da a transmissão de dengue.

Durante as visitas, foram encontra-dos três focos positivos da larva do mos-quito da dengue, no Centro, em Salseiros e em Cordeiros - todos eles localizados nas armadilhas. Os locais com focos da larva foram delimitados em uma área de 300 metros em torno deles e os agentes realizam inspeções a cada dois meses.

IPTU 2014 é disponibilizado na internet

Secretaria de Saúde divulga trabalhos de inspeção contra a dengue

Neste período, foram notificadas 73 pes-soas com suspeita da doença, sendo que 24 foram confirmadas e todas têm proce-dência de outros lugares, fora de Santa

Catarina.A elevação da temperatura e o au-

mento das chuvas são uma combinação perfeita para aumentar os indícios de

focos de dengue. Por isso, a popula-ção deve ficar atenta para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada, realizando vistoria em sua residência, uma vez por semana, eliminando todos os recipien-tes que acumulam água, afim de que o mosquito não coloque seus ovos nesses locais.

Conheça a doençaA dengue se manifesta primeira-

mente através de febre aguda com dura-ção máxima de sete dias, acompanhada de dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas articula-ções, prostração e vermelhidão no cor-po, associados ou não a hemorragias.

Além dos sintomas, o paciente deve ter estado nos últimos 15 dias em áreas com casos de dengue ou em que existam mosquitos Aedes aegypti. O diagnóstico é essencial para avaliar a gravidade do caso e orientar o tratamento.

A Secretária de Saúde, Dalva Rhenius, assinou na tarde desta quar-ta-feira (22), a ordem de serviço para complementação da obra da Unidade de Saúde do Loteamento Santa Regi-na, no valor de R$ 81.628,55. Com isso, a obra segue para a etapa final.

Serão realizados serviços de fi-nalização do muro, instaladas portas pantográficas nas duas entradas, gra-des nas janelas, guarda-corpos e cor-rimão nas rampas e escadas, empas-tilhamento das testeiras, dois portões metálicos, quatro postes metálicos de jardim e complementação da drena-gem externa. Os trabalhos serão exe-

cutados pela Pacheco e Souza LTDA, vencedora da licitação, e a previsão é concluir os trabalhos em 180 dias.

A estimativa é de que a Unida-de de Saúde do Santa Regina atenda cerca de três mil pessoas por mês. A unidade terá 362,13 metros quadra-dos divididos em consultórios médi-cos, uma sala de vacina, uma sala de curativo, uma sala de pré-consulta, sala de nebulização, sala de enfer-magem, coordenação, sala de espera, recepção, expurgo e dispensário de medicamentos, sala de reuniões e ba-nheiros. O valor total da obra é de R$ 557.690,70.

Assinada ordem de serviço para complementação da Unidade de Saúde do Santa Regina

ANUNCIE! 3348.3040

Entrega dos carnês será a partir do dia 30 de janeiro

Page 6: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedadeWWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Aniversário de Daniel Uriarte

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 6

Primeira visita à princesinha: Sophie Bastos Anversa

Aniversário de Sílvio Emerson Douglas Vieira

Cumprimentos ao amigo Sílvio Emerson Douglas Vieira, que no dia 10 de janeiro comemorou idade nova. Ele atualmente está comandando um novo empreendimento em Itajaí e região, a PETMEDIC, que presta um serviço de Plano de Saúde para cães e gatos. Desejamos muito sucesso ao Sílvio, que consiga atingir seus objetivos!

Um abraço muito especial ao aniversariante do dia 17 de janeiro, Daniel Uriarte. Ele comemorou tão importante data na companhia de sua esposa Rosângela de Souza Uriarte e da filha Alice de Souza Uriarte. Pa-rabéns, Dani! Muitas felicidades, paz, saúde, alegrias e prosperidade!

Finalmente no dia 17 de janeiro fomos conhecer pesso-almente a princesinha, Sophie Bastos Anversa, filha do querido casal de amigos, Karla Bastos Anversa e Wagner Bittencourt Anversa. Ela é muito linda e saudável! Uma criança que será sempre muito paparicada pelos pais corujas e avós babões! Que o Menino Jesus sempre proteja a Sophie e sua família!

Emílio Dalçoquio Neto é o novo Presidente do “SEVEÍCULOS”

O empresário Emílio Dalçóquio Neto assumiu no dia 15 de janeiro, a presidência do “SEVEÍCULOS”- Sin-dicato das Empresas de Veículos de Cargas de Itajaí. Ele ocupará o lugar deixado pelo ex-presidente, Rogério Benvenutti.

Sua posse foi prestigiada pelos membros que in-tegram o Conselho Administrativo do Sindicato e Re-presentantes de Empresas agregadas à Entidade. Para o novo presidente do “SEVEÍCULOS”, Emílio Dalçóquio Neto, cabe à nova diretoria o desafio e a missão de manter o Sindicato figurando como uma importante fer-ramenta de trabalho, aos seus associados.

Nascido em Itajaí, em 30 de junho de 1965, atu-almente, Emílio Dalçoquio Neto é empresário e exerce a função de vice-presidente da empresa “Transportes Dalçóquio”, sendo ainda o idealizador do Portal e Grife “Cowboys do Asfalto” e “5ª Roda Inteligente”.

Parabenizamos Emílio Dalçoquio Neto, desejando muito sucesso na presidência do “SEVEÍCULOS”!

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Page 7: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 7

A Marinha do Brasil reúne, a partir do dia 11 de fevereiro, seis dos maiores veleiros do mundo no

evento “Velas Latinoamerica 2014”. O encontro acontece em Itajaí e promete oferecer ao público uma extensa progra-mação, com Desfile Naval em praias da região, apresentação da Banda Sinfônica do Corpo do Fuzileiros Navais (CFN) e visitação pública aos veleiros. As ativi-dades encerram no dia 16 de fevereiro,

quando os navios partem em viagem pe-los mares do Atlântico e Pacífico, com destino a Veracruz, no México.

Coordenado pela Armada da Argen-tina, o “Velas Latinoamerica 2014” tem como participantes os Veleiros “Liber-tad”, da Argentina; “Cisne Branco”, do Brasil; “Esmeralda”, do Chile; “Gloria”, da Colômbia; “Guayas”, do Equador; e “Simón Bolivar”, da Venezuela. Duran-te 134 dias, os veleiros navegarão pelos

Evento Velas Latinoamerica 2014 reunirá grandes veleiros de seis países

Evento acontece de 11 a 16 de fevereiro em Itajaí, Santa Catarina

Com a chegada do verão, o litoral é o destino preferido para aproveitar os dias de calor. O local também é ideal para a prática de exercícios e atividades física. Listamos sete dicas para aproveitar os dias de folga sem interromper a ma-lhação.

1. Caminhar ou correr na areia fofa da praia provoca menos impacto e pode ser mais eficiente do que praticar as mesmas atividades na esteira. Praticar 30 minutos de caminhada queima em mé-dia100 kcal, o mesmo período de corrida detona aproximadamente 200 kcal.

2. Aproveite para praticar sessões de exercícios abdominais na areia da praia. Pode inclusive, aumentar o grau de dificuldade, usando de elevação de pernas, execuções laterais e posições iso-métricas (parado). Lembre-se de deixar o abdômen contraído durante todo o movi-mento e controle a respiração (inspire na descida e expire na subida).

3. Praticar esportes como vôlei de praia, frescobol, futevôlei é divertido e você queima calorias sem perceber. A vantagem é que exercícios feitos em grupo podem gerar maior estímulo. Esse tipo de atividade, elimina em media 125 a 250 Kcal.

4. Na areia é possível elaborar pe-quenos circuitos de praia envolvendo corrida, exercícios abdominais, polichi-nelo, agachamento simples sem carga e flexões de braço. Escolha uma sequência de exercícios que envolva diferentes gru-

pos musculares e que exija esforço con-siderável, eles podem ser feitos em um período aproximado de 20 a 30 minutos. Um circuito de 30 minutos gasta até 300 calorias.

5. Pedalar na praia enquanto se aproveita o visual é um estímulo a mais para praticar exercícios. Andar de bici-cleta, além de estimular o sistema car-diorrespiratório consome em media 170 calorias.

6. Lembre-se de alongar os grupos musculares após a atividade. O alonga-mento reduz as tensões musculares, aju-da a prevenir lesões e relaxam o corpo.

7. Lembre-se sempre de manter a hidratação, usar roupas leves e frescas e não esqueça de passar protetor solar. A alimentação também precisa ser leve e equilibrada. Escolha os exercícios que mais gosta e, o mais importante se divirta e relaxe no verão.

8. Outra opção é ficar atento aos ho-

rários da Ginástica na Praia, em Cabeçu-das. A atividade, que faz parte dos Even-tos de Verão da FMEL, ocorre das 19h30 às 20h30, e está atraindo cada vez mais pessoas.

Durante uma hora de exercícios fí-sicos, são trabalhados força, equilíbrio, resistência, lateralidade e funcionalida-de. Adultos e crianças podem participar, desde que não tenham nenhuma restri-ção médica. Em dia de chuva a atividade é suspensa.

Sete dicas de exercícios para serem feitos na praia

mares da América do Sul e do Caribe, percorrendo 12.000 milhas náuticas e realizarão visitas nas mais importantes cidades e portos do Brasil, Uruguai, Ar-gentina, Chile, Peru, Equador, Colôm-bia, Venezuela, República Dominicana e México.

A chegada dos veleiros em Itajaí está prevista para o dia 11 de fevereiro, com Desfile Naval pelas praias de Ita-pema, Balneário Camboriú, Praia Bra-va, Cabeçudas e Atalaia. De 12 a 15, os veleiros ficarão abertos a visitação do público, das 14h às 19h, no Porto Público de Itajaí, com entrada pelo Por-

tão 2. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Banda Sinfônica do CFN realizará apre-sentações, das 21h às 23h, no Centre-ventos de Itajaí.

O encontro de veleiros é decorren-te do evento “Velas Sudamérica 2010”, realizado no Rio de Janeiro, entre as Ma-rinhas de 14 países latino-americanos. Em maio de 2012, durante a XXV Con-ferência Naval Interamericana (CNI), fi-cou acordado que, a cada quatro anos, haverá um “Encontro de Grandes Velei-ros”. A iniciativa tem como objetivo es-treitar e fortalecer os laços de amizade entre as Marinhas da América Latina.

Page 8: Jornal dos Bairros 23 janeiro 2014

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TVJornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 682 - 24 de JANEIRO de 2014 | Ano XII | Página 8

Com muita garra e disposição, as equipes de han-debol adaptado para atletas acima de 50 anos de Itajaí deram um show em quadra e levaram a melhor no 2º Handfest da Terceira Idade, encerrado na última terça-feira (21). O município garantiu a primeira colocação nas categorias master feminino e masculino, sênior mas-culino, bisa e biso. A competição faz parte dos Eventos de Verão, organizados pela Fundação Municipal de Es-porte e Lazer (FMEL).

O 2º Handfest, que iniciou no último sábado (18), contou com cerca de 250 atletas divididos nas categorias biso e bisa – para jogadores acima de 70 anos, master – para atletas de 50 a 59 anos e sênior, para jogadores de 60 a 69 anos, nos naipes feminino e masculino.

O evento voltado para a Terceira Idade é uma pro-moção da Associação de Esportes Adaptados para a Ter-ceira Idade de Itajaí (AEATI), com apoio da FMEL e con-tou com a participação das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes (com as associações AEATIN e AJAN) e de Santana do Parnaíba (SP).

Confira os resultados finais:• Master masculino1º lugar - AEATI - FMEL Itajaí2º lugar - Balneário Camboriú3º lugar - AJAN Navegantes

4º lugar - Santana do Parnaíba (SP)

• Master feminino1º lugar - AEATI - FMEL Itajaí2º lugar - Santana do Parnaíba (SP).3º lugar - Balneário Camboriú

• Sênior feminino1º lugar - Balneário Camboriú2º lugar - Santana do Parnaíba (SP).3º lugar - AEATI - FMEL Itajaí (1)4º lugar - AEATIN Navegantes

• Sênior masculino1º lugar - AEATI - FMEL Itajaí2º lugar - Balneário Camboriú3º lugar - Santana do Parnaíba (SP).4º lugar - AEATIN Navegantes

• Bisa1º lugar - AEATI - FMEL Itajaí2º lugar - Balneário Camboriú e Navegantes3º lugar - Santana do Parnaíba (SP).

• Biso1º lugar - AEATI - FMEL Itajaí4º lugar - AEATIN Navegantes

A Associação Comunidade do Atletismo – ACA/FMEL participou, na última semana, da Copa Brasil de Marcha Atlética. A competição reuniu, em Navegantes, cerca de 130 atletas de vários clubes do Brasil nas cate-gorias Pré-mirim, Mirim, Menores, Juvenil e Adulto.

Itajaí foi representada por sete atletas. No mascu-lino, Ruberlei R. de Andrade (de 18 anos), na Categoria 10 km Juvenil; Tino Soares (16 anos) - categoria 10 km menor e Daniel A. Voigt (33 anos), na categoria 20 km adulto. Já na categoria Menor feminino, a equipe se destacou ficando em 2º lugar geral com quatro atletas: Pietra Russi da Silva (16 anos), Michelle M. Storino (16 anos), Isadora de Lemos (17 anos) e Annelise B. Pereira (17 anos).

Dos sete atletas da equipe, cinco eram iniciantes na prova. “São atletas novos que saíram das escolinhas e que hoje já fazem parte da equipe de pré-rendimento”, conta a treinadora Janaína Moser. “Os resultados foram satisfatórios, os atletas não pararam nas férias estavam treinando muito visando esta competição, e consegui-ram boas marcas para suas categorias. Isso os motiva ainda mais a treinarem para as próximas competições e continuarem a se superar”, acrescenta.

Neste sábado (25) e domingo (26), a Praia da Ata-laia sediará a segunda etapa do Circuito de Frescobol. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas com a Associação de Frescobol Amigos do Vale do Itajaí (AFA-VI). A competição faz parte dos Eventos de Verão, or-ganizados pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).

O Circuito inicia às 08h30 com Congresso Técni-co e os jogos começam às 10h. As competições seguem no domingo (26), com início marcado para as 10h. Na primeira etapa, realizada no início do mês, participa-

ram oito duplas. Conforme a organizadora Gabriela Bauer da Silva, pela movimentação dos atletas esta fase deve contar com 20 a 25 duplas nas categorias mista, feminina, masculina e iniciante.

As inscrições custam R$ 30,00 por integrante da dupla. Caso queira jogar mais que uma categoria, será cobrada uma taxa de R$ 10,00 a mais por integrante.

Os três primeiros colocados de cada categoria se classificam para a fase final que ocorre nos dias 08 e 09 de fevereiro. “Os finalistas receberão premiação em dinheiro”, completa Gabriela.

Atletas de Itajaí se destacam no 2º Handfest da Terceira Idade

Segunda etapa do Circuito de Frescobol

Atletismo de Itajaí ganha troféu na Copa Brasil de Marcha Atlética

Sábado (25) e domingo (26) terá temperaturas altas e muito esporte em Itajaí. Neste final de semana, ocor-re a 4ª rodada do Campeonato de Beach Soccer, que integra os Eventos de Verão da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A competição inicia às 17h nas praias do Molhe e da Atalaia.

Quarta rodada do Beach Soccer acontecerá neste fim de semana