hoje macau 20 jun 2012 #2635

24

Click here to load reader

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 31-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 20 de Junho de 2012 • Ano X • N.º 2635

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

TEMPO TROVOADAS MIN 25 MAX 32 HUMIDADE 55-95% • CÂMBIOS EURO 10 BAHT 0.2 YUAN 1.2

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUARTA-FEIRA 20 DE JUNHO DE 2012 • ANO XI • Nº 2635

PUB

Ter para ler

A HISTÓRIA ÚNICA DO CHECO COM PAI ETÍOPE

Defesa sorridente éa arma anti-Ronaldo

CENTRAIS

PUB

Conselho dos Consumidores revelou número quase nulo de reclamações sobre aquisição de casas ainda em construção. Pereira Coutinho define-o como desfasado da realidade. Para ele, os consumidores desconsideram o Conselho, que, realça, precisa de total reestruturação. PÁGINA 5

Só 8 queixas em ano e meio. Cidadãos satisfeitos ou subsiste a mentalidade “come e cala”?

Comprar casa é uma alegria

DEPUTADOS PRESSIONAM LAU SI IO

Um grupo só para avaliar decisões sobre La Scala

PÁGINA 3

DIZ ASSOCIAÇÃO ASIÁTICA

Macau precisa de órgão autónomo a gerir turismo

PÁGINA 7

PAI DE FAMÍLIA SURPREENDE

Chinês decidemudar de sexoaos 84 anos

PÁGINA 10

Page 2: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

2 políitica quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

Rita Marques [email protected]

AS 12 casas de ar-quitectura colonial destinadas a fun-cionários públicos,

localizadas entre a Avenida do Coronel Mesquita e a Estrada Coelho do Amaral, não vão ser demolidas, segundo garantia dada por Chui Sai On na segun-

CHUI Sai On teve um encontro com o

secretário-geral da Cári-tas de Macau, Paul Pun, para troca de impressões sobre o aperfeiçoamento do serviço social e das políticas relativas aos benefícios sociais.

No encontro, o Chefe de Executivo indicou que o Governo, além do desenvolvimento eco-nómico e melhoramento das condições de vida da população, tem-se esforçado em criar um mecanismo permanen-te, com o objectivo de aperfeiçoar o serviço e benefício sociais, es-pecialmente, em dar atenção às necessidades da camada mais desfa-vorecida.

O mesmo responsá-vel revelou ainda que a Cáritas de Macau tem contribuído, nas últimas

décadas, para um serviço social mais completo, sendo uma das insti-tuições sociais que tem cooperado, ao longo dos anos, com o Governo, na prestação de serviço social à população, na ajuda às autoridades em implementar medidas sobre o serviço social e na resposta às necessida-des da população.

Chui Sai On pro-meteu a Paul Pun que o Governo vai continuar a apoiar, através de políti-cas e recursos, as institui-ções da acção social, para melhorar os trabalhos e ajudar as camadas mais desfavorecidas. Além disso, disse estar atento às várias dificuldades da Cáritas de Macau, nomeadamente o enve-lhecimento e escassez de instalações, disposições transitivas de serviços

durante a renovação das mesmas, assim como a formação e regalias dos assistentes sociais.

PAUL PUN SUGEREPor sua vez, Paul Pun fez uma breve apresen-tação sobre os vários trabalhos da instituição, incluindo os resultados do Programa de Apoio Alimentar de Curto Pra-zo. O responsável da Cáritas apresentou ainda algumas sugestões para a acção governativa do próximo ano.

Lembrou a diminui-ção do peso financeiro das camadas mais des-favorecidas, a necessi-dade de aperfeiçoamento de serviços de apoio a idosos, a promoção do desenvolvimento diver-sificado da juventude e o reforço do papel das famílias.

Zona do mangal não será afectadaA promessa vem do Chefe do Executivo. Em conversa com os jornalistas, na segunda-feira, Chui Sai On disse que o Governo não vai tomar qualquer decisão que afecte a zona do mangal da Taipa. Se o estudo de impacto ambiental encomendado às Obras Públicas tiver um resultado negativo, apontou, não será construído o Centro de Informação de Segurança Rodoviária (CIRS) no mangal. Tal como já tinha avançado o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, a avaliação, feita por uma terceira entidade independente, será decisiva relativamente ao uso dos terrenos para este serviço.

Mais investimento no ensino superiorHaverá mais “investimento no ensino superior”, afiançou o Chefe do Executivo em discurso proferido durante a Cerimónia de Graduação da Universidade de Macau (UMAC). Chui Sai On garantiu que o Governo vai “melhorar as políticas de apoio à população no acesso ao ensino superior e criar condições favoráveis para a aprendizagem contínua”, além de garantir mais autonomia aos estabelecimentos de ensino, incentivando a que estabeleçam um “mecanismo de avaliação académica conforme os padrões internacionais”. Relativamente ao novo campus da UMAC, o Chefe do Executivo disse que o Governo vai tomar as “medidas necessárias para garantir a conclusão atempada” do projecto. O novo campus será de “alta qualidade e de acordo com o plano de construção”, garantiu, sendo dada primazia à “equipa docente e na implementação do modelo pedagógico de quatro componentes, nomeadamente, educação especializada, educação holística, investigação e educação comunitária”.

Assinado acordo de dispensa de visto com a RússiaMacau assinou um acordo de dispensa mútua de visto com a Rússia, cuja data de entrada em vigor será posteriormente anunciada, divulgou o Executivo do território em comunicado. Ao abrigo do acordo, firmado pela Secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, e o embaixador da Rússia na China, Sergey Razov, os titulares de passaporte da Região Administrativa Especial poderão entrar na Rússia com dispensa de visto e ali permanecer por um período máximo de 30 dias. Actualmente, segundo dados divulgados pelos Serviços de Identificação, são 101 os países e territórios que concedem dispensa de visto e visto à chegada a titulares do passaporte de Macau, que podem viajar sem obrigação de visto para 71 países e 15 territórios e obter visto à chegada em outros 15.

PUB

ANÚNCIOHM-2ª Vez 20-06-2012Execução por custas/multa/indemnizações n.º CV2-07-0042-CAO-A 2º Juízo Cível

Exequente: MINISTÉRIO PÚBLICO.Executado: EMPRESA DE FOMENTO E INVESTIMENTO KONG CHEONG (MACAU), LDA, com o número de registo comercial SO-3133, com sede na Rua de Sé, nº 12, Edf. Wai Son, R/C “D”, Macau.

Faz-se saber que nos autos acima indicados são citados os cre-dores desconhecidos dos executado para, no prazo de quinze dias, que começa a correr depois de finda a dilação de vinte dias, contada da data da segunda e última publicação do anúncio, reclamar o pagamento dos seus créditos pelo produto dos bens penhorados sobre que tenham garantia real e que é o seguinte:

Imóvel Penhorado Denominação: Fracção autónoma designada por B1 do 1º andar “B”. Situação: Avenida do Almirante Lacerda, nº 11, Avenida Marginal do Patane, nº 314. Fim: Para habitação. Número de matriz: nº. 71349. Número de descrição na Conservatória do Registo Predial: nº. 22089, a fls. 37 do Livro B128. Número de inscrição da propriedade horizontal: nº. 16, a fls. 18 do Livro F1L. Macau, em 01 de Junho de 2012.

***

Habitações de arquitectura colonial podem ser transformadas em Casas-Museu

Longe da demolição

160 moradias disponibilizadasA Direcção dos Serviços de Finanças (DSF) vai disponibilizar 160 moradias, maioritariamente em Macau mas também na Taipa, para alojar funcionários públicos, através de arrendamento. A partir de amanhã, segundo a DSF, os interessados têm um mês para apresentar a candidatura. Um dos requisitos legais exigidos é o de o funcionário público e os familiares que com ele morem não serem proprietários de qualquer prédio com finalidade habitacional em Macau. A DSF vai organizar seis sessões de esclarecimento destinadas aos trabalhadores responsáveis pela gestão de pessoal de cada serviço público e, mais tarde, outras quatro sessões para os interessados em candidatarem-se.

Chefe do Executivo encontra-se com secretário-geral da Cáritas

Governo atento às questões sociais

da-feira. “O anúncio dos Servi-ços de Finanças (de recuperar os edifícios) é apenas para reserva dos terrenos. Tenho de esclarecer que o Governo não pretende demolir as casas. No futuro, vou solicitar aos departamentos competentes para conduzirem algumas pesquisas.”

Entretanto, Cheong U, secre-tário para os Assuntos Sociais e da Cultura, já sugeriu recuperar e transformar as vivendas em casas-museu, para impulsionar o desenvolvimento da indústria cultural daquela zona. A ideia do responsável pela Cultura é avançada depois de o Instituto Cultural, sob a tutela da secre-taria, ter recebido indicação do Chefe do Executivo para estudar a dinamização das 12 casas.

Por essa razão, primeiro, vai ser movido um estudo para avaliar se vale a pena conservar as casas de modo a posterior-mente integrarem o patrimó-nio da cidade. O responsável máximo do Governo garantiu que vai incumbir os serviços competentes para analisarem “os trabalhos de preservação e dinamização das construções com valor patrimonial”, pelo que os residentes que vivem nestas casas terão mesmo de ser realojados, embora ainda não tenha sido avançada data.

Page 3: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

3políticaquarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Harry Lung, de 32 anos, foi um dos investido-

res em imóveis no La Scala. Os três apartamentos em que deu entrada, avaliados no valor de 60 milhões de dólares de Hong Kong, foram sinalizados a partir de Março. Seis milhões de dólares de HK foram entregues à empresa Chi-nese Estates e um milhão ao Governo, para cobrir o imposto selo.

“Se não tivesse investido nos apartamentos, já teria lucrado em 20% noutros investimentos, como lojas”, disse ao jornal South China Morning Post, “Surgem como cogumelos. Se não tivesse investido no La Scala

Andreia Sofia [email protected]

Cecília Lincecí[email protected]

Paul Chan Wai Chi e Ng Kuok Cheong, da As-sociação Novo Macau (ANM), avançaram no

início deste mês com uma pro-posta de audição no plenário da Assembleia Legislativa (AL). O objectivo é obter mais es-clarecimentos sobre Lau Si Io, actual secretário para as Obras Públicas e Transportes, ter con-cedido mais parcelas de terreno no La Scala, numa altura em que um processo relacionado com o empreendimento, contra o seu antecessor Ao Man Long, estava na barra dos tribunais.

Au Kam San apoia esta audição, que pretende ver criado um grupo para analisar os porquês dessa concessão polémica, tal como revelou ao Hoje Macau. “Lau Si Io afirma que não sabia se a concessão de terras era ilegal e, por isso, deu mais parcelas enquanto o caso de Ao Man Long estava a ser julgado. Se mais de metade dos deputados votar a favor, vai ser criado um grupo especial para acompanhar este caso.”

No pedido de auditoria, Ng Kuok Cheong e Paul Chan Wai Chi referem expressa-mente o desejo de criar “uma comissão especializada e que se convoquem as pessoas

Audição acontece esta sexta-feira na Assembleia

La Scala visto à lupaDemocratas querem que Lau Si Io explique em detalhe por que autorizou a concessão de terrenos no La Scala, quando o caso estava a ser discutido em tribunal, no processo contra Ao Man Long

relacionadas para testemunhar e apresentar provas”.

Depois da concessão dos terre-nos do La Scala ter sido conside-rada nula pelo Executivo, olha-se para aqueles que já investiram na compra de um apartamento. Au Kam San considera que “não existe uma lei que obrigue a devolver os depósitos aos compradores”, sen-do que uma das alternativas seria a devolução do imposto de selo. “Poderia haver um tratamento di-ferente para este caso tão especial.”

Com as vendas suspensas, o de-putado considera que o Executivo deveria “intensificar a publicidade para o público saber que a conces-são é inválida”.

AVALIAÇÃO DE JUÍZES “DIFÍCIL”Na sexta-feira, o plenário vai ainda discutir na generalidade as “Alterações ao Código do Processo Penal”. Tal proposta pretende que os processos sejam julgados de for-ma mais rápida, mas Au Kam San acredita que ainda não vai resolver os problemas fundamentais. “Só ajuda em alguns casos relacionados com não-residentes. Há casos onde os indivíduos sofrem penas infe-riores a três anos. Nestas situações, um processo mais rápido pode ser a medida ideal.”

Com os juízes a serem alvo de uma avaliação do seu desempenho, Au Kam San acha que a credibilida-de dos magistrados está garantida. “Podem existir dificuldades em fazer uma avaliação de todos os juízes, porque todos são especialistas. É algo muito difícil de ser realizado.”

Compradores de imóveis no La Scala contra Governo

“Já teria lucrado 20% noutros investimentos”

mas em lojas comerciais, teria feito uma grande di-ferença.”

Preferia manter as pro-priedades em vez de re-aver o dinheiro, contou Lung, embora receie que ninguém as compraria, atribuindo culpas ao Exe-cutivo. “Se eram ilegais, o Governo não deveria ter

aprovado o negócio.”Ao Jornal Au Mon,

também dois clientes do empreendimento de luxo mostraram desagrado face à equipa de Chui Sai On. “Estou muito desapontado pela decisão do Governo, a má administração é que envolveu os compradores que agora podem sofrer perdas”, disse uma cliente de apelido Lei. O homem, de sobrenome Kuong, tam-bém espera que o Governo devolva o que pagou. “Es-pero que o Governo devol-va o imposto de selo e que a Moon Ocean reembolse todos os depósitos feitos pelos clientes.”

O Chefe do Executivo

PALAVRA DE DEPUTADO

• VONG HIN FAIA Moon Ocean pode mover um recurso judicial ao Tribunal

de Segunda Instância (TSI). E depois, tanto o Governo como

a Moon Ocean podem ainda recorrer da decisão do TSI e

fazer chegar o caso ao Tribunal de Última Instância. No

caso de Ao Man Long, o Governo recuperou 16 terrenos com

sucesso, acredito que tem capacidade de tratar deste caso.

• KWAN TSUI HANGA RAEM é um estado de direito, o Governo não tem medo do

processo da Chinese Estates Holding, mas tem que aprender

as lições, evitar o mesmo caso acontecer outra vez.

• PAUL CHAN WAI CHIÉ uma oportunidade para reconstruir a confiança pública

no Governo. A Chinese Estates Holding é responsável por

esta situação, os investidores têm de ser reembolsados pela

empresa.

GONÇ

ALO

LOBO

PIN

HEIR

O

disse, na segunda-feira, que a concessão dos lotes, em 2006, foi invalidada. “Já assinei oficialmente o início do pro-cedimento para invalidar os cinco lotes concessionados em 2006. Tenho a certeza vamos lidar com os problemas que vão surgir desta anulação.”

No dia anterior, a com-panhia responsável pelo projecto La Scala - Chinese Estates Holding, deten-tora da Moon Ocean, que comercializou o projecto -, suspendeu as obras e as vendas dos apartamentos, depois de receberem a noti-ficação do Governo. Cerca de 300 apartamentos foram vendidos em planta, cujo investimento ficou em 20 mil milhões de dólares de HK. A empresa já tinha recebido depósitos no valor de 384 milhões de dólares de HK com as pré-vendas.

A Chinese Estates Hol-ding ameaça agora levar o Governo de Macau a tribunal, reivindicando uma compensação se os terrenos lhe forem retirados. - R.M.R.

Page 4: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

4 sociedade quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

De acordo com as expectativas do Governo, a lei entra primeiro na AL e só mais tarde serão incluídos os planos director e de pormenor. No entanto, Lao Iong garante o escrupuloso respeito ao estabelecido na lei

Rita Marques [email protected]

NA apresentação dos resultados da segunda consulta pública sobre o

“plano director das novas zonas urbanas”, as Obras Públicas dizem só lançar as concepções do projecto depois da terceira e última auscultação, com lugar no último trimestre deste ano. “A elaboração definitiva estará pronta no próximo ano”, avança Lao Iong, chefe do departamento ur-

A Reolian continua a sua saga de acidentes de viação. Anteontem um autocarro esteve envolvido num acidente, na Taipa, com um agente do CPSP que seguia numa acelera. Devido ao caricato da situação, a mesma deve ter ficado resolvida naquele momento não estivesse a autoridade por dentro do assunto.

Plano director dos novos aterros pode estar concluído em 2013. Executivo faz promessa

Não haverá construções ilegais

FÚRIA DOS CONDUTORES DA REOLIAN ESBARRA NA POLÍCIA

banístico (DPU) das Obras Públicas. “Queremos ter este documento legal para definir todos os critérios ao abrigo da lei do planeamento urbanístico.” Para já, ouvem as opiniões dos diferentes sectores sociais, a considerar no plano director.

A lei de planeamento ur-banístico conta avançar para a Assembleia Legislativa (AL) ainda este ano, segun-do adiantou anteriormente o responsável máximo, Lao Si Io, mas não haverá revelias à lei pelo facto de o plano dos cinco novos aterros só ficar pronto mais tarde. “Antes ou depois da lei, vai ser feita uma regulamentação rigorosa, um regulamento administrativo dentro do próprio plano director ge-ral.” Se a sociedade não tiver uma “reacção muito drásti-ca”, o plano definitivo será então implementado, referiu ainda Lao Iong, depois de definido como regulamento administrativo aprovado pelo Executivo.

TERMINAL FICA ONDE ESTÁA maioria das 870 opiniões manifestadas pelos partici-pantes na segunda ausculta-ção, que decorreu entre 22 de Outubro e 23 de Dezembro,

revelaram o desejo de que o Terminal do Porto Exterior seja alvo de manutenção e, por isso, chumbaram a sua deslocação para a Taipa.

A DSSOPT garantiu que vai respeitar a vontade dos residentes e recomendá-la no planeamento dos novos aterros. “Existirão na mesma os dois terminais, em Macau e na Taipa, não vamos ter reservas futuras para o futuro terminal marítimo porque não vamos sugerir a sua transferência”, sublinhou Lao Iong.

Neste sentido, o departa-mento de Obras Públicas tem noção dos desafios adjacen-tes à nova decisão, tais como maior congestionamento rodoviário, fruto do aumento demográfico, de turistas, e consequentemente, de passageiros. Um tema que marcou a intervenção dos elementos do grupo de tra-balho reunidos na apresen-tação. “Temos de começar a construir o metro ligeiro e vamos ter uma paragem junto ao terminal. Vamos também melhor ajustar as vias de trânsito.”

A justificação para a permanência do terminal diz que a Península de Macau é o centro político, económico e de actividades culturais da RAEM, abrigando cerca de 15 mil pequenas e médias empresas e cerca de 85% da população. Por isso, a transferência iria causar inconvenientes à vida quo-tidiana dos habitantes.

O grupo de trabalho garante, por isso, que a permanência tem em linha de conta o aumento do nú-mero de turistas - chegam sobretudo por jet-foil -, pois acreditam que a nova ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai pode fazer com que haja me-nos passageiros no terminal. “A ponte vai ajudar-nos a fazer uma triagem. Por outro lado, o Terminal definitivo da Taipa, que será concluído em finais de 2013, aliviará a pressão sentida no porto exterior.”

De qualquer forma, di-zem não excluir a possibi-lidade de manutenção do

actual edifício do terminal. “Por agora a ampliação do Terminal do Porto Exterior não está em vista mas, claro, se o número de passagei-ros vier a aumentar, como não temos muito espaço, vamos ver se conseguimos uma maior optimização do edifício.”

DESLOCAR OS SERVIÇOS JUDICIAISA população também ma-nifestou preocupação por os serviços judiciais se encontrarem deslocados da zona residencial e urbana de Macau. Por esta razão, o DPU pensa recolocá-los para a zona B dos novos aterros, situado na zona costeira da península, a leste da Ponte Nobre de Carvalho. “Propomos a construção de edifícios dos órgãos políticos e judiciais, compreendendo, principal-mente, Tribunais de Última Instância, de Segunda Ins-tância e Judicial de Base, assim como o Ministério Pú-blico, Comissariado Contra a Corrupção, Comissariado de Auditoria e Serviços de Polícia Unitários.”

O objectivo é salientar a solenidade dos órgãos políticos e judiciais, criando uma imagem de autoridade e a salvaguarda da dignidade dos mesmos. “Na 3ª fase de consulta temos um projecto de concepção mais bem feito e podemos começar o desenho arquitectónico dos edifícios que terão de ser discutidos com os serviços implicados.”

A partir da concepção

do plano e do espaço geo-gráfico, os edifícios serão criados no corredor verde costeiro Sul da Península, a leste da Torre de Macau, pelo que foram levantadas questões relativamente à obstrução da vista a partir do monte da Penha. Preo-cupações postas para já de lado. “Da praça da Igreja da Penha tem de se ver o skyline da Taipa e as águas do rio. Vamos fazer cálculos numéricos para encontrar uma forma de fixar os cri-térios de altura. O edifício das repartições públicas e os tribunais não têm neces-sidade de ser muito altos.” Mas a definição de critérios fica para mais tarde, já que só no próximo ano se pode avizinhar um projecto de construção civil e arquitec-tónica, depois de definida a localização concreta dos serviços. Neste âmbito, não ficará de fora a análise deta-lhada da lei de salvaguarda do património.

MAIOR PROTECÇÃO AMBIENTALA protecção ambiental e a qualidade de vida dos residentes foram pontos de maior interesse público. A expectativa é grande quanto à vida quotidiana e a população quer que se preste atenção ao trânsito nos novos aterros, aos bair-ros ecológicos, ao corredor verde costeiro e ao baixo teor de carbono, por exemplo.

Relativamente ao tráfe-go, a população ouvida quer que a quarta passagem entre Macau e Taipa seja em for-ma de túnel, para permitir a circulação de trânsito em 24 horas. Além disso, o itinerá-rio do metro ligeiro deve ser reponderado em função da evolução demográfica nos novos aterros. A utilização de bicicleta e a deslocação pedonal deveria ser a forma de deslocação por excelên-cia, pedem também, a partir das ciclovias estruturadas.

Por outro lado, clamam um sistema de reciclagem dos recursos hídricos, re-conhecem a importância da paisagem do “Centro Histórico” e a sua preser-vação e concordam com a complementaridade entre os bairros antigos e as novas zonas urbanas.

Page 5: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

5sociedadequarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

DURANTE a discussão e votação na generalidade do regime de promessa de transmissão de edifí-

cios em construção, na Assembleia Legislativa (AL), os direitos dos consumidores e o papel do Conse-lho que os representa na elaboração da lei foram questões levantadas.

Apesar de os deputados terem referido situações de dupla venda do mesmo apartamento ou casas que acabam por levar anos até terem a construção concluída, são muito poucos os cidadãos que se queixaram até ao momento.

Num lugar onde a especulação imobiliária é teoricamente um problema comum, apenas sete

pessoas se queixaram entre 2011 e a primeira metade de 2012. Se-gundo explicações do Conselho dos Consumidores (CC) ao Hoje Macau, as poucas reclamações deveram-se à “demora na entre-ga dos imóveis”. Casos de dupla venda de casas ou construções que nunca terminam não constam sequer nas informações enviadas pelo organismo.

REALIDADE SERÁ OUTRATendo sido uma das vozes que referiu o papel dos consumidores no debate da AL, o deputado José Pereira Coutinho encontra uma explicação natural. “O CC não considera imóveis como sendo bens de consumo, por isso é que o número de queixas é reduzido. A única solução é encontrar um

advogado e pagar altos honorários. A maior parte das pessoas acaba por desistir e fica presa a resoluções draconianas, impostas pelas empre-sas de fomento predial.” Garantiu ainda ao Hoje Macau que, ao longo dos anos, tem recebido inúmeras queixas no seu gabinete.

O deputado considera então que o CC precisa de mudar. “Tem de ser totalmente reestruturado e redireccionado para os direitos dos consumidores, com leis mais actualizadas. A maior parte dos consumidores encontra-se numa posição fragilizada.”

DIREITOS EM CAUSA Com a lei já a ser analisada na especialidade, o CC garantiu ainda que não foi contactado pela Direc-ção dos Serviços de Solos, Obras

Públicas e Transportes (DSSOPT) para que esta entidade pudesse saber “quais as queixas sobre as casas em construção”, mas a par-ceria aconteceu. “Em 2011, o CC foi convidado pela DSSOPT para a ajuda nas actividades de promoção e divulgação de informações sobre os imóveis”.

O Hoje Macau tentou contactar o presidente do CC, Wong Hon Neng, para comentar o facto de existirem poucas queixas sobre o assunto, mas não foi possível obter resposta até ao final da edição.

No debate ocorrido no passado dia 1, Pereira Coutinho foi o único deputado a abster-se sobre esta matéria. Não só quis saber se o CC tinha sido consultado na criação do projecto de lei, como declarou que o diploma não protege os direitos de

quem compra. “Esta proposta não faz sentido existir”, disse durante o debate.

Leonel Alves foi outro deputado com voz crítica face ao projecto de lei. “Este diploma não tem condições para resolver a questão dos prédios inacabados”, apontou na AL. “Que garantias tem o com-prador de receber o dobro do sinal que já pagou, em caso de incum-primento do contrato? A questão da venda dos bens futuros não se esgota num só diploma.”

O regime de promessa de trans-missão de edifícios em construção prevê que qualquer venda de casas em construção têm de ter o aval da DSSOPT, trazendo também como novidade ser obrigatório registar o imóvel na Conservatória do Registo Predial.

Casas em construção geraram apenas oito queixas em ano e meio

Compradores satisfeitos ou resignados? O Conselho dos Consumidores quase não recebeu reclamações de quem comprou casa sem estar pronta. Pereira Coutinho diz que a maioria das pessoas acaba por se sujeitar às regras de quem vende

Page 6: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

6 publicidade quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

Page 7: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

7sociedadequarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

SÃO dez os passos que devem ser to-mados para garantir o desenvolvimento

do turismo a longo prazo em Macau, segundo um relatório elaborado pela Associação de Turismo Ásia-Pacifico (PATA) a pedido da Direcção dos Serviços de Turismo (DST). O documento sugere que Macau elabore um plano estratégico a 10 anos e que seja criada uma Comissão de Gestão do Turismo (CGT), que deverá estabe-lecer a ponte entre diversos serviços governamentais ligados ao sector.

As sugestões abrangem o sistema de transportes, cujas melhorias devem passar pelo aumento das companhias aéreas low cost segundo o conceito de “céu aberto”. Quanto aos recursos humanos, a PATA quer que o Governo adopte uma estratégia própria, para garantir qualidade e forma-ção de quadros locais.

João Costa Antunes, presidente da DST, diz que o trabalho já começou a ser feito. “Não estamos à espera de um plano a 10 ou 20 anos para iniciar os trabalhos. Posso afirmar que internamente vamos consti-tuir equipas de acompanha-mento nos vários sectores, para que se possa ter uma visão a longo prazo, mas ao mesmo tempo desenvolver acções concretas. Algumas já estão mesmo a ser desen-volvidas.”

Dentro da futura CGT, adianta, existem subcomis-sões a trabalhar na área das

PATA deseja ver criado conselho independente para turismo

“Governo tem de desempenhar papel de líder”

acessibilidades, sinaliza-ção e zonas de transição com os vários transportes, nomeadamente terminais e aeroportos. “É necessá-rio ter uma visão a longo prazo e estabelecer meto-dologias.”

Cheong U, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, considera que Macau está “numa fase inicial” no que ao turismo diz respeito. “Leva dois a cinco anos para termos uma melhor política e depois são necessários mais cinco anos para podermos ter resulta-dos. Mas o Governo não pára de trabalhar.”

FOI BOM MAS POUCOAndrew Drysdale, presi-dente da PATA, considera que o “Governo vai ter de assumir o papel de líder” e que “o que tem sido feito em Macau é muito bom, mas é preciso ver como gerir e desenvolver o sector para trazer ainda mais benefí-cios”. “Deve-se maximizar o papel da CGT, é necessá-rio ter uma comissão desta natureza para desenvolver esta indústria.”

A diversificação do sector é um dos passos a dar, sendo que Andrew con-sidera que a qualidade dos produtos turísticos ainda não é a melhor. “Não se trata apenas de jogo. O sector tem que se ligar ao coração e à alma da região, que é a cultura. Macau tem que se mexer rapidamente, caso contrário os concorrentes vão fazê-lo no seu lugar. Devemos diversificar os produtos turísticos, têm de ser únicos. Macau tem de ser uma marca.”

Além disso, um ponto

importante para o posicio-namento de Macau é a in-dústria de exposições. “Para que haja mais visitantes de alto nível que permaneçam mais dias. Isso pode ser feito com as convenções e traz mais benefícios para a economia.”

CASINOS E ESTRATÉGIASO presidente da PATA foi incisivo na questão dos re-cursos humanos. Nesta área, o responsável considera que o sector do jogo tem as suas próprias estratégias. “O que faz falta é ter uma para outras áreas do turismo. O Governo tem de tomar a ini-ciativa”. Andrew Drysdale considerou ainda que “é preciso elevar a qualidade dos recursos humanos e ter estratégias para formar talentos locais”.

Mais do que uma coor-denação governamental, é necessário ligar o sistema de transportes. “O sistema de ferries está a funcionar mas precisa de ter uma es-trutura integrada”, aponta o presidente da PATA, sem esquecer que “Macau tem dificuldades no transporte de turistas para as zonas an-tigas”, tendo sido defendida a criação de percursos pedo-nais, bem como itinerários pré-definidos. Além disso, foi referida a importância de ter “planeamento urba-nístico” para atrair mais visitantes.

Quanto ao espaço aé-reo, Andrew Drysdale considera que é hora de chamar os voos low cost. “As companhias de baixo custo são muito impor-tantes e Macau até pode captar empresas da Euro-pa”, sendo que o aeroporto

“deve saber o seu próprio posicionamento, porque vai haver um desenvol-vimento abrupto das low cost”. O Governo poderia, na opinião do especialista, “subsidiar as companhias

para que pudessem ter voos em Macau”.

A possibilidade de que-brar o monopólio da Air Macau também esteve em cima da mesa. “Foi bom quando se deu o monopólio,

mas será que actualmente se deve manter ou abrir o mer-cado a outras companhias? A Air Macau e o Executivo devem tratar deste assunto de forma a manter o desen-volvimento da área.”

PUB

ANÚNCIOCONCURSO PÚBLICO PARA

“EMPREITADA DE Melhoramento das Instalações Electromecânicas das Passagens Inferiores Para Peões junto às Praça de Lótus e Praceta de Miramar”

1. Entidade que põe a obra a concurso: Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes.2. Modalidade de concurso: Concurso Público.3. Local de execução da obra: Passagens inferiores para peões junto às Praça de Lótus e Praceta de Miramar.4. Objecto da Empreitada: Adicionamerto de Equipamentos Electromecânicos como Elevadores.5. Prazo máximo de execução: 130 dias (cento e trinta dias).6. Prazo de validade das propostas: o prazo de validade das propostas é de noventa dias, a contar da data do Acto Público do Concurso, prorrogável, nos termos previstos no Programa de Concurso.7. Tipo de empreitada: a empreitada é por Série de Preços. 8. Caução provisória: $120 000,00 (cento e vinte mil patacas), a prestar mediante depósito em dinheiro, garantia bancária ou seguro-caução aprovado nos termos legais.9. Cauçãodefinitiva:5%dopreçototaldaadjudicação(dasimportânciasqueoempreiteirotiverareceber,emcadaumdos pagamentosparciaissãodeduzidos5%paragarantiadocontrato,parareforçodacauçãodefinitivaaprestar).10. Preço Base: não há.11. Condições de Admissão: Serão admitidos como concorrentes as entidades inscritas na DSSOPT para execução de obras, bem como as que à data do concurso, tenham requerido a sua inscrição, neste último caso a admissão é condicionada ao deferimento do pedido de inscrição.12. Local, dia e hora limite para entrega das propostas:

Local: Secção de Atendimento e Expediente Geral da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, R/C, Macau;Dia e hora limite: dia 12 de Julho de 2012 (quinta -feira), até às 12:00 horas.

13. Local, dia e hora do acto público:Local: Sala de reunião da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 5º andar, Macau;Dia e hora: dia 13 de Julho de 2012 (sexta-feira), pelas 9:30 horas.Os concorrentes ou seus representantes deverão estar presentes ao acto público de abertura de propostas para os efeitos previstos no artigo 80º do Decreto-Lei n.º74/99/M, e para esclarecer as eventuais dúvidas relativas aos documentos apre-sentados no concurso.

14. Local, hora e preço para obtenção da cópia e exame do processo:Local: Departamento de Infra-estruturas da DSSOPT, sita na Estrada de D. Maria II, nº 33, 16º andar, Macau;Hora: horário de expediente (Das 9:00 às 12:45 horas e das 14:30 às 17:00 horas)Na Secção de Contabilidade da DSSOPT, poderão ser solicitadas cópias do processo de concurso ao preço de $140,00 (cento e quarenta patacas).

15. Critérios de apreciação de propostas e respectivos factores de ponderação:-Preçorazoável60%;-Planodetrabalhos10%;-Experiênciaequalidadeemobras18%;-Integridadeehonestidade12%.

16. Junção de esclarecimentos:OsconcorrentespoderãocomparecernoDepartamentodeEdificaçõesPúblicasdaDSSOPT,sitanaEstradadeD.MariaII, nº 33, 16º andar, Macau, a partir de 5 de Julho de 2012 (inclusivé) e até à data limite para a entrega das propostas, para tomar conhecimento de eventuais esclarecimentos adicionais.

Macau, aos 15 de Junho de 2012.

O Director dos Serviços Jaime Roberto Carion

Um relatório da Associação de Turismo Ásia-Pacifico (PATA) diz que Macau precisa de ter um conselho autónomo para garantir maior coordenação no sector

Page 8: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

8 publicidade quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

ANÚNCIO

[N.º190/2012]

Paraosdevidosefeitosvimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresdoconcursodehabitaçãoeconómicaabaixoindicados,nousodacompetênciadelegadapelaalínea20)don.º3doDespachon.º09/IH/2012,publicadonoBoletim Oficial daRAEM,n.º13,IISérie,de28deMarçode2012enostermosdon.º2doartigo72.ºdoCódigodoProcedimentoAdministrativo,aprovadopeloDecreto-Lein.º57/99/M,de11deOutubro:

Nome N.ºdoboletimdecandidatura

Nome N.ºdoboletimdecandidatura

LAOCHIWAI 75198 PUNNGAKIT 82354WONGMANSI 75199 LEONGCHITAK 83278LEIIATKIN 75217 WONGLAIFAI 83540CHANKIOMENG 75850 CHANWAICHOU 83881CHOIPENGU 76424 KUOKCHIWA 84104TANGWAICHOI 76446 CHOICHONPENG 84443LEILEONGFOK 76489 LUSHUYI 85067NGANHANG 77303 CHONGSINI 85442TANGWAICHON 77370 IUHIPVO 85983CHANWAIIONG 78195 CHANPAKUN 86061TONGHAOWAI 78288 CHANCHIHONG 86681ANTONIONG 78452 CHEANGCHOUIONG 86818LEONGLAISAN 78720 KONGKAMWA 86973TANGWAIIP 78948 CHANKAMWAN 87128HOIOKMENG 78955 LEILINFONG 88095LEONGHONGWA 79034 U UN MAN 88721CHANSIOKUAN 79435 FANWENGSAN 89199LEIKINPANG 80040 AOIEONGWAIIN 89375WONGPENGFAI 80499 CHEUNGMIOKUN 89757NGCHENGWA 80590 WONGCHIWANG 90100WONGHONMENG 81715 CHIOHOIUN 90722HUIYUKHA 81901 CHANIOTONG 91558WONGKAMSI 82033 WONGWAILIN 91575TAMSIOHONG 82227

ApósasverificaçõesdesteInstituto,notamosqueosrepresentantesdosagregadosfamiliarese/ouosseuscônjugesdecandidatosahabitaçãoeconómicaacimamencionadossãoproprietáriosdefracçõesautónomascomfinalidadehabitacionalnaRegiãoAdminis-trativaEspecialdeMacau,desdeàdatadaapresentaçãodacandidaturaeatéàdatadecelebraçãodaescriturapúblicadecompraevendadafracção,peloque,estesnãoreúnemosrequisitosexigidosparaacandidatura,nostermosdon.º3doartigo14.ºen.º5doartigo60.ºdaLein.º10/2011(Leidahabitaçãoeconómica). TendoesteInstitutopublicadoumanúncionaimprensadelínguachinesaelínguaportuguesa,nodia16deMaiode2012,asolicitaraosinteressadosacimamencionadosparaapresentaremporescritoassuascontestaçõespelosfactosacimareferidosnoprazode10(dez)diasacontardadatadepublicaçãodoreferidoanúncio,entretantonãoofize-ram.Nostermosdon.º2doartigo16.ºdoRegulamentodeacessoàcompradehabitaçõesconstruídasnoregimedecontratodedesenvolvimentoparaahabitação,aprovadopeloDecreto-Lein.º26/95/M,de26deJunho,revistopeloRegulamentoAdministrativon.º25/2002,assimcomododespachodosignatário,exaradonaInformaçãon.º1626/DAHP/DAH/2012,osrepresentantesdosagregadosfamiliarese/ouosseuscônjugesforemreti-radosdosagregadosfamiliareseasrespectivascandidaturasserãoexcluídasdalistageraldeespera,pornãoreuniremosrequisitosparaaquisiçãodehabitaçãoeconómica. Enostermosdasalíneab)don.º2doartigo145.º,n.º1doartigo154.º,nº.1doar-tigo155.ºen.º1doartigo157.ºdoCódigodoProcedimentoAdminstrativo,caberecursohierárquiconecessáriodarespectivadecisãoadminstrativa,aoPresidentedesteInstituto,noprazode30(trinta)diasacontardadatadepublicaçãodopresenteanúncio,orecursohierárquicotemefeitosuspensivo.

OChefedoDepartamentode AssuntosdeHabitaçãoPública,Substª.

NgLokMui 15deJunhode2012

ANÚNCIO [N.º194/2012]

Paraosdevidosefeitos,vimosporestemeionotificarosrepresentantesdosagregadosfamiliaresseleccionadosdalistadeesperadehabitaçãoeconómicaabaixosmencionados:

N.ºdoboletimdecandidatura Nome N.ºdoboletim

decandidatura Nome

97917 LEIHONKIT 103422 ANTONIETAANOKLAGARICA

79246 CHANKAMIOC 74118 LAMKINMAN111796 TOUIONGKUONG 102837 WONGVENGCHEONG87338 LAMUTCHAN 96088 CHOISINPENG118919 CHENGTOUSANG *89084 *TAMKINWAI80482 LEUNGSIOLONG 108379 LAMCHINFONG83769 LEISOKHA 95418 VONGSOKWAI118561 CHONGLAISAN 74348 TANGWAIKEONG104457 LEIWAIIP 106541 LEIKITNA107856 HOCHITAK 115748 CHEONGHINMAN71435 LAMWAIHONG 80264 LEISOKMAN

117945 MAKAHOU 86556 TOUCHILAPALIASDANIELTOU

95020 CHANIOKTENG 70268 TSECHONWA116849 NGKAIN 109714 LEICHOIFONG77427 CHANWENGKIN 91354 WONGWENGON82345 FONGLAIKUN 117230 TONGKAFAI87347 LAMSIKIT 92053 AOWAII74374 LAOSAOHA 89461 LAWCHAUI115712 NGWENGCHEONG 87593 FONGTINCHENG87129 CHENGSIWAI *126740 *FONGSIONGAI127321 CHANCHANKONG *114844 *TOUKAPOU

126141 SITOUCHOIWAN 82497 AOIEONGIOHANGSTEPHEN

109590 HOPUIPUI 87118 LAMSOKI68373 CHEONGSINPENG 77482 KUSENGTIM

110714 TONGLAISEONG 112300 CHIOPOUHONGALIASMAUNGCHITSWE

110828 WONGCHONGPANG 95730 PAOSIOFU90419 LAUKAMAN 127732 HONGSIOIP98265 FONGWAISAN 103314 WONGMANKIT91411 HELIOCORDEIROJACINTO 92226 SINWENGIN106808 CHEANGFONGCHENG 51821 LOICHUNWAI

Emvirtudedenãoexistiremfracçõesdisponíveisdatipologianolocalaquesecandidataram,masháoutrasfracçõesdamesmatipologiadisponívelemColoane,deacordocomostermosdon.º8doartigo60.ºdaLein.º10/2011(Leidahabitaçãoeconómica)edoartigo12.ºdoDecreto-Lein.º26/95/M,de26deJunho,oInstitutodeHabitação(IH)informaosrepresentantesdosagregadosfamiliaresacimareferidos,atravésdeofícios,parasedirigirempessoalmenteaoIH,sitanaTravessaNortedoPatane,n.º102,IlhaVerde,Macau(pertodaEscolaPrimáriaLuso-ChinesadoBairroNorte),nodia10deJulhode2012,àshorasfixadasnosrespectivosofícios,paraescolhadasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveisdeT2nazonadeColoane. Nessaaltura,osagregadosfamiliaresdalistadeesperaacimareferidosdevemapresentarosdocumentoscomprovativos(originaisecópias)abaixomencionados,paraefectuaranovaverificaçãodosrequisitosdacandidaturadaaquisiçãodehabitaçãoeconómica.Casoasrespectivasinformaçõesafectemosactuaisrequisitosdaaquisiçãodefracçãoouexistiremmudançadacomposiçãodosagregadosfamiliaresacimareferidos,esteInstitutoirásuspender,imediatamente,oprocedimentodaescolhadehabitaçãoeconómica:

1. Documentosdeidentificaçãodetodososelementosdoagregadofamiliareosseuscônjuges (casohouver)registadosnoboletimdecandidaturadehabitaçãoeconómica.2. Provadecasamento(aplicávelaosindivíduoscasados.CasotenhaentregueaoIH,nosúltimos trêsmeses,nãoénecessárioaentregardenovo).3. Boletimdecandidaturadosdadosdosagregadosfamiliaresdehabitaçãoeconómicadevida- mentepreenchidoseassinados.

Deacordocomostermosdon.º2doartigo13.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidaspeloRegulamentoAdministrativon.º25/2002,casoosagregadosfamiliaresdalistadeesperaacimareferidosnãotenhamcomparecidonoIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocumentosacimareferidos,paraescolhadehabitaçãoounãopretendamadquirirnenhumadasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveisnomomentopodemoptarentre,pormotivonãojustificado,implicaaperdadodireitodeescolhaepassagemautomáticaparaoúltimolugardalistageral;ouapósaapreciaçãodosdadosapresentados,verifiquequenãoreuniremcomosrequisitosdacandidatura,osagregadosfamiliaresseleccionadosserãoexcluídosnalistageral. *Emcasoda2.ªconvocação,osagregadosfamiliaresseleccionadosquenãotenhamcomparecidonoIH,nodiaehorasfixados,eapresentadoosdocumentosacimareferidos,paraescolhadehabitaçãoounãopretendamadquirirnenhumadasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveisnomomentopodemoptarentre,serãoexcluídosnalistageral,deacordocomostermosdasalíneaa)doartigo14.ºdodecreto-leiacimareferido,comasalteraçõesintroduzidaspeloRegulamentoAdministrativon.º25/2002ealínea2don.º5doartigo60.ºdaLein.º10/2011. Nointuitodeproporcionarosagregadosfamiliaresseleccionadosparateremmaisconhecimentossobreasinformaçõesdasfracçõesdehabitaçãoeconómicadisponíveis,oIHjuntamenteosofíciosenviaráemanexoocatálogocomdescriçõesdasfracçõesparavenda,tabeladospreços,ráciobonificado,pontosdeobservação,informaçõessobreafracçãodemodelo.CasoosagregadosfamiliaresseleccionadosnãotenhamrecebidososofíciosremetidospeloIH,atésetediasantesdadatafixada,poderãodirigir-seaoIHsitonaTravessaNortedoPatanen.º102,IlhaVerde,Macau)ouconsultaratravésdotelefonen.º28594875,duranteohoráriodeexpediente.

APresidenteSubst.a,

KuocVaiHan 19deJunhode2012

Page 9: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

9publicidadequarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Aviso

AberturadeConcursoPúblico–AtribuiçãodeMoradiasdaRAEMaosFuncionáriosdosQuadrosLocaisdeNomeaçãoDefinitivadosServiçoseOrganismosPúblicos

1. NostermosdoDecreto-Lein.º31/96/M,de17deJunho,comasalteraçõesintroduzidaspeloDecreto-Lein.º5/99/M,de8deFevereiro,conjugadocomoDespachon.º42/GM/96,de12deJunho,procede-seàaberturadoconcursopúblicoparaatribuiçãodemoradiasdaRAEMdestinadasaoalojamentodosfuncionáriosdosquadroslocais,denomeaçãodefinitiva,dosserviçoseorganismospúblicoserespectivoagregadofamiliar.

2. Oprazodeapresentaçãodascandidaturasédeummês,acontardodiaseguintedadatadepublicaçãodopresenteavisono«BoletimOficialdaRAEM».Operíododeapresentaçãodecandidaturaéde21/06/2012a20/07/2012.

3. Aslistasclassificativassãoválidasporumperíododedoisanos.4. OsboletinsdecandidaturapodemserlevantadosaobalcãodaDivisãodeAdministração

eConservaçãodeEdifícios,localizadanaAvenidadaPraiaGrandenº575-579e585,EdifícioFinanças,7ºandar,oufazendodownloaddoboletimdecandidaturaatravésdowebsite da DirecçãodosServiçosdeFinanças(http://www.dsf.gov.mo).

5. OsboletinsdecandidaturadevemserentreguesjuntodaDirecçãodosServiçosdeFinanças,durante as horas normais de expediente, conjuntamente com as respectivas certidões edeclarações,sendoolocaleoperíododeadmissãoaconcursode21/06/2012a06/07/2012,nobalcãodo7ºandardaDivisãodeAdministraçãoeConservaçãodeEdifícios,doEdifícioFinanças,entre09/07/2012a20/07/2012,nobalcãodesegurançalocalizadonasobrelojadoEdifícioFinanças,enãoseaceitarãocandidaturasapósasdezassetehorasetrintaminutosdatardedodia20/07/2012.

6. Aslistasprovisóriaedefinitivadoscandidatosexcluídoseadmitidossãoordenadasporgrupoetipologia,eafixadasnolocaldeexposiçãoaopúbliconorés-do-chãodoEdifícioFinançasdentrodoperíododeterminadonalei.

7. Osrequisitosgeraisparaaadmissãodoconcursosãoosseguintes:a) Ocandidatodeveserfuncionáriodoquadro,denomeaçãodefinitiva;b) Ocandidatosópoderequerermoradiadetipologiacompatívelcomonúmeroactual

dosmembrosdoseuagregadofamiliar,nostermosdaalíneaa)don.º1doartigo10ºdodecreto-leiatráscitado;

c) Aocandidatonãopode,porsi,pormembrodoseuagregadofamiliar,ouporinterpostapessoa,seratribuídaqualquermoradiadaRAEMouserarrendadaqualquermoradiapertencenteaoutraentidadepública,salvotratando-sedemoradiareservada;

d) Ocandidatonãopodeteradquirido,àDSF,moradiadaRAEM,mesmoquejáa tenhavendidonomomentodaapresentaçãodacandidatura;e) Ocandidatoequalquermembrodoseuagregadofamiliarqueconsigocoabite,não podemserproprietáriosdequalquerprédiohabitacionalsituadonaRAEM;f) Nemocandidato,nemnenhummembrodoagregadofamiliardocandidatopode constaremmaisdoqueumboletimdecandidatura.

8. Onúmerototaldasmoradiasaconcursoéde160,dasquais40sãodegrupo“A”e120de grupo“B”.9. Asmoradiasdogrupo“A”sãodestinadasaoalojamentodos funcionáriospúblicosque

integremcarreiradeníveligualousuperiora5,determinadosnaLein.º14/2009,easmo-radiasdogrupo“B”sãodestinadasaoalojamentodosrestantesfuncionários.

10. OcandidatopoderequerermoradiadetipologiaT1aT5.11. Osboletinsdecandidaturadevemcorresponderaosrequisitosabaixoindicados,apresentando-se conjuntamenteosseguintesdocumentos:

a) Fotocópiadodocumentodeidentificaçãodocandidatoedetodososmembrosdo seuagregadofamiliar;b) Certificadoemitidopelosrespectivosserviçossobreasituaçãojurídico-funcional, proventosrecebidosnãoapenaspelocandidato,comoigualmentedosmembrosdo seuagregadofamiliarqueexerçamfunçõesnaadministraçãopública;c) Declaraçãodosvencimentosprovenientesdo trabalhoexercidonoanode2011,

auferidosporpartedos respectivosmembrosdoagregado familiarqueexerçamfunçõesjuntodeentidadeprivada;

d) Cópiadadeclaraçãodo impostocomplementarderendimentos(modeloM/1doGrupoAoumodeloM/1doGrupoB)oudadeclaraçãodoimpostoprofissional(modeloM/5)(conformesejaocasodomembrodoagregadofamiliarsertrabalhadorporcontaprópriaouempregador);

e) Declaraçãoderendimentosnãoprovenientesdotrabalhonoanode2011,porpartedosmembrosdoseuagregadofamiliar;

f) Declaraçãodeinexistênciaderendimentosem2011,porpartedosmembrosdoseu agregadofamiliar;g) Declaraçãodasituaçãodetitularidadequantoàpropriedadeouarrendamento,por partedocandidatoedoseuagregadofamiliar;h) Fotocópiadacertidãodecasamentodocandidatoedosmembrosdoagregadofamiliar quesejamcasados,declaraçãodeuniãodefactooudeclaraçãodoestadocivil;

CompeteàDirecçãodeServiçosofornecimento,conjuntamentecomoboletimdecandidatura,deexemplaresparareferência,respeitantesaosdocumentosindicadosnasalíneasb),c),e)ah)atrásespecificadas.

ADirecçãodosServiçosdeFinanças,em13/06/2012APresidentedoJúridoconcurso,ChongSengSam

Page 10: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

10 nacional quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

JUNTAMENTE com o cres-cimento contínuo da China, a internacionalização do yuan tornou-se um dos temas mais

quentes da economia global. Nos últimos dois meses, o governo do país tomou várias medidas de reforma nas áreas de taxa de juros, títulos de crédito e mercado de câmbio. As acções atraíram ainda mais a atenção da comunidade internacional sobre a questão, diz a Rádio China.

Segundo alguns especialistas chineses, a internacionalização do yuan deve ser um processo gradual. A internacionalização significa que a moeda chinesa tem permissão para circular no exterior tornando-se um papel de reserva para liquidação internacional.

Nos últimos dois meses, a Chi-na adoptou uma série de medidas no sector económico, consideradas importantes para promoção deste processo. Em Abril, o banco HSBC de Hong Kong emitiu títulos de crédito no valor de 2 mil milhões de yuans. Para além disto, a moeda chinesa já é utilizada para opera-ções directas com o iene japonês desde o princípio do mês.

UM funcionário públi-co chinês reformado

aguarda uma cirurgia para mudar de sexo, que o transformará pro-vavelmente no decano mundial dos transexuais, com 84 anos, noticiou segunda-feira um jornal de Pequim.

Qian Jinfan, residente em Foshan, na província de Guangdong, no sul da China, contou que, logo aos três anos, descobriu que “devia ter nascido

UM grupo de seis países emergentes, que é enca-

beçado pela China e inclui o Brasil, vai injectar cerca de 690 mil milhões de patacas no Fundo Monetário Internacio-nal (FMI), para recapitalizar a instituição, anunciou o FMI.

De acordo com o anúncio feito na segunda-feira à noite durante a cimeira do G20, a China contribuirá com cerca de MOP 335 mil milhões, Brasil, Rússia, Índia e México com cerca de MOP 78 mil

milhões cada um e a Turquia com cerca de MOP 39 mil milhões, indicou a agência France Press.

A contribuição chinesa é a terceira maior, a seguir à do Japão (cerca de MOP 468 mil milhões) e à da Alema-nha (cerca de MOP 428 mil milhões).

No total, através das con-tribuições de 37 países, o FMI angariou cerca de MOP 3,5 biliões, excedendo a meta pre-conizada (MOP 3,3 biliões).

Os contributos mostram “o vasto compromisso dos mem-bros para assegurarem que o FMI tenha acesso a recursos adequados para cumprir o seu mandato a favor da esta-bilidade financeira global”, disse a directora do Fundo, Christine Lagarde. “Países grandes e pequenos respon-deram ao nosso apelo para a acção e mais podem juntar--se. Saúdo o seu contributo e o seu compromisso com o multilateralismo.”

Processo de internacionalização do yuan deve ser gradual, afirmam especialistas

Benefícios a longo prazo

Antigo funcionário público de 84 anos quer ser o transexual mais velho

O verdadeiro sexoPaíses emergentes injectam quase 700 mil milhões de patacas no FMI

37 países dão 3,5 biliões

Os benefícios a longo prazo trazidos pela internacionalização da moeda já têm sido amplamente reconhecidos em todo o mundo. Os países que têm o dólar americano e o euro como moeda, por exemplo, dominam o direito para a emissão de moeda internacional e desfrutam dos maiores interesses políticos e econó-micos. Para a China, a internacio-nalização do yuan vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do comércio fronteiriço, para além de reduzir os riscos cambiais.

Apesar de haver grandes be-nefícios, o país também necessita de assumir grandes riscos neste processo. Tem que estabelecer um mecanismo financeiro mais trans-parente e reajustar a sua política de controlo macroeconómico. O director do Centro de Estudo da

China de Economia Mundial da Universidade Tsinghua, Li Daokui, deu sua opinião sobre esta questão. “As experiências mostram que um país tem de passar por muitas mudanças e enfrentar grandes impactos no processo de interna-cionalização da sua moeda.”

Segundo Zhang Bin, director do Instituto de Investigação Política e Economia Mundial da Academia de Ciências Sociais da China, o governo chinês deve aprimorar ainda mais a sua reforma financeira para promover a internacionaliza-ção do yuan. “Neste momento, o mais importante é que o governo crie um mecanismo eficiente de taxa cambial e reforce a constru-ção do mercado de capitais, para satisfazer os pedidos apresentados no processo de internacionalização da moeda chinesa.”

Zhang Bin destacou ainda a tarefa mais necessária de momento para este processo. “Temos duas tarefas mais urgentes. Primeiro, continuarmos a promover o meca-nismo de formação de taxa cambial mais voltado para o mercado. Segundo, persistirmos na reforma do mercado de capitais.”

rapariga”, mas só reve-lou esse segredo aos 80, quando já era casado e tinha um filho.

Nessa altura, Qian Jinfan começou a vestir--se como uma mulher e passou a tomar hormo-nas femininas, referiu o Global Times, uma publicação em inglês do grupo Diário do Povo, o órgão central do Partido Comunista Chinês (PCC).

Qian Jinfan, cuja fotografia, vestido de

mulher, ilustra a notícia daquele jornal, aguarda agora ser submetido a uma intervenção cirúrgica que lhe conceda o “ver-dadeiro sexo”. Contudo, os médicos receiam que a idade possa “causar complicações” que ainda não controlam.

“Estou dependente de um avanço médico”, disse Qian Jinfan. “Fiquei muito decepcionado re-centemente por ouvir que isso poderia durar uma eternidade, mas vivo na esperança.”

PRIMEIRO EXEMPLOA coreógrafa e bailarina Jin Xing, antigo coronel do exército, nascida em 1967, foi a primeira figura pública chinesa a assumir-se publicamen-te como transexual, na década de 1990.

“Não tenho menstrua-ção nem posso ter filhos, mas em tudo o resto sou uma mulher igual às ou-tras”, afirmou na altura Jin Xing. “Todos os meus amigos dizem que tomei a decisão certa. O meu sexo era um erro da natureza.”

Page 11: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

11regiãoquarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

O ex-Presidente de Ti-mor-Leste José Ramos--Horta manifestou-se convicto que o próximo

Governo será influenciado por dois ou três partidos e incluirá personalidades fortes, quer ao nível da resistência, quer da competência técnico-profissional.

Timor-Leste realiza a 7 de

O supercomputador japonês K, desenvolvido pelo grupo Fujitsu e por um instituto de investigação nipónico, cedeu ontem o lugar de computador mais potente do mundo ao Sequoia, da IBM, desenvolvido para as autoridades dos Estados Unidos. O Sequoia, concebido pelo gigante da informática IBM e instalado no laboratório Lawrence Livermore do Departamento de Energia norte-americano, na Califórnia, destronou o K ao alcançar uma capacidade de cálculo de 16,32

petaflops (uma petaflop é equivalente a mil biliões de operações por segundo). O K, que tinha atingido o primeiro lugar em Junho de 2011 na 37.ª classificação mundial TOP500, mantivera o recorde em Novembro, ultrapassando as 10 petaflops. Na classificação de Junho de 2012 revelada hoje, o K aparece em segunda posição com um poder de 10,51 petaflops. A classificação TOP500, criada em 1993, é apresentada duas vezes por ano, em Junho e Novembro.

A polícia japonesa deteve on-tem o presidente da gestora

nipónica AIJ, Kazuhiko Asaka-wa, implicado no encobrimento de prejuízos de cerca de 10 mil milhões de patacas em fundos de pensões dos seus clientes, infor-mou a agência noticiosa Kyodo.

No final de Março, Kazuhiko Asakawa, de 60 anos, admitiu o envolvimento no caso, após corroborar que falsificou docu-mentos para ocultar as avultadas perdas. Agora foi detido sob a acusação de ter participado no esquema, burlando dois fundos de pensões em cerca de MOP 700 milhões.

A polícia deteve ainda mais dois funcionários da empresa relacionados com o escândalo,

em que a gestora é acusada de ter ocultado, durante anos, as perdas da maioria dos activos de fundos de pensões que adminis-trava, os quais, aparentemente, tinha investido em fundos pri-vados nas Ilhas Caimão.

As autoridades nipónicas, que iniciaram as investigações do caso no início do ano, revo-garam a licença da AIJ em me-ados de Março, depois de terem descoberto o desaparecimento da maior parte dos fundos que esta geria.

SEM INTENÇÃOSegundo as investigações da polícia, a empresa, que geria activos de cerca de 84 fundos de pensões com um total de

mais de 800.000 beneficiários, estava falida desde meados de 2009, mas permitia a entrada de novos clientes, apesar de não ter a intenção nem a possibilidade de investir os seus fundos.

O presidente Asakawa re-conheceu, na sua declaração de Março, que começou a falsificar relatórios da empresa depois de a gestora ter começado a perder dinheiro, em 2003, alegando que o fez para poder angariar novos investidores, pois esta-va convencido de que poderia recuperar as perdas.

Não obstante ter assumido a sua implicação no caso, o presidente da AIJ negou que a sua intenção fosse defraudar os clientes.

MAIS de 370 voos foram cancelados

ontem no Japão antes da chegada do tufão Guchol, que atravessará o arquipélago nipónico nas próximas horas com ventos de até 160 quiló-metros por hora, trans-portando fortes chuvas.

Guchol, o quarto tufão da época de mon-ções, que tem vindo a avançar desde o sudoes-

Ramos-Horta diz que Executivo terá personalidades fortes. Eleições em Timor estão à porta

“Governo será influenciado por dois ou três partidos”

Detido presidente da gestora japonesa AIJ

Prejuízos de 10 mil milhõesTufão Guchol obriga a cuidados

370 voos cancelados

Julho as terceiras eleições le-gislativas, nas quais participam 21 partidos e coligações, que se encontram em campanha eleitoral até 4 de Julho.

Afirmando em entrevista à agência Lusa ser difícil prever o vencedor das eleições, Ramos--Horta admitiu que caso ninguém ganhe com maioria, os líderes dos

principais partidos estão dispostos a dialogar.

O antigo chefe de Estado timorense referia-se à Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), ao Conse-lho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e ao Partido Democrático (PD). “Pode ser a Fretilin (a ganhar as eleições),

mas se for a Fretilin eu sei que está muito mais pragmática, flexível para entabular diálogo com o CNRT e, decididamente, com o PD não acho que haja quaisquer problemas. Se for o CNRT, também acredito. O irmão Xanana Gusmão é uma pessoa super-pragmática, muito sensível, que não tem tabus em relação à

Fretilin e muito menos em relação ao PD.” Para o ex-Presidente, quer um quer outro estão muito abertos à formação de um Governo que possa ajudar a consolidar a estabilidade no país, permitindo o grande arranque económico nos próximos cinco anos.

COMPETÊNCIAS E ACORDOSPara Ramos-Horta, serão aquelas metas que vão orientar Xanana Gusmão (CNRT), Mari Alkatiri (Fretilin) e Fernando La Sama de Araújo (PD). “Não estou a falar de nova coligação de cinco partidos, estou a falar de um cenário em que haverá dois ou três partidos que influenciam o próximo Governo e que também será um governo de personalidades fortes, com mérito e legitimidade que vem da resistên-cia, e com gente com competência técnico-profissional.”

As últimas eleições legislativas, realizadas em 2007, foram ganhas pela Fretilin, que acabou por não ser convidada a formar Governo, na sequência de uma coligação parlamentar entre o CNRT, o PD, o Partido Social-democrata (PSD) e a Associação Social-democrata Timorense (ASDT).

Em 2007, a Fretilin obteve 29,02% dos votos, o CNRT 24,10%, o PSD/ASDT 15,73% e o PD 11,30%.

Supercomputador da IBM ultrapassa K da Fujitsu

te do a uma velocidade de 55 quilómetros por hora, segue agora rumo ao centro do Japão, deta-lhou a agência nipónica de meteorologia.

A passagem do tufão obrigou, até ao momen-to, o cancelamento de 372 voos internos, levou à evacuação de várias áreas na província de Wakayama, no centro do país e à alteração do

serviço de comboios e barcos. As autoridades recomendaram a mais de 1.800 pessoas em quatro províncias do centro do Japão a abandonarem as suas casas por se encon-trarem localizadas em zonas de risco, indicou a televisão pública NHK.

A agência meteo-rológica prevê que o tufão provoque chuvas nas próximas 24 horas em Honshu, a principal ilha do arquipélago, com precipitações que devem alcançar os 500 milíme-tros na região de Tokai (centro). Espera-se que na região de Kanto, na qual se encontra a capital, Tóquio, as chuvas alcan-cem os 300 milímetros, enquanto que em Kinki e Shikoku, a sudoeste de Tóquio, os 400.

Depois da passagem do Guchol, a agência nipónica antevê que o arquipélago seja afec-tado pelo tufão Talim, actualmente no sul da China.

Page 12: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

TREINADORDE BANCADA

12 quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

E TUDO O DINHEIRO MOVIMENTA

• RELVADO PRINCIPAL

Esta Espanha é um bocejoMarco [email protected]

DER Fussbal … Er ist das Opium des Volkes.

Se fosse vivo, Karl Marx tinha no futebol pano para mangas para escrever uma abada de manifestos. Em vez de apontar baterias à religião e ao capital, o apóstolo do socialismo podia perorar à vontade sobre as lides da bola que o Manifesto não deixava, ainda assim, de ser Comunista. Antes da Premier

League inglesa se tornar numa máquina de fazer dinheiro, o futebol britânico era sinónimo de selvajaria. Depois da vitó-ria da Selecção dos Três Leões no Campeonato do Mundo de 1966, a modalidade resvalou aos poucos para uma idade das trevas e a 29 de Maio de 1985, em Bruxelas, atingiu um clímax trágico.

Ironicamente, o desastre de Heysel Park pautou o arranque de uma nova era para a moda-lidade. O futebol-indústria, como hoje o conhecemos,

nasce do sangue de todos quantos perderam a vida há 27 anos. Hoje o futebol é substancialmente diferente: já não é o “desporto de favela, jogado em estádios de favela, para quem mora nas favelas” sobre o qual se ultrajou o Sunday Times na sequência dos fatídicos acontecimentos de Bruxelas.

Nem tudo mudou, no entanto. Numa época de es-pantosa e totalitária raciona-lidade, nada nos transforma em bestas tão rapidamente

quanto o futebol. Em termos puramente matemáticos, é dos fenómenos mais arbitrários do mundo e ainda assim todos nos arrogámos a ver no caos ordens estabelecidas.

MORTE AO DOGMAA sacrílega e até ontem gene-ralizada ideia de que Espanha é a mais forte candidata a triunfar em Kiev é um bom exemplo. Se houvesse mais do que caos na contenda e justiça fosse feita, a Croácia estava hoje em festa. A Espa-

GONÇALO LOBO PINHEIRO

• A populaça de Macau quer Portugal nas meias-finais. Não, não sou eu quem o diz mas sim os apostadores, que colocam as cores lusas na fase seguinte. Assim, sem espinhas... ou melhor, com pataquinhas.Dados oficiais revelaram ontem que Portugal está a pagar apenas 1,65 patacas por cada pataca apostada caso a Selecção treinada por Paulo Bento vença a República Checa no tempo regulamentar dos quartos--de-final do Europeu de futebol.Um empate nos 90 minutos – que todos nós desejamos que não aconteça – vale 3,3 patacas por cada pataca apostada e a vitória dos checos está com a cotação em 4,7 patacas.E como o dinheiro é que manda, aqui solto mais uma. Soube que a nossa coqueluche está no top 10 da Forbes para os desportistas mais bem pagos do mundo. Cristiano Ronaldo ganha por ano 332 milhões de patacas. Upa, upa, puxadote,

devem estar a pensar. Mas o dinheiro não é tudo – ou não deveria ser. O avançado português tem que continuar a provar com a sua sapiência futebolística que merece ganhar estes – obscenos – valores. Que se mantenha a jogar como fez contra a Holanda. CR7, para além de ter o bolso recheado – ao contrário da maioria dos portugueses -, precisa de um título ao nível das Selecções e o país agradece. Está nas mãos dos 23 escolhidos, com tranquilidade, fazer magia. Eu acredito!Aqui do alto da bancada pa-rece, em jeito de conclusão, que esta gente, com guito ou sem ele, está com Portu-gal. O meu desejo é que na sexta-feira possamos estar a festejar mais um avanço na competição, desta vez até às meias-finais. Depois, bom depois tudo é possível. Se o caneco nos fugiu na nossa terra que venha ter connosco agora. E já agora, umas pataquinhas a mais no bolso não me fariam grande mal.

O defesa direito da Repú-blica Checa, uma figura

em ascensão (diz-se que já tem acordo com o clube alemão Werder Bremen) é conhecido pelas arrancadas atacantes, os bons cruzamentos e, claro, por ser o primeiro negro a jogar pela sua selecção.

O racismo já o encontrou, quase sempre nas claques dos clubes adversários, naquela estupidez universal de imitar sons simiescos. Selassie res-ponde com futebol inspirado, que não pára de evoluir, es-tando já em muito bom nível para os seus 25 anos. “Há um negro na presidência do país mais poderoso do mundo e continuam a falar sobre a minha chamada à selecção checa. É estranho.”

A sua boa disposição – está sempre a rir – é outra arma. A mãe, Jana, conta que ele cresceu rodeado de amigos. “Uma das professo-ras foi certeira quando disse

• JOGO JOGADOGebre Selassie

que ele ‘fez o seu caminho de estudante com um sorriso nos lábios’.” O pai, Chamola, deu-lhe os genes africanos. Quando era um jovem etíope, foi estudar Medicina para a então Checoslováquia, apai-xonou-se e ficou por lá. Uma história comum nos regimes comunistas da época, que recebiam muitos estudantes de outros países.

Nos quartos de final, Selassie terá como opositor directo Cristiano Ronaldo. Vai ser mais difícil manter o sorriso.

Page 13: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

13quarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Em 1992, no Europeu organizado na Suécia, não era suposto a Dinamarca lá estar. Contudo, a guerra nos Balcãs afastou a Jugoslávia da prova e os dinamarqueses foram repescados. Fizeram uma prova de sonha, culminado com a vitória sobre a Alemanha, na final, dois grandes golos e Schmeichel, na baliza, a defender tudo e mais alguma coisa. Um vídeo alargado a não perder.

• RELVADO PRINCIPAL

Esta Espanha é um bocejo REPETIÇÃO

• MICHEL PLATINIComo jogador foi, goste-se ou não, um dos melhores de sempre. Como homem e dirigen-te, Platini é das figuras mais detestáveis do mundo do futebol. Prepotente e chauvinista, ao presidente da UEFA falta em “sentido de estado”, o que lhe transborda em soberba. A uma figura como Platini o mínimo que se pode pedir é respeitosa contenção. O militantismo que demonstrou antes do Espanha-Croácia lança sombras sobre a UEFA e envergonha o futebol.

• IKER CASILLASQuando o guarda-redes é o melhor que uma equipa tem para oferecer, está tudo dito. Casillas tem fama de ser um dos melhores do mundo e foram defesas como as que o guarda-redes do Real Madrid fez frente à Croácia que justificam o estatuto. Numa equi-pa que nunca se encontrou dentro de campo e que só num passe de Fàbregas conseguiu deslumbrar, Casillas foi gigante. Se Espanha está nos quartos-de-final, só a ele o deve.

www.facebook.com/hoje.macau

COM A BOLA TODA FORA DE JOGO

MESTRE PU YIADIVINHA

• Mestre Pu Yi já recuperou parte das suas forças cósmicas, mas quer interromper adivinhações de resultados, pois acha que estão com interferência de sombras parapsicóticas, um género particularmente agressivo de desvio sensorial. No entanto, deixa hoje outra previsão: no próximo jogo, Cristiano Ronaldo vai, garantidamente, mudar de penteado ao intervalo.

www.facebook.com/hoje.macau

DINAMARCA CAMPEÃ

nha que venceu em Gdansk é um bocejo, o futebol que pratica um enfado.

Pragmática, sem se revelar demasiado defensiva, a Cro-ácia cortou as linhas de passe dos espanhóis e banalizou o fu-tebol dos campeões do mundo. Com um colete-de-forças bem arquitectado e muita entrega, os croatas transformaram o tiki-taka dos espanhóis em tiki-kaka, um futebol estéril e enfadonho que envergonhará o jogo se por algum milagroso rasgo prevalecer em Kiev.

RELVADO SECUNDÁRIO

• À VOLTA DO ESTÁDIO

BALOTELLI BRILHA MAS BONUCCI NÃO O DEIXA FALAR Mario Balotelli, controverso como sempre, desta vez não teve oportunidade para isso. O avançado do Manchester City marcou um belo golo diante da Irlanda, contudo não festejou e quando quis falar, provavelmente para o seleccionador, que pela primeira vez o deixou no banco, Bonucci tapou-lhe a boca.

PETIT EXULTA COM CRISTIANO RONALDOO ex-internacional português Petit disse que Cristiano Ronaldo consegue transformar as críticas em forças para trabalhar e ajudar com golos a Selecção Nacional. “As críticas tornam-no mais forte, já sabemos disso. Ele transforma as críticas em golos e as pessoas passam a adorá-lo.”

PEPE OK PARA DEFRONTAR REP. CHECAA Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esclareceu que nada de grave se passa com Pepe, razão pela qual o defesa-central estará à disposição para a preparação do jogo com a República Checa. De acordo

com o boletim clínico, o jogador “realizou exames de rotina aos tornozelos”, sendo certo que “integrará o treino de terça-feira sem limitações”.

CECH DIZ QUE PORTUGAL TEM UMA EQUIPA CHEIA DE ESTRELASÉ do guarda-redes Petr Cech a primeira análise de Portugal por parte da República Checa. O guardião do Chelsea elogia a Selecção portuguesa mas diz que a sua Selecção fará de tudo para passar às meias-finais do Euro 2012. “Portugal tem uma equipa cheia de estrelas experientes. Vamos fazer tudo para nos qualificarmo-nos.”

PLATINI DESILUDIDO COM A ELIMINAÇÃO DA HOLANDA Michel Platini admite ter ficado “desiludido” com a eliminação da Holanda do Euro 2012. O presidente da UEFA perspectiva uma final “Espanha-Alemanha” no próximo dia 1 de Julho, em Kiev. “A eliminação da Holanda significa que o Europeu é mais difícil que o Mundial. Fiquei desiludido pela Holanda. E a eliminação da Rússia também foi uma grande surpresa pela negativa.”

MATHIEU VALBUENA E AS CUECAS COLORIDASComo principal accionista e embaixador da marca Kahmo, comprada em 2010 pelo seu agente Christophe Hutteau, nunca o médio do Marselha perde uma oportunidade para mostrar o seu vestuário colorido, mas de gosto duvidoso. Pior ainda, o ex-jogador do Libourne inundou a Europa com as suas cuecas e o gosto terrível sem limites.

DANIEL AGGER VENCE RAUL MEIRELESO actual capitão da Selecção da Dinamarca, e jogador do Liverpool, tem as costas completamente cobertas por uma tatuagem gigante onde se podem ler coisas como o provérbio em latim «Mors Certa, Hora Incerta». Raul Meireles, quando estava no Liverpool, costumava perguntar a Agger onde tinha feito as suas tatuagens. O objectivo de Meireles era, um dia, igualar Agger na quantidade de tatuagens espalhadas pelo corpo.

UM ÍDOLO CHAMADO BENITO MUSSOLINIAlberto Aquilani nunca escondeu as suas preferências políticas. Enquanto adolescente,

tinha vários bustos de Benito Mussolini em casa, oferta de um tio. Aliás, o jogador já criticou as políticas de imigração, afirmando que os imigrantes criam demasiados problemas. “O meu tio tem uma grande admiração por Mussolini e deu-me alguns objectos relacionados.”

• ITÁLIA 2 – REPÚBLICA DA IRLANDA 0A Irlanda surgiu ainda mais aguerrida do que o costume – Buffon fez duas grandes defesas – mas no final imperou a lei do mais forte. Os italianos venceram com um golo de Cassano e outro, ao cair do pano, por Balotelli.

REMATE DO DIA

• “NÃO SOMOS MÁQUINAS”Andres Iniesta, médio espanhol, depois do jogo que opôs a sua selecção à Croácia.

Page 14: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

14 publicidade quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

VIVA O EURO-2012COM O

E, melhor aindaque um polvono aquário, temos cá Mestre Pu Yi, o gato adivinho que acerta sempre nos resultados. Ou quase.

• Todos os dias, em duas páginasa cores, a informação que interessa sobre o acontecimento desportivodo ano. Os bastidores, as tácticas,os falhanços, os momentos de glória.

Page 15: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

ANÚNCIO

Para os devidos efeitos, vimos por este meio notificar o representante do agregado familiar da lista de candidatos a habitação social abaixo indicado, no uso da competência delegada pela alínea 7) do n.º 1 do Despacho n.º 32/IH/2011, publicado no Boletim Oficial da RAEM, n.º 32, II Série, de 10 de Agosto de 2011 e nos termos do n.º 2 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro:

Nome N.º do Boletim de candidatura LONG HEI FAI 5014609

Após as verificações deste Instituto, notamos que o total do rendimento mensal do agregado familiar de candidato a habitação social acima mencionado ultrapassa o valor constante da tabela I do n.º 1 do Despacho do Chefe do Executivo n.º 74/2011, alterado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 170/2011, pelo que não reúne os requisitos exigidos para arrendamento de habitação, nos termos da tabela I do n.º 1 do Despacho do Chefe do Executivo n.º 74/2011, alterado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 170/2011, alínea 3 do artigo 2.º e n.º 1 do artigo 3.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009 (Atribuição, Arrendamento e Administração de Habitação Social), este Instituto informou-o por meio de ofício, com o n.º 1109150033/DAH, datada de 16 de Setembro de 2011, a solicitar ao interessado acima mencionado para apresentar por escrito a sua contestação pelo facto acima referido no prazo de 10 (dez) dias a contar da data de recepção do referido ofício, mas não fez a entrega da sua contestação dentro do prazo indicado. Nos termos dos n.º 1 do artigo 46.º do Regulamento Administrativo n.º 25/2009 (Atribuição, Arrendamento e Administração de Habitação Social), artigo 5.º, n.º 2 do artigo 9.º e alínea 2) do artigo 11.º do Regulamento de Candidatura para Atribuição de Habitação Social, aprovado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 296/2009, assim como da decisão do despacho do Chefe do Departamento de Assuntos de Habitação Pública deste Instituto, exarada na Informação n.º 1850/DAHP/DAH/2011, a respectiva candidatura foi excluída da lista geral de espera.

E nos termos dos n.º 3 do Despacho n.º 32/IH/2011 e artigo 155.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, cabe recurso hierárquico necessário da respectiva decisão administrativa, ao Presidente deste Instituto, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de publicação do presente anúncio, o recurso hierárquico tem efeito suspensivo.

A Chefe do Departamento de

Assuntos de Habitação Pública, Substª.

Ng Lok Mui 15 de Junho de 2012

15publicidadequarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

NOTIFICAÇÃO EDITAL N.º 89/2012(Trabalho ilegal – pagamento das multas)

Considerando que se revela ser impossível notificar, nos termos do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 52/99/M, de 4 de Outubro, do artigo 68.º e do n.º 1 do artigo 72.º do Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 57/99/M, de 11 de Outubro, WU TSZ LEUNG ALEX (titular do bilhete de identidade de residente de Hong Kong), LIU YULIAN (titular do título de identificação de trabalhador não-residente), ARELLANO KRISTIAN VILLON (titular do título de identificação de trabalhador não-residente), ROMDANI (titular do título de identificação de trabalhador não-residente), CHEN SHUSUAN (titular do passaporte da República Popular da China) e a sociedade “AGÊNCIA COMERCIAL INTERNACIONAL HUA LI (MACAU) LIMITADA”, pes-soalmente, por ofício, telefone, ou outra forma, sobre a matéria acusada pela eventual infracção à Lei n.º 21/2009 – Lei da Contratação de Trabalhadores Não Residentes, e para o efeito do regime de procedimento da aplicação da respectiva multa, Raimundo Vizeu Bento, Chefe do Departamento de Inspecção do Trabalho (DIT), da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL), notifica, nos termos do n.º 2 do artigo 72.º do CPA, os aludidos infractores, do teor da decisão sancionatória em causa, no seguinte: 1. Dado exposto por ter comprovado a acção de WU TSZ LEUNG ALEX, bem como a culpa do infractor, ao abrigo da alínea 1) do n.º 5 do artigo 32.º da Lei da Contratação de Trabalhadores Não Residentes, nos mesmos termos legais da mesma lei, foi aplicada a pena de multa de MOP$ 5.000,00; 2. Dado exposto por ter comprovado a acção dos LIU YULIAN, ARELLANO KRISTIAN VILLON e ROMDANI, bem como a culpa dos infractores, ao abrigo da alínea 2) do n.º 5 do artigo 32.º da Lei da Contratação de Trabalhadores Não Residentes, nos mesmos termos legais da mesma lei, foram aplicadas a cada infractor, a pena de multa de MOP$ 5.000,00; 3. Dado exposto por ter comprovado a acção de CHEN SHUSUAN, bem como a culpa do infractor, ao abrigo da alínea 1) do n.º 1 do artigo 32.º da Lei da Contratação de Trabalhadores Não Residentes, nos mesmos termos legais da mesma lei, foi aplicada, a pena de multa de MOP$ 10.000,00; 4. Dado exposto por ter comprovado a acção da sociedade “AGÊNCIA COMERCIAL INTERNACIONAL HUA LI (MACAU) LIMITADA”, bem como a culpa da infractora, ao abrigo da alínea 3) do n.º 1 do artigo 32.º da Lei da Contratação de Trabalhadores Não Residentes, nos mesmos termos legais da mesma lei, foi aplicada, a pena de multa de MOP$ 10.000,00. 5. Informa-se ainda que, nos termos do n.º 2 do artigo 17.º do Regulamento Administrativo n.º 26/2008 Normas de Funcionamento das Acções Inspectivas do Trabalho, conjugado com as alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 145.º e os artigos 149.º e 155.º do CPA, os actos administrativos em causa podem ser impugnados, no seguinte: a) Mediante reclamação para o autor do acto (Chefe do DIT), no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do dia seguinte ao da presente notificação; ou b) Mediante recurso hierárquico necessário para o superior hierárquico do autor do acto (director da DSAL), no prazo de 30 (trinta) dias, a contar do dia seguinte ao da presente notificação edital.Por outro lado, nos termos do n.º 4 do artigo 150.º, conjugado com o n.º 1 do artigo 156.º do CPA, o direito acima referido é exercido por meio de requerimento, no qual devem ser expostos os fundamentos (de facto e de direito), juntando os documentos considerados convenientes, não sendo o acto acima mencionado susceptível de recurso contencioso. 6. Mais ficam notificados que, nos termos do artigo 12.º do Regulamento sobre a Proibição do Trabalho Ilegal, e da alínea e) do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 52/99/M, conjugado com os n.os 1 e 2 do artigo 15.º do Regulamento Administrativo n.º 26/2008 - Normas de Funcionamento das Acções Inspectivas do Trabalho, os aludidos infractores devem, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicação da presente notificação edital, comparecer na DSAL para o levantamento da guia de depósito a favor do Fundo de Segurança Social de pagamento da multa e proceder ao seu pagamento. Ficam ainda notificados que, nos 5 (cinco) dias subsequentes aos do prazo acima referido deverão entregar nestes serviços, o documento comprovativo desse pagamento, sob pena das cópias de todos os documentos acompanhadas do comprovativo de cobrança coerciva serem remetidos à Repartição das Execuções Fiscais da Direcção dos Serviços de Finanças para, ser efectuada a cobrança coerciva nos termos legais. Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais – Departamento de Inspecção do Trabalho, aos 14 de Junho de 2012.

O Chefe do DIT Raimundo Vizeu Bento

N.º 184/2012

Page 16: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

16 publicidade quarta-feira 20.5.2012www.hojemacau.com.mo

Relatório de Auditor Independente sobre Demonstrações Financeiras Resumidas

Para os accionistas da CSR Macau – Companhia de Sistemas de Resíduos, Limitada(sociedade de responsabilidade limitada, registada em Macau)

Procedemos à auditoria das demonstrações financeiras da CSR Macau – Companhia de Sistemas de Resíduos, Limitada (a «So-ciedade») relativas ao ano de 2011, nos termos das Normas de Auditoria e Normas Técnicas de Auditoria da Região Administrativa Especial de Macau. No nosso relatório, datado de 16 de Março de 2012, expressámos uma opinião sem reservas relativamente às demonstrações financeiras das quais as presentes constituem um resumo.

As demonstrações financeiras a que se acima se alude compreendem a demonstração de posição financeira, à data de 31 de De-zembro de 2011, a demonstração de resultados, a demonstração de alterações no capital próprio e a demonstração de fluxos de caixa relativas ao ano findo, assim como um resumo das políticas contabilísticas relevantes e outras notas explicativas.

As demonstrações financeiras resumidas preparadas pela gerência resultam das demonstrações financeiras anuais auditadas a que acima se faz referência. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras resumidas são consistentes, em todos os aspectos materiais, com as demonstrações financeiras auditadas.

Para a melhor compreensão da posição financeira da Sociedade e dos resultados das suas operações, no período e âmbito abran-gido pela nossa auditoria, as demonstrações financeiras resumidas devem ser lidas conjuntamente com as demonstrações finan-ceiras das quais as mesmas resultam e com o respectivo relatório de auditor.

Bao, King ToAuditor de ContasErnst & Young - Auditores

Macau, aos 16 de Março de 2012

CSR MACAU – COMPANHIA DE SISTEMASDE RESÍDUOS, LIMITADA

RELATÓRIO ANUAL DA ADMINISTRAÇÃO – 2011

No decurso do ano de 2011 a Sociedade dedicou-se à execução do contrato com o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), no âmbito do qual a Sociedade se obrigou a pres-tar os seus serviços para remoção e limpeza dos resíduos sólidos comunitários em todo o território da RAEM. O referido contratou expirou em 28 de Fevereiro de 2011, tendo sido todavia sucessiva-mente prorrogado nos mesmos termos e condições, terminando a actual prorrogação em 31 de Março de 2012.

DESEMPENHO GERALApesar das condições económicas adversas, tanto a nível local como internacional, a Sociedade manteve uma actividade opera-cional lucrativa, com uma elevada distribuição de dividendos, con-seguida através da implementação de vários programas de pou-pança de custos/melhoria de eficiência.De acordo com as demonstrações financeiras auditadas do exercí-cio findo a 31 de Dezembro de 2011, a Sociedade apresentou re-ceitas no valor de 175,3 milhões de Patacas (2010: 168,3 milhões de Patacas), com um lucro líquido de 40 milhões de Patacas (2010: 40,9 milhões), correspondente a 22,8% das receitas (2010: 24,3%). O valor total de dividendos pagos aos sócios durante o ano de 2011 ascendeu a 20 milhões de Patacas (2010: 25 milhões de Patacas), ou 11,4% das receitas (2010: 14,8%).

FACTOS PRINCIPAISEmbora a prorrogação do actual contrato de remoção e limpeza dos resíduos sólidos comunitários termine a 31 de Março de 2012, o Governo da RAEM manifestou à Sociedade a sua intenção de prorrogar o contrato por mais doze meses, ou seja, até 31 de Março de 2013.Estamos satisfeitos com o bom desempenho contínuo apresentado pela Sociedade durante o ano de 2011. Os resultados e bom de-sempenho da Sociedade devem-se à qualidade dos serviços pres-tados aos nossos clientes durante o ano transacto.Estamos confiantes de que a Sociedade estará apta a fornecer ser-viços de alta qualidade no futuro, que contribuirão para a contínua melhoria do meio ambiente de Macau.

Aproveitamos esta oportunidade para expressar o nosso agradeci-mento e apreço a todos os funcionários pelo seu árduo trabalho, e aos cidadãos de Macau pelo seu contínuo apoio.

Mark Rudolf Christiaan Venhoek Lam Sio KuanPresidente Administrador

Wong Ka Lok Barry Wynne AdcockAdministrador Administrador

Leung Chi Keung KentAdministrador

Macau, aos 16 de Março de 2012.

Page 17: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

Macau Sã Assado

CIA OU SIA?• Numa dessas escadas dos prédios industriais de Macau encontrámos uma placa “sui generis”. Ali encontrava-se sediada a “Agensia” Comercial Veng Kei Hong. Um dos trabalhadores ainda ficou perplexo à foto tirada e, olhando-me fixamente, encolheu os ombros. Será que se apercebeu da gafe?

E porque Macau sã assi mas também sã assado

Foto: Gonçalo Lobo Pinheiro

17vidaquarta-feira 20.5.2012 www.hojemacau.com.mo

O corpo minúsculo e extremamente leve do mosqui-to cumpre papel

chave para a sobrevivência do insecto quando voa na chuva, segundo cientistas americanos.

A equipa, do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, filmou colisões entre insectos e gotas de chuva.

O filme mostrou que seus corpos oferecem tão pouca resistência que, em vez de a gota de água parar repentinamente, o mosqui-to simplesmente ‘apanha boleia’ da gota e os dois continuam a cair juntos.

Os investigadores des-crevem o seu estudo na revista científica “Procee-dings of the National Aca-demy of Science”. Além de ajudar a explicar como insectos sobrevivem em ambientes molhados, o es-tudo pode, no futuro, ajudar

SE as negociações para um acordo na Rio+20

fossem um jogo de futebol, já estaríamos no prolon-gamento. Os delegados deveriam ter chegado a consenso até sexta-feira, depois até à madrugada de terça-feira. Agora, uma nova proposta será debatida esta tarde.

O ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Patriota, anun-ciou pouco antes das 7h desta terça-feira que os brasileiros têm um texto a propor, no qual “fizeram o seu melhor para integrar o máximo” daquilo que foi pedido pelas delegações, “mesmo no último minu-to”. Este texto será divulga-

A ANIMA vai fazer uma feira de adopção animal no próximo sábado, dia 24, na praça do Tap Seac.O evento durará das 14h às 17h. A ANIMA convida-o a adoptar. Apareça!

Air Canadá e Airbus usam combustível derivado de azeiteA Air Canada e a Airbus anunciaram, esta segunda-feira, que realizaram o primeiro “voo perfeito” entre Toronto e a Cidade do México, com um avião que utilizou combustível derivado de azeite de cozinha reciclado. De acordo com a agência Efe, esta e outras medidas permitem a redução em 40% das emissões do voo AC991. A Air Canada assegura que o voo do avião A319 entre Toronto e a Cidade do México é o mais ecológico alguma vez feito. O avião utilizou uma mistura em partes iguais do combustível usado normalmente pelos aviões com um biocombustível obtido com a reciclagem do azeite de cozinha. Em comunicado, a companhia aérea revela que a mistura, desenvolvida pela empresa SkyNRG, “foi certificada pelos padrões normais de combustível de reactor e pode ser utilizada de forma segura, sem modificar os sistemas da aeronave”. O voo seguiu a rota mais directa entre Toronto e Cidade do México, “utilizando o perfil de voo vertical mais eficiente e aplicando um Planeamento de Descida Contínua para poupar combustível e limitar o ruído”.

Estudo revela como insectos minúsculos sobrevivem à chuva

Com a ajuda do Tai Chi

Negociações para acordo final da Rio+20 voltam a ser adiadas

Em águas de bacalhaudo às 11h (hora de Lisboa) e a discussão numa sessão plenária acontecerá três horas e meia mais tarde.

Os responsáveis brasilei-ros decidiram, assim, adiar para as 13h30 as negocia-ções sobre o documento “O Futuro que Queremos”, com 50 páginas, que os líderes mundiais irão as-sinar no final da Rio+20. As negociações deveriam ter sido concluídas nesta madrugada.

“Se compararmos estas negociações a um jogo de futebol, o tempo re-gulamentar já terminou e estamos no prolongamen-to. O prolongamento não pode durar mais do que o jogo”, disse na noite de

segunda-feira o chefe da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueiredo, em conferência de imprensa. Oficialmente, acrescentou, o documento deveria ter sido concluído na chamada pré-conferência, que ocor-reu de quarta a sexta-feira da semana passada. Para trás ficaram cinco meses de negociações, coordenadas pelas Nações Unidas, que falharam em levar para a Rio+20 um acordo sobre os princípios da sustenta-bilidade.

No final da conferência, o documento deverá ser aprovado e ratificado pelos 193 países membros das Nações Unidas, entre 20 e 22 de Junho.

pesquisadores a projectar minúsculos robôs voadores que são tão impermeáveis aos elementos quanto os insectos. “Espero que isso faça as pessoas pensarem sobre a chuva de forma um pouco diferente”, disse o líder da equipa, David Hu.

COMO UMA ARTE MARCIALHu quer entender todos os “truques” que os insectos

minúsculos usam para so-breviver.

Após várias tentativas do que ele descreve como o jogo de dardos mais difícil da história, a equipa con-seguiu atingir mosquitos voadores com gotas de água e filmar o resultado.

Cada gota tinha entre duas e 50 vezes o peso de um mosquito, então o que os cientistas viram deixou-os

surpresos. Descrevendo os resultados, Hu citou a arte marcial chinesa Tai Chi. “Existe a filosofia de que se você não resiste à força do seu oponente, você não vai senti-la”, explicou, acrescentando de seguida: “É por isso que eles não sentem a força, simplesmente se unem à gota, (os dois) tornam-se um e viajam juntos”.

Quando um objecto em movimento choca contra outro, a interrupção repentina do movimento produz a força destruidora. Por exemplo, quando um carro viaja a 50 km por hora e atinge uma parede, a parede e o carro têm de absorver toda a energia carregada pelo carro em movimento, provocando estragos.

O truque, para um mos-quito, é que ele provoca pouquíssima ou pratica-mente nenhuma diminuição na velocidade da gota e absorve quase nada da sua energia.

Para o pequenino mos-quito, no entanto, o drama não termina quando ele sobrevive à colisão com a gota. É preciso escapar do casulo de água antes que rebente contra o chão, a mais de 32 km por hora. Nesse ponto, entra em acção uma outra técnica de sobre-vivência do insecto: os pelos que cobrem o seu corpo são impermeáveis à água. Os resultados não enganaram: todos os mosquitos estuda-dos conseguiram separar-se da gota de água antes dela atingir o solo.

Page 18: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

18 cultura quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

José C. [email protected]

“MU S A d e Silêncio” é o nome da mostra

de trabalhos que a escultora francesa Nathalie Decoster põe à disposição do público da RAEM, a partir de hoje no Museu de Arte de Macau (MAM).

Nathalie Decoster viaja pelo mundo através de uma aproxi-mação filosófica, criando inter-câmbios profundos com gente de todas as origens e culturas. É com este “alimento espiritual” que tenta alcançar o pensamento universal, pode ler-se na página da internet da escultora. Embora continue a trabalhar o bronze Nathalie Decoster começou também a usar outros materiais menos convencionais como

Ondjaki recebeu Prémio Bissaya BarretoO escritor angolano Ondjaki recebeu esta segunda-feira, em Coimbra, o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012. A distinção, à qual está associado um prémio monetário de cinquenta mil patacas, foi atribuída ao autor pelo livro “A bicicleta que tinha bigodes”, editado pela Caminho em 2011. A sessão de entrega do prémio teve lugar na sede da Fundação Bissaya Barreto, em Bencanta (Coimbra). A decisão do júri, formado por Isabel Alçada, Rui Veloso e Lúcia Santos, foi unânime. A obra de Ondjaki competia com mais de 260 obras, de 48 editoras.

Rolling Stones desmentem fim da bandaOs Rolling Stones desmentiram o rumor que surgiu num tablóide britânico sobre o final da banda com um espectáculo na edição de 2013 do festival de Glastonbury. Ao jornal The Guardian, representantes da banda garantiram que Mick Jagger e companhia não actuarão no evento. Também fontes do próprio festival disseram que a especulação sobre um concerto dos Rolling Stones em Glastonbury, onde nunca tocaram, não é novidade, mas que não houve quaisquer negociações para que tal acontecesse em 2013. “Toda a gente, neste ano em que não houve Glastonbury, pensa que encontrou o alinhamento perfeito. Mas, até ao momento, não há nada para confirmar ou desmentir”. Recorde-se que o Sunday Mirror citou fontes alegadamente próximas da banda que teriam dito que os quatro elementos dos Rolling Stones teriam concordado em fazer do próximo ano um ano de despedida: “É um caso de agora ou nunca, e obviamente Glastonbury é o festival mais importante do circuito. Estão todos muito entusiasmados... É uma saudação final”.

Festival do Fado em Madrid capaz de “tocar qualquer nacionalidade”O Fado vai estar em destaque pela segunda vez na capital espanhola. Mariza, Ana Moura e Ricardo Ribeiro vão marcar presença em Madrid na segunda edição do Festival do Fado, entre 21 e 24 de Junho. Conferências, cinema, exposições e uma feira gastronómica são outras apostas da programação. Segundo a experiência de Mariza, o Fado tem sido sempre bem aceite pela comunidade espanhola. “O fado tem magia, melancolia de ser português, mas, ao mesmo tempo, sentimentos do mundo”, explica a fadista. “Porque todos sentimos paixão, amor, saudade e, por isso, o fado consegue tocar qualquer nacionalidade”, acrescenta.

Museu de Arte de Macau inaugura exposição de escultora francesa Nathalie Decoster

Abrandar e meditar

Exposição de Joana Vasconcelos inaugura em Versalhes

Arte ao mais alto nível

contemporâneas carregadas de humor, e inspiradas no quoti-diano. Com materiais como o ferro ou o cimento, presentes nas grandes cidades de todo o mundo, Nathalie cria peças que nos dão uma sensação de infinito e nos convidam a abrandar e a meditar.

A exposição que hoje inau-gura pelas 18h30 no MAM mostra-nos cerca dessas 20 pe-ças, versando o relacionamento entre o homem, o tempo e a natureza, bem como os modos de pensar.

o aço, o vidro, o cimento ou o alumínio, para criar as suas peças de arte.

O enorme número de exposi-ções colectivas, mas sobretudo individuais, já a levaram a países como o Brasil, a Suíça, Inglaterra, ou Itália, para além duma série de mostras no seu próprio país. Os seus trabalhos estão ancorados numa visão feminina e estóica do tempo e da fragilidade da vida humana, diz no seu site. As figuras geo-métricas de bronze contam-nos pequenas histórias filosóficas

JOANA Vasconcelos é a primeira mulher

e a mais jovem artista a representar a arte con-temporânea no Palácio de Versalhes, em Paris, com 17 obras, algumas conhe-cidas, outras inéditas. A exposição, que teve neste dia inauguração oficial, abriu ao público ontem e encerra a 30 de Setembro.

O ministro dos Ne-gócios Estrangeiros por-tuguês, Paulo Portas, considerou que a expo-sição da “genial Joana Vasconcelos” no Palácio de Versalhes mostra um Portugal “criativo, con-temporâneo, na moda e actual”, mas com muito de tradição. Em decla-rações aos jornalistas na inauguração da expo-sição da artista plástica no Palácio de Versalhes, em Paris, Paulo Portas classificou Joana Vas-concelos como “genial, internacional, tradicio-nal e empresarial”.

Paulo Portas afirmou que cada visitante de Versalhes pode ver nas peças de Joana Vas-concelos um “Portugal inovador, criativo, con-temporâneo, muito na moda, actual e ao mesmo tempo com elementos de

tradição” evidentes nos “materiais e temas” da exposição, que ilustram “coisas da identidade” portuguesa. “Raras ve-zes nós pudemos mostrar de forma tão extraordi-nária um Portugal con-temporâneo, moderno e ao mesmo tempo com um olhar de identidade

rio de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, anunciou que a artista plástica vai representar Portugal na próxima Bie-nal de Veneza, em 2013.

Em comunicado, o governante afirmou que Joana Vasconcelos nunca foi a artista convidada do pavilhão português no certame, mas que “está na altura de corrigir essa falha”. “[A artista] Tem colocado o nome de Por-tugal ao mais alto nível no mercado mundial da arte”, justificou, acres-centando que as obras de Joana Vasconcelos, conhecida pelo seu tra-balho de escultura, “le-vam ao exterior a marca identitária e tradicional de Portugal ao mesmo tempo que expressam uma modernidade as-sombrosa”.

Joana Vasconcelos, nascida em Paris em 1971 e conhecida principal-mente pelo seu trabalho de escultura, já teve obras ex-postas em Veneza, Paris, Londres, Brasil e Hungria, entre outros locais.

A Bienal de Veneza é uma das mais importantes exposições mundiais de arte e realiza-se bianual-mente desde 1895.

como aqui”, salientou o ministro, que indicou ter dado o contributo ne-cessário para que Joana Vasconcelos expusesse em Versalhes “nas me-lhores condições”.

O chefe da diplomacia portuguesa destacou que “poucos artistas contem-porâneos” conseguiram

chegar a Versalhes e que Joana Vasconcelos chegou “longíssimo pelo seu pé e ainda vai chegar mais longe porque é muito nova”.

NA BIENAL DE VENEZA 2013Mas as novidade não se ficam por aqui. O secretá-

Page 19: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

19culturaquarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Andreia Sofia [email protected]

DESTA vez a sua própria colecção acabou por ficar um pouco em segundo plano, mas nem por isso

deixaram de olhar para o processo de transformação presente na escolha dos artistas que vão levar a Pequim. Pela primeira vez a dupla Manuel Correia da Silva e Clara Brito, que formam a Lines Lab, vão ser um dos curadores de um projecto na capital chinesa intitulado “Whatever you want – New media show”, graças ao convite do curador Gu Zhen-qing. A equipa de curadores é ainda composta por Philipe Codognet, de França, bem como Du Xiyun e Lin Yujie, de Taiwan.

Para além de apresentarem a sua colecção “Super Heavy Li-ght, desta vez em versão vídeo, a Lines Lab leva os trabalhos de dois artistas de Macau, o projecto “Molting City” do francês Yves Sonolet e o “ADC_90th Cube Project” pela dupla Mo Design. “What ever you want” tenta

Lines Lab faz curadoria de exposição em Pequim

“Tudo o que quiseres” em vídeoManuel Silva e Clara Brito vão fazer parte da equipa de curadores da exposição “What ever you want – New media show”, que decorre esta quinta-feira em Pequim. Para além do seu projecto “Super Heavy Light”, a dupla leva trabalhos de Yves Sonolet e Mo Design

mostrar ao público o lugar que os novos media ocupam na socieda-de actual, sendo que os mais de 20 artistas presentes prometem mostrar trabalhos em vídeo nas mais diversas vertentes.

Nas palavras de Clara Brito, o mais importante na selecção dos trabalhos foi o olhar para eles como fazendo parte de “um processo”. “Não nos interessava propriamente a parte final, mas o facto de ter a ver com um percurso”. Tal ponto está ligado ao facto da formação base da dupla ser em design de equipamento, pelo que existiu

desde o inicio a curiosidade de olhar a transformação de algo que começa como design e que termina num vídeo.

CUBOS E CIMENTOEssa ligação está bem patente no trabalho “ADC_90th Cube Project” que a dupla de criadores Mo Design vai levar à capital chinesa. Trata-se de um vídeo que mostra todo o processo de criação até chegar ao produto final, um poster. Já Yves Sonolet apresenta um trabalho que já é do conhecimento do público.

Em “Molting City”, o artista francês fotografou pedaços de Macau antigo, tendo procedido depois a uma digitalização e ma-nipulação das mesmas.

Quanto à colecção “Super Heavy Light”, esta também já tinha sido mostrada em Macau, por ocasião da primeira edição do Macau Fashion Link. Mas se a passadeira do Albergue SCM presenciou o trabalho na forma de roupas, desta vez os materiais base estarão retratados numa instalação vídeo.

“Filmámos os cimentos em

vez de fotografar, garantindo um jogo de sombras e luzes em movimento. É esta reciclagem que vamos apresentar com o mesmo tema, mas em diferentes suportes”, disse Manuel Correia da Silva.

Esta é a primeira vez que a Lines Lab trabalha neste projecto enquanto curadores. O primeiro contacto com Gu Zheqing surgiu em meados de Abril do ano passa-do, por ocasião do evento “África Siu Siu Mi”, uma exposição de arte africana que integrou o “Photo Spring Festival”.

Page 20: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

20 desporto quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

A A s s o c i a ç ã o de Futebol de Macau (AFM) garante que o

castigo aplicado ao treina-dor da Casa de Portugal é para cumprir e justifica-se argumentando que a deci-são “vai de encontro ao que foi feito no passado para este tipo de situações”.

Recorde-se que em Maio, Pelé foi irra-diado, depois de ter alegadamente agredido um árbitro. Na altura, o técnico argumentou que a associação não tinha o direito de se envolver num caso que aconteceu fora de instalações des-portivas e garantiu que o castigo foi decidido sem

A revista Forbes publicou ontem a lista de despor-

tistas mais bem pagos do Mun-do. Da extensa lista algumas surpresas saltam à vista num top 10 que, obviamente, conta com um português: Cristiano Ronaldo, pois claro. Ainda assim, sublinhe-se, o craque do Real Madrid não é o fu-tebolista mais bem pago. No topo, apesar da idade e longe da competição mais acesa está nada mais que David Beckham.

De acordo com a revista americana, dois lutadores de boxe foram os atletas mais bem pagos do mundo em 2011. Falamos de Floyd Mayweather Jr, que recebeu 85 milhões de dólares, seguido por Manny Pacquiao, com 62 milhões. No sexo feminino, a mulher que mais lucrou no ano passado foi Maria Sharapova. A tenista russa faturou 27,9 milhões aparecendo na 26ª posição no ranking.

Pereira Cristóvão formaliza demissãoPaulo Pereira Cristóvão já formalizou junto da Mesa da Assembleia Geral do Sporting o pedido de demissão do cargo de vice-presidente do clube. O antigo responsável para a área do Património do clube de Alvalade tinha anunciado a demissão na passada terça-feira, mas só ontem a Mesa da Assembleia Geral recebeu o pedido. Recorde-se que Paulo Pereira Cristóvão foi ouvido na quinta-feira passada no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo sido indiciado de cinco crimes (denúncia caluniosa, devassa da vida privada através de informática, burla qualificada, peculato e branqueamento de capitais), além da proibição de exercer qualquer cargo no Sporting, proibição de entrada em qualquer instalação do clube e contactar qualquer elemento do mesmo clube.

FC Porto PSG volta à carga por HulkO Paris Saint-Germain mantém-se na corrida por Hulk. De acordo com os relatos mais recentes oriundos de França, o clube da cidade luz estará disposto a desembolsar 530 milhões de patacas para garantir o concurso do avançado do FC Porto. Segundo noticia o site blogolo, o PSG entrou em contacto com Teodoro Fonseca na passada semana, dando conta ao representante do “Incrível” de que o interesse continua de pé. Contudo a proposta dos gauleses fica aquém das 720 milhões de patacas já anteriormente admitidas pelo PSG. O Chelsea tem sido apontado como o destino mais provável para Hulk, havendo todavia em Inglaterra outros candidatos à contratação do avançado. Além do Manchester City, também o Tottenham terá entrado em cena, algo a que não serão alheias as notícias que colocam André Villas Boas a caminho de White Hart Lane, na próxima época.

Benfica Sidnei regressa ao Benfica O Besiktas não vai accionar o direito de preferência por Sidnei, pelo que o defesa-central brasileiro vai regressar ao Benfica no início da época. Segundo a Imprensa turca, Sidnei não entra nas contas do novo treinador do Besiktas, Samet Aybaba, que também não pretende exercer a opção pelo português Bebé e pelo brasileiro Edu, cedidos pelo Manchester United e pelo Schalke, respectivamente. Em conhecidas dificuldades financeiras, o clube de Istambul prepara uma autêntica limpeza no balneário, estando os responsáveis do clube a negociar vários jogadores, entre eles os portugueses Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa e Hugo Almeida.

AFM diz que cumpriu as regras perante alegada agressão a árbitro

Pelé continua irradiado e enfrenta processo judicial

que tivesse sido ouvido.Depois de alguns me-

ses, o secretário-geral da AFM, Benjamim Chio Kam Vai, não tecen-do grandes argumentos, abriu um pouco o jogo ressalvando que “a as-sociação agiu de acordo com os estatutos e indi-

cações da FIFA”. A alegada agressão

de Pelé ao árbitro está a ser seguido pelas au-toridades policiais – no mês passado, o técnico confirmou ter sido ouvido na esquadra. O treinador admitia a possibilidade de avançar com um processo judicial e garantia que iria recorrer da decisão tomada pela AFM.

SUB-23 E HONG NGAI DESCEM DE DIVISÃOSe dúvidas houvessem, eis a resposta de Benjamim Chio Kam Vai sobre quem desde da Liga de Elite para a 2.ª divisão: “Os Sub-23 e o Hong Ngai são as equipas que descem.”

A confirmação foi feita pelo secretário-geral da AFM, contudo o dirigente nega que o Kei Lun tenha desistido da subida à Liga Elite. “Até este momento, não houve qualquer in-formação nesse sentido”, explicou.

Depois de muitas críticas lançadas durante a época futebolística, Benjamim Chio Kam Vai explicou-se sobre as inspecções médicas feitas aos jogadores e a capacidade de controlo da associação. “Neste momento, há entre 1500 a 2000 jogadores. A as-sociação não consegue estar a inspeccionar um a um. Cada equipa entrega

documentos que provam que o jogador está em bom estado para jogar. A associação não duvida de nenhuma das equipas”, afirma Benjamim Chio Kam Vai, que afastou a possibilidade de existência de doping em Macau.

Quanto à tão fala-da profissionalização, o secretário-geral da AFM disse ter esperança que esse objectivo possa ser alcançado, mas entende que se trata de uma meta a longo prazo. “Conside-ramos que ainda não é o tempo certo para se falar de profissionalização. É preciso contar com a coo-peração e colaboração de diversas partes”, assinala.

Forbes Ronaldo é o 9.º mais bem pago do Mundo

Dinheirinho do bom

O treinador português Jesualdo Ferreira assinou um novo

contrato com o Panathinaikos, por mais dois anos e meio. “Ficar no Panathinaikos é um acto que demonstra o meu grande amor pelo clube e prova a minha vontade em ajudar a construir um novo projec-to”, disse o treinador, de 66 anos, citado pelo site do clube grego.

No clube desde Novembro de 2010, Jesualdo Ferreira conduziu o Panathinaikos a dois segundos lugares e a presenças na Liga dos Campeões, apesar das dificul-

dades financeiras, algo que não afectou a decisão do técnico em se manter na Grécia. “Como toda a gente percebe, especialmente neste tempos difíceis que o clu-be está a atravessar, o dinheiro não é o mais importante. Sei os riscos e as dificuldades que vou enfrentar, mas quero ficar no Panathinaikos”, acrescentou Jesualdo Ferreira.

Na próxima época, Jesualdo Ferreira terá a companhia do com-patriota Leonardo Jardim, que as-sinou pelo campeão Olympiakos.

Jesualdo Ferreira renova por mais dois anos e meio

“Por amor” ao Panathinaikos

1. Floyd Mayweather: 85 milhões

2. Manny Pacquiao: 62 milhões

3. Tiger Woods: 59,4 milhões

4. LeBron James: 53 milhões

5. Roger Federer: 52,7 milhões

6. Kobe Bryant: 52,3 milhões

7. Phil Mickelson: 47,8 milhões

8. David Beckham: 46 milhões

9. Cristiano Ronaldo: 42,5 milhões

10. Peyton Manning: 42,4 milhões

TOP 10 (EM DÓLARES)

Page 21: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

21futilidadesquarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

[Tele]visão

Aqui há gato

Sudoku [ ] Cruzadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Tome como alimento. Casta de uva preta, do Minho. 2-Amimar muito a criança (Bras.). Margem elevada do rio. 3-Rim (Ant.). Conta de existência. Inferioridade (Pref.). 4-Tornar-se loiro. Que diz respeito à tua pessoa. 5-Gente do povo, comunal. 6- Dialecto que outrora se falou no norte da França. Nor-nordeste (abrev.). 7-Pessoa sectária do idealismo. 8-Níquel (s.q.). Natural de Macau. 9-Outorgar. Terceiro. O m. q. ionte. 10-De cobre. O m. q. araca. 11-O m. q. enxaimel. Trajar.

VERTICAIS: 1-Nome de mulher. Catálogo dos livros condenados pela Igreja. 2-Preguiça, inacção. Desprezara. 3-Vício, moleza. Principal peça do xadrez. 4-Do corrente ano (abrev. lat.). Fazem avançar girando. Onda Média (abrev.). 5-Apertem com atilho. Pequeno poema medieval. 6-Nocivo, danoso. 7-Ilha de Inglaterra. Ir de dentro para fora. 8-Doutor (abrev.). Encostado, cerce. Ruténio (s.q.). 9-Sorris. Bagatelas. 10-Comilão (Fig.). Chinela com planta de pau (Prov.). 11-Cada um dos bordos da boca. Causar pena ou dor.

HORIZONTAIS: 1-COMA. PADRAL. 2-ACOCAR. RIBA. 3-RIL. TEM. SUB. 4-LOIREJAR. TI. 5-A. COMUNEIRO. 6-OIL. D. NNE. 7-IDEALISTA. P. 8-NI. MACAENSE. 9-DAR. III. ION. 10-EREO. ARRACA. 11-XAIMEL. USAR.

VERTICAIS: 1-CARLA. INDEX. 2-OCIO. ODIARA. 3-MOLICIE. REI. 4-AC. ROLAM OM. 5-ATEM. LAI. E. 6-PREJUDICIAL. 7-A. MAN. SAIR. 8-DR. RENTE. RU. 9-RIS. INANIAS. 10-ABUTRE. SOCA. 11-LABIO. PENAR.

FICAR SOZINHO?NEM PENSAREstou curioso com o ser humano. Alguns (leia-se muitos) não gostam dos outros. É estranho para mim. Na última vez que encontrei duas gatas no jornal fiquei logo apaixonado por elas. Mas elas ficaram pouco tempo e eu fiquei o resto do dia triste.Hoje lembrei-me delas. E tive tantas saudades. Mas ninguém sabe disso, nem mesmo elas. Gosto de estar nesta redação mas é diferente o contacto que tenho com os humanos. Preferia estar com outros gatos. Será que as saudades me podem matar? Bom, mas não me apetece falar mais da minha triste história. O que quero falar mesmo é do ser humano, qual bicho estranho.Recentemente, ouvi dizer que por causa de uma má política da Administração, a habitação social não tem T1 suficientes para os idosos quem vivem sós. Por causa disso, o Governo colocou estranhos a morarem juntos. Caricato, no mínimo.A questão anda a causar diversos conflitos entre os moradores. Uns querem comer enquanto outros querem limpara a casa ou outros querem dormir enquanto outros querem ver televisão.Assim não dá. Vê-se perfeitamente que estas pessoas não querem a vida em conjunto. Mas a vida não pode ser perfeita com estranhos? Muita confusão isto me faz.Se os idosos têm uma vida solitária, que até os filhos já nem lhes ligam, não percebo porque não vivem numa maior comunidade. Triste, muito triste.Eu só anseio ter uma companheira. Não precisa ser elegante como a princesa Diana ou sexy como a Angelina Jolie. Quero mesmo uma gatinha que me queira acompanhar num passeio pelo lago Nam Van. Só isso. É muito difícil?

Pu Yi

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

ANTOLOGIA • MadredeusEsta “Antologia” inclui 15 dos maiores êxitos dos Madredeus, a que se juntam 2 inéditos - “As Brumas do Futuro” (tema do filme “Os Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, com música do maestro António Vitorino de Almeida) e “Oxalá” (que conta com Teresa Salgueiro num registo surpreendente).

LA HABANA - O MELHOR DA MÚSICA CUBANA • VáriosA música de Cuba é uma amálgama de influências, dos colonizadores espanhóis aos escravos africanos, passando pelos diversos povos que passaram pela ilha ao longo dos séculos. São variados os ritmos da ilha: rumba, salsa, merengue, mambo, guajira, son, etc. Neste La Habana, o novo volume de uma série dedicada pela editora Farol à música do mundo, podem encontrar-se representados quase todos os ritmos de Cuba interpretados pelos maiores nomes de sempre: Celia Cruz, Compay Segundo, Omara Portuondo, Septeto Habanero, Carlos Puebla, Sierra Maestra, Ruben Gonzales, Chucho Valdes, entre muitos outros.

[ ] Cinema Cineteatro | PUB

SALA 1DIN TAO: LEADEROF THE PARADE [B]FALADO EM MANDARIM LEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊSUm filme de: Kai FengCom: Alan Kuo, Hung-Sheng, Crystal Lin14.30, 16.45, 19.15

SNOW WHITEAND THE HUNTSMAN [C]Um filme de: Rupert SandersCom: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth21.30

SALA 2SADAKO [3D] [C]FALADO EM JAPONÊS LEGENDADO EM CHINÊS E INGLÊSUm filme de: James WatkinsCom: Daniel Radcliffe, Ciarán Hinds, Janet McTeer14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3PROMETHEUS [3D] [C]Um filme de: Ridley ScottCom: Naoomi Rapace, Michael Fassbender14.30, 16.45, 19.15, 21.30

DIN TAO: LEADER OF THE PARADE

TDM13:01 TDM News - Repetição13:30 Jornal das 24h14:45 RTPi DIRECTO18:30 TDM Entrevista (Repetição)19:00 Euro 2012: Inglaterra - Ucrânia (Repetição)20:30 Telejornal21:00 Montra do Lilau21:30 Brothers and Sisters (Irmãos e Irmãs)22:15 Aquarela do Brasil23:00 TDM News23:35 Os Mutantes01:15 Euro 2012: Suécia - França (Repetição)02:45 Telejornal (Repetição)03:15 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira 14:30 Com Ciência15:00 Gostos e Sabores15:30 Príncipes do Nada 16:00 Bom Dia Portugal 17:30 O Elo Mais Fraco 18:00 Vingança18:45 Destino: Portugal19:15 Trio D’Ataque20:00 Jornal Da Tarde21:15 O Preço Certo22:00 Só Energia22:30 Portugal No Coração

30 - ESPN12:30 US Open Championship 2012 2nd Round15:30 MLB Regular Season 2012 Baltimore Orioles vs. New York Mets18:30 (Delay) Baseball Tonight International 201219:30 (LIVE) Sportscenter Asia 201220:00 Global Football20:30 FINA Aquatics World 201221:00 X Games La Classix22:00 Sportscenter Asia 2012

22:30 Global Football23:00 FINA Aquatics World 201223:30 X Games La Classix

31 - STAR Sports12:00 MotoGP World Championship 2012 British Grand Prix15:30 Max Power 2012/1316:30 ATP - AEGON Championships Final18:00 Wimbledon Official Film 200819:00 Inside WTCC19:30 Mobil 1 The Grid 201220:00 Smash 201220:30 (LIVE) Score Tonight 201221:00 (LIVE) ATP - AEGON International Last 16

40 - FOX Movies12:30 Once Upon A Time13:20 The Da Vinci Code15:50 Angels & Demons18:10 The 6Th Day20:15 Once Upon A Time21:00 Rio22:40 The Tree Of Life

41 - HBO12:10 Pitch Black14:00 Just Go With It16:00 Roseanna’S Grave17:45 Batman Forever19:50 Fast Five22:00 Bean23:35 Three Kings

42 - Cinemax12:45 All-Star Superman14:05 The River Wild16:00 The Werewolf17:30 Armored19:00 Ordinary Decent Criminal20:30 Crimson Force22:00 Paul23:40 The Seven Magnificent Gladiators

Page 22: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

22 opinião quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

Binyomin Jacobs, grande rabino da Holanda, dirigiu-se aos membros do parlamento com a seguinte afirmação: “Se já não tivermos ninguém que possa fazer o abate ritual na Holanda, deixaremos de comer carne”. E isso, obviamente, é o que se deve fazer quando se professa uma religião que exige que os animais sejam abatidos de uma forma menos humana do que aquela que se pode conseguir através de técnicas modernas

Peter Singer *In Público

UAIS são os limites certos da liberdade religiosa? Marianne Thieme, líder do Partido pelos Animais da Holanda, responde da seguinte forma: “A liberdade reli-giosa termina onde o sofrimento humano ou animal começa”.

O Partido pelos Animais, o único partido pelos direitos dos animais com representa-ção num parlamento nacional, propôs uma lei que exige que todos os animais sejam atordoados antes do abate. A proposta uniu líderes islâmicos e judeus em defesa daquilo que consideram uma ameaça à sua liberdade religiosa, porque as suas doutrinas religiosas proíbem a ingestão de carne de animais que não estejam conscientes quando são abatidos.

O parlamento holandês concedeu aos líderes o prazo de um ano para provar que os seus métodos de abate ditados pela religião não são mais dolorosos do que o abate pre-cedido de atordoamento. Caso não consigam fazê-lo, a exigência de atordoamento antes do abate será implementada.

Entretanto, nos Estados Unidos, bispos católicos afirmaram que o presidente Ba-rack Obama está a violar a sua liberdade religiosa ao exigir que todas as grandes entidades empregadoras, incluindo uni-versidades e hospitais católicos, ofereçam aos seus trabalhadores seguros de saúde que incluam a contracepção. E, em Israel, os ultra-ortodoxos, cuja interpretação da lei judaica proíbe os homens de tocar nas mulheres que não sejam suas esposas ou com quem não tenham relacionamento, pretendem separar os lugares para homens e mulheres nos autocarros e suspender o plano do governo para acabar com a isenção do serviço militar para estudantes religiosos a tempo inteiro (63 mil em 2010).

Quando as pessoas são proibidas de pra-ticar a sua religião – por exemplo, através de leis que proíbem determinadas formas de adoração – não poderá haver quaisquer dúvidas de que a sua liberdade religiosa foi violada. A perseguição religiosa era habitual nos séculos passados e actualmente ainda persiste em alguns países.

Mas o facto de se proibir o abate ritual de animais não impede os judeus ou os muçul-manos de praticarem a sua religião. Durante o debate sobre a proposta do Partido pelos Animais, o rabino Binyomin Jacobs, grande rabino da Holanda, dirigiu-se aos membros do parlamento com a seguinte afirmação: “Se já não tivermos ninguém que possa fazer o abate ritual na Holanda, deixaremos de comer carne”. E isso, obviamente, é o que se deve fazer quando se professa uma religião que exige que os animais sejam abatidos de uma forma menos humana do que aquela que se pode conseguir através de técnicas modernas.

O uso e abuso da liberdade religiosaqualquer lugar de um autocarro não viola a liberdade religiosa dos judeus ortodoxos, porque a lei judaica não ordena que se utili-zem os transportes públicos. É apenas uma comodidade da qual se pode prescindir – e os judeus ortodoxos têm dificuldade em acreditar que as leis que professam tivessem o objectivo de tornar a vida o mais cómoda possível.

Da mesma forma, a exigência do gover-no Obama de oferecer um seguro de saúde que cubra a contracepção, não impede os católicos de praticarem a sua religião. O catolicismo não obriga os seus seguidores a gerir hospitais e universidades. (O governo já isenta as paróquias e dioceses, o que es-tabelece uma distinção entre as instituições que são fundamentais para a liberdade da prática religiosa e as que são periféricas.)

É claro que a Igreja Católica teria relu-tância em abdicar das suas extensas redes de hospitais e universidades. Estou em crer que, antes disso acontecer, acabariam por considerar que a contracepção coberta pelo seguro de saúde é compatível com os seus ensinamentos religiosos. Mas, se a Igreja tomasse a decisão contrária, e entregasse os seus hospitais e universidades a organismos que estivessem dispostos a oferecer tal cober-tura, os católicos continuariam a ter liberdade para adorar e seguir os ensinamentos da sua religião. A isenção do serviço militar por convicção religiosa pode ser mais difícil de resolver, porque algumas religiões ensinam o pacifismo. Este problema é geralmente resolvido através de um serviço alternativo que não é menos árduo do que o serviço militar (para que essas religiões não atraiam seguidores apenas por essa razão), mas que não implica lutar ou matar.

O judaísmo, no entanto, não é pacifista, assim, mais uma vez, não está em jogo qualquer questão de liberdade. Os ultra--ortodoxos querem isenção para aqueles que dedicam o seu tempo ao estudo da Torá, justificando que para o bem-estar de Israel, o estudo da Torá é tão importante quanto o serviço militar. No entanto, a opção de um serviço nacional não-combatente não irá resolver esta disputa, a menos que esta consista no estudo da Torá. Mas não há nenhuma razão para que a maioria laica de Israel partilhe a convicção de que ter dezenas de milhares de ultra-ortodoxos a estudar a Torá traga qualquer benefício à nação, e não é com certeza uma tarefa tão árdua como o serviço militar.

Nem todos os conflitos entre religião e Estado são fáceis de resolver. Mas o facto destas três questões, que actualmente causam controvérsia nos seus respectivos países, não dizerem realmente respeito à liberdade de praticar uma religião, sugere que o apelo à liberdade religiosa está a ser mal utilizado.

* Professor de bioética na Universidade de Princeton e professor Laureado

na Universidade de Melbourne

Nem o Islão nem o Judaísmo defendem qualquer obrigação de comer carne. Não peço aos judeus e aos muçulmanos que façam mais do que eu próprio optei por fazer, por razões éticas, há mais de 40 anos.

Restringir a legítima defesa da liberdade

religiosa à rejeição de propostas que impe-dem as pessoas de praticar a sua religião, torna possível a resolução de muitos outros litígios em que se afirma que a liberdade de religião está em jogo. Por exemplo, permi-tir que homens e mulheres se sentem em

Q

Page 23: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

23opiniãoquarta-feira 20.6.2012 www.hojemacau.com.mo

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editores Nuno G. Pereira; Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos Colaboradores António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Carlos M. Cordeiro; Correia Marques; Gonçalo Alvim; Helder Fernando; Jorge Rodrigues Simão; José Pereira Coutinho, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia; Peng Zhonglian; Vanessa Amaro Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

a pal içadaCorreia Marques

Virou-se o feitiço contra o feiticeiro Curioso o fenómeno de

associação de ideias e de factos afastados no tempo e de natureza aparentemente tão diversa que, por vezes, a nossa mente opera. Saibamos lá, nós, porquê. Neste caso que a seguir relato (e não é por acaso) eu sei, mas não digo porque não vale a pena, são contas cá do meu rosário

SSIM é. E aconteceu, também, na noite do passado domingo para segunda-feira. Cristiano Ronaldo espicaçado pelas críticas e pelos gritos das claques adversárias evocando o nome de Messi, seu

eterno rival, encheu-se de brio e bisou. E, com um pouco de sorte ou de grossura a menos do poste da baliza contrária, poderia ter «trisado». É que, como disse o treinador Paulo Bento, Ronaldo não necessita de pro-var nada a ninguém. Apenas e tão só (digo eu) precisa de se concentrar naquilo que sabe fazer bem – e fazer mais e melhor do que os adversários- e deixar-se de penteados, de rodriguinhos e de caretas para as câmaras, pois que serão os golos marcados e não os trejeitos forçados que lhe renovarão o título de melhor jogador de futebol do Mundo. Por enquanto voltou a ser o nosso herói, a dar asas à esperança.

Curioso o fenómeno de associação de ideias e de factos afastados no tempo e de natureza aparentemente tão diversa que, por vezes, a nossa mente opera. Saibamos lá, nós,

porquê. Neste caso que a seguir relato (e não é por acaso) eu sei, mas não digo porque não vale a pena, são contas cá do meu rosário.

Corriam uns três para quatro anos desde o início das minhas lides forenses, estáva-mos em 1988 e decorria uma competição de futebol, a qual retrocedendo no tempo, de quatro em quatro anos, deduzo ser, pre-cisamente, o Europeu, e eu patrocinava no Tribunal de Aveiro um cliente de Ílhavo, Manuel de seu nome; os apelidos esses já se perderam na voragem do tempo. Na altura aquele concelho vizinho de Aveiro, a uns escassos cinco quilómetros, acho que ainda não era cidade e não tinha tribunal. Tratava-se de uma ação de despejo em que o Manuel era réu, a qual tinha por funda-mento a não habitação do prédio arrendado há mais de um ano. Na verdade, ele fora viver para a casa em disputa após o divórcio só que, entretanto, reatara o convívio com a ex-futura consorte e havia noites que já não dormia na casa arrendada, embora nela permanecessem todos os seus pertences, não fosse o diabo tecê-las de novo. No decurso

jogo (nove da noite se a memória me não atraiçoa) não estava em casa. E aí, inespera-damente, a testemunha respondeu: «Ontem não, senhor doutor, ontem não posso garantir se o senhor Manuel estava ou não em casa, porque eu, a essa hora, estava no escritório do seu colega a preparar o julgamento». As coisas ficaram por aí, nada requeri, o dono da casa perdeu a ação e o colega não ficou, em público, bem na fotografia.

Lições de vida, sem moralismos, que a experiência retira destas histórias e de outras mais antigas umas, mais recentes outras? Primeiro: não é avisado tentar atingir alguém no seu brio profissional porquanto quando isso acontece, normalmente, esse alguém agiganta-se e supera-se a si próprio. Segundo: a batota e a chicana nem sempre compensam e, às vezes, mesmo em tribunal, o feitiço vira-se contra o feiticeiro e faz-se justiça. Terceiro: em qualquer contenda nunca se deve menosprezar o adversário, pelo contrário enaltecer a valia da outra parte torna a vitória, quando ela acontece, ainda mais saborosa.

da audiência lá se foram ouvindo, como é da praxe, as testemunhas e quando me calhou a vez de questionar uma das do autor, como na noite anterior tinha havido um jogo de futebol eu presumi que a testemunha (do sexo masculino) o teria visto e perguntei-lhe se ele, sob juramento, poderia garantir em tribunal que o meu constituinte na hora do

A

Page 24: Hoje Macau 20 JUN 2012 #2635

quarta-feira 20.6.2012www.hojemacau.com.mo

car toon por Steff

Ciclone Será que a estrada entre o Venetian e o Galaxy pertence a dois donos diferentes? De um lado é capim, do outro lado está tudo limpinho. Então??????POR FERNANDO

Alzheimer deve-se a proteína infecciosaUm artigo publicado na revista ´Proceedings of the National Academy of Sciences´ defende que a doença de Azheimer se deve a uma proteína infecciosa. A conclusão é de uma equipa de cientistas, liderada por Stanley Prusiner, da Universidade da Califórnia, que defende que a doença é causada por uma “proteína infecciosa”, ou priões, tal como a doença das vacas loucas. A proteína consegue, uma vez no cérebro de um animal ou humano, contagiar outras células, para que estas também passem a ser anormais, degenerando o tecido cerebral.

G20 quer menos austeridadeO G20 defendeu a necessidade de uma revisão da política orçamental europeia, nomeadamente a redução da austeridade, durante a cimeira que decorre no México. O apelo do grupo, que reúne as 19 economias mais poderosas e emergentes, alerta para a possibilidade de, com a defesa da moeda única europeia, de possa “romper a ligação entre risco soberano e risco bancário”. Segundo o comunicado final da cimeira que terminou ontem em Los Cabos, no México, citado pela AFP, o G20 pede a revisão da política orçamental europeia, a aposta em medidas de criação de emprego e de crescimento económico, além de destacar as consequências da austeridade.

Egipto Irmandade Muçulmana apela a protestosOs decretos emitidos pelo Conselho Superior das Forças Armadas está a ser alvo de crítica no Egipto. A Irmandade Muçulmana apelou a população a sair às ruas contra as medidas. Os militares são acusados pela Irmandade Muçulmana de levar a cabo um “golpe de Estado”. Recorde-se que no último sábado os generais decretaram a dissolução do Parlamento na sequência do Supremo Tribunal ter considerado que nas eleições ocorreram “violações constitucionais”. Um outro decreto do Conselho Superior das Forças Armadas reclama para si vários poderes, incluindo o legislativo.

Vaivém em miniatura termina viagemUm avião espacial não tripulado, chamado , aterrou este fim de semana na base de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, após 469 dias em órbita. O X-37B tem cerca de um quarto do tamanho de um vaivém espacial, tendo apenas cinco toneladas e 8,44 metros de comprimento e uma envergadura de asas de 4,57 metros. Este foi o segundo voo de um vaivém deste género, mas este tinha a bordo um conjunto de equipamentos classificados como “secretos”, segundo a AFP. A NASA descreve este avião espacial como um veículo que vai “testar e validar tecnologias no ambiente do espaço e os resultados permitirão construir um vaivém de socorro de astronautas na Estação Espacial Internacional”.

Durão Barroso não tolera lições de democracia O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse, esta segunda-feira, que a União Europeia não está no México para receber lições de democracia ou de gestão económica dos parceiros do G20, alguns dos quais nem são democracias. “Na Europa somos democracias. Nem todos os membros do G20 são democracias. Tomamos decisões democraticamente, o que significa às vezes que leva mais tempo, porque somos uma União de 27 democracias e temos de encontrar o consenso necessário.”

Obama e Putin unem--se e pedem fim da violência na Síria O presidente norte-americano, Barack Obama, e o presidente russo, Vladimir Putin, mostraram, esta segunda-feira, estarem de acordo em relação à necessidade de pôr fim à violência na Síria, mas continuam a não concordar em relação a Bashar al-Assad. Os dois líderes debateram o conflito na Síria onde pediram “o fim imediato da violência” e defenderam que os sírios devem decidir o seu futuro “de forma democrática”.

Uma das 35 barra-cas de Coloane, que vão ser alvo de recuperação ou

reconstrução, vai ser transfor-mada num Museu do Dragão e numa casa de chá, avançou ontem o Governo.

O Plano de Reordenamento Urbano do Quadrante Oeste da Rua dos Navegantes, foi apresentado pelo Serviços de Obras Públicas aos moradores, no último domingo. O novo projecto pretende avançar com a construção de um passeio

Moradores reivindicam direitos sobre as barracas de Coloane

Governo quer Museu do Dragão

da DSSOPT têm de optar se integram ou não este regime de avaliação. Os residentes das noves construções precárias de madeira têm outra prerrogati-va. Ou optam por continuar a residir nas palafitas ou desis-tem do arrendamento, podendo ser realojados pelo Governo.

CONTESTAÇÃO DE MORADORESAlguns moradores da Associa-ção dos Moradores de Coloane mostraram-se preocupados com o facto das palafitas serem sobretudo usadas por peque-nas empresas, que pretendem integrar o regime de avaliação para arrendamento, e garantir as suas casas comerciais. Por essa razão, dizem, vão reunir-se num consórcio de comerciantes para participar em peso no concurso.

Outros moradores querem ver garantido que a DSSOPT abra as aplicações para os moradores de Coloane em primeiro lugar, e só depois para os restantes. Acreditam, por isso, que os moradores têm direito à residência pelo que pretendem alcançar uma situ-ação vantajosa para ambas as partes, moradores e Governo. Além disto, na reunião, os re-sidentes manifestaram também preocupações relativamente ao termo de arrendamento e às propriedades.

Ainda sob futuro incerto estão as cinco construções ilegais na rua dos Navegantes.

ribeirinho em madeira, uma ciclo-via, além de pretender revitalizar o comércio e possibilitar a entrada na zona das indústrias criativas. O trânsito será proibido, com excep-ção feita a veículos autorizados.

O Governo compromete-se a “arrendar primeiramente” as palafitas aos actuais moradores, embora esteja a ser estudado um regime de avaliação para arrenda-mento das palafitas. Assim, os 11 titulares de licenças de ocupação a título precário emitidas pela Capitania dos Portos, bem como os dez que as receberam por via

DESTRUIÇÃO PREVENTIVA DO PLANETA XXX-LAKK