a semente - ed. 35

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 035 - 20 a 26 de Dezembro de 2014 “Nasceu Jesus, que é chamado Cristo“ Mt 1,16b NATAL: ALEGRAI-VOS TODOS, POIS NASCEU JESUS, NOSSO SALVADOR Palavra do Bispo por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Amparo Natal: Festa da Esperança Natal é, para nós, ocasião única de renovar a fé na encarnação do Filho de Deus. Comemoramos no natal a manifestação grandiosa do amor misericordioso de Deus: Ele veio até nós para nos elevar até Ele! A festa é de luz e esperança! O mais comovente é que Ele veio na pobreza e simplicidade. já de início deu esta lição, difícil de ser assimilada. A lição que Ele nos dá é que "sem a gramática da simplicidade nós não podemos nos aproximar e adentrar o mistério", como disse o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, em encontro com os bispos brasileiros. A palavra que a Igreja deve anunciar ao mundo é esta: Deus se fez carne e veio morar entre nós; Jesus; o Filho de Deus, é semelhante a nós em tudo, menos no pecado: "Nele habita a plenitude da divindade"(Cl 2,9). E todos nós cristãos atestamos e testemunhamos este amor misericordioso de Deus quando vivemos o Evangelho. Viver o Evangelho é dar primazia ao amor. Deus não perguntou se a humidade era digna de recebê-Lo. Ele veio primeiro na sua encarnação, depois ele ensinou o Evangelho. A justiça humana julga o homem pelo seu passado amarrando-o a este passado, muitas vezes de faltas e pecados. A justiça de Deus, seu amor por nós, pelo contrário, dá um voto de confiança impelindo para o futuro e enchendo-nos de esperança. Recebamos com gratidão o dom de Deus: o menino Jesus, adorado por Maria, José e os pastores da gruta de Belém. A grandeza desta cena ultrapassa nossa imaginação e nos puxa para dentro do mistério cósmico da presença misteriosa de Deus em tudo. A confusão no mundo é grande, mas muito amor é a nova ordem da graça, estabelecida por Deus a partir de Jesus, seu filho, que se fez um de nós. Sabemos pela fé que para Deus tudo é possível, mal não vencerá: a última palavra é da vida! Primeiro vem a adoração de José e Maria, depois vem o canto dos anjos, anunciando o nascimento do menino Jesus. Que possamos também celebrar primeiro com amor a nossa fé, comemorando o aniversariante e depois comemorar com os parentes e amigos nas festas natalinas. Que estas comemorações possam ser inclusivas. Chame alguém que esteja só, ou que não tem como comemorar. Sua festa se enriquecerá com a presença do Senhor.

Upload: paroquia-sao-sebastiao-amparo-sao-paulo

Post on 06-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Natal: Alegrai-vos todos, pois nasceu jesus, nosso salvador. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

TRANSCRIPT

Page 1: A Semente - Ed. 35

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 035 - 20 a 26 de Dezembro de 2014

“Nasceu Jesus, que é

chamado Cristo“

Mt 1,16b

NATAL: ALEGRAI-VOS TODOS, POIS NASCEU JESUS, NOSSO SALVADOR

Palavra do Bispo por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Amparo

Natal: Festa da EsperançaNatal é, para nós, ocasião única de renovar a fé na encarnação do Filho de Deus. Comemoramos no

natal a manifestação grandiosa do amor misericordioso de Deus: Ele veio até nós para nos elevar até Ele! A festa é de luz e esperança!

O mais comovente é que Ele veio na pobreza e simplicidade. já de início deu esta lição, difícil de ser assimilada. A lição que Ele nos dá é que "sem a gramática da simplicidade nós não podemos nos aproximar e adentrar o mistério", como disse o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, em encontro com os bispos brasileiros.

A palavra que a Igreja deve anunciar ao mundo é esta: Deus se fez carne e veio morar entre nós; Jesus; o Filho de Deus, é semelhante a nós em tudo, menos no pecado: "Nele habita a plenitude da divindade"(Cl 2,9). E todos nós cristãos atestamos e testemunhamos este amor misericordioso de Deus quando vivemos o Evangelho.

Viver o Evangelho é dar primazia ao amor. Deus não perguntou se a humidade era digna de recebê-Lo. Ele veio primeiro na sua encarnação, depois ele ensinou o Evangelho. A justiça humana julga o homem pelo seu passado amarrando-o a este passado, muitas vezes de faltas e pecados. A justiça de Deus, seu amor por nós, pelo contrário, dá um voto de confiança impelindo para o futuro e enchendo-nos de esperança.

Recebamos com gratidão o dom de Deus: o menino Jesus, adorado por Maria, José e os pastores da gruta de Belém. A grandeza desta cena ultrapassa nossa imaginação e nos puxa para dentro do mistério cósmico da presença misteriosa de Deus em tudo. A confusão no mundo é grande, mas muito amor é a nova ordem da graça, estabelecida por Deus a partir de Jesus, seu filho, que se fez um de nós. Sabemos pela fé que para Deus tudo é possível, mal não vencerá: a última palavra é da vida!

Primeiro vem a adoração de José e Maria, depois vem o canto dos anjos, anunciando o nascimento do menino Jesus. Que possamos também celebrar primeiro com amor a nossa fé, comemorando o aniversariante e depois comemorar com os parentes e amigos nas festas natalinas. Que estas comemorações possam ser inclusivas. Chame alguém que esteja só, ou que não tem como comemorar. Sua festa se enriquecerá com a presença do Senhor.

Page 2: A Semente - Ed. 35

O grande dom que o menino Jesus nos traz, o verdadeiro presente de natal é a esperança: "Ninguém pode viver sem esperança; os que perdem a esperança se tornam selvagens e malvados" (Dietrich Bonhoeffer).

Desejo à você, sua família e comunidade a qual pertence, e à toda nossa querida Diocese de Amparo, um Feliz e Santo Natal. Em nome de Jesus menino, abençoo a todos.

Natal, réveillon, confraternizações...Com todos esses eventos é muito comum sair da rotina alimentar, consumir calorias extras e cometer alguns excessos alimentares.

As festas de fim de ano devem ser momentos de confraternização entre famílias e amigos, não apenas reuniões focadas na mesa. O Natal, por exemplo, tem um sentido muito maior do que apenas a mesa. É a celebração do nascimento do Salvador, da família estar reunida. Ao sair de 2014 de bem consigo mesmo, dará entusiasmo para 2015.

Aqui estão algumas dicas para você sentir-se bem nas festas de fim de ano:

Planeje um cardápio mais leve! Depois, faça as preparações com quantidades reduzidas de gorduras, açúcares e sal. Opte por temperos naturais e diferentes tipos de ervas como alecrim, manjericão, hortelã, salsa, orégano, salsão etc.

Capriche nos vegetais: sirva uma salada colorida com vegetais folhosos variados e legumes crus. Uma boa opção é servir frutas com a salada. Antes de servir-se com os pratos quentes e mais calóricos, monte um prato de salada, assim terá a saciedade mais facilmente e isso o ajudará não exagerar depois. Prefira as carnes brancas como frango, peru, chester ou peixes. Sempre assados ou grelhados e, retire as peles. Opte por farofas com frutas e vegetais, são deliciosas e mais saudáveis.

Na hora da sobremesa prefira as frutas frescas ou as preparações com frutas. Se optar por sobremesas mais calóricas, não exagere, escolha um tipo de sobremesa e sirva-se uma vez.

Cuidado com as frutas secas, que concentram maior quantidade de açúcar e as castanhas que concentram grande quantidade de gorduras “boas”, mas calóricas.

Lembre-se de mastigar bem os alimentos, assim a saciedade será maior, sentirá melhor o sabor dos alimentos e facilitará a digestão.

Faça as refeições do dia da ceia normalmente. Evite ficar sem comer durante o dia todo para chegar a noite e comer tudo em excesso. Sempre que entrar muita energia de uma só vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o restante ele estoca, grande parte em gordura.

Não se esqueça da boa hidratação. Mantenha o consumo de água entre as refeições e não espere ter sede para ingerir água. Tenha sempre uma garrafinha de água em mãos.

Caso ganhe de presente cestas com guloseimas ricas em açúcares e gorduras, pense muito antes de devorá-la de uma só vez. Divida com familiares e sua parte consuma em pequenas porções.

Evite bebidas alcoólicas em excessos, pois elas possuem muitas calorias, além de poder estragar a sua festa! Se for dirigir não beba, para não estragar a festa de outras pessoas também!

Não interrompa os exercícios físicos, faça caminhadas pelo bairro, ande de bicicleta, passeie com os filhos. Mantenha-se ativo, assim ajudará a gastar a energia que foi consumida em excesso.

Se exagerar nas festas no dia seguinte tenha uma alimentação equilibrada. Uma boa opção são os chás de hortelã e erva-doce, com propriedades digestivas. Também o consumo de suco de frutas naturais com associação de vegetais, como por exemplo: abacaxi com limão e couve.

Inicie 2015 com novos projetos de saúde e qualidade de vida, pratique uma reeducação alimentar e atividade física. Desejo a todos um leve, Feliz e Santo Natal e que o Ano Novo seja repleto de realizações e benção de nosso Senhor Jesus Cristo.

Fim de ano: Época de comemorar, mas cuidados com os exagerosREFLEXÃO por Rosângela Conti, nutricionista – CRN/3 24.805

Atendimento da Secretaria Paroquial | De 22/12/14 a 03/01/15

Page 3: A Semente - Ed. 35

A paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, em Itapira, tem um novo administrador paroquial. Na última quinta-feira, 04 de dezembro, foi empossado o padre Ildefonso Ribeiro Luz, que assume após a saída do padre Marcos Paulo Rodrigues, que retornou à sua diocese de origem, Jacarézinho, a pedido de seu bispo.

Após a oração inicial o chanceler, padre Bruno Rossi, leu a ata de nomeação do padre Ildefonso, contendo as diretrizes para a administração do território paroquial. Dom Pedro agradeceu o trabalho realizado pelo padre Marcos e entregou as chaves da paróquia ao padre Ildefonso. “Agradeço ao padre Marcos por esse tempo de caminhada na paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados, pelo seu testemunho e empenho. Temos certeza que sua generosidade vai se transformar em bênçãos de Deus. A missão do padre é uma missão muito bonita, porque é a missão do próprio Jesus. E é isso que o padre Ildefonso vem fazer nesta comunidade: ser sinal de Cristo, somar suas forças às forças de cada um de vocês”, disse Dom Pedro Carlos.

Padre Tarlei Navarro, pároco da paróquia Santo Antonio, também em Itapira, deu as boas vindas ao padre Ildefonso em nome da forania Nossa Senhora da Penha. Em sua fala, padre Ildefonso agradeceu a Deus por seu ministério, à mãe, irmãos e amigos que vieram de Maria da fé, em Minas Gerais, para a

cerimônia, e ao bispo da Diocese de Amparo. “Vim para somar, para unir forças em favor do Reino de Deus e para o crescimento desta comunidade paroquial. Tenho certeza que com o esforço e trabalho de todos, vamos realizar um ótimo trabalho”, disse o padre.

Diversos paroquianos da nossa comunidade estiveram presentes para prestigiar o Pe. Ildefonso, que agradeceu ao Pe. Carlos Panassolo e a todos de nossa paróquia pelas amizades e trabalhos desenvolvidos durante o tempo no qual exerceu a função de vigário paroquial.

(com informações do site da Diocese de Amparo e João Pedro Khouri)

Pe Ildefonso toma posse como Administrador Paroquial

No próximo dia 22 de dezembro comemoramos o 58º aniversário da ordenação sacerdotal do nosso querido Padre Francisco de Paiva Garcia. Uma missa em Ação de Graças será celebrada às 15h na Igreja Matriz de São Sebastião, com a participação da Irmandade de São José.

Padre Francisco recebeu o Sacramento da Ordem na capital paulista, no bairro da Vila Formosa. Sua primeira missa celebrada com padre aconteceu em Pouso Alegre no dia 31 de dezembro de 1956. Já no dia 2 de junho de 1963, tomou posso como pároco em nossa Paróquia de São Sebastião, onde ficou até 2011.

Aniversário Ordenação Padre Francisco

Na noite da quarta-feira, dia 10, nossa comunidade se reuniu para uma missa em celebração ao aniversário natalício de nosso vigário paroquial, Padre Bruno Roberto Rossi, que completou 27 anos. A missa foi celebrada pelo aniversariante e concelebrada pelo pároco, Pe. Carlos Panassolo. Familiares e amigos de outras paróquias também estavam presentes na comemoração.

Padre Bruno agradeceu a presença de todos na comemoração de seu primeiro aniversário como padre. “Nestes 27 anos de vida, Deus tem proporcionado muitos bens a mim e minha família. Não tenho nem como agradecer. Só peço que rezem por mim, pelo Padre Carlos e por todos os sacerdotes”, disse.

Representando toda a comunidade, Regina Pagan leu uma mensagem de felicitação enaltecendo o carinho com que acolheu a comunidade nestes meses como vigário. Após a mensagem, foi entregue uma flor como presente ao aniversariante.

“Tem uma passagem de uma carta de São Paulo que eu gosto muito. Diz que o amor de Cristo nos constrange. Posso confirmar isto porque assim que me sinto, constrangido. Durante toda minha vida me sinto constrangido e agradecido com tanto carinho”, agradeceu.

Logo após todos foram convidados para uma confraternização no Centro de Pastoral São João Paulo II, onde a comunidade cantou parabéns ao Pe. Bruno e pode cumprimenta-lo.

Comunidade comemora aniversário do Pe. Bruno Rossi

Page 4: A Semente - Ed. 35

Os agentes das diversas pastorais de nossa comunidade receberam um subsidio formativo elaborado pela Diocese que consiste numa coletânea de textos sobre a Pastoral da Saúde, para melhor atender aos doentes de nossas comunidades. Esses subsídios serão entregues a pessoas de nossa comunidade como um convite para que conheçam o trabalho realizado pela pastoral.

“A Pastoral da Saúde é uma expressão do cuidado de Jesus para com os doentes. Cuidado levado avante pela Igreja, na pessoa dos batizados que desejam seguir os passos de Jesus misericordioso. É um testemunho valioso e deve estar presente em todas as paróquias de nossa diocese. Este subsídio será um ótimo instrumento para os agentes, tanto na formação como na reflexão e oração em vista da missão”. Disse Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano na mensagem que se encontra no subsídio.

As pessoas que fizerem parte dela devem sentir o chamado para este serviço, e assim melhor servir a Jesus que se encontra nos enfermos e também amparar a família dos doentes. Aos que receberem o convite, reflitam com carinho na possibilidade de se tornarem agentes de pastoral, disse Padre Carlos Panassolo.

Deus abençoe este trabalho com muitas bênçãos para os doentes e principalmente para os agentes desta pastoral, para que sejam sempre perseverantes.

Convite Pastoral da Saúde

Agenda / Avisos da SemanaDia 22/12 (2ª.-feira) – 15h00 – Missa do aniversário

de Ordenação do Pe. Chico com participação da Irmandade de São José na Matriz de São Sebastião.

19h00 – Hora Santa Eucarística dos Vicentinos na Matriz Centenária.

20h000 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07).

Dia 24/12 (4ª.-feira) – VÉSPERA DE NATAL 20h00 – Missa na Matriz de São Sebastião.NÃO HAVERÁ MISSA NA CAPELA NOSSA SENHORA

DAS DORES – LAR DOS VELHOS.Dia 25/12 (5ª.-feira) NATAL DE NOSSO SENHOR

JESUS CRISTO10h00 – Missa na Matriz de São Sebastião.10h00 – Missa na Capela Santa Rosa de Lima – Bairro

dos Rosas.15h00 – Missa na Capela Nossa Senhora das Dores –

Lar dos Velhos.

20h00 – Missa na Matriz de São Sebastião.OITAVA DE NATALDia 26/12 – (6ª. feira) 19h30 - Missa na Comunidade

São Vicente - Rua Serra Negra, 37 – Jardim Flamboyant.20h00 – Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida –

Bairro dos Pedrosos.Dia 27/12 (sábado) – 15h00 – Missa na Capela São

Miguel – Jardim Figueira.20h15 - Missa na Capela Santa Rosa de Lima – Bairro

dos Rosas.Dia 28/12 (domingo) – 16h30 – Missa na Capela São

Benedito – Sertãozinho.Dia 29/12 (2ª.feira) – 19h30 – Missa na Capela São

Francisco – Jardim das Aves.Dia 30/12 (3ª. feira) – 19h30 – Missa na Capela Santo

Antônio – Areia Branca.

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

No domingo, dia 30 de novembro, os jovens da Crisma e do Grupo de Jovens de nossa paróquia, acompanhados de vários paroquianos, estiveram passeando pela cidade de São Paulo. Para iniciar o dia puderam participar da Santa Missa do primeiro domingo do Advento na belíssima Catedral da Sé.

Logo após, visitaram o Museu de Arte Sacra, onde conheceram um pouco de sua história e de seu acervo. Lá visitaram a exposição Barro Paulista, mostra que conta com cerca de 50 esculturas e tem como intenção representar a arte colonial paulista do século XVII.

Os jovens também tiveram a experiência única de visitar o Presépio Napolitano XVIII, um conjunto de 1.600 peças italianas do século XVIII, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo e no espaço. Além da tradicional cena da natividade de Jesus de Nazaré, as peças representam diversos profissionais urbanos - como ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre outros, em uma cenografia de 110 m².

Como parte do roteiro, conheceram o Mercado Municipal, importante centro de abastecimento e lazer da capital, onde se encontra grande variedade de produtos.

Confira em nosso site alguns depoimentos dos jovens deste dia tão especial, rico em experiências de fé, religiosidade e arte!

Jovens fizeram passeio em São Paulo