a semente - ed. 40

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 040 - 07 a 13 de Fevereiro de 2015 "Quem crer e for batizado, será salvo" Mt 16,16 ROMARIA DIOCESANA FOI GRANDE MOMENTO DE FÉ E ALEGRIA No último sábado, dia 31, mais de quatro mil fiéis da nossa Diocese de Amparo desembarcaram na Casa da Mãe Aparecida na 2ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional. Da nossa paróquia, 77 paroquianos participaram da viagem. A romaria acontece em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, data comemorada em 2017, e o aniversário de dois anos de promulgação do 1º Plano Diocesano de Pastoral. Antes do embarque em frente à Matriz de São Sebastião, os fiéis participaram de uma oração com o pároco Pe. Carlos Panassolo. Os romeiros pediram a Nossa Senhora uma caminhada em sintonia com toda a Diocese para, como Igreja, rezar a fé, a devoção e o compromisso de caminhar na edificação do 1º Plano Diocesano de Pastoral. Todos os presentes ganharam um lenço comemorativo da romaria para usar, contendo o brasão diocesano, a logomarca da festa de 300 anos e data da romaria. Padre Carlos Panassolo refletiu no momento sobre a importância da Virgem Maria na vida dos fiéis. “Maria nos aponta o caminho que é Jesus, que nos leva à plenitude da vida. Somos chamados por Deus a caminhar neste encontro com Cristo Jesus e temos Maria como nossa companheira, protegendo, amparando e dando a coragem que precisamos”, disse. Os romeiros saíram de Amparo por volta da meia noite já de sábado e chegaram ao Santuário Nacional de Aparecida às 4h da madrugada. Conforme o tempo passava, outras romarias de diversas cidades da Diocese chegavam. A basílica de Nossa Senhora ficou repleta de fiéis diocesanos para a Santa Missa das 9h, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A missa teve a presença de todo o clero da diocese, com 38 padres, 16 seminaristas e um diácono. A celebração foi transmitida pela TV Aparecida. “A nossa Diocese de Amparo está aqui com seus padres, seminaristas e grande número de fiéis, que vieram com o coração repleto de alegria para levar a imagem que será venerada peregrinando pela nossa Diocese. Cada um tem um pedido e o meu pedido é para que na nossa Igreja Particular de Amparo cada vez mais possamos viver nossa fé com muita convicção, uma fé que vai ficando cada vez mais madura, capaz de nos ajudar a dar testemunho de Jesus todo dia, a exemplo de Maria, aquela que acreditou primeiro”, disse o bispo em sua homilia. "Que maravilha poder ter fé! Vocês já agradeceram a Deus o dom da fé, este dom que cada um recebeu no dia de seu batismo como uma semente a ser cultivada por toda a vida? A fé é a chave que abre a porta do céu para nós. Cheios da alegria de sermos cristãos e termos recebido o dom da fé, vamos dizer

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 08-Apr-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Romaria Diocesana foi grande momento de fé e alegria. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 40

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 040 - 07 a 13 de Fevereiro de 2015

"Quem crer e for

batizado, será salvo"

Mt 16,16

ROMARIA DIOCESANA FOI GRANDE MOMENTO DE FÉ E ALEGRIA

No último sábado, dia 31, mais de quatro mil fiéis da nossa Diocese de Amparo desembarcaram na Casa da Mãe Aparecida na 2ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional. Da nossa paróquia, 77 paroquianos participaram da viagem. A romaria acontece em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, data comemorada em 2017, e o aniversário de dois anos de promulgação do 1º Plano Diocesano de Pastoral.

Antes do embarque em frente à Matriz de São Sebastião, os fiéis participaram de uma oração com o pároco Pe. Carlos Panassolo. Os romeiros pediram a Nossa Senhora uma caminhada em sintonia com toda a Diocese para, como Igreja, rezar a fé, a devoção e o compromisso de caminhar na edificação do 1º Plano Diocesano de Pastoral. Todos os presentes ganharam um lenço comemorativo da romaria para usar, contendo o brasão diocesano, a logomarca da festa de 300 anos e data da romaria.

Padre Carlos Panassolo refletiu no momento sobre a importância da Virgem Maria na vida dos fiéis. “Maria nos aponta o caminho que é Jesus, que nos leva à plenitude da vida. Somos chamados por Deus a caminhar neste encontro com Cristo Jesus e temos Maria como nossa companheira, protegendo, amparando e dando a coragem que precisamos”, disse.

Os romeiros saíram de Amparo por volta da meia noite já de sábado e chegaram ao Santuário Nacional de Aparecida às 4h da madrugada. Conforme o tempo passava, outras romarias de diversas cidades da Diocese chegavam.

A basílica de Nossa Senhora ficou repleta de fiéis diocesanos para a Santa Missa das 9h, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A missa teve a presença de todo o clero da diocese, com 38 padres, 16 seminaristas e um diácono. A celebração foi transmitida pela TV Aparecida.

“A nossa Diocese de Amparo está aqui com seus padres, seminaristas e grande número de fiéis, que vieram com o coração repleto de alegria para levar a imagem que será venerada peregrinando pela nossa Diocese. Cada um tem um pedido e o meu pedido é para que na nossa Igreja Particular de Amparo cada vez mais possamos viver nossa fé com muita convicção, uma fé que vai ficando cada vez mais madura, capaz de nos ajudar a dar testemunho de Jesus todo dia, a exemplo de Maria, aquela que acreditou primeiro”, disse o bispo em sua homilia.

"Que maravilha poder ter fé! Vocês já agradeceram a Deus o dom da fé, este dom que cada um recebeu no dia de seu batismo como uma semente a ser cultivada por toda a vida? A fé é a chave que abre a porta do céu para nós. Cheios da alegria de sermos cristãos e termos recebido o dom da fé, vamos dizer

Page 2: A Semente - Ed. 40

todos juntos ‘Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé!’”, completou Dom Pedro Carlos.

Ao final da celebração, a imagem jubilar de Nossa Senhora foi entregue ao Pe. Carlos Panassolo, que é vigário geral da Diocese, pelas mãos do reitor do Seminário, padre Domingos Sávio. Com grande emoção, todos os presentes cantaram a tradicional canção “Dai-nos a bênção, oh Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”.

Após a celebração, Pe. Carlos participou do programa “Bem-Vindo Romeiro”, da TV Aparecida e contou sobre o entusiasmo da Diocese. "A Virgem Maria vem ao nosso encontro justamente porque estamos vivemos nosso 1º Plano de Pastoral. Ela vem para nos dar esta importância de sermos Igreja, que se une, que participa, que tem um rosto. Nossa Senhora vem nos mostrar que embora somos muitos enquanto paróquias, constituímos um só Corpo em seu amado Filho”, disse Pe Carlos.

"Como é bom termos uma Mãe e recebê-la em casa, demonstrar a esta Mãe tão amada o nosso carinho e principalmente a alegria dos filhos que se sentam à mesa para partilhar do mesmo pão. Vamos bendizer a Deus por tamanho presente que ele nos constituiu, justamente nos concedendo a graça do milagre desta Virgem que vem a nossa encontro e aparece a todos nós. A partir deste momento, na Diocese de Amparo, esta alegria de estarmos debaixo de seu amparo e proteção e que possamos de fato corresponder ao apelo que o plano de pastoral nos pede, buscando justamente os três princípios que foram escolhidos: a família, a formação e a juventude, um que se une ao outro na grande missão de evangelizar”, completou Pe. Carlos, como mensagem aos telespectadores do programa e diocesanos.

Depoimentos

“A II Romaria Diocesana foi ótima. Poder estar presente em um momento tão importante para nossa diocese, fazer parte deste acontecimento na casa da Mãe Aparecida, teve um significado muito bom para mim. Me senti privilegiada por estar presente, valeu muito, no aguardo da próxima.”

Silmara de Fátima Ribeiro

"Ir à Aparecida, à Casa da Mãe, é como recarregar a bateria da Fé. Voltamos em êxtase, com uma paz interior muito grande e forte para continuarmos nossa caminhada terrena rumo à Casa do Pai.”

Ana Maria de Carvalho

Visita da Imagem Jubilar

A imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida irá percorrer todas as cidades e 32 paróquias da Diocese de Amparo, finalizando a peregrinação no dia 24 de abril de 2016 com uma missa campal, na praça Monsenhor João Baptista Lisboa, em frente à Catedral Diocesana.

Nossa paróquia irá receber a imagem em dezembro deste ano. “Receberemos a visita da imagem em uma época muito especial, justamente o Natal e Ano Novo”, conta Pe. Carlos. A visita acontecerá do dia 20 de dezembro de 2015 até dia 2 de janeiro de 2016.

Confira todo o itinerário da visita em nossa Diocese no site paroquial.

A ética cristã frente aos problemas da sociedade é o assunto do mais novo livro do filósofo Vanderlei de Lima. “Obedecer antes a Deus que aos homens: a ética cristã do lado dos que defendem a objeção de consciência como um direito humano fundamental” tem apresentação do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

"A obra visa ajudar as pessoas a recuperarem a ética cristã em sua vida social frente a problemas sérios em que é preciso fazer a escolha crucial entre o obedecer a Deus, mesmo tendo de causar, às vezes, a ira de alguns homens ou de obedecer, erroneamente, aos homens afastando-se de Deus”, explica o autor.

O trabalho pretende resgatar “valores inegociáveis” – ante o avanço desenfreado da “cultura da morte” (Papa João Paulo II), da “ditadura do relativismo” (Papa Bento XVI) ou da “cultura do descarte” (Papa Francisco) – na fidelidade à Sagrada Escritura e à Tradição interpretadas pelo Magistério da Igreja.

O valor é simbólico, R$10,00, e o livro pode ser adquirido na secretaria paroquial ou pelo e-mail do autor [email protected].

Livro traz reflexão sobre a ética cristã e a sociedade

Page 3: A Semente - Ed. 40

No dia 21 de fevereiro, diversos grupos de todo o Brasil chegarão a Aparecida/SP para o encontro nacional do Terço dos Homens. Nossa paróquia também participará do lindo evento e já está sendo organizado o transporte para a viagem. Todos os interessados podem entrar em contato com a secretaria paroquial para mais informações.

“Queremos convidar todos os interessados para a romaria. Será um dia de muita fé em Aparecida e o grupo de nossa paróquia já está entusiasmado para o dia”, convida Eduardo Colombo, coordenador do Terço dos Homens Nossa Senhora Auxiliadora.

Confira a programação divulgada pelo Santuário Nacional para o dia:

07h00: Chegada, animação (Tribuna Papa Bento XVI)

07h30: Acolhida dos diversos grupos

08h00: Oração inicial, reflexão, testemunho e músicas

09h15: Encaminhamentos e orientações

10h15: Intervalo e preparação para a santa missa

11h00: Eucaristia do Terço dos Homens (dentro do Santuário – transmitida pela TV)

12h15: Intervalo para almoço ou lanche

13h45: Reza do Santo Terço (transmitida pela TV)

15h00: Consagração dos Homens a Nossa Senhora

15h30: Encerramento da VII Romaria com o Sorteio da Imagem que acompanhará o grupo em 2015

Terço dos Homens participará da VII Romaria Nacional

Nossa Matriz de São Sebastião acolheu os paroquianos para a missa em louvor a São Brás na última terça-feira, dia 3 de fevereiro. Perseguido por ser cristão, conta à tradição, que no caminho da decapitação, o bispo Brás encontrou uma mãe desesperada, que intercedeu a ele por seu filho engasgado com uma espinha de peixe, aquela mulher reconheceu a presença de Cristo nele e São Brás, um homem de Deus, salva o menino.

Missa em louvor a São Brás tem bênção da garganta

Na noite da última segunda-feira, dia 02 de fevereiro, nossa comunidade se reuniu na Matriz de São Sebastião para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus ao Templo. Na celebração aconteceu a bênção das velas, simbolizando a luz que é Jesus Cristo.

A santa missa foi presidida por nosso pároco Pe. Carlos Panassolo. “Quando eu venho à igreja para abençoar a vela, eu não busco meramente uma proteção, mas primeiramente, eu venho reconhecer que a luz verdadeira, capaz de dissipar todo o mal é Jesus”, disse o celebrante.

Bênção das velas em missa a N. Senhora das Candeias

Todos os padres da Diocese de Amparo estiveram reunidos nesta última semana para o Retiro de Atualização do Clero. O encontro aconteceu na cidade de Lindóia/SP e contou com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Durante os dias de encontro, o clero participou de exercícios espirituais que auxiliam no discernimento, avaliação e revisão da vida sacerdotal, além de refletirem sobre a caminhada das paróquias e pastorais nas quais atuam.

(Com informações do site da Diocese de Amparo)

Padres participam de retiro de atualização

Page 4: A Semente - Ed. 40

A alegria de ser cristão animará a 4ª edição do “Carnaval com Cristo”, evento para os agentes de pastorais. A festa acontecerá no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, às 20h30, no Centro de Pastoral São João Paulo II. Os convites são limitados, custam R$ 10 e devem ser adquiridos antecipadamente na secretaria paroquial até dia 14 de fevereiro.

Com músicas católicas, bebidas e comidas, a festa ainda contará com concurso de melhor fantasia.

Carnaval para agentes de pastoral

O Encontro de Carnaval AVIVA deste ano já está preparado para receber os jovens da diocese para dias de muita fé e alegria. O tradicional encontro acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro no ginásio da EMEF Humberto Piva, em Pedreira/SP. O tema escolhido para este ano foi "Permanecer no Amor".

A entrada é gratuita e há a possibilidade de hospedagem em alojamentos, que custam R$ 20,00 com direito ao café da manhã. Os interessados podem entrar em contato com o Setor Juventude pelo e-mail [email protected] para mais informações.

Carnaval AVIVA 2015

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Dia 14/02 (sábado) – 18h30 – Missa do Envio (entrega dos livros da Via Sacra para os coordenadores de comunidades).

De 23 a 28 de Fevereiro (segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00 e sábado das 8h00 às 12h00) – Bazar da Pechincha no Centro de Pastoral São João Paulo II (Doação para o bazar deixar na secretaria paroquial).

INSCRIÇÃO PARA CATEQUESE DE ADULTOS (Os interessados procurar a secretaria paroquial).

Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos - das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro De Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro De Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaDia 09/02 (2ª.-feira) – 15h00 – Terço das Mulheres

na Matriz Centenária de São Sebastião.19h30 – Reunião com um catequista de cada

comunidade urbana da terceira etapa da catequese infantil no Centro de Estudos.

19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 10/02 (3ª.-feira) – 15h00 – Missa na Capela Santo Antônio (Hospital Beneficência Portuguesa).

19h30 – Reunião do C.P.P. no Centro de Estudos.Dia 11/02 (4ª.-feira) – 19h30 – Missa de Nossa

Senhora de Lourdes (enfermos) na Matriz de São Sebastião .

19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 – Missa na Comunidade São Vicente – Rua Mogi Mirim, 690 – Jardim Flamboyant.

Dia 13/02 (6ª.-feira) – 19h30 – Reunião com todos os catequistas (catequese infantil) das três comunidades urbanas no Centro de Estudos.

Venha viver a emoção de contar a história da morte e ressurreição do Senhor!Os ensaios começam no dia 21 de fevereiro, às 14h00 na Matriz de São Sebastião. Não há limite

de idade, todos os paroquianos que desejarem podem participar da encenação como personagem.Personagens com fala: Jesus, Maria, Pilatos, bom ladrão, mau ladrão, Verônica, e mais!Personagens sem fala: apóstolos, povo judeu, mulheres de Jerusalém, soldados, e mais!

A PAIXÃO DE CRISTO

Ao final da missa todos puderam receber a ‘Bênção de São Brás’, cruzando duas velas sobre a garganta e sob as palavras do celebrante: “Pela interseção de São Brás, bispo e mártir, que Deus te livre do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Pe. Carlos ressaltou que não devemos ficar a espera do “milagre da cura, do fim daquilo que me incomoda’”, mas devemos buscar a cura maior: a confiança plena em Deus.