o evangelizador 197 - junho 2015

10
Nº 197•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•JUNHO/2015•ANO 16 O Evangelizador O Evangelizador “O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”. “O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”. “O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”. Corpus Christi: o povo testemunhando publicamente a Eucaristia Região 08 de Pastoral, que compreende as paróquias A Nossa Senhora do Monte Serrat, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Cristo Rei e São Roque, comemorou com grande testemunho público de Fé na Eucaristia, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Santíssimo Sangue de Jesus – Corpus Christi. A celebração teve início com concentração às 15h30 no Largo São Benedito, com a exposição do Santíssimo Sacramento na porta da Igreja pelo padre Adriano Luiz Zucullin, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, paróquia responsável pela organização do evento religioso. Em seguida, teve início a procissão na Rua Campos Sales, adentrando depois toda a extensão da Rua 9 de Julho, principal via da cidade. Os belíssimos tapetes confeccionados pelas equipes das 5 paróquias ornamentaram a rua e o Pavilhão das Artes, onde foi celebrada a missa solene. A procissão tomou completamente a Rua 9 de Julho, numa importante manifestação e testemunho de fé na Eucaristia. Mais de 10.000 pessoas acompanharam a procissão e lotaram o Pavilhão das Artes. Com animação no carro de som do padre Michael Henrique dos Santos, da paróquia São Roque e coordenador do CRAE da Região 08, a multidão emocionada cantou e rezou durante todo o trajeto. A Missa solene foi presidida pelo padre Adriano e concelebrada pelos padres Michael, Marcílio Gragefe, Carlos José Virillo, Clóvis Wilson Fontenla, José Luiz Nascibem, José Donizete F. Danello e Rodolfo Croon, missionário redentorista no Suriname, cuja família reside em Salto. Participaram os diáconos: Milton de Almeida Trentin, Eldis Lúcio Beltrão, Dimas Constant, Joaquim Luis Arruda, Edison da Silva Palagi, Antonio Barcelides Cruchello, Vandelino Sampaio Monteiro e José Carlos Pascoal. Na homilia padre Michael falou da importância da Eucaristia em nossa vida. “Estamos em festa, celebrando a memória daquela noite santa em que Jesus instituiu a Eucaristia. Estamos felizes porque saímos às ruas de Salto para testemunhar a importância da Eucaristia em nossas vidas. Eucaristia é vida”, falou. Fotos: Evelyn Pacheco - PasCom São Benedito 16 Anos

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 22-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 197 - Junho 2015

N º 1 9 7 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • J U N H O / 2 0 1 5 • A N O 1 6

O EvangelizadorO Evangelizador

“O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”.“O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”.“O Dízimo sempre gera unidade e comunhão na comunidade. E isso nos faz realmente irmãos”.

Corpus Christi: o povo testemunhando publicamente a Eucaristia

Região 08 de Pastoral, que compreende as paróquias

ANossa Senhora do Monte Serrat, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Cristo Rei e São Roque, comemorou

com grande testemunho público de Fé na Eucaristia, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Santíssimo Sangue de Jesus – Corpus Christi. A celebração teve início com concentração às 15h30 no Largo São Benedito, com a exposição do Santíssimo Sacramento na porta da Igreja pelo padre Adriano Luiz Zucullin, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, paróquia responsável pela organização do evento religioso. Em seguida, teve início a procissão na Rua Campos Sales, adentrando depois toda a extensão da Rua 9 de Julho, principal via da cidade. Os belíssimos tapetes confeccionados pelas equipes das 5 paróquias ornamentaram a rua e o Pavilhão das Artes, onde foi celebrada a missa solene. A procissão tomou completamente a Rua 9 de Julho, numa importante manifestação e testemunho de fé na Eucaristia. Mais de 10.000 pessoas acompanharam a procissão

e lotaram o Pavilhão das Artes. Com animação no carro de som do padre Michael Henrique dos Santos, da paróquia São Roque e coordenador do CRAE da Região 08, a multidão emocionada cantou e rezou durante todo o trajeto. A Missa solene foi presidida pelo padre Adriano e concelebrada pelos padres Michael, Marcílio Gragefe, Carlos José Virillo, Clóvis Wilson Fontenla, José Luiz Nascibem, José Donizete F. Danello e Rodolfo Croon, missionário redentorista no Suriname, cuja família reside em Salto. Participaram os diáconos: Milton de Almeida Trentin, Eldis Lúcio Beltrão, Dimas Constant, Joaquim Luis Arruda, Edison da Silva Palagi, Antonio Barcelides Cruchello, Vandelino Sampaio Monteiro e José Carlos Pascoal. Na homilia padre Michael falou da importância da Eucaristia em nossa vida. “Estamos em festa, celebrando a memória daquela noite santa em que Jesus instituiu a Eucaristia. Estamos felizes porque saímos às ruas de Salto para testemunhar a importância da Eucaristia em nossas vidas. Eucaristia é vida”, falou. Fotos: Evelyn Pacheco - PasCom São Benedito

16 Anos

Page 2: O Evangelizador 197 - Junho 2015

e-mails: [email protected] / [email protected]

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 9 7D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / J U N H O2 0 1 5 • A N O 1 6

2O EvangelizadorO Evangelizador

Diretor Responsável: Pe. Marcilio GragefeJornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420Produção: Pastoral da Comunicação Social Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha Dalla Vecchia (Coordenadora)Bia D. V. Alves / Maria Angélica Gonçalves / Evelyn Pacheco / André Luis Santos / Ana Lucia M. Pazinie Rogério Pazini - Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

E X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I T O

e-mails: [email protected] / [email protected]

E d i t o r i a l

EditorialEditorialEditorialGrande momento de espiritualidade

viveram a paróquia São Benedito e a Região 08 de Pastoral no final de maio e início de junho. Os eventos religiosos agitaram sobremaneira a comunidade paroquial e as paróquias da cidade.

Referimo-nos à Solenidade de Pentecostes, celebrada especialmente na Comunidade Divino Espírito Santo, que começou com a Setena e o pouso da Bandeira do Divino nas residências e culminou com a missa solene e procissão no dia 24 de maio, presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe.

Referimo-nos também à Celebração da Crisma e o Envio Missionário para as Santas Missões Populares, em missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Vicente Costa. 96 jovens foram crismados após quase dois anos de Catequeses, ministradas pela equipe coordenada por Rosana dos Reis. O grupo de missionários e missionárias, que participarão do Retiro Diocesano Missionário nos dias 26 a 28 de junho em Itupeva, além dos presbíteros e diáconos, foram enviados em bênção de dom Vicente.

Por fim, a grande demonstração de fé na Eucaristia, iniciada com o Tríduo prepa-

ratório na Matriz São Benedito, com grande assembléia todos os dias, a missa das 09h30 no dia 4 e a procissão e missa solene de Corpus Christi, iniciada na Matriz São Benedito e terminada no Pavilhão das Artes, com mais de dez mil fiéis participando ativamente.

A preparação para as Santas Missões Populares segue de vento em popa. O pároco vem se reunindo semanalmente com a equipe de coordenação para que a motivação para o primeiro retiro missionário paroquial de agosto tenha resposta das comunidades da paróquia.

Espiritualidade, Missionariedade e CaridadeEspiritualidade, Missionariedade e CaridadeEspiritualidade, Missionariedade e Caridade

No domingo que antecede a celebração de Pentecostes, a igreja celebra a Ascensão do Senhor e é nesse dia que é comemorado pela Igreja Católica o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A Pastoral da Comunicação Social (PasCom) das Paróquias São Roque, São Benedito, Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida, da Região 8 de Pastoral da diocese de Jundiaí (paróquias de Salto), estiveram reunidas em uma Missa para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida pelo Administrador Paroquial Padre Adriano Luís Zucullim, com a participação do Diácono José Carlos Pascoal, da paróquia São Benedito e Assessor Regional de Comunicação Social.

Após a procissão de entrada. Padre Adriano acolheu os representantes de cada PasCom ressaltando que haviam

depositado no altar exemplares dos respectivos informativos. Os jornais Estância e Taperá foram representados por Edemilson Santos e Valdir Líbero. Claudinho Nascimento representou a Rádio FM 90. Na homília, Padre Adriano enfatizou sobre a missão de evangelizar e sobre os preparativos que a comunidade de Nossa Senhora Aparecida está fazendo tendo por objetivo as “Santas Missões Populares”. Seguindo, comentou sobre a mensagem que o Papa Francisco redigiu sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema, “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Nessa mensagem, o Papa Francisco teve como inspiração a visita de Maria a Isabel (Lc, 1, 39-56) conduzindo todos a percepção que após nossa “...chegada ao mundo, continuamos a permanecer num “ventre”, que é a família...” e ainda os desafios a ser enfrentado para a promoção da justiça social, da paz. Padre Adriano ressaltou também a importância da comunicação, a missão do agente de pastoral da Comu-nicação Social e, sobretudo o papel fundamental da família como agente evangelizador, diante das dificuldades contemporâneas na manutenção de um diálogo onde haja acolhida, amor, aceitação do diferente e perdão, afinal “não existe família perfeita”.

No final da celebração, o sacerdote convidou todos os agentes para que se dirigissem até o altar recebendo a benção. Foram entregues exemplares da mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais aos fiéis.

Missa em Louvor ao Dia Mundial das Comunicações Sociais

Fotos: Rogério Pazzini - PasCom São BeneditoTexto: Cidinha Dalla Vecchia - PasCom São Benedito.

Page 3: O Evangelizador 197 - Junho 2015

3O EvangelizadorO Evangelizador A r t i g o d o M ê s

ARTIGO DO MÊS: A formação missionária dos seminaristas, nossos futuros presbíteros.

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! ”(Mc 16,15). Prezados irmãos e irmãs da Igreja de Deus que se faz presente na Diocese de Jundiaí: Cristo, missionário do Pai, envia, pela força do Espírito, seus discípulos para anunciar a Boa-Nova a todas as nações (cf. Mc 16,15), a fim de que todos experimen-tem e vivam a infinita alegria de se tornarem discípulos do Senhor (cf. Mt 28,10). Portanto, a Igreja é missionária por natureza: ela existe para anunciar, pelo seu autêntico testemunho, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Em toda a sua história, a Igreja nunca deixou de ser missionária. Porém, diante dos tempos modernos, os discípulos de Jesus Cristo são cada vez mais impulsionados e fascinados pela missão. Como afirma o Documento de Aparecida: “A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp, n. 29). O Papa Francisco tem salientado muito a transfor-mação missionária da Igreja, de “uma Igreja 'em saída'”: “prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” [A Alegria do Evangelho] sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, n. 49). As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-

2019, recentemente aprovadas pelo episcopado brasileiro, na sua última Assembléia Geral (Aparecida – SP, 15 a 24 de abril de 2015), insistem, como uma das cinco urgências da nossa ação evangeliza-dora, na “Igreja em estado permanente de missão”: “É necessário, portanto, suscitar, em cada batizado e em cada forma de organização eclesial, uma forte consciência missionária que interpele o discípulo missionário a (…) tomar iniciativa, a sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo (DAp, n. 548)” (n. 38). Queridas irmãs e irmãos dioce-sanos: creio que, se esta “forte consciência missionária” deve marcar profundamente todo discípulo missionário de Jesus Cristo, muito mais ela é exigida dos que se dedicam radicalmente ao Reino de Deus como ministros ordenados (bispos, pres-bíteros e diáconos permanentes) e religi-osos. Não deve existir um só ministro ordenado ou religioso em quem não arda o fogo sagrado do amor por Deus e pelo apostolado missionário. A graça que os presbíteros recebem no dia de sua ordenação presbiteral capacita-os não só para uma missão limitada e restrita à própria Diocese, mas também para a imensa e universal missão de salvação, “até os confins da terra” (At 1,8), uma vez que os presbíteros participam da missão universal que Cristo confiou aos seus apóstolos. Com o objetivo de garantir e fortalecer esta formação missionária “ad gentes”, isto é, “para além de suas fronteiras”, nos últimos anos, em muitas casas de formação presbiteral por este imenso Brasil, têm surgido os Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs). O objetivo destes Conselhos é proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida

Religiosa Consagrada uma sólida espiri-tualidade e uma formação para a missão universal. Assim se espera incutir nos futuros presbíteros uma mentalidade e um coração missionário, tornando-os abertos às necessidades da Igreja e do mundo, atentos aos mais distantes e afastados da Igreja e dispostos a pregar o Evangelho em toda a parte. Se, como dizia Santo Agostinho: “Se queres amar Cristo, tua caridade abarque todo o mundo”, os presbíteros e os futuros candidatos a este ministério devem sentir-se e agir, onde quer que se encontrem, como “párocos do mundo” a serviço de toda a Igreja. Queridas irmãs e irmãos dioce-sanos: essa Igreja Particular que se prepara para realizar as Santas Missões Populares teve a alegria de acolher o 1º Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo), nos dias 30 de abril a 03 de maio. O tema deste Congresso foi: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”. 50 seminaristas e um diácono transitório provindos de 23 Dioceses do Regional Sul 1, bem como dois religiosos (um salesiano e um passionista), participaram deste Congresso Missionário e puderam sentir “a solicitude por todas as igrejas” (2Cor 11,28) e pela humanidade. Demos graças a Deus por este 1º Congresso Missionário de Seminaristas realizado em nossa Diocese. As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil afirmam que “a maturidade eclesial é consequência e não apenas condição de abertura missionária” (n. 78). Que Maria, Perfeita Missionária do Pai, interceda pelos nossos seminaristas para que eles se tornem “presbíteros para uma Igreja em saída”! E a todos abençoo.

Dom Vicente Costa -Bispo Diocesano de Jundiaí

CASAMENTOS CASAMENTOS CASAMENTOS

· 01 de agosto de 2015, 16h – Igreja do Divino:MAXWELL AMARAL DA SILVA e MARIANA APARECIDA

VIEIRA DA SILVA.· 07 de agosto de 2015, 20h – Matriz São Benedito:

JULIANO GUIMARÃES e ANA PAULA DE MATOS.· 08 de agosto de 2015, 15h30 – Matriz São Benedito:

FRANCISCO DE ASSIS DI FOGGI OLIVEIRA e VANESSA HENRIQUE CASTELLO

proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de proclamas de

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO,

MANIFESTE-SE DE ACORDO COM A LEI.

Pretendem casar na Paróquia São Benedito:

Page 4: O Evangelizador 197 - Junho 2015

A Pastoral Matrimonial da Paroquia São Benedito realizou nos dias 29, 30 e 31 de maio, o 1º Encontro de Noivos de 2015, e que contou com a participação de 12 casais. O Encontro foi realizado no Centro Comunitário São Benedito e contou com a participação do assessor da Pastoral, diácono Edison da Silva Palagi. Os noivos participaram da missa das 18h do sábado, 30 de maio, na Matriz São Benedito, juntamente com

Pastoral Matrimonial realizou Encontro de Noivos

Colaboração: José Carlos da Silva

O EvangelizadorO Evangelizador 4N o t í c i a s

os agentes da Pastoral Matrimonial e os pais dos noivos. A missa foi presidida pelo pároco padre Marcílio Gragefe. O Encontro de Noivos em preparação para o sacramento do Matrimônio consta de palestras, dinâmicas e testemunhos. O próximo encontro será no final de agosto. Informações na Secretaria Paroquial. A Equipe, coordenada por Genivaldo e Selma Aparecida Almeida, contou com os seguintes casais: Marcelo e Renata Frós Longatti, Danilo Dias e Amanda Medina, José Carlos e Elza Boaventura da Silva; José e Maria José Ferreira Panegioti, Harison e Persia Regina Barbi Aleixo, Everton Azevedo e Carla Cristiane dos Santos Gonçalves.

Corpus Christi: o povo testemunhando publicamente a Eucaristia

Assuntos ContábeisFiscaisTrabalhistas

Lucro RealPresumidoSimples

Consultoria TributáriaSCUTIERI & SCUTIERI

escritório contábil

Rua Guanabara, 67 - Jardim Maria José - Salto - [email protected]

Fone: (11) 4028-1053

Page 5: O Evangelizador 197 - Junho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 5N o t í c i a s

o dia 31 de maio, domingo em que a Igreja celebra a

NSantíssima Trindade, a Paróquia São Benedito recebeu o bispo diocesano Dom Vicente Costa para ministrar o

Sacramento da Crisma a 96 jovens preparados na Catequese da Crisma da Paróquia. 20 desses jovens receberam também a Primeira Eucaristia. A Missa solene teve início às 10h30, no Espaço Missionário Festivo da paróquia e foi presidida por dom Vicente, concelebrada pelo pároco padre Marcílio Gragefe e pelo vigário paroquial padre José Luiz Nascibem, com participação dos diáconos Antonio Barcelides Cruchello, Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal. Iniciando a celebração, Dom Vicente exortou aos participantes para uma especial atenção com o sentido do acontecimento que a Igreja está celebrando, ou seja, a Solenidade da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espirito Santo em perfeita harmonia, sendo os Três uma única só pessoa, formando uma comunidade. Na homilia o bispo mais uma vez

enfatizou a importância de viver em comunidade e citando o texto Carta de São Paulo aos Romanos, lembrou a todos que somos filhos e herdeiros de Deus e que por meio do Espírito que recebemos clamamos Abba Pai. Reportando-se ao Evangelho do dia convidou os fiéis para atentarem quanto às palavras de Jesus Cristo, que exortou aos discípulos a estarem sempre em comunhão com os ensinamentos d’Ele e que por meio do Batismo tornariam a todos os povos discípulos e assim Ele, Cristo estaria com eles “todos os dias, até o fim do mundo”. Em seguida, houve a renovação das Promessas Batismais e o Sacramento da Crisma. Antes da benção final, padre Marcílio chamou as 38 pessoas que representarão a paróquia no Retiro Missionário Diocesano, que será realizado de 26 a 18 de junho na paróquia São Sebastião de Itupeva para receberem o Envio. Esse grupo formará os missionários nos Retiros Paroquiais Missionários de agosto e novembro deste ano. Texto e fotos: Cidinha Dalla Vecchia - PasCom São Benedito.

Crisma e Envio Missionário na Paróquia São Benedito

Santo Inácio

Santa Teresinha

Page 6: O Evangelizador 197 - Junho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 6N o t í c i a s

Batizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaBatizados na ParóquiaA Secretaria Paroquial e a Pastoral do Batismo informam os batismos celebrados no mês de abril na Paróquia São

Benedito:· 17 de Maio - Matriz São Benedito:

· BRYAN DE CARVALHO MARTINS· HELENA BAPTISTA FINOT

· ALEJANDRO SAMPAIO DA SILVA· PEDRO OLIVEIRA FIDENCIO

· YASMIM AZEVEDO GONÇALVES· ISABELLA KRULIKOWSKI· ALICE ALVES GONDIM

· MELISSA MIGUEL SOARES· PEDRO HENRIQUE FERNANDES

· GABRIEL HIROSHI KIMURA POLICASTRO

Parabéns às crianças, adolescentes, pais e padrinhos.

Crisma e Envio Missionário na Paróquia São Benedito Santana e São Joaquim Divino

São José Operário Matriz

Missionários

Page 7: O Evangelizador 197 - Junho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 7N o t í c i a s

A Pastoral da Moradia da Região 08 de Pastoral, que compreende as 5 paróquias da Estância Turística de Salto, SP, completou no dia 16 de maio, 20 anos de promoção espiritual e social para as famílias carentes da cidade. Para comemorar importante data, os agentes e famílias assistidas da Região dos bairros Jardim Marília e Cidade II e III participaram de missa em ação de graças neste sábado (16), Solenidade da Ascensão do Senhor, celebrada na Igreja Nossa Senhora do Cenáculo, da Comunidade “Picollo Gerusaleme”, Jardim Marilia, paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Presidiu a Eucaristia o Administrador Paroquial padre Adriano Luis Zucullin, com participação do diácono José Carlos Pascoal, agente da Pastoral da Moradia. Padre Adriano falou de comunicação e missão. “Testemunho que respiro as Santas Missões Populares, estou vibrando com este momento da vida de nossa diocese e das nossas paróquias. Quero exortar meus paroquianos à comunicarem com alegria o Evangelho, a estar, como Igreja que somos, mais próximos dos necessitados, enaltecer a importância do encontro, da visita, do diálogo. Isso é comunicação, isso é missão”, disse.

O sacerdote também parabenizou a Pastoral da Moradia pelo trabalho espiritual e social que promove entre as famílias carentes. “A missão de vocês é importante para que reconheçam o papel social da Igreja”. Ai final da celebração o diácono Pascoal falou da história da Pastoral e também da maneira que a população pode colaborar com as doações.

Histórico da Pastoral da Moradia:

Criada no dia 16 de maio de 1995, Domingo de Páscoa, a Pastoral da Moradia tinha como objetivo dar sequência ao trabalho da Pastoral da Saúde da paróquia São Benedito que, além de visitar e socorrer os enfermos e ministrar a Comunhão Eucarística se preocupava com a situação de moradia e higiene das casas atendidas, realizando verdadeira promoção espiritual e social. Visava principalmente a situação de favelamento na cidade.* 1994: a Pastoral da Saúde socorre uma família composta de mãe e 07 filhos, desnutridos, com casos de tuberculose e extrema pobreza. A Pastoral, com doações e atuações de voluntários, constrói uma pequena moradia para a família.* Final de 1994: Antonio Tarciso Benvenutto e Célia Regina Mosca Bergantin, coordenadores da Pastoral da Saúde, juntamente com Eda Disnam e Maria de Lourdes Peres Martoni, decidem criar um núcleo para atendimento de necessidades de moradia, higiene e infra-estrutura de moradia. Marli Bergantin assume a coordenação desse núcleo, embrião da

Pastoral da Moradia.* Páscoa de 1995: criada a Pastoral da Moradia oficialmente, passando a tomar atitudes para o "desfavelamento" da cidade, a reconstrução de moradias paupérrimas e outras formas de auxílio. * 1997: A Pastoral da Moradia passa a atuar de maneira mais direta com o Poder Público Municipal, integrando o Conselho Habitacional do Município e auxiliando a Cooperativa Habitacional, criada para dar sustentação ao trabalho de arrecadação de material de construção doado e para o mutirão de construção. A Prefeitura Municipal passou a ceder lotes no Jardim Cidade III, onde os favelados inscritos trabalharam em mutirão para a construção das casas.* Mais de 70 casas foram construídas ou reformadas graças a esse trabalho. Mas o projeto de "desfavelamento" ficou lento porque a Administração Municipal (2001-2004) não designou Secretário para a Habitação e por carência de verbas não estava conseguido ampliar o atendimento.* A Administração Municipal eleita em 2004 e reeleita em 2008 ampliou a parceria com a Pastoral da Moradia e com a Cooperativa Habitacional para que acontecesse o desfavelamento. Também participou da parceria a Caixa Econômica Federal. * Em 2008 a Pastoral da Moradia, por decisão do Conselho de Presbíteros passou a ser uma pastoral regional, desvinculada da paróquia São Benedito, atuando em parceria com a Cáritas Interparoquial de Salto.A Pastoral da Moradia tem sua sede na Rua Atibaia, 203, Jardim Marília, paróquia Nossa Senhora Aparecida. Ali funciona um Bazar de segunda-feira a quinta-feira, das 14h as 16h. Também realiza as já tradicionais “Feiras de Guardanapos e Toalhas”, confeccionados por voluntárias e agentes, na semana do “Dias das Mães” e na semana do Natal. Tem como parceira a Associação Habitacional de Salto, órgão ligado à Secretaria de Governo do município. Telefone de contato da sede: 4021 2957.

PASTORAL DA MORADIA DE SALTO:20 anos de espiritualidade e promoção social

Missa na Matriz São Beneditocelebrando Corpus Christi

A Matriz de São Benedito, no alto da Vila Nova, ficou lotada para a primeira celebração do dia, iniciada às 9h30, em Memória do Corpo e Sangue de Cristo. A missa foi presidida pelo pároco Padre Marcílio Grageffe, com liturgia preparada pela equipe da Comu-nidade Matriz. A Eucaristia foi instituída na quinta-feira Santa, e também em uma quinta-feira, exalta-se a importância desse sacramento para o católico, como lembrou o padre em sua homilia: Essa festa perpetua a Igreja de Cristo, através da aliança que Jesus fez a partir do seu Corpo e Sangue, momento que como o próprio Cristo orientou deve sem feito “Em memória de mim”, e assim em todas as missas no mundo, ao fazer memória àquele momento, o padre sempre diz “Eis o mistério da nossa fé”. A história muda, a igreja muda, mas o que nunca foi alterado foi o mistério do Corpo e Sangue de Cristo. Não é possível para o homem entender o grande mistério desse tão sublime sacramento, mas o fato é que esse é o único alimento que verdadeiramente sacia todas as necessidades huma-nas”. O Tríduo preparatório foi celebrado nos dias 1, 2 e 3 de junho e as celebrações foram presididas pelo diácono Edison da Silva Palagi, padre José Luiz Nascibem e padre Marcílio Gragefe. Todas as comunidades participaram das celebrações na Matriz São Benedito.

Por Ana Lucia Moreli Pazini - PasCom São BeneditoFoto: Rogério Pazini - PasCom São Benedito

Page 8: O Evangelizador 197 - Junho 2015

O EvangelizadorO Evangelizador 8N o t í c i a s

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

Material escolar e vários tipos de agendas 2015Venha conferir nossos preços!

ARTIGOS RELIGIOSOS: TERÇOS, BÍBLIAS, LITURGIA DAS HORAS E LITURGIA DIÁRIA

Há quatro anos o leigo Paulo César Quirino de Andrade, que pertence à comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro “Cecap”, chamou para si a responsabilidade de evangelizar pelas ondas do rádio. Desde então, vem ocupando religiosamente o horário das 17h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Rádio Amiga FM, de Salto, que opera na frequência de 105.9. Nesse período, um dos maiores incentivadores do programa é o padre Adriano Luís Zuculim, da citada Paróquia, que na maioria das vezes participa ao vivo, ou grava mensagens de fé e esperança aos ouvintes. Outros colaboradores assíduos têm sido os diáconos Beltrão (às segundas-feiras) e José Carlos Pascoal (às terças). “São colaborações importantes e estamos

“IMPULSIONADOS PELO ESPÍRITO”:Há 4 anos evangelizando pelas ondas do rádio

Valdir Líbero - PasCom São Benedito

sempre com o espaço aberto a qualquer pessoa interessada em divulgar as atividades da sua paróquia, da sua comunidade, do seu bairro. Evangelizar é também cuidar de quem precisa e se colocar à disposição. O programa existe também para isso”, disse Paulo. Para incentivar a participação dos ouvintes, prefe-rencialmente ao vivo, Paulo sempre está on-line nos citados horários, pelo aplicativo whatsapp (11) 9.9419-8091, e também pela rede social Facebook (“Impulsionados pelo Espírito”). Desde que assumiu este programa, Paulo, hoje com 35 anos de idade, tem conciliado este “projeto de vida” com suas atividades profissionais (é operador de empilhadeira na empresa Avon, em Cabreúva) e com sua família – é casado, com dois filhos. Às sextas-feiras, normalmente das 19h às 21h, ainda faz parte dos “Doutores da Alegria”, levando entretenimento e oração às pessoas internadas no Hospital Municipal de Salto. “É outra atividade que me preenche muito, é gratificante”, disse. Ainda sobre o programa de rádio, Paulo disse que foi “tocado” durante um retiro espiritual realizado em Jundiaí, em 2011. “Lá nós ouvimos que nos Estados Unidos tinha uma rádio de grande penetração, para a qual foi solicitado um minuto por dia para falar das coisas de Deus. O projeto cresceu tanto, que se transformou numa rede de comunicação, denominada 'Um Minuto'. Para mim, aquilo foi um desafio e me perguntei: por que não fazer?”, relembra Paulo, reforçando que espera muito dividir esse espaço do rádio com as paróquias locais, comu-nidades, movimentos religiosos, pessoas necessitadas, enti-dades beneficentes etc. “Toda participação é sempre muito bem-vinda”, finaliza.

Page 9: O Evangelizador 197 - Junho 2015

N o t a s d a Pa s c o m 9O EvangelizadorO EvangelizadorAniv

ersÁRIO

SAniv

ersÁrIO

S

·01: Paulo Roberto de Aguiar Filho – Matriz São Benedito.·03: Gabriel Gentile de Aguiar – Leitor – Santana.·03: Juliana Ferreira Labanca - Pastoral da Liturgia - Matriz.

·05: Elizabete Soares Ramos - Past. Acolhida - Santa Teresinha.·06: Augusta Rosa Fernandes - Past. Saúde - Sto Inácio de Loyola.·06: Pámela Cristina Floriano – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.·06: Paulo Henrique de Souza – Matriz São Benedito.·07: Gabriel Pereira dos Santos - Past. Liturgia - Santo Inácio.·08: José Carlos Andretta - Com. Santana e São Joaquim.·08: Ana Clara da Silva – Divino.·10: Monique Cristina M. Caldeira - Canto Litúrgico - Sto Inácio.·11: Antonia Olívia B. Santos – Pastoral da Liturgia – Matriz.·12: Diácono Antonio Barcelides Cruchello.·12: Meire Rodrigues Dias – Leitora – Santana e São Joaquim.·13: Antonio de Oliveira – Pastoral do Batismo – Matriz.·13: Antonio Salvadori – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·15: Dirce Gomes Ferreira Silva – Catequese de Primeira Eucaristia – Divino.·15: José Eduardo Marchesani – Leitor – Santana e São Joaquim.·16: Gabriel Fernando Rodrigues – Canto Litúrgico – Santa Ana.·16: Marta Negri Lammoglia – Pastoral da Moradia.·16: Luis Henrique Lopes – Catequese de Primeira Eucaristia – Matriz.·17: Deise Maria D. Oliveira – Ostiária – Matriz.·18: Maria das Dores Ribeiro - Pastoral da Saúde - Santo Inácio de Loyola.·18: Santa Aparecida M. Alves – Apostolado da Oração – Divino.·21: João Antonio Graciano – Pastoral do Dízimo – Santo Inácio de Loyola.·21: Maria do Carmo da Silva Torres - Catequese 1ª Eucaristia - Matriz.·22: Fabiana Aparecida P. Silva – Pastoral da Acolhida – Divino. ·23: Sandra Regina de Poli – Pastoral da Liturgia – Divino.·23: Eliane F. Soldan – Catequese da Crisma.

ANIVERSARIANTES JUNHOANIVERSARIANTES JUNHOANIVERSARIANTES JUNHO

“Eís que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo.” Palavra de Jesus Cristo a seus discípulos exortando-os a levar o Batismo a todos os povos. Assim encerramos o mês de maio, na Solenidade da Santíssima Trindade e iniciamos junho com o Tríduo Preparatório para a celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Também celebraremos o Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio, o casamenteiro, São João, São Pedro e São Paulo, estes últimos tidos como as colunas da Igreja, pois destemidamente anunciaram o Querigma, levaram o Batismo a todas as nações e foram martirizados por isso. Também em junho, celebramos mais algumas datas, conforme segue: 01, São Justino, mártir e Dia Nacional da Imprensa; 02, Santos Marcelino e Pedro, mártires; 03, Santos Carlos Lwanga e Companheiros, mártires; 04, SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO, dia Mundial Contra a Agressão Infantil e dia do Engenheiro Agrimensor; 05, São Bonifácio, bispo e mártir e Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente; 07, Santa Ana de São Bartolomeu; 08, Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja; 09, São José de Anchieta, presbítero e Dia Nacional de Anchieta, apóstolo do Brasil; 10, São Getúlio e Dia da Artilharia; 11, São Barnabé, apóstolo e Dia do Educador Sanitário; 12, SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, Dia dos Namorados, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes; 13, Solenidade do IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, Santo Antônio de Pádua e de Lisboa e São Peregrino; 14, Bem Aventurada Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica); 15, São Vito, Início de Semana do Migrante e dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso; 16, 317º Aniversário da Estância Turística de Salto; 17, Santo Ismael e Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca; 18, Santa Isabel da Alemanha e Dia do Químico; 21, São Luiz Gonzaga e Dia do Profissional da Mídia; 22, São Paulino de Nola, bispo e Dia do

·24: Joana Guirado Leite – Pastoral da Liturgia – Matriz.·24: Maria Carneiro Silvestre – Pastoral da Saúde – Santa Teresinha.·24: Maria José da Rocha Teodorach – Pastoral Matrimonial.·25: Marcelo Dias de Souza – Canto Litúrgico – São José Operário.·25: Hilda da Silva Coelho – Ostiária – Santa Teresinha.·25: Suzete Roveri – Leitora – Santana.·25: Cleide Final Cocatto – Pastoral da Liturgia - Matriz.·25: Vera Lúcia S. Andrade – Pastoral da Liturgia – Divino.·25: Denise Scutieri – Pastoral da Liturgia – São José Operário.·26: Elaine Cristina B. Veronezi – Catequese da Crisma – Santa Ana.·27: Gilson Aparecido Camargo – Ministro da Palavra – Santo Inácio.·27: Marcelino Alves Nicolau – Min. da Palavra – Santo Inácio de Loyola.·29: Heloísa Helena Ribeiro – Canto Litúrgico – Matriz.·30: Rosana dos Reis – Catequese da Crisma.·30: Terezinha Lázaro – Pastoral Matrimonial.

ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO - JUNHO:

·02: Sérgio e Silvia Helena Masson – Santo Inácio de Loyola.·04: Mauri e Iracema Buzzo Lopes – Caminho Neocatecumenal.·06: Isaac Maciel e Antonilda Fortunato Romão – São José Operário.·12: Hélio e Neide Samblás dos Santos – Divino.·15: José Antonio e Maria Cecília D. Lopes – Divino.·16: Lesley e Eliane Fante Soldan – Santo Inácio de Loyola.·17: José Carlos e Rosângela Rossi Muniz – Santa Teresinha.·17: Ademir Torres e Duzenilda Maria S. Santos – Santa Teresinha.·18: João Gilmar e Aparecida de Jesus A. Pianucci – Divino.·20: Odemar e Marizete Aparecida L. Milhassi – Matriz.·21: Vilson e Célia Maria da Silva Escano – Santo Inácio de Loyola.·22: Severino e Francisca Bruno Cabral da Silva – São José Operário.·22: Edson e Maria Salete D. V. Zacharias – Divino.·26: Moacir e Janis de Fátima R. Ferro - Matriz.·26: Rosenilde e Hilda da Silva Coelho – Santa Teresinha.·27: Luis Emílio e Juliana F. Labanca – Matriz.·30: Marcos José e Janice da Rocha Lohn - Matriz.30: Gilson Aparecido e Vanusa de Fátima S. Camargo – Santo Ináciode Loyola.

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

Bia Dalla Vecchia

LÓGICA: Joãozinho pergunta à mãe, que está grávida: - Como meu irmãozinho vai sair da sua barriga? Ao que a mãe responde: - Filho, primeiro vai sair

a cabeça, depois os braços, em seguida o corpinho e no final saem os pés. E o menino completa: Ahhh! E depois montam ele, né mãe?!!!

PEDREIRO: Um pedreiro português, no meio da obra, liga para casa e diz para a esposa, todo ofegante: – Oras, pois, mulher, tu nem queiras saber... Escapei de uma boa. Caí de uma escada de quinze metros de altura. – Ai meu Deus, Manoel. E tu estais muito machucado? – Não... nem um pouquinho. Eu ainda estava no primeiro degrau.

Orquidófilo; 24, NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA; 27, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; 28, SÃO PEDRO E SÃO PAULO, apóstolos; 29, Santa Judite e Dia do Pescador e da Telefonista; 30, Primeiros Mártires de Roma. Inscrições para Catequeses: Estão abertas as inscrições para a Catequeses de Primeira Eucaristia, para crianças com 08 anos completos ou a completar até o final de julho de 2015; para a Catequese da Crisma, para adolescentes e jovens com 14 anos de idade ou a completar até o final de julho de 2015; para a Catequese de Adultos, para maiores de 18 anos que querem se preparar para Batismo, Crisma, Penitência, Primeira Eucaristia e Matrimônio. Inscrições na Secretaria Paroquial e com os catequistas nas Comunidades.

Page 10: O Evangelizador 197 - Junho 2015

10O EvangelizadorO Evangelizador N o t í c i a s

No domingo, 24 de maio, às 9h, a comunidade do Divino se reuniu festivamente na Igreja do Divino Espirito Santo para celebrar o padroeiro e Pentecostes. As comemorações se iniciaram no dia 11 de maio com a Setena, quando a Coroa do Espirito Santo e o “Pouso da Bandeira do Divino” visitaram as casas dos fiéis. O Tríduo foi realizado no período de 20 a 22 de maio, às 19h30, na Igreja do Divino Espirito Santo, com a presença do Padre José Luiz Nascibem, Vigário Paroquial da Igreja Matriz de São Benedito, Padre Edélcio Francisco Ferreira Netto, da paróquia de São Camilo de Lellis, de Itu e Padre Gabriel Vital, da paróquia do Senhor do Horto e São Lázaro, de Itu. A Vigília de Pentecostes ocorreu no dia 23 de maio, sábado, às 18h30 e foi presidida pelo Diácono José Carlos Pascoal. A celebração da festa, presidida pelo pároco Padre Marcílio Gragefe foi muito bem participada pelos fiéis da comunidade do Divino, bem como por devotos. Na homilia Padre Marcílio manifestou a “alegria que todos devem sentir por estarem reunidos celebrando o dia

do Senhor, domingo e mais ainda pelo fato de poder receber a graça de celebrar o Divino Espírito Santo, o padroeiro da Comunidade local”, tendo em vista que “a nossa vida é um velório”, referindo-se as difi-culdades cotidianas onde se não buscarmos uma vida em comunhão na graça do Pai, sem dúvida não resistimos. Exortou ainda aos fiéis para permanecer na fé e tendo a coragem de testemunhar Jesus Cristo, pois afinal Ele deixou o Espírito Santo para nos fortalecer e conti-nuarmos a dar testemunho e professar a fé até os confins do mundo. Antes da bênção final os fiéis percorreram algumas ruas do Jardim Bela Vista em procissão, visitando sete casas, conforme os dons do Espírito Santo. Retornando a procissão a Igreja, Padre Marcílio incensou a imagem que representa o Espírito Santo, benzeu as tradicionais “rosquinhas” e também uma bênção final especial diante da data celebrada, ou seja, Pentecostes onde exortamos e bendizemos ao Pai pelo nascimento da Igreja.

Cidinha Dalla Vecchia - PasCom São Benedito

PENTECOSTES É CELEBRADO PELA COMUNIDADE DO DIVINO

Pe. Edélcio

Pe. Gabriel Pe. José Luiz

Pe. Marcílio Procissão

Setena

Vigília

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS