a semente - ed. 61

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 061 - 11 a 17 de Julho de 2015 “EM NOME DE JESUS” - OS CINCO ANOS COM DOM PEDRO CARLOS Palavra do Padre por Pe. Carlos Roberto Panassolo, pároco “Embora muitos, somos um só corpo em Cristo” (1Cor12,12). Estimados paroquianos, com essa profissão de fé, presente na carta de São Paulo aos Coríntios, Dom Pedro Carlos, nosso 2º Bispo Diocesano, nos convidou a um novo itinerário enquanto Igreja Particular de Amparo, atendendo assim a um pedido dos padres e dos leigos reunidos em outubro de 2010, após sua posse como nosso novo bispo. Hoje, passados quase 05 anos, somos gratos a Deus por todo o processo participativo construído a partir deste encontro. Muitos foram os frutos alcançados, como por exemplo a Carta Pastoral em abril de 2012, oferecendo a nós um olhar pastoral e missionário à nossa realidade; a elaboração, a aprovação e o processo de implantação do 1º Plano Diocesano de Pastoral, entregue a todos em fevereiro de 2013; a escola de Teologia para Agentes de Pastoral e a Escola Diaconal Santo Efrém, ambas iniciadas em fevereiro último. Houve ainda muitas outras iniciativas, num processo contínuo de participação e formação, unindo clero e lideranças das diversas pastorais e movimentos presentes em nossa Diocese. A Diocese foi retomando um processo de conhecimento e de planejamento sempre participativo e colegiado, unindo assim as paróquias, pastorais e movimentos na mesma dinâmica, respeitando sempre suas particularidades. Nasceram nesse processo 07 novas Paróquias: N. Sra. Aparecida do Triunfo (Pedreira, janeiro de 2011), São Pedro Apóstolo (Mogi Mirim, junho de 2011), São Joaquim e Santana (Mogi Mirim, julho de 2011), Santa Rita de Cássia (Itapira, novembro de 2011), Beata Irmã Dulce (Jaguariúna, fevereiro de 2012), São José Operário (Amparo, agosto de 2013) e Imaculada Conceição Aparecida (Mogi Mirim, outubro 2013). Houve a constituição de duas novas Foranias, N. Sra. da Penha (correspondendo à cidade de Itapira, em dezembro de 2012), e Jesus Bom Pastor (correspondendo à cidade de Amparo, em setembro de 2014), tudo para dar um novo dinamismo pastoral. Muitas foram também as ordenações realizadas por Dom Pedro Carlos, das quais gostaríamos de recordar duas ocorridas em nossa Matriz: a Ordenação Presbiteral do então Diácono Ricardo Almeida em 03 de setembro de 2011 e a Ordenação Diaconal do então Seminarista Ildefonso Ribeiro Luz em 06 de julho de 2013. Outro ponto marcante foi a consagração do novo altar da capela do jardim Figueira, que, a partir de 14 de julho de 2014, passou a ser dedicada a São Miguel Arcanjo e São Roque, a pedido de Dom Pedro Carlos, cuja proposta foi acolhida pela comunidade, passando assim a Diocese de Amparo ter uma capela "O Senhor nos dará tudo o que é bom Sl 84, 13

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 22-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

"Em nome de Jesus" - Os cinco anos com Dom Pedro Carlos. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 61

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 061 - 11 a 17 de Julho de 2015

“EM NOME DE JESUS” - OS CINCOANOS COM DOM PEDRO CARLOS

Palavra do Padre por Pe. Carlos Roberto Panassolo, pároco

“Embora muitos, somos um só corpo em Cristo” (1Cor12,12). Estimados paroquianos, com essa profissão de fé, presente na carta de São Paulo aos Coríntios, Dom Pedro Carlos, nosso 2º Bispo Diocesano, nos convidou a um novo itinerário enquanto Igreja Particular de Amparo, atendendo assim a um pedido dos padres e dos leigos reunidos em outubro de 2010, após sua posse como nosso novo bispo.

Hoje, passados quase 05 anos, somos gratos a Deus por todo o processo participativo construído a partir deste encontro. Muitos foram os frutos alcançados, como por exemplo a Carta Pastoral em abril de 2012, oferecendo a nós um olhar pastoral e missionário à nossa realidade; a elaboração, a aprovação e o processo de implantação do 1º Plano Diocesano de Pastoral, entregue a todos em fevereiro de 2013; a escola de Teologia para Agentes de Pastoral e a Escola Diaconal Santo Efrém, ambas iniciadas em fevereiro último. Houve ainda muitas outras iniciativas, num processo contínuo de participação e formação, unindo clero e lideranças das diversas pastorais e movimentos presentes em nossa Diocese.

A Diocese foi retomando um processo de conhecimento e de planejamento sempre participativo e colegiado, unindo assim as paróquias, pastorais e movimentos na mesma dinâmica, respeitando sempre suas particularidades.

Nasceram nesse processo 07 novas Paróquias: N. Sra. Aparecida do Triunfo (Pedreira, janeiro de 2011), São Pedro Apóstolo (Mogi Mirim, junho de 2011), São Joaquim e Santana (Mogi Mirim, julho de 2011), Santa Rita de Cássia (Itapira, novembro de 2011), Beata Irmã Dulce (Jaguariúna, fevereiro de 2012), São José Operário (Amparo, agosto de 2013) e Imaculada Conceição Aparecida (Mogi Mirim, outubro 2013). Houve a constituição de duas novas Foranias, N. Sra. da Penha (correspondendo à cidade de Itapira, em dezembro de 2012), e Jesus Bom Pastor (correspondendo à cidade de Amparo, em setembro de 2014), tudo para dar um novo dinamismo pastoral.

Muitas foram também as ordenações realizadas por Dom Pedro Carlos, das quais gostaríamos de recordar duas ocorridas em nossa Matriz: a Ordenação Presbiteral do então Diácono Ricardo Almeida em 03 de setembro de 2011 e a Ordenação Diaconal do então Seminarista Ildefonso Ribeiro Luz em 06 de julho de 2013.

Outro ponto marcante foi a consagração do novo altar da capela do jardim Figueira, que, a partir de 14 de julho de 2014, passou a ser dedicada a São Miguel Arcanjo e São Roque, a pedido de Dom Pedro Carlos, cuja proposta foi acolhida pela comunidade, passando assim a Diocese de Amparo ter uma capela

"O Senhor nos dará

tudo o que é bom

Sl 84, 13

Page 2: A Semente - Ed. 61

"Laudato si’, mi’ Signore - Louvado sejas, meu Senhor", cantava São Francisco de Assis. A Santa Sé divulgou no último dia 18 de junho a versão oficial da nova encíclica do Papa Francisco, chamada "Laudato si’". É a primeira escrita exclusivamente por ele, visto que a anterior ("Lumen fidei") foi elaborada com a colaboração do Papa Bento XVI.

Encíclica "LAUDATO SI’" e os cuidados com nossa casa comum

As paróquias da Diocese de Amparo vão organizar no próximo dia 14 de julho, uma Hora Santa. A realização do momento de oração e ação de graças foi decidida em reunião realizada pelo Colégio de Consultores. A Hora Santa acontecerá às 19h30 em todas as capelas urbanas e rurais e na Matriz de São Sebastião.

Serão colocadas como intenções e agradecimentos o trabalho pastoral de Dom Pedro Carlos nestes cinco anos à frente da Diocese de Amparo, e seus futuros trabalhos na Diocese de Santo André. Também serão colocadas em oração súplicas pela escolha do novo bispo que será escolhido e para o bom andamento da Diocese no período de vacância.

A data escolhida para esse momento de oração é de especial significado para a Diocese de Amparo, pois foi no dia 14 de julho de 2010 que Dom Pedro Carlos foi apresentado por Dom Bruno Gamberini, então Arcebispo de Campinas, como bispo da Igreja Particular de Amparo, em Celebração Eucarística na Catedral Diocesana.

(Fonte Site oficial da Diocese de Amparo)

dedicada a esse grande protetor da Igreja.Gostaria, em nome da Paróquia, de agradecer a Deus por nos ter concedido a graça de aprender com

o pastoreio de Dom Pedro Carlos, por suas orientações e iniciativas que, sempre em comunhão com o clero e os fiéis leigos de nossa Diocese, ajudaram a concretizar e promover de forma sólida uma pastoral de conjunto e orgânica para nossa Diocese. Com amor de pai e zelo de pastor, sempre como amigo nos diversos momentos, ele nos levou a rever e ponderar muitas coisas, sempre zelando por primeiro pela comunhão de toda a Diocese.

Que a Virgem do Amparo e São Sebastião conduzam os passos de Dom Pedro Carlos em sua nova missão, agora de pastorear e governar a Diocese de Santo André/ SP., e que ele continue a realizar tudo o que faz segundo o seu Lema Episcopal “Em Nome de Jesus” (Cl 3,17).

Aproveitamos para reconvidar a todos para a missa de posse que vai ocorrer no próximo domingo, dia 26 de julho, às 16h00, defronte à Catedral de N. Sra. do Carmo em Santo André. Nossa Paróquia estádisponibilizado ônibus: os interessados devem entrar em contato na secretaria paroquial até 14 de julho.

No mesmo sentimento de gratidão à Santíssima Trindade por esse caminhar, cabe também aqui um momento de súplica e pedido pelo novo Bispo a ser eleito para nossa Diocese. Convidamos a todos para que, no próximo dia 14 de julho (terça-feira), na Matriz Nova e nas Capelas (São Miguel Arcanjo, São Francisco, Santo Antonio, Santa Rosa de Lima e N. Sra. Aparecida dos Pedrosos), possamos juntos nos unir para uma hora de Adoração junto ao Santíssimo Sacramento. Venha participar conosco.

A coleta realizada na missa de Corpus Christi, no dia 4 de junho, foi entregue para três instituições de caridade de nossa cidade. Como no ano passado, a celebração reuniu a Forania Jesus Bom Pastor, que corresponde às seis paróquias da cidade, em uma missa campal na Praça Pádua Salles, sendo celebrada pelo nosso administrador diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

O valor total arrecadado foi de R$ 2.790,75 e foi distribuído para o Lar dos Velhos, Lar Escola da Divina Providência e Educandário Nossa Senhora do Amparo. Cada entidade recebeu a quantia de R$ 930,25. A entrega foi feita pelo nosso pároco Pe. Carlos, como vigário forâneo.

Que Deus abençoe a generosidade de todos.

Coleta de Corpus Christi foi entregue às entidades

Hora Santa em agradecimento e pela escolha do novo bispo

Page 3: A Semente - Ed. 61

Com uma linguagem poética e acessível, Francisco reflete sobre a relação do ser humano e todas as outras criações de Deus, alertando-nos que a humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, o que inclui não apenas relacionados à questão ambiental, mas também acabar com as desigualdades sociais.

Para o Santo Padre, assim como Francisco de Assis, devemos nos deixar apaixonar pela maravilhosa criação de Deus, da maior à menor das criaturas, e, assim, mudaremos nosso relacionamento com tudo em nossa casa comum, respeitando esta casa e, consequentemente, o seu criador, nosso Deus.

Para Moisés Sbardelotto, pesquisador da área de comunicação na Igreja, a encíclica é um documento inovador e histórico, visto que é o primeiro texto pontifício totalmente dedicado à ecologia e trata-se de uma verdadeira “virada ecológica” no âmbito católico, gerando grande interesse de muitos, católicos ou não, sobre as contribuições epocais desse texto em torno daquilo que Francisco chama de ecologia integral. "A encíclica não se restringe à Igreja, nem mesmo apenas a um público cristão: sinal disso é a primeira das duas orações finais da encíclica, escrita em linguagem inter-religiosa, podendo ser rezada por todos os fiéis de outras tradições religiosas que acreditam em Deus”, explica Sbardelotto.

A "Laudato si’" é dividida em seis capítulos e 246 parágrafos e está disponível em nosso site paroquial. A Pastoral da Comunicação está publicando uma série de postagens na página oficial da paróquia do Facebook reflexões sobre o documento.

Durante quatro finais de semana, nossa comunidade alegrou-se com a tradicional Festa Junina do Ribeirão, sempre acolhendo paroquianos e também tantos outros moradores de nossa cidade. Neste ano, como nos anteriores, o sucesso foi garantido com a dedicação de tantos e também pela participação de todos. Para sempre ter postura transparente, os paroquianos podem acompanhar nesta edição do informativo o balancete geral com o demonstrativo financeiro da festa.

Balancete da Festa Junina

No último dia 27 de junho, os catequizandos da primeira etapa da Catequese Infantil de nossa paróquia participaram em suas comunidades de uma celebração da Palavra de Deus. Todas as crianças receberam das mãos do pároco Pe. Carlos Panassolo um exemplar da Sagrada Escritura no final de maio em um encontro.

"A celebração encerrou o primeiro bloco de e n c o n t ro s o n d e f o i a p re s e n t a d o a o s catequizandos Jesus Cristo como o Filho de Deus que veio ao mundo trazer paz, amor e alegria, despertando nas crianças a alegria do encantamento por Jesus, para que Nele encontrem o amigo para todas as horas”, explica a coordenadora da catequese, Cintia Ferreira.

Os catequizandos meditaram na leitura orante de um trecho do Evangelho segundo Mateus (Mt 7,24-27). "Se estivermos vivendo sobre a Sua Palavra os ventos podem até nos assustar mas continuamos firmes, pois Jesus é a rocha firme e forte que nos sustenta”, completa a coordenadora.

Catequese realizou celebração

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Adm Diocesano: Pedro Carlos Cipollini Pároco: Pe.

Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Leandro Lucena Torres | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela secretaria:

(19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

Page 4: A Semente - Ed. 61

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Jardim das Aves.A r r e c a d a ç ã o d e a l i m e n t o s n a s

Comunidades (No mês de Junho foram arrecadados 2.212 kilos – atendidas 94 famílias – saíram 04 – entraram 06)

Dia 17/07 (6ª.-feira) –20h00 – Reunião do C.A.E.P. na Casa Paroquial.

Dia 26/07 (domingo) – 16h00 na Catedral Nossa Senhora do Carmo - Santo André/SP - Posse de Dom Pedro Carlos Cipollini na Diocese de Santo André (Haverá ônibus disponível. Maiores informações na secretaria paroquial).

De 03 a 08 de Agosto – Bazar da Pechincha no Centro de Pastoral São João Paulo II. (doação para o bazar entregar na secretaria paroquial)

Todos os sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os domingos – das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro de Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro de Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaCampanha dos Bancos para a Matriz

Centenária de São SebastiãoTotal de bancos = 40Valor = R$ 460,00 cada. Doados = 37 bancos

Dia 12/07 (domingo) – 10h00 – Missa em comemoração a dois anos do Movimento Terço dos Homens na Matriz de São Sebastião.

Dia 13/07 (2ª.-feira) – 15h00 – Terço das Mulheres na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 14/07 (3ª.-feira) – 19h30 – Hora Santa –Louvor e Gratidão pelo trabalho Pastoral de Dom Pedro Carlos nestes cinco anos à frente de nossa Diocesena Matriz de São Sebastião e também nas Capelas: São Francisco - Jardim das Aves, São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira, Santa Rosa de Lima – Bairro dos Rosas, Nossa Senhora Aparecida – Pedrosos e Santo Antônio – Areia Branca.

Dia 15/07 (4ª. –feira) –19h30 –Reunião do C.P.P. no Centro de Estudos.

Dia 16/07 (5ª.-feira) –7h00 – Missa na Matriz Centenária de São Sebastião.

19h30 – Missa na Capela São Francisco –

Entender como a sexualidade afeta profundamente a identidade do ser humano e suas características - biológicas, espirituais e psicológicas - que o fazem homem e mulher é de grande importância para a Igreja. Com este objetivo, os crismandos participaram no dia 27 de junho de uma conversa com o casal de médicos Dra. Patrícia Renó e Dr. Pollo Felipe Alvim Cosate Tavares.

"Recebemos o convite para conversar com os jovens crismandos com uma mistura de alegria e preocupação. Será que seríamos capazes? Falar sobre Sexualidade e Afetividade não é tarefa fácil! Nos preparamos, pedimos que o Espírito Santo nos iluminasse e aconteceu. Nossa satisfação foi imensa! Que jovens incríveis nós temos!”, comentou o casal.

Na conversa falaram sobre o dom da vida, sobre o desenvolvimento cerebral e a dificuldade em fazer escolhas, sobre o aborto e, principalmente, sobre o amor. "Esperamos que a juventude toda se espelhe nos jovens que estavam lá; que eles possam ser multiplicadores da informação e missionários da fé”, contou Patrícia.

Crismandos participaram de conversa sobre sexualidade

A Feijoada animou o domingo dia 28 de junho. Ao som ao vivo com samba e pagode, todos puderam comer a deliciosa feijoada e sobremesa. Agradecemos a todos que colaboraram nas vendas dos ingressos, elaboração dos alimentos, decoração do Centro de Pastoral e todos aos presentes. O resultado financeiro do evento foi de: Entrada R$ 11.338,50, Despesas de R$ 4.383,00, Saldo Líquido de R$ 6.955,50.

Feijoada animou comunidade