a semente - ed. 37

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 037 - 17 a 23 de Janeiro de 2015 “Revesti-vos de toda a armadura de Deus“ Efésios 6:11 GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO TESTEMUNHO DE FÉ E AMOR Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Sou de Cristo; Sou Católico; Sou devoto de São Sebastião. Gostaria de agradecer a muitos que acolheram com alegria este convite de testemunhar sua fé por meio das redes sociais. Caso você ainda não enviou ou tirou sua foto, será possível até o dia 31. Estamos vivendo a Novena de nosso Glorioso São Sebastião, nosso padroeiro, intercessor junto de nosso Senhor Jesus Cristo. Sebastião oferece à Igreja de ontem e de hoje um grande testemunho de amor a Cristo, pois viveu num contexto complexo por ser cristão/católico. O imperador Diocleciano, em 284, promulgou um Edito, no qual contemplamos: “sejam demolidas todas as Igrejas em todas as províncias, corte-se a cabeça a quem tiverconciliábulos secretos; sejam solenemente queimados os livros sagrados, os bens eclesiásticos sejam confiscados e vendidos, ou dados a comunidades ou a cortesãos. Os que recusarem prestar homenagem aos deuses de Roma, se forem cidadãos, sejam excluídos de honras e empregos; se forem escravos, percam a esperança de liberdade; todos, pois sejam destituídos da proteção das leis. Os juízes aceitem qualquer acusação contra os cristãos e não admitam em favor deles nenhum apelo ou desculpa”. Durante 13 anos como imperador, levou milhares de cristãos a serem aprisionados, julgados e mortos cruelmente. Esse é o mundo no qual Sebastião está inserido. Com determinação, realizou vários efeitos heróicos, levando muitos cristãos a jamais renegar sua fé, como ele mesmo também testemunhou derramando duplamente seu sangue por fidelidade a seu Batismo. Ordenado subdiácono pelo Papa São Caio, confiando a ele a insigne “defensor da Igreja”. Nosso padroeiro era o Capitão da 1ª. Companhia da Guarda Imperial, função na qual nunca se deixou seduzir ou corromper, por isso o papa mandou Sebastião ocultar sob o uniforme militar suas insígnias, para ajudar e fortalecer tantos irmãos diante do horror da perseguição e da morte. Sebastião amparava os pobres, confortava os prisioneiros, anunciando a Boa Nova do Evangelho sempre que lhe surgia uma oportunidade, sobretudo nas prisões e catacumbas, correndo risco de vida. Hoje, nosso patrono nos provoca ao mesmo caminho de testemunho e serviço a Deus e sua Igreja. Já no tempo de Imperador Constantino, no ano 680, as relíquias de São Sebastião foram solenemente transladadas da catacumba, para uma suntuosa basílica edificada por ordem do mesmo Imperador. Roma passava por uma terrível peste, a qual desapareceu milagrosamente a partir do translado, por esse

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 07-Apr-2016

240 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Glorioso São Sebastião. Testemunho de Fé e Amor. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 37

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 037 - 17 a 23 de Janeiro de 2015

“Revesti-vos de toda

a armadura de Deus“

Efésios 6:11

GLORIOSO SÃO SEBASTIÃOTESTEMUNHO DE FÉ E AMOR

Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Sou de Cristo; Sou Católico; Sou devoto de São Sebastião. Gostaria de agradecer a muitos que acolheram com alegria este convite de testemunhar sua fé por meio das redes sociais. Caso você ainda não enviou ou tirou sua foto, será possível até o dia 31.

Estamos vivendo a Novena de nosso Glorioso São Sebastião, nosso padroeiro, intercessor junto de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sebastião oferece à Igreja de ontem e de hoje um grande testemunho de amor a Cristo, pois viveu num contexto complexo por ser cristão/católico. O imperador Diocleciano, em 284, promulgou um Edito, no qual contemplamos: “sejam demolidas todas as Igrejas em todas as províncias, corte-se a cabeça a quem tiverconciliábulos secretos; sejam solenemente queimados os livros sagrados, os bens eclesiásticos sejam confiscados e vendidos, ou dados a comunidades ou a cortesãos. Os que recusarem prestar homenagem aos deuses de Roma, se forem cidadãos, sejam excluídos de honras e empregos; se forem escravos, percam a esperança de liberdade; todos, pois sejam destituídos da proteção das leis. Os juízes aceitem qualquer acusação contra os cristãos e não admitam em favor deles nenhum apelo ou desculpa”. Durante 13 anos como imperador, levou milhares de cristãos a serem aprisionados, julgados e mortos cruelmente. Esse é o mundo no qual Sebastião está inserido. Com determinação, realizou vários efeitos heróicos, levando muitos cristãos a jamais renegar sua fé, como ele mesmo também testemunhou derramando duplamente seu sangue por fidelidade a seu Batismo. Ordenado subdiácono pelo Papa São Caio, confiando a ele a insigne “defensor da Igreja”. Nosso padroeiro era o Capitão da 1ª. Companhia da Guarda Imperial, função na qual nunca se deixou seduzir ou corromper, por isso o papa mandou Sebastião ocultar sob o uniforme militar suas insígnias, para ajudar e fortalecer tantos irmãos diante do horror da perseguição e da morte.

Sebastião amparava os pobres, confortava os prisioneiros, anunciando a Boa Nova do Evangelho sempre que lhe surgia uma oportunidade, sobretudo nas prisões e catacumbas, correndo risco de vida. Hoje, nosso patrono nos provoca ao mesmo caminho de testemunho e serviço a Deus e sua Igreja.

Já no tempo de Imperador Constantino, no ano 680, as relíquias de São Sebastião foram solenemente transladadas da catacumba, para uma suntuosa basílica edificada por ordem do mesmo Imperador. Roma passava por uma terrível peste, a qual desapareceu milagrosamente a partir do translado, por esse

Page 2: A Semente - Ed. 37

e outros milagres ocorridos em Portugal em 1550, Milão em 1575 entre outros. Ele é invocado como protetor contra pestes, epidemias, fome e guerra, podemos assim contemplar em muitas cidades da Europa monumentos e igrejas edificadas ao santo, o mesmo ocorre no Brasil e de forma particular em nossa Paróquia, onde a antiga capela foi fruto de uma graça alcançada pelo Sr. Claudino de Araujo, que pediu por nossa cidade que corria o risco da Febre Amarela, que dizimou muitos em Campinas e cidades vizinhas. Também os agricultores e pecuaristas o escolheram como padroeiro contra as pragas nas plantações e no gado.

São Sebastião, intercedei por todos nós diante da Santíssima Trindade, livrai nossos lares do mal das drogas e da violência que ela gera. Protegei e abençoai o trabalhador da terra, sua lavoura e seus animais, os livre dos ladrões e malfeitores, abençoai a todos nós com o dom das chuvas.

Para concluir, gostaria de usar um pensamento de São Gaspar Bertoni (1777 – 1853), que afirma: “Em São Sebastião, o Senhor procurou encorajar (...) e tornou-me capaz de suportar tudo, por causa de sua verdade”. Santa Novena a todos.

Desde o dia primeiro de janeiro, nossa comunidade está em festa em honra ao padroeiro. A programação começou a visita da imagem de São Sebastião às comunidades rurais e urbanas. No último dia 11 de janeiro, domingo, começou a Novena.

A cada dia da novena acontece a entrega de flores a São Sebastião, sinal das virtudes testemunhadas pelo padroeiro. São momentos valiosíssimos de comunhão fraterna com nossos irmãos de fé, onde - em sintonia com o tema escolhido para a festa deste ano “A fraternidade é fundamento e caminho para a paz” - depositamos de coração aberto nossas orações aos pés de São Sebastião.

"É para nós uma grande alegria celebrar nosso padroeiro dentro do Ano da Paz, proclamado pelo Papa Francisco, e estar em sintonia fraterna com nossos irmãos. A fé é como uma raiz da qual nascem todas as demais virtudes. Nós também recebemos virtudes pelo Batismo, essas virtudes nos ajudam a viver retamente, praticando o bem e evitando o mal. São Sebastião viveu intensamente as virtudes da fé, da esperança e da caridade, colocando em prática a palavra de Deus; deixou-se conduzir pela ação do Espírito Santo e é exemplo para todos nós de como Deus age e atua nas nossas vidas. Seu exemplo nos mostra que a santidade não está longe de nós. A santidade está muito próxima, pois todos somos chamados a sermos Santos", disse Pe. Carlos Panassolo.

Acompanhe a cobertura de alguns momentos da novena.

DOMINGO - 11 de janeiro | 1º Dia de Novena

Com o lema "São Sebastião - Padroeiro da Igreja", nosso comunidade começou a novena com missa celebrada pelo pároco Pe. Carlos Panassolo. Antes do início da celebração, a comunidade Imaculada Conceição e Santa Adélia entregaram flores ao padroeiro.

Pe. Carlos relembrou em sua homilia o lema da festa deste ano: "A Fraternidade é fundamento e caminho para a paz", frase do Papa Francisco. O lema foi escolhido por ocasião do Ano da Paz, celebrado neste 2015. O pároco lembrou, também, dos atentados que aconteceram na cidade de Paris, quando doze funcionários da revista Charlie Hebdo foram mortos.

"Muito se falou e ficamos perplexos com a violência que cada vez e torna mais presente. O que assusta, também, é quererem associar a violência com a religião. É bom tomarmos um pouco de cuidado. É certo que existem os fanáticos, aqueles que se deixam ficar cegos por suas verdades e não pela Verdade que é Deus. Santo Agostinho nos lembra que Deus nos deu o dom da liberdade e por isso o erro é pessoal, pelas escolhas que fazemos. Precisamos estar atentos porque a mídia, cada vez mais, vem tentando destruir em nós o sentido de Ser Igreja, de ter religião, colocando que isso é ruim e maléfico, que aliena, quando, na realidade, o caminho é bem diferente, ainda mais como percebemos como fez São Sebastião, tornando-se mensageiro de

58ª Festa de São Sebastião

Page 3: A Semente - Ed. 37

tamanha Verdade. Sebastião era um homem livre e compartilhou com os irmãos a sua fé doando sua própria vida, a exemplo de Cristo", disse.

O pároco ainda lembrou da importância dos Sacramentos, como o Batismo e a Confirmação. Ser batizado é fazer parte de uma Igreja, Santa e pecadora. A nossa Igreja é Santa porque ela é guiada pelo poder do Espírito Santo, mas pecadora porque tem nossas fraquezas, que Deus respeita, mas espera nossa conversão real e constante. Será que de fato nós buscamos esta santidade ou ficamos aprisionados em nossas fraquezas?", questionou Pe. Carlos.

SEGUNDA-FEIRA - 12 de janeiro | 2º Dia de Novena

São Sebastião, testemunho de fé. No segundo dia de novena ao nosso padroeiro, recebemos a comunidade Paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Arcadas, que animou a missa presidida pelo Pe. Edgar Barros Brioso.

Padre Edgar disse da alegria em estar presente neste dia tão especial a comunidade e refletiu a passagem do Evangelho quando 'Jesus foi para Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e credes no Evangelho!' (Marcos 1,15).

“Neste momento em que ouvimos essas palavras, devemos ter coragem para caminhar também com Jesus, anunciando o Reino de Deus. Jesus quer anunciar o Reino, mas Ele não quer fazer isso sozinho, tanto é que escolhe discípulos,

discípulos que Ele também compreende como seus amigos, companheiros”, disse.

Lembrando o tema de nossa novena 'A fraternidade é fundamento e caminho para a paz', disse da importância da família na busca constante do caminho para paz. ”Como cristãos católicos, queremos encontrar esta paz verdadeira, que temos conosco dentro de nossos corações. Que a paz de Cristo reine em nossos corações, Sua Palavra habite constantemente em nós, para que tudo que façamos sempre em nome do Senhor”, concluiu.

TERÇA-FEIRA - 13 de janeiro | 3º Dia de Novena

São Sebastião, testemunha de caridade. No terceiro dia da novena, a celebração da noite foi presidida pelo Padre Ricardo Nunes, da Paróquia Santíssima Trindade de Nilópolis/RJ. A animação ficou por conta de nossos irmãos Paroquianos da São João Batista, que trouxeram uma faixa com os seguintes dizeres: 'A paz é um bem que supera qualquer barreira porque é um bem de toda humanidade!', em sintonia com o tema de nossa novena.

Padre Ricardo refletiu a respeito da divindade e a humanidade de Jesus quando Ele se coloca ao lado de cada um de nós. “A leitura de hoje mostra que mesmo sendo filho de Deus, Ele assumiu a nossa humanidade, somente não teve a marca do pecado, que acontece em nossas vidas quando fechamos nosso coração para Deus e tentamos corromper o Seu projeto”.

Para o padre, a palavra de Jesus precisa nos incomodar, porque isso é um sinal de que algo precisa mudar dentro de nós. Assim como Jesus disse ao espírito impuro “Cala-te e sai dele!”, não podemos deixar o mal falar mais alto em nossas vidas. “Precisamos abrir a janela do nosso coração para que o mal possa sair e possa entrar o ar fresco: o ar de Deus, que é o Espírito Santo! Que purifica, que renova, que transforma nossa vida."

“Que São Sebastião nos dê seu testemunho de caridade, o seu exemplo de vida e o testemunho de amor a todas as pessoas. O nosso testemunho deve nos levar a morte se preciso for. Porque Jesus também, pela sua obediência ao pai, morreu. Não viver a obediência é ir contra o projeto de Deus”. Como admiradores de sua vida, e devotos de São Sebastião, devemos buscar assim como ele, o caminho para a santidade. Devemos nos preocupar todos os dias para alcançar a santidade. E qual o caminho para ser santo? Obedecer mais a Deus do que aos homens!” , concluiu Padre Ricardo.

Page 4: A Semente - Ed. 37

17 de janeiro (sábado) – 18h30 7º Dia da Novena com missa presidida pelo Pe. Ricardo Almeida, da Paróquia Cristo Redentor de Recife/PE, animada pela Pastoral da Criança, Movimento Mãe Rainha e Comissão de Festas e Obras; Animada Quermesse.

18 de janeiro (domingo) – 7h – Missa animada pela Pastoral Carceránia, Apostolado da Oração e Liga de São José; 8h30 – Celebração do Batismo; 10h – Missa animada pela Perseverança, Coroinhas, Ministério da Dança e Projeto Educanto; 15h – Missa Capela Nossa Senhora das Dores, Lar dos Velhos, 15h30 – Pedalando com São Sebastião, saindo da Matriz Centenária, passando pela comunidade São Francisco e terminando na Matriz (Inscrições: material de higiene pessoal); 18h30 – 8º Dia de Novena, missa com a benção dos casais presidida pelo Pe. André Rossi da Paróquia São Joaquim e Santana de Mogi Mirim e animada pela Pastoral da Crisma, Pastoral Familiar e Pastoral da Saúde; 19h30 – Animada Quermesse;

19 de janeiro (segunda-feira) – 19h30 – 9º Dia de Novena, Missa presidida pelo Pe. Bruno Roberto Rossi, vigário paroquial, e animada pela Pastoral da Liturgia, Pastoral da Educação, Terço dos Homens (Nossa Senhora Auxiliadora) e Terço das Mulheres (Imaculado Coração de Maria e Santa Clara); 20h30 – Noite do Pastel com Barraca Maluca;

DIA DE SÃO SEBASTIÃO20 de janeiro (terça-feira) – 06h – Alvorada; 9h – Missa do Padroeiro presidida pelo pároco Pe. Carlos

Panassolo e animada pela Equipe Betânia e Pastoral do Canto; 18h30 – Terço – Apostolado da Oração e Irmandade São José (Matriz Centenária); 19h – Procissão saindo da Matriz Centenária; 19h30 – Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e animada pelo Grupo de Jovens, Pascom e Ministros Extraordinários; 20h30 – Quermesse com show de Joel e Geovan;

VISITA DA IMAGEM DO PADROEIRO ÀS COMUNIDADES E SETORES21 de janeiro (quarta-feira) – 19h30 – Nossa Senhora das Dores (Rua Venezuela, 347 - Jardim

América)22 de janeiro (quinta-feira) – 19h30 – São Francisco, Jardim das Aves; (Capela São Francisco - Rua Tiê,

43 - Jardim das Aves)23 de janeiro (sexta-feira) – 19h30 – São João Batista (Rua Ermelino Armellini,117 - Vila Nova) e

Imaculada Conceição (Rua Antonio de Camargo Andrade, 292- Jardim Alberto)24 de janeiro (sábado) – 18h30 – Missa na Matriz de São Sebastião; 19h30 Animada Quermesse;

PROGRAMAÇÃO DA FESTA (de 17 a 24 de janeiro)

Agenda / Avisos da SemanaDia 19/01 (2ª.-feira) –19h30 - Reunião Vicentinos

(Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).Dia 21/01 (4ª.-feira) – 14h00 às 17h00 – Celebração

da Vida da Pastoral da Criança no Centro de Estudos.Dia 22/01 (5ª.-feira) e Dia 23/01 (6ª.-feira) – 19h00 –

Reunião da Perseverança no Centro de Estudos.Dia 25/01 (domingo) – 14h00 às 16h30 – Celebração

da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

Todos os Sábados - das 15h às 17h – Grupo de Autoajuda Da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos - Das 8h às 9h – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, nº 07).

Das 8h às 9h – Centro de Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h às 19h – Centro de Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

PROGRAME-SE (para inscrições e informações, procure a Secretaria Paroquial)

- Preparação para Legitimação – 28/29 e 30 de Janeiro- 2ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida – Dia 31/01/2015 (Os interessados

procurar a secretaria paroquial até dia 24 de janeiro).- Inscrição para Catequese de adultos.- Curso de Noivos – Início dia 07 de Fevereiro na Catedral Nossa Senhora do Amparo

19 3807.99743807.2689

temacolegio.com.br