hoje macau 18 jun 2012 #2633

20
TEMPO MUITO NUBLADO MIN 24 MAX 29 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10 BAHT 0.2 YUAN 1.2 AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ SEGUNDA-FEIRA 18 DE JUNHO DE 2012 ANO XI Nº 2633 PUB Ter para ler HOJE É DIA DE APOIAR UM DESTES TREINADORES Portugal está nos quartos Portugal volta para casa “Guias e agências trabalham sem escrúpulos”, afirma Mário Rocha, ex-dirigente da associação de guias turísticos. A Direcção dos Serviços de Turismo jura que não recebe queixas e que os seus inspectores não encontram irregularidades. Por isso, não faz denúncias. Por isso, não há auditorias às agências. É assim que se cria um destino turístico de nível internacional? PÁGINAS 4-5 Turismo passivo DST diz que sem queixas “não pode fazer mais” CENTRAIS TUBOS DE ESCAPE FORA DA LEI Ho Ion Sang quer multas pesadas para poluidores PÁGINA 2 VIDEOVIGILÂNCIA Locais para as câmaras já estão a ser avaliados PÁGINA 6 BARCOS-DRAGÃO DERAM SHOW Nem chuva conseguiu pará-los PÁGINA 16

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 10-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 18 de Junho de 2012 • Ano X • N.º 2633

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

TEMPO MUITO NUBLADO MIN 24 MAX 29 HUMIDADE 75-95% • CÂMBIOS EURO 10 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • SEGUNDA-FEIRA 18 DE JUNHO DE 2012 • ANO XI • Nº 2633

PUB

Ter para ler

HOJE É DIA DE APOIAR UM DESTES TREINADORES

Portugal está nos quartosPortugal volta para casa

“Guias e agências trabalham sem escrúpulos”, afirma Mário Rocha, ex-dirigente da associação de guias turísticos. A Direcção dos Serviços de Turismo jura que não recebe queixas e que os seus inspectores não encontram irregularidades. Por isso, não faz denúncias. Por isso, não há auditorias às agências. É assim que se cria um destino turístico de nível internacional? PÁGINAS 4-5

Turismo passivoDST diz que sem queixas “não pode fazer mais”

CENTRAIS

TUBOS DE ESCAPE FORA DA LEI

Ho Ion Sang quer multas pesadas para poluidores

PÁGINA 2

VIDEOVIGILÂNCIA

Locais para as câmarasjá estão a ser avaliados

PÁGINA 6

BARCOS-DRAGÃO DERAM SHOW

Nem chuva conseguiu pará-los PÁGINA 16

Page 2: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

2 política segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

Cecília [email protected]

ATÉ Abril deste ano, a RAEM já contabi-lizava perto de 210 mil veículos na rua,

ou seja, o equivalente a quase 40% do número de habitantes (557 mil). Segundo cálculos do próprio Governo, em 2020 o número total de veículo atingirá os 310 mil, perto de 60% do

Chui Sai On celebrou parceria bilateral com GuangdongChui Sai On traçou no sábado um balanço positivo da cooperação entre Macau e Guangdong. O Chefe do Executivo recebeu, em Santa Sancha, o governador da província vizinha, Wang Yang, e fez uma retrospectiva dos resultados obtidos a partir da cooperação entre os dois territórios. Sob os mais recentes pilares desta parceria, que tem sido desenvolvida e implementada gradualmente em função do acordo-quadro assinado entre a Província e a RAEM, destacou alguns projectos firmados. A construção de uma nova via de acesso transfronteiriço, o desenvolvimento da Ilha de Montanha, a promoção de Nansha como porto para viagens de cruzeiro, a criação de um centro de formação turística e o lançamento de viagens individuais em barcos de recreio foram algumas das iniciativas em evidência.

China pede astronautas de Macau e Hong KongO Chefe do Executivo enviou no sábado uma mensagem de felicitação ao governo central pelo sucesso do lançamento da nave espacial Shenzhou-9. Chui Sai On prometeu que o Governo vai esforçar-se por levar os residentes de Macau a apoiarem o programa espacial do país. O grande progresso na ciência aeroespacial é motivo de orgulho para a população do território bem como para todo o povo chinês, sublinhou. Quase que em contrapartida, a porta-voz do programa espacial chinês mostrou-se convicta de que um dia haverá astronautas de Macau e de Hong Kong a bordo das naves Shenzhou, à margem do lançamento da primeira astronauta chinesa para o espaço. De acordo com Wu Ping, para as futuras missões tripuladas do programa espacial chinês, além de astronautas, serão necessários também engenheiros aeronáuticos e outros especialistas. Nesse sentido, adiantou que o programa espacial também está aberto à participação de cientistas de Macau e de Hong Kong para trabalharem no desenvolvimento de uma estação espacial permanente (projecto que as autoridades chinesas querem concluir até 2020) e no laboratório Tiangong-1, que se encontra na órbita da Terra desde Setembro.

Ho Ion Sang questiona medidas de combate à poluição por tubo de escape. E os carros não param de aumentar

“A punição é muito fraca”estações de carregamento e gasolina adequada, assim como peças para os automóveis.”

Ho Ion Sang avança então para o que acredita ser o ponto mais grave: as fracas punições. “Os motoristas arranjam os veículos para passarem nas ins-pecções. E quando não passam, pouco se importam, porque os valores a pagar de multa são muito baixos. Em suma, os ve-ículos continuam pela cidade a lançar os gases de escape como se fossem lulas a mandar tinta.”

No final da sua abordagem sobre este tema, mostra-se “muito preocupado” com o problema da poluição e propõe aumentar as penalidades a quem prevarique, para incrementar o poder dissuasivo no combate aos veículos poluentes.

OUTRAS PROPOSTASO deputado deu ainda exemplos que julga serem correctos e passíveis de aplicar na RAEM, para estimular a compra de veículos menos poluentes. “Em Hong Kong, há uma isenção de imposto do primeiro registo para os automóveis eléctricos (a quantidade do imposto é 115% do valor de automóvel, ou seja, superior ao seu custo).; Para as empresas, há incentivos como 100% desconto do imposto no primeiro ano. A sociedade vê a política actual na RAEM para os veículos que respeitam normas de emissão como algo pouco atraente. Compreende-se: só há desconto do 50% do imposto, com limite de 60 mil patacas.”

Por outro lado, abater veí-culos velhos também está, na opinião de Ho Ion Sang, a correr mal. “O Governo disse que ia dar o exemplo com projectos-piloto de abate de veículos velhos em cada um dos seus departamen-tos. Gostaria saber como corre esse plano. Vai aprender com o governo central a tomar pro-vidências para a vida útil dos veículos automóveis, a fim de realizar a redução de emissão na fonte?” Fica a pergunta.

número actual de habitantes. Como os tubos de escape dos veículos são uma principais fontes de poluição do território, é legítimo, segundo o deputado Ho Ion Sang, dizer que o proble-ma irá piorar todos os anos. A não ser, claro, que o Executivo tome medidas.

“Embora o Governo elabore muitas medidas para controlar a poluição dos escapes – como o Regulamento Administrativo

sobre Fixação dos Limites de Emissão de Gases de Escape a que devem obedecer os auto-móveis novos aquando da sua importação, bem como normas relativas a gasolina sem chumbo e GOL para veículos - os resul-tados são limitados”, começou por salientar o deputado em interpelação escrita enviada ao Governo. “O plano dos veículos ecológicos está parado por falta de estruturas de apoio, como

Page 3: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

3políticasegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

HOUVE tempo para falar de to-das as matérias que constam na

agenda diplomática da China e poucas escaparam à opinião de Qu Xing, presidente do Instituto de Estudos Interna-cionais do continente. Peran-te uma plateia onde estiveram deputados e o Chefe do Executivo, Qu Xing opinou sobre relações bilaterais e a economia de um país que, na sua opinião, “ainda está em desenvolvimento”.

Contudo, as relações com o mundo lusófono também foram lembradas. “A China considera Portugal como um importante par-ceiro, estou optimista face ao futuro dessa relação”, afirmou Qu Xing, quando questionado sobre os recen-tes investimentos chineses

Qu Xing veio a Macau falar sobre diplomacia do continente

“Não vejo divergências entre Portugal e China”O presidente do Instituto de Estudos Internacionais da China está “optimista” quanto às relações futuras entre os dois países, sendo que Macau tem uma “boa posição estratégica para reforçar esses laços”. Os dossiers Estados Unidos, Síria e Coreia do Norte também foram abordados

em empresas portuguesas. “No que diz respeito à diplomacia não devemos ter grandes problemas com os países lusófonos, temos muitos contactos directos e Macau tem uma herança cultural. As suas caracterís-ticas são uma vantagem para continuar como plataforma com os países de língua por-tuguesa e até com os países da América Latina.”

Macau deve, contudo, desenvolver melhor esse ponto. “Há mais dinâmicas para estreitar essas relações. Macau tem de perceber como é que pode ter um melhor desenvolvimento de infra-estruturas para conti-nuar a explorar esse ponto vantajoso.”

PAZ E ECONOMIAPara Qu Xing, paz é a pa-lavra que resume todas as estratégias de cooperação que a China assume neste

momento. “Temos de criar um ambiente harmonioso e pacífico com todos os nossos vizinhos. Essa é a meta para a nossa diplomacia.”

Quanto ao estado de uma economia que já é considera-da uma das mais importantes do mundo, Qu Xing não teve medo de afirmar que há um desequilíbrio da distribui-ção de riqueza. “Ainda não estamos num patamar de riqueza e desenvolvimento comparável com parâmetros mundiais. Ainda há zonas do interior da China que são muito pobres, enquanto temos cidades no litoral mais ricas. Já conseguimos esta meta para uma sociedade minimamente abastada, e no caminho do progresso temos e garantir uma boa qualidade de vida.”

REELEIÇÃO DE OBAMA No que diz respeito à relação com os Estados Unidos,

CITAÇÕES• “A nossa posição é contra a possibilidade de existir uma

guerra na Síria, não queremos que a situação da Líbia

se repita. O veto da China no Conselho de Segurança da

ONU foi feito porque queremos acabar com a violência

em ambas as partes e fazer um diálogo político o mais

possível”

• “A China não apoia os esforços da Coreia do Norte

no que diz respeito à sua capacidade nuclear para fins

militares. Mas pensamos que as missões podem ser feitas

para fins pacíficos. Temos vindo a promover um diálogo

entre as diversas partes e a Agência Internacional de

Energia Atómica, que será reiniciado o mais brevemente

possível”

• “A Rússia lida com algumas situações confusas, mas nós

não temos de nos meter nas confusões do Médio Oriente

ou do Norte de África”

• “A China considera que os Estados Unidos não devem

vender armas a Taiwan”

• “Quando Vladimir Putin foi eleito, por que é que os

americanos reagiram daquela maneira? Eles acham que

Putin não deveria assumir esse cargo”

Qu Xing fala da existência de conflitos estruturais. “A América está a ameaçar a China, mas o seu plano é estar contra qualquer outro país que vá contra as suas próprias estratégias. Mas a China não quer problemas com os Estados Unidos, nem tem capacidades para isso.”

Quanto à reeleição de Barack Obama nas próxi-mas presidenciais, Qu Xing duvida. “Será que vai ser re-conduzido no seu mandato? Sabemos que não pode con-tinuar com este desempenho, se pretende continuar como presidente.”

Contudo, mais uma vez a palavra correcta para des-crever as ligações bilaterais com os americanos é paz. “As visitas recíprocas (de ministros) entre a China e os Estados Unidos são um factor muito importante para o desenvolvimento dos países.”

Com a morte recente do activista Li Wangyang, a questão dos direitos humanos também fez parte do discurso do especialista. “Sabem se há protecção dos direitos humanos no sul de África, por exemplo? Por que é que só falam da China?”

Embora a Lei Básica obrigue que Macau esteja dependente das decisões diplomáticas da China, tal não impede que não possa “servir como ponto de encontro entre os Estados Unidos e a China para es-treitar relações”.

Page 4: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

4 sociedade segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

Um mar de críti-cas abateu-se nas últimas semanas sobre a Direcção

de Serviços de Turismo (DST), acusada de nada fa-zer para pôr ordem no sector, onde os guias chineses serão, segundo um profissional contactado pelo Hoje Ma-cau, autores de “falcatruas” que sistematicamente preju-dicam a imagem da RAEM e dos guias que trabalham com turistas estrangeiros. A principal acusação à DST acaba por ser esta: um serviço público passivo, de fiscalização fraca, fácil de superar por quem quer fintar a lei. Os responsáveis da DST contactados – que optaram por ser sempre cita-dos enquanto direcção e não individualmente – garantem que cumprem a lei com total empenho e transparência. “Não podemos fazer mais.”

A DST garante que liberdade em relação ao

DST diz que cumpre a lei e não pode fazer mais pela área do turismo

À espera das queixasEm resposta às acusações de que tem sido alvo por parte de profissionais do sector, a Direcção de Serviços de Turismo salienta que tudo tem feito para responder às reivindicações dos guias e às reclamações dos turistas, mas que há muito pouco de ambas. Mário Rocha, ex-dirigente do sector, mantém que não é com atitude passiva que se melhora o turismo da RAEM

vínculo laboral – por conta de outrem ou em regime de freelance - foi pedida pelos próprios guias turísticos ainda antes da legislação ac-tualmente em vigor, que data de 1998. À época, ouviu as reivindicações deste sector profissional, que se sentia “limitado”, uma vez que os guias não podiam trabalhar para diferentes agências em simultâneo. O Governo alterou então a legislação, para que adoptassem o regime freelance, ou seja, sem necessidade de vínculos

a agências. “Antigamente tinham de ser trabalhadores a tempo inteiro numa agência de viagem. Se não o fossem, não obtinham cartão ou era--lhes cancelado.”

Actualmente podem pe-dir um cartão de trabalho, licenciado pelo Turismo, sendo-lhes dada a opção de trabalharem por conta de outrem - se houver interes-se de ambas as partes - ou por conta própria. “Nada impede que o guia seja um trabalhador a tempo inteiro de uma agência de viagens,

com os direitos que lhe estão garantidos na lei laboral [salário, subsídios e refor-ma, por exemplo].” Mas, adianta também a DST, o Governo não força o guia ou as agências a trabalhar de determinada maneira.

No entanto, em decla-rações recentes ao Hoje Macau, o ex-vice-presidente da Associação de Guias Tu-rísticos de Macau (AGTM), Mário Rocha, tinha afirmado que esta liberdade de escolha não funciona da mesma for-ma para os guias turísticos

que trabalham com grupos estrangeiros e para os que trabalham com grupos chi-neses.

Segundo realçou, os profissionais que trabalham com agências cujos clientes são turistas chineses não têm a opção de trabalhar por conta de outrem - não há uma remuneração vinculada entre agências e turistas, enquanto dependentes ou independentes. E, neste sen-tido, já há fuga à lei. “Está na legislação que o guia tem direito de receber um salário

se estiver vinculado a uma agência”, confirma a DST. “Cada agência pode pagar o que entende. É um mercado livre. Mas os guias têm o direito de receber.”

No entanto, se não há queixas formalizadas de que não recebem a remune-ração por serviço prestado, A DST alega nada poder fazer para regular a situação. Até porque, caso houvesse alguma auditoria às contas das agências de turismo - não tem conhecimento que haja – competiria a outros

Page 5: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

PUB

5sociedadesegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

serviços, como a Direcção dos Serviços de Finanças ou a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais.

Para Mário Rocha, é uma situação “desregulada” tanto por parte das agências, como dos guias, que trabalham “sem escrúpulos”. Estes guias, segundo apontou o ex-dirigente, fazem as suas próprias remunerações através de comissões nego-ciadas com lojas e casinos ou pacotes de excursões opcionais, onde levam os turistas, recorrendo a “fal-catruas”, tais como elevadas cobranças na ida a espec-táculos que são de entrada livre.”Vão buscar aos bolsos dos clientes porque é assim que fica combinado com o patronato”, disse então ao Hoje Macau.

Porém, tudo indica que, os próprios guias turísticos não se opõem a este modus operandi porque, pelo me-nos até ao momento, a DST garante não ter recebido qualquer queixa. Mário Ro-cha diz que “pau que nasce torto nunca se endireita” mas põe a hipótese de terem “medo de ser chantageados”. Nesse caso, contrapõe a DST, “têm de apresentar queixa às autoridades”.

EXTRA TEM DE CONSTARA DST salvaguarda, no en-tanto, que esses casos dizem respeito a pacotes extra, negociados entre a agência e o cliente antes de os turistas pisarem o solo de Macau. “As excursões facultativas e livres estão descritas no itinerário. Já têm de estar inscritas antes da chegada a Macau ou ser acordadas en-tre excursionista e agência/guia, nos casos de pedidos espontâneos. Não podemos dizer se é razoável o valor que pedem por esses pacotes

PUB

CONVOCATÓRIA

No termo do n.º 2 do artigo 14.º dos Estatutos de Matadouro de Macau, S.A.R.L., convoco todos os membros da Assembleia Geral, para reunir no dia 17 de Julho de 2012, pelas 15H00, para a realização da Assembleia Geral extraordinária, a ter lugar na sede da Sociedade, sita na Estrada Marginal da Ilha Verde, Macau.

Ordem de trabalhos1. Aprovar o novo mandato dos membros do Conselho da Administração e o mandato dos membros do Conselho Fiscal;2. Outros assuntos de interesse para a sociedade.

Macau, 13 de Junho de 2012

Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Zhang Haipeng

[onde se incluem despesas de deslocação, serviço de guia e de motorista, autocar-ro e gasolina, entre outros] de visita aos espectáculos gratuitos dos casinos.” Se estiverem descritas no iti-nerário, assegura a direcção, então está tudo bem. Se forem forçadas, tudo mal, pois é proibido por lei.

A DST sublinha no entanto que “tem realiza-do acções educativas no mercado de origem dos excursionistas de forma a alertar os visitantes para terem atenção ao conteúdo do contrato quando integram excursões.” E pede que se in-formem previamente sobre estas visitas para que não sejam cobrados em excesso.

Para o efeito, foi até produzido um anúncio tele-visivo para ser exibido no In-terior da China, assim como a distribuição de panfletos informativos. Além disso, no início de 2012, a “DST promoveu a assinatura de um ‘Acordo de Cooperação para o Impulso de um Turismo de Qualidade e Confiança em Macau’, entre operadoras turísticas de Macau e Shen-zhen”, onde é organizada a

maioria das excursões ao território.

COMISSÕES SÃO LEGAISAs comissões recebidas de casinos e lojas pelos guias (e respectivas agências que representam) não podem ser apelidadas de “indevidas”. “De acordo com a legisla-ção, as comissões não estão reguladas”, reconhece a DST. “Assim, não há infrac-ções para isto.” A entidade lembra no entanto que as agências não podem forçar os guias a deslocarem-se aos casinos onde recebem as comissões.

No caso das compras, dispostas ou não nos itinerá-rios, a DST acredita que a sua realização é uma actividade recorrente e fundamental dos itinerários turísticos. A legislação proíbe o guia turístico de canalizar os turistas para apenas certos locais de vendas de produ-tos. “A DST nunca recebeu uma denúncia concreta. No entanto, dado que Macau recebe mais de 20 milhões de visitantes por ano, e sendo o turismo a principal actividade da cidade, é inevitável a existência de

LicenciamentosO cartão de guia é dado por um departamento específico da DST directamente ao profissional que complete o ensino regulado no Instituto de Formação Turística (IFT). No entanto, não é possível obter licenciamento para abrir uma agência de viagens sem prestar provas de qualificação na prática. “Só uma sociedade comercial pode abrir uma agência com o objecto específico do exercício da actividade de agência e uma série de requisitos de documentação e espaços. É preciso haver um director técnico, obrigatório para o licenciamento.” Portanto, uma só pessoa não pode abrir uma agência e o director técnico tem de ter formação turística, três anos de experiência na área e exame feito por uma comissão, com dois membros do IFT e outro da DST. Porém, “as agências alegam às vezes um desconhecimento da lei mas está expresso que é preciso um director técnico, com diploma”.

FormaçãoA preocupação sobre o encurtamento de cursos na área foi manifestada pelo ex-dirigente da AGTM. Mário Rocha acredita que os cursos de três meses não servem para aprender a profissão e, desta forma, os alunos saem mal preparados, sem dominar um número mínimo de línguas necessárias, cada vez mais ao alcance de poucos profissionais em Macau. A DST diz que não tem palavra na maneira como o IFT regula os cursos, pois têm legislação própria. A única intervenção, afirma, é uma opinião veiculada ao IFT quando há descontentamento manifestado por parte dos profissionais e alunos junto da DST. “Quanto ao conteúdo da formação, temos dificuldade em dizer que três meses é pouco tempo. Depende da maneira que dão formação. Houve um período em que, mediante requerimento dos futuros guias turísticos, recebiam um curso intensivo, com mais horas por dia. Pelo que, assim o prazo pode ser relativamente curto. Só trocamos opinião com o IFT se houver queixas.”

MultasOs “contratos” feitos directamente por Hong Kong e guias turísticos de Macau – sem passar por agências turísticas – não são permitidos à luz da legislação. Isto porque os guias turísticos não podem trabalhar sem acreditação de uma agência do território, que é necessariamente contactada por Hong Kong para ceder um veículo para a visita guiada. “Este é um acto ilegal”, salienta a DST. “Mas não me parece que queiram correr este risco, de algum acidente. Arriscam uma multa de 500 mil patacas. Têm de provar qual a relação entre esta agência e o guia. Pode apenas haver uma chamada telefónica a confirmar que estão a trabalhar por conta da agência.” No mesmo parâmetro encontram-se as visitas guiadas organizadas pelo próprio guia, sem qualquer contrato com uma agência. “São contra os regulamentos em vigor e sujeitas a penalização.”

irregularidades.”Ainda assim, a este res-

peito a DST Volta a garantir que não recebeu qualquer queixa. As fiscalizações também nada identifica-ram. “Temos mais de 10 inspectores e enviamo-los para os pontos turísticos e para o escritório das agências de viagem, três a quatro vezes por semana, para ver se há algum tipo de irregularidade. Até agora não detectámos.”

Em resposta à acusação feita por Mário Rocha de que os guias já conheciam os dias de fiscalização, a DST responde que não vê possibilidade de isso acon-tecer. Embora, ressalva, há naturalmente um padrão habitual nas visitas turís-ticas. “Sabemos quando é a chegada dos aviões, tal como os guias e as agências. Não vamos escolher um horário em que ninguém lá está.”

A DST assegura ainda que dá igual atenção a agên-cias estrangeiras e chinesas, fiscalizando mais até os grupos, guias e agências chinesas, porque são em maior número.

Page 6: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

6 sociedade segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

GPDP já recebeu propostas por parte da polícia

Locais das câmaras em análiseAndreia Sofia [email protected]

MESES depois da aprovação na espe-cialidade da nova lei da videovigilân-

cia, o Gabinete de Protecção de Dados Pessoais (GPDP) já está a analisar pedidos de colocação de câmaras por parte de departamen-tos policiais. Estes já possuem um sistema de videovigilância interna e externa, mas querem adaptar-se às novas regras.

A garantia foi dada pelo coor-denador do organismo, Yang Chon-gwei. “O nosso gabinete já está a analisar a aplicação do sistema, e neste momento prende-se apenas com a videovigilância dentro dos edifícios da polícia, não em espaços públicos. O nosso papel agora é analisar e dar uma opinião legal ao Governo, para que se possam

considerar os melhores lugares para a instalação das câmaras”.

Numa altura em que o diploma começa a ter uma componente prática, especialistas dizem que é preciso olhar para a privacidade de cada um e para a forma como é feita a implementação.

“Temos de ponderar o equi-líbrio entre as necessidades e o que deve ser feito para dar alguma protecção às pessoas. Estas não têm de ser sempre filmadas quando entram ou saem das lojas, o desafio é esse”, disse Luís Pessanha, jurista da Assembleia Legislativa (AL). “É inevitável (que haja esta lei), temos é de pensar como lidar com a realidade e não evitá-la. Em Macau há muita captação de imagem e é pertinente regular a forma como essas imagens podem ser captadas, como são tratadas. Não sei se já chegámos ao regime perfeito, mas estamos a caminhar”, acrescentou.

José Alexandre Pinheiro, académico de Portugal, também chamou a atenção para os limites da captação de imagens, afirman-do que só em locais com “elevada taxa de criminalidade” deveriam existir câmaras. “O problema é quem é que tem acesso e para que efeitos. Tudo isto é importante para que possamos ter um sistema equilibrado, caso contrário temos sistemas em que não temos dois direitos temos um interesse, que é a segurança, a prevalecer sobre um direito, que é a liberdade”.

DADOS PESSOAISCOM MAIS QUEIXASTais declarações foram proferi-das à margem de um seminário sobre Politica e Prática de Dados Pessoais, que decorreu este fim--de-semana. Yang Chongwei não adiantou dados mas garantiu que há mais queixas.

“Temos vindo a receber mais queixas porque as pessoas estão mais atentas a esta questão”, dis-se, acrescentando que no sector privado, “há alguns casos de uso indevido de dados pessoais por parte de instituições. Neste caso já fizemos recomendações e mul-támos algumas empresas”. “Em todas as queixas que recebemos, investigamos se estas instituições têm legitimidade para processar os dados”.

O coordenador do GDPD afir-mou ainda que muitas empresas têm utilizado dados pessoais dos seus clientes para fins comer-ciais, algo que “é possível que não seja legal, que as empresas usem as mensagens gratuitas para fins comerciais”, disse à TDM. “Apelamos às pessoas que recebem essas mensagens que tentem ignorá-las”, acrescentou Yang Chongwei.

TELEMÓVEIS ESCONDIDOS DENTRO DOS CHINELOSUm recluso recebeu uma encomenda ‘sui generis’: um par de chinelos com dois telemóveis embutidos, baterias e um cartão de memória.

Bandeirada sobe para 15 patacas O preço dos táxis vai aumentar em mais de 20%, de 13 para 15 patacas, segundo aval da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) depois de passado um ano de ter sido abordada pelas associações do sector. Desde então que exigiam uma revisão de preços e, por isso, afirmam agora estar insatisfeitos por ter sido protelada por tanto tempo esta medida, ameaçando voltar a exigir nova revisão em breve. “Como vai ser no futuro, quando avançarmos com outras propostas? Queremos que as decisões não demorem um ano a ser tomadas. Vamos recolher opiniões e re-avaliar o custo das operações depois dos novos preços entrarem em vigor. Tencionamos entregar a nova proposta quando considerarmos mais adequado”, afirma Kuok Leung Shun, dirigente da Associação de Mútuo Auxílio dos Taxistas de Macau à TDM.

Vendas no La Scala continuam em MacauEM Hong Kong, a empresa promotora do La Scala, a Chinese Estates, suspendeu as vendas de apartamentos no projecto, mas, em Macau, o escritório de vendas do empreendimento continua a aceitar marcações para visitar o apartamento-modelo. De acordo com a edição de hoje do South China Morning Post, há marcações até ao próximo sábado. Recorde-se que, na sexta-feira, o Jornal Tribuna de Macau (JTM) dava conta de que os apartamentos no La Scala continuavam à venda, apesar de ter sido provada corrupção na concessão do terreno à promotora do projecto, a Chinese Estate Holdings, aquando do terceiro julgamento do ex-secretário para os Transportes e Obras Públicas, Ao Man Long. De acordo com o JTM, os agentes imobiliários usam o argumento de que o Governo de Macau ainda não anunciou qualquer decisão quanto à reversão dos terrenos, depois de, no julgamento de Ao Man Long, o Tribunal de Última Instância (TUI) ter considerado que o ex-secretário foi subornado para conceder as parcelas junto ao aeroporto Apesar de não haver decisão, a Rádio Macau sabe, junto de fontes próximas do processo, que o Executivo vai confiscar os terrenos. Incerto continua, para já, o futuro dos compradores de apartamentos no La Scala.

Page 7: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

7nacionalsegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

O chefe do Governo de Hong Kong fez um balanço positivo do mandato e disse que irá

manter-se no cargo “até ao último segundo”, rejeitando o pedido de demissão da oposição, divulgou sexta-feira a imprensa.

A afirmação foi feita na quinta--feira na última sessão de perguntas e respostas do actual chefe do executivo perante o Conselho Le-gislativo (Legco) de Hong Kong, com Donald Tsang a considerar que a maior parte das 170 promessas da sua plataforma eleitoral de há qua-tro anos foram atingidas, reportou o diário em língua inglesa South China Morning Post. “Percebo que o meu trabalho não foi totalmente satisfatório”, disse perante os depu-tados. “Houve erros de julgamento e falhas na execução.”

Donald Tsang assumiu falhas ao nível das decisões políticas re-lacionadas com a habitação e imo-biliário. Por outro lado, atribuiu a quebra de popularidade de que foi alvo aos “erros de cálculo” quanto à introdução de subsecretários e assistentes políticos em 2008. “Paguei o preço político, mas continuo a pensar que é essencial para o progresso democrático.”

Embora o rendimento tenha registado um crescimento ligeiro, Donald Tsang destacou que o es-tabelecimento de um fundo de as-sistência comunitário (Community Care Fund), entre outras medidas,

PM chinês vai participar na Rio+20O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, vai participar na conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Brasil, e partirá depois para um périplo que o levará a Uruguai, Argentina e Chile entre os dias 20 e 26. O porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Liu Wenmin, adiantou ontem que Wen Jiabao vai apresentar na Rio+20 as políticas de desenvolvimento sustentável do seu governo e apelará ao reforço da cooperação internacional, tendo encontros marcados com vários dirigentes mundiais. Durante o périplo pela América Latina, que incluirá Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, a convite dos respectivos presidentes, o primeiro-ministro chinês vai analisar com os governos locais as relações bilaterais, assuntos regionais e internacionais de interesse comum, disse Liu Wenmin. Em Santiago do Chile, Wen Jiabao vai ainda proferir um discurso perante a Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas (CEPAL).

Presidente do Tribunal de Contas angolano enaltece “confiança”O presidente do Tribunal de Contas de Angola, Julião António, anunciou sexta-feira que “estão abertas as portas para desenvolver a cooperação” com a Auditoria-geral da China e enalteceu a “confiança” e a “fraternidade” entre os dois países. “Lançamos as bases para incrementar relações de cooperação em vários domínios, como a formação de quadros e a troca de experiências e de documentos”, disse Julião António à agência Lusa em Pequim. Esta é a primeira visita oficial à China do presidente do Tribunal de Contas de Angola. “Lidamos com os chineses com confiança, amor e fraternidade, e conversamos de igual para igual”, realçou o magistrado angolano, acrescentando que “a China é o financiador número um de Angola”. “Há outros, mas não se podem comparar à China.”

O Presidente da China, Hu Jintao, chegou na

quinta-feira a Copenhaga, acompanhado de uma importante delegação eco-nómica e comercial, para a primeira visita de um chefe de Estado chinês à Dinamarca.

Hu Jintao foi recebido no aeroporto da capital dinamarquesa pela rainha Margarida II e pelo marido, o príncipe Henrique, assim como por outros membros da família real, segundo

Chefe do executivo de Hong Kong recusa demissão a 15 dias do fim do mandato

“Até ao último segundo”

Presidente chinês em Copenhaga antes de encontro do G-20 no México

Pazes feitas no reino da Dinamarca

a televisão. O presidente chinês teve encontros com a rainha Margarida II e com o chefe do Governo, Helle Thorning-Schmidt. Para-lelamente, responsáveis chineses, principalmente do sector económico, parti-ciparam numa conferência sobre comércio, durante a qual sete empresas chine-sas assinaram acordos com parceiras dinamarquesas.

As relações entre Pe-quim e Copenhaga deterio-raram-se em 2009 quando

o Dalai Lama em visita - apresentada como privada - à Dinamarca foi recebido pelo chefe do governo da época, Lars Loekke Ras-mussen, e pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Per Stig Moeller.

O acolhimento reserva-do ao chefe espiritual dos tibetanos conduziu à anu-lação de visitas à China de responsáveis dinamarque-ses e causou problemas às empresas dinamarquesas a operar em território chinês.

observador permanente do Conselho do Árctico, uma instância internacional en-carregada de promover a co-operação entre oito estados, um dos quais a Dinamarca.

Após a sua visita a este país, que assegura a presidência rotativa da União Europeia até 30 de Junho, o estadista chinês desloca-se ao encontro do G20, no México, nos dias 18 e 19 de Junho.

Criado em 1999, o G20 integra os sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha), as economias emergentes (Argentina, Austrália, Bra-sil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a União Europeia.

O G20 representa cer-ca de 85% da economia mundial e dois terços da população.

TELEMÓVEIS ESCONDIDOS DENTRO DOS CHINELOS

facilitou a vida da população, realçando ainda como “extrema-mente excitante” o momento em que o LegCo aprovou o ordenado mínimo, apesar de referir que o combate à pobreza continuará a ser um desafio dos futuros governos.

Já os deputados da oposição centraram o debate na “integri-dade” do chefe do executivo cessante, descredibilizado em

consequência de viagens dis-pendiosas e alegados favores a amigos e magnatas da região.

A deputada do Partido Demo-crático Emily Lau Wai-hing foi uma das vozes da oposição que pediram a demissão de Donald Tsang. “O Sr. apareceu a chorar para mostrar arrependimento, mas a opinião pública diz que não é suficiente.”

Em resposta aos ataques, Do-nald Tsang disse que aprendeu as lições e que não iria fazer mais viagens a Macau com os “homens ricos”, repetindo a sua determi-nação em continuar no cargo até à tomada de posse do chefe do executivo eleito, CY Leung.

Com várias leis por aprovar no LegCo, Donald Tsang disse que iria manter-se no cargo “até ao último segundo”. “Irei correr contra o tempo nos próximos 16 dias para completar as minhas tarefas. Não posso deixar a po-sição, sob pena de abandonar o povo de Hong Kong.” E instou os deputados a acabarem com o impasse na aprovação das leis e abrirem caminho para a nova administração.

Apesar das ameaças da crise europeia pairarem sobre Hong Kong, Donald Tsang defendeu que a cidade estará em boas mãos. “Estou muito confiante em CY Leung.” Eleito a 25 de março, CY Leung toma posse a 1 de Julho como chefe do executivo de Hong Kong.

Copenhaga enviou uma nota diplomática a Pequim para tentar apazi-guar a cólera dos chineses, afirmando que a Dinamar-ca se opõe à independência do Tibete e que terá em conta a posição de Pequim antes de tornar a convidar o Dalai Lama.

OLHO NO ÁRCTICOA visita à Dinamarca de Hu Jintao ilustra o interesse da China pelo Árctico. Pequim quer obter o estatuto de

Page 8: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

8 nacional segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

OPEN TENDER NOTICE

Request for Proposal – Design Consultancy Services of Rooftop Recreation Area in Macau

International Airport (RFQ-133)

1. Company: Macau International Airport Co. Ltd. (CAM)

2. Tendering method: Open tendering

3. Objective: To select a professional design consultant/architect to undertake the design

consultancy service of Rooftop Recreation Area development on the roof level of Passenger

Terminal Building in Macau International Airport.

4. Request for tender documents:

Tender Notice and Tender Document can be downloaded from MIA’s website www.macau-airport.

com until 7 days prior to the deadline for submission of Bidders’ tenders. Please regularly check

the website for any clarification or changes/ modification/amendment in the Tender Document.

5. Location and deadline for submission of Bidders’ tenders:

Macau International Airport Co. Ltd. (CAM)

4th Floor, CAM Office Building, Av. Wai Long, Taipa, Macau

Before 12:00 pm (noon) on 07 August 2012 (Macau Time).

The addressee of the tender shall be Ms. Suning Liu – Executive Director.

The tenders received after the stipulated date and time will not be accepted.

6. CAM reserves the right to reject any tender in full or in part without stating any reasons.

-END-

PUB

A primeira astro-nauta chinesa, Liu Yang, envia-da este sábado

para o espaço, ainda não tinha nascido quando a russa Valentina Tereshkova efectuou a sua histórica viagem espacial, há quase meio século.

Desde então, mais de 50 outras astronautas de sete países viajaram no espaço, mas durante cerca de duas décadas - entre o voo de Tereshkova, em Junho de 1953, e o da sua compatriota Svetalana Savistskaya, em 1982 - as mulheres estiveram ausentes da exploração espa-cial. A primeira astronauta norte-americana, enviada para o espaço em Junho de 1983, foi Sally Ride.

Valentina Tereshkova permaneceu 71 horas no es-paço. A primeira astronauta da História, que haveria de casar com o astronauta An-drian Nikolayev, tinha então

Enviada para o espaço primeira astronauta chinesa.

“Nem o céu nem o mar são o limite”apenas 26 anos, menos sete do que a chinesa Liu Yang.

O recorde de permanên-cia no espaço no feminino pertence à norte-americana Peggy Whitson, que na década passada esteve mais de um ano (376 dias) em órbita da terra.

A primeira astronauta chinesa, ex-piloto da Força Aérea, com o posto de major, nasceu em Outubro de 1978. Casada e com um filho é descrita pelos antigos colegas como uma “aluna excelente, sempre com as notas mais elevadas”, “calma e tímida” e que, além de estudar, gostava de jogar voleibol.

CALMA SOB PRESSÃOConcluída a escola secun-dária, Liu Yang ingressou na Academia Militar de Changchun, nordeste da China, e depois do curso, em 1997, ingressou na Força Aérea, onde tem hoje o posto de major. Segundo a imprensa, Liu Yang “tem

experiência de lidar com situações de emergência”.

Em 2003, pouco depois de ter descolado, o avião comandado por Liu Yang em-bateu num bando de aves que destruiu um dos motores, mas a piloto conseguiu estabilizar o aparelho e efectuar uma aterragem de emergência alguns minutos mais tarde.

A primeira astronauta chinesa integra uma missão de dez dias considerada cru-cial para colocar em órbita da terra uma estação espacial permanente.

Liu Yang, viaja a bordo da Shenzhou-9 (“nave divina”), com mais dois astronautas: o veterano Jing Haipeng, comandante da missão, e Liu Wang, que também se estreou agora no espaço.

O lançamento, transmiti-do em directo pela televisão, ocorreu às 18:37, a hora indicada na sexta-feira pela porta-voz do programa espa-cial chinês, Wu Ping.

EM ÓRBITAA nave - um engenho com 9,2 metros de comprimento

e 2,8 metros de diâmetro, parecido com as antigas cápsulas de fabrico sovié-tico - foi lançada da base de Jiuquan, no noroeste da China, por um foguetão Longa Marcha-2 F.

Cerca de 10 minutos depois de ter largado, a Shenzhou-9 separou-se do foguetão que a colocou em órbita e, nessa altura, com a nave a deslocar-se sozinha no espaço, a televisão mostrou os três tripulantes a acenar.

A Shenzhou-9 tentará acoplar com o Tiangong-1 (“palácio celestial”), um módulo espacial com 10,4 metros de comprimento e 3,35 metros de diâme-tro, lançado em Setembro passado e que se encontra numa órbita a cerca de 350 quilómetros da terra.

Será a primeira missão tripulada chinesa do género, proporcionando à China o domínio de uma tecnologia que até agora apenas os

Estados Unidos e a Rússia possuíam.

“Todos os três tripulantes da Shenzhou-9 são antigos pilotos da Força Aérea e membros do Partido Co-munista Chinês”, informou a agência noticiosa oficiosa chinesa.

A primeira estação espa-cial chinesa deverá começar a funcionar em 2020.

“Nem o céu nem o mar são o limite”, publicou no sábado o jornal China Daily, associando o lançamento da Shenzhou-9 à proeza do sub-mergível chinês Jiaolong, que na sexta-feira passada desceu aos 6.671 metros na mítica Fossa das Marianas, nas Filipinas.

O presidente Hu Jintao felicitou os responsáveis pelo projecto, afirmando que o domínio da técnica de acoplamento no espaço era “crucial” para o objectivo de conseguir uma estação orbital.

Page 9: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

9regiãosegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) distribuiu no sába-do, numa iniciativa inédita no

âmbito da campanha eleitoral para as legislativas de 7 de Julho, centenas de flores por vários bairros de Díli.

Em campanha porta a porta pelos bairros de Díli, o secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, distribuiu flores e falou com centenas de eleitores. “Com a flor pretendemos falar do coração para o coração, da alma para o corpo”, afirmou à agência Lusa. “No fundo este povo sentiu-se abandonado durante

Coca-Cola regressaà Birmânia 60 anos depoisA multinacional norte-americana Coca-Cola anunciou que voltará à Birmânia depois de 60 anos de ausência, o que fará com que Coreia do Norte e Cuba sejam os únicos países do mundo à margem do mercado directo da companhia. A decisão da empresa de refrigerantes surge depois do levantamento das sanções contra a Birmânia anunciado pelo Governo dos EUA em resposta às reformas democráticas levadas a cabo nesse país asiático, onde a marca americana chegou em 1927. “A entrada planeada da Coca-Cola na Birmânia, depois da suspensão das sanções, será baseada nos nossos padrões de ética corporativa e política de direitos humanos e laborais e contra o pagamento de subornos”, defende em comunicado a empresa sediada em Atlanta. A mesma nota lembra que a Coca-Cola “não opera na Birmânia há mais de 60 anos” e que, para voltar a estabelecer-se no mercado, “vai realizar investimentos significativos nos próximos três a cinco anos”. A Fundação Coca-Cola vai também doar cerca de MOP 24 milhões para promover o emprego feminino na Birmânia.

Detido último suspeito deataque com gás sarin em TóquioUm japonês suspeito de ser o último membro em fuga da seita Aum, responsável pelo ataque com gás sarin no metro de Tóquio em 1995, foi detido sexta-feira pela polícia na capital nipónica, informou a cadeia de televisão NHK. “Os investigadores detiveram um homem que se julga ser o suspeito Katsuya Takahashi da seita Aum, perto de um café manga no bairro de Ota em Tóquio”, informou a NHK, acrescentando que o “indivíduo está a admitir ser Katsuya Takahashi”. No início de Junho, a polícia japonesa deteve outra suspeita de envolvimento no ataque, Naoko Kikuchi, de 40 anos, que foi descoberta na cidade de Sagamihara, a oeste de Tóquio, depois de 17 anos em fuga. Makoto Hirata, que se entregou à polícia em Janeiro, Takahashi e Kikuchi são os três únicos membros da Aum que conseguiram fugir depois do atentado de Março de 1995, que causou 13 mortos e 5.500 feridos no metro de Tóquio.

Duas irmãs canadianasencontradas mortas nas ilhas Phi PhiUma empregada de limpeza encontrou duas irmãs canadianas mortas no quarto de hotel onde estavam alojadas nas ilhas Phi Phi, na Tailândia, informou ontem a polícia local, segundo a qual o caso não aparenta tratar-se de homicídio. Os corpos de Noemi Belanger, de 25 anos, e da irmã Audrey, de 20 anos, foram encontrados na sexta-feira no hotel Phi Phi Palm Residence e as autoridades estão a investigar o sucedido. A polícia explicou que aparentemente não se trata de um caso de homicídio, pois a porta do quarto onde os corpos foram descobertos estava trancada por dentro e os pertences das jovens não foram roubados. Como se encontrava vómito junto aos corpos, as autoridades suspeitam de uma reacção tóxica.

Equipa do canal Al Arabiya desaparecida em Jolo nas Filipinas Uma equipa de três pessoas do canal de televisão Al Arabiya, sediada no Dubai, desapareceu na ilha de Jolo, no sul das Filipinas, informou sexta-feira a polícia local. Baker Atyani, um jornalista jordano, e dois filipinos que trabalham para a Al Arabiya não regressaram na noite de terça-feira ao hotel onde estavam alojados, como previsto, explicou o chefe da polícia, Antonio Freyra. “As autoridades propuseram reforçar a sua segurança, mas eles recusaram, alegando que não iriam afastar-se muito do hotel”, indicou o responsável, citado pela agência noticiosa AFP. As autoridades revistaram os quartos de hotel onde a equipa da Al Arabiya estava alojada no centro de Jolo, depois do proprietário da unidade hoteleira ter alertado para o seu desaparecimento. Jolo é apontado como um local onde residem extremistas islâmicos, como membros do grupo Abou Sayyaf, considerado “terrorista” pelos EUA por alegadamente estar ligado à Al-Qaida.

O primeiro-ministro japo-nês, Yoshihiko Noda,

ordenou este sábado a reac-tivação dos dois primeiros reactores nucleares depois do acidente de Fukushima, em Março de 2011, que le-vou à paragem de todas as centrais do país, informou a imprensa local.

Esta decisão foi tomada depois de uma reunião com o governador da província de Fukui, no centro do Ja-pão, Issei Nishikawa, que manifestou ao Executivo de Tóquio o seu apoio à reactivação dos reactores da central nuclear Oi, da empre-sa Kansai Electric Power.

“Por ter a compreensão das autoridades locais, a reactivação dos reactores

Fretilin faz campanha inédita e distribui flores aos eleitores de Díli

Flower power

Governo japonês dá luz verde à reactivação de dois reactores

Nuclear de volta2 e 4 da Oi é a decisão final do Governo”, afirmou Noda durante a reunião, de acordo com o canal de televisão ni-pónico TBS.

Os dois reactores passaram nos testes de resistência realiza-dos em todas as centrais nucle-ares do Japão na sequência do acidente de Fukushima e foram considerados seguros.

O chefe do Governo nipóni-co tinha apelado recentemente à necessidade de se reactivarem os reactores da Oi, alegando eventuais repercussões nega-tivas sobre a economia e vida dos cidadãos.

O Japão, que até Março de 2011 dependia em 30% da energia nuclear, tem todas as centrais paradas desde o dia 5 de Maio.

algum tempo, nos últimos cinco anos principalmente.”

De casa em casa, em lojas e até no meio da rua, os timorenses para-vam, cumprimentavam Mari Alkatiri, falavam das eleições legislativas e se-guiam caminho com uma flor na mão. “Decidimos fazer isto porque há várias questões que têm de ser combatidas, nomeadamente ameaças e intimidação que têm sido instrumentos de campanha e compra de votos.”

Além do secretário-geral da Freti-lin, também o presidente do partido, Francisco Guterres Lu Olo, distribuiu

flores aos eleitores, independen-temente da preferência partidária. “Temos também brigadas em todos os sucos a funcionarem, particular-mente nas áreas rurais, e em perma-nência num esforço para detectar anomalias e irregularidades para denunciar oportunamente.”

TEMPOS CALMOSQuestionado pela Lusa se tem veri-ficado intimidações, Mari Alkatiri disse que a estratégia está a ser “bem-sucedida”, porque as pessoas têm evitado intimidar o povo.

Nas conversas com Mari Alkati-ri, os eleitores da capital timorense pediram mudanças para melhorar o seu nível de vida.

A campanha eleitoral para as legislativas de 7 de Julho em Timor--Leste começou no passado dia 5 e termina a 4 de Julho.

Candidataram-se ao escrutínio 21 partidos e coligações.

Page 10: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

TREINADORDE BANCADA

QUADRODA TÁCTICA

10 segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

UM POUCO DE FÉ

• RELVADO PRINCIPAL

Roleta grega, tragédia russaHÁ muito tempo que

não se via uma selec-ção italiana tão atacante, tão afastada daquelas de-fesas ultra-compactas e... ultra-chatas. O catenaccio pode tornar-se uma memó-ria, mas para isso Cesare Prandelli precisa de elevar o nível de jogo dos seus rapazes. O futebol é agra-dável, mas ainda não é de topo. O treinador tem feito pela mudança, mas as lesões sucedem-se sem piedade e a formação é sempre com pedras de recurso, nunca com o onze sonhado por

ITÁLIA

Marco [email protected]

HYBRIS, pathos, anankê, catharsis. Foi uma tragé-

dia, o que se viveu ao fim-da--tarde de sábado em Varsóvia. Mais do que os Glushakovs, os Dzagoevs, os Sifakis e os Samaras, enfrentaram-se no Estádio Nacional da capital polaca forças diametrais do futebol e da vida, num drama com desfecho anunciado que imita à risca o enredo dos me-lhores mitos da Antiguidade.

Inefável, a Rússia partia

para a última jornada da fase de grupos do Europeu com os quartos-de-final da prova à distância de um golpe de génio de Arshavin ou de um momento de acerto do perdulário Kherzakov. Por nunca ter aberto mão de um futebol ofensivo, com alguns rasgos de embriagada magia, a Rússia justificava um certo ascendente moral na prefe-rência dos que privilegiam a beleza e a ligeireza do jogo sobre a justiça (ou injustiça) do resultado.

Há oito anos, em Portugal,

no Europeu do nosso descon-tentamento, a Grécia venceu com um futebol primitivo, com laivos de desprezo e de desdém pela bola. Há quatro anos, na Suíça, os helénicos caíram sem estrondo na pri-meira fase da competição e ninguém lamentou o afasta-mento prematuro do feio fute-bol dos gregos. Agora, e com Fernando Santos no banco, a Grécia cometeu a proeza de ressuscitar a postura mori-bunda que a catapultou para o Olimpo do desporto-rei e os russos foram os primeiros a

provar o veneno que em 2004 vitimou Portugal.

FILOSOFIA PRAGMÁTICASe o pathos do onze orientado por Dick Advocaat atingiu o clímax na arrancada de Ka-ragounis, a hecatombe dos russos, como numa tragédia grega, fazia-se anunciar com uma cadência insuspeita, a das incursões falhadas do ataque da Rússia pelo espartilhado último reduto grego.

Na orquestração clássica, a hybris determina o momento, o motivo ou o sentimento que

JOSÉ C. MENDES

ele, de todos os titulares indicados para o melhor 4-1-3-2.

ESTRELASBuffon ainda faz jus ao títu-lo de melhor guarda-redes do planeta. Pirlo é outra referência, pelo que joga e faz jogar.

PONTO FRACOO mundo de Balotelli. Nem Mourinho conseguiu fazer dele um jogador fiável. Ca-paz do melhor e do pior, só uma certeza: não irá passar despercebido.

• Acreditar é a nova palavra de ordem de Paulo Bento. Acreditar que a selecção tem talento suficiente para atingir os quartos-de-final. Acreditar que jogaremos com qualidade e intensi-dade frente aos “laranji-nhas” seja qual for o onze escolhido. Acreditar que Alemanha e Dinamarca não vão combinar um resultado que deixe Portugal fora do Euro 2012. Acreditar nos “desportistas”. Acreditar que se não passarmos da fase de grupos será por mérito dos adversários e não por falta de acreditar. É muita crença junta, mas no futebol como na vida é preciso ter fé. Todos tam-bém queremos acreditar que o “génio” madeirense vai superar a pressão e não falhar na hora da verdade e que Fábio Coentrão não vai lutar sozinho contra dois ou três holandeses. Gostava também de acreditar que Paulo Bento vai jogar com Nelson Oliveira ou Varela de início. Precisamos de jogadores rápidos para a frente de ataque. Diz o seleccionador nacional que se continuarmos com o mesmo espír i to que demonstrámos até aqui

seguramente alcançare-mos o nosso objectivo, mas se não o conseguir-mos, fazemos as malas e regressamos a casa. Disso ninguém duvida. Por seu lado, os jogadores holandeses também dizem acreditar no milagre, ao contrário de cerca de 90% dos adeptos da selecção laranja. A única vitória holandesa sobre a selecção portu-guesa aconteceu há mais de 20 anos. Desde então Portugal tem somado vi-tórias e empates. O último e dramático embate entre as duas selecções acabou com uma chuva de cartões amarelos e vermelhos. Queremos acreditar que as cenas lamentáveis desse jogo memorável não se vão repetir. O resultado, esse, podia ser o mesmo. Num país em que já ninguém acredita em quase nada, vamos tranqui lamente acreditar que a selecção mantém a tradição e atinge os quartos-de-final do Euro 2012.

Page 11: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

11segunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

O Euro-1992 foi organizado pela Suécia. A selecção nórdica não ganhou, mas teve direito a uma estrela bri-lhante, que a carregou até às meias-finais: Tomas Brolin. O miúdo fez grandes exibições e um golo que ficou para a história dos Europeus. É esse momento que reproduzimos no vídeo-repetição de hoje.

• RELVADO PRINCIPAL

Roleta grega, tragédia russaREPETIÇÃO

NA Espanha discute-se se Fàbregas e Torres

serão compatíveis na mesma equipa, enquanto na Croácia a maior dor de cabeça é a febre que acometeu Nikica Jelavic, avançado do Ever-ton de quem se espera, apesar da doenças súbita, que esteja capaz de ajudar a sua equipa. As duas equipa vão certa-mente lutar pela vitória, que as apura de imediato para a próxima ronda, mas uma

• PROGNÓSTICOEspanha-Croácia

• POLÓNIAA competir em casa, a Polónia não conseguiu evitar o adeus prematuro. Ao longo dos últimos anos, a federação polaca naturalizou vários atletas para fazer boa figura na competição da qual é co-anfitriã. Com um futebol pouco consistente, nunca mostrou grandes argumentos para assegurar a passagem à segunda fase. O Euro 2012 continua a ser na Polónia e a festa não poder parar. Para os polacos, terá é de ser fora dos estádios.

• KARAGOUNISHá oito anos, em Portugal, aproveitou um erro da defesa lusa para marcar o único golo com que a Grécia derrotou a selecção das Quinas na partida inaugural do Euro 2004. Agora, a sua selecção voltou a abrir um Campeonato da Europa frente à equipa anfitriã e Karagounis também teve oportunidade de sentenciar a Polónia. Falhou, mas não perdoou contra a Rússia. Aos 35 anos, é a principal referência da Grécia.

www.facebook.com/hoje.macau

COM A BOLA TODA FORA DE JOGO

MESTRE PU YIADIVINHA

• A famosa técnica de leitura psíquica das bolas de papel extinguiu as forças cósmicas de Mestre Pu Yi. Por isso, teve que se deslocar a um dos seus retiros, para recuperar não só as energias, fundamentais para ficar novamente em linha com o futuro, mas também a serenidade. É que isto de fazer previsão futebolísticas dá cabo dos bigodes a qualquer felino.

www.facebook.com/hoje.macau

TOMAS BROLIN

conduz os heróis da tragédia à violação da ordem estabelecida.

A hybris russa adensou-se a cada jogada de ataque que se esgotou em remates estéreis para a bancada ou nos que morreram antes ainda, no folclore de passes em que se afundou o onze russo. Com um remate e uma muralha, os gregos transformaram um desafio numa tragédia.

A jogar assim, nos antí-podas do futebol, não seria de estranhar se esta Grécia gelasse Kiev e silenciasse, numa tarde de Verão, o sonho de um futebol ligeiro e justo.

(pequena) tranquilidade é comum a espanhóis e cro-atas: se empatarem a dois ou mais golos, apuram-se os dois, seja qual for o ou-tro resultado do seu grupo. Oportunidade também para haver brilho individual, em particular de Torres (marcou dois golos no jogo prévio) e Mandzukic, que tem 3 golos e lidera a tabela em igualdade com Gomez e Dzagoev.

RELVADO SECUNDÁRIO

• À VOLTA DO ESTÁDIOFERNANDO SANTOS RESPONDE A ANGELA MERKEL

O seleccionador da Grécia, Fernando Santos, foi questionado sobre o pedido da chanceler alemã Angela Merkel, que apelou aos gregos para votarem na contenção financeira,

tendo dito que os gregos não têm “qualquer lição” a receber. A Grécia garantiu, este sábado, a passagem aos quartos-de-final do Euro 2012, tendo para isso derrotado a Rússia, por 1-0, golo de Karagounis.

SMUDA ABANDONA SELECÇÃO POLACAApós a derrota frente à República Checa e o afastamento da Polónia do Europeu, o seleccionador Franciszek Smuda, cujo contrato estava a chegar ao fim, comunicou que está mesmo de saída e que não irá prolongar. “Este é o fim da minha aventura. O contrato termina no Euro 2012. Obrigado a todos.”

LESÃO TRAVA BALOTELLIO internacional italiano Mario Balotelli contraiu uma lesão durante o treino da selecção italiana e irá falhar a partida frente à República da Irlanda. A Federação italiana confirmou que o jogador irá ainda realizar exames para revelar a extensão da lesão no joelho direito. Com a ausência de Balotelli, o seleccionador Cesare Prandelli deverá apostar no experiente Di Natale.

DEL BOSQUE ENSAIA ONZE COM TORRES E FÀBREGASDepois da polémica em Espanha sobre a utilização de Fernando Torres ou Cesc Fàbregas, Del Bosque prepara-se para incluir os dois no onze titular para o último jogo do grupo C do Europeu, frente à Croácia, naquela que é uma partida decisiva para ambas as Selecções.

ROBERT PIRES DEFENDE CR7 O antigo internacional francês e descendente de portugueses Robert Pires saiu em defesa de Cristiano Ronaldo. “Tem muita pressão nas costas. Ele é um dos melhores do mundo, mas não é uma máquina, é um jogador. Com a equipa, estamos todos os dias, na Selecção só de vez em quando.”

PEDRO PROENÇA VOLTA A APITAR NO FRANÇA-SUÉCIAO árbitro português Pedro Proença volta a entrar em acção amanhã, para dirigir o embate entre a França e a Suécia, da terceira e última jornada do Grupo D do Euro-2012. Será o segundo jogo do juiz português nesta competição, depois de se ter estreado no Espanha-República da Irlanda, na segunda jornada do Grupo C.

PETR CECH DESVALORIZOU O PRIMEIRO JOGOO guarda-redes Petr Cech defendeu que a República Checa mereceu a qualificação e que a goleada frente à Rússia, que falhou a qualificação, foi apenas um deslize no percurso. “Temos seis pontos, mais que as restantes equipas e acabámos em primeiro. O primeiro jogo, como disse, não era decisivo.”

ESPANHA 4 – IRLANDA 0• Entrou um ponta de lança – Torres – e tudo foi melhor. Mesmo sendo contra os fraquinhos irlandeses, a Espanha está de volta. Cuidado!

ITÁLIA 1 – CROÁCIA 1• Desafio equilibrado que não satisfez qualquer destas selecções – vão ter de se aplicar a fundo na última jornada se querem chegar aos quartos.

SUÉCIA 2 – INGLATERRA 3• Um dos melhores jogos até ao momento, com a Inglaterra a sair na frente, ficar a perder e por fim virar em definitivo para o seu lado. Go England!

UCRÂNIA 0 – FRANÇA 2• Com a Polónia já eliminada, a outra co-organizadora pode ir pelo mesmo caminho. Agora tem mesmo de ganhar à Inglaterra para passar.

REPÚBLICA CHECA 1 – POLÓNIA 0• Checos em crescendo, depois do péssimo primeiro jogo, garantiram a qualificação à custa de muitas lágrimas polacas.

Page 12: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

12 publicidade segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIO [N.º191/2012]

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresseleccionadosdalistadeesperadehabitaçãoeconómicaabaixosmencionados:

N.ºdoboletimdecandidatura Nome N.ºdoboletim

decandidatura Nome

85166 U HOI SOI 87733 KUOK KIN KA85027 HO FU CHUN 87259 AO IEONG SIO LONG103759 LEI TOU 83447 CHAN SIO FONG61549 WONG MAN SI *126915 *LEONG CHI WAI79535 LEONG KUAI WENG 111866 CHEONG CHI FONG

106751 CHOW CHI MAN *75623 *LAO WAI SIM80044 HOI WAI LAP 109402 AO KA MAN80536 CHIO SONG IO 77215 KWAN PAK KI67096 NG KUOK SEONG *96714 *LOI CHI I94097 CHENG KIN MING 75397 SIU LAI SHAN79039 CHEONG SAI LOK 92781 POON LAI IONG104623 CHE WAI LENG 54905 LEONG SIO MAN52492 WONG MENG FAT 61877 U SAI UN126478 CHOI SIO MAN 111269 CHAN KAM FAI*99726 *LEONG KENG HOU 96852 FONG MEI LENG*101142 *LEI CHI IONG *78501 *TONG WAI73572 KUOK KIN FU 94556 KOU FONG CHONG118330 LEI SIO KUN 96801 WONG SENG WAI*74995 *WONG HANG FA 76391 LAM SI HON94293 CHAO HENG SIN *114269 *RENA MENDES ANTONIO61333 LAO UN WENG *86599 *CHAN SIO ON79357 CHAU SOI MEI 106936 LEONG KA LON79042 CHEONG KIT 107351 HAO MENG IOK74907 FONG KA HEI 79038 CHEONG SIO IONG74901 LEONG KIT CHI 115836 MAK LAI MAN76202 LAM CHI LAP 87757 LEI KIN MAN

*127991 *HO SIO FONG 70923 TO MAN WAI86875 LAM CHUI LIN *73359 *LEI LAI POU96580 LAM CHIT LAI 92176 CHEONG MAN FAI96072 LAM KUOK MAN 76062 CHEANG KA WAI

Emvirtudedenãoexistiremfracçõesdisponíveisdatipologianolocalaquesecandidataram,masháoutrasfracçõesdamesmatipologiadisponívelemColoane,deacordocomostermosdon.º8doartigo60.ºdaLein.º10/2011(Leidahabitaçãoeconómica)edoartigo12.ºdoDecreto-Lein.º26/95/M,de26deJunho,oInstitutodeHabitação(IH)informaosrepresentantesdosagregadosfamiliaresacimareferidos,atravésdeofícios,parasedirigirempessoalmenteaoIH,sitanaTravessaNortedoPatane,n.º102,IlhaVerde,Macau(pertodaEscolaPrimáriaLuso-ChinesadoBairroNorte),nodia6deJulhode2012,àshorasfixadasnosrespectivosofícios,paraescolhadasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveisdeT2nazonadeColoane. Nessaaltura,osagregados familiaresda listadeesperaacima referidosdevemapresentarosdocumentoscomprovativos(originaisecópias)abaixomencionados,paraefectuaranovaverificaçãodosrequisitosdacandidaturadaaquisiçãodehabitaçãoeconómica.Casoasrespectivasinformaçõesafectemosactuaisrequisitosdaaquisiçãodefracçãoouexistiremmudançadacomposiçãodosagregadosfamiliaresacimareferidos,esteInstitutoirásuspender,imediatamente,oprocedimentodaescolhadehabitaçãoeconómica:

1. Documentosdeidentificaçãodetodososelementosdoagregadofamiliareosseuscônjuges (casohouver)registadosnoboletimdecandidaturadehabitaçãoeconómica.2. Provadecasamento (aplicávelaos indivíduoscasados.Caso tenhaentregueao IH,nos últimostrêsmeses,nãoénecessárioaentregardenovo).3. Boletim de candidatura dos dados dos agregados familiares de habitação económica devidamentepreenchidoseassinados.

Deacordocomostermosdon.º2doartigo13.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidaspeloRegulamentoAdministrativon.º25/2002,casoosagregadosfamiliaresdalistadeesperaacimareferidosnãotenhamcomparecidonoIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocu-mentosacimareferidos,paraescolhadehabitaçãoounãopretendamadquirirnenhumadasfracçõesde habitação económica disponíveis nomomento podem optar entre, pormotivo não justificado,implicaaperdadodireitodeescolhaepassagemautomáticaparaoúltimolugardalistageral;ouapósaapreciaçãodosdadosapresentados,verifiquequenãoreuniremcomosrequisitosdacandidatura,osagregadosfamiliaresseleccionadosserãoexcluídosnalistageral. *Emcasoda2.ªconvocação,osagregadosfamiliaresseleccionadosquenãotenhamcomparecidonoIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocumentosacimareferidos,paraescolhadehabitaçãoounãopretendamadquirirnenhumadasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveisnomomentopodemoptarentre,serãoexcluídosnalistageral,deacordocomostermosdasalíneaa)doartigo14.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidaspeloRegulamentoAdministrativon.º25/2002ealínea2don.º5doartigo60.ºdaLein.º10/2011. Nointuitodeproporcionarosagregadosfamiliaresseleccionadosparateremmaisconhecimentossobreasinformaçõesdasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveis,oIHjuntamenteosofíciosenviaráemanexoocatálogocomdescriçõesdasfracçõesparavenda,tabeladospreços,rácioboni-ficado,pontosdeobservação,informaçõessobreafracçãodemodelo.CasoosagregadosfamiliaresseleccionadosnãotenhamrecebidososofíciosremetidospeloIH,atésetediasantesdadatafixada,poderãodirigir-seaoIHsitonaTravessaNortedoPatanen.º102,IlhaVerde,Macau)ouconsultaratravésdotelefonen.º28594875,duranteohoráriodeexpediente.

APresidenteSubst.a,

KuocVaiHan 15deJunhode2012

ANÚNCIO N.º 181/2012

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdalistadecandidatosahabitaçãosocialabaixoindicados,nousodacompetênciadelegadapelaalínea7)don.º1doDespachon.º32/IH/2011,publicadonoBoletim OficialdaRAEM,n.º32,IISérie,de10deAgostode2011enostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoBoletimdecandidatura IEONG KUN HOU 5042618 LEI HIN CHOI 5046485

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosqueosrepresentantese/ouoselementosdosagregadosfamiliaresdecandidatoahabitaçãosocialacimamencionadossãoproprietáriosdefracçõesautónomasnaRegiãoAdministrativaEspecialdeMacau,desdeotermodoprazoparaentregadoboletimdecandidaturaatéàdatadeassinaturadocontratodearrendamentocomesteInstituto,peloque,nãoreúnemosrequisitosexigidosparaarrendamentodehabitação,nostermosdaalínea2)don.º4doartigo3.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),esteInstitutoinformou-ospormeiodeofícios,comosn.ºs1111300079/DAHe1111300071,datadade1deDezembrode2011,asolicitaraosinteressadosacimamencionadosparaapresentaremporescritosassuascontestaçõespelofactoacimareferidonoprazode10(dez)diasacontardadataderecepçãodosreferidosofícios,masnãofizeramaentregadassuascontestaçõesdentrodoprazoindicado.Nostermosdosn.º1doartigo46.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),artigo5.º,n.º2doartigo9.ºealínea2)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtri-buiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivon.º296/2009,assimcomodadecisãododespachodoChefedoDepartamentodeAssuntosdeHabitaçãoPúblicadesteInstituto,exaradonaInformaçãon.º 2040/DAHP/DAH/2011,asrespectivascandidaturasforamexcluídasdalistageraldeespera. Enostermosdosn.º3doDespachon.º32/IH/2011eartigo155.ºdoCódigodoProcedimentoAdmin-istrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,cabemrecursohierárquiconecessáriodarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,orecursohierárquicotemefeitosuspensivo. AChefedoDepartamentode AssuntosdeHabitaçãoPública,Substª.

NgLokMui 13deJunhode2012

ANÚNCIO N.º 182/2012

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdalistadecandidatosahabitaçãosocialabaixoindicados,nousodacompetênciadelegadapelaalínea7)don.º1doDespachon.º32/IH/2011,publicadonoBoletim OficialdaRAEM,n.º32,IISérie,de10deAgostode2011enostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoBoletimdecandidatura LAO HOI KAM* 5043013*

O WAI PENG 5045108

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosqueosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdecandidatoahabitaçãosocialacimamencionadossãoelementosquefiguremnosboletinsdecandidaturadeoutrosagregadosfamiliares,aosquaisesteInstitutojátenhaautorizadoaaquisiçãodehabitaçãoconstruídaemregimedecontratosdedesenvolvimentoparaahabitaçãonostermosdoDecreto-Lein.º13/93/M,de12deAbril,peloque,nãoreúnemosrequisitosexigidosparaarrendamentodehabitação,nostermosdaalínea3)don.º4doartigo3.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),esteInstitutoinformou-ospormeiodeofícios,comosn.ºs1112010130/DAH,datadade5deDezembrode2011,e1111290001/DAH,datadade30deNovembrode2011,asolicitaraosinteressadosacimamencionadosparaapresentaremporescritosassuascontestaçõespelofactoacimareferidonoprazode10(dez)diasacontardadataderecepçãodosreferidosofícios,masnãofizeramaentregadassuascontestaçõesdentrodoprazoindicado.Nostermosdosn.º1doartigo46.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),artigo5.º,n.º2doartigo9.ºealínea2)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivon.º296/2009,assimcomodasdecisõesdosdespachosdoChefedoDepartamentodeAssuntosdeHabitaçãoPúblicadesteInstituto,exaradasnasInformaçõesn.ºs 0042/DAHP/DAH/2012e0147/DAHP/DAH/2012,asrespectivascandidaturasforamexcluídasdalistageraldeespera. *Simultaneamente,foicessadoaconcessaodeabonoderesidenciadesdeomêsdeFevereirode2012,poroagregadofamiliarbeneficiáriotersidoexcluidodalistageraldeespera,deacordocomostermosdaalinea1)don.º1doartigo8.ºdoRegulamentoAdministrativon.º23/2008(PlanoProvisoriodeAtribuicaodeAbonodeResidenciaaAgregadosFamiliaresdaListadeCandidatosaHabitacaoSocial).Enostermosdosn.º3doDespachon.º32/IH/2011eartigo155.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,cabemrecursohierárquiconecessáriodarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,orecursohierárquicotemefeitosuspensivo. AChefedoDepartamentode AssuntosdeHabitaçãoPública,Substª.

NgLokMui 13deJunhode2012

Page 13: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

13vidasegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

O secretário-geral das Nações Unidas disse na sexta-

-feira passada que a conferência Rio+20 é demasiado importante para falhar. “Se não tomarmos acções firmes, podemos estar a caminhar para o fim.” Mas ainda só há acordo para 28% do documento que líderes mundiais vão assinar.

“É demasiado importante para falhar, demasiado impor-tante”, insistiu Ban Ki-moon numa entrevista ao jornal The Guardian, a partir da sede da ONU, em Nova Iorque. “Não devemos desperdiçar [esta opor-tunidade]. Temos de conseguir um resultado prático.”

É claro que ninguém espera que saiam da conferência todas as respostas para os problemas do mundo, disse o responsável. Mas é crucial que os líderes, pelo menos, estejam de acordo quanto aos pilares de um plano. “Se não tomarmos acções firmes, pode-mos estar a caminhar para o fim, o fim do nosso futuro”, avisou.

NEGOCIAÇÕES DEVERÃO SER PROLONGADASEsta tarde, Nikhil Seth, o porta--voz das Nações Unidas, disse que as negociações sobre o esbo-ço do documento “O futuro que

CH E G A D O o f i m d a “Semana da Conservação

Energética 2012”, o Gabinete para o De-senvolvimento do Sec-tor Energético (GDSE) organizou um inquérito telefónico com o apoio da Universidade de Ci-ência e Tecnologia de Macau (MUST, na sigla inglesa).

Segundo o estudo (que contou com mais de 1212 inquiridos va-lidados), mais de 50% dos cidadãos tiveram conhecimento da ac-ção “Desligar as luzes durante 1 hora”, sendo que 96 mil pessoas par-ticiparam da iniciativa. A actividade “Vestuário Informal de Verão”,

HOJE NO PRATO

Ervilha

Paula BichoNaturopata e Fitoterapeuta • [email protected]

NOME BOTÂNICO: Pisum sativum subsp. sativum L.FAMÍLIA: Fabaceae (Leguminosae)NOMES POPULARES: Ervilha; Ervilha--anã; Ervilha-branca-de-debulhar; Ervilha-de-quebrar; Ervilha-escura; Ervilha-forrinha; Ervilha-genovesa; Ervilha-meia-branca; Ervilha-miú-da; Ervilha-ordinária; Ervilha-torta; Ervilha-verde; Ervilheira; Griseus; Pequena-ervilha.

Uma das primeiras plantas domes-ticadas pelo Homem no Neolítico, juntamente com os cereais (Trigo e Cevada), outras leguminosas (Lentilha, Grão-de-bico) e o Linho, a Ervilha foi durante muito tempo consumida como legume seco, assegurando o alimento nos períodos de escassez. De acordo com vestígios existentes, é consumida no Sudoeste asiático desde há 9000 anos. Sabe-se que esta leguminosa era também muito apreciada pelos Egípcios e os Gregos da Antiguidade. Só na Idade Média se adquiriu o hábito de consumi-la fresca.Originária da Ásia Central e Europa, a Ervilheira é uma planta herbácea trepadeira, actualmente muito culti-vada nas suas inúmeras variedades. Na alimentação utiliza-se o fruto, uma vagem verde que encerra sete a nove sementes, ou apenas as sementes de inigualável textura aveludada e sabor adocicado.

COMPOSIÇÃOLiteralmente uma pequena maravilha da Natureza, a Ervilha é um alimento nutricionalmente muito rico. Apresenta abundância em glúcidos (sobretudo amido), proteínas e fibras, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, C e K), sais minerais (fósforo, magnésio, potássio) e oligoelementos (cobre, ferro, manganês e zinco); contém ainda carotenoides (betacaroteno, luteína, zeaxantina) e provitamina D, poucos lípidos e um baixo valor calórico (35 calorias para uma chávena de café cheia).Se for vegetariano, saiba que as suas proteínas são quase completas, bas-tando associar na dieta a Ervilha aos cereais para que o organismo obtenha todos os aminoácidos essenciais de que necessita. É uma das leguminosas mais ricas em antioxidantes.

ACÇÃO TERAPÊUTICAA Ervilha tem propriedades tónicas do organismo, fornecendo energia de uma forma gradual e duradoura, útil em situ-

ações de fadiga física e mental, anemia ou convalescença. É importante para a saúde dos ossos, dentes, pele e sistema nervoso, contribuindo igualmente para um crescimento saudável e uma mais rápida reparação das células, tecidos e órgãos.Com propriedades antioxidantes, protege as nossas células dos danos provocados pelos radicais livres, com especial destaque para a visão, prevenindo os problemas associados ao seu envelhecimento.Esta leguminosa é diurética, benefi-ciando o funcionamento do coração, e diminui os níveis de colesterol no sangue, combatendo a aterosclerose e as doenças cardiovasculares. A lenta degradação do amido, potenciado pela sua riqueza em fibras e prote-ínas, confere-lhe um elevado poder saciante, especialmente apropriado a obesos e diabéticos. A Ervilha me-lhora igualmente o trânsito intestinal, combatendo a obstipação.

COMO CONSUMIRPodemos encontrar as Ervilhas em grão ou em vagem, frescas ou secas, congeladas ou em conserva. As secas são muito mais energéticas, pois per-deram grande parte do seu conteúdo em água. As frescas fermentam mais facilmente e devem ser consumidas num curto espaço de tempo após a sua compra; se necessário, pode conservá--las brevemente no frigorífico. Se optar pelas Ervilhas-de-quebrar (vagem com as sementes), deve retirar as pontas e o fio antes de as usar.Sugestões:Em cremes e sopas de legumes.Em recheios de quiches, tartes ou empadas.Ervilhas guisadas com ovos escalfados.Em guisados, jardineiras ou ensopados.No arroz de ervilhas ou integrando a salada russa.

RECEITA - PURÉ DE ERVILHAS E COENTROSColoca-se um tacho ao lume com 1,5 litros de água, 1 cebola cortada aos pedaços e 1 ramo de coentros picados; se pretender, pode acrescentar 1 caldo de legumes (dispensando o sal). Quando ferver adicionam-se 3 chávenas de chá de ervilhas. Deixa-se ferver uns minutos até que as ervilhas fiquem cozidas. Apaga-se o lume, junta-se 1 queijo fresco mozarela aos pedaços pequenos e passa-se com a varinha mágica. Serve-se numa chávena almoçadeira.

“Desligar as Luzes durante 1 hora” foi a iniciativa que mais gente mobilizou

Às escuras pelo ambiente

Ban Ki-moon diz que Rio+20 é demasiado importante para falhar

Ou vai ou racha

série de actividades de divulgação e promoção da conservação ener-gética, em resposta à “Semana Nacional de Sensibilização para a Conservação Energéti-ca”, que acontece uma vez por ano.

Os resultados in-dicam ainda que, após vários anos de realiza-ção de actividades de divulgação, já se vem gradualmente formando

na população de Macau um grupo de apoian-tes e participantes das actividades de conser-vação energética, que desempenham um papel importante na promoção dos trabalhos de con-servação energética de Macau.

De acordo com o inquérito, 93,3% das pessoas foram de opi-nião que é necessário continuar a realizar ac-tividades em grande escala deste género, para promover a conservação energética.

A série de actividades da “Semana da Conser-vação Energética 2012” tem vindo a ser realizada desde 2007, depois de vários anos passados, há cada vez mais asso-ciações, organizações e serviços públicos de Macau a co-organizar e apoiar esta actividade. Este ano, o número de entidades organizadoras, co-organizadoras e cola-boradoras aumentou para 59, incluindo ao todo, 10 serviços públicos, 25 associações, quatro associações do ensino superior, seis associações juvenis, oito empresas e seis empresas de jogo.

queremos” - que será assinado pelos líderes mundiais a 22 de Junho - vão, “muito provavel-mente”, arrastar-se para lá da data prevista, ou seja, este noite.

Segundo Nikhil Seth, também o director do desenvolvimento sustentável na ONU, “não exis-tem bloqueios” das negociações, que registam “progressos lentos mas sólidos. Ainda assim, conti-nuam a existir importantes pontos de desacordo.

Ontem à noite havia acordo para “28% do texto” que será submetido às delegações. O chefe da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueiredo, disse ontem que os maiores progressos até agora foram conseguidos quanto à definição de objectivos para o desenvolvimento sustentável, “a jóia da coroa do documento”.

“Assim que alguns dos pro-blemas mais complicados estejam resolvidos, tenho confiança em como uma série de outros parágra-fos serão clarificados”, salientou

numa conferência de imprensa sobre o avanço das negociações.

ONU ESPERA TER DOCUMENTO ATÉ 19 DE JUNHOParece, no entanto, ser muito improvável que os negociadores consigam chegar a um acordo sobre o conjunto do texto antes do final do dia. “É altamente provável que as responsabilidades sejam trans-feridas para o Brasil” que assumirá a partir de sábado a direcção das negociações, disse Nikhil Seth.

Mas ainda falta a realização da última sessão sob a responsabilidade da ONU, prevista para esta noite até à 1h (de sábado). Durante este en-contro será “formalmente decidido” transferir a responsabilidade para o país anfitrião, o Brasil. “Temos um sentimento geral de optimismo” e “esperamos todos que, até 19 de Junho o mais tardar, tenhamos um texto”. A cimeira dos chefes de Es-tado e de Governo realizar-se-á de 20 a 22 de Junho. “Hoje, o inimigo é o tempo que voa”, salientou.

por sua vez, passou ao lado da população. No entanto, 84,3% dos in-quiridos afirmaram estar dispostos a usar roupas informais desde que a situação o permita.

“Decida Conservar e o Futuro Melhorar” foi o tema da Semana deste ano, que organiza uma

Page 14: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

14 cultura segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

A União Europeia (UE) e a Universidade de Ma-cau (UMAC) lançaram, este fim-de-semana,

um novo programa de cooperação, com início em Janeiro de 2013, que visa construir um “centro de excelência” e aprofundar o conhe-cimento da UE no território.

Com a duração de quatro anos, o programa é o resultado de uma parceria entre a UMAC, o Insti-tuto de Estudos Europeus e outras instituições académicas de ensino superior, estando orçado em 9,8 mil milhões de patacas, dois terços dos quais – 6,5 milhões de patacas - financiados pela União Europeia.

“É uma iniciativa muito impor-tante, que vai ajudar a aumentar o intercâmbio de contactos, o conhe-cimento e a consciencialização da Europa e a aprofundar as relações históricas que Macau tem com a Europa, através das quais tem facilitado o contacto entre a China e a Europa”, disse a chefe do gabi-nete da Comissão Europeia para as Regiões Administrativas Especiais

Novo programa académico lançado em Macau

Aprofundar conhecimento da Europa

PUB

ANÚNCIO N.º 183/2012

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificararepresentantedoagregadofamiliardalistadecandidatoahabitaçãosocialabaixoindicada,nousodacompetênciadelegadapelaalínea7)don.º1doDespachon.º32/IH/2011,publicadonoBoletim OficialdaRAEM,n.º32,IISérie,de10deAgostode2011enostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoBoletimdecandidatura WONGSAONGO 5023636

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosquearepresentantedoagregadofamiliardecandidatoahabitaçãosocialacimamencionadaéelementoquefigurenoboletimdecandidaturadeoutroagregadofamiliar,aoqualesteInstitutojátenhaautorizadoaaquisiçãodehabitaçãoconstruídaemregimedecontratosdedesenvolvimentoparaahabitaçãonostermosdoDecreto-Lein.º13/93/M,de12deAbril,eoelementoéproprietáriodefracçãoautónomanaRegiãoAdministrativaEspecialdeMacau,desdeotermodoprazoparaentregadoboletimdecandidaturaatéàdatadeassinaturadocontratodearrendamentocomesteInstituto,peloque,nãoreúneosrequisitosexigidosparaarrendamentodehabitação,nostermosdasalíneas2)e3)don.º4doartigo3.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),esteInstitutoinformou-apormeiodeofício,comon.º1112010032/DAH,datadade5deDezembrode2011,asolicitaràinteressadaacimamencionadaparaapresentarporescritoasuacontestaçãopelofactoacimareferidonoprazode10(dez)diasacontardadataderecepçãodoreferidoofício,masnãofezaentregadasuacontestaçãodentrodoprazoindicado.Nostermosdosn.º1doartigo46.ºdoRegulamentoAdministrativon.º25/2009(Atribuição,ArrendamentoeAdministraçãodeHabitaçãoSocial),artigo5.º,n.º2doartigo9.ºealínea2)doartigo11.ºdoRegulamentodeCandidaturaparaAtribuiçãodeHabitaçãoSocial,aprovadopeloDespachodoChefedoExecutivon.º296/2009,assimcomodadecisãododespachodoChefedoDepartamentodeAssuntosdeHabitaçãoPúblicadesteInstituto,exaradanaInformaçãon.º 0393/DAHP/DAH/2012,arespectivacandidaturafoiexcluídadalistageraldeespera. Enostermosdosn.º3doDespachon.º32/IH/2011eartigo155.ºdoCódigodoProcedimentoAdmin-istrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro,caberecursohierárquiconecessáriodarespectivadecisãoadministrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,orecursohierárquicotemefeitosuspensivo. AChefedoDepartamentode AssuntosdeHabitaçãoPública,Substª.

NgLokMui 14deJunhode2012

AVISO[Nº437/2012]

Avisam-seosarrendatárioseseusherdeirosabaixomencionadosqueosobjectosexistentes nas fracções abaixomencionadas foram, temporáriamente, guardados peloInstitutodeHabitação:

IeongIat-4ºandarsalaE,doBloco17,doEdifícioSanSengSiFaUn,sitona AvenidaArturTamagniniBarbosa,emMacau.;LeiIongHou-7ºandarsalaJ,doBloco17,doEdifícioSanSengSiFaUn,sitona AvenidaArturTamagniniBarbosa,emMacau.;LoLengSin-2ºandarsalanº203,doEdifícioD.JulietaNobredeCarvalhoC,sito naAvenidaArturTamagniniBarbosa,emMacau;LoiKai -3ºandarsalaP,doBloco9,doBairroSocialdaTaipa,sitonaRuado Regedor,emTaipa;SitUChong-18ºandarsalaAE,doBlocoC,doEdifícioVaiYin,sitonaRuaNorte doCanaldasHortas,emMacau.

Casoqueiramreclamarosreferidosobjectos,deverãodirigir-seàDivisãodeFis-calizaçâoHabitacionaldoIH,sitanonº102daTravessaNortedoPatane,noprazode30dias,acontardapublicaçãodopresenteaviso. Senãoreclamaremosobjectosacimamencionadosdentrodoprazoestabelecido,oIHtratará,comomelhorentender,osmesmos.

Macau,aos14deJunhode2012

OVicePresidenteSubstituto,

CheangSekLam

LSL/lsl

de Macau e de Hong Kong, Maria Castillo Fernández.

Para a responsável, que em Agosto regressa a Bruxelas após o final do mandato nas duas regiões administrativas especiais chinesas, o programa estabelecido em Macau “representa uma satisfação pessoal” pelo facto de ter vindo a trabalhar na ideia “em conjunto com as au-toridades governamentais e acadé-micas”, desde que iniciou funções, há quatro anos. “Estou muito feliz por deixar este projecto pronto e em andamento”, sublinhou.

No discurso do lançamento do programa, Maria Castillo Fernández realçou a importância de aprofundar o conhecimento sobre a UE, por se tratar de “um projecto único de parceria política e económica e in-tegração regional de 27 países e que em breve se estenderá a 28”. “Hoje em dia a Europa, com uma população de mais de 500 milhões, continua a ser a maior economia. O comércio europeu com o resto do mundo vale 20% das exportações e importações globais. Somos o maior prestador de

ajuda e possuímos a segunda moeda de reserva, o Euro”, realçou.

O vice-reitor da Universidade de Macau, Rui Martins, destacou aos jornalistas que “o projecto vai permitir continuar a desenvolver as actividades na área dos Estudos Europeus, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e na área do Di-reito”. “Temos algumas actividades em que se vai promover o conheci-mento da UE em Macau e na região circundante, portanto vai ser muito importante (...) Creio que vai ser o maior financiamento da UE alguma vez atribuído a Macau”, referiu.

Para o responsável da UMAC, o novo programa académico da União Europeia representa “o corolário de investimentos que têm vindo a ser feitos desde a década de 90”.

“Primeiro levou à criação, juntamente com outros parceiros em Macau, do Instituto de Estudos Europeus (...) e mais tarde, em 2006, à aprovação da uma cátedra Jean Monnet, que é única na Região de Hong Kong e Macau na nossa Faculdade de Direito”, frisou.Maria Castillo Fernández

Page 15: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

15culturasegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

DA megalómana Pequim para a tra-dicional Montemor--o-Novo. É este o

percurso que três artistas locais e dois da capital chinesa vão fazer para expor a sua arte e criar ainda mais. Pela primeira vez, o evento “This is my City”, responsabilidade da associação “+853”, sai do território para se unir à Associação Cultural Oficinas do Convento, cuja participação se insere na IV edição do festival Cidade Pre-ocupada. A ligação faz-se com o projecto pioneiro “Brick by Brick” (tijolo por tijolo), que quer estabelecer uma ponte entre o Ocidente e Oriente.

Manuel Silva, uma das ca-ras da marca Lines Lab, perten-

Steven Spielberg convida Deborah Secco para trabalhar em HollywoodA actriz brasileira Deborah Secco esteve em Los Angeles para participar do AFI Life Achievement, badalado evento cinematográfico que reuniu estrelas de Hollywood como Jennifer Aniston , Julia Roberts , Meryl Streep ou Jack Nicholson, entre outros. No evento também estava presente o realizador Steven Spielberg que terá adorado a actriz: “Ele falou que o meu inglês está óptimo, e eu respondi que não me sentia segura. Então ele deu-me o seu e-mail e telefone, e disse para procurá-lo quando me sentisse segura”, afirmou a brasileira à imprensa brasileira.

Cabeça de George W. Bush numa estaca gera polémica nos EUAFoi na série “A Guerra dos Tronos”, da HBO. Numa cena da primeira temporada que mostra três cabeças decapitadas penduradas em estacas, uma delas “pertence” ao ex-presidente norte-americano George W. Bush. Foram os próprios produtores da série, David Benioff e D.B. Weiss, que aludiram ao facto num comentário na versão da série em DVD. Rapidamente gerou-se a controvérsia. O canal televisivo e dos produtores rapidamente emitiram pedidos de desculpas – a tentar negar implicações políticas ou outras interpretações pouco favoráveis. Na nota oficial da HBO, a emissora afirma que o aconteceu foi desrespeitoso, de mau gosto e inaceitável, prometendo que a cena não figurará nas próximas edições da série em DVD. Já os produtores executivos explicaram que não foi uma escolha deliberada com finalidades políticas. Segundo Benioff e Weiss, as próteses utilizadas para simular os diversos membros do corpo humano foram alugadas. Foi então que notaram que uma delas parecia-se muito com a cabeça de George W. Bush, ingenuamente mencionando o facto no comentário em DVD.

Sucesso na exposição de Picasso em Hong KongMais de 100 mil pessoas visitaram a exposição de Picasso no Heritage Museum em Hong Kong, naquela que é a maior mostra do artista espanhol na antiga colónia britânica. A exposição, com um total de 55 obras do pintor, entrou no sábado na fase final de venda antecipada de bilhetes para a mostra, que estará patente até ao dia 22 de Julho. O departamento de Serviços Culturais e de Lazer instou o público a aproveitar a última oportunidade para adquirir bilhetes antecipados para contemplar as obras-primas do Museu Nacional Picasso, de Paris. Cerca de 115 mil ingressos foram vendidos até ao dia 13 de Junho, sendo que os bilhetes para os dias 16, 17 e 23 e 24 já esgotaram. Entre as 55 obras, avaliadas em 656 milhões de euros, figuram os quadros “Retrato de Dora Maar”, amante e musa do pintor, e “Mulher nua em poltrona vermelha”, com a exposição a atravessar as várias fases da carreira de Pablo Picasso - Azul, Rosa, Primitiva e Cubista - até aos períodos neoclássico e expressionista. Promovida pelo consulado francês em Hong Kong e Macau e pelo governo local, a exposição integra o conjunto de eventos que assinalam o 15.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), na sequência da transferência do exercício de soberania do Reino Unido para a China, e o 20.º aniversário do festival de artes francês “Le French May”.

Associação de Macau leva artistas ao Alentejo

Tijolos de cá para lá“Brick by Brick” (tijolo por tijolo) marca a primeira ligação entre a associação “+853”, de Macau, com a alentejana Oficinas do Convento. Artistas de Macau e de Pequim vão estar em Montemor-o-Novo até ao dia 1 de Julho, inseridos no festival “Cidade Preocupada”

ce à “+853” e contou ao Hoje Macau como é que a parceria começou. “Sempre fizemos o ‘This is my City’ em Macau. Já tínhamos contacto com as Oficinas do Convento desde os meus tempos de faculdade, e eles também conheceram os nossos projectos aqui”.

“A ideia de cidade tem a ver com os contrastes e com a possibilidade de interagir com um ambiente radicalmente diferente. Durante duas sema-nas, os artistas vão apresentar os seus trabalhos mas também vão ter a oportunidade de desenvolver mais”, acrescen-ta. O tijolo assume-se como símbolo de uma relação que se quer duradoura. É “a ideia principal do evento, porque é algo que se constrói, que se vai criando”.

Além da exposição tra-

dicional, os criadores par-ticipam numa “residência criativa”. Todos os trabalhos feitos em Montemor vão ser apresentados em Macau, num evento que deverá realizar-se até finais deste ano.

DO TAP SEAC PARA MONTEMORÉ já esta quarta-feira que o primeiro grupo de criadores chega a Montemor-o-Novo. A dupla Lines Lab, compos-ta por Manuel Silva e Clara Brito, promete levar o seu candeeiro M.I.R, que será tra-balhado pelo oleiro Joaquim Pimentão. “É um candeeiros de cerâmica baseado nos que são feitos cá, de plástico. Estamos expectantes. Demos toda a liberdade ao Joaquim para fazer o que quiser”, conta Manuel Silva. Para além dis-

so, os bancos Lines Lab que se podem encontrar na praça do Tap Seac serão recriados em Montemor.

No dia seguinte, a artista chinesa Peng Yun apresenta a instalação de vídeo “The Wall”, onde constrói um muro de tijolo. “Ela vai ser filmada a refazer a mesma instalação, mas desta vez com tijolo mon-temorense”.

O LUGAR DO PATRIMÓNIO No dia 26, a Associação CUT apresenta curtas-metragens de Macau no cine-teatro da cidade. Depois, a dupla de Dj e Vj, Dead J e Dora S, vai dar dois concertos. “São os únicos artistas que vão directamente de Pequim para Montemor e que estão ainda mais longe da liga-ção com Portugal. O concerto no jardim terá sons captados em Pequim e misturados com os da nova cidade, numa acção mais abstracta e artística”, explica Manuel Silva.

Já Kai Keong leva fotogra-fias e “vai recolher amostras de um sitio que não conhece, amostras de terreno, som, vídeo, e quer até levar um carpinteiro”.

Para Manuel Silva, Mon-temor “tem um traço cultural bastante forte. É importante que os artistas de lá possam ter uma imagem diferente do que é a criatividade deste lado do mundo.”

Page 16: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

16 desporto segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

A Casa do Futebol Clube do Porto em Macau en-viou uma missiva

à Associação de Futebol de Macau a solicitar uma inter-venção “no sentido de conter e eliminar as atitudes racistas no futebol de Macau”.

A reivindicação surge depois de no decorrer do jogo da meia-final da Taça de Macau, entre o Futebol Clube do Porto e o Lam Pak, de 14 de Junho, um dos jogadores do Lam Pak ter utilizado “expressões de caráter racista para com grande parte dos jogadores do Futebol Clube do Porto e também para com o trei-nador”, relata o presidente, António Aguiar.

“Estas expressões, de que se dá como exemplo a palavra ‘preto’ (‘nigger’), foram sistematicamente utilizadas sempre que havia uma situação de bola divi-dida entre esse jogador e os

Este ano temos Dragão a duplicar. Macau acolhe, uma vez mais, a Regata Internacional de Barcos-Dragão no ano do Dragão. A chuva tem marcado presença nos primeiros dias mas o espectáculo está garantido pelos remadores. Agora falta apenas o grande dia com as grandes equipas, no próximo dia 23.

SOB O SIGNO DO DRAGÃO

Casa do FC Porto exige intervenção da Associação de Futebol

Um basta ao racismo“ficará para uma próxima oportunidade”, visando antes solicitar “medidas adequadas”.

Macau “não pode, nem deve, permitir que o racismo entre no futebol sob pena de o mesmo, que já sofre de gra-ves problemas estruturais, regredir ou mesmo acabar. Macau não pode permitir a existência, no seu seio, de jo-gadores de futebol racistas”, salienta António Aguiar, ao alertar que tal pode voltar a acontecer, “de uma forma mais grave”.

“A sua rápida atuação é fundamental para erra-dicar de vez o racismo do futebol de Macau”, remata o presidente do clube que afirma ainda na carta que comunicou, no final do jogo, ao treinador do Lam Pak que iria fazer esta queixa à Asso-ciação, tendo este “manifes-tado a sua total solidariedade (...), rejeitando qualquer tipo de racismo”.- Lusa

nossos de matriz africana”, refere a missiva.

Na carta, lê-se ainda que “apesar dos repetidos avisos e chamadas de atenção ao árbitro da partida, o mesmo adoptou uma atitude passi-va, não tendo qualquer ca-pacidade de prever as graves consequências das repetidas provocações racistas”.

“Como consequência das atitudes racistas conti-nuadas do referido jogador número 27 do Lam Pak e, como já toda a gente previa (menos o árbitro), alguns dos nossos jogadores de ma-triz africana exasperaram, reagindo com veemência às provocações”, escreve o presidente do clube, ao

recordar que até “o trei-nador chegou a entrar em campo para responder, em conformidade, ao referido jogador racista”.

Contudo, como ressalva António Aguiar, dirigindo--se ao presidente da Asso-ciação de Futebol de Macau, a missiva em causa não tem

como objectivo “questionar a eliminação” ou a “tremen-da injustiça de que a equipa do Futebol Clube do Porto foi alvo”, dado que isso

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

Page 17: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

17futilidadessegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Agasalhar. 2-Árvore silvestre do Brasil. 3-Entre. Resultado de uma edição, soma. Viaje. 4-Flutuar. Impedir de sair, deter. 5-Comete traição. Conspurco, mancho. 6-3 (Rom.). Percorras. Dor, moléstia. 7-Gálio (s.q.). Falas melífluas para iludir ou captar agrado. Para mim. 8-Muito querido, preferido. 9-Fileira de árvores. Prover de aba. 10-Extraira o suco por meio de prensa. Binóculo. 11-Dispneia (pl.). Acertas a medida com a rasoira.

VERTICAIS: 1-A centésima parte do grama. 2-O nome feminino mais comum em Portugal. Tecido fino como escumilha (pl.). 3-Novo Testamento (abrev.). Desse sítio. Outorguem. 4-Investigai. Atara, ligara. 5-Sobrepor. O m. q. vale. Aquelas. 6-Setembro (abrev.). Elogiei. 7-Lavrar a terra. Tal como foi dito. Profissão (Suf.). 8-Faças aderir com cola. Investe reciprocamente, agride. 9-Em partes iguais (Farm). Denotação (Interj.).Peça de artilharia destinada ao tiro curvo. 10-Obserevem. Flanco de exército disposto para batalha. 11-Encarregado de farol (pl.).

HORIZONTAIS: 1-ENCASACAR. 2-C. TAPEROA. F. 3-EM. TOTAL. VA. 4-NADAR. RETER. 5-TRAI. G. SUJO. 6-III. VA. MAL. 7-GA. LABIA. ME. 8-R. DILECTO. I. 9-ALEA. I. ABAR. 10-MOERA. OCULO. 11-ASMAS. RASAS.VERTICAIS: 1-CENTIGRAMA. 2-E. MARIA. LOS. 3-NT. DAI. DEEM. 4-CATAI. LIARA. 5-APOR. VAL. AS. 6-SET. GABEI. 7-ARAR. SIC. OR. 8-COLES. ATACA. 9-AA. TUM. OBUS. 10-R. VEJAM. ALA. 11-FAROLEIROS.

ALI NO LAGO NAM VANDa janela do Hoje Macau consigo ver a regata dos Barcos-Dragão. Tão engraçado que é. Pessoalmente não gosto muito de remo, canoagem e afins, mas é sempre interessante ver a comunidade chinesa envolta neste grande evento.Como eles vibram com esta competição. Nunca pensei. Gostava que vibrassem tanto com isso como com os outros desportos. Bem sei que a tradição é outra mas em Macau praticamente ou se liga às artes-marciais ou aos Barcos-Dragão. O resto acaba por ser um pouco residual.O basquetebol, por exemplo, disputa-se num pequeno campeonato onde até evolui um jogador português ou então nos ‘playgrounds’ espalhados pela cidade. O futebol é o que se sabe. Está num nível quase arcaico e são preciso vontades para que o desporto-rei mundial possa subir um patamar no território. De voleibol ou andebol pouco ou nada sei da sua existência. Resta o hóquei em patins, cuja Selecção do território é campeã asiática há anos ou a natação, de resto pouco mais existe. Os restantes desportos como râguebi, o ciclismo ou o ténis são residuais, pelo menos a um nível mais elevado. Mas agora está aí a regata internacional dos Barcos-Dragão e em ano de Dragão. Por isso, para os chineses, o evento ainda será mais especial. E sei que há diversos estrangeiros a competir. É sempre bom esta multiculturalidade. Seja como for, uma coisa é certa: o Instituto do Desporto esteve bem em promover o desporto para todos mas não se pode esquecer de quem faz do desporto profissão. Miau...

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h RTPi14:45 RTPi Directo18:00 Contraponto ( Repetição )19:00 Euro 2012: Portugal - Holanda (Repetição)20:30 Telejornal21:00 TDM Desporto22:10 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:30 Linha da Frente00:00 Classificados ao Vivo00:30 Telejornal - Repetição01:00 Euro 2012: Dinamarca - Alemanha (Repetição)02:45 Euro 2012: Croácia - Espanha (Directo)04:45 RTPi Directo

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 A Verde e a Cores15:00 Magazine Venezuela Contacto 15:30 Obra de Arte – Navegabilidade do Douro16:00 Bom Dia Portugal17:00 O Elo Mais Fraco18:00 Vingança18:45 Best of Portugal 19:15 Pai à Força 20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Venezuela Contacto23:45 Portugal no Coração

ESPN 3011:30 MLB Regular Season 2012 New York Yankees vs. Washington Nationals14:30 (Delay) Baseball Tonight International 201215:30 US Open Championship 2012 4th Round18:30 US Open Championships Highlights 2012Day 419:30 (LIVE) Sportscenter Asia 201220:00 Host City London21:00 US Open Championships Highlights 2012 Day 422:00 Sportscenter Asia 201222:30 US Open Championship 2012 4th Round

STAR SPORTS 3112:00 ATP - AEGON Championships Final13:30 WTA - Aegon Classic Final15:00 FIM Mx1 & Mx2 Motorcross W C 2012 - Highlights Grand Prix of Portugal 16:00 Auto GP World Series18:00 Wimbledon Official Film 200619:00 History Of The Championships21:00 When The Games Begin21:30 (LIVE) Score Tonight 201222:00 The S-League Show22:30 Engine Block 201223:00 MotoGP World Championship 2012 British Grand Prix FOX MOVIES 4012:30 Once Upon A Time13:20 Chain Reaction15:10 Drive Angry16:55 The Season Of The Witch18:35 Walk Hard20:15 Once Upon A Time21:00 The Legend Of Zorro23:15 Ceremony

HBO 4112:00 Game Change14:05 Thor16:00 Green Card17:45 Inception20:15 2 Fast 2 Furious22:00 The Nutty Professor23:40 Game Of Thrones00:45 Frozen

CINEMAX 4212:35 The Wolfman14:15 Striptease16:00 Sebastian17:45 Spies Like Us19:30 Epad On Max19:45 Hollywood Buzz20:10 Repo Men22:00 Twins23:45 The Goods

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

LIGHTS & DARKS • Rita Redshoes“Lights & Darks”, composto na íntegra por Rita Redshoes, revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, e que confirmam em definitivo Rita Redshoescomo uma singer-songwriter de excepção. De acordo com a artista, “Lights & Darks” foi “inspirado em sítios por onde passei nos últimos 10 meses e em livros que fui lendo ao longo deste mesmo período”. Parte dessas inspirações foram retiradas das mais variadas áreas: na pintura, de ambientes e texturas do Renascimento; na literatura, de escritores como D. H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca; e na música, de alguns compositores como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman. De realçar uma extensa lista de convidados como Dana Colley, o saxofonista da mítica banda Morphine no tema “One Cold Day”; Pedro Gonçalves (Dead Combo) no contrabaixo em quatro temas do álbum; as guitarras de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Ricardo Fiel (ex-Phase, David Fonseca) em “One Cold Day”; Paulo Borges, músico da banda de Rita, no piano em “It’s A Honeymoon” e “Marching In This Life”; e ainda José Pino, guitarrista que iniciou a sua carreira nos anos 60, membro dos grupos “Conjunto Mistério” (os Shadows portugueses) e “The Blue Jeans Band”, em “It’s A Honeymoon”.

OBRIGADA • Teresa SalgueiroEstreia a solo da interprete dos Madredeus, Obrigada! apresenta 14 colaborações gravadas entre 1990 e 2005, com participações de Orfeão Dr. Edmundo Machado de Oliveira, Carlos Maria Trindade, Jah Wobble, Angelo Branduardi, Carlos Nuñez e Zeca Baleiro, entre outros.

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1DIN TAO: LEADEROF THE PARADE [B]FALADO EM MANDARIM LEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊSUm filme de: Kai FengCom: Alan Kuo, Hung-Sheng, Crystal Lin14.30, 16.45, 19.15

SNOW WHITEAND THE HUNTSMAN [C]Um filme de: Rupert SandersCom: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth21.30

SALA 2SADAKO [3D] [C]FALADO EM JAPONÊS LEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊSUm filme de: James WatkinsCom: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3PROMETHEUS [3D] [C]Um filme de: Ridley ScottCom: Naoomi Rapace, Michael Fassbender14.30, 16.45, 19.15, 21.30

DIN TAO: LEADER OF THE PARADE

Page 18: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

18 opinião segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

cartoon O BRILHO PREVALECERÁpor Steff

“O que é que quer? Quer ver quem eu sou para depois se vingar?”Mais uma vez a senhora de idade não respondeu. Apenas fixou agressivamente a outra, que começou a pedir ajuda ao pessoal hospitalar

OMO estava cheio de dores na coluna fui ao hospital Kiang Wu para uma consulta. Na passada quarta-feira voltei ao hospital para tratamento no departamento de reabilitação. Estavam sete doentes

a receber o mesmo tratamento em simultâ-neo. A pessoa que estava deitada ao meu lado era uma senhora de cerca de 40 anos e aos seu lado estava outra senhora de 60 anos. Apercebi-me das suas idades pelas vozes, uma vez que estavam tapadas por biombos. Quando começou o tratamento, a senhora mais velha falou ao telefone em mandarim. O ambiente deixou de ser silencioso e passou a ser barulhento. A conversa já durava há uns cinco minutos quando a outra doente disse: “não se importa de falar mais baixo?”.

Não houve resposta.“Não se importa de falar mais baixo?

Estamos num hospital.”A conversa ao telefone parou.“Por que é que não posso falar ao tele-

fone? Isto não é da sua conta.”“Está a fazer barulho e a incomodar as

pessoas.”O hospital ficou silencioso e toda a gente

pensou que a discussão tinha terminado. Mas

Privacidade hospitalar Parte I

macau v is to de hong kongDavid Chan*

isto foi apenas o começo de outro aconteci-mento excitante. A senhora de idade correu a cortina do biombo e olhou fixamente para a outra durante uns 30 segundos.

Podem imaginar a reacção da paciente mas nova. Começou a gritar.

“O que está a fazer? Não pode abrir a cortina sem autorização. Peça imediatamente desculpa.”

A senhora de idade não respondeu.A mais nova saltou da cama.“O que é que quer? Quer ver quem eu

sou para depois se vingar?”Mais uma vez a senhora de idade não

respondeu. Apenas fixou agressivamente a outra, que começou a pedir ajuda ao pessoal hospitalar.

“Quero fazer queixa desta senhora que correu a cortina do meu biombo durante a minha massagem, sem autorização. Violou a minha privacidade.”

O massagista da reabilitação respondeu da seguinte maneira: “Oh, minha senhora, isto é um espaço público. Não podemos im-pedir ninguém de fazer o que quer que seja.”

A paciente ficou furiosa. Recusou con-tinuar a fazer a massagem e foi-se embora.

Quando acabei o tratamento voltei para

o meu escritório e fui consultar o que dizia a lei de Macau sobre privacidade. Fui também ao site do hospital Kiang Wu. Tanto quanto me recordava, o Tratado Internacional, a Lei Básica de Macau e o Código Civil tinham determinadas estipulações nesta área.

Que indicações sobre regras e políticas internas é que o site do hospital Kiang Wu tinha à disposição que pudessem ser aplica-das neste caso? Nenhuma. Não existe numa lei no site do hospital que possa ser aplicada neste caso. Passei à fase seguinte: Consultar o Código Civil de Macau.

O Artigo 74º diz o seguinte:“Direito à reserva sobre a intimidade da

vida privada.Todos devem guardar reserva quanto à

intimidade da vida privada de outrem.A extensão da reserva é definida con-

forme a natureza do caso e a condição das pessoas; designadamente, a reserva será de-limitada pelo âmbito que, por seus próprios actos, a pessoa mantenha reservado e, para as figuras públicas, pela relação existente entre os factos e o motivo de notoriedade.”

Como é óbvio o artigo 74(1) só pode ser aplicado para restringir a senhora de idade de expor a privacidade da outra. Mas este artigo não tem aplicação para restringir a situação corrente. O artigo 74(2) pode ajudar a mulher mais nova a definir o que é privacidade. Mas é inútil no seu caso. Parece impossível processar a senhora de idade ao abrigo do Código Civil.

Procurei a solução na Lei da Protecção de Dados Pessoais, mas mais uma vez não tive sorte porque o artigo 3 diz que:

ÂMBITO DE APLICAÇÃO1. A presente lei aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou par-cialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros manuais ou a estes destinados.2. A presente lei não se aplica ao tratamento de dados pessoais efectuado por pessoa singular no exercício de actividades exclu-sivamente pessoais ou domésticas salvo se se destinar a comunicação sistemática ou difusão.3. A presente lei aplica-se à videovigilância e outras formas de captação, tratamento e difusão de sons e imagens que permitam identificar pessoas sempre que o responsá-vel pelo tratamento esteja domiciliado ou sediado na Região Administrativa Especialde Macau, doravante RAEM, ou utilize um fornecedor de acesso a redes informáticas e telemáticas ali estabelecido. 4. A presente lei aplica-se ao tratamento e dados pessoais que tenham por objectivo a segurança pública, sem prejuízo do disposto em normas especiais constantes de instru-mentos de direito internacional e acordos inter-regionais a que a RAEM se vincule e de leis específicas relativas àquele sector e outros correlacionados.”

Continua...

*Professor Associadono Instituto Politécnico de Macau

C

Page 19: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

19opiniãosegunda-feira 18.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

Fantasia é tentar percebê-las

A edição de sexta, o suplemento H falou de um recente estudo de hábitos sexuais feito por dois neurocientistas norte-americanos. Recolheram e analisaram 400 milhões de buscas na internet de

conteúdos para adultos. Entre as con-clusões, dizem que, no plano cerebral, o desejo manifesta-se nos homens quando vêem o que os desperta (partes anatómicas mais óbvias do sexo feminino), enquanto nelas a excitação nasce do fascínio com traços de carácter e enredos. Ou seja, a neuro-explicação do velhinho “para sexo, o homem precisa de oportunidade, a mulher de contexto”.

Ora eu já tinha procurado perceber melhor a complexidade feminina através das suas fantasias. Depois da teoria (ler a Cosmopolitan), atirei-me de cabeça à prática.

TRÊS NÃO É A CONTA QUE DEUS FEZDizia quem jogava no Totobola que com triplas ganha-se sempre. Abordei a ideia com a minha namorada, sem especificar se o ter-ceiro elemento seria masculino ou feminino. Surpreendentemente, achou óptima ideia. Fiz figas para que escolhesse uma mulher, mas percebi logo que ia sugerir o Drogba. No dia seguinte, porém, tive outra surpresa:

curva apertadaChico Moore

A N T R O P Ó L O G O

chegou a casa com uma amiga. Uma boa amiga. Ainda sem acreditar na sorte (estaria o Drogba escondido no armário?), dei por mim na cama a ouvi-la nos preparativos com a amiga.

“Ficas aí a ver, eu e a Júlia vamos escolher a lingerie à tua frente.”

“Sílvia, anda aqui mais para perto da tua amiga! Olha lá este conjuntinho que eu trouxe!”

“Ah ah, não acredito, Júlia... Correntes? Que piroseira!”

“Piroseira!?! Tás parva? Achas que essa coisa de rendas é que está bem? Viemos dar quecas ou estamos num centro de dia?”

“Ó sua cabra, olha que eu...”A discussão continuou até a Júlia ir

embora. Acho que nunca mais se falaram. A Sílvia amuou, deitou-se cedo. Fui para a sala entreter-me com a tv. Acabei a ver uma repetição da final da Champions. O Drogba foi o melhor em campo.

PASSA-ME A MOSTARDADias depois voltei à carga. Propus-lhe que juntássemos comida ao acto, para desfru-tarmos de novos sabores. A Sílvia alinhou com entusiasmo. À noite, levámos uma toalha gigante para cima da cama. Ela trouxe framboesas frescas e champanhe.

O aperitivo, pensei. Felizmente levei uma bifana a abarrotar de mostarda. Ela não gostou, chamou-me “estúpido insensível a tresandar a alho”. Depois amuou, deitou-se cedo. Fui para a sala entreter-me com a tv. As framboesas caíram bem depois da bifana, mas o champanhe fez-me arrotar muito.

COM ELA AOS SALTOSNa semana seguinte, estávamos num centro comercial quando houve uma quebra súbita de energia. Ficou escuro como breu, andei ali às apalpadelas, mas apalpei mais a Síl-via do que a parede. Ela chegou-se logo ao meu ouvido.

“Quero muito experimentar sexo num lugar público e esta é a ocasião ideal.”

Dito isto puxou-me pela presilha das calças e fomos andando, até cairmos numa superfície mole, uma espécie de colchão. Ela estava em brasa. Pôs-nos nus em segundos e saltou como nunca. Até no ar fizemos, foi do caraças! Quer dizer, até as luzes voltarem e descobrirmos que estávamos no castelo insuflável do parque infantil, rodeados de miúdos aos pulos.

CORRENDO GRANDES PERIGOSCom tanta incompatibilidade, o namoro com a Sílvia durou pouco. Aproveitei a liberdade

para realizar outra fantasia feminina típica: sexo com um estranho. Fui a um bar perto da minha casa, vi uma morena sozinha no balcão e meti conversa. Minutos depois, no meu quarto, notei uma coisa insólita enquanto ela se despia.

“Que engraçado, nunca pensei que pu-desse haver duas pessoas com essa tatuagem na nádega!”

“E quem é a outra pessoa?”“Uma miúda que conheci no liceu. Não

a vejo há séculos.”“Onde é que andaste?”“Em Sintra.”“Eu também.”“Na Portela.”“A sério? Eu também!”“Ninita? A irmã mais nova do Manadas?”“Chico? O que roubava as cuecas do

nosso balneário?”“Eu mesmo!”“Que fixe... mas vamos deixar a conversa

para depois, boa?“Epá, nem pensar, o Manadas era como se

fosse meu irmão, não lhe posso fazer isso.”“A sério...?”“A sério. É melhor ires embora.”“Que pena...”“Tem de ser.”“Olha, não me disseste se gostas da

tatuagem.”“O D’Artacão com a espada a apontar

para o centro... É diferente.”

TRAZ UM CANICHE TAMBÉMA Ninita reagiu mal à nega e andou a insistir para eu ir jantar a casa dela. Tanto telefonou que acabei por ceder. Ao chegar, fui rece-bido pelos latidos de um caniche. Quando era criança fiquei a odiá-los. A minha vizi-nha tinha um, fiz-lhe uma festa e o sacana mordeu-me um dedo! Desde aí tenho trauma, mas essa noite prometia piorá-lo.

“Chico, não te importas que ele se junte a nós no quarto?”

“Como?”Deve ter sido dos meus olhos arregalados

que ela percebeu o alcance da pergunta.“Estás louco? É só para ficar lá sossegado,

se não arranha-me a porta do quarto toda.”Respirei de alívio, mas quando partimos

para a divisão mais apetecível senti um desconforto. O cão não parava de olhar. O dilema era horrível: se ficasse de frente para ele, inibia-me e lá se ia o momento; se lhe virasse as costas, o temor profundo de que mordesse a minha bela anca também dava cabo de mim. Não aguentei mais e levantei--me, para pô-lo na rua. Agora posso dizer que avançar nu também é má ideia. Ele mordeu-me. E desta vez não foi no dedo.

N

Page 20: Hoje Macau 18 JUN 2012 #2633

segunda-feira 18.6.2012www.hojemacau.com.mo

PUB

DSSOPT garante informar sobre empreitadas a concurso

Optimizar as obras públicas

A Direcção dos Serviços de Obras Públicas e Transpor-

tes (DSSOPT) comprometeu-se numa reunião com a Associação dos Proprietários de Máquinas de Construção Civil em Macau divulgar informações sobre as empreitadas de obras públicas que serão futuramente lançadas a concurso público.

As informações serão divul-gadas na página electrónica da DSSOPT a par dos trabalhos correntes na área. Esta medida, garantem, permitirá que o sector esteja mais bem preparado em termos de recursos humanos e de maquinaria e, desta forma, consegue-se optimizar a execu-ção da obra.

No encontro, os represen-tantes da DSSOPT apresenta-ram detalhadamente o ponto de situação das empreitadas de obras públicas desenvolvidas este ano, incluindo uma dezena

de obras que foram concluídas, que se encontram em curso e que serão em breve lançadas a concurso público. Estas últimas compreendem obras de repara-ção viária, pontes e edificação.

Por seu turno, a Associação dos Proprietários de Máquinas de Construção Civil em Ma-cau manifestou preocupação quanto à questão do local para a colocação de maquinaria e face à revisão do Regulamento de Segurança Contra Incêndios (RSCI). Neste mesmo encontro, a Associação aproveitou para apresentar as funções dos vários grupos de trabalho criados no seio da associação, em particu-lar o Grupo de Acompanhamen-to dos Assuntos Relacionados com as Empreitadas de Obras Públicas, criado para reforçar os canais de diálogo entre a associação e os serviços de obras públicas.

Incidente no serviço de dados de telecomunicações móveis de HutchisonA Hutchinson, mais conhecida como rede 3, teve problemas no serviço de dados de telecomunicações móveis, principalmente na sexta-feira, dia 15 de Junho. De acordo com dados oficiais, a Hutchison suspeita inicialmente que o incidente terá sido causado pela instabilidade de “firewall”, causando o impacto no serviço de dados aos subscritores. O Governo já fez saber junto da operadora que quer um relatório do incidente, no sentido de evitar novas situações como esta. A Direcção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações (DSRT) ordenou, entretanto, à Hutchison que trate bem dos subscritores afectados e que apresentem queixa.

Caixeira burlou empresa em mais de 8 milhões de dólares de Hong Kong Entre finais de 2010 e Fevereiro de 2011, uma mulher de 29 anos, que trabalhava como caixeira numa empresa local, forjou a assinatura de dois responsáveis para o levantamento de 2 milhões e 500 mil patacas para jogar em casinos. Mais tarde, em Abril de 2011, voltou a praticar o mesmo crime tendo perdido a maior parte do dinheiro no jogo. No entanto, ainda comprou jóias e imobiliário no interior da China e fez depósitos a prazo para o desvio do dinheiro. Como a empresa não conseguia honrar um cheque de valor avultado até Novembro de 2011, o caso foi descoberto e a empresa avalia prejuízos em 8 milhões de dólares de Hong Kong. A arguida já foi acusada do crime de burla pelo Ministério Público.