reuniões gra’s - asphi.com.br · eleições reuniões gra’s passeio em julho iniciamos o...

10
Eleições Reuniões GRA’s Passeio Em julho iniciamos o processo de eleição para a nova Diretoria. Encontros que reúnem colegas e mantêm todos os Associados atualizados. Distração, diversão em um lugar incrível para sair da rotina. Confira como foi e participe do próximo! Pág. 4 Pág. 3 Pág. 6 ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Upload: duongkiet

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Eleições

Reuniões GRA’s

PasseioEm julho iniciamos o processo de eleição para a nova Diretoria.

Encontros que reúnem colegas e mantêm todos os Associados atualizados.

Distração, diversão em um lugar incrível para sair da rotina. Confira como foi e participe do próximo!

Pág. 4

Pág. 3Pág. 6

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Apresentação2

ASPHI - Associação dos Suplementados da Philips - Rua Machado Bittencourt, 190 - 1º andar Cj. 106 - Vila Clementino - CEP 04044-000 - São Paulo SP • Tel. (11) 5087-9418 / 5087-9420 • Email: [email protected] • Site: www.asphi.com.br

Comitê Editorial: Manoel Barros, Osvaldo Castanha, Roberto Benotti, Dr. José Carlos Dal Farra, Antonio Francisco Abrantes e Fabio C. T. Andrade • Conteúdo e fotos: fornecidos pela ASPHI • Impressão: AOX Gráfica • Tiragem: 3100 exemplares • Arte e Diagramação: Vision Comunicação.

EXPEDIENTE

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Qual o sentido de uma associação ou o que faz uma associação?

Perguntem a aqueles que a constituíram, passados já mais de 25 anos, e aos atuais dirigentes que se ativam em mantê-la viva e atuante, preservando seus princípios, ampliando e inovando em serviços e modernizando em comunicação. E aos assistidos que a ela recorrem por diferentes motivos, recebem informações e orientações, além de ajuda e têm seus problemas resolvidos. E à diretoria, ao CD - Conselho Deliberativo, ao COPOE - Comissão de Participação nos Órgãos Estatutários da PSS, cujos cargos são ocupados só por voluntários, que trabalham incansavelmente, não só para atender o que dispõe nosso estatuto, mas desenvolvem um belo serviço social, realizando a gestão em conjunto com a secretária e assistentes, na atenção de nossos participantes para a realização de uma vida menos complexa.

Este é um trabalho que pretendemos ser mais interativo, de qualidade e apresentado em nosso site www.asphi.com.br, onde se pode ler antecipadamente o jornal “ASPHI EXPRESSÃO”. Nele é explanada também a composição de todos os órgãos diretivos, com seus deveres e obrigações.

E agora um lembrete: brevemente, ocorrerá a nova eleição para a diretoria e cabe a você participar desta responsabilidade, antes assinalando na cédula os seus escolhidos e devolvendo-nos o envelope de votação logo depois de o receber. Pratique a cidadania e vote conscientemente.

Nas várias edições do “ASPHI EXPRESSÃO” buscamos uma formatação mais agradável, introduzindo novos temas como nesta seção de bem-estar, cuja leitura certamente o agradará.

Para acompanhamento das atividades em nossa sede, leia o “Aconteceu na ASPHI” e no “Gente que faz”, veja o delicioso relato do Elinar Martins, um verdadeiro exemplo de vida.

Finalmente, estamos esperando sua visita em nossa página na internet. Se não dispõe de um computador, smartphone, iPad, peça ao filho, sobrinho, amigo ou vá a uma lan-house e acesse o site www.asphi.com.br e interaja conosco. Tem até palavra cruzada e outros jogos. É uma boa experiência.

Até a próxima edição

Obs. Leia a Edição Eletrônica do seu Jornal “ASPHI Expressão” acessando na Internet o site www.asphi.com.br, quinze dias antes de recebê-lo na Edição Impressa.

AMIL

Luciene Oliveira Barros 11 4197-6058Reembolso: encaminhar os documentos para Al. Cauaxi,118 - Alphaville - BARUERI - SP - 06454020Rede PRÓPRIA: para marcar CONSULTAS 11 4208-1010EXAMES DE ROTINA 11 4208-1188CREDENCIADA: para marcarCONSULTAS / EXAMES ESPECIALIZADOS 11 3004-1000

Telefones e Sites Úteis

Reco

rte

e co

leRe

cort

e e

cole

ASPHI: 11 5087-9418 | 11 5087-9420 | 11 50879421www.asphi.com.br

PSS: 11 3594-6161 – Daniela | 11 3594-6162 – Crislaine www.pssnet.com.br

INPAO: 11 5094-4040www.inpao.com.br

Compra Certa/Brastemp: 11 4004-0019 – São Paulowww.compracerta.com.br/asphi 08007220019 – Demais locais

Magazine Luiza: clube.magazineluiza.com.br/asphi

WALMART: 11 3003-6000www.walmart.com.br/asphi

Navega Turismo: 11 3167-7830www.navega.tur.br

Caraça Corretora Seguros: 11 3791-2272www.caracaseguros.com.br

J.M.Store: 11 4062-0157www.jmstore.com.br

Auxílio Funeral: 0800 701 2704 (para quem tem Seguro Bradesco)

3

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Turismo e Lazer

A ASPHI, em parceria com a Navega Turismo, realizou aprazível passeio a Louveira, na Chácara Alvorada, nossa primeira parada, para degustar um delicioso café da manhã, e a Piracicaba – Bairro Santa Olímpia, na Festa da Polenta, onde os participantes puderam desfrutar um dia muito diferente e degustar pratos deliciosos. Confira nas fotos:

CarmenTel. 11-3167-7830/[email protected]

Navega Turismo - Fabio Tel. [email protected]

VIAJAR É CULTURA E DÁ PRAZER. FAÇAM SUAS RESERVAS - INFORMAÇÕES COM:

GRA’s

Reuniões nos GRA’s – GRUPOS REGIONAIS DE APOIO

4

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Recife - em 27 de junho, com cerca de 65 participantes, realizou-se o encontro dos Associados da ASPHI. Na ocasião foram tratados importantes assuntos, como a entrega das carteirinhas da UNIMED na residência daqueles que assim a solicitaram, e também a habitual comemoração dos aniversariantes do segundo trimestre do ano.

Ouro Fino - Desta vez o encontro foi na Churrascaria Menino da Porteira, com a presença do Presidente da ASPHI, que transmitiu informações relevantes para os nossos Associados. Após a reunião foi servido almoço aos participantes.

Reunião da COPOE- Comissão de Participação nos Órgaos Estatutários

Reunião s/ Cuidados Paliativos

5Aconteceu na ASPHI

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

O ano de 2013 causou muito alvoroço nos Fundos de Pensão brasileiros em função dos resultados negativos causados pela política do Governo, que elevou a taxa de juros (SELIC), gerando resultados negativos na grande maioria dos nossos Fundos Previdenciários.

Face a esse novo cenário econômico, a PSS registrou resultados abaixo das expectativas dos assistidos no Plano B, e sensíveis reduções de benefícios no Plano C.

Com o objetivo de monitorar com maior frequência o desempenho de nosso Fundo de Previdência, analisar e debater os resultados, a Diretoria da ASPHI decidiu reformular o regulamento da COPOE, que passou a reunir-se mensalmente.

No primeiro semestre deste ano, tivemos a visita na ASPHI do Dr. Alze Pereira dos Santos Tavares – médico do Hospital Paulistano, que nos brindou com uma palestra sobre o Tema “Cuidados Paliativos”, apresentação esta que foi muito esclarecedora.

Em outra decisão, ficou resolvido que se ampliará o número de convidados para estes eventos, permitindo maiores debates, e uma maior e mais ampla divulgação dos resultados.

Sob a égide deste novo modelo, dia 06 de agosto aconteceu a primeira dessas reuniões, com a expressiva participação de quinze Associados.

O convite para a próxima reunião mensal – às 10 horas da 1a. quarta-feira de cada mês, será emitido após prévia consulta ao assistido, para que confirme seu comparecimento.

Fique por Dentro!6

NOVIDADES EM NOSSO SITEwww.asphi.com.br

Acesse o site da ASPHI e leia o nosso JORNAL antes de recebê-lo em casa

FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO – DATAS

ELEIÇÕES Na primeira fase de nossas eleições, você recebeu em junho uma carta da ASPHI para inscrever sua chapa, caso houvesse interesse em participar como voluntário de nossa DIRETORIA. Na segunda fase, você receberá outra correspondência com as chapas inscritas. Escolha aquela que julgar a melhor para dar continuidade à defesa dos interesses dos nossos Associados. Junto a essa correspondência encaminharemos um envelope selado para que você possa devolver seu voto. Exerça seu direito de Associado e vote conscientemente.

Participe!

Caro leitor, visite o site da ASPHI e se atualize! Temos novidades para você:

• Jogos para memória (palavras cruzadas, quebra-cabeça, batalha naval etc)

• Os Aniversariantes do mês

• Links de nossos parceiros

GRASão Paulo

ABC

Ouro Fino

Vale

Rio/Petrópolis

Porto Alegre

Recife

Litoral

Manaus

LOCALClube Espéria

Clube 1º de Maio

Churrascaria Menino da Porteira

Soc. Beneficente S. Vicente de Paula

A definir

Restaurante Bella Itália

A definir

A definir

A definir

DATA17/11

18/11

29/11

04/12

03/12

06/12

09/12

----

----

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Gente que Faz7

Acesse o site da ASPHI e leia o nosso JORNAL antes de recebê-lo em casa

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Nascido: Ladário – Mato Grosso do SulTime do Coração: Vasco

Nasci em Ladário, no Mato Grosso do Sul. Ainda bem jovem mudei-me com meus pais para o Rio de Janeiro onde fixei residência. Formei-me em Administração de Empresas.

Minha relação com a Philips começou em 1966. Foram 32 anos trabalhando na área administrativa desta empresa.

Aposentei-me como suplementado da PSS em 1998. Depois de aposentado empenhei-me para formar o GRA Rio do Janeiro/Petrópolis, dos quais continuo como Coordenador até hoje.

Convidado para fazer parte do Grupo Teatral VOZ QUE CLAMA, aceitei de imediato. A princípio, o grupo foi criado com a intenção de evangelizar através da arte da encenação. Aos poucos, depois de muitas apresentações, começamos a ser percebidos também como um grupo de conscientização, que atua abordando temas sociais, na tentativa de levar o público que nos assiste à reflexão. São 13 anos de estrada e já nos apresentamos em palcos diversos: Escolas (conscientizando e evangelizando crianças e adolescentes), em igrejas para grupos de adolescentes e adultos. Para grupo de funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro a convite deste Órgão Público.

A cada apresentação mais convites foram surgindo e nos apresentamos também no Museu Histórico Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo a apresentação mais recente no C.E.P.E. (Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento), criado pelo governo do Rio de Janeiro. Nesses casos as apresentações são sempre voltadas para um público alvo, os profissionais da área de saúde tais como: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, cuidadores de idosos, defensoria pública e curadores.

As apresentações também variam de acordo com o que pretendemos atingir: Os envolvidos com os idosos, para os jovens e as crianças. Já encenamos a vida do Padre Dehon por ocasião da comemoração do seu centenário. O Auto de Natal, histórias bíblicas (festas de fim de ano). O Rei da Floresta para o público infantil e as crianças da catequese.

Perfil de ELINAR MARTINSResponsável pelo GRA Rio de Janeiro/Petrópolis

Gente que Faz8

ASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

A Tigela de Madeira, que é a peça mais encenada, é a que atinge o público que lida com os idosos, os jovens e as crianças no intuito de conscientização.

É gratificante quando ao final de cada apresentação percebemos pessoas emocionadas na plateia, pessoas que vêm nos cumprimentar pedindo que continuemos com esse bonito trabalho, crianças que se envolvem a ponto de julgarem que estamos mesmo vivendo aquela situação que mostramos quando estamos em cena.

No momento estamos com convites para mais 4 apresentações para o segundo semestre de 2014, esperando fechar a agenda.

O grupo não tem patrocínio e nenhuma ajuda financeira.

Contamos com a colaboração, boa vontade e doação de cada um que se dispõe e se entrega nesse trabalho. Nem todos são aposentados como eu e por isso estamos sempre precisando de voluntários. Fica o convite para quem quiser participar. Será muito bem-vindo!

Faço parte também, junto com minha esposa Luzia, do E.M.M. (Encontro Matrimonial Mundial). Já se vão 8 anos nesse trabalho.

Surgido na Espanha, o movimento chegou ao Brasil há mais ou menos 35 anos, com atuação em quase todos os estados brasileiros e espalhado por vários outros países também. O objetivo do movimento é trabalhar para que os casais vivam o casamento no dia a dia, tentando superar as dificuldades com muito diálogo, buscando convivência harmoniosa com a família. O movimento é católico, ligado a Arquidiocese, mas é aberto para acolher quem quiser participar, independente de religião.

Bem-estarASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Comece pelo começo.

Acordando, ainda na cama, você não vai precisar de mais do que 10 minutos para despertar seu corpo. Lentamente. Movimente todas as articulações, todas. Ainda deitado, vire-se para lá e para cá, alongue-se gostosamente. Sinta seu corpo. Acordar assim, sistematicamente, vai ser uma boa poupança para as suas articulações. Este mexer com as articulações, antes de se levantar, estimula a lubrificação, que diminui muito enquanto você dorme. Assim quando se levantar tudo vai estar lubrificado e protegido, e você vai ter boas articulações por muito tempo. Seus nervos, músculos e tendões também vão se beneficiar, alongando e recebendo irrigação. Respirar lenta e profundamente é indispensável em qualquer exercício. Aproveite para pensar em um dia bom e feliz. Alegria também é qualidade de vida.

O suspiro, o mocinho bonzinho e cheio de qualidades.

O suspiro alivia a pressão do tórax, liberando a respiração massageia o coração, os pulmões, diminui a ansiedade e a angústia. Solta as tensões dos músculos intercostais, ombros, pescoço, maxilar e abdômen.

Todo corpo se beneficia com a soltura, oxigenação e circulação abundantes. Crises de ansiedade podem ser evitadas e/ou controladas. E há um ganho de sensação boa, muito boa.

Este ser poderoso, o suspiro, é também bastante simples: basta uma respiração lenta e profunda concentrada no tórax para conseguir os benefícios acima. Pode também se concentrar no abdômen, caso o maior foco de soltura sejam os órgãos abdominais e o assoalho pélvico.

Quanto mais profunda e mais superior for a respiração, maior o benefício. Inspire pelo nariz e solte pela boca aberta e solta, sem assoprar, só soltando livre, deixando que seja sonoro. Produzindo naturalmente um som de ahhhh, ahhhh...

A cada respiração você procura sentir a inspiração mais profunda, o som mais livre e natural. Um suspiro de alívio, de conquista e de prazer. Permita que tórax e as costelas sejam bem mobilizados, expandindo e recolhendo em toda a sua plenitude. Se tiver dificuldades, tanto com o som como com a expansão, saiba que elas desaparecerão com a frequente prática do exercício.

O suspiro também vai promover maior desprendimento e entrega para a vida, nas relações e emoções antes de dormir, para se livrar de todas as tensões do dia. Ao acordar, acompanhando o espreguiçar para começar um bom dia. No banho, suspirar é um presente.

Em algumas paradas durante o dia, para reciclar e não deixar o estresse se alojar.Garanto que o dia fica melhor. Enfim, SUSPIRE!!!

Acordar – suspirar – espreguiçar

Bem-estarASPHI EXPRESSÃO • ANO 9 – NR. 16 – JUL/AGO/SET

Espreguiçar – desperta, relaxa e alonga.

Assim como os animais, todos deveriam espreguiçar ao acordar, antes mesmo de sair da cama. Muitas vezes sentimos vontade de espreguiçar. Isso acontece porque quando se permanece por longos períodos em uma mesma posição, o corpo sente a necessidade de aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões menos favorecidas e os músculos necessitam serem alongados por estarem demasiadamente contraídos. Quando o despertador toca acordando do sono profundo, o corpo sai do descanso e do relaxamento, pois passou pelo menos cinco horas em atividade mínima. Mesmo dormindo, o cérebro envia impulsos nervosos que são capazes de provocar tensões em algumas regiões. Por isso, dar uma boa esticada ao acordar é uma ótima maneira de mandar estas tensões embora, além de ser uma deliciosa maneira de se livrar da preguiça. “Ao espreguiçar, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para o cérebro”, explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso certamente irá aumentar a disposição para começar o dia.

Espreguiçar, além de preparar o corpo para as atividades do dia, também é capaz, por exemplo, de minimizar a cefaleia (dor de cabeça) do tipo tensional, onde os músculos da base da cabeça e cervical (pescoço) se encontram tensionados, provocando dor.

Ao espreguiçar alongando, o cérebro envia o comando de relaxar e essa tensão é retirada dos músculos.

Este simples ato também é capaz de liberar endorfina através dos músculos, provocando maior sensação de prazer e bem-estar, bem como serotonina, aumentando a disposição e melhorando a memória. E não para por aí! A flexibilidade pode ser melhorada, já que o ato de espreguiçar proporciona alongamento muscular, o que provoca a liberação do líquido sinovial

(responsável pela lubrificação) dentro das articulações, evitando problemas de desgaste e auxiliando no bom funcionamento das mesmas.

Alguns médicos defendem ainda que, se o alongamento minimiza as tensões acumuladas nas articulações, trazendo alívio das dores, o ato de espreguiçar também pode ser útil para pessoas

portadoras de fibromialgia (doença caracterizada por dor crônica e generalizada no corpo).

Que tal desfrutar todos esses benefícios espreguiçando?Fontes: Kika Lourenço – terapeuta corporal, acupunturista e palestrante. www.kikalourenco.com.br

Célia Cursino – fisioterapeuta – www.deboraflores.com.brRevista Vitalidade – nº 02