oswaldo cruz cultural – ed 31

12
Ano VII - n 31 - Jan/Fev 2013 - Distribuição gratuita e dirigida o CULTURAL LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ Especial I: Madre Teresa de Calcutá: Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Ela nasceu em Skopje, hoje capital da República da Macedônia, mas na época de seu nascimento era parte do Império Otomano. Especial II: Os três Reis Magos: Os magos só são mencionados em apenas um dos quatro evangelhos, o de Mateus. Nos 12 versículos em que trata do assunto, Mateus não especifica o número deles, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Especial III: Observatório Social: Nós membros da sociedade civil joseense, com o apoio de entidades representativas de diversas classes, nos organizamos para promover a implantação do Observatório Social de São José dos Campos. Uma publicação do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos Felicidade não é aquilo que se tira do mundo para a gente ficar melhor, mas aquilo que a gente põe no mundo, doação, partilha, companheirismo, amor e paz, para que o mundo fique melhor. A felicidade é um fruto que se colhe da felicidade que se semeia. E lembre, não existe um Caminho para a PAZ; a PAZ é o Caminho. OSWALDO CRUZ REVISTA 1 de janeiro - Dia mundial da Paz

Upload: laboratorio-oswaldo-cruz

Post on 10-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista Oswaldo Cruz Cultural – São José dos Campos SP

TRANSCRIPT

Page 1: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

Ano VII - n 31 - Jan/Fev 2013 - Distribuição gratuita e dirigidao

CULTURAL

LABORATÓRIO

OSWALDO CRUZ

Especial I:Madre Teresa de Calcutá:

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceuem 26 de agosto de 1910, em Skopje,na Macedônia, filha de pais albaneses,numa família de três filhos, sendo duasmoças e um rapaz.

Ela nasceu em Skopje, hoje capitalda República da Macedônia, mas naépoca de seu nascimento era parte doImpério Otomano.

Especial II:Os três Reis Magos:Os magos só são mencionados emapenas um dos quatro evangelhos,o de Mateus. Nos 12 versículos emque trata do assunto, Mateus nãoespecifica o número deles, onde seafirma que teriam vindo "do leste"para adorar o Cristo, "nascido Reidos Judeus".

Especial III:Observatório Social:

Nós membros da sociedade civiljoseense, com o apoio deentidades representativas dediversas classes, nos organizamospara promover a implantação doObservatório Social de São Josédos Campos.

Uma publicação do Laboratório Oswaldo Cruz de São José dos Campos

Felicidade não é aquilo que se tira

do mundo para a gente ficar

melhor, mas aquilo que a gente põe

no mundo, doação, partilha,

companheirismo, amor e paz, para

que o mundo fique melhor. A

felicidade é um fruto que se colhe

da felicidade que se semeia.

E lembre, não existeum Caminho para a PAZ;

a PAZ é o Caminho.

OSWALDO CRUZREVISTA

1 de janeiro - Dia mundial da Paz

Page 2: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

2

A PAZPaz é geralmente definida como

um estado de calma ou tranquilidade,uma ausência de perturbações eagitação; pode também referir-se àausência de violência ou guerra. Noplano pessoal, paz designa um estadode espírito isento de ira, desconfiança ede um modo gera l todos ossentimentos negativos.

M a s a f i n a l , o q u e éverdadeiramente a paz?

Paz não é apenas a ausência deguerra entre os países.

Paz é garantir que todas aspessoas tenham moradia, comida,roupa, educação, saúde, amorcompreensão, ou seja, boa qualidadede vida. É cuidar do ambiente em quevivemos, garantir a boa qualidade deágua, o saneamento básico, ad e s p o l u i ç ã o d o a r , o b o maproveitamento da terra. É buscar aserenidade dentro da gente para vivercom alegria os bons momentos, terforça e boas idéias para enfrentar osproblemas e resolver as dificuldades.

Acima de tudo, paz é criar um climade harmonia e bem-estar na família ena comunidade, lembrando-se semprede que onde há amor, há paz; onde hápaz, há Deus; onde há Deus, nada falta

Lançado no dia 31 de outubro desteano, o livro , de autoriada jovem Anna Beatriz Fedato deAsevedo (Bia Fedato), publicado pelaJAC Editora, é um dos destaques do anono campo da literatura infantil regional.Só no dia do lançamento foram vendidas108 unidades da obra. Um dos melhoresresultados entre outros livros de autoresjoseenses, comercializados na LivrariaMaxsigma de São José dos Campos.

A repercussão positiva lhe valeu umconvite para participar da 46ª SemanaCassiano Ricardo, promovida pelaFundação Cultural Cassiano Ricardo(FCCR) de 6 a 11 de novembro. Aescritora, de apenas 10 anos, teve suaobra selecionada pela entidade parafazer parte do Espaço dos AutoresJoseenses, montado na LivrariaMaxsigma do Vale Sul Shopping, ao ladode 100 diferentes títulos de quase 50autores.

O livro é resultado, principalmente,do estímulo que Bia Fedato recebeu dapsicopedagoga Denyse Maria PereiraLopes, sua professora particular. O queera para ser uma ajuda na alfabetizaçãose transformou em algo inesperado navida da pequena escritora, pois ninguémimaginava que ela fosse levar tão a sérioa sugestão de criar histórias para

A Casa Misteriosa

Expediente

Editor Geral:

Produção:

Editoração Eletrônica:

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 3.000 exemplares

Distribuição gratuita e dirigida

[email protected] (12) 3946 3711

Dr. Enrique Giana

Departamento de Comunicação &

Marketing

Dr. Enrique Giana

* Nossa matérias são extraídas de Internet.

www.oswaldocruz.com

'compor livrinhos'. Hoje, Bia já tem trêshistórias infantis escritas e uma delaspublicada.

conta a históriade um grupo de amigos que moram namesma rua e um grupo de bruxasrecém-chegadas do 'Mundo das Bruxas'que se encontram numa noite de muitosusto, medo e final feliz. Um enredo decriança para criança que têm mobilizadoa atenção de muitos pequenos leitores.

conta a mãe de Bia, EdilaineFedato.

A obra foi organizada por DenyseLopes e teve coordenação artística deTuca Iralah, responsável também pelafinalização das ilustrações do livro, apartir de desenhos feitos pela própriaBia. O livro pode ser encontrado aopreço de R$ 25,00 na Livraria Maxsigmado Vale Sul Shopping.

A Casa Misteriosa

“Eu sinto muito orgulho da minhafilha. Não sei dizer se ela vai seguircarreira como escritora, pois ainda émuito jovem. No entanto, acho quelançar um livro é uma conquista a sercomemorada e que, certamente, traráexperiências válidas para o seudesenvolvimento pessoal, além demot ivar out ras cr ianças a seaventurarem no mundo da leitura e daescrita.”

Editorial

MOVIMENTO VIDAservindo ao próximo por amor

Seja um voluntário:

médico

colabore comrecursos físicos

e financeirosassistente social

dentistaprofessor

enfermeiro

AGORA NOVA UNIDADE CONTÊINER!

Rua Eugenio Bonadio, 89 - Centro - São José dos CamposCEP. 12245-660 - Fone (12) 3307 3780

www.movimentovida.com [email protected]

Livroé um dos destaques da literatura infantil regional

A Casa Misteriosa

Confira mais informações no blog:www.acasamisteriosa.blogspot.com

a direção

Page 3: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

3

Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 deagosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de1997), conhecida mundialmente como MadreTeresa de Calcutá ou Beata Teresa deCalcutá, foi uma missionária católica de etniaalbanesa, nascida no Império Otomano, nacapital da atual República da Macedônia enaturalizada indiana, beatificada pela IgrejaCatólica em 2003. Considerada, por alguns, amissionária do século XX, fundou acongregação "Missionárias da Caridade",tornando-se conhecida ainda em vida pelocognome de "Santa das sarjetas".

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26de agosto de 1910, em Skopje, naMacedônia, filha de pais albaneses, numafamília de três filhos, sendo duas moças e umrapaz. Embora ela tenha nascido a 26 deagosto, ela considerava o 27 de Agosto, o diaem que foi batizada, como o seu " verdadeiroaniversário". Ela nasceu em Skopje, hojecapital da República da Macedônia, mas naépoca de seu nascimento era parte doImpério Otomano.

Começou por fazer votos aos 18 anosnas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto(Instituto Beatíssima Virgem Maria), naIrlanda, onde pouco tempo viveu.

Já na Índia, a serviço dessa congregaçãocomo professora, ao primeiro lar infantil ou"Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundadaem 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos",em Kalighat. Aprincípio, ela teve alguns

Biografia

problemas de ordem religiosa, com algunsgrupos que professavam uma outra fé, econsequentemente, uma outra religião ecultura, mas com o passar do tempo, todosforam notando, que ela tinha realmente boasin tenções , e que sua obra t inhaverdadeiramente um caráter nobre. Assim,ela começa a receber donativos de hindus,muçulmanos, budistas, etc. E assim tambémfoi ocorrendo em relação às outras situaçõesdifíceis e problemáticas, tais como: criançasabandonadas, pessoas sofrendo deAIDS/SIDA, mulheres que haviam sidoabusadas e engravidaram, leprosos...

Mais de uma década depois, em 1965, aSanta Sé aprovou a CongregaçãoMissionárias da Caridade e, entre 1968 e1989, estabeleceu a sua presençamissionária em países como Albânia, Rússia,Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh,Austrália, Estados Unidos da América,Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China,etc.

O reconhecimento do mundo pelo seutrabalho concretizou-se com o PrêmioTempleton, em 1973, e com o Nobel da Paz,no dia 17 de outubro de 1979.

Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataquecardíaco, quando preparava um serviçoreligioso em memória da Princesa Diana deGales, sua grande amiga, que faleceu numacidente de automóvel em Paris. Tratadocomo um funeral de Estado, vários foram osrepresentantes do mundo que quiseram estarpresentes para prestar a sua homenagem.Astelevisões do mundo inteiro transmitiram aovivo durante uma semana, os milhões quequeriam vê-la no estádio Netaji. Encontra-sesepultada em ,Calcutá, Bengala Ocidental na Índia. No dia19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo IIbeatificou Madre Teresa.

O seu trabalho missionário continuaatravés da irmã Nirmala, eleita no dia 13 demarço de 1997 como sua sucessora.

Um de seus pensamentos era este: “Nãousemos bombas nem armas para conquistaro mundo. Usemos o amor e a compaixão. Apaz começa com um sorriso”. Criou asmissionárias da caridade, onde todas asfreiras iriam ajudar não a ela, mas sim a todosos necessitados.

Motherhouse Convent

A"noite escura" de Madre Teresa

Uma coleção de cartas dirigidas a uns

poucos conselheiros espir i tuais erecolhidas no livro "Madre Teresa venha,seja minha luz" (

) publicado em 4 de setembro de2007, traduzido e publicado no Brasil pelaeditora Thomas Nelson, organizado peloPadre Brian Kolodiejchuk, postulador dacausa da sua canonização revelaram,segundo alguns, dúvidas profundas demadre Teresa sobre sua fé em Deus,provocando discussões sobre uma possívelposição agnóstica.

Madre Teresa, em suas cartas,descreveu como sentia falta de respostasde Deus. Em 1956 escreveu: "

" Em 1959: "

"

Uma de suas cartas ao Padre Neunerdizia: "Pela primeira vez ao longo de 11anos - cheguei a amar a escuridão. - Poisagora acredito que é parte, uma partemuito, muito pequena da escuridão e da dorde Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual desua obra', como escreveu. - Hoje sentirealmente uma profunda alegria - que Jesusjá não pode passar pela agonia - mas quequer passar por mim. - Abandono-me a Elemais do que nunca. - Sim - mais do quenunca estarei à disposição."

No entanto, o texto de suas cartas nãodeve afetar a campanha por suasantificação, já que a Igreja defende queoutros santos também demonstraramdúvidas em relação a sua fé, como porexemplo São Tomé.

Mother Teresa: Come BeMy Light

Tão profundaânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé- sem amor - sem fervor. Almas não atrai - Océu não significa nada - reze por mim paraque eu continue sorrindo para Ele apesar detudo. Se não houver Deus - nãopode haver alma - se não houver almaentão, Jesus - Você também não é real.

Especial IporDiretor Presidentedo Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Héctor Enrique Giana

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa durante sua visita a Cúcuta,Colômbia em 1981.

Page 4: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

- Acrise espiritual.

- Silêncio divino.

- Antídoto contra o sentimentalismo

Segundo o postulador da causa dacanonização de Madre Teresa e autor do livro,a sua crise espiritual começou nos anos 50,logo após a fundação da ordem dasMissionárias da Caridade; a partir daí "viveuuma grande fase de escuridão interior que seprolongou até a sua morte". "Sabia que estavaunida a Deus, mas não conseguia sentir nada"Este fenômeno é conhecido na tradição e nateologia mística cristã, e foi São João da Cruzquem o chamou de , oque considera uma etapa no caminho dealguns santos no caminho de identificaçãocom Deus.

Bento XVI comentando as cartas disseque este silêncio serve para que os crentespercebam a situação daqueles que nãoacreditam em Deus. Falando sobre asexperiências místicas da beata disse que"tudo aquilo que já sabíamos se mostra agoraainda mais abertamente: com toda a suacaridade, a sua força de fé, Madre Teresasofria com o silêncio de Deus".

Kolodiejchuk enxerga na atitude da beataum antídoto contra o sentimentalismo: "Atendência em nossa vida espiritual, e tambémna atitude mais geral relativamente ao amor, éque o que conta são os nossos sentimentos.Assim a totalidade do amor é o que sentimos.Mas o amor autêntico a alguém requer ocompromisso, fidelidade e vulnerabilidade.Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, epoderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30h. cada manhã por Jesus e era capaz deescrever-lhe:

Este é um poderoso exemplo, inclusiveem termos não puramente religiosos."

Foi beatificada em 19 de outubro de 2003,com a ocorrência de um milagre ocorrido comMonica Besra, uma indiana, que foi curada deum tumor no estômago de forma inexplicávele cuja cura foi atribuída a Madre Teresa.Segue em aberto o processo de suacanonização.

Dr. Ranjan Mustafi que havia tratado deMonica Besra, disse ao The New York Timesque era um cisto e não câncer. Ele insistiu:"Não foi um milagre .... Ela tomoumedicamentos de nove meses a um ano". Deacordo com o marido de Besra: "Minhaesposa foi curada pelos médicos e não por ummilagre".

noite escura do espírito

Tua felicidade é o único quequero.

.

Beatificação e canonização

4

O Dia Mundial da Paz, inicialmentechamado simplesmente de Dia da Pazfoi criado pelo Papa Paulo VI, com umamensagem datada do dia 8 dedezembro de 1967, para que o primeirofosse celebrado sempre no primeiro diado ano civil (1 de janeiro), a partir de1968, coisa que acontece até hoje.

Dizia o Papa Paulo VI em suaprimeira mensagem para este dia:"Dirigimo-nos a todos os homens de boavontade, para os exortar acelebrar o Dia da Paz, emtodo o mundo, no primeirodia do ano civil, 1 de Janeirode 1968. Desejaríamos quedepois, cada ano, estacelebração se viesse arepetir, como augúrio epromessa, no início docalendário que mede e traçao caminho da vida humanano tempo que seja a Paz,com o seu justo e benéficoequilíbrio, a dominar oprocessar-se da história nofuturo".

A proposta de dedicar àPaz o primeiro dia do novoano não tem a pretensão deser qualificada como

exclusivamente religiosa ou católica.Antes, seria para desejar que elaencontrasse a adesão de todos osverdadeiros amigos da Paz, como se setratasse de uma iniciativa sua própria ;que ela se exprimisse livremente, portodos aqueles modos que maisestivessem a caráter e mais de acordocom a índole particular de quantosavaliam bem, como é bela e importanteao mesmo tempo, a consonância detodas as vozes do mundo, consonânciana harmonia, feita da variedade dahumanidade moderna, no exaltar estebem primário que é a Paz.

Completava ainda o Papa Paulo VI:"A Igreja católica, com intenção de servire d e d a r e x e m p l o , p r e t e n d esimplesmente lançar a idéia, com aesperança de que ela venha não só areceber o mais amplo consenso nomundo civil, mas que também encontrepor toda a parte muitos promotores, aum tempo avisados e audazes, parapoderem imprimir ao Dia da Paz, acelebrar-se nas calendas de cada novoano, caráter sincero e forte, de umahumanidade consciente e liberta dosseus tristes e fatais conflitos bélicos, quequer dar à história do mundo um devirmais feliz, ordenado e civil".

soluções na área da saúdeTelefone: (012) 3931-9585 / 3933-4177e-mail: [email protected]

Praça Cândida M. Sawaya Giana, 128

Jardim Nova América - CEP. 12243-003

(12) 3946 3711São José dos Campos - SP -

Recepção confortável

dia mundial da paz

Page 5: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

5

O que é verdadeiro em mais de 20afirmativas que você já ouviu erepetiu pelo menos uma vez na vida

Ouvir lições de inglês durante osono, como defendem alguns, é puraperda de tempo -a possibilidade deaprendizado é nenhuma e, nomáximo, vai prejudicar o descanso.Em compensação, dar um susto emalguém com soluço pode realmenteinterromper a crise. No meio de tantascrenças e simpatias, algumas do arcoda velha, outras bem atuais, comosaber o que é verdade e o que é mito?

A Revista foi atrás de algumasinformações e esclarece muitasdessas afirmações que todo mundo jáouviu e que nem sempre são corretas.

Confira o resultado!!.

1. Ler no escuro faz mal para avista.

2. Vegetais frescos são maisnutritivos do que os congelados.

por Mariliz Pereira Jorge

M i t o .

Não mais.

N ã oexiste nenhumac o m p r o v a ç ã oc i e n t í f i c a d epossíveis danos oul e s õ e spermanentes aosolhos, explica o

oftalmologista da Unifesp Elcio Sato. Oque pode acontecer é um cansaço visualacompanhado de dor de cabeça. "Seisso realmente fosse verdade, nossosancestrais, que liam com o auxílio develas ou ao lado de fogueiras, seriamcegos", diz.

Desde que usadast é c n i c a sm o d e r n a s eo b e d e c i d a salgumas normas,o a l i m e n t ocongelado frescoconservará suasq u a l i d a d e soriginais depois de descongelado.

"Produtos de marcas idôneas podemser comprados sem medo, assim comopode-se congelar os alimentos em casa,sem prejuízo", diz Claudia Juzwiak,nutricionista do departamento depediatria da Unifesp.

Medicamentos do gêneroinibem no organismoa fabr icação des u b s t â n c i a sconhecidas comoprostaglandinas tipoE, responsáve isp e l o s e f e i t o sprovocados peloálcool quando se

bebe muito: náusea, dor de cabeça etontura. "Isso não quer dizer que dá parabeber à vontade. Dependendo daquantidade, a pessoa vai ter ressaca dequalquer jeito, e o medicamento só vaiajudar a aliviar os efeitos", diz Denise deMichely, pesquisadora do Departamentode Psicobiologia, da Unifesp.

N ã o h á n e n h u m acomprovação de que seja realmentee f i c a z , d i z oc a r d i o l o g i s t aM a r c e l oB e r t o l a m i , d oInstituto DantePazzanese. Comoos dois chás sãor i c o s e mflavonóides, poderoso antioxidante,teoricamente eles evitariam que agordura sofresse um processo deoxidação e se transformasse nocolesterol ruim. No entanto, mesmo osestudos com a vitamina E, que éconsiderada o melhor antioxidanteconhecido, não conseguiram provar suaeficácia nesse caso.

Bananas nãocuram crises dec ã i m b r a , m a spodem ajudar naprevenção, já ques ã o r i c a s e mpotássio, e a faltadessa substância éuma das causas do

problema. A mais comum, no entanto, é adesidratação, porque perde-se água eminerais como sódio e potássio, que sãoimportantes no processo de contraçãomuscular, diz Fernanda Rodrigues Lima,do Hospital da Clínicas. Na crise decãibra, o músculo entra em espasmo enão consegue relaxar voluntariamente.

4. Tomar Engov antes de beberprevine a ressaca.

5. Chás verde e preto são bonspara o colesterol.

6. Comer banana faz passar acãibra.

Bingo

In c e r t o .

Mais ou menos.

.

q u e s e r e c o m e n d a , a l é m d ealongamentos nos músculos, é que ahidratação seja feita antes, durante edepois da atividade física. Laranjatambém é uma ótima fonte de potássio.

Dependendo da quantidade eintensidade dose x e r c í c i o s , am u s c u l a ç ã otambém queimagordura -porémmenos do que asa t i v i d a d e saeróbicas. Isso

ocorre porque o ganho de massamuscular acelera o metabolismo dapessoa e, se ela gastar mais calorias doque consome, acaba perdendo gordura,afirma André Leme, coordenador geralde musculação da CompanhiaAthletica.

Barriga é depósito degordura, e o corpo só passa a usar suaprópr ia gorduracomo combustívele m a t i v i d a d e sa e r ó b i c a s . O se x e r c í c i o sabdominais são anaeróbicos e gastamcarboidratos, explica Alessandro Melo,coordenador de musculação da ReebokSports Club. E não confunda "queimade calorias" com "queima de gorduras":caloria, qualquer atividade física (atédormir) queima. Já para queimargordura, o corpo precisa captar oxigênio-e isso só acontece com práticasaeróbicas. As atividades mais eficientespara isso são aquelas em que aintensidade do exercício fica entre 60%e 75% da frequência cardíaca máxima eincluem caminhada acelerada, corrida,bicicleta ergométrica e natação.

Há uma série dealimentos que, se consumidos em

q u a n t i d a d e ,d i s t endem oe s t ô m a g o ,i n c h a n d o oabdome. Estãona lista legumescomo brócolis,repolho, couve-

flor, beterraba e couve; grãos comofeijão, ervilha, grão-de-bico, milho elentinha; frutas como maçã, pera epêssego, além de leite e derivados emexcesso e coisas muito doces. Osalimentos fibrosos também acabamproduzindo substâncias gasosas."Quem come muita fibra, em geral temmuito gases", diz o gastroenterologistaSender

7. Musculação também queimagordura.

8. Abdominal acaba com abarriga.

9. Alguns alimentos deixam apessoa inchada e barriguda.

Sim

Falso.

Confere.

.

VO

SABIA

?MITOS E VERDADES

Page 6: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

6

Centro de Atendimento e Apoio aoAdolescente, da Unifesp. Além disso, épotencialmente perigosa, pois não sesabe quanto de ferro é liberado noprocesso e, p ior, pode havercontaminação por outros metais, maistóxicos.

"Álcooln ã o t e m e s s epoder", diz AntonioCarlos Lopes, daU n i f e s p . Oproblema é queq u e m t o m aantibióticos já estádebi l i tado, e oá lcoo l ba ixa aresistência e podemascarar algums in toma . I sso não va le pa ratranquilizantes, cujo efeito pode serpotencializado pela bebida, nem para osantidepressivos, em que o risco édeprimir ainda mais.

Gripe deverdade, dessas dederrubar na cama,só é causada pelovírus Influenza. Nomáximo, a umidadee o choque térmico

p r o v o c a d o p e l a m u d a n ç a d etemperatura podem evoluir para umresfriado comum, segundo João TonioloNeto, geriatra e diretor do Vigigripe.Para gripe, existe vacina; contraresfriado, não.

Inúmerosestudos clínicos el a b o r a t o r i a i scomprovam que asubs tânc ia não écancerígena e pode serconsumida por gestantes sem

13. Álcool corta o efeito deantibióticos.

14. Sair com o cabelo molhadopode dar gripe.

15. Aspartame écancerígeno.

Lenda.

Não é bemassim

Mentira.

.

Miszputen.

Beber água ou refrigeranted i e t é t i c o a ocomer não éa c o n s e l h á v e lp o r q u e p o d ep r e j u d i c a r adigestão, mas oque dá barrigamesmo é comerdemais. "Todaágua ingerida é

eliminada pela urina. Líquidos gasosospodem distender o estômago e,dependendo da pessoa, isso se prolongapor horas, mas é passageiro", explica ogastroenterologista da USP JoaquimPrado. A não ser que o líquido sejacalórico. Um copo de cerveja (240 ml),por exemplo, tem 101 calorias.

A ação laxativa parece serdecorrente deu m t i p o d eaçúcar chamadosorbitol e des u b s t â n c i a sf e n ó l i c a spresentes nafruta. Vale tantopara a ameixaseca, rica em fibras dietéticas, como parao suco de ameixa.

Anemia é umadoença que atingeessencia lmentecrianças de atécinco anos, compico maior na faixa

até três anos, e, em segundo lugar,adolescentes. "É uma condutaextremamente antiga, pouco eficaz",alerta Mauro Fisberg, pediatra e chefe da

10. Beber líquido durante asrefeições dá barriga.

11. Calda de ameixa é bom paraprisão de ventre.

12. Colocar um prego dentro deuma garrafa de vinho e tomar umacolher por dia ajuda a curar anemia.

Balela.

Verdade.

F o l c l o r e .

restrições, afirma o endocrinologistaFilippo Pedrinola. O aspartame é oresultado de dois aminoácidos, o ácidoaspártico e a fenilalanina, que dão osabor doce e são digeridos comoqualquer proteína.

Algunsmétodos de ensino -os de línguaprincipalmente- defendem essapossibilidade baseados na premissa deque os sonhos acontecem durante afase do sono mais profundo (chamadaREM, de "rapid eyes movement"),quando o cérebro também estáconsolidando a memória diária -logo, oque fosse ouvido na hora seriaapreendido. "Além de não havernenhuma comprovação científica,demoramos pelo menos 90 minutospara ter o primeiro sonho. A essa altura,a fita já acabou", brinca Stela MarciaAzevedo Tavares, responsável peloCentro dos Distúrbios do Sono doHospitalAlbert Einstein.

S o l u ç o , e n t r eout ras causas,

pode ser provocado pela ingestão delíquidos ou comida em excesso,bebidas muito quentes, geladas ou commuito gás. Qualquer coisa que dificulte arespiração e, consequentemente,aumente a quantidade de gás carbônicono organismo, pode interromper a crise,pois inibe a irritação do nervo frênico, dizo gastroenterologista Arnaldo Ganc, doHospital Albert Einstein. Dar um sustoem quem está soluçando libera umacarga de adrenalina que também podefazer o nervo voltar ao normal. Mas hásoluços mais persistentes -causadospor insuficiência renal, hérnias de hiato,

1 6 . Ép o s s í v e la p r e n d e rd u r a n t e osono.

17. Prender a respiração, bebercopos de água elevar susto curamsoluço.

Conversafiada.

F u n c i o n a .

Page 7: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

7

refluxo gastroesofágico, pós-operatóriocom irritação do diafragma-, que, paraser curados, podem até exigir hipnose,anticonvulsivantes ou uma sondacolocada pelo nariz até a garganta. Já nocaso dos anedóticos soluços dosbêbados, ainda não se sabe comprecisão quais os mecanismos que osprovocam.

A s f o s s a snasais filtram eaquecem o ari n s p i r a d o ,i m p e d i n d ocomplicaçõesem portadores

de doenças respiratórias (asma, porexemplo). A mucosa nasal tambémretém bactérias, germes e partículas.Além disso, respirar pela boca podeprejudicar o desenvolvimento damandíbula, principalmente na fase decrescimento, e comprometer a dentiçãoe a respiração, levando a pessoa aroncar no futuro, afirma a pneumologistaSônia Maria Guimarães Pereira Togeiro,da Unifesp.

A razão está numc o n j u n t o d es u b s t â n c i a sc h a m a d a sferomônios, que,s e g u n d o s eacredita, são emparte responsáveis pela liberação doshormônios que enviam ao ovário o sinalde que está na hora de amadurecer osóvulos para dar início ao ciclo menstrual.A sincronia, inconsciente, se faz peloolfato. "Os feromônios liberados podemser captados por terminações nervosasno nariz e acabam estimulando o grupode mulheres ao mesmo tempo. É comose elassofressem um 'reset ' epassassem a começar o ciclo ao mesmotempo. Isto não ocorre imediatamente,

18. O correto é respirar pelo nariz.

19. Mulheres que convivem muitoacabam menstruando ao mesmotempo.

Verdade.

Confirmado.

mas ao longo de meses de convívio",explica o ginecologista Abner LobãoNeto, da Unifesp. Mas a convivênciaprecisa ser intensiva.

Quando es támuito calor, umabebida quentepode ajudar oc o r p o a s ea d a p t a r à

temperatura mais alta. Apesar daquentura momentânea, há dilatação dosvasos, o corpo transpira, perde calor e serefresca.

Oabacaxi é uma frutac o m o o u t r aq u a l q u e r, c o mq u a n t i d a d e d ecalorias (50, emuma fatia de 180 g)semelhante à deoutras frutas. A vantagem é que comeruma fatia não engorda e dá a mesmasensação de saciedade de um doce -mas creditar à fruta (ou ao suco de limão,também ácido) o poder de queimargordura é tolice, afirma Antonio RobertoChacra, chefe do departamento deendocrinologia da Unifesp (UniversidadeFederal de São Paulo).

Atranspiração éresul tado daatividade física,mas induzi-la dem a n e i r aartificial fazendoatividades com

roupas pesadas e quentes ou enrolandoplástico no corpo causa desidratação. Acrença persiste porque a perda de águaocasiona uma redução de peso

20. Líquidos quentes no verãorefrescam.

21. Comer uma fatia de abacaxi nasobremesa ajuda a queimar ascalorias ingeridas durante a refeição.

22. Transpirar bastante emagrece.

C o n f e r e .

B a l e l a .

M i t o .

temporária, mas não perda de gordurareal, explica Fernanda Rodrigues Lima,chefe do ambulatório de medicinaesportiva do HC.

M a s s ó p a r aq u e m j á t e mpredisposição,porque a acidezpode detonar op r o c e s s o d e

ferimento da mucosa. Se for o seu caso,evite. Os pesquisadores tambémapontam hereditariedade, estresse,problemas estomacais e até ciclomenstrual como outros fatores quepodem provocar um desequilíbrio noorganismo e desencadear o problema.

Felicidade. Essa pareceser a rece i ta ind icada pe lospesquisadores da Universidade deColumbia, nos Estados Unidos, queacompanharam 1.700 adultos por umadécada e constataram que os maisfelizes tiveram menos problemascardíacos.

O estudo, publicado no EuropeanHeart Journal, foi iniciado em 1995 compessoas que não tinham problemas noc o r a ç ã o . O s p e s q u i s a d o r e sdesenvolveram uma escala de cincopontos para medir a sensação defelicidade e concluíram que a cadaponto o adulto reduzia em 22% suaschances de desenvolver problemascardíacos.

Os estudiosos verificaram que aspessoas mais felizes se dispunhamcom mais facilidade a ter estilo de vidasaudável . Por out ro lado, ospesquisadores lembram que adepressão e o estresse são prejudiciaisao coração, em função da liberação dedeterminados hormônios que podemacabar levando ao entupimento das

23. Alimentos cítricos provocamafta.

24. Felicidade é o melhor remédiopara vida.

É verdade.

erdade.V

A Densitometria analisa seus ossos!

Ligue pelo telefone: 3946 3711

A Densitometria Óssea torna-se o método mais moderno,aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssearelacionado a padrões estabelecidos para idade e sexo. OLaboratório Oswaldo Cruz é capaz de diagnosticar em poucosminutos como anda a saúde de seus ossos.

CU

IDE

BE

M D

ES

EU

S O

SS

OS

SEJA FELIZ

Page 8: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

8

O s T r ê s R e i s M a g o s , o usimplesmente Reis Magos ou Magos(em grego: μάγοι, transl. magoi), natradição cristã, são personagens queteriam visitado Jesus logo após o seunascimento, trazendo-lhe presentes.

Os magos só são mencionados emapenas um dos quatro evangelhos, o deMateus. Nos 12 versículos em que tratado assunto, Mateus não especifica onúmero deles, onde se afirma que teriamvindo "do leste" para adorar o Cristo,"nascido Rei dos Judeus". Sabe-seapenas que eram mais de um, porque acitação está no plural – e não hánenhuma menção de que eram reis.Como três presentes foram registrados,diz-se tradicionalmente que tenham sidotrês, embora Mateus não tenhaespecificado seu número. “Não háevidência histórica da existência dessaspessoas”, diz André Chevitaresse,professor de História Antiga daUniversidade Federal do Rio de Janeiro.“São personagens criados peloevangelista Mateus para simbolizar oreconhecimento de Jesus por todos ospovos.”

De qualquer forma, a tradiçãopermaneceu viva e foi apenas no séculoIII que eles receberam o título de reis –provavelmente como uma maneira deconfirmar a profecia contida no Salmo72: “Todos os reis cairão diante dele”.Cerca de 800 anos depois do nascimentode Jesus, eles ganharam nomes e locaisde origem: Melchior, rei da Pérsia;

Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei daArábia. Em hebreu, esses nomessignificavam “rei da luz” (melichior), “obranco” (gathaspa) e “senhor dostesouros” (bithisarea).

Descrição

Belchior (também Melchior ouMelquior), Baltazar e Gaspar, não seriamreis nem necessariamente três mas sim,talvez, sacerdotes da religião zoroástricada Pérsia ou conselheiros. Como não dizquantos eram, diz-se três pela quantiados presentes oferecidos. Não há relatosbiblicos sobre o nome dos magos.

Talvez fossem astrólogos ouastrônomos, pois, segundo consta, viramuma estrela e foram, por isso, até a regiãoonde nascera Jesus, dito o Cristo. Assimos magos sabendo que se tratava donascimento de um rei, foram ao paláciodo cruel rei Herodes em Jerusalém naJudeia. Perguntaram eles ao rei sobre acriança. Este disse nada saber. Herodesalarmou-se e sentiu-se ameaçado, ep e d i u a o s m a g o s q u e , s e oencontrassem, falassem a ele, pois iriaadorá- lo também, embora suasintenções fossem a de matá-lo. Até queos magos chegassem ao local ondeestava o menino, já havia se passadoalgum tempo, por causa da distânciapercorridas, assim a tradição atribuiu àvisitação dos Magos o dia 6 de janeiro.

A estrela, conta o evangelho, osprecedia e parou por sobre onde estavao menino Jesus. "E vendo a estrela,alegraram-se eles com grande e intensojúbilo" (Mateus 2:10). "Os Magosofereceram três presentes ao meninoJesus: ouro, incenso e mirra, cujosignificado e simbolismo espiritual é,juntamente com a própria visitação dosmagos, ser um resumo do evangelho eda fé cristã, embora existam outrasespeculações respeito do significadodas dádivas dadas por eles. O ouro poderepresenta a realeza (além providênciadivina para sua futura fuga ao Egito,quando Herodes mandaria matar todosos meninos até dois anos de idade deBelém). O incenso pode representar afé, pois o incenso é usado nos templospara simbolizar a oração que chega aDeus assim como a fumaça sobe ao céu(Salmos 141:2). A mirra, resinaa n t i s é p t i c a u s a d a e membalsamamentos desde o Egitoantigo, nos remete ao gênero da mortede Jesus, o martírio, sendo que umcomposto de mirra e aloés foi usado noembalsamamento de Jesus (João19:39-40), sendo que estudos no Sudáride Turim encontraram estes produtos.

Nada mais a Escritura diz sobre essahistór ia, não havendo tambémquaisquer outros documentos históricossobre eles.

Uma descrição dos reis magos foifeita por São Beda, o Venerável (673 -735), que no seu tratado “Excerpta etColletanea” assim relata:

Adoração dos Magos

A narrativa no Evangelho de Mateussegue:

Especial IIporDiretor Presidentedo Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Héctor Enrique Giana

Advocacia* Trabalhista* Cível

- Empresarial- Sucessões- Cobranças de Condomínios

OS TRÊS REIS MAGOS

Pórtico dos Reis Magos na entradade Natal, Rio Grande do Norte.

A d o r a ç ã o d o s M a g o s ,de Bartolomé Esteban Murillo.

“Entrando na casa, viram omenino, com Maria sua mãe.Prostando-se, o adoraram; eabrindo os seus tesouros,entregaram-lhe suas ofertas:ouro, incenso e mirra. Sendo pordivina advertência prevenidosem sonho a não voltarem àp r e s e n ç a d e H e r o d e s ,regressaram por outro caminhoa sua terra.” (Mateus 2:11-12)

“Belquior era velho de setentaanos, de cabelos e barbasbrancas, tendo partido de ,terra dos Caldeus. Gaspar eramoço, de vinte anos, robusto epartira de uma distante regiãomontanhosa, perto do MarCáspio. E Baltasar era mouro,de barba cerrada e comquarenta anos, partira do GolfoPérsico, naArábia Feliz”

Ur

Page 9: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

9

Os Reis Magos

Diz a Sagrada EscrituraQue, quando Jesus nasceu,No céu, fulgurante e pura,Uma estrela apareceu.

Estrela nova … BrilhavaMais do que as outras; porémCaminhava, caminhavaPara os lados de Belém.

Avistando-a, os três Reis MagosDisseram: “Nasceu Jesus!”Olharam-na com afagos,Seguiram a sua luz.

E foram andando, andando,Dia e noite a caminhar;Viam a estrela brilhando,sempre o caminho a indicar.

Ora, dos três caminhantes,Dois eram brancos: o solNão lhes tisnara os semblantesTão claros como o arrebol

Era o terceiro somenteEscuro de fazer dó …

Os outros iam na frente;Ele ia afastado e só.

Nascera assim negro, e tinhaA cor da noite na tez :Por isso tão triste vinha …

Era o mais feio dos três !

Andaram. E, um belo dia,Da jornada o fim chegou;E, sobre uma estrebaria,A estrela errante parou.

E os Magos viram que, ao fundoDo presépio, vendo-os vir,O Salvador deste mundoEstava, lindo, a sorrir

Ajoelharam-se, rezaramHumildes, postos no chão;E ao Deus-Menino beijaramA alava e pequenina mão.

E Jesus os contemplavaA todos com o mesmo amor,Porque, olhando-os, não olhavaA diferença da cor …

Olavo Bilac

viriam a falecer. Mais tarde, seus corposteriam sido levados para Milão, na Itália,onde permaneceram até o século 12,quando o imperador germânicoFrederico dominou a cidade e trasladouas urnas mortuárias para Colônia. “Nãosei quem está enterrado lá, mas comcerteza não são eles”, diz o teólogoJaldemir Vitório, do Centro de EstudoSuperiores da Companhia de Jesus, emBelo Horizonte. “Mas isso não diminui abeleza da simbologia do Evangelho deMateus ao narrar o nascimento deCristo.” Afinal, devemos aos magos até atradição de dar presentes no Natal. Noritual da antigüidade, ouro era o presentepara um rei. Incenso, para um religioso. Emirra, para um profeta (a mirra era usadap a r a e m b a l s a m a r c o r p o s e ,simbol icamente, representava amortalidade).

Em várias partes do mundo, háfestas e celebrações em honra aosMagos. Com o nome de Festa de SantosReis há importantes manifestaçõesculturais e folclóricas no Brasil.

Devemos aos Magos a tradição detrocar presentes no Natal. Dos seuspresentes dos Magos surgiu essatradição em celebração do nascimentode Jesus. Em diversos países, como porexemplo os de língua espanhola, aprincipal troca de presentes é feita nãono Natal, mas no dia 6 de janeiro, e ospais muitas vezes se fantasiam de reismagos. No Brasil, o evento é conhecidocomo Dia de Reis ou Epifania.

Interpretações

Celebrações

A exegese vê na chegada dos reismagos o cumprimento a profeciacontida «Os reis de toda a terra hão deadorá-Lo» (Salmos 72:11).

Na antigüidade, o ouro era umpresente para um rei, o olíbano( incenso) para um sacerdote ,representando a espiritualidade, e amirra, para um profeta (a mirra erausada para embalsamar corpos e,simbolicamente, representava aimortalidade).

Quem hoje for visitar a catedral deColônia, na Alemanha, será informadod e q u e a l irepousam osrestos dos reism a g o s . D ea c o r d o c o muma tradiçãomedieval , osmagos teriam sereencont radoquase 50 anosd e p o i s d oprimeiro Natal,em Sewa, umac i d a d e d aTurquia, onde

Os Reis Magos adorando o Menino Jesus.

Page 10: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

10

CURSO“ ”A ASCÉTICA DA ORAÇÃO

Ensinança 4: A Ascética Continuada

O Filho que vive no mundonecessita uma grande ascéticaexterior.

Só fazendo de sua vida exterioruma ascética continuada podealcançar uma vida interior rica e plena.

A Ascética da Oração consiste emtransformar um ato esporádico numestado permanente.

É muito difícil alcançar no mundoum recolhimento profundo. Tudo éincitação contínua a voltar-se para fora.A oração deve consistir então,independente-mente dos exercíciospropriamente ditos, em transformar oexterior no interior, fazendo de tudopontos de reversão, enfoquesreversíveis do pensamento.

Todo centro de interesse exteriordeve transformar-se num meio para umchamado interior. Toda essa atividadecontínua que é a vida no mundo deveser transformada por uma oração deintenção e oferenda.

Para consegui-lo, são indispen-sáveis pontos diários de espera. Alémdos momentos dedicados aosexercícios de oração, são necessáriosoutros diferentes, imprescindíveis paraque se inverta o movimento positivo eobjetivo da alma. Poder-se-iam chamarmomentos de consciência, de silêncio,de aparente passividade. Ali a alma serecolhe toda em si mesma. Retrai todaa força e expansão de suas potênciaspara o interior e permanece quieta.Mas, cuidado para não cair emespeculações mentais. Tudo deve serdetido, fazer-se silêncio. É um instante,nada mais, mas que pode serpreenchido rapidamente por umaconsciência divina.

Isto nada tira dos exercícios e dadisciplina exterior. O Filho deveaprender a meditar bem e suadisciplina deve ser espontânea. Senão,a oração seria até certo ponto algofictício e forçado.

A disciplina há de ser sua segundanatureza. Mas não a disciplina rígida edogmática, e sim aquela que, sendointolerante consigo mesmo, é tolerantee compreensiva com os demais.

O Filho expressa seu amor à DivinaMãe através da veneração aosSuperiores, o respeito e cumprimentodo Regulamento e o método feito vidanele. No entanto, apesar da vidatotalmente ativa no mundo, não sedeve deixar de iniciá-lo nos mistériosda vida divina, não só em seu interior,

MEDITAÇÃO DO MÊSSANTIAGO BOVISIO

Nasceu na cidade de Bérgamo,ao Norte da Itália, no dia 29 desetembro de 1904 e, desde muitopequeno, manifestou extraordináriasfaculdades de clarividência eprofecia que, com o tempo, adisciplina e o conselho de instrutoresfísicos e astrais, alcançaram níveisexcepcionais.

Ainda jovem, ingressou naOrdem dos Cavalheiros do Fogo -ramo europeu (C.H.E.F.), emVeneza.

A 10 de janeiro de 1926, já com ograu de Cavalheiro Ordenado,fundou a União Savonaroliana emBuenos Aires. Mais tarde fundou,em Rosário, a UniversidadeEspiritualista Argentina, à qualaderiram grupos de diferentesorigens.

No dia 3 de março de 1937, juntocom três companheiros, fundouCafh, sigla da Sagrada Ordem dosCavalheiros Americanos do Fogo deHes.

Preparava-se para empreenderuma viagem terrestre às SerrasMadre de Dios, a noroeste de MachuPichu, para descobrir uma terra nãopisada por pés humanos - prometidaa Cafh pela Divina Mãe paraconstruir uma Comunidade Místicasecreta, OM HES, de SacerdotesOrdenados, para dirigir, desde ali, aobra americana da Nova Era deAquário (Hidrochosa) - quando amorte o surpreendeu num acidenterodoviário nos arredores de RioQuarto, na manhã de 3 de julho de1962.

mas em suas experiências humanas eainda sociais.

A participação interior que sepredica seria uma burla cruel se não serefletisse na compreensão afetiva dosmales humanos. Se se persistisse aseparatividade, o egoísmo e opredomínio do pessoal sobre ouniversal e se, ao mesmo tempo, nãose buscasse uma solução prática eefetiva para os males do mundo.

(continua...)

Como diz ia ChicoX a v i e r , e m b o r aninguém possa voltaratrás e fazer um novocomeço, qualquer umpode começar agora efazer um novo fim.

A cada dia de nossasvidas, aprendemoscom nossos erros ounossas vitórias; oimportante é saber quetodos os dias vivemosalgo novo.

Que no novo ano quese inicia, possamosviver intensamentecada momento commuita paz e esperança,pois a vida é umadádiva e cada instanteé uma benção de Deus.

RevistaOswaldo Cruz Cultural

Estes são os desejos da

Page 11: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

modificada para produzir hormôniosderivados da vitamina D, cuja funçãoprincipal é aumentar a absorção de cálciono intestino e facilitar a formação normaldos ossos. Na deficiência de vitamina D,as concentrações de cálcio e de fosfatono sangue diminuem, provocando umadoença óssea porque não existe umaquantidade suf ic iente de cálciodisponível para manter os ossossaudáveis.

Esse distúrbio é denominadoraquitismo nas crianças, uma doençaque se manifesta com atraso nofechamento da moleira nos recém-nascidos (importante na calota craniana),desmineralização óssea, as pernastortas e outros sinais relacionados comestrutura óssea. É denominadoosteomalácia nos adultos, onde sedesenvolve ossos fracos e moles.

A deficiência de vitamina D écausada sobretudo pela falta deexposição à luz solar e não tanto comvitamina D na dieta, como demonstramnovos estudos independentes. Essadeficiência pode ocorrer em indivíduosidosos porque a pele produz menosvitamina D, mesmo quando exposta à luzsolar, mas também pelas erradasrecomendações dos medicos emaconselhar suplementos de vitamina Dao invés da exposição solar, ou peloexcesso de protetor solar.

A deficiência de vitamina D durante agravidez pode causar osteomalácia namulher e raquitismo no feto.

A vitamina D tem poucas hipótesesde se tornar tóxica no corpo, pois quandoa pele não transforma o colesterolpresente em vitamina D inativa (só eativada no figado e rins), os raios solaresnaturalmente destroem a vitamina.

11

raquitismo, sendo hoje em dia facilmentesubstituível por medicamentos contendovitamina D, mas a vitamina D da luz solarcontinua a ser preferível.

A vitamina D pode ser encontrada sobduas formas: o ergocalciferol (vitamina D )e o colecalciferol (vitamina D ). Oergocalciferol é produzido comercialmentea partir do esteróide ergosterol encontradoem vegetais e leveduras, através deirradiação com luz ultravioleta. É utilizadocomo suplemento al imentar paraenriquecimento de alimentos como o leitecom vitamina D. O colecalciferol étransformado pela ação dos raios solares ap a r t i r d a p r o v i t a m i n a D ( 7 -deidrocolesterol) encontrada na pelehumana. Ambas as formas D e D sãoh i d r o x i l a d a s n o a 2 5 -hidroxicalciferol e subsequentementeh i d r o x i l a d a n o s r i n s à f o r m abiologicamente activa, o 1,25-di-hidroxicalciferol (calcitriol), que actuacomo uma hormona na regulação daabsorção de cálcio no intestino e regulaçãodos níveis de cálcio em tecidos ósseos erenais.

A vitamina D é fundamental para ahomeostase do cálcio no organismo.Como outras vitaminas, deve serconsumida em quantidades adequadas,evitando faltas e excessos.

A quantidade de vitamina D que umadulto precisa varia , de acordo com aidade, de 5 mg a 10 mg, chegando a 15 mgem idosos com mais de 70 anos. Poucosalimentos são considerados fontes devitamina D, mas entre eles encontram-se agema de ovo, fígado, manteiga e algunstipos de peixes como a cavala, o salmão eo arenque. Embora em menor quantidade,a sardinha e o também têm vitaminaD.

Nos Estados Unidos da América éobrigatório que o leite seja reforçado comvitamina D. Outros alimentos e bebidastambém podem ser reforçados comvitamina D nos EUA, inclusive cereaismatinais prontos para comer, produtoslácteos, bebidas à base de soja e sucos,porém são insuficientes por eles só.

No fígado, a vitamina D é convertidaem uma forma que pode ser transportadapelo sangue. Nos rins, essa forma é

2

3

3

2 3

Distúrbios

f í g a d o

atum

A (ou ) é umavitamina que promove a absorção decálcio (após a exposição à luz solar),essencial para o desenvolvimentonormal dos ossos e dentes, atuat a m b é m , c o m o r e c e n t e m e n t edescoberto, no sistema imunológico, nocoração, no cérebro e na secreção deinsulina pelo pâncreas. É uma vitaminalipossolúvel obtida a partir do colesterolcomo precursor metabólico através daluz do sol, e de fontes dietéticas.Funcionalmente, atua como umhormônio que mantém as concentraçõesde cálcio e fósforo no sangue através doaumento ou diminuição da absorçãodesses minerais no intestino delgado.Também regula o metabolismo ósseo e adeposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D também é muitoimportante para crianças, gestantes emães que amamentam, por favorecer ocrescimento e permitir a fixação de cálcionos ossos e dentes.

Além da importância na manutençãodos níveis do cálcio no sangue e nasaúde dos ossos, a vitamina D tem umpapel muito importante na maioria dasfunções metabólicas e também nasfunções musculares, cardíacas eneurológicas. A deficiência da vitamina Dpode prec ip i ta r e aumentar aosteoporose em adultos e causarraquitismo, uma avitaminose, emcrianças.

vitamina D calciferol

Como fornecer vitamina D aoorganismo deficiente

A exposição ao sol desencadeia aprodução de vitamina D na pele. Algunsalimentos também representam uma fontedesta vitamina. O óleo de fígado debacalhau foi utilizado também comosuplemento alimentar para evitar o

Vitamina D

Page 12: Oswaldo Cruz Cultural – Ed 31

12

tributos e para a necessidade de umaumento na eficácia de sua aplicação. Aimportância do órgão foi rapidamentecompreendida, sendo posteriormenteestruturada uma equipe de trabalho euma metodologia de acompanhamentodos gastos do município através daslicitações.

Nós membros da sociedade civiljoseense, com o apoio de entidadesrepresentativas de diversas classes, nosorgan izamos para promover aimplantação do Observatório Social deSão José dos Campos.

Os Observatórios Sociais são frutode movimentos da sociedade civil e seconsolidaram a partir da criação doObservatório Social de Maringá, em2006, carac te r i zando-se comoferramenta concreta de monitoramentodas licitações públicas e de educaçãofiscal, sendo reconhecido pelas NaçõesUnidas como projeto que deverá seraplicado por todaAmérica Latina.

Em São José dos Campos oObservatório Social ganhou impulso apartir de março de 2012, quando umgrupo da sociedade civil decidiuorgan izar -se para promover oacompanhamento de gastos públicos.Atualmente, o grupo está organizado em

Quem Somos

OrigemMaringá possui um histórico de

desvios dos cofres da PrefeituraMunicipal que somam mais de R$ 100milhões. Nesse período, a cidade foinotícia na imprensa nacional, queveiculou problemas na saúde pública, naeducação, problemas no trânsito, entreoutros. Na época, o Tribunal de Contasdo Estado aprovou as contas municipaise só algum tempo depois é que acomunidade tomou conhecimento dovolume de recursos desviados, dosquais somente 1% retornou aos cofrespúblicos.

Motivados por esses escândalos epela falta de ética e transparência nagestão dos recursos públicos, em 10 dejulho de 2006, fundava-se a vice-presidência denominada ObservatórioSocial de Maringá – OSM, na estruturada SER – Sociedade EticamenteResponsável.

O Observatório Social de Maringá foicriado com o intuito de proporcionar às o c i e d a d e o p o r t u n i d a d e s q u epromovam a coesão social, por meio datransparência e zelo na gestão dosrecursos públicos. Esta vice somouesforços no processo de sensibilizaçãoja existente na SER com o objetivo dedespertar a comunidade para aimportância socioeconômica dos

porDiretor Presidentedo Laboratório Oswaldo Cruz

Dr. Héctor Enrique Giana

Projeto Oswaldo Cruz Cultural

Biblioteca Comunitária

LeveLeia&RASQUINHA

ER

* Atividade Física assistida e personalizada.

* Elaboração e prescrição de atividadesque irão atender suas necessidades.

Edward RasquinhaAssessoria esportiva

(12) 9600 [email protected]

quatro comissões transitórias e apto areceber novos voluntários.

- Comissão de Educação Fiscal- Comissão Jurídica- Comissão de Marketing- Comissão de Relações Institucionais

P r o p o r c i o n a r à s o c i e d a d eoportunidades que promovam coesãosocial, por meio da transparência e zelona gestão dos recursos públicos.

Criando instrumentos de controlesocial e transparência que proporcionemo acompanhamento da utilização dosrecursos públicos e a construção dacidadania ativa no município.

- Basear-se no trabalho voluntário;- Servir à Sociedade;- Colaborar com o Poder Público em prolda gestão pública responsável;- Sem vinculação político-partidária e aórgão público.

A Sociedade Civil no Controle daGestão dos Recursos Públicos.

Estrutura Organizacional

O que Queremos

Como Faremos

Nossos Princípios

Controle Social

Observatório Social de São José dos CamposCaptar com Justiça, Aplicar com Responsabilidade.

Venha exercer sua cidadania! Faça parte deste Grupo!

Especial III