hoje macau 9 nov 2011 #2489

16

Click here to load reader

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 19-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 9 de Novembro de 2011 • Ano X • N.º 2489

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

TEMPO AGUACEIROS MIN 17 MAX 20 HUMIDADE 80-98% • CÂMBIOS EURO 11.0 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 9 DE NOVEMBRO DE 2011 • ANO XI • Nº 2489

PUB

Ter para ler

Jovens rebeldes

A CADA DIA, 1,3 ADOLESCENTE FOGE DE CASA

• Página 7

Fumos gordurosos dos restaurantes

TECNOLOGIA PARA CONTROLAR QUALIDADE DO AR

• Centrais

A loucura das compras em Yiwu

O HIPERMERCADO FAVORITO DO MUNDO OCIDENTAL

• Página 3

Governo culpa turistas e não residentes por aumento da criminalidade

Violência prósperaOs números revelados ontem pelo Gabinete do Secretário para a Segurança não enganam: a criminalidade está a subir a galope em Macau. Há mais roubos, assaltos a residências, tráfico de drogas e crimes de extorsão. Cheong Kuok Vá diz que a culpa é dos turistas chineses e do crescente número de trabalhadores importados. Apesar da violência andar à solta, o secretário diz que não há nada a temer. > PÁGINA 6

Page 2: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

O dalai-lama, líder espiri-tual dos budistas tibeta-nos, declarou ontem em Tóquio que o «genocídio

cultural» conduzido pela China no Tibete está na origem da recente vaga de imolações pelo fogo de tibetanos. “Há uma espécie de genocídio cultural que ocorre” no “tecto do mundo”, disse numa conferência de imprensa.

“Durante os últimos 10, 15 anos, tem havido dirigentes chineses muito firmes. É por isso que se vê este tipo de lamentáveis inciden-tes”, adiantou.

Após a imolação pelo fogo em Março de um jovem monge do

A Coreia do Sul decidiu ontem retomar a assistência médica ao Norte, através

da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o desbloqueio de 6,94 milhões de dólares em apoio, retidos desde 2010.

De acordo com a agência noticiosa sul-coreana Yonhap, que cita um fun-cionário do Ministério da Reunificação, Seul tomou a decisão por razões huma-nitárias e na sequência de um pedido realizado à OMS.

O Governo sul-coreano tinha doado o dinheiro a um programa da OMS que tinha como fim prestar assistência médica ao Norte, mas solicitou a suspensão desse apoio depois do afundamento da corveta Cheonan, em 2010, que Seul atribui a um ataque submarino de Pyongyang.

Aquele montante, agora desbloquea-do, será investido em equipamento mé-

A China lançará em breve a sua quarta pesquisa

nacional sobre recursos de medicina tradicional chinesa (MTC) para garantir o desen-volvimento sustentável da in-dústria, segundo autoridades de saúde pública.

Os trabalhos preparatórios foram concluídos e um progra-ma piloto para a pesquisa será iniciado em breve, cobrindo seis províncias e regiões, incluindo Hunan, Hubei, Sichuan, Xinjiang e Yunnan, disse Wang Guoqiang, vice--ministro da Saúde.

Wang, também director da Administração Estatal de Medicina Tradicional Chinesa, falou neste domingo durante a reunião anual de profissionais farmacêuticos do país.

A última pesquisa do tipo, realizada entre 1983 e 1987, mostrou que a China possuía mais de 12 mil tipos de recursos de MTC, cuja maioria estava na natureza selvagem.

Especialistas prevêem que este resultado provavelmente já mudou após mais de duas décadas.

“Uma nova pesquisa é necessária para fazer planos gerais para a administração, protecção e utilização de recur-

China conduz Tibete a genocídio cultural, diz Dalai-Lama

“As coisas estão terríveis no Tibete”

COREIAS | SEUL DESBLOQUEIA AJUDA MÉDICA

AO NORTE AVALIADA EM SEIS MILHÕES DE DÓLARES

Por “razões humanitárias”

CHINA LANÇARÁ GRANDE PESQUISA SOBRE

RECURSOS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Uma indústria muito lucrativa

mosteiro de Kirti, na província de Sichuan (sudoeste da China), para protestar contra a repressão religiosa, onze monges e monjas budistas fizeram o mesmo e pelo menos sete morreram, nesta pro-víncia fronteiriça do Tibete.

Um tibetano exilado na Índia tentou na sexta-feira imolar-se pelo fogo diante da embaixada da China em Nova Deli, antes de ser impedido pela polícia.

“A propaganda comunista chinesa dá uma imagem ‘cor-de--rosa’ da situação. Mas na verdade, mesmo os chineses que visitam o Tibete têm a impressão que as coisas estão terríveis”, declarou o

dalai-lama. O Tibete está “numa situação desesperada”, afirmou.

Os tibetanos acusam os hans, etnia dominante na China, de colo-nizarem de modo inexorável o seu território e de fazerem desaparecer a sua cultura.

A China afirma ter “libertado pacificamente” o Tibete em 1951 e ter melhorado a vida dos tibetanos ao investir maciçamente no desen-volvimento económico desta pobre e isolada região.

O dalai-lama, prémio Nobel da Paz em 1989, defende uma autono-mia real para o Tibete, mas Pequim continua a considerá-lo como um perigoso “separatista”.

dico básico e instalações hospitalares na Coreia do Norte, consideradas precárias por especialistas internacionais devido à escassez de medicamentos.

A retoma da assistência médica à Coreia do Norte ocorre depois de, no fim-de-semana, o ministro sul-coreano da Reunificação, Yu Woo-ik, ter discutido, em Nova Iorque, com o secretário-geral da ONU, o seu compatriota Ban Ki-moon, soluções para ajudar Pyongyang.

Woo-ik assumiu a pasta da Reunifi-cação no mês passado e desde então tem flexibilizado as políticas de Seul em rela-ção ao Norte, endurecidas em 2010 com o afundamento da corveta Cheonan e o bombardeamento, em Novembro do ano passado, da ilha de Yeonpyeong, ataques que causaram a morte a 50 sul-coreanos e que Seul atribui ao regime de Kim Jong-il.

sos da MTC”, disse o professor Huang Luqi, vice-presidente da Academia Chinesa de Ci-ência Médica Chinesa.

A pesquisa também pode ajudar no estabelecimento de um sistema de avaliação dinâmico para os preciosos recursos, acrescentou Huang.

A MTC refere-se em geral ao sistema médico chinês in-tegral baseado no equilíbrio e na harmonia do corpo.

Entre os componentes da MTC estão os remédios tradi-cionais de ervas e terapias ine-

rentes, incluindo acupunctura, exercício físico e massagem terapêutica.

Dados oficiais mostram que a indústria da MTC regis-tou um bom resultado em 2010, com um valor de produção que aumentou 29,5% ao ano e chegou a 317,2 mil milhões de yuans, superando o de toda a indústria farmacêutica do país.

Além disso, especialistas previram que o valor da produção anual da MTC na China superará 1 trilião de yuans até 2015.Yu Woo-ik

Page 3: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

3www.hojemacau.com.mo

Tudo, mas mesmo tudo, se compra em Yiwu, nos arredores de Xangai

O hipermercado do mundo

Leia mais notícias sobre a China e a Ásia em www.hojemacau.com.mo@

Maria João [email protected]

A apresentação pa-rece dizer tudo. “Os fecho-ecler exportados desde

Yiwu chegam para dar a volta à Terra 20 vezes.” Com o diâmetro equatorial nos 12.700 quilómetros, estes seriam percorridos 20 vezes com fechos-ecleres vendidos pela cidade de Yiwu.

A duas horas e meia de comboio de Xangai, Yiwu não atrai turistas mas em-presários. Os campos de chá terminam em Hangzhou e quem segue até Yiwu tem uma ideia em mente – negó-cios. Importação e exporta-ção para todo o mundo e de qualquer produto.

São mais de três qui-lómetros para andar em frente sem parar. A distância multiplica-se por cinco anda-res e inúmeros corredores em cada andar. O maior centro do comércio internacional em Yiwu tem a área de uma cidade dividida em pequenas lojas, coladas umas às outras com expositores onde pro-dutos iguais se multiplicam.

Há o corredor das meias, dos cintos, dos colares, dos chapéus-de-chuva, das pe-rucas, dos cachecóis, dos sa-patos, da loiça, das panelas, das flores de plástico, das velas, dos enfeites de Natal, das máscaras de carnaval, dos tapetes, dos plásticos, dos brinquedos, das almo-fadas, dos sacos de plástico, das tendas e material de campismo, dos candeeiros, da roupa de bebé, dos reló-gios, do material eléctrico, da papelaria, dos espelhos, dos cosméticos, e dos fecho-ecler. E a lista podia continuar por-que Yiwu tem tudo o que o mundo todo procura.

O SHOPPING DO MÉDIO ORIENTEMuitos árabes passeiam pe-los corredores. Mas também africanos e indianos. Uma conversa rápida com um dos visitantes leva-nos ao Burundi. “Estou a acompa-nhar a minha irmã que tem uma papelaria”, diz o jovem estudante.

O espaço é tão grande que só à hora de almoço,

quando milhares acorrem à cantina de um dos andares, se percebe quantas pessoas trabalham só num piso. O centro comercial vende tudo às centenas e milhares. Na área para recém-nascidos, os sapatos de bebé têm o preço inicial de dois yuans por par. Mas tem de se comprar um mínimo de 70 pares, diz a vendedora. A quantidade estipulada para a maior parte das compras é 500 unidades. Sapatos, colares, perucas, tudo se multiplica.

Os produtos expostos são para a amostra e quem quer comprar tem de ir aos armazéns da cidade, onde tudo se amontoa. Yiwu é o ponto de encontro dos produtos manufacturados em várias pequenas cidades industriais chinesas. Um paraíso para revendedores,

é um exemplo de como o mercado global funciona com a China a produzir a baixo custo e a exportar para o mundo todo.

Nos países membros da União Europeia nem todos os produtos cumprem os requisitos de entrada. Po-rém, mesmo com a crise, da Alemanha ao Burundi os produtos “made in China” continuam a ser os que maior retorno dão nos negócios.

“Venho comprar joa-lharia e meias”, conta um alemão residente em Xangai há vários anos. Viagens fre-quentes a Yiwu permitem--lhe acompanhar o negócio das exportações para cadeias de supermercados em Muni-que e no sul da Alemanha. Apesar do fantasma da crise pairar sobre as exportações chinesas, a China continua a

ser o país que mais exporta a seguir à Alemanha.

Os países do Médio Orien-te são os melhores clientes e Yiwu é a cidade chinesa com a maior população árabe. As agências para representação nos negócios anunciam em árabe, os menus do Médio Oriente repetem-se e há uma mesquita onde todas as sextas-feiras se juntam centenas de fiéis estrangeiros residentes na cidade.

Para os chineses, saber uma língua estrangeira é a melhor forma de arranjar trabalho na cidade. E o árabe é um valor acrescentado. Quem compra tem de preen-cher vários formulários em chinês para depois embarcar os produtos. Um valor de comissão é estabelecido no negócio e pertence ao primeiro intermediário chi-

nês. Por regra, as comissões sucedem-se assim que se sai do centro comercial para os armazéns. Ao fim de alguns anos, há compradores que optam por fazer negócio sem intermediários chineses.

A CRISE COMO AMEAÇANos corredores há várias crianças a brincar. São os filhos dos vendedores que, como os pais, passam os dias no centro comercial. As avós juntam-se a conversar. São elas que tomam conta dos pequenos. Famílias inteiras de trabalhadores migrantes das províncias vizinhas têm em Yiwu a oportunidade de deixar a vida agrícola. Para quem vende, o dia de traba-lho é monótono. Espera-se por clientes e enquanto não aparecem, vêem-se filmes no computador.

Com mais de 30 mil lojas só num centro comercial, a cidade tem ainda várias su-perfícies comerciais. O maior centro ganha pela facilidade de acesso. Uma vez escolhi-do o produto, define-se a área que vai da letra A até à letra E, sítios unidos por pontes aéreas que passam por cima de vias rápidas. É impossível conhecer todas as áreas e os empresários escolhem normalmente uma única para as compras.

Camiões com contento-res enchem as avenidas. De Yiwu as mercadorias são embarcadas para o resto do mundo. Da Austrália à América do Sul há produtos a chegar com origem nesta cidade chinesa.

Ao final da tarde, dois indianos prostram-se no chão de uma loja que ven-de plásticos. O vendedor parece indiferente aos dois homens que seguem um dos cinco momentos rituais de oração no dia de um muçul-mano. “Já nos conhecemos há muitos anos”, conta o vendedor chinês. Os dois indianos vêm frequente-mente a Yiwu para comprar e dizem já não precisar de intermediários. “É mais simples se formos nós a seguir todo o processo.”

Apesar da diminuição das exportações da China para a União Europeia, com o valor mais baixo desde 1995 atingido este ano, Yiwu ainda é um hipermercado do mundo. Aos vendedores, as notícias da crise chegam também, mas perante o gi-gantesco centro comercial é normal haver lojas vazias. A China continua a oferecer os melhores preços de venda e, fora dos mercados tradicio-nais da Europa e dos Estados Unidos, Yiwu continua a abastecer os países africanos e do Médio Oriente onde, entre muitas outras coisas, o “hijab” ou véu islâmico à venda tem origem “made in China”.

OLYMPUS ADMITE TER ENCOBERTO PERDAS DURANTE DÉCADASO fabricante japonês de equipamentos fotográficos Olympus admitiu hoje ter encoberto, desde a década de 1990, perdas em investimentos e anunciou a destituição do seu vice-presidente executivo, Hisashi Mori, por alegada responsabilidade nessas operações. A revelação surge num relatório de uma comissão independente, designada pela própria empresa, que investigou acusações de alegados pagamentos irregulares efectuados pela Olympus em aquisições entre 2006 e 2008.

Page 4: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

Cáritas pede ao Chefe do Executivo para promover solidariedade entre residentes

Receita para se estender a mão Lia [email protected]

FERNANDO Chui Sai On reuniu ontem com o se-cretário-geral da Cáritas de Macau, Paul Pun, para

recolher opiniões sobre os serviços sociais e as políticas de bem-estar da população a ter em conta nas próximas Linhas de Acção Gover-nativa (LAG), que serão apresen-tadas na semana que vem.

O responsável da organização humanitária referiu-se ao encontro com o Chefe do Executivo como uma oportunidade de partilhar com Chui Sai On o que se pode fazer para melhorar a vida da comunidade. “É preciso promover na comunidade o espírito de entreajuda. Não é algo que se faça em pouco tempo, mas o Governo precisa de mudar de ati-tude para que se dar o mote”, frisa.

AnúncioConcurso público

O Instituto do Desporto faz público que, por despacho do Ex.mo Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, de 27 de Outubro de 2011, se encontra aberto o concurso público para o «Seguro de acidentes pessoais dos agentes desportivos». O respectivo programa do concurso e o caderno de encargos encontram-se disponíveis para efeitos de consulta durante o horário de trabalho, no Expediente Geral, na sede do Instituto do Desporto, sito na Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues, s/n, edifício Fórum de Macau, bloco I, a partir da data de publicação deste anúncio no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau. Os interessados também podem solicitar cópia do processo, sendo cobrado por cada cópia o preço de MOP$500.00 (quinhentas patacas). As propostas serão entregues, dentro do horário de serviço, no Expediente Geral na Sede do Instituto do Desporto e o respectivo prazo de entrega termina às 17,00 horas do dia 30 de Novembro de 2011. Além da entrega dos documentos referidos no respectivo programa do concurso e no caderno de encargos, deve ser apresentado o documento comprovativo de ter sido efectuada a caução provisória no valor de MOP$ 140 000,00 (cento e quarenta mil patacas) à ordem do Fundo de Desenvolvimento Desportivo, no Banco Nacional Ultramarino, ou prestada na Divisão Administrativa e Financeira do Instituto do Desporto, em numerário ou cheque, podendo ainda ser efectuada mediante garantia bancária. A abertura das propostas realizar-se-á na sala de reuniões do Instituto do Desporto, sito na Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues, s/n, edifício Fórum de Macau, bloco I, às 10,00 horas, no dia 1 de Dezembro de 2011. Instituto do Desporto, ao 1 de Novembro de 2011. O Presidente, Substituto, José Tavares

PUB

ESPAÇO, equipamentos e instalações médicas são

a justificação do Executivo para o pagamento da renda mensal de 910 mil patacas à Universidade de Ciência e Tecnologia (MUST) pela utilização de um espaço onde começou a funcionar, este mês, o Posto de Urgência das Ilhas.

Os Serviços de Saúde asseguram, através de um comunicado, que a MUST ar-rendou não só o espaço que foi mostrado aos jornalistas

A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) atribuiu uma licença a uma nova pensão na cidade, elevando o número de estabelecimentos desta categoria para 32, disponibilizando um total de 616 quartos aos turistas que visitem Macau. De acordo a DST, o projecto surge em sintonia com as Linhas de Acção Governativa do Governo da RAEM, de apoio a investidores na abertura de construção de hotéis económicos e pensões em Macau, para possibilitar uma maior diversificação das opções de alojamento. Localizada no centro da cidade, num prédio autónomo de seis andares,

a Pensão Renascença tem a classificação de duas estrelas, 40 quartos e um restaurante de comida chinesa. “Estamos sempre atentos às necessidades dos visitantes. O Governo da RAEM presta todo o apoio aos investidores para operarem diferentes categorias de hotéis e pensões, e a DST também facilita o processo de licenciamento. É nosso desejo que, no futuro, Macau tenha uma maior variedade de opções de alojamento para os visitantes, concretizando gradualmente a diversificação do mercado”, assinalou o director da DST, João Costa Antunes.

GOVERNO JUSTIFICA O PAGAMENTO DE 910 MIL PATACAS DE RENDA À MUST

Está tudo explicado, dizemna altura da apresentação do novo Posto de Urgência das Ilhas – com aproximada-mente 616 metros quadrados -, mas também o terceiro andar, o que totaliza cerca de 3700 metros quadrados. “A respeito da renda fixada no acordo, a área arrendada

inclui a zona E, G e M no rés-do-chão e as respectivas instalações, bem como todo o terceiro andar”, pode ler-se no comunicado.

A renda de 910 mil pa-tacas levantou ondas na sociedade, e só foi desven-dada após muita pressão

dos meios de comunicação social. Na altura da apre-sentação do novo posto, Cheong U, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, que presidiu à cerimónia, não avançou com números, sendo a informação revelada mais tarde em comunicado.

Os Serviços de Saúde asseguram que a renda mensal inclui equipamentos médicos, como laboratórios

e máquinas de raio-X, TAC e ecografias. “O arrenda-mento não se limita ao uso do espaço físico, mas inclui, também, a utilização dos apetrechamentos e equi-pamentos necessários. Por esta razão, a renda cobrada envolve não apenas o uso do local mas também dos diver-sos aparelhos, equipamentos e instalações existentes”, frisa a entidade.

O Posto de Urgência está programado para durar, pelo menos, até à abertura do novo hospital da Taipa. Para já, dispõe de uma sala de reanimação, uma de traumatologia e outra de observação, esta com dez camas. No terceiro andar, que não foi mostrado aos jornalistas na visita in loco, os Serviços de Saúde dizem ter enfermarias de reabi-litação, com 90 camas. A entidade frisa ainda que a MUST usufrui “de melhor conveniência geográfica”, o que influenciou na escolha do local. - J.F.

MAIS UMA PENSÃO PARA QUEM NÃO PODE PAGAR MUITO

Uma juventude por vezes per-dida, como caracteriza o secretário--geral, urge alguém quem os guie e os oriente – um desassossego mos-trado a Chui Sai On. Com uma vasta experiência no que diz respeito ao apoio social, Paul Pun diz que os jovens reflectem uma das camadas que mais necessita de orientação. A falta de vontade de estudar somada à ausência de actividades que os ocupe, além de, por vezes, pais que não se interessam ou simplesmente não sabem como lidar com os filhos, são alguns dos problemas apresen-tados por Paul Pun.

Ao Hoje Macau, Pun esclareceu algumas das linhas “conversadas” que se podem seguir para melhorar a qualidade de vida destes jovens e da população em geral. “Os jovens precisam de alguém que os acompanhe, nem que se já para ir dar um passeio. Isso passa por

criar um programa de liderança”, afirmou Pun. Dar formação a quem os guie e promover essa ajuda junto dos jovens é um dos passos a tomar, até porque “há pessoas que se interessam, mas ninguém os ajuda a ajudar”, sublinha.

Paul Pun fala então na criação de um sistema e de serviços que sirvam os mais carenciados e as

comunidades mais desfavorecidas. O voluntariado é outra das formas referenciadas, como auxílio a quem mais precisa, mas é também algo “que tem que ser promovido junto da população”, sublinha.

Apesar de tudo, o responsável da Cáritas não considera a juventu-de de Macau problemática, apenas “perdida”. Para prestar esse auxílio

é necessário saber quem são estes jovens e Paul Pun sabe. “Tenho contactos com as escolas - vejo-os e sei dos seus problemas”, diz.

Do Chefe do Executivo não esperava resposta, apenas que ouvisse a sua opinião. O respon-sável quis fazer chegar ao líder da RAEM aquilo que tem vindo a experienciar ao longo do trabalho desenvolvido. Contudo, passa por Chui Sai On ver o que deve ser feito, como afirmou Pun.

Em comunicado, o líder do Governo diz ter reiterado que o Executivo da RAEM “envida es-forços para o desenvolvimento da economia, a melhoria da qualidade da vida da população, e a atenção às necessidades dos idosos e das comunidades mais desfavoreci-das, tendo sempre como base o princípio de servir e responder os interesses e anseios dos cidadãos”.

Page 5: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

5www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]

COMEÇA a funcionar a partir de Janeiro o “Gabinete para a Prevenção e Controlo

do Tabagismo”, a entidade que terá papel relevante na altura em que fumar vai ser mais restrito por Macau.

Ainda sem estar definido quem vai ocu-par os cargos, o Governo adiantou ontem que a entidade vai ficar responsável por garantir o cumprimento da nova lei anti-tabaco, que entra em vigor na mesma altura, promover campanhas informativas sobre os malefícios do tabaco e fiscalizar o cumprimento da legislação.

Na lista das competências do Gabinete está ainda a função de coordenar as opera-ções de controlo do tabagismo, o controlo dos produtos tabaqueiros destinados ao consumo público e a elaboração de um relatório de acompanhamento ao consumo.

O Gabinete para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, subunidade dos Serviços de Saúde, conta já com 40 inspectores sanitários, neste momento em fase de formação.

A entidade, frisou o porta-voz do Conse-lho Executivo, “terá carácter permanente”. Na conferência destinada à apresentação do projecto do Regulamento Administrativo

A partir de agora, todas as instalações eléctricas

vão estar sujeitas a licença de exploração obrigatória, anunciou ontem o Executivo.

Com as novas alterações ao regulamento administrati-vo, interpostas pelo Governo, as instalações de carácter permanente em zonas de lazer, espaços públicos, zonas comuns de edifícios, destina-das a escritórios, unidades hoteleiras ou comerciais ou em locais sujeitos a risco de explosão, vão ver-se obri-gadas a seguir as regras de exploração.

Uma vez que o forneci-mento de energia eléctrica para este tipo de instalações só poderá ser feita assim que for obtida a licença de exploração emitida pela Di-recção dos Serviços de Solos,

Obras Públicas e Transportes (DSSOPT), em caso de não cumprimento das regras, o fornecimento pode ser inter-rompido.

A licença de exploração terá de ser pedida ao depar-tamento das obras públicas do Governo, que emite uma autorização provisória para o prazo de três meses. Para re-querer uma licença definitiva, o titular das instalações terá de estar sujeito a vistorias.

ALTERADO CÓDIGO DE REGISTO COMERCIAL Ontem, Leong Heng Teng, porta-voz do Conselho Exe-cutivo, apresentou outra al-teração, desta vez ao Código do Registo Comercial.

Alterado pela última vez em 2000, o Governo consi-dera esta altura certa para

mais modificações, dado “o desenvolvimento económi-co acelerado de Macau nos últimos anos”. Assim que for aprovada a proposta, vai ser aperfeiçoado o registo de identificação no registo comercial, com os titulares a serem obrigados a entregar cópias dos documentos.

Também só os próprios empresários podem pedir os livros dos registos comerciais.

A proposta de alteração tem como principais objec-tivos criar uma base jurídica para a electronização dos serviços do registo comercial, de forma a que a Conserva-tória do Registo Comercial e de Bens Imóveis e a Direcção dos Serviços de Finanças possam trocar informações reciprocamente, e reforçar a segurança dos registos. – J.F.

GOVERNO CRIA GABINETE PARA AJUDAR

NA FISCALIZAÇÃO DA NOVA LEI ANTI-TABACO

De olho na restrição ao fumo

EXECUTIVO ALTERA REGULAMENTO DE EXPLORAÇÃO

DE INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS E LEI DO CÓDIGO COMERCIAL

Reforçar a segurança

que irá alterar a estrutura dos Serviços de Saúde – de forma a introduzir o Gabinete -, Leong Heng Teng relembrou que a Lei antitabágica entrará em vigor a partir de 1 de Janeiro.

Recorde-se que, a partir do próximo ano, começa a ser proibido fumar em recintos públicos fechados, com excepção dos casi-nos, que podem criar salas para fumadores até 2013.

As novas restrições enquadram-se na Convenção Quadro da Organização Mun-dial de Saúde para o Controlo do Tabaco, ratificada pela China em 2005. Em Macau, as duas das principais causas de morte – cancro na faringe e pulmões – estão ligadas ao consumo do tabaco.

Page 6: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

Crimes contra o património aumentam 12,5% em relação a 2010

Turistas podem dar em amigos do alheioO assunto não é para preocupações mas também não é para desleixos. Os crimes contra o património estão a crescer em Macau. As autoridades não querem alarmismos, mas sempre vão dizendo que a população tem de estar de olho bem aberto. Criminalidade violenta, crimes relacionados com drogas e pessoas ilegais também estão no cabaz das preocupações

Gonçalo Lobo [email protected]

NO geral, a criminalidade no território aumentou, entre Janeiro e Setembro deste ano, 5,9% em rela-

ção ao mesmo período do ano pas-sado. Mas o que mais preocupa as autoridades é o aumento dos crimes contra o património – um acréscimo de 12,5% em relação a 2010 -, como explicou ontem o secretário para a Segurança, Cheong Kuoc Vá.

Nesse particular, registaram-se mais 449 furtos que no ano passa-do, o que representa um aumento de 15,7%. “O crime de furto tem aumentado ao longo deste ano. Têm-se registado um aumento de furtos de carteiras, telemóveis e ciclomotores”, explicou o secretário para a Segurança, acrescentando: “É muito possível que seja devido ao aumento de turistas no terri-tório”.

E o que fazer em relação a isso? Pouco, muito pouco. O secretário para a Segurança referiu que “vêem muitos malfeitores da China, mas que não se pode dizer que todos são ladrões”. “Não é possível proibir

a entrada das pessoas”, afirmou taxativamente.

E as casas não ficam a salvo. As autoridades revelaram que há grupos concertados a invadir a pro-priedade alheia na busca de alguma coisa valiosa. “Já desmantelámos redes de furto com três ou quatro pessoas que andam a roubar habi-tações”, afirmou Cheong Kuoc Vá.

Os crimes de extorsão, por e--mail e por carta, também estão em voga. Os dados mais recentes revelam que há pessoas que enviam correspondência a pedir dinheiro e a ameaçar outras pessoas. “Os números relacionados com os cri-mes ao património das pessoas tem oscilado à volta dos 3000 casos. As autoridades estão atentas e temos envidado esforços na troca de informações com as autoridades vizinhas. Aliás, encaminhamos os dados de quem transgride para os seus países de origem”, explicou Cheong.

CADA VEZ MAIS ORGANIZAÇÃOEsta nova vaga de furtos e roubos

deve servir para abrir os olhos aos habitantes de Macau. Se por um lado as polícias estão mais atentas, por outro a população também tem de resguardar os seus interesses. “É preciso que todos tomem cuidado dos seus pertences”, lembrou o secretário.

Apesar da falta de estatísticas sobre, concretamente, que tipo de furtos e roubos têm ocorrido, as autoridades não têm dúvida de uma coisa: “A criminalidade em Macau está cada vez mais organizada.”

MAIS CHINESES ILEGAISOs crimes contra o território tam-bém aumentaram consideravel-mente. Englobam a desobediência que até agora teve um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado e as falsas decla-rações que sofreram um aumento de 28,4%.

Pessoas indocumentadas e a exceder a permanência também são o prato do dia por estas bandas. As autoridades têm-se deparado

com um aumento de indivíduos do interior da China, com visto indi-vidual ou com outro documento, que ultrapassam o tempo limite de permanência no território.

Com visto individual foram mais 104 pessoas (total de 3248) do que em 2010 e com outro do-cumento, mais 1128 pessoas (total de 17.798) que no ano passado. Ambos representam, respectiva-mente, um aumento de 3,3 e 6,8%.

Os indocumentados, que en-tram como turistas no território e depois permanecem por cá, tam-bém aumentaram 6,4%. Em 2010 foram 939 de Janeiro a Setembro, e este ano já vão em 999.

O que diminuiu considera-velmente, “devido a um feroz trabalho das forças policiais”, foi o número de estrangeiros com excesso de permanência. Em 2010, no período em análise, eram 2725. Este ano, no mesmo período, fo-ram 2366, menos 13,2%, portanto.

A criminalidade violenta au-mentou 14,7% em relação a 2010. Este tipo de crime ainda maiori-

tariamente ligado à indústria do jogo, sobretudo com o jogo ilícito nas salas de VIP.

MINISTÉRIO PÚBLICO JÁ TINHA DADO O ALERTAAs autoridades enviaram mais indivíduos para o Ministério Público (MP). Só este ano 3034 pessoas foram passadas a pente fino nas diversas investigações criminais asseguradas pelo MP. Este aumento de 15 indivíduos representa, até ao momento, um aumento de 0,5% em relação ao ano passado.

Em Outubro, o MP já tinha dado indicadores da criminali-dade de Macau. De acordo com os dados divulgados então, mais 10% de processos-crime autuados aconteceram nos primeiros oito meses do ano, um aumento de 6853 para 7505, se comparado com o período homólogo de 2010.

Os mesmos dados não en-ganam. O crescimento sentiu-se principalmente nos processos rela-cionados com branqueamento de capitais, criminalidade informáti-ca e tráfico e consumo de droga.

Os crimes de branqueamento de capitais revelam-se em evasões fiscais em massa, conluio e rela-ções de sociedades complexas. Este tipo de delitos cresceram 40% durante os oito primeiros meses do ano.

O MP também não esqueceu os casos de furto e roubo. Há um mês já alertava para um crescimento de 23% – com os furtos em casinos na liderança. Já os de burla e extorsão elevarem-se em 11% e os do jogo ilícito e de usura aumentaram 6%.

DROGAS SEM ROCK & ROLLDe Janeiro a Agosto, o número dos processos autuados relacionados com estupefacientes foi de 186, tendo havido um aumento de 13% nos processos de acusação. Por cada mês que passou, mais de 20 novos casos ligados ao consumo e tráfico de estupefacientes foram registados.

Grande proporção atingiu também os casos de tráfico de droga internacional e os crimes envolvendo grandes quantidades de droga. Além dos turistas serem parte considerável no número de consumidores de droga, são os residentes que mais preocupam, por serem cada vez mais jovens.

Balanço da criminalidade de Janeiro a Setembro e sua comparação entre 2010 e 2011

JAN-SET 2010 VARIAÇÃO % (2011)

Crimes contra a pessoa 1809 1832 -23 -1,3%Crimes contra o património 5080 4515 +565 +12,5%Crimes contra a vida em sociedade 517 531 -14 -2,6%Crimes contra o território 742 640 +102 +15,9%Crimes não classificados em outra parte 1033 1154 -121 -10,5%Criminalidade violenta 477 416 +61 +14,7%Delinquência juvenil (casos) 76 79 -3 -3,8%Indivíduos enviados ao Ministério Público 3034 3019 +15 +0,5%

Page 7: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

7www.hojemacau.com.mo

Lia [email protected]

EM média foge de casa 1,3 pessoa em Macau todos os dias. Nos primei-

ros seis meses deste ano foi registado um total de 272 ca-sos de jovens desaparecidos na faixa etária dos 15 aos 18 anos. O alerta pode ser dado logo após o desaparecimen-to da pessoa. A fotografia é enviada para todos os departamentos policiais. “Quando o polícia anda na rua, pode reconhecer a pessoa e avisa as famílias”, explica o Gabinete Coorde-nador de Segurança.

A maioria dos jovens não foge efectivamente de casa, apenas se “ausenta por uns dias e depois regressa”, segundo dados revelados pela autoridade. Estes de-saparecimentos são fruto principalmente de discórdias familiares, uma forma de fazer greve à escola e relacio-namentos amorosos. Passam a noite na rua, nos cibercafés ou em casa de amigos. Es-tes adolescentes tornam-se alvos vulneráveis para os criminosos, que os aliciam e os incitam a cometer crimes.

Há todo um conjunto de factores a ter em conta quando se lida com ado-lescentes. E mais ainda, quando o ambiente em que se vive é propício a vícios e onde as fronteiras estão abertas, tornando-se de fácil acesso uma eventual “fugida”. Suzette Agcaoili, professora-assistente da Universidade de São José (USJ) e especialista em psico-logia, fala de vários factores de risco e de uma lacuna de dados. “Falta traçar o perfil dos jovens e das famílias, só assim se pode actuar e saber o que se passa com a juventude de hoje.”

Das razões apresentadas

PATRIMÓNIO E INDÚSTRIAS CRIATIVAS EM DEBATE Chui Sai On, reuniu-se ontem com o director da Associação para a Protecção do Património Histórico e Cultural de Macau, Cheang Kuok Keong, e da Associação de História, Chan Su Weng, para debater a questão da protecção do património histórico do território. O Chefe do Executivo prometeu continuar o trabalho de protecção ao património e Cheang Kuok Keong debruçou-se no assunto do edifício da Rua das Estalagens, que consideram poder ter valor histórico. Recorde-se que este local poderá ter sido uma farmácia que terá pertencido a Sun Yat-sen. O desenvolvimento das indústrias criativas e culturais foi também tema de conversa dos participantes.

A cada dia 1,3 pessoa foge de casa devido a problemas familiares e financeiros

Quem são e para onde vão os rebeldesOs jovens desaparecem num piscar de olhos, mas faltam dados para agir e intervir. Até Junho deste ano, mais de duas centenas de adolescentes foram dados como desaparecidos. Números que não têm tendência a aumentar, segundo as autoridades. Contudo, é preciso tomar medidas “antes que o caso seja mais sério”

pelo Gabinete Coordenador de Segurança, a especialista retira factores de risco: o vício nas tecnologias de informação e uma falta de comunicação familiar, que pode ser consequência do vício. Suzette Agcaoili subli-nha que nenhum problema é específico do território. Contudo, sendo a região um local que vive 24 horas, onde a entrada e saída de

turistas é constante e o grande atractivo é o jogo, crianças com problemas de ajustamento são um alvo fácil. “As crianças com pro-blemas de adaptação podem sofrer com as consequências. Querem experimentar tudo e se não têm bases familiares facilmente se perdem. Ma-cau pode ser pequeno, mas está altamente urbanizado”, refere a professora.

Comparando com o ano passado, 31% das 507 pes-soas dadas como desapa-recidas no território eram adolescentes. O registo só começou a ser feito em 2003, de 1999 a 2002 não há regis-tos feitos. Estes números reúnem dados da Judiciária e da Polícia de Segurança Pública. Há oito anos, foram notificados 666 casos de pes-soas desaparecidas em Ma-cau. Dados que levaram a PJ a agir, e tentar identificar as motivações dos adolescentes que trocam o conforto do lar pelos chamados “maus caminhos”.

O AMBIENTE, A FAMÍLIA E O MUNDO À VOLTAUm problema que afecta o mundo. Sociedades de consumo levam a mudanças sociais e comportamentais.

O vício da Internet é um problema - desta adição advém a falta de comunica-ção e entendimento com a família. Mesmo em núcleos conservadores, no mundo virtual os jovens encontram tudo, desde namoros, en-contros, jogo e sexo. “Isto é um problema e um risco social emergente”, refere a professora. E numa terra, como a RAEM, onde é fácil atravessar fronteiras, ir e ficar uns dias em Hong Kong ou na China Continental sem dar notícias é normal para os mais novos.

Os adolescentes têm na sua natureza o sentido de explorar, mas há formas di-ferentes e tudo depende do ambiente que os rodeia. Para intervir, há que definir quem são e de onde vêm. Os pontos a ter em conta abrangem o

ambiente familiar. “As bases familiares são os pilares dos comportamentos”, afirma a especialista. Os adolescentes sofrem muitas influências do grupo de amigos e recu-sar é não ser ‘cool’ ou não pertencer ao grupo. “Para os adolescentes o lema é: quero pertencer, porque é ‘cool’ aos olhos dos outros. Então experimentam tudo”, sustenta Suzette Agcaoili. Tentar solucionar o proble-ma de conflitos familiares e a pressão da escola não é tarefa fácil: é preciso paciên-cia, tempo e muito trabalho de comunicação de parte a parte.

Outro factor enunciado pela especialista é o vício do jogo. Patologia recorrente-mente associada ao uso de drogas, daí o Governo estar agora a avançar para uma legislação para restringir as entradas de menores de 21 anos nos casinos. O índice de pobreza e o contexto socio-económico são outro ponto a ter em conta. “Mesmo que os pais trabalhem, têm que estar conscientes que é necessário passar um tempo de qualidade com os filhos. Aqui reside uma prevenção e intervenção atempada”, explica.

Uma análise interes-sante para Suzette Agcaoili seria fazer também o perfil da população antes e depois da transferência de Admi-nistração. As mudanças sociais que se deram a nível de educação, protecção social, emprego, saúde ou carreiras ajudaria a compre-ender melhor o problema e ter um ponto de referência por onde começar a agir. “Seria mais fácil tanto para o Governo como para especialistas sociais terem programas de prevenção. Mas enquanto não houver dados, não será fácil solu-cionar”, frisa.

Número de pessoas desaparecidas IDADE MASCULINO FEMININO TOTAL

15 ou menos 35 41 7616-17 anos 12 9 2118 ou mais 100 75 175Total 147 125 272

* Dados de Janeiro a Junho de 2011

Page 8: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

8www.hojemacau.com.mo vida

Clickecológico

INVESTIGADORES PORTUGUESES TESTAM ‘PIJAMA CURATIVO’

Projecto pioneiro contra dermatite

Joana [email protected]

NÃO ocupa muito espaço, mas é funcional na pro-tecção do ambiente. O Instituto para os Assun-

tos Cívicos e Municipais (IACM) está a experimentar um novo aparelho, cujo sistema interactivo fornece informações sobre a actuação dos equipamentos de filtragem dos fumos dos restaurantes.

O restaurante “Novo Tomato”, de comida portuguesa, foi um dos oito estabelecimentos que começou ontem a utilizar o novo sistema, com direito a demonstração in loco aos jornalistas.

“O aparelho dá-nos todas as informações sobre o funcionamen-to do filtro dos fumos oleosos e da ventilação. Conseguimos identificar

DUAS pesquisas recentes reafir-mam o consenso científico em

torno da realidade do aquecimento global, embora também mostrem as incertezas do fenómeno.

A primeira, coordenada pelo físico Richard Muller, da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi divulgado numa conferência nos EUA. Embora aguarde ser publicado, já ganhou re-levância porque, até ao mês passado, Muller era um céptico do clima. Para ele, os dados usados para mostrar que o planeta está a aquecer não eram confiáveis.

Decidido a colocar o consenso climático à prova, Muller organizou um estudo, o Best (sigla inglesa de “projecto Berkeley sobre a Tempera-tura da Superfície Terrestre”).

A pesquisa recebeu parte do seu financiamento da fundação Charles Koch, ligada à indústria do petróleo e responsável por financiar outros cépticos climáticos e políticos con-servadores nos EUA.

São as estações meteorológicas as principais responsáveis por recolher dados da temperatura e criar uma sé-rie histórica capaz de dizer se, afinal, o planeta está mais quente.

Seguindo os dados obtidos por essas estações, o IPCC, painel do clima da ONU, estima que a temperatura

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

(FMUP) vai iniciar um projec-to pioneiro, intitulado “2nd Dermis” (segunda pele), na cura da dermatite atópica, uma doença de pele inflama-tória associada a alergias e de predisposição familiar.

Após uma primeira fase de testes em laboratório, o ensaio clínico vai começar a ser feito em pacientes com mais de 12 anos, a partir de 18 de Novembro, dia em que a FMUP promove uma reunião científica sobre a dermatite atópica, avança o Expresso.

BALEIA MORTA EM PRAIA DA CHINA VIRA ATRACÇÃO• Uma imagem divulgada pela Reuters nesta segunda-feira mostra moradores da província de Fujian a observar um exemplar de baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus) que apareceu morta no litoral chinês. O mamífero aquático, com cerca de 14 metros de comprimento, foi encontrado por um pescador local no último sábado, de acordo com a imprensa local. O corpo da baleia virou atracção turística, tanto que os moradores aproveitavam a presença do animal para tirar fotos, colocando mesmo as crianças em cima da carcaça do animal.

IACM instala sistemas interactivos para fiscalizar funcionamento de equipamentos de filtragem

Tecnologia para acabar com fumos oleososquando estão em funcionamento, detectar avarias ou quando deve ser feita a limpeza”, explicou Ho Beng Hong, chefe da Divisão de Higiene Ambiental do IACM.

Directamente ligado a um servi-dor instalado no departamento do Instituto, o aparelho transmite dados aos responsáveis do Governo, que conseguem, assim, fiscalizar a actu-ação dos equipamentos instalados nos restaurantes.

“Uma vez que há muitas queixas dos cidadãos relativamente à emis-são de fumos e gases, desta forma conseguimos controlar quando os restaurantes não ligam os aparelhos e, de imediato, alertá-los”, frisou Ho Beng Hong.

Os dados enviados ao servidor do IACM, identificados através do nome do restaurante, mostram ma-

NOVOS ESTUDOS REFORÇAM CONSENSO DE QUE TEMPERATURAS ESTÃO A ELEVAR-SE

Terra está mesmo mais quentemédia da Terra subiu 0,64 grau Celsius nos últimos 50 anos.

Só que há um problema, escreve Muller: 70% dessas estações nos EUA possuem uma margem de erro supe-rior a essa variação.

Além disso, grande parte das me-dições de temperatura é feita em áreas urbanas, que ficaram mais quentes com o asfalto, calçadas e concentração de prédios.

Muller explica que a equipa do estudo Best usou uma massa maior de registos do que as pesquisas tra-dicionais sobre o tema.

Resultado: de quase 40 mil es-tações medidoras de temperatura mundo afora, dois terços mostraram sinais de aquecimento.

Além disso, eles trabalharam com dados de satélite para levantar as tendências de temperatura apenas nas estações de medição em áreas rurais, e não houve diferença em relação às mais urbanas.

E a magnitude do aquecimento é comparável tanto nas estações de boa qualidade quanto nas que trazem dados mais incertos.

“Embora as estações de baixa

qualidade tragam temperaturas in-correctas, elas ainda assim seguem as mudanças de temperatura”, afirma.

INCERTEZAS Muller e os colegas, no entanto, não investigaram as causas do aqueci-mento nem o que acontecerá daqui para a frente. Neste último ponto, uma pesquisa publicada recentemente na revista científica “Journal of Geophysi-cal Research” mostra que os cientistas ainda terão muito trabalho pela frente.

Julia Crook e Piers Forster, da Universidade de Leeds (Reino Unido), fizeram uma análise detalhada dos modelos climáticos, as simulações por computador que servem para prever o futuro do clima.

Para verificar se esses modelos são úteis é tentar ver se eles reproduzem o que ocorreu com o clima no século XX.

Eles conseguem isso, dizem os pesquisadores, mas de uma forma que não depende da força dos feedbacks positivos do clima, ou seja, da maneira como mudanças actuais amplificam o aquecimento futuro. Por exemplo: derreter gelo no Árctico torna a região mais escura. Com isso, ela absorve mais luz solar e aquece ainda mais.

Por causa disso, é provável que nenhum modelo actual seja capaz de capturar como será o clima do futuro.

Page 9: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

9www.hojemacau.com.mo

PUB

Sabia que...

INVESTIGADORES PORTUGUESES TESTAM ‘PIJAMA CURATIVO’

Projecto pioneiro contra dermatite

ÁREA ARDIDA EM 2011 EM PORTUGAL ULTRAPASSOU OS 70 MIL HECTARESMais de 25 mil incêndios queimaram 70.193 hectares de florestas e matos de Portugal, de 1 de Janeiro a 31 de Outubro, revela o mais recente balanço provisório da Autoridade Florestal Nacional. Este ano foram registados 25.318 incêndios, um número superior em relação a igual período do ano passado (21.863) e à média da última década (23.005). O maior número de incêndios ocorreu no distrito do Porto, com 6482 fogos, segundo os dados do Relatório Provisório de Incêndios Florestais, relativo às fases Alfa, Bravo, Charlie e Delta. O distrito de Vila Real surge com a maior área ardida, ou seja, 12.985 hectares, 10.011 dos quais são matos.

• A marinha mercante mundial lança diariamente no mar 450 mil recipientes de plástico?

IACM instala sistemas interactivos para fiscalizar funcionamento de equipamentos de filtragem

Tecnologia para acabar com fumos oleosospas com os tempos de duração dos equipamentos de filtragem e têm até um sistema de alarme para situações fora do normal.

Mas o sistema interactivo não ajuda só os membros do IACM. Os proprietários dos estabelecimentos conseguem também ver no visor do aparelho as informações sobre os seus equipamentos. “É muito útil, na medida em que podemos perceber quando devemos proceder à limpeza dos nossos aparelhos. Penso que é uma forma de elevar a nossa respon-sabilidade perante o ambiente”, disse o dono do “Novo Tomato”.

Iniciado em 2009, este projecto já está implementado em oito res-taurantes em Macau e na Taipa, que demonstram problemas mais graves na emissão de fumos oleosos das cozinhas.

O aparelho – uma caixa cinzenta com um pequeno visor – está liga-do aos aparelhos de filtragem e às ventoinhas e emite dados 24 horas, automaticamente e em tempo real.

Para já, e uma vez que o projecto está em fase de experimentação, os custos ficam a cargo do IACM. No total, o aparelho custa 3800 patacas sem instalação e tem custos de ma-nutenção anuais no valor de três mil patacas.

Uma vez que são cerca de 1500 os estabelecimentos que o IACM aconselha a instalar o sistema, o processo será feito de forma faseada, até para avaliar a capacidade do servidor do IACM.

Ho Beng Hong afirma que a insta-lação do sistema interactivo permite que os equipamentos de filtragem consigam funcionar melhor, possibi-litando a sucção em 90% dos fumos produzidos nas cozinhas.

Em Macau, actualmente, há uma escala de medição dos fumos gordu-rosos, que pune com um mínimo de 500 mil patacas os estabelecimentos que emitam mais de 9,2 miligramas deste poluidor por metro quadrado.

Nesta fase da investigação irão ser sujeitos ao novo trata-mento 200 doentes, que duran-te a noite utilizarão um pijama especial - camisola interior e leggings - impregnado de um componente antimicrobiano e cicatrizante, que mantém as suas características terapêuti-cas mesmo após 30 lavagens.

Segundo Cristina Lopes, responsável pelo estudo, a inclusão no projecto não im-plica a toma de qualquer me-dicamento nem exigirá des-locações ao hospital, sendo os doentes avaliados apenas no início e no fim do estudo.

A terapia inovadora terá a duração de dois meses e os re-sultados do estudo, antes e após a utilização do pijama especial, irão ser analisados e relatados

numa publicação científica para posterior certificação.

Para Cristina Lopes, a par-ticipação num estudo destes é uma oportunidade rara de contribuir para a qualidade de vida dos pacientes com este tipo de doença, patologia “por vezes com elevados custos a nível de medicação, loções e cremes, alguns dos quais sem comparticipação por serem en-tendidos como cosméticos”.

A líder da investigação refere que o recrutamento dos pacientes irá ser efectuado por indicação médica ou ainda por livre iniciativa dos doentes, que poderão inscrever-se di-rectamente no Instituto CUF do Porto.

Page 10: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

UM jornal estatal chinês levantou a possibilidade de mais acções

contra o artista e activista Ai Weiwei, alegando que ele pode estar a fazer “levan-tamento ilegal de fundos” depois de milhares de sim-patizantes lhe terem man-dado dinheiro para ajudar a pagar uma dívida fiscal de 15 milhões de yuans.

Ai Weiwei disse acreditar que, até à noite de segunda--feira, o dinheiro enviado por simpatizantes totalizaria cerca de cinco milhões de yuans. O dinheiro chegou por via electrónica, correio e até mesmo sob a forma de cédulas dobradas para for-mar aviõezinhos de papel, arremessados para dentro do seu atelier.

O artista precisa de fazer um pagamento inicial de oito milhões de yuans para poder contestar as acusações, que afirma serem infundadas.

Ontem, uma notícia dava conta que a mãe do activista hipotecou a sua casa em Pequim para ajudar a pagar a multa do filho.

Ai Weiwei, de 54 anos, passou quase três meses deste ano em detenção, de-sencadeando manifestações internacionais de repúdio ao governo Central. Familiares e simpatizantes do dissiden-te acreditam que a detenção foi uma retaliação contra seu activismo social e polí-tico, mas os média chineses alegam que Ai Weiwei tinha deixado de pagar impostos.

QUANDO Devin Briggs recebeu um pacote postal na semana

passada, o jovem de 21 anos abriu a caixa com cuidado, fotografou o conteúdo no meio da embalagem, e logo publicou a foto no Twitter com a legenda: “Chegou!”

Tirar um novo produto da caixa, ou “unboxing”, é um ritual adopta-do por entusiastas dos produtos da Apple Inc. Por norma tiram fotos e fazem vídeos, que depois divulgam na rede, onde mostram o grande momento em que desembrulham o seu novíssimo iPad ou MacBook Air.

Mas o objecto da foto de Briggs não era um produto da Apple. Era um livro de capa dura, a biografia de “Steve Jobs”, escrita por Walter Isaacson e publicada pela Simon & Schuster. “Queria tirar uma foto do

Imprensa chinesa questiona doações feitas a activista Ai Weiwei

Empréstimos que podem ser ilegais

BIOGRAFIA DE STEVE JOBS TRANSFORMA-SE NUM PRODUTO REVERENCIADO

A bíblia das novas tecnologiaslivro imediatamente”, disse Briggs.

O que os adeptos dos 140 carac-teres desejam exibir é um calhamaço de 656 páginas e um quilo de peso, com cerca de 160 mil palavras. Os primeiros a adoptar a novidade – ler a biografia de Steve Jobs – mostram o quanto estão na moda, a fazer fotos e vídeos do livro, como a capa, a contracapa e até trechos do texto, e divulgando-os por toda a rede, em sites como Twitter, Facebook, You-Tube e Instagram, uma rede social de partilha de fotos disponível só para usuários do iPhone.

A presença do livro “Steve Jobs” nos média é a mais recente efusão de fanatismo dos fãs da Apple des-de a morte de Jobs, a 5 de Outubro, depois de uma longa batalha contra um cancro no pâncreas.

A biografia de Isaacson saiu poucas semanas após a morte de Jobs e já tem fortes vendas. Logo após o lançamento, a Amazon.com Inc. previu que poderá ser o seu título mais vendido do ano. A firma de pesquisas Nielsen informa que em 30 de Outubro “Steve Jobs” tinha vendido 383 mil exemplares nos

Estados Unidos. Os direitos do livro foram vendidos para 37 editoras de todo o mundo. A Nielsen não separa as vendas de e-books das do livro impresso. A Simon & Schuster, da CBS Corp., editora norte-americana de “Steve Jobs”, não quis comentar os números de vendas.

Cinco dias após o lançamento oficial do livro, Eric Friedman, director de desenvolvimento de ne-gócios para a Foursquare, empresa de partilha de localização, escreveu: “Vou ler a biografia de Steve Jobs”, anexando uma foto sua com o livro

nas mãos. Friedman disse que ultimamente costuma ler livros no seu iPad ou no seu telefone com Android, por meio de um aplicativo do Kindle. Mas o seu pai fez-lhe a encomenda antecipada do livro impresso. “O livro é algo em que Steve Jobs colocou as mãos até aos próprios átomos que o compõem. Sinto orgulho do livro e queria mostrar o que estava a ler”, disse.

Quando Kevin Systrom, co--fundador e executivo-chefe da Instagram, foi à China na semana passada para uma conferência, levou o seu computador de 250 gramas e o livro de 600 páginas. “A minha namorada viu e disse: ‘Mas tu nem lês nada!’” Systrom respondeu: “Isto é diferente. Quero isto na minha mesa de cabeceira.”

Na semana passada, o artista foi avisado que teria que pagar 15 milhões de yuans.

LEVANTAMENTO ILEGAL DE FUNDOSDe acordo com a edição em inglês do jornal estatal “Global Times”, “alguns es-pecialistas observaram que este pode ser um exemplo de levantamento ilegal de fundos, já que Ai Weiwei está a contrair empréstimos do público”. “É absoluta-mente normal que algumas pessoas demonstrem apoio a Ai Wewei, fazendo do-nativos. Mas essas pessoas são em número muito pe-queno quando comparadas à população total da China. A preferência política de Ai, juntamente com seus apoiantes, não suporta o grande público, que se opõe a posturas políticas radicais e de confronto”, cita o jornal.

O artista já disse que es-tava a aceitar empréstimos, ao invés de donativos, e que devolverá o dinheiro aos seus simpatizantes.

“É uma coisa linda”, disse o artista ao “The Guar-dian”. Ao que parece, estu-dantes chegaram a oferecer--se para vender os seus livros para que pudessem mandar dinheiro ao dissidente. “Não

precisamos do dinheiro, mas precisamos de atenção, para que o público entenda o que

está a acontecer. As pessoas querem realmente expres-sar uma opinião. Portanto,

vamos guardar o dinheiro delas temporariamente e depois vamos devolvê-lo”,

frisou o artista. Uma foto tirada por um

dos amigos de Ai Weiwei na segunda-feira mostrou uma pilha espessa de papel, supostamente de remessas postais. “Há gente até mes-mo a pôr dinheiro debaixo da porta”, disse Ai.

Quando lhe foi per-guntado se temia que isso pudesse desencadear uma reacção das autoridades, o artista não se mostrou “nem um pouco preocu-pado”. “Eles podem fazer o que quiserem connosco e mudar a lei, para que algumas coisas passem a ser legais. É assim que eles fazem. Não tenho ilusões.”

As acusações sobre os impostos dizem respeito à firma Fake Design, que cui-dava dos assuntos de Ai mas era registada em nome da mulher. O artista disse que as autoridades argumentaram que ele, como “a pessoa con-troladora de facto” da firma, era o responsável.

Não está claro como o artista vai poder contestar a conta de impostos, porque a polícia confiscou todos os documentos da companhia pouco depois de detê-lo e ainda não permitiu que ninguém tenha acesso aos papéis.

GaoYuan

Page 11: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

11www.hojemacau.com.mo

PUB

ANÚNCIO CONCURSO PÚBLICO PARA

EMPREITADA DE “CONSTRUÇÃO DO SEGMENTO DOS POSTOS FRONTEIRIÇOS DA TAIPA DA 1ª FASE DO SISTEMA DE METRO LIGEIRO-C370”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Gabinete para as Infra-estruturas de Transportes.2. Modalidade de concurso: concurso público.3. Localdeexecuçãodaobra:DesdeotroçofinaldaAvenidadaNaveDesportiva,juntodaRotundadaUniversidadedeCiênciaeTecnologia,atéàRotunda

dePacOn(incluindofaixaseparadoracentral,passeioseviasadjacentesnazonaqueenglobaaAvenidadaNaveDesportiva,RotundadaUniversidadedeCiênciaeTecnologia,AvenidaVU5.1(Norte),AvenidadoAeroporto,RotundadoAeroporto,AvenidaWaiLong,ZonainterioraoAeroportoInter-nacionaldeMacau,estradadeAcessoaoTerminalMarítimoProvisóriodaTaipa,zonaemdesenvolvimentoaNortedaEstradadePacOneRotundaProvisóriadeacessooedifíciodosserviçosdeMigração).

4. ObjectodaEmpreitada:construçãodeviadutoseestaçõesparaometroligeiro.5. Prazodeconstrução:oprazomáximodeconstruçãoéde1044(milequarentaequatro)diasdecalendário,respeitandoasdataschaves

(parcelaresvinculativas),permitindoacessoaoEstaleiroporpartedeoutrosEmpreiteiros,nascondições estabelecidasnoartigo14dasCláusulasComplementaresdoCadernodeEncargos.

6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do acto público do concurso, prorrogável,nostermosprevistosnoprogramadoconcurso.7. Tipodeempreitada:aempreitadaéporsériedepreços.8. Cauçãoprovisória:éde$10.400.000,00(dezmilhões,quatrocentasmilpatacas),aprestarmediantedepósitoemdinheiro,garantiabancária ouseguro-cauçãoaprovadonostermoslegais.9. Cauçãodefinitiva:5%dopreçototaldaadjudicação(dasimportânciasqueoempreiteirotiverareceber,emcadaumdospagamentosparciais sãodeduzidos5%paragarantiadocontrato,parareforçodacauçãodefinitivaaprestar).10. Preçobase:nãohá.11. Condiçõesdeadmissão:SerãoadmitidoscomoconcorrentesasentidadesinscritasnaDSSOPTparaexecuçãodeobras,bemcomoasqueà datadoconcursotenhamrequeridoasuainscriçãoourenovação,nesteúltimocasoaadmissãoécondicionadaaodeferimentodopedidode inscriçãoourenovação.12. Local,diaehoralimiteparaentregadaspropostas: Local:RuaDr.PedroJoséLobonº1-3,Ed.BancoLusoInternacional, 26ºandar,EscritóriodoGabineteparaasInfra-estruturasdeTransportes,Macau. Diaehoralimite:dia11deJaneirode2012,(quarta-feira),atéàs17,00horas.13. Local,diaehoradoactopúblico: Local:RuaDr.PedroJoséLobonº1-3,Ed.BancoLusoInternacional, 11ºandar,GabineteparaasInfra-estruturasdeTransportes-SaladeConferência,Macau. Dia e hora:dia12deJaneirode2012,(quinta-feira),pelas9,30horas. Osconcorrentesouseusrepresentantesdeverãoestarpresentesaoactopúblicodeaberturadepropostasparaosefeitosprevistosnoartigo 80.ºdoDecreto-Lein.º74/99/Meparaesclareceraseventuaisdúvidasrelativasaosdocumentosapresentadosnoconcurso.14. Local,horaepreçoparaobtençãodacópiaeexamedoprocesso: Local:RuaDr.PedroJoséLobonº1-3,Ed.BancoLusoInternacional, 26ºandar,EscritóriodoGabineteparaasInfra-estruturasdeTransportes,Macau. Hora:horáriodeexpediente; Preço:$10.000,00(dezmilpatacas).15. Critériosdeapreciaçãodepropostaserespectivosfactoresdeponderação:

-Preçorazoável 55%-Planodetrabalhos 15%-Experiênciaequalidadeemobras 26%-Integridadeehonestidade 4%

16. Junçãodeesclarecimentos:OsconcorrentespoderãocomparecernasededoGIT,situadanaRuaDr.PedroJoséLobonº1-3,Ed.BancoLusoInternacional,26ºandar,GIT,Macau,apartirde9deNovembrode2011,inclusive,eatéàdatalimiteparaaentregadaspropostas,paratomarconhecimentodeeventuaisesclarecimentosadicionais.

GabineteparaasInfra-estruturasdeTransportes,aos3deNovembrode2011. OCoordenador LeiChanTong

UMA grande “embaixa-da” de fado, com 40 mú-

sicos e técnicos, desembarca em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em Dezembro, para um dos maiores eventos re-centes de promoção daquele género musical, integrando Camané, Deolinda e o pro-jecto Amália Hoje.

“Tudo Isto é Fado”, apoiado pelo Turismo de Portugal, vai decorrer du-rante dois dias na Brooklyn Academy of Music (BAM), a 2 e 3 de Dezembro, cum-prindo uma ideia antiga de Lian Calvo Serrano, uma produtora cultural norte-americana de origem cubana, agente de Daniela

TINTIN, o repórter mais famoso da banda dese-

nhada, é um “herói do catoli-cismo, um cavaleiro ocidental dos tempos modernos e um coração sem mácula”, defen-deu o escritor francês Dennis Tillinac num artigo publicado no Osservatore Romano.

O diário do Vaticano es-creve que o recém-estreado filme de Steven Spielberg sobre Tintin recupera para a actualidade o personagem criado em 1929 pelo belga Georges Remi Hergé (1907-1983), considerado pelo “Dictionnaire amoureux di catholicisme” um cavaleiro “imaculado, atraído pelo mistério e pela protecção dos mais fracos”. Segundo Tillinac, Tintin não é um católico que possa ser iden-

“TUDO ISTO É FADO” LEVA 40 MÚSICOS PORTUGUESES AOS EUA

Nova Iorque vai receber “embaixada” do fado

Mercury e dos The Gift, e apaixonada pelo fado e pela cultura portuguesa.

“Para mim é um feito. Tenho um grande amor por Portugal, e fico muito feliz por promover a cultura portuguesa neste tipo de ambiente”, disse à Lusa Lian Serrano, em Nova Iorque.

Para a produtora cultu-ral, o evento “vai ter ecos”, uma vez que a BAM é uma “instituição muito respeita-da” e, tal como Nova Iorque tem um festival de flamenco, “Tudo Isto é Fado” pode ser a raiz de um evento bienal dedicado ao fado. A “embaixada” terá concertos, conferências e filmes.

O delegado do Turismo de Portugal em Nova Iorque, Nuno Alves, espera que o evento sirva igualmente de comemoração “da escolha do fado como Património Imaterial da Unesco”, que deverá ser decidida na reu-nião de peritos da organiza-ção, que se realiza em Bali, na Indonésia, de 22 a 29 de Novembro.

“Será uma verdadeira mostra da cultura portuguesa que possibilitará promover Portugal junto de um público culto e mais jovem, um dos segmentos mais importantes em termos de fluxos turísticos para Portugal e a Europa”, disse à Lusa Nuno Alves.

TINTIN É UM HERÓI DO CATOLICISMO, SEGUNDO O VATICANO

Só elogios para o repórtertificado como tal, uma vez que nunca reza perante a ameaça da morte e nunca aparece numa igreja.

Apenas em duas ocasi-ões, escreveu o autor, se lhe escapa um “Deus o tenha” quando é informado da morte de vilão japonês n’”O Lótus Azul”, a quinta das suas aventuras. “Apesar disso, Tintin é um herói do catolicismo, impregnado dos ideais dos escuteiros, que tiveram grande impor-tância na formação de Hergé como demonstram as suas primeiras histórias”, escre-veu Tillinac. Tintin, assegu-rou, tem uma profissão que legitima as suas viagens pelo mundo e domina a arte da camuflagem que o converte “num anjo ou quase”.

No estudo sobre Tintin, o escritor sublinha que o perso-nagem é curioso, aventureiro e prestável e que parece ter vindo à Terra para defender as viúvas e os órfãos. “Tin-tin é um herói sobrenatural que se move em cenários realistas. As pessoas que lhe são próximas caem em tentações , mas no momento certo enchem-se de coragem e são salvos por um fundo de honra,”, escreveu.

Tillinac afirma que Tintin é um cavaleiro ocidental dos tempos modernos, um coração sem mácula , um meteorito para salvar ino-centes e vencer o mal. Tintin é o “anjo guardião dos valo-res cristãos que o Ocidente constantemente renega ou ridiculariza”, escreve.

MACAU PROMOVE-SE NO ALGARVEO Turismo de Macau tem preparada mais uma acção de promoção. Desta vez, o destino emboca no Algarve, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. A apresentação do território, dirigida aos alunos e docentes do curso de Turismo e Gestão Hoteleira, estará a cargo do coordenador do Turismo de Macau em Portugal, Rudolfo Faustino, mas haverá também espaço para um workshop de comida macaense, conduzido pela Confreira de Mérito da Confraria da Gastronomia Macaense, Graça Pacheco Jorge, a exemplo do que já aconteceu nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Estoril, de Lisboa e do Porto. A terminar será oferecido um almoço preparado pelo Chefe de cozinha, alunos e pela confreira Graça Pacheco Jorge, para o qual foram convidados docentes da instituição, operadores e agências de viagens do Algarve e entidades oficiais.

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DA PASSAGEM SUPERIOR NA ESTRADA ALMIRANTE MAGALHÃES CORREIA EM TAIPA”

1. Entidadequepõeaobraaconcurso:DirecçãodosServiçosdeSolos,ObrasPúblicaseTransportes.2. Modalidadedeconcurso:ConcursoPúblico.3. Localdeexecuçãodaobra:AladodoEdificio“JardimHoiWan”naEstradaAlmiranteMagalhãesCorreia,Taipa.4. ObjectodaEmpreitada:Melhoraracondiçãodoatravessamentodospassageirosdazona.5. Prazomáximodeexecução:270dias(duzentosesetentadias).6. Prazodevalidadedaspropostas:oprazodevalidadedaspropostasédenoventadias,acontardadatadoActoPúblico doConcurso,prorrogável,nostermosprevistosnoProgramadeConcurso.7. Tipodeempreitada:aempreitadaéporSériedePreços.8. Cauçãoprovisória:$320.000,00(Trezentasevintemilpatacas),aprestarmediantedepósitoemdinheiro,garantiabancária ouseguro-cauçãoaprovadonostermoslegais.9. Cauçãodefinitiva:5%dopreçototaldaadjudicação(dasimportânciasqueoempreiteirotiverareceber,emcadaumdos pagamentosparciaissãodeduzidos5%paragarantiadocontrato,parareforçodacauçãodefinitivaaprestar).10. PreçoBase:nãohá.11. CondiçõesdeAdmissão:SerãoadmitidoscomoconcorrentesasentidadesinscritasnaDSSOPTparaexecuçãodeobras, bemcomoasqueàdatadoconcurso,tenhamrequeridoasuainscrição/renovação,nesteúltimocasoaadmissãoé condicionadaaodeferimentodopedidodeinscrição/renovação.12. Local,diaehoralimiteparaentregadaspropostas: Local:SecçãodeAtendimentoeExpedienteGeraldaDSSOPT,sitanaEstradadeD.MariaII,EdifícioCEM,nºs32-36, R/C,Macau; Diaehoralimite:dia9deDezembrode2011(Sexta-feira),atéàs12:00horas.13. Local,diaehoradoactopúblico: Local:SaladereuniãodaDSSOPT,sitanaEstradadeD.MariaII,EdifícioCEM,nºs32-36,4ºandar,Macau; Diaehora:dia12deDezembrode2011(Segunda-feira),pelas9:30horas.

Osconcorrentesouseusrepresentantesdeverãoestarpresentesaoactopúblicodeaberturadepropostasparaosefeitosprevistosnoartigo80ºdoDecreto-Lein.º74/99/M,eparaesclareceraseventuaisdúvidas relativasaosdocumentosapresentados no concurso.

14. Local,horaepreçoparaobtençãodacópiaeexamedoprocesso: Local: DepartamentodeInfraestruturasdaDSSOPT,sitanaEstradadeD.MariaII,EdifícioCEM,nºs32-36,2ºandar,Macau; Hora:horáriodeexpediente(Das9:00às12:45horasedas14:30às17:00horas)

NaSecçãodeContabilidadedaDSSOPT,poderãosersolicitadascópiasdoprocessodeconcursoaopreçode$430,00(quatrocentosetrintapatacas).

15. Critériosdeapreciaçãodepropostaserespectivosfactoresdeponderação: -Preçorazoável60%; -Planodetrabalhos10%; -Experiênciaequalidadeemobras18%; -Integridadeehonestidade12%.16. Junçãodeesclarecimentos:

OsconcorrentespoderãocomparecernoDepartamentodeInfraestruturasdaDSSOPT,sitanaEstradadeD.MariaII,EdifícioCEM,nºs32-36,2ºandar,Macau,apartirde21 de Novembro de 2011 (inclusivé)eatéàdatalimiteparaaentregadaspropostas,paratomarconhecimentodeeventuaisesclarecimentosadicionais.

Macau,aos04deNovembrode2011.

ODirectordosServiços JaimeRobertoCarion

Page 12: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

PUB

DIRECÇÃO DOS SERVIÇOS DE TURISMOANÚNCIO

A Região Administrativa Especial de Macau, através da Direcção dos Serviços de Turismo, faz público que, de acordo com o Despacho de 27 de Outubro de 2011 do Exmo. Senhor Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, se encontra aberto concurso público para adjudicação da prestação do serviço de realização de um Espectáculo de Fogo-de-Artifício destinado à Celebração do Ano Novo Lunar 2012.

Desde a data da publicação do presente anúncio, nos dias úteis e durante o horário normal de expediente os interessados podem ser examinado o Processo do Concurso na Direcção dos Serviços de Turismo, sita em Macau, na Alameda Dr. Carlos d´Assumpção, n.º s 335-341, Edifício “Hotline”, 12.º andar, e levantadas cópias, incluindo o Programa do Concurso, o Cad-erno de Encargos e demais documentos suplementares, mediante o pagamento de duzentas patacas (MOP200.00), além disso ainda se encontra igualmente patente no website da Direcção dos Serviços de Turismo (http://industry.macautourism.gov.mo), podendo os concorrentes fazer “download” do mesmo.

Sessão de esclarecimento será realizado no Auditório da Direcção dos Serviços de Turismo, sito em Macau, na Alameda Dr. Carlos d´Assumpção, n.º s 335-341, Edifício “Hotline”, 14.º andar pelas 10:30 horas do dia 22 de Novembro de 2011.

O limite máximo do valor global da prestação de serviço é de MOP2,500,000.00 (dois milhões e quinhentas mil patacas)

Critério de apreciação das propostas e percentagem:Preço 60%Experiência em espectáculos semelhantes 20%Maior garantia de segurança e eficiência na prestação do serviço 20%

Os concorrentes deverão apresentar as propostas na Direcção dos Serviços de Turismo, sito em Macau, na Alameda Dr. Carlos d´Assumpção, n.º s 335-341, Edifício “Hotline”, 12.º andar durante o horário normal de expediente e até às 17:00 horas do dia 29 de Novembro de 2011, devendo as mesmas ser redigidas numa das línguas oficiais da RAEM ou em inglês, e prestar a caução provisória de MOP50.000,00 (cinquenta mil patacas), mediante 1) depósito em numerário à ordem da Direcção dos Serviços de Turismo no Banco Nacional Ultramarino de Macau 2) garantia bancária 3) depósito nesta Direcção do Serviços em numerário, em ordem de caixa ou em cheque visado, emitidos à ordem da Direcção dos Serviços de Turismo 4) por trans-ferência bancária na conta da Direcção dos Serviços de Turismo no Banco Nacional Ultramarino de Macau.

Acto público do concurso, no Auditório da Direcção dos Serviços de Turismo, sito em Macau, na Alameda Dr. Carlos d´Assumpção, n.º s 335-341, Edifício “Hotline”, 14.º andar pelas 10:30 horas do dia 30 de Novembro de 2011.

Os representantes legais do concorrentes deverão estar presentes no acto público de abertura das propostas para efeitos de apresentação de eventuais reclamações e/ou para esclarecimento de eventuais dúvidas dos documentos apresentados ao con-curso, nos termos do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 63/85/M, de 6 de Julho.

Os representantes legais do concorrentes poderão fazer-se representar por procurador devendo, neste caso, o procurador apresentar procuração notarial conferindo-lhe poderes para o acto público do concurso.

Direcção dos Serviços de Turismo, aos 3 de Novembro de 2011

O Director dos Serviços, João Manuel Costa Antunes

António CaeiroAgência Lusa

AO fim de um ano a servir diariamente de intérprete

ao treinador de futebol portu-guês Jaime Pacheco, Fu Hao já se sente “quase um alma gémea do mister” e diz que às vezes é até “mais emotivo” do que ele.

“Estamos sempre juntos, dentro e fora do estádio. Há ocasiões em que nem é preciso falar. Só pelo olhar compre-endo o que ele quer dizer”, disse à agência Lusa Fu Hua, ou Pablo, como é conhecido entre a equipa técnica do Bei-jing GuoAn, orientada desde Dezembro passado por Jaime Pacheco.

Há três semanas, quando Jaime Pacheco saltou do banco em direção ao fiscal de linha para protestar contra a expul-são de um dos seus jogadores, Pablo foi logo a correr atrás do treinador: “Na altura não penso em mais nada senão em traduzir toda a sua emoção”.

O castigo, imposto pela Associação Chinesa de Fute-bol, também foi partilhado: cinco jogos de suspensão para Pacheco e três para Pablo, além

de multas de 25 mil yuans e 15 mil yuans, respectivamente.

Criado em 1992, quando a China autorizou a profissio-nalização do futebol, o Beijing Guo’An tem cinco jogadores estrangeiros (de quatro nacio-nalidades: Austrália, Croácia, Honduras e Senegal) e os três adjuntos de Pacheco são tam-bém de fora: os portugueses Luís Diogo e António Natal e o senegalês Khadim.

Jaime Pacheco e Pablo falam em espanhol, a língua em que o intérprete se formou, em 2009, e é através dele que comunica com os 34 jogadores chineses do plantel.

Pablo viveu um ano em Múrcia, Espanha, no âmbito da sua licenciatura de espa-nhol na Universidade de Co-municações de Pequim, mas entretanto esteve em Portugal, pela primeira vez, num estágio do Beijing Guo’An, e hoje - diz - já fala “quase uma mistura de português e espanhol”.

“Gostei muito das paisa-gens de Portugal e das pessoas, que são muito amáveis. Tam-bém gostei do vinho, embora não beba muito”, recordou.

Pablo, 25 anos, fala tam-bém inglês, a língua do ponta

de lança australiano Joel Griffiths, o melhor marcador da equipa na última edição da superliga, concluída no passado dia 2 de Novembro.

Apesar de ter perdido alguns dos seus melhores jogadores, o Beijing Guo’An ficou em segundo lugar, três postos acima da classificação do ano passado, e qualificou--se para a Liga dos Campeões asiáticos.

A família de Pablo vive na província de Shandong, a centenas de quilómetros de Pequim. “Mister Pacheco, para mim, é como um pai ou um irmão mais velho. É um grande amigo”, diz.

O desporto preferido de Pablo não é, contudo, o futebol: “Tenho a paixão do desporto, do ténis à Fórmula 1, e gosto também de ver futebol, mas do que gosto mais é o basquete-bol. Quando tenho tempo livre vou jogar com os amigos”.

Jaime Pacheco já renovou o contrato com o Beijing Guo’An por mais dois anos e Pablo espera que a direção do clube faça o mesmo com ele: “Quero continuar a trabalhar com mister Pacheco. Somos como irmãos”.

INTÉRPRETE DE JAIME PACHECO VIVE-O INTENSAMENTE

A alma gémea de ‘Pa Qie Ke’

Marco [email protected]

A formação do Or-ganismo Autóno-mo Desportivo da Casa de Portugal

falhou ontem o apuramento para o encontro decisivo do Campeonato de Futebol de Sete da 2.ª Divisão, ao não conseguir evitar uma derrota com contornos copiosos frente ao Chang Wai, em partida a contar para as meias-finais da prova.

O mau tempo que se abateu durante todo o dia de ontem sobre o território não ajudou ao espectáculo, mas não foi só por chuva miúda que a formação orientada por Pelé foi brindada no rel-

vado do campo do Colégio D. Bosco.

Frente a um Chang Wai estupendamente organizado, o sete da Casa de Portugal pouco pode fazer e acabou por sucumbir sem apelo, nem agravo ao verdadeiro venda-val ofensivo desencadeado pela formação capitaneada por Lei Chi Seng.

O antigo jogador do Hoi Fan e da Selecção de Sub-23 da Associação de Futebol de Macau foi a grande figura do encontro, ao apontar três dos seis golos com que o Chang Wai derrotou a casa de Portugal. O dianteiro, de 23 anos, inaugurou a marcha do marcador logo aos quatro minutos, ao surpreender o guarda-redes Pio com um

remate forte, desferido de fora da área da Casa de Portugal.

Em desvantagem, o grupo de trabalho orientado por Pelé viu a candidatura ao estatuto de finalista gorar-se aos sete minutos. Carlos Vilar faz falta à entrada da área do conjunto de matriz portuguesa e o Chang Wai aproveita o lance para dilatar o marcador, com Liu Song Wei a dar o melhor seguimento a uma jogada de laboratório em que a defensi-va do Organismo Autónomo Desportivo não ficou bem na fotografia.

Rápida a sair para o con-tra-ataque, a linha avançada do Chang Wai voltou a fazer mexer o marcador à passagem do primeiro quarto de hora de jogo. Expedito no último redu-

to da Casa de Portugal, Lei Chi Seng levou a melhor sobre a defensiva lusa e disparou para o terceiro golo da noite.

Atento, Pio impediu ainda por duas ocasiões que o sete de matriz portuguesa regressasse ao balneário vergado ao peso de um resultado mais rotun-do. Apostado em discutir o re-sultado com maior convicção nos segundos 25 minutos, Pelé lançou Nicholas Friedman no início da segunda metade, mas o extremo francês (que constituiu noutros encontros uma dupla temível com Hélder Ricardo) não conse-guiu impedir o acentuar do descalabro.

Aos 28 minutos, três minutos após o reatar da partida, Lei Chi Seng volta a trocar as voltas à defen-siva da Casa de Portugal, apontando o quarto golo da noite e o terceiro da conta pessoal. A perder por quatro tentos, a formação lusa viu o cenário complicar-se mais ainda aos quarenta minu-tos, com Carlos Vilar a ver o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, depois de ter travado uma jogada com a mão.

O Chang Wai não se fez rogado e aproveitou a superioridade numérica para voltar a marcar. Aos 42

minutos, Gao Wen deixou a sua marca na partida, ao marcar na sequência de um livre directo, numa jogada em que a defensiva da Casa de Portugal voltou a dar sinais de inércia.

O sexto e derradeiro golo do encontro surgiu já na recta final da partida e teve o efeito de um tiro de mise-ricórdia, ao terminar com o jogo sofrido do sete às ordens de Pelé. Arredada da final, a Casa de Portugal volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, no encontro que vai definir o terceiro classifi-cado da edição de 2011 da 2.ª Divisão da Bolinha.

Casa de Portugal perde com Chang Wai e falha final

Tufão Lei derruba a Casa

Page 13: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

[ ] CinemaCineteatro | PUB

[f]utilidadesQUARTA-FEIRA 9.11.2011www.hojemacau.com.mo

13

[Tele]visãoTDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h18:30 That 70\’s Show (Que Loucura de Família)19:00 TDM Entrevista (Repetição)19:30 Amanhecer20:30 Telejornal21:00 Montra do Lilau21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Passione23:00 TDM News23:30 Porto Santo01:00 Telejornal (Repetição)01:30 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 A Hora de Baco15:00 Magazine Brasil Contacto15:30 Ingrediente Secreto16:00 Bom Dia Portugal 17:00 O Elo Mais Fraco 17:45 Resistirei18:30 Trio d’Ataque20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Brasil Contacto23:00 Portugal no Coração

ESPN 3012:30 Euro Asia Allstars Cup 2011 Day 215:30 Len European Diving Championships17:30 Rugby World Cup 2011 Australia vs. Italy19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 20:00 Chang World of Football 20:30 Emotions - Sports Magazine 21:00 World Cup USA - Mens 22:00 Sportscenter Asia 22:30 Rugby World Cup 2011 Ireland vs. USA

STAR SPORTS 31 13:00 Spirit Of Yachting Series 2011

13:30 Golf Focus 2011 14:00 International Motosport News 2011 15:00 Commonwealth Bank Tournament Of Champions 201118:00 Rolex FEI World Cup Jumping 2011/12 19:00 AFC Champions League 2011 Final Jeonbuk Hyundai Motors vs. Al Sadd21:30 (LIVE) Score Tonight 22:00 FA Cup 2011/12 Preview Show 22:30 Ace 2011 23:00 Commonwealth Bank Tournament Of Champions 2011

STAR MOVIES 4011:10 The Silence Of The Lambs13:15 The Net15:15 Charlie’S Angels17:00 Father Of The Bride Part Ii18:55 Bad Boys21:00 Peacock22:40 The Walking Dead23:35 Tooth Fairy

HBO 4112:00 Witness13:55 The King Of Fighters15:30 Battle Planet17:00 Home For The Holidays18:40 Mr. Deeds20:20 Despicable Me22:00 The Other Guys23:50 True Blood00:50 Normal

CINEMAX 4212:30 Creepshow14:30 Fair Game16:00 Fahrenheit 45117:50 The Wolfman (1941)19:00 Money Talks 20:30 Return To Cabin By The Lake22:00 Memphis Belle23:45 Freddy’S Dead

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

SALA 1IN TIME [B] Um filme de: Andrew NiccolCom: Justin Timberlake, Amanda Seyfried14.30, 16.30

YOU ARE THE APPLE OF MY EYE [C] (Falado em putonghua, legendado em chinês/inglês)Um filme de: Giddens KoCom: Zhendong Ke, Yanxi Chen, Siu-Man Fok19.30, 21.30

SALA 2THE THREE MUSKETEERS [B] Um filme de: Paul W.S. AndersonCom: Logan Lerman, Milla Jovovich14.30, 16.45, 19.15, 21.30

SALA 3TOWER HEIST [B] Um filme de: Brett RatnerCom: Ben Stiller, Eddie Murphy, Matthew Broderick14.15, 16.00, 17.45, 19.45

IN TIME [B] Um filme de: Andrew NiccolCom: Justin Timberlake, Amanda Seyfried21.45

Aqui há gato

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

HORIZONTAIS: 1-Corcova (pl.). O m. q. contrabaixos (Mús.). 2-Vaso com asas. Amima. 3-Afecção súbita que fere como um golpe (Med.). Puxar à sirga (Prov.). 4-Corda de reboque. Gritos de dor. Omoplata da rês. 5-Fizessem sentar. 6-Leigo, laical. 7-Tiretei de frio. Alago. 8-Sal resultante do ácido fosforoso. 9-Juntas, somas. Enlaçai. 10-Fluido aeriforme. Esvaziada. Falo em tom oratório. 11-Profissão (Suf.). O cerne, o centro. Existes.

VERTICAIS: 1-Instrumento de sopro com vários orifícios, que se toca com os lábios. Nome de homem. 2-Isca para a pesca (pl.). Aplicar. 3-Dês pancadas. Nome de letra (pl.). 4-Ajunto, somo. Armadura antiga para a cabeça (pl.). 5-Solitário. Anexais. Cabo da Guiné. 6-Pássaro conirrostro. Põe em foco. 7-Tua (Arc.). Tirai à força. Prata (s. q.). 8-Admiração (Interj.). Liberta, desprende. 9-Projécteis de arma de fogo. Macaco. Americano. 10-Refeição que os primitivos cristãos faziam em comum. Lavre com charrua. 11-Dão ou restituem a saúde a. Lazeres, folgas.

O SEU A SEU DONONão sou um gato injusto e, apesar de gostar muito de criticar quando me puxam o pêlo, também há que apontar elogios, quando é tempo para isso. Estas últimas semanas vi-me obrigado a chamar bombeiros e ambulâncias três vezes. Não para mim, mas porque sou um gato civilizado e que mostra preocupação com os cidadãos do mundo, ao contrário do que acontece na China. Como não sigo a máxima “se não consegues vencê-los, junta-te a eles”, optei por continuar com o meu lado colectivista e não consegui passar despercebido a um senhor deitado no chão, envolto em sacos plásticos, que me parecia inerte à pouca luz do sítio onde estava deitado. Liguei para o 999, um pouco a medo que não me entendessem, mas sem perder a esperança. Do outro lado, em pouco tempo, atenderam-me a chamada. “English or portuguese?”, miei eu. E, voilá, de imediato me falam na língua lusa, a que estou habituado a ouvir aqui na redacção e na qual mais facilmente me exprimo. Contei a história: estava a passear (já sabem que gosto de andar à noite), quando os meus olhos de felino, adaptados à escuridão, viram o vulto de um homem, deitado no chão, não sei se respira, está enrolado em sacos plásticos e descalço. Sujo. Não, não é da minha família. Do outro lado, à parte do “enrolado” que me tive de explicar melhor, as minhas descrições foram anotadas sem perder qualquer tempo. A senhora simpática lá me pediu a morada, ainda e sem nunca deixar o português. “Já vai uma ambulância”. Só para confirmar este “já”, olhei para o relógio e pus-me a contar. Em menos de seis minutos, uma ambulância, de sirenes e luzes ligadas, chegou ao local indicado por mim. Dois dos cinco senhores equipados com luvas e máscaras falavam um português quase, quase perfeito. Confesso que fiquei positivamente surpreendido. E o senhor bêbado que estava a dormir no chão também ficou surpreendido, ainda que não muito positivamente. E também não gostou muito do meu lado civilizado. Mas, a minha atenção não estava focada nele, mas sim no bom serviço prestado pelos serviços de emergência do território. E, como já vos disse, não foi a única vez que liguei para eles. E de todas as vezes, a mesma situação: resposta pronta, na ponta de uma língua portuguesa, com direito a explicações no final da actuação de cada um dos serviços de urgência. Felicito-vos, senhores. Só gostava que todos os outros serviços de Macau fossem como vocês – na prontidão e na língua. Mas, ao que vi ontem, citado num jornal do território, “O Governo exige demais dos tradutores que querem entrar na Função Pública”. Miau... imagem se não exigisse.

Pu-Yi

A CONTADORA DE FILMES • Hernán Rivera LetelierQuando María Margarita ganha aos quatro irmãos um concurso inventado pelo pai, inválido devido a um acidente, que consistia em saber quem contava melhor um filme depois de o ter visto, o que começa por ser um ritual familiar rapidamente acaba por se tornar um acontecimento em toda a povoação, à medida que os relatos da contadora de filmes ganham fama e um público cada vez maior os aguarda, impaciente. Através da história desta «fazedora de ilusões», Hernán Rivera Letelier capta a vida no deserto chileno nos tempos áureos do cinema, criando um romance encantador na sua simplicidade e contundência.

ENTRE LENÇÓIS - EPISÓDIOS INOCENTES PARA EDUCAÇÃO E RECREIO DE PESSOAS CASADOIRAS • Cândido de Figueiredo«Entre Lençóis – Episódios Inocentes para Educação e Recreio de Pessoas Casadoiras» foi escrito, na clandestinidade de um pseudónimo, por Cândido Figueiredo, ilustre lexicógrafo, presidente da Academia de Ciências de Lisboa e fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa. Uma divertida e muitíssimo picante novela, definitivamente proibida a menores de 18 anos. Segue-se-lhe «Proezas de Frade ou Mistérios do Confessioná-rio», um texto em verso também publicado no final do século XIX, de autor anónimo. A temática, muito comum na época, envolve um clérigo e as suas escaldantes aventuras. A lingua-gem, para dizer o mínimo, libertina, apanhará desprevenidos os leitores, a quem apenas o riso poderá salvar da apoplexia.

HORIZONTAIS: 1-GIBAS. TUBAS. 2-ASADO. AFAGA. 3-ICTO. T. ALAR. 4-TOA. UIS. APA. 5-ASSENTASSEM. 6-LAICO. 7-TREMI. ALACO. 8-I. FOSFITO. C. 9-ADES. O. ATAI. 10-GAS. OCA. ORO. 11-OR. AMAGO. ES.VERTICAIS: 1-GAITA. TIAGO. 2-ISCOS. DR. DAR. 3-BATAS. EFES. 4-ADO. ELMOS. A. 5-SO. UNAIS. OM. 6-TITI. FOCA. 7-TA. SACAI. AG. 8-UFA. SOLTA. O. 9-BALAS. AOTO. 10-AGAPE. C. ARE. 11-SARAM. OCIOS.

Page 14: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

PUB.QUARTA-FEIRA 9.11.2011

www.hojemacau.com.mo

14

Page 15: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

PUB.QUARTA-FEIRA 9.11.2011www.hojemacau.com.mo

15

Page 16: Hoje Macau 9 NOV 2011 #2489

QUARTA-FEIRA 9.11.2011www.hojemacau.com.mocar toon

por Steff

PUB

ITÁLIA BERLUSCONI PEDE APOIO DEBAIXO DE PRESSÕESA pressão para abandonar o cargo aumenta, mas o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi nega que esteja prestes a demitir-se e diz estar “convencido” de obter a maioria “para fazer as reformas que a Europa pede e que permitirão relançar a economia”. “Não compreendo como podem circular rumores sobre a minha demissão, eles são destituídos de qualquer fundamento”, disse Berlusconi. O primeiro-ministro italiano já terá perdido a maioria de 316 deputados na câmara baixa do Parlamento, depois de três deputados terem abandonado o seu partido, o Povo da Liberdade (PdL) para a oposição centrista da UDC.

PORTUGAL CRISE FORÇA ENTREGA DE CASAS AOS BANCOSQuase seis em cada cem famílias já não conseguem pagar o empréstimo da casa. Em apenas três meses (Junho a Setembro), o número de particulares com crédito vencido na habitação subiu 4557. Ao todo, são já 140.447 os que estão nesta situação, contra os 135.891 registados no trimestre anterior e os 132.320 um ano antes. A análise dos vários segmentos de crédito revela um panorama ainda mais dramático: no total contam-se já 668.874 pessoas em incumprimento. O número de famílias com empréstimo à habitação desceu ligeiramente (menos 6753), mas os que deixaram de pagar o empréstimo seguem a tendência inversa. Estes dados reflectem sobretudo a subida do desemprego e a perda de rendimentos.

IRÃO NÃO É NECESSÁRIA ARMA ATÓMICA CONTRA ESTADOS UNIDOSO Irão “não precisa da bomba atómica” para enfrentar os EUA e os seus aliados, reafirmou ontem Mahmud Ahmadinejad, a horas da divulgação de um relatório que reforça as suspeitas sobre os fins militares do programa nuclear iraniano. “Os EUA, que têm 5000 bombas atómicas, acusam-nos imprudentemente de fabricarmos a arma atómica, mas eles devem saber que se quisermos cortar a mão que eles estenderam sobre o mundo não precisaremos da bomba atómica”, afirmou o presidente do Irão. “Podemos atingir os nossos objectivos recorrendo ao pensamento, à cultura e à lógica”, acrescentou o presidente iraniano, acusando os EUA de pilharem as riquezas dos povos e de os humilharem.

FUTEBOL BOSINGWA NÃO VOLTA À SELECÇÃO COM PAULO BENTOBosingwa garantiu, em declarações ao diário desportivo “A Bola”, que “nunca mais” vai representar Portugal enquanto Paulo Bento for seleccionador nacional por se sentir “ofendido e desrespeitado” pelo técnico. “É um treinador conflituoso com os seus jogadores. Por muito que me custe, enquanto o seleccionador de Portugal for este não voltarei a vestir a camisola da selecção”, afirmou Bosingwa, acusando Paulo Bento de não ter “capacidade emocional e mental para liderar um grupo de homens”.

EUA MÉDICO DE MICHAEL JACKSON CONDENADOO médico de Michael Jackson, Conrad Murray, foi considerado culpado por homicídio involuntário. O cantor morreu a 25 de Junho de 2009 devido a uma dose letal de um poderoso anestésico, Propofol. O juiz ordenou a detenção de Murray, que agora poderá ser condenado a quatro anos de prisão e ficar impedido de exercer medicina. Mas a pena só deverá ser conhecida durante uma audiência prevista para 29 de Novembro.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chamou “mentiroso” ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa conversa priva-da com o presidente norte-americano, Barack

Obama, que acabou por ser ouvida por jornalistas.“Já não o aguento, é um mentiroso”, disse Sarkozy

a Obama. “Podes estar farto dele, mas eu tenho de lidar com ele todos os dias!”, retorquiu o líder dos EUA.

A conversa privada foi tida à margem da cimeira do G20, na semana passada, em Cannes, mas alguns jornalistas ouviram-na. Foi primeiro relatada num site francês chamado Arret sur Images e depois confirmada por outros média.

Os jornalistas tinham sido avisados para não co-locarem os auscultadores para a tradução simultânea até que a conversa entre Sarkozy e Obama terminasse. Mas alguns colocaram-nos na mesma e ouviram os comentários.

Obama estava a repreender Sarkozy por não ter avisado os EUA do voto favorável da França à adesão da Palestina na UNESCO, a que os Estados Unidos se opuseram. A França apressou-se entretanto a dizer que é “neutra” na questão palestiniana, quando se aguarda para breve a discussão do pedido de entrada do Estado palestiniano na ONU – pedido a que Israel e os EUA se opõe com veemência. A França não tornou pública

Obama: “Tenho de lidar com ele todos os dias”

O mentiroso Netanyahua sua posição no Conselho de Segurança em relação a esta questão.

Em relação a Obama, o comentário será mais um sobressalto na já atribulada relação do presidente norte-americano com o seu aliado israelita.

O OURIÇO DO MAR BERLUSCONI