a semente - ed. 31

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 031 - 22 a 28 de Novembro de 2014 “Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo“ Jo 18:37 CELEBRAÇÃO DE CRISTO REI O SENHOR REINA EM CADA UM DE NÓS Sabe-se que a Igreja encerra seu Ano Litúrgico com a Solenidade Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No entanto, poucos se dão conta de que se trata de uma festa relativamente recente, pois só foi instituída em 1925, portanto há menos de cem anos. Mas o que levou o papa Pio XI a dedicar a primeiríssima encíclica de seu pontificado à criação de uma festa de Cristo Rei? (cf. carta encíclica Quas primas, 11/12/1925). No início do século XX, o mundo, que ainda estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial, fora varrido por uma onda de secularismo e de ódio à Igreja, como nunca visto na história do Ocidente. O fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o comunismo na Rússia, a revolução maçônica no México, anti- clericalismos e governos ditatoriais grassavam por toda parte. É neste contexto que, sem medo de ser literalmente “politicamente incorreto”, o papa Pio XI institui uma festa litúrgica para celebrar uma verdade de nossa fé: mesmo em meio a ditaduras e perseguições à Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar, soberano, sobre toda a história da humanidade. Recordar que Jesus é Rei do Universo foi um gesto de coragem do Santo Padre. Com as revoluções que se seguiram ao fim do primeiro conflito mundial, em 1917, o título de Cristo Rei tornara-se um tanto impopular. Se o Papa tivesse exaltado Jesus como profeta, mestre, curador de enfermos, servo humilde, vá lá! Qualquer outro título teria sido mais aceitável. Mas Cristo Rei?!… Mesmo assim, nadando contra a correnteza e se opondo ao secularismo ateu e anti-clerical, o Vigário de Cristo na terra instituiu esta solenidade para nos recordar que todas as coisas culminam na plenitude do Cristo Senhor: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas” (Ap 1, 8). É necessário reavivar a fé na restauração e na reparação universal realizadas em Cristo Jesus, Senhor da vida e da história. Com esta solenidade o Papa Pio XI esperava algumas mudanças no cenário mundial: que as nações reconhecessem que a Igreja dever estar livre do poder do Estado (Quas primas, 32); que os líderes das nações reconhecessem o devido respeito e obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo (Quas primas, 31); que os fieis, com a celebração litúrgica e espiritual desta solenidade, retomassem coragem e força e renovassem sua submissão a Nosso Senhor, fazendo com que ele reine em seus corações, suas mentes, suas vontades e seus corpos (Quas primas, 33). Viva Cristo Rei

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Celebração de Cristo Rei: O Senhor reina em cada um de nós. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 31

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 031 - 22 a 28 de Novembro de 2014

“Tu dizes que eu sou rei.

Eu para isso nasci, e para

isso vim ao mundo“

Jo 18:37

CELEBRAÇÃO DE CRISTO REIO SENHOR REINA EM CADA UM DE NÓS

Sabe-se que a Igreja encerra seu Ano Litúrgico com a Solenidade Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No entanto, poucos se dão conta de que se trata de uma festa relativamente recente, pois só foi instituída em 1925, portanto há menos de cem anos.

Mas o que levou o papa Pio XI a dedicar a primeiríssima encíclica de seu pontificado à criação de uma festa de Cristo Rei? (cf. carta encíclica Quas primas, 11/12/1925).

No início do século XX, o mundo, que ainda estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial, fora varrido por uma onda de secularismo e de ódio à Igreja, como nunca visto na história do Ocidente. O fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, o comunismo na Rússia, a revolução maçônica no México, anti-clericalismos e governos ditatoriais grassavam por toda parte.

É neste contexto que, sem medo de ser literalmente “politicamente incorreto”, o papa Pio XI institui uma festa litúrgica para celebrar uma verdade de nossa fé: mesmo em meio a ditaduras e perseguições à Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar, soberano, sobre toda a história da humanidade.

Recordar que Jesus é Rei do Universo foi um gesto de coragem do Santo Padre. Com as revoluções que se seguiram ao fim do primeiro conflito mundial, em 1917, o título de Cristo Rei tornara-se um tanto impopular. Se o Papa tivesse exaltado Jesus como profeta, mestre, curador de enfermos, servo humilde, vá lá! Qualquer outro título teria sido mais aceitável. Mas Cristo Rei?!…

Mesmo assim, nadando contra a correnteza e se opondo ao secularismo ateu e anti-clerical, o Vigário de Cristo na terra instituiu esta solenidade para nos recordar que todas as coisas culminam na plenitude do Cristo Senhor: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim de todas as coisas” (Ap 1, 8). É necessário reavivar a fé na restauração e na reparação universal realizadas em Cristo Jesus, Senhor da vida e da história.

Com esta solenidade o Papa Pio XI esperava algumas mudanças no cenário mundial: que as nações reconhecessem que a Igreja dever estar livre do poder do Estado (Quas primas, 32); que os líderes das nações reconhecessem o devido respeito e obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo (Quas primas, 31); que os fieis, com a celebração litúrgica e espiritual desta solenidade, retomassem coragem e força e renovassem sua submissão a Nosso Senhor, fazendo com que ele reine em seus corações, suas mentes, suas vontades e seus corpos (Quas primas, 33).

Viva Cristo Rei

Page 2: A Semente - Ed. 31

Pascom tem encontro diocesano

Encerrar o Ano Litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei é consagrar a Nosso Senhor o mundo inteiro, toda a nossa história e toda nossa vida. É entregar à sua infinita misericórdia um mundo onde reina o pecado.

Pilatos pergunta a Jesus se ele é rei. Nosso Salvador responde que seu Reino não é deste mundo. Ou seja, não é deste mundo “inventado” pelo homem e pelo pecado: o mundo da injustiça, da escravidão, da violência, do ódio, da morte e da dor. Ele é rei do Reino de seu Pai e, como rei-pastor, desde o alto da cruz, guia a sua Igreja em meio às tribulações.

É assim que, nesta festa, o manto vermelho de Cristo assinala a realeza de Nosso Senhor, mas também nos recorda o sangue de tantos mártires Cristãos de nossa história recente. Foram fieis católicos que, ouvindo os apelos do Sucessor de Pedro, não tiveram medo de entregar suas próprias vidas e de morrer aos brados de “viva Cristo Rei!”

Duas paróquias da nossa Diocese têm novos administradores paroquiais. No dia 16 de Novembro a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no município de Itapira recebeu seu novo Administrador Paroquial, o padre Bruno Pereira Gandolphi.

Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano, presidiu a Celebração na qual foi empossado o padre Bruno. Também estavam presentes os padres Érique Bordini e Tarlei Navarro, da cidade de Itapira. Durante o Rito da Posse, Dom Pedro Carlos pediu aos fiéis que acolham o novo padre e o ajudem nos trabalhos da Paróquia. Pediu também que todos permaneçam unidos na construção do Reino

Padre Bruno recebeu as chaves da igreja, do sacrário, a jarra com água (simbolizando o batismo) e a estola roxa (simbolizando o sacramento da confissão); no final da celebração, apresentou a todos seus pais e irmãos presentes. Disse que conta com a ajuda de todos para levar adiante os trabalhos já começados e traçar novos caminhos para o crescimento e união da comunidade.

Paróquias têm novos administradores

Nosso querido Padre Ildefonso assumirá a função de administrador paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, na cidade de Itapira, no próximo dia 4 de dezembro.

Padre Ildefonso foi apresentado à comunidade no último dia 7 de outubro e desde então trabalha com Padre Marcos Rodrigues, que a partir do dia 4 de dezembro deixará as atividades na paróquia para voltar à sua Diocese de origem, Jacarezinho.

Ao Padre Ildefonso, o desejo de toda nossa comunidade de São Sebastião para que Deus o ilumine ainda mais para que continue sendo um homem repleto de amor aos irmãos e a Deus. A graça de Nosso Senhor para este novo desafio.

(com informações do site da Diocese de Amparo)

Padre Ildefonso Luz

Page 3: A Semente - Ed. 31

Foi com alegria que catequistas e sessenta catequizandos da terceira etapa da catequese infantil, das comunidades urbanas São Sebastião, São Miguel e São Francisco, viveram, no último dia 8 de novembro, um Encontro com Jesus e com o irmão.

"Já estamos no terceiro ano que abraçamos em nosso Itinerário de Fé este retiro, que acontece ao findar do ano litúrgico na comunidade Santa Rosa de Lima, onde somos acolhidos com carinho pelas senhoras que nos recebem pela manhã com um delicioso lanche – tudo fresquinho e caseiro, frutos de suas mãos, reflexo do amor de Deus”, conta a coordenadora Cintia Ferreira.

Os catequizandos tiveram a oportunidade de encontrarem-se com Deus nas palavras e na alegria de nosso pároco padre Carlos Panassolo, que sempre caminha conosco, nosso primeiro catequista, este ano também com a do já querido padre Bruno.

O retiro contou com dinâmicas que levam a refletir o caminhar pelo Itinerário que abraçaram; uma Missa, que abordou o porquê celebramos, o que celebramos, o sentido de cada momento da celebração e ao findar do momento de adoração Eucarística cada catequizando, catequistas, coroinhas e padres levaram para casa, uma rosa contendo o nome de uma das pessoas que participaram do dia, com o doce propósito de por ela rezarem todos os dias, reforçando assim, o espírito de oração pessoal e em família.

Para finalizar o retiro, as crianças agradeceram as senhoras da comunidade, que os acolheram com as refeições.

Catequizandos participaram de retiro

Muita música, arte e animação tomaram conta da tarde do último domingo, dia 16 de novembro, com a segunda edição do Projetinho Cultural, promovido pelo Grupo Alma Jovem.

Jean Martins, coordenador do Grupo Alma Jovem, acredita que o Projetinho é uma oportunidade ímpar de reviver o mundo infantil e acredita que cada criança que participou levou para casa várias histórias e muito conhecimento que foi transmitimos a eles.

“O nosso objetivo foi cumprido, que era de ampliar o horizonte de quem ainda tem muito para sonhar e realizar. Minha gratidão a todos

que participaram, aos pais, por confiarem seus filhos a nossa responsabilidade, ao pessoal do grupo de jovens, pelo trabalho prestado e comprometimento ao projeto e as crianças, por tornarem realidade esse momento maravilhoso”, agradece.

Confira mais depoimentos em nosso site.

Crianças participam de Projetinho Cultural

Page 4: A Semente - Ed. 31

Agenda / Avisos da SemanaAULAS DE ARTESANATOS - Nas quartas e sextas-

feiras das 15h00 às 17h00 no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Dia 23/11 (domingo) - 14h30 às 17h00 – Celebração Diocesana Cristo Rei na Paróquia São José – Mogi Mirim.

Dia 24/11 (2ª.-feira) –19h00 – Hora Santa Eucarística dos Vicentinos na Matriz Centenária.

20h00 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07)

Dia 25/11 (3ª.-feira) – 14h00 às 16h30 – Celebração ds Vida da Pastoral da Criança na Capela São Francisco – Jardim das Aves.

20h00 – Reunião do C.A.E.P. na Casa Paroquial.De 26 a 28/11 – às 20h00 – Preparação para

Legitimação no Centro de Estudos.Dia 26/11 (4ª. feira) – 19h30 – Missa na Comunidade

São Vicente – Rua Morungaba, 186- Jardim Flamboyant.19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária.Dia 27/11 (5ª. feira) – 19h30 – Curso Bíblico na

Matriz Centenária.Dia 29/11 (sábado)– 14h00 às 16h30 – Celebração

da Vida da Pastoral da Criança na Escola Giselda Turolla Piovezan – Bairro dos Rosas.

20h00 – 1º JANTAR ITALIANO no Centro de Pastoral São João Paulo II. Convites disponíveis na Secretaria Paroquial.

Dia 30/11 (domingo) – 19h30 – Missa do Envio da Novena de Natal na Matriz de São Sebastião.

A devolução do Saco da Alegria começará no próximo final de semana, dias 29 e 30 de novembro. Neste ano, em sua quarta edição, 490 são os afilhados, entre crianças e gestantes, que serão presenteados com roupa, calçado e brinquedo. A entrega também acontecerá no final de semana do dia 6 e 7 de dezembro.

A ação é resultado do trabalho conjunto das Pastorais da Criança, Familiar e Vicentinos. "Tal gesto quer levar a alegria e o testemunho do verdadeiro sentido do Natal: presentear por crer no Salvador e, assim, celebrar sua chegada entre nós", explica Pe. Carlos Panassolo.

Saco da AlegriaAssim como aconteceu no último período da

Quaresma, os fiéis receberão um exercício espiritual (raspadinha) para o Tempo do Advento, momento de espera e esperança no qual devemos estar atentos e vigilantes e nos prepararmos para a vinda do Senhor.

A entrega acontecerá para os dizimistas no final de semana do dia 23 de novembro. Após esta data, e caso ainda sobre cartelas, será entregue a quem desejar no final de semana do dia 30.

A cartela apresenta 25 exercícios espirituais que falam de vigilância, conversão, testemunho, a vinda do Senhor Jesus, esperança e alegria.

Raspadinha do Advento

A nossa Paróquia de São Sebastião promoverá no dia 29 de novembro o 1º Jantar Italiano. O evento acontecerá às 20h, no Centro de Pastoral São João Paulo II, localizado em frente à Matriz Nova de São Sebastião, na Av. Carlos Burgos.No cardápio, a deliciosa culinária italiana com macarronada, espaguete ao molho branco e ao sugo, rondelle, arroz, porpeta, salada verde e sobremesa. O jantar ainda contará com música ao vivo.

Os convites são limitados e custam R$ 25,00 (bebida à parte) para adultos, R$ 12,50 para crianças de 9 a 12 anos, e crianças com até 8 anos não pagam. Os convites estão disponíveis com os agentes de pastorais, coordenadores de comunidades e na Secretaria Paroquial.

Antes do evento, a comunidade celebrará uma missa, às 18h30, com a participação do Circolo Italiano di Amparo, com músicas litúrgicas e algumas leituras no idioma italiano. "É uma alegria, neste ano, celebrarmos a nossa tradicional missa de final de ano com a comunidade de São Sebastião. Entre as poucas roupas e objetos que nossos antepassados italianos trouxeram para o Brasil, estava a sua imensa fé. Nossos imigrantes italianos nos deixaram esta linda herança: a alegria de ser um povo de fé", comenta a presidente da entidade, Cecília Isabel Petri.

Todos estão convidados para este momento de confraternização da nossa comunidade e que terá seus rendimentos revertidos para as obras do Centro de Pastoral e atividades paroquiais.

Jantar Italiano será no próximo final de semana

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Bispo Diocesano: Pedro Carlos Cipollini Pároco: Pe.

Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Bruno Roberto Rossi | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela secretaria:

(19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

www.saosebastiaoamparo.com.brConfira muito mais em nosso site: