o evangelizador 131 - dezembro 2009

8
131•DIOCESE DE JUNDIAÍ•SALTO/SP•DEZEMBRO/2009•ANO 10 O Evangelizador È dezembro. O ano passou tão depressa. No Advento, momentos de reflexão, confissão e oração. Hora de pensar: o que fizemos no decorrer de 2009? O que foi bom, o que nem tanto assim. Sempre espero o 1º Domingo de Advento para montar a árvore. Bom, este ano decidi: não vai ter árvore de Natal. Daqui pra frente só o presépio. Assim podemos refletir melhor, trazendo para a nossa história o real sentido do Natal, A Paróquia de São Benedito já definiu a programação de celebrações de Natal e também de Ano Novo. Ela começa no dia 24, quinta-feira, com a Celebração da Noite de Natal, às 20h, na Igreja Matriz de São Benedito e também nas seguintes comunidades: São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santos e Santo Inácio de Loyola. Já no dia de Natal, haverá a celebração Natal do Senhor, às DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DE CELEBRAÇÕES DA PARA E SÃO BENEDITO NATAL ANO NOVO Ela começa dia 24, com a Celebração da Noite de Natal, na Matriz e nas comunidades • 24 de Dezembro, quinta-feira Celebração da Noite do Natal - 20h, na Matriz São Benedito e nas Comunidades: São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola. • 25 de Dezembro - sexta-feira Natal do Senhor – 9h, na Matriz São Benedito. Obs.: não haverá Celebração às 19h. • 26 de Dezembro, sábado Celebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia. • 27 de Dezembro, domingo Celebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia. • 31 de Dezembro, quinta-feira Celebração da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria - 20h, na Matriz São Benedito e nas comunidades São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola. • Dia 1º de Janeiro - sexta-feira Não haverá celebração na Paróquia de São Benedito • 2 de Janeiro – sábado Celebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia. • 03 de Janeiro, domingo Celebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia. 9h, na Igreja Matriz de São Benedito, não havendo a celebração das 19h. Para a passagem de Ano Novo, está marcada para quinta- feira, dia 31, a Celebração da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, às 20h na Matriz e nas mesmas comunidades citadas para o Natal. No dia 1º de Janeiro, sexta-feira, não haverá celebração na Paróquia. Confira no quadro a íntegra da programação: PARÓQUIA SÃO BENEDITO PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES 24 DE DEZEMBRO A 3 DE JANEIRO da vinda do Messias, da missão de passar para as pessoas que não é preciso esperar pelo mês de dezembro para se doar, trabalhar para que, pelo menos nós entendamos a proposta de vida que o Pai nos propiciou com a vinda do Messias. UM SANTO NATAL E UM ANO NOVO VOLTADO PARA O AMOR, MESMO QUE SEJA NA CRUZ, PORQUE O AMOR DÁ A VIDA. Cidinha Dalla Vecchia Alves – Pascom São Benedito MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO Valdir Líbero

Upload: paroquia-sao-benedito-salto-sp

Post on 22-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

N º 1 3 1 • D I O C E S E D E J U N D I A Í • S A L T O / S P • D E Z E M B R O / 2 0 0 9 • A N O 1 0

O Evangelizador

È dezembro. O ano passou tão depressa. No Advento, momentos de reflexão, confissão e oração.

Hora de pensar: o que fizemos no decorrer de 2009? O que foi bom, o que nem tanto assim. Sempre espero o 1º Domingo de Advento para montar a árvore. Bom, este ano decidi: não vai ter árvore de Natal. Daqui pra frente só o presépio. Assim podemos refletir melhor, trazendo para a nossa história o real sentido do Natal,

A Paróquia de São Benedito já definiu a programação de celebrações de Natal e também de Ano Novo. Ela começa no dia 24, quinta-feira, com a Celebração da Noite de Natal, às 20h, na Igreja Matriz de São Benedito e também nas seguintes comunidades: São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santos e Santo Inácio de Loyola.

Já no dia de Natal, haverá a celebração Natal do Senhor, às

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DE CELEBRAÇÕES DA PARA E SÃO BENEDITO NATAL ANO NOVOEla começa dia 24, com a Celebração da Noite de Natal, na Matriz e nas comunidades

• 24 de Dezembro, quinta-feira Celebração da Noite do Natal - 20h, na Matriz São Benedito e nas

Comunidades: São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola.

• 25 de Dezembro - sexta-feiraNatal do Senhor – 9h, na Matriz São Benedito. Obs.: não haverá

Celebração às 19h.

• 26 de Dezembro, sábadoCelebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia.

• 27 de Dezembro, domingoCelebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia.

• 31 de Dezembro, quinta-feiraCelebração da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria - 20h, na Matriz

São Benedito e nas comunidades São José Operário, Santa Terezinha, Santana e São Joaquim, Divino Espírito Santo e Santo Inácio de Loyola.

• Dia 1º de Janeiro - sexta-feiraNão haverá celebração na Paróquia de São Benedito

• 2 de Janeiro – sábadoCelebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia.

• 03 de Janeiro, domingoCelebrações normais na Matriz e nas demais comunidades da Paróquia.

9h, na Igreja Matriz de São Benedito, não havendo a celebração das 19h.

Para a passagem de Ano Novo, está marcada para quinta-feira, dia 31, a Celebração da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, às 20h na Matriz e nas mesmas comunidades citadas para o Natal. No dia 1º de Janeiro, sexta-feira, não haverá celebração na Paróquia.

Confira no quadro a íntegra da programação:

PARÓQUIA SÃO BENEDITO PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES 24 DE DEZEMBRO A 3 DE JANEIRO

da vinda do Messias, da missão de passar para as pessoas que não é preciso esperar pelo mês de dezembro para se doar, trabalhar para que, pelo menos nós entendamos a proposta de vida que o Pai nos propiciou com a vinda do Messias.

UM SANTO NATAL E UM ANO NOVO VOLTADO PARA O AMOR, MESMO QUE SEJA NA CRUZ, PORQUE O AMOR DÁ A VIDA.

Cidinha Dalla Vecchia Alves – Pascom São Benedito

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVOMENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

Valdir Líbero

Page 2: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

e-mails: [email protected] / [email protected]

Diretor Responsável: Pe. Edélcio Francisco Ferreira Neto

Jornalista Responsável: Valdir Líbero - MTB 20.420

Produção: Pastoral da Comunicação Social

Revisão: Diácono José Carlos Pascoal - Colaboração: Cidinha D. V. Alves / Luis Carlos

Alves / Bia D. V. Alves / Tatiane Pantaleão / Maria Angélica Gonçalves / Claudimara

Tiragem: 1.500 exemplares / Diagramação e Impressão: Grafsalto.

O EvangelizadorE X P E D I E N T E D O Ó R G Ã O I N F O R M AT I V O D A PA R Ó Q U I A S Ã O B E N E D I TO

N º 1 3 1D I O C E S E D E J U N D I A ÍS A L T O / S P / D E Z E M B R O2 0 0 9 • A N O 1 1

E d i t o r i a l 2O Evangelizador

Cantinho do Pe. Edélcio

Rua Prudente de Moraes, 750 - SALTONOVO TELEFONE - Fone: 11 4028-9640

A E E E GA Ã COM C FSU R D D LI Ç O A P L

R DEE fác li CPFL

www.saltoluz.com.br

Há mais de dois mil anos, numa noite estrelada, fria, nasceu o Salvador, o Filho de Deus, o Emanuel Deus conosco numa estrebaria junto de animais e não em um palácio como muitos o esperavam. O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós para ser um de nós. Ele já era anunciado por Isaias. Era aquele que traria a paz, o amor, à justiça, a misericórdia, o perdão, a esperança.

E Deus em sua infinita sabedoria escolhe quem seria a sua família escolhendo Maria que já estava prometida em casamento com José; e Ela não hesitou aceitando: “eis a escrava do Senhor, faça tudo conforme a tua vontade”. José, o carpinteiro, não entendeu nada no início, mais compreendeu tudo depois, pois eram pessoas simples, humildes mas com grande amor no coração e fé madura no Deus verdadeiro. A presença do Filho de Deus em nosso meio é a maior prova do amor de Deus por cada um de nós.

O Natal hoje para muitos, infelizmente, é a época do consumismo, mesa farta, roupas novas, carros novos. O lema atual é comprar e comprar, afinal sempre achamos que merecemos mais e mais. Porque preocupar com o outro que muitas vezes nada tem? E sempre procuramos uma justificativa para tudo isso.

Se quisermos compreender o Natal é preciso acolher, deixar Jesus, o Cristo nascer em nossos corações porque Ele é o Príncipe da Paz, é aquele que nos libertou da escravidão, resgatando o meu, o nosso pecado, é Ele que nos dá vida e vida em abundância e ensinou o que é o amor. Amar é ir ao encontro do outro, esvaziar-se de si mesmo solidarizando com o sofrimento dos mais necessitados.

Que realmente neste Natal a luz de Cristo, seja a nossa esperança, nossa força, e que seja cheio de alegria, de paz e amor! Um Feliz e Santo Natal!

Marcelino Nicolau – Coordenador da Pastoral Litúrgica

NATAL, “O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU NO MEIO DE NÓS!”(JO 1,14).

CIRURGIÕES DENTISTASDra. Susana M. V. S. Barbosa

Dr. Sérgio A. BarbosaO D O N T O P E D I A T R I A

O R T O D O N T I A

R u a I t a p i r ú , 3 8 3 - C e n t r o - S a l t o - Te l . : ( 1 1 ) 4 0 2 8 - 0 1 0 5

Uma das causas essenciais que conflituam o homem na sociedade atual é o medo de amar, e o quanto não somos educados para lidar com este aspecto em nossas vidas produzidas em uma cultura capitalista e individualista.

Quando falamos em ajuda psicológica para problemas emocionais concluímos que, hoje, o processo terapêutico também chamado “Morada Terapêutica” é o espaço que o homem pode se dar para elaboração de seus conflitos potencializadores na “Dor emocional” tão temida e que recebe diferentes nomes como: depressão, angústia, ansiedade, insônia e tantas outras que se escondem no grande medo de amar.

“Medo de amar” é o solavanco que acontece, potencializando o grande conflito do ser: tornar-se humano.

Se, por um lado, o grande desejo do acontecimento, por outro, a desaprovação à ousadia transmutada pela rebeldia. A paralisia em frente ao medo do amor repercute como algo sofrido, tão pesado, tão distante: é a remontagem das desaprovações armazenadas pelo Eu pessoal depositado no reliquiário.

Ouso dizer que o medo de amar seja a doença do momento, sutilmente disfarçada nos chamados stress, depressão, abuso de drogas, solidão, angústia, distúrbios da sexualidade e quantos mais que poderíamos enfileirar em nosso glossário de identificações de sintomas e negligências das causas reais.

Faz sentido ao ouvido e ao coração esta fala: “medo de amar?” Por certo não. O discurso por vezes covarde parte da afirmativa “Eu posso não saber o que quero, mas tenho certeza do que não quero”. Sempre, a fala denuncia o conflito: este conflito desencoraja o olhar frente a frente na sua auto-imagem refletida no espelho.

Todas as formas de anestesiarmos nossa dor emocional ou nosso medo de amar são movimentos necessários, mas não eficazes.

Em nosso sistema que cultua exacerbadamente o capitalismo, nada mais próprio e mais distante que o processo que poderia ser natural de sustento que o processo que poderia ser natural de sustento e sobrevivência se transforme tão rapidamente em sentido ou razão da existência, quase que no movimento de sabotagem do Eu socialmente aprovado, que é produzir muito na tentativa de acalmar a criança no adulto.

Este, desta forma, vive com o fardo que pesa do vazio da lacuna do desamor, sem entusiasmo para correr o risco da relação de diferentes nas diferenças.

Esta paralisia se torna degeneralizada e progressiva e transborda no vazio de dar a vida ao fantasma da existência sem dor, capaz de sepultar qualquer prazer e ou alegria real contrapondo-se ao enfrentamento potencializaodr do Homem emergente e competente a Amar, escancarar a janela da Alma.

* Betânia Besch Matzembacher, psicóloga e psicoterapeuta.

MEDO DE AMAR

Está aberta a Feira de Natal da Pastoral da Moradia, tendo como local a Loja Veleiro Bordados, Rua 9 de Julho, 726, Centro, no horário comercial. Estará funcionando até o final de dezembro.

Os ar t igos são produzidos por voluntárias da Pastoral e feitos com

FEIRA DE GUARDANAPOS, TOALHAS & UTILIDADES DA PASTORAL DA MORADIA

esmerado carinho e capricho. Adquirindo os artigos, você estará contribuindo com o objetivo da Pastoral da Moradia de oferecer um lar digno para os menos favorecidos.

Contamos com sua colaboração e agradecemos solicitando a bênção de Deus e desejando a todos Feliz Natal e Próspero ano Novo.

Page 3: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

Pa r ó q u i a M i s s i o n á r i a 3O Evangelizador

O COMIPA – Conselho Missionário Paroquial realizou no dia

22 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, o 1º

Fórum Missionário Paroquial, tendo como objetivo refletir a missão

na paróquia: o que foi feito e o que é preciso fazer.

O Fórum iniciou-se com a Missa das 07h, presidida pelo

Padre Edélcio, seguido de atividades e partilhas no Salão “Dom

Gabriel” do Centro Comunitário. Após o café da manhã, o

coordenador do COMIPA Gilson Camargo conduziu reflexão com

o texto de Lc 10, 1-16 (a missão dos 72 discípulos).

Os participantes do Fórum, representando os setores “Santa

Teresinha”, “Divino” e “Santo Inácio de Loyola” do COMIPA, além

de representantes do COMIJU e da Pastoral em 2ª União Estável,

refletiram os seguintes temas: “Memória Missionária” – o que

fizemos; “Avaliar o caminho andado” – os acertos e erros;

“Caminhar com rumo definido” – propostas para uma missão

permanente. Participaram também os diáconos Antonio Cruchello

e Pascoal.

Entre os desafios propostos estão: reuniões com o Pároco

para formação missionária; protagonismo dos leigos; celebrações

nas casas em todas as comunidades (Santa Terezinha, Santo Inácio

e Divino já fizeram a experiência); Pastoral da Esperança (Exéquias

e visitas às famílias de falecidos); Pós-Batismo; Pós-Matrimônio;

Pastoral Social. Em dezembro será marcada reunião do COMIPA e

COMIJU com o Colegiado (Pároco e Diáconos) para definição de

calendário missionário para 2010.

Padre Edélcio encerrou a reunião com exortação para que

todos perseverem, apesar das dificuldades encontradas e o

propósito de exortar as lideranças das Pastorais, Catequeses e

Movimentos para que intensifiquem os trabalhos missionários

numa Pastoral de Conjunto. “O projeto missionário não é uma nova

pastoral ou movimento, mas uma ação missionária de cada agente

de pastoral, de catequese e de movimento”, disse.

REALIZADO O 1º FÓRUM MISSIONÁRIO

ESCOLA DE ARTES MUSICAIS“SOM MAIOR”

Profª Maria de Lourdes Vicente Mezzalira

CURSOS DE: Violão Popular e Clássico, Piano, Teclado, Orgão, Guitarra, Bateria, Percussão,Saxofone, Violino, Iniciação Musical I e II (crianças à partir de 4 anos), Teoria Musical e Solfejo,

Canto Livre e Flauta Doce. NOVOS CURSOS: Cavaquinho, Contrabaixo, Musicalização infantil paracrianças de 3 a 5 anos, musicalização para bebês de 8 meses a 2 anos, Coral Infantil e de Adultos.

EMAIL: [email protected] - SITE: www.somaior.com.br

R. 7 DE SETEMBRO, 476 - TEL.: 4028-0204 - SALTO - SP

BÍBLIAS • ARTIGOS RELIGIOSOSLIVROS EM GERAL

RUA PRUDENTE DE MORAES, 730 - CENTRO - SALTO - FONE: (11) 4029-5897

A SUA LIVRARIA CATÓLICA

“ g nde a ed de e e a o aTemos ra v ri a d mat ri l esc l r.Preç s ces vei com d o to. ha o fo a sí s esc n Ven c n erir”

Com aprovação do Pároco Padre Edélcio, a Comunidade Santo Inácio de Loyola celebrou no dia 12 de novembro, na casa do Paulinho, Rua das Tulipas, Jardim Santo Antonio, iniciando assim uma nova etapa de missão. A partir de agora, na segunda quinta-feira de cada mês a Comunidade estará celebrando na casa de uma família da Comunidade, dando prosseguimento à Missão iniciada em 2008 na Paróquia.

A Celebração da Palavra foi presidida pelo Diácono Pascoal na garagem da residência, com participação de mais de 60 pessoas. Deus proporcionou uma grande manifestação de fé. O local tornou-se pequeno para o grande número de fiéis que se reuniram para louvar e bendizer o Senhor. “A Sabedoria ensina os seus filhos. Deus nos dá a bênção e a sabedoria para vivermos melhor. O Reino de Deus acontece aqui, porque viemos para dizer ao Senhor Jesus que nós o aceitamos como único Senhor, Mestre e Pastor”, disse o Diácono.

Outra novidade na Comunidade: a Celebração do final de semana passou a ser aos sábados, desde o dia 07 de novembro, e não mais aos domingos. Foi o Conselho de Pastoral da Comunidade quem apresentou a sugestão ao Pároco, que aprovou.

COMUNIDADE DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA EM MISSÃO

Teve início no dia 09 de novembro as obras para modificação da frente da Igreja de Santo Inácio de Loyola no Jardim Santo Inácio. Após aprovação pelo Pároco Padre Edélcio, o Conselho Econômico da Comunidade deu início ao trabalho.

A entrada principal continuará sendo pela Rua Melvin Jones, mas no centro da Igreja. Na entrada antiga será construída rampa para acesso de pessoas com deficiências. Também está sendo construída nova sacristia, no corredor de entrada, e ampliação da Capela do Sant í ss imo Sacramento, com entrada pelo corredor.

A Matriz São Benedito está recebendo pintura externa após a limpeza e envernização do forro da Igreja. O serviço teve início no dia 14 de novembro. O Espaço Miss ionário Fest ivo também r e c e b e r á e m 2 0 1 0 u m a modernização da sua entrada pela Rua General Glicério. Os novos sanitários estão sendo utilizados desde a Festa do Padroeiro, bem como houve a troca das telhas do setor antigo. Isso é uma demonstração de que os dizimistas exercem um papel fundamental na Comu-nidade, pois sem eles as obras não seriam possíveis.

Page 4: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

Te r ç o d o s H o m e n s 4O EvangelizadorCLERO REGIONAL ASSUME

TURISMO RELIGIOSOHá quase dois anos foi implantado na Paróquia de São

Benedito o Terço dos Homens, que atualmente reúne em média de 40 a 45 fiéis. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, às 20h, na Igreja Matriz de São Benedito, coordenados por Tadeu Bergamo e José Venâncio.

Durante os encontros – que normalmente duram de 40 a 50 minutos – os participantes são convidados a colocar suas intenções do dia, antes de iniciar o ritual do Terço, sempre acompanhado da imagem da Padroeira do movimento, a Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Ao final de cada celebração, a imagem segue para a casa de um participante, onde permanece até a semana seguinte, voltando para a celebração coletiva. Nesse período, segundo o coordenador Tadeu, o fiel pode reunir os parentes e vizinhos em adoração à imagem, ou simplesmente deixá-la na casa.

“O que temos notado é que todos ficam contentes quando levam a imagem. Temos relatos de pessoas que conseguiram reunir a família, após um bom tempo. Outros que se sentiram fortalecidos para resolverem seus problemas. Enfim, para nós que temos fé, é como se fossem sinais mesmo, da vontade de Deus operando em nossas vidas”, disse Tadeu.

Quem quiser participar do Terço dos Homens, nem precisa de confirmação prévia. Basta chegar nos encontros, onde são distribuídos inclusive o Rosário e o Livro dos Mistérios da Luz, criado pelo Papa João Paulo II.

Até o fechamento desta matéria ainda não estava definido se haverá uma confraternização entre os participantes do Terço dos Homens neste final de ano, mas os encontros acontecem normalmente.

TERÇO DOS HOMENS CONTINUA ÀS QUARTAS-FEIRAS NA MATRIZ

Mais de 1300 catequistas da Diocese de Jundiaí estiveram reunidos, no dia 8 de novembro, no Centro de Evangelização Arca da Aliança, na Paróquia Cristo Redentor, em Várzea Paulista, para o encerramento do Ano Catequético Nacional.

O encontro teve início com a oração da manhã, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Depois tivemos a apresentação, em forma de teatro, pelos 11 municípios da Diocese, do texto base do Ano Catequético Nacional. Cada cidade já tinha um texto determinado e trabalhou com ele para mostrar o teatro aos demais participantes. Todos foram fiéis ao documento e entenderam a mensagem”, contou Rosaura Garcia de Moraes, coordenadora diocesana da Pastoral Catequética.

O encerramento foi com a celebração da missa presidida pelo padre Genival Antônio Pessoto, da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, de Itu. Em sua homilia, o sacerdote reforçou que a catequese é baseada no amor de Deus. “Ele ressaltou que somos chamados a levar esse amor aos catequizandos, mas não apenas no sentido sacramental, mas sim vivencial do caminho de Jesus”, lembrou Rosaura.

O Verbo – Diocese de Jundiaí.

TERMINA O ANO NACIONAL CATEQUÉTICO

O Clero da Região 08 de Pastoral esteve reunido no dia 19 de novembro, no Centro Comunitário Nossa Senhora do Monte Serrat e, entre outras reflexões, decidiu assumir o compro-misso de criar comunidade no entrono do Monumento à Padroeira no Parque das Lavras e auxiliar a Estância Turística de Salto com a implementação do turismo religioso naquele local.

Conforme acordado em reunião anterior, a data de 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Maria, seria o marco das atividades, com missa em frente ao monumento à Padroeira. O evento foi transferido para a Matriz N. S. Monte Serrat devido as intensas chuvas que cairam sobre a cidade durante o dia. A missa foi presidida pelo Padre Paulo André Labrousse e concelebrada pelos padres da cidade, às 19h.

Ficou também decidido que semanalmente, às quartas-feiras, 15h, será rezado o terço na Capela do Monumento e mensalmente, no primeiro sábado, às 10h, será celebrada Missa. Em janeiro a Celebração ficará por conta da Paróquia Cristo Rei.

O prefeito Geraldo Garcia foi convidado à reunião e deu total apoio à iniciativa da Igreja, lembrando os benefícios turísticos de tais atividades e já vislumbrando o local, hoje pouco utilizado, como local de grandes eventos da cidade. A reunião que definiu o calendário de atividades foi realizada no dia 27 de novembro, na Capela do Monumento entre o Clero e a Secretaria de Cultura e Turismo, representada pelo secretário Valderez Antonio da Silva e o Diretor de Turismo José Roberto Orlandini. O monumento à Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat em Salto é o maior monumento mariano do mundo.

Valdir Líbero

Page 5: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

Óptica e Relojoaria

ÓCULOS - JÓIAS - RELÓGIOS

Rua 9 de Julho, 198 - Centro - CEP 13320-000 - Salto/SPFone: (11) 4029-1046

Agora tambem no Plaza Shopping Itu

F e s t a d a i n t e g r a ç ã o d o D i v i n o 5O Evangelizador

A P a r ó q u i a S ã o Benedito participou das c o m e m o r a ç õ e s d a Semana Nacional da Consciência Negra em Salto. A Coordenadoria da Igualdade Racial, ligada à Secretaria da Ação Social e Cidadania, promoveu uma série de eventos para marcar a Semana da Consciência Negra. O ponto de

destaque foi a Missa celebrada na Matriz São Benedito, presidida pelo Padre José Renilton Fontes, Vigário Paroquial, no dia 17 de novembro

O Diácono Vandelino Sampaio Monteiro, da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat fez a homilia, onde exaltou a alegria dos estão com o Senhor Jesus, confiantes na liberdade e na solidariedade para com os menos favorecidos. “Assim como Jesus entrou na casa de Zaqueu e a salvação entrou naquela vida e naquela casa, assim também nós somos convidados a abrir o coração e deixar Jesus entrar e fazer morada. Os que esperam no Senhor renovam suas forças”, disse.

O grupo de canto afro da Paróquia, formado por salmistas das comunidades Divino e Santo Inácio de Loyola e instrumentistas do Grupo “Renascer” da Terceira Idade animou a solene missa, que contou com a alegria contagiante das integrantes do Grupo Renascer nas dinâmicas da entrada da Palavra, no Ofertório e na entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida.O coordenador da Igualdade Racial José Roberto Benedito fez uso da palavra no final da missa, agradecendo a participação da Paróquia na Semana da Consciência Negra. Também participaram da missa o vice-prefeito Juvenil Cirelli com a esposa Rita de Cássia, e a secretária da Ação Social e Cidadania Jussara Benedita Maldanis Vilaça.

PARÓQUIA CELEBRA SEMANA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

FESTA DA INTEGRAÇÃO DO “DIVINO” FOI UM SUCESSOUma grande festa foi oferecida pelo Conselho de Pastoral da

Comunidade do Divino Espírito Santo no dia 28 de novembro. Trata-se da tradicional “Festa da Integração”, que procura reunir os agentes das Pastorais e dos Movimentos da Comunidade.

O evento teve início com Missa presidida pelo pároco Padre Edélcio Francisco, durante a qual foram apresentadas as Pastorais e Movimentos da Comunidade, com seus representantes vestindo os “aventais dos servos”. Padre Edélcio aplaudiu a iniciativa e exortou a todos a manterem essa integração, que faz crescer a Comunidade e dá garantia aos paroquianos daquela região que a Igreja sempre estará presente em suas vidas. Elogiou ainda a iniciativa missionária da Comunidade do Divino de celebrar em casas de famílias às quintas-feiras.

Com animação de Edson Zacharias, vários grupos de crianças da Catequese da Primeira Eucaristia e dos Pequenos Acólitos, jovens da Catequese da Crisma e do Conselho Missionário da Juventude, Coral da Terceira Idade e grupos das diversas pastorais apresentaram números de poesia, jogral, teatro, danças e cantos, muito aplaudidos pelos participantes. Foram ainda apresentados números musicais de cantos afros pelo Diácono Pascoal e grupo afro do “Divino” e músicas da “Jovem Guarda” pela dupla Pascoal e Edson Zacharias.

O propósito é o de integrar todos os agentes das Pastorais e Movimentos

Linha completa de produtos de limpezae descartáveis para o brilho do seu lar!

Depósito: Rua Japão, 88 - Jd. das Nações - Salto - SPTel.: (11) 4028-5544 - Tel/Fax: (11) 4021-3499

CONSCIENTIZAÇÃO DO DÍZIMO NAS COMUNIDADES

MATRIZ E SÃO JOSÉ OPERÁRIO

A Pastoral do Dízimo promoveu no mês de novembro ações de conscientização do Dízimo em todas as Comunidades da Paróquia. Uma dessas ações é feita através de dinâmicas dos grupos de “Catequese e Arte”, formados por crianças da Catequese de Primeira Eucaristia.

Na Comunidade São José Operário a dinâmica de conscientização ocorreu no domingo, 22 de novembro. Na Matriz a encenação foi feita pelas crianças no dia 28 de novembro, na Missa das 18h, presidida pelo Padre José Renilton. As crianças foram preparadas pelas catequistas, com subsídios da Pastoral do Dízimo.

Foto: Leonor Capello (São José Operário).

Page 6: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

N a E s c o l a d a F é 6O EvangelizadorNA ESCOLA DA FÉ

A BÍBLIA

ROUPAS PARA TODA A FAMÍLIA EM

A LOJA BARATEIRA

DA CIDADE!

Rua 9 de Julho, 505 - Centro - Salto

3 PAGAMENTOSC/ CARTÃO OU CHEQUE

TEL.: 4029-4231

A BÍBLIA, OS CATÓLICOS, AS IMAGENS E A IDOLATRIA

A Igreja de Cristo sempre venerou figuras, imagens, ícones e símbolos relacionados a Cristo e aos santos. É o que se pode comprovar visitando antigas

catacumbas romanas, lugar de reunião dos primeiros cristãos perseguidos pelo Império, onde se encontram, ainda hoje, eloqüentes registros de fé e devoção, expressos em formas artísticas.

De fato, sabemos que, nos primórdios do cristianismo, muitos cristãos doram perseguidos e mortos por causa da sua fé em Jesus. Eram sepultados como verdadeiros heróis e mártires de Cristo, venerados, não adorados.

Em seus túmulos eram pintadas e esculpidas imagens de passagens bíblicas que serviam de catequese para aqueles que não sabiam ler a Sagrada escritura: “o nascimento de Jesus”, “as bodas de Cana”, “a adoração dos Magos ao menino Jesus”, “o Bom Pastor” entre outros. Esses túmulos ou catacumbas são considerados como que o berço do cristianismo e o arquivo da Igreja das origens.

Ora, ninguém ousaria acusar de idolatria esses antigos cristãos que deram a vida para não prestar culto aos deuses imperiais.

Disto se conclui que não procedem as acusações contra a Igreja Católica Apostólica Romana, no que diz respeito à veneração de imagens, como se tal costume fosse uma iniciativa ou uma exótica invenção da Igreja Medieval. Pelo contrário, o culto às imagens é tão antigo quanto a própria Igreja cristã.

Entretanto, muitos “irmãos separados” não compreendem a utilização de elementos artísticos em templos e lares católicos. Afirmam que se trata de uma profanação, uma idolatria, uma desobediência ao mandamento divino (CNBB: Sou católico, vivo a minha fé, Ed. CNBB, Brasília/DF 2007, PP. 93-94).

Fonte: Curso de Evangelização Católica – Diocese de Jundiaí

R. Rui Barbosa, 473 - Salto - Tel.: 4028-7752

* F O T O S A É R E A S , I N D U S T R I A I S E D I G I T A I S .

* F O T O S P A R A D O C U M E N T O S * E V E N T O S S O C I A I S

RuaJosé de Almeida Teixeira, 568 - Jd. Maria José - Salto - SP - CEP 13320-000Fone/Fax: (11) 4028-1564 - Celular: (11) 9944-6766 / 9944-6765

e-mail: [email protected]

Câmeras e Micro-Câmeras de TV / Centrais de Alarme Nacional e Importada / Cercas EletrificadasCentrais Telefônicas / Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro / Automação de Portas e Portões e Industrial

INSTELECOMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMONITORAMENTO 24h C/ ATENDIMENTO DE VIATURAS

Na ultima quarta-feira de novembro encerrou-se mais um curso de alfabeti-zação de adultos m i n i s t r a d o p e l a professora Rosely Milanez Romitelli no Centro Comunitário São Benedi to . A professora ministra também o curso nas

paróquias São Roque e Cristo Rei. Os alunos têm condições de prosseguir com o estudo fundamental.

Em fevereiro de 2010 terá início mais um Curso de alfabetização de Adultos na Paróquia São Benedito. Os interessados devem fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial durante o mês de janeiro. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone 4029 2039.

CURSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

No decorrer do mês de dezembro podemos verificar que nossa Paróquia tem muito a celebrar e agradecer, através do aniversário de ordenação do Padre Edélcio, nosso Pároco e Pastor, do Padre Renilton e dos Diáconos Antonio, Mário e José Carlos. Cada um com seu jeito nos fazem chegar mais perto do sentido de nossas vidas, ou seja, estamos aqui como peregrinos e enquanto estivermos aqui é fundamental que consigamos vivenciar pouco a pouco o mistério do Pai: amou tanto o mundo que nos deu Seu Filho, através de pessoas que se deixaram modelar por Deus, como José, Maria e que por crerem, mesmo sem entender tudo o que se passava, nos remete hoje à unidade da Santíssima Trindade.

Nossa Paróquia os cumprimenta com imenso carinho e dá graças por tais vocações. Que o Senhor nosso Deus continue os capacitando cada vez mais. Amém! Um abraço dos agentes da PASCOM.

ANIVERSÁRIOS DE ORDENAÇÃO:• 04 de dezembro: Diác. José Carlos Pascoal (11 anos)

• 09 de dezembro: Padre Edélcio Francisco Ferreira Netto (16 anos)

• 09 de dezembro: Diác. Antonio Barcelides Cruchello (19 anos)

• 09 de dezembro: Diác. Mário Vicente (19 anos)

• 22 de dezembro: Padre José Renilton Fontes (19 anos)

Page 7: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

da socialcomunicaçãonotas pastoralda

N o t a s d a Pa s c o me D í z i m o 7O Evangelizador

Mensagem da Pastoral do DízimoCoordenação Paroquial da Pastoral do Dízimo

CANTO LITURGICO: Os agentes do Canto Litúrgico

estarão se reunindo neste domingo, 13 de dezembro, na Igreja

de São José Operário, às 14h, com ensaio para as celebrações

do Natal e Ano Novo.

GRUPO DE ORAÇÃO: Na quarta-feira, 16 de dezembro,

na Igreja do Divino, haverá Celebração, às 19h30, presidida

pelo Padre Edélcio Francisco, com o Grupo de Oração Divino

Espírito Santo, encerrando as atividades do ano de 2009.

CELEBRAÇÃO DAS LAUDES: Não se esqueçam que no

decorrer de todo o Tempo do Advento, às 5h20, na Matriz, de

segunda à sexta feira, está acontecendo a Celebração das

Laudes.

CONVITE: Neste domingo, 13 de dezembro, às 16h., as

crianças da Catequese da Primeira Eucaristia de todas as

comunidades da Paróquia estarão encenando o nascimento de

Jesus Cristo. O evento será no Espaço Missionário Festivo e fica

aqui um convite para que os paroquianos possam experimentar

Jesus percebendo que a Catequese não é apenas mais uma

etapa a ser cumprida, a catequese nos ensina a olhar Jesus e a

Igreja com os olhos do Amor.

Foi aprovada por todos os párocos presentes na reunião

Regional do Clero, no dia 19 de novembro, a criação em Salto da

Pastoral da Sobriedade. “Será uma Pastoral a nível regional, com

atuação em todas as paróquias através de agentes preparados”, disse

o Padre João Benedito.

O primeiro encontro de formação será aplicado pela Pastoral

da Sobriedade da Diocese de Jundiaí, no dia 19 de dezembro, das 08h

às 12h, na Casa de Acolhimento “Nascer de Novo”, que fica na

Avenida José Maria Marques de Oliveira, 1261, Jardim São João.

A Pastoral da Sobriedade tem uma mensagem de vida e de

esperança; é um programa de vida nova; uma ação evangelizadora,

que não se limita à dependência química, mas à pessoa como um

todo.

As pessoas interessadas devem entrar em contato com os

párocos nas paróquias da cidade ou fazer a inscrição através do

telefone 4028 1693 ou celular 7021 3358, com Ivonete.

SERÁ CRIADA A PASTORAL DA SOBRIEDADE EM SALTO Rir é muito bom!!!

by Bia Dalla Vechia

PREMIADO: Bonito seu relógio! Quanto pagou?- Não paguei nada, ganhei numa corrida!- Legal. Havia muita gente na competição?- Não, só mais três competidores. O dono e dois policiais.

SONECA: Um médico comenta com outro: - Sempre achei que uma soneca de vez em quando evita a velhice.- Concordo colega, principalmente ao volante de um carro.

É DE GRAÇA: Quanto custa o cafezinho?- Dois reais.- E o açúcar? - O açúcar é de graça.- Então me vê dois quilos.

Tel.: (11) 4029.5009 - Fax: (11) 4028.0835Rua Benjamin Constant, 294 - SALTO - SP

Desenvolvimento de Peças Especiais,Usinagem de precisão p/ ManutençãoIndustrialCORTI

Indústria Mecânica Ltda

Nas celebrações do tempo litúrgico que vivemos, a igreja nos anima a percorrer novos caminhos, sempre guiados pela estrela da nossa fé e da nossa esperança. Durante todo o ano fomos convidados também a partilhar com a comunidade os diversos dons que o Senhor nosso Deus nos proporcionou e pode-se dizer que muitos foram os que usufruíram dos frutos dessa partilha.

Um incontável número de fieis participou das nossas celebrações, assim como foram muitos os encontros que cada agente de pastoral teve com os seus respectivos grupos. Em quase todas as noites deste ano foi possível perceber as luzes das salas do nosso centro comunitário da matriz de São Benedito acesas. Também os espaços, sempre disponíveis das nossas comunidades, foram muitas vezes utilizados.

Eram agentes de pastoral organizando suas atividades, catequistas com os seus grupos, liturgistas, movimentos diversos, padres, diáconos, todos dividindo os espaços das comunidades e tornando-as comunidades vivas. É por isso que a Pastoral do Dízimo só tem a agradecer. Acredite, caro dizimista, você é parte ativa dessa vida que acontece nas comunidades. A todos o nosso muito obrigado. Que neste Natal as bênçãos de Deus desçam copiosas sobre cada um de nós e de nossas comunidades.

“Quando o tempo chegou à sua plenitude, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma mulher..." (Gal 4,4). UM SANTO NATAL A TODOS.

Edison Palagi, coordenador.

A PASTORAL DO DÍZIMO AGRADECE

Page 8: O Evangelizador 131 - Dezembro 2009

PAPA RECEBE PADRE WLADIMIR DURANTE A VISITA AD LIMINA

Aniv

ersa

ria

ntes

A n i v e r s á r i o s 8O Evangelizador

! 03: Darci Moro – Pastoral da Saúde – Santa Ana.

! 04: Maria Inês Ignácio – Mãe Peregrina – Matriz.

! 04: Ione de Oliveira Vilas Boas – Pastoral do Dízimo – Divino.

! 05: Marcos José Lohn – Pastoral Matrimonial – Matriz.

! 06: Célia Maria S. Escano – Leitora – Santo Inácio.

! 07: Silene Juvina dos Santos – Pastoral do Dízimo – Santa Ana.

! 08: Gustavo Amaral de Souza – Canto Litúrgico – Divino.

! 08: José Carlos da Silva Paes – Pastoral da Liturgia – Santa Ana.

! 08: Maria Lazinha Pantaleão – Pastoral da Saúde – Santa Ana.

! 08: Marcos R. Martinelli - Pastoral de Casais em Segunda União.

! 09: Sebastião Cândido da Rocha – Caminho Neo-catecumenal.

! 10: Neide Samblas dos Santos – Pastoral da Liturgia – Divino.

! 10: Deise Pacheco L. Ferraz – Mãe Peregrina – Matriz.

! 11: Alzira Martins – Pastoral da Acolhida – Santo Inácio.

! 13: Maria Luzia da Silva - Pastoral da Liturgia – Santo Inácio.

! 13: Joana Seres – Pastoral da Saúde – Santo Inácio.

! 16: Adelaide Correia de Lima – Pastoral da Saúde – Santa Ana.

! 17: Amarilda Aparecida G. Gaspar – Catequese da Crisma – São José

Operário.

! 18: Josélia Gomes S. Lamana – Ministra da Comunhão – Matriz.

! 18: Nair Bergamo Andrietta – Ostiária – Santa Ana.

! 19: Salete Pires da Silva – Pastoral da Acolhida – Santa Teresinha.

! 20: Maria Aparecida G. Pinheiro – Leitora – Santa Ana.

! 22: Ingrácia Lemes R. Rodrigues - Grupo de Oração “Divino”.

! 23: Marcos Antonio Merchiol – Canto Litúrgico – Santa Ana.

! 25: Maria Natália L. Oliveira – Pastoral da Acolhida – Divino.

! 26: Maria Madalena T. Oliveira – Leitora – Divino.

! 27: Marlene Lopes R. Lima – Ministra da Comunhão – Divino.

! 27: Francisca Nascimento Borin – Catequese de 1ª Eucaristia – Divino.

! 28: Fátima Isabel B. Graciano – Pastoral do Dízimo – Santo Inácio.

! 30: Maria Marcolino de Camargo - Grupo de Oração “Divino”.

! 31: Selma Aparecida D. Ferraz – Catequese de Adultos.

! 31: Hilda Maria L. Sola – Pastoral da Liturgia – Matriz.

! 31: Cláudia Pereira dos Santos – Mãe Peregrina – Santo Inácio.

DESTAQUE DESTAQUE pastoralnossa

do MÊS!do MÊS!

Em sua primeira experiência como catequista, ministério que sempre desejou exercer na Igreja, tem se destacado pela dedicação, planejamento, criatividade e coragem, predicados movidos pela alegria e fé. Foi indicada pelos catequistas para o cargo de coordenadora paroquial da Catequese de 1ª Eucaristia, aceita por ela e aprovada pelo Pároco. Seu dinamismo tem contagiado a todos, não só no seu grupo de catequistas da Matriz, mas pela presença ao lado dos catequistas de todas as comunidades da Paróquia.

Cecília Vicente Mezzalira da Rocha é o “DESTAQUE PASTORAL DO MÊS”.

Pretendem se casar na Paróquia São Benedito:•15 de janeiro de 2010, 20h, Matriz São Benedito: Marcos

Roberto Nicoleti e Renata Fabiane Mazzer.• 16 de janeiro de 2010, 15h, Matriz São Benedito: Josias

Pereira Antiqueira Junior e Edilaine Fátima Felizardo.• 22 de janeiro de 2010, 20h, Matriz São Benedito: Alan dos

Santos e Simone Souza de Andrade.• 23 de janeiro de 2010, 15h, Matriz São Benedito:

Francisco Sena Oliveira e Evelyn Chediac dos Santos.• 23 de janeiro de 2010, 16h, Igreja Santana e São

Joaquim: Vainer Zanuni e Alessandra Elisie Marcelino.• 29 de janeiro de 2010, 20h, Igreja São José Operário:

Alessandro Helbas Mazetto e Sandra Regina Maciel Mazetto.• 30 de janeiro de 2010, 14h, Matriz São Benedito: Max

Delle Costa e Silva e Renata Gonçalves Ribas. • 30 de janeiro de 2010, 15h, Matriz São Benedito:

Cleiberson Miranda Tavares e Rosimayre da Silva Souza.

Se alguém souber de algum impedimento, manifeste-se na forma da Lei.

De 6 a 26 de novembro, arcebispos e bispos das Dioceses que compõem o Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estiveram em visita ad limina apostolorum, em Roma. O grupo foi composto por 41 bispos e dois administradores diocesanos, sendo um deles padre Joaquim Wladimir Lopes Dias, que devido à situação de vacância da Diocese de Jundiaí responde pelo governo pastoral e administrativo até que seja nomeado um novo bispo.

Padre Wladimir e os bispos participaram de diversos eventos e visitas aos vários organismos da Cúria Romana. Para o administrador diocesano, um momento de grande relevo da visita ocorreu no dia 14 de novembro, quando o Santo Padre recebeu o grupo de bispos e equiparados, em audiência reservada, em sua residência, no Vaticano. Durante o encontro, o Papa recordou sua visita ao Estado de São Paulo, em maio de 2007, por ocasião da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em Aparecida (SP). E, em seguida, dirigiu uma palavra de encorajamento aos bispos, estimulando-os no exercício do ministério e na árdua tarefa de pastores.

A visita ad limina representa um momento central no exercício do ministério pastoral do Santo Padre. Durante esse encontro, o Papa recebe os Pastores das Igrejas particulares, tratando com estes das questões concernentes ao seu ministério eclesial.

PAPA RECEBE PADRE WLADIMIR DURANTE A VISITA AD LIMINA

Nas Celebrações de 28 e 29 de novembro na Paróquia São Benedito foi feito o envio dos agentes missionários para a Novena do Natal do Senhor Jesus. O material utilizado é o livreto missionário da Diocese de Jundiaí.O envio aconteceu em todas as Comunidades. Também os grupos de jovens do COMIJU (Conselho Missionário da Juventude) estão refletindo nas reuniões e em casas de jovens.

O Verbo - Diocese de Jundiaí