jornal jardim ed 41

8
SANTO ANTÔNIO DO JARDIM, 01 A 15 DE MARÇO DE 2015 ANO II Nº 41 Pág 4 Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso Público nº 001/2015 para Médicos Veja os resultados do Campeonato de Futebol, em comemoração ao aniversário da cidade Pág 7 Homenagem ao Dia Internacional da Mulher: Dona Isabel, um exemplo de Vida! A Lição de Santo Antônio do Jardim: “Educação é destaque na região! Pág 3 “Educa Jardim” Com a palavra Josiane Sueitt Dirigente Municipal de Educação. Pág 5 Pág 5 Pág 6 O povo quer saber!

Upload: jornal-do-jardim

Post on 08-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal jardim ed 41

SANTO ANTÔNIO DO JARDIM, 01 A 15 DE MARÇO DE 2015ANO II Nº 41

Pág 4

Foram prorrogadas as inscrições para o

Concurso Público nº 001/2015 para Médicos

Veja os resultados do Campeonato de Futebol,

em comemoração ao aniversário da cidade

Pág 7

Homenagem aoDia Internacional daMulher: Dona Isabel, um exemplo de Vida!

A Lição de Santo Antônio do Jardim:“Educação é destaque na região!

Pág 3

“Educa Jardim”Com a palavra Josiane

Sueitt Dirigente Municipal de Educação.

Pág 5

Pág 5

Pág 6

O povo quer saber!

Page 2: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20152 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIMEDITORIAL

EXPEDIENTE

JORNAL DO JARDIMEMPRESA: Ana Celestina Guido da CostaDIRETORA: Ana Celestina Guido da CostaJORNALISTA RESPONSÁVEL: Claudete Borges Campos - MTPS: 21.310ENDEREÇO: R. Abelardo César, 251 - casa 2 - Centro - Santo Antônio do Jardim - SP - CEP: 13995-000E-mail: [email protected]: (19) 9682-2382(As matérias assinadas são de inteira respon-sabilidade de seus autores, não expressando a opinião da direção)

A Universidade de Bolonha, na Itália, é consideradaa universidade mais antiga do mundo ocidental, fundada em 1088

Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a es-cola que exerce os papéis mais importantes na vida das crianças, como a alfa-betização e o dever de pre-parar os pequeninos para a vida em sociedade.

O termo escola vem do grego “skholê”, que sig-nifica descanso ou lazer. Então a escola antigamen-te era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Gré-cia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filo-sofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.

Os jesuítas tiveram um importante papel na fun-dação das primeiras esco-las no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Ca-sas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da for-mação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indíge-nas e, principalmente, da

elite que liderava a socie-dade da época.

Hoje, com a necessida-de de colocar as crianças cada vez mais cedo em es-colas, os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança edu-cação de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na escola.

Uma nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibili-dade: as escolas em tem-po integral. Atualmente,

Santo Antônio do Jardim é um dos poucos municípios que contam com alunos inseridos na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocu-pação do tempo ocioso.

Diferentemente da re-alidade da Educação em nosso município, Infeliz-mente, muitas Escolas no Brasil estão longe de se-rem um exemplo em qua-lidade, salvos os casos de instituições particulares.

Segundo um estudo fei-to por pesquisadores da Universidade de Brasí-lia (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), baseado nos in-dicadores do último Cen-so Escolar, pouco mais de 44% das escolas brasilei-ras têm apenas a estrutura elementar, que é água en-canada, banheiro, energia, esgoto e cozinha.

A estrutura ideal, que reúne também biblioteca, sala de informática, qua-dra de esportes e labora-

tório de ciências, está pre-sente em apenas 0,6% das escolas brasileiras, segun-do informações do estudo. A maioria dessas escolas com infraestrutura ideal estão localizadas nas regi-ões Sul e Sudeste.

Os piores índices se referem aos colégios do Nordeste, que sofrem com a falta de saneamento bá-sico, materiais escolares e até mesmo carteiras – é comum ver crianças estu-dando no chão. A falta de esgoto via rede pública

afeta 86% das escolas mu-nicipais, 59% das estadu-ais e 50% das federais da Região.

Diante desta triste rea-lidade, podemos afirmar, bem como é fácil detectar que a Educação em Santo Antônio do Jardim é mes-mo Destaque, uma verda-deira Lição que deveria ser seguido por outros municípios. O resultado é simples: aplicar o dinhei-ro público com sabedoria, honestidade, previsibilida-de e inteligência!

Dia da Escola

Antiga mesa de cirurgia na sala de aulada Universidade de Bolonha

Quanto mais se hou-ve no rádio e na TV mais confusa fica as informa-ções sobre as mudanças da Lei Previdenciárias. Medida Provisória: o pró-prio nome diz: provisória! Nada de concreto.

O melhor a fazer é pro-curar um especialista na área previdenciária para tirar todas as dúvidas, que são muitas, eis que cada caso merece um “diagnós-tico”

Vamos citar aqui al-guns exemplos que devem ser entendidos e seguidos à risca e que merece um estudo de um profissional na área.

Em que situação a pes-soa com 65 anos ou mais, ou uma pessoa portadora de deficiência tem direito ao Amparo Assistencial no valor de um salário mí-nimo mensal, mesmo que não tenha contribuições

junto ao INSS?Se você dirigir-

-se até o INSS po-derá ter uma res-posta que condiz com a Instrução Normativa vigen-te da Previdência, mas que não é a realidade das de-cisões em nossos tribunais. Isto por-que, o INSS en-tende que só teria direito a este bene-fício se a renda per capta não ultrapas-sar um quarto do salário mínimo por pessoa que vive sob o mesmo teto sem a subtração dos gastos.

Já a Justiça asseguera que este entendimento não é o único e que deve apli-car outras formas para de-tectar o direito.

Há hoje uma incógnita sobre o benefício de apo-

sentadoria por idade rural, urbana e mista. Esta última modalidade também muitas vezes é explicada pelos ser-vidores do INSS de forma subjetiva. Não por má von-tade no atendimento, mas porque a Previdência não possui estrutura adequada

para agendamento exclu-sivo para “explicações” ao pé da letra dos direitos do cidadãos e cidadãs.

Não é incomum, por exemplo, uma senhora com idade igual ou superior a 55 anos que exerceu suas atividades no meio rural

sem carteira assi-nada sair do atendi-mento nas agências do INSS desolada, quando na verdade poderia obter uma resposta positiva, bastando ser instru-ída adequadamente utilizando um iní-cio de prova mate-rial de seu marido para comprovar seu direito a aposenta-doria.

Não raro a Pre-vidência propagar para que o cidadão não utilize inter-mediários, porém,

sem um acompanhamen-to adequado, explicações sobre a juntada de docu-mentos contemporâneos acopladas com a Decla-ração Sindical muitos tra-balhadores especialmente aqueles que mais sofreram enfrentando Sol e Chuva

desistem de procurar seus direitos mesmo sendo lí-quido e certo.

Portanto procure ajuda de um profissional. Não acredite em vizinhos, em pessoas desinformadas em conversas pronuncia-das em filas de bancos e nem mesmo a princípio nas orientações de forma silábicas dos servidores da Previdência quando não apresentar toda a docu-mentação para uma análi-se profunda.

Fique atento! Procure seus direitos!

ARTIGO

Mudanças na Lei Previdenciária

Ada Mayra da Cunha Al-ves é estudante do 5º ano de Direito da UNIFEOB

Page 3: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20153 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIMESPECIAL

Você sabia que a poesia na-cional tem um dia no calendário dedicado a ela? Pois bem, não por acaso, no dia 14 de março comemoramos o Dia Nacional da Poesia.

Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antô-nio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Castro Alves foi considerado um dos mais bri-lhantes poetas românticos, res-ponsável por uma nova concep-ção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.

14 de Março – Dia Nacional da Poesia

É uma criança grandeDoce e cheia de ilusãoCresceu só no tamanhoÉ uma menina mulherDelicada e sensualCheia de sonhos e fantasiasEncantos e magiasÉ uma onça quando bravaE uma gatinha quando

mansaAma com intensidadeSe entrega de verdadeÉ capaz de qualquer atoPra proteger sua criaNão é anjo nem demônioSabe usar a sabedoria

É poderosa e sedutoraFaz-se de desentendidaE usa a psicologiaÉ forte e determinadaDerruba crenças e mitosDizer que é sexo frágilÉ a mais pura utopiaTem força e tem coragemTem fibra e determinaçãoÉ chorona e manhosaEla é todo coraçãoTem graça e desenvolturaAmor e compaixãomãe, esposa e amanteCompanheira e amigaVaidosa como ela sóCiumenta e apaixonadaEncanta como uma sereia

Leva até o homem mais sério

A perder a composturaQue se entrega sem pensarAo amor, prazer e loucuraMulherSer brilhante e inexplicávelComplexa e carenteBela e lutadoraVive a vida intensamenteQuer amar e ser correspon-

didaSe não a ama, deixe-apara não se sentir feridaQuando machucadaÉ um bicho indomávelÉ linda e maravilhosaMas também descontrolável

Quem um dia ousou afirmarQue a mulher é sexo frágilCom certeza...nunca conheceu uma mu-

lher de verdadeEm toda sua essênciaCom seus defeitos, virtudes

e qualidadesForça, razão e sensibilidadeÉ valente e destemidaEla sabe bem o querNão é perfeita nem deusaÉ apenas .......MULHER!

Mulher

Neusa Conti de Oliveira Staut é poetisa jardi-

nense e resideem Ponta Porã - MS

Nossa Literatura brasileira é profícua, sendo representa-da magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. A poesia é uma das expressões

artísticas mais populares e, per-meada por seu lirismo caracte-rístico, arrebata leitores e pe-netra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um

poema (e como eles nos como-vem!). Para comemorar a data, nada mais justo de que trans-crever a belíssima poesia de Neusa Conti de Oliveira Staut, que nos dá a honra de publicar

mensalmente suas lindas po-esias neste Jornal a qual agra-decemos de coração. E em ho-menagem ao dia internacional da mulher Neusa, nossa poetisa nos presenteou:

Ao longo dos séculos, as mulheres nunca tive-ram uma vida fácil. Ob-servando a história, cada conquista obtida pelas mulheres foi fruto de mui-ta luta, muito sacrifício, às vezes até da própria vida. Nada mais distante da rea-lidade do que afirmar que a mulher é o “sexo frágil”, pois para o protagonismo feminino, e avanços em termos de conquistas prá-ticas, foi necessário muita força e persistência. Para relembrar essa história e renovar a cada ano esse espírito de luta foi cria-do o Dia Internacional da Mulher.

No Brasil, as mulheres enfrentaram, e ainda en-frentam, muitas dificulda-des para fazer valer seus direitos, mas nem por isso ficam alienadas ou confor-madas com a situação. Em uma sociedade em que é preciso conquistar cada espaço, as mulheres já de-mostraram o quanto já ca-minharam para fazer valer suas escolhas, para fazer ouvir a sua voz.

Mas o futuro promete mais! As atuais gerações já aprenderam desse lega-do, e com o passado nas mãos, a consciência do presente e a determinação para o futuro, as mulheres demonstram que estão dis-postas a seguir adiante em sua luta por mais igualda-de, dignidade e respeito.

Neste dia 08 de março, fazemos uma homenagem através de uma mulher guerreira, alegre, perseve-rante e acima de tudo Fe-liz por ter em seu coração o que Ela julga o essencial “Muita Fé!”

Dona Isabel dos Reis Mariano, 69, nasceu em São Bento de Caldas – MG e adotou Santo Antô-nio do jardim como sua ci-dade natal já há mais de 18 anos. Tem 06 filhos, e nas-

ceu no dia 02 de fevereiro que também se comemora o dia de Nossa Senhora da Luz a qual é devota.

Jornal do Jardim: O que a senhora tem a dizer resumidamente sobre San-to Antônio do Jardim?

Dona Isabel: Eu se fosse votar para Minas, não voltaria eu gosto da-qui em todos os sentidos; acho muito bom! Um lu-gar pequeno muita paz sossego e tem duas coisas daqui que admiro muito: a Saúde e a Educação.

Jornal do Jardim: A Senhora é uma pessoa muito conhecida e queri-da em nossa cidade, aliás, não foi por acaso que a re-dação do Jornal do Jardim elegeu-a para homenagear através de se sua pessoa o o dia Internacional da Mu-lher. Qual o segredo de ser tão querida assim?

Dona Isabel: Difícil falar da gente mesmo. (rs). Mas sempre digo que a Amizade não tem preço, não se compra, se con-quista. Eu tenho esse Dom que Deus me deu o qual agradeço de fazer amiza-des. Procuro sempre fazer o bem sem esperar retor-no; pra mim aqui no Jar-dim foi a vitória, uma das

coisas que eu gosto muito também e que explica o carisma que sentem por mim é a quantidade de afi-lhados que tenho, mais de 20 (vinte), oficialmente, fora aqueles que me ado-tam como madrinha, tia ou avó...

Jornal do Jardim: É de conhecimento da maio-ria de nossa comunidade que “A Dona Isabel” é uma pessoa muito reli-giosa e tem o dom da pa-lavra quando esta falando pessoalmente com uma só pessoa e quando está ex-pressando perante ao pú-blico.

Dona Isabel: Minha formação escolar é pouco, então as minhas palavras são proferidas pela fé, e eu sinto o Espírito Santo dentro de mim. Durante a minha trajetória de vida digo que meus pais eram muitos severos bastava o olhar e a gente sabia o lugar certo e qual seria o comportamento que deve-ríamos ter eu sou grata a isso porque tudo se apren-de de verdade na infância, embora no passado eu não conhecesse a palavra de Deus como eu conhe-ço hoje Deus sempre me carregou e cuidou de mim Nossa Senhora sempre me

carregou no colo Deus deixou sinais bem nítidos na minha vida. Então a Educação e a Fé faz com que eu tenha facilidade em transmitir algo de bom para as pessoas que me rodeiam.

Jornal do Jardim: A Senhora é devota de Nos-sa Senhora Aparecia?

Dona Isabel: Sim Nos-sa Senhora Aparecida de Santo Antônio e tenho muita fé em São Benedi-to tanto que eu consagrei todos os meus filhos mes-mo depois de batizados na igreja católica. Foram consagrado por são Be-nedito já meus netos por Santo Antônio e netas por Santa Terezinha.

Jornal do Jardim: E quanto a assiduidade e a “missão” da senhora na igreja?

Dona Isabel: Procuro mesmo não faltar nunca. Foi muito especial pra mim quando iniciou aqui no Jardim Renovação Ca-rismática Católica. Até então eu nem tinha uma bíblia sagrada. A renova-ção reforçou ainda mais a minha Fé, o meu minis-tério é estar orando para pessoas perante um gru-po, intercessão e prega-ção da palavra.

Jornal do Jardim: Há pouco tempo a Senhora ficou muito enferma, mas deu a volta por cima.....

Dona Isabel: Em 02 de fevereiro dia de nos-sa senhora da luz, que eu estava completando 68 anos, estava saindo pra ir ara igreja e o Senhor co-locou duas coisas no meu coração que era pra mim pegar meus documentos e os remédios; caminhei poucos passos e agradeci pelo dom da vida, a partir daí eu passei muito mal. Resumindo fui levada pelo hospital pelo regate e as duas coisas que eu pre-cisavam era os remédios que estavam em minha bolsa e os documentos. Estou contando tudo isso para afirmar que Jesus cristo é o médico dos mé-dicos; ai teve uma história de 02 meses de interna-ção. Tive alta hospitalar dia 02 de abril. Cheguei a ficar em coma total, o que defino como “apa-gão” rs.... E aconteceu até mesmo um fato inusi-tado, lembro-me que um dos meus filhos chegou no meu cardiologista e disse se não haveria a necessi-dade de uma UTI, e, ele respondeu: fiz de tudo, não adianta, infelizmen-te sua mãe não aguenta chegar até uma UTI. Até mesmo a preocupação de se fazer uma reunião para pagar a funerária foi co-gitado, vez que estavam convictos que iria a óbito obviamente por conta das explicações do médico especialista. Mas tenho a certeza que Deus me deu uma missão aqui na terra que ainda não se cumpriu. E estou aqui firme e forte. Amém!

Jornal do Jardim: Sa-bemos que aos olhos de Deus todas as orações são poderosas se feitas com fé, qual a oração preferida

da Senhora? Dona Isabel: Esta

Oração que está no final da Bíblia Sagrada eu faço todos os dias de Manhã: “Senhor, no início deste dia, venho pedir-Te saúde, força, paz e sabedoria.Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensi-vo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia. Guarda a minha língua de toda a maldade.Que só de bênçãos se en-cha o meu espírito.Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se aproximarem de mim, sintam a tua presença.Senhor, reveste-me da tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos. Amém”.

Jornal do Jardim: Uma mensagem para as mulheres de Santo Antô-nio do Jardim.

Dona Isabel: Neste dia especial queria mandar um abraço para todas; di-zer que elas estão sempre em minhas orações quan-do precisam e quando pe-dem. Coragem mulheres! Nós venceremos, muita fé tendo fé vencemos todas as dificuldades que aliás, teremos sempre, mas com Jesus no coração tudo passa. Deus nos sonda e conhece todos os nossos pensamentos temos que ser fiéis a Deis que criou todas as coisas e deu esta missão especial a todas nós mulheres. Vocês sa-biam amigas que nós mu-lheres somos especiais aos olhos de Deus? Por isso temos que ser felizes. Que nosso Senhor aben-çoe a casa, o lar de todas! Beijo no coração de cada uma de vocês!

Homenagem ao dia Internacional da Mulher: Dona Isabel, um exemplo de Vida!

Page 4: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20154 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIM

Dia 18 de março LucianoPrandi comemorou junta-

mente com seus filhosDouglas, Thais e com sua

netinha Lorena mais um ano de vida! Parabéns! QueNosso Senhor Jesus te

abençoe, e que Nossa Se-nhora Rosa Mística a qual você é devoto te ilumine a cada minuto de sua vida!

SOCIAIS

O tempo vai passando....O tempo irá passar e ao invés de amenizar, só

aumentará a Saudade. Momentos em que a lembrança faz doer o cora-

ção e uma lágrima desce pelo rosto.A lembrança da voz, do olhar, da simplicidade,

do sorriso...Meu Amigo – Irmão, não choro por Você ter par-

tido, choro de saudade de Você, de saber que per-demos uma pessoa sorridente, sincera e amorosa.

Mas sei meu Amigo que está em um lugar reser-vado aos melhores, e espero com minhas forças que chegarei junto a ti, o dia que Jesus me chamar....

Obrigado meu Deus por ter me dado a honra e a felicidade de conhecer e conviver com uma pessoa com meu irmão amigo ANDRÉ.

MEU IRMÃO ESTEJA EM PAZ! A FAMÍLIA “Eu sei que não é fácil, mas as pessoas especiais, aquelas que partem e nos

deixam um vazio enorme em nossos corações procure sempre carregar conti-go as lembranças boas que lhes marcaram, que lhes ensinaram...Saiba que o amor nunca morre, ele é forte o bastante, e mesmo que não estejam mais ao seu lado, esteja fora do alcance dos seus olhos você vai sentir esse amor da mesma forma e intensidade! O amor vai além da vida!” - João Batista Alves

Querido Amigo – Irmão ANDRÉHOMENAGEM

A dupla Eric & Ronaldo que vem se destacando agora também na região, estará presente também no Encontro de Cavaleiros e Amazonas

de Santo Antônio do Jardim

Dia 11 de Março, Fabiano Cirino de Paula completou mais um ano de vida e recebeu as felicitações de todos seus amigos e de sua

esposa Júlia e filhos: Juan, Luana e Renan. Que nosso Senhor Jesus

abençoe hoje e sempre!

Dia 18 de Março Gustavo Lavra completa mais um ano de vida!

Recebe os parabéns de sua família e de todos seus amigos! Que Deus

te proteja a cada dia!

R e c e n -temente o v e r e a d o r L u c i a n o Leite Tal-po, (Giboo Talpo) pro-

nunciou na mídia, bem como na Câmara Muni-cipal a vinda de 160 mil reais que teria conseguido junto ao Deputado de sua confiança e que tal recurso seria destinado exclusiva-mente para recapeamento asfáltico em nossa cidade.

Em consequência, o executivo Prefeito muni-cipal SABONETE bem como sua equipe em con-fiança ao pronunciamento do Nobre Vereador, tam-bém estava contando com a referida verba que por motivos ainda não escla-recidos ainda não chegou!

A população quer sa-

ber e aguarda uma res-posta que está disponível neste espaço através do email [email protected] - o povo quer saber.

Já é tra-dição em nosso mu-nicípio no-tícias ante-cipadas da festa mais

esperada do ano em nos-sa região: a programação com alguns meses de ante-cedência do Rodeio Arena Festival de Santo Antônio do Jardim que aconte-ce todos os anos no mês de agosto. Muito embora ainda estamos em meados de março o povo quer sa-ber se já há algum artista contratado, ou qual será a programação. A resposta

poderá ser encaminha-da através de email para publicação [email protected] - o povo quer saber!

M u i t o embora a princípio a atual Ad-minis t ra -ção vem

sendo cotada como a me-lhor da história em Santo Antônio do Jardim, por motivos óbvios: Educa-ção, Saúde, Cultura, Social e demais Setores a grande expectativa é a construção das casas populares e o povo quer saber se há pre-visão para o início da cons-trução. A resposta poderá ser encaminhada através de email: [email protected] - o povo quer saber!

O POVO QUER SABER

Início: 09 de março de 2015Público alvo: Me-

ninas de 09 anos a 11 anos de idade.A Campanha será realizada nas es-colas e a vacina estará disponível também na Unida-de Básica de Saú-de para meninas de 09 a 11 anos.Segunda a sexta das 07 as 16 hs.

Page 5: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20155 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIMEDUCAÇÃO

O Prefeito de Santo An-tônio do Jardim, SABO-NETE, iniciou na manhã desta quinta-feira 12.03, a entrega de material esco-lar para estudantes da rede municipal de ensino.

Nos 700 kits material escolar contém todo o ma-terial necessário depen-dendo da série em que os alunos estão inseridos.

Já o KIT Uniformes, será distribuído entre os dias 19 a 24/03, pois será será utilizado no desfile cívico em 26.03 em come-moração ao aniversário da cidade.

SABONETE falou da importância dos kits para que haja igualdade e orga-nização nas escolas e agra-deceu a Dirigente Munici-pal de Educação que vem a utilizando as verbas do se-tor de maneira inteligente: “A entrega dos kits mate-rial e uniforme escolar ga-rante a criança, indepen-dentemente da situação financeira dos pais, con-dições de igualdade. “Sei quanto dói ser diferencia-do por não ter as mesmas

condições que o colega ao lado. Entregar um kit com essa qualidade é garantir e ao mesmo tempo ensinar que não deve existir dis-criminação especialmente dentro das escolas” afir-mou o Prefeito.

Ainda sobre a qualida-de dos itens o Prefeito des-

tacou: “A distribuição de kits escalar com esta qua-lidade e kits de uniformes é um ato inédito em Santo Antônio do Jardim, mais uma prova que é possível garantir ensino de quali-dade quando se investe o dinheiro da educação, no aluno.”

SABONETE enfatizou ainda que já havia anun-ciado no início do ano a distribuição do material acima, e que os Kits de uniformes, é um marco histórico na Educação em nosso município, motivo pelo qual, não poderia “ser passado em branco” e será

A Lição de Santo Antônio do Jardim:“Educação é destaque na região!

entregue em uma data es-pecial: No aniversário da cidade!

Josiane Sueitt, Diri-gente Municipal de Edu-cação, disse que todo pro-jeto novo merece atenção especial, e que os uni-formes foram adquiridos com muito critério levan-

do em consideração espe-cialmente qualidade e o preço e que sua intenção foi “unir o útil ao agradá-vel”, ou seja, tempo para poder escolher a melhor forma da compra e pre-sentear os alunos na data do aniversário do nosso município.

Jornal do Jardim: Como a Sra. define o Pro-grama “Educa Jardim im-plantado pela atual Admi-nistração”?

Josiane: O Educa Jar-dim consiste em proporcio-nar qualidade do ensino e investimento no aluno, oferecendo qualificação aos professores e toda a infraestrutura adequada e necessária para que pos-samos obter resultados.

Jornal do Jardim: Qual é a infraestrutura e quais as ações que estão sendo realizadas para ob-ter os resultados os quais a Sra. sempre se refere?

Josiane: É uma inicia-tiva que é composta pelo sistema de ensino aposti-lado “Aprende Brasil” do Método Positivo, kits Ma-terial Escolar e Uniformes distribuídos gratuitamente a todos os alunos da rede municipal, transporte es-colar para os universitá-rios que estudam nas cida-des vizinhas: São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal e Mogi Guaçu no período da manhã e noturno.

Jornal do Jardim: Os

Kits de Uniformes foram adquiridos para todos os alunos da rede?

Josiane: Sim. Sem ex-ceção, nosso objetivo é também proporcionar a igualdade.

Jornal do Jardim: E qual o valor do investi-mento referente ao “Educa Jardim”?

Josiane: Os gastos com Uniformes, Sistema de Ensino, Mochilas, Kits Escolares somaram um in-vestimento no valor de R$ 420.592,76 (quatrocentos e vinte mil, quinhentos e vinte reais e setenta e seis centavos).

Jornal do Jardim: E referente ao investimen-to no Transporte Escolar para Universitários e Cur-sos Técnicos para alunos que estudantes nas cidades circunvizinhas?

Josiane: Este investi-mento, que aliás, foi uma conquista reivindicada há anos pelos estudantes é pago através de recursos próprios da Administra-ção Sabonete e Tonico. Em 2014 foram gastos aproxi-madamente o valor de R$ 350.000,00 (trezentos e

cinquenta mil reais).

Jornal do Jardim: Quanto ao treinamento dos Educadores?

Josiane: Como já des-taquei em reportagens an-teriores, sem o empenho e o preparo dos nossos Edu-cadores, não se consegue resultado algum. Hoje por exemplo, (13 de março), os professores do ensino Fundamental da Esco-

la Romualdo estão rece-bendo um treinamento do Sistema Positivo nas dis-ciplinas de Matemática, Ciências e Arte, ministra-dos por três profissionais do Sistema Positivo. Estes cursos acontecerão du-rante o ano todo.

Jornal do Jardim: Como está sendo possí-vel tanto investimento na Educação atualmente, sen-

do que em tempos pretéri-tos, quase nenhuma destas ações vinham acontecendo, principalmente referente ao fornecimento de uniformes e transporte escolar?

Josiane: A minha opi-nião a respeito é e sempre será que estar à frente da Educação é uma responsa-bilidade muito grande. Por isso, temos que ter o máxi-mo de comprometimento e de visão, para poder apli-car as verbas de forma que

atendam o que efetivamente os educandos necessitam. O foco é o aluno e este tem que receber uma Educação de qualidade, para que quan-do adulto, possa realmente ser um profissional de exce-lência, e, consequentemen-te, um cidadão próspero e feliz. Em relação ao uni-forme e transporte escolar, a equidade é o marco desta administração. Dai, o nos-so diferencial... “Ao aluno o que é do aluno”!

“Educa Jardim” - Com a palavra Josiane SueittDirigente Municipal de Educação.

Administração e o novo micro-ônibus escolar

Page 6: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20156 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIM

O Departamento Mu-nicipal de Esporte, Turis-mo e Cultura e Ponto MIS oferece gratuitamente a Oficina de Vídeo de Bolso com Celular, ministrada pelo profissional: Ralph Friedericks.

A oficina será no dia 11 de março, quarta-feira, das 18h30 às 22h30, na Biblioteca “Dr. Cássio Ri-beiro Porto”

Inscrições e Informa-ções pelo Fone:3654-1451

ProgramaDesde a ideia inicial,

passando por um peque-no roteiro, produção, fil-magem até uma rápida edição, os participantes aprenderão na prática a realizar um pequeno ví-

deo com as câmeras que estão nos seus bolsos: os celulares! Ficção, docu-mentário ou experimental, o objetivo é mostrar que o celular pode também ser uma ferramenta de comu-nicação audiovisual para produzir imagens em mo-vimento!

Os curtas realizados se-rão postados nos canais de exibição da internet!

Ralph Friedericks é cineasta e fotógrafo. Es-tudou fotografia fixa e ro-teiro audiovisual em Paris

(França) e Propaganda & Criação na Universida-de Mackenzie. É diretor e produtor da produtora Matiz Filmes. Coordena oficinas de vídeo e foto-grafia desde 2000. Ganhou prêmio de roteiro no Con-servatório de Escrita Au-diovisual de Paris (França) e dois prêmios do Festival do Minuto.

As inscrições estão abertas no Departamento Municipal de Cultura no horário de expediente da Prefeitura Municipal.

Oficina de Vídeo de Bolsoutilizando camera de celular

COMUNICADOA Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, informa todos os proprietários e

possuidores de imóveis rurais, com área menor que 4 módulos fiscais, localizados no mu-nicípio, que através com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo apoiará a efetivação das inscrições no sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo – SiCAR – SP.

Para tanto disponibilizou o espaço físico na Rua Presidente Álvarez Florence, 533, Cen-tro, no Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.

O Cadastro estará sendo realizado de segunda a sexta-feira das 08:00h às 11:00h e do 12:30h às 15:30h. O prazo final para o cadastro será dia 6 (seis) de maio de 2015.

O CAR é uma importante ferramenta criada pelo novo Código Florestal, Lei n° 12.651/2012, obrigatório para todos os imóveis rurais com a finalidade de integrar as in-formações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico contra o desmatamento, e será obrigatório para concessão de crédito agrícola.

É importante ressaltar que a responsabilidade pela inserção dos dados do SiCAR-SP será dos proprietários e dos possuidores rurais.

Para maiores informações compareça ao departamento de Meio Ambiente, ou pelo te-lefone: 3654-1118 e

3654-1653.

Obs: Documentos para Realizar o CAR: - CPF, RG dos proprietários e possuidores. - Escritura da propriedade - INCRA atualizadoHorário: 08:00 às 11:00 e do 12:30 às 15:30.Prazo limite: até 06 de maio de 2015.Maiores informações pelo telefone: 3654-1118

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIMEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – Centro Fone/fax: 19 3654-1204 – 3654-1209

DECRETO Nº 3.738, DE 03 DE MARÇO DE 2015

“Decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipaisno próximo dia 27 de março de 2015.”

José Eraldo Scanavachi, Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais:

DECRETA:Artigo 1.º. Fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas desta municipalida-

de no próximo dia 27 de março, sexta-feira.Artigo 2.º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, 03 de março de 2015.

José Eraldo ScanavachiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIMEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – Centro Fone/fax: 19 3654-1204 – 3654-1209

PORTARIA N°. 76 DE 13 DE MARÇO DE 2013

“Dispõe sobre a composição de membros da Equipe de Vigilância Sanitaria.”

O Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei:

Resolve:Art. 1º- Designar as pessoas abaixo relacionadas para compor a Equipe de Vigilância

Sanitária.

Art. 2º- Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as dispo-

sições em contrário.

Prefeitura do Município de Santo Antônio do Jardim, 13 de Março de 2013.

José Eraldo ScanavachiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIMEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – Centro Fone/fax: 19 3654-1204 – 3654-1209

COMUNIDADE

Material:- 01 litro de álcool- 01 pacote cravo da índia- 01 vidro de óleo corporal

Preparo:Pegar o pacote de cravo

da índia e colocar no litro de álcool deixar por quatro dias, mexer de duas a três vezes ao dia, no quarto dia tirar os cravos e misturar o

óleo corporal, está pronto seu repelente, colocar em

um borrifador e usar varias vezes as dias.

Repelente caseiro contrao mosquito da dengue

CONCURSO PÚBLICO 001/2015

EDITAL DE RETIFICAÇÃO E REABERTURA DE INSCRIÇÕES

O prefeito do município de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, tendo em vista que não houveram candidatos inscritos no prazo estipulado, torna pública a Reabertura das Inscri-ções do Concurso Público nº 001/2015, retificando o Edital, conforme segue.

1. Fica alterado os itens abaixo, passando a vigorar a seguinte redação:

5.2.2. Período e Procedimentos para Inscrição: Será realizada exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 18 de março de 2015 até as 22h do dia 29 de março de 2015.

5.2.4. Após a emissão do boleto, o pagamento deverá ser efetivado, impreterivelmente, até o dia 30 de março de 2015, caso contrário, não será considerado.

5.2.4.1. A emissão do boleto estará disponível somente no prazo previsto no item 5.2.2. Portanto, após as 22h do dia 29 de março de 2015, não será possível gerar e imprimir o respectivo boleto.

2. Fica alterado o Anexo VI do Edital, devendo ser consideradas as seguintes datas:

Todas as demais disposições do Edital de Concurso Público Nº 001/2014 estão mantidas.

Santo Antônio do Jardim/SP, 17 de março de 2015.

José Eraldo Scanavachi Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIMEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – Centro Fone/fax: 19 3654-1204 – 3654-1209

1ª – Dois alqueires, casa sede, mobiliada, casa para caseiro, 03 baias, cochei-ra, chiqueiro com 10 divisórias, 04 açudes, poço artesiano, 07 cabeças de gado. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO, no município de Santo Antônio do Jardim – SP

2º - Chácara com 1 e 1/4 alqueires, casa sede mobiliada, churrasqueira, forno a lenha, mesa sinuca, cocheira, pomar, piscina com cascata e hidromassagem e açudes. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO no município de Andradas –MG.

3ª TERRENO 04 mil metros quadrados no perímetro urbano topografia plana. ÓTI-MA LOCALIZAÇÃO. Preço Excelente. LOCALIZAÇÃO: Santo Antônio do Jardim – SP

Os três imóveis acima mencionados poderão ser negociadas através do tele-fone (19) 992596133 CORRETOR IMÓVEL – CRECI n. 61710 - F

VENDE-SE CHÁCARAS E TERRENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIM

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2015 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

O prefeito do município de Santo Antônio do Jardim, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, torna publica a Lista de Homologação das inscrições do Processo Seletivo Nº 001/2015.

Santo Antônio do Jardim, aos 17 de março de 2015.

José Eraldo ScanavachiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO JARDIMEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – Centro Fone/fax: 19 3654-1204 – 3654-1209

Page 7: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20157 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIMESPORTES

Campeonato de FutsalEm comemoração o aniversário da cidade

Categoria Livre 05 de marçoScanavachi 01 X 03 JuventudePinhalzinho 06 X 04 Shakter 12 de marçoSalmazo 01 X 06 ArsenalcoolFesta Top 04 X 01 Fava

Categoria Master06 de marçoSanta Barbara 04 X 04 Refracom

(Santa Barbara ganhou nos pênaltis)Brejão 04 X 02 São Paulo

Dia 01 de março acon-teceu a primeira etapa do Campeonato Paulista 215 na cidade de Barueri. Sa-mara que recentemente obteve a faixa azul, moda-lidade a qual estreou nesta primeira etapa do Paulis-ta, conseguiu ente muitas concorrentes o 2º lugar.

Samara, disse que a luta foi muito acirrada, e mes-mo encontrando-se lesio-nada, resolveu arriscar, e obteve esta ótima coloca-ção.

Em Maio a nossa atleta Samara Souza irá partici-par da maior competição

Samara Souza é destaque noCampeonato de Jiu-Jitsu em Barueri

do Jiu-Jitsu: o Campeona-to Brasileiro.

A atleta que já vem de-monstrando assiduidade, dedicação e muita garra representa Santo Antônio do Jardim nesta modalida-de de esporte que cresce a cada dia.

Destacamos também o belíssimo trabalho que esta esportista desenvolve no Departamento de Es-porte de nosso Município.

Parabéns Samara Sou-za! Foça. Foco e Fé! Te-mos a certeza que na próxima competição irá conseguir bons resultados!

Page 8: Jornal jardim ed 41

01 a 15 de março de 20158 - Santo Antônio do Jardim JORNAL DO JARDIM

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do JardimEstado de São Paulo

Rua Presidente Álvares Florence, 373 – CentroFone/Fax: (xx19) 3654-1204/36541209

CNPJ: 45.739.091/0001-10

A Administração atual buscando sempre a transparên-cia e verdade sobre os fatos vem esclarecer os motivos que levaram a alterar a comemoração dos 134 anos da nossa querida Santo Antônio do Jardim.

Nosso país está passando por uma crise que é conhe-cimento de todos, a imprensa noticia todos os dias que o Governo Federal está tomando atitudes drásticas para con-ter os custos, isso está refletindo nos municípios que tam-bém estão sendo obrigados a reduzir os custos.

Todos nós Jardinenses temos conhecimento que as festas em nosso município acontecem nos meses Feverei-ro (Carnaval), Março (Aniversário da Cidade), Abril (Desfile de Cavaleiros) e Agosto (Festa do Peão - Jardim Arena Fes-tival), portanto são festas muito próximas umas das outras e custam caro e não podemos deixar faltar serviços essen-ciais para o povo como, saúde, educação e manutenção de estradas.

Diante de tudo isso decidimos não realizar shows no Aniversário da Cidade e manter as outras festas, com qua-lidade que este ano vem com novidades, a mais próxima já temos a programação que segue abaixo:

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO XXV DESFILE DE CAVALEIROS E AMAZONAS

DE SANTO ANTONIO DO JARDIM