a semente - ed. 39

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 039 - 31 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 2015 "O rei da glória é o Senhor onipotente" Sl 23(24) JESUS CRISTO, A LUZ VERDADEIRA, RESPLANDEÇA EM NOSSOS CORAÇÕES Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco “... meus olhos viram a tua salvação que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel” (Lc 2, 30-32). Estimados irmãos, com essas palavras o velho profeta Simeão louvou a Deus por poder acolher em suas mãos o menino Deus, o Deus Conosco. É com esse espírito que celebramos, no próximo dia 02, a festa da Apresentação do Senhor, também conhecida por muitos como a Festa de Nossa Senhora da Luz ou da Candelária, na qual voltamos nosso olhar para Nossa Senhora e contemplamos a razão de nossa Fé, Jesus Cristo, o Salvador. Ao refletir e rezar o evangelho de São Lucas, contemplamos os pais de Jesus, Maria e José, que, em obediência à antiga lei (Ex 13,12), levam seu filho Jesus para ser apresentado ao Templo, onde o próprio Simeão anuncia junto a Maria o motivo de sua alegria: “Este menino será posto para salvação e ruína de muitos e sinal de contradição” (Lc 2,33), revelando assim em Jesus o Messias prometido por Deus e sua missão. Durante essa celebração litúrgica, pedimos a Deus que abençoe as velas que levamos conosco, pedindo: “Ó Deus, luz verdadeira, fonte e princípio da luz eterna, fazei brilhar no coração de vossos fiéis a luz que não se extingue, para que, iluminados por estas velas no vosso templo santo, cheguemos ao esplendor da vossa glória”. Assim recordamos que trazemos conosco a Luz que é Cristo, que recebemos em nosso Batismo, e somos chamados a testemunhar e a iluminar a vida em família e em comunidade para dissipar as trevas geradas pelo pecado presente no mundo, para que possamos corresponder à missão atribuída a cada um por Deus e assumida por muitos. Convidamos a todos para celebrar conosco essa grande festa, na próxima segunda-feira (02/02) às 19h30, em nossa Matriz. Um que levou adiante essa missão e recebeu a coroa do martírio por sua fidelidade a Cristo, sendo luz para os irmãos, foi o Bispo de Sebaste (Turquia), no século III. Esse foi o Bispo Brás, que celebramos no próximo dia 03, e ao qual, quando ia a caminho para o martírio, uma mãe desesperada apresentou seu filho sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta, e Brás o curou milagrosamente, segundo a tradição. Como Bispo, exortou seu povo à fidelidade a Cristo Jesus e seu batismo, encorajando muitos à perseverança e à firmeza na fé, em momentos difíceis para a Igreja com a perseguição do imperador Licínio, período de muitos mártires. Brás foi condenado a cruéis torturas, pendurado e descarnado com dentes de ferro, e, por fim, degolado.

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 07-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jesus Cristo, a luz verdadeira resplandeça em nossos corações. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 39

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 2 - Nº 039 - 31 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 2015

"O rei da glória é o

Senhor onipotente"

Sl 23(24)

JESUS CRISTO, A LUZ VERDADEIRA,RESPLANDEÇA EM NOSSOS CORAÇÕES

Palavra do Padre por Carlos Roberto Panassolo, Pároco

“... meus olhos viram a tua salvação que preparastes diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel” (Lc 2, 30-32). Estimados irmãos, com essas palavras o velho profeta Simeão louvou a Deus por poder acolher em suas mãos o menino Deus, o Deus Conosco. É com esse espírito que celebramos, no próximo dia 02, a festa da Apresentação do Senhor, também conhecida por muitos como a Festa de Nossa Senhora da Luz ou da Candelária, na qual voltamos nosso olhar para Nossa Senhora e contemplamos a razão de nossa Fé, Jesus Cristo, o Salvador.

Ao refletir e rezar o evangelho de São Lucas, contemplamos os pais de Jesus, Maria e José, que, em obediência à antiga lei (Ex 13,12), levam seu filho Jesus para ser apresentado ao Templo, onde o próprio Simeão anuncia junto a Maria o motivo de sua alegria: “Este menino será posto para salvação e ruína de muitos e sinal de contradição” (Lc 2,33), revelando assim em Jesus o Messias prometido por Deus e sua missão.

Durante essa celebração litúrgica, pedimos a Deus que abençoe as velas que levamos conosco, pedindo: “Ó Deus, luz verdadeira, fonte e princípio da luz eterna, fazei brilhar no coração de vossos fiéis a luz que não se extingue, para que, iluminados por estas velas no vosso templo santo, cheguemos ao esplendor da vossa glória”. Assim recordamos que trazemos conosco a Luz que é Cristo, que recebemos em nosso Batismo, e somos chamados a testemunhar e a iluminar a vida em família e em comunidade para dissipar as trevas geradas pelo pecado presente no mundo, para que possamos corresponder à missão atribuída a cada um por Deus e assumida por muitos. Convidamos a todos para celebrar conosco essa grande festa, na próxima segunda-feira (02/02) às 19h30, em nossa Matriz.

Um que levou adiante essa missão e recebeu a coroa do martírio por sua fidelidade a Cristo, sendo luz para os irmãos, foi o Bispo de Sebaste (Turquia), no século III. Esse foi o Bispo Brás, que celebramos no próximo dia 03, e ao qual, quando ia a caminho para o martírio, uma mãe desesperada apresentou seu filho sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta, e Brás o curou milagrosamente, segundo a tradição.

Como Bispo, exortou seu povo à fidelidade a Cristo Jesus e seu batismo, encorajando muitos à perseverança e à firmeza na fé, em momentos difíceis para a Igreja com a perseguição do imperador Licínio, período de muitos mártires. Brás foi condenado a cruéis torturas, pendurado e descarnado com dentes de ferro, e, por fim, degolado.

Page 2: A Semente - Ed. 39

No último dia 20 de janeiro, nossa paróquia comemorou com grande festa o dia do padroeiro São Sebastião. A festa começou com a tradicional alvorada, às 6h, com rojões. Durante a manhã, aconteceu a Missa do Padroeiro, às 9h, presidida pelo pároco, Pe. Carlos Panassolo, e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Bruno Rossi.

“Somos gratos a São Sebastião, que em sua vida fez com que as pessoas que estavam a sua volta tivessem a certeza plena que aquele que experimentou Jesus em sua vida, que recebeu o santo batismo e foi agraciado por Deus não deve abandoná-Lo, ao contrário, deve ser convicto de sua fé, mesmo que tudo a sua volta pareça desabar. Não deixar de acreditar”, comentou o pároco.

Padre Carlos ainda refletiu que comemorar o padroeiro é celebrar também a história de uma paróquia, das pessoas que a construíram.

A Matriz Centenária de São Sebastião, anteriormente uma capela, foi construída no ano de 1893 como fruto da graça alcançada pelo Sr. Claudino Antonio de Araújo, que suplicou a intercessão e proteção de São Sebastião para toda a cidade de Amparo contra a epidemia da febre amarela. Com a graça alcançada, a capela foi edificada. Com o aumento do número de fiéis e para melhor atender às necessidades pastorais, foi instalada a Paróquia de São Sebastião em 1956, a segunda da cidade, desmembrando-se da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

“Hoje, queremos recordar e rezar pelos párocos que passaram por nossa paróquia, Padre Pedro Tomazini, Padre Luiz Cattaneo e Padre Francisco de Paiva Garcia”, disse.

Às 18h30, a Matriz Centenária ficou cheia para a reza do Terço com o Apostolado da Oração e Irmandade São José. Após o encontro, aconteceu a procissão, acompanhada pelos músicos da Fundação São Pedro, levando a imagem do padroeiro e a relíquia para a Matriz de São Sebastião, quando foi celebrada a missa festiva presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

“Durante todos estes dias de novena, os paroquianos fizeram uma caminhada bonita, refletindo e se enriquecendo com a Palavra de Deus. Hoje, esta nos fala, em primeiro lugar, da fé e a primeira virtude que vemos em São Sebastião é sua imensa fé. Ele era um militar graduado e tinha um posto importante na sociedade, sendo chefe da guarda do imperador, mas ele não renunciou sua fé. São Sebastião é um grande exemplo de fé, uma fé capaz de dar a própria vida”, disse o bispo diocesano.

Após a missa festiva, aconteceu mais um dia de quermesse, que contou com animado show de Joel e Geovan.

Dia de S. Sebastião foi de festa para paróquia

Em sua memória, realizamos a bênção das gargantas com a seguinte oração: “Por intercessão de São Brás, bispo e mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença”. A exemplo de São Brás, somos chamados a testemunhar diariamente a alegria de ser de Cristo, superando nossas próprias limitações no socorro ao outro que tanto precisa, saindo do meu “eu” ao encontro do “nosso” em Deus a exemplo de Brás, que vai além de seu martírio para amparar aquela mãe.

A Bênção das gargantas precisa ir além de um rito, deve nos levar a contemplar o valor da escolha, gerando em cada um de nós uma identidade forjada no testemunho dos mártires e sustentada pela misericórdia de Deus. Como Brás, a exemplo de São Pedro em sua carta, possamos testemunhar que “aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes guarde sua língua do mal e seus lábios de proferir mentiras; afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e procure segui-la” (1Pd 3, 10-11).

Confira a homilia do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini na íntegra em nosso site paroquial.

Page 3: A Semente - Ed. 39

A Santa Sé divulgou, no dia 23 de janeiro, a mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 17 de maio.

O tema escolhido para este ano foi a família, que é para o Papa Francisco a primeira escola de comunicação que temos, ambiente rico no qual recebemos e compartilhamos a vivência da fé entre gêneros e gerações diferentes.

Com o título de "Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gravidade do amor", Papa Francisco disse que achou "oportuno que o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais tivesse como ponto de referência a família". Para Francisco, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar e o momento pode nos ajudar a tornar mais autêntica e humana a comunicação.

"A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro", diz o papa.

Encontre a mensagem do Santo Padre completa no nosso site paroquial.

Mensagem do 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A sexta-feira, dia 23, foi animada para os coroinhas e auxiliares da nossa paróquia. Eles se reuniram para um passeio pelas ruas da cidade. O trajeto passou pela Capela de Santo Antônio, na Beneficência Portuguesa, pela Catedral Diocesana, Igreja do Rosário, Matriz de São Benedito e terminou com um lanche no jardim do Colégio Nossa Senhora do Amparo. Eles foram acompanhados pelo pároco Pe. Carlos Panassolo e pelas catequistas Ana Paula Villas Boas e Cintia Ferreira. O objetivo do passeio foi reunir os coroinhas e ter um momento de interação, diversão e aprendizado.

Além de ser um momento de confraternização, os coroinhas aprenderam um pouco mais sobre a história da cidade, arquitetura e alguns símbolos, imagens e objetos das Igrejas. “Gostei muito quando fomos na Igreja do Rosário e vimos que antigamente os barões de café ficavam na parte de cima da igreja e os escravos embaixo”, conta Ingrid Giovana Godoy.

A parte histórica também foi a que Matheus Chinaglia mais gostou. “O passeio foi muito bom e achei bem interessantes as histórias dos lugares que fomos, os estilos e os símbolos que haviam”, disse.

“Agradeço ao Padre Carlos, que nos conduziu e nos deu mais conhecimento, e as catequistas que nos acompanharam, além de todos os que nos acolheram”, agradece o coordenador do grupo de coroinhas, Lucas Bueno Taddeo.

Coroinhas e auxiliares fazem passeio

Com grande alegria, recebemos a 3ª Romaria a pé da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, de Itapira/SP, em nossa Matriz de São Sebastião no domingo, dia 25. Dezenas de romeiros fizeram uma caminhada de aproximadamente sete horas até chegar a nossa comunidade.

"Não é apenas uma atividade física, mas também uma experiência de fé. Nossa Senhora Aparecida, que roga por nós no nosso dia-a-dia, nas nossas atividades, nossos projetos e nossos sonhos, é a mesma que intercede para que chegássemos bem. É uma alegria imensurável", alegra-se o romeiro Matheus Fróes, que neste ano inicia seus estudos no Seminário São José.

Para a romeira Edriele Roberta Magalhães, as dores e o cansaço foram grandes, mas a fé e o motivo que os traziam até a Matriz de São Sebastião falavam mais alto. "A estrada nunca mais que acabava, mas

Romaria a pé de Itapira

Page 4: A Semente - Ed. 39

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

19h30 – Preparação para o Batismo no Centro de Estudos.

Dias 07 e 08/02 – Encontro Diocesano - Catequistas no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Todos os Sábados - das 15h00 às 17h00 – Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade na Capela São Francisco.

Todos os Domingos - das 8h00 às 9h00 – Plantão dos Vicentinos (Casa no largo da Matriz Centenária, no. 07).

Das 8h00 às 9h30 – Centro De Estudos – Encontro da Perseverança. (Retorna no dia 01/02)

Das 18h00 às 19h00 – Centro De Estudos – Encontro do Grupo de Jovens.

Agenda / Avisos da SemanaDia 02/02 (2ª.-feira) – 19h30 – Missa de Nossa

Senhora das Candeias (benção das velas) na Matriz de São Sebastião.

NÃO HAVERÁ MISSA NA CAPELA SÃO LÁZARO.19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da

Matriz Centenária – no. 07).Dia 03/02 (3ª.-feira) –19h30 – Missa de São Brás

(benção da garganta) na Matriz de São Sebastião.Dia 05/02 (5ª.-feira) – 20h00 – Reunião da Pastoral

do Batismo no Centro de Estudos.Dia 06/02 (1ª Sexta-feira) – 7h00 – Missa na Matriz

Centenária19h00 – Adoração ao Santíssimo do Apostolado da

Oração e 19h30 – Missa na Matriz Centenária.

- Inscrição para Catequese de adultos Os interessados procurar a Secretaria Paroquial.- Curso de Noivos – Início dia 07 de Fevereiro na Catedral Nossa Senhora do Amparo (Inscrição na

Secretaria Paroquial)- Aulas de Artenasato: quartas e sextas-feiras, às 15h00, no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Não há necessidade de levar o material, porém a contrapartida é a de doar as peças produzidas, que serão vendidas no Bazar do Artesanato.

Programe-se!

em nenhum momento ninguém desistiu; a gente parava, respirava fundo e pedia que São Sebastião desse um pouquinho mais de força", conta.

Os romeiros saíram de Itapira por volta da 1h30 da madrugada do domingo e chegaram a nossa Matriz passando das 9h30. Eles participaram da missa presidida pelo pároco Pe. Carlos Panassolo. "Uma romaria é momento de comunhão entre os irmãos, porque ninguém a faz sozinho. Nos momentos de desânimo, de dores e cansaço, os companheiros à volta ajudam no caminhar, dando ânimo para continuar. Que Nossa Senhora e São Sebastião acolham os pedidos de todos os romeiros", disse o padre.

A nossa paróquia de São Sebastião está promovendo uma Ação entre Amigos (rifa) visando dar mais um passo na construção do Centro de Pastoral São João Paulo II. O dinheiro será investido na parte elétrica do primeiro piso da obra, com a instalação da iluminação do espaço, visto que os equipamentos atualmente utilizados são emprestados e temporários.

O valor da rifa é de R$ 10,00 e a pessoa concorre com três números. O sorteio será realizado pela Loteria Federal do dia 04 de abril de 2015 e serão contemplados cinco ganhadores.

O primeiro prêmio dará direito a uma motocicleta marca Honda 0 Km modelo CG 150 Fan; o segundo será R$ 400,00; o terceiro R$ 200,00 e no quarto e quinto prêmios os ganhadores receberão R$ 150,00 cada um.

"Temos alegria de compartilhar e afirmar que a obra é fruto da partilha e da generosidade de uma comunidade. É uma conquista de todos. Cada fiel, devoto ou amigo desta comunidade pode olhar para a obra e perceber a força da corresponsabilidade, do trabalho edificado com alegria e generosidade em suas várias formas. Contamos também com seu sim na concretização de mais este importante passo da obra do Centro de Pastoral, um presente para toda a nossa cidade”, diz o pároco Pe. Carlos Panassolo.

Os números poderão ser adquiridos com os coordenadores e monitores de comunidade; todos os agentes de pastoral e na secretaria paroquial em horário comercial, maiores informações nos site da paróquia, www.saosebastiaoamparo.com.br, ou pelo fone (19) 3807-2648.

Paróquia faz Ação entre Amigos