reuniões jef 2012 2013

49
16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. 18 Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes:«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. 19 Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando- os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28) JEF 2012/2013 Kit Grupos

Upload: conceicaoborges

Post on 21-Dec-2014

574 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Reuniões jef 2012 2013

16Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha

indicado. 17Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda

duvidavam. 18Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes:«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra.

19Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-

os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a cumprir tudo

quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até

ao fim dos tempos.» (Mt 28)

JEF 2012/2013

Kit Grupos

Page 2: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

2

REUNIÕES

Queridos jovens amigos! Hoje aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário. É extraordinário pelo seu conteúdo mas também pelo modo em que se formou, que desejo explicar-vos brevemente, para que se possa compreender a sua particularidade. Youcat teve origem, por assim dizer, de outra obra que remonta aos anos 80. Por isso, exorto-vos: estudai o catecismo! Estes são os meus votos de coração. Este subsídio ao catecismo não vos adula; não oferece fáceis soluções; exige uma nova vida da vossa parte; apresenta-vos a mensagem do Evangelho como a «pérola de grande valor» (Mt 13, 45) pela qual é preciso dar tudo. Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo por ele! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o em dois, se sois amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias na internet. Permanecei de qualquer modo em diálogo sobre a vossa fé! (Bento XVI)

Oferta a cada grupo do Youcat. Exploração orientada do mesmo em dois anos.

Temas para o 2º Ano:

9. A dignidade do ser humano

10. A comunhão humana

11. Amar a Deus

12. Amar o próximo I

13. Amar o próximo II

14. Como devemos orar?

15. Fonte e caminho da oração

16. Pai Nosso

Estrutura das reuniões

a) Ambientação – Atividades de acolhimento e abertura do tema através de uma das

frases propostas na barra lateral.

b) Palavra de Deus – Passagem bíblica que pode ser apresentada de várias formas.

c) Palavra da Igreja – Leitura e exploração de alguns pontos do Youcat.

d) Para reflexão pessoal e de grupo – Propostas de trabalho individual e de grupo.

e) Oração – Oração proposta que pode ser rezada de diferentes formas.

f) Compromisso – Proposta de compromisso para a evangelização.

Page 3: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

3

9. A dignidade do ser humano

Ambientação

“Nada te perturbe, nada te espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta!”

(Santa Teresa de Ávila) – Youcat, página 162

- Acolhimento. - Questão: O que me falta neste momento? - Leitura da frase do Youcat. - A partir da frase, descobrir quando Deus nos faz falta.

Palavra de Deus – Mt 5, 3-12 3«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4Felizes os que choram, porque serão consolados. 5Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. 12Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 281, 286, 307, 308, 309, 314, 315

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Em que situações (do meu dia a dia) posso ser feliz? - Encontramos a felicidade fora de Deus? - Como posso ajudar os outros a encontrar a sua felicidade? - “O menor dos seres humanos possui uma dignidade infinita que não pode ser destruída por ninguém (280).” Comenta.

Trabalho de grupo das questões e plenário.

Oração (João Paulo II)

Jesus, Filho de Deus, em quem habita toda a plenitude da divindade, Vós chamais todos os baptizados a "fazerem-se ao largo", percorrendo o caminho da santidade. Despertai no coração dos jovens desejo de serem no mundo de hoje testemunhas da força do Vosso amor. Enchei-os do Vosso Espírito de fortaleza e de prudência para que sejam capazes descobrir a verdade plena sobre si e sobre a sua própria vocação.

Compromisso

Fazer um estudo das pessoas que vivem mais sós na comunidade paroquial. Organizar uma visita do grupo a essas pessoas, lendo a passagem bíblica desta reunião e rezando um pouco com elas.

Page 4: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

4

10. A comunhão humana

Ambientação

“Amai os pobres e não lhes vireis as costas, pois, quando virais as costas aos pobres, virais as costas a Cristo.”

(Beata Madre Teresa) – Youcat, página 185

- Acolhimento. - Questão: Quem são os pobres? - Leitura da frase do Youcat. - Apresentar situações em que viramos as costas a Cristo.

Palavra de Deus – Lc 3, 7-10 7João dizia, então, às multidões que acorriam para serem baptizadas por ele: «Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar? 8Produzi frutos de sincero arrependimento e não comeceis a dizer para convosco: ‘Nós temos Abraão como pai’; pois eu vos digo que Deus pode, destas pedras, suscitar filhos a Abraão. 9O machado já se encontra à raiz das árvores; por isso, toda a árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.» 10E as multidões perguntavam-lhe: «Que devemos, então, fazer?» 11Respondia-lhes: «Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo.»

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 321, 325, 330, 338, 343, 344

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

Baseado na Palavra de Deus e na Palavra da Igreja: - Construir sinais de comunhão (em forma de sinais de trânsito: perigo, obrigatoriedade, etc)

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (Emílio L. Mazariegos)

Que alegria descobri, Senhor, ao sentir-me Igreja! Que alegria ao saber que caminho fazendo parte de um Povo novo! Que alegria partilhar a minha fé em Ti com todos os teus seguidores! Que alegria, Senhor, caminharmos como irmãos para a tua Casa! É belo caminhar todos unidos, como um só, numa só alma e num só coração; é suave poder avançar apoiado no ombro do meu irmão; é doce partilhar, em grupo, as alegrias e as tristezas de cada um: é formoso fazer de novo o caminho de mãos dadas. Os nossos pés, Senhor, puseram-se a caminho e o teu Espírito é o seu alento; os nossos passos avançam firmes, guiados pela tua Palavra; diante de nós abrem-se as portas de uma nova Humanidade; e o nosso coração enche-se de alegria, à medida que o Povo avança.

Compromisso

Instituir as quintas feiras como dias do abraço, nas quais será feita uma “distribuição gratuita” de abraços entre os elementos do grupo e com toda a comunidade (amigos, família, escola, paróquia). Ir implementando este gesto em toda a comunidade.

Page 5: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

5

11. Amar a Deus

Ambientação

“Cristo não quer admiradores, mas seguidores.” (Soren Kierkegaard) – Youcat, página 192

- Acolhimento. - Quem admiramos? - Leitura da frase do Youcat. - Nomear diferenças entre admirar e seguir alguém.

Palavra de Deus – Mt 22, 34-38 34Constando-lhes que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, os fariseus reuniram-se em grupo. 35E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: 36«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» 37Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. 38Este é o maior e o primeiro mandamento.

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 354, 355, 356, 357, 359, 365,

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Construir um dicionário com as seguintes palavras e seus significados: decálogo, proselitismo, superstição, sacrilégio, esoterismo, panteísmo, ocultismo, ateísmo, agnosticismo, ícone, transcendência. (Consultar Youcat, página 184 a 198)

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (Luigi Guglielmoni e Fausto Negri)

Meu Deus, dá-me a fé, aquela fé verdadeira e prática, a fé que faz entrar o Evangelho na vida; a fé de quem constrói na rocha e não a fé morta de quem constrói na areia. Meu Deus, dá-me a fé, aquela que me faz meditar as tuas palavras para compreendê-las e que, depois, as faz praticar durante toda a vida; aquela fé que constitui a vida do justo, porque, de facto, estabelece a vida sobre fundamentos novos, totalmente diferente dos do resto dos homens, e que são loucuras aos seus olhos: «Tanto quanto os céus estão acima da terra, assim os meus planos são mais altos, que os vossos planos.» (cf Is 55,9)

Compromisso

Dialogando com o sacerdote, apresentar o dicionário construído e dinamizar o momento da profissão de Fé na ceelbração da eucaristia, através da renovação das promessas batismais, por exemplo.

Page 6: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

6

12. Amar o próximo I

Ambientação

“Amar uma pessoa significa dizer: não morrerás!” (Gabriel Marcel) – Youcat, página 215

- Acolhimento. - O que é o amor? - Leitura da frase do Youcat. - Em que circunstâncias posso matar o outro?

Palavra de Deus – Mt 5, 21-26 21«Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. 22Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo. 23Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. 25Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. 26Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 367, 373, 378, 379, 402, 404

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Partindo da Palavra de Deus escutada e dos números do Youcat explorados, construir uma “bula” de um medicamento para “amar melhor” ou combater a “falta de amor”. Deve incluir: nome do medicamento, composição química, tipo de apresentação, propriedades, indicações, contra-indicações, efeitos indesejáveis, posologia, tratamento, etc. Utilizar uma linguagem figurada. Recorrer a um exemplo de uma bula.

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (Jovens Redentoristas)

Bom Deus, dá-me sempre um Amor Crescente. Ajuda-me a amar-Te mais e melhor, e a aproximar as minhas Respostas às Propostas de Vida que me fazes. Obrigado por desceres ao “pouquinho” do meu amor, para o assumires e consagrares. Obrigado por seres simples, e nunca me desprezares. Ajuda-me a Seguir mais verdadeiramente Jesus Cristo, para que tudo o que sou se torne mais à sua imagem e semelhança, e aprenda a confiar mais a minha Vida nas Tuas mãos amorosas.

Compromisso

- Tomar todos os dias, e sempre que necessário, o “medicamento do amor”, para aprender a amar como Jesus. Ir descobrindo que medicamento será esse…

Page 7: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

7

13. Amar o próximo II

Ambientação

“Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.”

(Oração francsicana) – Youcat, página 246

- Acolhimento. - Que me custa mais a dar aos outros? - Leitura da frase do Youcat. - O que desejo dos outros?

Palavra de Deus – Lc 19, 5-10 5Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.»

6Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. 7Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. 8Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» 9Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; 10pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 426, 449, 452, 462, 463, 465

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Tomando como base a Palavra de Deus, os números do Youcat e a realidade da comunidade que envolve o grupo, construir um jornal com notícias (da paróquia, escola, família, comunidade) que sejam prova de que o amor existe.

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (frei Lopes Morgado)

Ide. Sede o que Eu era. Dizei tudo o que ouvi de meu Pai e disse ao mundo. Sem temor, fazei tudo o que puderdes para a todos juntar no meu rebanho. Sede irmãos dos que a guerra tornou órfãos. Demorai-vos no pão e no conselho. Não temais, se quiserem marginar-vos os senhores da lei ou da fortuna. Eis-me aqui, Senhor, podes enviar-me! Sem limites de raça ou território, conduzi-vos ao sopro do meu Espírito: Ele não faz acepções e nunca apaga qualquer chama sedenta do seu vento. Dois a dois ou sozinhos — com a vida, o sorriso, a palavra ou o silêncio — dai a mão e o ombro aos que procuram pão e paz e perdão no seu tormento. Eis-me aqui, Senhor, podes enviar-me! Como filhos de um Deus que a todos ama, ide, sede, vivei, fazei discípulos. Eu vou estar para sempre ao vosso lado com sinais, confirmando a Boa-Nova. Eis-me aqui, Senhor, podes enviar-me!

Compromisso

- Pedir apoio à comunidade para publicar/fotocopiar o jornal construído. Distribuir o jornal pelas famílias, fazendo uma visita organizada a toda a comunidade.

Page 8: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

8

14. Como devemos orar?

Ambientação

“Orar significa pensar em Jesus com amor. A oração é a atenção da alma que se concentra em Jesus. Quanto mais uma pessoa ama Jesus, tanto melhor ela ora. “

(Beato Charles de Foucauld) – Youcat, página 261

- Acolhimento. - Sinto necessidade de rezar? - Leitura da frase do Youcat. - O que é a oração, para mim?

Palavra de Deus – Mt 6, 6-8 5«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 6Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te. 7Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. 8Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.»

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 469, 470, 475, 479, 483, 486

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Elaborar um esquema para a oração mariana na paróquia. Consulta o nº 481 do Youcat.

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (Santo Agostinho)

Não rezes a Deus olhando o céu, olha para dentro de ti! Não O procures longe de ti, mas em ti próprio. Não peças a Deus o que te falta: procura-o tu mesmo, e Deus o procurará contigo, Porque já to deu como promessa e como meta, para que o alcances. Senhor, ensina-me a rezar! Não censures Deus pela tua desgraça; sofre-a com Ele e Ele sofrerá contigo; Se houver dois para uma dor, sofre-se menos. Não peças a Deus que te responda quando lhe falas; responde-lhe tu, Porque Ele já te falou primeiro; e se queres continuar a ouvir o que falta, escuta-O… Senhor, ensina-me a rezar! Não peças a Deus que te ame, enquanto tiveres medo de amar e de te saber amado. Ama-o tu. E saberás que, se há calor, é porque houve fogo e que, Se podes amar, é porque te amou primeiro. Senhor, ensina-me a rezar! Não rezes a Deus de coração fechado, lança-te no mistério e deixa que o silêncio seja mensagem de amor. Senhor, ensina-me a rezar!

Compromisso

- Dinamizar um momento de oração mariana na paróquia.

Page 9: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

9

15. Fonte e Caminho da oração

Ambientação

“Se procuras Deus e não sabes por onde começar, aprende a orar e esforça-te por orar diariamente.”

(Beata Madre Teresa) – Youcat, página 273

- Acolhimento. - Fazr uns breves momentos de silêncio com oração pessoal. - Leitura da frase do Youcat. - Que “instrumentos” utilizo na minha oração?

Palavra de Deus – Sl 40 2Invoquei o Senhor com toda a confiança; Ele inclinou-se para mim e ouviu o meu clamor. 3Tirou-me dum poço fatal, dum charco de lodo; assentou os meus pés sobre a rocha e deu firmeza aos meus passos. 6Grandes coisas fizeste por nós, Senhor, meu Deus; não há ninguém igual a ti! 12Senhor, não me recuses a tua ternura; que a tua graça e a tua verdade me protejam sempre!

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 491, 493, 498, 499, 502, 503

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Perante o que foi trabalhado, construir alguns cartazes sobre a oração e um esquema sobre a Lectio Divina, segundo anexo, para afixar no local onde o grupo reúne e/ou na paróquia.

Trabalho de grupo.

Oração (Santo Agostinho)

Senhor, Tu és grande e digno de ser exaltado. E aqui Te quer louvar o ser humano, essa minúscula parcela da Criação. Tu próprio o convidas a isso, pois Tu criaste-nos para Ti e o nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em Ti. Continuar a oração de Santo Agostinho, completando esta frase: Senhor, meu coração está irrequieto porque… Mas em Ti encontro descanso, pois És…

Compromisso

- Orientar um momento de oração na paróquia, segundo o esquema da Lectio Divina.

Page 10: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

10

16. Pai-Nosso

Ambientação

“O cristão não diz «meu Pai», mas «Pai nosso», até no segredo do quarto fechado, porque sabe que, em cada lugar, em cada circunstância, ele é membro de um mesmo Corpo.”

(Bento XVI) – Youcat, página 282

- Acolhimento. - Traçar o perfil de um verdadeiro pai. - Leitura da frase do Youcat. - Em que momentos me sinto filho de Deus?

Palavra de Deus – 1 Jo 4, 28-21 18No amor não há temor; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o temor; de facto, o temor pressupõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. 19Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.

- Leitura da Palavra de Deus, de pé. - Tempo de silêncio para escutar a Palavra no interior.

Palavra da Igreja

Youcat: 511, 518, 519, 522, 524, 525

Leitura e exploração.

Reflexão pessoal e de grupo

- Discutir entre o grupo cada uma das partes da oração. - Elaborar um esquema de adoração eucarística.

Trabalho de grupo e plenário.

Oração (Oração atribuída aos templários)

Senhor, perdoa-me se não rezo a oração que teu filho nos ensinou, pois julgo-me indigno de tão bela mensagem. Refleti sobre esta oração e conclui: - Para dizer o Pai Nosso antes devo considerar todos os homens, independentemente de sua cor, raça, religião, posição social ou política, como meus irmãos, pois eles também são teus filhos; devo amar e proteger a natureza e os animais, pois se tu és meu pai, também és Meu Criador, e quem criou a mim, também criou a natureza. - Para dizer Que estais no céu devo antes fazer uma profunda análise em minha consciência, procurando lembrar-me de quantas vezes te julguei Celestial Pai pois, na realidade, sempre vivi preocupando-me com coisas materiais - Para dizer Santificado seja o Vosso Nome devo antes verificar se não cometi sacrilégios ao adorar outros deuses até acima de Ti. - Para dizer Venha a nós o Vosso Reino devo antes examinar minha consciência procurar saber se não digo isto apenas por egoísmo, querendo de Ti tudo, sem nada dar em troca. - Para dizer Assim na Terra como no Céu devo antes deixar de ser mundano e me livrar dos desenfreados prazeres, das orgias, do orgulho e do egoísmo. - Para dizer O pão nosso de cada dia nos dai hoje devo antes repartir o pão que me destes com os meus irmãos mais carentes e necessitados, pois é dando que se recebe; é amando que se é amado - Para dizer E não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai de todo o mal devo antes deixar limpo o foco de meus pensamentos; amparar a mão estendida; socorrer o pedido de aflição; alimentar a boca faminta; iluminar os cegos e amparar os aleijados, ajudando a construção de um mundo melhor. E finalmente, para dizer Ámen deverei fazer tudo isso agradecendo ao Meu Criador.

Compromisso

- Dinamizar um momento de adoração eucarística para o grupo, ou toda a comunidade baseada na oração do Pai-Nosso.

Page 11: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

11

TEMPOS DE ORAÇÃO

PROPOSTAS DE TEMPOS FORTES DE ORAÇÃO EM GRUPO:

A) Vem, Senhor Jesus! Maranatha! – Advento

B) Tentado! – Quaresma

C) Faça-se em mim – Oração mariana

D) Pão vido descido do Céu! – Adoração eucarística

ORAÇÕES

Oa) Oração pela JMJ

Ob) Sobre a Fé

Oc) Sobre a Evangelização

LECTIO DIVINA

La) Esquema

Lb) Lectio Divina – Permanecei no meu amor (Jo 15)

Page 12: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

12

a) Vem Senhor Jesus! Maranatha!

Introdução: “No princípio Deus criou o céu e a terra... E Deus viu que tudo era muito bom!" Mas a humanidade

caminha no meio do mal, esse abismo de imperfeição de onde Deus a chama a superar-se e a

caminhar para a perfeição. Deus continua a criar e partilha com as mãos da humanidade a Obra

da criação.

Mas Deus não nos deixa sós, nem à deriva. Dá-nos, em Jesus, o ponto de referência. Ele é a Obra

perfeita para quem converge o olhar do mundo, dos tempos. Ele nasce no mundo e no tempo

para os levar à plenitude.

Conscientes da nossa condição de fragilidade e de peregrinação, lançamos os olhos, como os

profetas do AT, para Aquele que vem salvar-nos, em cada momento. Para isso precisamos de O

desejar, "como a terra árida, sequiosa, sem água", precisamos de clamar pela sua vinda,

permanentemente. Com persistência e com perseverança.

Neste momento recordemos Maria, como modelo de espera e de acolhimento.

Cântico: Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor...

Súplica

Leitor 1: Porque a solidão da nossa humanidade nos amedronta e nos faz vacilar,

Leitor 2: Vem, Senhor, sê a companhia divina que nos chamam sem cessar.

Leitor 1: Porque a nossa timidez é fruto, tantas vezes, da desconfiança e do medo,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê a fortaleza que vença cada tribulação.

Leitor 1: Porque o nosso egoísmo é uma névoa que nos reduz a visão, e um fardo que nos

impede a liberdade,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê o rosto do amor, que inspire a nossa entrega.

Leitor 1: Porque as nossas trevas de mesquinhez nos impedem de ver a grandeza da nossa vida,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê a Luz que nos faça arrebatar da nossa mediocridade.

Leitor 1: Porque o nosso pecado é pesado e as quedas são frequentes,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê o nosso redentor, Aquele que perdoa, porque ama

infinitamente.

Leitor 1: Porque as dificuldades que encontramos deixam marcas de tristeza e de impaciência,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê a grande, a única alegria que nos faça estremecer o coração.

Leitor 1: Porque a nossa relação com os outros é tecida de suspeita, ciúme, e vingança,

Leitor 2: Vem, Senhor, e sê o Príncipe da Paz, Aquele que dá a Vida pelos seus amigos.

Cântico: Maranathá, Maranatha, Aleluia, Aleluia.

Vem Senhor Jesus, vem Senhor Jesus,

despertar o coração dos homens, iluminar as trevas deste mundo.

Page 13: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

13

Leitura da Palavra de Deus - Isaías, 52, 1-10 Desperta! Desperta! Reveste-te de força, Sião! Veste os trajes de festa, Jerusalém, cidade santa! Pois nunca mais

entrarão em ti o não circuncidado e o impuro. Sacode o pó, levanta-te, Jerusalém escrava! Tira as correntes do

pescoço, escrava filha de Sião, porque assim diz Javé: Vós fostes vendidos de graça, e sem pagar vos resgatarei.

Porque assim diz o Senhor Javé: No princípio, o meu povo foi para o Egipto onde residiu como estrangeiro;

depois foi a Assíria que o oprimiu sem motivo. E agora, o que é que Eu faço? - oráculo de Javé. Pois o meu povo foi

levado de graça e os seus opressores soltam gritos de alegria - oráculo de Javé - e o meu nome é insultado

continuamente todos os dias. Por isso o meu povo reconhecerá o meu Nome; nesse dia compreenderá que Eu sou

Aquele que diz: «Aqui estou».

Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a

salvação, que diz a Sião: «O teu Deus reina». Ouve! As tuas sentinelas levantam a voz, juntas cantam de alegria,

pois vêem com os seus próprios olhos a Javé que volta para Sião. Rompei juntas em cantos de alegria, ruínas de

Jerusalém, porque Javé Se compadece do seu povo e redime Jerusalém. Javé arregaçou a manga do seu braço

santo diante de todas as nações; todos os confins da Terra verão a salvação do nosso Deus.

Momentos de silêncio e interiorização

Cântico: Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor…

Oração: Leitor 1: Senhor, sabemos que vens a cada instante encher de sentido a nossa vida e a nossa caminhada.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 2: Senhor, em cada dia Tu velas pela nossa vida, pelo nosso sustento, pela nossa felicidade.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 3: Senhor, só Tu tens Palavras de Vida Eterna e és Tu a fonte de toda a sabedoria.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 1: Senhor, incarnaste para nos revelares o Pai e ressuscitaste para permanecer eternamente

connosco.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 2: Senhor, ficaste na Eucaristia, como memorial de entrega ao Pai e como vínculo de comunhão.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 3: Senhor, Tu vives em cada rosto que nos sorri e Te manifestas nos irmãos, sobretudo naqueles

que mais sofrem e precisam de nós.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 1: Senhor, Tu queres estabelecer morada no nosso coração; ser a nossa riqueza e a nossa alegria e

o estímulo para cada momento.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Leitor 2: Senhor, celebrar o Natal é partilhar o encontro contigo em festa de comunhão.

Todos: Desperta a nossa sonolência, para que Te acolhamos!

Page 14: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

14

b) Tentado!

...PREPARO-ME Procura fazer silêncio fora de mim e dentro do meu coração para escutar a Palavra. E, passados alguns minutos, rezo: Senhor Jesus Cristo, quando medito no vosso Evangelho e vejo o meu viver, sinto como tantas vezes não fui fiel ao meu baptismo. Peço-te que me ajudes a confessar com alegria como é grande a misericórdia de Deus para comigo, e também confessar arrependido os meus pecados, em vista de uma sincera conversão quaresmal Amen.

... ESCUTO Leio atentamente o Evangelho, fixo-me nos personagens, nos gestos e palavras. Evangelho de S. Marcos 1, 9-11 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré para a Galileia e foi baptizado no Jordão por João. E. Ao sair da água, viu os céus a abrirem-se e o Espírito a descer sobre ele como uma pomba. Ouviu-se então ouvir uma voz vinda do céu que dizia: “Este é o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu encanto”. Depois o Espírito levou-o para o deserto e aí permaneceu quarenta dias, sendo tentado pelo demónio. Estava com as feras e os anjos serviram-no.

...REFLITO Jesus foi baptizado por João Baptista. Também eu fui baptizado, passando a ser filho adoptivo de Deus, revestido de Cristo e templo do Espírito Santo. Passei a viver uma vida nova. - Tenho tido uma relação filial com Deus, como seu filho muito amado? - Sinto-me cativado por Jesus Cristo. O seu Evangelho é para mim Boa Nova? - Vivo segundo o Espírito, produzindo os seus frutos: alegria, paz, perdão, bondade...? Jesus, depois do baptismo, foi para o deserto, onde foi tentado. Também cada um de nós continua a ser tentado por muitas tentações. - Deixo-me cair na tentação do ter, fazendo dos bens materiais a única razão de viver, a única fonte de felicidade? - Deixo-me cair na tentação do egoísmo, utilizando os outros para os meus interesses e não os amando verdadeiramente? - Deixo-me cair na tentação de manipular Deus, pedindo-lhe para que seja Ele a fazer a minha vontade?

... PEÇO PERDÃO Ao aproximar-me do sacerdote, sinto que sou acolhido pelo próprio Cristo ressuscitado, que me ama e por mim deu a vida. Começo por dizer que, desde a última confissão, tenho feito progressos na santidade. Por isso, louvo o Senhor, que não me falta com o seu Espírito Santo. Em seguida, direi que por vezes não fui luz do mundo, porque não brilhei com as boas obras.

Page 15: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

15

c) Faça-se em mim

1. EIS A MULHER!

Num mundo todo voltado para o material, a viver à margem de Deus;

Num mundo onde todos os valores espirituais correm o risco de serem simplesmente esquecidos

E onde a virtude é gozada;

Num mundo onde surgem novos ídolos, tão caducos como os seus fabricantes;

Num mundo cheio de barulho, cheio de espetáculos,

Cheio de espetadores, cheio de distraídos e apressados;

Num mundo onde a arrogância é adorada, onde a sensualidade é coroada,

Onde a ganância é venerada…

EIS A MULHER!

Uma mulher pobre e pura, uma mulher humilde e piedosa, uma mulher silenciosa e confiante,

Uma mulher espiritual e virtuosa, uma mulher que reza e adora esse Deus que a tirou da sua

humilde condição e a tornou “bendita entre as mulheres”.

Esta mulher é modelo e luz, esta mulher é irmã e guia. Esta mulher é mãe e mestra.

Ela fala mais com gestos do que com palavras; convence mais com as atitudes

que com os argumentos;

Conduz mais com o sorriso que com as ordens; esta mulher reza, esta mulher adora,

Esta mulher vive na intimidade com Deus.

Na oração está o segredo da sua beleza; no louvor está o segredo da sua grandeza.

ESSA MULHER CHAMA-SE MARIA, E É A MÃE DE JESUS!

2. PALAVRA DE DEUS

26Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma

virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28Ao

entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29Ao ouvir estas

palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30Disse-lhe o anjo:

«Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um

filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus

vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não

terá fim.» 34Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35O anjo respondeu-lhe:

«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele

que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36Também a tua parente Isabel concebeu um filho

na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37porque nada é impossível a

Deus.» 38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo

retirou-se de junto dela.

Page 16: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

16

3. LOUVOR

Canto para Ti, Senhor, a alegria do amor…

Canto a paz, o sorriso, a cor de cada gesto…

Canto o abraço que me dás, a vida, a coragem e a luta.

Canto o segredo que me embala nesta noite,

Canto a história que constróis no meu ser.

Canto os passos de procura, a dúvida e a prova que me lançam para Ti.

Canto o mistério que me envolve, o infinito em que mergulho.

Canto a luz, o vento, as estrelas, canto a terra, os pássaros, a criação.

A minha alma não consegue calar o amor que me salva…

Depositas em mim a semente da felicidade…

És bom, Senhor, és grande, omnipotente…

Canto as maravilhas que fazes em mim, 0 perdão, o alimento, o conforto.

Canto…canto o amor

O meu espírito exulta em Ti, fonte de amor…

Com Maria, canto a grandeza do Teu amor…

A minha alma canta para Ti, Senhor!

4. UM CORAÇÃO COMO O DE MARIA

Senhor, Dá-me um coração enamorado, como o coração de Maria,

Para confiar em Ti mesmo quando tudo parece ilógico.

Senhor, Dá-me um coração generoso, como o coração de Maria,

Para deixar de lado o olhar egoísta e egocêntrico.

Senhor, Dá-me um coração aberto à Palavra, como o coração de Maria,

Para aceitar os Teus projetos mesmo quando são contra a minha vontade...

Senhor, Dá-me um coração puro, como o coração de Maria,

Para ter a coragem de me livrar de toda a sujidade que transporto.

Senhor, Dá-me um coração atento, como o coração de Maria,

Para ir ao encontro do irmão saltando o obstáculo da indiferença.

Senhor, Dá-me um coração alegre, como o coração de Maria,

Para cantar de coração humilde as maravilhas que vais construindo em mim.

Senhor, Dá-me um coração sedento, como o coração de Maria,

Para precisar sempre de Ti e beber de Ti a água pura da felicidade.

Senhor, dá-me um coração, como o coração de Maria…

Page 17: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

17

5. FAÇA-SE EM MIM - consagração

Eis a serva do Senhor,

Aquela que acolhe sem limites

as propostas de Deus

E todo o seu tempo é disponibilidade.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que questiona o mundo com o seu Sim

E todo o seu olhar é gesto de comunhão.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que guarda e medita

o amor em seu coração

E todo o seu ser é advento, espera.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que contempla

a necessidade de cada irmão

E toda a sua palavra é Palavra de Deus.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que propõe pelo silêncio,

o caminho para a paz

E toda a sua história é um segredo humilde.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que lança sementes de escuta e de partilha

E todo o seu corpo é um abraço de mãe.

Eis a serva do Senhor,

Aquela que canta as maravilhas do Senhor

E toda a sua alma se abandona ao amor.

Faça-se em mim, como em ti, Maria.

Eis-me também como serva…

Abandono-me em teu abraço de mãe,

Para que, como tu, acolha o abraço amoroso do Pai.

Page 18: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

18

d) Pão vivo, descido do Céu! Cântico: Viemos adorar-Te, Senhor… (De joelhos) Senhor Jesus, eu creio que estás presente no Pão da Eucaristia.

Senhor, eu creio em Ti. (bis)

Senhor Jesus, eu Te adoro, pois és o Senhor Ressuscitado.

Senhor, eu Te adoro. (bis)

Senhor Jesus, eu espero em Ti, pois ninguém nos ama como Tu.

Senhor, eu espero em Ti. (bis)

Senhor Jesus, eu amo-Te com todo o meu coração e com todas as minhas forças.

Senhor, eu amo-Te. (bis)

Introdução Aqui estamos Cristo vivo, para Te adorar. És como o Sol que ilumina a nossa vida. Por isso Te dizemos: Graças, Senhor. -Por permaneceres no Pão da Eucaristia. -Por permaneceres nos sacrários espalhados pelo mundo. -Por estares disponível para nos escutares. -Por nos falares de amigo para amigo. -Por nos falares pela Tua Palavra. -Porque enches a nossa vida de luz e cor. Cântico – Deus é amor…

ATO PENITENTCIAL Jesus faz-se pão para nosso alimento.

- Perdoa, Senhor, as vezes que procurei outro alimento além de Ti, as vezes em que não dei tempo

para estar contigo em oração.

Jesus dá-se a comer para termos a Sua vida.

- Perdoa, Senhor, as vezes que tenho medo de dar a vida, de me sacrificar pelos outros. Perdoa a

minha falta de disponibilidade.

Jesus faz-se presente, não nos deixa sós.

- Perdoa, Senhor, as vezes em que me afasto da vida cristã porque não sinto a Tua presença amiga

na Igreja, na família e nos amigos.

Jesus pede-nos que formemos um só corpo nele.

- Perdoa, Senhor, as vezes em que construí muros, em vez de pontes e não fui instrumento de paz e

de bem.

Jesus envia-nos para semearmos o pão do amor e da verdade.

- Perdoa, Senhor, as vezes em que tive medo de sair de casa para semear a Tua Palavra e não deixei

que me enviasses em missão.

(Momento de silêncio)

Page 19: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

19

PALAVRA - Jo 6 “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos

pais comeram o maná no deserto, mas morreram. Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer

dele, não morrerá. Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá

eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» Então, os judeus,

exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!»

Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do

Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. realmente come a minha carne e bebe o

meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma

verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e

bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo

Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como

aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá

eternamente.» Isto foi o que Ele disse em Cafarnaum, ao ensinar na sinagoga.

(Ressonância)

Da carta encíclica Ecclesia de Eucaristia:

A Eucaristia fora da Missa é de um valor inestimável na vida da Igreja, e está ligado intimamente

com a celebração do sacrifício eucarístico.

É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jo 13, 25),

deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração.

Cântico: Adoramus te, ó Christe

ENSINA-ME A ADORAR

Senhor Jesus Cristo, realmente presente na Eucaristia, ensina-nos a Adorar.

Como os vossos discípulos, nós hoje, prostrados diante de Ti, sem medo e com amor, pedimos-Te:

Senhor ensina-nos a adorar, a adorar-Te a Ti, Filho de Deus, Palavra eterna do Pai, realmente

presente na Santa Eucaristia.

Que a nossa adoração seja o reconhecimento simples e sincero da Tua presença real, do Teu amor

misericordioso, da Tua ternura de Bom Pastor.

Adoramos-Te porque confiamos em Ti, e em Ti depositamos todo o nosso desejo de viver, todo o

nosso anseio de felicidade, todo o amor com que amamos os irmãos.

Adoramos-Te porque Tu és tudo para nós, em Ti está o segredo da nossa vida, a fonte da nossa

esperança.

Ensina-nos a adorar-Te com todo o nosso ser, o nosso corpo e os seus dinamismos, o nosso espírito

e os seus anseios.

Que a nossa adoração seja oferta de todo o nosso ser, confiança na Tua capacidade de me perdoar,

desejo de Te conhecer e de Te amar.

Que o nosso corpo saiba encontrar, em contacto com o Teu, a sua própria maneira de Te amar e de

Te manifestar a nossa ternura e o nosso desejo de fidelidade

Page 20: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

20

Ensina-nos a adorar em silêncio para Te escutar como Palavra do Pai: ajuda-nos a descobrir o

queres de nós e a ter coragem para cumprir a tua vontade.

Cântico: Creio em Ti, Senhor

ORAÇÃO

Relógio:

Senhor, nós te apresentamos este relógio.

Ajuda-nos a dar algum tempo do nosso dia à oração, pois só Tu és o Senhor.

Por isso Te pedimos: Senhor, dá-nos o Teu Espírito.

Telemóvel:

Senhor, nós te apresentamos este telemóvel.

Ajuda-nos a estar em comunicação contigo escutando a Tua Palavra.

Por isso Te pedimos: Senhor, dá-nos o Teu Espírito.

Pão:

Senhor, nós te apresentamos este pão da nossa mesa.

Ajuda-nos a repartir do que é nosso com aqueles que mais precisam de Ti.

Por isso Te pedimos: Senhor, dá-nos o Teu Espírito.

Flores

Senhor, nós te apresentamos estas flores.

Ajuda-nos a dar testemunho da alegria cristã aos nossos amigos.

Por isso Te pedimos: Senhor, dá-nos o Teu Espírito.

Pai Nosso

CONCLUSÃO Cristo precisa de nós para se dar a conhecer como Senhor da alegria, o salvador do mundo.

Precisou de Maria, como primeiro sacrário, que acolheu a Palavra e fez em tudo a vontade do Pai.

Precisou do testemunho de Francisco e Clara de Assis. Para eles, era importante mostrar que só o

Senhor dá a felicidade e a alegria verdadeira.

Precisou do testemunho de Madre Teresa de Calcutá e de João Paulo II. Para eles era importante

mostrar a alegria de seguir o Senhor.

Precisa de cada um de nós para que o nosso viver alegre contagie e espalhe a boa nova do Reino.

Como poderei eu ser testemunha de que Cristo é o meu Senhor, o meu único alimento, a causa da

minha alegria?

Aceita, Senhor, esta nossa oração de adoração, louvor e compromisso, para sermos verdadeiras

sementes de alegria. Tudo isto Te pedimos, Senhor Jesus, que vives com o Pai na unidade do Espírito

Santo.

Amen.

Cântico: O amor de Deus repousa em mim

Page 21: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

21

Oa – Oração da JMJ 2013

Page 22: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

22

Ob – Orações sobre a FÉ

DÁ-ME A VERDADEIRA FÉ Meu Deus, dá-me a fé, aquela fé verdadeira e prática, a fé que faz entrar o Evangelho na vida; a fé de quem constrói na rocha e não a fé morta de quem constrói na areia. Meu Deus, dá-me a fé, aquela que me faz meditar as tuas palavras para compreendê-las e que, depois, as faz praticar durante toda a vida; aquela fé que constitui a vida do justo, porque, de facto, estabelece a vida sobre fundamentos novos, totalmente diferente dos do resto dos homens, e que são loucuras aos seus olhos: «Tanto quanto os céus estão acima da terra, assim os meus planos são mais altos, que os vossos planos.» (cf Is 55,9) Luigi Guglielmoni e Fausto Negri

CREIO NA PALAVRA Há palavras eloquentes que agradam; há palavras idiotas que atrapalham. Só a Palavra de Deus é sábia. Há palavras sonoras que só falam; há palavras de conveniência que só fingem. Só a Palavra de Deus é profética. Há palavras claras que não são verdadeiras; há palavras obscuras cheias de claridade. Só a Palavra de Deus é transparente. Há palavras doces que mentem; há palavras amargas que são sinceras. Só a Palavra de Deus é o sal. Há palavras de letras e gramática; há palavras de notas e música. Só a Palavra de Deus lê e canta. Há palavras inteiras que são meias verdades; há palavras meias que são verdades inteiras. Só a Palavra de Deus é plenitude da verdade. Há palavras que acorrentam as ideias; há palavras que impedem os caminhos. Só a Palavra de Deus liberta. Há palavras escritas a encher bibliotecas; há palavras ditas a encher os parlamentos. Só a palavra de Deus enche o coração humano A tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos (v. 105) Frei Manuel Rito Dias, ofmcap. Cânticos da Mãe Terra

Page 23: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

23

Oc – Orações sobre a evangelização

NOVA EVANGELIZAÇÃO Deus vivo e Senhor da vida, tomamos consciência da permanente ação do Espírito, nas cidades em que habitamos. A espantosa admiração pelo teu amor fortalece e revigora a nossa vida. Abre os nossos olhos para captarmos os apelos lançados pela realidade presente. Atira a nossa esperança por caminhos concretos de autêntico humanismo, no estilo de Jesus. Dá-nos a graça de aprofundar a fé, de multiplicar o ardor criativo do testemunho. A força do teu Espírito envia-nos ao encontro dos indiferentes, dos adormecidos, dos desviados e perdidos, dos cansados de religião. O teu Cristo vivo invada, pelos nossos gestos, os recantos das consciências e os cantos da cidade. Carlos A. Moreira Azevedo

CHAMAMENTO Deus do chamamento e do envio, o Evangelho de Mateus narra-nos que o teu Jesus chamou a si os Doze. - É curioso como também usamos a mesma expressão para informar da morte: «Deus chamou a si», dizemos. Não sei se te atribuímos, Senhor Deus, atitudes que não tens... mas o teu chamamento é sempre para a vida em plenitude, seja no tempo, seja na eternidade. O teu Jesus continua a chamar a Si discípulos para lhes dar poder de expulsar o mal; de arrumar com o mal. Tu, ó Deus de Jesus, chamas para enviar, para irmos primeiramente aos que andam mal, aos que andam perdidos. Convoca-nos, hoje, Senhor, chama-nos a ti para nos enviares aos que, cansados da maldade, têm sede de ti. Carlos Azevedo

Page 24: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

24

La – Lectio Divina (esquema)

A “lectio divina” é um itinerário de oração e confronto da própria vida com a Palavra de Deus. Como método,

oferece várias possibilidades de encontro com Deus através da sua Palavra em momentos diferenciados:

Cântico

1. Statio: acolhimento da Palavra

o Estou à espera da Palavra. Ponho-me à escuta. Disposição interior. Silêncio.

Introdução

Nesta hora de escuta, de acolhimento, de amor à Palavra, o Senhor convida-nos…

Salmo – A minha alma tem sede de vós, meu Deus.

(ou outro que introduza a Palavra e a necessidade que temos dela)

2. Lectio: leitura da Palavra

o Leio o texto com atenção. Ler bem é escutar em profundidade.

Entrada solene da Palavra

Cântico – Senhor Tu tens, palavras de vida

(ou outro que leve ao acolhimento da Palavra)

Proclamação do Evangelho

Frases em ressonância

3. Meditatio: compreensão da Palavra

o O significado da Palavra. Que diz? Que me diz? Quem me diz?

Cântico

4. Oratio: oração da Palavra

o A minha palavra responde à Palavra de Deus. Diálogo com a Palavra. Rezo o texto com a

oração que brota da vida.

Oração (escolhida consoante o tema, ou a partilha de todos)

5. Contemplatio: contemplação da Palavra

o Diante da manifestação/epifania de Deus através da Sua Palavra, prostro-me, adoro.

Sinto Deus por dentro e vivo a novidade da “invasão” do Espírito.

Silêncio adorador, com gesto de prostração/inclinação

Cântico

6. Actio: ação e atuação da Palavra na própria vida

o A Palavra dá frutos, mexe comigo, transforma-me. Cumpre-se, realiza-se em mim.

Testemunho. Anúncio. Compromisso.

Compromisso

Cântico final

Page 25: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

25

Lb – Permanecei no meu amor

A “lectio divina” é um itinerário de oração e confronto da própria vida com a Palavra de Deus. Como método,

oferece várias possibilidades de encontro com Deus através da sua Palavra em momentos diferenciados:

Cântico - Nada te tube

7. Statio: acolhimento da Palavra

o Estou à espera da Palavra. Ponho-me à escuta. Disposição interior. Silêncio.

Introdução

Nesta hora de escuta, de acolhimento, de amor à Palavra, o Senhor convida-nos…interpela-nos…quer-

nos diferentes!

Hoje, vem visitar a nossa vinha! Sim! O nosso coração é muitas vezes assediado por várias coisas,

tentações atrações…, e fica sem espaço e sem força para o mais importante, para Ele. Deixemos que Ele

derrube as nossas falsas seguranças, os nossos tesouros vazios e tenhamos coragem de reconhecer a

sede imensa que temos Dele.

Hoje, e sempre, Ele oferece-nos a Sua Palavra, como fonte… Temos sede de Deus…

Coloquemos o nosso coração à escuta… Façamos silêncio…deixemo-nos atrair por Ele…

Esperemos a Palavra que o Senhor prepara para nós…

Temos sede de Deus… A minha alma tem desse de vós, meu Deus…

Salmo – A minha alma tem sede de vós, meu Deus.

8. Lectio: leitura da Palavra

o Leio o texto com atenção. Ler bem é escutar em profundidade.

Entrada solene da Palavra

Cântico – Senhor Tu tens, palavras de vida

Proclamação do Evangelho

EVANGELHO Jo 15, 1-9 1«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. 2Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. 4Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. 6Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. 7Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. 8Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.» 9«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.

Palavra da salvação. Cântico – Creio em Ti Senhor (1)

Frases em ressonância

Cântico – Creio em Ti Senhor (2,3)

Page 26: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

26

9. Meditatio: compreensão da Palavra

o O significado da Palavra. Que diz? Que me diz? Quem me diz?

Cântico – Deus é amor

10. Oratio: oração da Palavra

o A minha palavra responde à Palavra de Deus. Diálogo com a Palavra. Rezo o texto com a

oração que brota da vida.

Oração Senhor, quero permanecer em ti, não pro alguns momentos,

Ou de uma forma passageira e fria,

Mas permanecer de forma estável e habitual.

Senhor, quero permanecer em ti, orar em ti, adorar em ti.

Senhor, amar em ti, sofrer em ti, trabalhar e agir em ti.

Senhor, quero permanecer em ti, para contemplar as pessoas e as coisas

Com os teus próprios olhos, tocar-lhes com as tuas mãos, amar com o teu coração.

Ajuda-me a conhecer o teu segredo, que me fala no silêncio,

Ajuda-me a ser forte para não me deixar separar de ti,

Ajuda-me a ter sempre sede do teu amor.

11. Contemplatio: contemplação da Palavra

o Diante da manifestação/epifania de Deus através da Sua Palavra, prostro-me, adoro.

Sinto Deus por dentro e vivo a novidade da “invasão” do Espírito.

Silêncio adorador, com gesto de prostração/inclinação

Cântico – Permanece junto de mim

12. Actio: ação e atuação da Palavra na própria vida

o A Palavra dá frutos, mexe comigo, transforma-me. Cumpre-se, realiza-se em mim.

Testemunho. Anúncio. Compromisso.

Compromisso

Desta oração, construamos uma frase, que nos acompanhará no caminho.

Permanecerei

____________________________________________________________________

Cântico final – Ubi caritas, et amor

Page 27: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

27

ANEXOS

SUBSÍDIOS PARA OS GRUPOS PODEREM UTILIZAR QUANDO

ACHAREM OPORTUNO:

A) Fé!

B) Evangelizar

Page 28: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

28

A) Fé

CARTA APOSTÓLICA PORTA FIDEI DO SUMO PONTÍFICE BENTO XVI COM A QUAL SE PROCLAMA O ANO DA FÉ

14. O Ano da Fé será uma ocasião propícia também para intensificar o testemunho da caridade. Recorda São Paulo: «Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade; mas a maior de todas é a caridade» (1 Cor 13, 13). Com palavras ainda mais incisivas – que não cessam de empenhar os cristãos –, afirmava o apóstolo Tiago: «De que aproveita, irmãos, que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: “Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome”, mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está completamente morta. Mais ainda! Poderá alguém alegar sensatamente: “Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé”» (Tg 2, 14-18).

A fé sem a caridade não dá fruto, e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente, de tal modo que uma consente à outra realizar o seu caminho. De facto, não poucos cristãos dedicam amorosamente a sua vida a quem vive sozinho, marginalizado ou excluído, considerando-o como o primeiro a quem atender e o mais importante a socorrer, porque é precisamente nele que se espelha o próprio rosto de Cristo. Em virtude da fé, podemos reconhecer naqueles que pedem o nosso amor o rosto do Senhor ressuscitado. «Sempre que fizestes isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40): estas palavras de Jesus são uma advertência que não se deve esquecer e um convite perene a devolvermos aquele amor com que Ele cuida de nós. É a fé que permite reconhecer Cristo, e é o seu próprio amor que impele a socorrê-Lo sempre que Se faz próximo nosso no caminho da vida. Sustentados pela fé, olhamos com esperança o nosso serviço no mundo, aguardando «novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça» (2 Ped 3, 13; cf. Ap 21, 1).

15. Já no termo da sua vida, o apóstolo Paulo pede ao discípulo Timóteo que «procure a fé» (cf. 2 Tm 2, 22) com a mesma constância de quando era novo (cf. 2 Tm 3, 15). Sintamos este convite dirigido a cada um de nós, para que ninguém se torne indolente na fé. Esta é companheira de vida, que permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza por nós. Solícita a identificar os sinais dos tempos no hoje da história, a fé obriga cada um de nós a tornar-se sinal vivo da presença do Ressuscitado no mundo. Aquilo de que o mundo tem hoje particular necessidade é o testemunho credível de quantos, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, são capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida verdadeira, aquela que não tem fim.

Que «a Palavra do Senhor avance e seja glorificada» (2 Ts 3, 1)! Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro. As seguintes palavras do apóstolo Pedro lançam um último jorro de luz sobre a fé: «É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo, tenhais de andar aflitos por diversas provações; deste modo, a qualidade genuína da vossa fé – muito mais preciosa do que o ouro perecível, por certo também provado pelo fogo – será achada digna de louvor, de glória e de honra, na altura da manifestação de Jesus Cristo. Sem O terdes visto, vós O amais; sem O ver ainda, credes n’Ele e vos alegrais com uma alegria indescritível e irradiante, alcançando assim a meta da vossa fé: a salvação das almas» (1 Ped 1, 6-9). A vida dos cristãos conhece a experiência da alegria e a do sofrimento. Quantos Santos viveram na solidão! Quantos crentes, mesmo em nossos dias, provados pelo silêncio de Deus, cuja voz consoladora queriam

Page 29: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

29

ouvir! As provas da vida, ao mesmo tempo que permitem compreender o mistério da Cruz e participar nos sofrimentos de Cristo (cf. Cl 1, 24) , são prelúdio da alegria e da esperança a que a fé conduz: «Quando sou fraco, então é que sou forte» (2 Cor 12, 10). Com firme certeza, acreditamos que o Senhor Jesus derrotou o mal e a morte. Com esta confiança segura, confiamo-nos a Ele: Ele, presente no meio de nós, vence o poder do maligno (cf. Lc 11, 20); e a Igreja, comunidade visível da sua misericórdia, permanece n’Ele como sinal da reconciliação definitiva com o Pai.

À Mãe de Deus, proclamada «feliz porque acreditou» (cf. Lc 1, 45), confiamos este tempo de graça.

Desabitua-te! Desta janela em que escrevo, vejo os comboios a passar lá em baixo, não muito longe de mim. Mas daqui quase não os escuto. No entanto, há casas que estão mesmo coladas à linha férrea. Antes, admirava-me como conseguiriam essas pessoas dormir. Agora já não. Porque falei com algumas e revelaram-me o segredo: “nos primeiros dias ninguém pára, mas depois a gente habitua-se, já nem se dá conta”, disseram-me elas. Eis a maravilhosa capacidade de nos habituarmos. Mas depois, pus-me cá a pensar na nossa vida, e prefiro chamar-lhe assim: eis a perigosa capacidade de nos habituarmos. Porque o barulho dos comboios é como tudo: quando nos conseguimos habituar, deixamos de dar conta. E vejo que nos costumamos habituar a coisas demais. O hábito faz-nos perder a atenção dos acontecimentos, rouba-nos o gozo das novidades, e o sabor irrepetível dos dias; impede-nos de crescer. As pessoas habituam-se a viver juntas, e deixam de prestar atenção umas às outras. Um casal habitua-se ao casamento, e perdem o gozo do namoro. Esquecem a necessidade de se seduzir todos os dias. Habituam-se. E esquecem-se que têm que se pedir um ao outro de novo em casamento, em cada manhã. Deixamos cair até a nossa Fé na rotina do hábito, e tudo se vai tornando estéril. Vamos cumprindo rituais, aos quais chamamos obrigações e deveres. Vamo-nos habituando a cumpri-los, mas sem percebermos verdadeiramente para que servem. Habituamo-nos a ser o que somos, e deixamos de sonhar em ser mais. Habituamo-nos ao ritmo quotidiano, a que chamamos vida, e deixamo-nos engolir por ele. Habituamo-nos às correrias, habituamo-nos às inutilidades sempre tão urgentes, habituamo-nos a andar tristes. Habituamo-nos a encher a boca de queixas e lamentos. E assim, deitamos fora a vontade de mudar e viver de novo cada dia que nos calha em sorte. E depois… depois ainda somos capazes de dizer, com o rosto triste e um encolher de ombros desolado: “É a vida! Temos que nos habituar!” Não, não, amigo! Para ser verdadeiramente Vida, tens é que te desabituar! Rui Santiago cssr

SIM E NÃO A MUITA COISA… Naquele tempo – como neste em que vivemos hoje – disse Jesus àqueles que o escutavam: “Seja este o vosso modo de falar: SIM, SIM! NÃO, NÃO! O que for além disto, procede do espírito do mal!” (Mt 6, 37) E, depois, ficando a sós com os seus discípulos, continuou: Diz SIM a limpar a mente de pensamentos negativos e a enchê-la de Confiança e pensamentos positivos! Diz SIM a contar com Deus todos os dias, e a esperar o melhor de ti próprio! Diz SIM a Confiar em Deus, em ti, na vida, na história, nos outros e nos teus projectos! Diz SIM a interagir criativamente com todas as situações do teu dia, animado e fortalecido interiormente pelo Espírito Santo! Diz SIM a exprimir o que sentes com palavras-vitamina, a ti, aos outros e a Deus!

Page 30: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

30

Diz SIM a ser autor de ti próprio e transformador das tuas circunstâncias, porque ninguém chega a ser feliz “a partir de fora”! Diz SIM a decidir ser Feliz em cada manhã! Diz SIM a ser atento e persistente na “Higiene do Homem Interior”! Diz SIM a conformar a tua mente com a Palavra de Deus e o teu coração com o Espírito Santo! Diz SIM a olhar os obstáculos com o tamanho que eles realmente têm, sem os aumentares, e a dar a cada dificuldade a importância que ela realmente mereça! Diz SIM a simplificar a vida, confiando no poder de Deus, e ocupando-te mais intensamente com as situações reais do que com as expectativas imaginárias! Diz SIM à alegria contagiante! Diz SIM à coragem de Pedir Perdão, à liberdade de Perdoar e à maturidade de te Perdoares a ti próprio! Diz SIM a ser amável, a viver de tal modo que sejas digno de ser amado! Diz SIM a amar tão perfeitamente que haja muitas pessoas que gostem de gostar de ti! Diz SIM a procurar mais comprometidamente as Soluções do que os Culpados! Diz SIM a fazer da Vida Teologal uma Sabedoria Prática! Diz NÃO a pensar em ti próprio como fraco, incapaz, estúpido ou não atraente quando comparado com outros! Diz NÃO a que outros te façam sentir inferior, especialmente quando usam linguagem venenosa contra ti ou as coisas que tu fazes! Diz NÃO a esperar fracassar numa coisa ainda antes de a começar! Diz NÃO a pores-te sempre a ti e aos teus interesses em primeiro lugar! Diz NÃO a pores-te sempre a ti e aos teus interesses em último lugar! Diz NÃO a deixares que os outros ordenem o que deves fazer! Diz NÃO a culpar os outros! Diz NÃO a querer ser grande fazendo dos outros pequenos, porque a única maneira de ser grande é Crescer! Diz NÃO a evitar responsabilidades porque pensas que os outros farão o trabalho melhor que tu! Diz NÃO a preocupar-te com o que os outros possam pensar de ti! Diz NÃO a esperar que toda a gente goste de ti e a ficar assustado ou angustiado se os outros não concordam contigo ou tens de te confrontar com alguém! Diz NÃO a ser uma vítima de ti próprio, porque isso fará sempre de ti uma vítima dos outros! Diz NÃO ao vírus da má disposição, e muito menos a ser seu propagador! Diz NÃO a qualquer espécie de fatalidade, porque habita em ti o Espírito da Criatividade! Diz NÃO a fazeres destas minhas palavras mais uma Teoria! Rui Santiago cssr

Page 31: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

31

B) EVANGELIZAR

A nova evangelização (Conclusão do “Instrumentum Laboris”)

“Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós” (Act 1, 8)

162. Com a sua vinda até nós, Jesus Cristo comunicou-nos a vida divina que transfigura a face da terra, fazendo novas todas as coisas (cf. Ap 21, 5). A sua Revelação envolveu-nos, não apenas como destinatários da salvação que nos foi dada, mas também como seus anunciadores e testemunhas. O Espírito do Ressuscitado habilita, deste modo, a nossa vida para o anúncio eficaz do Evangelho em todo o mundo. É a experiência da primeira comunidade cristã que via o difundir-se da Palavra mediante a pregação e o testemunho (cf. Act 6, 7).

163. Cronologicamente, a primeira evangelização teve início no dia do Pentecostes, quando os Apóstolos, todos reunidos no mesmo lugar em oração com a Mãe de Cristo, receberam o Espírito Santo (cf. Act 1, 14; 2, 1-3). Aquela que, segundo as palavra do Arcanjo, é “cheia de graça” (Lc1, 28), encontra-se assim na via da evangelização apostólica, e em todas as vias nas quais os sucessores dos Apóstolos se colocam para anunciar o Evangelho.

164. Nova evangelização não significa um “novo Evangelho”, porque “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos” (Heb 13, 8). Nova evangelização significa dar resposta adequada aos sinais dos tempos, às necessidades dos homens e dos povos de hoje, aos novos cenários que mostram a cultura por meio da qual exprimimos a nossa identidade e procuramos o sentido da nossa existência. Nova evangelização significa, por isso, promoção de uma cultura mais profundamente radicada no Evangelho. Quer dizer descobrir o “homem novo” (Ef 4, 24) que está em nós graças ao Espírito dado por Jesus Cristo e pelo Pai. Que a celebração da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos seja para a Igreja como um novo Cenáculo, onde os sucessores dos Apóstolos, reunidos em oração juntamente com a Mãe de Cristo, que foi invocada como a “Estrela da Nova Evangelização”, preparam as vias da nova evangelização.

165. Deixemos que sejam uma vez mais as palavras de João Paulo II, que tanto se debateu por ela, a explicar a palavra: nova evangelização significa “reacender em nós o zelo das origens, deixando-nos invadir pelo ardor da pregação apostólica que se seguiu ao Pentecostes. Devemos reviver em nós o sentimento ardente de Paulo que o levava a exclamar: «Ai de mim se não evangelizar!» (1 Cor 9,16). Esta paixão não deixará de suscitar na Igreja uma nova missionariedade, que não poderá ser delegada a um grupo de « especialistas », mas deverá corresponsabilizar todos os membros do povo de Deus. Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-Lo para si; tem de O anunciar. É preciso um novo ímpeto apostólico, vivido como compromisso diário das comunidades e grupos cristãos”.

Jesus Cristo, Evangelho que dá esperança

166. Hoje, nós sentimos a necessidade de um princípio que nos dê esperança, que nos permita olhar para o futuro com os olhos da fé, sem lágrimas de desespero. Enquanto Igreja, temos este princípio, esta fonte de esperança: Jesus Cristo, morto e ressuscitado, presente no meio de nós com o seu Espírito, que nos dá a experiência de Deus. Temos, no entanto, muitas vezes a impressão de não

Page 32: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

32

conseguirmos dar corpo a esta esperança, de não conseguirmos “fazê-la nossa”, de não fazer dela palavra viva para nós e para os nossos contemporâneos, de não a assumir como fundamento das nossas acções pastorais e da nossa vida eclesial.

A este respeito, temos uma clara palavra de ordem para uma pastoral presente e futura: nova evangelização, isto é, nova proclamação da mensagem de Cristo, que infunde alegria e liberta-nos. Esta palavra de ordem alimenta a esperança da qual sentimos necessidade: a contemplação da Igreja nascida para evangelizar conhece a fonte profunda das energias para o anúncio.

“Sentimo-nos encorajados no nosso Deus a anunciar-vos o Evangelho de Deus no meio de grande luta” (1 Ts 2, 2). A nova evangelização impele-nos a um testemunho da fé que frequentemente assume os contornos do combate e da luta. A nova evangelização fortalece cada vez mais a relação com o Senhor Jesus Cristo, porque apenas Nele reside a certeza para olhar o futuro e a garantia de um amor autêntico e duradoiro.

A alegria de evangelizar

167. Nova evangelização significa dar razões da nossa fé, comunicando o Logos da esperança ao mundo que aspira à salvação. Os homens têm necessidade da esperança para poder viver o próprio presente. Por esta razão, a Igreja é missionaria na sua essência e oferece a Revelação do rosto de Deus que, em Jesus Cristo, tomou um rosto humano e nos amou até ao fim. As palavras de vida eterna que nos são dadas no encontro com Jesus Cristo são para todos, para cada homem. Cada pessoa do nosso tempo, quer o saiba ou não, tem necessidade deste anúncio.

168. Na verdade, a ausência desta consciência gera solidão e desconforto. Entre os obstáculos à nova evangelização está precisamente a falta de alegria e de esperança que situações deste tipo geram e difundem entre os homens do nosso tempo. Muitas vezes, esta falta de alegria e de esperança é de tal modo forte que corrói o próprio tecido das nossas comunidades cristãs. A nova evangelização propõe-se, nestes contextos, também como fármaco para dar alegria e vida contra todo o tipo de medo. Em semelhantes contextos é imperativo revigorar a nossa fé, como nos pede o Papa Bento XVI: “Solícita a identificar os sinais dos tempos no hoje da história, a fé obriga cada um de nós a tornar-se sinal vivo da presença do Ressuscitado no mundo. Aquilo de que o mundo tem hoje particular necessidade é o testemunho credível de quantos, iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, são capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida verdadeira, aquela que não tem fim”.

169. Olhemos, por isso, para a nova evangelização com entusiasmo. Aprendamos a doce e confortante alegria de evangelizar, mesmo quando parece que o anúncio é uma semente nas lágrimas (cf. Sl 126, 6). Ao mundo que procura respostas às grandes questões sobre o sentido da vida e da verdade, que lhe seja possível viver com renovada surpresa a alegria de encontrar testemunhas do Evangelho que, com a simplicidade e a credibilidade da sua vida, sabem mostrar o poder transfigurador da fé cristã. Como afirmava Paulo VI: “Que isto constitua, ainda, a grande alegria das nossas vidas consagradas. E que o mundo do nosso tempo que procura, ora na angústia, ora com esperança, possa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e descoroçoados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo, e são aqueles que aceitaram arriscar a sua própria vida para que o reino seja anunciado e a Igreja seja implantada no meio do mundo”. “Não temais!”: é a palavra do Senhor (cf. Mt 14, 27) e do anjo (cf. Mt 28, 5) que sustenta a fé dos anunciadores, dando-lhes força e entusiasmo. Seja também esta a palavra dos anunciadores, que sustentam e nutrem o caminho de cada homem para o encontro com Deus. “Não temais!” seja a palavra da nova evangelização, com a qual, a Igreja, animada pelo Espírito Santo, anuncia “até aos confins do mundo” (Act 1, 8) Jesus Cristo, Evangelho de Deus, para a fé dos homens.

Page 33: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

33

Semeia Sempre

Se hoje acordares e vires a terra fendida, sedenta de água e de vida; se ao ergueres os teus olhos descobrires o sol encoberto pelos pássaros da destruição e pelo fumo que sobe, da terra ferida; se os gritos dos meninos-soldados e das mães sem filhos ecoarem bem fundo no teu peito; se hoje acordares e ouvires o mudo lamento de quem vive morrendo num leito de sofrimento feito; se ao abrires os teus olhos vires homens vivendo na pobreza resignada porque do solo que pisam brota a riqueza por tantos outros cobiçada; se hoje acordares e sentires que este mundo em que vives é teu, e que em vez da escuridão e morte, poderia ser luz e céu. Então, chora meu irmão! Chora, irmão, mas que as tuas lágrimas não sirvam para lavar a tua consciência! Chora, mas não permaneças chorando! Ergue os teus braços e semeia. Semeia sempre! Semeia na terra quente e seca, semeia na tempestade, mas semeia! Espalha flores, sorrisos, canções de paz e alento. Semeia ainda que digam que as tuas sementes serão espalhadas pelos homens e pelo vento. Semeia, semeia sempre! Ainda que o ribombar dos canhões faça tremer a tua mão e as sementes não possam escolher o teu chão. Semeia meu irmão! Ainda que o solo pareça recusar as sementes; ainda que as sementes não prometam fortes searas. Semeia, semeia sempre! Ainda que o solo esteja crivado de minas e balas; ainda que alguns queiram prender-te os braços e impedir-te de semear. Semeia, irmão! Semeia sempre! Ainda que chamem louca a essa tua vontade insistente de semear, queiram emudecer a tua voz e fazer-te calar; nesta vasta seara chamada terra, semeia paz nos campos da guerra; semeia sobretudo a esperança, a liberdade; semeia pão, vida, educação. Semeia dignidade! Semeia sonhos, noites tranquilas, madrugadas serenas, manhãs claras, tardes amenas. Semeia asas para voar e braços estendidos para a todos abraçar. Semeia, irmão, semeia sempre!

Olinda Ribeiro

Page 34: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

34

Decálogo da Missão

«Não leveis bolsa, nem alforge... E o resto vos será dado por acréscimo.» (Lc 10,4; 12,31) Nada recusar para tudo agradecer Nada pedir para tudo merecer Nada exigir para tudo esperar Nada dizer para tudo entender Nada julgar para tudo crer Nada negar para tudo conseguir Nada querer para tudo ganhar Nada destruir para tudo renovar Nada excluir para tudo amar Nada ter para tudo ser

frei Manuel Rito Dias, ofmcap

Ide, Sede, Anunciai

(cf. Mateus 28,20) Ide. Sede o que Eu era. Dizei tudo o que ouvi de meu Pai e disse ao mundo. Sem temor, fazei tudo o que puderdes para a todos juntar no meu rebanho. Sede irmãos dos que a guerra tornou órfãos. Demorai-vos no pão e no conselho. Não temais, se quiserem marginar-vos os senhores da lei ou da fortuna. Sem limites de raça ou território, conduzi-vos ao sopro do meu Espírito: Ele não faz acepções e nunca apaga qualquer chama sedenta do seu vento. Dois a dois ou sozinhos — com a vida, o sorriso, a palavra ou o silêncio — dai a mão e o ombro aos que procuram pão e paz e perdão no seu tormento. Como filhos de um Deus que a todos ama, ide, sede, vivei, fazei discípulos. Eu vou estar para sempre ao vosso lado com sinais, confirmando a Boa-Nova. Frei Lopes Morgado, ofmcap.

Page 35: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

35

CÂNTICOS

Neste espaço colocamos os cânticos que irão ser utilizados nos encontros da JEF e poderão ser trabalhados também nas reuniões de grupo.

1. Hino da JEF

2. Firme na fé

3. Renasce em mim

4. Aumenta a minha fé

5. Carta escrita de Deus para ti

6. Desperta! Alguém chama por ti

7. Dias depois

8. Faz-te ao largo

9. Guiados pelo Espírito

10. Viemos adorar-te, Senhor!

11. Com S. Paulo corremos para a meta

12. Creio em Ti

13. Cânticos de Taize

Page 36: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

36

Page 37: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

37

Page 38: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

38

Page 39: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

39

Page 40: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

40

Page 41: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

41

Page 42: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

42

Page 43: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

43

Page 44: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

44

Page 45: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

45

Page 46: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

46

Page 47: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

47

Page 48: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

48

Page 49: Reuniões jef 2012 2013

Grupos JEF 2012/2013

49