hoje macau 19 nov 2012 #2737

20
TEMPO MUITO NUBLADO MIN 18 MAX 25 HUMIDADE 50-85% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ SEGUNDA-FEIRA 19 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO XII Nº 2737 PUB GONÇALO LOBO PINHEIRO MACAO YOUTH DINAMICS Tudo pelo recenseamento eleitoral PÁGINA 3 ILHA DA MONTANHA Deputados decidem hoje legislação PÁGINA 2 HABITAÇÃO PÚBLICA Operários queixam-se na DSAL PÁGINA 5 SEIXAS DA COSTA Crise longe de ser a mais difícil para Portugal CENTRAIS Félix da Costa vence F3 Esplendor de Portugal GRANDE PRÉMIO DE MACAU O Grande Prémio deste ano trouxe sangue, suor e lágrimas para os portugueses. Morreu Luís Carreira, Tiago Monteiro conseguiu um terceiro lugar e António Félix da Costa não deu hipóteses à concorrência na competição de F3. Para abrilhantar a festa, a organização do GP não acertou com o hino de Portugal. Entornou-se o caldo. ESPECIAL GRANDE PRÉMIO PÁGINA 4 EDITORIAL

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 22-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 19 de Novembro de 2012 • Ano X • N.º 2737

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 18 MAX 25 HUMIDADE 50-85% • CÂMBIOS EURO 9.6 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEGUNDA-FEIRA 19 DE NOVEMBRO DE 2012 • ANO XII • Nº 2737

PUB

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

MACAO YOUTH DINAMICS

Tudo pelo recenseamento eleitoral

PÁGINA 3

ILHA DA MONTANHA

Deputados decidem hoje legislação

PÁGINA 2

HABITAÇÃO PÚBLICA

Operários queixam-sena DSAL

PÁGINA 5

SEIXAS DA COSTA

Crise longe de ser a mais difícil para Portugal

CENTRAIS

Félix da Costa vence F3

Esplendorde Portugal

GRANDEPRÉMIODE MACAU

O Grande Prémio deste ano trouxe sangue, suor e lágrimas para os portugueses. Morreu Luís Carreira, Tiago Monteiro conseguiu um terceiro lugar e António Félix da Costa nãodeu hipóteses à concorrência na competição de F3.Para abrilhantar a festa, a organização do GPnão acertou com o hino de Portugal.Entornou-se o caldo.

ESPECIAL GRANDE PRÉMIO PÁGINA 4 EDITORIAL

Page 2: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012política2

Rita Marques [email protected]

TRÊS anos depois do Governo Central ter dado o aval ao Executivo para que

o novo campus da Universi-dade de Macau (UMAC) se instalasse na Ilha da Montanha de acordo com a jurisdição de Macau, a Assembleia Legis-lativa deverá aprovar hoje na generalidade a nova proposta de lei que a regulamenta.

As “Normas Fundamen-tais para a Aplicação do Direito da Região Adminis-trativa de Macau no Novo Campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha” sobe hoje a plenário e não deverá levantar grandes dú-vidas. “O que vai acontecer amanhã [hoje] era o que tinha de acontecer porque o campus da Universidade de Macau é um campus que estava em Macau e vai passar para uma localidade pertencente a Zhuhai”, disse ontem Rui Martins ao Hoje Macau. “Esta legislação é o que permite que estejamos a operar lá no próximo ano lectivo.” Nada mais do que “um passo normal na cons-trução do novo campus”, na opinião do vice-reitor da Universidade de Ma-cau, numa região que já se encontra a ser fisicamente

A participação no projecto de um porto de cruzeiros em Nansha

é uma das prioridades de Macau no âmbito da cooperação com a pro-víncia chinesa de Cantão, afirmou esta sexta-feira o secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam. O governante falava na abertura da feira internacional de importação e exportação de iates, que decorre até domingo, no Venetian, onde marcam presença cerca de 30 marcas internacionais de mais de 20 países.

“A meta de desenvolvimen-to dos dois territórios para o projecto consiste em reforçar o desenvolvimento e atractivos do porto de Nansha, podendo Macau ponderar formas e meios de pro-porcionar serviços aos passagei-

Deputados decidem legislação de área pertencente à Ilha da Montanha amanhã

Direito de Macau exercido em ZhuhaiContratação de novos docentesA Faculdade de Ciências da Vida e da Saúde é a mais recente especialização de ensino da Universidade de Macau. Por essa razão está prevista a contratação de mais docentes. “[Para esta nova faculdade] está em curso a contratação de alguns docentes mas não consigo para já quantificar”, adianta Rui Martins, vice-reitor da UMAC. Mas esta não será a única área com necessidade de novos professores. “A contratação de docentes está relacionada com os programas que teremos de futuro e isso vai precisar de há mais tempo”, explica o responsável. “Vão ser recrutados consoante a evolução dos programas, que foi notória nos últimos tempos.” No entanto, já foi contratado o novo director, que virá dos Estados Unidos, e estará no território no próximo ano lectivo.

Ambrose So distinguido com ‘honoris causa’Chui Sai On felicitou na sexta-feira as quatro personalidades distinguidas com o título doutor ‘honoris causa’ pela Universidade de Macau, entre os quais o empresário da SJM Ambrose So. O professor Arden Lee Bement Jr., académico na área das ciências dos materiais, o Mestre Hsing Yun, fundador do Mosteiro Fo Guang Shan, e Andrew Chi-Chih Yao, notável cientista na área das ciências da computação.

23 projectos a entrar na MontanhaA mais recente zona económica especial em Zhuhai vai receber 23 projectos com um valor total de investimento de 120 mil milhões de yuans. A antiga “ilha deserta” contará com seis projectos de investidores de Hong Kong e Macau, cujos investimentos rondam um montante de 64 mil milhões de yuans. De entre estes projectos, o novo campus da Universidade de Macau (UMAC) e o parque de Medicina Chinesa e de Ciência e Tecnologia são os dois programas com maior relação a Macau. A nova área do campus da UMAC, que será 20 vezes maior do que a do campus actual na Taipa (106,46 quilómetros quadrados), custará cerca de 6 mil milhões de yuans para acomodar 10 mil a 15 mil pessoas. A construção, segundo o porta-voz da construtora, deverá estar completa no fim deste ano.

Projecto é “prioridade” na cooperação com Cantão

Governo quer apostar em Nansharos dos cruzeiros atraindo-os para uma visita à Região Administra-tiva Especial”, sublinhou Francis Tam, citado num comunicado oficial. O número de cruzeiros atracados em Nansha (Cantão) aumentará depois da construção e entrada em funcionamento do porto, disse ainda.

O secretário para a Economia e Finanças da Região adiantou ainda que Macau e Cantão estão a estudar as políticas afectas à promoção de viagens individuais em barcos de recreio, manifestando o desejo de que através da exposição, inau-gurada hoje, se possa “agarrar a oportunidade do desenvolvimento do sector nacional de barcos de recreio”.

Nansha surge referenciada como uma plataforma importante para atingir os objectivos subjacen-tes ao estreitamento da cooperação bilateral no âmbito do Acordo Quadro, assinado por Macau e Cantão, em Abril de 2011.

ligada por meio de um túnel subterrâneo.

O Comité Permanente da Assembleia Nacional da China delegou à RAEM em Junho de 2009 o direito ao exercício de jurisdição na área onde ficará a instituição de ensino, mas só agora - a um ano da mudança - tudo parece estar a postos.

Na proposta de lei,

de apenas cinco artigos, determina-se que a área do novo campus da UMAC está consagrada na planta cadastral, publicada em despacho do Chefe do Executivo, que por sua vez também irá determinar a data da inauguração do campus. A partir do dia em que o novo campus esteja em funcionamento até ao

dia em que expire o prazo do direito de uso do terre-no irá vigorar o direito de Macau, diz também o novo diploma. Por sua vez, caso o direito da RAEM preveja diferentes disposições con-soante as diferentes áreas territoriais, o campus da UMAC é considerado como localizado no território da Ilha da Taipa.

Page 3: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

3políticasegunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo

A associação local Macao Youth Dinamics tem vindo a entregar folhetos na rua que apelam aos cidadãos para a importância do voto. Lei Kuok Keong disse ao Hoje Macau que os pais dos jovens têm estado mais atentos à questão Andreia Sofia [email protected]

“AS pessoas não sabem o seu verdadeiro po-der”. A frase,

juntamente com a imagem de pessoas junto a urnas de voto,

O Comissariado da Auditoria (CA) ingressou no concur-

so de especialistas do Gabinete de Auditoria Nacional (GAN), onde assistiu a três cursos: “Auditoria às obras públicas”, “Auditoria ambiental” e “Au-ditoria na área da segurança social”.

O curso de “Auditoria às obras públicas” teve lugar no mês passado e foi ministrado pelo director da 3.a Divisão do Departamento de Auditoria a Activos Fixos, Tan Zhiwu. O programa do curso cobriu o conceito, as características e os procedimentos de gestão das obras públicas, bem como a situação actual da auditoria no sector do investimento público e suas tendências de desenvol-vimento. Através de casos reais, Tan Zhiwu relevou as questões e as metodologias essenciais na auditoria à gestão da qua-lidade das obras e na auditoria ao controlo dos investimentos em obras.

Nos dias 12 e 13, a directora de divisão do Departamento de Auditoria do Sector de Agricul-

Cidadão de HK impedido de entrar na RAEMMais um cidadão de Hong Kong foi impedido de entrar em Macau. Segundo a Rádio Macau, que cita o Sout China Morning Post, Francis Yam terá tentado entrar ontem no território, mas disse que acabou por ter de voltar para trás, depois de receber um documento dos funcionários dos Serviços de Migração dizendo que era “provável” que ele perturbasse a ordem pública de Macau. Foi a primeira vez que lhe foi vedada a entrada na RAEM. O homem é dos NeoDemocrats e trazia consigo um grupo de 110 pessoas para assistirem a um espectáculo em Macau. Todos os membros do grupo conseguiram entrar no território menos Francis.

Macao Youth Dinamics desenvolve acção de rua até ao final do mês

O poder do recenseamento eleitoral

Comissariado de Auditoria ingressa em cursos nacionais

Para melhorar os serviçostura, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Chen Jixiang, e a directora de divisão do Depar-tamento de Auditoria do Sector de Segurança Social, Qin Jie, encarregaram-se de realizar os cursos de “Auditoria ambien-tal” e de “Auditoria na área da segurança social”. Os cursos abordaram as características de implementação dos dois tipos de auditorias, das suas teorias básicas, das suas exigências técnicas e das respectivas práti-cas concretas, com vista a que o pessoal de auditoria pudessem dominar, num curto espaço de tempo, as noções, a lógica, a organização e as metodologias dos trabalhos de auditoria.

O CA foi ainda apoiado no envio de dois auditores para estagiarem num projecto de auditoria de ambiente, reali-zado em Nanjing, durante três semanas, em que o programa incluiu técnicas de recolha de provas. Através do estágio, os auditores participantes pude-ram melhorar as suas técnicas em áreas diferentes e actualizar os seus conhecimentos.

importância que o acto de votar representa, Lei Kuok Keong fala em “receios”. “A maioria dos que se re-censearam recentemente ainda estudam no ensino secundário e não começa-ram ainda a desenvolver um trabalho em prol da so-ciedade. Provavelmente não estarão tão conscientes dos problemas que existem em Macau, e isso pode tornar-se numa barreira quando forem votar no próximo ano. Pelo que observamos, os jovens estão mais preocupados em encontrar um trabalho e garantir o seu sustento. São estes os problemas mais sentidos pelos jovens, e têm um certo receio de se ligarem à vida politica de Macau”.

Dados dos SAFP refe-rentes a Dezembro de 2011 revelam que existiam na pe-nínsula um total de 233.792 pessoas recenseadas, en-quanto que nas ilhas de Taipa e Coloane tinham poder de voto 17.604 cidadãos. A classe etária com maior número de recenseados está entre os 25 e 29 anos, com 23.367 pessoas. Com idades compreendidas entre os 18 e 19 anos há apenas 1468 pes-soas, enquanto que entre 20 e 24 anos há 16.929 cidadãos.

está presente nos folhetos que desde Outubro têm vindo a ser distribuídos nas ruas. A acção é da associação Macao Youth Dinamics (Juventude Dinâmica de Macau) e deverá durar até ao final do mês. Lei Kuok Keong é um dos membros da associação e um dos rostos que entrega os fo-lhetos por Macau. “Temos andando pelas ruas porque achamos que é uma forma mais apelativa de chamar a atenção dos cidadãos. Te-mos tido mais respostas por parte dos pais dos jovens. Mostraram preocupações ao nível da habitação e também outros temas. Mas no geral observámos que tanto os jovens como os pais estão muito conscientes do poder que o seu voto pode ter”, disse ao Hoje Macau.

Com as eleições para a Assembleia Legislativa (AL) a acontecerem no pró-ximo ano, onde a população irá eleger 14 deputados pela

via directa, os Serviços de Administração e Função Pública (SAFP) têm vindo a colocar diversos cartazes na rua a chamar a atenção dos novos eleitores para

fazerem o respectivo re-censeamento. Contudo, Lei Kuok Keong considera que o Executivo poderia expandir mais a mensagem, embora tenha vindo a “ex-

pressar a urgência do registo eleitoral”.

“RECEIOS” FACE À POLÍTICAQuestionado sobre se os jovens estão conscientes da

CATA

RINA

LAU

Page 4: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

PUB

4 política segunda-feira 19.11.2012www.hojemacau.com.mo

AvisoEstão abertas as inscrições para o Exame (em Macau) de Admissão

de Candidatos ao Curso de Pós-Graduação das Instituições do Ensino Superior do Interior da China, de 2013

Estão abertas as inscrições para o Exame (em Macau) de Admissão de Candidatos ao Curso de Pós-Graduação das Instituições do Ensino Superior do Interior da China, de 2013, organizado pelo Ministério da Educação da República Popular da China e coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior. Os candidatos, provenientes de Hong Kong, Macau e Taiwan, que pretendam participar no exame para frequência dos cursos de mestrado e de doutoramento, nas instituições do ensino superior do Interior da China, podem efectuar, as suas inscrições, pessoalmente, por correio ou através de um familiar ou amigo, acompanhados dos documentos necessários, bem como do boletim de inscrição preenchido e assinado, o qual deve, ainda, ser imprimido de acordo com o sistema de inscrição do GAES.

InscriçõesPeríodo: De 20 de Novembro a 19 de Dezembro de 2012 Horário de funcionamento: De 2a a 6a Feira, das 9h00 às 18h00, sem interregno durante a hora de almoço; Sábado, Domingo e Feriados (10 de Dezembro), fechado.Local: Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues n.os 614ª-640, Edifício Long Cheng, 7.º andar, Macau. (c/entrada pela Rua de Goa, n.º 105)

ExameDatas: 13 e 14 de Abril de 2013, (sábado e domingo).Local: Escola Secundária Pui Ching (situada no nº. 7 da Avenida de Horta e Costa)

ConsultaOs candidatos podem dirigir-se, pessoalmente, à Sala de Leitura, do GAES, para consultar os regulamentos de admissão das instituições do ensino superior, ou acederem à página electrónica do GAES(http://www.gaes.gov.mo/admission.asp). Mais informações podem, ainda, ser obtidas através dos telefone (853) 83969345, (853) 83969309.

Macau, 19 de Novembro de 2012.

O CoordenadorSou Chio Fai

O coordenador da Comissão do Grande Prémio de Macau, João

Costa Antunes, garantiu ontem que toda a equipa fez o melhor trabalho possível e que encara “de frente” todos os problemas surgidos, como a troca do hino de Portugal. “Enfrento a situação de frente, dizendo que fizemos o nosso melhor, há situações que são imponderáveis, há que saber valorizar o que é importante”, disse João Cos-ta Antunes, que há 25 anos está à frente da coordenação do Grande Prémio de Macau.

Costa Antunes, que a 20 de Dezembro deixa a direção dos Serviços de Turismo para se dedicar em exclusivo ao Grande Prémio de Macau, que assinala em 2013 o 60.º aniversário, ex-plicou o “natural embaraço com a falta do hino”, porque é português, salientando

Comissão do Grande Prémio troca hino português com Félix da Costa no pódio

Embaraçoso e sem desculpaque o episódio “de alguma forma também embaraçou o Chefe do Executivo, porque estava encantado por poder dar um troféu a um corredor português”. “Tudo isso são situações que enfrento sem recurso a nenhuma desculpa, foi uma falha. Não podemos acreditar só nos sistemas téc-nicos, informáticos ou base de dados que por vezes nos dão informações erróneas, mas o futuro será aquilo que conseguirmos construir e que a confiança de todos nos der”, afirmou.

A comissão organizado-ra da corrida revelou que o hino português será tocado no jantar de confraterniza-ção dos pilotos, como forma de reparar o engano ocorrido na cerimónia do pódio da prova de Fórmula 3.

Apesar de ter anunciado as mortes de dois pilotos - em conferência de imprensa, em que surgiu emocionado

-, Costa Antunes explicou também não ser a primeira vez, infelizmente, que se registam vítimas na pista de Macau, um traçado cita-dino, muito exigente e sem escapatórias, onde um erro pode ser fatal. “Já tivemos acidentes mortais em edi-ções anteriores, já tivemos duplos acidentes mortais, como neste fim de semana, já tivemos hinos trocados em cerimónias de entrega de prémios, já tivemos chuva quando não se esperava cho-ver, mas, de facto, devo dizer que este Grande Prémio teve uma conjugação que não estava à espera e que exigiu uma grande energia de todos nós”, assinalou.

Com a edição 59.ª encer-rada, Costa Antunes pensa já edição de 2013 do Grande Prémio, uma prova que irá decorrer, à semelhança da 50.ª, em dois fins de semana no próximo ano.

“Há um compromisso que vamos melhorar no fu-turo para que o 60.º Grande Prémio seja um ato de Macau e que possamos todos daqui a um ano ter o benefício de es-tarmos numa situação mais agradável”, concluiu. - Lusa

Page 5: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

5segunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo sociedade

UM total de 300 traba-lhadores das obras de habitação pública que está a ser construída

em Seac Pai Van deslocaram-se à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) para apresentar queixas por falhas quanto aos salários e folgas. Depois de na passada quinta-feira, dia 15, 100 trabalhadores não residentes terem-se deslocado às instalações da DSAL, na sexta-feira foi a vez de “cerca de 200” terem apresentado as mesmas queixas. Segundo um comunicado, depois da primeira sessão de explicações sobre as leis vigentes, a DSAL “voltou a esclarecer os trabalhadores sobre a legislação em vigor”, sendo que também “os informou que o em-pregador já se tinha comprometido em pagar o montante em divida”.

Contudo, os trabalhadores

OS Kai Fong instaram o Governo a tomar

atenção aos idosos que se perdem no vício do jogo. Últimos dados indicam que os cidadãos sénior torna-ram-se jogadores ávidos nas ‘slot machines’. Chan Sio Kai, líder do centro de dia dos Kai Fong, fez o apelo no Fai Chi Kei à margem de um evento organizado pela Polícia Judiciária para aler-tar os idosos sobre fraudes.

O director exemplificou com o caso de um cidadão residente no centro, de 80 anos, que diariamente perde todo o seu dinheiro nestas máquinas.

“Não recebe qualquer dinheiro da sua família e, na verdade, é muito fácil para estes idosos jogarem porque as ‘slot machines’ estão num salão muito próximo das suas casas e só precisam de uma pequena

quantia”, explica ao Macau Post Daily.

Mas este não é apenas o único público-alvo ao qual não se está a prestar muito atenção, diz também. donas de casas e vendedores am-bulantes também têm sido vistos a jogar no salão do Canídromo, refere Chan. Apesar de o Governo já ter sido avisado deste perigo, e aconselhado a tirar estes equipamentos destas áre-

as, nada tem sido feito na opinião de Chan Sio Kai. “Espero que o Governo dê mais atenção ao jogo na terceira idade e arranje uma solução para o problema”, insiste.

Por outro lado, também incita as autoridades com poder sobre a aplicação da lei a realizarem mais acti-vidades anti-fraude para proteger os idosos, indica o representante.

A União de Metalúrgicos e a Associação para os

Assuntos dos Direitos e Inte-resses das Pessoas (AADIP) protestaram na sexta-feira contra a TDM chinesa, na Rua de Francisco Xavier Pereira, onde está sediada a estação, acusando a redacção chinesa de ser tendenciosa em favor do Governo e de associações comunitárias “tradicionais”. As mesmas deixaram ainda uma carta endereçada ao di-rector João Leong Kam Chun, reporta o Macau Post Daily.

Ao Ieong Kuong, presi-dente da AADIP, acusou a TDM de ter estendido a sua redacção da noite apenas para cobrir mais assuntos in-ternacionais e do continente, enquanto as notícias locais têm “faltado”, especial-mente aqueles que afectam directamente a vida das pes-soas. O mesmo responsável condenou a forma como são reportados os grupos que são críticos face ao Governo, que raramente aparecem mencionados. Contactados pelo Macau Post Daily, os representantes da TDM não quiseram comentar.

Esta não é a primeira vez que se ouvem protestos con-tra o canal chinês de Macau. Em Abril, alguns críticos também saíram à rua expres-sando críticas à cobertura de uma pesquisa conduzida

Alegadas irregularidades, com salários e folgas, na origem

Trabalhadores de Seac Pai Van queixam-se na DSALem questão não terão aceite as explicações do organismo e deslocaram-se à sede do Governo para se manifestarem. “A DSAL enviou o seu pessoal para a sede do Governo para uma reunião com os quatro representantes dos trabalhadores e o representante da entidade patronal, e este afir-mou, mais uma vez, de que iria compensar os trabalhadores em

conformidade com a lei”, afirma o mesmo comunicado.

PROMESSADE OLHAR PARA A LEIA DSAL afirma ainda que já entrou em contacto com o empregador para regularizar a situação. “Os trabalhadores alegam que o em-pregador não tinha contabilizado de forma justa o salário, as horas

extraordinárias e a compensação de trabalho nos dias de descanso sema-nal, bem como não tinha atribuído o subsídio de trabalho nocturno. Depois de ter inteirado da situação junto ao empregador e verificado os documentos em causa, a DSAL esclareceu a legislação em vigor aos trabalhadores e informou-os de que o empregador já se comprometeu a pagar o montante que tinha er-

Kai Fong chamam a atenção para vício do jogo na terceira idade

Enterrar os trocos da velhice

radamente contabilizado aos seus trabalhadores”.

Para além disso, o Governo promete “continuar a acompanhar e a fiscalizar o cumprimento do compromisso assumido pela en-tidade patronal e a assegurar que os trabalhadores consigam obter a remuneração e as compensações devidas em conformidade com o cálculo nos termos da lei”.

Associações protestamcontra notícias tendenciosas

TDM chinesaoutra vez na mira

pela Universidade de Hong Kong sobre as opiniões públicas relativamente ao desenvolvimento político do território. Os activistas acusavam então de ter sido uma notícia tendenciosa face à defesa do sistema “2+2” defendido pelo Governo, omitindo os resultados de alguns participantes. - R.M.R.

Page 6: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

PUB

6 sociedade segunda-feira 19.11.2012www.hojemacau.com.mo

REFORÇAR a coo-peração e o meca-nismo de contin-gência ao nível da

região do Delta do Rio das Pérolas. Foram estas as con-clusões principais saídas da 12ª Reunião Tripartida entre Guangdong, Hong Kong e Macau sobre os cuidados a ter para evitar a propagação de doenças transmissíveis. As delegações de especialistas das três regiões focaram-se em patologias como a Febre de Dengue ou o Sarampo para encontrar formas de prevenir em conjunto, onde foram apresentados casos práticos.

Ficou prometida a “conti-nuação do reforço de colabo-ração na área da prevenção e controlo de incidentes súbitos de doenças transmissíveis e saúde pública nos três territó-

Quebra de 19% na vendade casas no terceiro trimestreEntre Julho e Setembro, foram compradas 4475 habitações, um número que decresceu 19,4% face ao trimestre anterior. Os Serviços de Estatísticas e Censos revelaram na sexta-feira que o valor destas transacções também registou uma quebra de 15.6%, já que a maioria das casas (45.9%) foram compradas por um preço inferior a três milhões de patacas. Das restantes, apenas 25.5% com um valor igual ou acima das 6 milhões de patacas. As residências construídas a partir de 2010 têm mais adeptos, segundo os dados agora divulgados, sendo que a grande maioria é apenas uma planta. Destas 1517 fracções com cerca de dois anos, 1165 ainda não estão sob estacas. Mais de metade dos novos inquilinos (52,4%) opta por áreas residenciais entre os 50 e os 99,9 metros quadrados, já que apenas 28,2% adquire habitações mais pequenas. O preço médio por metro quadrado regista-se agora acima das 58 mil patacas neste trimestre, o que equivale a uma subida de 5,2% face aos últimos três meses. Já nas fracções destinadas a escritórios, o metro quadrado regista-se numa média acima de 49 mil patacas. - R.M.R.

Há mais trabalhadoresno sector bancário a ganhar maisDe acordo com números da Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) o sector bancário registou um aumento de trabalhadores no terceiro trimestre deste ano, que também ganham mais, quando comparado com igual período do ano passado. No total trabalham nos 27 bancos de Macau 5.137 pessoas, um aumento de 2,9% face ao terceiro trimestre de 2011. Desses números, 1158 directores e quadros dirigentes de empresas, mais 13,1%. Quanto à remuneração média dos trabalhadores a templo completo foi de 21.150 patacas, um aumento de 6,3% quando comparado com igual período de 2011. A remuneração média dos empregados de balcão e dos técnicos e profissionais de nível intermédio atingiu 12.330 patacas e 18.230 patacas, respectivamente, apresentando aumentos de 6,8% e 4,2%, respectivamente, face ao mês homólogo do ano anterior.

Mobilidade dos recursoshumanos “estável”No que diz respeito à contratação de trabalhadores para o sector, foram recrutados 383 no terceiro trimestre, uma redução de 2,0 pontos percentuais na taxa de trabalhadores recrutados (7,3%), face ao trimestre homólogo de 2011. A taxa de rotatividade e a taxa de vagas no sector bancário alcançou 5,7% e 2,9%, respectivamente, isto é, subiu ligeiramente 0,2 e 0,4 pontos percentuais, respectivamente, indicando que a mobilidade dos recursos humanos é estável. No fim do terceiro trimestre deste ano existiam 155 postos vagos no sector bancário que corresponderam a uma descida de 8,3%. Destaca-se que 82 daquelas vagas se destinavam a empregados administrativos e destas 45 pertenciam a empregados de balcão.

O Fundo de Segurança Social (FSS) deve estar mais bem organizado,

argumenta Chan Kin Sun, presidente da Segurança Social. “O fundo não incluiu só pensões mas também subsídios de desemprego, subsídios de invalidez, de acidentes no trabalho, de casamento e de nascimento. O sistema tem de ser estudado para ver se há áreas que devem ser reformadas ou divididas”, explica o responsável em declarações à TDM.

Por outro lado, defende, a popula-ção também deve ser tida em conta no consenso que não se gera em sede de concertação social.

Actualmente, os empregadores têm de descontar o dobro dos empregados para o Fundo de Segurança Social. Hoje o patronato injecta 30 patacas, mais 15 do que os trabalhadores. A vice-presidente do FSS, Chan Pou Wa, lançou já um valor sobre o aumento das contribuições, de 45 para 90 no prazo de três anos, num valor equiparado entre patronato e trabalhadores mas esta su-bida não é bem aceite pelas duas partes.

“Se o Governo sugere que paguem os dois o mesmo tem de apresentar provas e motivos claros que o justifi-quem. Não concordo que paguemos o

mesmo”, revelou Lei Cheng I, repre-sentante da Federação das Associações dos Operários de Macau, à TDM.

Por sua vez, os empregadores antevêem esta como uma solução mais ajustada. “Nós, empregadores, acreditamos que é mais justo que em-pregados e empregadores paguem o mesmo. Não se esqueçam que quem vai beneficiar disso são os trabalhadores”, exortou Vong Kok Seng, representante do patronato no Conselho Permanente de Concertação Social (CPCS). Desta forma, calcula-se que a melhor solução é deixar a população ter voto na matéria.

Serviços de Saúde deslocaram-se a Cantão para encontro regional

Doenças em debate

Presidente da Associação de Segurança Social defende estudo sobre FSS

Estudar áreas a reformar

rios”, bem como a promessa de reforço do “mecanismo de comunicação”, o qual as au-toridades apontaram que tem “eficácia”, desempenhando “um papel activo e importante na prevenção e controlo de doenças transmissíveis nos três territórios”.

Os especialistas defen-dem ainda que se deve apos-

tar na investigação. “Os três territórios devem organizar os seus peritos para reforçar a acção e colaboração na área de investigação de aplicação da nova técnica”.

O REFORÇO NO SARAMPOOlhando para o caso particu-lar do Sarampo, os especia-listas consideram que deve

ser dada maior atenção à pa-tologia. “Nos anos passados, os três territórios fizeram um esforço pela concentração do índice e obtiveram um avanço mais importante, agora, ainda estão a enfrentar vários desafios provenientes do alvo de eliminação do sa-rampo. É necessário reforçar a colaboração mútua”. No geral, ficou acordado que é necessário o “reforço e melhoria do mecanismo de contingência de saúde públi-ca”, sendo que a delegação de Guangdong apresentou a ideia de criação de um hos-pital, uma equipa nacional de socorro e outro grupo focado nos casos súbitos de doenças transmissíveis.

A próxima reunião de-corre em 2013 e será acolhi-da pelos SS de Hong Kong.

HUMBERTO ROMÃO ÉVORA Falecimento

Faleceu no passado sábado, em Lisboa, Humberto Romão Évora. Viveu longos anos em Macau onde foi funcionário dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos. Deixa viúva Eurídice Lima Évora. Humberto era pai de Humberto Lima Évora, Mário Lima Évora, Maria Helena Lima Évora e Rui Lima Évora.

Page 7: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO

7sociedadesegunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo

Diana do MarAgência Lusa

ANTÓNIO Azeve-do deixou Portu-gal para trás, pela primeira vez, na

década de 1970. Mais de 30 anos depois, Sandra segue as pegadas do pai e ruma a Macau, reescrevendo a história do ‘era uma vez um país sem perspectivas’.

Corria o ano de 1978, quando António Azevedo ‘aterrou’ em Macau - um ano depois da estreia do Fundo Monetário Interna-cional (FMI) em Portugal -, respondendo a um anúncio do jornal Expresso, movido sobretudo pela precária si-tuação de emprego em que se encontrava. “Estávamos a recibos verdes, um pouco como agora, infelizmente, portanto não havia qualquer perspectiva de futuro”, conta António Azevedo, que, na altura, trabalhava num dos Gabinetes de Apoio Técnico às Autarquias Locais, na vila histórica de Castro Verde, no Alentejo.

Engenheiro electrotécni-co de profissão, conquistou o primeiro emprego a Oriente na Companhia de Electrici-dade de Macau (CEM), onde

Duas gerações ‘empurradas’ para Macau por um país sem rumo

Em busca do horizonteesteve até ao fim de 1981, altura em que um problema de saúde da primeira filha, Marta, ditaria o regresso.

Daqueles tempos perma-nece até hoje a memória de um período muito difícil: “Estive seis meses desem-pregado em casa dos meus pais, já casado. Entretanto, nasceu a Inês, em 1982. Tenho muitos irmãos tam-bém e, nessa altura, ainda estavam na casa dos meus pais”. “À medida que o tempo ia passando, aquilo ia piorando. Em 1983, es-tava convencido de que iria melhorar, que a minha vida ia ser gradualmente melhor, mas foi sendo pior. Havia aumentos, mas a inflação comia-os”. Por isso, “de-cidimos, em fins de 1983, procurar regressar a Macau”, explica António Azevedo, 61 anos, que volta a fazer as malas no início de 1984.

As dificuldades de em-prego “foram muito notórias” durante aquela época em que

os funcionários públicos tam-bém ficaram sem subsídio de natal face à necessidade de mais um resgate, aponta. “Não sei se na altura chama-vam resgate, mas, enfim, o FMI entrou em Portugal. Foi muito complicado”.

Desde o retorno, em 1984, e até ao último ano da adminis-tração portuguesa em Macau, o percurso foi “suave”, diz António Azevedo que, apesar de ter saído da CEM, em 1988, mantinha um escritório de consultadoria.

1999, ANO DE DECISÕESEm 1999, a família decide voltar: “As minhas filhas mais velhas - a Marta e a Inês - acabavam um ciclo, estavam no fim do secun-dário, e a opção de estudos seria em Portugal (…). A Lena era funcionária pública e tinha pedido integração em Portugal. Eu fui também, fomos todos e eu fui fazer aquilo que estava a fazer cá, mas aí foi difícil”.

Estava perto dos seus 50 anos e começar do zero foi muito diferente. Tudo era “muito complicado” e “nada transparente” princi-palmente ao nível do sistema e dos impostos para uma microempresa.

Em 2006, arrisca uma terceira investida em Macau, onde agarra uma oportu-nidade no Gabinete para o Desenvolvimento de Infra--estruturas. Ali ficou até hoje.

Já Sandra Azevedo, 25 anos, chegou no verão do ano passado a Macau. Ou melhor, regressou. Apesar de ter nascido e vivido os primeiros 12 anos da sua vida no território, a filha mais nova de António Aze-vedo escolheu Portugal para prosseguir os estudos e, entretanto, conheceu outras paragens.

Depois de concluir a licenciatura em Lisboa, embarcou na aventura de um par de estágios, que se

traduziu numa experiência “espectacular”, mas sem qualquer perspectiva. “A minha perspectiva era con-tinuar a fazer estágios não remunerados e isso já não dava depois de um ano. (…) Aí decidi sair de Portugal”, conta Sandra Azevedo, que opta por ‘abandonar’ o jor-nalismo por uma vivência “diferente” em Inglaterra, onde trabalhou como ama.

Contudo, volvidos nove meses, começou a sentir falta daquilo que realmente queria: “Tentei em Portugal encontrar trabalho e fiz a minha pesquisa, mas depois comecei a pensar que o me-lhor era mesmo ir para fora e a primeira coisa que me surgiu foi mesmo Macau”.

“É uma situação muito difícil, uma precariedade de emprego gigante, as pessoas querem sair. Agora existe mesmo uma sede que eu nunca tinha visto, e quando surgiu a oportu-nidade de vir para Macau

com as condições que me ofereciam - muito melho-res do que qualquer coisa que em Portugal pudesse surgir -, as pessoas diziam ‘arranja-me qualquer coisa em Macau’, e isso ainda se nota”. “Quase todos os dias recebo uma mensagem dessas e isso faz-me muita confusão, porque acima de tudo é triste. As pessoas estudam, querem ser úteis, fazer aquilo por que lutaram e depois não conseguem, não têm oportunidades”, constata Sandra Azevedo, que quando chegou a Macau delineou uma meta temporal que, entretanto, rasurou.

“Pensei para mim mesma num limite de três a quatro anos para depois dar o ‘salto’. Mas, sinceramente, agora já não sei. Portugal não é para já nem para os próximos três a quatro anos, uma opção”, diz a jornalista da Teledifusão de Macau (TDM).

A voz experiente do pai também não antecipa estarem reunidas as con-dições para um regresso a Portugal em breve: “Seria muito bom que fosse daqui a cinco anos”. Mas, “diria dez anos”. “Deus queira que me engane, seria muito bom que me enganasse”, diz.

Page 8: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012nacional8

CERCA de trezentos estu-dantes chineses de portu-guês celebraram sábado o S. Martinho na Embai-

xada de Portugal em Pequim, num convívio que demonstrou a “óptima saúde” da língua portuguesa na China.

Para além de castanhas, havia pastéis de nata e outros doces, e embora com uma semana de atraso

O distrito de Causeway Bay, em Hong Kong, ultrapassou a 5.ª

Avenida, em Nova Iorque, tornando--se na zona mais cara do mundo para alugar um espaço comercial, indica o estudo anual da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

A rua mais famosa da ‘Big Ap-ple’ perdeu a sua posição no topo do ‘ranking’ pela primeira vez em 11 anos para Hong Kong, resultado da crescente procura dos consumi-dores chineses por bens de luxo.

“O grande destaque da pesquisa deste ano foi Hong Kong (…) não

obstante o abrandamento da activi-dade económica, os comerciantes continuaram a ver o mercado como a plataforma de lançamento ideal para o interior da China”, referiu a firma, num comunicado citado hoje pelas agências internacionais.

O preço médio por metro qua-drado corresponde actualmente a uma renda anual equivalente a cerca de 220 patacas em Causeway Bay, contra as cerca de 210 patacas em Nova Iorque.

Os Campos Elísios, em Paris, ascenderam dois lugares, ocupando

o terceiro posto do ‘ranking’ mun-dial (cerca de 90 patacas por metro quadrado por ano).

Na lista segue-se Tóquio (Ja-pão), Sidney (Austrália) e a New Bond Street, em Londres.

A região da Ásia-Pacífico con-quistou cinco lugares na lista dos dez lugares mais caros do mundo.

O maior crescimento do valor das rendas num único mercado durante o período de 12 meses foi de 75%, tendo sido registado em Colaba Causeway, em Mumbai, Índia.

A inflação é o principal risco da China a longo prazo quando

a nação precisa de reformas fi-nanceiras mais profundas, disse o governador do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, este sábado.

Uma das características mais em destaque na transição econó-mica da China é que muitas das entidades, incluindo os gover-nos locais, não estão sujeitas a “restrições”, o que significa que tendem a gastar mais e a sobrea-quecer a economia, acrescentou Zhou.

A inflação anual da China passou de 1,9% em Setembro para 1,7% em Outubro, depois de

dois anos de luta do banco central para fazer com que voltasse a ficar abaixo da meta do governo, de 4%, após o programa de estímulo económico em 2008-09 fazer com que atingisse os 6,5% em Julho de 2011, o maior nível em 3 anos.

No actual ciclo da política monetária, o Banco do Povo da China cortou as taxas de juros em Junho e Julho deste ano e baixou os depósitos obrigatórios exigi-dos aos bancos três vezes desde o fim de 2011, para libertar cerca de 1,5 mil milhões de patacas para empréstimos, como parte de um programa de um ano de política pró-crescimento.

Tibetana morre após imolaçãoUma tibetana morreu no sábado depois de atear fogo ao próprio corpo na província ocidental chinesa de Qinghai, o que eleva para oito o número de mortes deste tipo nas últimas duas semanas, coincidindo com a mudança de poder no regime comunista chinês. A mulher, Chakmo Kyi, imolou-se em frente a um mosteiro na cidade de Rongwo, demarcação tibetana de Rebkong (Tongren), na província chinesa de Qinghai, segundo um comunicado do Centro Tibetano dos Direitos Humanos e a Democracia (TCHRD). O último acontecimento deste tipo deu-se na quinta-feira passada, quando um adolescente tibetano ateou fogo ao próprio corpo ao mesmo tempo que em Pequim se apresentava a nova liderança do regime.

Centenas de estudantes chineses celebraram o São Martinho em Pequim

Castanhas e pastéis de nataem relação ao tradicional verão de S. Martinho, o sol também compa-receu, atenuando o efeito dos cinco graus assinalados no termómetro.

“Este tipo de actividades é muito importante para os alunos. Eles não têm um contacto muito vivo com a cultura portuguesa e os portugueses e aqui, na Embaixada, estão em território português”, disse o professor Ye Zhiliang, da

Universidade de Línguas Estran-geiras de Pequim (Beiwai).

Liliana Gonçalves, a mais antiga professora portuguesa ra-dicada na capital chinesa, desde 2005, concorda: convívios como este ajudam os alunos a “conhecer melhor a nossa cultura e outros estudantes que também estudam o português”.

A festa reuniu estudantes de sete

Inflação é maior riscopara a China a longo prazo

Mais reformas financeiras

Hong Kong ‘destrona’ Nova Iorque como lugarmais caro do mundo para alugar espaço comercial

220 patacas por metro quadrado

universidades de Pequim e uma de Tianjin, porto do norte da China, a 150 quilómetros da capital.

Há cerca de uma década, em Pequim, havia apenas uma uni-versidade com licenciatura em português, e em toda a China, exceptuando Macau, só existia mais uma, no Instituto de Línguas Estrangeiras de Xangai. Hoje há mais de quinze.

O crescente interesse pelo português “tem a ver com as sa-ídas profissionais, sobretudo em Angola e no Brasil”, diz Liliana Gonçalves, da Universidade de Comunicação da China.

“O português está de óptima saúde aqui na China”, acrescentou a professora.

Segundo Ye Zhiliang, “o por-tuguês é bastante procurado na China devido à intensificação das relações económicas e comerciais com os países lusófonos”.

Cerca de 260.000 cidadãos chine-ses trabalham em Angola e nos três últimos anos, a China tornou-se o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos.

Page 9: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012 9www.hojemacau.com.mo região

Disputas marítimas no centro de cimeira de países do sudeste asiático

À procura de soluçõesA cimeira da Associação

das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa), que de-

corre no Camboja entre domingo e terça-feira, deverá ser dominada pela procura de soluções para as disputas territoriais que ameaçam a estabilidade na região.

A China reclama a soberania de praticamente todo o Mar do Sul da China, com rotas marítimas vitais para o comércio mundial, o que gerou disputas com membros da ASEAN como as Filipinas, o Vietname, Brunei, Malásia, que também reivindicam parte das águas.

As Filipinas e o Vietname manifestaram este ano a sua pre-ocupação crescente face ao que entendem tratar-se de uma postura cada vez mais agressiva por parte da China no que se refere às suas reivindicações territoriais.

O bloco regional tinha este ano a esperança de negociar um código de conduta nas águas disputadas, mas as negociações estagnaram quando os ministros dos Negócios

O Presidente interino depos-to da Guiné-Bissau, Rai-

mundo Pereira, disse sexta-feira que Timor-Leste manifestou “total disponibilidade” para ajudar os guineenses na procura de soluções para a crise que o país africano vive desde Abril.

“Encontrei da parte do Pre-sidente total disponibilidade em ajudar na gestão e na procura de soluções para a crise que se instalou no nosso país”, afirmou Raimundo Pereira.

O Presidente interino de-posto da Guiné-Bissau falava numa conferência de imprensa conjunta realizada na presidên-cia timorense, no âmbito de uma visita de trabalho a Timor-Leste iniciada na quinta-feira.

Segundo Raimundo Pereira, o apoio de Timor-Leste vai “continuar a ser feito no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”

“Pensamos que Timor, que também teve os seus problemas e conseguiu gerir a transição, também poderá de facto ajudar a Guiné-Bissau a ultrapassar o seu problema”, salientou.

Para Raimundo Pereira, te-rão de ser os guineenses a dar o primeiro passo para ultrapassar a crise que o país vive, mas é preciso o apoio da comunidade internacional.

“É preciso encontrar uma

Bomba em motociclo causou um morto e 20 feridos na TailândiaPelo menos uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas no sábado na sequência da explosão de uma bomba na Tailândia, um dia antes da visita do Presidente norte-americano Barack Obama ao país asiático. A polícia indicou que a explosão ocorreu na província de Yala, tendo causado fogo em cinco edifícios no centro da cidade. As autoridades locais disseram que o engenho explosivo, escondido num motociclo, foi detonado por controlo remoto por alegados rebeldes, quando um grupo de soldados patrulhava a área comercial da cidade. Cinco soldados e 15 civis ficaram feridos. A vítima mortal não foi imediatamente identificada.

Timor-Leste disponível para ajudar Guiné-Bissau

Eleições em Abril

Estrangeiros da ASEAN come-çaram a discutir esta questão na capital cambojana, Phnom Penh, em Julho.

O Camboja, aliado da China que assume a presidência da ASE-

AN, recusou permitir ao Vietname e Filipinas a referência específica a desentendimentos com Pequim sobre o Mar do Sul da China, o que impediu o grupo de divulgar um comunicado conjunto pela

primeira vez na sua história de 45 anos.

Segundo alguns analistas de assuntos asiáticos, estas disputas deverão ser os temas que domi-narão a cimeira.

O Presidente dos Estados Uni-dos, Barack Obama, é esperado esta segunda-feira em Phnom Penh, vindo da Birmânia, para participar na cimeira, no âmbito da sua primeira deslocação à Ásia desde a sua reeleição. Esta também será a primeira vez que um Presi-dente norte-americano visitará o Camboja.

Os analistas antecipam que Obama deverá reiterar o interesse fundamental dos Estados Unidos na manutenção da liberdade de navegação no Mar do Sul da China e apelar à ASEAN e à China para chegarem a um acordo sobre um código de conduta a implementar nessas águas.

Os confrontos étnicos no norte da Birmânia e as negociações sobre a criação de uma zona de comércio livre com a China, Japão, Coreia do Sul, Índia, Austrália e Nova Ze-lândia, são outros temas na agenda da cimeira.

Além de Barack Obama, a 21.ª Cimeira da ASEAN contará com a presença do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao e do Presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, bem como do primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, do líder do Governo indiano, Manmo-han Singh, da primeira-ministra australiana, Julia Gillard, e do primeiro-ministro da Nova Ze-lândia, John Key.

unidade entre a CEDEAO (Co-munidade Económica dos Países da África Ocidental), a CPLP e a União Africana e de todos os países e instituições com interesse na Guiné-Bissau para harmoni-zar posições e se encontrar uma solução globalmente aceite para o problema”, afirmou.

A 12 de Abril, na véspera do início da segunda volta para as eleições presidenciais da Guiné--Bissau, na sequência da morte por doença do Presidente Malam Bacai Sanhá, os militares derru-baram o Governo e o Presidente.

A Guiné-Bissau está a ser administrada por um Governo de transição, apoiado pela CEDE-AO, que pretende realizar eleições no país em Abril do próximo ano.

A maior parte da comuni-dade internacional, incluindo a CPLP, não reconhece as novas autoridades de Bissau.

Durante a sua estada em Timor-Leste, que terminou no sábado, Raimundo Pereira, que viajou acompanhado do minis-tro dos Negócios Estrangeiros deposto, Mamadu Djaló Pires, reuniu-se já com as autoridades timorenses.

Page 10: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012www.hojemacau.com.mo

Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal em França

Crise “está longe de ser a mais difícil que Portugal atravessou”

Andreia Sofia Silva*[email protected]

A idade da reforma vai levá--lo a outros voos. É já a partir de Janeiro do pró-ximo ano que Francisco

Seixas da Costa vai abraçar o cargo de director-executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa. Mas antes de abandonar por com-pleto o actual cargo de embaixador de Portugal em França, Seixas da

No Governo de António Guterres tomou conta da pasta da secretaria de estado dos Assuntos Europeus. Com 64 anos, Francisco Seixas da Costa vai deixar o cargo de embaixador de Portugal em França mas não deixa de estar ligado às grandes questões do mundo. Em entrevista à agência Lusa, Seixas da Costa fala da crise em Portugal e de uma “Europa institucional” enquanto “mecanismo demasiado pesado” para responder aos problemas económicos

A experiência da diplomacia Francisco Seixas da Costa tem 64 anos e é um dos mais experientes diplomatas portugueses. Desempenhou funções diplomáticas na Noruega, em Angola e no Reino Unido, tendo também sido embaixador nas Nações Unidas, na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e no Brasil. Seixas da Costa cessa funções como diplomata em Paris no fim de Janeiro de 2013. Será, a partir de Fevereiro, director executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em Lisboa. Para Francisco Seixas da Costa, fazer agora um balanço da sua longa e diversa carreira diplomática é “muito difícil”. Talvez um dia, por escrito, “para tentar arrumar um pouco mais as ideias”.

Costa falou à Lusa da actual crise económica que se vive em Portugal.

“É uma situação complexa, mas em perspectiva está longe de ser a mais difícil que Portugal atravessou. Não tenho a mais leve dúvida de que vai dar-se a volta a isto. Eu não tenho a mais pequena desconfiança quanto ao futuro de Portugal”.

Para o diplomata, é importar ir buscar soluções ao equilíbrio dos mercados financeiros. “Tudo aquilo que se passa em Portugal hoje em

dia – e pode dizer-se Itália, Espanha, Grécia –, se se fizer só à luz dos mecanismos próprios de actuação [na Europa], tem uma capacidade de êxito muito duvidosa. Eu acho que nós temos que acalmar os mercados, é a solução ideal para po-dermos avançar com alguma calma. Esperando que, depois de algumas eleições, depois da obtenção de alguns poderes políticos nacionais, [se consiga] encontrar medidas de natureza europeia que possam ajudar aos esforços [dos países]”.

O diplomata afirmou ainda que “esta crise é uma crise altamente van-tajosa para muita gente”, considerando que a ideia de que ela “caiu sobre todos nós é completamente falsa”.

A EUROPA E OS MERCADOSFrancisco Seixas da Costa retira o olhar de Portugal para analisar as respostas da Europa no actual cenário de crise, e as criticas vêm à tona. “O modelo económico-financeiro que hoje prevalece na Europa e no mun-do – e que se baseia na dependência profunda dos humores dos mercados face, por exemplo, à capacidade de afirmação económica dos vários paí-ses – torna o dia-a-dia imprevisível”. Isto, defendeu, “prova que a Europa se deixou ‘descomandar’ politica-mente, e passou a ser comandada pelos mercados”.

“Como não há uma opção al-ternativa, e manifestamente não há capacidade de criar um consenso alternativo para mudar este estado de coisas, a Europa anda aos soluços, numa resposta tardia às diversas crises”, concluiu.

“A sensação que eu tenho é a de que a Europa institucional é, de mo-mento, um mecanismo demasiado pesado para poder ter flexibilidade para responder às crises. A Europa alargada, mesmo só ao nível do euro, é uma Europa que não tem condições de natureza política para poder gerar consensos para mudar as coisas”.

“Os mecanismos de natureza politica que hoje enquadram o processo europeu não estão à altura das exigências de resposta rápida às crises”, acrescentou ainda.

Olhando para o Tratado de Lis-

boa, uma das bandeiras do governo de José Sócrates e que entrou em vigor a 1 de Dezembro de 2009, Seixas da Costa afirma que “tem condições para sobreviver, eu diria para os séculos”. “Por uma razão simples: eu não vejo nenhum consenso alternativo que permita um modelo institucional diferente daquele que foi conseguido a muito custo [nessa altura]”.

Apesar disso, o diplomata aponta criticas ao documento. “Por outro lado – e esta é uma opinião muito pessoal – acho que o que se passou na Europa em matéria institucional nos últimos anos, nomeadamente o modelo que saiu do Tratado de Lis-boa, e em particular algumas derivas de natureza mais intergovernamental que apareceram no mercado das soluções europeias para fazer face à emergência das crises, acabou por enfraquecer a União enquanto instrumento global de gestão do continente, e em particular de gestão de algumas partilhas de soberania, como é o caso do euro”.

A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM EXTERNA Seixas da Costa considera ainda que há muitas falhas na forma como Por-tugal se promove cá fora. O país “deve promover uma acção de colocação de figuras nacionais em lugares de des-taque em organizações internacionais políticas, económicas e culturais, para investir na “imagem do país”.

“A esmagadora maioria das pessoas conhece Portugal, mas sabe pouco. Por isso, torna-se muito importante que a representação no exterior passe uma imagem positi-va”, acrescentou. Seixas da Costa deu ainda como exemplos António Guterres, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados ou Vítor Constâncio, vice-presidente do Ban-co Central Europeu.

“O facto de o nome de Portugal estar ligado ao exercício de funções prestigiantes no quadro internacional é um elemento que nos ajuda a me-lhorar a imagem. Acho mesmo que podíamos fazer mais neste sentido. Portugal deve e pode promover uma acção de colocação de figuras

nacionais em lugares importantes nas diversas áreas”, defendeu.

O diplomata defende ainda que a diplomacia portuguesa “garante alguma coerência global à imagem externa do Estado”. ““É precisamen-te essa continuidade, essa previsibi-lidade que os outros têm da nossa atitude, que constitui o prestígio de Portugal”, explicou, com outro exemplo: “Portugal está no meio de uma crise complexa sob o ponto de vista da sua dívida ao exterior e não foi isso que abalou as possibili-

10 entrevista

Page 11: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

11segunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo entrevista

Francisco Seixas da Costa considera que o trabalho de protecção e promoção da língua portuguesa ficou “aquém” das suas “ambições”. “Se olhar para trás, e olhando para aquilo que eram as minhas ambições, o resultado ficou aquém. Não pude, de facto, levar à prática o salto em frente que tinha pensado ser possível”. Quando chegou a Paris, em 2009, o diplomata assumiu a questão da defesa da língua portuguesa como “cavalo de batalha”. Mas pelo caminho,

conta, encontrou alguns obstáculos. “Em primeiro lugar, nunca foi possível criar, no quadro global dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um trabalho organizado – porque esse trabalho não existe também à escala mundial –, que [permitisse] promover em conjunto a língua portuguesa”, explicou.“Globalmente, sinto alguma frustração pela circunstância de não se ter avançado muito mais”, afirmou,

lembrando que a este cenário se juntou “uma restrição do número de professores que o Estado português disponibiliza para o ensino primário francês”, no quadro de “uma restrição que atingiu globalmente toda a acção externa e interna” portuguesa.Como ponto mais positivo do trabalho no seu último posto diplomático no estrangeiro, Francisco Seixas da Costa destacou a economia: “Se há um factor de [confiança] neste ambiente de crise

é a atitude optimista que eu tenho recolhido por parte dos empresários portugueses que para aqui vêm”, afirmou. “A França, que é o nosso terceiro cliente, é um caso de sucesso nos últimos anos. O turismo para Portugal aumentou exponencialmente nesses anos. Na parte comercial estamos com um ‘superávit’ histórico. [Isso] indicia um bom trabalho da parte das empresas portuguesas aqui em França”.

dades de ser eleito para o Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

No final da conversa, ficou uma pontinha de esperança quanto ao futuro. “Portugal tem uma história, que está um bocadinho para além das conjunturas. Há mais Portugal para além da ‘troika’. É um visitante que de vez em quando aparece, mas isto passa. Nós temos 900 anos de história. Somos o quarto país mais antigo do mundo, já estivemos ocu-pados, mas nunca fechámos para obras”. - * com Lusa

“Promoção da língua ficou aquém”

Page 12: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012vida12

HOJE NO PRATO

Erva-doce

Paula BichoNaturopata e Fitoterapeuta • [email protected]

NOME BOTÂNICO: Pimpinella anisum L.FAMÍLIA: Apiaceae (Umbelliferae)NOMES POPULARES: Anis; Anis-verde.

Originária da região mediterrânica oriental e países do Médio Oriente, a Erva-doce é cultivada há cerca de 4000 anos. No Antigo Egito já era utilizada na culinária e como remédio, sendo cultivada para a preparação de bebidas. Foi igualmente usada por Gregos e Romanos, tendo sido referida por inúmeros médicos ao longo da História, inclusive o famoso Hipócrates. Para o povo, esta aromá-tica tinha ainda o valor mágico de fazer regressar a casa os maridos que tinham abandonar o lar.Toda a planta pode ser utilizada em culinária, sendo mais frequente o uso das sementes, que botanicamente são os frutos. Em fitoterapia é também utilizado o óleo essencial obtido dos frutos, que é igualmente usado na indústria farmacêutica, cosmética e tabaqueira.

COMPOSIÇÃOÓleo essencial, esteróis, flavonoides, cumarinas, lípidos, glúcidos, resina, ácido málico e colina. O anetol é o principal constituinte do óleo essen-cial e o responsável pelo aroma e sabor adocicado da Erva-doce.O óleo essencial, de composição idêntica ao do Anis-estrelado, justi-fica a semelhança das propriedades e indicações entre ambas as plantas.

AÇÃO TERAPÊUTICAA Erva-doce estimula o apetite e favorece a digestão, tonifica o funcionamento do estômago, ativa o fluxo biliar, combate os espasmos dolorosos e facilita a eliminação de gases evitando as fermentações e putrefações intestinais. É útil nas más digestões, náuseas e vómitos, flatulência, cólicas gastrintestinais e diarreias pútridas, sendo particular-mente apropriada para os lactentes e crianças pequenas. Refresca o hálito.Esta aromática tem atividade anti-biótica, torna as mucosidades dos brônquios mais fluidas e facilita a sua

eliminação, sendo benéfica na pre-venção ou tratamento das afecções respiratórias: constipação e gripe, tosse, faringite, bronquite e asma. Esta planta funciona ainda como um antídoto da nicotina e dos alcatrões do tabaco e regenera as células das mucosas respiratórias dos fumadores, o que a torna muito recomendada aos que querem deixar de fumar.A Erva-doce estimula a função mens-trual sendo benéfica nos períodos irregulares ou dolorosos. Além disso, aumenta a produção de leite nas mulheres que amamentam e, ao ser eliminada através do leite materno, contribui igualmente para atenuar as cólicas dos seus lactentes.

COMO CONSUMIRAs flores, as folhas, os caules e a raiz são usados frescos. As sementes usam-se secas e podem ser moídas ou esmagadas na hora da confeção. Devido ao seu sabor intenso, a Erva-doce deve ser usada com mo-deração: algumas sementes bastam para conferir um toque especial aos cozinhados. Sugestões:• Nas sopas• Em pratos de peixe e caldeiradas• Em pratos de legumes e saladas• Em molhos: Pode integrar o caril• Nas saladas de fruta• Nas castanhas cozidas: Além de realçar o sabor ajuda a digestão e a combater alguma flatulência• Para aromatizar doces e compotas: Combina bem com ameixa e maçã• Ingrediente frequente em pas-telaria: Bolachas, biscoitos, bolos, pão e broa• Flores frescas: Podem ornamentar saladas e pratos de arroz• São famosos os licores de Anis• As sementes tostadas podem ser mastigadas após as refeições para refrescar o hálito• Infusão: 1 colher de café de semen-tes por chávena de água fervente. Tomar 2 ou 3 vezes por dia, depois das refeições.• Infusão para lactentes: 1 colher de café de sementes para 250 ml de água fervente. Para tomar ao longo do dia.

O Estado português foi condenado nesta quin-ta-feira pelo Tribunal Europeu de Justiça

(TEJ) por não cumprir os valores limite de qualidade do ar ambiente relativos às partículas.

Este incumprimento registou--se nas zonas e aglomerações de Braga, do Porto Litoral, da Área Metropolitana de Lisboa Norte e da Área Metropolitana de Lisboa Sul, uma situação que se verifica desde 2005.

Segundo um comunicado en-viado pela Quercus às redacções, esta decisão do TEJ decorre de um processo que se iniciou com uma queixa à Comissão Europeia

Austrália cria a maior rede mundial de parques marinhosA Austrália criou esta sexta-feira a maior rede mundial de parques marinhos, com mais do dobro da área da União Europeia. São 2,3 milhões de quilómetros, repartidos por diferentes áreas ao largo da costa ao redor do país, incluindo uma vasto perímetro no Mar de Corais, que circunda a Grande Barreira de Recifes. Nas áreas mais sensíveis agora classificadas, a exploração de petróleo e de gás, bem como a pesca comercial, serão limitadas. O objectivo é proteger a biodiversidade. “Não queremos que as pessoas saibam o quão magnífico são os nossos oceanos através de aquários ou assistindo ao “À Procura de Nemo”, disse o ministro australiano do ambiente, Tony Burke. A decisão não foi bem recebida pela indústria pesqueira e também pelo sector da pesca desportiva, que também será interdita nalgumas áreas. O Governo argumenta, no entanto, que as novas reservas marinhas irão afectar apenas um por cento da pesca comercial e que a maioria dos usos recreativos – como os mergulhos – será permitida.

Portugal condenado por não cumprir limites de poluição do ar

Pouco amigos do ambiente

apresentada pela organização ambiental portuguesa em 2006 por incumprimento dos valores--limite diários e/ou anuais de par-tículas, de acordo com o disposto na legislação comunitária.

Na sequência desta queixa, no início de 2011, a Comissão Europeia entrou com um proces-so contra Portugal junto do TEJ devido à violação sistemática dos limites de poluição do ar. Segundo a Comissão, os valores--limite para partículas estavam a ser desrespeitados em alguns pontos da Área Metropolitana de Lisboa, mas também em Braga e no Porto litoral.

A Avenida da Liberdade em

Lisboa é um dos pontos mais críticos em termos de poluição do ar. Em Setembro, a poluição nesta avenida já tinha excedido os limites admissíveis para todo o ano de 2012.

No comunicado, a Quercus considera que “a decisão final fica muito aquém das expectativas”, uma vez que “Portugal apenas é condenado pelo incumprimento ocorrido entre 2005 e 2007, o que não resulta em consequências práticas para já para o Estado Português, no que diz respeito a coimas ou medidas a serem implementadas a curto e médio prazo”, lê-se.

A Quercus considera que “esta decisão é um passo fundamental para o Estado Português cumprir a legislação comunitária relati-vamente à gestão da qualidade do ar, nomeadamente as medidas que têm sido propostas no âmbito dos planos de melhoria de quali-dade do ar, como as restrições de estacionamento automóvel no interior das cidades, a promoção do transporte público, os planos de mobilidade das empresas com grande número de trabalhadores (no centro das cidades ou mesmo as vias de alta ocupação)”.

Page 13: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

13vidasegunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo

PUB

CERCA de três mil figuras do panorama económico

e político, oriundos de cerca de 40 países, marcaram pre-sença na quinta edição da Conferência Mundial para a Economia e Ambiente (WEC, na sigla inglesa). Segundo declarações citadas na agência noticiosa Xinhua, as principais conclusões do encontro dizem respeito à possibilidade de se promover o desenvolvimento económi-co sem descurar a protecção ambiental.

Segundo Edward Cla-rence-Smith, presidente representativo da UNIDO na China, e secretário-geral do comité de organização, a economia e o ambiente deveriam seguir em frente em conjunto, segundo um modelo de desenvolvimen-to ecológico. Tal deveria ser o principal objectivo dos países que em conjunto

UM trabalho de inves-tigação publicado no

britânico Daily Mail, e cita-do pelo Diário de Noticias, afirma que ser-se neurótico traz bons efeitos para a saúde. As pessoas que so-frem desta patologia têm menos possibilidades de contrair inflamações, pois possuem biomarcadores mais baixos.

Os investigadores des-cobriram que, ao contrário do que pensavam ini-cialmente, os neuróticos apresentaram níveis mais baixos (em média) nos biomarcadores de inflama-ção ou doença crónica, por comparação com as pessoas que não sofriam de neuroses ou patologias crónicas.

Nicholas Turiano, o responsável pelo estudo, da universidade de Roches-ter Medical Center, disse que o estudo mostrou que

5.ª edição da WEC terminou ontem em Pequim

O casamento possível da economia e do ambiente

Conclusão de um estudo publicado em jornal inglês

Há um lado bom em ser-se neurótico

são responsáveis pelas al-terações climáticas e pela deterioração do sistema ecológico, acrescentaram. Colocando um enfoque no futuro, pautado por um desenvolvimento susten-tável, apontaram ainda que o futuro da China vai passar pela promessa de um desenvolvimento sustentável.

“É uma posição forte que o actual plano quin-quenal do governo chinês pretende promover a eco-

nomia verde, promover uma economia de circulação de bens e a reciclagem de bens e recursos”, disse Irene Giner-Reichl, embaixado-ra da Áustria na China e Mongólia.

“A protecção ambien-tal pode ir de encontro ao desenvolvimento econó-mico”, acrescentou Mónica Oliphant, presidente hono-rária e antiga presidente da Sociedade Internacional de Energia Solar.

John Edwards, conse-lheiro da embaixada bri-tânica em Pequim deu o exemplo do Reino Unido. “Olhando para os dados no último ano, um terço do crescimento inglês veio da economia sustentável, en-quanto que a grande maioria dos restantes sectores eco-nómicos sofreu uma quebra. Gerou 200 mil milhões de dólares por ano”.

existe um grande número de pessoas neuróticas que ao mesmo tempo também apresentam consciência.

“Estas pessoas con-seguem avaliar as conse-

quências das suas acções e, portanto, o seu nível de neurose em conjunto com a consciência, provavel-mente, impede-os de ter comportamentos de risco”.

Edward Clarence-Smith

Page 14: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012cultura14

A arquitecta Zaha Hadid, Prémio Pritzker em 2004, venceu o con-curso para a criação do

projecto do novo estádio nacional japonês, em Tóquio, que deverá estar pronto em 2018. O júri pre-sidido por Tadao Ando aposta na versatilidade do projecto de Hadid para um estádio apto para eventos desportivos ou culturais.

O novo estádio, com 80 mil lugares, vai ser palco do Cam-peonato Mundial de Rugby em 2019 e potencialmente dos Jogos Olímpicos de 2020, caso Tóquio seja escolhida como cidade anfi-triã (que concorre com cidades como Madrid e Istambul, sendo a decisão do Comité Olímpico Internacional conhecida em Se-tembro de 2013).

A arquitecta iraquiana tem um orçamento de mais de 7.500 milhões de patacas para pôr em

O disco ‘Especial Ivete, Gil e Caetano’ venceu o pré-

mio de melhor álbum de MPB na 13.ª edição dos Gramys Latinos, em Las Vegas, EUA.

Este foi o segundo Grammy conquistado por Caetano Velo-so nesta edição, depois de já ter recebido o prémio de Persona-lidade do Ano. O homenageado subiu ao palco para cantar ‘Cappulito de Aleli’ e ‘Odara’, acompanhado pelo músico cubano Arturo Sandoval.

Os grandes vencedores da noite foram o duo mexicano Jesse & Joy que conquistaram quatro prémios, incluindo a

melhor canção, com o single ‘Corre!’

Entre os vencedores bra-sileiros, destaque ainda para ‘Músicas para Churrasco Vol. 1’, de Seu Jorge, que ganhou o Grammy Latino de Melhor Ál-bum de Pop Contemporânea, e ‘Chitãozinho & Chororó 40 Anos - Sinfônico’ foi consi-derado o melhor na música sertaneja. Chico Buarque ga-nhou a melhor canção com ‘Querido Diário’.

Nas categorias hispâni-cas, encontramos entre os vencedores o cantor espanhol David Bisbal (Melhor Álbum

Vocal de Pop Tradicional) e o músico Paco de Lucía (‘El Vivo Conciertos España 2010’ foi eleito o Melhor Álbum de Música Espanhola).Lila Downs venceu na categoria de Melhor Álbum Folk com ‘Pecados y Milagros’.

O cantor colombiano Jua-nes levou para casa o prémio de Álbum do Ano pelo ‘MTV Unplugged’ e ainda de Melhor Vídeo Musical e assim con-quistou o título de artista que mais prémios Grammy Latino ganhou, ao lado da banda porto-riquenha Calle 13. Cada um deles tem já 19 prémios.

O actor britânico Rowan Atkinson está a equa-

cionar deixar de interpretar o seu famoso papel de Mr. Bean para dedicar-se a encarnar personagens de teatro mais sérias, segundo revela numa entrevista publicada sábado ao The Daily Telegraph.

Atkinson, de 57 anos, diz que vai fazer “muito menos” a personagem que lhe trouxe fama mundial e sucesso comercial por considerar já não ter idade para o fazer.

O popular e desajeitado Mr. Bean fez a sua última aparição em Agosto passa-do na cerimónia de abertu-ra dos Jogos Olímpicos de Londres. “As coisas que me trouxeram mais fama e sucesso comercial - basica-mente muito físicas, muito infantis - sinto que vou fazê-las cada vez menos”,

Com 104 anos, o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer registou sábado um agravamento do estado de saúde ao nível da função renal, segundo o boletim clínico. Internado desde dia 2, Oscar Niemeyer sofreu na sexta-feira uma hemorragia digestiva, que já

está controlada. No entanto, na sequência do agravamento das funções renais, o seu estado de saúde exige cuidados, informou o boletim clínico do Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro. O arquitecto, de 104 anos, está lúcido e faz fisioterapia respiratória.

Prémio Pritzker em 2004 vai desenhar o novo estádio nacional japonês

Nas mãos de Zaha Hadid

Brasileiro vence duas categorias dos Grammys Latinos

Caetano Veloso em grandeRowan Atkinson planeia deixar personagem

A “morte” de Mr. Bean

prática o seu projecto, cujos críticos comparam ao seu recente edifício desenvolvido no Reino Unido, o Aquatics Centre, usado nos Jogos Olímpicos deste ano.

O presidente do Comité Olím-pico Japonês, Tsunekazu Takeda, qualificou o projecto de Hadid como “o melhor dos melhores”. A construção deverá começar no final de 2015, algum tempo após a demolição do actual estádio nacional.

Entre onze equipas de arqui-tectos, o atelier de Zaha Hadid fez um projecto que “não só está previsto para organizar o tráfego circundante, gerir a circulação de grandes massas de pessoas e oferecer uma experiência emocio-nante para os espectadores”, mas também usar tecnologia de ponta “para apoiar um telhado operável e assentos ajustáveis”, ideais para todo o tipo de eventos no local, disse o arquitecto e presidente do júri do concurso, Tadao Ando, em comunicado.

O Japão recebeu os Jogos Olím-picos pela última vez em 1964, que se realizaram no actual estádio nacional, desenhado por Mitsuo Katayama e construído em 1958.

Oscar Niemeyer piora ao nível da função renal

confessa o comediante na entrevista, citada pela agência Efe. “Além disso, a capacidade física começa a declinar e acredito que al-guém com quase cinquen-ta anos a comportar-se de uma forma infantil está a tornar-se um pouco paté-

tico”, acrescentou. O actor prepara-se para fazer a sua estreia numa obra de tea-tro “convencional” como um dos protagonistas de uma peça de Simon Gray sobre vários professores de inglês numa escola de Cambridge.

Page 15: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

15culturasegunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo

PUB

Horário da Desmontagem das barreiras metálicas do 59º Grande Prémio de Macau

Após o fim das corridas a Comissão do Grande Prémio de Macau inicia, durante as horas da madrugada, as asa obras de desmontagem das barreiras metálicas, e as primeiras obras vão ser concluídas na madrugada do dia seguinte das corridas, diminuindo os transtornos causados à população. Estima-se a terminação das obras de desmonstagem, no dia 30 de Novembro

Data Hora Local

19-21/11/2012

08:00 até 22:00

Desmontagem dos portões metálicosDesmontagem das barreiras metálicas junto aos portões metálicos

18-23/11/2012 08:00 até 22:00 Desmontagem das barreiras metálicas desde a Avenida da Amizade até à Curva do Reservatório

22-30/11/2012 08:00 até 22:00 Desmontagem das barreiras metálicas desde a Rua dos Pescadores até à Curva do Reservatório

24-30/11/2012 08:00 até 22:00 Desmontagem das barreiras metálicas na troço inferior da Colina da Guia

A Comissão do Grande Prémio solicita a todos os condutores a melhor compreensão por eventuais transtornos causados, bem como o respeito pela sinalização provisória instalada e pelas instruções da Brigada de Trânsito.Para informações, é favor de ligar para o número de telefone: 28-728482.

A revista chinesa de de-sign e arquitectura Casa

International, publicada desde há uma década em Pequim, vai dedicar a pró-xima edição a Portugal, anunciou à agência Lusa um responsável da publicação. “Será uma apresentação da criatividade portuguesa e vai ser muito importante para a imagem de Portugal, como um país contemporâneo e que tem coisas muito boas nesta área”, salientou Ema-nuel Barbosa, professor de design e director criativo da revista.

A edição, com 208 pá-ginas, sairá no dia 30 de Novembro, em chinês e inglês. “Os chineses ficaram fascinados”, disse Emanuel Barbosa acerca da reacção dos profissionais da revista ao material que ele foi reu-nindo ao longo do último ano e que inclui artigos, entre-vistas, fotografias assinadas por designers, arquitectos e pintores portugueses.

WILLIAM Turnbull, o artista plástico esco-

cês que fez parte com Ri-chard Hamilton e Eduardo Paolozzi do Independent Group, movimento consi-derado precursor da Pop Art criado no Institute of Contemporary Arts (ICA) nos anos 1950, morreu quinta-feira aos 90 anos. “William Turnbull era um artista excepcional, invul-garmente dotado quer como pintor quer como escultor”, disse à The Art Newspaper o director da Tate, Nicholas Serota.

Turnbull nasceu em Dundee, na Escócia, em 1922 e começou a sua car-reira como ilustrador antes de entrar para a Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial. Viveu em Paris de 1948 a 1950, onde conheceu o artista italiano Alberto Giacometti. Foi também um dos primeiros amigos dos artistas norte--americanos Mark Rothko

Revista dedica uma edição inteira a Portugal

Fascinação chinesaArtista plástico britânico de 90 anos

Morreu William Turnbull

e Barnett Newman e as suas esculturas apareciam em quadros de David Hockney.

Durante as décadas de 1960 e 1970, William Tur-nbull era um dos artistas mais procurados entre os coleccionadores norte-ame-ricanos mais ricos, tal como explica o jornal britânico The Independent, e era re-presentado pela prestigiada Marlborough Gallery, em Nova Iorque, que também

representava Willem De Kooning, Jackson Pollock e Mark Rothko.

O seu filho, Alex Turn-bull, fez um documentário sobre a sua vida, intitulado Para Além do Tempo , nar-rado por Jude Law, um dos admiradores do trabalho do escultor. No próximo ano, de 10 de Março a 30 de Junho, o seu trabalho vai ser exposto na Chatsworth House, em Inglaterra.

Para a revista, que come-çou a publicar-se em 2003, a edição dedicada a Portugal, concebida por Emanuel Bar-bosa, é também uma estreia. “É a primeira vez que recor-remos a um designer para um número que destaca o seu

próprio país e o resultado é realmente encorajador (...) A partir de agora, não há duvida que ‘Desenhado em Portugal’ significa ‘Desenhado com Qualidade’”, assinalou o di-rector da Casa International, Chen Yuanzheng.

Page 16: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012desporto16

Marco [email protected]

O Sporting Clube de Macau hipotecou ao início da noite de sexta-feira a oportu-

nidade de carimbar a ascenção ao principal campeonato de futebol de sete do território, ao perder por três bolas a uma frente ao Ngan Ieng na partida que definiu o nome do terceiro classificado da edição de 2012 da II Divisão da “Bolinha”.

Depois de ter perdido a oportunidade de disputar o encontro decisivo da competi-ção, o sete do Sporting voltou a desperdiçar uma oportunidade de rematar com chave de ouro uma temporada em que deixou boas indicações dentro das quatro linhas. Melhor estrutu-rado, o Ngan Ieng chamou a si desde cedo as rédeas da partida e não demorou a inaugurar o marcador no relvado sintéti-co do Campo do Colégio D.

O piloto português An-dré Couto luta pelos

melhores lugares nas pistas de automobilismo, mas fora das fora das corridas continua a angariar dados de medula óssea, aprovei-tando a comunicação social e os adeptos dos grandes prémios. “Especialmente nestes eventos onde há muita gente, há que apro-veitar e continuar a fazer campanhas a alertar para esta situação. Há muitos meninos e pessoas no Mundo que precisam (de transplantes de medula) e, por isso, tendo aqui a co-municação social toda, acho que há que aproveitar esta oportunidade”, explicou o piloto à agência Lusa.

André Couto perdeu o fi-

Golfe Ricardo Santos termina Open de Hong Kong no 15.º lugarO português Ricardo Santos terminou, este domingo, o Open de Hong Kong em golfe no grupo dos 15.º classificados, com total de 274 pancadas, mais nove do que o vencedor, o espanhol Miguel Angel Jiménez. O único português a competir no European Tour concluiu a quarta e última volta do percurso com 65 pancadas, cinco abaixo do PAR do campo, depois de nas três voltas anteriores ter marcado 71, 65 e 73. De salientar que Miguel Angel Jiménez, de 48 anos, repetiu as vitórias no torneio alcançadas em 2005 e 2008, tornando-se agora no mais velho golfista a vencer no European Tour.

Guangzhou Evergrande conquista dobradinhaO Guangzhou Evergrande, orientado pelo treinador italiano Marcello Lippi, conquistou este domingo a Taça da China, derrotando na final o Guizhou Renhe, por 4-2. Lippi, que assumiu o comando da equipa chinesa em Maio, juntou assim a Taça à conquista do campeonato. O avançado paraguaio Lucas Barrios, autor de dois golos, foi o herói da partida.

Ngan Ieng derrotou Sporting por três bolas a uma

Sonho do leão morre na praia

André Couto não desiste de fazer campanhas pela angariação de medula óssea

Sem esquecer Afonsolho em Novembro de 2010, com sete anos, mas desde que a doença foi diagnosti-cada que o piloto, a mulher Graça Saraiva, familiares e amigos, se mobilizaram numa campanha de angaria-ção de dadores de medula com o objetivo, na altura, de lutar para salvar o pequeno Afonso e outras crianças e adultos com quem se iam cruzando no hospital.

Todos os anos, antes de ir para a pista, o carro de André Couto é ladeado e “guardado” por dois “clo-nes” da saga “Star Wars”, que desde 2010 marcam presença em Macau, para “dar força” a André Couto e promover a angariação de doadores de medula óssea. “Há sempre aqui muita gente, com a vossa ajuda (da comunicação social) as coisas também são divulga-das e enquanto assim for é mesmo para continuar”, concluiu. - Lusa

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Bosco. A formação de matriz chinesa materializou o maior ascendente de que dispôs na recta inicial da partida com um grande golo, apontado a meia da primeira parte de fora da área dos leões. O tento bastou ao Ngan Ieng para garantir uma

vantagem moralizadora para a segunda parte do desafio. A vencer pela margem mínima, o sete de matriz chinesa entrou de forma irrepreensível na segunda metade da partida, reforçando a vantagem de que dispunha com um golo

madrugador. O Sporting Clu-be de Macau ainda conseguiu reduzir a partir da marca de onze metros através de Pedro Maia, mas o golo acabou por se revelar insuficiente para garantir um desenlace feliz para os leões do território. À procura do golo do empate, o sete verde e branco acabou por desguarnecer a defesa e por permitir o terceiro golo dos adversários, numa jogada rápida de contra-ataque.

A edição de 2012 do Cam-peonato de Futebol de 7 da Segunda Divisão acabou por ser ganha pelo Meng Ian. A formação que mostrou ao Sport Lisboa e Benfica de Macau a porta de saída da competição derrotou o San Kong Meng por três bolas a uma no expediente das grandes penalidades. As duas formações tinham em-patado a um golo durante os cinquenta minutos regulamen-tares pelos quais se prolongou o desafio.

Page 17: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012

[Tele]visão

Sudoku [ ] Cruzadas

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h RTPi14:45 RTPi Directo18:00 Música Movimento (Repetição)18:30 Contraponto (Repetição)19:30 Resistirei20:30 Telejornal21:00 TDM Desporto22:10 A Raia dos Medos23:00 TDM News23:30 Os Presidentes00:30 Telejornal - Repetição01:00 RTPi Directo

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Só Energia15:00 Canadá Contacto 2012 15:30 Ingrediente Secreto - Espinafre16:00 Bom Dia Portugal17:00 Decisão Final17:45 Vingança18:30 Portugal Selvagem19:00 Trio D’Ataque20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:15 Portugal no Coração

30 - ESPN11:30 Big 12 Conference Football Oklahoma vs. West Virginia14:30 Stockholm Marathon17:30 AFF Suzuki Cup 2010 Philippines vs. Indonesia19:30 (LIVE) Sportscenter Asia 2012 LIVE 20:00 FINA Aquatics World 2012 20:30 Barcelona Triathlon 21:00 Chinese Badminton Super League - Highlights22:00 Sportscenter Asia 2012 22:30 Engine Block 2012 23:00 FIA F1 World Championship 2012 - Highlights United States Grand Prix

31 - STAR Sports12:00 FIA F1 World Championship 2012 - Raceday United States Grand Prix

12:45 FIA F1 World Championship 2012 - Main Race United States Grand Prix 14:45 FIA F1 World Championship 2012 - Chequered Flag United States Grand Prix 15:30 Autobacs Super GT Series 2012 16:30 Rolex FEI World Cup Jumping 2012/13 17:30 Achilles Formula Drift Indonesia 2012 19:30 Game 2012 20:00 The Verdict 20:30 Motorsports@petronas 2012 21:00 Engine Block 2012 21:30 (LIVE) Score Tonight 2012 22:00 FIFA Beach Soccer World Cup 2013 Qualifiers Russia vs. Switzerland23:00 The Verdict 23:30 World of Gymnastics 2012

40 - FOX Movies11:35 Spider-Man 313:55 Armageddon16:25 In Time18:15 I, Robot20:10 The Walking Dead21:00 Anacondas: Trail Of Blood22:30 Ufc 15400:30 Planet Of The Apes

41 - HBO12:00 Captain America14:10 Frequently Asked Questions About Time Travel15:35 Manhattan Murder Mystery17:25 Too Big To Fail19:10 Unbreakable 21:00 Super 823:00 On Freddie Roach23:30 Eastbound & Down00:00 Boiler Room

42 - Cinemax12:15 Seattle Superstorm13:45 Epad On Max14:00 The Long Kiss Goodnight16:00 The Pink Jungle17:50 Superman/Batman19:00 Supershark20:30 Darklight22:00 Strike Back23:35 Arena

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

QUANDO A CHINA MANDAR NO MUNDO • Martin JacquesEm breve, a China mandará no mundo. Mas, ao fazê-lo, não se tornará mais «ocidental». Neste seu aclamado livro, já traduzido em 11 línguas, Martin Jacques rejeita o pensamento convencional acerca da ascensão da China, mostrando que o seu impacto não será apenas económico, mas também cultural. À medida que a poderosa civilização da China se for reafirmando, assinalará o fim do domínio global do estado-nação ocidental e um futuro de «modernidade contestada».

O ÓDIO AO OCIDENTE • Jean ZieglerO ódio que os países do Sul sentem pelo Ocidente, resultado de um passado colonial e esclavagista, longe de se apaziguar com o tempo, tem-se consolidado e manifestado sob formas diversas, sem que os países ocidentais pareçam querer prestar-lhe a atenção devida. Por isso, identi-ficar as raízes desse ódio, e refletir nos meios adequados para o extirpar, tornou-se uma questão de vida ou de morte para milhões de homens, mulheres e crianças no globo. Como convencer o novo capitalismo glo-balizado a deixar de sujeitar o resto do mundo à sua dominação? Como levar o Ocidente a assumir as suas responsabilidades? Como conseguir que o estado de direito não seja rejeitado no Sul devido às injustiças que são cometidas em seu nome? Em que condições poderá o diálogo ser reatado? Jean Ziegler procura responder a estas perguntas fazendo-se valer do seu percurso profissional, rico em experiências no terreno - da Nigéria à Bolívia, das salas de conferência internacionais às aldeias mais esquecidas do planeta - de uma forma sempre vibrante e empenhada.

17www.hojemacau.com.mo futilidades

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Barbeiro. Filtrai. 2-Pira, altar. Obrigado a sair. 3-Repare, observe. Que não é real. 4-Solicito. 5-Apartamento (abrev.). Indispensável, exacta. 6-Recíproco. Dar eco. 7-Que obteve formatura numa universidade. Rádio (s.q.). 8-Relativo a urina e ao canal da ureta. 9-Bonacheirona, calma. Oposição (Pref.). 10-Cogumelo que nasce em árvores velhas ou cortadas. Dueto. 11-Que não é comum, insólita. Suspensas no ar.

VERTICAIS: 1-Suprimiam. Tatu-bola (Bras.). 2-Arco. Enfado, cansaço (Interj.). A letra muda do nosso alfabeto. 3-Choquei, colidi. Pôr touca. 4-Impelira com força. 5-Aférese de até. Comprometi-me. 6-Condene a exílio. Combate, assalta. 7-Comportei-me. Duas vogais. 8-O m. q. Curricada, espécie de cegonha da América. 9-Que tem óleo. Em que parte?. 10-Puxador, pega. Rio que banha Berna. De ti. 11-Embarcação estreita, movida a remos. Telefonia (pl.).

HORIZONTAIS:1-BABETE. COAI. 2-ARA. EXPULSO. 3.NOTE. IRREAL. 4-I. IMPLORO. E. 5-AP. PRECISA. 6-MUTUO. ECOAR. 7-FORMADA. RA. 8-A. URETICO. D. 9-PACATA. ANTI. 10-AGARICO. DUO. 11-RARA. AEREAS.VERTICAIS:1-BANIAM. APAR. 2-APRO. PUF. AGA. 3-BATI. TOUCAR. 4-E. EMPURRARA. 5-TE. PROMETI. 6-EXILE. ATACA. 7-PROCEDI. OE. 8-CURRICACA. R. OLEOSO. ONDE. 10-ASA. AAR. TUA. 11-IOLE. RADIOS.

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

Aqui há gato

HINO? QUAL HINO?A polémica está instalada e muito se vai falar nos próximos tempos. Macau falhou e falhou redondamente quando chegou a hora de colocar a tocar a “A Portuguesa” no pódio de consagração do piloto português António Félix da Costa.Foi vergonhoso para Chui Sai On que estava ali e levou com a assobiadela. Foi mau de mais para José Costa Antunes que se tivesse um buraco para se enfiar nunca mais o víamos. “Uma falhe e um embaraço” é pouco para descrever o que se viveu ontem no Grande Prémio de Macau. Roça mesmo o incidente diplomático, se é que posso exagerar. Chui Sai On “estava encantado” por poder dar o troféu a um português mas ficou desencantado por não haver a cassete com o Hino de Portugal. Até o pêlo se me eriça. Enfim. Algo inesperado, ou não, mas, com certeza, indesculpável quando é vindo de Macau. Triste.Uma palavra também para Tiago Monteiro pelo seu terceiro lugar em WTCC e para Luís Carreira que era, actualmente, um dos maiores nomes do motociclismo português – e o melhor de sempre em Macau, onde perdeu a vida. Até sempre, Luís.

Pu Yi

SALA 1COLD WAR [C](Falado em cantonês e legendado em chinês/inglês)Um filme de: Longman Leung, Sunny LukCom: Aaron Kwok, Andy Lau, Tony Leung Ka Fai, Eddie Peng14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 2WHEN A WOLF FALLS IN LOVE WITH A SHEEP [B](Falado em mandarim e legendado em chinês/inglês)Um filme de: Hou Chi JanCom: Chen Tung Ko, Jian Man Shu, Guo Shu Yao, Chang Shu Hao14.30, 16.15, 18.00, 19.45

SKYFALL [C]Um filme de: Sam MendesCom: Daniel Craig, Javier Bardem, Ralph Fiennes21.30

SALA 3ARGO [C]Um filme de: Ben AffleckCom: Ben Affleck, Alan Arkin, Bryan Cranston, John Goodman14.30, 16.45, 19.15, 21.30

ARGO

Page 18: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012opinião18

Chefe do Executivo, Chui Sai On divulgou as Linhas de Acção Governativa para 2013 no dia 2012-11-13. Nas próximas três semanas vamo-nos debruçar sobre este assunto. O conteúdo

principal das Linhas de Acção Governativa que se segue foi extraído do site do governo de Macau.

“Prioridades da acção governativa das diversas áreas”:

JUSTIÇA1. Optimizar o funcionamento do “mecanis-mo de coordenação centralizada da reforma jurídica”, assim como coordenar a execução dos projectos do plano de produção legis-lativa, articulando-a com a apreciação das propostas de lei pela Assembleia Legislativa; (Item 1)2. Impulsionar e concluir as acções de recensão e adaptação legislativa; (Item 2)

LINHAS DE ACÇÃOpor antónio conceição júnior

macau v is to de hong kongDavid Chan*

Quando discuto este assunto com outros académicos, todos são unânimes em afirmar que se um termo legal não tiver a sua própria definição é um conceito fechado. Não pode evoluir. Este argumento é aceitável e correcto, mas não nos ajuda a enfrentar o problema da utilização, evolução, construção e tradução dos termos legais em Macau

Linhas de Acção Governativa 2013 (I)3. Desenvolver as actividades de promoção referentes ao 20.° Aniversário da Promulga-ção da Lei Básica, concluir a construção do Pavilhão de Exposição sobre a Lei Básica, e providenciar a entrada em funcionamento do Centro de Generalização do Direito; (Item 3)4. Intensificar as acções de formação jurídica, elevar o nível de qualidade dos funcionários e a aplicação correcta da lei; (Item 4)5. Aperfeiçoar os assuntos do Direito Inter-nacional, consolidar e alargar o intercâmbio e a cooperação entre a Região Administrativa Especial de Macau e outros países e regiões. (Item 5)”

Concentremo-nos nos itens 1 a 5.

Item 1: “Mecanismo de coordenação centralizada da reforma jurídica” Vai ser implementado um novo sistema informático em todos os departamentos governamentais até 2013. Com o novo sistema os departamentos podem acompa-

nhar os desenvolvimentos e as prioridades legislativas. Sem este novo sistema seria mais difícil de coordenar a legislação dos vários departamentos.

Gostaria de descrever como “ legislação descentralizada” a legislação dos vários departamentos. A virtude da descentrali-zação legislativa é a “ aptidão para atingir objectivos”. A lógica de que o departamento B deve ter um maior conhecimento das suas necessidades do que o departamento A é sempre aplicável. Se for necessário que um departamento faça uma lei de apli-cação geral; i.e. legislação, as regras são as mesmas que os departamentos aplicam quando fazem as suas próprias leis. Ou seja, o departamento prepara o conteúdo do projecto de lei e submete-o ao Conselho Executivo para uma primeira discussão. Se for aceite, o projecto passa para o Conselho Legislativo. Na prática a única excepção são emendas aos nossos cinco códigos; i. e. Código Civil, Código de Procedimento Civil, Código Criminal, Código de Proce-dimento Criminal e Código Comercial. As alterações destes códigos devem ser feitas ao nível central. Todos sabemos que a le-gislação de Macau é bilingue, com versões em português e em chinês. No entanto, o demérito da descentralização legislativa é a sua menor eficiência, e a dificuldade de padronizar e traduzir os termos legais. A situação seria bem diferente se tivéssemos um grupo de trabalho que coordenasse a legislação departamental e pública. A utilização e a tradução dos termos legais em chinês e português seria feita por es-pecialistas que dariam uma maior consis-tência á linguagem com benefícios para o sistema legal e para os cidadãos. As Linhas de Acção Governativa 2013 não indicam que a legislação passe a ser mais centra-lizada. A manutenção do actual estado de coisas não é benéfico para uma legislação bilingue. Em Hong Kong temos uma acção legislativa centralizada. Os departamentos governamentais não podem por si próprios emitir projectos de lei. As traduções dos projectos são mais fáceis de controlar.

Existe também disponível para o público um livro com vários pontos de vista sobre a tradução de termos legais. Este livro é bastante útil quando o governo necessita de fazer alterações nos decretos.

Item 2: “Impulsionar e concluir as acções de recensão e adaptação legislativa”Segundo as últimas informações, os re-sultados deste item serão anunciados em Março de 2013. O principal problema da implementação deste item prende-se com a utilização, construção, desenvolvimento e tradução de termos legais. O governo tem de actualizar, traduzir e clarificar o sentido de leis elaboradas pelo anterior governo português de Macau. Com a adopção de uma acção legislativa descentralizada a os objectivos do item 2 são mais difíceis de atingir porque ninguém sabe se os novos termos legais fazem, ou não, parte de um sistema unificado. Seria bom que o governo arranjasse ferramentas para lidar com esta tarefa. Um dicionário de termos legais seria uma boa ideia. Quando cheguei a Macau nem queria acreditar que não havia dicinário de termos legais. Esta era uma das minhas maiores dificuldades para estudar as leis do território.

Actualmente temos um dicionário legal editado pela, Direcção dos Serviços de Assuntos de Justiça (DSAJ), com o nome de “Glossário Jurídico Chinês-Português/Português-Chinês”. Podemos descarregá--lo através da internet no site da DSAJ. No entanto, o dicionário apesar de conter os termos legais em português e chinês, não define nem explica o sentido dos respectivos termos. Não é mais do que um produto com termos nas duas línguas. Quando discuto este assunto com outros académicos, todos são unânimes em afirmar que se um termo legal não tiver a sua própria definição é um conceito fechado. Não pode evoluir. Este argumento é aceitável e correcto, mas não nos ajuda a enfrentar o problema da utilização, evolução, construção e tradução dos termos legais em Macau. A escolha é simples: um conceito aberto que não nos ajuda ou um conceito fechado mas que pode ajudar a entender, desenvolver, construir e traduzir os termos legais. Os académicos podem usar este dicionário no ensino, os advogados na litigação e os vários departamentos gover-namentais na elaboração de projectos de lei. A escolha é óbvia.

É bom que o governo actualize, não só as leis antigas, mas também o dicionário de termos legais. Em suma, os itens 1 e 2 são aceitáveis mas seria bom que pensássemos em novos métodos para a sua aplicação. Para a semana falaremos dos outros itens das Linhas de Acção Governativa.

*Professor Associadono Instituto Politécnico de Macau

O

Page 19: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

19opiniãosegunda-feira 19.11.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; David Chan; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Leocardo; Maria Alberta Meireles; Mica Costa-grande; Paul Chan Wai Chi; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

edi tor ia lCarlos Morais José

Ele está dentro de nósHerói do asfalto, António Félix da Costa levantou ontem de novo o esplendor de Portugal. Só que, entre as brumas da memória desta terra, foi esquecido o hino dos seus egrégios avós (leia-se: dos portugueses que criaram esta cidade). Vergonha para a organização do Grande Prémio! Vergonha para a RAEM! Sobretudo porque se sabe que muitos lusos participaram no evento e o seu director, Costa Antunes, foi e é, ao que sabemos, português.

Tratou-se, obviamente, de um desleixo. Até porque a vitória do piloto português era mais que previsível ou não tivesse ele feito o melhor tempo nos treinos e arrancado do primeiro lugar da grelha de partida.

A questão é que, nestes casos, a organi-zação não tem desculpa. Porque, se querem ser desleixados (um direito que lhes assiste) que o sejam com os brinquedinhos do seu quintal e não com um símbolo de uma Nação, a quem Macau tanto deve. Tivesse o mesmo acontecido com o hino da República Popular da China e certamente que rolariam cabeças.

De facto, ele há coisas com que não se brinca e nas quais não se admitem deslei-xos. E uma dessas coisas são os símbolos nacionais de uma Nação: hino e bandeira. Logo quando, pela primeira vez, um piloto português ganhou o Grande Prémio de F3 de Macau (André Couto representava a RAEM e foi tocado o hino da China), a organização do evento tinha de cometer uma asneira deste

De facto, ele há coisas com que não se brinca e nas quais não se admitem desleixos. E uma dessas coisas são os símbolos nacionais de uma Nação: hino e bandeira. Logo quando, pela primeira vez, um piloto português ganhou o Grande Prémio de F3 de Macau (André Couto representava a RAEM e foi tocado o hino da China), a organização do evento tinha de cometer uma asneira deste tamanho... É azar, mas um daqueles azares que não podem acontecer

tamanho... É azar, mas um daqueles azares que não podem acontecer.

Derramado o leite, não vale a pena chorar. Mas também não nos peçam para aplaudir. Este GP de 2012 fica definitivamente ligado ao nome de Portugal. Um de nós faleceu (Luís Carreira), Tiago Monteiro subiu ao pódio e Félix da Costa ganhou a principal corrida. Tomem lá e espero que vos baste para

o tabaco! Os nossos sangue, suor e lágrimas ficaram espalhados por este circuito fazendo dele, a partir de agora, mais um espaço de culto para a portugalidade em Macau.

Ainda em relação ao hino, a incompe-tência foi de tal ordem que chegou a ser anunciado pelos altifalantes que não seria tocado para, passados três minutos, se ou-virem finalmente os seus mágicos acordes. Mas que raio de (des)organização é esta?... Para a próxima, não se esqueçam de tomar os comprimidos, se faz favor...

O lado bom desta história lamentável foi ouvir os membros da comunidade portugue-sa de Macau substituírem-se à organização e entoarem “A Portuguesa”, em alto e bom som nestas partes da China, levando Félix da Costa às lágrimas. Foi lindo ver os nossos jovens mostrarem o que é o nosso profundo orgulho e sentimento nacional, sobretudo quando nos encontramos tão longe e no seio da mais impenetrável das civilizações.

Sim, estamos aqui há quinhentos anos. Sim, fomos os primeiros europeus ( e os únicos) a pacificamente aqui estabelecer uma morada. Sim, fomos nós que construímos esta cidade. Sim, estamos aqui para ficar. E, sempre que for necessário, nestas ruas soará o nosso hino porque ele está dentro de nós e em cada esquina desta cidade. Macau existe, para lá de Ao Men.

Que assim seja. Amen.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 20: Hoje Macau 19 NOV 2012 #2737

segunda-feira 19.11.2012www.hojemacau.com.mo

Israel a postopara invasão a GazaO primeiro-ministro de Israel disse ontem que o país está pronto para expandir operação militar na Faixa de Gaza. As informações são, neste momento, contrárias, já que fontes palestinianas terão admitido a possibilidade de um cessar-fogo entre hoje e amanhã. Do lado israelita, contudo, o discurso está voltado para ofensivas militares. “O exército está preparado para expandir significativamente a operação”, afirmou o chefe do Governo israelita, Benjamin Netanyahu. “Os soldados estão preparados para qualquer eventualidade.” Há relatos da morte de uma criança de 18 meses e de ferimentos nos seus irmãos, com idades entre 4 e os 5 anos, na Faixa de Gaza, segundo o porta-voz dos serviços médicos de urgência do Hamas, Adham Abu Salmiya. Entretanto, Israel mantém na fronteira 75.000 militares prontos para uma intervenção.

Popularidadede Hollande em quedaA popularidade do presidente francês, François Hollande, continua em queda em Novembro, pelo sexto mês consecutivo, de acordo com a sondagem Ifop. O desempenho de Hollande, que assumiu a Presidência francesa em maio deste ano, registou uma queda de um ponto percentual para 41 por cento, no mês de novembro, segundo a pesquisa feita para o Le Journal du Dimanche. Note-se que França atravessa um período crítico a nível económico, com o aumento do desemprego.

Advogado de Duarte Lima defende fimda prisão domiciliáriaO advogado do antigo deputado social-democrata Duarte Lima considerou que o seu cliente deveria ter uma medida menos gravosa do que a prisão domiciliária que lhe foi decretada. O advogado Soares dos Santos terá considerado que já foi ultrapassado o pressuposto que levou à determinação da medida preventiva de prisão domiciliária a Duarte Lima, acusado de burla qualificada e branqueamento de capitais. Segundo o mesmo responsável, não existe o perigo de perturbação do inquérito nem o risco de fuga do seu cliente, razões pelas quais a medida de coação aplicada a Duarte Lima deveria ser revista para uma medida menos gravosa do que a actual.

Explosão de carro fez três mortos e 18 feridosA explosão de um carro-bomba, este domingo, no sul da cidade de Khales, no Iraque, provocou três mortos e 18 feridos. A viatura estava estacionada perto de um posto de controlo, na entrada de um mercado. Quatro agentes da polícia estão entre os feridos. Para além das vítimas humanas, várias lojas e veículos ficaram destruídos.

Quadro sobre clubede strip vendidopor valor recordeUm quadro sobre um clube de striptease foi vendido por 1,3 milhões de dólares, num recorde entre leilões da casa Christies. No leilão que decorreu em East Village, Nova Iorque, o quadro “Manhattan Strip Club” foi arrebatado por esse valor. A pintura de George Condo, autor que ajudou a cunhar o termo “realismo artificial” e que é o autor de várias capas de álbuns do rapper Kanye West, representa um grupo de mulheres nuas em convívio com homens de fato.

Sentenciado a ir10 anos à missa por homicídio involuntárioUm jovem de 17 anos que foi condenado por homicídio terá de ir à missa durante os próximos dez anos. Tyler Alred, condenado por homicídio involuntário, foi sentenciado a dez anos de prisão, com pena suspensa, período durante o qual terá de ir à missa. O adolescente transportava na sua viatura um amigo, quando, por estar alcoolizado, perdeu o controlo do carro e se despistou, com o passageiro a não resistir aos ferimentos. No julgamento, no estado de Oklahoma, o juiz Mike Norman agregou à pena suspensa a obrigação de frequentar a missa durante 10 anos. Norman é conhecido na região pelas penas incluírem idas à missa e este caso não foi excepção. Além da ida à missa, impôs outras condições para escapar à prisão: Terminar o ensino secundário, tirar um curso superior e fazer testes de drogas e álcool durante um ano. O advogado de Alred fez saber que as idas à missa não serão um problema, uma vez que o jovem já lá vai todos os domingos.

Empresa portuguesa de vinhos vence prémio europeu

Douro Boys internacionais

CHEGAR PRIMEIROcar toon por Steff

A empresa portuguesa de vinhos do Porto Douro Boys venceu o prémio de Apoio à Internacio-

nalização de Empresas de peque-na e média dimensão atribuído pela Comissão Europeia.

Anunciado na quinta-feira à noite, em Lemesos, no sul do Chi-pre, o prémio distingue os “esforços para beneficiar das oportunidades criadas pelos mercados dentro e fora da União Europeia”.

A Douro Boys é uma união de cinco produtores de vinho do Porto da região do Douro que tem por objectivos melhorar a produção de todos e coordenar uma estratégia para a promoção do produto em todo o mundo.

O projecto arrancou em 2002 e, desde então, as vendas dos cinco produtores quadruplica-ram: “Vendíamos na altura (…) cerca de quatro milhões de euros e agora vendemos cerca de 17 milhões”, explicou à agência

Lusa uma das caras dos projecto, Jorge Roquette.

Dez anos depois, os cinco produtores exportam para “cerca de 50 países”, alguns da Europa, mas também os Estados Unidos, Brasil, África, China e Macau, disse.

Na atribuição do prémio, em Lemesos, no sul do Chipre, país que preside este semestre à União Europeia, Jorge Roquette e Francisco Olazabal agradeceram à UE o “apoio à internacionalização e a ajuda financeira para plantar vinhas” e dedicaram o prémio “às pessoas que pisam as uvas e vindimam as vinhas”. “Estamos muito contentes e tenho a certeza de que todos aqueles que traba-lham connosco, nas cinco dife-rentes empresas, vão estar muito contentes quando souberem. É realmente um grande empurrão na nossa dinâmica e na nossa vontade de fazermos coisas em conjunto”, disse Jorge Roquette.

Segundo Francisco Olaza-bal, as cinco empresas estão, com a dinâmica que consegui-ram, a permitir “melhorar as suas condições de vida” dessas pesso-as, ao dar “outra rentabilidade”, através das exportações. “Esta vitória que obtivemos é com certeza uma vitória de todos os que trabalham connosco”, disse.

A empresa nasceu, assegu-ram, da vontade dos elementos mais novos das famílias pro-dutoras, parte de “uma geração nova que foi para o Douro, que criou a nossa empresa e outras, e modificou muito a paisagem humana” da região.

Mas não “nasceu como um projecto teórico”, antes de uma “prática normal”, baseada na “amizade e em relações de fa-mília”. “Isso ajudou muito. Até porque nós nem sequer temos estatutos, a nossa associação é perfeitamente informal”, expli-cou Roquette. - Lusa