informativo fucapi - ed.41 - 2008

6
Distribuição Gratuita Publicação Bimestral da FUCAPI Ano VIII - Número 41 - Manaus - AM - Junho de 2008 InFucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Eleição Eleição aconteceu durante a 26ª Assembléia Geral Ordinária da Associação e a realização do Congresso ABIPTI 2008. Pág. 04 Seminário Rede Norte de Propriedade Intelectual realiza seminário. Pág. 05 Meio Ambiente Dia da Ecologia e do Meio Am- biente é marcado por extensa programação. Pág. 04 Foto: Arquivo Fucapi Evento Foto: Arquivo Fucapi FUCAPI realiza eventos ambientais Responsabilidade Social na FUCAPI: sinônimo de cidadania e compromisso socioempresarial Pág. 02 Foto: Cinthia Mendes Foto: Arquivo Fucapi Drª Isa Assef dos Santos é eleita pre- sidente da ABIPTI Fundaçõa reúne instituições Mães ganham um dia especial FUCAPI comemora o Dia das Mães com programação espe- cial. Pág. 06

Upload: infucapi

Post on 31-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

Distribuição Gratuita

Pu

blic

ação

Bim

estr

alda

FUC

AP

I

Ano VIII - Número 41 - Manaus - AM - Junho de 2008InFucapi

Fundação Centro de Análise, Pesquisae Inovação Tecnológica

Eleição

Eleição aconteceu durante a 26ª Assembléia Geral Ordinária da Associação e a realização do Congresso ABIPTI 2008.

Pág. 04

Seminário

Rede Norte de Propriedade Intelectual realiza seminário.

Pág. 05

Meio Ambiente

Dia da Ecologia e do Meio Am-biente é marcado por extensa programação.

Pág. 04

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Evento

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

FUCAPI realiza eventos ambientais

Responsabilidade Social na FUCAPI: sinônimo de cidadania e compromisso socioempresarial Pág. 02

Foto

: C

inth

ia M

ende

s

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Drª Isa Assef dos Santos é eleita pre-sidente da ABIPTI Fundaçõa reúne instituições Mães ganham um dia especial

FUCAPI comemora o Dia das Mães com programação espe-cial.

Pág. 06

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

InFucapi

InFucapi - 02

Programas sociais elevam atuação da Responsabilidade Social

A FUCAPI, ao longo da sua existência, vem ampliando o foco no seu Progra-

ma de Responsabi-lidade Social, acredi-

tando no engajamento de s e u s colaboradores e, consequen-temente, na construção de uma sociedade economicamente próspera e socialmente mais justa. Por isso, entre outras atividades, investe em propostas de trabalho voluntário, favore-cendo a transferência de conhecimentos, com-petências e habilidades adquiridas pelos seus colaboradores para a comunidade.

Atualmente, a área da Responsabilidade Social (RESOC/FUCAPI) mantém uma série de programas, dos quais os mais importantes são: Programa Clica Comunidade, Programa Amigos da Felicidade, Programa Amigos da Natureza, Programa de Saúde Bucal e Progra-ma de Ensino Acelerado.

Hoje, a Responsabilidade Social é com-posta pela coordenadora Yvânia Gabriel, pela técnica Cynthia Rangel e pelos estagiários/ins-trutores Denise Viana, Diana Pires e Marcos Rocha.

Curso de Informática é uma oportunidade para moradores do Bairro Lagoa Verde

A FUCAPI, desde 2001, implantou diversos cursos gratuitos na área de Informática, os quais foram oferecidos para cerca de 120 crianças e adoles-centes de três escolas públicas localizadas no Bairro da Lagoa Verde.

Já em 2002 aproximadamente 160 crianças e ado-lescentes realizaram

Equipe da RESOC/FUCAPI: (em pé à esq.) Cynthia Rangel ao lado de Yvânia Gabriel; (à frente à esq.) Diana Pires, Marcos Rocha e Denise Viana

cursos de informática básica e, em 2003, o número de atendidos pelo curso passou para 270.

Em janeiro de 2004, a FUCAPI reali-zou o I Censo Demo-gráfico Lagoa Verde, onde foram visitadas 397 residências e pes-quisadas 1.743 pes-soas, com uma média de 4,39 habitantes por domicílio.

A iniciativa teve o objetivo de identificar o perfil do bairro. Dessa forma, a pesquisa considerou aspectos demográficos, de cida-dania, residenciais, de saúde, de educação e de qualidade de vida. Os dados serviram como sustentação para adequar e aprimo-rar o programa, conforme as necessidades identificadas.

Atualmente, são várias as ações de res-ponsabilidade social realizadas na comuni-dade, englobando as áreas de saúde (Pro-grama de Saúde Bucal), educação (Projeto Telecentro, artesanatos e Oficina de Corte e Costura), ambiental (palestras de cons-cientização e projeto Plante uma Árvore) e cidadania (datas comemorativas e esportes).

Ações sociais: cidadaniaem primeiro lugar

O Programa Clica Comunidade foi cria-do com o objetivo de proporcionar a in-clusão sociodigital, mediante implantação de ações internas e externas. Como ações internas, podemos citar o Curso de Férias para os dependentes dos colaboradores que envolve os cursos de Informática Básica na Plataforma Windows; Informática Bási-ca em Software Livre; e Noções Básicas de Fotografia Digital. Já como ações externas relacionamos: o Telecentro de Formação e Negócios, Curso de Instrutores Comuni-tários em Software Livre e a parceria com o Centro Gestor e Operacional do Sistema

de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), para a inclusão sociodigital dos jovens

em situação de risco que residem na Comunidade do Tarumãzinho.

O grupo Amigos da Felicida-de foi criado em dezembro de

2006 e, atualmente, é forma-do por 15 colaboradores e

dependentes voluntários da FUCAPI. O objeti-vo desse programa é levar alegria e ânimo às crianças e idosos

Com

posi

ção:

Osv

alo

Reld

er

enfermos internados nos diversos hos-pitais da cidade, assim como

visitar abrigos, associa-ções beneficentes e asilos.

O Programa Amigos da Natureza, criado em janeiro de 2008, con-ta com a participação

direta do Núcleo de Tec-nologias Sócio-Ambien-tais (TSAM/FUCAPI). Esse programa tem como objetivo atuar na cons-cientização dos depen-dentes dos colaboradores

e moradores das comuni-dades próximas da Fundação a cerca da problemática ambiental, buscando envol-vê-los com o futuro sustentável do planeta.

O Programa de Saúde Bucal foi cria-do no intuito de implantar ações de pro-moção, prevenção, reabilitação e manu-tenção da saúde bucal na comunidade Lagoa Verde. Até agora 130 crianças e 388 adultos foram atendidos pelo programa.

Outro programa que vem se destacando na RESOC é o Programa de Ensino Acelera-do, voltado ao público interno da Fundação, o qual tem por objetivo a formação nos níveis fundamental e médio para aqueles colabo-radores que ainda não atingiram esse grau de escolaridade. Esse programa é realizado por meio de convênio com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Centro Integrado de Edu-cação do Trabalhador Professor Demóstenes Travessa (CIET).

Principais apoiadores da RESOC

INPA

JUNIOR LANCHES

MAGISTRAL

PANIFICADORA FLORÊNCIO

PIATAM

RESTAURANTE BUENNO APETIT

SÃO JORGE TRANSPORTES

CEEF/FUCAPI

RS

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

InFucapi

InFucapi - 03

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Participantes do seminário: discusão sobre metodo-logia de pesquisa e de desenvolvimento de TCC

No dia 10 de maio, os professores do curso superior de Administração do CESF/FUCAPI participaram de um semi-nário que discutiu as questões referentes à metodologia de pesquisa e de desen-volvimento de TCC - Trabalho de Con-clusão de Curso em Administração.

O objetivo do evento foi atualizar, compartilhar e ampliar os conhecimen-tos do grupo docente, bem como unificar os procedimentos e métodos no tocante ao ensino das disciplinas de Estágio Su-pervisionado e nas atividades de orienta-ção dos trabalhos de final de curso.

A proposta partiu do curso de Ad-ministração do CESF, que é coordenado pela professora Emília Melo, sendo que o instrutor foi o professor Francisco Assis Medeiros, o qual explica: “O evento faz

parte das ações de monitoramento didáti-co-pedagógico do curso de Administração, uma vez que o CESF também se propõe a desenvolver no aluno o conhecimento ne-cessário para que ele possa redigir com qualidade relatórios, textos técnicos, laudos e etc., fortalecendo dessa forma o diferen-cial do profissional em Administração for-mado em nossa instituição.”

O professor Andrés Loyola acredita que a iniciativa é de grande importância. “Este evento tem que se repetir periodicamente e discutir assuntos pertinentes e atualiza-dos sobre a disciplina de Administração, já que ela atinge todas as profissões, prin-cipalmente no que se refere ao empreen-dedorismo, seja executivo ou seja empre-sarial”, afirma Loyola. Na mesma linha de pensamento segue o professor Weymar

Mavignier. “Considero muito feliz a iniciativa da coordenação do curso de Administração e ratifico o que sugeri durante o evento, ou seja, a marcação de outro seminário, pois o assunto foi tão interessante que faltou tempo para concluir toda a matéria relacionada ao tema”, enfatiza o professor.

Professores do curso de Administração do CESF/FUCAPI participam de seminário Educação

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api A Fundação recebeu no dia 17 de abril

os representantes da Associação Brasilei-ra das Instituições de Pesquisa Tecnológi-ca Industrial (ABIPTI), os quais discutiram sobre as ações da Associação e traçaram novas metas de atuação.

Estavam presentes os vice-presidentes de todas as regiões do País; o secretá-rio-executivo da Associação, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque; o secretário-executivo adjunto, Zuhair Warwar; além do então presidente da ABIPTI, Dr. Luis Fernando Ceribelli Madi e da vice-presi-

dente da Associação para a Região Norte e diretora-presidente da FUCAPI, Drª Isa As-sef dos Santos.

A ABIPTI mantém mais de 220 entida-des associadas e desenvolve atualmente di-versas atividades de apoio institucional por meio das áreas de Capacitação Tecnológica e Educação Continuada; Sistemas Estaduais de Ciência e Tecnologia; Design & Tecnolo-gias Industriais Básicas; Promoção e Apoio ao Agronegócio; Revitalização dos Institutos de Pesquisa Tecnológica (REVITE); e Gestão Ambiental.

FUCAPI recebe representantes da ABIPTI para reuniãoC&T

Saiba Mais+

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Nos dias 15 e 16 de maio, os colaboradores da área da Garantia da Qualidade e Segurança (QUASEG/FUCAPI) participaram de uma gincana a

qual teve como objetivo indicar o vencedor para participar do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software que foi realizado em Florianópolis, no período de 2 a 6 de junho de 2008. Este ano a vencedora da Gincana PROINF foi a colaboradora Anna Maria Silva Souza.

O evento, organizado pelas colabo-radoras Sarah Augusta Morais e Vanessa Mota, foi dividido em duas rodadas de per-guntas relacionadas ao Processo Integrado de TI da FUCAPI, conforme explica a par-ticipante Amarilia Nogueira: “O PROINF é composto pelas seguintes disciplinas (ou processos): Modelagem de Negócio, Plane-jamento, Monitoração e Controle, Gerên-cia de Riscos, Requisitos, Análise & Proje-

Colaboradora vence a Gincana PROINF 2008

Colaboradores da QUASEG disputam gincana

to, Implementação, Testes, Implantação, Controle de Mudanças, Configuração & Ambiente, Garantia da Qualidade, Medi-ção e Análise”, finaliza a colaboradora.

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW). O objetivo do simpósio é a troca de experiência e divulgação de trabalhos, pro-movendo a integração entre Academia e Indústria.

Fonte - http://www.incremental.com.br/sbqs2008/

Membros da ABIPTI se reúnem na Fundação para discutir metas

Tecnologia

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

InFucapi

InFucapi - 04

No dia 4 de junho, a diretora-presidente da FUCAPI, Drª Isa Assef dos Santos, foi eleita presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, mais conhecida como ABIPTI. A eleição aconteceu durante a 26ª Assembléia Geral Ordinária da ABIPTI, realizada em Campina Grande (PB), onde se realizou o Congresso ABIPTI 2008.

Há quatro anos, ela ocupava a vice-

Diretora-presidente da FUCAPI assume a presidência da ABIPTIEleição

presidente

Isa Assef dos Santos (FUCAPI-AM)

vice-presidente

Região

Cent ro-Oeste

José Geraldo Eugêniode França (Embrapa-DF)

João César Dotto (Funtac-AC)

vice-presidente

Região

Nordeste

Maria José Lima da Silva (Fapesq-PB)

vice-presidente

Região

Nort e

Alfredo Gontijo de Oliveira (Cetec-MG)

vice-presidente

Região

Sul

Antônio Diomário de Queiroz (Fapesc-SC)

vice-presidente

Região

Sudeste

Saiba Mais+Veja como fica a nova diretoria da ABIPTI, com a eleição:

Nos dias 5, 6 e sete de junho a FUCAPI realizou uma série de eventos relacionados ao meio ambiente, como forma de festejar o Dia da Ecologia e do Meio Ambiente, ambos comemorados mundialmente no dia 5 de junho.

A coordenação do evento ficou por conta da área da Gestão do Sistema Integrado (GESIN/FUCAPI), representada por Joice Maciel e teve como objetivo conscientizar colaboradores, alunos e a comunidade sobre questões ambientais que envolvem os recursos naturais, resíduos sólidos e a importância dos ecossistemas.

A programação foi composta por diversas atividades, entre as quais se destacam: palestras, apresentação de projetos, exposições, oficina, teatro e

sorteios de brindes. Para a realização dos eventos a FUCAPI

contou com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (SEMULSP), Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM), Projeto Ecorecicla e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), além do apoio da Responsabilidade Social (RESOC/FUCAPI), do Centro Educacional Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (CEEF/FUCAPI), da Infra-Estrutura (INCOM/FUCAPI), da Assessoria de Marketing (ASMK/FUCAPI), de representantes da direção da FUCAPI (PRES/DTEC/DPED) e do Comitê de Implantação da ISO 14001.

Para a coordenadora do evento, as ações ambientais são fundamentais para elevar a conscientização sobre o meio ambiente.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Alunas participam de comemoração ambiental

“A abordagem de assuntos ambientais como a geração de resíduos e a racionalização do uso de recursos naturais não-renováveis eleva a sensibilização e a conscientização das pessoas, reduzindo a resistência à mudança e aumentando o comprometimento”, conclui Joice.

FUCAPI comemora Dia da Ecologia e doMeio Ambiente com ações de conscientização ambiental

Meio Ambiente

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Alunos do CESF/FUCAPI nas dependências da Siemens

Alunos do curso de Administração visitam empresaEducação

Os alunos do curso de Administração das disciplinas Teoria Geral da Administração I e II do CESF/FUCAPI, no dia 13 de maio, visitaram a Siemens Eletroeletrônica Ltda. O propósito da visita foi conhecer o processo produtivo da empresa. Além dos alunos, estavam presentes os organizadores do evento e professores Júlio Cezar Morais e Iamara Cavalcante Antunes, que foram conduzidos pelos representantes da empresa, Paulo Vicente Paiva e Flávio Vital Pereira.

Para Júlio, a visita técnica alcançou a sua finalidade. “O objetivo maior da visita era mostrar aos alunos a dinâmica do processo produtivo de

uma empresa, proporcionando uma interação dos conteúdos teóricos ministrados nas aulas de Teoria Geral da Administração com as práticas vivenciadas pelas organizações. Este evento é parte integrante da atividade acadêmica do curso”, explica o professor.

Na ocasião, o professor Júlio comentou como foi a visita técnica. “Além de proporcionar a integração entre alunos e professores, a visita transcorreu num clima de tranqüilidade e confraternização. Outro ponto que mereceu destaque durante a visita foi o comportamento exemplar dos alunos”, finalizou.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iEquipe de colaboradores participa da eleição e do Congresso ABIPTI 2008

presidência da Associação pela Região Norte.

Na ocasião, foram eleitos os cinco vice-presidentes regionais e os membros

do Conselho Fiscal, além de serem escolhidos os representantes do Conselho Consultivo da ABIPTI, a FUCAPI apresentou 10 artigos de seus colaboradores no evento.

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

InFucapi

InFucapi - 05

O Instituto de Ensino Superior FUCAPI (CESF/FUCAPI) e o Centro Educacional Ly-naldo Cavalcanti de Albuquerque (CEEF/FU-CAPI) realizaram nos dias 15 e 16 de abril as campanhas “Você é Fonte de Vida – Doe Sangue” e a “Dengue, Prevenção e Cons-cientização são as Soluções”.

A campanha de doação de sangue con-tou com 136 adesões, das quais 84 candi-datos efetivaram a doação de sangue e os demais - 52 candidatos - foram considera-

CESF e CEEF realizam campanhas Educação

Informação é a arma principal para evitar a dengue

Saiba Mais+

Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocor-re principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geral-mente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Fonte - http://www.dengue.org.br/dengue.html

dos inaptos na triagem clínica, ou seja, 38% das pessoas que se candidataram não pude-ram doar sangue devido a inaptidões tem-porárias relacionadas a questões de saúde ou porque se expuseram às ditas situações de risco.

Na ocasião, a gerente de Captação de Doadores de Sangue, Cristina Muniz Serra, comentou sobre o assunto. “A campanha teve um bom desempenho, certamente, contribuiu para que o Hemocentro cumpra sua missão de atender com qualidade a população usuária do serviço hemoterápico”, esclareceu a gerente.

Já a campanha de combate a dengue teve o objetivo de alertar, orientar, mobilizar e principalmente conscientizar a população acadêmica e os colaboradores sobre a im-portância de se evitar a doença.

Durante a campanha, a Fundação de Vigilância em Saúde dispôs um estande no bloco D, apresentando os tipos de focos por onde as larvas do mosquito Aedes aegypti podem se instalar. Para reforçar a conscienti-zação foram distribuídos materiais informati-vos, como: folders, cartazes e panfletos.

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Campanha de doação de sangue recebe mais de 80 doações

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Seminário aproxima instituições e propõe discussão sobre Propriedade Intelectual

No dia 3 de junho, a Comissão dos Esta-dos do Amazonas e Roraima da Rede Norte de Propriedade Intelectual, coordenada pela FUCAPI, e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) promoveram no auditó-rio da Fundação o Seminário Rede Norte de Propriedade Intelectual, Biodiversidade e Co-nhecimento Tradicional e Desenvolvimento Sócio-econômico Regional.

A programação contou com as palestras

“Propriedade Intelectual e o Desenvolvimen-to Social e Econômico Brasileiro”, ministrada pela técnica Margarete Rocha do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI); “Política de Ciência e Tecnologia e a Rede Norte de Propriedade Intelectual no Estado”, proferida pelo professor Marcílio de Freitas, subsecretário da SECT, Marcus Július Zanon, coordenador da Rede Paranaense de Ges-tão em Propriedade Intelectual e Eugênio de Sousa Pantoja, secretário executivo da Rede Norte.

Além da FUCAPI, outras entidades que apoiaram institucionalmente o evento e à Rede Norte foram o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SE-BRAE), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), o Centro de Biotecno-logia da Amazônia (CBA), a Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPI), as Universidades Federal e Estadual do Ama-zonas (UFAM e UEA), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), a Fundação

FUCAPI reúne atores locais em seminário daRede Norte de Propriedade Intelectual

Seminário

Paulo Feitoza, a Fundação de Amparo à Pes-quisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (MAPA/Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas), o Centro de Estudos em Direito Ambiental da Amazônia (CEDAM), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Estadual dos Povos Indíge-nas do Amazonas (FEPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Palestrantes discutem questões ligadas à PI

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iFo

to: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.41 - 2008

InFucapi

InFucapi - 06

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOsvaldo Relder

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3203Fax.: (92) 3613-2688

Reciclar garantia de um futuro melhor!

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

O Centro de Pós-Graduação e Extensão (CPGE/FUCAPI) ofereceu gratuitamente aos alunos e à comunidade em geral dois eventos como forma de elevar o aprendi-zado em línguas estrangeiras.

O primeiro evento foi a 2ª Mostra de Filmes do Programa de Idiomas, que acon-teceu nos dias 14,15 e 17 de maio. O objetivo da mostra é aprimorar o conhe-cimento sobre os idiomas tanto no que diz respeito ao entendimento quanto à fala. Para isso, foram selecionados filmes de origens diversas, de modo a contemplar os cursos oferecidos pela instituição, que são nas línguas francesa, inglesa, japonesa e até portuguesa para estrangeiros.

O segundo evento foi a 1ª Feira Hispâ-nica FUCAPI, ocorrido no dia 16 de maio, o qual tornou-se uma verdadeira aula so-bre costumes, comidas típicas, vestuários tradicionais, dança e todas as principais características e peculiaridades dos povos de origem hispânica. O destaque ficou por conta da participação dos alunos do curso de Espanhol que “ministraram” o evento.

Eventos colaboram para fixar aprendizado em idiomas estrangeiros

Extensão

No dia 9 de maio, as mães da Fundação receberam uma homenagem muito especial. O dia foi marcado por uma programação cheia de surpresas.

Desde manhã as mães puderam se maquiar pelas consultoras L’acqua di Fiori e participaram de um sorteio com brindes dos produtos da mesma marca. As contempladas foram Celeste Corrêa (DEPES/FUCAPI), Daniela de Souza (FASOFT/FUCAPI) e Noêmi Franco (COMPRAS/FUCAPI).

À tarde, na entrada do bloco B, houve uma exposição de bolsas de couro, bijuterias artesanais, flores e plantas ornamentais e cosméticos Cheiro Amazônico.

Já no auditório da Fundação, por volta das 15h30, o diretor-presidente em exercício, Dr. Evandro Vieiralves, comentou sobre a importância de se comemorar esse dia tão especial, em seguida as mães participaram de dinâmicas e brincadeiras realizadas pelas professoras de Educação Física Débora e Rose, mas a grande surpresa ficou por conta de alguns filhos que homenagearam suas mães: Ornan e Raquel, filhos da Celeste Corrêa; Renata e Júlia, filhas da Yvânia Gabriel; e Ana Claúdia, filha da Noêmi Franco.

FUCAPI homenageia mães Evento

1º Feira Hispânica da FUCAPI mostra cultura dos povos de origem hispânica

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Mães da FUCAPI: sorriso reflete a alegria da come-moração

Saiba Mais+Conheça a origem do Dia das Mães no BrasilO primeiro Dia das Mães brasileiro foi promo-vido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebis-po do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte - http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml

Em sua oitava edição, o Instituto de Ensi-no Superior FUCAPI (CESF/FUCAPI) apre-sentou a Semana do Curso de Engenharia de Comunicações, que este ano trouxe o tema: Formação Acadêmica e Empregabili-dade. O evento aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio e foi coordenado por Frede-rico da Silva Pinagé.

A programação contemplou a realiza-ção de minicursos e apresentação de em-presas, agência de apoio ao empreendedor e pequeno empresário (SEBRAE), concessão de financiamentos (AFEAM), além de pales-tras. Os temas empregabilidade, incuba-doras e emprego foram abordados pelos representantes das instituições convidadas: SEBRAE, CIEE, Oi, AFEAM, CIDE e Incuba-dora de Design da FUCAPI.

Tema proposto garante participação alunos

CESF apresenta a VIII Semanado Curso de Engenharia

de Comunicações

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api