semmais jornal 23 julho 2011

24
Actual Enoturismo no Sado e na Comporta 4 Anti-Stress Toni Carreiras ‘enche’ Feira de Sant’iago 10 www.semmaisjornal.com semanário - edição n.º 674 5.ª série - 0,50 € região de setúbal Sábado | 23.Jul.2011 Distribuído com o Pub. Director: Raul Tavares VENDA INTERDITA Pub. + Região Samba para animar verão em Sesimbra 13 Municípios do Litoral Alentejano dizem ‘não’ ao fecho de escolas ACTUAL Havia uma peque- na esperança, mas a decisão do novo ministro da Educa- ção, Nuno Crato, em encerrar um novo ‘pacote’ de esco- las com menos de 21 alunos deito-a por terra. Estão em causa ‘Palma’ e ‘Casebres’, em Alcácer, e ‘Abela’, ‘Brescos’, São Bartolomeu’, ‘Deixa o Resto’, ‘Aldeia de Chãos’, ‘Vale de Água’, ‘Cruz João Mendes’, ‘Arealão’ e ‘Relvas Verdes’, em Santiago do Cacém. Os autar- cas não aceitam. PÁG. 4 Nuno Oliveira, director-geral do Freeport ao RX PÁG. 9 Dívidas da SGAL e da Câmara de Setúbal deixam Teodoro Gomes Alho em apuros +NEGóCIOS A empresa de construção e obras públicas Teodoro Gomes Alho, com sede em Sesimbra, que está desde o ano passado a viver um processo de recuperação financeira, pode ver a sua situ- ação agravar-se por não con- seguir receber cerca de dez milhões de euros que a SGAL e a câmara sadina devem à empresa. PÁG. 22 Há trinta arribas em risco nas nossas praias ABERTURA As autori- dades colocaram nas últi- mas semanas cerca de cem placas de aviso em trinta arribas que ameaçam ruir em praias do distrito. Por- to Covo, Raposa, Galé e Pinheirinhos, no Alentejo Litoral, são algumas das zonas sinalizadas, mas os avisos estendem-se pelos sopés das escarpas do Por- tinho a Sesimbra. Portinho que deverá receber enchi- mento artificial. PÁG. 2 Desaparece todos os dias uma arma de fogo no distrito PÁG. 6 PÁG. 5 PÁG. 17 Celso Santos recorre para ‘limpar nome’ Helena Rodrigues abandona bombeiros ACTUAL O ex- director do Parque Natural da Arrábida, condenado por pe- culato, diz-se ino- cente e vai recorrer para a Relação. + REGIãO A presi- dente da direcção dos Voluntários do Pinhal Novo bateu com a porta por divergên- cias com o Comando.

Upload: mediasado

Post on 14-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Semmais jornal 23 07 2011

TRANSCRIPT

ActualEnoturismono Sado e na Comporta

4

Anti-StressToni Carreiras‘enche’ Feira de Sant’iago

10www.semmaisjornal.comsemanário - edição n.º 674 • 5.ª série - 0,50 € • região de setúbalSábado | 23.Jul.2011

Distribuído com o

Pub.

Director: Raul Tavares

VENDA INTERDITA

Pub.

+ RegiãoSamba paraanimar verão em Sesimbra

13

Municípios do Litoral Alentejano dizem ‘não’ ao fecho de escolas

ActuAl Havia uma peque-na esperança, mas a decisão do novo ministro da Educa-ção, Nuno Crato, em encerrar um novo ‘pacote’ de esco-las com menos de 21 alunos deito-a por terra. Estão em causa ‘Palma’ e ‘Casebres’, em Alcácer, e ‘Abela’, ‘Brescos’, São Bartolomeu’, ‘Deixa o Resto’, ‘Aldeia de Chãos’, ‘Vale de Água’, ‘Cruz João Mendes’, ‘Arealão’ e ‘Relvas Verdes’, em Santiago do Cacém. Os autar-cas não aceitam.

PÁG. 4

Nuno Oliveira, director-geral do Freeport ao RX

PÁG. 9

Dívidas da SGAL e da Câmara de Setúbal deixam Teodoro Gomes Alho em apuros+NegócioS A empresa de construção e obras públicas Teodoro Gomes Alho, com sede em Sesimbra, que está desde o ano passado a viver um processo de recuperação financeira, pode ver a sua situ-ação agravar-se por não con-seguir receber cerca de dez milhões de euros que a SGAL e a câmara sadina devem à empresa. PÁG. 22

Há trinta arribas em risco nas nossas praias

AbeRtuRA As autori-dades colocaram nas últi-mas semanas cerca de cem placas de aviso em trinta arribas que ameaçam ruir

em praias do distrito. Por-to Covo, Raposa, Galé e Pinheirinhos, no Alentejo Litoral, são algumas das zonas sinalizadas, mas os

avisos estendem-se pelos sopés das escarpas do Por-tinho a Sesimbra. Portinho que deverá receber enchi-mento artificial.

PÁG. 2

Desaparece todos os dias uma arma de fogo no distrito

PÁG. 6

PÁG. 5

PÁG. 17 Celso Santos recorre para‘limpar nome’

Helena Rodrigues abandonabombeiros

ActuAl O ex-director do Parque Natural da Arrábida, condenado por pe-culato, diz-se ino-cente e vai recorrer para a Relação.

+ Região A presi-dente da direcção dos Voluntários do Pinhal Novo bateu com a porta por divergên-cias com o Comando.

2 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Abertura

Trinta praias estão sina-lizadas como sendo de risco na região. Entre

as arribas das zonas balne-ares da costa alentejana e da Arrábida foram colo-cadas cerca de cem placas a avisar os banhistas para perigo de derrocada. Porto Covo, Raposa, Galé e Pinhei-rinhos são alguns dos locais que receberam o alerta no Alentejano, enquanto os

avisos sem prolongam pelos sopés das escarpas do Portinho até Sesimbra. Porém, a região continua a caracterizar-se por uma relativa estabilidade.

De acordo com os dados fornecidos pela Adminis-

tração Regional Hidrográ-fica (ARH), as principais alte-rações do Inverno passado na costa portuguesa foram o recuo de alguns sectores de arriba sobretudo devido a quedas de blocos ou tombamentos.

Sines caracteriza-se pela predominância de arribas rochosas em dinâmico processo de erosão, havendo várias praias que exibem um risco mais elevado, sobre-tudo, já no limite sul da ilha do Pessegueiro, referindo a ARH ter sido promovida a sinalização das zonas de risco a alertarem para a queda frequente de blocos a partir das arribas, vulgar-mente designadas por falé-sias, tratando-se da zona que caracteriza o encontro da terra e o do mar, que se encontra em permanente evolução, devido à erosão a que estão sujeitas. Uma evolução que provoca riscos.

Mais pacífica é situação na Arrábida, onde não foram detectadas novas situações de instabilidade, comparati-vamente a 2010, depois de ter sido feito o saneamento das arribas na praia da Califórnia, em Sesimbra, levando Paula

Sarmento, presidente da ARH Alentejo, a garantir que a região ainda está numa posição «muito favorável» em matéria de erosão, relativamente a outras zonas costeiras do país.

Portinho pode receber enchimento artificial

A mesma responsável admite que no caso do Portinho da Arrábida, onde a areias tem desaparecido de forma galopante nos últimos dois anos, deverá mesmo ser feita um estudo assim que estejam disponíveis meios financeiros, não excluindo a possibilidade de proceder ao enchimento artificial de areia, num processo semelhante ao da Costa da Caparica.

Já para Joanas de Melo, do Grupo de Estudo e Orde-namento do Território e Ambiente (GEOTA), o risco da região começar a perder praias em breve «é muito elevado»,

avisa, sustentando ser chegada «a horas das pessoas perce-berem que há uma tendência para o mar avançar sempre mais. Resta saber apenas se o fenómeno da erosão é mais rápido ou mais lento», adianta o dirigente, para quem as praias da região – reporta-se desde Sesimbra a Sines – estão a pagar a factura do efeito das barragens.

Ou seja, sustenta ao Semmais, deixou de haver cheias de pequena dimensão, que são o principal factor de transporte da areia dos rios para o mar. «Uma parte da areia fica retida a montante das albufeiras, tornando muito difícil a sua aproximação ao mar. Já nas grandes cheias, o fluxo é de tal ordem, que a areia é atirada para cotas de profun-didade elevada, acima dos 20 metros, pelos fortes correntes e deixa de estar disponível para as praias.»

Pub.

As zonas críticas já foram sinalizadas com cem placas de avisoEntre as arribas da costa alentejana e da Arrábida foram colocadas cem placas de aviso. São alertas sérios de prevenção para banhistas mais negligentes. Mas no todo nacional a região a este nível apresenta «relativa estabilidade».

Em primeiro lugar procure não entrar em pânico nem alinhe na lógica “salve-se quem puder”. Se a praia for vigiada, como de resto convém, alerte o nadador-salvador. No caso

de locais não vigiados também pode tomar providências. Não pense em fugir só porque ninguém vai reparar. Seja bom cidadão: ligue para o 112 e alerte a capitania.

Erosão ameaça 30 praias da

Costa Azul

Joaq

uim

To

rres

Como proceder em caso de acidente?

:::::::::::: Roberto Dores ::::::::::::

3S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com Espaço Público

Nas duas últimas décadas, Portugal evoluiu, de modo impar, no desen-volvimento das políticas públicas de solidariedade social.Foram dados passos de gigante, possibilitando a um vasto grupo de cidadãos/ãs alcançar direitos de cidadania, que lhes eram vedados até então, e que estavam consig-nados à discricionariedade dos serviços da Segurança Social.Novas políticas, como o Rendimento Mínimo Garantido, vieram alterar a filosofia do apoio às pessoas mais carenciadas, instituindo o princípio dos mínimos sociais, criando regras objetivas na atri-buição de apoios pecuniários, mas também tratando os beneficiá-rios como cidadãos/ãs, ou seja, pessoas com direitos e deveres ao nível da sua inserção social. Hoje, com o atual Governo PSD/CDS estamos à beira de um retrocesso sem precedentes no campo das políticas de solidariedade social. As várias tentativas, realizadas ao longo dos últimos 6 anos, alicer-çadas num imenso preconceito, de transformar as políticas de direitos em políticas assisten-cialistas, irão agora ser imple-mentadas com todo o fulgor, sob a égide de um “plano de emer-gência social”.Como podemos constatar no Programa de Governo, o obje-tivo é transformar as políticas públicas de apoio às pessoas mais fragilizadas num imenso banco alimentar nacional, “são prio-ritários, em termos de entrega às famílias, os seguintes itens: alimentação, vestuário e medi-camentos”.

De facto os bancos alimentares, as cantinas sociais, as lojas sociais, são complementos importantes prestados às pessoas que menos têm pelo assistencialismo privado, mas não podem ser a resposta pública que enquadra, que estru-tura, porque por si só, isolada-mente, não proporcionam ferra-mentas e meios para a auto-nomia, para o efetivo exercício da cidadania.Ao colocar o enfoque numa lógica assistencialista, na qual o Estado passa a ter o controlo sobre a vida de determinados cidadãos/ãs, apenas pelo facto de serem pobres, obrigando-os ainda a trabalhar gratuitamente em troca das prestações, a que chamam, pomposamente, “tributo soli-dário”, indo contra as conven-ções e normas da OIT, é recuar ao Séc. XIX.O direito a um rendimento, mesmo que mínimo, é um mecanismo de integração, permitindo aos cidadãos/ãs serem responsá-veis pelas suas vidas. O papel do Estado não deve ser de tutoria sobre cidadãos/ãs cujo único “delito” é serem pobres, o seu papel deve ser o de contribuir para a sua autonomia.É com grande apreensão que vejo as opções anunciadas, ideologi-camente marcadas pelo assisten-cialismo conservador aliado ao populismo demagógico, que põem em causa décadas de progresso no campo dos mecanismos de integração social das sociedades democráticas.O sistema existente está longe de ser perfeito, há que continuar

a percorrer um caminho, mas o que se está a verificar é a opção de um Governo reacionário em transformar o Estado num tutor que toma conta dos “coitados”, numa lógica passadista da sopa dos pobres, do trabalho em troca dum prato de comida.

* Dirigente do Partido Socialista

Muito para além da crise financeira podemos dizer que os tempos que correm são mesmo muito perigosos.

Na vertigem da falta de dinheiro e da necessidade de cortar a direito, podem estar em causa as conquistas da chamada Europa Social, agravada com o processo da infindável globalização. Longe vão os tempos em que os socialistas e social-democratas europeus ousaram reagir à crise de 1998, altura em que o desemprego galopava entre as grandes multinacionais na Bélgica, em França, em Espanha e até mesmo na Alemanha de Kohl.

A cimeira de Lisboa consumou esse desiderato, que em parte pode dizer-se que seria uma espécie de recuperação do controlo das forças do capital. Esse processo desintegrou-se de forma drástica, a partir da falta de liderança dos senhores que passaram a dominar as cúpulas da União Europeia.

Nem se percebe que essa consagração na Constituição Europeia esteja em tábua rasa, como se as decisões políticas, em nome dos povos, fossem meras intenções num universo dominado pela livre circulação do capital e pela especulação financeira.

Apesar de expressões tão emblemáticas como “a

globalização requer reformas económicas com o objectivo de criar um sistema justo e socialmente aceitável”, eliminando um certo ‘keynesianismo’, a filosofia da Europa Unida também consagra que este objectivo só pode ser concretizado através da movimentação livre de capitais, que é condição prévia para o desenvolvimento e crescimento económico”.

São frases crípticas mas assertivas da confusão que reina nas mentes brilhantes europeias, que trespassa todas as ordens políticas e ideológicas.

Por este caminho seguiu a ‘Terceira Via” com que o trabalhista Blair pretendeu conduzir os socialistas para o futuro próximo, numa época em restava pouca esquerda entre a esquerda, parafraseando, à época, um editorial do ‘Internacional Herald Tribune’.

Mas pior: nos tempos que correm já nem há espaço para o pensamento nem para a reflexão. Andamos a tapar buracos, cortando milhões das áreas sociais, penalizando o trabalho, enquanto que aumentam na mesma proporção os juros vertidos sem regra dos usurários que todos os dias vão deitaram por terras os esforços mais exigentes.

O tormentoso falhanço da Europa Social

Editorial // Raul Tavares

O regresso à sopa dos pobres

Catarina Marcelino *

ficha técnicaDirector: Raul Tavares; Editor-Chefe: Joaquim Guerra; Redacção: Anabela Ventura, Cristina Martins, Marta David, Rita Perdigão, Roberto Dores, Fotografia: Joaquim Torres; Dep. Comercial: Cristina Almeida (coordenação), Lídia Faísca. Cartoonista: Ricardo Campos e José Sarmento. Projecto Gráfico: Edgar Melitão/”The Kitchen Media” – Nova Zelândia. Departamento Gráfico: Marisa Batista e Rita Martins. Serviços Administrativos e Financeiros: Mila Oliveira. Webmaster iMais: Susete Amaral. Web Manager/SEO: José Luís Andrade. Distribuição: José Ricardo e Carlos Lóio. Propriedade e Editor: Mediasado, Lda; NIPC 506806537 Concessão Produto: Mediasado, Lda NIPC 506806537. Redacção: Largo José Joaquim Cabecinha nº8 D, (traseiras da Av. Bento Jesus Caraça) 2910-564 Setúbal. Tel.: 265 538 810 (geral); Fax.: 265 538 819. Email: [email protected]; [email protected]. Administração e Comercial: Tel.: 265 538 810; Fax.: 265 538 813. Impressão: Empresa Gráfica Funchalense, SA – Rua Capela Nossa Senhora Conceição, 50 – Moralena 2715-029 – Pêro Pinheiro. Tiragem: 45.000 (média semanal). Distribuição: VASP e Mediasado, Lda. Reg. ICS: 123090. Depósito Legal; 123227/98

Tabela Linear oferece pen aos leitores do Semmais

A EMPRESA Tabela Linear, com localização na Rua Luís de Camões, N.º 2, junto à Câmara de Setúbal, tem para oferecer aos nossos leitores uma Pen USB, no valor de 8,90 euros, que suporta 2 Gb.

A firma prepara-se para completar um ano de actividade em Novembro do corrente ano e tem em curso, durante todo o mês de Julho, a pro -moção dos tin - teiros EPSON marca branca, com preços a partir dos 3,90 euros.

A Tabela Linear orgulha-se de comercializar vários produtos consumíveis para informática, nomeadamente tinteiros e toners, originais e reciclados, de várias marcas e de marca branca, pen´s,

cabos de ligação, DVD Rom, CD’s, en -

tradas de USB, to alhitas de

lim peza e de ecrã de compu-

tador e de tele-móvel, bem como

resmas e paletes de papel para fotoco-

piadoras.Basta ligar 918 047

918 e solicitar o brinde.

«O direito a um rendimento, mesmo que mínimo, é um mecanismo de integração, permitindo aos cidadãos/ãs serem responsáveis pelas suas vidas. O papel do Estado não deve ser de tutoria sobre esses cidadãos/ãs cujo único “direito” é serem pobres, o seu papel deve ser o de contribuir para a sua autonomia... é com grande apreensão que vejo as opções anunciadas, ideologicamente marcadas pelo assistencialismo conservador aliado ao populismo demagógico»

4 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

O nOvO ministro da educação, nuno Crato, fez saber que todas as escolas com menos de vinte e um alunos serão encerradas imediatamente. O executivo ainda não tornou pública a lista de escolas, mas, a manter-se este número mínimo de alunos, algumas escolas do distrito de Setúbal terão obrigatoriamente de fechar portas. Uma ordem que os autarcas do litoral alentejano não parecem dispostos a acatar.

Embora ainda não tenha sido oficialmente informada pela tutela, a Câmara de Alcácer asse-gura que as duas escolas nessas condições – Palma e Casebres – irão manter-se em funciona-mento. Contactada pelo Semmais, a assessoria de imprensa garante que «mesmo que seja essa a decisão do governo, as outras escolas do concelho não têm condições para receber essas

crianças, até porque a escola do Morgadinho vai entrar em obras de reabilitação».

na escola de Palma existem 14 crianças no 1º ciclo e seis estão inscritas no pré-escolar. Situação semelhante vive-se na escola de Casebres em que estão matricu-lados no primeiro ciclo 14 alunos e numa IPSS contígua à escola estão sete crianças no pré-escolar. «O número de alunos nestas escolas tem-se mantido ao longo dos últimos dois anos e, na listagem que a câmara pediu à DREA (direcção regional da educação do Alentejo) estes dois estabelecimentos de ensino não estão incluídos». As duas escolas distam de mais de 15 quilómetros da sede do concelho e são já as únicas duas escolas em espaço rural em Alcácer do Sal.

Também sem conhecimento oficial do encerramento das escolas

está a Câmara de Santiago do Cacém, mas faz saber que mantém a mesma posição assumida quando o anterior governo anunciou o encerramento das escolas do primeiro ciclo de Abela, Brescos, São Bartolomeu, Deixa o Resto, Aldeia de Chãos, vale de Água, Cruz de João Mendes, Arealão e Relvas verdes.

O executivo assumiu em comu-nicado que «está frontalmente contra esta decisão até porque estas medidas aumentam a deser-tificação de algumas freguesias do concelho e implicam custos excessivos para a autarquia com o transporte de alunos». Para além disso, a câmara assegura que as escolas têm todas as condições, «estão bem equipadas, têm refei-ções e projectos educativos que envolvem a comunidade em geral, as crianças estão seguras e os pais mais descansados».

Municípios do litoral alentejano voltama dizer ‘não’ ao encerramento de escolas

DR

CEnTO e trinta convidados marcaram presença no terceiro cruzeiro enoturístico, no Rio Sado, promovido pela Rota de vinhos da Península de Setúbal, no passado dia 15, ao final da tarde, onde foram provados os vinhos da empresa Sivipa, de Palmela, e vários produtos de doçaria e quei-jaria da região.

Filipe Cardoso, gerente e enólogo da Sivipa, faz um balanço «muito positivo» do cruzeiro, real-çando que durante o passeio foram dados a provar o rosé “Terras do Sado”, o Palmela Personalizado 2010 e o Moscatel Roxo 2008, todos eles distinguidos em concursos. «Até ao momento batemos o recorde de partici-pantes. É neste tipo de acções que devemos apostar para divulgar a região, os vinhos e os produtos naturais», remata.

O vereador Luís Calha tirou o chapéu ao cruzeiro, uma vez que a acção promove os vinhos da região, produtos que estão ligados «à identidade e cultura» da região e que contribuem para o seu desenvolvimento económico e turístico. «É uma iniciativa inova-dora que a Rota está a levar a cabo para afirmar um produto que ganha muito prestígio cá e além

fronteiras, como provam os vários prémios que têm sido conquis-tados ao longo dos anos por vários produtores da região».

Fernando Baião, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, realça que se trata de uma inicia-tiva «muito importante», que contribui para a divulgação dos «nossos afamados vinhos». na sua opinião, a Sivipa, onde reina uma gerência jovem, está a desen-volver um trabalho «muito meri-tório» e a conquistar várias meda-lhas por «esse mundo fora», o que contribui, sem dúvida, para «o desenvolvimento» da freguesia e do concelho.

Já José Arruda, secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do vinho (AMPv, que rotula o cruzeiro de «excelente», recorda que a associação tem desenvolvido diversos projectos nesta área, no sentido de imple-mentar em Portugal um projecto de Rota de vinhos que seja «coerente e articulado» entre todas as Rotas. Em Portugal, das 14 Rotas instituídas, a da Península de Setúbal é a que está a «funcionar melhor», refere, acrescentando que a AMPv está a desenvolver um projecto, com outras entidades, no sentido de colocar a funcionar

todas as Rotas e criar um clube que promova estas entidades, a nível internacional.

Maria do Carmo Guilherme, da organização, mostrou-se satis-feita com o evento, sublinhando que o mesmo está a merecer um «grande retorno» de todos e

excedeu mesmo «todas as expec-tativas». «Associámos os nossos produtos locais, como o vinho, mas também o queijo, o pão e os doces, à magnífica paisagem do Sado e da Arrábida. Estamos a ter uma boa divulgação da acção e estamos muito satisfeitos com isso», frisa.

Vinhos da empresa Sivipa dadosa provar em cruzeiro enoturístico no Sado

Degustação gastronómica e vínica na Comporta

A ADEGA da Herdade da Comporta recebe dia 29, a partir das 21 horas, um jantar de degus-tação gastronómica e vínica no âmbito da vinum Senses, uma inicia-tiva que pretende dar a conhecer os melhores e mais típicos sabores da Península de Setúbal. A noite contará ainda com a música do fadista José da Câmara. O jantar, com buffet livre, tem um preço de 37 euros, para adultos, e 18 euros, para crianças, até aos 12 anos. Os bilhetes estão disponíveis para aqui-sição no Espaço Museológico Museu do Arroz, na Adega da Comporta e na Casa da Baía Setúbal.

Situada em pleno Litoral Alen-tejano e enquadrada numa paisagem única, a Herdade da Comporta iniciou o seu projecto vitivinícola em 2001, apresentando um projecto arrojado e ousado que privilegia as mais modernas tecno-logias ao serviço da tradição do processo de vinificação, com o objectivo de conseguir um produto com a máxima qualidade.

O projecto vitivinícola da Herdade da Comporta tem apostado na inter-nacionalização, alargando a sua presença não só à Europa, como a África, América do norte e Ásia. O jantar do dia 29 insere-se na aposta da Herdade da Comporta em dina-mizar e alargar a oferta de lazer prepa-rada a pensar em todos aqueles que procuram a região, em particular nas férias de verão.

Foram servidos néctares distinguidos zno País e no estrangeiro

Santiago e Alcácer batem o pé, e mantêm abertas escolas com poucos alunos

Filipe Cardoso, enólogo e gerente da Sivipa, falou dos vinhos medalhados

Maria do Carmo Guilherme fez as apresentações do evento

Fots

; Se,

mm

ais

Publireportagem

5S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

O prOcuradOr Luís Martins pede pena suspensa para os cinco monitores, responsabilizando-os pela morte do escuteiro espanhol, diego amador, de 13 anos, que dia 4 de agosto de 2005 perdeu a vida após uma caminhada na Serra da arrá-bida. a sentença é lida segunda-feira no tribunal de Sesimbra, considerando o Ministério público ter exis-tido homicídio por negli-gência, que prevê uma pena até cinco anos de cadeia.

durante as alegações finais, Luís Martins garantiu ter sido feita prova sobre todos os factos que constam da acusação, pedindo a condenação dos cinco arguidos com pena suspensa, levando em linha de conta a sua integração na socie-dade, enquanto os pais do

menor reclamam uma indemnização de um milhão de euros.

Morrer devido a golpe de calor

«caminhar a seis quiló-metros por hora faz a tempe-ratura do corpo aumentar quatro graus. Imagine-se com calor intenso, caminho difícil, com mochilas e a racionar água», sublinhou o procurador para fundamentar o pedido de condenação, acrescentando «não existirem dúvidas» de que diego morreu «devido a

um golpe de calor» e que houve «violação de regras básicas» por parte dos cinco arguidos.

a afirmação teve por base os testemunhos recolhidos junto dos vários especia-listas ao longo do julga-mento, que arrancou a 13 de Maio. a defesa, composta por catarina Matos e pedro rosa, pediu a absolvição dos cinco arguidos, voltando a defender a «morte súbita» de diego, considerando não ter havido violação qualquer dever de cuidado.

recorde-se que o jovem diego, residente em Madrid,

estava nos escuteiros há cinco anos. Os monitores asseguram que nunca recusou fazer qualquer acti-vidade. contudo, pelas 13.00 horas do dia 4 de agosto de 2005 começou a ficar para trás numa caminhada de oito quilómetros sob um sol abra-sador. Queixou-se de dores de cabeça e viria a perder os sentidos. Os bombeiros foram chamados às 15.00, mas o local era de difícil acesso e foi necessário recorrer ao helicóptero do INEM, que chegou pelas 17.00.O jovem morreu.

Assaltava à mão armada

Condenado em Setúbal e libertado em Évora

uM INdIvíduO resi-dente em Setúbal, que já este ano tinha sido conde-nado a cinco anos de prisão por cinco assaltos à mão armada a bombas de gaso-lina, teve agora uma «boa notícia». O Tribunal da relação de Évora deu razão ao recurso e mandou suspender a pena, desde que o indivíduo deixe de consumir álcool e drogas.

É que o indivíduo, que seria condenado a 11 anos e quatro meses, com pena reduzida para cinco anos em cúmulo jurídico, terá alegado que cometeu todos os assaltos após consumir álcool e anti-depressivos, pelo que a relação decidiu suspender a pena, também por cinco anos, desde que se prove a «abstinência de consumo de estupefacientes e de álcool por parte do arguido, com sujeição peri-ódica a exames para controlo dessa mesma abstinência». caso contrário, será punido com pena efectiva de cadeia, diz o acórdão.

Indivíduo utilizou réplica de revólver

ainda na base da decisão, está o facto da arma usada nos cinco assaltos não ser

verdadeira, tratando-se apenas de uma réplica de um revólver Smith & Wesson de cor cinzenta com um carregador unicamente apto para disparar pequenas esferas de plástico.

ainda assim, mais do que suficiente para intimidar as vítimas que desconheciam a veracidade da arma e que foram entregando o dinheiro ao suspeito em assaltos reali-zados às bombas de gaso-lina situadas em vários pontos da cidade de Setúbal, como aconteceu na Estrada dos ciprestes, na avenida Infante d. Henrique, na avenida da Europa, na Estrada de algeruz, mas também em cabanas (palmela).

Os roubos tiverem lugar entre os dias 12 e 30 de Setembro de 2010, enquanto já a 4 de Outubro, voltaria a atacar a GaLp da avenida Infante d. Henrique munido de uma faca. O máximo que o homem conseguiu foram 370 euros, mas o alarme social que gerou entre os operadores, levou á rápida intervenção da pSp, que não teve dificuldade em capturar o indivíduo, já que actuou sempre de cara destapada, expondo-se às câmaras de videovigilância.

Sentença de monitores espanhóis é lida segunda-feiraO caso remonta a 2005 e está a ser julgado no Tribunal de Sesimbra. A acusação pede pena suspensa para cinco monitores.

Caso da morte de escuteiro de 13 anos na Arrábida

:::::::::::: Roberto Dores ::::::::::::

Governo «demora» na resposta social

Miguel Guerreiro encanta Japão Celso recorre à Relação para “limpar o nome”

a IGrEja voltou a ser a primeira a responder à crise e Governo «repetiu demora na ajuda social». a convicção é do presidente da caritas, para quem a experiência de há 20 anos em Setúbal é «exemplar no combate às actuais dificuldades».

para Eugénio Fonseca, o «segredo» da cooperação entre a Igreja, sindicatos, sociedade civil e Estado consistiu em «esquecer ideo-logias» e «interesses parti-culares».

Embora ressalve que a actual situação do país tem uma escala distinta da que ocorreu em Setúbal há 20 anos, defende igual modelo de soluções.

O pEQuENO ‘rouxinol’ de Setúbal, Miguel Guer-reiro, vencedor da primeira edição de “uma canção para Ti”, da TvI, encontra-se no japão, a trabalhar na área da publi-cidade e da canção. regressa a 2 de agosto. O cantor de palmo e meio venceu o casting de uma agência de modelos e actores para um anúncio de um desodorizante. além disso, vai também dar vários concertos nesta sua passagem por terras nipónicas.

Miguel Guerreiro, de 13 anos, já gravou três álbuns e, para breve, está previsto o lançamento de um outro cd gravado na alemanha, em português e inglês. por cá já participou em diversos trabalhos em vários programas televi-

sivos, de onde sobressai a série juvenil “Morangos com açúcar”.

O jovem está ligado à editora Espacial, pelo menos até Setembro deste ano, e deverá regressar ao japão em breve para pros-seguir a sua agenda de espectáculos e de publici-dade, no âmbito de um contrato celebrado com uma empresa de marketing e publicidade nipónica.

O vídeo no You Tube do seu trabalho publicitário já foi visualizado por meio milhão de pessoas.

além de frequentar há dois anos o conservatório regional de Setúbal, onde estuda piano, Miguel Guerreiro acabou de tran-sitar para o 7.º ano de

escolaridade., com novas «razoáveis». , segundo o pai.

cELSO Santos garante que vai recorrer para o Tribunal da relação depois de ter sido condenado a uma pena suspensa de 18 meses de prisão pelo crime de pecu-lato. O antigo director do pNa assegura que quer ver o seu «nome limpo» e por isso não aceita uma condenação que considera «profundamente estapafúrdia».

No início do julgamento, celso Santos disse ao Semmais que poderiam haver «sur -presas» ao longo do processo, mas na altura não adiantou ao que se referia. após a conclusão do julgamento, a antigo director do pNa afirma que «aqueles que estavam ávidos de ver grandes condenações por corrupção a elementos do parque afinal enganaram-se e ninguém ligado à instituição foi condenado».

Quanto ao crime de que foi acusado e à pena que lhe foi aplicada garante que o pro cesso vai para o Tri bunal da relação porque «não há crime de peculato. Ninguém meteu dinheiro ao bolso nem deu dinheiro a ganhar a terceiros».

O julgamento de alegados crimes de corrupção activa e passiva e de peculato decorreu nos últimos três meses e meio, no tribunal de Setúbal, e para além de celso Santos foram também condenados o fiscal da câmara de Setúbal , Ilí dio So -bral costa, e o cons-trutor civil adelino Silva andrade.

O processo, já com seis anos, pretende apurar responsabilidades na morte de uma criança

DR

Arq

uiv

o

DR

6 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Pub.

Autoridades destruíram duas mil espécies esta semana no Seixal

Desaparece todos os dias uma arma de fogo na região

São centenas de armas a que as autoridades perderam o rasto, sendo que as consideradas obsoletas são uma ínfima parte. No distrito há cem mil registadas e esta semana foram destruídas duas mil numa empresa de reciclagem do Seixal

As AutoridAdes poli-ciais têm perdido o rasto a centenas de armas de fogo no distrito de setúbal. segundo os números reve-lados ao semmais pela

direcção Nacional da PsP, estima-se que diariamente uma pistola ou uma espin-garda sejam roubadas – o que acontece com a esma-gadora maioria - perdidas pelos respectivos proprie-tários, ou simplesmente entregues às autoridades por estarem obsoletas. o terceiro caso representa uma ínfima percentagem.

A região acompanha assim uma tendência nacional, onde, segundo a revelação foi feita ao semmais pelo director do departamento de Armas da PsP, Francisco Bagina, se regista uma média diária de quatro armas de fogo que saem do mercado. A revelação foi feita durante uma cerimónia destruição de 2 mil armas de fogo, que teve lugar numa empresa de reciclagem do seixal.

Há cem mil registadas no distrito

Ainda assim, apesar das cerca de 35 armas perdidas todos os anos e de existirem mais cem mil de armas de fogo registadas pela PsP no distrito, a polícia não arrisca uma estimativa sobre o número de armas

ilegais que poderão existir na região, justificando Fran-cisco Bagina que «tudo o que se possa dizer sobre isso é mera especulação. Há muitos números que têm sido avançados, mas ninguém pode saber ao certo», referiu o mesmo responsável, admitindo que «obviamente, existem ainda muitas armas ilegais, mas a polícia vai continuar o seu trabalho com operações dirigidas a este fenómeno nos próximos tempos».

segundo o secretário de estado da Administração interna, Juvenal silva Peneda, as 2 mil armas destruídas quarta-feira no seixalm – o dobro do ano passado – são motivos de «maior descanso para a população, porque antes de chegarem aqui estavam em mãos erradas».

O distrito de setúbal foi o segundo do país – apenas atrás de Lisboa – onde a criminalidade violenta e grave mais cresceu entre 2009 e 2010, de acordo com o rela-tório Anual de segurança interna do Minis-tério da Administração interna. No ano passado a região registou um total de 3110 participações de crimes, traduzindo um crescimento de 3,6% face a 2009. Quer

isto dizer que, em média, o distrito foi palco de nove crimes violentos por dia, onde se incluem os roubos a edifícios comerciais, farmácias, ourivesarias, postos de combustível e de correio). Quanto ao restante tipo de criminalidade (furtos ou ofensas à integridade física), o distrito baixa para o terceiro lugar com 36 087 participações, sendo superado pelo Porto.

:::::::::::: Roberto Dores ::::::::::::

Nove crimes por dia marcam criminalidade no distrito

A quantidade de armas ilegais leva a polícia a reforçar as intervenções, na região.

S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com 7Pub.

8 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Política

CARTÓRIO NOTARIAL DE SETÚBALDO NOTÁRIO LICENCIADO JOÃO FARINHA ALVES

Certifico narrativamente que, por escritura de dezoito de Julho do ano dois mil e onze, lavrada de folhas quarenta e seguintes, do livro de notas para escrituras diversas número cento e quarenta e oito-A, deste Cartório, a) RUI MIGUEL PEREIRA FERNANDES, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, do concelho de Lisboa, divorciado, residente na Rua Dr. Luís Teixeira de Macedo e Castro, número cinquenta, segundo andar esquerdo, em Setúbal, contribuinte fiscal número 206845871. b) PAULA RUTE PEREIRA FERNANDES PATO, natural da freguesia de São Sebastião da Pedreira, do concelho de Lisboa, casada com Luís Miguel da Silva Pato, sob o regime da comunhão de adquiridos, como declarou, residentes na Rua José da Silva Neto, CCI cinco mil e três, Pontes, Setúbal, contribuinte fiscal número 206845880., declararam ser donos e legítimos possuidores, com exclusão de outrem, prédio urbano, com a área de oitocentos metros quadrados, composto por parcela de terreno urbano, situado no Faralhão, na Rua do Sal, que confronta do Norte com a João Cardoso, do Sul com Filipe Lopes Alves Cardoso, do Nascente com Custódio Alves Cardoso, e do Poente com Rua do Sal. Está inscrito o prédio na respectiva matriz predial urbana sob o artigo 3.834, da freguesia de Sado, com o valor patrimonial e atribuído de 51.294,00€, constando como titulares do referido artigo matricial, na proporção de metade indivisa cada um, Rui Miguel Pereira Fernandes e Paula Rute Pereira Fernandes Pato, os ora justi-ficantes. No tocante ao Registo Predial, encontra-se omisso na Conservatória de Registo Predial.

ESTÁ CONFORMECartório Notarial de Setúbal, aos dezoito de Julho do ano dois mil e onze.

O Notário(Lic. João Farinha Alves)

Pub.

Quase 8 mil socialistas do distrito votam por liderança

Os mais de 7 500 mili-tantes inscritos no PS do distrito de

Setúbal estão a ser chamados, ontem e hoje, para esco-lher o novo líder nacional dos socialistas. As eleições decorrem em cerca de 30 secções espalhadas pelos treze concelhos e António José Seguro parece levar vantagem nos candidatos a delegados ao Congresso de Setembro, uma vez que em algumas secções apresenta duas listas de apoiantes. A corrente de opinião 'Esquerda Socia-lista', liderada por Fonseca Ferreira, apoia a candidatura de António José Seguro ao cargo de secretário-geral do PS.

Victor Ramalho, presi-dente da distrital ‘rosa’, adiantou ao Semmais que tanto António José Seguro como Francisco Assis deslo-caram-se ao distrito para «debater ideias» com os

militantes. Francisco Assis esteve em Setúbal, no Centro Esperança Hotel, e António José Seguro deslocou-se à Associação de Socorros Mútuos de Setúbal, ao Lavradio e ao Externato Freis Luís de Sousa, em Almada. «Participaram em debates, sempre que as secções o solicitaram, e falaram das moções que cada um vai defender», frisa, concluindo: «Penso que os debates corresponderam às perspectivas dos militantes».

Estão também a decorrer em simultâneo, as eleições para a escolha dos delegados ao Congresso do PS, que decorre a 8 e 9 de Setembro, em local a designar em Lisboa. António José Seguro tem candidatos ao Congresso em todas as secções do distrito, o que não sucede com a moção de Francisco Assis que «não tem candi-datos» a delegados ao Congresso no Montijo, Sesimbra, Alcochete, Alcácer do Sal, Grândola e Sines. Por

outro lado, Victor Ramalho esclarece que António José Seguro tem duas listas de apoio, nomeadamente nas secções de Setúbal e Moita.

«Penso que António José Seguro conseguiu uma maior relação de proximi-dade com os militantes», avança Victor Ramalho, que rotula os dois candidatos como «grandes militantes» do partido e que qualquer um deles poderá contribuir para que «o partido fique mais fortalecido».

35.ª Festa do Avante já mexe

A 35.ª FEStA do A -vante!, decorre entre 2, 3 e 4 de Setembro, na Amora, Seixal, quando está em curso a «mais violenta ofensiva desde os tempos do fascismo contra os direitos dos trabalhadores e do povo e num país que é hoje alvo de um pro -grama ilegítimo de sub -missão e agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI», realça Alexandre Araújo, do secretariado do PCP.

A dimensão política da Festa, nos seus comícios, nas dezenas de de bates, nas exposições e sobre-tudo, na participação assu-mida de milhares de visi-tantes, constituirá tam bém uma «importante resposta do PCP e de muitos demo-cratas e pat riotas, ao rumo de desastre nacional que está em curso».

A festa terá particular destaque a resposta do PCP às «alterações à legis-lação laboral, ao roubo nos salários e no subsídio de Natal, ao programa de privatizações em curso, ao assalto aos recursos nacionais por via da espe-culação financeira e do processo de integração capitalista na União Euro-peia». E, simultâneamente, a afirmação da exigência de «uma ruptura com a política de direita que abra caminho à concretização de uma política patriótica e de esquerda que entre, outros aspectos, assuma a necessidade da valori-zação dos direitos dos trabalhadores, a renego-ciação da dívida e a defesa da produção nacional».

Deputados do PSD ouvem instituições

OS DEPUtADOS do PSD eleitos pelo Circulo Eleitoral de Setúbal, nas últimas eleições Legisla-tivas, vão realizar um conjunto de visitas a insti-tuições da região, conti-nuando assim o trabalho que tem vindo a ser desen-volvido.

Estas visitas têm como objectivo «aferir as dificul-dades» porque passam as instituições particulares de solidariedade social, tentando assim, no âmbito das suas

funções, «encontrar soluções conjuntas para que essas difi-culdades possam ser ultra-passadas», refere Pedro do Ó Ramos, líder distrital social-democrata.

Esta iniciativa pretende ajudar as instituições que têm vindo a prestar um «grande serviço» às famí-lias portuguesas que mais necessitam e desempenha um papel «fundamental» no apoio a várias situações de pobreza que assola um pouco toda a região.

Bloco contra portagens na 25 de Abril

O BLOCO de Esquerda (BE) considera que a rein-trodução do pagamento de portagens na ponte 25 de Abril durante o mês de Agosto é «mais um sacri-fício imposto a quem menos tem».

A concelhia de Almada do BE afirma que «são as famílias sem poder de compra para passar férias fora de casa as que mais vão sofrer com esta medida, que penaliza simultaneamente o pequeno comércio e pequenas transportadoras que dependem dos verane-antes que utilizam a ponte 25 de Abril».

Esta medida é, argu-mentam os bloquistas, é um acréscimo na factura que já é demasiada para as pessoas». Para o Bloco, a decisão tem «custos sociais e económicos que não podem ser ignorados».

António José Seguro parte com mais apoio Francisco Assis também esteve em Setúbal

9S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com Impressão Digital

Pub.

Como é gerir o Freeport de Alcochete?Um desafio único. Uma mo-tivação permanente. Uma responsabilidade enorme. Tenho a sorte de trabalhar com uma equipa de pes-soas que acreditam no pro-jecto, dedicadas e muito competentes. Temos a co-ragem de arriscar e a obri-gação de procurar sempre, sempre fazer melhor e di-ferente. O Freeport proporciona boas oportunidades de negócio?O Freeport é um Outlet e por definição oferece ex-celentes oportunidades de negócio para quem procu-ra grandes marcas a preços muito reduzidos. Mas é tam-bém um óptimo destino de lazer, pelo seu espaço ao ar livre e com dezenas de res-taurantes e cafés, exposi-ções, animações diversas para crianças e suas famí-lias, a que se juntam o ci-nema com a qualidade Zon Lusomundo. Para as mar-cas, segundo os estudos re-alizados, o Freeport é o me-lhor outlet de Portugal.

Se não fosse gestor que ou-tra profissão escolheria? Em miúdo sonhava ser mé-dico mas cresci a admirar o meu irmão e a seguir os seus passos. Tive a sorte de ele ter escolhido a profissão de gestor. Se assim não fosse é possível que tivesse segui-do medicina.

É mais fácil lidar com uma moto ou com uma mulher?Não faz sentido a compa-

ração e é pouco presti-giante para o ser huma-no e mulher.

Já pensou em viver na mar-gem sul? Já vivi na margem sul e te-nho boas recordações. A Universidade e depois a construção de família le-varam-me para o outro lado do rio.

As grandes marcas residem no Freeport?Lanço um desafio: procu-rar em Portugal outro es-paço comercial que tenha o conjunto das marcas que temos no Freeport. É um dos pontos que claramen-te nos diferencia de toda a oferta comercial. Uma van-

tagem e um grande motivo de orgulho.

Alguma vez pensou em criar a sua própria empresa?Tenho a sorte de trabalhar em projectos que gosto e que me realizam enquan-to profissional e individuo. Encaro a minha carreira profissional como uma uni-versidade e ainda tenho imenso a aprender até um dia mudar de “curso” para um projecto meu.

Tem saudades de Moçam-bique, sua terra natal?Não tenho recordações de Moçambique porque quan-

do regressei a Portugal ti-nha 3 meses de idade. Vivo aquela terra pelas memó-rias dos meus pais. Espe-ro um dia poder ter as mi-nhas memórias partilhan-do com a minha mulher e filhos quando viajarmos para conhecer o País.

O que o faz zangar seria-mente?A mentira e a incompetência

É um homem muito viajado?O mundo é para mim um livro ainda com imensas páginas por ler e conhecer. Tenho a sorte de já ter co-nhecido alguns países mas o mundo é infinito para uma vida apenas.

«O Freeport oferece excelentes oportunidades de negócio»

Nuno Oliveira – Director-geral do Freeport de Alcochete

Íntimo Filme ou livro de cabeceira: ”American Beauty” e “100 anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez.

Férias de sonho: Chile.

Local de eleição: Odeceixe.

O que o faz desligar a televisão: O computador e o iPad são os meios favoritos para procurar estar informado sobre a vida, sobre o mundo.

Hobbies:Jogar ténis, passear de mota e ouvir música.

Ídolo de referência: Acredito na vontade do Obama em contribuir para um mundo melhor.

Projecto de vida por realizar: A educação dos meus filhos.

B. I. Idade: 39 anos Naturalidade: Lourenço Marques, Moçambique Família: Casado e com dois filhos: Alexandre (4 anos) e Santiago (3 anos) Estado civil: CasadoResidência: Área da Grande Lisboa

“Tenho a sorte de trabalhar com uma equipa de pessoas que acredita no projecto, dedicadas e muito competentes”

10 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Anti-stress

Tony CarreiraO cantor que derrete corações, com as suas melodias românticas, actua na Feira de Sant´Iago, perante uma plateia que vai decerto estar ao rubro. Parque Sant´Iago, Setúbal | 22h30

+ Cartaz...

Sáb 23

A Música no Coração faz um balanço «muito positivo» da 17.ª edição

do Festival Super Bock Super Rock, que decorreu entre 14 e 16 deste mês, na Herdade do Cabeço da Flauta, Meco, Sesimbra, que este ano contou com a visita de 90 mil pessoas. «O balanço do evento é muito positivo. Tivemos com lotação máxima nos três dias, o que equivale a 90 mil pessoas no global», sublinha fonte da promotora do festival.

A organização destaca o «reforço efectivo nos parques de estacionamento da Herdade do Cabeço da Flauta e nas ligações efec-tuadas por transportes

públicos», e considera que a edição ficou marcada por «uma evolução positiva» em relação à do ano transacto. A promotora do festival conclui: «A prova dos 9 foi feita e vamos ficar no Meco por mais dez anos».

Além de exigirem mais chuveiros e lavatórios na zona do campismo, os festi-valeiros queixaram-se do pó no recinto, situação que gerou a que algumas pessoas tivessem de ser assistidas no posto médico local. Julian Casablancas, vocalista dos The Strokes - cabeças-de-cartaz do último dia do evento -, também comentou as nuvens de pó que envol-

viam o recinto. O município sesimbrense

também faz um balanço «muito positivo» do festival, sublinhando que projecta o nome do concelho» e, sobre-tudo, do Meco e das praias da costa ocidental. Além disso, traz ao concelho «algumas das grandes refe-rências musicais» a nível internacional.

Para ultrapassar o problema do pó, devido à circulação do público, a autarquia adianta que «a organização testou este ano algumas soluções, como a colocação de casca de pinheiro, que não tiveram os resultados esperados». O

município já sugeriu a colo-cação de relva no recinto, rodeado de uma «enorme beleza natural», como forma de «minimizar ou evitar» o efeito do pó.

O município esclarece que o terreno onde decorre o evento é «privado e costuma ser alugado pela organização» para a reali-zação, pelo segundo ano consecutivo, do festival. A autarquia presta apenas apoio logístico e a organi-zação concede também alguns apoios no concelho, destacando-se este ano a construção de infra-estru-turas de apoio à observação de aves na Lagoa Pequena.

Festival de rock ‘acampa’ no Meco até 2021

Paulo Carvalhocelebra 50 anosO cantor Paulo de Carvalho actua nas festas do município de Santiago do Cacém para celebrar os 50 anos de cantigas e recordar velhos êxitos. Quinta do Chafariz | 22h

Música nos CapuchosO Ciclo de Música de Verão encerra com o concerto de Jenny Silvestre, que apresenta “Domenico Scarlatti e António Soler: Tempos de um Tempo”. Convento dos Capuchos, Almada | 21h30

Dom 24

Sáb 23

Dom 24

Sáb 23

Jazz no jardimO projecto “Há Jazz nos Jardins” apresenta um concerto que envolve os sons clássicos e contemporâneos à verdejante natureza e ao azul do Sado. Parque Urbano de Albarquel, Setúbal | 17h

Poesia no arOs espectadores podem participar, desde que tragam um poema sobre a temática do desejo – desejos de solidão e de horizonte, de vida e de morte, desejos de palavras e silêncios.Teatro “O Bando”, Palmela | 21h30

Esta semana temos convites dez duplos para o filme de aventura/acção “Harry Potter e os Talismãs da Morte - Parte 2”, para ver nos cinemas Zon Lusomundo do Freeport de Alcochete nos dias 30 e 31 deste mês.

No épico final, a batalha entre as forces do bem e do mal do mundo dos feiticeiros vai originar uma Guerra sem precedentes. Os riscos nunca foram tão elevados e ninguém está seguro. Mas é Harry Potter quem terá de fazer o sacrifício final, pois a luta com Lord Volde-mort aproxima-se. Tudo acaba.

Realizado por David Yates (II), a película, com a duração de 130 minutos, conta com interpretações de Alan Rickman, Daniel Radcliffe, Emma Watson (II), Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes e Rupert Grint, entre outros.

Participe e ganhe todas as semanas bilhetes duplos para a melhor sala de cinema do País no maior Outlet da Europa, com estacionamento. Para se habilitar ligue 918 047 918 e escolha o horário da sua sessão: 13h30; 16h00; 18h40; 21h20 ou às zero horas, apenas no sábado.

A Zon Lusomundo gere 7 salas de cinema, uma delas a maior do País, no Freeport de Alcochete, que oferece as melhores condições aos apre-ciadores da sétima arte. A capacidade total das salas é superior a mais de 2600 espectadores.

Convites para última aventura de Harry Potter

Ofertas Semmais

O produtor Filipe La Féria adaptou a famosa comédia “A Flor do Cacto” para a actualidade, numa sátira ao Portugal de hoje, contando com grandes actores como Rita Ribeiro, Carlos Quintas, Victor Espadinha, Joel Branco, Helena Rocha, Hugo Rendas, Patrícia Resende e Bruna Andrade. A estreia teve lugar a 22 de Junho, no Teatro Politeama, em Lisboa.

“A Flor do Cacto” estreou na Broadway, em Nova Iorque, em Dezembro de 1965, contando com Lauren Bacall no papel de enfermeira, onde foi um dos maiores êxitos teatrais da década ultrapas-sando as 1200 representações. No final dos anos 60, foi um colossal êxito em Portugal protagonizado por Laura Alves e Paulo Renato, permane-cendo durante dois anos em cena no Teatro Monumental, numa grande produção de Vasco Morgado.

Pedro Miguel acaba de lançar o seu novo álbum de origi-nais “Vais-te Apaixonar”, onde constam temas românticos e apelativos ao coração, bem como outros mais ritmados. O disco, dirigido aos mais variados tipos de público, é composto por dez faixas que vão fazer as delícias dos apreciadores deste género musical.

Considerado uma nova aposta na música ligeira portuguesa, Pedro Miguel aposta no single “Um dia vais-te apaixonar” para lançamento do disco. O romantismo das palavras e a intensidade das sonoridades acústicas são os atributos do novo disco de Pedro Miguel.

Convites “A Flor do Cacto“

Álbuns de Pedro Miguel

DR

Para ser contemplado comos convites e álbuns basta ligar

918 047 918

11S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ almada ]

[ seixal ]

+ Região

Quadras Popularesdão prémiosO SOlar dos Zagallos, na Sobreda, foi o palco escolhido para a entrega dos prémios do Concurso de Quadras Populares 2011. O 1.º lugar foi entregue a João Coelho, de São Domingos de rana, enquanto o 2.º e o 3.º prémios foram atribuídos a Maria de lurdes Brás (Cacilhas) e a Francisco Costa Júnior (Parede).Este ano participaram 350 pessoas dos mais variados pontos do país, num total de 971 quadras a concurso. além dos três primeiros lugares foram ainda atribuídas 20 menções honrosas.Este concurso, que existe desde 1996, é uma organização conjunta da autarquia e da Sociedade Cultural de artes e letras de almada.

+ Notícias

Cuidados continuados de portas fechadasna ARIFA em Amora

EStá pronta a receber utentes desde o mês passado, mas as portas continuam fechadas por falta da assinatura de um protocolo com a administração regional de Saúde.

a denúncia parte da associação de reformados e Idosos da Freguesia de amora (arIFa), que diz estar a instituição a viver uma situação «dramática», uma vez que a instituição tem encargos a cumprir com os funcionários.

De acordo com o presidente da associação, Fernando Sousa, a insti-tuição esgotou a capacidade finan-ceira, «e a continuar assim não conse-guimos cumprir com os fornece-dores nem com os 35 funcionários».

a administração regional de

Saúde de lisboa e Vale do tejo (arSlVt) explica, por seu lado, que o protocolo que permite a abertura do equipamento está para breve.

Pedro alexandre, vogal do conselho directivo da arSlVt, em declarações à lusa, adianta que o acordo ainda não foi assinado porque «apenas muito recente-mente ficaram cumpridos todos os requisitos legais e formais indis-pensáveis».

Considerando que arS é «completamente alheia» ao atraso na reunião destas condições, Pedro alexandre assegurou ainda que a assinatura do acordo com a associação «deverá ocorrer na próxima semana».

a Unidade de Cuidados Conti-nuados Integrados de longa Duração e recuperação dispõe de 30 camas e começou a ser construída em Março deste ano, na sequência da aprovação da candidatura à primeira

fase do Programa Modelar.O complexo custou cerca de

1,4 milhões euros, repartidos entre a associação (400 mil euros), o Estado (750 mil euros) e a Câmara do Seixal (250 mil euros).

Festival de Verão anima Fernão Ferro

O Já famoso Festival de Verão, que tem vindo a animar o concelho do Seixal até ao final de agosto, segue com as Festas Populares da freguesia de Fernão Ferro.

Depois da arrentela é agora a vez da freguesia de Fernão Ferro que, de 27 a 31 de Julho, terá uma progra-mação de iniciativas dedi-cadas à dança, música, bailes e garraiadas, tendo como cenário o Parque das lagoas.

Depois das festividades em Fernão Ferro seguem-se as festas populares em aldeia de Paio Pires (3 a 7 de agosto), amora (11 a 15 de agosto) e Corroios (19 a 28 de agosto).

Arte Sem Idade avança em Setembro em Centro de MiratejoO CEntrO de actividades

Sociais de Miratejo recebe entre os dias 6 de Setembro e 12 de Outubro, às terças e quartas-feiras,

o projecto de formação arte Sem Idade, dirigido a munícipes com 65 ou mais anos de idade.

as inscrições estão limitadas

a 16 participantes, divididos em turmas de 8 formandos e as sessões decorrem em dois turnos.

O projecto arte Sem Idade

pretende levar o idoso a compre-ender que a arte é acessível a todos através da experimentação e utilizar as artes como veículo de treino

cognitivo e da motricidade fina, ao mesmo tempo que proporciona um meio de expressão e partilha das emoções.

A Inspecção-Geral das acti-vidades em Saúde abriu um inquérito à alegada utilização,

desde 2009, de próteses ortopédicas ilegais em mais de 30 doentes pelo Serviço de Ortopedia do Hospital Garcia de Orta, em almada.

O conselho de administração do hospital já negou as acusações e considera «incorrecta, infundada e alarmista» a informação que mereceu reportagem na tVI.

Segundo a reportagem, os serra-lheiros do hospital «abriram furos de broca num material que, por

razões de segurança, não pode, sequer, ser riscado».

além disso, acrescenta a notícia, «os ortopedistas do hospital apli-caram próteses de uma metalúr-gica que nunca fabricou nem está autorizada a fabricar dispositivos médicos».

Segundo o conselho de admi-nistração do Garcia de Orta, aquele hospital «não utiliza, nem nunca utilizou, em nenhum doente do Serviço de Ortopedia e trauma-tologia qualquer dispositivo médico implantável activo que possa pôr

em causa a sua saúde».«Os implantes referidos na

reportagem não são, ao contrário do que é dito, próteses, mas sim dispositivos médicos feitos por medida, fabricados especifica-mente de acordo com a prescrição médica e destinados a serem exclu-sivamente utilizados em doentes de alto risco, em que este tipo de dispositivo permite prevenir e tratar a infecção óssea com uma taxa de sucesso mais elevada do que recor-rendo ao método alternativo», explica a administração.

IC32 gera polémica em Almada

EMílIa Sousa, presidente do município, tenciona reenviar ao novo Governo o dossier com as desconformidades verificadas em dois dos três trechos do IC32 no concelho. a autarca realça que o município detectou um incumpri-mento da Declaração de Impacto ambiental (DIa) na execução do IC32, que vai ligar Coina, no Barreiro, ao Funchalinho, em almada. apesar do previsto inicial-mente, o perfil da via no troço Funchalinho/lazarim passou a ter duas faixas de rodagem num sentido e apenas uma no outro, alterando o estudo prévio. Já no troço lazarim/Palhais, executou-se três faixas de rodagem num sentido de trânsito.

Alegadas próteses ilegais levam inspecção ao Garcia de Orta

Administração Regional de Saúde promete acordo para breve

DR

Autarquia denuncia irregularidades

S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com12

Pub.

13S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ sesimbra ]

A vilA de Sesimbra recebe, este sábado à noite, mais uma edição do Carnaval de verão.

Com grande adesão por parte do público e dos milhares de visi-tantes que se deslocam à vila para assistir ao certame, o desfile de Escolas de Samba, que já ganhou raízes em tempo de férias, promete voltar a trazer muita alegria e cor à vila. O início do desfile está

marcado para as dez da noite, na Avenida dos Náufragos.

O objectivo da iniciativa, segundo adianta a Câmara lide-rada pelo comunista Augusto Pólvora, é «tornar mais atractiva a estadia de todos os que escolhem

o concelho para passar as suas férias». Considerado como um encontro privilegiado de festa entre as associações que trabalham nesta área lúdica e cultural.

A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal e

das escolas intervenientes e insere-se no Programa integrado de valo-rização da Frente Marítima de Sesimbra – QREN.

O início do desfile está marcado para as dez da noite, na Avenida dos Náufragos.

Pub.

Carnaval de Verão ‘chama’ turismo

Lizt ecoa no CineJoão Mota

COMPOSitOR revolu-cionário, maestro, escritor e humanista, liszt foi o pianista mais influente do século XiX, não só por ter sido o criador do recital solista, mas em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

Figura emblemática da geração romântica, pode ser considerado como a estrela da história da música. liszt, a sua obra, hábitos e influên-cias e a época em que viveu vão estar em destaque na próxima conferência-con -certo orientada por Carlos Otero, sábado, no Cineteatro Municipal João Mota.

O público também vai subir à cena, não para actuar, mas para assistir ao concerto, um conceito de espectáculo em que a plateia e artistas estão no mesmo plano, o que gera uma grande proximi-dade e intimidade.

Complexo funerário de ‘luxo’ abre na Quinta do CondeO MAiOR complexo funerário

do distrito de Setúbal abre portas segunda-feira, em Quinta do Conde.

O complexo funerário e forno crematório da Quinta do Conde é composto por um edifício prin-cipal com quatro salas de velório, sala de despedida, cendrário e unidades de apoio à cremação, florista, marmorista e cafetaria.

Está localizado junto ao Cemi-tério Municipal e é o segundo a entrar em funcionamento no distrito de Setúbal. O primeiro foi o de Almada, inaugurado em Abril de 2011.

Para além destas valências, existem dois gabinetes, recepção, instalações sanitárias públicas e para os funcionários para uso exclusivo do município.

O equipamento custou perto de 1 milhão e 400 mil euros e foi construído ao abrigo de um contrato entre a Câmara de Sesimbra e a empresa Ambinecro, que o vai explorar por um período de vinte anos. A partir daí passa para a ser gerido pela autarquia.

A obra incluiu a criação de zonas ajardinadas, passeios,

execução das infra-estruturas de água, saneamento, telecomunica-ções e iluminação pública.

A autarquia procedeu, ainda, à construção de uma nova entrada no cemitério municipal da Quinta do Conde, no lado Nascente, junto ao complexo, com um portão para entrada e saída de viaturas e outro destinado a peões.

A exuberância e alegria do carnaval sesimbrense em pleno mês de Julho cativa milhares todos os an os

DR

14 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ montijo ]

[ moita ]

O parque de me ­rendas do Samouco acolheu, ontem, centenas de idosos do concelho para a realização de mais uma edição do piquenique sénior do concelho.

Organizado pelo Gabi­nete Sénior da Divisão de Solidariedade e promoção da Saúde da Câmara do Montijo, o encontro de convívio reuniu, entre das dez da manhã e as quatro da tarde, os mais velhos da terra e os participantes

do projecto Saudável 65.a iniciativa, que se

realiza no âmbito do projecto Outros Olhares ­ agenda Sénior, tem agora um prolongamento entre os dias 1 e 12 de agosto, altura em que irá decorrer a Colónia Balnear Sénior 2011, na praia do Samouco. este ano, irão participar cerca de 60 idosos das juntas de freguesia e insti­tuições particulares de solidariedade social (IpSS) do concelho.

recorde­se que estas e outras iniciativas promo­vidas pelo Gabinete Sénior,

ao longo do ano, procuram «com bater o isolamento, privilegiar o convívio e

melhorar a qualidade de vida dos idosos do concelho»

Arrábida mostra-se na marginal

a frente ribeirinha do concelho montijense acolhe uma das mais belas exposições da região. entre as dez da manhã e as cinco e meia da tarde, a frente ribeirinha do Montijo (junto à ponte) vai receber a exposição itinerante “arrábida a património Mundial”.

esta exposição pretende divulgar o trabalho da asso­ciação de Municípios da região de Setúbal, em conjunto com o Instituto da Conservação da natureza e Biodiversidade e as autarquias de palmela, Sesimbra e Setúbal, em prol da candidatura da arrábida a patri­mónio Mundial da uneSCO.

a mostra pretende dar a conhecer a candidatura, bem como a diversidade natural e cultural da arrábida através de informação sobre a fauna, a flora e o património cultural mate­rial e imaterial, nomeadamente, monumentos, gastronomia, vinhos, tradições e lendas.

Exposição Monte Selvagem ‘revela-se’ no Fórum até 31 de Julho, o forum

Montijo, Centro Comercial gerido pela Multi Mall Management, recebe a exposição do Monte Selvagem. tendo como mote a vida no campo o centro comercial promove ainda um atelier de “fantoches ecológicos” onde as crianças podem aprender a reci­

clar enquanto brincam.no atelier de “fantoches ecoló­

gicos”, os mais pequenos vão aprender a construir, de raiz, um fantoche reciclado. as crianças vão ter oportunidade de transformar materiais do dia­a­dia, como os sacos do café, em divertidos fantoches.

O atelier vai estar em funciona­

mento no domingo, dia 24, e no Sábado, dia 30. Durante todo o período de funcionamento as crianças vão contar sempre com a ajuda e supervisão de uma monitora.

a monitora irá ensinar as técnicas a utilizar e, no final da actividade, os visitantes de palmo e meio poderão levar o fantoche construído para casa.

Com esta iniciativa,o forum Montijo pretende promover o contacto das crianças com mate­riais reutilizáveis, ensiná­las a respeitar e valorizar o planeta, bem como dar­lhes a oportunidade de se divertirem ao mesmo tempo que desenvolvem um trabalho manual muito criativo.

Alhos Vedros ganha unidade para os cuidados continuados

Centenas animampiquenique sénior

franCISCO Marques estaca Júnior é o nome dado à unidade de Cuidados Continuados da Mise­ricórdia de alhos Vedros, inaugu­rada na semana passada.

a mais recente valência da Santa Casa da Misericórdia de alhos Vedros, construída num terreno cedido pela Câmara da Moita, vem alargar o âmbito de intervenção da instituição na área assistencial e de saúde.

Com um investimento de seis milhões de euros, tendo 750 mil sido comparticipados pelo Governo, a nova unidade de Cuidados Conti­nuados permite o internamento de 75 utentes. a capacidade inclui 30 utentes com estadia de média duração, 30 de longa duração e 15 utentes de cuidados paliativos.

para alberto Morgado, da Santa Casa, trata­se de um «grande inves­timento» que vai «dar resposta aos utentes que precisam dos nossos serviços» e, por outro lado, repre­senta «um regresso» da instituição à área da saúde «cerca de trinta anos depois de o Hospital da Misericórdia ter ficado a cargo do estado». «agora já nos restituíram o edifício, mas ficou em tal estado de degradação

que não tem condições para acolher estes serviços». a unidade de Cuidados Continuados vai «criar 75 postos de trabalho» assegura o dirigente, para quem, apesar do financiamento do estado, «bem poderia ter ajudado mais neste investimento brutal».

Já para o vice­presidente da Câmara, rui Garcia, a inauguração do equipamento representou «um passo em frente nos cuidados de saúde oferecidos à população». para rui Garcia, a Santa Casa deu mais um passo no caminho assistencial que tem vindo a percorrer ao longo

de 515 anos de vida, «com gestão e objectivos modernos, decorrentes de uma intervenção que se conso­lidou e reforçou com os valores de abril e da democracia».

a unidade foi construída num terreno de 7 500 m2, cedido pela Câmara, em direito de superfície, avaliado em cerca de 1 milhão e 200 mil euros, uma oferta que rui Garcia diz traduzir as intenções do município, de «contribuir de forma substancial, e de acordo com as nossas possibilidades, para um projecto e uma obra que nunca é demais elogiar».

Ordenamento do Estuário no Moinho de Maré

DeBate e troca de ideias sobre o futuro do estuário do tejo foi o objectivo do encontro que decorreu, segunda­feira, no Moinho de Maré de alhos Vedros.

um dos assuntos que mais mereceu discussão relaciona­se com a manutenção dos fundos navegáveis, as dragagens e a reabilitação dos sistemas hidráu­licos antigos, a importância crucial do movimento associa­tivo na dinamização das acti­vidades náuticas, a visão do estu­ário como o grande elemento central de encontro de toda a Área Metropolitana e as limi­tações e constrangimentos da actual Lei da Água.

a quinta reunião da Comissão de acompanhamento da elabo­

ração do plano de Ordenamento do estuário do tejo (pOe­tejo) que contou com a presença de técnicos e autarcas dos conce­lhos situados na orla do estuário, dos representantes da adminis­tração da região Hidrográfica do tejo (arH­tejo), adminis­tração do porto de Lisboa (apL), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional de Lisboa e Vale do tejo (CCDrLVt) e equipa técnica do plano, fez ainda o ponto de situação, tendo o autarca moitense enfatizado a a importância da elaboração do plano como «mecanismo de inte­racção entre os vários territórios ribeirinhos, fundamental para a definição de estratégias conjuntas, com vista a uma maior aproxi­mação entre a população metro­politana e o rio».

entre as principais conclu­sões, destacou­se a necessidade de reforço dos processos de debate entre as várias entidades envolvidas, de forma a atingir um resultado que possa ser útil e operativo a longo prazo.

Foto

s: D

R

D.R

.

A obra da Misericórdia vai ajudar 75 utentes e criou novos postos de trabalho

Preservar o rio é o objectivo

15S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ alcochete ]

[ barreiro ]

A propostA de alte-ração da Zona de protecção Especial (ZEp) da Igreja de são João Baptista (Matriz de Alcochete), da Capela de Nossa senhora da Vida e da Igreja da Misericórdia de Alcochete, mereceu parecer favorável do Conselho Consultivo da Direcção regional de Cultura de Lisboa e Vale do tejo.

Este projecto de Decisão da DrCLVt remonta a 3 de Março de 2009 e, segundo o IGEspAr, foi recentemente remetido para consulta pública em Diário da repú-

blica, por um período de 30 dias úteis contados após a sua publicação.

A Zona de protecção Especial abrange uma significativa área do Núcleo Antigo de Alcochete, ou seja, do conjunto edificado até ao início do século XX e quando se tornar efec-tiva todos os imóveis nela incluídos ficarão abran-gidos pelos artigos 36.º, 37.º e 43.º da Lei n.º 107/2001 de 8 de setembro e no artigo 43.º do Decreto-Lei n.º 309/2009 de 23 de outubro.

De acordo com o n.º 4 do artigo 43.º da Lei n.º 107/2001, “as zonas de protecção são servidões administrativas, nas quais não podem ser concedidas pelo município, nem por outra entidade, licenças para obras de cons-trução e para quaisquer trabalhos que alterem a topo-grafia, os alinhamentos e as cérceas e, em geral, a distri-buição de volumes e cober-turas ou o revestimento exte-rior dos edifícios sem prévio parecer favorável da admi-nistração do património cultural competente”.

Voluntariado ambiental em consultao proJECto de regu-

lamento do programa de Voluntariado Municipal Ambiental do Barreiro – projecto VAMos está em fase de consulta pública até 30 de Agosto.

o documento foi apro-vado por unanimidade, em reunião privada de câmara e pode ser consultado no sítio oficial da autarquia, em http://www.cm-barreiro.pt/p t / c o n t e u d o s / c a m a -ra+municipal/documentos/Consulte+aqui+os+rEGU -LAMENtos+aprovados.htm.

o documento estabelece e orienta as relações de funcionamento entre a autar-quia e o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e sapal do rio Coina, e os voluntários, bem como o conteúdo, natureza e duração do trabalho a realizar. Explica a autarquia que este será o ponto de partida para um intercâmbio de vontades que poderá estender-se a vários projectos e iniciativas.

para o executivo de

Carlos Humberto, a aposta na promoção de acções de voluntariado através do CEA surge da orientação que a autarquia tem vindo a tomar, no sentido de promover «um ambiente favorável ao desenvolvimento do volun-tariado no concelho e alicerçá-lo como parte de uma participação cívica activa». E é através do projecto VAMos, que a

autarquia pretende-se «iniciar esta prática enco-rajando indivíduos, empresas e organizações em acções voluntárias de sensibilização ambiental, protecção e conservação da natureza».

recorde-se que a Comissão Europeia anun-ciou o ano 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, uma prática útil na geração de oportunidades de apren-

dizagem, no envelhecimento activo, no diálogo interge-racional e intercultural, na protecção Civil, na ajuda humanitária, no desenvol-vimento sustentável e protecção ambiental, nos direitos humanos e inclusão social, no aumento de empre-gabilidade, na promoção de uma cidadania activa, e no que se refere à responsabi-lidade social das empresas.

Pestarola volta a navegar no Tejo

A EMBArCAção tradi-cional Varino pestarola, propriedade do município, já se encontra a navegar nos rios tejo e Coina que banham o concelho Barreiro. A organi-zação prevê a realização de passeios até setembro, tendo a Ilha do rato, Baía do seixal ou palhais como destinos.

o Varino pestarola, ao que tudo indica, terá sido cons-truído em Vila Franca de Xira, já que o seu primeiro registo o localiza, em 1930, em Alhandra, com a designação de "Camponesa/Camponês".

Na década de 50 é adqui-rido pelos Armazéns José Luís da Costa Lda., com o objectivo de efectuar o trans-bordo do bacalhau para terra.

As embarcações tradicio-nais – fragatas, varinos, botes, batéis e a muleta – enchiam de cor e gentes as praias do Barreiro, no entanto, o comboio, o barco a vapor, o transporte rodoviário, a adesão a novas profissões nos Caminhos-de-Ferro do sul e sueste e na CUF levaram ao

desaparecimento destas embarcações do rio.

Até chegar à posse do Município, em 1999, o Varino teve vários proprietários e designações.

As inscrições podem ser efectuadas no posto de turismo da Câmara Municipal do Barreiro, situado no edifício do Mercado Municipal 1º de Maio, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, ou através do tele-fone 21 099 0837.

o embarque/desem-barque é efectuado na Avenida Batalhão de sapa-dores de Caminhos-de-Ferro. A lotação do Varino é de 22 passageiros (aos quais se junta a tripulação).

Zona de Protecção Especial em consulta pública

Centro escolar de S. Francisco retoma obras com carácter de urgência A AUtArqUIA quer

retomar, com urgência, a obra de construção do Centro Escolar de são Francisco, pelo que o executivo aprovou, por unanimidade, a cessão da posição contratual da empresa que estava respon-sável por esta empreitada

para uma outra empresa, que se compromete a concluir a obra até 30 de Dezembro.

segundo explica o execu-tivo, a decisão resultou do «incumprimento do plano de trabalhos e do prazo para execução da obra por parte da empresa que tinha assumido

o compromisso de con cluir a empreitada até 16 de Julho».

o executivo municipal aprovou ainda, por unani-midade, a não aplicação de multas contratuais à empresa pelo incumprimento do plano de trabalhos e pelo atraso na execução da obra,

«tendo em conta a conjun-tura económica do país e a colaboração demonstrada pela empresa no sentido da resolução da situação».

o presidente da Câmara justificou a realização da reunião extraordinária com a intenção de «retomar dos

trabalhos de construção do Centro Escolar de são Fran-cisco o mais rapidamente possível», uma vez que o município «mantém o objec-tivo de que a nova escola entre em funcionamento durante o próximo ano lectivo».

A empreitada de cons-

trução do Centro Escolar de são Francisco tem o valor contratual 2.755.453,88 mil -hões de euros, tendo sido já executados trabalhos no montante de 626.953,58 mil euros, que correspondem a 22,75 do montante total dos trabalhos a realizar.

Barco tradicional reabilitado

DR

DR

O objectivo da autarquia é envolver todos na protecção do meio ambiente no concelho

DR

16 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ setúbal ]

O municípiO poderá aplicar, aos cidadãos com prédios devolutos, empresas industriais e entidades gestoras de infra-estruturas a Taxa municipal de protecção civil (Tmpc).

Segundo fonte da autarquia, esta taxa apenas se aplicará «enquanto o município não for ressarcido pelo Governo dos custos incorridos pela existência de um corpo de bombeiros Sapadores». A mesma fonte sublinha que a «taxa está prevista na lei, que foi aprovada pelo Governo anterior, e já é aplicada por vários municí-pios» do país.

O projecto de regulamento da Tmpc, que foi aprovado na sessão pública do dia 6, com os votos favo-ráveis da cDu e a abstenção do pS e pSD, vem publicado esta semana em Diário da República e vai agora ser «objecto de discussão pública»,

podendo ou não ser aprovado em reunião da Assembleia municipal.

O município argumenta que por ter uma companhia de bombeiros sapadores necessita de «meios adicionais» para os subsidiar e que esse, por isso, o modelo de finan-ciamento do Estado deveria ser dife-rente para as autarquias com este tipo de associações de bombeiros.

A autarquia realça que tem investido de «forma significativa» na área protecção civil e prevenção de riscos. Além da companhia de Sapadores, tem em permanente funcionamento a comissão e o Serviço municipal de protecção civil e o Gabinete Técnico Florestal, promovendo de forma «regular e continuada» actividades de

formação cívica e junto das escolas. O vereador do pS, Fernando

José, diz que a taxa é «altamente penalizadora» para algumas empresas industriais, que terão de pagar mensalmente entre 236 e 3 543 euros, consoante a actividade e o número de trabalhadores. Às pessoas singulares ou colectivas só pagarão uma taxa de 5,10 euros se forem proprietárias de prédios devolutos.. Os espaços comerciais, de serviços e infra-estruturas pagarão entre 6,45 e 886,85 euros. O autarca sublinha que «tem de haver uma garantia, da parte da presidente Dores meira, que os Sapadores são para continuar, tanto em Setúbal, como em Azeitão, e que a verba angariada com a taxa servirá para investir nos bombeiros, pois só assim faz sentido criar a Tmpc».

A ideia é cobrar a taxa enquanto o Estado não pagar a dívida à autarquia

Sem

mai

s

+ Notícias

Observatório social avançaO contributo para a criação de novas estratégias e políticas que visem a promoção da qualidade de vida e um envelhecimento activo é um dos objectivos do Observatório Social de Setúbal (OSS), projecto multidisciplinar apresentado no início da semana. O OSS, em actividade desde o primeiro trimestre de 2011, é promovido pela universidade Sénior , em parceria com a câmara e o instituto politécnico. A necessidade de introdução de mudanças no cuidado com os idosos, tendo em vista o desenvolvimento e valorização do papel social do idoso, são objectivos deste projecto, cujo público-alvo é constituído pelo conjunto de indivíduos, do sexo masculino e feminino, com mais de 60 anos, residentes no concelho.

Mil euros para o ambienteum apoio financeiro de mil euros da empresa carmona, no âmbito do projecto de educação ambiental “Arrábida de portas Abertas”, foi aceite na última reunião pública, pelo município. O projecto, desenvolvido em parceria pela autarquia e esta empresa de limpeza e tratamento de resíduos, tem a finalidade de divulgar o parque natural da Arrábida, aproximar os cidadãos daquela área protegida e realçar a importância do património natural como critério de qualidade de vida numa lógica de desenvolvimento sustentável. inclui actividades interactivas com alunos do concelho, exposições temáticas, visitas de estudo e de lazer ao pnA e acções para a criação e manutenção de formas de comunicação permanente com as famílias das crianças.

Eficiência energética um protocolo de colaboração com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, para a implementação de políticas e acções de promoção da utilização racional da energia e dos recursos naturais, foi aprovado na última reunião pública. Após a celebração do acordo, serão também promovidas actividades que contribuam para uma maior eficiência energética e utilização dos recursos energéticos do concelho. O protocolo, que tem a duração de um ano, prevê que a EnA desenvolva um vasto conjunto de acções, como a elaboração de um plano de Eficiência Energética.

Feira de Sant´Iago destaca este ano o papel dos bombeiros

A cRiAçãO de uma nova área institucional e a dinamização do miradouro são duas novidades da Feira de Sant’iago, que decorre entre este sábado e 7 de Agosto, nas manteigadas. A edição, orçada em 300 mil euros, contra os 400 do ano passado, deverá ultrapassar a visita de mais de 360 mil pessoas.

A feira, alusiva ao tema “Bombeiros: um passado presente e uma referência de futuro”, foi apresentada no passado dia 15, pela presidente Dores meira. A activi-dade e a importância das duas asso-ciações de bombeiros estão retra-tadas na exposição, no pavilhão da autarquia.

Dores meira salientou que «é enorme a lista de feirantes e expo-sitores que continuam, ano após ano, a reforçar a nossa feira». A criação de uma área institucional, com pavilhões de artesanato, por exemplo, numa das entradas do recinto, é uma das novidades. «conferir uma maior dignidade a esta entrada da feira» foi o objec-tivo desta alteração que implicou a transferência da área de diver-timentos para o lado oposto. Outra novidade é a Tenda Electrónica, onde o público mais jovem poderá divertir-se até às 4 horas da madru-

gada, com acessos alcatroados. «O miradouro tem, este ano, varia-díssimos motivos para atrair muitos visitantes», anunciou Dores meira, que realçou ainda o espaço Kids, a Feira do Livro, um restaurante lounge e o pátio Regional, que irá receber as adegas da Rota de Vinhos da península de Setúbal, além de acolher o stand de Viana do castelo, actual município “cidade do Vinho”. Summer Dream Festival é outro projecto que arranca. Várias perso-nalidades nacionais são convi-dadas a participar num encontro informal, animado por DJ, com workshops temáticos. O recinto dispõe de dos palcos mundo e Setúbal, que acolhem vários artistas setubalenses e novos talentos.

Dia 23 - Tony carreira; Dia 24 - Linda martini; Dia 25 - Bandas de garagem; dia 26 - Hands on Approach; Dia 27 - peter’s Jukebox Gang; Dia 28 - Zeca Sempre; Dia 29 - canta Brasil; Dia 30 – Festa Eurofestival; Dia 31 - Docemania. Dia 1 agosto - noite de Rap; Dia 2 - mind da Gap; Dia 3 - Quim Gouveia e Jorge nice; Dia 4 - Ana moura; Dia 5 - chave d’Ouro; Dia 6 – clã; Dia 7 - Homens da Luta.

Artistas para todos os gostos

Resíduos sólidos da Anunciada passam para as mãos do município

A REcOLHA de resíduos sólidos urbanos (RSu) na freguesia da Anun-ciada vai passar a ser feita pelo muni-cípio a partir de 16 de Agosto, numa medida que garante «mais quali-dade» de serviço e «menos custos» para o município. A nova solução para a execução deste trabalho, ante-riormente entregue à empresa EGEO, deve-se à entrada em funcionamento de uma nova viatura municipal de recolha de lixo, de grande capaci-dade, equipada com um contentor com 20 metros cúbicos de volume. O circuito, após a transição para a edilidade, mantém a periodicidade diária e em regime nocturno, funcio-nando entre as 22 horas e as 4 da madrugada. O percurso tem uma extensão de 60 quilómetros, serve uma população de cerca de 16 mil habitantes e inclui 86 pontos de recolha e 200 contentores, cada um

com 800 litros de capacidade. Este serviço é complementado por circuitos de recolha de monos e de lavagem de contentores, sem que nenhuma destas três soluções implique qualquer alteração na rotina diária dos munícipes. para o conjunto destes circuitos é utilizada uma equipa de nove funcionários da autarquia. O município está a «redimensionar todo o sistema de recolha de RSu, introduzindo melhorias de forma progressiva», com o objectivo de implementar medidas que permitam garantir «a flexibilidade, o dinamismo e a redução de custos na gestão dos circuitos». Até ao final do ano o município prevê alargar este tipo de serviço a outras áreas do concelho, nomeadamente em zonas em que a recolha é assegurada pela empresa EGEO.

Festa dos vinhos sobe à Pousada de S. Filipe

A SEGunDA edição da “Wine party”, iniciativa que, nesta sessão, destaca os vinhos da casa Agrícola Horácio Simões e os sabores do verão, realiza-se este sábado, a partir das 19h30, na pousada de São Filipe, em Setúbal.

O evento, organizado pela mcG – produções e Eventos (mcG) e pela pousadas de portugal, com o apoio do município sadino, apresenta, em exclusivo, o premiado vinho generoso moscatel de Setúbal “Superior 10 Anos”, da casa Agrícola Horácio Simões.

O “Summer Buffet”, preparado pelo chef Óscar Fernandes, contempla pratos como tortilha de

cebola caramelizada e ervas frescas, salada de mariscos da nossa costa com vinagreta cremosa e rosbife com mostarda e compota de alperces. O programa da segunda edição da “Wine party” inclui ainda um show cooking, dinamizado pelo chef de serviço, degustação de vinhos, incluindo o moscatel premiado, e momentos de animação musical a cargo da DJ Susana Lage. A entrada para o evento custa 35 euros, podendo os bilhetes ser adquiridos no local. A entrada para o evento pode também ser reservada através das pousadas de portugal.

A aposta está em cativar visitantes

DR

Câmara discute taxa de protecção civil

17S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ palmela ]

Museu da música mecânica em discussãoA CâmArA de Palmela aprovou

na última sessão pública a aber-tura, por um período mínimo de 22 dias úteis, a abertura da discussão pública do Plano de Pormenor do museu da música, na Junta do Pinhal e numa colec-tividade de Valdera. recorde-se que a elaboração do Plano de Pormenor foi deliberada pelo muni-cípio a 15 de Dezembro de 2004 para um projecto de cariz cultural e educativo a criar em Arraiados, na freguesia de Pinhal Novo.

Segundo fonte da autarquia, a intenção é viabilizar a existência de «um equipamento cultural inédito no panorama português», sendo que, desde 2004, o projecto tem vindo a sofrer «as necessárias adaptações e adequações às mudanças e exigências legais entre-tanto ocorridas».

A área de intervenção do Plano abrange um prédio pertencente a Luís Cangueiro, dono de uma colecção de instrumentos de música mecânica com mais de 400 peças e única em Portugal. A proposta do município esclarece que o “prédio

encontra-se em território agro-florestal de categoria I, que permite a construção de edifícios destinados a residência, comércio e serviços, equipamentos e turismo, fixando, porém, um índice de construção baixo, que inviabiliza a construção do museu com o dimensionamento adequado às necessidades especí-

ficas do equipamento. No entanto, o recurso ao aumento da área de construção pode ser feito através do Plano de Pormenor”.

Assim, a elaboração do presente Plano de Pormenor possibilita a criação do edifício pretendido, viabilizando a «implementação do projecto museológico da colecção

de instrumentos de música mecâ-nica, colocando à disposição da comunidade concelhia e não só, um bem de elevado valor cultural e pedagógico», sublinha a edili-dade.

Luís Cangueiro, o mentor do projecto, mostra-se «satisfeito» com este passo, sublinhando que o mesmo já deveria ter acontecido «há mais tempo», referindo, todavia, que «não é por culpa» do muni-cípio que o processo se tem arras-tado. «Como caducaram as medidas preventivas do novo aeroporto de Lisboa, em final de Junho, é possível agora avançar com o processo do Plano de Pormenor», vinca. «Em princípio, o projecto deverá ser aprovado, a não ser que surja algum impedimento por parte dos muní-cipes que invoquem uma razão válida», garante Luís Cangueiro. O passo seguinte é a aprovação final do museu em sessão pública.

Entretanto, no sítio www.museudamusicamecanica.com já podem ser ouvidas as peças de finais do século IXX e princípios do século XX.

+ Notícias

Fotografia no centro históricoVários espaços do centro histórico recebem, até 27 de Agosto, um conjunto de exposições de fotografia panorâmica, da autoria de vários fotógrafos internacionais. Inauguradas no âmbito do Festival Internacional de Fotografia Panorâmica, que se realizou em Junho, numa organização da International Vr Photography Association com o município, estas exposições dão testemunho das potencialidades da fotografia a 360.º e dão-nos a conhecer rostos, edifícios e paisagens fascinantes. Destaque para o “rOYALWEDDINGGIGAPIXEL”, uma imagem de 1,15 giga-pixéis de alta-definição, com 22 metros de comprimento, exposta no Largo de S. João, do fotógrafo inglês Henry Stuart, captada no Casamento real Britânico para a BBC News.

Contos no CasteloEste sábado e domingo, o programa “Castelos no Ar” é dedicado ao tema Contos, com iniciativas para todos os públicos. Ao percorrer os diversos espaços do Castelo de Palmela, cruzamo-nos com pequenas estórias do quotidiano, que nos divertem e emocionam, e surpreendemo-nos com as novas roupagens dos contos milenares, que nos têm encantado ao longo dos tempos. “Estórias de Engraxar” pela FIAr, Associação Cultural, “Cantadora de Contos” por Genoveva Faísca e uma sessão de “Contos Populares” com o humorista Jorge Serafim animam o próximo fim-de-semana no Castelo, numa organização do município. A entrada é livre.

Voluntários da leituraNo Ano Europeu do Voluntariado, a edilidade e o ministério da Cultura lançam no concelho o desafio a todas as entidades individuais ou colectivas de apresentarem um projecto de Voluntariado para a Leitura, a desenvolver junto de pessoas carenciadas ou socialmente excluídas. O melhor projecto tem como prémio uma mala com 300 livros de vários géneros e para diferentes públicos, de modo a poderem ser criados outros projectos específicos. Poderão ainda ser atribuídos 50 livros a menções Honrosas. Os projectos devem ser entregues em qualquer pólo bibliotecário de 1 de Junho a 31 de Agosto.

PALmELA celebra o “Pino do Verão” no próximo dia 29, às 22 horas, numa iniciativa do muni-cípio, do Teatro “O Bando” e da Associação FIAr. O espectáculo decorre no miradouro do Castelo, com vista para a Arrábida, com a participação de várias centenas de artistas – actores, cantores líricos, bandas filarmónicas, coros e asso-ciações locais - que prestam home-nagem ao ponto mais alto da estação. O “Pino do Verão” é um evento comunitário de grande impacto cénico e carácter sazonal, que alia teatro, canto e música à poesia de Eugénio de Andrade. João Brites é responsável pela drama-turgia, encenação e espaço cénico do espectáculo, e Jorge Salgueiro assume a composição e direcção musical. ritual e reflexão aliam-se para um momento de balanço, onde

são apurados e julgados os prota-gonistas dos eventos que mais marcaram o mundo no último ano. A Palmeloa, figura mater de Palmela, é a personagem central do espec-táculo. Ao seu lado, estão o Senhor de Branco, que conduz os povos na busca de felicidade; os mordomos da Festa, filhos da Palmeloa, que garantem que o julgamento se realiza todos os anos; os Vassou-reiros, filhos dos mordomos, que guardam o jazigo; os diabretes, representantes dos povos opri-midos. O “Pino do Verão” é co-finan-ciado pelo Quadro de referência Estratégico Nacional (QrEN), no âmbito do Programa de recupe-ração e Dinamização do Centro Histórico de Palmela, e tem entrada livre. É aconselhável levar uma cadeira, uma manta e uma lanterna, de acordo com a organização.

Direcção dos bombeiros de Pinhal Novo demite-se

A DIrECçãO dos Bom -beiros de Pinhal Novo, lide-rada por Helena rodrigues, encontra-se demissionária desde o passado dia 13. Diver-gências internas, que não permitem complementar a Estrutura de Comando, estão

na origem desta tomada de posição.

Helena rodrigues admite que não conseguiu um enten-dimento com o Comando em funções para evitar que este órgão dos corpos sociais não tivesse apenas um elemento a tempo inteiro. «Este cenário deixa o Comando muito frágil. Era essencial que o futuro Comando fosse constituído, dentro do possível, por elementos a tempo inteiro, com vínculo à associação», vinca, acrescentando que não houve consenso nesta solução que preconiza para os Volun-tários de Pinhal Novo.

Apesar da demissão em bloco da direcção, Helena rodrigues garante que a asso-ciação vai continuar a funcionar dentro da «normalidade» e que assegurará todas as funções de gestão até ser encontrada um novo corpo directivo.

«Espero que a nova direcção tenha oportunidade de nomear um novo Coman-dante», desabafa, concluindo que: «Ser presidente de uma associação de bombeiros é um cargo que é muito difícil de ser bem desempenhado nos nossos tempos livres, porque aqui somos todos voluntários».

“Pino do Verão” no Castelo

A vingar, o museu será o único espaço do género em todo o país

DR

Helena Rodrigues de saída

DR

DR

18 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

[ LitoraL ]

A BiBliotecA na Praia já abriu aos veranentes, numa iniciativa da câmara de Santiago do cacém já consolidada na praia da costa de Santo André.

este ano a Biblioteca na Praia vai contar com várias actividades, é o caso da Hora do conto – cantinho Ambiental às terças e quintas-feiras, com a oficina de leitura também às terças e quintas e todos os dias é possível o emprés-timo de livros infanto/juvenis, revistas e jornais.

este ano vai decorrer uma aula de Yoga. Até dia 27, os visitantes e banhistas daquela zona balnear podem participar numa sequência de posturas de Yoga, mas hoje terão já o atelier que visa a construção de um malabar, swing poi e bolas de malabarismo.

No dia 29 é a vez dos Piratas do Azul chegarem à praia. trata-

se de uma animação teatral pela companhia de teatro três em Pipa. Uma iniciativa no âmbito do Projecto temporada de Arte e cultura – Artes ao Sul da Direcção Regional de cultura do Alentejo.

em Santiago do cacém, ainda no âmbito das actividades de ocupação de tempos livres, realiza-se o Atelier de Verão – Desafios e o objectivo é proporcionar a crianças dos 6 aos 12 anos activi-dades de artes plásticas, pinturas, escultura e modelagem.

A coNVite do Município de Grândola, o apresentador de tele-visão que também é conhecido pela paixão pelo aeromodelismo irá deslocar-se a Melides, ao final da manhã de domingo, onde marcará presença neste evento, que nos dias 23 e 24 de Julho irá receber as mais variadas activi-dades radicais.

Durante dois dias, a praia de Melides, no concelho de Grândola, recebe alguns dos melhores espe-cialistas em kitesurf, paramotor, parapente, e windsurf para demons-trações e workshops.

trata-se da 6ª edição do Festival do Ar, que decorre a 23 e 24 de Julho, com destaque para o salto em Melides do consagrado BaseJumper Mário Pardo acom-panhado de paraquedistas. A não perder também o maior Downwind do Mundo de Kitesurf, com uma distância de 42Km, de tróia a Melides, ao longo da costa.

Para os mais radicais há “saltos negativos” que permitem saltar até 18 m de altura.

No Festival do Ar não falta música. Na Praia de Melides há

uma tenda chill out, com vários Dj’s entre as 09h e as 22h.

Na Praia do carvalhal, no sábado, 23 de Julho, tem lugar mais uma Beach Party “Pés n’Areia”. esta é a 4º edição de uma festa orga-nizada pela Associação de Jovens Nova onda, que pretende juntar, à semelhança do ano passado, milhares de pessoas, e que está inserida no Festival do Ar.

Na areia da praia e com vista para o mar, a música naquela que é uma das maiores festas do género no país, está este anos nas mãos do DJ BoB, RUi eSteVÃo & FliP D’PAlM Antena 3 / Purpurina e MAD-MAc.

o Festival do Ar, enquadra-se nos projectos do município para a divul-gação e valorização da faixa atlân-tica do concelho de Grândola, promo-vendo ao mesmo tempo, as excelentes condições para a prática destas moda-lidades no litoral Alentejano.

todos os eventos do Festival do Ar têm entrada livre.

Júlio Isidro presente no Festival do ArAnimação e leitura enche praias de Santiago

A QUeRcUS interpôs uma acção judicial contra a estradas de Portugal e o Ministério da Agri-cultura, para que seja revisto o procedimento de Avaliação de impacte Ambiental (AiA) que «viabilizou indevidamente» a apro-vação do ic33 Grândola-Évora.

em comunicado, a associação ambientalista garante que o estudo «não teve em conta os impactos graves deste projecto e por isso o nosso objectivo é anular a AiA e

sensibilizar o actual executivo para que tome uma decisão diferente».

Nuno Sequeira, presidente da

Quercus, critica o facto de o ante-rior Governo ter viabilizado o avanço do ic33 Grândola - Évora

com uma Declaração de impacte Ambiental favorável condicionada, apesar das «falhas existentes no estudo de impacte Ambiental refe-ridas por diversas entidades na consulta pública».

os ambientalistas garantem que o estudo «omite nas suas condicio-nantes dezenas de hectares de povo-amentos de sobreiro e azinheira ao longo dos 68 km da via, não permi-tindo efectuar uma avaliação correcta do impacte neste domínio».

A NoVA estrada de acesso a Porto covo - estrada Municipal 554, entre a eN 120 e Porto covo - está concluída e pronta para entrar ao serviço de circulação de viaturas a partir de 21 de Julho de 2011.

«trata-se de uma obra muito importante na qualificação da estrada de acesso a Porto covo, que nesta data passa a ter uma acessibilidade de qualidade em conforto e segurança na ligação a norte», diz o presidente da câmara de Sines, Manuel coelho.

Foi um investimento de 814 mil euros comparticipado pelo FeDeR / União europeia, no âmbito do Programa operacional iNAleN-teJo do QReN 2007-2013.

«com estas obras realizadas garante-se uma nova via com um perfil de 8 metros de largura, o que além de aumentar as condições de segurança e conforto dos automo-bilistas representa uma valorização do território e uma qualificação e promoção dos centros urbanos e turísticos que passa a servir», adianta Manuel coelho.

A conclusão da via entre a Rotunda da Parreira e o limite do concelho (Pontão do Vidigal), também comparticipada por fundos FeDeR, está prevista para o final de Novembro de 2011.

Nesta segunda fase está incluído o alargamento e o reforço do Pontão do Vidigal e a continuação desta via no concelho de odemira para servir a costa do Alentejo litoral, incluindo Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, São teotónio e Algarve.

A PoUcoS meses da abertura de mais um ano lectivo, a autar-quia sineense abre mais uma época de inscrições para apoio social escolar destinado a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.

os agregados familiares com poucos recursos financeiros podem, até dia 29 deste mês, proceder à inscrição para o apoio social escolar, sendo que o processo decorre na secção administrativa

da educação, no edifício da câmara, entre as nove da manhã e as três e meia da tarde.

com o intuito de introduzir mais justiça social e melhorias no acesso ao ensino, a autarquia diri-

gida pelo independente Manuel coelho concede apoio em livros, material escolar e refeições a crianças carenciadas. No último ano lectivo foram apoiados perto de 350 alunos.

Estrada de Morgavel abre ao trânsito

Ambientalistas da QUERCUS ‘chumbam’ IC33

Apoio social reforçado em Sines

Aeromodelismo suscita paixões

A câmara quer cativar veraneantes

A Quercus queixa-se que a obra acabaria com centenas de sobreiros

D.R

.

D.R

.

D.R

.

D.R

.

19S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Pub.

A exposição “o Calco-lítico no concelho de Alcácer do sal” está patente na Cripta Arqueológica, até ao dia 4 de setembro.

A exposição de achados arqueológicos é composta por uma mostra de mate-riais pertencentes às reservas do Museu Municipal pedro Nunes que atestam as trans-formações na vida dos povo-ados de há cinco mil anos com a introdução dos primeiros metais nas rela-ções sociais e comerciais, revolucionando os utensí-

lios usados. Ao longo da ‘viagem’ no tempo, o visi-tante pode encontrar diversos exemplos de cerâ-mica da época, instrumentos bélicos e de uso doméstico.

Calcolítico de Alcácerna cripta arqueológica

A oTTo portugal, líder nacional no mercado dos ecopontos, foi a empresa escolhida para o fornecimento de 90 papeleiras summer para a zona balnear de Tróia, no concelho de Grândola.

De acordo com a empresa, a summer foi dese-nhada «para facilitar não só a colocação como a recolha de resíduos, suportando sacos plásticos no seu inte-rior». Tem capacidade para 90 litros e é produzida em polietileno (corpo e tampa), o que a faz, não só amiga do ambiente, como duradoura, afirma o grupo.

As papeleiras adquiridas por Tróia incluem unidades ecoponto e também para resí-

duos indiferenciados, e estão disponíveis em várias cores.

Desde 1996 em portugal, a oTTo tem vindo a destacar-se através da introdução de soluções inovadoras para a recolha moderna de resíduos. A presença em portugal é, também, marcada pela lide-rança no segmento dos ecopontos e pela introdução de soluções inexistentes no mercado nacional, de forma a cumprir a missão da empresa. Com cerca de 30 colaboradores e um volume de negócios de 6 milhões e 600 mil euros, os principais clientes da oTTo são as asso-ciações de municípios, as câmaras municipais e as empresas de recolha.

Ecopontos de Tróia com design ecológico

As juNTAs de freguesia de Alvalade, Cercal do Alen-tejo, santiago do Cacém e santo André, em parceria com a Associação intervir.Com, no âmbito das Comissões sociais de Freguesia, vão realizar uma colónia de férias diurna para jovens dos 10 aos 18 anos, nos dias 26, 27, 28 e 29 de julho, com a denomi-nação “Tipo Koolónia”.

uma das problemáticas identificadas nos diagnós-ticos sociais destas fregue-sias relaciona-se com a necessidade de ocupação dos tempos livres dos jovens em período de férias escolares.

Assim, o objectivo desta iniciativa passa por propor-cionar dias diferentes, nome-adamente culturais, despor-tivos, pedagógicos, repletos

de diversão através das várias actividades agendadas para suprir carências aos mais variados níveis de crianças e jovens que habi-tualmente, não têm acesso a este tipo de experiências.

estas actividades serão realizadas nas quatro fregue-sias, com início em Alvalade, seguindo-se Cercal do Alen-tejo, santiago do Cacém e,

por último, santo André. A colónia de férias conta

com o apoio da Câmara de santiago do Cacém, dos Agru-pamentos de escolas de Alva-lade e Cercal do Alentejo, da Casa do povo de Cercal do Alentejo, da Associação Cultural de santiago do Cacém, do saki Karting - santo André, Kartó-dromo internacional e a da Caixa Agrícola de santo André.

Juntas de Santiago do Cacém lançam colónias de férias

A empresa OTTO aposta na qualidade e versatilidade

Uma viagem ao passado

O objectivo é proporcinar aos jovens novas experiâncias

D.R

.

D.R

.

D.R

.

20 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

+ Desporto

Pub.

No próximo dia 1 de Agosto, o treinador manuel Correia, 49 anos, estreia-se ao comando da equipa de futebol sénior do Sesimbra, naquela que será a sua primeira vez à frente de um plantel amador, do distrito e na iii divisão F.

De jogador formado no Seixal a profissional que terminou a carreira em Chaves, manuel Correia prolongou a ligação ao futebol como treinador nos campeonatos profissionais. Técnico de Nível iV, foi a pedido do presidente do Sesimbra, Sebastião patrício, que aceitou o desafio ímpar. «É um clube que me diz muito, pelo qual joguei e que, pelos seus dirigentes e adeptos, decidi assumir esta expe-riência», contou o técnico, que será coadjuvado por pedro macedo.

Apesar do ir treinar um plantel amador, manuel Correia (na foto, à esquerda) assume que «a respon-sabilidade e motivação» com que vai trabalhar não sofrerão quais-quer limites. «Gosto muito do futebol e do Sesimbra para que se possa pensar no contrário», sublinha.

o novo técnico sesimbrense admite não conhecer a fundo o campe-onato, mas sabe que «vai ser tão ou mais disputado como foi o da última época». prova que acompanhou de perto, até porque os seus dois filhos – Tiago e rui – representaram a equipa cerise, o que não se repetirá, uma vez que Tiago Correia mudou-se para o 1.º Dezembro, da ii divisão.

Nesta altura, manuel Correia tem um plantel com 20 jogadores – há 6 reforços -, que poderá crescer. «A meta é ficar entre os 6 primeiros na primeira fase. Conheço bem a equipa e confio que os sesimbrenses terão motivos para esperar uma época positiva», lançou o técnico que deseja mais adeptos no Vila Amália.

Na agenda dos vários jogos de pré-época previstos, o Sesimbra estreia-se em casa, dia 6 de Agosto, com o Encarnação.

o jogo de apresentação aos sócios é no dia 13.

o TrEiNADor do GD Alco-chetense, Élio Santos, vai começar a trabalhar com o renovado plantel no dia 29. o técnico que já tem garantidos 19 jogadores, dos quais cinco reforços, admite fechar o grupo com 21 atletas.

Com vista a presença da equipa na iii divisão E, a equipa vai realizar sete jogos particulares, estando o primeiro marcado para dia 3 de Agosto, no Carregado. No ‘Foni’, a equipa começa por receber o Est. Vendas Novas (dia 10), Sesimbra (15) e Alverca (20). o jogo de apre-sentação é dia 18, frente ao Fabril.

o TÉCNiCo da equipa do GD Fabril, Alfredo Almeida, que prolongou por duas épocas o seu vínculo com o clube, já tem garan-tidos 24 jogadores, 12 dos quais são reforços, com vista à presença no campeonato da iii F.

o treinador que admite fechar o plantel com 25 atletas, vai encetar os trabalhos de pré-época no dia 25.

Na agenda dos jogos de prepa-ração, o Fabril tem marcado para dia 30, na Academia do Sporting, o primeiro teste diante dos juniores leoninos. A 3 de Agosto, a equipa fabri-lista desloca-se a Alcochete e no dia 6 recebe o reguengos.

o ArrANquE dos trabalhos de preparação para a nova época da equipa do GD pescadores da Costa de Caparica está marcado para terça-feira, dia 26.

Será com um plantel constituído por duas dezenas de jogadores – metade são reforços – que o treinador Bóris vai comandar o grupo na iii divisão F, com o objectivo de evitar os sobressaltos da última época.

No dia 6 de Agosto está marcado o primeiro particular de preparação, em Lisboa, frente ao Casa pia. Seguem-se dois jogos na Costa, frente ao Sesimbra (17) e Sacavenense (18).

Completam-se hoje 19 dias desde que o Bonfim abriu as portas ao renovado plantel

profissional do Vitória de Setúbal para encarar a nova temporada. Desde o arranque dos trabalhos de preparação de pré-época, os sadinos já reali-zaram quatro jogos particulares e as indicações regis-tadas deixam o treinador Bruno

ribeiro optimista quanto à capa-cidade competitiva daquela que, desde há muito, é a única equipa representante da região no patamar mais alto do futebol luso.

Esta quarta-feira, o Vitória apadrinhou a apresentação do Sporting da Covilhã aos seus adeptos, naquele que foi o terceiro teste particular dos vitorianos. Após dois triunfos diante dos espa-nhóis do iberos FC (7-1) e Celta de Vigo B (2-1), os sadinos empa-

taram a zero.Frente aos serranos,

Bruno ribeiro não viu, pela primeira vez, golos dos seus pupilos mas mostrou-se agradado com o treino. «realizámos mais um bom teste, frente a um adversário forte. Estou satisfeito com

o plantel que tenho à dispo-sição e acredito que podemos realizar um bom campeo-nato», apontou o jovem técnico que está a cumprir a sua primeira pré-época ao

serviço do Vitória, enquanto líder

máximo do plantel.

por

esta altura, há nove caras novas no seio de um grupo de 27 joga-dores. um conjunto que tenderá, naturalmente, a sofrer alterações, seja por novas aquisições ou pela saída de jogadores fruto das opções técnicas.

As dispensas deverão indicar, sobretudo, alguns dos cinco jovens jogadores provenientes da formação do Bonfim que têm trabalho no seio do plantel. No caminho inverso, a entrada de um guarda-redes tem sido por estes dias uma questão de relevo.

Todavia, garantida a conti-nuidade das peças nucleares da última temporada, Bruno ribeiro não dúvida da capacidade e qualidade do seu plantel. «Esta equipa vai encher de orgulho os nossos adeptos. Confio numa época tranquila», referiu o trei-nador vitoriano.

recorde-se que o optimismo vitoriano já havia sido vincado pelo presidente da direcção do emblema, Fernando oliveira, nos primeiros dias de trabalho. Consciente das dificuldades financeiras, o diri-gente não hesitou em assumir que a renovada equipa «vai honrar os pergaminhos do Vitória».

Novos testesem agenda

Depois de ontem ter recebido, no Bonfim, o Estoril-praia, naquele que foi o primeiro particular reali-zado diante dos adeptos sadinos - por imperativos de fecho da edição, não é possível registar o resultado -, o Vitória volta a acres-centar minutos de jogo esta tarde, no Estádio do restelo, frente ao Belenenses.

para a próxima quarta-feira, às 17h30, o treinador sadino Bruno

ribeiro volta a fazer evoluir o seu plantel. Desta vez, em Setúbal,

para defrontar o Atlético, recém-promovido à Liga

orangina.Na agenda vitoriana

há ainda prevista uma deslocação ao Algarve, no dia 30, para aí

defrontar o olhanense.

A nova erado treinadorManuel Correia

Alcochetense com poucas mudanças

Fabril renovoumeio plantel

Pescadores fecham equipa com 20 atletas

Vitória deixa antever época com bom fim

DR

Esta equipa vai encher

de orgulho os nossos adeptos. Confio numa época tranquila. Antevê Bruno Ribeiro

21S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Classificados

aVende-se mesamanicure lâmpadae esterilisadorTLM: 967298609

aSetúbal – Vendo T2totalmente remodelado, como novo. Na Pr. Olga Morais Sarmento.Trata o Próprio Tlm 910489230

aAluga-se escritórioRua da Misericórdia nº31Montijo .Tlf. 934037336

aAluga-se lojadentro do CC ParqueMontijo. Renda barata.Tlf. 212312546

aArmazém de calçadoRua Miguel Bombarda, nº106. Verderena Barreiro

aCede-se pastelaria snack-barÓptimo movimentoBarreiro TLM. 919491673

aExcursão Vila Moura Algarve dia 31/7/2011Tudo 12,50 €Inf. TLM: 968842964

aLimpezas domesticas Clean CompanyC.C. Palmeiras Lj. 20 MoitaT. 210190000

aLoja Banhos de CheirosProdutos cosméticosC.C. Pinô Loja 25 Pinhal Novo

aLoja ChinesaRoupas e diversosPraça da Independência, 12ª Pinhal Novo

aReparadora de calçado Mariazinha C.C. Palmeiras Loja 10 – Moita Próx. GNR

aAl-Sheikh Irslan Bin Shahid Telecomunica-ções Loja de telemóveis de hospital venda e reparação de telemóveis e acessórios Centro Comercial Mochos loja 133 e 134 1ª andarRua Ferreira de Castro LT. 31 Pinhal Novo

aPrecisa-semanicure que saiba fazer unhas de gel.No Montijo 964719694

aChurrasqueiraPronto a ComerRua Ferreira de Castro, nº180 Pinhal Novo

aExcursãoFesta do Leitão em BuçacoDia 13/8/2011 tudo 24,90 €Tlm: 968842964

aKostura’s Engomadoria Rua 20 Abril, nº7 BBarreiro Tel. 211804571

aLoja Lavores Arte e OfíciosRua Dr. Manuel P. Nobre, nº34 B Seixalinho

aProcuro casa mobiladaZona Montijo renda 200€1 ass. Tlm: 962207144

aRestaurante O Central De Rui PintoRua Padre José Estevens, nº1 Pinhal Novo

aRestaurante Chinês LianhuaRua Almirante dos Reis, nº66 Montijo

aAlugoApartamento em Monte Gor-do. Todo equipado – 3 ass.(Rua da Farmácia – Direc-ção do Casino)Nas semanas de 25/7 a 31/7 e de 1/8 a 7/8 e 22/8 a 31/8TLM. 919151429

aCede-se café Próximo Loja cidadão em Setúbal. Tel. 265522964

aLoja 41 C.C. Pingo DoceLavradioCoisas despedida de soltei-ro. Venha ver!!

aVende-se café snack-barÓptimo movimentoMoita.Tlm. 961208412

Open de Corroios 2011 já tem data marcada O 14.º Open de Corroios, promovido pelo CRD Brasileiro Rouxinol, vai decorrer entre 20 e 28 de Agosto, no recinto do clube seixalense. O torneio de ténis, Nível A, é apresentado no dia 30 deste mês, no Hotel Meliã.

Ultramaratona Atlântica regista novo recorde feminino A atleta espanhola Gema Borgas, do Playas de Castelon, venceu o sector feminino da 7.ª Ultramaratona Atântica Melide-Tróia, com 3,42 horas, novo recorde da prova de 43 km. Eusébio Rosa, do Sport União Caparica, ganhou a prova masculina (3,08 horas).

OS JUDOCAS Agata Swia-tkiewicz, em -63 kg, do Vitória de Setúbal, e Célio Dias, - 81 kg, do Clube Cultural e Desportivo Construções Norte/Sul, emblema sedeado no Feijó, Almada, vão representar Portugal na Taça da Europa de Juniores, que se realiza na cidade de Praga, na Republica Checa, nos dias 30 e 31 deste mês.

Refira-se que a judoca vito-

riana, actual vice-campeã nacional, obteve recentemente a graduação de cinto negro 1.º Dan.

Entretanto, já a partir de hoje, o jovem judoca Gil Cardoso, na categoria de -55 kg, do CCD Cons-truções Norte/Sul participa no XI Festival Olímpico da Juven-tude Europeia, prestigiado evento desportivo que decorre até dia 30, em Trabzon, na Turquia.

OS ATLETAS do Surf Clube de Sesimbra (SSC) ganham evidência no plano competitivo luso nas variantes do surf, bodyboard e skimboard.

No que respeita ao skimboard, e ao cabo de duas etapas do circuito nacional, Simão Pinto lidera compe-tição maior, abrindo boas perspec-tivas para a conquista do título luso. Recorde-se que a vencer o circuito de skimboard, Simão Pinto sucederá a Emanuel Embaixador (também do SSC) como campeão nacional.

No bodyboard o destaque vai

para o Circuito Nacional de Espe-ranças onde Manuel Gomes e Pedro Fortunato vão discutir a finalíssima da prova, a realizar em Outubro, na Póvoa do Varzim.

Quanto ao surf, na categoria de esperanças, João Berberan, sub-16, segue na 2.ª posição do circuito nacional, depois de reali-zadas três das seis etapas.

Entretanto, termina este domingo, em Aveiro, a Taça de Portugal. O SCS está em competição com duas dezenas de atletas.

UM DIA com muito râguebi, Sol e praia é a proposta da secção de râguebi do Vitória de Setúbal que organiza este sábado, a partir das 9h30, na praia do Bico das Lulas, o torneio Tróia Beach Rugby 2011, em seniores.

Com a missão elevar o râguebi à dimensão da região de Setúbal, através da boa prática dos mais nobres valores da modalidade, o evento será composto por duas competições distintas, uma mascu-lina e outra feminina, com a partici-pação de 12 e 8 equipas, respectiva-mente, entre as quais, além do Vitória, as representações do GD Direito, CDUL, Moita, Caldas e U. Tecnologia.

Depois de vários anos a orga-nizar o evento em Setúbal, o torneio estreia-se em Tróia, com o apoio da Tróia Resort, Câmara de Grân-

dola, Federação de Rugby e a Atlantic Ferries, e tem reservados prémios monetários para os vence-dores masculinos (1500 euros) e

femininos (500 euros).Para Pedro Almeida, capitão da

equipa de râguebi do Vitória, «a realização deste tipo de acções é

muito importante para a divulgação do râguebi como extraordinária modalidade desportiva que é». «Fico feliz por ver entidades de tão grande dimensão associarem-se à nossa causa como parceiros e ajudarem-nos a organizar, divulgar e cons-truir este tipo de eventos», destacou o jogador sadino.

Pedro Almeida deixa antever um dia «espectacular, cheio de diversão para todos, principal-mente para o público que certa-mente estará presente».

Recorde-se que o râguebi de praia é disputado por equipas de cinco elementos, que podem ter igual número de suplentes.

Dois judocas da região eleitos para Taça da Europa

Surf sesimbrense assume destaque nacional

Sadinos promovem torneio de râguebi na praia de Tróia

Simão Pinto brilha no skimboard

Um dia em nome da promoção do râguebi tem como palco as areias turisticas de Tróia

Foto

s: D

R

DR

Urgênci5 euros6 euros7 euros8 euros9 euros

10 euros11 euros

GRÁTIStexto do anúncio

indique a secção onde pretende ver publicado o seu anúncio

coMo anUnciaR: escrever o anúncio em maiúsculas no cupão quadriculado. cada letra deve ocupar um só quadrado. deixar um espaço livre entre cada palavra.o cupão quadriculado deverá ser recortado e enviado em carta, ou entregue pessoalmente, com os respectivos valores, iniciando-se a publicação imediatamente a seguir à sua recepção.

noMe MoRada telefonecÓdigo postal qUantia (eURo)cHeqUe n.º Vale postal n.º n.º contRibUinte

iMobiliÁRio eMpRego aUto diVeRsos

vezes Telf:265 538 810

ConTaCTe2Diversos

22 S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

+ Negócios

A CP Carga S.A. e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de desenvolver soluções logísticas de base marítimo-ferro-viária, que possam potenciar a competitividade do porto.

Esta colaboração permite expandir as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas, promovendo a expansão da área geográfica do mercado ao espaço internacional, com particular rele-vância à escala Ibérica.

A assinatura deste protocolo insere-se numa das principais linhas estratégicas de desenvolvimento da CP Carga, que tem como base o crescimento da actividade de e para os portos nacionais, que repre-sentam já cerca de 50% da activi-dade da Empresa.

O Porto de Sines e a sua Zona

Industrial e Logística são actualmente uma referência ibérica em transporte ferroviário de mercadorias, com mais de 20 comboios diários, transpor-tando em média mais de 10.000 tone-ladas/dia. No importante segmento da carga contentorizada continua a registar-se um bom crescimento, tendo no 1.º semestre de 2011 sido operados mais 12% de comboios, ou seja, 1.329 comboios contra 1.182 nos primeiros seis meses de 2010.

Actualmente, face aos fortes investimentos em Sines, nomea-

damente nas unidades fabris e logísticas da ZILS e no Terminal de Contentores de Sines (TXXI), o transporte ferroviário de merca-dorias apresenta um forte poten-cial de crescimento em novos tráfegos. Com efeito, o desenvol-vimento de serviços marítimos directos aos principais mercados internacionais, através de navios de última geração com fortes economias de escala, associado ao potencial de crescimento no hinter-land em todo o corredor até Madrid, abrem novas oportunidades de negócio nas cadeias logísticas marí-timo-ferroviárias.

Este Protocolo vai permitir conti-nuar a desenvolver as condições para o reforço da posição de Portugal como plataforma logística e país exportador, contribuindo ainda para a necessária melhoria da competi-tividade da economia portuguesa.

Porto de Sines e CP Carga assinaram protocolo de colaboração logística

A REPSOL Polímeros é uma das patrocinadoras da 13.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), em Sines, que decorre entre 22 e 24 e 27 a 30 do corrente mês.

Este patrocínio surge com o objectivo de apoiar «um dos maiores eventos anuais» reali-zados em Sines, concelho onde a Repsol Polímeros se insere, dando assim o seu contributo para uma «maior promoção cultural e turís-tica» da região.

Como o próprio nome indica, este festival tem como protago-nistas músicos provenientes dos setes cantos do mundo, 35 concertos distribuídos por sete dias de música.

A Repsol Polímeros reforça assim a sua activa política de apoio a entidades e eventos da região, em diferentes áreas como a Cultura, Educação, Desporto e Segurança.

A Repsol, foi também patro-cinadora oficial do Concurso Compreender, Saber e Investigar a Química (CSI), atribuindo prémios tecnológicos aos jovens vencedores deste concurso que teve como objectivo fomentar o interesse pela química, esti-mular o espírito de iniciativa, criatividade e literacia científica, bem como, demonstrar a impor-tância central da Química na Sociedade Moderna junto dos mais novos.

O Concurso CSI foi lançado pela Universidade de Évora, no âmbito do Ano Internacional da Química, destinado a alunos fina-listas do ensino secundário em que os participantes deveriam elaborar um trabalho cujo tema central fosse a Química e a sua presença na vida quotidiana.

O melhor trabalho foi de cinco alunos da Escola Secundária de Azambuja com o título: "Sabão de Inverno – A Química na Protecção do Ambiente".

As cinco alunas vencedoras, além de terem recebido prémios tecnológicos, tiveram ainda a oportunidade de visitar o complexo da Repsol em Sines onde foi proporcionado um contacto com a realidade extra-escolar e a valorização dos conhe-cimentos e das vivências da comu-nidade local.

Foram escolhidos ‘os melhores’ nas Jornadas do Centro de Química que decorreram na Universidade de Évora.

A Repsol também outorgou um prémio tecnológico por uma Menção Honrosa atribuída a um aluno do Colégio Cedros de Vila Nova de Gaia com o título: “Química e Arte”.

Repsol patrocina músicas do Mundo e dá prémios

A ADMINISTRAçãO dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) pagou ao Estado, referente ao exercício de 2010, cerca de 3 milhões de euros de dividendos, concretamente 2 995 691,68 euros (tendo sido pago 2 351 617,97 euros de dividendo líquido e 644 073,71 euros a título de IRC), pela participação do Estado português no capital desta entidade.

A distribuição foi feita na Assem-bleia Geral, que ocorreu em 31 de Março do presente ano, tendo o paga-mento sido efectivado nos trinta dias seguintes, conforme estabelece a Lei das Sociedades Comerciais.

A APSS tem vindo a distribuir e a pagar dividendos ao accionista refe-rentes a exercícios anteriores, nome-adamente 1 507 274,30 euros, de 2007; 2 368 755,24 euros, de 2008; e 1 202 654,59, de 2009.

APSS entrega 3 milhões ao Estado

Aerset renuncia à direcção da Parque SantiagoOS ELEMENTOS da direcção

da Parque Santiago que repre-sentam a Associação Empresarial da Região de Setúbal (Aerset), detentora de 55 por cento das Unidades de Participação renun-ciaram aos cargos por «desenten-dimentos insanáveis» com a Câmara de Setúbal, entidade que detém a restante percentagem do capital da Associação.

O diferendo dura «há mais de dois anos» e segundo António Capoulas, líder da Aerset, «a autarquia não tem

revelado coerência nem coesão neste processo, mostrando-se insensível à nossa estratégia para aquele terri-tório, nomeadamente a consolidação das dívidas, via financiamento bancário, ás duas empresas que cons-truíram as infra-estruturas», no caso Teodoro Gomes Alho e Montiterras, que ascendem a cerca de dois milhões de euros.

E por isso mesmo, a Aerset já decidiu não ter outra hipótese que não a de passar a sua posição a um outro parceiro e, desta forma,

permitir que a autarquia possa conduzir o processo de intervenção na zona, de acordo com a sua própria estratégia.

O facto de não haver hipótese de «uma estratégia comum», impede que a Aerset tenha condições para desenvolver um parque estraté-gico, conforme estaria inicialmente previsto e imprimir, como se dese-jaria «uma nova dinâmica empre-sarial», afirma António Capoulas.

«Temos que resolver o problema da dívida com as

empresas que ali desenvolveram os trabalhos e cumprir os objec-tivos de dinamização empresarial inscritos no Plano Estratégico Setúbal Nascente. A cidade não pode dispor de um espaço de tão grande potencial apenas para realizar Feira de Santiago», critica o dirigente.

Com a renúncia dos dirigentes da Aerset, a Parque Santiago caiu num vazio no que diz respeito ao seu futuro. A solução pode vir a ser encontrada com a convocação de uma assembleia-geral.

Dívidas de Setúbal e da SGAL ‘apertam’ recuperação da Teodoro Gomes Alho

A dificuldade de recuperar créditos à SGAL – Socie-dade Gestora da Alta de

Lisboa, à Câmara de Setúbal e à Associação Parque Santiago, com valores que ultrapassam os dez milhões de euros, está a compro-meter a recuperação financeira da construtora Teodoro Gomes Alho.

A empresa, com sede em Sesimbra, conta ainda com 450 postos de trabalho, mas as dificuldades em ser ressarcida destes créditos nos últimos anos, está a gerar «imensos problemas de tesouraria», segundo fonte da admi-nistração da Teodoro Alho, confir-mando a existência de alguns salá-rios em atraso. «Estamos a fazer um esforço titânico no sentido de obter o pagamento de montantes elevados, há muito vencidos, dos quais a empresa é credora. E mesmo assim já foram pagos parte dos vencimentos de Maio e Junho», nomeadamente, sabe o Semmais, o pagamento intre-gral dos vencimentos mais baixos.

Esta semana, sindicatos afectos à CGTP e a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP acusaram a empresa de pretender «reduzir» drasticamente os postos de trabalho com «rescisões a preço de saldo». Situação que a administração da empresa considera «falsa e calu-niosa», que não atende às dificul-dades reais que a empresa atravessa.

«É uma afirmação grave e os

seus autores deveriam ser obri-gados a comprová-la», afirma a mesma fonte ao Semmais, real-çando tratar-se de «manifestações fáceis de solidariedade abstractas e inconsequentes», numa altura em que a empresa precisa de «contributos efectivos para superar as dificuldades».

Para além de uma quebra drás-tica na actividade da empresa, que

está a afectar gravemente o sector da construção e obras públicas, os responsáveis da empresa não têm dúvidas de que se as entidades públicas devedoras saldassem parte das dívidas à empresa a situ-ação tenderia a «normalizar».

As últimas investidas da Teodoro Alho para recuperar os seus créditos junto da SGAL e da Câmara de Setúbal mostraram-se infrutíferas, sendo que o processo da Alta de Lisboa tem vindo a arrastar-se nos tribunais e a autarquia sadina «continua sem nenhuma resposta» sobre prazos de liquidação ou «tenta-tiva de acordos bancários» para resolver o problema.

Recorde-se que no caso de Setúbal, a empresa é credora de cerca de 2,5 milhões de euros referente às obras de terrapla-gens da Parque Santiago, onde se efectua a Feira de Sant’iago, e de trabalhos de construção no Cine Teatro Luísa Todi.

A empresa desmente redução de postos de trabalho

Joaq

uim

To

rres

DR

Acordo em nome do desenvolvimento

23S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

O gosto e o prazer pela boa mesa animou a aventura de quatro comensais jovens amigos monti-jenses que foram ao baú das receitas mais tradicionais da zona para lançar o restaurante-petis-queira “Entre Vinhos”.

E tudo nasceu desse acaso maior à volta da boa mesa. «Juntá-vamo-nos pelo gosto e prazer da mesa. É dai que nasce a tertúlia e só depois pensámos associar a componente económica», explica ao Semmais David Jesus, um dos quatro mosqueteiros da petis-queira ‘encravada’, com amplo espaço de recato e estacionamento, junto ao coração do Montijo.

Curioso ou talvez não, este grupo de jovens empreendedores não vivem do negócio da restau-ração. E esse aspecto é um trunfo maior, uma vez que, afirma Miguel Soares, «acabamos por ser poli-valentes. Fazemos de tudo um pouco, para além das nossas acti-vidades profissionais». E desta forma, acrescenta David Jesus, «podemos continuar a desfrutar deste negócio como se fossemos também clientes da casa».

Este intimismo singular, está a dar que falar em terras montijenses

e nos arredores, tendo em conta que «quem vem à casa sente-se como se fosse um dos nossos», atira Sérgio Quendera, não sem antes sublinhar que em termos gastro-nómicos «tudo gira à volta de Luísa Soares, a cozinheira especialista em vetustas tradições gastronómicas da zona, desafiada para cumprir o lugar de chefe da cozinha.

É ela que prepara as ‘Iscas com pita”, as “Batatinhas de Molho de Toucinho”, “Moelas de Molho” ou os “Pimentos Adocicados”, especialidades que deitar por terra

qualquer paladar mais exigente e guloso.

«A ideia foi mesmo recrear as receitas tradi-cionais da região, mas elaboradas exactamente como se faziam antiga-mente. Não se trata de uma

mera adaptação como às vezes se vê por ai em alguns restau-rantes», clarifica David Jesus.

O espaço acolhedor conta com cerca de 50 lugares e a inauguração, a 12 de Maio deste ano, teve mesmo direito a festança, com poesia e tudo, a cargo de Chocolate Contra-danças, com vasta obra editada.

Uma marcapara o futuro

Desde essa altura, o passa palavra tem funcionado com cátedra do melhor marketing, sendo que a clientela que saboreia o cardápio do “Entre Vinhos” tem mantido uma fidelidade digna de registo. «Os nossos clientes andam numa faixa etária entre os 40 e os 50 anos, mas começa a registar-se muita afluência de gente mais nova», acentua Sérgio Quendera.

A experiência, que foi também, segundo João Barata, «a identifi-cação de uma lacuna do mercado», pode mesmo levar à criação de

uma marca. «Há aqui muita iden-tidade e por isso podemos afirmar que gerámos uma certa novidade na restauração local», enfatiza João Barata.

Com ideia de amplificar a oferta no local, passando por conferir à actividades lúdicas adequadas, com fados, jantares vinícolas e degus-tações, João barata não esquece que outra variável importante do projecto é apostar na dinamização dos produtos locais e regionais», sendo que no “Entre Vinhos” o pão, a carne e a fruta tem sempre origem no Montijo, enquanto que os vinhos e os queijos são originários de outras zonas do distrito.

Petisqueira no Montijo recria receitas antigas em ‘casa’ intimista que começa a ganhar fama e proveito

Os quatro mosqueteiros do “Entre Vinhos”Amantes da ‘boa mesa’ quiseram arranjar um espaço para as suas tertúlias gastronómicas. Agora estão à frente do ‘Entre Vinhos’, um desafio que pretende recrear as receitas mais tradicionais do Montijo. O ‘negócio’ dos bons sabores pode levá-los até a criar uma marca própria.

Versos com sabor local com alma

“Entre Vinhos” para desfrutarOs prazeres da boa mesa,O corpo a dar-se ao vagarA alma a manter-se acesa

Local para todo o universoP’ra gente de toda a idadeOnde é bem-vindo um versoE se acolhe a amizade

In Chocolate Contradanças

Caixa de Crédito Agrícola abre portas no BarreiroNO ANO em que comemora

um século de actividade, o Crédito Agrícola acaba de abrir o balcão do Barreiro, contabilizando já 14 os balcões que cobrem o distrito de Setúbal.

O balcão do Barreiro, inaugu-rado oficialmente esta quinta-feira, na presença do presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Central do Crédito Agrícola, Carlos Courelas, significa para o presi-dente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de Entre Tejo e Sado, a concretização de «uma pretensão com vários anos, e para o que há muito vinham sendo desen-volvidos esforços».

Na cerimónia, Paulo Ferreira garantiu que a abertura do novo balcão representa «mais um firme passo na consolidação do projecto estratégico de expansão da Caixa de ETS», um projecto iniciado em 2010, e no âmbito do qual foi também aberto recentemente um

balcão na Charneca de Caparica. A concretização do projecto de

expansão da instituição, em época de crise, corre em contra-ciclo face a medidas contrárias de outras insti-tuições similares, que ao longo do último ano têm vindo a fechar balcões por todo o país. Para Paulo Ferreira, a expansão da Caixa Agrí-cola deve-se à proximidade da insti-tuição com a região em que se insere

e à «responsabilidade social» que sempre assumiu, de «praticar a recu-peração da nossa economia». Uma das provas desta política, exempli-fica, é o facto de, «ao contrário da generalidade dos bancos que distribui os seus resultados através de dividendos pagos aos accionistas estranhos às regiões onde actuam» a Caixa converte os proveitos da sua exploração «em benefício directo

para a comunidade local», apoiando iniciativas das mais diversas enti-dades «e que são a face das verda-deiras forças vivas da nossa terra».

O Crédito Agrícola é uma das poucas instituições financeiras privadas com capitais exclusiva-mente nacionais e tem como lema dar um forte contributo para o desenvolvimento económico e social, gerando benefícios para as

comunidades onde se insere.Criado em 1911, data do Decreto-

lei que regulava a criação e funcio-namento das Caixas Agrícolas, o Crédito Agrícola é uma instituição enraizada em toda a sociedade portuguesa que conta, actualmente, com uma rede de cerca de 700 balcões, 5 mil colaboradores, mais de 400 mil associados e cerca de um milhão e 200 mil clientes.

Paulo Ferreira, presidente da CCAM Entre Tejo e Sado no uso da palavra A abertura do 14º balcão mostra a força da aposta no distrito

Sem

mai

s

David Jesus, João Barata, Sérgio Quendera e Miguel Soares, os quatro jovens empreendedores do Montijo

S á bado | 2 3. Ju l . 2 0 1 1 www.semmaisjornal.com

Pub.