a semente - ed. 41

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 041 - 14 a 20 de Fevereiro de 2015 "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus Lc 4,4 QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO, REVISÃO DE VIDA E MUDANÇA DE ATITUDE Estimados irmãos, estamos adentrando o Tempo Litúrgico da Quaresma, onde somos chamados a um momento novo e oportuno para refletir e rever o caminhar enquanto pessoa, cidadão e cristão. Somos convocados por Cristo neste ano de 2015, a iniciar nosso itinerário pela afirmação que Ele realiza diante de seus discípulos, de ontem e de hoje “... o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mc 10,45). Tal anúncio nasce dentro do contexto do capítulo dez do Evangelho de São Marcos, que logo no seu início afirma a sacralidade da vida conjugal (cf. 1 -12), da própria vida como Dom a ser partilhado. “Eu garanto a vocês; quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele” (15), e a reconhecer Deus como BOM, confiar Nele e por Ele se consumir doando a vida em favor do Reino ( cf 28-30) testemunhando, assim, a autoridade presente em cada um de nós batizados, não como força ou privilégio, mas sim como serviço, não em nome próprio mas em nosso do Senhor Jesus. No transcorrer destes quarenta dias, teremos vários momentos pensados e programados para nos ajudar pela reflexão e oração, levando a cada um ao constante processo de Conversão ao Evangelho, como iremos vivenciar em Família, por meio dos Encontros da Campanha da Fraternidade, que neste ano contará com a presença dos senhores ministros da Palavra, em um dos momento de partilha para juntos aprofundar a “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, sempre as segundas-feiras às 19h30, nas casas a serem divulgadas em tempo oportuno, verifique agora as datas e comunidades: 02/03 – nas Comunidades São Miguel Arcanjo, São Vicente de Paulo, Santa Adélia e N. Sra. das Dores 09/03 – Nas Comunidades São Lazaro, São Sebastião, São Lourenço e São João Batista 16/03 – Nas Comunidades Imaculada Conceição, Santa Rita de Cássia, Santo Expedito, Santo Antonio (Areia Branca) e Santa Rosa de Lima. 23/03 – Nas Comunidades São Francisco, N. Sra. das Graças, Santa Luzia e N. Sra. Aparecida (Pedrosos) Outro Momento assumido foi a já tradicional Via Sacra Pública, passando pelas ruas dos bairros, sempre as sextas-feiras sempre às 19h30, conforme esquema:- 20/02 – Saindo da E. E. Profº “Fernando Barbosa” do Jardim Moreirinha até a Capela São Francisco; 27/02 – Saindo da Capela São Francisco até a Capela São Lazaro; 06/03 – Saindo da Capela São Lazaro até a Matriz Centenária; 13/03 – Saindo da Unidade de Saúde Jardim América até a Capela N. Sra. das Dores; Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 08-Apr-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Quaresma: Tempo de conversão, revisão de vida e mudança de atitude. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 41

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 041 - 14 a 20 de Fevereiro de 2015

"Nem só de pão viverá

o homem, mas de toda

a palavra de Deus

Lc 4,4

QUARESMA: TEMPO DE CONVERSÃO,REVISÃO DE VIDA E MUDANÇA DE ATITUDE

Estimados irmãos, estamos adentrando o Tempo Litúrgico da Quaresma, onde somos chamados a um momento novo e oportuno para refletir e rever o caminhar enquanto pessoa, cidadão e cristão. Somos convocados por Cristo neste ano de 2015, a iniciar nosso itinerário pela afirmação que Ele realiza diante de seus discípulos, de ontem e de hoje “... o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mc 10,45). Tal anúncio nasce dentro do contexto do capítulo dez do Evangelho de São Marcos, que logo no seu início afirma a sacralidade da vida conjugal (cf. 1 -12), da própria vida como Dom a ser partilhado. “Eu garanto a vocês; quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele” (15), e a reconhecer Deus como BOM, confiar Nele e por Ele se consumir doando a vida em favor do Reino ( cf 28-30) testemunhando, assim, a autoridade presente em cada um de nós batizados, não como força ou privilégio, mas sim como serviço, não em nome próprio mas em nosso do Senhor Jesus.

No transcorrer destes quarenta dias, teremos vários momentos pensados e programados para nos ajudar pela reflexão e oração, levando a cada um ao constante processo de Conversão ao Evangelho, como iremos vivenciar em Família, por meio dos Encontros da Campanha da Fraternidade, que neste ano contará com a presença dos senhores ministros da Palavra, em um dos momento de partilha para juntos aprofundar a “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, sempre as segundas-feiras às 19h30, nas casas a serem divulgadas em tempo oportuno, verifique agora as datas e comunidades:

02/03 – nas Comunidades São Miguel Arcanjo, São Vicente de Paulo, Santa Adélia e N. Sra. das Dores09/03 – Nas Comunidades São Lazaro, São Sebastião, São Lourenço e São João Batista16/03 – Nas Comunidades Imaculada Conceição, Santa Rita de Cássia, Santo Expedito, Santo Antonio

(Areia Branca) e Santa Rosa de Lima.23/03 – Nas Comunidades São Francisco, N. Sra. das Graças, Santa Luzia e N. Sra. Aparecida (Pedrosos)Outro Momento assumido foi a já tradicional Via Sacra Pública, passando pelas ruas dos bairros,

sempre as sextas-feiras sempre às 19h30, conforme esquema:-20/02 – Saindo da E. E. Profº “Fernando Barbosa” do Jardim Moreirinha até a Capela São Francisco;27/02 – Saindo da Capela São Francisco até a Capela São Lazaro;06/03 – Saindo da Capela São Lazaro até a Matriz Centenária;13/03 – Saindo da Unidade de Saúde Jardim América até a Capela N. Sra. das Dores;

Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco

Page 2: A Semente - Ed. 41

20/03 – Saindo do Condomínio das Pedras até a Capela São Miguel;27/03 – Saindo da Creche Santa Rita até a Matriz de São Sebastião.Outro momento importante e fundamental em nosso crescimento espiritual é o Sacramento da

Reconciliação – Confissão, agendado em vários momentos conforme lista abaixo. Por favor não deixe para a ultima hora, é sempre bom lembrar, confessar, não justificar o pecado cometido pessoal ou de outro, mas sim o revelar de seu arrependimento e a real vontade de buscar no Senhor Jesus o Dom da Santidade:

- Matriz São Sebastião (dias 27/02, 06, 13, 18 e 20/03) com início as 9h e as 14h, e no dia 18/03 com a ajuda dos padres da Forania a partir das 19h.

- Capela Santo Antonio (Areia Branca) – dia 25/02 com início às 19h.- Capela São Francisco – dia 05/03 com início às 9h, 14h e às 19h.- Capela São Miguel Arcanjo – dia 12/03 com início às 9h, 14h e às 19h.- Capela Santa Rosa de Lima – dia 13/03 com início às 19h.- Capela N. Sra. Aparecida (Pedrosos) – dia 25/03 com início às 15h e às 19h.E para bem iniciar esse momento especial em preparação a Solenidade da Páscoa, teremos no dia 18

de fevereiro quarta-feira de cinzas, o momento de assumir publicamente esse compromisso de bem viver esse tempo de graça, pela imposição das cinzas, nas celebrações, sendo às 07h na Capela São Miguel, 15h na Capela N. Sra. das Dores, 19h30 na Matriz de São Sebastião e Capela Santa Rosa de Lima; e no dia 19 (quinta-feira) nas Capelas Santo Antonio na Areia Branca às 19h30 e na Capela N. Sra. Aparecida dos Pedrosos às 20h.

Aos irmãos Dizimistas fica o convite para acolher a Jornada Quaresmal (Raspadinha) com os 40 Exercícios Espirituais, os quais serão entregues neste fim de semana e no próximo dia 18 após a Santa Missa.

A todos os paroquianos, convido na alegria da fé a vivenciar e testemunhar esse momento de graça e conversão na vida de nossa comunidade paroquial.

A Iniciação à Vida Cristã foi o grande tema do encontro diocesano que aconteceu nos últimos dias 7 e 8 de fevereiro. O evento foi realizado no Centro de Pastoral São João Paulo II. Entre as reflexões, está que, atualmente, há uma diminuição do número de iniciados que permanecem no convívio da Igreja após os sacramentos. Logo, a Igreja trabalha para que a iniciação seja mais eficaz para garantir a permanência desses irmãos na vida cristã. O encontro teve como palestrante o Padre Luiz Alves de Lima, doutor em teologia pastoral catequética, assessor de catequese na CNBB e CELAM, e editor e redator da Revista da Catequese.

O encontro reuniu aproximadamente 350 agentes de pastoral de todas as 32 paróquias da nossa Diocese de Amparo, que puderam compartilhar suas experiências.

Durante a palestra, Pe. Lima afirmou que o trabalho de iniciação não deve ser compreendido como tarefa exclusiva da Pastoral do Batismo, Catequese e Crisma, mas como um compromisso de toda a comunidade cristã. “Assumir a iniciação cristã exige não somente uma renovação da catequese, mas também uma reestruturação de toda a vida pastoral da paróquia”, disse.

Para Pe. Lima, o objetivo principal da iniciação à vida cristã é fazer com que as pessoas adentrem ao mistério e se sintam seduzidas pela mensagem de Jesus Cristo. Com isso, os sacramentos devem ser consequências de uma vida cristã, da vivência em Cristo, e não o ponto final do percurso.

Padre Carlos Panassolo, em conversa com os catequistas, falou da importância de alimentar-se constantemente da graça de Deus. “Infelizmente, alguns catequistas já se acham prontos. Colocam o livro embaixo do braço e vão ao encontro certos de que será igual aos passados, quando, na realidade, tudo pode ser diferente, já que os participantes são outros e até mesmo os catequistas têm novas vivências e expectativas”.

“O evento de formação mostrou como é importante aprender sempre mais e novas formas de trabalho. Estou há aproximadamente 27 anos como catequista e tenho a certeza que cada encontro com os catequizandos é diferente. Aprendemos com estes e compartilhamos nosso testemunho”, conta a

Catequese diocesana se reúne para formação

Page 3: A Semente - Ed. 41

catequista Estela Cera.Padre Lima ainda salientou a importância de ser uma Igreja em Saída, anunciar a Boa Nova de Cristo

em especial para aqueles que ainda não conhecem Jesus e não foram, assim, seduzidos pelo mistério e amor de Deus. “Devemos buscar inserir os não praticamente no seio da Igreja, sendo pescadores de homens, mas não apenas dentro do nosso aquário”, disse Pe. Lima.

Para a catequista Ana Paula Villas Boas Bianchi, a Perseverança pode ter um papel importante neste processo. “É triste para o catequista ver que uma criança que recebeu o sacramento da Comunhão não continua frequentando as atividades da Igreja, até mesmo as celebrações Eucarísticas. Como há um espaço de tempo entre este sacramento e o da Crisma, a Perseverança vira um elo importante. Vemos que o jovem que frequenta a Perseverança e recebe a Confirmação, tem um aproveitamento muito maior, porque já está incluído da vivência cristã”, conta.

“Vejo com grande alegria e esperança um encontro formativo com esta qualidade. O assunto não é novo já que desde o Concílio Ecumênico Vaticano II a Igreja vem nos chamando a refletir a iniciação cristã. Conseguir juntar mais de 300 catequistas possibilita afirmar com esperança que a nossa Catequese Diocesana viverá um novo tempo”, alegra-se a coordenadora diocesana da Catequese, Eliana Ferraz.

Entre os assuntos destacados pelo palestrante estava também o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), um modelo de trabalho que mostra a importância do ritual litúrgico e prevê um itinerário dividido em tempos, sendo eles o pré-catecumenato, catecumenato, iluminação e purificação e o tempo da mistagogia.

A implantação do RICA já é realidade em diversas paróquias do Brasil. Em nossa Diocese, a Paróquia Santo Antônio, da cidade de Itapira/SP, testemunhou durante o evento os bons resultados obtidos. O grupo trabalha com adultos e tem a orientação do Padre Edson Andretta, atual reitor do Seminário São José.

“Como o profeta Jonas, muitas vezes somos chamados por Deus e fugimos. Mas não fugimos de Jesus, porque Ele sempre nos acompanha, mas de nós mesmos, porque não acreditamos em nosso trabalho. Devemos, porém, não desistir e alegrarmos de termos sido tocados e escolhidos por Deus para ajudar como catequistas a Igreja no anúncio da Boa Nova de Cristo”, comentou Pe. Carlos.

Assim como aconteceu no período da Quaresma do ano passado, os fiéis receberão um exercício espiritual (raspadinha) para este tempo de preparação para a grande festa da Páscoa.

A entrega acontecerá para os dizimistas no final de semana dos dias 14 e 15 de fevereiro. Após estas datas, e caso ainda sobre cartelas, será entregue a quem mais desejar.

Na cartela, encontram-se exercícios espirituais diários com o objetivo de alcançar um contato mais aprofundado com Deus, apoiados nos três pilares do período: oração, jejum e caridade.

Uma celebração Eucarística de envio foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini como encerramento do encontro de formação da catequese. Com grande alegria, centenas de catequistas e agentes de pastoral acompanharam a missa na Matriz de São Sebastião.

Em sua homilia, o bispo agradeceu a Deus por tudo que aconteceu na nossa Diocese durante a semana, com os encontros de formação para o clero, catequistas e agentes de pastoral. "Desde que nós conseguimos, através do nosso planejamento participativo, elaborar o 1º Plano de Pastoral, uma aspiração foi sempre esta: evangelizar melhor, catequizar melhor, com uma formação mais aprofundada o coração de cada um que vem até a igreja e quer ser acolhido para receber Jesus”, completou.

Missa com Dom Pedro Carlos

Raspadinha da quaresma

Fiéis de toda a Diocese de Amparo terão um encontro formativo sobre o Documento nº 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A formação acontecerá no dia 1º de março, às 14h, no Centro de Convenções da cidade de Serra Negra/SP. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria paroquial.

O documento propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia. Após, aproximadamente, dois anos de estudo, os bispos reunidos na 52ª Assembleia Geral, em 2014, aprovaram o texto para publicação como Documento oficial da Igreja no Brasil. Ele é composto de seis capítulos, são eles: Sinais dos Tempos e Conversão Pastoral, Palavra de Deus, Vida, Missão nas Comunidades, Surgimento da Paróquia e sua Evolução, Comunidade Paroquial, Sujeito e Tarefas da Conversão Paroquial.

Encontro diocesano sobre documento Nº100 da CNBB

Page 4: A Semente - Ed. 41

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Aparecida – Pedrosos.Dia 20/02 (6ª.-feira) – 19h30 – Via Sacra Pública da

E.E. Prof º Fernando Barbosa - Jardim Moreirinha a Capela São Francisco de Assis.

Dia 21/02 (sábado) – RETORNO DA CATEQUESE INFANTIL nas três comunidades urbanas.

Dia 22/02 (domingo) – 14h00 às 16h30 – Celebração da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel – Jardim Figueira.

16h30 – Missa na Capela São Benedito – Sertãozinho.De 23 a 28 de Fevereiro (segunda a sexta-feira das

8h00 às 17h00 e sábado das 8h00 às 12h00) – Bazar da Pechincha no Centro de Pastoral São João Paulo II (Doação para o bazar deixar na secretaria paroquial).

INSCRIÇÃO PARA CATEQUESE DE ADULTOS (Os interessados procurar a secretaria paroquial)

12 de Abril (domingo) – 2º Encontro Recém-Casados no Centro de Estudos (os casais deverão ter até 03 anos de casados) – Inscrição na Secretaria Paroquial.

Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos - das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro De Estudos – Encontro da Perseverança.

Das 18h00 às 19h00 – Centro De Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaDia 15/02 (domingo) – 15h00 às 17h00 – Matinê

com as crianças no Centro de Pastoral São João Paulo II.16h30 – Encontro com os catequistas (Crisma) no

Centro de Estudos.Dia 16/02 (2ª.-feira) – 19h30 – Terço das Mulheres

na Capela São Francisco – Jardim das Aves.19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da

Matriz Centenária – no. 07).20h30 – 4ª edição do “Carnaval com Cristo” para os

agentes de Pastorais no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Dia 18/02 (4ª.-feira de cinzas) – 7h00 – Missa na Capela São Miguel Arcanjo – Jardim Figueira.

15h00 – Missa na Capela Nossa Senhora das Dores (Lar dos Velhos)

19h30 – Missa na Matriz de São Sebastião.19h30 – Missa na Capela Santa Rosa de Lima.Dia 19/02 (5ª.feira) – Arrecadação de Alimentos

nas Comunidades (no mês de Janeiro foram arrecadados 2.320 kilos – atendidas 93 famílias – saíram 02 – entraram 03)

15h00 às 16h00 – Orações pelas vocações com participação da Liga de São José na Matriz de São Sebastião.

19h30 – RETORNO CURSO BIBLÍCO e Reunião de Ministros no Centro de Estudos.

19h30 – Missa na Capela Santo Antônio – Areia Branca.

20h00 – Celebração na Capela Nossa Senhora

Aniversário Posse do Pe. Carlos como Administrador ParoquialNa última sexta-feira, dia 13 de fevereiro, comemoramos o quarto

aniversário da posse do Padre Carlos Panassolo como administrador paroquial. Na ocasião, ocorreu uma missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelos Pe. Edgar de Barros Briozo, então vigário forâneo de Nossa Senhora do Rosário (da qual nossa paróquia fazia parte), e Pe. Francisco de Paiva Garcia, então pároco da nossa paróquia.

Com grande presença da comunidade, Pe. Carlos recebeu das mãos do Pe. Francisco as chaves do sacrário da igreja. “Gostaria de pedir, neste momento de grande alegria e emoção, que toda a comunidade acolha com grande carinho e amor o Pe. Carlos Panassolo, assim como me acolheu de braços abertos quando cheguei aqui na Paróquia, há quase 47 anos. E agradeço, mais uma vez, a todos vocês”, disse padre Francisco.

“Pedi a Deus que, se fosse de Sua vontade, me concedesse a alegria de ser padre. E Ele concedeu. Pedi, também, que queria ser padre nesta Igreja de São Sebastião e receber as chaves da Matriz das mãos do Pe. Francisco. E, hoje, estou aqui, com a graça de Deus, recebendo as chaves”, disse Pe. Carlos, que entregou ao Pe. Francisco e à sua irmã, Neli de Paiva Garcia, uma bela imagem de São Sebastião.

Em 28 de agosto daquele mesmo ano, dia de Santo Agostinho, Pe. Carlos se tornaria pároco.

Ao Pe. Carlos, nosso parabéns e o desejo que Deus continue o iluminando, protegendo e fortalecendo em sua vida e missão sacerdotal. Agradecemos a Deus o privilégio e a alegria de tê-lo em nosso convívio.

Missa de Ação de Graças pelos 38 anos de Ordenação Presbiteral de nosso Bispo D. Pedro Carlos.Dia 26, na Catedral Diocesana, às 19h30