hoje macau 28 jun 2011 #2398

16
hoje AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 PUB MOP$10 macau DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ TERÇA-FEIRA 28 DE JUNHO DE 2011 ANO X Nº 2398 A lei tartaruga TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 31 HUMIDADE 60-95% CÂMBIOS EURO 11.4 BAHT 0.3 YUAN 1.2 PUB O caso recente de um estudante alegadamente vítima de agressão sexual por parte de um assistente social não deixou indiferente o Instituto de Acção Social. Para já, é o reforço dos princípios éticos das novas gerações de assistentes sociais. >Página 7 O envolvimento do cidadão na avaliação do desempenho do funcionário público tem de crescer, dizem. Mas prós e contras aparecem, quando a questão emerge na crua reali- dade. >Página 5 IAS Ética contra o crime sexual Deve o cidadão avaliar o funcionário? Pelo modo como tratam as bestas, assim se avaliam os ho- mens. O governo tem intenção de legislar sobre a protecção à bicharada mas nunca mais é sábado, isto apesar da lei já existir. Só tem de baixar à Assembleia. Os amigos dos ani- mais é que não pretendem ficar de braços cruzados. Têm iniciativas nas redes sociais e, se nada for feito, planeiam uma marcha pacífica no dia 4 de Dezembro. Por seu lado, Pereira Coutinho interpela o governo. > CENTRAIS Governo não legisla protecção aos animais Sexo PUBLICIDADE PREOCUPA DEPUTADO • PÁGINA 6 Governo de Hong Kong desiste de Museu Bruce Lee UM ADEUS DRAGONÊS • PÁGINA 10 Ter para ler

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 18-Feb-2016

243 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição do Hoje Macau de 28 de Junho de 2011 • Ano X • N.º 2398

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

hoje

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006

PUB

MOP$10macau

DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • TERÇA-FEIRA 28 DE JUNHO DE 2011 • ANO X • Nº 2398

A lei tartaruga

TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 26 MAX 31 HUMIDADE 60-95% • CÂMBIOS EURO 11.4 BAHT 0.3 YUAN 1.2

PUB

O caso recente de um estudante alegadamente vítima de agressão sexual por parte de um assistente social não deixou indiferente o Instituto de Acção Social. Para já, é o reforço dos princípios éticos das novas gerações de assistentes sociais. >Página 7

O envolvimento do cidadão na avaliação do desempenho do funcionário público tem de crescer, dizem. Mas prós e contras aparecem, quando a questão emerge na crua reali-dade. >Página 5

IASÉtica contra

o crime sexual

Deve o cidadão avaliar o

funcionário?Pelo modo como tratam as bestas, assim se avaliam os ho-mens. O governo tem intenção de legislar sobre a protecção à bicharada mas nunca mais é sábado, isto apesar da lei já existir. Só tem de baixar à Assembleia. Os amigos dos ani-mais é que não pretendem ficar de braços cruzados. Têm iniciativas nas redes sociais e, se nada for feito, planeiam uma marcha pacífica no dia 4 de Dezembro. Por seu lado, Pereira Coutinho interpela o governo. > CENTRAIS

Governo não legislaprotecção aos animais

Sexo

PUBLICIDADE PREOCUPA DEPUTADO

• PÁGINA 6

Governo de Hong Kongdesiste de Museu Bruce Lee

UM ADEUSDRAGONÊS• PÁGINA 10

Ter para ler

Page 2: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

2www.hojemacau.com.mo ACTUAL

COREIA CORRUPÇÃONO FUTEBOLUm guarda-redes da liga nacional coreana denominada K-League está envolvido num novo caso de manipulação de resultados, revelou ontem a imprensa da Coreia do Sul. O guarda-redes da liga nacional terá dito às autoridades que combinou os resultados dos jogos do último campeonato, enquanto jogava para os Chunnam Dragons, cita a agência de notícias Yonhap. O futebolista, cuja identificação ainda não é conhecida, estará agora ao serviço da Jeonbuk Hyundai Motors, uma das principais equipas da primeira liga coreana. A K-League já instaurou processos a dez jogadores alegadamente envolvidos no escândalo.

ESTA é a altura ideal para a China realizar em pleno a conversão do yuan noutras moedas, uma vez que o renmimbi já está maduro o suficiente para que a

sua internacionalização seja fácil. Segundo especialistas citados pelo jornal China Daily, o país será capaz de liberalizar as taxas de câmbio em três anos. “Se o yuan não é conversível não precisamos de discutir a internacionalização da moeda em tudo, muito menos, como moeda de reserva”, disse Huang Yiping, professor de economia do Centro de Pesquisas Económicas da Universidade de Pequim.

Em 1996, a China permitiu ao yuan ser convertido para outras moedas aquando da liquidação do comércio, mas não permitiu transacções de activos financeiros locais em activos no exterior e taxas de câmbio do merca-do, temendo que tal medida iria trazer consigo “bolhas” no imobiliário e acções.

Huang disse que é o momento certo para que o Governo chinês retire os limites à conversão do yuan para outras moedas, criando assim a pos-sibilidade de o yuan a desempenhar um papel importante no comércio global e investimento.

O yuan precisa ser mais livremente con-vertível e amplamente utilizado no comércio global para ser incluído no cabaz do FMI, sa-lientou John Lipsky, do FMI. “Fica acordada a possibilidade do renminbi se poder tornar um candidato para inclusão no cabaz do FMI, mas precisa primeiro de se tornar mais livremente e amplamente utilizado nas transacções inter-nacionais”, disse Lipsky.

“Se olharmos para o ambiente macro da China, incluindo as condições fiscais, o sistema financeiro e nossa situação das contas externas, eu acho que todos estes são muito melhores que os de países como Indonésia, Índia, Rússia “considera Huang Yiping. O académico admite que isto não significa que não haverá limite para os fluxos de capital.

Wu Xiaoqiu, professor de finanças sénior da Universidade da China, disse que a China poderia atingir a plena convertibilidade do yuan em 2015.

O Banco Mundial escreveu num relatório no mês passado que em 2025 o yuan poderia vir a tornar-se uma das principais moedas globais, juntamente com o dólar dos EUA e o euro.

Mas alguns observadores temem que a plena convertibilidade do yuan e uma taxa de câmbio baseada no mercado vá impor pressão de grande liquidez na economia chinesa, a segunda maior no mundo, causando o aumento da inflação e as bolhas de activos. “Os problemas da econo-mia da China são feitos em Washington”, disse Ronald McKinnon, professor de economia na Universidade de Stanford. “A taxa de juros a zero por cento dos EUA fizeram que entrasse

dinheiro quente na China e o banco central chinês tem um grande problema controlar isso.”

MAIS TEMPOJá Dai Xianglong, antigo governador do banco central chinês, citado pela agência chinesa Xi-nhua, diz acreditar que o yuan se vai tornar uma moeda totalmente internacional, mas apenas daqui a 15 ou 20 anos.

O primeiro passo será fazer do yuan uma moeda utilizada nas trocas comerciais, segundo permitir aos investidores a colocação e retirada dos seus fundos da China, e o terceiro, será fazer uma moeda de reserva internacional, explicou Dai Xianglong, que actualmente dirige o Fun-do Nacional de Segurança Social chinês. Para atingir estas “três etapas” são precisos entre 15 a 20 anos, afirmou.

O yuan, que actualmente não é convertível nas contas de capitais, continua estritamente indexado ao dólar, com uma margem de flu-tuação diária de 0,5% apenas, em relação ao dólar e a uma taxa central fixada diariamente pelo banco central.

Pequim já encoraja a utilização da sua moeda nas trocas comerciais com os países vizinhos da China, e já permite, a alguns investidores estran-geiros, a utilização dos yuans ganhos no exterior.

Não obstante, o governo chinês desconfia dos fluxos especulativos e mantém um controlo estreito sobre os movimentos de capitais. “Espe-ramos que em 2015, o renminbi possa tornar-se uma moeda importante para os Direitos de Saque Especiais (DSE) do Fundo Monetário Internacional (FMI), acrescentou Dai Xianglong.

A unidade de conta do FMI, o DSE, é um cativo de reserva internacional, criado em 1969 para completar as reservas de troca oficiais dos estados.

O seu valor é actualmente determinado por um painel composto por quatro moedas: dólar, euro, libra esterlina e iene.

A China expressou um “apoio bastante sustentado” à can-

didatura da francesa Christine Lagarde para a direcção do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse hoje à agência Dow Jones o governador do banco central chi-nês, Zhao Xiaochuan. “Ainda não sabemos qual será a situação final” relativamente à escolha do sucessor de Dominique Strauss-Kahn na li-derança do FMI, disse Zhao à Dow Jones, em declarações reproduzidas pela agência France Presse.

Zhao sugeriu contudo que a China já sabe qual dos candidatos irá apoiar: “Actualmente, não parece que haja dúvidas sobre o assunto.”

É a primeira declaração pública de um dirigente chinês de apoio à actual ministra das Finanças fran-cesa na corrida à liderança do FMI.

Lagarde é considerada favorita à sucessão de Strauss-Kahn. O ex--director-geral do Fundo apresen-tou a sua demissão depois de ter sido acusado de agressão sexual

por uma criada de quarto de um hotel de Nova Iorque.

Além de Lagarde, também o governador do Banco Central do México, Agustin Carstens, é can-didato à liderança do FMI.

Nas últimas semanas, Lagarde e Carstens têm viajado pelo mundo a recolher apoios junto de estados--membros influentes. A 9 deste mês, Lagarde visitou Pequim para encon-tros com dirigentes do Governo chi-nês e declarou-se “muito satisfeita” com o resultado das conversações.

Carstens tem procurado mo-bilizar os países emergentes, argumentando que, no mundo contemporâneo, deixou de fazer sentido a regra tácita de atribuir a liderança do FMI a um europeu e a do Banco Mundial a um norte--americano. No entanto, Lagarde parece recolher mais apoios.

O conselho de administração do FMI estará reunido a partir de terça-feira, para tomar uma deci-são, que terá de ser anunciada até quinta-feira.

HU JIA QUER RETOMAR ACTIVISMO COM PRUDÊNCIA O dissidente chinês Hu Jia, libertado no domingo, disse que queria retomar a actividade política, mas que terá em conta as eventuais consequências para a sua família. Hu Jia, que cumpriu uma sentença de três anos e meio de prisão por tentativa de subversão do poder, sublinhou a importância da “lealdade para com a moral e os direitos dos cidadãos”, numa entrevista à estação Cable TV de Hong Kong, emitida no domingo. “É preciso sermos leais à nossa consciência”, disse o dissidente chinês, ao acrescentar que a família lhe pediu que vivesse “uma vida normal” e que não “afrontasse o regime, porque este é muito cruel e viola, de maneira arbitrária, a dignidade dos seus cidadãos”. Hu Jia referiu ainda que irá “fazer de tudo para poder descansar os pais”, mas que apenas lhes pode garantir que será “prudente”, ao dar a entender o seu desejo de recomeçar a actividade política. Na sequência da pena de prisão, Hu Jia viu-se “privado dos direitos políticos” durante um ano. Antes de ser preso em Dezembro de 2007, Hu Jia manifestou-se contra a discriminação de que sofrem os portadores do VIH e seropositivos da China, e contra a degradação do ambiente, antes de se tornar porta-voz de vários grupos de vítimas de abuso de poder por parte das autoridades chinesas. Hu Jia é o segundo dissidente chinês a ser libertado em poucos dias.

Moeda da China vai globalizar-se rapidamente dizem especialistas

Yuan sob todo o céu

CHINA APOIA CHRISTINE LAGARDE PARA DIRECÇÃO DO FMI

Não duvidam, raramente se enganam

Page 3: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

3www.hojemacau.com.mo

Joana [email protected]*

OS crimes ligados ao tráfico de droga no continente estão a utilizar cada vez mais estrangeiros,

mulheres grávidas, menores e pessoas com doenças infecciosas. Os traficantes “recrutam” estes in-divíduos para ajudar na passagem e venda dos produtos, segundo as autoridades fronteiriças. “As pessoas com estas características são facilmente manipuladas para se tornarem a forma principal de traficar drogas”, disse Fan Yuquan,

OS hospitais públicos e privados de Hong Kong deixaram de

aceitar em Abril o agendamento de partos de mulheres procedentes do restante território chinês, que tentam ultrapassar a política do “filho úni-co”, imposta na China. As entidades anunciaram que em 2012 a cota de partos será de 34,4 mil, sendo que 31 mil deles vão ser feitos em clínicas particulares. Dessa forma, o número de pessoas nascidas na antiga colónia britânica cairá 7% em relação a 2011, afirmou York Chow, secretário de Saúde do governo de Hong Kong. Em 2010, foram registados em Hong Kong 88 mil nascimentos,

CHINA TEM DE RESOLVER DISPUTAS NO MAR DO SULO director do Instituto de Estudos do Mar do Sul da China considera que a reclamação de soberania das ilhas Spratly e Paracel pelo Vietname e Filipinas é “um nacionalismo perigoso”, devido aos interesses económicos de ambos países. “Se a China não actuar para conter ambos os países e proteger os seus próprios direitos sobre as ilhas, será mais difícil de defendê-los no futuro”, escreveu Wu Sichun, no diário oficial “Global Times”, ligado ao Partido Comunista da China. Wu Sichun destacou que as recentes disputas de soberania entre os três países, a que se somam as reclamações de Taiwan, Malásia e Brunei, começaram nos anos sessenta e envolveram o destacamento de soldados pelo Vietname e Filipinas para as ilhas. Perante a escalada das tensões, no domingo, Pequim e Hanói acordaram resolver pacificamente a disputa territorial. A partir de terça-feira e durante os próximos onze dias, Estados Unidos e Filipinas levarão a cabo operações conjuntas de monitorização na ilha do sudoeste de Palawan (mar de Sulu), ainda que sejam consideradas exercícios rotineiros. Pequim e Hanói comprometeram-se a realizar negociações amigáveis durante a reunião em Pequim do conselho de Estado chinês, Dai Bingguo e o ministro vietnamita dos Assuntos Exteriores, Ho Xuan Son. O arquipélago situado geograficamente entre o Vietname e as Filipinas conta com uma centena de recifes e ilhotas ricas em peixe e reservas de petróleo e gás.

HONG KONG LIMITA PARTOS DE CIDADÃS DO CONTINENTE CHINÊS

Menos bebés na ex-colónia41 mil deles de mães chinesas do continente - ou seja, 47% do total -, o que reflecte a grande quantidade de mães que tentam violar a política de “filho único” do regime de Pequim e buscam abrigo jurídico na Região Administrativa Especial vizinha.

Segundo o jornal Xin Beijing, uma pesquisa telefónica constatou que 61,1% dos cidadãos de Hong Kong são contra a realização desses

partos em hospitais públicos do seu território. Além disso, 59,7% deles pedem medidas que impeçam as gestantes chinesas de darem à luz até mesmo em clínicas privadas.

As mulheres procedentes do res-tante do território chinês que desejam mais de um filho preferem pagar os custos de deslocamento e parto no território, já que, além do benefício do registo do recém-nascido como cida-

dão de Hong Kong, ainda se livram da exorbitante multa que teriam de pagar caso tivessem o filho numa outra parte do continente.

Segundo York Chow, no primeiro trimestre de 2012 será anunciada a cota para 2013 de partos aceites de mulheres de outras partes da China. O objectivo declarado das autoridades de Hong Kong com essa restrição é garantir serviços de

qualidade, segurança e prioridade das gestantes locais e de seus bebés, além de evitar o congestionamento nos departamentos de Obstetrícia de hospitais e clínicas, indica o Xin Beijing.

A política do “filho único” foi adoptada pela China na década de 1970 como forma de assegurar o controlo de natalidade no país mais populoso do mundo, onde cada mulher é proibida de ter mais de um filho. Já o território de Hong Kong, que até 1997 pertencia à so-berania do Reino Unido, está isento dessa política por causa de seu estatuto semelhante ao de Macau.

Traficantes utilizam grávidas, estrangeiros e doentes para esconder droga

Características ideais para o crimeum agente da província de Yunnan, ao China Daily.

As estatísticas sugerem que a polícia da fronteira deste local terá descoberto 262 casos de tráfico de droga que envolviam 417 indivíduos destes grupos, no ano passado. Entre eles estavam 276 estrangeiros, que estiveram envolvidos em 157 casos, representando 66% dos suspeitos.

O número de menores ou pessoas com doenças infecciosas foi de 60, um aumento de 18,3%. Quanto às mulhe-res grávidas, foram 81 as suspeitas detidas. “Actualmente, de acordo com a lei, as casas de detenção não podem aceitar mulheres grávidas ou

durante o período de amamentação, por isso os traficantes dirigem-se a esses grupos para aproveitar as brechas legais”, disse Fan Yuquan.

Tem havido ainda uma tendên-cia para um aumento na violência destes crimes ao longo dos últimos anos. “Os traficantes de drogas estão dispostos a lutar contra nós”, expli-ca ao jornal China Daily o agente policial. “Alguns deles carregam facas, serras ou até mesmo armas à medida que passam através dos postos de controlo fronteiriços e, uma vez que as drogas são detec-tadas, arriscam as suas vidas para nos atacar.”

Yunnan tornou-se uma artéria no tráfico de droga na China pela sua posição-chave perto das frontei-ras da Tailândia, Laos e Myanmar, de onde provêm 90% dos estupefa-cientes traficados para o continente chinês.

Desde 2010 que a polícia da fronteira de Yunnan esteve envol-vida em mais de dois mil casos relacionados com este crime e de-teve 2.458 suspeitos, apreendendo 2,5 toneladas de drogas e 60,32 toneladas de materiais brutos de estupefacientes. Contudo, estes números não revelam nem 30% do total de tráfico. “Os nossos recursos são limitados em comparação com o tráfego maciço e o enorme fluxo de passageiros através de cada posto de fronteira”, explica o agente policial.

Fan Yuquan afirmou que com a abertura da nova estrada ligando Kunming, capital de Yunnan, com a capital tailandesa Banguecoque, o tráfico de drogas no sul de Yunnan tem aumentado.

As drogas são ocultas nos corpos de traficantes ou escondidas em carga. Zhang Jinlong, um oficial da polícia diz que as autoridades inspeccionam uma média de cinco mil veículos e 15 mil pessoas todos os dias.

Alguns traficantes de droga desenvolveram no entanto cápsu-las especiais de borracha, que não podem ser corroídas pelo ácido do estômago. “As cápsulas podem ter sido melhoradas a ter a mesma densidade que o corpo humano para ajudar a passar no raio-x “, disse Fan Yuquan. Ferramentas agrícolas e o interior de monitores de computador também foram modificados para o tráfico de drogas. * com agências

Região de cultura é região onde nas suas escolas se estude e ensine, na língua local, aos alunos locais, sem complexos nem deturpações, a sua História. (...) Região de vida harmoniosa não é região onde se deixa prevalecer a vontade sôfrega e destruidora dos gulosos especuladores imobiliários. Nestes aspectos (...) é quase como se estivéssemos numa sociedade primitiva. Estamos na sociedade permitida. Helder Fernando P.15

Page 4: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

4www.hojemacau.com.mo POLÍTICA

Deve o cidadão avaliar desempenho dos trabalhadores dos serviços públicos?

Burocracia, contradições e conformismoEnvolvimento do cidadão na avaliação do desempenho do funcionário público tem de crescer, defende académica da Universidade Normal de Huinan. Tudo se baseia “no respeito da sensibilidade do cidadão” como pêndulo para a legitimidade das acções governativas. Prós e contras aparecem, quando balanceadas as particularidades do indivíduo.

Gonçalo Lobo [email protected]

O papel e os efeitos do envolvimen-to do cidadão na administração pú-

blica é um assunto permanente e inundado de contradições”, defende Yan Haina, doutorada em Ciências de Gestão pela Universi-dade Normal de Huanan.

Contudo, e apesar de um siste-ma político ter de, entre diversas funções, reflectir a vontade do público, ele também é capaz de proteger os procedimentos buro-cráticos da máquina que é a Admi-nistração Pública, esquivando-se a perturbações causadas por acções excessivas por parte da população. “Não se pode negar que existe uma certa tensão entre o envolvimento do cidadão e a eficiência das acções de gestão governativa”, pode ler--se no documento.

Desde sempre, e isso é igual em todos os países do mundo, a clas-sificação do serviço do funcionário público decorre sempre no seio do sistema burocrático. Para a aca-démica Yan Haina, “a introdução do elemento de envolvimento do cidadão na classificação de serviço dos funcionários públicos choca com os princípios organizativos do sistema burocrático”.

Numa sociedade em que a sua economia é altamente desenvol-vida, como é o caso de Macau, a população tende a exigir mais dos serviços público, no entanto haverá sempre um entrave a esse anseio. A distribuição injusta da riqueza pela sociedade tem--se agravado em Macau o que multiplica os apelos e petições feitos pelas associações e diversos grupos sociais.

Yan Haina acredita que para fazer certa face a este problema, o Governo “não só deve revelar que a sua capacidade seja suficiente para responder à vontade pública, mas também deve demonstrar a sua sinceridade para responder aos pelos da população”. “Há que criar mais meios para possibilitar o envolvimento do povo no pro-

cesso de decisão e gestão”, lê-se no estudo.

COMO AVALIAR?O processo de avaliação visa incidir única e exclusivamente no desem-penho dos funcionários públicos e “é um área em que se podem expressar opiniões públicas de forma mais concentrada”.

O cerne da questão está no conteúdo abstracto do próprio Governo. Para isso Yan Haina considera que “obrigar” a comu-nidade a apreciar objectivamente o desempenho da máquina adminis-trativa “poderá ser uma exigência excessiva”.

Apesar disso, sabe-se que dia-riamente quem contacta com os funcionários governamentais é o público em geral e este está atento a todos os processos de real interac-ção. Perante isso, a académica da Universidade Normal de Huinan acredita que “atribuir ao cidadão um direito à classificação de ser-viço dos funcionários públicos não só constitui uma limitação e fiscalização do exercício das suas competências” como também con-tribui para que a população “esteja

outro lado Yan Haina acredita que “a simples tomada de satisfação dos clientes como princípio da avaliação do desempenho dos funcionários” é um princípio que não pode, nem deve ser aplicado a todas as situ-ações, sob pena de “confusão de clientes e executados”.

A CRIAÇÃO DE UM REGIME REFORMISTAJá no tempo da Administração Portuguesa se procedeu à revisão e alteração global do regime de todas as carreiras, com regulação efectiva da função pública. O Estatuto dos Trabalhadores da Administração Pública de Macau, vulgarmente conhecido por ETAPM, sempre consagrou, nos artigos 161.º a 173.º, aquilo que se chama de “regime de classificação de serviço”.

O regime de classificação de serviço fornece fundamento para avaliar de modo objectivo o exercí-cio das funções dos funcionários e para a sua gestão segundo critérios científicos.

Posto isto, “sentir o povo” é um dos objectivos das LAG e da refor-ma do Governo na RAEM. Depois de 1999, o Executivo dedicou-se ao aperfeiçoamento do mecanismo de consulta pública – vulgarmente conhecido por auscultações -, des-tinado a incentivar a participação da população naquilo que são as tomadas de decisão.

Edmund Ho, o primeiro Chefe do Executivo depois da transfe-rência de soberania, sublinhou na altura da sua governação que “o desenvolvimento sustentável de Macau dependerá de uma partici-pação da população nos assuntos da RAEM”. Notou-se logo ali um alargamento dos canais de consulta pública, coisa que Fernando Chui Sai On, o Chefe do Executivo actual, continuou a praticar.

Seja como for, Yan Haina conclui na sua investigação que a “socieda-de civil não se forma num só dia e os impedimentos institucionais e culturais que a participação do cidadão na avaliação do desempe-nho dos funcionários públicos está a enfrentar subsistirão num espaço temporal prolongado”.

mais segura de que os seus pedi-dos e vontades sejam atendidos e respeitados”.

Este jogo duplo pode parecer inviável mas será, concretamente, meio caminho andado para a per-secução e concretização das “soli-citações democráticas ao longo dos processos administrativos”.

EM PROL DA LEGITIMIDADESendo o Governo de Macau impos-to e não escolhido pela população, a introdução do envolvimento do cidadão “não só é a tendência necessária do desenvolvimento da administração democrática, mas também um meio eficaz para incrementar a legitimidade do Governo. “A legitimidade admi-nistrativa pede ao Governo que se responsabilize vigorosamente perante o cidadão, o que é a razão de ser do Governo”, defendem as académicas Cheryl King, Kathryn Feltey e Bridget Susel no seu livro “The Question of Participation: Toward authentic participation in public administration.”

O ponto fulcral é o respeito pela sensibilidade do cidadão e qualquer solicitação que lhe seja

feita só favorece a legitimidade das acções governativas, seja em Macau, seja em Hong Kong, seja no Brasil ou seja em Portugal. “Com a elevação do grau de envolvimento, o cidadão compreenderá melhor o funcionamento do Governo”, justificou Yan Haina na sua tese.

OS PRÓS E CONTRAS DA INCLUSÃOA inclusão do cidadão como nota-dor na avaliação do desempenho dos funcionários públicos, condi-cionada pelo próprio, depende de diversos factores. Assim, a balança terá de ter em conta o peso do “baixo nível de cultura e conheci-mento do cidadão”, bem como a sua cultura política tradicional e domínio ou não das informações necessárias para o exercício dessa avaliação.

Claro está que a resistência dos funcionários públicos poderá ser outro entrave ao envolvimento do cidadão. A máquina da Administra-ção Pública é pesada e burocrática mas está oleada, para o bem e para o mal. Admitir um envolvimento por parte da população vai de encontra às ideias pré-estabelecidas daquilo que é a especificidade e funciona-mento da Administração. “Haverão sempre choques de ideias porque o funcionamento da Administração assenta nos usos e costumes, na autoridade hierárquica, na espe-cialidade e na não personificação”, afirmou a académica.

Outro ponto a rever prende-se com o valor do envolvimento do cidadão. Para Yan Haina, a parti-cipação do cidadão tem os seus custos: “Caso existam defeitos no esboço da instituição, o processo complexo do envolvimento do público pode gastar muitos re-cursos dos organismos”, referiu fazendo ponte com um exemplo citado pelos académicos Irvin e Stansbury em 2004.

Em concreto, os problemas que ocorrerão com maior facilidade na prática do envolvimento dos cida-dão prendem-se com a “ampliação cega do âmbito da participação e a falta de ponderação rigorosa em seleccionar carreiras e cargos aos quais se aplicam a apreciação”, por

Page 5: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

5www.hojemacau.com.mo

HK ACOLHE ENCONTRO ANUAL PARA PROMOÇÃO DE TURISMO HK-MACAUNo dia 25 do corrente mês ,o director da Direcção dos Serviços de Turismo, João Manuel Antunes, acompanhado de dois subdirectores, chefias e representantes da DST no exterior, deslocaram-se para Hong Kong para uma reunião com a Administração do turismo de Hong Kong(HKTB). Durante a reunião o director da DST enfatizou a importância das relações interpessoais na industria turística, sobretudo na área do planeamento e a importância do encontro. Ainda a HKTB e a DST apresentaram as respectivas situações do mercado, estratégias de desenvolvimento e novos produtos. Essa foi a quarta edição do evento desde a primeira realizada em Macau, em 2008.

Francisco Manhão admite que não saíram confirmações da reunião com Chui Sai On mas confessa que o encontro deu “muita esperança” à APOMAC e mostrou preocupação com os idosos

Filipa [email protected]

OS dirigentes da As-sociação dos Aposen-tados, Reformados e Pensionistas de Macau

(APOMAC) reuniram-se recente-mente com Chui Sai On. Francisco Manhão e Jorge Fão conversaram à porta fechada a convite do Chefe do Executivo e saíram satisfeitos com o que ouviram, apesar de não ter sido confirmado nenhum dos seus apelos. “O encontro foi para nós termos a oportunidade de apresentarmos os nossos projectos e, ao mesmo tempo, fazer ver ao Governo que a inflação aumentou

Virginia [email protected]

COM a inflação a devorar o poder de compra dos cida-

dãos, o Governo viu-se obrigado a acompanhar de perto o evoluir da situação. A maneira como o fez é que, para Au Kam San, deputado da Assembleia Legis-lativa (AL), tem deixado muito a desejar, sobretudo no que diz respeito à forma como alguns governantes estão a encarar o repto. Segundo o democrata, tarefas atribuídas directamente pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On, terão sido tratadas com leviandade pelos seus secretários.

Terá sido justamente com

vista a fazer face à inflação que Chui Sai On indigitou o secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam, e a se-cretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, para que acompanhassem de perto as questões relacionadas com a matéria. No entanto, os dois secretários terão transferido a importante missão para o Instituto para os Assuntos Cí-vicos e Municipais (IACM) e para a Direcção dos Serviços de Economia (DSE), considerando assim cumpridas as instruções do líder do Executivo.

Segundo Au Kam San, o IACM e a DSE estão a tra-balhar sem obter resultados

e os dois secretários já nem sequer estão preocupados com o problema, pelo que as instruções de Chui, na opinião do deputado, ficaram por cumprir. Au questionou se o Governo tinha alguma ideia para combater o problema da inflação; porque é que Tam e Florinda passaram a impor-tante tarefa para o IACM e a DSE sem prestarem o devido acompanhamento ao processo; e se os dois secretários queriam deixar as instruções de Chui “por cumprir”.

A RAEM devia estar a lidar de forma efectiva com o problema da inflação além de tomar uma série de medidas

para atenuar os seus efeitos, desabafou Au Kam San, que viu assim razão para avançar com uma interpelação escrita, pedindo explicações ao IACM e à DSE sobre a ineficácia das medidas até agora tomadas e questionando quais seriam os próximos passos que estes ór-gãos se estavam a preparar para dar. O parlamentar reforçou ainda a crítica inicial: quando Chui Sai On designou os dois secretários para acompanhar a situação, estes ficaram de braços cruzados e sacudiram a água do capote para cima do IACM e da DSE, livrando-se assim da responsabilidade de cumprir a missão.

APOMAC | Francisco Manhão saiu optimista da reunião com Chui Sai On

“Governo está de facto preocupado”

e é uma grande preocupação no que toca à terceira idade”, contou Francisco Manhão ao Hoje Macau.

O aumento das pensões de velhice foi um dos pontos fortes da conversa. O presidente da APO-MAC diz que pediu a Chui Sai

On que aumentasse as pensões. O presidente já tinha demonstrado publicamente o seu desconten-tamento em relação à subida de 1,700 para 2,000 patacas mensais, anunciada no início de Abril. Para Manhão a pensão devia chegar

às 3,000 patacas, e não é a única medida a precisar de ajustes.

”Falámos sobre o subsídio de residência que, do nosso ponto de vista, devia abranger os aposen-tados de Macau que transferiram as suas pensões para a Caixa

Geral de Depósitos”, explicou o presidente. “Nós pedimos um parecer à Direcção dos Serviços de Administração e Função Pública e eles disseram que nós tínhamos esse direito, porque há uma dis-posição legal anterior à transição que dizia que os nossos direitos e benefícios eram mantidos depois de 1999. Foi isso que nos fez avan-çar com este pedido”, justificou. Manhão considera que “se a pró-pria direcção diz que sim” será não só “possível” como “justo” que aconteça. Francisco Manhão aproveitou também para reiterar o pedido de um espaço maior para albergar as instalações da APOMAC, por forma a permitir alargar o programa de actividades e o número de sócios. Há cerca de 100 em lista de espera.

No final, o saldo da reunião foi “bastante positivo”. “Agora ficamos a aguardar a oportu-nidade. Não deram nenhuma confirmação mas eu penso que, como costumamos dizer, o Go-verno é uma “pessoa de bem” por isso temos esperança de ver isto concretizado”, atira Francisco Ma-nhão. “O encontro deu-nos muita esperança de que o Governo está de facto atento a estas situações e preocupado com a terceira idade. Ficámos contentes.”

AU KAM SAN CRITICA LEVIANDADE NA ACTUAÇÃO DO GOVERNO COM PREJUÍZO PARA O POVO

Inflação é coisa mesmo séria

ANTÓ

NIO

FALC

ÃO |

BLOO

MLA

ND.C

N

Page 6: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

6www.hojemacau.com.mo SOCIEDADE

ANÚNCIOHM-1ª Vez 28-06-2011Execução Sumária de Sentença n.º CV2-06-0060-CAO-A 2º Juízo Cível

Exequente: Lau Sio Hei, de sexo masculino, residente em Macau, na Rua de Cantão, Edifício I On, 25º andar C.Executada: Companhia de Importação e Exportação Kwong Lam Limitada, com última sede conhecida em Macau, na Rua de Xangai, Edifício da Associação Comercial de Macau, 10º andar B-D.

Nos autos supra identificados, foi designado o dia 19 de Julho de 2011, pelas 09:30 horas, neste Tribunal, para a venda por meio de propostas em carta fechada, o bem penhorado abaixo identificado.

Imóvel penhoradoDenominação: 2/99 da fracção autónoma, designada por “FR/C” do rés-do-

chão, e correspondentes aos lugares de estacionamento numerados 21 e 22 do primeiro andar do prédio em questão.

Situação: em Macau, na Rua de Xangai, com entrada pelos n.os 112-A a 136.Fim: Para estacionamento.Número de matriz: 71481.Número de descrição na Conservatória do Registo Predial: 22459 a fls. 15 do

Livro B31K.O valor da base da venda: MOP$168.000,00 (Cento e sessenta e oito mil

patacas), correspondendo a 70% do valor matricial do imóvel.Os preços das propostas devem ser superior ao valor da base da venda acima

indicado.Os interessados na compra devem entregar a sua proposta em carta fechada,

com indicação nos envelopes das propostas, a seguinte expressão “proposta em carta fechada”, “2º Juízo Cível” e o “Processo Número: CV2-06-0060-CAO-A”, na Secção Central deste Tribunal, até o dia 18 de Julho de 2011, até 17:45 horas, podendo os proponentes assistir ao acto da abertura das propostas.

É fiel depositária a Srª. CHONG CHOI WAN, residente em Macau, San Hao Ngon, na Rua de Pequim, nº 36, edf. I Chan Kok, 8º andar A, que está obrigada, durante o prazo do edital e anúncio, a mostrar o bem imóvel a quem pretenda examiná-lo, podendo fixar as horas em que, durante o dia, facultará a inspecção.

Quaisquer titulares de direito de preferência na alienação do imóvel supra referidos, podem, querendo, exercerem o seu direito no próprio acto da abertura das propostas, se alguma proposta for aceite, nos termos do artº 787º do C.P.C.M..

Macau, aos 16 de Junho de 2011

PUB

Virginia [email protected]

OS imigrantes que têm filhos a vi-ver fora de Macau querem que o Go-

verno autorize de uma vez por todas a chamada “reu-nião familiar”, para que pos-sam trazer os seus rebentos para morarem com eles. Com um encontro marcado entre a associação que os representa e responsáveis dos Serviços de Identificação, no China Plaza, cerca de duas centenas de pessoas se juntaram à fren-te do local para fazer pressão. Os ânimos exaltaram-se e a polícia chegou a ser enviada para manter a ordem.

Imigrantes furiosos com Governo por não conseguirem trazer filhos para Macau

Queremos as nossas criançasA legislação actual auto-

riza que os pais que residam em Macau possam trazer os filhos para viver com eles, mas só até aos 14 anos. Essa limitação etária é conside-rada injusta pelos membros da Federação de Macau para a Reunião Familiar, que se deslocaram ontem ao China Plaza para se encontrarem com um dos chefes de depar-tamento da Direcção dos Ser-viços de Identificação (DSI) e tentarem fazer valer as suas exigências. Mais de 200 pessoas indignadas com as actuais restrições à reunião familiar juntaram-se nas imediações do edifício para expressar a sua revolta, o que obrigou as autoridades a

reforçar o policiamento para não permitir que a situação fugisse ao controlo e pusesse em causa a segurança.

De acordo com a organi-

zação que luta pela reunião familiar, existem mais de duas mil crianças com idade a mais (ou seja, mais de 14 anos) separadas dos seus

SÃO pequeninas e coloridas, com fotos de lindas meninas em biquíni ou roupa

interior, e estão espalhadas por toda a par-te. Quem nunca viu pelas ruas de Macau estas folhinhas de publicidade a serviços de prostituição? Vários moradores dos Novos Aterros do Porto Exterior (NAPE), preocupados com os efeitos que as mensa-gens desses anúncios possam ter nos mais jovens, fizeram chegar os seus temores ao deputado Mak Soi Kun, que apresentou uma interpelação escrita sobre a questão na Assembleia Legislativa (AL).

Os panfletos, considerados obscenos pelos queixosos, estão a inundar as ruas e, na sua maioria, usam fotos de raparigas “sexy” cobertas com palavras indecentes para, supostamente, atrair clientes. Mak Soi Kun sublinhou que alguns deles chegam mesmo a conter informação detalhada sobre contactos e preços para diferentes “serviços”, pelo que os moradores mani-festaram preocupação com as possíveis consequências desse ambiente no desen-volvimento dos jovens.

Para Mak Soi Kun, existe o risco de que os folhetos das raparigas apetitosas possam facilmente tornar-se alvo de aprendizagem e imitação e induzir os jovens a embarca-rem em comportamentos inapropriados. Por outro lado, é notório o relaxar do acompanhamento do desenvolvimento das crianças, motivado pela vulgarização dos agregados familiares em que tanto o pai como a mãe passam o dia a trabalhar, consequência do rápido crescimento da economia.

Na sua interpelação, Mak Soi Kun questiona se o Governo não teria a res-ponsabilidade de inspeccionar os folhetos “obscenos” que, segundo os moradores, estão a inundar as ruas. Também pergunta se o Governo concorda que esse material publicitário pode ter um impacte negativo no desenvolvimento juvenil e se, partindo desse princípio, consideraria um reforço na fiscalização. O deputado enfatiza que o Governo deveria estar mais preocupado com o ambiente em que crescem os jovens e com a sua educação sexual. - V.L.

PUBLICIDADE “OBSCENA POLUI CABEÇA DOS JOVENS”

O perigo da imitação

pais pela legislação local, sendo que mais de mil famí-lias apresentaram pedidos para poderem trazer para Macau os seus filhos. Os

apelos são fortes para que o Governo os ajude a resolver o problema do excesso de idade que impede os seus filhos de se qualificarem para a vinda para Macau.

“Ao princípio, o Governo prometeu-nos uma reunião com o director da DSI, mas depois mandaram-nos o chefe de departamento para se encontrar connosco”, queixou-se Lei Iok Lan, encarregada da Federação para a Reunião Familiar. “Não percebo porque é que os responsáveis do Governo tem medo de se encontrarem com os pais requerentes”, desabafou. O chefe de depar-tamento terá ouvido os seus apelos e prometeu que os iria encaminhar para o Governo. Mas Lei Iok Lan afirma que não está a ser dada uma resposta directa às questões colocadas pelo que a atitude da DSI não é satisfatória.

De acordo com a orga-nização que representa os pais, foram já enviadas ao Executivo inúmeras cartas a solicitar reuniões com representantes do Governo, mas que estes não se querem encontrar com eles e que, por isso, disseram para que se dirigissem à DSI. Uma peti-ção foi entregue no dia 19 de Maio ao Gabinete do Chefe do Executivo (GCE), que se comprometeu a analisar a matéria, mas sem fornecer qualquer informação deta-lhada de como efectuar o acompanhamento dos casos.

A federação (ainda em processo de registo enquan-to associação) lembra que se tem encontrado pratica-mente todas as semanas com deputados da Assembleia Legislativa (AL), tendo já explicado a sua luta a Chan Meng Kam e José Pereira Coutinho, entre outros. “Não estamos satisfeitos com a resposta desta vez, mas pelo menos o Governo mostrou alguma sinceri-dade”, referiu Lei Iok Lan, adiantando que, caso volte a não haver resposta por parte da DSI, o próximo passo será voltar a “chatear” o GCE.

Page 7: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

7www.hojemacau.com.mo

PUB

ANÚNCIOASSUNTO: ESTABELECIMENTO DA OBRIGATORIEDADE DE PRESTAÇÃO DE EXAME PARA OS MEDIADORES DE SEGUROS QUE VENDAM SEGUROS LIGADOS A FUNDOS DE INVESTIMENTO (“INVESTMENT- LINKED LONG TERM INSURANCE”)

A AMCM informa o público em geram e os mediadores de seguros do ramo vida em particular que, a partir do dia 1 de Julho de 2011, ao abrigo do Aviso n.º 007/2011-AMCM, de 27 de Maio, passa a ser obrigatório a aprovação em exame para os mediadores de seguros do ramo vida que queiram vender seguros ligados a fundos de investimento (“Investment-Linked Long Term Insurance” (IL)).

Relativamente aos mediadores de seguros do ramo vida já autorizados ou que o sejam até ao dia 30 de Junho de 2011, é concedido um período de transição até 30 de Junho de 2013 para a obtenção de aprovação no exame anteriormente referido, caso queiram continuar a efectuar a venda dos seguros em apreço.

De acordo com o previsto no Aviso n.º 008/2011-AMCM, de 2 do corrente, é permitido a dispensa da prestação da prova supramencionada desde que o requerente seja detentor do grau de aproveita-mento emitido por entidades indicadas nesse aviso.

Os avisos números 007/2011-AMCM e 008/2011-AMCM estão publicados no Boletim Oficial, II.ª série, n.º 24, de 15 de Junho.

Autoridade Monetária de Macau, aos 16 de Junho de 2011.

Pel’O Conselho de Administração:

O Presidente do Conselho de Administração, Anselmo Teng.

O Administrador, António José Félix Pontes.

Virginia [email protected]

O caso recente de um estudante alega-damente vítima de agressão sexual

por parte de um assistente social está a ser investigado judicialmente, mas não deixou indiferente o Instituto de Acção Social (IAS), que manifestou a intenção de fazer os pos-síveis para evitar que casos semelhantes se repitam no futuro, nomeadamente através do reforço dos princípios éticos das novas gerações de assistentes sociais.

O IAS comprometeu-se a tomar as de-vidas medidas para lidar com a situação, de acordo com o presidente do organismo, Iong Kong Io. O instituto, assegurou, sempre funcionou de acordo com os prin-cípios gerais adequados para regular uma conduta íntegra e eticamente inatacável dos assistentes sociais. O IAS, garantiu o

responsável, vai reforçar continuamente os trabalhos relacionados com essa matéria no futuro.

Após o incidente, referiu o Iong Kong Io, o IAS prestou algum serviço de apoio emocional à vítima (um rapaz de 19 anos) e à sua família. O responsável garantiu que os futuros assistentes sociais seriam todos contratados tendo presente a legislação re-levante do “Estatuto dos Trabalhadores da Administração Pública de Macau” e directi-vas internas para exigir aos novos “recrutas” uma conduta obrigatoriamente honesta e dedicada que cumpra os deveres e respeite a ética. Iong sublinhou que o IAS iria prestar formação específica aos novos candidatos e à equipa actual, caso necessário, e indicou que o sistema de certificação de assistentes sociais iria passar a incluir questões éticas e códigos sociais assim que a legislação per-tinente fosse estabelecida.

Joana [email protected]

FOI ontem formali-zada a cooperação entre Macau e Hong para a formação de

profissionais para o novo sistema de metro ligeiro, a ser implementado no terri-tório em menos de três anos.

A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) e a MTR Corpo-ration Limited, empresa responsável pela gestão e operação do metro da vi-zinha RAEHK, assinaram um memorando de entendi-mento onde ficou acordada a formação de funcionários para as áreas de administra-ção, técnicas, manutenção e funcionamento do metro pela empresa de Hong Kong.

Sem quaisquer dados sobre custos, número de alu-nos ou datas previstas para o início dos cursos, Shuen Ka Hung, director da DSAL, defende que este é apenas o primeiro passo para o plano de formação e que a entidade está ainda “a negociar com os serviços das obras públicas

IAS QUER GARANTIR ÉTICA DOS ASSISTENTES SOCIAIS

Crimes sexuais intoleráveis

Metro ligeiro | Trabalhadores do território formados por empresa de Hong Kong

Traçado de experiência para Macauda RAEM acerca da natureza e do conteúdo do concurso e na assistência do emprego dos formandos”.

O responsável afirma que o papel da DSAL é apenas o de servir como “plataforma” para a organização de cursos e que, só depois de entrar em diálogo com a MTR e com os serviços públicos do território, se podem saber a quantidade e o tipo de fun-cionários necessários para satisfazer as necessidades de funcionamento do novo meio de transporte.

Shuen Ka Hung acredita que a MTR não vai “focar-se em custos muito elevados”. É a empresa de Hong Kong quem vai definir conteúdos e áreas a leccionar, pontos fulcrais para saber custos, mas o director da DSAL salienta que estes “não vão ser muito altos”, até porque o dinheiro que vai sair dos cofres do Governo servi-rá maioritariamente para subsidiar os transportes e a residência de eventuais for-madores que se desloquem de Hong Kong para Macau. “Não há custos certos, mas

serão decerto razoáveis”, diz Shuen Ka Hung.

Os cursos são apenas dirigidos a residentes da RAEM e não vai ser cobrada qualquer propina, tendo os formandos apenas que pa-gar as despesas do material didáctico.

AINDA HÁ TEMPO“Numa primeira fase pre-tendemos organizar um curso de formação sobre conhecimentos gerais dos transportes públicos, pelo que nessa altura iremos convidar os formadores de Hong Kong para virem leccionar a Macau”, avança o responsável pela DSAL.

Sem pressa, até porque

“há tempo suficiente para formar mão de obra que chegue para o serviço do metro”, Shuen Ka Hung adiantou que as próximas duas semanas vão ser de di-álogo e negociações para que se respondam às questões ainda sem dados concretos.

No entanto, o director da DSAL não põe de parte a possibilidade de formar uma equipa de pessoal que possa dar formação no território de forma fixa. “Gostáva-mos de ter uma equipa de formadores aqui em Macau, de forma a minimizar os custos da formação”, disse acrescentando que “vai ser ponderada a possibilidade de um estágio de formandos na MTR”.

William Chan, director dos recursos humanos da MTR, salientou que a empre-sa tem uma vasta experiência na área do desenvolvimento, gestão e formação de pessoal do metro. O responsável caracteriza este como “um

dos acordos básicos mais importantes na área dos transportes públicos de Macau”.

Desde 2009 que a MTR tem cooperado com a DSAL na organização de formação de recursos humanos e esta empresa foi inclusive uma das entidades que ofereceu vagas de estágio para os alu-nos do território graduados no ensino superior.

A MTR Corporation conta já com 30 anos de ex-periência no planeamento de instalações e funcionamento do sistema de metro ligeiro de várias cidades do interior da China, Pequim e Londres, entre outras cerca de 40 regi-ões em todo o mundo.

NOVO HORÁRIO E TARIFAS COM A INTRODUÇÃO DO NOVO FERRY Terá inicio a partir do dia 1 de Julho do corrente ano, o primeiro novo serviço da ferry. As rotas dos serviços da ferry serão entre o central-cheung Chau assim como entre ilhas( Peng Chau, Mui Wo, Chi Ma Wan e Cheung Chau) de acordo com a nova licença. Os novos horários e as novas tarifas para o central-cheung chau serão aplicadas juntamente com o novo sistema de tarifas que serão introduzidas para os serviços da ferry entre ilhas. Para canalizar o fluxo de passageiros durante o pico durante a noite a ferry funcionara de segunda a domingo(excepto nos feriados), a navegação da ferry regular partirá do central para Cheang Chau ás 19h15 e a navegação da ferry ordinário as 19h30 na central será mudado para pratida as 19h40.

Page 8: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

8www.hojemacau.com.mo vida

Pereira Coutinho intercede pela protecção dos animais

E essa lei quando sai?

A ÚNICA CRIA DE LINCE-IBÉRICO DE SILVES MORREU AOS TRÊS MESESChamava-se Hydra e era o único lince-ibérico nascido em cativeiro em Portugal. Acabou por morrer a 9 de Junho, quando tinha três meses, depois de uma paragem cardíaca. Os problemas parecem ter começado com pouco mais de um mês de vida, quando lhe foi detectado um peso inferior ao que seria normal para a idade e uma ferida no pescoço “provavelmente provocada pelo transporte pela mãe”. Passado pouco tempo a cria fez uma fractura do fémur esquerdo e, algumas semanas depois, do direito “sem que se tenha observado algum acidente ou comportamento estranho”. Os técnicos do centro falam de uma deficiência nutricional com distúrbio do metabolismo do cálcio. Hydra “começou a apresentar posturas anormais”, acabando por morrer na sequência de uma paragem cardio-respiratória. Este ano, nasceram nos centros de reprodução ibéricos 40 crias mas apenas sobreviveram 24. Em Silves nasceram cinco mas nenhuma conseguiu sobreviver.

NESTE momento continuam a não existir no território quais-

quer leis que protejam os animais de abusos, maus-tratos, abandono e crueldade. Por isso mesmo, a As-sociação de Protecção aos Animais Abandonados (APAA) e a Meow Space deram início a um movimento cívico que visa unir os cidadãos da RAEM numa luta pacífica a favor do enquadramento legal da condição dos animais de Macau. Em 2008 foi já efectuada uma marcha semelhante e entregue uma petição com cerca de 3000 assinaturas ao Governo. Mas passados três anos a situação está na mesma e esta acção não surtiu qualquer resposta da Administração.

Nem as associações nem cida-dãos que se juntam à causa querem aguardar mais tempo por essas leis e

uniram-se para uma nova caminhada que não visa só os animais mas a “criação de uma sociedade melhor e mais justa”, salienta o comunicado das entidades organizadoras.

A partir de Julho serão recolhidas assinaturas, através da colocação de pequenos postos para o efeito em diversas lojas de animais, clínicas veterinárias, livrarias ou cafés e es-paços culturais e associativos.

Toda a informação pode ser encontrada na página do Facebook criada para este evento: http://www.facebook.com/caw.mo2011. A reco-lha das assinaturas vai terminar no dia 4 de Dezembro deste ano, data que marca a nova caminhada. Inti-tulada “Vamos Marchar Juntos pelos Animais de Macau”, a caminhada vai entregar mais uma petição ao Chefe

do Executivo. As associações orga-nizadoras pretendem, assim, juntar o maior número de cidadãos, tanto através da recolha das assinaturas, bem como para que a caminhada mostre o quão necessária é a a im-plementação desta lei na sociedade de Macau, onde continuam a surgir diariamente excessivos casos de abandono, crueldade, consumo de animais protegidos, falta de qualifi-cação dos médicos veterinários, falta de regulamentação para o uso de animais em estaleiros de construção civil e o risco premente de introdução de raiva através da fraca fiscalização nas fronteiras terrestres com a China.

Reivindica-se sobretudo, mas entre outras medidas, a penalização mais séria para actos de crueldade contra animais.

Joana [email protected]

O deputado Pereira Coutinho quer sa-ber os motivos do atraso e quanto

mais tempo será necessário para que a “Lei da Posse dos Animais” seja apresentado na Assembleia Legislativa. Em interpelação escrita, o também presidente da As-sociação dos Trabalhadores da Função Pública (ATFPM) relembra o Governo que desde 2007 ainda se espera a

MARCHA E RECOLHA DE ASSINATURAS PARA CONTER MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

Pelos melhores amigos do homem

regulamentação que proteja os animais.

De acordo com o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), escre-ve Coutinho, o projecto já esteve em consulta pública há quatro anos e mencionou ainda que “foi prometido” o

seu encaminhamento rápido para o processo legislativo. “Acontece que desde 2007 até a presente data já passaram quase quatro anos e o projecto de está no limbo e não dá sinais de vida”, salienta o deputado.

José Pereira Coutinho diz que a protecção dos animais

do território “se encontra manifestamente insuficiente há mais de uma década” e refere a falta de garantias para o bem-estar animal, a ausên-cia de protecção adequada de animais em vias de extinção e domésticos.

“Durante muitos anos o

IACM, quer por acções quer por omissões, quase nunca mais quis saber das ocor-rências diárias de violações contra os direitos básicos dos animais, muitos deles cometidos num ambiente de quase total crueldade e impunidade e muitas dessas

crueldades sido amplamen-te noticiadas nos meios de comunicação locais”, refere Pereira Coutinho.

Os “poucos” diplomas legais que existem para salvaguardar os direitos dos animais datam 1954 e 1974, re-fere Coutinho, apenas dizem respeito aos comportamentos de quem tem animais.

Em Agosto de 2010, o pre-sidente substituto do IACM disse ao deputado que a enti-dade tinha elaborado em 2007 o projecto de lei da Posse dos Animais, que abarca animais

Page 9: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

9www.hojemacau.com.mo

Clickecológico

O PREÇO DO CRESCIMENTO ECONÓMICO NA CHINA

• Um pescador segura a sua rede de pesca na foz de um rio em Wuhan, na província de Hubei. Mais de metade das cidades chinesas estão afectadas pelas chuvas ácidas e um sexto dos maiores rios estão tão poluídos que a água nem sequer pode ser utilizada para a agricultura, informou um responsável do Governo referindo-se ao preço ambiental do “boom” económico do país.

Foto: Darley Wong/Reuters

A ÚNICA CRIA DE LINCE-IBÉRICO DE SILVES MORREU AOS TRÊS MESESChamava-se Hydra e era o único lince-ibérico nascido em cativeiro em Portugal. Acabou por morrer a 9 de Junho, quando tinha três meses, depois de uma paragem cardíaca. Os problemas parecem ter começado com pouco mais de um mês de vida, quando lhe foi detectado um peso inferior ao que seria normal para a idade e uma ferida no pescoço “provavelmente provocada pelo transporte pela mãe”. Passado pouco tempo a cria fez uma fractura do fémur esquerdo e, algumas semanas depois, do direito “sem que se tenha observado algum acidente ou comportamento estranho”. Os técnicos do centro falam de uma deficiência nutricional com distúrbio do metabolismo do cálcio. Hydra “começou a apresentar posturas anormais”, acabando por morrer na sequência de uma paragem cardio-respiratória. Este ano, nasceram nos centros de reprodução ibéricos 40 crias mas apenas sobreviveram 24. Em Silves nasceram cinco mas nenhuma conseguiu sobreviver.

Planetaem números

das áreas piscatórias mundiais já foram totalmente espoliadas dos seus cardumes75%

CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS NUCLEARES NA CHINA SÓ RETOMADA EM 2012

Mas a ideia persiste

do Executivo. As associações orga-nizadoras pretendem, assim, juntar o maior número de cidadãos, tanto através da recolha das assinaturas, bem como para que a caminhada mostre o quão necessária é a a im-plementação desta lei na sociedade de Macau, onde continuam a surgir diariamente excessivos casos de abandono, crueldade, consumo de animais protegidos, falta de qualifi-cação dos médicos veterinários, falta de regulamentação para o uso de animais em estaleiros de construção civil e o risco premente de introdução de raiva através da fraca fiscalização nas fronteiras terrestres com a China.

Reivindica-se sobretudo, mas entre outras medidas, a penalização mais séria para actos de crueldade contra animais.

A concessão de autoriza-ções para a construção de

novas centrais nucleares na China, interrompida desde o acidente de Março na central japonesa de Fukushima, vai ser retomada em meados de 2012, revelou um perito da associação nacional do sector.

De acordo com Zheng Yuhui, director do centro de investigação da Associação de Energia Nuclear da China, citado pelo China Daily, as previsões mais “optimistas”

assinalam que os novos projectos de energia nuclear serão retomados dentro de um ano ou dois, o mais tardar.

O mesmo responsável acrescentou que, apesar das medidas de precaução tomadas após o acidente de Fukushima, a aposta da China na energia atómica não sofreu alterações embora seja necessário “controlar o ritmo de desenvolvimento e garantir a segurança dos projectos”.

MARCHA E RECOLHA DE ASSINATURAS PARA CONTER MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

Pelos melhores amigos do homem

de estimação, competição, animais económicos, para experiências e selvagens, regulamenta os princípios gerais e as responsabilidades que há necessidade de cum-prir para a posse de animais e prevê as condições especiais para a posse de certo tipo de animais. O projecto não chegou, contudo, à AL para ser votado e aprovado.

A interpelação de Pereira Coutinho surge numa altura em que um movimento cívico vai marchar pelos direitos dos animais de Macau.

Page 10: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

10www.hojemacau.com.mo CULTURA

O Governo de Hong Kong abandonou o projecto de abrir um museu no local onde morreu a estrela do Kung Fu devido às exigências do actual proprietário do edifício

Filipa [email protected]

HÁ anos que os fãs de Bruce Lee em Hong Kong pedem uma ho-menagem oficial ao “Pe-

queno Dragão”, e o desejo esteve perto de ser realizado não fossem as exigências megalómanas do proprietário da antiga residência do mestre de artes marciais.

Há três anos que o governo de Hong Kong discute a possibilidade de transformar a casa onde o actor viveu e morreu - hoje um motel chamado Hotel Romance - num mu-seu, mas não há meio de conseguir chegar a um acordo com Yu Pang--lin. No Domingo, as autoridades anunciaram que as negociações com o empresário ficaram sem efeito e o projecto não vai para a frente. “Apesar dos nossos esforços, somos incapazes de chegar a um consenso sobre o plano de restauração do edi-fício”, anunciou o governo através de um comunicado.

Desapontado, o presidente do Clube Bruce Lee de Hong Kong, Wong Yiu-keung, confirmou à im-prensa local que Yu fez “exigências absurdas”. O proprietário quer restaurar o prédio de dois andares e construir uma nova estrutura de 20 mil metros quadrados que abrigaria não só o museu como um arquivo, uma academia de artes marciais e um cinema. A proposta, cinco vezes maior do que a área actual

Antiga casa de Bruce Lee vai continuar a ser motel

Museu Bruce Lee canceladodo edifício, foi rejeitada devido às características do terreno.

“Foi um gesto tão generoso de doar a propriedade, mas só agora percebemos as verdadeiras inten-ções. Estamos muito desiludidos”, lamentou Wong à Associated Press.

O NINHO DO DRAGÃONinguém diria, ao passar pelo número 41 da Cumberland Road em Kowloon, que o motel de dois andares que lá se encontra foi, em tempos, a morada do lendário Bruce Lee. Foi lá que a estrela das artes marciais passou os últimos meses de vida, antes da sua trágica morte há quase quatro décadas. No actual Hotel Romance os quartos alugados à hora estão forradas com imagens de mulheres seminuas, sem que conste qualquer referência àquele que é considerado um dos maiores

embaixadores do cinema de Hong Kong no mundo.

Há três anos, o local transfor-mou-se também em campo de batalha entre os fãs de Bruce Lee, o proprietário e o governo de Hong Kong. Tudo começou quando Yu Pang-lin, 86 anos e residente em Shenzhen, pouco tempo depois do terramoto em Sichuan, ter declara-do a intenção de vender o edifício juntamente com três lotes vizinhos, de forma a canalizar os lucros para ajudar as vítimas da catástrofe. Perante a notícia, o Clube Bruce Lee não demorou para entrar em campo mobilizando milhares de fãs, através do Facebook, no sentido de convencer o governo a transformar o edifício num museu. O Executivo entrou em acção, a viúva Linda Lee Caldwell e a filha Shannon concor-daram inclusive em doar objectos

pessoais do actor para a instituição, e tudo parecia andar sobre rodas.

Wong defendeu na época que o esforço para comemorar o actor tem sido muito pouco ao longo dos anos e que muitos turistas já tinham mostrado interesse em visitar a casa. “Tenho de lhes dizer para arranja-rem um parceiro do sexo oposto para poderem entrar”, ironizou. Robert Lee, irmão mais novo da estrela de cinema, também se me-teu ao barulho lançando críticas ao governo e culpando-o de deixar o actor cair no esquecimento.

A HISTÓRIA DO DRAGÃOBruce Lee nasceu no ano, no mês e na hora do dragão chinês, mas muito longe de casa. A mãe deu à luz em São Francisco, nos Estados Unidos, durante uma digressão da Ópera Chinesa onde trabalhava como

actriz juntamente como marido, Lee Hoi Chuen. A cidade norte--americana havia de lhe dar o nome, Lee Jun Fan, que em cantonês signi-fica “Fortalecer São Francisco”, e a enfermeira ocupou-se de lhe fazer o baptismo ocidental chamando-o de Bruce. Mais tarde o nome artístico viria a ser Lee Siu Lung, cantonês para “Lee Pequeno Dragão”.

Além da herança artística, tam-bém foi o pai a introduzir Bruce Lee na prática das artes marciais, e mais tarde do boxe, que o jovem aprendiz praticava em todo o lado, inclusive na rua. Aos 18 anos uma zaragata com um elemento das Tríades “comprou-lhe” um bilhete de volta aos Estados Unidos com 100 dólares no bolso para fugir a retaliações. Começou a lavar pratos num restaurante e a ensinar Kunf Fu, e poucos anos depois estaria a estudar Filosofia na Universidade de Washington e a abrir a sua pró-pria escola de artes marciais com um amigo. Foi lá que acabou por ser descoberto por Hollywood e pela indústria de cinema de Hong Kong. O resto é história.

O protagonista do mítico filme «O Dragão Ataca» morreu aos 32 anos em Hong Kong, a 20 de Julho de 1973, vítima de um edema ce-rebral provocado pela ingestão de um analgésico.

O governo de Hong Kong diz que os cerca de 100 artefactos recolhi-dos até agora para o suposto museu vão ser expostos numa mostra no Hong Kong Heritage Museum, com inauguração prevista para o final de 2012. A filha do actor, Shannon, também planeia abrir um museu dedicado ao pai em Seattle, onde Lee estudou e ensinou artes marciais.

* Com agênciasHotel Romance, antiga casa de Bruce Lee em Hong Kong

Page 11: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

11www.hojemacau.com.mo

REALIZADOR DE “TITANIC” DESTACADO PELO NATIONAL GEOGRAPHIC

Cameron, o explorador

FILME “O NOSSO AMOR DE ONTEM” NA CASA GARDENÉ exibido amanhã no ciclo “Amores sublimes”, às 20 horas, o filme de Sidney Pollack “O Nosso Amor de Ontem” (“The Way We Were“ no título original). Com Robert Redford e Barbra Streisand nos principais papéis, a fita de 1973 conta a história de amor de uma judia activista e um jovem escritor protestante, que começa nos anos trinta e termina numa campanha de distribuição de panfletos contra a bomba atómica em Nova Iorque, com a segunda guerra mundial e a era McCarthy pelo meio. É o 10º filme do ciclo que começou no dia 24 de Maio. Até 8 de Julho serão apresentados “As Pontes de Madison County” (1995), de Clint Eastwood, “Debaixo do Espinheiro” (2010), de Zang Yimou e “Paris,Texas” (1984) de Wim Wenders.

A roupa preta e vermelha usada por Michael Jackson no videoclip

“Thriller” foi vendida por 14 milhões de patacas num leilão organizado na Califórnia, por ocasião do segundo aniversário da morte do cantor.

O fato do “rei da pop”, comprado por um anónimo, é descrito pela organi-zação do leilão de Beverly Hills, a casa de leilões Julien Auctions, como “uma das roupas mais célebres do século XX”.

De acordo com a casa de leilões, a roupa estava avaliada entre os 1 e 3 milhões de patacas antes da venda. Parte das receitas reverterá a favor da Shambala Preserve, entidade que

James Cameron vai viajar até às profundezas da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico

O oscarizado realizador norte--americano James Cameron

foi nomeado “explorador-em--residência” pela National Geo-graphic. “Não mereço”, disse o realizador ao The Washington Post. “Toda a gente me vê como um tipo de Hollywood, não da forma como eu me vejo. Quando era adolescente, nos anos 60, os meus heróis eram exploradores”, continuou.

Aos 56 anos, o realizador de “Titanic” e “Avatar” disse à comunicação social que juntar--se à curta lista de 14 eleitos pela

National Geographic para partir numa missão de exploração cien-tífica “é tão extraordinário como ganhar um Óscar”. A lista inclui alguns dos maiores exploradores e cientistas do mundo, como Dian Fossey e Jacques-Yves Cousteau. Na sua missão, Cameron vai pilotar um submarino para uma só pessoa e descer 11 mil metros abaixo do nível do mar para conhecer uma parte do Oceano Pacífico raramente vista.

O realizador disse à AFP que quando era adolescente não podia imaginar “nada melhor para fazer do que do que ser um explorador dos oceanos”, admitindo que realizou “Titanic” porque lhe deu a oportunidade de mergulhar no local onde o transatlântico naufragou.

Agora o realizador está a ajudar a construir um mini--submarino que descerá à Fossa

das Marianas, considerada a zona mais profunda dos oceanos, localizada na fronteira conver-gente entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas. “O nosso objectivo é estar no fundo em menos de uma hora para que possamos passar seis ou sete horas a fazer ciência - a tirar fotografias, recolher amostras dos corais e descobrir novas espécies”, disse Cameron, nome-ado explorador-em-residência a par com o ecologista marinho Enric Sala.

A National Geographic So-ciety foi fundada nos Estados Unidos em 1888 por 33 homens interessados em divulgar e melhorar o conhecimento geral da geografia e do mundo. Para isso realiza há décadas viagens de exploração e publica mensal-mente a célebre revista “National Geographic”.

FATO DO “REI DA POP” VENDIDO POR 14 MILHÕES

Jackson post-mortem

PUB

acolhe o “Thriller” e “Sabu”, os dois tigres de Bengala propriedade do cantor.

Dois anos depois da sua morte, as condições obscuras da morte de Michael Jackson continuam a alimentar teorias da conspiração e batalhas judiciais. O médico pessoal da estrela, Conrad Murray, é acusado de homicídio involuntário por ter administrado ao cantor o anestesiante propofol, de que viria a falecer. Por sua vez, os advogados de Conrad Murray apontam a tese de suicídio. O médico reconheceu ter administrado o medicamento ao cantor a pedido deste, que alegadamente o utilizava como sonífero.

Já LaToya Jackson, irmã do cantor conhecida pela sua exuberância, de-fende a teoria de assassinato e, num livro publicado há poucos dias, sob o título “Starting Over” (“Começar de Novo”), diz que o doutor Murray “é apenas um bode expiatório”.

Page 12: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

12www.hojemacau.com.mo DESPORTO

Marco [email protected]

JULHO é um bom mês para se ser malaio e para se gostar de futebol. A capital da Malásia, Kuala Lumpur, recebe num período de apenas nove dias

três dos principais colossos do futebol inglês, ao servir de anfitriã a outros tantos encontros de pré--época do Arsenal, do Liverpool e do Chelsea.

André Villas-Boas cumpre no estádio Bukit Jalil o seu terceiro encontro no banco da formação de Stamford Bridge. Depois de dispu-tar amigáveis com os holandeses do Vitesse e com os ingleses do Portsmouth, o antigo treinador do Futebol Clube do Porto vai orientar o conjunto londrino frente a uma selecção com a nata dos jogadores que actuam na Malásia.

O embate está agendado para o dia 21 de Julho e pauta o arranque da digressão asiática do Chelsea, três anos depois do clube do mag-nata russo Roman Abramovich ter efectuado o seu último périplo pelo mais vasto continente do planeta. Para os adversários do onze inglês, a recepção a Villas-Boas e companhia pauta o adeus a uma quinzena louca que lhes oferece a possibilidade de esgrimir argumentos com jogado-res da craveira de Raul Meireles, John Terry, Robin Van Persie, Frank Lampard, o uruguaio Luis Suarez ou o marroquino Marouane Chamakh.

O Arsenal, que joga em Kuala Lumpur a 13 de Julho, é o primeiro dos colossos da Premiere League a entrar em acção. A formação orientada por Arséne Wenger já não efectuava uma digressão pela Ásia há mais de uma década e o descui-do pode ter custado caro à ambição dos responsáveis pelo conjunto arsenalista. Dos quatro grandes de Inglaterra – Manchester United, Chelsea, Arsenal e Liverpool – os gunners são os que menos adeptos conseguem mobilizar no Extremo Oriente, de acordo com um estudo de mercado desenvolvido pela consultora chinesa HZ Research.

O périplo asiático da formação de Ashburton Grove procura cor-rigir o défice de atenção dado pelo Arsenal a esta zona do planeta. Três dias depois de jogar em Kuala Lumpur, a formação orientada por Arséne Wenger volta a entrar em campo, mas desta feita no norte da República Popular da China. O conjunto londrino disputa o segundo encontro da sua quinta digressão asiática frente ao Han-gzhou Greentown FC, equipa que terminou a última edição da Super Liga Chinesa na quarta posição da tabela.

Verão com jogos de futebol de encher o olho

Grandes da Europa jogam na Ásia

No mesmo dia em que o Arsenal procura dar sinais de grandeza nos estádios chineses, o Liverpool faz o mesmo na Malásia, depois de já ter jogado na China. O emblema de Anfield Road visita a vizinha cidade de Cantão a 13 de Julho, para um encontro particular frente

à formação do Guangdong Sunray Cave, décima primeira classificada na derradeira edição do principal certame futebolístico do Conti-nente. A equipa de Raul Meireles viaja depois para Kuala Lumpur, encerrando na capital malaia a deslocação ao continente asiático.

O melhor da voragem futebo-lística em que mergulha o Extremo Oriente e o Sudeste Asiático duran-te as semanas que se avizinham está, no entanto, reservado para o final de Julho e para o início de Agosto. Depois de jogar a 21 de Julho em Kuala Lumpur, o Chelsea disputa três dias depois, em Ban-guecoque, um novo frente-a-frente amistoso, antes de aterrar a 26 de Julho em Hong Kong. Durante os cinco dias que se seguem, a antiga colónia britânica acolhe aquele que é porventura o principal torneio de pré-época do continente asiático.

Para além do Chelsea, a edição de 2011 do Barclay´s Asia Trophy traz à RAEHK as formações do Aston Villa e do Blackburn Rovers. As três equipas inglesas esgrimem argumentos com o Kitchee Football Club, formação que se sagrou em Maio último campeã de Hong Kong. Na estreia nos mares do Sul da China, a 27 de Julho, André Villas-Boas vai tentar atingir a final do torneio mas para tal tem que levar a melhor sobre o conjunto anfitrião. No mesmo dia, Aston Villa e Blackburn Rovers esgrimem argumentos por uma vaga no encontro decisivo da competição, uma partida que se disputa a 31 de Julho no Hong Kong Stadium.

Para Agosto está reservado, porventura, o melhor da investida europeia pelos estádios da Ásia. Tido como um dos clubes que mais adeptos mobilizam por todo o mundo, o Real Madrid ruma à China nos primeiros dias de Agos-to. José Mourinho e companhia estreiam-se na vizinha cidade con-tinental de Cantão no dia 3, num embate frente à frágil formação do Guangzhou Evergrande. Os merengues viajam depois para Tianjin, no nordeste da China, onde defrontam a 6 de Agosto o segundo classificado da Super Liga Chine-sa, o Tianjin Teda FC. No mesmo dia, a capital chinesa recebe pela segunda vez nos últimos três anos o encontro da Supertaça Italiana. AC Milan e Inter de Milão vão procurar conquistar no estádio

Olímpico de Pequim o primeiro troféu da temporada, num desafio que encerra com classe o período da silly season do futebol europeu.

E ENTÃO MACAU?A última ocasião em que o estádio da Taipa registou uma grande en-chente foi a 26 de Julho de 2008, dia em que o principal recinto despor-tivo do território se engalanou para receber jogadores como Deco, John Terry, Florent Malouda, Petr Cech ou Shaun Wright Philips. Então orientado por Luis Felipe Scolari, o Chelsea esmagou a formação do Chengdu Blades por sete golos sem resposta, num encontro que pautou o adeus da RAEM à organização de grandes eventos desportivos, depois de ter recebido competições como os Jogos da Ásia Oriental ou os Jogos da Lusofonia e titãs como o Barcelona ou o Manchester United.

Para o Verão de 2011 até chegou a estar prometida nova enchente. Há um ano, quando visitou Macau, Luis Filipe Vieira deixou aos adeptos encarnados a garantia de que o Sport Lisboa e Benfica faria um jogo em Macau no âmbito de uma eventual digressão pela República Popular da China. O facto da formação encarna-da não ter conseguido revalidar o

Roteiro para os incondicionais

• HONG KONG27 de Julho Chelsea – Kitchee (a)27 de Julho Aston Villa – Blackburn Rovers (b)31 de Julho Derrotado Jogo A – Derrotado Jogo B31 de Julho Vencedor do Jogo A – Vencedor do Jogo B

• REPÚBLICA POPULAR DA CHINACANTÃO13 de Julho Liverpool – Guangdong Sunray Cave3 de Agosto Real Madrid – Guangzhou Evergrande

HANGZHOU16 de Julho Arsenal – Hangzhou Greentown

TIANJIN6 de Agosto Real Madrid – Tianjin Teda

PEQUIM6 de Agosto Milan AC – Inter de Milão

• MALÁSIAKUALA LUMPUR13 de Julho Arsenal – Malaysia XI16 de Julho Liverpool – Malaysia XI21 de Julho Chelsea – Malaysia XI

• TAILÂNDIABANGUECOQUE24 de Julho Chelsea – Thailand XI

título conquistado há dois anos terá sido uma das razões pelas quais a direcção do clube encarnado voltou atrás na decisão, pelo menos a título parcial: o Benfica de Pablo Aimar, Coentrão e Saviola pode não vir ao Império do Meio, mas o Benfica do futuro tem já viagem marcada para o Continente. Entre 31 de Julho e 6 de Agosto, os juniores do Benfica vão participar na Taça Weifang, uma competição organizada pelo Shandong Luneng, que conta com a participação de equipas como o Guadalajara Chivas, o Chunma Dra-gons ou a selecção chinesa de Sub-19.

Se a presença do Benfica em Shandong é certa, a hipótese de uma vinda a Macau não está ainda completamente gorada. A direcção da Casa do Sport Lisboa e Benfica em Macau dirigiu um convite aos responsáveis pelas estratégias de formação do clube encarnado para a realização na RAEM de um en-contro amigável. Lisboa ainda não se pronunciou a propósito de tal hipótese, mas Rui Cardoso acredita que a equipa ainda pode vir a jogar em Macau: “Não temos ainda uma resposta definitiva, mas há possibi-lidades fortes dos juniores cá virem jogar”, afirmou ao Hoje Macau o técnico do Benfica de Macau.

Page 13: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

[Tele]visãowww.macaucabletv.com

[ ] CinemaCineteatro | PUB

[f]utilidadesTERÇA-FEIRA 28.6.2011www.hojemacau.com.mo

13

STAR SPORTS 3111:00 The Championships, Wimbledon 2011 Round Of 16 16:00 Le Mans Series 2011 17:00 Sbk Superbike World Championship 2011 - Highlights 17:30 Golf Focus 2011 18:00 The Championships, Wimbledon 2011 Daily Highlights19:00 (LIVE) The Championships, Wimbledon 2011 Ladies’ Singles Quarterfinals STAR MOVIES 4012:25 The Imaginarium Of Doctor Parnassus14:30 Die Hard 216:35 Avatar19:20 Ice Age 3: Dawn Of The Dinosaurs21:00 When In Rome22:35 Pandorum00:25 The Sorcerer’S Apprentice

HBO 4113:00 The Two Jakes15:25 Cop & 1/217:10 The Informant!19:15 Destiny Turns On The Radio21:00 Love HaPPens23:00 The Shawshank Redemption

CINEMAX 4212:00 Force 10 From Navarone14:00 Body Of Lies16:15 Son Of Frankenstein18:30 The Sea Wolf20:15 American Outlaws22:00 The Hunted00:00 Exorcist: The Version That You’Ve Never Seen

MGM CHANNEL 4311:45 Evidence of Blood13:30 The Russia House15:30 Carrie17:45 A Star for Two19:30 Pieces of April21:00 Teachers23:00 Maxie00:45 Atomic Train

DISCOVERY CHANNEL 5013:00 Mythbusters - Antacid Jail Break14:00 Man Vs. Wild 5 - Western Pacific15:00 Beyond Survival with Les Stroud16:00 Gold Rush: Alaska17:00 Dirty Jobs - Turkey Inseminator18:00 Factory Made19:00 Rampage! - Weather Rampage 220:00 Lost Tapes 221:00 I Was Bitten22:00 I Shouldn’t Be Alive 423:00 Moments of Impact00:00 I Was Bitten

NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL 5112:30 Megastructures

(MCTV 62) AXN21:05 CSI: MIAMI

Informação Macau Cable TV

TDM 13:00 TDM News - Repetição13:20 Jornal das 24h14:30 RTPi DIRECTO19:00 TDM Desporto (Repetição)19:30 Ganância20:25 Acontecimentos Históricos20:30 Telejornal21:00 Jornal da Tarde da RTPi22:15 Viver a Vida22:58 Acontecimentos Históricos23:00 TDM News23:30 Montra do Lilau00:00 Portugueses pelo Mundo00:45 Telejornal (Repetição)01:15 RTPi DIRECTO

INFORMAÇÃO TDM

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:30 Gostos e Sabores15:00 Magazine Macau Contacto15:30 30 Minutos16:00 Bom Dia Portugal 17:00 Quem Quer Ser Milionário – Alta Pressão17:45 Resistirei18:30 A Alma E A Gente19:00 Documentário20:00 Jornal Da Tarde 21:15 O Preço Certo22:00 Magazine Macau Contacto22:30 Recantos23:00 Verão Total – Pedras Salgadas

TVB PEARL 8306:00 Bloomberg West 07:00 First Up07:30 NBC Nightly News08:00 Putonghua E-News08:30 ETV10:30 Inside the Stock Exchange11:00 Market Update11:30 Inside the Stock Exchange11:32 Market Update12:00 Inside the Stock Exchange12:02 Market Update12:30 Inside the Stock Exchange12:35 Market Update13:00 CCTV News - LIVE14:00 Market Update14:40 Inside the Stock Exchange14:43 Market Update15:58 Inside the Stock Exchange16:00 ZingZillas16:30 Mr Moon17:00 The Penguins of Madagascar17:30 Design Squad Nation18:00 Putonghua News18:10 Putonghua Financial Bulletin18:15 Putonghua Weather Report18:20 Financial Report18:30 Football Asia19:00 The Works19:30 News At Seven-Thirty19:50 Weather Report19:55 Earth Live20:00 World Kitchen20:30 Desperate Housewives21:30 Human Planet22:35 Human Planet Behind the Lens 22:45 Market Place22:50 Chase 23:45 The CEO Connection and World Market Update23:50 News Roundup00:05 Earth Live and Leading Brands of the World00:10 Whitechapel01:10 The Pearl Report01:40 Transworld Sport02:35 European Art at the MET03:00 Bloomberg Television05:00 TVBS News05:30 CCTV News

ESPN 3013:00 Izod Indycar Series At Milwaukee15:30 Stihl Timbersports Series16:00 MLB Regular Season 2011 Cincinnati Reds vs. Tampa Bay Devil Rays19:00 (Delay) Baseball Tonight International 201119:30 (LIVE) Sportscenter Asia20:00 Grand American Series - Shalen’s Six Hours Of The Glen21:00 KIA X Games Asia 201122:00 Sportscenter Asia22:30 2011 Espys Nomination Special23:30 Baseball Tonight International 2011

13:25 Food School14:20 Lonely Planet: Roads Less Travelled15:15 Dog Whisperer17:05 Megastructures 18:00 Mummy Road Show 18:30 More Weddings And Another Funeral19:00 Don’t Tell My Mother20:00 Megastructures21:00 Monster Fish - Himalayan Terror22:00 Shark Men - Monster Catch23:00 Air Crash Investigation00:00 Seconds From Disaster

ANIMAL PLANET 5213:00 Corwin’s Quest - The Bear’s Hunger14:00 Animal Cops Miami15:00 Wild Recon - Bitten16:00 Night17:00 Weird Creatures With Nick Baker18:00 Animal Cops Philadelphia19:00 Groomer Has It - Down To Business20:00 Corwin’s Quest - The Crocodile’s Element21:00 Wild Recon: Wild Recon - Desert Venom22:00 Night23:00 Weird Creatures With Nick Baker 300:00 Corwin’s Quest - The Crocodile’s Element

HISTORY CHANNEL 5413:00 Modern Marvels14:00 Primal Fear16:00 Pawn Stars17:00 American Pickers18:00 The Universe19:00 Modern Marvels20:00 History’s Hot Spots21:00 Greatest Tank Battles22:00 Battleplan23:00 Marcos: The Downfall Of A Dictator 00:00 Brad Meltzer’s Decoded

BIOGRAPHY CHANNEL 5513:00 Intervention14:00 Obsessed15:00 Airline USA16:00 Lang Lang17:00 Child of Our Time: 200018:00 Intervention19:00 Sell This House19:30 Rescue Mediums20:00 Celebrity Ghost Stories21:00 Leslie Cheung22:00 Heavy23:00 Intervention00:00 Obsessed

AXN 6212:15 Csi: Crime Scene Investigation13:05 Ncis: Los Angeles14:00 Wipeout14:50 Numb3Rs15:40 Csi: Crime Scene Investigation16:30 Hawaii Five-O17:25 Csi: Crime Scene Investigation18:15 Top Chef19:10 Hawaii Five-020:05 Criss Angel Mindfreak20:35 Sony Style Tv Magazine21:05 Csi: Miami22:00 Csi: Ny22:55 Ncis: Los Angeles23:50 Csi: Ny00:45 Ncis: Los Angeles

STAR WORLD 6312:10 MasterChef Australia13:05 Rules of Engagement13:35 Cougar Town15:25 9021016:20 Desperate Housewives17:15 Got To Dance UK18:10 How I Met Your Mother18:40 MasterChef Australia19:35 Melissa & Joey20:00 Parenthood21:50 9021022:45 MasterChef Australia23:40 Melissa & Joey00:05 Parenthood

Su doku

[ ] Cru

zadas

REGRAS |Insira algarismos nos quadrados de forma a que cada linha, coluna e caixa de 3X3 contenha os dígitos de 1 a 9 sem repetição

SOLUÇÃO DO PROBLEMADO DIA ANTERIOR

HORIZONTAIS: 1-ULORAGIA. FEO. 2-SULCO. ENTALIR. 3-AXI. MONA. TOSA. 4-GURA. BOBEAR. D. 5-E. RARIO. ITRICO 6-MI. TAVOLA. DOR. 7-APROAR. LIOZ. 8-TRIO. DOM. TREM. 9-A. ASTO. OBA. RU. 10-LICEU. SARUE. S.11-ITU. XAILE. XEU. 12-GELEIRA. VIUVA. 13-AMOR. EMBAULAR.VERTICAIS: 1-USAGEM. TALIGA. 2-LUXURIAR. ITEM. 3-OLIRA. PIACULO. 4-RO. ARTROSE. ER. 5-ROM. IAO. TUXI. 6-A. OBOVADO. ARE. 7-GENO. ORO. SIAM. 8-INABIL. MOAL. B. 9-AT. ETAL. BREVA. 10-ATAR. ITAU. IU. 11-FLORIDOR. EXUL. 12-EIS. COZER. EVA. 13-ORADOR. MUSUAR.

SOLUÇÕES DO PROBLEMA

HORIZONTAIS: 1-Hemorragia nas gengivas. Elemento de origem grega que significa pardo, tosco. 2-Depressão que um navio faz nas águas, cortando-as. Encalir. 3-Designa tédio, aversão, repugnância. Cabeça. Operação de tosar a lã ou aparar-lhe a felpa. 4-Instrumento musical dos Hontentotes. Fazer ou dizer bobices. 5-Tesoiro público. Relativo a ítrio. 6-Terceira nota de escala musical. Tábulo. Oração que os Parses fazem a Deus, ao meio-dia. 7-Dirigir a proa. Diz-se de uma pedra calcária, branca e dura. 8-Trecho musical próprio para ser executado por três vozes ou três instrumentos. Merecimento. Conjunto de utensílios e dos mais objectos próprios para cero serviço. 9-Astuto. Cada uma das seis divisões de cada antiga tribo Ateniense. Indicativa do ruído de árvore frondosa, ao cair. 10-Instituto oficial de instrução secundária. Sarigueia, na Baia. 11-Pau-ferro. Xale. Pessoa ordinária, desprezível. 12-Cavidades subterrânea, em que se conserva gelo para o Estio. Nome de algumas plantas brasileiras. 13-Afeição profunda entre duas pessoas.Guardar.VERTICAIS: 1-Direito ou uso. Taleiga. 2-Entregar-se a licenciodidades. Cada um dos artigos de uma exposição escrita ou requerimento. 3-Género de plantas gramíneas que servem de tipo às olíreas. Delito. 4-Rés-do-chão. Afecção articular do tipo degenerativo. Símbolo químico de érbio. 5-Memória cujo contéudo não pode ser modificado em uso normal. Átomo electrificado. Jóia de oira, usada ao pescoço por indianas. 6-Obóveo. Medida de superfície, de cem metros quadrados. 7-Elemento de origem grega que significa geração raça. Elemento de origem grega que signfica montanha. Nome que se deu a peça de artilharia. 8-Não hábil. Arma africana. 9-Antigo Testamento. Substância gorda, de composição análoga à do éter e do álcool. Variedade de charuto de boa qualidade. 10-Afamado perfume indiano, que é um óleo de pétalas de flores, especialmente rosas. Comandante chinês. Género de plameira. 11-Que faz adornos floridas. Éxule. 12-Está, estão. Prmeira mulher. 13-Aquele que sabe fazer dicursos. Nassa de arame, usada nos rios do Norte do País.

SALA 1GREEN LANTERN [B] Um filme de: Martin CampbellCom: Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 2SUPER 8 [C] Um filme de: J. J. AbramsCom: Elle Fanning, Kyle Chandler, Ron Eldard14.30, 16.30, 19.30, 21.30

SALA 3X-MEN FIRST CLASS [B] Um filme de: Matthew VaughnCom: Michael Fassbender, James McAvoy14.30, 16.45, 19.15, 21.30

Page 14: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

OPINIÃOTERÇA-FEIRA 28.6.2011

14www.hojemacau.com.mo

A PrAçA SyntAgmA é A PrAçA tAhrir dA EuroPAAna Sá LopesIn Jornal i

Angela Merkel e Nicolas Sarkozy comportam-se perante a Praça Syntagma como Ben Ali e Mubarak nas manifs tunisianas e na Praça Tahrir

Á muitas pessoas que não gostam de Atenas e tenho alguma dificul-dade em entendê-las. Eu adorei - e,

pior, comovi-me um bocadinho em ruas e becos chamados “Sócrates” e outros nomes iniciais, que vão dar ao Pireu. Se a comoção com uma cidade é uma coisa tão indefinível como outro género de comoções, no caso de Atenas é razoavelmente evidente. Afinal, foi ali que tudo começou, que todos começá-mos, e não fora o desaparecimento do grego dos currículos, que torna alguma paisagem urbana incompreensível, a sensação con-fortável de estar num lugar desconhecido “onde pertencemos” seria plena.

A Praça Syntagma fica em frente ao parlamento e perto do centro comercial lá

Há pessoas que dividem os problemas em dois géneros: os que se resolvem por si e os que não se resolvem de todo. Aparentemente, os dirigentes europeus optaram, face à crise do euro, em acreditar que o problema se resolve por si. Mas provavelmente este é dos que não se resolvem.

do sítio (a Plaka) e está à beira de se trans-formar na praça Tahrir da Europa. Enquanto isto, os líderes europeus, transformados em amibas políticas, continuam um processo de negação, resistindo a encarar a cada vez mais previsível realidade de que ali, onde “tudo” começou, vai tudo acabar. Ou, pelo menos, vai acabar o que foi dado como garantido durante os últimos anos em que os “desmandos” do Sul da Euro-pa engordaram também a economia e os bancos alemães - vai acabar esse sonho do pós-guerra, um sonho político, económico e pacifista agora chamado União Europeia.

Angela Merkel e Nicolas Sarkozy com-portam-se com a mesma lucidez perante a Praça Syntagma com que Ben Ali e Mubarak enfrentaram as manifestações tunisinas e as da Praça Tahrir, no Cairo.

E não são apenas Merkel e Sarkozy: uma multidão de porta-vozes europeus fala (a sério) na possibilidade de “salvação” da Grécia com a mais recente injecção de veneno - o pacote de austeridade que, à

O que é que correu bem, afinal? Os sorrisos da senhora Merkel? As palmadi-nhas nas costas de Sarkozy? Nada correu bem a Portugal, não por culpa de Passos Coelho himself, mas porque não pode correr bem enquanto a situação grega não for resolvida. Pode Passos Coelho ser o melhor primeiro-ministro que Portugal teve desde 1974 (!!!!) e mesmo assim quase nada ou muito pouco depende dele. Nada vai correr bem a Portugal se não correr bem à Grécia - e à zona euro no seu todo.

A ideia de que daqui a muito pouco tempo possamos estar fora do euro, cada vez mais defendida por economistas de variados quadrantes, pode ser uma realidade. Há pessoas que dividem os problemas em dois géneros: os que se resolvem por si e os que não se resolvem de todo. Aparentemente, os dirigentes europeus optaram, face à crise do euro, em acreditar que o problema se resolve por si. Mas provavelmente este é dos que não se resolvem.

H

semelhança do anterior, não vai funcionar. E, no meio do caos que será o previsí-

vel contágio da situação grega a Portugal, Espanha e até Itália - a última sexta-feira negra foi um exemplo aterrador - um jovem governo em Portugal fica extremamente satisfeito por um Conselho Europeu que não resolveu nada de nada “ter corrido bem a Portugal”.

Page 15: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011

15www.hojemacau.com.moFoi sempre assim; os ídolos são como os relâmpagos; aparecem

segue-se o ruído da trovoada e desaparecem sem deixar rasto!Padre Manuel Teixeira [1912-2003]

Região Rica é uma Rica Região?

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Vanessa Amaro Redacção Filipa Queiroz; Gonçalo Lobo Pinheiro; Joana Freitas; Patrícia Ferreira, Rodrigo de Matos; Virginia Leung Colaboradores António Falcão; Carlos Picassinos; José Manuel Simões; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Rui Cascais; Sérgio Fonseca Colunistas Arnaldo Gonçalves; Boi Luxo; Correia Marques; Gilberto Lopes; Hélder Fernando; João Miguel Barros, Jorge Rodrigues Simão; José I. Duarte, José Pereira Coutinho, Luís Sá Cunha, Marinho de Bastos; Paul Chan Wai Chi; Pedro Correia Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; António Mil-Homens; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Laurentina Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Av. Dr. Rodrigo Rodrigues nº 600 E, Centro Comercial First Nacional, 14º andar, Sala 1407 – Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

IRegião rica é região sem pobreza; seja a indi-gência escondida ou às escâncaras.

Região de cultura é região onde nas suas escolas se estude e ensine, na língua local, aos alunos locais, sem complexos nem deturpações, a sua História.

Região de cultura não é região pouco se ralando em exibir táxis mal cheirosos e taxistas como caçadores de presas à porta de hotéis de luxo.

Região de vida harmoniosa não é região onde se deixa prevalecer a vontade sôfrega e destruidora dos gulosos especuladores imobiliários.

Nestes aspectos – e atendendo, não apenas à gorda situação orçamental, mas também ao exemplo que sempre devem dar os novos de-cisores surgidos das grandes transformações, mais não seja por questão de orgulho e amor à terra, é quase como se estivéssemos numa sociedade primitiva.

Estamos na sociedade permitida.

IIA Livraria Portuguesa, recentemente com outra dinâmica e sob gestão directa da socie-dade dirigida pelo jornalista Ricardo Pinto, vai parecendo outra. Outros tipos de leituras disponíveis, do livro à revista, agilidade de processos, disponibilidade de dvd`s com algum novo cinema português, mas também brasileiro, italiano e de outras origens. Penso saber que a curto ou médio prazo irão acontecer alguns melhoramentos destinados a propor-cionar conforto aos clientes, designadamente ao nível de mais facilmente poderem fazer opções de compra e serem mais estimulados por isso. Muito interessante a ousadia em abrir a Livraria também ao domingo para exposições, lançamentos editoriais, etc. “Praia Grande Edições”, a actual concessionária da LP, como é sabido com efectiva sede em Macau, está dando consequência ao seu bom entendimento sobre a importância daquela livaria na divulgação da língua e cultura portuguesas na RAEM; mas não somente: Também como espaço macaense de diversificada divulgação cultural desta região, deste país, deste Oriente.

Oxalá assim também seja entendido pelas comunidades e pelos decisores políticos e eco-nómicos. Não é desejar muito, é aspirar o óbvio.

IIISaudações para o movimento associativo que esteve na origem de mais um Arraial de S. João. Este ano, finalmente, com Sol.

à f l o r da pe leHelder Fernando

À medida que a experiência vai sendo acumulada, notam-se alguns melhoramentos e preocupações de qualidade. A montagem dum palco com características profissionais é um dos exemplos. As sardinhas foram muito e justamente elogiadas. Ainda por acertar convenientemente a possibilidade, ou não, da existência de mais algum conforto, dentro dos limites que iniciativas deste género permitem, junto às zonas onde mais se vendem produtos alimentares, bem como a sua qualidade e os seus preços.

O facto de mais uma vez a rádio ter aberto a sua programação à transmissão directa, a partir do meio da tarde, do que de principal ía acontecendo no recinto, também recolhen-do opiniões dos frequentadores, de alguns dos dedicados responsáveis pelas tendinhas, dos artistas participantes, e de elementos da organização, colocou o Arraial de S. João em Macau, muito para além do circuito interno. A circunstância de o canal de língua portuguesa da Rádio Macau ser ouvido em directo através

da internet, contribuiu decisivamente para que esta iniciativa alcançasse divulgação internacio-nal, como foi possível verificar na reacção de vários ouvintes em diferentes partes do mundo e que habitualmente escutam as emissões do FM 98 em Macau.

Faz muito bem Miguel de Senna Fernandes (presidente da Associação dos Macaenses) continuar lembrando que 24 de Junho foi (nos corações de muitos ainda é) o Dia da Cidade de Macau. Realmente o dia formal da instituição da RAEM, é outra comemoração completamente diferente - não havia necessidade, aparente-mente, da segunda ter apagado a primeira.

Entre várias ideias interessantes que surgi-ram num breve balanço do Arraial de S. João, feito por Amélia António (presidente da Casa de Portugal), durante a emissão radiofónica de domingo, de resto secundando algumas opiniões expressas colhidas pela rádio nas reportagens ao vivo dali transmitidas, pode destacar-se o desejo de que festas deste género se realizem com maior frequência, distribuídas ao longo do ano. Eventualmente correndo o risco de este tipo de iniciativas se vulgarizar, e mesmo tendo em atenção que aquele bairro e os seus limítrofes são residenciais, deve ser acarinhada esta ideia de modo a encontrar-se a melhor maneira de a pôr em prática sem prejuízo para ninguém. E, já agora, sem a ofi-cialidade ligar o complicativo burocrático que é o tradicional empecilho asfixiante de quem deseja realizar obras de indiscutível alcance social, cultural e humano.

Há muito mais Macau - e mais amado - para além do poderio avassalador das contraparti-das financeiras.

IVTambém deve merecer realce a iniciativa, mais

uma vez, de trazer até Macau uma semana cultural moçambicana - este ano centrada na gastronomia, através da vinda do Chef Carlos Graça, profissional moçambicano com enorme currículo, bom conhecedor desta terra onde tem velhas amizades. Foi importante ouvi-lo em privado e publicamente, sobre as boas condições proporcionadas pelo IFT (Instituto de Formação Turística) para o desempenho do seu trabalho diário durante a semana que passou. Mesmo fazendo eu parte, apenas como vogal, da AAM (Associação dos Amigos de Moçambique), não me sinto impedido de sublinhar mais esta inicia-tiva, muitíssimo participada, daquela associação.

VUma dúzia de anos depois de ter partido, regressou por breves semanas a Macau, o Nuno Silveira Ramos - profissional da rádio com grande qualidade com quem gostei de voltar a ver em estúdio, comigo, numa das tardes recentes. Foi uma figura destacada no curto panorama radiofónico local desde a segunda metade dos anos 80 até aos finais da década seguinte do século passado. O Nuno, também co-autor do livro “Tartan, as Velas da Liberdade” (lançado em Macau, domingo passado, na Livraria Portuguesa), comunica diariamente na “Sesimbra FM”. É daqueles que amam a rádio, que a fazem humana, sem pretensões robóticas do hipotético perfeccio-nismo mangas de alpaca.

Foi vítima de carteiristas no Largo do Sena-do. Um espaço nobre enfeiado e transformado quase diariamente em arraiais popularuchos. Salvam-se as excepções. Dá a imagem de existir uma obsessão em ocupar o largo somente por ocupar. Descentralizar iniciativas é necessário. Tal como o agradável fluir das pessoas pela cidade, e não aos atropelos sem sentido.

Faz muito bem Miguel de Senna Fernandes (presidente da Associação dos Macaenses) continuar lembrando que 24 de Junho foi (nos corações de muitos ainda é) o Dia da Cidade de Macau. Realmente o dia formal da instituição da RAEM, é outra comemoração completamente diferente

Page 16: Hoje Macau 28 JUN 2011 #2398

TERÇA-FEIRA 28.6.2011www.hojemacau.com.mocar toon

por Steff

AFEGANISTÃO CRIANÇA BOMBA-CORREIO Uma menina de oito anos morreu no sul do Afeganistão ao ser usada como correio de uma bomba accionada remotamente, anunciou o Governo de Cabul. Segundo uma nota do Ministério do Interior, terroristas deram um pacote à menina e pediram-lhe para o pousar junto de um carro da polícia em Char Cheno, uma remota povoação na província de Uruzgan. A criança ainda não tinha chegado à viatura quando fizeram explodir o engenho. Não houve outras vítimas. Na semana passada a polícia conseguiu deter outra menina que transportava uma bomba, conseguindo desactivar o mecanismo explosivo. A própria rapariga alertou a polícia, gritando, e explicou depois que tinha sido obrigada a levar a bomba. Num comunicado, o ministério descreve o atentado de Uruzgan como “um crime e um acto vergonhoso”. Os jornalistas no Afeganistão têm publicado que há cada vez mais mulheres e crianças a serem recrutadas para realizarem ataques suicida, apesar de os taliban garantirem que não usam crianças.

PROCESSO CONTRA KHMER VERMELHO Começou ontem no Camboja o julgamento de quatro dos mais altos responsáveis dos Khmer Vermelho, que terão causado a morte de quase dois milhões de pessoas na década de 1970. Os quatro responsáveis enfrentam acusações de genocídio e crimes de guerra. Mais de 30 anos após os acontecimentos, sentam-se agora no banco dos arguidos quatro testemunhas vivas dos genocídios ocorridos no Camboja: o ideólogo do regime liderado por Pol Pot - ou o “irmão número dois”, como também era conhecido - Nuon Chea; o ministro dos Negócios Estrangeiros de então, Ieng Sary e a sua mulher e ministra dos Assuntos Sociais, Ieng Thirith, e finalmente o chefe de Estado do regime, Khieu Samphan. Os quatro respondem diante de um tribunal internacional da ONU por crimes de guerra, crimes contra a Humanidade e genocídio. Os quadros políticos do regime deverão explicar em tribunal os acontecimentos ocorridos no Camboja entre 1975 e 1979, nomeadamente a eliminação metódica e calculada de milhares de pessoas através de um regime marxista ultra-ortodoxo.

JULGAMENTONO CAMBOJA

ISLAMITAS TUNISINOS RETIRAM-SE O presidente do movimento islamita tunisino Ennahda (Renascimento), Rached Ghannuchi, anunciou ontem que o seu partido se retirou de forma definitiva da comissão encarregada de comandar as reformas depois da queda do regime de Zine El Abidine Ben Ali. «A comissão acredita possuir uma legitimidade popular, mas não conta com ela», declarou Ghannuchi numa conferência de imprensa na Túnisia, reprovando principalmente sua «condescendência». Ennahda suspendeu na semana passada a sua participação nos trabalhos da comissão e indicou que essa decisão poderia ser definitiva. A «alta instância para a realização dos objectivos da revolução, a reforma política e a transição democrática» foi criada no fim de Fevereiro para delinear as futuras instituições da Tunísia depois da revolução que derrubou o presidente Ben Ali, a 14 de Janeiro.

ISRAEL FROTA NÃO CHEGA A GAZAIsrael está «decidido a impedir a chegada da pequena frota a Gaza», embora «com o mínimo atrito possível», indicou ontem o gabinete político e de segurança em reunião extraordinária sobre a questão. «Os membros do gabinete decidiram nesta segunda-feira, após um debate, que o Estado de Israel está decidido a impedir a chegada da pequena frota a Gaza, com o mínimo atrito possível com os passageiros dos navios», declarou o governo num breve comunicado divulgado após a última reunião sobre o tema antes da partida das embarcações. O gabinete, integrado por ministros e altos funcionários de segurança, deu sinal verde a um plano apresentado pela Marinha para deter as embarcações, que devem zarpar de um ponto desconhecido nos próximos dias.

PASSARELLA SÓ SAI DO RIVER MORTOO presidente do River Plate, Daniel Passarella, garantiu que não vai abandonar o clube, mesmo depois do mesmo ter descido de divisão. «Vamos resistir», afirmou Passarella, que não se mostrou temeroso após a queda para a II Divisão do histórico clube argentino. «Só saio daqui se me enterrarem.»

SNOOP DOG NO SUDOESTE O rapper norte-americano Snoop Dog vai actuar a 4 de Agosto no Festival Sudoeste TMN, na Zambujeira do Mar.

Líbia | China respeita a escolha do povo

Khadafi ou talvez nãoA China teve contactos com o governo e com

a oposição na Líbia e defende que deve ser a população a ditar a direção do país, afirmou ontem em Londres o primeiro-ministro chi-

nês, Wen Jiabao. “Recentemente, a China teve contactos com o governo líbio e com a oposição e isso reflecte a posição da China sobre o assunto”, vincou, durante uma conferência de imprensa em Londres com o seu homólogo britânico, David Cameron.

Embora reconheça a resolução aprovada nas Na-ções Unidas que autoriza acção militar internacional contra o regime de Muammar Khadafi, Wen entende que deve ser a população a protagonizar a mudança. “Respeitaremos a escolha feita pelo povo líbio”, vin-cou, manifestando convicção de que serão “os esforços da população que irão ditar o progresso no país” da situação na Líbia.

Wen Jiabao argumentou que “forças estrangeiras podem ganhar uma guerra num sítio mas dificilmente alcançarão a paz”, lembrando as “duras lições apren-didas no Médio Oriente e no Afeganistão”. Por seu lado, David Cameron reiterou que o Reino Unido e os aliados estão a actuar no âmbito da resolução 1973. Trata-se de defender vidas civis” das forças do regime, invocou, saudando a crescente pressão militar, política e diplomática sobre Khadafi.

TPI EMITE MANDADO CONTRA KHADAFIEntretanto, o Tribunal Penal Internacional anunciou ontem a emissão de um mandado de detenção para Muammar Kadhafi por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia desde 15 de Fevereiro. “O tribunal emite, pela presidente, um mandado de detenção contra Muammar Kadhafi”, declarou a juíza Sanji Mmasenono Monageng, durante uma audiência pública em Haia. “Há motivos razoáveis para crer que (…) Muammar Kadhafi, em coordenação com o seu círculo próximo,

DE CARRO VELHO A LAMBORGHINI Cansado do seu automóvel velho, um chinês transformou seu antigo Nissan num atraente Lamborghini, mas na primeira volta com o carro, o homem acabou por ver o veículo apreendido por não ter registo de circulação. Liu Yuandong mora numa província no sudoeste da China e gastou cerca de 200 mil patacas na transformação, mas os agentes não acreditaram na história de que o que eles viam não era um Lamborghini. Agora o carro irá passar por uma inspecção completa, verificando se as modificações feitas por Liu não põem em risco a sua segurança e a de outros.

concebeu um plano para reprimir e dissuadir a popu-lação que estava contra o regime”, sublinhou a juiz.

Os juízes também emitiram mandados de prisão por crimes contra a humanidade dirigidos a um filho e a um cunhado de Kadhafi, respectivamente, Seif Al-Islam e Abdallah Al-Senussi, chefe dos serviços de informação líbios. O procurador Luis Moreno-Ocampo pedira aos juízes a 16 de Maio mandados de detenção para os três homens, que acusa de serem responsáveis por assassínios e perseguições por parte das forças de segurança líbias contra a população civil desde o início da revolta em meados de Fevereiro, nomeadamente em Tripoli, Banghazi e Misrata.

Mandatado pelo Conselho de Segurança da Nações Unidas a 26 de Fevereiro, o procurador do TPI iniciou o seu inquérito a 03 de Março. A revolta na Líbia cau-sou milhares de mortos, segundo o procurador do TPI, tendo levado a fuga para o estrangeiro de perto de 650.000 líbios e à deslocação no país de cerca de 243.000 outros, de acordo com a ONU.