a semente - ed. 33

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 033 - 06 a 12 de Dezembro de 2014 “A minha alma anuncia a grandeza do Senhor“ Lc 1,47 SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO MARIA, ÉS CHEIA DE GRAÇA DESDE TUA CONCEPÇÃO! Palavra do Papa por Papa Francisco, Angelus de 08 de Dezembro de 2013 Este segundo domingo do Advento celebra-se no dia da festa da Imaculada Conceição de Maria, e então o nosso olhar é atraído pela beleza da Mãe de Jesus, nossa Mãe! Com grande alegria, a Igreja contempla-a "cheia de graça" (Lc 1, 28) e, começando com estas palavras, saudemo-la todos juntos: "Cheia de graça!". Digamos três vezes: "Cheia de graça!". Todos juntos: Cheia de graça! Cheia de graça! Cheia de graça! E assim Deus contemplou-a desde o primeiro instante do seu desígnio de amor. Viu-a bela, precisamente cheia de graça! A nossa Mãe é linda! Maria sustém-nos no nosso caminho rumo ao Natal, porque nos ensina a viver este tempo do Advento à espera do Senhor. Porque este tempo do Advento é uma expectativa do Senhor, que visitará todos nós na festividade, mas também cada um de nós, no nosso coração. O Senhor vem! Esperemo-lo! O Evangelho de São Lucas apresenta-nos Maria, uma jovem de Nazaré, pequena localidade da Galileia, nos arrabaldes do império romano e também na periferia de Israel. Um pequeno povoado. E no entanto, sobre ela, uma jovem daquela aldeia pequena e longínqua, sobre ela pousou-se o olhar do Senhor, que a escolheu para ser a Mãe do seu Filho. Em vista desta maternidade, Maria foi preservada do pecado original, ou seja, daquela ruptura na comunhão com Deus, com os outros e com a criação que fere cada ser humano em profundidade. Mas esta ruptura foi curada antecipadamente na Mãe daquele que veio para nos libertar da escravidão do pecado. A Imaculada está inscrita no desígnio de Deus; é fruto do amor de Deus que salva o mundo. E Nossa Senhora nunca se afastou daquele amor: a sua vida inteira, todo o seu ser constitui um "sim" àquele amor, é um "sim" a Deus. Mas certamente isto não foi fácil para Ela! Quando o Anjo lhe chama "cheia de graça" (Lc 1, 28), Ela permanece «muito perturbada», porque na sua humildade se sente como nada diante de Deus. O Anjo consola-a: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus" (vv. 30-31). Este anúncio inquieta-a ainda mais, também porque ainda não estava casada com José; mas o Anjo acrescenta: "O Espírito Santo descerá sobre ti... Por isso, Aquele que nascer de ti será santo, chamar-se-á Filho de Deus" (v. 35). Maria ouve, obedece interiormente e responde: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra" (v. 38).

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Solenidade da Imaculada Conceição. Maria, és cheia de graça desde a tua concepção. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 33

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 033 - 06 a 12 de Dezembro de 2014

“A minha alma anuncia a

grandeza do Senhor“

Lc 1,47

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃOMARIA, ÉS CHEIA DE GRAÇA DESDE TUA CONCEPÇÃO!

Palavra do Papa por Papa Francisco, Angelus de 08 de Dezembro de 2013

Este segundo domingo do Advento celebra-se no dia da festa da Imaculada Conceição de Maria, e então o nosso olhar é atraído pela beleza da Mãe de Jesus, nossa Mãe! Com grande alegria, a Igreja contempla-a "cheia de graça" (Lc 1, 28) e, começando com estas palavras, saudemo-la todos juntos: "Cheia de graça!". Digamos três vezes: "Cheia de graça!". Todos juntos: Cheia de graça! Cheia de graça! Cheia de graça! E assim Deus contemplou-a desde o primeiro instante do seu desígnio de amor. Viu-a bela, precisamente cheia de graça! A nossa Mãe é linda! Maria sustém-nos no nosso caminho rumo ao Natal, porque nos ensina a viver este tempo do Advento à espera do Senhor. Porque este tempo do Advento é uma expectativa do Senhor, que visitará todos nós na festividade, mas também cada um de nós, no nosso coração. O Senhor vem! Esperemo-lo!

O Evangelho de São Lucas apresenta-nos Maria, uma jovem de Nazaré, pequena localidade da Galileia, nos arrabaldes do império romano e também na periferia de Israel. Um pequeno povoado. E no entanto, sobre ela, uma jovem daquela aldeia pequena e longínqua, sobre ela pousou-se o olhar do Senhor, que a escolheu para ser a Mãe do seu Filho. Em vista desta maternidade, Maria foi preservada do pecado original, ou seja, daquela ruptura na comunhão com Deus, com os outros e com a criação que fere cada ser humano em profundidade. Mas esta ruptura foi curada antecipadamente na Mãe daquele que veio para nos libertar da escravidão do pecado. A Imaculada está inscrita no desígnio de Deus; é fruto do amor de Deus que salva o mundo.

E Nossa Senhora nunca se afastou daquele amor: a sua vida inteira, todo o seu ser constitui um "sim" àquele amor, é um "sim" a Deus. Mas certamente isto não foi fácil para Ela! Quando o Anjo lhe chama "cheia de graça" (Lc 1, 28), Ela permanece «muito perturbada», porque na sua humildade se sente como nada diante de Deus. O Anjo consola-a: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus" (vv. 30-31). Este anúncio inquieta-a ainda mais, também porque ainda não estava casada com José; mas o Anjo acrescenta: "O Espírito Santo descerá sobre ti... Por isso, Aquele que nascer de ti será santo, chamar-se-á Filho de Deus" (v. 35). Maria ouve, obedece interiormente e responde: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra" (v. 38).

Page 2: A Semente - Ed. 33

O mistério desta jovem de Nazaré, que se encontra no Coração de Deus, não nos é alheio. Não significa que Ela está lá e nós aqui. Não, estamos unidos. Com efeito, Deus pousa o seu olhar de amor sobre cada homem e mulher! Com um nome e um sobrenome. O seu olhar de amor está sobre cada um de nós. O Apóstolo Paulo afirma que Deus "nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis" (Ef 1, 4). Também nós, desde sempre, fomos escolhidos por Deus para levar uma vida santa, livre do pecado. É um desígnio de amor que Deus renova cada vez que nós O frequentamos, especialmente nos Sacramentos.

Então na festa hodierna, contemplando a nossa bela Mãe Imaculada, reconhecemos inclusive o nosso destino mais autêntico, a nossa vocação mais profunda: sermos amados, sermos transformados pelo amor, sermos transformados pela beleza de Deus. Contemplemos a nossa Mãe, deixando que Ela olhe para nós, porque se trata da nossa Mãe, que nos ama muito; deixemo-nos velar por Ela para aprendermos a ser mais humildes, mas também mais intrépidos na sequela da Palavra de Deus; para recebermos o abraço terno do seu Filho Jesus, um abraço que nos confere vida, esperança e paz.

A missa do último sábado, dia 29 de novembro, iniciou o Tempo do Advento e contou com parte da liturgia em italiano, com todas as músicas, a Primeira e Segunda Leituras e o Salmo Responsorial no idioma italiano. A iniciativa teve como objetivo fazer com que os paroquianos pudessem ter um momento ainda mais especial e entrando no clima da Itália para o Jantar Italiano que aconteceria depois da celebração.

A celebração contou com a participação do Circolo Italiano di Amparo. "Assim como aconteceu em junho, quando celebramos nossos irmãos africanos, hoje lembramos os europeus, em especial os italianos. Com coragem e fé, construíram nosso país com a ajuda de tantos irmãos vindos de todos os cantos da Terra e também daqueles que já estavam aqui, os indígenas. Entre as poucas roupas que trouxeram para o Brasil, trouxeram sua fé", lembrou o pároco, Padre Carlos Panassolo.

Em sua homilia, Padre Carlos disse da importância da família para os italianos, quando não se sentavam à mesa no domingo apenas para comer a 'pasta', mas para fazer a massa, em um momento de comunhão. "Assim como aprendemos com nossos nonno e nonna, temos que nos orgulhar da nossa fé", disse. Padre Carlos ainda deu um importante conselho: rezar o terço, assim como faziam comumente os antepassados italianos, como sinal da nossa fé, dando ainda mais coragem para nosso caminhar.

Missa Italiana

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Bispo Diocesano: Pedro Carlos Cipollini Pároco: Pe.

Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Bruno Roberto Rossi | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela secretaria:

(19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

Nos finais de semana dos dias 13, 14, 20 e 21, serão entregues os novos envelopes do dízimo e o calendário 2015 da nossa Paróquia aos dizimistas. A entrega acontecerá em todas as missas após a celebração.

Agradecemos desde já o gesto fraterno e de partilha dos diversos paroquianos dizimistas e convidamos os que ainda não são para que conheçam mais a sua importância para a vida paroquial.

Os interessados em se tornarem dizimistas podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial.

Entrega do Envelope do Dízimo e Calendário 2015

Page 3: A Semente - Ed. 33

Em sua primeira edição, nosso Jantar Italiano foi um grande sucesso. Aproximadamente 500 pessoas participaram de uma noite que teve como ingrediente muita música italiana - desde clássicas a contemporâneas -, alegria e um delicioso cardápio que incluiu macarronada, espaguete ao molho branco e ao sugo, rondelle, arroz, porpeta, salada verde e sobremesa.

"Muitos foram os elogios e já confirmamos a segunda edição do jantar no próximo ano", conta a coordenadora da Equipe Betânia, Eliana Sorráz.

Comunicamos que o saldo líquido do jantar foi de R$ 10.292,10. Nosso agradecimento a todos que proporcionaram o sucesso do evento. À Equipe Betânia pela dedicação e carinho com a deliciosa comida, às equipes que lindamente decoraram nosso Centro de Pastoral e demais agentes que trabalharam direta ou indiretamente no evento.

Jantar Italiano

Nosso querido Padre Bruno Rossi, vigário paroquial, festeja seu aniversário natalício no próximo dia 10 de dezembro. A comemoração começará com uma Missa realizada na Igreja Matriz, às 19h30, e, logo após, uma confraternização no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Padre Bruno, nossa comunidade deseja felicidades e a benção de Deus em todos os dias de sua vida, que alegremente, dedicou inteiramente à construção do Reino de Deus. Parabéns!

Aniversário Padre Bruno

Infelizmente, muitas doenças se alastram pelo mundo, contaminando diversas pessoas. Entre as mais graves está a Aids, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Desde 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta contra a Aids, como forma de conscientizar a população sobre a doença.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa Aids, pode ser transmitido via sangue, amamentação e relações sexuais. Ciente da situação de crescimento do número de infectados no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entrou na luta contra a discriminação e falta de informações sobre a doença. A igreja assume um papel importante na conscientização sobre a Aids.

Ao redor do mundo, as mortes relacionadas ao vírus registraram queda de mais de um terço na última década, diminuição similar a do número de infecções, segundo relatório da ONU, divulgado em julho deste ano. Mas no Brasil, o número de infectados aumentou 11% entre 2005 e 2013. Só no ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina, muitos dos contagiados são jovens.

Ainda segundo o relatório da ONU, o Brasil tinha 730 mil pessoas com Aids vivendo no país em 2013, número que representa 2% do total mundial. É estimado que 44 mil pessoas tenham contraído o HIV apenas no ano passado. (com informações do site da CNBB)

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Nosso querido Papa Francisco completa aniversário no próximo dia 17 de dezembro. Para celebrar a data - e visto que é sempre um pedido que ele faz aos fiéis para que rezem por ele - nossa paróquia fará uma novena.

A novena terá início no dia 08 de dezembro com a missa às 19h30 na Matriz de São Sebastião, e se estende de terça a sexta-feira às 7h00 na Matriz Centenária. No sábado, 13, e domingo, 14, a novena continua nas missas na Matriz e será encerrada no dia 17 na Capela São Lázaro às 19h30.

Novena Papa Francisco

Page 4: A Semente - Ed. 33

Os coordenadores de comunidades já estão realizando a novena de Natal. Na missa do último sábado, dia 29, receberam das mãos do pároco Padre Calos Panassolo o material de apoio, que conta com um CD de mensagens do Papa Francisco, água benta e uma imagem da Sagrada Família.

Na comunidade de São Miguel, no Jardim Figueira, por exemplo, a novena teve início no último dia 1º de dezembro. "Todos estão gostando muito e o material é muito bom, como as dinâmicas", conta a coordenadora Salete Bioto Zanin.

No dia 19 de dezembro, todas as comunidades se reunirão para celebrar o término da novena. Haverá uma celebração às 19h30 na Matriz de São Sebastião, uma apresentação natalina e confraternização no Centro de Pastoral São João Paulo II. Assim como aconteceu no ano passado, pedi-se que os que participarem do encerramento da novena tragam fraldas para crianças (tamanho P) e geriátricas, que serão doadas.

Novena de Natal

Agenda / Avisos da SemanaAULAS DE ARTESANATOS entrou de Férias – retorna

no dia 14 de Janeiro.Curso Bíblico retorna em FevereiroDia 08/12 (2ª.-feira) – 15h00 – Terço das Mulheres na

Matriz Centenária.19h30 – Missa da Imaculada Conceição na Matriz

de São Sebastião.19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da

Matriz Centenária – no. 07).20h30 – Reunião do C.A.E.P na Casa Paroquial.Dia 09/12 (3ª.-feira) – 19h30 – Celebração do

Advento com os catequizandos das três etapas, pais e catequistas na Capela São Miguel – Jardim Figueira.

Dia 10/12 (4ª.-feira) – 19h30 – Missa do Aniversário do Pe. Bruno na Matriz de São Sebastião.

19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária.Dia 11/12 (5ª. feira) – 19h30 – Celebração do

Advento com os catequizandos das três etapas, pais e catequistas na Capela São Francisco – Jardim das Aves.

20h00 – Reunião da Pastoral do Batismo na Matriz Centenária.

Dia 12/12 – (6ª.feira) – 19h30 – Preparação para o

Batismo no Centro de Estudos.19h30 – Celebração do Advento com os

catequizandos das três etapas, pais e catequistas na Matriz de São Sebastião.

NOS DIAS 13 E 14 (SÁBADO E DOMINGO) – Após as missas – BAZAR DE ARTESANATO.

Dia 14/12 (domingo) – 7h00 – Missa com participação dos representantes das Comunidades na Matriz de São Sebastião, e em seguida reunião no Centro de Estudos.

14h00 às 16h30 – Celebração da Vida da Pastoral da Criança na Capela São Miguel – Jardim Figueira.

Atendimento do Pe. Bruno na Secretaria Paroquial

Quarta-feira das 16h00 às 17h30.Quinta-feira das 9h00 às 11h00.Sábado das 9h00 às 11h00.Atendimento de confissão para o Natal.Nos dias 16/17 e 18 de Dezembro das 9h00 às 11h00

e das 14h00 às 17h00.

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Na manhã deste domingo, dia 7, nosso Pároco Padre Carlos irá se reunir com os coordenadores de pastorais da nossa paróquia. O objetivo é levantar os ganhos e dificuldades na caminhada pastoral no ano de 2014. "O encontro será um importante momento de compartilhar as experiências dos agentes, para que possamos juntos conhecer ainda mais os trabalhos pastorais e traçar uma meta para o próximo ano. Muitos passos foram dados em 2014 e queremos caminhar ainda mais em 2015", comentou Padre Carlos.

Na manhã do domingo dia 14, o encontro será com os coordenadores das comunidades.

Encontro com coordenadores começa domingo

Já temos uma linda árvore de Natal enfeitando nossa Matriz. Neste ano, a árvore conta com diversos lírios em homenagem a São José.

A iconografia de São José representa-o com um bastão florido de lírios, cujo significado encontra a sua explicação a partir de um escrito apócrifo, que relata que o cajado de São José floriu quando ele estava no Templo.

Árvore de Natal da MatrizNo próximo dia 18 de dezembro acontecerá a

Ordenação Diaconal do seminarista André Ricardo Panassolo.

A celebração acontecerá, às 19h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Serra Negra/SP. Os interessados em ir à ordenação podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial, que está organizando o transporte.

Ordenação Diaconal de André